Flow. >> Salve salve família, bem-vindos a mais um Flow. Eu sou o Igor. Vamos falar de carro hoje, né? Hoje é, na verdade, tem uma mistura de dois mundos que eu fui me enfiando aqui, mas agora vamos unificar a parada num papo sobre eh lasanhas e pilotagem de alta performance. Temos Rubinho Barriquelo. Obrigado por vir aí de novo. >> Estamos junto. >> Deve tá cansado da minha cara. Ah, se bem que faz um tempão que tudo vem aí. Quem deve tá cansado da minha cara é o Ricardinho que tá aqui de novo. Obrigado por vir
aí, cara. >> Jamais. Estamos junto aqui. Ainda mais num episódio tão bacana aqui comido que é um cara o dos maiores mentirosos que existe no Brasil, né? >> Não diga isso. É uma lenda. >> Ele faz, ele falou isso que eu falei que eu tava com saudade dele. Falou: "Que Mentiroso, cara". Ele falou isso agora faz 5 minutos. Bom, e bom, a gente vai a gente vai falar sobre o o eu queria entender principalmente aqui como é que é qual que é a interação entre Rubens Barriquelo e Lasanha. Tava falando aí de um de um
deuns carros que tu tem, que tu curte com cento e tantos milos rodados e a gente vai falar disso. Eu queria agradecer para começar a Estrela Galícia. Queria agradecer também o Banco BV de quem falarei já já. E esse Episódio aqui é gravado, então você não tem como mandar mensagem. Você pode só como, sei lá, junto com os caras que tá aí no chat contigo agora, trocar uma ideia, tá? Porque hoje é só nós aqui e você se ferrou. Mas Rubinho, por assim, tu gosta demais de lasanha ou tu gosta mais de deuns carros feito
para tá na pista de Se bem que a lasanha a gente põe na pista de corrida também, né? Não, Ricardinho >> é, normalmente não dá muito bom, né, Rito? Quando quando o pessoal vai com carro preparado lá, não dá muito bom. Mas >> não é assim, eh eu sou fanático pela história de da evolução de um carro. Então vamos supor, a minha época ali de Morumbi Shopping, >> tá? Você ia lá aquela aqueles o que era tudo computadorizado, você colocava teu dinheirinho e assim, ah, você ganhava uma corrida, você tinha, você podia escolher entre pneu,
>> nitro, >> eh, eh, suspensão. Então, você tinha que ir bolando o negócio para aquilo que você tinha, entendeu? Ah, corrida no deserto, você tem que ir pro nitro, você tem que ir pra potência de motor. Agora, corrida no meio é de pedra, de você tem que ter um pneu. Então, depende daquilo que você se predispõe para você ter a evolução do carro. Eu adoro isso. Meus carros, você vai falar assim: "Mas a tua Audi, eu eu falei para ti, né, tem 100.000 km, a Audi RS6 2016. Esse carro é o amor da minha vida
e assim não pretendo vendê-la porque é isso. Ela é original, entendeu? Ela é passou na estradale, mede aqui, mede de lá. Puxa, eh, você faz uma blindagem, o carro tem ali um comprometimento com cambagem, começa a comer o pneu um pouco mais dentro, alinhamento, toda essa coisa. >> Mas a até vai fazer o quê? Eu já falei pro acelerados que vamos comprar um Carrinho base e começar a mexer dentro disso. Acho isso muito legal. >> Mas tu teria um carro desse aí, Ricardinho, sem mexer? >> Uma R6? >> É. >> Ah, sem mexer é difícil.
Sem mexer, sem mexer. >> Cara, tá com ela original 2016, cara. >> Ainda não cheguei nessa maturidade. >> Ah, mas são 580 cavalos, não é que a gente também, né? >> Aham. >> É, tudo bem. >> [ __ ] Mas sempre dá para botar um pouquinho mais, né? >> Como diz o bola, né? 600 é melhor que 500, né, Vitor? >> É, mas é, talvez, até porque eu já tenho isso, já tô brincando demais com isso em pista. >> Uhum. >> Eu não tenho assim, cara, eu tendo uma uma situação onde o que mais me
consome Hoje é um trânsito, >> tá? >> Então você fala assim, mas então você quer ir pra Alemanha e dar 300 na autoestrada? >> Não tenho essa necessidade porque eu já dou 300 na pista, né? Então você fica, você vai dando aquela, cara, pegou o trânsito, o que que você vai fazer? Ah, meu, se eu tiver 580, eu dou uma ultrapassadinha assim que ninguém nem vai ver. 600 é melhor para isso também, Mas aí vai ter um gasto maior, tem um negócio de quebra, tem um todo um balanço que você vai vendo, o original, cara,
ele tá lá, entendeu? Ele tá. E hoje essa bobagem do cara falar: "É, mas o elétrico não faz barulho. Amigo, mas esse ele ultrapassa dois na aceleração, entendeu?" Então, o cara que gosta de corrida, ele não tá muito interessado no tal do barulho, no tal do negócio. O cara quer saber o que que anda, irmão. O que que é que vai? >> Tá, mas ó, eu vou te falar, mané, que o a proximidade com esses lasanheiro aí tá me atrapalhando. Por quê? Eu era, eu era da opinião, sempre gostei também do troço original, sabe? Eh,
especialmente porque o meu pai é muito assim. Meu pai fala: "Porra, tá mexendo no troço? Como é que tu acha que tu sabe mais do que o cara lá que o que que é melhor pro carro?" Mas não é as muitas vezes não é sobre o que que é melhor pro carro, né? É sobre a experiência que eu vou ter, Porque assim, eu não sou rubinho, eu não pilotei um Fórmula 1, tá ligado? Então eu comecei a entrar numa de [ __ ] ah, legal, original, estiloso, assim, meio, né, pá, eh, sóbrio, mas máquina faz
vum vum, né, o homem sorri. >> É, tá certo. >> Então, eu fui, eu fui, eu começo, eu tô começando, tá? Eu ainda tô inclusive na na época de de eh entender legal o que que dá, o que que Eu quero para fazer e eu tenho eu tenho bons amigos para me ajudar nesse sentido. Mas, [ __ ] eu já eu já tô olhando as paradas, já tô pensando por será que dá para será que vale a pena mexer na Mercedes? Será que o Ricardinho já me falou que era melhor eu ter um carro de
outra marca mais fácil? [ __ ] então não sei, hein? Vou deixa eu ver aqui o que que dá para fazer. e tô entrando. >> É, mas esse esse é um grande barato. Se Você eh é uma coisa que você começa a mexer, você não para, tá? Então é uma é uma descoberta, você vai tendo eh o prazer de um som diferente. Eu sou de eu sou de uma época que com 13 anos de idade >> eh existia um escapamento que chamava Sarachu da moto. Não não dava nada de potência, mas fazia um barulhão. >>
Aham. Entendeu? Então minha mãe sabia que eu tava perto da redondeza ali porque ela falava pá aquele negócio. Pô, Meu filho, você, né? Ele não deixava sair da rua, mas tava, né? Ia pra rua de baixo. Você foi pra rua de baixo, dá para ouvir pelo pelo barulho. >> Então é um barato essa descoberta, entendeu? Você vai mexer com alguém que sabe disso, é outro grande barato, porque ele vai te falando, ele vai te dando uma comida que você nunca experimentou, né? Então é legal demais. >> Pois é. E tu tem vários carros lá, tu
tem algum mexidão? >> Eh, eu assim, por que que eu tô falando, né, dessa dessa coisa do ou vai pro motor ou você vai para algum lugar? Porque a Fórmula 1, o que que aconteceu? O que que o que que fez a Brown >> ser campeã >> quando veio de um carro Honda que não andava nada? >> Aham. O motor, quando entrou o motor Mercedes no lugar do motor Honda, ele não, ele, Ele tinha um pouco mais de potência, mas o que ele tinha era dirigibilidade, porque o motor Honda era muito potente, mas eles não
sabiam que tinham abaixo de 10.000 giros. A gente tá falando de 10.000 giros, que o car, o nosso carro de rua não chega nem a sete. >> Uhum. >> Né? Às vezes oito. Mas >> então o cara me deu dirigibilidade. Quando ele me deu dirigibilidade, eu ganhei meio segundo numa volta só nisso Aí. E o cara foi lá e fez o triplo difusor. Nisso aí eu ganhei mais um segundo. Então a gente não tá falando de potência. >> Uhum. >> Entendeu? Quando muita gente num track day vai enfiando potência, vai enfiando potência e ele não
tem a aderência para fazer a curva, esquece, entendeu? Por isso que é um composto de coisas. Para que que você precisa? Ah, eu preciso porque, cara, eu sei lá, eu saio de Madrugada, quero ir até Parati, sigo as regras, não pego nenhum radar, tal, não sei o quê, mas eu dou umas aceleradinhas. >> Não vai fazer isso, irmão, assim, pode passar um animal, pode passar alguma coisa, vai pra pista, entendeu? Vai pra pista, vai fazer um negócio. >> Mas não é só o motor, por eu deu esse exemplo para mostrar, não é só o motor.
