[Música] Allô [Música] Low Games. [Música] [Música] Fala galera do Flow Games, sejam bem-vindos a mais um Flow Games. E esse Flow Games é o primeiro Flow Games no novo estúdio do Flow Games. Quantos Flow Games eu falei agora? Sete. >> Hum, muito bom. Aqui do meu lado, Vinícius Munhóz. E aí, Ficão, >> bem-vindo ao nosso novo estúdio, V, >> cara, ficou muito bonito aqui, tá? Vai ter vídeo depois mostrando aqui, mas vai ter vídeo. A gente vai fazer um vídeo bem detalhado, mostrando por trás das câmeras. Ainda não tá pronto, tá? Ainda não tá 100%,
então o que vocês vão ver aqui hoje ainda não é 100% como vai ficar no final, mas essa é oficialmente a primeira live no estúdio novo. O Estúdio antigo morreu, foi de baixo, não tem mais estúdio antigo, era só esse agora. Então essa é a primeira live e vamos ver quando vai ser a primeira live F Game News no estúdio bancada, né? Porque a gente tá de volta na mesa também, né? Que é um estúdio que a gente não usava há muito tempo. >> Até falei pro pro TQ Cardoso, eu adorava em mesa, cara. >>
Sentia falta do programa em mesa. >> Eu sentia muita falta porque eu acho que O programa quando é um bate-papo olho no olho é diferente e é melhor que a bancada. A bancada é muito boa para programa de notícia, evento, até gameplay, né, que a gente fica diferente, mas quando a gente tá conversando aqui é melhor a mesa. E que melhor programa para voltar à mesa, se não um programa muito especial, que é o especial speed run, que eu queria muito fazer há muito tempo aqui no Flow Games, porque é um assunto que me interessa
Muito. Eu gosto de assistir vídeos no YouTube sobre speed run. vez ou outra eu assisto o Games Don't Quick, né, também o Sum, por que não o o o brasileiro Save Manual, que é muito bom esse canal, se vocês não conhecem, é o melhor canal de speedrun do Brasil, mas eh aí a gente nunca achou uma oportunidade, né? A gente até apoiou a Brash, que é a Associação de Speed Runners do Brasil algumas vezes, mas a gente nunca fez uma live especial speed Runner. Eu acho que Esse é o momento ideal, porque a BRAT vai
acontecer semana que vem, não essa semana, agora >> e vai ser aqui no novo estúdio do Flow Games também. Então quem tá comigo aqui na mesa é o Hugo da Brat. Fala tudo bom? >> E F, como é que tá? Vi como tá? Beleza, >> cara. Bem-vindo, >> gente. É um prazer tá aqui. Eu é assim, já estamos, como Fênix falou, já estamos um tempão já com vocês aqui e cara, vai ser muito legal. a gente tá aprontando Umas coisas legais para esse evento e poder fazer junto com vocês as coisas assim meio até meio
misturado, né? Ficar bem legal. >> Total muito bom. O é não é uma prazer ter você aqui porque faz muito tempo que a gente fala e aí cara eu espero que esse seja o começo dos conteúdos de speed run que a gente quer fazer no Flow Games. A gente quer fazer muito mais é desse conteúdo que desse assunto que eu gosto muito. E a gente trouxe um Especialista também para falar sobre e é o save manual que eu acabei de falar. Bem-vindo, cara. >> Uh, e aí, pois é, chegamos aí, né, compartilhando o amor pelos
games e jogando eles o mais rápido possível. Então, muito prazer. Prazer, Vin. Prazer, Pênix. Obrigado aí por me receber aqui. E bora falar aí sobre esse assunto que tem tanta coisa legal para falar. Eu acho que o principal é porque todo mundo aqui compartilha a mesma Paixão, né, que é por videogame. Então, pô, tô felizão, né? >> Sim, boa, cara. Eh, por onde começar, né? Eu queria falar um pouquinho sobre o começo dos speed runs, que eu não conheço muito a história de origem, mas assim, desde o Mário antigão, ele tinha o timer lá em
cima, era importante o tempo. Na época do Mário era muito importante o tempo, né? Era sobre aquilo o jogo. Tanto que recentemente eu acho que foi o Mario Wonder que foi o Primeiro que tirou o timer, né, dos Marios 2D. >> É verdade. >> É, foi muito recente. O Mário manteve o timer até agora, só que agora eles viram que realmente é inútil, né? O jogo é fácil agora ainda. O timer era só para apressar a música no final. >> É. E convios que o timer dos antes do Mario Wonder era tipo 300 segundo quando
você acabava. >> É, a fase terminou em 10 em 10, 20 Segundos e tem lá 300 segundos são >> e os primeiros Mários tinha a parada de você quicar no casco para ganhar segundas vezes. E isso não tem hoje, né? Mas >> o o Hugo e Save, vocês sabem quando que veio esse negócio de speed run? Qual que foi o primeiro jogo de speed run? essas coisas. >> Vamos lá. Vou bem do começo. Acho que no Atari e os fóruns da Twin Galaxies, né, que eram os fóruns do que você podia Mandar os seus records
nos jogos de Atari, né, e lá tinha muitas tinha muitas tentativas de time attack, né, que basicamente são speed runs, né? Então, por exemplo, Dragster, você terminar a pista mais rápida de Dragster ou terminar Pitfall mais rápido. Então, tinha tinha algumas coisas lá. >> Mas a primeira organização que realmente consolidou o que era speed run foi mais a a galera de Quake começou a fazer os Lev, né? >> E a galera de Quake criou um site, né? E que e começou esse site começou a arquivar alguns vídeos e e e que a gente chama, né,
que é individual levels. >> Uhum. E e esse site é deemos archive, né? E foi lá que começou a a semente de uma organização que começou a coletar as informações sobre os jogos, começou com os os níveis individuais de Quake e aí eles começaram a expandir para outros jogos essa >> abrir o site aqui, ele claramente tem uma ID visual dos anos 2000. Ele é impressão do outro site, né, do Quake do Compit. Exatamente. Exatamente. >> Porque assim, o Quake ele tinha uma função que ainda tem em Counter Strike, que é você podia gravar suas
demos, né? Então ele registrava sua gamepl. Não tinha como você capturar a tela, né? As pessoas elas não iriam gravar com algum programa nada disso, mas o jogo em si ele registrava tudo que você fez. Então As pessoas começavam a gravar algum nível, alguma fase e o Doom também popularizou um pouco porque o pessoal tentava bater o tempo do desenvolvedor. E aí eles falavam: "Não, então vamos fazer o seguinte, a gente começa a gravar demos, seja de desafio, quem chega em tal boss sem perder vida ou somente com uma arma". E aí a compete, que
se tornou a speed demos archive, que juntava várias runs aí de quake, alguém parou e pensou: "Pô, se a gente começar A gravar outros jogos?" E aí começou um runner fazer runs de Super Metroid, de Super Mario World. E aí isso começou ali a primeira sementinha das speed runs. >> É. E era muito legal que quando você mandava um tempo para expedir demos archive, você tipo você num época, no começo, você mandava uma fita de vídeo, um VHS para eles lá para tipo ó, tá aqui >> sim, você tinha que provar. E eu cheguei a
usar um tempo assim a SP de Demos Arci foi quando eu conhecia a a Games Don Quick, quando ela começou, né? Porque a os organizadores da Games Don Quick, a maior maratona do mundo, >> vieram da Speed Demos Archive, né? E e ele e muito da organização no começo vinha do próprio fórum, dos próprios fóruns da da SP Archive acontecer a organização da das primeiras games do Onic, >> não? E é interessante porque assim, por causa do Twin Galaxies, né, que foi também um dos primeiros fóruns, lá, Qualquer objetivo era registrar os melhores pontos, né,
então quem tinha a pontuação mais alta em alguns jogos. E aí surgiu também a Speed Demons Archive, que era para registrar ali as runs. Aconteceu um conflito de regras, porque algumas pessoas eh passavam a moderar algumas comunidades e aí na Twing Galax era o seguinte: "Não, para você registrar o seu vídeo tem que ter alguém pessoalmente te assistindo para provar que você fez isso." Afinal, esse é o Conceito de record. Só que claro, né? Muitas comunidades olhavam aquilo ali, cara, tipo, isso não faz sentido. Como que você vai me assistir jogando se você é de
outro lugar e tal? E aí isso foi separando e começou a estruturar o que hoje a gente tem como o speedrun.com, que são o quê? São mini comunidades, né, de jogos que vão se formando. E as pessoas que são especialistas naqueles jogos, né, elas que tomam a frente da parte de speed run. Então, por exemplo, A gente tem ali a galera do do Mario, do Sonic, do Don King Kong, cada um tem a sua própria comunidade e eles estabelecem as próprias regras. Ah, tá. >> Então foi uma evolução que foi acontecendo no Speed Demos. A
galera gravava tudo na fita assim, não era exatamente os recordes mundiais, mas era onde ficavam registradas várias runs. E aí ali a galera ia discutindo como é que definir as categorias, quais são as regras. Olha só que loucura. No Twin Galaxy, por exemplo, tinha algumas runs que você não podia usar alguns glitch porque eles consideravam aquilo ali como trapaça. E aí os speeders pensavam: "Bom, mas o nosso objetivo não é zerar o jogo mais rápido? Será se isso é trapassa mesmo?" Então essa discussão já começou lá de trás e aí sim foi separando para chegar
no que a gente tem hoje, que hoje já é tudo muito bem melhor definido com as suas devidas comunidades, moderadores, >> os conceitos de categorias, né, de que basicamente cada speed run, mesmo que seja do mesmo jogo, tem as suas regras. Então você pode terminar um jogo >> usando todos os glitch que você conhece ou você pode terminar fazer um uma speed run que não tem nenhum glitch, né? Então, e essa separação começou a acontecer. Então, começou a aparecer a Games da Unic como um evento da comunidade da da SP demos archivou a aparecer a
speedrun.com mostrando tipo Que olha tá aqui um lugar, você joga um jogo, cuida desse jogo, você pode moderá-lo e aí as pessoas podem mandar speedruns para para cá. Então, a speed run speedrun.com começou a crescer, a games começou a crescer também. É, e só para pontuar, porque eu não sei se todo mundo tá familiarizado, né, com o termo speed run, acho que é uma boa dar uma passada rápida assim no no que que é, porque muitas pessoas confundem às vezes, né, você fazer um speed run com Você trapassear num jogo ou você não aproveitar o
jogo, né, como ele foi feito para ser aproveitado. Mas assim, no conceito muito simples, né, speed run é a pessoa ali que ela vai tentar chegar no fim do jogo ou completar algum objetivo no menor tempo possível. E aí existe uma diferença, né? Não é por causa disso que as pessoas não estão aproveitando o jogo, né? Na verdade, geralmente quem faz speed run jogou tanto aquele jogo, né? Jogou tantas Vezes que é o cara fala assim: "Não, eu quero jogar mais, eu quero zerar mais rápido, eu quero ficar cada vez melhor". Então >> ele já
fez de tudo, né? >> É, já fez nada. Normalmente o speedrun é a última coisa que você vai fazer. Às vezes o cara já fez 100%, né? Todos os achivement. >> Esse bobeado tem que fazer porque ele tem que entender até estudar o jogo, né? >> Exato. Alguns jogos tem achives de Speedrun. É, >> o Resident Evil tem o o Hollow K tem agora também o Sil Song. É, então é >> F 19. Tem itens que você só pega se você chega no tempo exato. Exato. Menor. A escalibur 2. >> Escalibur 2. Isso mesmo. Tem
que chegar no leit com menos de 7 horas. >> Pois é. >> É o CD4, né? >> Eu acho que é. Entendeu? Essa é uma que eu quero ainda aprender um pouco mais Ainda. Uhum. Uhum. >> Né? Mas pode falar. >> Não, fica à vontade. Mas uma aí surgiu a a ele ele comentou sobre a Games D Quick. E aí, para quem não conhece também, né, ela é uma maratona de speed runs que acontece uma vez ao ano. São é 24 horas ali durante 7 dias, né? >> É, os dias variam um pouco, mas assim,
é, o conceito é esse. Você, ele começa ali no começo de semana, no final da semana termina, eh, sem parar, né, a Games Quick. E ela tem duas edições por ano. Ela tem a Awesome Games Don Quick, que acontece ali por volta de janeiro, e a Summer Games Don Quick, que acontece ali em julho, mais ou menos. >> Aham. Cara, mas a origem desse evento é muito legal, uma história muito, muito divertida, porque assim, ó, a gente tem aqui esse site que registra as runas, beleza? Aí teve um jogo que ele não chegou a ser
lançado pro Sega CD. Ele tem um minigame chamado Desert Bus. Se Você pesquisar aí, você vai ver que é um jogo extremamente é monótono, porque é um jogo que você tem que sair de uma região para outra >> e ela dura 8 horas. É 8 horas você na estrada, é 8 horas da vida real você ficar parado dirigindo um carro. E a rapaziada olhou para aquele ali e falou: "Cara, isso aqui não tem a menor graça, não faz o menor sentido, mas a gente precisa fazer algo com esse jogo." E aí um pessoal decidiu pegar
esse jogo e Falar: "Ó, vamos fazer o seguinte, a gente vai jogar às 8 horas, só que durante essas 8 horas a gente vai fazer uma live beneficente." Então, enquanto alguém, algum maluco lá tá dirigindo esse jogo aí por 8 horas, as pessoas vão entreter, etc. E vão começar a arrecadar dinheiro, né? Para doações de caridade. >> Isso aqui é o proto Euro Truck Simulators. Incrível. E não acontece nada. Não, não acontece. O máximo que você vai ver aí é a luminosidade, Você vai você vai dirigindo, tem lá é fantástico. >> Fica claro porque que
não saiu, né? E assim, esse evento ele acontece anualmente, acontece ainda, tá? Então 2025 vai rolar aí. E aí eles criaram o Desert Bus for Hope, né? Então o Desert Bus pra Esperança. E eles passaram a fazer essa essa live aí anual para arrecadar a doação para instituições de caridade. E aí ol é exatamente isso aí, ó. A galera fica jogando, trocando ideia E a gamepl é aquilo ali, ó. Não muda disso. >> O seu motorista é o Daniel. >> Daniel. >> E aí assim, o pessoal do Speed Demos olhando esse evento pensou: "Pô, por
que que a gente também não pega e as nossas habilidades, né, a as speed runs, mostrar como são as runs e também fazer uma maratona beneficente?" E ali por volta de 2010, se eu não me engano, o Michaelama na Megfest, ele decidiu Juntar a galera ali para fazer speed runs de jogos retrô, jogos 8 bit, 16 bit, que na época era Mega Man, Metroid, essas paradas assim. Ele falou: "Não, vamos fazer esse evento". Só que o a Megfest evento tinha uma internet péssima e aí ele pegou, chamou a galera, levou pra casa da mãe dele
no porão, juntou todo mundo, abriram um setup e falam: "Vamos fazer a live". E essa primeira live eles fizeram pra instituição de caridade Care e Arrecadaram .000. E o que que era essa live, né? >> O Mike tem a folha onde eles anotavam as doações até hoje. >> Entendeu? >> Eles anotavam na folha os donates que recebiam e na E Ó, se você é muito tempo aí na internet, >> anotaram na folha .000 de donate é muita coisa, cara. >> Não, é muito legal. O Mike tem essa foto, ele me já me mandou uma vez
essa Foto. Muito legal >> mano. E eu acho que vocês devem conhecer a época que era Justin TV. Justin TV antes da Twitch, né? Sim. É, e muito antes, até antes da Twitch ser comprada pela Amazon, né? >> Exatamente. Então assim, era outra época, mas já tinha uma cena. E aí foi muito legal porque esse primeiro evento ele já foi um sucesso, né? Porque, pô, os caras arrecadaram. Né? >> E e foi focado só em jogos retrôs. E aí a partir dessa ideia >> que eles chamaram de classic games done quick, inclusive é uma referência
porque quando eles surgiram com as demos de Quake, eles fizeram um vídeo chamado Quake Done Quick. É, >> e aí eram vários, várias partidas de Quake mais rápido possível. Aí inspirou o nome do evento Classic Games D Quick, que inspirou a criação da Games Dick, que é o evento que a gente tem hoje Anual. Se você acompanhar Twitch aí, o o a Justin TV há um tempão, sabe que tem um período do ano que um jogo super aleatório fica em primeiro. >> Do nada você vê assim um tol, um oso primeiro, é porque tá acontecendo
um evento de speed run e aí começa a juntar a gente para caramba e pro mais legal, né, que não só mostrar a habilidade ali na run, mas para uma causa nobre, né? >> Aham. Qual foi o ano desse primeiro Games do Rick? Eu tenho quase a certeza Que foi 2012 ou 2011, por aí, entendeu? Foi a classe Games Quick que arrecadou 10.000 e alguma coisa. A games do Quick seguinte já arrecadou tipo R$ 100.000.000 assim. >> Cresceu muito de um ano pro outro. É, cresceu muito, muito. >> É, pegou a comunidade, né? E aí,
ó, só para retomar o papo, só para falar paraa galera, se vocês não sabem, a gente está recebendo mensagens tanto no super chat, que a gente recebeu algumas aqui e eu Vou ouvir, quanto no Live Pix que a gente tem aqui também. Minha dúvida é o Live Pix vai rodar aqui? Tá quechão, >> eu posso dar play? Primeiro Live Pix no estúdio novo. >> Olha só, >> ó. Live Pix do Louis. Se você quiser mandar Live Pix, tem nesse QR code aqui, você pode ler ele e mandar pra gente ou no link do chat ou
na descrição também. Você entra lá e manda o Live Pix pra gente. E não esquece de escolher uma voz Engraçada pra gente se divertir mais aqui. >> A do Google é tão ruim, cara. Tão ruim que qualquer outra é melhor. Do Neymar é melhor. Salve mano Lis. Fala aí. >> Lois mandou R$ 20. >> Aí, ó. >> Salve Save. Muito feliz por ver você estar onde tager. Manda um abraço para mim. Madara, Jéssica e Jamile TMJ. >> Madara, Jéssica e Jamile. >> Luiz mandou R$ 20. >> Opa, >> salve se >> opa. Toma ele. Ele
é, ele volta às vezes. >> Então, Save, manda um abraço aí pra Madara, Jéssica e Jamile. >> Então, um salve aí pro Luí, pro Madara, pra Jéssica, pra Jamile. Tamo junto. Valeu. E vamos que vamos. >> Boa, boa. Quando você manda um salve pras pessoas, você faz um save manual ou automático? Assim ó, um save, mano. Uau, Para todos vocês. Eu sou meio estourado. Eu tô aqui segurando daqui a pouco até o final dessa live ali, eu vou ver a barrinha vermelha lá no >> Muito bom. Ó, no super chat aqui, o Leonel Gui mandou:
"Boa noite, pessoal. Eu só queria fazer uma pergunta para vocês. Quais desses jogos você excluiria da existência? Max Pain 3, Delov 2 ou GTA V?" Maxpins 3, sem sombra de dúvidas. Que pergunta é essa, cara? Que isso, mano? Dos dois Pu. >> Ah. Não, Vine, não, não, >> não. Acho que eu tô super dove. Tem muita coisa pior. Tem muita coisa pior. >> Não, eu vou, vai ter que ser o Maxpen 3, porque é o três. Se fosse o um ou dois, o Delas of 2 tinha rodado já. >> Não, Delas 2 é uma obra
incompreendida. >> Incompreendida >> por metade da população do mundo, mas a outra metade, entendeu? >> Tem jogos ruins que ficam muito bons na Speed Run, viu? É, >> tem muito jogo que, tipo assim, pô, você olha pro jogo assim, não vale a pena, aí você pega a speed do jogo e o jogo vira do avesso e fica muito melhor. >> O Bob Cleon mandou, virou membro por 27 meses e mandou: "Oi, muito obrigado Bobby Colon". >> O Rodrigo de Stepano virou membro por 20 meses e falou: "Conheci o save manual pelo cross, depois fiquei viciado".
É a única e a única que a única coisa que não ficou legal no estúdio foi essa luz No Gui, deixou ele loiro. #ruivão. >> Não é o luz que deixou. Eu nasci assim, cara. Por isso que eu tô loiro. Coisa >> não foi o Félix que pediu assim propositalmente, falou: "Não, dá uma, deixa mais amarelinho aqui essa luz aqui pr pra galera não reparar". E aí, ó, não demorou um segundo, mano. O Artur Treves mandou doisão aqui e falou: "Se tudo de novo, volta a Top Flop". É isso. O Top Flop tava até banido
do chat. O cara teve que mandar top flop com zero no Lugar dos ossos para não ser banido. [Risadas] >> A galera devia est fedindo um pouco. >> Nossa, todo dia top fl vai voltar agora. Vai voltar. A gente tá no estúdio de novo, mas não tá 100% ainda. Então espera um pouquinho, mas vai voltar. Eh, vamos lá. Voltando aqui pro papo, vocês falaram aí da Games Gick e tudo, né? Mas eh começou então a a comunidade Speed Run ficar forte só em 2011, então, né, quando com criou-se esse evento que é o Bastião da
comunidade inteira >> e e ali dali pra frente começou. E vocês acham ou sabem de fato que a partir desse momento começou a ter um maior número de speed runners também? >> Sim, >> no mundo? Foi onde eu conheci, né? Tipo, na 2013 e um amigo e eu jogo médico e aí um amigo chegou e falou tipo: "Olha, Hugo, isso aqui eu acho que você vai gostar". E era uma corrida de speed run de Super Metroid de quatro pessoas. >> E eu assisti aquilo, fiquei maravilhado, falei: "Não, beleza, né?" Tipo, eh, deixa eu ir atrás.
E aí eu comecei a descobrir sobre e tal, para vocês terem uma ideia, as discussões que eles tinham para resolver as coisas era no IRK, >> né? E a gente >> e aí eu comecei a entrar nos fóruns, comecei a olhar as coisas ali, né? Então, tipo, eh, tinha muita gente interessada, muita gente querendo opinar e eu era um deles naquela época. Então, Tipo, você era era um fórum que foi ganhando muita força conforme o evento ganhou força. >> Uhum. >> Né? Então ali começou a nos Estados Unidos, principalmente e um pouquinho para quem era
de fora, né? Porque tudo em inglês, tal, eh, a disseminar o que que era o speed run, né? É porque as pessoas gostavam de evento, era evento com muita visibilidade. >> Então, tipo, as pessoas queriam ver Coisas, elas elas entraram nos fóruns para pedir coisas e para descobrir coisas. >> Uhum. >> Né? Eu mesmo quando eu entrei lá falei: "Pô, tem um jogo que eu gosto muito, que é maió velho, pô, tem Speed disso?" Ah, não, não tem. É super, é super difícil fazer, então ninguém fez, tal. E eu falei: "Desafio aceito, fui lá, eu
fiz". >> Uhum. E o que eu acho legal da comunidade de speed run é justamente Isso. Ela precisa se retroalimentar, né? As pessoas para fazer um melhor tempo tem que saber de negócio que o outro cara descobriu muitas vezes e aí ele faz, ele consegue o melhor tempo que o K fez. E isso um é lá e cá, né? Um faz, descobre, outro faz, bate o tempo dele. É muito legal como eles se alimentam e competem, só que se ajudam, né? >> Exato. Eu acho que isso que você falou é a melhor parte sobre speed
run. Você vê que até o conceito nasceu através disso, Né? As pessoas se unindo ali para apresentar os jogos. E o, a parte mais legal é, é a facilidade de entrada na speed run. Então assim, nenhum conhecimento ali é escondido, nada fica em segredo. Uma pessoa gosta de um jogo, ela fala: "Ó, eu aprendi a fazer tal coisa e foi assim que eu fiz". Aí outra vem e fala: "Ah, bacana. Já eu aprendi que fazer dessa maneira é mais rápido". E assim, vários conhecimentos são agregados para um jogo, para uma run. Isso vai só melhorando
e acaba que esses eventos eles dão muita visibilidade. Então a pessoa que, vamos supor aqui, ela goste de Mega Man, ela vi ali fala: "Nossa, eu nunca vi alguém fazendo isso". Que que que que que foi aquilo que aquele cara fez? Como que ele conseguiu pegar esse coração sem aparecer o coração na tela? Aí vem outra pessoa, não, ele fez tal bug, ele fez, ele, ah, então existe uma comunidade e todo mundo vai se ajudando e vão Descobrindo novos glitchs, novos bugs ou até mesmo novas formas de jogar um jogo muito antigo. Então é exatamente
isso, é uma comunidade que se retroalimenta o tempo inteiro. É muito bom. >> É, e é como os jogos evoluem, né, tipo do dentro da speed run, tipo, literalmente, quanto mais pessoas estão jogando um jogo, mais elas elas aprendem sobre aquele jogo, né? Tem, por exemplo, o próprio Super Mario World é um um jogo que, tipo, tem glitch que são Descobertos até hoje. >> Uhum. É, inclusive um brasileiro descobriu um grandíssimo glitch esse ano, nós de gole. Ele é um cara que faz eh TAS de Super Mario World. A gente pode falar disso também se
se quiserem. >> Tas bot. >> Uhum. >> É. >> É de de tu assist, né? Que são speed runs que você usa ferramentas para montar speed run. Exatamente. É, no Resumo, os caras eles jogam frame a frame, então assim, é um é um nível de paixão e loucura também enorme. Imagina você jogar um jogo frame a frame, então eh com auxílio de emulador, deixa tudo muito lento, bota cada input. E aí a gente tem um brasileiro, né, o Noise de Gole, e ele mexeu tanto no Super Mario World que ele acabou descobrindo um glitchzinho que
revolucionou um pouco a speed run do jogo. E é um jogo antigaço e que muita gente corre já há muito Tempo. Então você vê que os jogos eles nunca eles nunca ficam parados ali no tempo. Sempre quando alguém vai mexer um pouco mais descobre algo novo. >> Isso eu acho muito legal mesmo. Os speed runs. >> É duas dúvidas sobre o que você falou aí. Primeiro, você falou que entrou em 2013, né, para fazer speed run. Era um jogo que ninguém tinha feito. Você fez aí você fez e aí você fez o quê? Você postava,
tinha que comprovar, tinha como É que >> Então aí já a gente já tinha Twitch, essas coisas, tal, e eu comecei a streamar no da Twitch e beleza. Eh, eu não cheguei a mandar para Dam Archive, mas >> eu fui acompanhando a a Games do Unic, né, com o tempo tudo. É um jogo de fliperama muito velho chamado Dungeons and Dragon Shadow Star. Incrível, pô. >> Entendeu? Eu eu sou fanático de hoje. >> Tem tem >> e é um é um bir misturado com RPG, né? E ele faz isso direito porque, >> por exemplo, você
faz jogar com mago, você tem que parar, escolher suas magias para poder fazer as magias. Os itens que você pega realmente são relevantes. Então assim, o jogo para mim é uma obra prima da Capcon e >> é muito bom mesmo. >> E é muito bom. E o que aconteceu foi que, tipo, beleza, falaram que era muito difícil, tal, mas tinha gente Interessada. Em 2020 eles fizeram uma speed run em quatro pessoas, né, do jogo na turma de DQ. É. E aí eu falei: "Pô, eu acho que eu consigo fazer isso sozinho". E aí eu fui
treinando aos pouquinhos, tal, aprendendo, pesquisando. Eu descobri que grande parte do conhecimento relacionado ao jogo tava com com os coreanos. Eu tive que achar site em coreano, descobri como traduzir, tal. E 2016, eu 2015 eu mandei para Games Don Quick, falei: "Olha, eu tenho essa speed run aqui, eu faço em tanto tempo, posso fazer esses incentivos, tal, se vocês quiserem eu vou." E aí eles aprovaram. >> E aí eu fui e aí eu fui paraa GDQ, a GDQ 2016. >> Muito legal. Ah, você foi presencialmente lá? >> Eu fui lá. >> Fui muito legal. >>
Aí eu participei como jogador e como voluntário da do evento. >> Que legal, cara. >> Muito legal. >> Muito legal. Fo é um evento que virou é, cara, não sei, pelo menos para mim assim, e eu acho que para muitos gamers do mundo que nem são tão fãs de Street Run assim, mas é um evento que é tipo uma Copa do Mundo, quando tá acontecendo, a gente quer assistir e muitas vezes você tá à toa lá em casa e aí, pô, tá passando o Gamest Quick, vou deixar passando aqui. Eu já vi o Alan Fazendo
muito isso. Ele tá em stream, ele vê um jogo legal na Gamest Quick, ele abre para assistir o evento, sabe? É um evento que assim, mesmo que nem não tá na comunidade de speedrun, passa a querer assistir e acompanhar, né? Porque às vezes é um jogo que você curte muito, que tá rolando lá no speed run. Esse é o seu? >> Essa é speed run que eu fiz lá, >> ó lá, ó. Foi bem legal. Foi bem legal. >> Eu tava morrendo de nervoso assim, cara. E mas foi muito legal. Tipo, e eu eu prometi
que faria sem morrer e o jogo jogou toda a sorte, a RNG para cima de mim, contra mim. Mas ainda não, não morri, consegui terminar. Mas foi bem legal, tal. E assim, conheci muita gente lá e inclusive conheci o Michael Yama lá, né, o >> fundador da GDQ. >> E foi aonde inspirou assim, >> ah, no final do jogo você morre? >> Não, não morro. Eu não morro. >> E você não morreu agora? >> Não. Aguenta aí que agora vai, ele vai levantar. Isso aí é, graças a Deus, é só flatline. Tá tudo >> bemzinha.
