[Aplausos] minha diretoria vamos falar de futebol e vamos falar de OC cleans aqui que eu preciso ler a da matéria enquanto eu tô falando aqui e chegou a idade que ou eu boto isso aqui eu não enxergo mais e é o seguinte diretoria A CBF mudou o regulamento da Copa do Brasil em relação à inscrição de jogadores Então ela fez uma mudança lá em relação a a primeira aqueles primeiros jogos onde você é o time grande Você joga com o time pequeno fora se você empatar você tá classificado agora não vai pros pênaltis é o
que levaria o alguns times a eliminação nos anos anteriores então vou ter que jogar a Vera desde o começo e essa discussão é meio é meio como eu vou dizer é um pouco capitalista e um pouco técnica né Tecnicamente sim se você pegar o Flamengo for jogar com o Sergipe lá vai ganhar do Sergipe Não enxe meu saco é o mínimo que eu espero de você né por outro lado você tá abrindo uma possibilidade que eu se fosse dono do negócio e não de uma Confederação E se fosse um Dana White eu provavelmente não faria
que é a possibilidade de excluir times do restante da competição quanto maior for a possibilidade desses times grandes perderem maior a possibilidade de eu perder eh com com o campeonato em si como a gente no Brasil tende a ter uma discussão desportiva e não necessariamente de de negócio eh eu vou compreender que 99% da discussão vá por lado não é justo tem que ganhar e tal eu concordo se eu for pensar como negócio se eu for pensar como produto Pô cara eu preciso facilitar que os melhores e os maiores times tenm um caminho mais fácil
até chegar no momento decisivo para que eles estejam lá mas esse pensamento tá muito longe do Brasil ainda o Brasil ainda pensa muito como uma on né o futebol e não como negócio de modo que eu compreendo e também não acho que vai fazer tanta diferença assim Acho que basta os caras mandarem os times titulares e vão ganhar seus jogo se não ganhar também né responsabilidade sua com um calendário desse eu fico um pouco de dó né dos jogadores fal pô tô na semifinal do Campeonato Carioca eu ter que mandar o time titular para pro
Amazona para jogar um jogo contra o time na Série D é isso irmão entendeu então é eh mas a principal mudança em Rela aos jogadores e aqui vai também uma questão eh que conflita a parte de competição com a parte de mercado eu tenho um jogador que já jogou pela Copa do Brasil ele não pode jogar na Copa do Brasil daqui paraa frente esse regulamento já era errado e agora foi corrigido você pode jogar por até duas equipes você só é considerado tendo jogado em outro time se você entrar em campo e não se você
tiver inscrito eh e isso pode acontecer até a terceira fase depois da terceira fase você não pode mais inscrever um jogador que já jogou pela Copa do Brasil e eu não concordo por que que eu não concordo eh a flexibilização do time o cara poder jogar uma primeira fase num time menor e aparecer e ser colocado por outro jogador por outro clube eu acho que ela é normal não muda muita coisa faz parte porque nós estamos falando evidentemente de jogadores um pouco menores né Nós estamos falando na maioria dos casos de jogadores que jogaram num
time menor apareceram se destacaram e tal ou de clubes que foram eliminados o cara não tava tão bem outro Clube foi lá e contratou ele como é o caso do daverson por exemplo daverson é um jogador que foi muito importante pro galo no ano passado mas ele estava no Cuiabá Então não é uma contratação bombástica nem nada só que no outro lado da história tem a a perda de valor de mercado do do futebol brasileiro que é o seguinte eu sou jogador do Corinthians por exemplo então eu sou sou Corinthians né tô lá no Corinthians
jogo para ganho meus 600 conos por mês tal e eu sou eliminado no começo da Copa do Brasil Olha que merda Fui eliminado da copa do Brasil e aí o Flamengo chega e fala assim quero esse jogador aí claro que eu sou um meia clássico dá para você ver pelo meu perfil que eu sou um meia clássico fal Pô eu quero esse cara aí rascaieta machucou aqui quero contar tá o rica quer falar assim então mas é que o rica já jogou na copa do Brasil Então o rica não vai poder te defender na semifinal