Aí você me pergunta, quais são os carros? Na maioria do tempo, né? Eu te contei as minhas duas últimas semanas, eu não tenho tempo de fazer isso com, só que eu não tenho um carro que não é potente. Então, eu tenho uma Ferrari que é 575, que ela tem 580 cavalos também de tempos antigos e é um canhão de um de um V10 lá que é maravilhoso. Eu tenho essa RS hoje, eu tenho um GTON que eu eu virei embaixador da Audi, que é um meu, esse carro é maravilhoso, cara. É assim, a aceleração desse
carro é mais do que Qualquer outro 580 cavalos. Parece que tá dando de 1000 cavalos, entendeu? Então eu não tenho muita coisa mexida e por aí também não precisa muito. >> Aí você, por exemplo, de o primeiro carro do Dudu, ele foi lá, pegou um Civic, mas >> quando eu vi o barulho já tava diferente. Falei: "Que que você fez?" Entendeu? O primeiro carro, o meu, >> o Dudu é o lasanheiro, tá? O primeiro, meu primeiro carro é o meu Golzinho GT, Cara. Ele tinha 1,200 de turbo. >> Ele tinha um uma chavetinha que dava
1,400 e uma ampulhetinha que até 1,800. 1 meu, quebrava todas as embreagens, entendeu? Aí você fala assim, pai, acho que tá dando uma patinada assim, filho, mas você ligou de novo. Pai, mas você tá dando uma bananinha pro macaco, não tem muito o que fazer. você vai querer que que eu ando no kg 200, você tira aquela ampulheta de lá porque é uma uma realidade. Então o começo da Carreira de de um cara que busca potência, ele busca por essas coisas. Para mim, o que eu amava era aquela válvulazinha que você tirava o pé, f
[ __ ] aquilo que parou, né? Hoje em dia é meio já meio ancião assim, mas eu eu queria aquilo, cara. Para mim, essa válvulazinha que dava o estouro era maravilhoso. Então, já passei por isso, já tive eh a minha Parati, >> ela tinha um eh um cabeçotinho rebaixado, tinha ela tinha uma Arrancada, ela só dava 200 por hora, cara. Mas ela sa ela zerava qualquer, qualquer saída de, de >> será que ganhava de uma caravan hoje em dia? Ah, é assim, a briga era acirrada na época ali do usar apesão com os motor Chevrolé
ali, sempre foi embolado o negócio, né? >> Mas muita coisa mudou também de lá para cá, né, Ricardinho? >> Ah, certamente, né? Isso que o Rubinho Falou, com certeza é é fato, né? A gente tem ali, tanto quando a gente é vai preparar um carro para uma finalidade, eh, a gente prepara carros tanto pra rua quanto também pra aplicação de pista. Ontem tava um carro de drift lá, pessoa lá, um piloto que corre na fórmula drift do Japão >> e ele vai andar agora numa exibição, levou o carro lá pra gente fazer. É uma, é
a a calibração do motor tem que ser totalmente voltada para aquilo que o Cara vai utilizar, né? Um carro de trackday é diferente de um carro de endurance e os dois andam na mesma pista, mas a aplicação é totalmente diferente. Um carro lá, pô, no trackday, às vezes depende da habilidade do cara, pô. Se o cara não tem habilidade, é um carro que o cara vai ter que dar 30, 40, 60, 80 voltas para pegar hora de voo. Então não adianta entregar um carro que o cara vai ter que dar três voltas e parar. E
ainda mais dessas três voltas, Uma de aquecimento, outra de >> dando surra e depois já beleza. Outra para esquentar. O cara só tem uma para acertar. O Rubens, que é o Rubens acerta. Mas assim, um cara que ainda tá pegando a hora de voo, então isso aí é de fato é o que no track day é até difícil de você explicar às vezes pro cliente que quando ele chega, ele chega, óbvio, achando que o tempo vai vir da potência. >> Aham. E não tem, na verdade, eu vou te dizer que é mais fácil virar tempo
num carro fraco do que virar num carro rápido. Eu sou um amador no negócio e, cara, fui meu primeiro trackday, eu fui com Eclipse 95, fui lá para Jacaré Paguá andar. Eh, cara, tinha o original 213 cavalos. Naquela época eu acho que nem isso tinha mais, porque eu não comprei ele em 95, comprei já tinha ido embora muitos dos cavalos. >> E me diverti com aquele carro. Cavalo Morreram. Ah, adoce, [ __ ] quebrapata, é uma desgraça, velho. >> Verdade. >> E ali eu lembro que eu fiz assim umas 20 voltas separadas e umas quatro
sessões, quatro baterias que eu saía ali e tinha que parar porque alguma coisa acontecia ou ficava assim, fadigava freio ou qualquer coisa assim. Na segunda oportunidade que eu fui, fui e baixei assim, sei lá, 2 segundos, porque comecei a aprender um Pouco mais a sul e tal, tudo mais, como é que fazia lá aquele circuito do do do de Jacar Paguá. Aham. No mesmo carro, tá? E aí a terceira vez eu nem ia pro trackday, eu ia lá acompanhar um amigo que eu calibrei o carro dele e tal e ele ia andar mesmo, um carro
bem preparado para trackday mesmo. Só que tava sobrando vaga, eu tava com o meu Fiestinha 1.6 original, original, tá? Eu olhei e falei: "Cara, e dá um comichão porque você tá aprendendo a customizar. Andar na pista é um troço que vicia e não pela disputa com outros caras, porque isso acontece, óbvio, mas quando você começa a disputar com você mesmo e você percebe aonde você tá errando e aonde você pode melhorar, eu no meu caso assim é não, eu quero acertar agora, eu quero fazer de novo aquela curva que eu consegui fazer uma vez e
eu vi que veio tempo, eu quero acertar, que é o mais difícil para um piloto amador, é a repetibilidade. E aí eu entrei no na pista com o meu Fiestinha, porque tava tudo certo com o carro, tava tudo OK, tava só assistindo o cara andar. Falei: "Ah, não vou me aguentar". Tem vaga aí? Digo, tem. Entrei com Fiesta. Cara, o Fiesta original não acaba o freio porque ele não tem velocidade suficiente para fadigar o freio. Não esquenta porque também não tem potência suficiente para super aquecer. Eu dei 80 voltas >> naquele trackd. Eu saí quatro
vezes para Ir no posto, encher de novo o tanque e voltar. Me apilidaram o tarado do Fiesta naquele trackday, porque eu não saía da pista e eu derrubei tipo 78 segundos de tempo de volta da volta que eu fiz quando eu entrei até a última e eu aprendi o traçado e a pilotar na pista de Jacaré Paguá com o Fiesta, coisa que com eclipse mexido e legal e turbo e eu nunca teria conseguido, >> sabe? E >> que coisa, né, cara? Isso totalmente contrainttuitivo, mas é, mas ao mesmo tempo faz sentido, né? Mas você tem
eh é isso que é o grande valor da vida. Você tem que ter a humildade de nunca achar que, ah, então beleza, o Rubinho andou de Fórmula 1, ele vai chegar no Fiesta e vai enfiar 2 segundos o Ricardinho. Não, porque é algo que eu não fiz antes. Eu tenho que estudar aquilo que já foi feito, ver as linhas dele. >> Uhum. Eh, bater meta que eu falo assim: "Não, pera aí, aqui tá bom, aqui não tá, pera, aqui, Ricardinho, dá para fazer diferente". Então, e fazer porque, cara, o momento em que eu pulei de