Essa não dá, essa não dá para pular. >> Aham. E e foi muito legal porque, tipo assim, eu conheci os runners que eu só vi pela pela Twitch, conheci eh a estrutura do evento e o Michael Yama falou: "Cara, se você curte o rolê, faz Lá no Brasil, é legal". >> E aí foi da onde eu, daí onde saiu a BRAT. >> Que legal, que legal. Então, tem uma ligação direta até com evento muito [ __ ] >> Tem, tem assim, a história completa de como a Brat nasceu é é até, vamos dizer assim, é
uma novelinha que aconteceu. É bem legal. >> Uhum. né? Tipo, a gente, eu, e eu como eu falei, eu jogo jogo médico, mas na Verdade eu apito torneios de médic há muito tempo. >> Sim, >> né? >> E por isso eu conheço muitas lojas, conheço muita gente e tal. >> E aí é >> Você conhece Flow Games, loja de cartas? >> Conheço. >> Conhece? >> O pior é que eu conheço >> aqui perto. Flow Games, loja de cartas. >> Eu conheço também. E aí o que aconteceu foi que assim, eu tinha bastante contatos >> e
aí eu já fazia speed run, já comecei a entrar em contato com a comunidade brasileira de speed run e o pessoal falou: "Hugo, ajuda a gente a divulgar tal, não sei o quê". Porque quando eu tinha uma maratona brasileira, eu ia lá e divulgava, falava pras lojas, elas divulgavam um evento e o pessoal falou: "Caramba, o Google tem como ajudar a Gente a correr atrás?" E aí eles pediram para eu ajudar na organização do da das maratonas, das coisas da comunidade brasileira. E aí deu umas brigas. Oi. >> Não. >> Ah, tá. Eu vi que
acabou a água dele. Fal, você quiser mais. Não, eu tenho, eu tenho bastante ainda. Eh, e aí deu umas brigas, né? Claro. E eu fui pra GDQ brigado com as pessoas. >> Caramba, >> entendeu? E só que aconteceu duas Coisas. Aconteceu isso do Michael Yama falar comigo, tal, conversar, >> né? E aconteceu de do na época a Red Bull me chamar para entrevistar, >> né? Eu falei: "Pô, não vou deixar o projeto morrer porque a gente já tinha desenhado logo, já tinha feito o projeto." Eu falei: "Quer saber? Eu que paguei por tudo. Eu te
pago para criar logo, te pago para tudo". E falei: "Quer saber? Eu vou fazer, eu vou fazer o evento". E aí eu falei que ia fazer. Falei pro pessoal, expliquei a situação. Falei: "Ó, não tô mais na tô mais na administração do da comunidade brasileira lá, tal, mas quem quiser vir comigo fazer o evento, vai ser super bem-vindo. Eu tô fazendo por esses esses motivos, tal". E o pessoal abraçou e e a primeira brate aconteceu em abril do de do abril de 2016, né? E aí foi a primeira, >> faz 10 anos já. >> Isso.
E agora amanhã começa a 18ª Edição, né? >> Ah, porque tem mais de uma por ano. >> É, >> é, tinha, tinha mais de uma por ano, né? É. É. Então, a gente começou a fazer o duas, alguns vezes a gente fez três por ano, então chegou a 18 edições. Agora é a 18ª. >> Legal. Legal. A 18ª, mas quase o 10º ano. O ano que vem vocês têm que fazer alguma coisa especial no 10º ano. Tem, Né? É >> interessante. >> Estamos trabalhando nisso. >> Boa, cara. Eu eu queria só eh falar rapidinho aqui
sobre eh essas categorias de speed run, né? Porque a galera não sabe o você falou, né? O que que é speed run? vezes tem >> o speed run que é, eu acho que um exemplo bom é o Silk Song, que foi recente, >> porque a galera zerou e o primeiro Créditos é no final do ato dois, né? Só que o ato três é gigante. >> Sim. >> E aí tão grande que o e o o speed run do até o ato dois é 1 hora. >> Aham. >> É 57 minutos. E do ato 3 é
3 horas e 30 minutos. Porque ele é bem grande, tem muita coisa para você fazer no ato três e até os speed runners demoram, né? Sim. >> E eu tava acompanhando e essa comunidade, eu eu quero pegar com o Exemplo porque eu acompanhei enquanto saiu, porque foi um caso interessante de um jogo que ninguém jogou antes. Ele saiu no mundo e todo mundo começou a jogar. Eu até acho que os speed runners quando zeraram o crédito eles falaram: "É isso, vamos fazer isso". Porque o maior speed runner do Hollow Knight 1 é o Blue, né?
Ele começou a fazer as runs de Siong e ele fez essa de N%. E é isso, ele conseguiu, acho que foi a uma hora, alguma coisa assim, abaixo de uma hora, Só que rapidamente ele sacou que o o negócio é o trending, fazer a outra run de true ending. E aí criou-se essas duas comunidades de de speed run, o Hollow Knight, que é o tru end e o N por, né? Então assim, quer dizer, dependendo do que o jogo propõe, podem ter diversas categorias, né? É isso. >> E isso é muito importante, porque as categorias
vão te dar sim finais diferentes, por exemplo, eh o console em que você joga pode fazer diferença, Principalmente para jogos mais antigos, né? Então, por exemplo, um jogo que hoje você joga na Steam, ele não é de repente emulado da maneira que era emulado no Super Nintendo, por exemplo, tá? É, essa é uma dúvida que eu até tir ia tirar com vocês. Eu vejo que muita galera faz speed run de jogo retrô com versão japonesa até. >> Uhum. >> Tem diferença entre versões inclusive regionais. >> Sim. Entendeu? Eh, no caso dos jogos mais antigos, o
o texto japonês tem menos caracteres, então ele carrega mais rápido na tela. >> É, no Silk Song ele joga em coreana, não é? É que é a mesma coisa. Vai mais rápido os dias. >> É quando tem dublagem aí, aí a dublagem é relevante. Depende de qual língua ficou mais rápido. >> Sim. Sim. >> Nossa, mas quem calcula isso? Ah, vai Fundo. >> O exemplo, o exemplo do, do Hollow Knight Silks Song, por exemplo, o jogo tinha acabado de sair já nos primeiros dias, criou-se lá um, uma comunidade no Discord e já tinha já a
calcular. Alguém realmente vai lá e joga o jogo e calcula quanto tempo cada caixa de texto dura. Inclusive, a brasileira ali, ela fica no top sete. Se eu não me engano, acho que a mais lenta é a francesa. >> Olha. >> E aí, assim, tudo, tudo isso é questão de comunidade. Então, os programadores, pessoas que manjam muito bem, né, de desenvolver programa e tal, eles já fizeram, eles já conseguiram decompilar mais ou menos ali o Silk Song, abriram debug mode do jogo pros speedrunners passarem a treinar. Então, hoje em dia você tem uma versão do
Silks Song com save state, com deixando podendo deixar o jogo lento. Tudo isso aí é é construção. Mas aí voltando sobre a as Categorias, o Silk Song ele é um ótimo exemplo, porque assim que o jogo saiu, as pessoas se dividiram ali por seus objetivos, né? Então o a N percent, né, que a gente chama de, quer dizer, na tradução livre, né, qualquer porcentagem, é simplesmente você chegar e ver os créditos do jogo o mais rápido possível. E no silk song realmente, né, ele aparece depois de você enfrentar a grande mãe seda, né, que fica
no final do ato dois. Então se a pessoa viu ali Os créditos, blau, já é uma categoria. Só que >> no Breath of the Wild dá para fazer tipo assim o quanto tempo? É 20 minutos. >> É, o Breath of the Wild é rapidísimo porque >> porque você libera a primeira vez no mundo aberto, vai pro Genon e é isso, né? Não. E o Breath of the World teve um grande problema, porque a Nintendo, ela conseguiu realmente fazer um um código muito fechado ali pro Great Plateaô, que É a primeira área do jogo, e você
não consegue sair dali de jeito nenhum sem, você precisa fazer os objetivos. Tentaram de tudo, de tudo, de tudo, mas não conseguiram. Legal. E >> aí por isso que o tempo é é um pouco mais maior, mas por exemplo, >> tem um vídeo tem um vídeo fantástico do terminal montage mostrando essa speed run do do Breath of the é maravilhoso. >> É, >> ele ele ele é something something about Breath the wild, né? E aí eles eh tem alguns abusos que acontecem com principalmente usando a aquele êxtasis congel. É, tô ligado, >> ó. Não. E
ó que interessante, nesse vídeo que tá ali, ó, se você vê no título lá tá lá tá lá lá tá escrito assim, entre parênteses, no amibo porque existe uma categoria que você usa amibo e uma categoria que você não usa. Por quê? Porque um amibo no Bref of the Wild Quando você coloca no controle ele dropa alguns itens e ele tem alguns amigos específicos que eles dropam peixe. E o peixe você usa para fazer uma receita que te deixa mais rápido. >> Então tem uma diferença, quem vai usar o peixe e quem não vai. Aí
aqui, por exemplo, ele fez uma sacanagem, né, para fazer essa animação sem os amigos. Então tudo isso é definido na comunidade por categoria. O Silks Song, por exemplo, tem pessoas que não querem ir até a Grande mãe seda, então existe uma categoria aí chamada judgement percent, que é quando você entra no ato dois, quem chega no ato dois o mais rápido possível. E a rota de chegar no ato dois o mais rápido possível é completamente diferente da rota da N percent. Na presente, por exemplo, você vai lá para uma área chamada Bruma e aí você
enfrenta o Phantom, né? E você chega na no é a Phantom. Boa. >> E aí você chega no no ato dois. Agora se O objetivo for só chegar no ato dois, o pessoal faz o quê? Eles coletam as pugas >> e aí já vão direto pro A do. >> Ah, é porque tem como chegar. É porque o Sil Song, que é um jogo incrível, ele tem mais de uma maneira de você progredir no jogo, >> só que tem uma maneira que todo mundo faz que é da juíza. Inclusive nos speed Runners, ospeers no começo faziam
o caminho da juíza, que >> todo mundo achava que era esse caminho. >> Depois descobriu que a gente tem uma parede X num lugar X, você quebra ela e você vai pra Bruna. Bruma, que é uma área super difícil, assim, inclusive quando eu cheguei na Bruma primeira vez, eu falei: "Eh, não, agora não, eu vou voltar e depois no futuro eu volto aqui, entendeu? Não vou porque vocês entendem direito o que tá acontecendo lá." E é uma área, cara, é muito interessante speed run do do Song, porque além de tudo, essa área da Bruma é
uma área Cheira cheia de RNG. >> Então, o cara tá porque é uma área que >> é tipo a Coroc Forest do Zelda, sabe que você tem o caminho exato que você tem que ir, mas é >> o o a as salas são aleatórias. Você entra numa sala, ele gera uma sala aleatória de um pulo de salas que tem. E aí o seu caminho pode ser para direita, esquerda. E tem toda uma lógica que eles descobriram jogando que não, a terceira sala tem que ser na direita, nos Negócios assim, né? A quinta sala é na
esquerda, sabe? Vamos ser um negócio assim porque tem que fazer lógica no parâmetro ele trolar muito doido. E aí depois dela tem a Phantom, que é um boss super difícil. Então até pro speed runner é mais difícil esse caminho, só que mais rápido, né? Esse é o negócio. >> Então aí, olha só para você ver como é que é a evolução. Agora o pessoal já voltou a enfrentar a juíza, porque eles descobriram uma sala onde você dá um Pogo. O pogo é esse golpe que ela faz, onde ela ela vai para baixo na diagonal. E
esse golpe quando você acerta no inimigo, você ganha um pouquinho de altura. >> Tem uma salinha que se você controlar muito bem dois corvos, você pula nos dois com esse golpe. >> Ol, [ __ ] Olha isso aí. Ele usa o guaraná, que é um negócio que eu nunca usei no jogo inteiro. >> E o que que o guaraná faz? Eles chamam o Bicho até o bicho vir de lá para cá, ó. Ele vai usar o pogo no bicho para subir nessa área. Aí ele conseguiu cortar um boss inteiro só com isso aí, entendeu? E
acho que era o gim que o >> Não, eu também, eu também. Mas speed run, o Silk Song é muito legal de assistir, cara. >> Não, e eu vou te falar porque que speedrun também é muito legal. Ó, no Hollow Silk Song descobrir em nenhum momento a função do do guaraná. Só que Os speed runners, rapidinho descobriu. Ela tem três funções, ó. Além dela chamar os inimigos, você também pode usar para iniciar uma luta contra algum chefão ao invés de conversar com ele. E quando você usa o Tun, né, que é o guaraná, a sua
agulha ela dá 1.5 de dano durante 6 segundos. >> Não é possível. Sério? >> Então são coisinhas assim, >> é, mas são coisinhas assim que é a galera testando e jogando para caramba, Sabe? É, e é muito legal que o o Sil Song é justo um jogo que em prol da comunidade, né, ele não tem. Ó, agora que eu vi comosão, esse vai ser um problema aí no Flow Games. O cara é muito apertado o espaço da câmera e o a estante ali, ó, para passar por aqui por trás. Vai ser difícil. >> Opa, eu
adoro quando você passa por trás, meu amigo. >> Olha só. >> Mas enfim. E aí o Breath the Wild, Voltando para ele nas categorias, ele também tem esse N% que você falou que é >> que é rapidão com ou sem amigo, >> mas ele tem o 100% dele que é insano. Que quanto tempo que é? Um dia. Deixa eu pegar aqui. Não é >> não vê a categoria aí 900 corox também que é pior. Essa categoria é >> que é pior do Mas essa é muito legal. Ó, vou vou te dar um resumo bem rapidão.
Essa é muito legal porque eles descobriram uma maneira muito não dá Para explicar aqui, 100% é não é 14 horas de >> não, mas vê a 900 corox para você ver. Eles descobriram a maneira de você manipular os saves e aí você faz um glitch louco, um glitch louco e aí você pega um arco e transforma ele no melhor arco possível, um arco que vai soltar 10 flechas, todas elas com bombas infinitas e dando o quádruplo de dano para você simplesmente ter que ir de uma área a outra pegando os coroquos. Mas isso é Com
uma manipulação gigantesca, um gigantesco. E ainda assim a run demora para caramba. É, não é o que eu peguei aqui é o é o é o 100% eu acho que é com os corox, viu? Ou extended. Tem aqui o original e extended. Ah, tem a >> as extended categories, elas têm outros nomes aí. Inclusive o Silk Song, ele também, a NPC agora também foi dividida, a com glitch >> e a sem glitch. Aqui a gente considera a No major glitch, que são o quê? São bugs que abusam demais do jogo, como atravessar a parede, voar
e etc. Você joga mais ou menos ali o núcleo real de como seria uma jogatina normal. Agora com glitch, se você assistir, você não vai entender nada. E ela dura o quê? 9 minutos, se não me engano, para você chegar e ver os créditos do jogo. Quebra muito rápido. >> Mas é o cara atravessando uma parede para se você assistir a gameplay, você Não vai entender o que que tá rolando, porque ele consegue spawnar o boss dentro de outra sala com armadilha. O boss em vez de tomar dano pra Hornet, toma dano pras armadilhas. É
uma loucura. >> Uhum. >> Você teve alguma treta assim de tipo porque é subjetivo? O que que é um major glitch? É, já teve alguma run assim que a galera tem debate assim, tipo, qual alguma >> famosa? Qu maior comunidade, maior o problema, né, que pode acontecer, porque mais é que nem escolher sabor de pizza, né, tipo, então uma hora vai dar problema. Como por exemplo, a gente teve a questão do Resident Evil que >> a a a moderação decidiu que speed runs lentas demais não entrariam na leaderboard, entende? Essa foi uma discussão assim que
foi gerou um monte de problema, porque o pessoal eles queriam estabelecer que se você tivesse Um tempo acima de 30% do recorde mundial, a sua speedrun não podia entrar na leaderboard. >> Nossa. >> E isso desanima quem tá começando a fazer speedrun. E aí a comunidade entrou em em polvorosa, talentivo que todo mundo tem até troféu e ele é um jogo é feito para speed run, né? Então, então assim, eh, tem e por exemplo, eh, tem muita coisa assim, quanto mais você vai fundo no jogo, tem mais informação para Você buscar e até tipo para
você conferir se tem se tem algum ultrapasso ou não, né? Então, por exemplo, na no eu sou moderador da de Dungs and Dragons, né, lá do do jogo que eu corri e apresentaram para mim essa seguinte questão: "Olha, teoricamente você pode gravar um vídeo com essa speed run, né, para para fazer a speed run do desse jeito, tal, não sei o quê". Eu falei, eu concordo, mas o nível de gameplay que as pessoas estão tendo agora ainda não é Suficiente para justificar isso. Eu sei que o jogo pode baixar mais uns 5 minutos ainda na
no recorde mundial. Por quê? Porque eu via os vídeos dos coreanos com esse tempo. >> Eles só não mandaram para expedir.com. Uhum. >> Então eu eu falar para eles, olha, fica tranquilo, entendeu? Tipo, eu sei que isso é possível, mas as pessoas não estão fazendo isso. Se alguém está tentando fazer isso para pegar um tempo De, sabe, 10 minutos acima do recorde mundial, tá bom, cara. Tipo assim, você não tá com ganhando nada com isso. >> É, é, no final é é só a honra que ganha, né? No final o espírito humano ganha o quê?