quarta de final e final é você fala mas aí eu vou gastar um dinheiro desse esse cara não pode me defender n não vou contratar outro para onde é que vai o rica pra Arábia pra Europa a gente perde mercado a gente qualquer trava que haja para que o jogador brasileiro fique no Brasil jogador de bom nível ele é uma trava ruim para noss Então eu acho que se poderia fazer algum mecanismo do tipo ó você pode contratar o jogador mas você não pode pode usar nesta fase você ter que usar na próxima por exemplo
você contar o cara nas Quart você pode usar o cara na semi se você passar sem ele por exemplo para evitar o que obviamente ela quer evitar que é um time com mais dinheiro chegar faltando dois jogos para acabar a Copa do Brasil o cara fala assim é o seguinte eu vou contratar quatro jogadores aqui fodões e vou ganhar a copa do Brasil é isso que ela quer evitar grosso modo mas tem a perda para fora que hoje ela não se resume ao futebol europeu porque o futebol europeu também já tá um pouco saturado tá
muito cheio de jogador e nó não temos mais tanto jogador Tecnicamente absurdamente diferente dos outros então o futebol europeu se é meio que se que se abastece ali eh sozinho buscando apenas as estrelas mais pontuais e os clubes menores não tem mais tanto dinheiro quanto eles time embora o real não Valha nada mas entre você vender um jogador nota 7,5 de um clube brasileiro paraa Arábia ou para outro clube brasileiro Eu acho que o esforço da CBF tinha que ter ser tem que ser feito para que ele fique no Brasil porque afinal de contas A
CBF cuida do futebol brasileiro não da vida do jogador então Eu discordo um pouco dessa regra porque eu acho que ela poderia ser muito mais flexibilizada no sentido de que ó eu vou permitir que você fique no Brasil eu vou gerar um mecanismo para que você fique no futebol brasileiro Eu talvez Coloque uma marzinho ou outra aqui tá eh mas excluir você por exemplo você chega na quarta de final da Copa do Brasil você não joga até a final eu não contrato você aí para mim não vale a pena e se não valer a pena
vai vir um árabe um japonês aqui vai levar você porque os times que T potencial para te contratar são times que estão em alto poder de investimento queou em grandes decisões isso é matemática né o time que tá lá em 14º no 14º não mas em 10º no Campeonato Brasileiro aquela zona ali de água de salchicha não acontece nenhuma serve para nada tu fica ali você não tá na decisão da Copa do Brasil você não tá nas decisões da Libertadores você tá ali você acha que esse time vai contratar um jogador Claro que não vai
acar tá na janela agora o time que tá em disputa esse time pode tirar um jogador de outro time então preciso fazer um jeito que esse cara Tira que não haja um desequilíbrio que não haja um dopping antinatural no momento decisivo mas que esse jogador fique no Brasil e e eu não acho que essa solução é resolva PR eu acho que ela ajuda você colocar na terceira fase ajuda porque pode acontecer um acidente o Corinthians o Botafogo São Paulo ser eliminado na primeira e segunda fase da Copa do Brasil pode acontecer mas é um acidente
né não vamos contar com o acidente vamos contar com a obviedade qual obviedade esses times vão seguir adiante e vão ser eliminados ali pra terceira quarta fase da Copa do Brasil Ali você já não pode trocar o jogador por exatamente por quê né Por quê Pode pode colocar um limite talvez você possa colocar como eu falei nessa fase não mas na próxima Mas por que exatamente limitar e esse número e sabendo que esse jogador vai acabar jogando na Arábia porque o clube que tá lá não tá mais na decisão para ele é um prejuízo pagar
aquele cara para est em décimo no brasileiro e para outro cara interessa então eu concordo discordando nessa dessa regra t [Música]