carro para carro para carro, esse final de ano eu andei de estoque, de Porsche e de Nasca. >> Uhum. >> Eles são completamente diferentes. Então, se você não tiver a pausa de falar: "Opa, volto aqui para reaprender, né? Eu tenho 47 anos de pista". Você Imagina ele falando que ele abaixou de um a 8 segundos desde a primeira volta. Se você não tiver isso de falar assim, respira e recomeça, você não não tem não ten o que fazer. Eu mesmo, né, nesse nesses últimos tempos, quando ganhei o campeonato de Nascar, cara, eu cheguei a 1
hora e meia da largada e eu achei que eu ia poder fazer uma volta rápida, passar por dentro do box e ir por grid. Nada. Saiu do, saiu do box atrás do safety car, parou no grid e dali largou. Eu não dei uma volta rápida, cara. Aí você fala assim: "Não, mas o Rubinho tá tranquilo, ele tem experiência. Que que mane não tem esse negócio da experiência? Se você não tiver ali apto e querendo muito, sabe? Por tudo que o meu filho Eduardo se doou no dia anterior, ali tá a garra, ali tá o negócio
de você falar assim: "Pera, meu, você conhece." Então assim, trajetória larga, fica meio, dá uma observada, você não precisa fazer tanto, você não Precisa ganhar a corrida, vai ver. Mas assim, é você se doar um track day é você se doar. Não adianta o cara chegar lá, tomar um segundo e falar: "Pera, vou colocar mais 30 cavalos que vai", né? Não é no motor, né? explicitamente dizendo que você consegue abaixar tempo em outras coisas muito mais eficientes. >> Entendo, entendo. É, eu tive a a experiência de brincar assim com com o Kart, né? Lembra que
a gente da última acho que da última vez que a gente Conversou, não, com certeza da última vez que a gente conversou eu nunca tinha ido no kart, né? E eu fui e em agosto esse ano, [ __ ] foi legal para [ __ ] meu irmão. Fique assim, [ __ ] entendi o que que o Rubinho fala dessa [ __ ] aqui. E eu e eu um troço que você falou que é, fui entendendo o Fiestinha ali, tirei segundo para [ __ ] Eu fiquei puto porque eu só fui entender o que que dava
para fazer no kart depois da metade. Então quando aí depois da metade que eu Fui me ligar e onde era para eu frear mesmo e o que que na verdade eu podia acelerar onde eu achava que eu devia estar freando. É, a hora que ele falou onde eu podia freiar, eu já falei assim, começou errado. >> É, [ __ ] Então, é, eu achei que eu ficava assim, [ __ ] entendi. Eu perdi tempo para [ __ ] aqui freando, tá ligado? E aí, e aí eu, eu, cara, gostei para [ __ ] Eu tava
pensando aqui, pô, Voltei falando que eu queria fazer um evento com a galera aqui pra gente poder brincar de >> É um dos melhores eventos, né? Você pensar bem. Hoje a Granja A Viana te oferece e horários para você ir lá, se diverte. Depois tem um restaurante que você, meu, você come uma pizzinha, faz, sabe assim, para você realmente ter o tempo pós corrida, onde você fica assim, [ __ ] velho, você friou demais, velho, bobão, tal. A resenha >> é a resenha, a resenha é muito mais legal. Bobão, >> não chama os outros de
bobão, né? >> É, para não falar o que tem para falar, né? Aqui na como tá gravado, não sei que hora você vai lançar o trem. tu chama ô ô Ricardinho, tu carte é um bagulho que tu gosta também parada é uns carros muito sinistro que faz e acontece. >> Ah, eu acho que assim como é, cara, é Que assim como o Rubens, eu acho que quem é apaixonado >> por carro, por por por performance, por guiar, >> Aham. Porque daí não hoje não dá nem mais para falar gasolina, porque cara, hoje a gente tem
carro que movido aí on de lítio, que o troço é legal para caramba também. Então >> quem gosta de guiar essas máquinas, >> cara, e vai gostar seja num kart de 13 HP, seja numa caravan de 800, ou seja num, cara, um Fórmula 1 com mais de 1000. O sentimento de fazer a máquina junto com o homem, guiar, sabe, performar, eu acho que é o que realmente atrai em qualquer categoria. Tem agora até, não sei se chegou a ver, Rubinho, aquela categoria de fórmula autônoma. Você viu isso aí? >> Não, não >> tem. É um
fórmula, né? Sei, não sei se é Um F3, um F4, mas é algum fórmula que eles estão pegando as universidades, as faculdades de de engenharia, de tecnologia e tal. E aí eles têm que desenvolver uma inteligência artificial que guia o carro >> num circuito em As Marina. Eu acho que a as primeiras etapas foram em Asmarina >> e e o os carros ficam se cagando a pau. Os carros são todos iguais assim, sabe? Eh, e os carros se cagando a pau sem nenhum piloto lá dentro Para ver qual é a AI >> que melhor pilota
no aquilo foi a primeira coisa que eu olhei assim, eu falei, eu assisti essa bizarrice, mas eu falei assim, tá, entendi, mas tá, eu é que eu achei legal porque eu sou nerd, >> então eu achei legal eles tentarem replicar o que um bom piloto faz em linhas de código. Uhum. >> Mas o que tem de carro fazendo merda? Um outro parou, quis entrar na contramão. Tipo assim, você vê várias cagadas assim. É. >> Ah, pro Rubinho, o que que tu acha disso, Rubinho? Porque veja agora, agora, agora tu já correu para [ __ ]
na Fórmula 1. Agora tu já é o Rubens de Barriquelo. Agora, entendeu? 40 e tantos anos de pista. Agora [ __ ] vi a inteligência artificial substituir os pilotos, não é? Ah, mas eu acho que no final, cara, a Fórmula E, por exemplo, que é um uma baita categoria, >> eh, ela mesmo lidou com super ups e alguns downs, assim, porque todo mundo achou que aí no momento inicial aquilo ia acabar com Fórmula 1. Por quê? Porque é muito mais tecnológico, é muito mais só que teve um momento ali que, putz, então é a mesma
coisa que você fala assim: "Tá, mas o carro ã autétrico vai me levar a 300 km, mas se eu preciso de 400, é melhor comprar um híbrido que ele me dá 80 km no >> É tudo uma conta que você tem que fazer. E e aí assim, de novo, a Fórmula E tá num up novamente com carros super poderosos, super eh tecnológicos, mas é tudo é tudo de momento, né? A gente vê eh a moda de dos anos 70, de vez em quando ela volta no ano 2000 por alguma coisa. Você você nunca sabe, >>
né? É que você acha legal, eu falo assim: "Cara, é legal mesmo." Aí eu conto pro meu amigo, você fala: "Pô, o Ricardinho fala legal, já fizemos um Bolo achando que é legal". aquilo vira moda. Então, o carro é idêntico, cara. O carro é é a mesma coisa, entendeu? Então, tem que esse negócio de de dar essa eficiência para que o piloto não guie mais, isso não vai acontecer, na minha opinião, de colocar um carro sem um piloto, competindo contra os outros. >> Por quê? Porque eu acho que >> o que que tem no piloto
de de eh guts que que que a máquina não vai conseguir ter? >> Se a gente chegar num momento em que a máquina, digamos, o o vamos vamos chamar de robô ou piloto, >> né? Só vão colocar lá um capacetinho, mas é tudo guiado por uma uma situação robótica. Se a gente chegar num momento em que um carro não sair de frente ou não sair de traseira, ele não tá no limite. Então a gente vai ter que fazer esse cara bater 70.000 vezes a curva um para depois Bater 70.000 vezes na curva dois. >> Verdade.