É honra, né? Exato. Exato. É assim, por bem ou por mal, o Speed não dá dinheiro, >> né? Existem algumas recompensas, às vezes aparecem, tal. ali ou um torneio, tal, mas via de regra, você tem um recorde mundial, você ganha no máximo Aperto de mão de alguém que sabe do que tá acontecendo. >> É, são são Mas assim, acho que o o lance legal assim sobre as speed runs é porque é pura paixão. Ninguém vai fazer ali por grana ou por algum tipo de reconhecimento sequer. As pessoas fazem porque amam o jogo, querem jogar ele
cada vez mais, é o fator rejogabilidade aumentar e eh compartilhar conhecimento, etc. Só que também acaba que as speed runs influenciam até os Desenvolvimentos. Ele falou sobre desafio. Uma coisa muito legal que rolou foi ano passado, foi ano retrasado foi que a a Ubisoft ela fez um desafio pro Prince of Pia, The Lost Crown. Então existia a demo, eles foram lá no site do speedrun.com, colocaram desafios. Quem terminar a demo no menor tempo possível vai ganhar um prêmio, dinheiro e também a chave do jogo. E aí criou-se um quadro de líderes, as pessoas começaram a
jogar a demo. Esse ano teve pro novo Shinobi. >> É, teve pro Shinobi também, não. E no Shinobi foi mais legal porque não só você tinha que correr a demo, mas você também tinha que correr o jogo original. Então assim, era o seu tempo do jogo original somado com da demo. >> E aí quem tivesse o menor tempo ali, >> e uma e uma e uma das disputas era o a demo mais o Shinob 3 do Mega Drive. >> É, >> era muito legal. >> Que legal. >> Tem as categoria bem específicas assim. >> Mas
isso aí, cara, é muito legal e eu acho que todos os jogos lançando poderiam fazer aí, ó. SP como que é, >> cara? Como não gostar de SPR? Sério, >> eu acho muito engraçado. Bom que todo speed run é um abuso de movimentação, né? O Hollow K é o cara andando dando pogo >> no começo, porque no começo não corre, né? Aí ele anda pogo, anda pogo, anda pogo, anda pogo. É assim >> no SF the Night é o dash para trás, dash, né? Shi de dash. Você dá o dash para trás, usa o escudo
para poder cancelar a animação. Dá o dash para cancelar a animação do escudo e aí quanto mais rápido você fizer, mais rápido você anda. >> E o Mario Ma 4 é de costas, né? É muito bom porque sempre tem isso, né? A gente pega os caras. Mas então o que eu ia falar é, pô, é muito bom que enquanto eu falava já quebrou o que eu Falei porque ia chegar no segundo ponto. Eu ia falar que >> eh todos todas as empresas de games, todos os devs deveriam fazer isso, esses torneios, mas por que que
eles não fazem? Tem um motivo para isso, né? Porque eles vêm o que eu sei, né? vocês me digam aí, mas é porque eles vêm como você mostrando o jogo quebrado, né? Não é o que eles querem ver isso. >> Exato. Depende do dev, né? Então assim, Tem dev que vai realmente enxergar, pô, você tá quebrando o meu jogo e mostrando que o meu jogo não é perfeito, né? Mas tem dev que agradece, tipo assim, pô, obrigado por achar os problemas, agora eu vou consertá-los. >> Sim, >> entendeu? Porque foi o que aconteceu com o
com isso, né? >> Conserando os bug. >> Sacanagem, >> né? Às vezes não, mas às vezes são bugs Que só no speed run que o cara conseguiu ativar aquele bug para usar, né? Então, e tem jogos em que a bug vira feature, né? Então, que é o caso de Celeste, por exemplo, >> tem teve movimentações que os speed runers descobriram que acabaram virando coisas de jogo. >> Aquele aquele boost no pulo. É um boost é um bug isso, né? Sabia. É, >> não. E e o esse doce of foi legal porque eles soltaram essa demo
aí rapidinho Descobriram como voar com o arco, né? Depois que você pegou água, tem como você fazer um esquema lá para você ficar voando. E aí sim eles corrigiram esse bug, porque geralmente eles e ficam de olho em coisas que não deveriam acontecer numa jogatina normal. >> O problema é quando rola o que aconteceu com Hollow Knight também, né, que tem coisas específicas a speed run, mas eles decidem tirar e aí acaba que você tem que mudar um pouco a run, porque agora Você tem que jogar de acordo com as regras. Antigamente não tinha esse
problema, porque os jogos eles lançavam, não ia ter atualização. Agora hoje o cara vê o o a pessoa quebrando o jogo de alguma forma, ele fala: "Não, isso aqui você já não pode mais". >> Mas até sobre isso, sobre as versões de de home, de fita mesmo, né? Que teve atualizações. >> Existe >> algum consenso de ter uma oficial ou tem Também competições sobre versões diferentes de cada fita? Como é que >> a comunidade defin? Então, por exemplo, existem comunidades, por exemplo, Borderlands 2, é um jogo que eu adoro, né? E >> inclusive o quatro
agora já tem speed ver nele. >> Então, ainda não sei, eu não parei para olhar porque eu quero jogar o jogo antes, não tomar spoiler. Tá bem bom, viu Hugo? Tá bem legal o jogo. Ele tem Alguns problemas graves, não sei se você viu no lançamento, mas ele tá bem bom. Eu gostei. E então assim, >> 4 horas, tá? O speed run, então eu sou apaixonado pelo dois e aí >> é o melhor, né? O a a speed run é dividida pela, você tem as runs de current patch, que basicamente você faz com o jogo
atualizado, ou você força um downgrade do jogo para algumas versões que tem alguns glitches que são quebradíssimos. >> Aham. >> Entendeu? Tem um glitch lá de você, tipo, ficar trocando a arma e ao mesmo tempo recarregando ela que, tipo, a o o a velocidade de disparo da arma vai, tipo, muito alta. Então, se você, tipo, você chega no chefe, faz trá e ele morre. Cara, tem um exemplo clássico clássico que é o do Cuphead, porque assim que ele saiu, as pessoas descobriram que se você ficasse trocando de arma rapidamente, você podia atirar Com as duas
ao mesmo tempo. E aí você passava pelos chefões sem sequer ver as outras fases deles. Isso foi na atualização de lançamento. Aí, beleza, eles atualizaram o jogo e corrigiram esse bug. Aí criou-se duas categorias, a categoria legacy, que é a atualização legado, né, a primeira atualização do jogo, e a categoria das atualizações mais recentes. Então o que, como que isso é definido, né? É uma comunidade, o pessoal que começou ali a fazer as speed Runs primeiro, o pessoal que tá mais envolvido com o jogo, são amigos que se unem, falam: "Ó, vamos fazer run desse
jogo?" "Vamos". E aí, dependendo do jogo, se ele for mais nichado, é um grupo muito curto. Agora for um Silk Song, rapidamente cria-se uma comunidade gigante. Existem todo discussões em fóruns para definir como serão as regras, qual será a atualização para ser jogada. Tudo isso é muito bem conversado entre todo mundo, até porque o lance da Speed run é não só você aproveitar o jogo ao máximo, mas também você fazer com que as pessoas se sintam à vontade para aprender aquilo ali. De nenhuma forma não, você tem que ter o cartucho específico japonês 1. Não,
isso não vai acontecer. Só se for uma coisa assim muito muito muito nichada. >> É, até acontece, mas é normalmente tipo assim, eh, aí você para e você faz do mesmo jeito, sabe? Exato. >> Ah, sei lá, por exemplo, a speed run de Uma determinada categoria, de uma determinada leaderboard exige que você use eh, sei lá, ele exige que você mantenha o o jogo a 60 frames por segundo. Às vezes o meu PC não roda em 60 frames por segundo. >> O Resident tem um bug assim, né, que você deixa o jogo em 120 fps,
cada frame da faca dá dano e aí se você deixar em 60 fps sua faca dá menos dano. >> Remakes dos remakes. Os remakes, >> a categoria, a categoria é dividida pela frame rate. >> É pelo FPS. >> Como é que é? Olha isso, >> sabe? A a facadinha, o golpezinho. Se tiver com mais frames no seu jogo, cada frame que a faca passa no inimigo dá um dano. >> Exato. >> É double damage com double frame, cara. >> Então é, calma aí, calma aí. Se eu jogar 360 fps, ele vai dar muito dano. >>
As categorias memória me falha são 60 frames, 120 frames, free frames. É tipo, vamos lá, vamos ver quem tem o PC da NAS aí no overclock na G >> ao vivo, né? Então, então existe overclocks interessantes, vamos dizer assim, entendeu? Tem, por exemplo, Dragon Quest 3 >> que tem que o SP Run em Hot Plate. >> Uhum. É. >> Então, que que é? Esse pessoal descobriu Que na Speed Run Dragon Quest 3, se você elevar a temperatura do console e do cartucho a uma determinada temperatura, quando você vai jogar o jogo, os personagens estão no
nível máximo. Então, o que que eles fizeram? Eles colocaram uma banheira de água. Ah, >> eles colocam uma banheira de água quente embaixo do console, medem a temperatura e jogam. >> Meu Deus, cara. >> Quem descobriu que esquentar o console? Mas isso é a comunidade testando. Ó, um outro exemplo clássico, acho que não sei se vocês já viram, mas o Bob Esponja Bikini Boron, né? Ele tem um esquema, ele tem um esquema assim, as pessoas eles otimizaram muito o jogo e eles queriam ganhar mais segundos. E aí eles eles perceberam que uma das runs o
loading do cara era um pouco mais rápido. Eles falam: "Nossa, por que que o load dele é diferente?" Sendo que todo mundo joga aqui no mesmo esquema? Aí ele Falou: "Ó, esse aqui é meu console, essa é a minha versão, é assim que eu tô jogando". Analisando, eles descobriram ali que o leitor dele podia estar com defeito. Aí passaram a comprar um leitor específico. Viram que não era isso, que que era? O CD do cara tava sujo. E aí isso fazia o load dar uma bugada e mais rápido. Aí que que começaram a fazer? Começaram
a sujar os CDs de propósito. >> Eles começaram a demarcar a área do CD que você tinha que sujar. >> A layer a camada do CD. >> Os cara passando CD na testa oleosa aqui, né? contror o cara descobrir a layer, ele teve que fazer em todas as layers até uma hora mesmo. >> Os caras não space speed run de alguns Final Fantasy de da era de PlayStation 1 e 2, >> que o melhor jeito de pular as cutscines é você simplesmente apertar o botão de abrir a tampa do do PlayStation. Aí o CD para
de rodar, ele para de ler a Cantina e você fecha de novo. >> É, eu já vi muito, eu vi agora o um do AdS 2. Você jogou o Ads 2, né? Você tá ligado que o speedrun é 4 minutos? >> Sim, inclusive o Igor aqui do Flogam vocês sub cinco, tá? Ele tava lá no top 10 do mundo da superfície. Toma >> ó. Não, mas eu vi essa speed runner. Foi a primeira vez que eu vi foi assim, saiu no meu YouTube. Inclusive eu adoro que o YouTube tem um algoritmo muito bom de sugerir
vídeos, né? E aí ele o o YouTube Sugeriu para mim assim, 2 world record sub 4. Falei aí sub 4, eu tô fazendo aqui uma run em 30 minutos. Como que o cara faz em 4 minutos? >> Aí eu entendi. Tá em várias coisinhas, né? Vai acumulando várias coisas. Ele usa muito aquelas salas que não tem inimigo. Ele usa o amuleto que uma sala não vai ter inimigo. Então, entendeu? Ele é, ele pega várias coisinhas que vão ajudando a tirar 30 segundos, 10 Segundos, 1 minuto. >> Então, mas uma dúvida sobre o Wats 2, por
exemplo, o Wats 2 ele tem muito RNG, >> muito, muito RGN, >> tipo, não é só você executar tudo certo, é dar certo também. >> Essa é uma assim, Speed Brun envolve basicamente duas coisas, >> envolve a execução, >> grande media quebradíssim >> e envolve a sorte, >> muito rápido, >> entendeu? Em jogos Hoge, a sorte é um fator extremo. >> Aham. >> Então, normalmente as speed as speed runs de certo modo dos jogos Hoglike, elas são mais divertidas porque você tem que pensar mais, você tem que sabe reagir mais a ela, mas os tempos
variam mais. >> Exato. >> Entendeu? Então você tem a speed run, sabe, terminar mais rápido, mas você, Por exemplo, tem o que a gente chama de set seed, que você basicamente, olha, você vai jogar essa seed, todo mundo vai competir a mesma seed, >> entendeu? Ou você tem random seed, que é literalmente meu, vai vir o que vier, boa sorte. O um o melhor exemplo disso que você perguntou é Minecraft. Você se pergunta, pô, como é que a pessoa vai fazer speedrun de Minecraft, né? Porque é totalmente aleatório ali o mundo ser gerado. Se você
vê como é que é o a Preparação para um speed run de Minecraft, é terrível. É uma tela com mais ou menos 12 Minecrafts aberto e o que o runner perceber que é um mundo bom para run, ele vai naquela run. Então isso responde mais ou menos a sua pergunta. Se você assistir um um cara preparando como é que ele vai começar uma run, >> é é uma coisa de outro mundo, porque assim, são tantas coisas na tela que você fala, cara, onde é que tá o Minecraft aí? Mas a pessoa batendo o olho nos
números, etc, ela já sabe que vai acontecer. >> Eu não sei se você sabe, Vini, como que é zerar o Minecraft. Você sabe? >> Não tem a menor ideia. Zer Crash consiste em você tem que achar um portal que vai pro The End, que é o mapa final do jogo. >> Para achar esse portal no jogo base, você usa uma pérola que você acha depois de matar um um Slender, né? O E é maior Difícil, >> mas você acha esse portal, bota os olhos no portal, abre ele, aí tem um dragão, você mata o dragão
e zerou o jogo. Cred >> ainda tem que fazer o olho ainda. >> Tem que fazer o olho ainda depois, né? É isso. >> Então é complexo de zerar. Normalmente você joga normal assim, ah, eu vou jogar Minecraft hoje até zerar, é, sei lá, umas 30, 40 horas, né, normalmente. >> Demora. Meu jeito favorito de matar o Dragão é usando camas. >> Usando camas. Tem essa tática. Mas olha que doideira. O o speed run agora feito há 4 meses n% é 6 minutos, cara. >> 6 minutos. >> Eu acho muito da hora que no s
de um jeito predileta usando cama. Deve ser uma história completamente aleatória. >> Então, camas explodem. >> É basicamente isso. >> E o no impulsente com glitch, >> né? Porque tem o n% glitchless. Sem Glitch o cara fez e o o quanto que eu falei? 8 minutos. É 6 minutos e 50 >> sem glitch. Com glitch os caras conseguiram 51 segundos. Mas assim, só para você não ficar muito perdido, é porque a cama você não pode usar ela para dormir no end, na área final do jogo. Você dormir nela, ela explode. Aí o cara pensou, vou
botar uma cama, quando o dragão tiver passando, eu explodo a cama. Aí dá mais dano. >> Dá muito dano no dragão, >> entendeu? >> Você não precisa ficar mirando com arco >> é porque o dragão é maior difícil, ele voa. E no Minecraft você só tem o arco de arma ranged, né? Hoje em dia eu não sei se tem mais >> um cajado, sei lá. O Minecraft tá tão doido, não tem, né? Eu acho que só só >> Mas eles deviam botar cajado. Eu lembro que quando eles botaram escudo, a galera começou esse tipo lá
que ia virar RPG. Exato. Nem virou, né? Mas enfim. E eh Casa jogo tem a sua peculiaridade, né? Isso que é interessante. E a galera vai aprendendo. Muitas vezes não é nem programado essas coisas, né? A galera descobre e é isso aí. Aí é isso que a gente vai fazer aqui. >> É a minha paixão na hora de speed run, né? Tipo, é justamente tipo, beleza, eu aprendi 100%, terminei 100%, platinei retroachement, o que que eu faço? Aí você começa a caçar mais coisa, você vai cada vez mais fundo no jogo e começa a Descobrir
cada vez mais coisa e aí você começa a buscar tipo dev logí começa a buscar gente que entrou no código do jogo e descobriu coisa, tipo a speed run do Super Mario World, né, de do da 0%, né, da da Credit Swarp, e a Credit Swarp, entendeu? Foi isso. Foi o pessoal pesquisando o código do jogo para descobrir que dava para usar os comandos do controle para escrever no código do jogo para chamar a tela dos créditos. >> É, o cara o Super Mario World sem passar De nenhuma fase >> assim, >> o que é
jogar, né, nesse ponto da speed run, mas é mas é uma maneira de você explorar o jogo ao máximo. Claro que existe a existe a categoria SER, você passa pelas fases e tal, mas é legal da Speed Race você explorar o jogo ao máximo que é. Inclusive, esse esquema aí de reescrever códigos numa das GDQs, né, num dos eventos da Games Quick, eh, alguns caras se uniram e fizeram um jogo Dentro do Super Mario World. Eles conseguiram reescrever o código para transformar em galera do que faz, é maravilhoso. Bird, >> então assim, é uma são
formas de você explorar um jogo que você gosta. É, mas é isso que é a coisa legal do speed run e essa comunidade é justamente que ele permite isso, porque se você é um speed runner e você tá lá e você bateu o recorde mundial, aí se chega um desgraçado, faz um negócio que buga o Jogo e ganha de você, você fica, [ __ ] que [ __ ] é essa? Mas aí ele tem a categoria dele, deixa ele lá. A sua categoria é você, cara. Você que é o rei. Então é legal que eles
conseguem manusear dessa forma. Esse é o é o cheio de glitch. Então esse é o a exibição do TS vídeos. É, >> e esses caras, esses caras manjam muito, eles fazem umas uns, uns >> Mas antes da gente puxar o TAS, deixa eu ler mais super chat e live Pix aqui que Tá acumulando. Então, muito obrigado todo mundo que tá acompanhando a live. A gente tá com 2000 pessoas. Deixa o like aí, por favor. Eu vou ler uns super chats aqui e uns live picks. Depois a gente continua o papo, tá bom? Ó, é super
chat aqui primeiro da Yuk Milson ou do Yuk Milson, né? Conheci o save manual ontem e agora tenho essa grátis de surpresa. Ótimo pro programa. Muito bom. Muito bom. >> Uh, valeu. >> É muito bom quando acontece essas coisas assim, né? Tipo, acontece o negócio para você ontem e aí surge para você o que você conheceu. Já meio aconteceu isso. Na verdade, eu parei de confiar no destino e achei que hoje para mim é tudo algoritmo. Sóceu ontem o algoritmo falou: "Opa, já vou me indicar lá escutando tudo". Ó, o Storm animes mandou cinquentão e
falou: "Galera, especial speed run e não chama um dos maiores runners do mundo. Cadê o By Speed aí nessa mesa? O cara tem mais de 100 recordes mundiais e é brasileiro. Muita história para contar e nós queria ouvir. Save, manda o s o salve. Manda um salve save e eu respondi. >> Esqueci o nick do meu querido aí. >> É Storm Anim. >> Storm Animes. Um salve para você. E realmente by Speed é um cara morto. Ele faz muita run no Mortal Kombat e runs assim que que que beiram a perfeição. O cara é >>
muito maneiro. >> Eu acho que ele cola para assistir algumas runs, viu? É, >> ele vai colar assistir no na BRAT. Então, cara, é esse é o primeiro programa de speed run. É o primeiro. A gente vai fazer mais ainda e certamente os by Speed vai aparecer aqui eventualmente e e outros runners brasileiros, né? Eu eu abro aqui o o speedbrun.com e eu dou uma olhada ali. Geralmente tem um brasileiro no no nos Speed runs, sabe? Vem mex eu vejo uma bandeirinha do Brasil ali, ó. Tipo assim, o Ads aqui, você falou do Igor, eu
não achei ele inclusive, mas tem aqui, ó, o Alucard de 11 tá no com 7 minutos aqui em 37º. Então, sempre a gente acha uns BRs. Isso é muito legal. >> Abre o de God of War para você ver aí. >> God of War. Legal. >> God of War. Deixa eu ver qual >> é o Gold of Ford Play 2 para você ver como é que tá. >> Mas o três, o um, eu dou um dois >> o dom. O dois, vamos ver o dois. O dois é bem legal. É, tá meio lento aqui o
speedrun.com. É porque a nossa galera tá acessando a peso aí e vendo os speed runners, os tempos deles. >> A gente é muito forte em God of War. >> Olha, >> é, a gente é muito forte em GTA. >> GTA San Andreas. Esse deve ser o melhor. >> O Bul também. >> O GTA no San Andreas é muito grande no Aí, ó. Grande Gabriel user 3, o recordista mundial com 49 minutos dobrido speedm >> Speedm Speedmí ele é o primeiro e foi há dois dias. É isso. >> É, o cara tá jogando, >> tá jogando,
ó. >> Tá jogando. >> E tem que jogar mesmo, porque o polonês aqui não tá de brigadeira não, ó. Três dias ele fez brigando pelo record, >> então ele brigou agora pelo record, >> ó. Pela diferença, eles devem ter descobrido coisa nova. A R baixou 3 minutos. >> É. E ó, fazia 2000 meses. >> É coisa nova mesmo. >> Tem coisa nova aí, entendeu? Uhum. E o Jol é legal que é moderador, é brasileiro também. >> Aham. >> Entendeu? Tipo, o pessoal é muito presente no God of War. PS3 é o jeito de jogar também,
não no PS2. >> PS3 os loadings são mais rápidos, as cenas são mais tranquilas e executar alguns truques também é bem mais fácil. >> Exatamente. É. Então a gente, cara, tenha calma que vai chegar esse programa um dia com essa galera toda aí. O Nemintz mandou 20ão e falou: "Tem gente que fica surpreso com aquele boss do Metal Gear de trocar o controle de porta do console. >> É porque nunca, calma aí que o youtuberizou bem na hora. É porque nunca Viram speed runner sujando o Blu-ray pro jogo carregar mais rápido, como a gente falou
aqui, né? É, o Nemits inclusive é um um criador também brasileiro aí explicando speed run, cara brabo. >> Legal, maneiro. Eh, vamos para uns live pics aqui. A gente tem um live pcks do eh Renan >> aí. Toma. >> Renatron mandou R$ 20. Por gentileza, Senr. Hugo Fafum, providenciar nossas carteirinhas da associação de Speedrunners. Grátic. >> Essas aí tem que fazer mesmo. Mandou R$ 20. Eu tô tentando limpar aqui o o taque, o cachê. E aí vai fazer >> Renanzeira é top player de SF of the Night. Oh. >> E ele ele ele é focado
na categoria de randomizer, que é basicamente tudo aleatório no jogo, >> entendeu? A gente tem que falar sobre isso também porque eu nem sei se o Vini tá ligado nesse negócio do Randle mais. >> É cara, é super forte. >> É uma outra parte do speed run que é muito doida, >> entendeu? É assim, speed run é beleza, terminaram mais rápido. Beleza. O >> item pode estar em qualquer lugar, tal. É. Randomizer é terminaram mais rápido, mas você todos os itens estão em locais aleatórios. Todos eles foram randomizados naquele jogo, né? E aí você tem
as settings de randomizer, ou seja, você pode só trocar o itens, os itens e Os itens principais de lugar ou você pode colocar os itens como drops de inimigos. Então você tem que matar um inimigo para dropar um, sei lá, uma parte do Vláio para terminar o jogo, por exemplo. >> Então, tipo, tem muitas configurações diferentes. E o Renan é o é um dos principais jogadores que disputa torneios e internacionais. Ele ele vai, ele vai bem, vai bem. Tá indo bem. >> Muito [ __ ] muito [ __ ] >> Muito doido. Ó, >> quero
falar de RNG depois, mas vamos. >> Boa. Guilherme Alves mandou. >> Guilherme Alves mandou R$ 20. Salve, bancada. Queria mandar um abraço para todos da bancada, principalmente para o meu mano Sav Manual. Como é bom ver ele nessa mesa. TMJ, meu parça do metal slug. >> Muito bom. >> Guilherme Alves mandou R$ 20. Opa, Pix, ele tá meio revoltado com ele sabe Quando você junta com os amigos para zerar metal slug e aí fica vendo ali quanto que você gastaria na ficha? É basicamente isso. >> Legal. >> Muito bom. >> Tem gente que ainda faz
em arcade. >> Ah, o >> arcade. Arcade na placa caps? Caraca. >> Não é >> um CC Metal Slug. Meu sonho é o seguinte, eu sei até por conhecidos que Tem uma máquina de de Dungeons and Dragon Shadow Mistara na sede da Wizards, que é que é a dona do jogo. >> Uhum. >> Um dia eu vou jogar nela. >> Vai mesmo. >> É um plano de vida. >> Deixar o highcore lá. >> Deixar lá, velho. >> Ó, o Manoel mandou 21,12. Não sei por. >> É cabalístico. >> É. >> Manuel mandou R$ 21,12. Acompanho
a BRATE desde 2016 e todo ano guardo uns trocado pros donates e incentivos. Baita evento e por trás de tudo estão ajudando milhares de pessoas. Live Pix pro time palindromo. >> É palíndromo que é de trás para frente é a mesma coisa, né? >> Sim. Porque nos últimos anos assim, o pessoal faz uma guerra de doações porque é o seguinte. >> Aham. Tem o time quebradinho, que é manter os números, o número total de doações quebrado, e tem o time redondinho que mantém o total sempre certinho. E aí agora tem o terceiro time aparecendo que
é o time Palindromo, que é manter os totais de doações sempre. >> Até o Zone tem categoria no >> tem cara e a gente começou a contabilizar e a gente meio que o time que ganha a gente faz alguma coisa para eles, tal. Maneiro, muito maneiro isso. Inclusive, a gente aqui no Flow Games vai usar do mesmo link e tudo do do vai ser do médico sem fronteiras, né? >> Isso, a gente vai ajudar médico sem fronteiras. >> Isso. A gente vai ajudar na arrecadação aqui nas lives dos flogames também. Já começou não, né? >>
Mas amanhã começa. É. E amanhã não tem live no Flow Games, infelizmente foi cancelado, mas na quinta-feira teemos gameplay do Pokémon com isso e Sexta-feira tem o Flog News também com isso. Então é pra galera ficar pronto aí, né? Se você quiser inclusive guardar essa grana para doar lá na na live do outro Flow Games ou da da BRAT, pode fazer isso também, viu? Eu aconselho, ó. Eh, live pigs do hits aqui. >> Salve salve galera do estúdio Flow Games. Que excelente noite de estreia de estúdio novo e consequentemente um recomeço. E falando em recomeços,
a speed run para muitos jogadores Streamers foi um ponto de partida para uma mudança de vida, encontrando ali uma profissão, um novo new game. Diante disso, eu queria saber de vocês como vocês avaliam o cenário atual de speed runs voltado principalmente ao business, patrocínios e grandes players do mercado. Cara, não, primeiro de tudo, ele escreveu a pergunta dele e leu depois, né? Porque foi muito bem, é, redigida ali, bonitinho. >> Mas >> isso fantástico. >> E aí, eh, vamos lá. Eh, deixa eu até ler de novo, né, para porque a pergunta dele é grande, mas
ele falou, eh, certamente que as speedruns foram até para criadores de conteúdo, né? >> Sim. E aí, nesse cenário atual tá crescendo. É isso que ele falou de >> certo modo. Sim, né? Tipo, como que tá sendo a relação, né, com com negócios, essas coisas, tal. Quer falar você Primeiro? >> Não, pode, pode. >> Tá assim, Speed Runs há 10 anos atrás, quando eu conhecia, tipo, o pessoal não fazia ideia do que era, né? Tipo, era realmente um negócio assim de, tipo, ouvir a palavra não reconhecer o sentido. >> Aham. >> Hoje em dia já
é uma coisa muito mais comum no sentido de, por exemplo, a gente vê eh speedrun, por exemplo, sendo Citado no ambiente de trabalho, pô. Vamos precisar fazer mais ped dessa tarefa aí e tal, não sei o quê. Então, tipo, >> já virou um sinônimo mais conhecido. Isso ajudou muito na hora de a gente chegar e conversar com empresas, conversar com com outras coisas para poder fazer realmente acordos, tal, não sei o quê. Então, é muito mais fácil hoje em dia explicar o que é uma speed run e explicar o que tá acontecendo, que Você é
um criador de conteúdo relacionado a speed run. >> Então, eu acho que tá tá numa boa crescente, sabe? Tipo, tem muitas questões, claro, mas eh no geral eh eu vejo um crescimento muito saudável. >> Sim. É, o que mais o que mais tem ajudado desde sempre são os eventos, as maratonas beneficentes, né? Porque você coloca eh as speed runs muito em evidência. Então, alguém que nunca tinha contato com algum tipo de conteúdo Assim, passa a conhecer, passa a querer acompanhar, passa a procurar as respostas das perguntas que você mesmo fez aqui e aí o pessoal
vai se envolvendo. Mas hoje em dia o cenário tá bem melhor porque temos vários outros criadores também que comentam, procuram eh incentivar as pessoas a aprenderem speed run. E aí sobre patrocínio, empresas, etc. Isso vem aos poucos, vem com comunidade, vem com essas maratonas, por exemplo, onde, poxa, seria muito Interessante, né, alguma empresa eh apoiar a causa também, até porque o pessoal se une aí para ajudar outras pessoas, né, através de videogame, que é uma coisa que todo mundo ama no videogame e ajuda o próximo, né, tipo, assim, o próprio Flow Games ajudando a gente
já faz vários anos já. E assim, todas as empresas que ajudam a BRAT ao longo do tempo, assim, eh, elas, a gente vê que são empresas que, tipo, vê até nós e sempre que elas podem elas ficam e Continuam ajudando. >> E, cara, é muito legal isso porque elas entendem justamente essa questão de tipo, nós somos gamers e nós nos importamos com o próximo e e essa visão é muito legal para todo mundo. >> Uhum. >> É >> muito bom, muito bom, cara. Eu fico muito feliz de ver e eu eu já falei isso com
o Hugo, né, lá atrás a gente falava disso e e eu sinto que as empresas mais E mais estão aderindo, né? Ainda tem esse negócio das devs, o do das publishers ou os devs que fazem jogo, muitas vezes não querem relação com essa comunidade, infelizmente, né? >> Por por inúmeras coisas, >> mas graças a Deus tem as que querem. Sim. >> Então tá tudo bem, sabe? E aí às vezes e quem sabe, né? as que querem vão mostrando que vale a pena, porque o o o direito de conteúdo de gameplay antes Era das marcas e
ninguém podia fazer conteúdo no YouTube, por exemplo. Aí foi o Minecraft que foi abrindo essa porta, aí os outros foram deixando, né? A Nintendo, cara, dava strike nos conteúdos antigamente. Então assim, eles vão mudando, >> continuam andando, né? É, se for de speed run, eles vão mesmo. Ah, continuam andando. >> E se for de porte eles Nossa. Aí, cara, se você mostrar rodando o um software lá Que, como que chama o uso. Nossa, acabou, >> acabou para você se você rodar o Mas vamos lá pro próximo live Pix aqui do To Dark Studios. >> O
Dark Studios mandou R$ 20. Boa noite a todos. O quão importante vocês acham um jogo ser feito pensado em Spedruns? Queremos abraçar o Spedrun no nosso jogo, Onicura. O que podemos colocar nele para agregar nisso? Onicura. Ó, jogo brasileiro, tô vendo Aqui na Steam. Muito legal, muito bom. Onicura é um jogão, ele mistura assim um Celeste com Hollow Knight. É um jogo feito para ser boss Rush. E o a pergunta dele é interessantíssima, porque hoje em dia alguns devs eles já colocam, por exemplo, um timer ali nas opções pra galera que já faz speed run
já ficar de olho ali em qual tempo que ela vai matar chefões. Então assim, uma uma coisa que tá ficando cada vez mais comum é timer e contador de morte. >> É o Adis 2 tem timer. >> Porque isso já ajuda a definir, >> isso é um grande segredo. Por exemplo, a gente tem >> contador de morte, eu queria muito no circusson, cara. Eu queria muito saber quantas vezes eu morri. >> Sim. E eh ness speedb você tem duas maneiras de contar o tempo. Você tem o IGT, que é o in game time, que é
realmente o timer que tem no rádio, essas coisas, e o RTA, que é o real time Attack, que é basicamente o tempo que você contou no seu programa, no seu relógio, no seu cronômetro. Então, ter um bom in game time, entendeu? Ter ter um game time preciso dentro do jogo é fantástico para speed run, entendeu? Então é uma coisa que se você faz direitinho lá, com certeza vai atrair a comunidade speed run falar: "Pô, é fácil de medir o tempo aqui, funciona, eu posso usar isso". facilita a vida dos moderadores, facilita a vida dos Jogadores
>> e ajuda a comunidade. Ó, por exemplo, o Silks Song, ele tem um tempo, ele mostra no final, você zerou e quando você faz ali o o qualquer final, ele mostra lá, você levou tanto tempo. Só que o tempo do Silks Song, ele leva algumas coisas em consideração que já não servem para speed run. Por exemplo, se eu tenho um console ali, eu jogo no Switch, você joga no computador, às vezes o seu loading vai ser muito mais rápido do que O meu. Aí como é que a gente vai democratizar esse tempo? Então, no Silks
Song a gente não usa o tempo do jogo, a gente usa um programa que ele remove o tempo de loading. Então, tudo isso é para deixar a competição mais justa, né? Então, para um desenvolvedor é muito bom fazer um timer que ele não vai contar, por exemplo, quando você pausa, quando vem uma cut scene, porque tudo isso torna a run de todo mundo ali sobre o mesmo, o mesmo panorama, o mesmo tempo Que cada um vai jogar. Faz sentido. Você também falaram debug do Song, de desacelerar tempo, de >> modo de treino é fantástico também.
>> Modo de treino, né? >> Ah, é isso. Nossa, é verdade. Modo é uma coisa assim, claro que aí o jogo já tá querendo focar mais no na speed run, mas modo de treino é uma coisa que faz total diferença. Você ter ali um âmbito para treinar as movimentações. O Dev M Cry, por exemplo, ele tem ali um um modo que Você pode treinar os combos, né? E ali muita gente treina vários truques da da Run. Oni autôm também tem isso, só que você liberação lá na frente, >> mas tem um um modinho ali para
você conseguir brincar um pouco com a movimentação, eh, com alguns cenário, isso também faz total diferença. >> St um train mode muito bom e existe Speed versus Street Fighter 6, >> não? E com frame data com tudo certinho, mas muito legal, inclusive Unicura Jogão. Opa, >> ó, o Luribag mandou aqui. >> Luribag mandou R$ 20. Boa noite, galera. Queria saber se vocês já ouviram falar da speed run do 100% de batem caitos de 2003. O menor tempo é de simplesmente 14 dias e quase 2 horas de run. Loucura demais. >> Eu manjo dessa speed run.