>> Entendeu? Porque assim não tem. Você vai falar assim: "Rubinho, qual foi o carro mais perfeito que você guiou na tua vida?" Foi Silverston 2003. Aquele carro para mim ele não tinha como sair do trilho, mas aquele carro saia de frente de traseira. Ele não tem muito o que fazer. Então você vai colocar alguém lá que tá buscando uma perfeição que ela basicamente não existe. Ah, mas e se Colocasse um IA dentro do carro 2003 do Rubinho lá em Silverston? Puxa, eu acho que ele ia chegar a ter, sei lá, até ultrapassar os limites que
que eu tinha. Mas meus limites eram meu e tipo aquele dia lá o Schumacher não tava conseguindo chegar perto, ele tava em outro tipo de pneu, ele tava Mas, cara, eu tava muito perto de um limite, mas você entendeu o limite ainda ele tem os problemas. Será que a gente vai sanar os problemas? Eu acho que não. Então, Como é que a gente vai conduzir isso, né? Essa é uma questão que eu acho que nunca vai ter, vai ter que ter um piloto. >> Nesse momento, Ricardinho, essa corrida que tu tá falando, que tu assistiu
aí, ainda tava, ainda estamos vendo bizarris, a inteligência artificial ainda fazendo um monte de merda >> ainda, lógico. Tá bem a quem ainda do que os pilotos, mas a ideia dessa categoria, na verdade, não é ter uma Categoria que vai ser extremo, não é o entretenimento de você enxergar. Hoje ainda tá engraçado. Daqui a pouco eles vão conseguir realmente pegar o fio da meada e aí, cara, desenvolvendo e vai começar a ficar tão rápido, pode vir a ficar tão rápido quanto um piloto, mas o interessante é o que consegue se extrair daquilo. E hoje, por
exemplo, você tem os algoritmos que rodam nos sistemas autônomos de segurança ativa usadas de quarta e quinta geração, que são os Pilotos autônomos que interferem. Se tem um carro vindo aqui, ele vai colidir, então tenho que desviar. Esse tipo de coisa tá sendo desenvolvido com, por exemplo, com categorias como essa. >> Essas linhas de código que os caras estão colocando pro carro dirigir autonome. Eh, já está colaborando com o desenvolvimento de montadoras, por exemplo, para fazer o próprio piloto automático adaptativo, para você ter Distância do carro da frente dele interpretar o que que realmente vai
ser um carro que tá em rota de colisão e qual seria o o que que ele tem que fazer. E até quando ele pode? Porque, pô, tá, tem que desviar. Um piloto sabe que se você der mais ângulo ali de de de volante do que a tração que o pneu vai fazer, ele vai sair de frente e aí era melhor nem ter corrigido, era melhor ter usado a tração para reduzir velocidade e esperar o impacto, né? Então esse tipo De desenvolvimento do algoritmo, eu acho que vai ajuda muito nos sistemas de segurança que a gente
já vê hoje em alguns dos carros de ponta. E eu acho que cada vez mais isso vai cascatear pros carros mais baratos, né? >> Pois e e é nisso que no acelerados muitas vezes a gente perde tempo porque o cara olha assim e fala assim: "Esse [ __ ] tá guiando aqui, cara, com com mó >> ele vai bater >> e aí o carro segura e eu perco o tempo". Entendeu? Só que aí você vai falar assim: "Então tá bom, vamos pegar a empresa e vai eu lá desenvolver esse carro". Talvez o limite vai ser
muito a quem? daquela que é a pessoa normal tentando guiar. >> E aí ele não vai ter tempo de desviar porque ele fala assim: "Não, pera aí, o cara que tá guiando, ele ainda tem a reação e essa reação é algo diferente, entendeu?" Então tem que ser desse Jeito. Eu eu, por exemplo, você vai fazer uma, você tá lá na na estrada agora com com o GT, ele liga todas as luzes. Eh, se passa um pouquinho perto, ele aparece lá, cara, eh, vai frear. >> Aham. E eu tô assim, não tem um botão que desligue
isso assim, porque eu falei: "Não, tô tô tranquilo." >> Ainda também, inclusive que veja, imagina um cara normal achando que é o rubinho, desliga essa [ __ ] >> e morre. >> Me apavora às vezes esses negócios, porque às vezes você vê um buraco e você vai para ele assim, ele brum, você, >> opa, >> meu Deus, >> né? Mas é o sistema de segurança, porque na verdade a gente que isso, >> gente que tem um pouco mais de de de tato para aquilo ali, >> eh, óbvio que a gente pensa naquela possibilidade e a
gente é plausível a erro, mas normalmente a gente tá com o Troço calculado para colocar ali e o computador acha, opa, esse esse aconteceu até algo engraçado. Hã, >> tava voltando casa no meio do do do temporal. >> Eh, entrei numa curva, eu moro na na rodovia Anchieta ali, então uma rodovia de alta velocidade, assim, estava chovendo bastante, cara. Entrei numa curva e eu vi o riozinho assim, ó. Aí eu falei assim: "Rapaz, eu tô com os pneus, eu uso uns pneus, já vem original no meu Carro, né? >> Mais pra performance. E é uma
uma chinela de pneu pra água. Isso aí muito pouca gente sabe disso, mas quanto mais largo o pneu, óbvio que numa pista seca você tem mais aderência, né? Mas numa pista molhada vira o contrário, porque você fica por cima do filme d'água mais fácil. Cara, batata. Eu tava rápido, cara. Eu falei e eu tava esperando. Eu estava esperando porque eu vi aquilo ali. >> Aham. >> Tudo ligado, todas as assistências e tal. No momento eu já passei uma faixa para lá assim, mas dá aquela palpitada porque não é uma velocidade agradável de você perder a
traseira do carro. Aí quando ele chicoteou pro outro lado, eu voltei e dei pedal. Cara, o vagabundo do controle só entrou quando dei pedal, que era justamente para ele falar, ó, para porque você recupera no acelerador Assim. Falei: "Cara, eu fiquei esperando ele entrar o ABS para segurar ali, não me segurou, cara". Eu falei: "Meu Deus, cara". Tipo, >> que merda, hein? >> E mas não, mas provavelmente ele não entrou porque a o >> na cabeça de quem não tem um pouco mais de aptidão ia ser juntar no freio. E eu não juntei no freio
em momento nenhum. Já dei o que eu precisava de volante e ele falou assim: "Tá, não vou me meter Porque se eu me meter é capaz de embananar mais ainda o o negócio." Falei: "Caramba, tá tá ficando mais avançado o negócio, mas >> Aham. >> Não faça isso em casa, tá gente? Não faça isso na tua casa. Aquará isso pode acontecer. Eu não tava acima do limite de planagem. É assim, choveu, >> reduz a velocidade, óbvio. >> É assim, eu falo, eu explico bem, né? Bem direitinho. Se você não tiver com o Teu pneu calibrado
do jeito que tem que tá e ele tiver meio murcho, o caminho que a água vai percorrer já tá já tá prejudicado, entendeu? Que a água entra por dentro daquele córregozinho que tem no pneu. >> Aham. >> E aí, cara, já entendeu? E a gente tem que, do mesmo jeito que você tem que ir no médico para olhar se você po assim, vamos ver, ah, não, não tô sentindo nada, mas pô, faça um exame uma vez, Duas vezes por por ano, porque meu, pode ser, você já cura logo já. O carro é igual, cara. Se
você não der uma calibrada no pneu de vez em quando, você tá muito apto a fazer uma uma besteira num riozinho desse que você não sabe, entendeu? De vez em quando pode acontecer. E e nessa época de chuva, né, pesada, é um besterol danado, porque você pode acabar em dois segundos por uma, porque você vai pisar no freio, você não tá treinado para você vai pisar No freio. Então, teu carro precisa est apto para poder tá você tá com o sistema direitinho, entendeu? >> No Brasil a gente também tem uma coisa que eu >> provavelmente
eu pisaria no freio, >> a, mas a todo mundo que não tem um pouco de vivência em pista, com certeza pisa no freio. >> Com certeza. >> Fiestinha ajudou. É, ajuda, ajuda. Mas cara, e eu e eu rodei na até entender Que a hora que sai de traseira, você tem que num tração dianteira, principalmente, você tem que juntar no acelerador para recuperar ali. Demora muito tempo até você ter essa memória muscular. E uma coisa que o Rubens falou, eu acho muito legal de passar essa mensagem também, no Brasil a gente não tem tanto essa cultura,
mas em outros países, por exemplo, onde a gente tem neve, vai Estados Unidos, Europa, você em alguns por legislação, você é Obrigado, dependendo da mudança da estação, em ter um pneu adequado para aquela para aquela neve, >> situação de neve ou tudo mais. Cara, no Brasil, eu, por exemplo, ontem, ontem, foi ontem, passei um susto e eu olhei, eu falei assim: "Cara, eu gosto de guiar carros, gosto dos meus carros e óbvio que eu uso pneus muito bons, mas aquele pneu que inclusive vem original no carro é um pneu altíssima performance, mas que Não performa
tão bem na chuva". Eu olhei e falei: "Cara, às vezes qual a necessidade de eu ter um pneu que é muito, muito, muito bom no seco". >> Uhum. que até inclusive gasta muito mais rápido do que um pneu convencional. >> De repente abrir mão daquela performance ultra Uber super, porque eu não vou num trackday, é um carro que eu uso no meu deslocamento de >> diário, >> né? Não, às vezes colocar um pneu melhor Para essa aplicação de >> seja mais geral, de certa forma, >> que seja mais geral, né? Que tenha mais resistência à
aquaplanagem. E é algo que no Brasil a gente não tem essa cultura de, por exemplo, eh, olhar. Eh, é, é, é bem legal quando você vai comprar um pneu que ele te fala ali o nível do ruído, né? Tipo uma geladeira, você comprar a geladeira, tem a A, B, C, D, E. >> Quanto, acho que as pessoas de uma forma Geral elas estão prestando atenção no pneu. Em geral eu não escuto ninguém falar de pneu. >> Não, não estão prestando, >> mas deveriam. >> Não tão. Só, >> por exemplo, ontem quase perdi meu carro por
causa disso. Só o cara que se deu o direito de experimentar, né? Quando tem muita gente que anda de kart indoor e escreve para mim e fala assim: "Nossa, nossa, eu falei alguma coisa de você no Agora". Então, o cartor, a gente tá falando de de algo que tem, você consegue ter uma percepção, mas você não tem um. Então, se o cara entra numa pista de corrida e aí ele tem, por isso que a gente tá cada hora mais promovendo, dendo acelerados, uma conexão com o fã para que ele entre no carro comigo, entendeu? Se
o cara der uma volta assim, ele fala assim: "Meu Deus do céu, não tem por quê?" Porque é coisa que vem eu venho fazendo no meu Dia a dia, eh, e que tem muito ainda tem muito chão diferente, né, de uma de uma estrada. Então você fala assim: "Mas na estrada você tá sozinho, você manda ver?" Não, cara, foi o que eu falei para meus filhos quando eles tiveram a carteira, eu falei: "Cara, é assim, ó, não são só vocês. É como você aprender a lutar. Se você tá aprendendo a lutar para se defender, ok.
Se você vai para para brigar, meu, [ __ ] é a chance do cara tira uma arma, não sei o quê. Você Me tá tá tá se jogando para um lugar que não precisa. A rua é igual. você aprender a guiar, você tá aprendendo a se defender assim, passa um cachorrinho, sabe? É uma coisa e bizarra esse negócio do Na minha época não tinha esse negócio. Quantas vezes eu vi >> um cara com a camiseta era, do Vasco que tinha assim o cara andando falando que ele tava com o cinto e e não tava de
cinto, entendeu? Porque na minha época não tinha muito isso, foi uma coisa que Foi, né, com um tempo foi criada, tal. Meu pai no del rei dele, a gente quando via de longe assim uma uma blitz, que que ele fazia? Ele pegava o cinto aqui e jogava aqui no ombro aqui assim, só não precisa botar, não precisa botar não. Só botar aqui só, só para aparecer. >> O cara faz o mais difícil tá com o cinto no ombro, meu irmão. >> É, eu sou eu sou da época do K manguia. >> Tá boa. >> Aham.
Não, meu pai, meu pai, eu não sei Se já te contei, meu pai teve dois del rei, cara. Ele teve um 85 e o e um 88. um guia 88 todo que assim ele ficou todo [ __ ] né? Porque ele foi ter esse carro 88 em 2005, se por aí, sabe? Eh, e uma das primeiras, não, um pouco antes, vai, uma das primeiras coisas que aconteceu com o carro foi ele porrar o carro e [ __ ] com o ar condicionado. E aí o resto da vida do carro não teve ar condicionado, porque ele
não precisa dessa [ __ ] não. >> Então, tá, >> carro sem ar condicionado, não precisa dessa [ __ ] não. E aí vivemos a vida sem tinha toca fita faz um tempão essa [ __ ] Isso daí dá para eh eh não, as pessoas gostavam do Del Rei, né, cara? Era um carro de >> era quadrado, mas as pessoas gostavam. Era um carro quadradão, né? >> Quadradaço, ultimate quadrado, >> tipo Voyage, Del Rei, tudo, tudo carro meio quadrado. Eles começaram a meio que E assim, a Parati já era um negócio até um teco mais
moderno, porque ela tinha uma cara de SUV assim mais alto, tal. Mas esses carros eram na época, [ __ ] Scor XR3 era um carro modernaço, modernoso assim, né? >> É, mas o Del Rei tinha outra, ele era uma característica diferente, né? Ele era mais uma barcona mesmo, era coisa de de Velio, né? O Del Ren é coisa de Velio. É >> um velho. É um carro menor, né? Não era Tanto que o Opala, >> hã, >> ele tinha essa cara de de um pouco mais de senhor, tal, >> é >> o Landalu, aquela coisa
toda, tal. E o Del Rei era um tequinho mais enxuto, mas ele tinha essa cara igual. É quadradão. >> É, é, é o tipo, é o meu, é o Fala muito sobre o meu pai, assim, o meu pai é o cara que teria outros e vários Del Reis, tá ligado? Tem a ver com ele, parece. Eh, mas hoje em dia assim, eu o carro que meu pai, esse esse da rei do meu pai, ele vendeu para uma merreca do [ __ ] E uma uma certa vez eu tava tava parado na rua lá no Rio
lá, eu vi ele passando, cara, o cara mexeu nele >> que era do teu pai. >> É, o cara agora o carro ele tava todo esquisito, ele tava com a bunda baixada, a ponta levantada e ele andava quase querendo decolar, esquisitaça. Qual é os Cara? >> Mas ali foi um problema. Ele não mexeu para deixar desse jeito. >> Eu espero que seja um problema, cara, porque para mexer para deixar desse jeito aí é sacanagem, né, cara? >> Problema. No mínimo ali era três galão de gás GNV ali no porta-mala que deu aquela sentada ali. E
>> pode ser. Mas e qual que é a explicação então da tal das Fiorino que a gente falou da outra vez? As Fiorino com a que Bico dela que é para baixo? >> É, não, na verdade ali quando o pessoal faz da Fiorino, eh, isso aí remete, por exemplo, ao pessoal. Fiorina é um veículo de carga utilizado para carga e alguns caminhoneiros começaram a utilizar, né, a suspensão traseira, tá, dos caminões levantada, um pouco mais levantada, porque daí o cara podia botar mais peso quando ele tava descarregado, ele ficava arqueado para cima. Quando botava mais
peso, ele >> ficava nivelado. É daí que nasceu essa cultura. Só que daí o pessoal achava legal andar com ela com o caminão descarregado e ele ficava empinadão assim, pô, cara de malvado e tal, tudo mais. Só que daí o pessoal perde como tudo. Às vezes o pessoal perde a linha. Tu já viu, Rubinho as fiorino? Já tá. >> E aí agora antes era no caminhão, daí depois eu acho que virou nas HR, que é aquele caminhãozinho pequenininho. E agora as Fiorino, cara, arqueada assim, Parece um gato assustado assim. >> Parece cara. Sabe quando o
gato se arqueia assim? >> Mas se os polícia pega não dá ruim. >> Existe um existe um uma área cinzenta na lei porque em função da veículos de carga, tá? Eh, se é num carro de rua, acabou, tá? Game over, você modificou ali a suspensão e tal, [ __ ] Características originais, dançou. Veículos de carga t por natureza a capacidade de você >> mexer nisso por causa porque ele foi feito para carregar com carga. Então se você tá andando sem carga você pode, tem alguns que inclusive vinham de fábrica com a capacidade de você regular
a altura traseira ali, a válvula de proporcionalidade, que é algo que no motorsport se usa para caramba para mudar o freio pra frente, para trás, é algo que nasceu nos veículos de carga. nasceu nos veículos de carga. Porque quando você bota mais peso na traseira De um veículo de carga e ele desce a suspensão, você tem que passar mais freio pra traseira, porque você tem mais peso ali naquele eixo. Então, existe uma liberdade para você alterar a suspensão de veículos de carga. óbvio, você ainda precisa atingir ali a altura do farol e algumas coisas nesse
sentido, mas não é de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, existe essa área cinzenta de que você perde a linha, aí a galera Perde a linha, óbvio, para variar, até que proíbe e aí vão vir todo mundo, oh detr se importa com qualquer coisinha, [ __ ] >> o cara tem 1,5 m de altura no eixo traseiro, pô. Tu troca, pô, tu de pé, tu troca o escapamento do cara. Mas não é o Detran tá se importando com qualquer coisinha. Eu fico, eu fico, tu já dirigiu uma dessas de Furina? Porque eu fico pensando
se o cara ele não fica, esse cara tem que pôr o cinto porque ele Fica meio penduradão para baixo, não é? Porque o troço é empinado para valer. Não sei se quem tá ouvindo a gente já viu essa [ __ ] mas é umas fiorina empinada para valer. Tu não tem? A gente consegue ver alguma aí, Vitão? Vê se tu consegue botar uma aqui pra gente fazer o pr quem tá assistindo a gente faz. >> Feorino verdureira. >> Verdureira. >> É, vai. Se botar vai aparecer. >> É, aí é complicado mesmo isso aí, né, Cara?