Tem um RP do Gamecubeor de dias. >> Existe uma existe uma maratona chamada Really Really Really Longaton. >> Aham. >> Que como é que funciona? É uma é uma maratona de jogos longos. >> E o que que ela fez uma vez? Ela deixou uma speedrun de batenkaitos acontecendo numa tela e ela fez a maratona inteira na outra, >> entendeu? Porque o que acontece? Existe um item no Batem Kaaitos que os itens se transformam com o tempo e tem um item que requer duas semanas de tempo de jogo Sem pause, sem nada. Então você tem que
ter realmente ter jogado duas semanas do jogo. >> Meu Deus. >> Então a speed run 100% de batem citos demora sempre vai demorar pelo menos. Não pode deixar parado. >> Você pode. E tanto que durante essa maratona eles deixaram lá o personagem olhando pro mar lá, as quebrando lá, tal, e maratona acontecendo porque é um é um item, é, eu não lembro o nome exato Do item agora, é tipo beautiful hair, um negócio assim, é tipo um shampoo para cabelo, entendeu? Tipo, só que demora do duas semanas de tempo de jogo, entendeu? Para conseguir o
item para fechar o 100%. Tem uns tem uns casos engraçados assim, tem uma categoria do Zelda Twilight Princess que ela se chama Low Percent, que é a menor porcentagem possível que você consegue chegar no fim. E aí, enfim, eles descobriram que se você ficar parado na cutine, o seu Personagem se move alguns pixels eh durante o tempo. E aí segurando uma rúia, né, que é a moedinha do jogo, se você deixar seu personagem parado ali por acho que umas 13 horas numa porta específica, >> o link consegue atravessar a porta na cutine e aí você
continua o jogo já pro final. Porque a speed run low percent ela dura, sei lá 17 horas. A maior parte dela é o link assim, ó. >> Tempos em tempos é o se o link tiver Parado na pos de comemoração, ele move alguns frames. >> Ele move um pouquinho assim >> e aí e aí você larga lá um monte de horas para ele poder atravessar a porta. >> Porque isso ignora colisão. >> Tem um vídeo do botão turbo que fala sobre as maiores speed runs, né? >> Também tem >> as speed runs mais longas. Ah,
entendi. Interessante. A gente pode falar disso também. Ó, o César Martins que a gente Conhece muito bem, já escreveu pro Floggames, ele mandou dois live picks e um sem mensagem e o outro com essa aqui, muito boa, ó. >> Inclusive, aniversário de 12 R$ 20. >> Rabdomer é minha praia. Bora fazer um programa com randomizers e bora FS R dessa maravilha. >> Bora, bora, >> bora. Parabéns. Esse é um programa. Parabéns aí. Feliz aniversário. >> Feliz aniversário, meu querido. >> E certamente vamos fazer um no futuro um programa sobre Handmeriser que é muito doido. >>
É muito legal. Ele, o César e o e o Tsô são basicamente as pessoas que cuidam da Handomizer Brasil, né? A comunidade principal de randomizer aqui. Ó, o Clon Cleadson mandou. >> Cladon mandou R$ 20. Conheci o Savio. Ele tinha menos de 10.000 inscritos e em 5 minutos de vídeo sabia que ele seria gigante. Feliz por ver você conquistando O Brasil. Manda um salve. P além de runner o save é cantor >> não fica me espon tamamo junto aí Cson valeu demais cara pô obrigado vel desde os 10 mil inscritos nossa senhora >> é e
cresceu hein >> é poxa cresceu pr caramba inclusive estamos quase com 1 milhão. Falta até um pouco. >> Boa ó o Marcola mandou aqui >> fala Hugo. Boa noite tudo bom salve. Um salve pro SC. Eh, queria te perguntar se vai rolar aquele borro de game depois. >> Fala, Marcola. Marcola assim, ele é ele ajudou na Brate desde os começos, desde o começo assim e tal, já tá muito tempo na comunidade. >> Aham. >> Eh, vai, vai rolar um board game depois, sim. >> Sempre tem board game. >> Eu adoro board game. >> Ah, mas
é legal mesmo. O Vini também gosta, viu? >> Difícil é montar o grupo para jogar isso, cara. Que difícil que é. Eu tenho alguns. >> Nossa senhora. Você vai sábado. Ah, eu posso, mas três desiste. É [ __ ] merda. >> A gente tem um canal na no servidor da prátic que chama Bobboard. A gente só fala sobre board game lá. >> Bom, inclusive o como que é o nome do jogo da Steam lá que >> Tableetop Simulator. >> Isso. Nossa, salva vida. >> Muito bom. >> Muito bom. Table simulable top simulator. Quebra um galhão.
Eu gosto muito do board game arena. Tem um site >> que você consegue jogar lá e o bom é que ele faz o setup para você. É. Então tá tudo prontinho, é só sair clicando. >> Ó, o Bom de Guerra mandou aqui. >> Bom de guerra. >> O bom de guerra mandou R$ 20. Hugo, VC Falou mais cedo sobre a GDQ. Tiveram outros brasileiros que participaram desse evento? >> Boa pergunta. >> Vou vou tentar ser >> vou tentar ser justo com todos, tá? Vou tentar ser justo com todos. >> Na minha memória, é cinco brasileiros
participaram GDQ. Eu, Luiz Miguel, CIO Third, eh, Raindrop Dry e o Fladi, que foi o que tem teve mais participações. Meu mano ele fal, acho que ele teve três Ou quatro participações da GDK. O Fladerv foi o que mais, mais participou >> e o Nick também, né? >> O Nick participou, mas era online, presencialmente só esse cinco, >> né? Online tem bem mais gente. Bem, tem bem, a lista cresce para uns 20 assim, >> cara. Muito massa. Tá lá presencial. Legal. Presencial é maravilhoso, gente. É experiência de vida assim. Para quem nunca viu a maratona,
acho que a parte mais legal dela é porque além das Pessoas estarem fazendo speed run ali ao vivo, geralmente o pessoal tá comentando os truques, contando as experiências delas e explicando quase tudo sobre o jogo. Uma informação boba como essa do Hollow Knight, né, do TW, é uma coisa assim comum numa maratona como essa. Você vai ficar sabendo de várias histórias dos jogos assim, enquanto os runners fazem as speed runs e também ajudando pessoas aí ao mesmo tempo, né, cara? Muito legal. >> Tem um entretenimento ali, né, da galera. >> Sim. Nossa. É, é. A
a vibe é fantástica, entendeu? >> E onde que é hoje? >> Ah, GDQ >> é >> se a memória não me falha, eu provavelmente estou errado, mas é é uma na costa leste, uma na costa e uma na costa oeste, né? E a uma é em Washington ou próximo de Washington. A que eu fui Era em Hermon. >> Eh, e outra é do outro lado do país. Eu não vou lembrar exatamente o lugar. Eu acho que a mina solta, mas eu não tenho certeza. >> Ah, >> eles reservam R do hotel assim. >> É, eles
reservam o hotel inteiro. Eles fecham o hotel inteiro, tem um monte de coisa no hotel. É quase uma convenção mesmo. Imagina um anime friends, só que num hotel fechado. >> Da hora. >> É bem legal. >> É muito massa. >> Ó, vou dar play na mensagem do >> César Mart 12 mandou R$ 20 >> só para limpar aqui também. O Petim mandou >> te mandou R$ 20. Salve galera da bancada. Gigante demais o trabalho que a galera da Brate faz. Parabéns o Gão e todos que participam disso. >> Parabéns mesmo. Muito bom. >> O bom
de guerra. >> Bom de guerra. Bom de guerra. Muito bom que ele chega, né? Bom de guerra. Esse o bom de guerra pode deixar aí na lista, tá? Para todo vez da guerra. >> Mas ó, eu vou dar uma parada aqui pra gente voltar pro papo, senão é, a gente fica só nas perguntas, mas muito obrigado por todo mundo para que mandou. Podem mandar mais live picks que a gente Vai ouvir ainda no programa antes do final. Espero que não dure para sempre esse programa, mas tá muito bom. Então, vamos continuar aqui o papo. Eh,
eu queria também trazer aqui pro papo eh o o jogo favorito de vocês de fazer speedrun. Qual que é para vocês que vivem a comunidade, qual é o seu jogo de speed run? Você falou do do Dragons, né? Eu sei, >> mas é outros. >> Vamos lá. Top cinco jogos >> aí. Toma, >> toma. Essa pode ser top três também, né? as minhas que eu faço ou que eu gosto, >> que você gosta, amor, >> tá? Que eu gosto. Vamos lá. Eh, eu gosto muito da Speed Run Fantasy Star 4, >> tá? Mas, mas eh
tem duas categorias que eu acho fantásticas, que é a a NMG, que é No Major Glitch, né? Ela é super difícil, são se são quando você tá aprendendo umas 6 horas de run e quando você tá bom nela umas 3, 4 horas. >> Uhum. >> Tipo, você faz tudo contadinho para chegar na última luta e você rezar para dar certo. >> Uhum. >> Né? E a N percent é extremamente quebrada. Eh, cara, eu eu já fiz ela algumas vezes e ela super quebr eh, ela ela você volta no tempo, no na speed run e entra
nada disso no jogo. Então, tipo, você transforma, é outro jogo e é muito bom. Eh, eu gosto muito de com o Bemup Streets of Rage 2 é uma run maravilhosa. A trilha sonora de uso cocheira animal e você sabe eh destruindo o jogo no ritmo assim é maravilhoso, entendeu? Ã, foram duas, tem DD, uma speed run que me chama muita atenção, que eu gosto sempre de assistir a Super Metroid. Super Metroid é é assim, é é o é o Graal, né? Tipo, é uma speedrun que me chama muito, eh, me trouxe para speed run. O
jogo é fantástico e você vê os caras, tipo, sabe, jogando aquilo como se como se Fosse hiper fácil. É maravilhoso. >> Boa. >> E uma última speed run que eu acho que vale a menção, Super Mario 64. >> Boa. Super Mario 64 é é um jogo que mostra que, tipo, não tem limite para onde a gente pode chegar em speed run. >> É verdade. É, a história do speedrun do My 4 é muito bom, né? quanto foram descobrindo as coisas e cada vez é uma coisa mais chocante que a outra que Descobre. >> Sim, sim,
sim. É, o pessoal vai cada vez mais fundo no jogo, a precisão que eles têm que usar nos controles, os as coisas que eles descobrem e meu eh é é um jogo que recompensa muito jogadora por por eu quero eu quero insistir num jogo e quero aprender a a execução de um jogo. Super Mario 64 é o jogo que que sabe eh vai te recompensar se você se esforçar. >> Legal, legal. E você, Save? Não, eu vou aqui do 3 2 1, tá, pro top do TR. Começando pelo que eu assim, não pelo menos gosto,
né, mas pelo terceiro, é Spyro 2. Eu adoro Spyro, adoro jogo de plataforma. E assim, quando, pô, quando era um molequinho jogava Spyro, tinha outra experiência. Quando eu vi a speed run do cara atravessando parede, é, surgindo com um monte de glitch, eu me perguntei: "Nossa, como que chegaram nisso, né? Como faz isso?" E aí eu lembro direitinho quando eu acertei o meu primeiro truque ali de atravessar Uma parede, chegar no chefão direto, eu me apaixonei falando: "Nossa, eu consigo fazer isso? >> Dá para atravessar uma parede no PlayStation? Olha que loucura". Então aprender speed
run Spire 2 para mim foi sensacional. E em segundo vem Cuphead, porque Cuphead você sabe, né, que é um um jogo bem difícil, as pessoas têm dificuldade em vários chefões, só que à medida que você vai entendendo cada chefe, como as armas funcionam, quais São as estratégias boas para você usar em certos momentos, acaba que derrotar um chefão se torna algo trivial. Então, uma pessoa que tem muita dificuldade ali com cuphe, ver um speed runner jogando, é uma coisa completamente diferente. E você conseguir fazer isso é muito legal. fala assim: "Nossa, agora eu sei exatamente
o que que eu tô fazendo nesse jogo, sei como desviar de tudo ali, como acertar os melhores tiros e acaba que você era o jogo muito rápido. Mas para Mim o top um, que foi quando eu me senti um gamer, né, assim que fala, um speed runner é Celeste. Não tem como, porque Celeste é ele é um jogo que ele quase não tem nenhum bug assim, nenhum glitch grande, nada, nada assim. Ele exige totalmente a sua habilidade, o seu treino, o tempo que você dedica ali pro jogo, porque Celeste é um jogo que tem pulo,
desce e agarrão, acabou, não tem mais nada. São comandos assim que a princípio são simples, mas à medida que Você vai eh brincando ali com as movimentações, você vai descobrindo várias outras formas de progredir pelo jogo. E quando você assiste um speedrun de Celeste, é muito diferente do gameplay normal, porque a pessoa avança pelas telas muito rápido, eh, cada tela assim dura segundos na gameplay. E eu pensei, bom, se eu conseguir aprender isso, eu me senti assim um jogando de uma forma extremamente gamer ali, speed run, viciado, e é muito legal. Então, Hoje consegui fazer
speedrun de celeste para mim. Eh, acho que foi nesse ponto aí que eu me considerei um speedrunner, porque é muito diferente, é muito legal, muito bom, cara. É, e o Celeste é um baita jogo, cara. >> Jogão, >> é muito bom. Tem brasileiro envolvido no desenvolvimento do jogo, né? É uma pena que não sei se vocês acompanharam o que aconteceu com a equipe do jogo, né? >> Ah, sim. É, eles, eles quebraram e Cancelaram. >> Eles quebraram. É, eles estavam para fazer um jogo novo há muito tempo já. E >> Blade, >> é que tinha
tudo para ser muito bom. tava na minha lista de jogos mais aguardados, eles racharam a equipe no meio, dividiram a as pessoas, inclusive o brasileiro saiu da equipe >> e já anunciou o jogo novo, né? >> Já anunciou o jogo novo >> e eles cancelaram esse jogo, cara, que é Um mistério, viu? Porque esses jogos índi que estouram, que nem o Celeste foi, é raro dar errado o segundo jogo, né? Porque é nesse momento que eles têm tudo, eles têm o dinheiro, a fama, tudo, né? Mas já foi fazer o primeiro sem. Eu penso muito
na Super Giant, cara, que eles fizeram jogos incríveis, mas foi no Ads que eles estouraram, entendeu? E aí o Ads 2 é um momento que eles, né, colhem os frutos do que eles fizeram. Então, e eles acertaram sempre, né, a Galera do Hollow Knight esperou 8 anos para fazer a continuação justamente por isso, que eles falaram: "Ah, agora a gente já tem tudo, vamos fazer no nosso tempo, né?" E aí é uma tristeza ver o time do Celeste. >> Uma pena mesmo. É OK Games. >> Mas eles fizeram uma um celeste 64. Eu mandei, mostrei
pra galera, vocês viram legal. Pr é de graça. >> Eles fizeram assim comemorando o jogo e Aí é um uma demozinha assim de um de uma de uma fase que você pega, sei lá, 30 morangos e é o jogo como se ele fosse no 64. É muito legal. >> Muito legal. É, ele é como se fosse o Celeste, só que o maior ma 64. >> É. 3Dão assim, é bem diferente, é bem legal. >> É muito bom. Eh, outro ponto que a galera da produção botou aqui na na planilha, eu queria na na no roteiro,
eu queria discutir, é sobre os se vocês Acham que o speed run é levado em consideração no desenvolvimento do jogo, né? E aí eles até botam aqui que tem algumas funções do desenvolvimento que passam na cabeça dessas pessoas do speedrun, que são os game testers, os glitch hunters, né, e até o game design, né, eles pensam às vezes em speedrunner, vocês veem isso acontecendo de fato, tem alguns jogos que a gente vê de fato que tem porque é meo jogo o speed run, mas alguns que não tem a mecânica também Pensam nisso. Eu já trabalhei
em jogos que que realmente, tipo, a speed run tem que ser levada em consideração, >> porque hoje tem o meio que aquela aquela coisa de tipo em duas horas você pega o refund da Steam, né? E aí hoje o os desenvolvedores precisam pensar em maneiras de que você queira manter o jogo por mais de duas horas. Então, se você quer fazer, sei lá, um BMUP, por exemplo, e você termina uma vez o o BMUP, se você não dá uma rejogabilidade Pro jogo, você joga, dá o refund e sabe, você já tirou o que tinha que
tirar do jogo. >> Então, de certo ponto é bom porque faz com que o os desenvolvedores tenham que pensar um pouco mais. Olha, você, o cara não vai jogar o seu jogo uma vez, ele tem que jogar mais vezes, tem que ser um jogo que dure, né? O ponto ruim é que às vezes isso não é bem executado, né? Então, às vezes os caras prolongam jogos, jogos, né, para, eh, eles só Durarem mais por causa disso. >> Uhum. >> Né? Então, sim, é bem levado em consideração. >> É. E os game testes acabam sendo uma
parte crucial hoje em dia, né? Porque eles chamam também alguns speed runners, né? Para testar o jogo antes de sair para ver se os caras conseguem ali executar ou descobrir alguma coisa que não deveria estar no lançamento do jogo, né? Para evitar alguns problemas. Mas às Vezes acontece o inverso. O Halo 2, se eu não me engano, ele teve um remake, né, um um um remasterzão e no remaster eles removeram um bug e aí os speed runers usavam aquele bug ali para avançar mais rápido no jogo e acabou que o jogo foi perdendo a popularidade
porque quem jogava mais ali na naquela época eram os runners. E aí eles viram isso acontecendo e colocaram esse exato bug de volta no remaster e aí o jogo voltou pro hype. Então eu acho que acaba Que speed runners, glitch hunters, são as pessoas que ficam procurando o bug, né, pelo jogo, eh, são totalmente influentes no desenvolvimento, principalmente nas etapas iniciais, porque às vezes um jogo ele parece que tá todo polido ali e quando vai pra mão do público, alguém sem querer faz alguma coisa, descobre algo que quebra completamente o jogo. Então é bom evitar
isso antes, né, antes de chegar na mão da galera e aí acaba que os >> Mas mas acaba que sempre acontece, né? Eu sei que o som que teve um monte de bug que eles já corrigiram agora e tal, mas é assim, pô, o jogo ficou 8 anos lá, eles podiam ter testado. Inclusive a gente fez um vídeo que saiu aqui no F Games, não sei se você viu, do primeiro trailer do Silks Song lá atrás, o jogo tá muito parecido com o com hoje em dia. Então os caras tinham um jogo há muito tempo
para testar tudo, mas às vezes não dá, né? Não é, não é, não é nem isso, Não é nem falta de teste. O que acontece é que de repente a quantidade de pessoas testando aumenta muito. Então, por exemplo, para eles chegarem, >> você tem uma equipe, sei lá, de de 15 pessoas testando, é uma equipe considerável para um jogo. É uma equipe do tamanho de, sei lá, >> eh, um, o próprio Se song, sabe? Não deve ter tido uma equipe muito maior que isso, entendeu? >> Quando você disponibiliza o jogo prática, >> 750.000 pessoas jogando
simultanamente travando, a Xbox travando, a Nintendo travando, >> é muito mais gente, sabe, forçando o jogo o tempo inteiro. Então é muito difícil você lançar num jogo perfeito, até porque a quantidade de ferramentas que a gente usa hoje é muito maior do que a gente usava no passado, >> entendeu? Então os jogos passados eram Quebrados porque existiam limitações e os jogos atuais são mais quebrados porque tem muito mais ferramentas, eles são muito mais complexos. Então quando você joga na mão do público, entendeu? É muito mais gente testando >> pessoal e o pessoal vai destrinchar o
jogo inteiro, não vai embora. >> É, a fala que hoje a galera busca isso, né? Tipo, antigamente não tinha gente procurando especificamente quebrar o jogo. Até >> não é é literalmente amostragem. É, é questão de tamanho de amostragem, entendeu? Se você passa 8 anos, 10 pessoas passam 8 anos testando um jogo, é muito diferente de tipo, sabe, 750.000 testando >> Mas é que as empresas não sabem que é só botar o jogo na mão do Alanzoca, que ele sempre buga todo o jogo. É impressionante, cara. Ele jogou o jogo do Celbit, quebrou o jogo, entrou
no chão. Todo o jogo que ele usa, ele entra Nas coisas, cara. Eu não sei como. Todo jogo que eu jogo, eu não tive nenhum bug. Aí eu vejo lá, ele teve uns três bugs bizarros. Ele cara, aquele cara é bom de quebrar jogo. >> Pois é. É sempre testando uma coisinha assim que às vezes alguém não pensou direito ali. >> Quando abriga lá do trabalho, eu vou chamar ele. >> Ó, a outra dúvida que tem aqui é a comparação da comunidade de Speed Runner Com esse da Twin Galaxies, que é uma comunidade focada em
pontuação, relíquias e arcade. É bem diferente a filosofia das duas, né? Enquanto o speed runner, às vezes a run não importa nem o que faça, é só pro por causa do tempo. Esse aqui é em pegar mais pontos. Eu nem sabia que existia essa comunidade da galera que pega mais pontos. >> Sim. É. É, a Twin Galax era muito mais sobre tipo objetivos, >> run com mais pontuação. >> É, é. Faça uma run com maior pontuação, faça, faça, eh, termine o Dragster, que é um jogo que até ficou tão pouo porque teve um cara que
roubou em Dragster, né? Ele fez, tipo, ele fez um tempo que era impossível, as pessoas tentaram por muitos anos fazer e depois o cara foi descoberto que o cara realmente roubou. Então é, é, a Twin Galaxy foi muito uma coisa de tipo assim, olha, tem vários objetivos para vocês aqui, vão lá atrás e a gente vai manter o tracking disso, Né? E Speed foi um pedacinho disso, né? Então isso evoluiu com o tempo, né? Até porque as pessoas foram buscando mais maneiras de jogar. Eh, o que aconteceu muito no no Brasil foi tipo, sabe, você
tinha um jogo porque era o que você tinha dinheiro para ter e você jogou aquele jogo muito e você acha novas maneiras de jogar aquele jogo, >> entendeu? E aí começou a brotar os Speed Runers. >> Entendi. Então tem realmente uma Diferença, né? E aí me diz uma coisa, eh, ó, a gente tem o histórico que a gente falou aqui, iniciou em 98 o Speed Demons Archive. Em 2003 teve uma run de 100% do Metroid Prime pelo Nolan Redex e depois passou a arquivar desmorizações de outros jogos que a gente falou também, né? E aí
a gente tem, ah, a gente tem a AGDQ também, é Awesome Games Don Quick. Ah, eu lembro desse. Qual que é a diferença? É uma mesa organização. >> Sim, a Games Don Quick é a organização. Eles tm esses dois eventos, né? >> Ah, o Summer e o Aws e a >> Ah, eu achei que era Summer e Winter. Não tinha Winter no >> não. Agora eles tm algumas outras versões. Por exemplo, tem a GDK Express que acontece na Twitch, >> tem a Frost Fatales. São só com mulheres fazendo speed run. Ah, é interessante. >> Teve
agora, mês passado, acho que foi a a como é que chama? A comemoração de de Legado histórico, né? Legado hispânico, >> que teve a maratona que participou uma galera agora. Não sei se foi mês passado, foi no começo do mês, mas tipo >> teve agora essa maratona só de speed latinos. >> Uhum. Ent >> já teve algumas personalidades notáveis que participaram da comunidade de speedrun, seja um streamer muito grande ou algum pro player que jogava o jogo aí fez speed run. Já viram isso ou não tem Nenhum caso em mente? >> Vamos lá. Tipo, personalidades
que eu sei que que que ou gostam ou manjam de speed run assim, eh, eu sei que o Ness acho que manja um pouco de speed run de Dark Souls. >> Eu sei que o BRK BRK SDU manja bastante. Ele assiste a GDQ e até participou da BRAT uma vez para comentar uma de Castan The Night. A gente achou que ele ia fazer um react. Na verdade, ele explicou a R. Foi Muito legal. É, ele sabe como chama. Ah, que legal. >> Eh, quem mais? Eu assim da comunidade a gente tem muita gente, né? Tipo,
a gente tem >> o Tsô, joga um monte de torneios, né? O Tsô 15, né? Ele joga um monte de torneios de randomizer, assim, manja muito e já terminou, tipo, alguns desafios muito grandes, como por exemplo, ele manja muito de Pokémon Também. Teve aquele desafio chamado Kaison Ironmon. Hã, >> que era tipo, meu, hiper difícil, muito e tem um monte de regras autoimpostas, ele terminou isso também. Eh, quem mais? >> É que speed run é um negócio muito difícil de fazer, né? Então, para para ter alguém fazendo assim, e eu por exemplo, eu nunca fiz
speed run para competir. Alguns jogos eu faço speed run por diversão, mas o meu tempo ainda é 10 minutos atrás do recorde mundial. Isso Que você falou é importante. Existe uma diferença entre você fazer speed run e você competir em speed run, tá? Fazer speed run é o que eu faço. Eu gosto muito de fazer speed run, mas eu, por exemplo, não vou atrás dos records mundiais. Eu vou porque eu sou curioso, eu quero aprender os glitches, eu quero, por exemplo, chegar, opa, >> então, eu quero chegar na festinha de criança, ver que tem uma
multijogos lá, terminar o Zelda Link the Pest em 3 Minutos e largar na tela dos créditos e assistir a zona acontecer, entendeu? Mas, por exemplo, competir em speed run é uma coisa que eu já não faço mais, >> entendeu? Porque eu tenho TNT nos dois braços. Então, por exemplo, o próprio DID para eu competir em speed run, eu já tenho que chegar num nível de dedicação que eu precisaria de pelo menos uns 5 anos para chegar no nível dos senhora. >> Então, tipo, não dá, eu não é algo que eu consigo fazer muito difícil, >>
é, existe uma dedicação muito forte, >> né? Então assim, speed, fazer speed run, eu acho que todo mundo consegue. É realmente querer ir atrás, pesquisar, você consegue aprender e fazer o que você quiser. >> Competir speed run, eu admito que realmente você tem que tá muito afim e assim talvez não seja tão recompensador, porque é muito mais uma luta contra você mesmo do que contra realmente uma >> Exato. >> uma uma disputa com leaderboard e tal. Então, eh, mas é muito recompensador porque assim, você vê, você representa uma comunidade, você representa um país. Então, a
gente tem brasileiros que que tem, sabe, grandes marcos assim. Eh, em shovel Knight, o Flad, ele quando quebrou o recorde mundial, ele quebrou por quase 10 minutos. >> Nossa. >> Então, tipo, ele ficou muito bom no jogo. >> 10 minutos a menos. Uhum. >> Nossa. >> E ganha visibilidade, né, pela conquista. Porque quando a pessoa surge com algo assim num jogo, todo mundo passa a olhar aquele jogo de outra maneira e e ver quem foi que fez aquilo, né? >> Sim. >> Mas competir em speed run realmente exige muita dedicação e muito amor pelo jogo
também, porque é outro nível. >> É, é muitas horas naquil falou, né? Você dedicou três anos, conseguiu, aí dois dias depois um cara te bate o teu. >> Então esse é o negócio, né? Porque e dedicou anos e quando consegue é uma êxtase, né? Até os speed runners ho em dia a maioria tem o contador de patimento cardíaco, porque é muito bom ver os caras a 140 bpm lá no final boss, o do Silks Song que o Blue faz, eu acompanho, eu vejo quando ele bate um record, eu vejo o novo e ele é bom
Porque e eu imagino que vocês querem que todos os speed runners sejam que nem ele, que ele faz live, ele faz um vídeo explicando toda a run e tipo assim, ele assiste a run e explica que aconteceu, tipo assim, é muito bom que ele comunica muito. Às vezes o speed runner male é male tem um vídeo, né? >> Não tem jogos que para você achar informação, fórum japonês. E é isso aí. >> É, é, é, e é muito isso. E isso é o que é é a grande dificuldade, porque às Vezes um cara para ser
tão bom na speedrun, ele leva todo o foco para jogar >> e aí você não consegue ter informação sobre ele, você não consegue saber sobre o que ele faz, quão bom ele é, porque ele não >> ele sabe, ele não se divulga, não não não trabalha essa parte. É, às vezes chega no ponto de quão confiável aquele cara é, né? Ele realmente fez isso. Quando um streamer que tipo o Blue, a Gente vê ele fazendo tempo atrás de tempo melhorando, explicando, a gente sabe que o cara tá fazendo tudo aquilo, mas quando surge um cara
ali random, um tempo random, >> dá uma dúvida, né? >> Nossa. E e às vezes o pior se confirma, né? A gente tem muitos casos que aconteceram de que a pessoa foi lá e pela queria fama e ou apareceu uma recompensa, ela tentou pegar a recompensa que ela na verdade foi lá e Rou negócio de graça, mano. Por que que cara fez isso? >> Ô Fênix, mas isso que você falou para mim é uma das partes mais legais assim também sobre a speed run, é porque a a pessoa ela, beleza, ela tem um esforço dela
e a gente concorda aqui que não tem uma recompensa exata, né? Uhum. >> E às vezes a pessoa tá lá no quarto dela durante horas e ela faz aquilo e ninguém fica sabendo. Eu acho que acabou que a criação de conteúdo ao redor disso deu Muito certo, porque a gente coloca ali em evidência o quanto que as pessoas se dedicam para conquistar um objetivo, né? Então, uma run o cara treinou ali horas e horas e provavelmente ninguém ficaria sabendo. Agora as pessoas passam a fazer uma história sobre, passam a explicar. E eu acho que essa
eh esse fenômeno faz parte da recompensa de você ser um speed run. Por exemplo, a gente teve ali um um brasileiro chamado Rick Ferno. E ele foi um dos caras que ele foi a primeira Pessoa a zerar celeste 100% a porcentagem máxima sem morrer. >> Nossa Senhora. >> E assim e ele fez um speed run disso. >> Nossa senhora. >> A a princípio aquilo ali ficaria na stream dele guardadinho, né? E tudo mais. Só que as pessoas vem esse tipo de história e aí surgiu artigo lá fora, eh, eu mesmo fiz um vídeo sobre ele,
>> porque é uma loucura mesmo, pessoal, loucura. E eu acho que a parte legal que Vem assim sobre essa criação de conteúdo e sobre os speed runners é você mostrar o quanto as pessoas se dedicam para chegar no objetivo, né? E principalmente por amor, porque não existe uma uma grande recompensa. A pessoa joga, ela quer chegar a ser a melhor naquilo ali porque ela gosta do jogo, não tem um um objetivo central. Eu acho que essa é uma das partes assim que eu particularmente acho mais divertidas e interessantes sobre speedrun. >> Muito bom, cara. E
a gente, eu queria falar um pouco mais desse recorde do Mário Bros, que foi quebrado há menos de uma semana, o recorde mundial, >> cara, >> do primeiro Mário, né? Então tem muito jogo que rola isso. O jogo é antigaço que a galera quebra um recorde depois de tanto tempo. >> É muito difícil porque porque assim como eu falei, execução e sorte a não ser que exista um fator sorte presente e Super Mario Bros não tem muito desse fator, entendeu? É muito difícil acontecer acontecer essa quebra de de recorde, porque a execução tem um limite,
as pessoas eventualmente, conforme o treino, elas vão chegar nesse limite, >> né? E aí, se você não tem o fator de sorte envolvido, você fica travado naquela execução. A disputa do a >> ele quebrou por milésimos. >> Tem milésimos o Super Mario World, tipo, nível que >> exato. A, >> inclusive o brasileiro tá aqui, ó, em, >> se a memória não me falha, eh, a definição desses milésimos depende do timer, porque determinados determinadas multiplicadores do timer contam um frame a mais, um frame a menos. Então você quer terminar as fases em determinados, em determinados contadores
de tempo, >> são 4 minutos, né? 4 minutos. Isso aí exige que tenham pessoas dispostas a querer quebrar esse tempo. >> É, >> é, né? Porque um jogo antigo desses é difícil ter a comunidade em cima dele. >> E também a a régua de entrada para você chegar num tempo desse hoje em dia, ela é mínima, porque quem vai competir com esse cara hoje em dia, essa run ela tá muito famosa porque é a primeira vez que que tá rolando uma speed run ser considerada perfeita. E por que que ela é considerada perfeita? A gente
comentou lá atrás sobre os taces, né, que é as Speedruns auxiliadas por emulador e a speed run auxiliada por emulador de Super Mario Bros, que seria considerada a speedrun perfeita, sendo jogada frame a frame, >> ela chegou num tempo, se eu não me engano, de 554 e alguma coisa. E esse rapaz aí ele tá batendo o mesmo tempo de alguém que jogou o jogo frame a frame. Então vai ser a primeira vez assim que a gente que a gente tenha uma speed run perfeita. E esse é um jogo de uma Execução dificílima. É, >> dá
para passar assim uma hora falando sobre uma tela, de todas as informações que ele tem que acertar ali, dos pulos, dos frames, o tempo que tá ali em cima, por exemplo, eh, 376, 375, isso influencia a, por exemplo, se você chegar na bandeira específico, a animação da bandeira demora mais. >> E uma coisa importante, tá vendo esse número aqui do lado? Esses 17.055, >> é a quade, é a quantidade de tentativas. >> Ele já tentou 17. 17.000 Legal. >> Mas é isso, né? O que a gente fala do Dark Souls Elden Ring, a recompensa de
você matar o boss depois de morrer 50 vezes. É speed run. É isso com esteroides, né? É um negócio, [ __ ] muito insano. >> Você fez uma analogia perfeita. A mesma sensação que você tem de passar daquele chefão lá do Astel do Elden Ring e você Finalmente vê lá enemy feld, sei lá, inimigo caído, é quando você bate um tempo no speed run. Assim, a diferença é que o inimigo do Elden Ring você talvez nunca mais enfrente. Agora speed run bate aquele êxtase aí o momento fala: "Eu acho que eu consigo fazer melhor". >>
Eu acho que dá para, entendeu? Tirar mais uns do >> aquela coisa, sabe aquele sentimento de que você acho que eu acho que eu não terminei com esse jogo ainda. >> Enquanto ele continua, você continua correndo. >> Legal. Não, e isso isso de acha que eu consigo fazer melhor. Eu vejo muito de speed runners. Às vezes quando eu assisto stream, o cara quando termina uma run ele fala: "Eu já sei o onde eu consigo melhorar". as partes da minha run eu errei ali ou >> às vezes é muito óbvio, né? Eu morri, né? O Song
teve isso, né? Demorou um pouco a até a galera conseguir uma run Sem morte, porque é muito difícil não morrer no no song, >> mas às vezes é um negócio mínimo que você sabe que é um pulo que você errou, um um dash que você deu errado e sempre dá para cortar tempo, né? Isso que é legal. A esperança não morre. Não, não, não. E essa é uma das partes divertidas, porque antes uma run era complicada por causa de mortes, você fala: "Não, beleza, limpei minhas mortes, mas por que que o cara ali que tá
morrendo é Mais rápido do que eu?" Aí você fala: "Não, nessa sala aqui eu tô jogando muito safe, tô jogando muito seguro, não tô correndo tanto quanto deveria, algum pulo eu não tô fazendo." E tudo isso você vai retirando da sua run para deixar ela cada vez mais rápida. >> Nossa. >> Agora, nesse caso aqui, ele tá fazendo coisas de frames. São coisas assim muito específicas. Isso é o que ele fez é basicamente se um computador jogasse por Ele faria exatamente o mesmo tempo, né? Tipo assim, sem errar, programado, sabendo certinho. Isso é assim, é,
>> esse truque mesmo aí, ó, que ele fez com a a bala do inimigo para chegar na bandeira mais rápido, é uma coisa que você já tem que vir lá do começo da fase fazendo, puxando a bala, >> levando a bala. >> É muito difícil, é muito difícil bala aquele cara ali. >> Aí você pensa assim: "Poxa, quem é que Vai hoje em dia correr Mario Bros nesse nível também?" Então a régua vai diminuindo um pouco >> mas isso é um negócio insano de um nível que que parece, né, impossível, literalmente impossível. E ele conseguiu.
E >> e o mais legal é assim, é porque a gente olhando aqui, eh, eu vou colocar entre muitas aspas o que eu vou dizer agora, tá? Parece um pouco simples, vamos Colocar assim, porque a gente tá vendo ele pulando e fazendo algumas coisas, mas se você for olhar por que ele tá fazendo esses pulos específicos? Por que que às vezes ele começa com o Mario andando para trás? Por que que ele deu aquela paradinha que a princípio é uma coisa lenta? Tudo isso aí são horas de conversa para explicar que, sei lá, a esse
pulo que ele vai dar agora vai fazer ele bugar ali na bandeira, sabe? Então é muito sinistro. >> Que [ __ ] cara. E aí, aproveitando a temática que a gente tava no Mario Bros, eu queria aproxar outros jogos que são interessantes, a speed run, né? Eh, vamos deixar acabar, né? Ele tá no final aí. >> Eu acho que aí tem uma coisa muito importante. Eu não sei se é essa speed run que tem, deixa eu até conferir. >> É, eu ia falar pra gente passar, mas vamos deixar acabar porque é 4 minutos 50, >>
então vamos ver o que que ele vai fazer. Ele tá no último mundo. É, né? Ó lá, ó. Isso. Ele é um bugzinho. >> É pular no cano, né? Perfect. >> É. >> Aham. Você tem 60 centavos de segundo para acertar. >> Isso é muito legal, cara. Vários jogos o speed run precisa do frame perfect, né? O Celeste tem muito isso. >> Celeste tem muito. >> Sim. É basicamente até explicando Resumidamente é é literalmente o jogo roda, como a gente falou em questão de FPS, frames por segundo. Frame perfectmente existe o frame exato dentro daquele
segundo que você tem que apertar. >> É. >> Não. E olha que engraçado, às vezes você olha assim: "Poxa, mas o Mário dele não morre, não sei o quê" não. É porque na mente do speedrun ele só enxerga hitbox agora. >> Ele foi embora. Espera aí o coração dele. 177. Ó >> lá, >> ó lá. >> É isso. GG. >> Muito bom, mano. >> Muito bravo. >> Muito legal. >> Muito bravo. >> 4 minutos 54. >> Qual que era o outro? Você tá com ele aberto aí? >> O outro, o que bateu. É, ele bateu.
>> Ah, é, cara. Eu acho que ele bateu por 3 milésimos um negócio assim. 10 milésimos aqui, ó. Esse cara, como chama esse cara? Ô, taque que a gente assistiu aí, >> tem é o Niftig. Niftk. É, ele é 45482. O recorde antes dele é teve um brasileiro aqui também, o Lequier também fez 454 831, que é 400, né, milissegundos. >> É 4 centavos, não 4 démos. É isso. 4 Dos. 4 DOS. >> Ele tá nessa. Google. É. Aí, mas antes o Tree fez há do anos atrás 44864. Então ele fez os 4 démos do
tre que tinha feito antes. >> É uns caras brigando por milésimos. >> É maluco. >> É doideira, né? Então eu queria trazer outros porque como que eu conheci o speed run? Eu conheci por causa do Game of Quick. Eu vi a galera acompanhando. É muito legal que a Twitch tem aquela Feature, é que assim, a Twitch é muito ruim para descobrimento, né? Sim, >> essa é uma feature horrível na Twitch. >> É, o YouTube sempre fo muito melhor nisso, só que tem aquela parte do lado que alguns canais aparecem lá e o games de Quick
sempre aparece lá quando tá em live, né? E aí eu eu conhecia assim. E aí alguns speed runs que eu fui atrás, eu queria pedir pro Tete puxar aí do Portal um >> puxa o speed run do portal um porque >> pô, o portal é um jogo que é muito divertido e ele é puzzle, então se você já sabe essa solução, qual que é a dificuldade? Quad é essa, é o speed run. É, eu para mim é o que eu penso do portal, >> porque eu eu zerei o portal um uns 20 vezes e eventualmente
ele fica rápido mesmo, porque você sabe, eu hoje um dia eu consigo zerar o portal em 40 minutos, 30 minutos melhor. E aí você começa a entender melhor que você tem etapas que Você pode pular, você começa a cortar a cortar. Então, só que o portal com o jogo da Valve e em Source tem o quê? Muito bug. Sim, >> tem como quebrar. Não que a sorte tenha bug. Veja bem. A torta épar essa parte aqui, ó. A torta é uma engine que ela permite muitas extrapolações de física. Então, quando você usa a física ao
seu favor, você buga o jogo muitas vezes. Então, ó, a a run portal começa com o cara pegando o Rádio e usando o rádio e o save automático. Esse longe aí é o save e save automático. É que ele que ele aperta o botão salva e ele vai glitando a parede e, ó, ele sai do da fase. >> Exato. >> E é isso. É run inteira. Basicamente ele faz isso em vários lugares e vai pular os lugares. >> É, ó, ali no timer tá escrito lá o portal embaixo out of bounds. Aquele ali é o
nome da categoria. Então essa é uma Categoria onde o runner ele vai jogar basicamente fora dos limites do jogo. E aí nessa categoria é permitida esses vários bugs. E o legal de portal é isso, porque é um jogo de puzzle que ali a tem outro puz, né? O seu objetivo é simplesmente criar portal para chegar na próxima sala. Só que os caras descobriram como atravessar a maioria delas antes mesmo de pegar o portal. E quando pega o portal, a coisa fica muito mais sinistra, porque existe alguns Frames específicos onde você consegue criar um portal dentro
do seu portal >> e aí você passa a atravessar as salas ali. O que ele tá fazendo? Ele criou um portal em cima do elevador que já vai pra outra fase. Ali ele já criou o portal debaixo do elevador. Então >> era outro tipo de jogo. Mas clar, muito bom. Se você colocar uma run portal agora em bounds, aí você vai ver outros truques diferentes. Aí é uma loucura até para explicar isso. Muita coisa Acontecendo >> na BRAT a gente fez uma sequência mostrando todas as speed runs de portal assim as principais categorias. A gente
fez uma out of bounds, uma fin bounds, uma >> muito legal cara. >> Isso que ele fez ali também é é muito legal. É uma coisa que usa bastante na outra categoria é que nesse jogo descobriram que se quando mesma coisa do Mário, né, que se você pula para trás o Seu limite de velocidade não é capado. Então se você fica combando vários pulos para trás você fica super veloz. >> Ainda mais na s que tem bunny hop, né? Aí o cara faz o bunny hop que você tá ligado, o bunny hop ele vai estacando
velocidade de costas. Então >> é muito insano. >> É a range portal é muito legal. A galera que faz bunny hop usa o pulo no scrolls o mouse. É isso. Porque assim, como você tem que ter um tempo perfeito para Acertar o próximo pulo, o que que é mais fácil? Você tentar apertar o espaço quando você chega no chão ou você girar o scroll que vai ser várias instâncias de espaço? Faz sentido. >> Examente. Você só ficar >> nossa, essa run é mais tempo no no loading e shaving do que no >> É porque o
jogo é de fases, né? Cada fase tem um loading. Aí ele tá fazendo de fase em segundos. Toda vez que troca de fase é meio demorado, né? Ele dá umas Travadinhas assim. >> É coisa de jogo, né? A range portal ela é muito louca. >> É muito doida, cara. Quanto que é o tempo desse cara aí? Ô Takich é >> 4 minutos. >> Ah, tá aqui. >> O recorde é dele mesmo. >> Ali em cima, em cima do do atual do tá rolando em verde, ó. Record. >> Ah, tá. O recorde é dele. 5:20. >>
O o a soma dos melhores segmentos, que Eu acho muito legal isso também. A galera que não conhece Speed Runners, eles sempre dividem o jogo em segmentos, porque >> dessa forma faz sentido isso, né? Você sempre sabe onde que você pode melhorar, né? Aquele segmento dá para ganhar uns segundos, né? E e é a mesma lógica, cara, de corrida. Quando você assiste Fórmula 1, eles separam as pistas em três setores que aí os setores aí quando você tá vendo a qualify, você vê cada Setor dos pilotos e quando ele faz um tempo verde é o
melhor tempo dele, o roxo é o melhor tempo de todos os pilotos. É. Essa é a lógica, né? >> Esse programa que ele tá usando é o Live Split, né? E ele tem, o nível de configuração que você pode pôr nele é fantástico. Então, pode ver, ó, ele ele mostra o recorde mundial dele, mostra o pace atual, como ele tá indo, né? Tipo, o ritmo atual dele, tem o filho dos melhores ali embaixo, né? Que é a soma Dos melhores segmentos dele, ele que é a soma de até onde ele pode chegar >> é muito
bom. >> É, por exemplo, olha o recorde dos melhores ali, ó. Sum best, ó lá, ó. >> É, é um >> ó, o recorde dele é 5:20. É se ele jogar o melhor que ele jogou na vida. A gente chama de filho dos melhores. >> Gostei do filho dos melhores. É melhor inclusive. >> Aham. >> Agora que eu vi ali é porque tava >> c e se é se ele fizer todas as o melhor tempo que ele já fez em tudo. O melhor tempo possível deles. Soma de todos os tempos seria um c um 506.
>> É. ele faz, fizer a run perfeita dele e não melhorar nenhum segmento, ele faz isso aqui. >> Exatamente. Exatamente. Pace é o quanto ele consegue até o momento. >> Uhum. >> Baseado no que ele marcou até agora. >> E isso aqui são as chances, é as tentativas fez 4000. >> Vamos lá. 110 runs completas que ele terminou e 4683 tentativas. >> Nossa, então ele resetou 4500 runs. >> É tipo assim, ele chega numa parte falar: "Ah, não fui bem, vou resetar". Aí volta. É, eu tava, eu, eu comecei a dar uma pirada em speed
run quando eu vi há alguns anos, não sei se faz muito Tempo que eu não vou lembrar de cabeça, >> mas sobre o Resident Evil 3, >> sim, >> do original que >> não, o remake é facinho, né? É 2 minutos. >> Então já é, já é curto o jogo de speed run, né? >> Serra elétrica, né? Que você tem na mão. >> Isso. Mas o três original, para você que talvez não seja muito do dos antigos, ele é o único que tem um RNG nos itens, Tipo, não necessariamente. >> Como assim? >> A Magn
a Magnum e a e a bazuca, né? Isso, tipo, na delegacia pode ter uma arma ou outra. Às vezes um item de um puzzle pode estar num lugar ou outro. Não é randomizer, mas tem um RNG. >> E eu vi um vídeo explicando como seria a run perfeita do Resident Evil 3. E a chance é tipo 0,00683% de conseguir isso numa run. >> E aí eu tava vendo a história do cara Que fez a 0.004, tipo um ou dois démos acima da run perfeita. E é isso, ele vê que não veio o negócio, o item
certo, já reseta, veio, foi até tal parte, não veio, reseta. E ele vai tentando, tentando, tentando até a run perfeita, fora execução, né? >> Porque não é só ter a run perfeita, também tem que fazer tudo certo. B final, >> então já pensou você morre, cara, sem Querer você fica emocionado. Sensação é muito ruim, >> mas deve ser horrível para você é horrível, >> cara. O cara sabe onde vai cair o o o o a bolinha. E ele saiu aí do mapa, né? >> É. Aí ele saiu só para rir, porque isso aí tá fazendo
graça. É. Jáou, já acabou, jáou, né? >> Tem gente que consegue matar a Glidos, né, que é esse chefão aí, e chegar no stereg do bolo enquanto tá matando ela. Ah, >> é [ __ ] que doido. >> Mas é muito bom, cara. Eu adoro run de portal. Eu assisti muito >> o, ó, o de Resident Evil 3 que você puxou aí, o terceiro lugar do mundo é um brasileiro, é o The Neves. >> Ele fez há 5 meses, inclusive, não faz tanto tempo. E a rank tá em primeira, é um argentino. De Neves, você
consegue, cara. Neve, >> falta pouquinho, mano. Ele fez 40 Minutos e 49 segundos. O argentino fez >> 40 minutos e 35 segundos. >> Então é isso que eu lancei o RNG. Tipo isso que que que fe assim, né? É, acho que a graça da galera fica tentar tentar tentar para pegar uma partida melhor. >> Aham. >> Cara, outro jogo que é bem interessante que a galera comenta muito, mas esse eu não conheço. Eu deixo para vocês comentarem sobre, é o Zelda Ocarina. Qual que é a o a intricidade da do Okarina aí? >> O Oarina
é extremamente quebrado, tipo assim, muito muito. Tem >> esses primeiros jogos 3D geralmente são, né? >> Sim, sim. Não, os jogos 64 são fantásticos de R porque, meu, tem muita coisa. >> Olha, o Caren of Time não só tem muitas categorias, né? Tipo, e >> e assim, até onde eu me lembro, >> eu acho que tem glitch sendo assim, ainda tem glitch que ainda estão sendo trabalhados, tal. Eu lembro que, tipo, quando a gente começou a brate, a gente pôs uma categoria de de de Carina no evento e e depois eh já me falaram: "Ah,
tem uma nova tem uma nova rota". Eu: "Tá bom." "Ah, tem uma nova rota". Eu: "Tá bom, tem uma nova, tem uma calma, gente. Como é que tá? Como assim? O jogo já é velho, né? E >> e meu, até hoje a comunidade joga muito. >> O o Randomizer de Ocarina é o mais famoso, >> entendeu? A a a run do Ocarina, ela teve um problema muito grande, porque assim, ela dividiu grande parte dos speedrunners. Essa Rain, por exemplo, ela faz um pouco parte desse problema porque quando o jogo saiu, o pessoal começou a correr,
existia um um método de você chegar até o fim dele, que você passava pelas dungeons, enfrentava os chefões, etc. e Chegava até o Genon no castelo final. E beleza, >> aí com o tempo descobriram que existia um item que é uma garrafa que você conseguia utilizar ela para se teleportar para outras partes do jogo. Beleza? Isso aí já comeu um pouco mais do tempo. Aí um outro cara descobriu que logo no primeiro chefe, assim, no primeiro chefe do da aranha zona lá, se você pegar a garrafa e fazer um esquema parecido, você consegue sair de
uma sala Já direto no Genon. Aí beleza, é assim, foi sendo estabelecido a speedrun de Oaren of time. Só que teve um maluco que ele descobriu, tal como lá no Super Mario World, como reescrever o código do jogo. E aí você colocava dois controles no N64. Um, você colocava liguinha para puxar o analógico pra esquerda, uma coisa muito específica. E aí você executava um código arbitrário no jogo que te pulava direto pros créditos. Aí o pessoal começou a se perguntar, né, Poxa, onde é que a gente tá jogando, fazendo speed run ainda e onde é
que a gente tá quebrando? E já os caras abre os o a pasta de instalação do PC, eles joga o crédito ali e valeu. >> Exato. E aí eles quebraram tanto o Ocarin of Time que a Ram meio que as rotas delas foram se perdendo, porque >> tem gente que vai jogar matando os chefões, tem gente que vai jogar fazendo o teleportezinho da garrafa >> e tem gente que vai fazer a loucura que Daqui a pouco você vai ver. Inclusive tem um brasileiro >> eh chamado Shaker Shaker que ele fez um um desafio muito legal
onde ele zerou o Zedcarin of Time sem Ocarina. >> Ué. Uhum. >> Então assim, tudo isso é um conhecimento que a galera de run vai se juntando, aprendendo. Vale muito a pena você ver esse vídeo aí porque você pensa, é uma das mecânicas principais do jogo, né? Como que ele consegue passar de uma tela Para outra sem utilizar um dos itens principais? Agora aqui nesse caso é algo tão específico que acontece, é uma preparação tão grande para essa run, mas que ela acaba destruindo tudo o jogo. Aqui esse começo ele é ele é ele é
de certa forma simples, mas vai chegar um momento aí onde ele trava numa cutine e vai direto pros créditos e aí acabou. >> É isso. É isso, >> [ __ ] Porque eu tô vendo que dá 2 minutos, mas o tempo é 3 minutos e 40, Então eventualmente vai acabar simplesmente >> é um credit swp, né? E assim, eh, é onde você vai começando a ver as separações de categoria, né? Então, tipo, alguém descobre alguma coisa e acaba descobrindo, porque tem cada vez mais gente jogando, cada vez mais gente testando >> e aí acaba criando
e aí você vai tendo as separações por categorias >> e é é e é onde você acaba tipo cada um Faz o que meio que quer e tá tudo certo. >> É, eu tô vendo aqui a a run, desculpa cortar, a run glitchless é 3:35. Isso aí é com todos os bugs banidos, porque Zelda da Ucrina of Time o que mais tem é bug. Aham. E aí tem outras categorias aí também que deve ser um um Gen Dungeons. Mas ó, esse jogo ele é tão bugado, enquanto ele chega no finalzinho aí que sabe o jogo
Paper Mario de Super de Nintendo 64, eles descobriram que por causa do bug desse jogo que vocês vão Ver aí, se você chegar no Paper Mario em um certo ponto, trocar de cartucho rapidamente pro Zeldocar of Time, reescrever o código no cartucho e deixar o o memory pack, memory pack, né? Não sei se vocês já viram no no 64, ele salva um pouco a memória. Ó lá, ele tá reescrevendo o código agora. Se você reescrevesse parte do código nesse memory pack e trocasse de volta pro Peper Mario, você também é pros créditos. Então assim, é
esse jogo, ele É tão bugado que ele quebra outros jogos, >> porque special pack tem um esquema, tem aumenta RAM, às vezes alguma coisa guardada ali da RAM do jogo e >> aí através desse bug escreve nessa >> que doideira, cara. >> Nossa. >> Ó lá. E aí, blau? E blau >> voltou aí >> as mãozinhas pro alto >> e >> e créditos. >> Tem que explicar essa >> Zelda. Olha o Zelda ali, mano. Não, ele tá pequeno aí. >> Ele tá pequeno. É porque não cresceu, né? Que isso, cara? >> Cara, speed run é