E lá >> essa daí tá pouco. >> Essa tá pouco. Eu já vi muito mais. É, essa tá pouco. >> Ó lá, ó lá, ó. Ó. Fiorino GBN. Ó ali, ó. Aquela lá, ó. Essa daí. Isso. Ó. Isso aí, ó. >> É isso daí. Eu já vi isso aí, mané. >> É isso aí. Isso. Vai na rua. Você tá na Você tá 120 por hora ali na Bandeirantes com seu carro que deve frear em 30 m de 120 a Z0. E aí o cara tá nos mesos 120 Por hora aí felizão. Bota aí no >>
essa [ __ ] aí é da hora. Eu acho massa porque é cultura de carros e assim e eu acho que a customização é sempre válida, óbvio, desde que você, ó, claramente não coloque a vida dos outros em risco, né? Né? Se o cara tem isso aí e anda numa boa, eu acho que até OK. Mas >> o problema disso aí é um cara entrar embaixo. >> É lógico. >> Porque porque na minha época, se você Pegar os caminões não tinham o para-choque. >> Aham. >> Né? E muita gente morria porque entrava para baixo. Aí
depois foi feito um para-choque na medida dos carros atuais, que é onde você bate e >> e tu não tem como se enfiar ali embaixo de forma tu acaba decaptitado, né? >> Numa dessa aí você >> um carro desse aí pega um carro um pouquinho mais baixo nosso ali, cara. Para-choque do car dá na nossa boca. >> É. Entendeu? Na minha época, pô, você ia treinar de Fórmula Ford na quinta-feira, no momento que era aberto Interlago, você andava com Speed 1600, com Chevete, com Maverique. Nossa! E você de Fórmula? >> E você de Fórmula. Então
era uma época meio >> que era obscura, né? Época que não existia ainda um limitador de box. Se você pensar, cara, >> que nunca 1990 >> eh e >> eu corri em 1993 sem limite de box, entrando em Mônaco para fazer troca de pneu sem limite de velocidade no box. Cara, é muito antigo isso. É muito doido de você imaginar que, né, não é que você quer segurança pros mecânicos, pras pessoas que tão tão fazendo a, né? É doido achar isso que é não faz tanto tempo. >> É bom. É porque até velho, né? >>
Não, mas tem essa caria de jovem. Tem isso também. E ó, eh, do ponto a gente tá falando aqui, eh, tem muitas mudanças aconteceram na Fórmula 1 por conta do de segurança. A gente tem, eh, a, as regras de trânsito que lidam, por exemplo, com o fato do cara poder levantar ou abaixar uma suspensão querendo ou não, tem a ver com segurança também, né? >> Claro. >> Mas quais são os tabus que existem eh no nesse mundo? Não necessariamente no de corrida, mas no mais no na coisa de rua, por exemplo. Eh, um termo escroto
que a galera usa para carro mexido é carro de baiano, não é? >> É, é um carro é pejorativo, na verdade, >> pejorativo. É tipo, é tipo a a NW lá nos Estados Unidos para carro e tudo mais, né? Assim, >> o cara exagerou, ele passou do ponto, daí >> é, na verdade, eu acho que é isso, passou do ponto em qualquer sistema. Então, o cara passou do ponto no eh no som do carro, entendeu? O cara com uma caixa desse tamanho atrás já passou do ponto. O cara rebaixou demais que o cara não consegue
andar. Então aí esse termo é pejorativo porque ele passou do ponto. Acho que é essa >> total. Então, mas o o a questão é essa. Eh, então existe quando a gente eh usa esse termo pejorativo para falar de um Carro, a gente tá falando de alguns que o cara passou do ponto, mas isso tá ligado a algum tabu tipo, cara, não devemos fazer isso aqui porque isso daqui é escroto, isso aqui atrapalha o carro e tudo. Ou a galera do carro não tá nem aí, só quer que o bagulho fique maneiro ou escroto. Tipo, se
ficou maneiro, legal, se ficou escroto, a gente zoa. Como é que é? Ah, eu acho que é mais assim, primeiro, o cara, o carro é dele, ele vai fazer Com o carro dele o que ele quiser. Ele se sente feliz fazendo aquilo ali. E aí é onde eu falo, [ __ ] se o cara que tem a fiorinozinha dele ali, usa para trabalhar, tá trabalhando com aquilo ali, ele pega o dinheiro que ele ganha trabalhando, ele gosta daquilo ali, cara, eu acho que >> qualquer tentativa que a gente faz às vezes de tentar eh cerciar
a liberdade de fazer aquilo ali, você só atrai mais vontade do cara querer fazer aquele Troço, entendeu? Eu só acho que tem que ter a, obviamente, o local certo para você fazer aquilo ali e criar meios de você conseguir fazer aquilo de uma maneira saudável. Estados Unidos, por exemplo, é um país interessantíssimo quanto a questão de customização. Lógico que as leis lá variam às vezes de estado para estado, mas cara, [ __ ] eu tava lá saindo do Sema Show esse ano. >> Pô, põe o carro que ganhou lá o o campeonato de estrutura. Não,
calma. >> Tá bom, então. Calma. Segura aí, coloca lá. Eh, eh, Westen, Westem com W, Chaplin Sema Show. Olha o carro que o camarada é emplacado street legal. >> Olha o carro >> que passa do meu lado, eu com a minha caravan, >> me achando super tipo, "Watch out, we got a bad ass here." Porque eu tava sem capô. Ali, ó. Ali, ó. Direita, direita. Para cima, para cima. Aí. Eita. >> É isso. >> Isso aí legalizado. >> Tem placa, filho. V super char os troço ali. Super charger turbo. O cara sentado num sofá >>
em cima de um chassi de qualquer coisa dando um rolê emplacado no meio da strip de Las Vegas. >> É doido isso, né? Porque os Estados Unidos, você vai na Flórida, por exemplo, você não precisa de capacete para andar de moto, mas você precisa de óculos. Oi. Tipo, na cabeça deles tem é muito mais perigoso um inseto dar no seu olho do que você cair de cabeça no chão. >> Ah, eu entendo uma parte da lógica que é lá nos Estados Unidos, se tu se [ __ ] o custo médico inclusive é seu, né? Então
era bom você não se [ __ ] mas tu que sabe, meu irmão, né? Aqui tem o argumento do, pô, põe um capacete que se o cara cai se [ __ ] o SUS e tem um eh um custo para lá, o cara quer se [ __ ] >> né? Verdade é o desconhecido, né? Eu sempre falo que a gente não pode opinar pelo desconhecido, porque o cara faz um carro desse, assim, se você parar no meio da rua, no do lado dele no no semáforo e perguntar para ele qual que é a razão dele
ter feito um carro desse, você vai ter um conhecimento que você não tinha antes. Então >> aí você pode julgar, >> né? Porque é igual eu chegar lá no CID e falar: "Ó, pinta meu capacete desse Jeito". E aí todo mundo vai ficar rindo, mas eu tô me sentindo bem, acabou, não tem muito o que fazer, né? é minha história e todo mundo pode rir o que quiser. Agora é sempre isso. A gente meio que opina meio um desconhecido, mas você pega um sofá desse, a chance de desmontar o sofá, né, no meio de uma
de uma autoestrada, o cara tiver, sei lá, 70 milhas, é gigante. >> Emplacado, né? implacado. Só que daí, óbvio, o camarada faz um troço desses, Ele tava desfilando com o carro na Las Vegas Strip e, OK, ele não vai pegar, [ __ ] até numa momento de babaquiça, insanidade, ele vai lá e só para ver qual é a sensação de sentar num sofá a 110, 120 km/h e ver qual é o barato que dá. Eu, eu tô te dizendo, eu tô aqui, eu falei, pô, eu daria um rolê nessa [ __ ] desse sofá, velho.
Eu só para ver qual é que é. Então ainda >> pô, eu falei no mínimo um zerinho assim Num no local fechado, eu falei p >> no mínimo confortável tava [ __ ] E o pior é que a gente andava num landal e falava que aquilo era um sofá e mal sabia a gente que anos depois dava sofá val >> dava para andar. Então, voltando, o cara faz uma alteração numa suspensão que realmente o troço tá fora de de algo seguro, >> cara, vai se locomover do ponto A ao ponto B e beleza. Tipo, [
__ ] entenda Que você tá num troço ali que não vai conseguir andar na mesma velocidade da via do que um cara, um carro que tá ali dentro de todas as premissas de engenharia que ele tava originalmente, >> que tava realmente homologado e validado para andar a 120 por hh na numa rodovia, né? Então eu acho que é tudo uma questão de bom senso. >> O que a gente vê mais no Brasil hoje >> é muito mais as pessoas não preparadas do que o carro não preparado. >> Ah, esse ponto você tocou. Inclusive, a gente
teve recentemente, você viu que mudou a legislação e agora >> sobre >> eh não precisa mais de autoescola agora para tirar CNH. >> É verdade. É mesmo. >> É mesmo. >> Verdade. >> Você vê que assim, eu que pego muita estrada, tal, né? Tem esse esse termo também que é pejorativo, mas de Domingueiro. >> Hã. >> Tipo assim, o cara que sai só no domingo de vez em quando com o carro dele que meu só pegou agora e ele senta na esquerda a 60 por hora. [ __ ] ele não tá vendo que ele tá
causando um trânsito de de mais de 3 km para trás. >> Então não é o carro dele que vai só 60, porque se ele tivesse sentado na direitinha como, entendeu? >> A menos que seja um curitibano. >> O curitibano eu fazia isso de sacanagem. Eu sei porque eu morei 4 anos em Curitiba e eu andava ali em volta do Parque Barigui. Eu já vi os cara um do lado do outro de sacanagem tampando. Mas se você se você vê a regra em vários países é se você não está atingindo a velocidade mínima, >> vai pra
direita, entendeu? A gente não tem essa cultura no Brasil de querer ajudar o próximo, >> né? Quando eu falo do Instituto eh Família Barriquelo de Fome Zero, é sempre o próximo, não é gente, cara. Não é. Ah, então Rubinho, mas você tá falando porque você tem um baita carro, o cara não tem não. Pera, nós temos as condições normais de de no locomover de A a B, mas a gente não respeita mais, né? Eu, se fosse do governo hoje, juro por Deus, a primeira coisa que eu ia fazer é juntar todas as motos, todos os
carros e falar assim: "Gente, a gente Vive na mesma sociedade, como é que a gente tá fazendo?" Porque hoje, pô, você olha, você, o cara, meu, acabou de cair, cara, você passa, acaba com o teu dia. A moto porque o carro foi sair, porque tem hoje uma linha que fala assim: "Não, aqui dentro você pode andar a 60", mas o trânsito tá 20. Não, não dá. Tinha que diminuir a velocidade também. Mas eu tô falando do cara mal, do cara da m Não, eu só queria que existisse um pouco mais de harmonia, porque amanhã em
São Paulo, Eu mudei de São Paulo por causa disso, amanhã em São Paulo ela é pejorativa, tipo, você não tem mais aquele prazer de, pô, dar na chave, aquela coisa, tal, pô, você fica morrendo de medo de você vai pra direita, você pega um um um cara numa moto ou o cara que foi sair ou a tia que não tava prestando atenção, sabe? É, virou um terror. Mas isso tem que vir do governo para meu, Opa! Pera aí. A regra é o seguinte. Aqui dentro vai ter isso, isso, isso. E todos T que ter uma
multa para alguma coisa de alguma condição. Porque agora a moto, tá todo mundo querendo a moto porque você chega muito mais rápido. Mas amigo, você passa lacrado dentro do teu tunelzinho ali, então faz um muro ali dentro para que eles também não possam sair, ninguém sair, porque esse negócio tá tá cruzando um com o outro, entendeu? Essa harmonia falta o o esse conceito com o próximo do carro, do que fazer. Ol que porcaria na minha frente aí, não sei o quê, tal. Já Virou meu julgamento, né, cara? >> Ainda bem que tu não é peruano,
não dirige em Lima, por exemplo. Ou é na Índia, né? Lá também é >> na Índia, velho. Na Índia eu eu eu falei, cara, a vaca tá na minha frente, o que que eu faço? Eu buzino. Que que você vai fazer com a vaca no meio da rua, velho? Faz um churrasco. >> Não, assim, eu falei, cara, acho melhor eu sair, não vou nem deve. É sagrado, né, cara? Então você dá nem buzina, >> desviei de longe assim, cara. Falei: "Nossa, assim, indo pra pista". Hum. >> Entendeu? Uhum. >> Cara, é doido, né? Tudo bem,
culturas diferentes, aquela coisa toda. Esse ano eu fui paraída no Japão com o Dudu. É diferente, cara. É silêncio. Você não ouve um barulho na rua, você não ouve uma buzininha, você não ouve, né? Tudo, né? Aí você vai para lá paraa Flórida, é, você não pode, não tem a moto, ela tem o mesmo direito do carro. Parou, Parou, você não pode passar no meio. >> Então aí já é abusivo também. Então qual que é? Entendeu? Por isso que eu acho que tem que juntar todo mundo, fazer um churrascão e falar assim, ó: "Pera aí,
a gente tá, meu, a gente vai se matar todo mundo, cara. Pera, vamos tentar fazer o negócio ser um pouquinho mais coerente que tá ficando bizarro". >> É, é. funcionaria até o primeiro filha da [ __ ] tá com pressa porque ele tá atrasado. Aí já fodeu tudo, porque no Fim a culpa, o problema é o ser humano, né? Isso que é [ __ ] A gente pode botar ré que a gente quiser que o vagabundo vai bolar assim mesmo, que se [ __ ] Senão não tinha. >> É, mas até o dele tá na
reta, né? Porque daí ele ele sente qual que é a situação. Até o dele, até ter alguém da família que teve um problema num trânsito. Então é fogo isso. A gente tem que tentar conscientizar antes disso. Por isso que a gente fala que então, cara, quer Acelerar? Vamos lá pra pista, velho. [ __ ] tem trackd de, né, de moto, de carro, tem de tudo. Ah, eu não tenho condições não. Pera aí. Tudo tá sendo feito para que as condições não precisa. Você pode estar com a sua CGzinha, né? Vai pra pista. Assim, eu conheci
o Alexandre Barros. No dia que eu conheci, eu falei: "Cara, ele vai me deixar dar um rolê, velho. Ele falou que ele me conhece do kart lá". Falei: "Pô, e que ele tinha? uma Mobilete. Falei: "Cara, vou dar uma um rolê nessa mobilete." Isso aconteceu 30 anos depois numa numa CBR lá, numa coisa que não aconteceu naquele dia, graças a Deus, mas depois de 30 anos eu tive a a condição de andar nessa moto. Não tudo no seu tempo, mas entendeu? Eh, assim, dá para fazer. Esses track days estão sendo cada vez mais bem organizados
para que eh o cara tem essa, se ele tem uma fúria do trânsito, para que ele bote lá na pista, entendeu? para sentir. >> É, o Ricardinho gosta dessas porras aí, né? Porque >> ah de tudo, né? Porque é a maneira mais eh assim, a gente tem o pouco ou o mau costume de realmente só se preocupar com algo a hora que acontece, >> né? Por exemplo, [ __ ] e eu faço a minha meia culpa. Fiquei pensando em trocar o pneu do carro por um mais adequado depois que eu tomei um susto, né? Mas,
óbvio, não vou esperar me envolver. Às vezes eu tive a sorte, né, A oportunidade de não ter um prejuízo financeiro. Foi só um susto mesmo. Troca a cueca e e os pneus. >> A cueca trocou >> a cueca com certeza. Não, mas ali foi que escorreu. Escorreu ali foi cueca e a calça que escorreu aqui no joelho. Vel não ia querer bater o carro cuja chave é dessa forma aí. >> Não, é caro, é caro, é caro, é caro, é caro. Entendeu? Então assim, eh, e mas a gente tem esse péssimo costume. Eu, nessa notícia
de que é hoje, eh, você não precisa mais de autoescola para tirar a CNH, eh, eu acho interessante por um lado, porque o Brasil se alinhou a outros países onde também não precisa fazer um uma autoescola. Mas a minha crítica mesmo antes, quando a gente tinha as autoescolas, é que a capacitação dos nossos motoristas é inadequada ou era inadequada. Na minha humilde opinião, a gente treina o pessoal para responder uma prova Teórica, que nada contra ter a prova teórica >> sobre diversos itens, alguns dos quais inclusive já estão defasados, porque os carros hoje já não
tem afogador, não tem uma série de itens que tão ainda lá no >> afogador >> que se letra lá, eh, e são veículos, enfim, com outro tipo de tecnologia que eu acredito que não se atualizou isso aí, Mas além disso, você tem que treinar em um carro que é manual, aonde hoje Mais e na verdade já faz uns anos que a maioria dos carros 0 km vendidos no Brasil não são mais com câmbio manual, são automáticos, que é uma tendência ao redor do mundo, não é só no Brasil. Eh, e você tem que fazer uma
baliza e aí você está, se você segue aquelas leis ali na teoria da seta e tal, cara, como é que tu consegue sair de um de uma aquaplanagem onde tu perde tração no eixo traseiro? >> É is não aprende, >> tu sebiria como >> não isso? E e assim, a gente tá falando de eixo traseiro, isso foi o eixo dianteiro, é outra, é outra característica, é outra performance. Assim, se como carro começar a traseerar num num aquaplan desse, o que você tem que fazer é acelerar mesmo, entendeu? Para pro eixo voltar ao centro. Então o
que ele tá falando é uma verdade. As pessoas não têm uma ideia do que isso possa possa acontecer. E se o carro Tiver ainda sem pressão de pneu, vamos lá 18itinho, porque você vê que tá baixo, entendeu? Quando, no mínimo, a gente tá falando em 35. >> Uhum. >> Eh, e de hoje para mais, porque o que que ele vai fazer com o pneu antes dele não trocar o pneu, né? Sem eu perguntar para ele, ele vai enfiar 3, 4 L a mais, porque ele quer perder a aderência no seco, mas que o o riozinho
dele lá do pneu esteja aberto para que a água Passe, para ele não tentar. Eh, o Aquaplan é isso, né? água entra por baixo e ela não passa no meio. Então, eh, cara, você não você não tem o que fazer. Com 18 pai no pneu, você vai meter o pé no freio e vai direto na calçada com a roda assim ainda, amigo, que entendeu? Se não virar pro outro lado, e forto. É. E eu tô falando vai bater. >> E eu tô falando de uma coisa de perícia, mas por exemplo, tu vai fazer uma ultrapassagem
numa pista simples ali, pista simples, faixinha pontilhadinha, cara. A gente que já é mais malaco >> de de guiar >> e que tem alguma primeiro tu tem um caminão na tua frente, cara, direto eu vejo o pessoal ali colado no caminhão. Aí ele vai lá, tira, dá aquela tiradinha, olha, não, não vai dar. Dá aquela tiradinha de novo, olha. Eu falo, Cara, a maneira mais correta de você fazer essa ultrapassagem é tomar distância do veículo da frente para você começar a lá de trás, porque a hora que tu tirar, cara, para tá na faixa da
contramão, tu fica o menor tempo possível na contramão, cara. Mas isso não tá no Código de Trânsito brasileiro, tampouco é ensinado numa autoescola ou era >> acaba o cara. Eu sei disso porque eu já >> Porque tu virou malaco por experiência, porque teu pai passou para ti, porque tua mãe passou, cara, minha mãe é um exí motorista que sabe um monte de coisas, de truques, pô, sinalização, quando tu enxerga o o cara na tua frente tá te falando, não vem, que sinal é esse? Às vezes o pessoal não reconhece que o cara tá dando seta
pra esquerda só para te falar não vai, porque tem outro carro vindo no sentido contrário. >> E hoje, eh, tem gente que usa essa seta Pra esquerda falando: "Pode ir porque eu tô vendo que Mas é o contrário. Eu me ensinaram ao contrário, >> entendeu? Você tá aqui assim, você dá seta para lá, você tá falando pro cara, vai, entendeu? Porque eu tô vendo aqui, ó, desse lado agora tá coberto. Esse tá livre pela minha visão. Se de repente eu mudar, falar: "Cara, tá vindo o carro, é isso, pô. O que que a gente precisa?"