muito legal. É muito legal. É, esse é o único final. >> É muito precisa princesa. Pera aí. Tira o negócio do bolso, mexe, faz não sei o qu. Ele tá mais >> não dá para ver ele, né? Muito bom, muito doido, cara. >> É esquisito. >> Ó, Tageix, já prepara aí a run Celeste pra gente rodar rapidinho. Só fazer uma pergunta falam tanto de que tem regras diferentes tudo mais. >> E aí eu tenho duas dúvidas sobre como Beleza, cara. >> Ah, mas pega tas bot. Tasbot pra gente já falar do Tbot. tá legal? >>
Que é como provar, porque vocês falaram Que tem muito cheat e o é de comunidade para comunidade, como é que funciona, como se grava, como que Então essa é uma das perguntas >> e já relacionado a isso, como que a comunidade vê tipo controles, sei lá, alternativos, sei lá, no PC, teclado e mouse ou controle ou tem diferença também, também tem categorias para controles diferentes. Como que >> assim, vamos lá, a primeira pergunta é muito sobre tipo experiência. >> Uhum. >> Tá. Eh, então depende muito, a comunidade normalmente tem experiência, sabe lidar e e acaba
desenvolvendo estratégias para poder aprender a a pegar os trapaceiros. Por exemplo, Super Meit Boy, eles pegaram alguns trapasseiros porque eles viram que os frames que aconteciam durante o load eram diferentes do que o o jogo se comportava. Como >> Uhum. >> Durante o load existe um comportamento específico que o bonequinho do load faz, né? E aí eles sabiam a distância correta e quando eles foram ver o vídeo, ele ele tava cortando esses tempos dali. >> Ou seja, o cara tava cortando pedacinho do vídeo. >> É, tava editando o vídeo, >> que é o splicing. >>
Aham. >> Né? Assim, isso ficou tão famoso que já tem um termo, né? O pessoal que fica Cortando a própria run para parecer que é uma run feita de uma vez só. >> É. Ou por exemplo, quando quando você tem alguém que, tipo, por exemplo, manipula o jogo com uma hack room, alguma coisa assim, >> alguma coisa fica diferente do jogo, você acaba pegando. Teve teve um cara que fez uma speed run de Yu-Gi-Oh Memories e que você claramente via que quando o cara ganhava uma carta tinha duas cartas sobrepostas e aí você Conseguia enxergar
que ela tava sobreposta, >> entendeu? É, esse cara foi pego e banido. >> Teve um um um caso muito engraçado aí de Celeste também que um ele ele começou a postar vários vídeos da run dele, só que na run dele sempre tinha um papagaio assim no canto da tela que ele falava que era o o avatar dele, né, que ele usava. Então, beleza, na stream dele, só que as runs dele eram muito boas. E que Que descobriram? Uma coisa muito simples. Tem gente que vai lá e edita o vídeo, agora esse cara, por que que
ele botou o papagaio ali? Porque o papagaio ficava exatamente na frente da do ícone de loading e aí ele cortava as runs e ninguém via quando o ícone de load mudava e aí descobriram por causa do papagaio na tela. Então geralmente as descobertas, né, de trapassa vem por causa de experiência mesmo. E às vezes demora muito tempo, demora anos para Descobrir que um cara é trapaceou num speed run. >> É, mas que envolve muito glitch, né? Tipo, você falou do Yu-Gi-Oh, por exemplo, como você sabe que aquilo foi um hack ou foi um glitch com
cara? ainda foi meio grosseiro, deu para ver, né? Mas, por exemplo, em Enduro, um cara eh fez uma uma run perfeita de desviar lá de 200 carros, né? E e o pessoal estranhou, foram até brasileiros que descobriram o que aconteceu. E aí eh o Cara, na verdade, tava passando um filme e ele usava uma tarja branca para esconder a extensão do arquivo. >> É. E aí a Tarja era quase da mesma cor da barra, mas não era perfeito. Então, olhando bem o vídeo, eles perceberam a Tarja, >> nossa. tem um nível pior que, por exemplo,
na Mario 64, que é cheio de glitch, etc. Como é que a pessoa vai descobrir ali é se o ultrapaceou ou não? E aí os caras chegaram no nível de Descobrir os frames que o Mário pisca. Então quando o Mário sai de uma tela, ele pisca certos frames. 64 frames, tá? vai ficar muito ruim 64 frames. Mas quando ele volta de uma fase, esses 64 frames continuam para ele piscar novamente. E aí, como eles passaram a detectar trapaças, se o Mário levasse um tempinho a mais ou a menos para fazer a piscada que ele teria
que fazer naquele momento, significa que a R foi cortada. Aquilo ali detecta na hora. >> Que doideira, cara. Então eles descobrem doideiras para desvendar. A gente é tudo maluco. >> Ó, eu pedi para taque pegar aí e esse aí eu vi ao vivo quando aconteceu. Foi muito legal. >> Qual é esse GDQ? 2018. Não, esse é o ano que que o jogo lançou. >> Essa é 2015. >> Não, 2000. >> Não, não, não, não. Pera aí. >> Não, não é não é 2015 não. >> É, é 2015. Tá queix. Deixa eu ver. >> 2019. Essa
foi se anos atrás. É, >> é 2019. É por que que tá 2015 ali, né? >> É, era um gol, um incentivo que eles tinham. >> Era um incentivo. É. >> É. Então, e essa run aí, cara, eu assisti ela ao vivo e eu fiquei chocado porque até então eu não conhecia o Tasbot. Que que é T das bot? Eu nunca tinha ouvido falar na minha vida. E aí os caras estão nesse momento explicando O que é o Tasbot. E eles levaram o Rob do da Nintendo ali para unificar esse Tbot, né? Porque ele é
um bote, ele é um PC, ele é um é um robô. Mas eles botaram robozinho com controle na mão pra gente achar que é ele jogando, entendeu? Exatamente. >> E aí eles estão configurando, eu acho, Tasbot. Mas pode pular ainda pra frente o Tacate, que a gente vai ver é só o PC jogando, né? E aí fala um pouco Save sobre isso, sobre o Tasbot, essa essa Modalidade, né? Que é fazer o Tasbot pros jogos. >> Cara, isso foi muito legal deles terem mostrado na Games Don Quick, porque essa é uma speed run que eles
vão mostrar, é um segmento de um speed run que eles vão mostrar. É feita pelo, ó lá ali, ali, por exemplo, bem rápido onde eles mostraram, você vi que tinha Lu, não sei o que, ali é left, up, entendeu? os comandos comandos frame a frame, porque novamente, né, o TAS to assisted speed Run é uma speed run feita com auxílio de ferramentas, no caso os emuladores, >> um pouquinho taque pro meio do vídeo. >> E ali, ó, eles estão cincando, eles estão sincronizando, né, os comandos que eles querem pro jogo, >> pro TAS mostrar ali
o o o TAS Bot, que você falou, eles representaram ali no hobby, né, no videogame. E é legal que ele tem um controle de NES na frente dele que vai piscar os botões que estão sendo apertados. Se você olhar bem ali No cantinho ali, ó, >> dá para ver os botão. Os botões fic é é o allber berries, né? Ele tem que pegar todos os morangos. Aham. Nossa senhora. Ele atravessou, mano. >> Sim. É um dem é um demodash. Eh, o que acontece? Esses espinhos, a maneira como eles são configurados, o que acontece? Existe um
frame, alguns frames de distância entre eles que é que >> não tem dano. E aí se você der um dash com uma delline agachada, tem um jeito, Tem um jeito de você dar um dash com ela e ela estar agachada durante esse dash. Você passa exatamente nesse espaço. E esse dash chama demo dash porque ele foi descoberto na demo do jogo. >> Ele tem perfeito que os morangos não conseguem chegar nele, mano. >> Exatamente. E aí foi muito legal eles mostrarem isso em live, porque popularizou bastante também a prática de TAS, porque se um speed
runner já dedica muito tempo para fazer uma run, Tassers, Então dedicam um tempo às vezes ainda maior, porque nesse caso ali você vê ali ali embaixo, ó, Eoni, Fish e Cale, né, que foram as pessoas juntas que fizeram essa run. Eles escreveram código a código, né, input a input para essa run acontecer. Isso é basicamente tipo encar uma legenda. É, >> tem que ser tipo exatamente no frame. Exatamente o comando. E eles vão frame a frame do jogo colocando o comando. É isso. >> Ex. Eles precisam saber o que colocar, né? E e literalmente testar
cada coisa para ver qual. >> Então eles testam cada frame, basicamente, né? O muito legal de um TAS é porque ele explor >> Nossa, que que ele fez aí, mano? Aí, ó. O cara simplesmente tá pulando nos noss dá fazer esse dá para fazer. Eu já vi esse, >> mas o o legal de um TAS é porque ele explora os limites de um jogo, né? Claro Que para um humano fazer isso aí é muito, por isso que a gente tava falando do Supermrio, porque é o cara tava fazendo basicamente como fosse um TAS. Agora, nesse
nível de gameplay de Celeste, é muito mais difícil porque >> o número de >> de truques que são frame perfect, ou seja, que exigem, sei lá, uns 6 centavos de segundo para você acertar são gigantescos. Mas é legal de assistir porque você vê o jogo no seu potencial Máximo ele sendo explorado. >> Muito maneiro, cara. e e inspira as pessoas a a chegar nesse nesse nesse limite, né? >> Eh, existe, tiveram casos de que as pessoas chegaram e passaram e passaram o PR TAS >> e você volta já pro começo da >> Sim. >> É,
>> é, mas com uma estratégia diferente assim, não replicando >> também, também. Eh, tem um vídeo fantástico do Somin sobre Mike Tyson Punchout, onde eles descobriram estratégias para poder passar do TAS. Ah, >> e aí foi muito legal. >> É muito bom quando tem speed run desses jogos aleatórios, né? É um que eu gosto muito é o Sports Golf. >> Esse speed run, o o Sports tem vários esports, né? Um deles é o Golf. Então tem o speed run de você zerar o Golf no Sports. >> Certo. Aham. >> Entendeu? É muito bom. >> É
muito bom esse. E é muito bom porque, cara, é impressionante. Mas até o Golf tem as suas coisinhas que eles descobrem ali. É, e eles conseguem fazer o speed run. É muito [ __ ] >> Tudo, tudo, tudo que dá para explorar, os caras vão atrás para tentar diminuir o tempo o máximo possível. É muito legal. >> Imagina o cara que chega no date e fala: "Que que você, quais são as suas conquistas de vida?" Ah, foi os top um speed runner de sport golf. >> É muito bom, né? Ó, o próximo jogo que eu
queria puxar aí, ó. Oich pegou o do golf. >> O do golf é bom, cara. Mas o cara tem que acertar a atacada, que é um desafio, né? É difícil. Já posicionou, foi, >> ó. Já foi o blau e Hollying one. Não é não não dá para Holly One sempre. >> Não é sempre >> não é maravilhoso porque é muito rápido. >> Mas aí ele vai ser Nossa Senhora. Ele faz para acertar no poste da parada e já cair direto. É tudo muito >> aí ó. Buraco dois. Vamos lá. Stroke um. Virou P. Bateu. Blau.
Blau. Aí uma até uma dúvida sobre isso aqui. Bateu. R. >> E puxando com a dúvida que eu puxei que eu falei mais cedo do controle lá. Sim, >> isso é feito com o emote mesmo. >> O o >> ou ele tá jogando com controle, né? >> O dof, eu não faço ideia para ser sincero. Boa pergunta assim, porque assim >> tem que existe uma jogar o smoke. >> É, não vai existir uma proibição na maioria dos casos, mas vai existir talvez limitações. Por exemplo, você não pode usar um controle turbo, >> tá? >> Ou
você pode usar o controle turbo, por exemplo, é >> a categoria é botão o controle turbo às vezes, né? É. Ou ou ele só pede que você indique. >> Então é importante por quê? Por exemplo, vou jogar um RPG, vou pegar o Fantasy Star 4, certo? Você tem que marchar muito o texto >> por 3 4 horas. >> Então o botão turbo nesse momento, ele só ele te ajuda. >> Só uma qualidade de vida tá te dando vantagem. Exato. Entendeu? Então é Literalmente vez você fica lá apertando, você só >> é tipo do Porto lá
que vocês falava de colocar o pulo no scroll, tipo quem jogou no 360 não consegue fazer a mesma coisa. >> Exato. Aí não corre. Exato. >> Não, mas aí não merece também, né? O cara vai fazer speed run de porta no 360. de box. >> É, [ __ ] pelo amor de Deus, não é, mano. Não impede. Às vezes divide as Categorias por causa disso, entendeu? >> Mas eh não existe, não costuma ter uma proibição, no máximo uma limitação ou um pedido de explicação nesse caso. >> Entendi, >> cara. O que você falou, me lembrou
uma história muito muito rapidinho aqui, mas você perguntou sobre os controles, né? E no Cuphead descobriram uma trapaça por causa de controle, porque lá existe um truque muito específico. Quando você passa de um chefe, mostra a tela de Resultados, certo? Não sei se você lembra. E aí, dependendo de como você foi no jogo, você ganha algumas estrelinhas. Só que se você apertar um botão num momento específico, as estrelas aparecem de uma vez. E aí assim, no speedrun normal, o jogo tem 20 fases. O runner ali, ele consegue acertar esse truque seis vezes, sete. E aí
teve um cara que acertou 18, 19. Aí o pessoal achou isso muito estranho. E aí ele revelou que ele tava usando um Controle com botão turbo, inclusive botão turbo, um ótimo canal aí de speedrun também. Mas enfim, ele tava usando um controle com o botão turbo para quê? para conseguir apertar o botão durante todos os frames e sempre acertar o truque. Aí ele foi banido, porque esse é um caso onde o controle não pode te dar uma vantagem, porque se ele acerta esses truques, ele ganha muitos segundos na frente de outras pessoas. >> Entendi. Faz
sentido. >> Boa. Próximo jogo. Takix. Esse o Vinner vai gostar. Half Life. >> Half Life. >> Tem que ter speed run de Half Life, né? Se tem de Portal, como que não tem de Half Life? O jogo mais clássico dos FPS aí de de de >> car. Ele já vai no bunny hop, né? Porque o negócio é um bunner hop, não anda assim no no Half Life. É só no bunny hop. Já pegou a a Sil e aí ele vai. Inclusive, sabia que tem uma curiosidade Desse dessa área ali que é o vestiário daquela era.
>> Várias armários você consegue abrir e tem umas fotos de umas pessoas, pessoas mesmo e cachorros e tal. As pessoas cachorros são a família dos devotaram lá. Caraca, >> muito legal. >> Eles botaram lá no vestiário mesmo, né? É, >> é, deixaria lá, né? >> Ó lá. Mas eu o que eu acho interessante speed run aqui é é basicamente uma dança, né? Ele tem que ser exatamente o que fazer na hora certa e se ele fizer isso >> durante toda a speedrun, ele consegue, né, o o zerar. O Half Life tem uma dificuldade que é
a parada do de você não conseguir sempre pular cut scenes, né? Porque os cutins no Half Life não são cuts, né? Eles são momentos que acontecem na sua frente lá. E aí eu já vi muita gente usando no Halflife 2, eu Acho que tem, não sei se no um tem, que é os caras pegam eh itens e bate na cabeça do NPC porque assim ele teleporta para onde ele tem que tá no final da fala dele. Porque os NPCs no no Half Life eles têm um um percurso que eles têm que fazer durante a fala
deles, né? >> Sim. Eles vão andando e falando assim, >> se você bater, eles já vai para lá e libera o caminho, aí você vai, entendeu? >> É, então é um dos jeitos pega um livro e Fica batendo livro. >> Um dos jeitos de se lidar com sorte em speed run é justamente, né, com com a RNG é a manipulação de de RNG. E tem muitas maneiras de se fazer isso. Tem tem SPR que usa metrônomo, por exemplo, para correr Pokémon, para poder pegar o EV certo daquele Pokémon inicial que ele tá pegando. Aham. >>
Né? E é esse tipo de coisa, tipo, você vai manipular um NPC para que ele faça o que ele tem que fazer mais rápido. >> Uhum. >> Então, tem muito tem muito disso também de de aprender a a entender como como a RNG funciona e você depois eh aprender a manipulá-la. Tem uma história muito legal, inclusive de Super Mario 64, que um cara descobre do nada um glitch que faria salvar muito tempo, alguns segundos, tal, não sei o quê, e só que ele não sabe como ele fez, que é aquela coisa, uma coisa é descobrir,
outra coisa é reproduzir. >> Uhum. Então, e aí >> ele põe uma recompensa pra galera procurar, pelo amor de Deus, vamos descobrir como como que isso funciona, tal, isso vai ser muito útil, tal, ninguém acha. Eles descobriram que um neutrino passou pela fita naquele momento. >> Nossa senhora. >> E isso mudou como o jogo se comportava naquele momento. >> Calma aí. Como que eles descobriram que o neutrino passou pela fita naquele momento? Sim, basicamente um raio cósmico. Basicamente passou pela fita naquele momento, alterou um número na na na memória do jogo naquele momento e foi
e fez o o Mário subir. >> Cara, foi muito engraçado. Eles eles fizeram basicamente tentativa e erro, né? Tem um tem um artigo fantástico da COTACO explicando isso. >> E Basicamente descobriram depois de tentar muito que foi pura sorte o que aconteceu naquele momento por uma reação cósmica do universo. >> Nossa cara. Ó, o Takicho, olha que eu descobri aqui. O Bluster 12 é o speed runner que fez, não, Buster 12 é o speed runner que fez a run de Halflife 2. É o o recorde mundial é dele aqui no speedrun.com brasileiro. >> Olha, >>
Buster 12, não, Buster 12, autofalantes, não, né? Vocêes e Half Life 2 aqui, ó. Eu achei no YouTube e hum não o YouTube todo bugado aqui. Eu odeio. Ai olha isso aqui. >> É, então quer dizer que agora Mário 64 tem uma >> um tipo, uma categoria que é LHC. É isso. >> Ele não, ele não é reproduzível. O Gat não é reproduzível, né? Então acabou. Eu contei, eu contei do >> como é que chama? Do efeito cósmico que aconteceu na fila de Mario 64 do GR. Muito bem. É muito bom. Reproduzível agora >> por
enquanto. >> Vai saber se >> por enquanto daqui 50 anos o recorde mundial é do brasileiro no Half Life 2. Buster 12. Ele fez aí o recorde mundial 36 minutos e 30 segundos que a gente tá assistindo agora. >> Ele pega porque ele vai bater no cara, Ó. E ué, >> voltou pro começo. Ah, não. Mas você voltou o vídeo, né? Que susto, cara. Não, ele voltou. >> Não, que eu tenho. Pô, >> que isso, cara? Que que ele tá fazendo? Calma aí, mano. >> É. Mas calma aí, cara, que ele ele tá bugando agora.
>> Tem que explicar isso um dia. >> É, ele vai voltando, >> ele tá tentando pegar velocidade no Bunny hop. >> Ah, ele tá recomeçando a run. Ele recomeçou a run. >> Ele recomeçou a run >> porque ele tinha errado alguma coisa. Ó, ele pega o telefone. O telefone é primordial, porque o que que ele faz aí? Ele vai bater alguém, alguém, algum NPC na cabeça com esse telefone e o NPC vai sair do caminho dele. Você vai ver ele, o telefone não é à toa ou é? Eu acho que não. >> É, ele deixou
certo ainda, né? Ajeitou a posí. É exatamente isso, ó. Ele bate o telefone na cabeça do cara. Bate, bate aí o cara some, ó. É muito bom, mano. >> O pior é que não é que ele joga, ele só, ele tem que mover a câmera. >> É. E às vezes não vai de primeira, ele tem que de novo. >> Aí, ó. Bate no outro lado. Dá licença. >> E bate nele aí. Aí bate de novo. >> E aí o NPC vai para o lugar final dele. É muito bom isso, cara. >> As descobertas dos run.
Muito bom. >> O próximo Takh é o do Dark Souls. >> Dark Souls. Legal. >> Tem um speed run interessante. Por qu você sabe a história? >> O Dark Souls ele tem um esquema muito legal porque as armas no Dark Souls cada um tem uma animação, né? E aí descobriram como você roubar a animação de uma arma para outra arma. Aí por que que isso seria útil? Porque, por Exemplo, pensa na Black Knight Great Sword, que é uma arma gigante que tem um dano altíssimo, só que em vez de você utilizar a animação dela, você
usa animação de uma labarda, que é um segundo de animação, e aí você vai com uma arma que tem um dano gigante, só que com animação muito curta, o jogo inteiro. >> Então é esse tipo de coisa que que torna Dark Souls muito legal. Por exemplo, quando você morre, existe uma coisa que Acontece no jogo que a câmera troca para te mostrar você morrendo. E aí descobriram como você travar o jogo nessa câmera. Você finge uma morte no jogo. E que que isso faz com o jogo? Faz com que as salas não sejam carregadas e
você consegue atravessar direto para lugares onde você não deveria, porque o jogo entende que você está, entre muitas aspas, morto. >> Aham. >> Né? Dark Souls, ele tem vários detalhes. Ah, aí, por exemplo, ele tá tirando, >> mexendo no inventário enquanto sobe da escada para não perder tempo. É, ele tá só tirando os itens já para preparar. Aí, se eu não me engano, ele vai pegar essa bombinha aí, que é uma maneira mais rápida de matar. >> Ele tá mais leve também, consome um pouco menos de estamina, né? >> Cara, a a run de Dark
Souls é muito legal. Inclusive, fica o convite aí, tá explicando speed run de Dark Souls 1. Dark Souls 2, hein? É verdade. >> Eh, o Dark Souls 1, a run desse cara aí é 19 minutos. É isso? É 1934. >> 1934. >> Aham. >> Teve uma rota nova aí, então, novas descobertas nessa run. E esse cara, ele falou que durante muito tempo ele queria fazer um tempo menor que 20 minutos. E agora olha só onde é que já tá. >> Doideira. >> E esse jogo é difícil. Eu gosto muito Quando eles são jogos difíceis, mas
é como você falou do Cuphe, né? Geralmente os caras descobrem alguma coisa que não fica tão difícil o jogo, né? É, >> que o jogo começa a trivializar. Sim. É mais difícil o desafio, tipo, executar o que precisa fazer perfeito do que >> Sim. E tem tem muito jogo que você acaba tipo ele jogando normalmente é muito difícil e na speedrun ele se torna muito fácil. >> Uhum. >> Entendeu? O difícil é fazer o tempo perfeito da speed run, né? >> É exato. É que eu falei, aprender speed run que é só, sabe, acelerar pelo
negócio, tem jeito, tá ligado? Pr você aprender as técnicas que você pediu, tipo, tipo, te poupa tempo se você quer só terminar o jogo, sabe? Muito legal. >> É. E o Dark Souls, a gente tem um brasileiro no leaderboard em 12º, Marionete. >> Marionete. Grande Marion. Gente bo >> ele fez em 21 e 29. É que o recorde um, o top um hoje é 1928. Deu um perry no soco. >> É, deu. >> Essa run Dark Souls é muito legal porque até o mouse influencia. Você joga no controle, mas o mouse deixa numa posição específica
no menu porque você consegue duplicar os itens e você consegue fazer dinheiro infinito, consegue >> pegar outras coisas. >> É, é legal de ver que ele só mexe o Inventário e tal quando tá numa animação, né? Ou subindo na escada ou abindo por tudo aproveitado nas runas. Até aí por, opa, perdão. Até aí, por exemplo, onde parece que nada tá acontecendo, ele selecionou ali o menu de brilho porque ele faz com que a próxima cena seja pulada automaticamente. >> O menu de brilho. >> É, >> entendi. >> Você não vê o corvo chegando e trazendo
o cara, saca? >> Que doideira, cara. >> Então, tudo isso são detalhes. Essa essa run, por exemplo, uma coisa que eu acho bacana no speed run, às vezes você vai assistir um guia de Dark Souls e, claro, a pessoa vai te dar um um um local de melhores itens, né, as melhores armas. Agora, quando você vê um speed run, você vai ver o cara dando um dano que não era para ele dar e você tenta descobrir como É que ele fez isso e você pode usar na sua jogatina. Aí o esquema que ele vai fazer
de trocar a arma, assim é um pouco difícil de acertar, mas depois que você acerta, você fica com arma com dano absurdo e com um recu mínimo o jogo inteiro. Então é um tipo de dica que você não vai ver normalmente. Eu acho que isso que torna speed run muito legal. Ó, aí vai chegar um momento agora que é muito rápido, mas ele tá fazendo todos aqueles bugs de duplicar item, Etc., para uma coisa que ele vai fazer lá na frente de duplicar outros itens e já aconteceu. Mas eles são todos movimentos muito específicos, coisa
que você tem que ver frame a frame para entender ali. >> Uhum. É, esse é um momento que assim é basicamente um código, não que isso? >> E não vai tomar dano, não vai. >> Ele comprou coisas, quitou, voltou, bugou caindo e quando caiu numa parte específica ele quitou de novo. Hum. E aí Ele voltou nessa parte específica, ó. Ixe. E pulando de ainda. Nossa, beleza. >> Ele aceitou o dano. Segue a vida, >> né? Tipo, é normal, é damage boost, né? Literalmente você tomar dano para continuar avançando, né? >> Tem muita estratégia legal, tipo
nesse sentido. >> Muito legal, cara. É, o Dark Souls é muito [ __ ] mesmo. Ó, vamos pro próximo Takage. Eu eu separei alguns jogos aqui. Eu mandei pro Tage. Esse é legal. Getting over it with Bened it for. >> Esse esse é legal. Esse é legal. Eu pulei o GTA pra gente puxar ele depois, mas o Getting Over é muito engraçado, né? Porque é um jogo muito difícil e se você errar uma vez, você cai no tudo. >> Ele é difícil se você não sabe jogar. >> Quando você aprende as estratégias ele fica muito
fácil. Isso jogou é muito fácil. É só não tomar dano >> top um do >> o getting over. Deixa eu ver aqui no no Speedrun.com. >> Adoro simplificar assim. ele é um exemplo de tudo. Não tô mandando p o get over é um exemplo de >> 58 segundos. >> 58 segundos. >> É isso aí, ó. >> 51 é o Yamaques. >> Que isso? >> Que isso? Tak. >> Tinha um speed runner aqui escondido. >> Que isso, Tqu? É você aí? Que isso, cara? É um japonês. Aí, ó. Ele botou ainda a bandeira do Japão para
distrair a gente. O cara acha que a gente não sabe que é ele, >> cara. É muito rápido. >> Há quatro meses atrás ele fez essa run aí, ó. O Aoma Ô, Tation, não é possível. Até o sobrenome, cara. >> E vai direto. >> Preparando isso. >> É que desafio essa para ele, né? >> Foi para chegar nesse ponto >> aí, ó. Facinho. Acabou. 98 segundos. >> Isso. Simples, simples assim. Pega o GTA San Andreas aí. Então, GTA San Andreas, cara, o GTA San Anders é o o GTA mais famoso no Brasil, sabia disso? Eh,
saiu uma pesquisa recente que fizeram e aí o GTA San Anders é o maior GTA do Brasil e o terceiro lugar inclusive é um brasileiro que fez é o Batizeira que ele fez 2 minutos e 56 >> mas há pouco tempo esse >> piturete aqui fez o o recorde mundial que é 2 minutos 50 >> pois dois >> 2 horas não 2 >> é falei errado. Esse é esse speed run tem alguma alguma curiosidade, algum ponto específico que é curioso falar sobre isso daí. >> Esse é um jogo que tem muita e RNG envolvida. >>
Ele também é um jogo que exige muitos truques perfeitos agora já ele tá muito Otimizado. >> Ah, essa é a live do brasileiro. >> É, é. Esse é o B. Esse é o Esse é o Bats. >> É o Bats. >> Cara, o negócio do GTA S Andras é o quê? O jogo, essa versão aí de PC, além dela ser bastante quebrada por bug, ela também é bastante quebrada naturalmente. Então, olha ali os resets do Bats, tá em 27.000. >> Nossa. >> E você pergunta assim: "Poxa, porque a RAM é muito difícil. Além disso, ele
pode chegar o momento do jogo e o jogo travar. >> Esse é um jogo que trava para caramba. Então você tem que ter a RNG também da vida. Ele já, o B já teve várias runs onde ele provavelmente ia pegar o recorde mundial ou ficar em segundo lugar e o jogo trava, o jogo simplesmente não não continua, alguma coisa aleatória acontece. Mas o legal do GTA San Anders que acontece na Run é porque, por exemplo, não sei se vocês lembram, >> eles fazem isso para levar o cara, >> é para ir mais rápido. >> Você
tinha as missões ali de polícia, onde você pegava uma motinha da polícia para você fazer a missão delas, né, fazer alguma busca. tem como você travar certas ligações, certas missões para tornar outras cenas mais rápidas e aí com isso o seu jogo fica com uma caixa De texto ali o tempo inteiro, enquanto outras coisas estão acontecendo para você pular várias cenas. Então o GTA San Andreas, ele é um jogo que além de exigir uma habilidade absurda, ele tem ele tem muito fator aleatório, ainda tem a chance do jogo travar e o Bates tá aí já
acho que mais de um ano correndo para ver se ele pega o recorde mundial e tá quase lá. É, o sea, tem um que tem o glitch de você assaltar as casas e colocar alguma coisa no carro, isso Fazer pular para uma cena ou tô viajando. >> É, não tem isso também coisas, tem o glitch de duplicar missão, entendeu? Que aí você esquipa missões muito, muito longas com isso. >> Tem, tem bastante coisa. >> Por exemplo, se você receber a ligação errada, aí você tem que fazer uma missão e isso já acaba com a sua
run, porque vai ser uma missão longa. Então você consegue bugar até as ligações do jogo e Dependendo da fala do personagem, o runner já sabe se a run dele vai continuar ou se ele vai ter que resetar. >> Entendi. >> Muito bom. >> Nossa, que loucura. >> E no PC esse daí que eles fazem. >> É. >> Oi. Entrou com a ambulância e tudo, mano. E a polícia? A polícia tá aí, mano. Ele pegou a moto da polícia. Depois a motinha rápida pr caramba. Deixa >> a moto aí. >> Que conveniente esse policial aí com
a moto. Então >> é um dos jeitos mais rápidos de se movimentar. >> É a moto da polícia. Ah, interessante. >> E o batimento cardíaco dele lá em cima também, ó. Tem um >> aí a polícia sai, né, quando ele entra em uma missão. >> Uhum. >> Uma muito legal, >> muito bom. Aí o último jogo que eu queria puxar e a gente volta para os live picks é o Tears of the Kingdom. Nossa, >> porque a galera usa muito eh os foguetes, aviões, né, que dá para fazer no jogo. É, então isso é bem
legal de ver, né, como que a galera desenvolveu os melhores veículos para translocar no mapa, que é um negócio que não tinha no no Breat, né, e muda totalmente speed Run, né, >> totalmente. É, no Breath of the Wild, o pessoal passou a utilizar a bomba, a stases para se movimentar, >> estas no tronco, né? Acho que era isso. >> É, começou assim. Aí agora com Tears of the Kingdom, essa possibilidade de você construir seus próprios veículos, aos poucos o pessoal foi entendendo qual que era a melhor forma de você se transportar até o ponto
que chegou onde você coloca uma alavanca junto com a Outra e sai voando praticamente infinito, sem gastar bateria. Ou seja, uma das melhores formas de você se movimentar pelo jogo. E agora com Switch 2 veio outra coisa, porque não sei se vocês viram, a Nintendo ela soltou um update em que você tem um aplicativo pelo celular e você consegue com QRcode compartilhar a as suas criações. E aí claro que tem a rapaziada que tem ali um sutch pipitu e aí faz umas construções diferenciadas e dá para compartilhar com O jogo original pelo QR Code. Ah,
>> então tem tem certos veículos que >> acabam quebrando o jogo inteiro. Você pode inclusive spawnar um Genon no meio do Tear of the Kingdom. >> Que isso, cara? >> É uma loucura. >> Que doideira. É, tendo os recursos, né, para criar aquilo, você consegue dá uma pulada aí, taque, para o o meio do jogo, porque aí a gente vê as construções, porque demora até o o cara liberar, né, A skill de construir, >> não? E olha que interessante, a você vê que a metade da run é na primeira área, >> é na primeira área,
que é a área inicial que não dá para pular, né, a Nintendo de novo, que nem que isso, cara. >> Isso aí, ó, ele tá fazendo um golpe que joga ele um pouco para trás e se você fizer ele várias vezes seguidas, você consegue essa velocidade enorme no ar. Entendi, entendi. É, a Nintendo mais uma vez, né, conseguiu trancar na primeira Área. Aí é o final da primeira área, inclusive, né? E foram o quê? 21 minutos da run, que tem 38 minutos. Então é isso, >> muito mais da metade. >> E é legal na primeira
vai sair daí direto pro >> pro que é o Genon também, né? >> Ó, esse esquema que ele fez ali, por exemplo, de tirar a espada é só para você continuar correndo sem perder Estamina. >> Ah, tem um esquema para correr sem perder estâmina. Que interessante, cara. Tudo é feito com com muito cuidado. O legal do Tear of the Kingdom é porque o pessoal tentou por muito tempo assim e aprender a duplicar item e aí quando descobriram que se você pula com o item na mão e solta ele ao mesmo tempo e equipa de novo,
você faz uma duplicação praticamente infinita, aí Nintendo foi lá e corrigiu. Ah, eu lembro disso. Eu usei esse glitch. Eu usei esse glitch de duplicar item porque eu tava fazendo 100% no jogo e para upar as roupas e tal tem que pegar tipo assim, por exemplo, tem uns itens do dragão, queele o dragão passa de de vez em quando, aí você tem que acertar ele com a flecha, acertar com a espada. Aí eu dupliquei os itens do dragão para para conseguir fazer. [ __ ] muito chato. >> Nossa, ele >> é ele ele ele tá
setando ali um uma das construções no ar para ele conseguir a chegar nela enquanto ela tá voando e pegar a velocidade dele. >> Isso. Ele tá jogando emo o craniano. >> É provavelmente a língua mais rápida aí dos textos desse jogo. Cada jogo tem as suas diferenças, né? O negócio dele é tem bomba. >> A bomba dá esse momentum para ele. É muito bom que esse glitch já é meio que velho de longa data, né? Esse aí tem no Karina, né? É, você joga uma bomba, se defende da própria bomba e usa o momentum para
poder viajar. É, isso é muito legal. E todo Zelda tem isso, né? O Braft Bomba Zelda >> é bomba em Zelda no de Super Nintendo também. >> E é um símbolo do jogo, né? O Zelda tem tem a bomba, o bumerangue, são símbolos do Zelda mesmo, a espada, o escudo. >> Essa é uma run muito legal. E é engraçado porque assim, você termina a Área inicial e aí a próxima área já é para ir direto pro castelo, pro final do jogo. >> É, é, é. E você tem que ser bom, né? Porque a batalha de
final sem os itens e tudo é bem difícil, né? >> É, mas sempre tem uma >> uma marotaginha. É muito é todos esses RPGs assim, de certo modo, a as lutas finais são bem puxadas porque você vai com o mínimo de recurso possível. >> Uhum. >> Né? Você vai você vai na conta para fechar ali. Se não der, boa sorte de novo. >> E o Zelda, ele tem um cap normalmente para pegar a Master Sword, né? Os dois Zeldas recentes. Esse cap é uma dificuldade pro speed runner, né? Porque se ele tem que ter oito
corações para chegar lá, ele tem que fazer de alguma forma conseguir os corações mais rápido, se ele for fazer a run 100%, né? >> Sim. É, isso é o que a gente chama ali De sequence breaking, né? Porque às vezes o jogo ele te coloca um um limite em que você precisa passar, você não consegue avançar daquele jogo sem fazer um objetivo. No caso aí eu pegar Master Sword. E aí tem situações onde você consegue atingir esses objetivos de formas não ortodoxas e aí você segue com o jogo normalmente. No caso do Tear of the
do Breath of the Wild, né, que você tinha que ter um um número certo de de corações, não tinha como evitar, né? De Qualquer forma, você tinha que juntar o coração certo ali para pegar o item. >> Uhum. >> Agora aí você só pode ir direto para que você vai pegar Master S8, você pode duplicar suas armas fortes e ir direto pro Geno, entendeu? >> É. E ele cai de escudinho porque é mais rápido. Eu achei que era mais rápido você só de cabeça, né? Tem animação e vai cancelar o dano de queda. >> Ah,
que ele ainda não tem o paraglid, Né? >> Que isso? Que isso? Calma aí, cara. Que que ele fez? Aí ele caiu em cima de um cavalo. Ele montou no cavalo e entrou no chão. >> Isso. Isso. E já carrega a parte de baixo do jogo. >> Que isso? Aí ele vai voar embaixo do mapa. Beleza. Normal. Ah, ele consegue ver o a parte de baixo mesmo. É, como chama a o mapa subterrâneo? É do tears. >> E queope? Ah, ele tá duplicando. É, eu Lembro. >> É que se você dropar no área, você duplica,
né? O item. >> É, você vê, ele tá aproveitando o momento que ele tá indo pra área final, duplicando o item. >> Aham. >> Então é tudo ao mesmo tempo. >> Aham. E aí ele tá indo pra área final. >> Mas foi corrigido. Esse bug >> foi. >> É. No a a primeira versão dele foi esse Aí. Já dá para fazer de novo já. >> Ah, tá. É, então é só um deles que eles corrigiram. >> Inclusive, antes era até mais difícil. >> Mais difícil de fazer. >> É, antes, antes era mais difícil. >> É.
Nossa, mas é difícil ele sair, saber para onde ia aí, né? Porque é tudo escuro. >> Ó lá, ó. Já é aquela parte final onde onde eh aparece os inimigos, os primeiros bosses, o boss Rush do Te of The King. Ele foi direto para lá. Mas aí ele ele corta uma grande parte final do jogo também quando ele cai aí no final, né? >> Sim. É porque se eu não me engano com com topar você pode fundir as armas e elas ganham a propriedade elétrica. >> É elétrica que é muito forte. >> E aí é
isso aí. >> Ah, e >> ó lá ele joga direto. >> Ah, ele joga o topaz dos bichos. É que Explode elétrico. Ó, entendi. [ __ ] Aí ele mata todo mundo, ó. >> Sim. >> Essa bar de vida é dos é dos inimigos. É, ele tem que matar todos. É, é, são granadas, né, mano? Aí, ele pegou um item. A, a primeira vez que ele descobriu aquele item é matando os bichos final do jogo. >> Pegou uma arma aí, ele Mas essa é a questão. Ele já pegou o negócio de fundir? >> Então, você
viu que ele jogou o item enquanto a cena trocava? É porque aquele item lá já vai chegar nos bichos durante a cena. >> Aí ele já matou a galera já. >> Explodiu. Explodiu. É. >> Nossa senhora, >> cara, que loucura. Rand Zeld é uma experiência assim de assistir. Ó lá, já pegou uma arma muito forte 27, porque dropa desses inimigos e vai utilizar ela mesmo. >> Uhum. Uhum. >> E vem mais inimigo. É que é diferente do Bref, né? Esse aí tem essa boss rush antes do boss final. >> Sim. >> Tem que matar esses
bichos. >> E aí ele abusa as granadas, né? Ele for hole, far hole. Granada brasílica. Car, eu jogava Day of the Fat. Eles falavam no The of the F gren do Brasilica. Eu nunca entendi que Ah, é balística, Né? >> Acho que é. >> É, eu acho que é balística, >> [ __ ] Pula um pouquinho aí, Taqueix, pra gente ver a batalha final só do cara. Você bem que tá acabando, né? É, mas pula que tem uns minutos bons aí. Ó, esse é o Gun. >> Pode ir um pouquinho mais aí, >> cara. É
muito doido que ele vai bugando e bugando. >> Ah, ele fez. Nossa, quanto dano, cara. Nossa, ele deu slow motion do do do FL Rush. É, >> desvia no último momento. Você pode uma janela para dar vários ataques. >> É engraçado que o speed run, tipo, desse jogo aí nem estraga, não tem nem spoiler, tá ligado? Porque pulou tanta coisa, cara, que você só tem vendo o gan lutando com ele. Aí esse ponto você só sabe. É o único spoiler, você sabe como é a bossa final. >> Sabe quando você vai pegar um filme para
Logar? Eu sou velho, gente. Então você pega um filme pelo gás na locadora sinopse para ver se vai levar o filme. É tipo isso. >> Aham. É. Você sabe um pouco do jogo. Ó, ele tomou, hein? Tomou essa. >> Ele fez de vo e aí ele vai. É. >> Tá, tá, tá. >> Nossa, quase matou, cara. Ele jogou, >> jogou a arma para matar logo, né? >> Mas essa é uma piadinha da Nintenda, a Vida do Geno saindo da fora da tela ali. É muito louco >> quando você viu pela primeira vez. >> Muito legal,
cara. E aí agora acabou, né? Não é que tem a segunda fase >> é >> no Genon. É. >> E esse tempo que fica preto assim, ele conta também? Na verdade, >> tem jogos que é porque assim, no caso do Zelda, não tem como você retirar o tempo do loading Sem sem travar o timer ali. Então, para jogos que são exclusivos de Switch, aí conta um tempo inteiro da run. >> Entendi, entendi. Ou seja, se tirasse esses tempinhos, dava para fazer até menos. >> É, com certeza. Normalmente eles tentam tirar tirar esse tempo de quando
quando tem emuladores, um bigo >> ou emuladores ou PC, >> porque aí você tem diferença técnica, né? No no videogame já é um pouco mais Respeito. >> Você ligou o que que tá rolando aí? >> Então eu ia perguntar isso. Ele tá pegando a espada agora porque ele não pegou antes. >> É, então >> entendi. Que doideira, cara. >> Porque a luta final ela é exige isso, né? >> Exige e ele foi parar aí como link. >> Então o jogo fala assim, é como se fosse uma bandeira. Para você chegar no chefão Final, você tem
que ter a Master Sword. Como que ele tá indo pro chefão final? Então a gente tem que entregar mais hoje para ele. >> Ah, que doideira, cara. >> Que doid. Mas nossa, que doido. Porque não faz sentido nenhum, né? >> Por isso que demorou naquela tela preta para eu >> e acho que foi alguma verificação muito doida que >> aí carrega a cena aí. Não, beleza. Agora Ele tem um item >> e ele volta de direto pro gen ali. >> É, já vai voltar pro dragão, né? A lot foi uma memória. Ah, você esqueceu guerreiro,
mas você pegou a espada lá atrás, cara. Ó aí, ó. Você pegando a espada. Ol flashback de anime, né? Ah, agora vamos voltar pra luta, não é? Que doido, cara. >> Cara, é muito louco. Ó aí. >> Tã. E aí, pô? Já tá no Genon aí na batalha Final com a é em cima do do dragão que eu não vou falar o nome nessa altura do campeonato. >> Pô, eu vou falar >> que doideira, cara. Muito muito legal mesmo. >> Ele nem viu esse dragão antes, né? Tipo assim, >> não se liga que ele já
tá indo tipo desde lá, né? >> Ó, ele vai caindo de cima certinho. >> É, é. >> Toma essa. >> É muito bom, >> muito bom, muito bom. >> É muito friamente speed é uma coisa muito legal de assistir. >> É, e deve ser muito emocionante você acompanhar o cara, fazer várias runs e errar em alguns momentos. E aí quando você vê ele acertando, você fala: "Ah, [ __ ] tá indo", né? É muito legal isso também. Por isso que é muito legal Também assistir uma maratona ali ao vivo, porque você fica torcendo pro cara
acertar. Se ele erra, >> ai quase que pegou o truque. É muito massa. >> Aham. É porque às vezes é uma run muita muito longa, né? Tem jogos que tem run longa, mas quando for >> é nesse momento você não controla, né? O dragão. Ele vai lutinha, ela é meio scriptada, né? Ele vai tentar só chegar o mais rápido possível no objetivo Quando ele for liberado para fazer. >> De resto, é só esperar a ceninha mesmo e blau. >> É, essa batalha não nem difícil é. É igual a última a última luta lá do Black
of the Wild, né? Também bem tranquilinha com aquele é o canal Lamit Ganon, né? E curiosamente ele não usa muito as criações, né? Nesse speed run. >> É porque é é essa estrutura aí ela plana no A e te permite chegar onde você quer. Então não precisa de mais nada. >> É porque o que eu, como eu falei, né? As construções que a gente queria ver aqui, elas só libera lá na frente. Demora um pouco. Você tem que ir lá embaixo, né? Para liberar essa estrutura. Imagino que ela seja mais presente no num modo sem
glitch, sem >> não e no 100% também que você tem que viajar muito pelo mapa, né? >> Cara, o 100% desse jogo >> não é não é possível que é isso mesmo. 100% desse jogo é 1 dia 2:54 >> 26 horas >> muito coroqu >> é pouco, muito pouco. >> Muito coroque espalhado nesse mapa aí. >> Caraca, é muito rápido para fazer 100%. É, mas é, >> e imagina que essas categorias assim deve ter muito espaço para aprimorar, porque >> Sim, >> sei lá, é muito >> muito tempo, né? >> É, a janela de competição
também é bem menor, mas ó, ó que curiosidade, a, por exemplo, essas categorias de 100% de Zelda, por serem tão extensas, você tem até um um tempinho ali para você descansar. Você pode ficar uns 10, 15 minutos de boa pausar o jogo. Então, tudo isso aí é colocado. Ah, normalmente os speedruners pegam e planejam a própria rota deles, né? tipo com base nas quatinas que não dá para pular tudo Para poder fazer uma pausinha ir no banheiro voltar. >> A gente tá falando, sei lá, tipo, de run de sei lá, >> pausa para almoço, por
exemplo. >> É, já tem vários fatores de de aleatoriedade você tem que acertar uma run de 26 horas é muito muito. Então, imagino que, né, é o é mais >> você faz um planejamento ali, tal e aí consegue diminui seu tempo, né? >> Beleza. Nessa ccina eu vou comer alguma Coisa. Nessa ccina eu vou primeiro comer um lanchinho, tomar um negócio. Nessa ccina eu vou no banheiro. >> Ó, eu vou tentar ler aqui o super chat. e os live picks rapidão porque acumulou. Mas vamos lá. Ó, o Gabriel Nats mandou: "Bora que essa semana tem
glitch malucos com a BRAT. Bora arredondar esse treco." Boa, cara. É esse do Natiss aqui, o Nemits eu já vi. Shecker, como que é esse nome aqui? >> Shakerer. >> Shacker. Shacker. É que o YouTube corta. É que coisa boa ver o Flogames apoiando a comunidade de speed run com meu amigo Hugo e o seu save manual. Manda, mandem salve. Isso. >> E Save the frames. Save the frames. >> Save the frames. >> Tem um incentivo que sempre tem na na BRAT e tem teve até a gente meio que herdou da GDQ tem super Metroid
na agenda >> e ou você salva os animais ou você salva Os frames, >> né? Ou seja, ou você vai lá no final do jogo para salva os animais que só que demora, você tem que se desviar da rota de fuga. >> Aham. Ou você vai direto, esquece os animais e termina mais rápido. >> Aí o pessoal fica doando, vai salvar os animais ou vai salvar os frames. >> Muito bom. >> É, fica uma briga nas doações. >> O Ramon Zemmer mandou os 10 anos e Falou: "Celeste para mim é o ápice da plataforma 2D".
Incrível como o jogo com pulo de dash consegue criar diversas formas e gerar complexidade e possibilidade. Perfeito. >> Concordo. Concordo. Total. É um jogo anormal de bom. >> E ele pega. Por isso que eu acho legal o Celeste Ma 4, porque o Celeste é um jogo feito aprendendo tudo do Mário e tentando fazer. Ele quase parece um Mário, uma fase do Mario Maker, tá Ligado? Em vários momentos. Só que ele tem o Dest, né, que o Mário não tem. >> Mas aí o Mario A4 é umaagem a eles, a o Mário que inspirou eles, né?
Manuel Júnior mandou: "O mais da hora da speedrun de Super Metroid em maratona é a competição de quem assiste para salvar os animais ou o team churrasco. >> É o que mata os animais, imagino, né? >> O JP Gomes mandou o cincão. Boa noite, família. Queria saber a opinião de vocês em relação aos retroachievements criado Para jogos antigos que vai de jogos desde Nintendinho até PS2. Cara, eu acho muito legal, porque ele bote bota achivements não só em jogos retrô, mas todos os jogos da Nintendo. No Retro Achievements tem achievements e é um negócio que
para quem quer jogar com Achievements é a única forma, né, em alguns jogos com os da Nintendo ou jogos antigos que não existem a diversão. >> E acaba sendo uma variante do Speed Run ou do Twin Twing Galaxies, né, né? você Se colocar desafios, né, pr você ganhar uns achievements ali. >> Exatamente. E muitos e vários retroachivie que que tem lá são de speed run, então >> sabe, até conversa é perfeito. >> É uma comunidade incrível. Inclusive desbana o buraco retrô. >> Ó, o Gusvo Nogozeek, que é membro de carteirinha aqui no Flow Games, virou
membro por 30 meses e ele mandou: "Boa noite, pessoal. Não conheço nada sobre, Mas assistindo aqui me surgiu uma dúvida e é boa a dúvida dele. Tem alguma categoria que não é bem vista pela comunidade? >> Uma categoria que não é bem vista, ã, eu admito que assim, eh, existe uma dificuldade maior de aceitação de categorias que dependem de truques que o jogo já tenha. Então, por exemplo, ah, eu vou jogar Age of Empires e eu vou digitar os códigos para tentar terminar mais rápido. Essas categorias já não são Muito bem vistas, >> entendeu? Porque
assim, é, é, tá, eh, é muito sobre, tipo assim, speed run é um negócio com regras, você usa glitches, você usa bugs, tal, mas você difícil, você raramente pode usar trapaças, >> é, >> né? E mesmo que sejam intencionais do jogo. Então assim, algumas categ algumas alguns jogos vão permitir, entendeu? Que você, sei lá, por exemplo, eh, Memorph Rangers, ele permite que você comece com Com a versão do Ranger, né, que você já pode usar, >> mas, por exemplo, a Age of Empires já não é legal a speed run que você pode usar os códigos
para colocar, >> mas o glitch você tem que descobrir e a trapassa já tá ali, não fez um esforço, né, >> entendeu? Então, a assim, grande maioria do que eu vejo assim das speed runs que não são tão bem aceitas são speed runs que dependem de trapazos. >> Uhum. >> É, entendi. >> Aquela mesmo lá do Okarin of Time, ela é um pouco mal vista porque você quer ver o jogo, é uma execução de código habilitário, então o pessoal não curte muito nem assistir. >> Mas aí tem uma separação de categoria, tá tudo bem. >>
É, não digo assim de como ela é vista, né? Até pelos runners. >> Ó, vamos para as mensagens de live Pix Primeiro com o Bruno Mogly. Bruno Mogli mandou R$ 20. Conheci o Sav pessoalmente na Retrocom e na BGS. Ele foi fazer a primeira pedrot e foi maravilhoso. Te amo, salve e vou correr com os vídeos, prometo. >> O de guerra mandou R$ 20 mais cedo sobre aindo de volta. Ele falou que eh conheceu o save pessoalmente na Retracon e na BGS. Ele foi a primeira speed run do retro shooter e maravilhoso. Te amo, save.
E Vou correr com os vídeos, prometo. >> Ah, tá. É porque a gente gravou, eu, eu, eu fazendo speed run de um jogo que lembra muito time crisis, que você fica mirando e atirando com a arminha. Aí eu tava fazendo a speed run lá, ele gravou, falou que ia me mandar esse vídeo. Cadê Bruno? >> Ó, o Lord ZBR mandou. >> Lord ZBR mandou R$ 20. Eu não tenho nem palavras para agradecer o Hugo e toda essa comunidade que eu nem fazia ideia Que existia e fui abraçado desde o primeiro dia. Tenho muito orgulho dessa
galera. >> Boa, cara. Que legal. >> O bom de guerra mandou R$ 20. >> Hugo VC falou mais cedo sobre >> V limpar aqui o cachê. >> O bom de guerra. >> É >> não. O Zed é fantástico. Ele ajuda até a gente para com algumas coisas lá na BRAT. Cara, o prazer é meu. >> Muito bom. Eh, vamos lá pra mensagem do Vogner mandou R$ 20. Manda um salve pra fomentada comunidade de Sedrum Brasileira de Bloodborne, também conhecida como eu e o maione. >> As duas, >> sim, as todas as duas pessoas do Brasil
que correm bloodborn. Salve, Vogers. Salve salve Marenas. >> É tipo a comunidade de viar que a gente que eu falo aqui, ó. Liguem com nós que Só eu e mais seis aqui. Vai ficar bravo. >> Ah, mas bom. Eu saí dessa comunidade sinto muito V e o meu tá lá pegando poeira porque eu também era entusiasta de viar. Eu tive o primeiro. Mas >> não tem jogo, cara. >> Uhum. >> Como que você é entusiasta desse negócio que não tem jogo e colocar os mods certos, né? >> Você jogou Half Life aí, Alex? >> Óbvio.
>> Ah, tá. Eu ia falar como que o cara entusiasta e o melhor jogo ele não jogou >> não. Ele o >> o Bwks. Bonk. >> Bon works. É quem? Quem? Quem conhece Var sabe esses jogos que tem que jogar. O Bonnie Work, inclusive excelente jogo. Excelente. Ó, >> vou tentar mandar de novo que o meu áudio não foi na outra. >> Ó, >> acessem portal do Flow Games. Lá tem Muita matéria sobre speed run, sobre randomizer. >> Entrem nas comunidades, façam parte dessa comunidade maravilhosa que é Speed Run Randomizer. Falou, valeu. >> Muito bom.
É, lá no Flow Games a gente tem algumas matérias sobre Studio Run e quem sabe a gente volta, né? Vamos pensar sobre isso. >> Eh, Renan mandou aqui, ó, uma para mandou R$ 20. Hugo, poderia nos contar a história de quando o Triam de Dark Souls Surropeou a cadeira do Striam de Simponov? >> Como que é? Eu >> entendi o que ele perguntou, mas coisa boa. Curioso. >> Lá brate passada. Hã, >> tá. A gente fez a BRAT, o maior prêmio era uma cadeira da da que eles mandaram pra gente do Street Fighter. Muito legal.
E o que que a gente o que que a gente decidiu fazer? A gente teve uma cadeira que a gente sorteou pro público E a gente teve uma cadeira que a gente sorteou pros runners, >> certo? >> E aí um o o o Nick Style, que é runner de Dark Souls, ele falou: "Ah, se eu ganhar a cadeira, eu vou dar para você, Renan, a cadeira". Ele ganhou a cadeira e não deu a cadeira. >> Ué. E aí a gente tem uma frase muito famosa na comunidade que é tipo, eh, como é que é? Eh,
ah, eh, pegaram a minha cadeira, como é que era? E ganhei Uma cadeira e pegaram minha cadeira, alguma coisa assim de, tipo assim, tipo, ele perdeu a cadeira, ele levou a cadeira porque a cadeira é fantástica. >> Cadeira. >> Ó, o Chrome. Eu tenho uma boa aqui. Essa eu gostei, cara. >> Chrome mandou R$ 20, mas ninguém falou ainda sobre o jogo de maior sucesso entre os brasileiros na speedrun.com. Subway Surfers. Verdade, cara. É verdade. Explica essa Parada. Infinity run. >> Não é só no Brasil, é no mundo. >> Ele não é Infinity, tem um
final, >> cara. Não. E e é engraçado que as expediões sobre surfers são reversas, >> cara. Ó, aqui no >> você tenta ser você fazer as speed runs mais longas possíveis, porque você tenta sobreviver no com as regras altoimpostas o o maior tempo possível. Temp. E uma das categorias mais famosas, você pode Olhar aí, é a no coin. >> No coins. Eu tô vendo aqui. E a gamepl disso é incrível, porque a pessoa, ela vai jogar esse Infinity Runner, onde basicamente só tem moeda, só que sem pegar moeda. Inclusive, ó, Kevin 511 ali, ó. Ó,
Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil, Brasil. Cheio de Brasil aqui. >> 1 hora 46 jogando Subway Surface sem pegar nenhuma moeda. Eu legal de assistir essa run porque tem umas Estratégias muito específicas. >> Quanto mais tempo, melhor. >> É, quanto mais tempo ele sobrevive. Entendi. >> Por exemplo, o cara pula num poste para evitar eh moedas e é um pulinho assim de frames, coisa muito rápida. É muito legal. >> Várias vezes o pessoal fala: "Ah, eu faço slow run, né? Dá vontade de falar, então você faz sobre surfers". >> É, é muito bom que se você
ir lá tá que A gente sobe ali, sobe um pouquinho. Tem uma outra categoria que é coins. E olha o tempo dela, >> do recorde da coins ali em cima. Ali em cima. Aí co clica aqui 10 segundos porque é o cara que pega a primeira moeda mais rápido possível, né? >> O legal de speed run aí você pode colocar a categoria, o que quiser. Se você procurar aí no no speedrun.com mesmo tem speedrun de ler um livro, tem speedrun de quem cozinha que o mais Rápido. >> Club Penguin tem uma categoria fantástica. >> É
Club Penguin. >> Club Penguin. >> Mas qual que qual que é o Deixa eu ver aqui. Club Penguinal. >> Eu adoro essas coisas aleatórias. Buned. Buned percent é uma porcadoria. >> O cara vai, comete um crime de guerra do chat, é banido. >> 37 segundos é o recorde tal que o cara Conseguiu ser banido em n%. Como pode ser isso, cara. >> Aí tem a outra categoria que é 500 missões. Essa é uma categoria boa. Só tem 40 pessoas que fizeram o tempo dela. O Baned tem uma galera, viu? Tem um 88 pessoas que fizeram
bom. Uma fantástica que tem também é a Barney Hide and Seek. >> É Barney Hide Seek. É legal também. >> Muito bom. No controller. >> É, é, é um jogo que ele é um scroller. Aí é só você dar play nele e deixa o Jogo seguir. >> Perfeito. >> Ó, o Juno mandou uma mensagem aqui no Live Pix. >> Jú Cecílio mandou R$ 20. O Gão é o cara mais gente boa que já conheci. Tem um coração de ouro. Uma honra poder chamá-la de amigo. Trabalhamos juntos na Ger no Gay Changer Seven e ele trouxe
o melhor do Pedro pro Gem. >> Muito bom. Jinão, cara fantástico, assim, eu comecei a trabalhar com games Com ele, né? >> Aham. >> E cara, a gente fez um monte de coisa junto, inclusive vai ter coisa do de um jogo dele na na BRAT. Legal. >> Legal. Maneiro. >> É o Changer Sen lá, que é um jogo fantástico. É da Ger. >> Ah, tô ligado. >> Então, aí, mano, muito bom, muito bom. >> Ó o R Nomiama. Rinomiama mandou R$ 20. Salve. Speedrunners são heróis. Só consegui a platina de Splasher graças a conseguir aprender
pela speedrun. >> Platineiros e speedrunners. BFFs >> sempre é o Não, esse Splatter House é tô pensando em Splatter House também. >> É, os caras pegam uns truques speed run já para facilitar jogatina. É muito bom. É, faz sentido mesmo. É, não, o Silk Songs mesmo. Eu aprendi várias coisas que se eu fosse fazer um save novo, eu ia usar os coisas que os caras usaram, Porque às vezes alguns, tem um lá, cara, que tem uma parte do circusong que é muito irritante, chama Billy Brejo, e você consegue pular o Billy Brejo se você usar
um skip, que ele chama de chalame skip, >> que tem um bichinho que ele joga um negócio, ele grita chalamê, chama ele de chalamê, esse bichinho. Se você chamar ele, né, atrair ele pra baixo, você consegue dar dois pogos na cabeça dele que cai na parede, você pula uma Área inteira. Esse é um skip que eu faria sem pensar duas vezes. O Bilbre Brejo é o inferno. Eu não faria de novo nunca o Bilbre Breggio. Ó o ou a Gertrudes mandou aqui. >> Alelu alô. >> Ué, que é isso? Só passando para deixar um salve
aí para querido Hugão, né? Pro Vini também, conhecido de longa data. Save Manual e para você, Fênix, >> que esse papo de speed runs tá muito Legal, >> muito massa. >> Obrigado. >> E quem que é? Amanhã estarei por aí. >> É, >> amanhã estará conosco aqui. >> Sim, sim. >> Muito bom. E cara, e a Gertrudes sempre acompanha que a galinha que de apertar dele. >> Ah, essa foi a galinha. >> Então, a Gertrud, a Gertrudes estava Junto com ele ali. >> Ambos são muito bem-vindos. Vejo vocês amanhã, queridos. >> Ó, o Med Dev
mandou aqui pro save. >> AD mandou R$ 25. Fala, Save. Conta pra gente como foi a experiência de fazer a primeira sped um dos TV isalon. A primeira speed run do Steve is alone. Pois é, eu eu sou lá de Brasília, né? E Brasília tá surgindo lá com um estúdio chamado Brasília Game Hub, que juntam Vários várias pessoas para desenvolver jogos, né? Então tem vários estúdios lá. E o Dev é um desses estúdios, cara, deuns moleque assim, todo mundo de gente boa. E eles fizeram um jogo muito bom chamado Steve isone. E eu fiquei super
honrado porque eles me convidaram lá para assim que o jogo saísse na Steam eu fazer uma run ao vivo para mostrar como é que era o jogo, né? Então, pô, foi difícil para caramba porque é um jogo de plataforma, mas muito legal. >> Um salve Madde Dev. >> É inspirado por acaso no Thoman Wars Alone? >> Ah, ah, boa pergunta para eles, porque eu não faço ideia, mas é um joguinho de plataforma bem simplinho, mas muito legal. Ó, o Pitas mandou aqui. >> Pitas mandou R$ 20. Querá entender o motivo das pessoas gostarem tanto de
Crab Crab e deixar meus ped >> Crab Crab. Que que é o Crab Crab? >> Existe, teve um jogo que teve uma recompensa chamado Another Crab Treasure. >> Sim. O Dark Souls do caranguejo. Ex. É Dark Soul do caranguejo. >> E cara, não, ninguém gosta do CB Crab, tá? >> Mas enfim, porque o jogo é muito difícil, entendeu? E aí teve outros speed runners que realmente, tipo assim, cara, tentaram, passaram raiva com o jogo assim. >> Aham. >> Né? E aí ele tá falando: "Ah, não, ninguém gosta do Crb Crab, cara, aceita." >> O Nick
Style, ele corrigiu aqui falando que ele vai correr Dark Soul >> N Style mandou R$ 20. Runner de Dark Souls 2. Não falei que ia dar a cadeira não. Renan tava alterado. Me queia. O relan tava alterado. Perfeito. >> Muito bem colocado, cara. E aí, falando Só um pouco aqui no Brasil para fechar o papo, ô o Hugo, a gente tem aqui que a BRAT começou em 2016, né, como a gente falou. >> Isso. >> Vocês eh como que vocês se organizam aqui no Brasil? Vocês têm redes sociais, Discord, tem criador de conteúdo do grupo?
Como que faz para também alguém que tá procurando entrar na comunidade, fazer parte? >> Cara, a BRAT tem um site brat.com.br. >> Uhum. >> Tá lá a gente tem os caminhos para você entrar no Discord, os canais, né? Tanto da Twitch quanto do YouTube, né? Na Twitch é Brat Brat e no YouTube é Brat Speed Runs, né? Tem um Discord, o tudo que é assim, se você quer tipo participar de qualquer jeito, tal, entre no Discord da BRAT, tá? é a melhor maneira de você descobrir tudo sobre o que tá acontecendo na comunidade e tal.
É tudo passa por lá. >> Uhum. >> Tá boa. >> E eu acho que o principal é isso. >> Boa. Então, fala para mim também como que funciona a recreação para instituições de cara idade, porque esse é um negócio que tá muito atrelado, né, os eventos de speed run. >> E aí pra galera saber como funciona, como que eles podem apoiar também, >> tá? Durante o evento a gente vai ter um link da Tip, tá? E esse link você Basicamente clica e essa conta na verdade pertence à MSF, tá? >> Entendeu? Então a gente bas
eh a gente só literalmente só o dinheiro não fica com a gente, o dinheiro é deles, >> é direto para eles, >> é direto para eles, tá? Quem pode fazer saques dessa conta, tal é só realmente os representantes da MSF que já estão, >> a gente só direciona as pessoas para >> Exatamente. Entendeu? a por meio de uma API, a gente pega as informações, então A gente recebe o quanto foi doado para pra causa e a mensagem da pessoa, né, que nem o Lepix faz >> e a gente lê as mensagens de vocês nas lives
e ao mesmo tempo quem são os doadores, a gente faz concorrer as prêmios que os parceiros mandaram pra gente. >> Perfeito. Legal. Legal. Muito bom. >> Eh, cara, e aí, conclusão final, qual que é o futuro dos speed runners, né? Como que pode crescer? O que vocês Acham? Porque, cara, a gente tá falando em 2025, isso, só que essa conversa há 5 anos atrás, né, era outra conversa, né, o cenário já cresceu, como que vocês veem o futuro desse cenário de speedbn, cara, eu acho que assim, individualmente, eu acho que muitos criadores vão vão vão
entender que fazer speedrun faz parte, demonstrar o que você faz também faz parte. Então, é, sabe, eh, é trabalhar como criadores de conteúdo, isso é, é muito importante, Tipo, você ser um render bom, beleza, te satisfaz, eu acho importante, mas se você quer que o cenário se desenvolva, você precisa trabalhar a criação de conteúdo junto. E então eu acho que muitos já estão começando a fazer isso. O Save é um cara que que apareceu, que é fantástico, tá ajudando, tá tá ajudando a comunidade muito, o Miséria Corvo tá ajudando muito, o Botão Turbo tá ajudando
muito. Então são coisas que a gente não tinha há 5 anos atrás. >> Sim. É o que você comentou sobre fazer o speed run, mas ensinar, né? Porque só assistir, se falar assim: "Cara, o que que ele fez aqui?" É porque muitos muitos jogadores pensam que você tem que ensinar novos speed runners e você, na verdade, tem que ensinar pessoas o que é speed run para elas virarem novas speed runners, >> né? Então, muita, muito do que o futuro nos reserva é realmente trabalhar eh a comunidade para eh fazer com que você Tenha mais pessoas
aprendendo que é speed run, vindo pro pro nosso meio e automaticamente elas vão virar speedrunners ou pessoas que participam da brate, pessoas que participam de outros vídeos. Então, eh, eu acho que a gente tá num bom ponto. A gente tá começando a ter, sabe, criadores relevantes, a gente tá começando a ter eventos relevantes, os eventos estão crescendo, estão fazendo parcerias maiores, estão fazendo coisas maiores. >> Então, acho que o cenário é bem otimista pro futuro. >> Boa, boa. >> Acho que a gente tem bastante coisa pela frente. >> Você save tem algo a adicionar? >>
Cara, eu acho que assim, o principal é aumentar cada vez mais a comunidade, né? Então, não só pro pros eventos, para pros próprios runners como criadores, mas você fomentar assim a o conceito, né, de speed run pra galera mostra Também que o jogo ele pode ser explorado de outras formas. E com isso você volta para aquele tempo onde você ficava trocando ideia com amigo sobre como você descobriu tal truque, como você faz tal parte mais rápido. E isso além de reviver jogos, né, faz com que surjam eh novas pessoas apaixonadas por aquilo que todos nós
gostamos, né, que é videogame. Então, para mim, eu acho que o futuro assim de speed run, principalmente no Brasil agora com vários novos criadores, Como o Hugo bem disse, é totalmente promissor, porque eu espero ver muito mais eventos. Eu eu assim, eu vou dar uma vírgula aqui para agradecer muito, né, ao ao FL Podcast, Flow Games por dar esse espaço pra gente, porque eu acho que é interessante mostrar que speed run eh não é só tipo assim, uma pessoa que vai jogar uma parada de uma forma muito difícil, é algo acessível. Às vezes você nem
precisa fazer run, você ajudando o jogo, descobrindo um glitch e contando Pra gente já ajuda um runner, né? você colocando ali um um jogo em exposiar um desenvolvedor às vezes. Então eu acho que a parte mais legal é fomentar essa comunidade e eu tenho expectativas maravilhosas para isso. >> E é uma comunidade fantástica, né? Tipo, é muito, é muito legal que, tipo, a speed run cresce quando mais pessoas falam sobre o seu jogo. >> Então é muito sobre, tipo, quanto mais gente tiver lá, mais gente vai Participando, o o jogo melhora, speedrun melhora, mais coisas
você descobre. Então, tipo, eu assim, eu sou apaixonado por isso há muito tempo e assim, com quem eu converso sobre e começo a entender sobre, eu vejo que as pessoas se apaixonam, fazem parte também. Então, gente, é só questão de vocês sabe, colarem, fiquem juntos, vocês vão curtir bastante. >> Perfeito. Muito bom. Inclusive, muito obrigado à galera que veio do Flow Podcast, que o Flow Podcast acabou de acabar aqui em cima de da gente, agora a gente tá na mesma casa, né? Então, aqui em cima acabou o flow. Então, obrigado por vocês virem, vieram para
cá, mas aqui tá acabando também, cara. A gente tá nos finalmentes aqui. Eu queria agradecer muito a presença de vocês. Só lembrar pra galera, amanhã começa brate. Você vai estar aqui também, se vê alguns dias. >> Vou vou estar todos os dias aí, >> todos os dias aqui com a gente alguns dias, como o host, né, o mestre de cerimônias, ele lendo as doações ao vivo, comentando algumas runs e também vou correr Hollow Night Silk Song. >> Ah, você que vai correr para caramba. É, infelizmente eu vou viajar, mas eu queria muito ver essa run
presencialmente. Eu ia participar da live se eu não fosse viajar. Mas que horas que é? Domingo. >> Domingo, assim, tem três runs no evento Que vão depender de doações. Silk, Hollow Light, Silks Song vai depender. Ah, >> FL Obscure vai depender de doações. >> Olha, essa é uma interessante. Essa não posso ver. >> Temos mais uma qualquer pera aí. >> Era legal soltar. Abre a gente aí, ô Taque. Consegue o link? A gente abre a gente e mostra pra galera rapidinho o que que vai ver. É, tem muito jogo Bacana. >> É o que que
vai rolar, né? É o Eu peguei nisso aqui que, tipo, eu já até a >> eu tô procurando o link aqui também, eu não acha aí. Eu quero 12. Ah, não é Páscoa. Eu tô procurando aqui. Tô com ela aqui na mão. Vamos lá. Manda aí o >> aqui, ó. Ah, tá. Achei. >> Manda para mim o link. É para eu mandar pro taqueixo aqui. >> Tá. Pera aí. >> Isso. Se Ah, o Cardoso já pegou, então tá safe. Eu, pegou 25. É isso aí. >> É. >> Tá. Então, Hollow Si song vai ser, então,
se o pessoal doar o suficiente, vai ter a run. >> Uhum. >> O Clare Obscure e o Delta Rooney, o capítulo 3. >> Ah, o Delta Rooney, que é o o jogo novo do criador do >> do Fox. É, >> é, né? O To Fox. >> Então, vel, e são as três runs que vão liberar no final do evento, dependendo das doações. >> Legal, legal, legal. Conseguiu aí a agenda? Queix? consegui. É, eu procurei aqui, não achei, desculpa, eu falei, mas ele ele conseguiu ali. Uhum. >> Ele conseguiu porque eu queria ver dar uma olhada
e e que hora que tá planejado o Silk Song, porque eu chego de viagem de domingo, dependendo do horário, eu Consigo vir para cá e eu participar. >> 2as da tarde. >> 2as da tarde. Então não dá. >> Hum. >> Aí ó, amanhã já começa. >> Dark Souls 2 já de tarde ali. Começa com esse H Broken World. O jogo >> é um jogo muito legal. >> Legal. Dat do any person unrestried depois o tr legal esse programa aqui não vai mais ter >> não vai ter mais tudo bem a gente vai pular beleza >>
e aí vocês tiram a gente vai ter uma showcase de índi né pelo nick bem legal >> manir maneir maneir o comentou aqui né >> demos Crest do Super Nintendo. Aham. >> L of the Round é uma race, porque a gente teve um torneio no agora no no primeiro semestre do ano chamado Tritorneio, em que a gente fez as pessoas aprenderem três jogos, eles tiem que disputar. >> E aí o Nights of the Round do Arcade foi um desses. E aí teve a vai ter a competição entre dois dos que ficaram nas melhores posições. >>
Legal. Bomberman 64. >> Nossa, que específico. >> Bomberman é um jogo muito bom. Nossa, eu adoro muito bom. Jogar com os amigos é muito bom. Epescape 3. Muito legal, cara. Escape é da hora. >> Muito bom. Aí a gente tem a gameplay de Pokémon Za. >> Exato. >> Pode continuar aí. Metal Gear Rise Revengar é muito legal. >> Mobile Suit Gandon Seed Battle Destiny Remastered. Nossa Senhora >> saiu esse ano esse jogo. >> Bandara é o jogo brasileiro. Dandara Hun and Castle. >> Nossa, é um jogo precursor de Castelvania assim, de arcade, cara. Hiper difícil.
E ó lá, ó, a categoria 1 CC, ou seja, a pessoa vai usar só um crédito. Ah, uma ficha. >> Ah, que doideira. Mega Man X3 do Super Nintendo. Olha, ó. Buster only. Só com a Buster. >> Aí tem o Vlog News. E aí vamos para sábado. Como que tá sábado? Power Rangers do ano passado. Mario 4 que a gente o Mario Kart Mor que a gente não falou aqui, mas é um dos grandes jogos de Run, né? Muito legal. Skips é sem os glitch De de pular. Isso, ex o Mario 64 ele tem uns
negócios chamado ultra skip também que você consegue atravessar algumas paredes e contar uma volta inteira. >> Nossa. >> Aí ele vai >> o Invictus. >> Invictus Lumines >> de Super Nintendo >> são hack homes de Super Mario World. >> Então são aquelas coiso haacks super difíceis. >> Aham. Legal. Blaz blazing Chrome é o contra do, como que é o nome da do dev? Eh, eles são brasileiros. Be Studio. >> Então lembrar o nome. >> Errado. Eu acho que é Be Studios, mas eu não tenho certeza. Posto tá errado. >> Blazing Chrome. Aí tem o Gravit
Circ, >> ó. Aí eu queria só dar um destaque, >> inclusive eu acho que ainda tá de graça na época o Gravity Circuit. >> É porque o o Gravity Circuit vai ser corrido pelo Miséria Corvo, que é também Um dos grandes criadores aí de vídeos sobre speed run no Brasil. Cara, >> legal. Maneiro, maneiro. Aí, Titan Souls, jogaço. >> Ó, Blazing Chrome é da Joy Masher. >> Joy Masher. Ah, e aí a gente tem uma dobradinha de Mega Man, o Mega Man 7 e o Mega Man X2. >> Muito X2 Tetris Grand Master 4 Absolute
A. >> Isso é uma é um tétris que lançou que lançou lá fora e agora tem na Steam. É Basicamente um tétris para profissionais. É muito bom. É muito bom. >> Link to the P, né? Um clássico, mas boss order. Mata primeiro o mata o gen e vai voltando. >> Que doideira. >> Categoria muito maravilhosa. BR Resident Evil 2, o Revelations 2, na verdade, né? Coop. >> É isso. >> É uma run coop muito legal por dois runners. >> É, é o link jun contra o Kenhiro porque coop ficar brigando o tempo inteiro, tenho certeza.
>> Sim. Muito bom. Aí ó, Vini, a primeira run do do do domingo, às 1 da manhã que você gosta é de questão Venha. >> Cara, eu acho muito da hora. Uhum. Half the night, né? >> Sim, aí a gente tem >> sem glitch, >> sem glitch. >> 40 minutos é o final ruim lá com do >> É as speed runs de de Castovania no geral terminam sempre contra o endum é bad endia específica. >> A cena do Rick dá para pular, agora que eu lembrei isso mesmo. >> Outlast 1 no Play 4 vai direto.
>> O Outlest é um jogo horrível de de de medo, né? Não ruim. >> Os incentivos de Outilest são justamente para aumentar o medo. >> Imagina. >> É muito legal. Char of Light, o jogo da UP, olha que interessante no Xbox Series S, N%, >> Bloodborne que falaram aqui, ó. N% >> acho 50% da comunidade de Bloodborne aqui >> é o no pet o atual >> é Ori the Blind Forest. Esse é o primeiro Ori, né? >> E que que é no ou B? >> No out of bounds sem sair dos limites da fase. >>
Entendi. Sky Blazer do Super Nintendo. Muito bom. >> Mega Man X6 no PlayStation. Brabo. >> Eh, aí o Celeste, essa é muito legal. Eu quero ver. >> Feito pela comunidade do Celeste. É um mod. Ah, deciides, não é? Os lado A, o lado B que já é difícil, o C que é difícil. O D imagina a dificuldade do D. >> Mas o D é criado pela comunidade. Porque o D tem no jogo, né? Não, deve ser um inferno, porque o C é o inferno. Deve Ser pior que o inferno. >> Aí o Hlight Song com
você, né? Save. Ah, vai ter outro o Renner contra você. Vai ser uma disputa legal contra o Gun. >> Muito bom. Aí a gente tem o Clar Obscure e o De Run que vocês falaram muito legal e aí fecha com super mettroid, né? 100% a run super Metroid. Legal. >> Pra gente ficar naquele esquema de doação. Você vai salvar os prêmios ou vai salvar os animais. >> Muito bom. Muito bom. Muito obrigado, Gente. E aí, ó, é para fechar, fala aí suas redes, divulga o que você quiser, Hugo, depois do save. Fale aí. >> Bem,
as redes da Bratis são Bratis Runs mesmo, tá? A minha pessoal é Hugo for fun, né? Hugo 4 F ou Hugo for escrito em presencia. >> Uhum. >> Né? E assistam a brat o pelo site brate.com.br tem o link paraa live e ou na Twitch brat. No YouTube vai ser é Brad Speed Runs e no na Kick vai ser no Flow Gamesv. >> No Floggames. É no Flowgames TV não é a nossa TV. Acho que é >> é Flowgames TV né? Na Kik. É. Então na K vai passar também a BR inteira, gente. >> Muito
bom. E você, Save? >> Então, beleza. Eh, com toda a licença aqui, antes de eu divulgar minhas redes, vou só fazer algo que a Speed Run fez por mim, né, que foi chegar até aqui. Então, como a gente nasce de uma comunidade, eu quero retribuir esse Carinho. Então, preciso citar alguns nomes aqui rapidamente, tá? Então, o Fus, que foi o cara aqui. >> Claro, calma aí, começa a música aí, Toqueix. >> Ah, lança aí. Tem uma música específica. É, >> não é a música do ócar, entendeu? Que pr o cara parar de agradecer. >> Quer
que eu faça na speed run? Então, >> faz o speed run. Um salve aí pro Fus, que ele foi o cara Que fez o a run de zero exit, o Alan by Speed que faz runs de Mortal Kombat. É, temos o Tug também que faz as maratonas de speed run. E aí vem outros criadores como a Wend Júnior aí, mestre do Star Valley, faz speed run Star Valley. Legal, eu quero ver Star Valdo Miséria Corvo, que faz muitas runs aí de Mega Man e vai correr Gravity Circuit também. But turbo, que é uma união de
vários speed runners que tão com canal novo aí no YouTube também falando sobre Explicando várias runs. O Nemits também que ele explica várias speed runs no YouTube, o Problems, que foi quem começou ali com o Celeste, deixou a cena bem famosa. E aí a gente tem também o Noise de Gol que a gente comentou que foi o cara que fez o Taz, né, de Super Mario World. Eh, o Seven, o Seven Game, sabe? O Seven, né? Uma pessoa que também que divulga muito a cena de speed run. Ele divulga muita cena de speed run. Eh,
o Giraia também é um criador que também Divulga bastante essa cena e o Flipo, o Sheck Sher. E eu também vou deixar aqui o meu quase feliz aniversário pro Raka, que é um dos recordistas aí de Elden Ring na Speed Run. E no mais, só tenho agradecer aqui pela pela pelo esse momento, foi muito legal. Eu sou o Save, mano. Uau. Você pode me encontrar aí com save manual em qualquer lugar. Eu explico speed run, faço documentário de jogos e games. Estamos junto. >> Muito bom, cara. Você conseguiu o speed Run, mano. Parabéns. Agradecimento perito.
E você, Vinão, quer falar algum consideração final? >> Foi, pô, muito da hora falar sobre speed run. Eu não manjo muito, >> mas eu acho um assunto muito interessante. É da hora trocar essa ideia de tirar dúvida de >> pô, tem uns negócios muito >> que isso? >> Ah, >> é, eles ensinaram o cachorro a fazer uma Run. O cachorro fez o speed run. >> Essa foi uma speed run que aconteceu na GDQ, né? >> N DG. >> E >> aí, acabei de falar de coisa aleatória. Com cachorro, pô. Esse é o Peanut Butler, né?
E ele correu Gomite. E cara, e basicamente o dono dele ensinou ele a apertar os botões conforme a os comandos dele, os comandos que ele passou. >> Doide e nossa, muito bom. E já fizeram Speedrun daquele negócio que tem na Twitch que a galera joga o jogo no chat? >> Aham. Twitch, Twitch plays, Pokémons, né? Já rolou. É, >> já rolou. >> Não é, mas speed run não, aquela loucura ainda. É muito longo, né? >> Bom, muito bom. Mas é isso, galera. Muito obrigado a todos vocês que assistiram essa live longaça de speed run aqui.
A gente ficou 3 horas falando sobre speed run, mas é muito bom falar Sobre isso. Não foi speed run, >> não foi um speed run arrive, mas a gente vai falar muito mais sobre isso no futuro. Não esqueçam de conferir a BRATE amanhã, quinta, sexta, sábado e domingo que vai ser muito especial o evento, mas foi muito legal. Agradeço a comunidade inteira que presenciou a live, apoiou a gente aqui. E esse é só o começo, como eu falei, das nossos conteúdos de Run. Muito obrigado Save e Hugo que vieram aqui e até a próxima live.
Próxima live Do Floggames na quinta-feira agora com Pokémon Z e a próxima live depois dessa é sexta-feira com Floggame Nivos. Então muito obrigado a todos e até a próxima live e encerramos a primeira live no estúdio novo. >> Falou. É isso. Valeu, >> valeu. Valeu, [Música]