Aí você fala assim: "Ah, Rubinho, não, porque você tá vivendo num mundo que Você deseja, velho. Deveria ser obrigatório. Obrigatório ter um botãozinho de agradecimento. >> Aham. Eu tenho um botão de agradecimento. É o alerta. >> O alerta. Eu eu dou alerta toda hora e às vezes o cara acha que eu quero e sair para ralar com o cara. Não, não, não, chefe. Tô agradecendo a oportunidade de você ter deixado eu entrar, pô. Uma moto, né? Você às vezes o cara vem pé pé pé, pô, você dá uma saída, o cara podia Ter dado um
tê, sabe? Assim, cara, pô, o que a gente precisa é um pouquinho mais de, né? Não precisa tanto pensar no próximo, mas vamos dar uma cara, a gente tá tá virando Mad Max, velho. Tá virando Mad Max, cara. Tá virando, né, terra de ninguém, todo mundo com pressa para chegar no lugar. Então >> tu toma umas porradas, o cara ainda o cara bate bate em tudo, ele passa no corredor da motoca ali, dá uma porrada, fica puto ainda. Calma aí, cara. Eu Chego por aqui. >> E na pista, na pista é isso, né? Eh, uma
vez, cara, eu vinha na minha volta ali, acho que eu já falei disso aqui, >> tava com a minha Jordinha 94 e aí, pô, o Demon R saiu da da do box. >> Minha Jordinha 94, mano. Muito louco. >> Filha da mãe me atrapalhou de um jeito, me veio uma. Eu falei: "Filha da mãe, meu, tomara que na volta dele, meu, ele ele logo uma porrada", sabe assim? >> E aí, cara, rei, comecei a outra volta e O cara com a com a Williams dele lá, quando cheguei na coisa, uma bandeira amarela, ele tava de
ponta cabeça e eu falei: "Não, muito muito muito muito muito". Tipo, não foi, não foi tanto assim que eu pedi. E, e o cara tava de cabeça para baixo, mas olha, cara, de cabeça para baixo, com cinto numa pista, numa, entendeu? Então tem a situação de que é o que eu queria ver para todo mundo, que a gente tá tentando promover até no acelerados para que a pessoa Possa ter um momento de pista com segurança, para que a gente possa, né, ensinar. Hoje você vai para Interlagos, você passa o dia inteiro escutando eh canto de
pneu. Os policiais estão lá treinando, né? Você vê direto policial treinando. >> Sim, sim, sim. >> Entendeu? >> [ __ ] isso é maneiríssimo. Não sabia não. >> Um monte de viatura lá na muita viatura, Tal. É onde era a ferradura velha ali e tal. Cara, é a melhor coisa que tem para ensinar. >> Como é que você vai atrás de um de um cidadão que tá fugindo cois Você tem que saber como é que você vai atuar. >> Era óbvio que o interessante que eu não >> era óbvio, mas eu nunca tinha pensado que
era algo, entendeu? >> É, mas por que que não se populariza, por exemplo, esse tipo de treinamento Para a população em geral? Era isso que deveria ser ensinado numa autoescola e não sentar lá para ver um videozinho e tal, que pôra, monta o triângulo assim, [ __ ] meu irmão, é importante o triângulo, caramba. Mas >> eu me melei todo. Primeira, quando eu tive que fazer a baliza, eu já era piloto, meu, há muito tempo. Eu entrei na Formula 1 com 19, >> tirei minha carteira com 18. Você imagina eu repeti o exame da baliza?
Porque, cara, foi foi o dia mais difícil da minha vida. E e tu podia ir com a mão só, porque eu na minha na minha época lá, se eu se eu em algum momento tirasse uma mão do volante, o cara me fodia. >> Não, na sua época já é mais moderna. Na minha época você tinha você tinha que olhar para trás e uma mão só, >> tá? para você abraçar o o outro banco >> para você poder ter essa visualização. >> A primeira vez que eu fui guiar na Inglaterra, fui fazer isso que quase quebrei
o nariz ali, que já não é muito pequeno, porque guia do outro lado, né, cara? Aí você tem que abraçar o outro lado, cara. Isso é uma é maneiríssimo, mas é muito difícil você fazer baliza com o carro do outro lado. >> Deve ser como é que é, Ricardinho? Rapaz, essa semana passada eu levei o Cariane >> na oficina de um amigo na na garagem de um amigo meu. Rapaz, quase destruiu o Carro do cara. Era um Supra da Toyota com volante do lado direito. E aí tão não tem certo. Vamos lá care vamos dar
uma volta e tal. Cara, tiramos o carro, entramos a primeira direita assim, cara. Tinha um carro estacionado, cara. Primeiro, quando você senta do lado do você esquece que do seu lado esquerdo agora tem um monte de carro. Você não, você não tem essa memória ali do do espaço, cara. Mas ele ia dar no meio do carro que estava estacionado. >> Putz, tem noção. >> Parada sacanagem, >> cara. Mas era foi muito assim. E aí, sorte que o o dono do carro tava do lado. A gente que teve essa experiência, a gente sabe que as pessoas
não têm essa essa noção do tamanho. Ele já meteu a mão no volante na hora assim, e jogou o carro pro outro lado e livrou. Mas é totalmente diferente você dirigir um carro >> para mim. E no meu caso, eu levei um tempo para associar, tipo, ficar dentro da faixa e não ficar comendo a outra faixa, né? Ali eu até foi rápido, daí trocar de marcha para mim foi OK também. E para fazer pontaco bugou. >> Ah, bugou a cabecinha. >> Bugou na hora assim, tipo, eu conseguia vir trocando de marcha para cima. Primeira, ó,
segunda, ah, a terceira. Ah, >> aí eu botava no neutro. Eu Calma. Mas isso não Supra que você tá falando? >> É, foi no Supra, foi no RX7, outros carros assim que eu andei no tá >> com com volante assim. Daí eu parava o carro no neutro, aí começava de novo. Primeira, >> já teve alguma experiência profissional com com um carro assim que tá o volante tá do lado errado? >> Já. >> Hã? >> Ah, já bastante, né? Eu o carro que eu bati o recorde do Stig era o contrário. >> Ah, é verdade. >>
Esse episódio tá muito legal. Então, e ele aqui falando, não tá pensando que é só chegar lá e o piloto faz diferença na minha cabeça tava. Tá aí a vez que tu foi lá e bateu o recorde do >> Era era era o Ben Collins na época, não era? >> Não, na verdade ele não se apresentou para mim, né? Dizem que era, eu não Tenho certeza. O Ben Collins foi um dos melhores pilotos de Fórmula 3 que existiu. Eh, e o cara treinava naquela pista todo dia. Então eu acho que era mesmo. Com certeza não
era o Schumacher, como a as pessoas falam, não era o Chume, não era. Ele só fez aquele episódio, >> mas >> tinha tomado mais tempo. O Suzuki Suzuki Liana e 1.3, eu acho, era um, era bem fraquinho aquilo. Aquilo Foi uma, é assim, é que eu morei algum tempo na Inglaterra, então eu tinha ciência de como fazer. Para te falar a verdade, a única vez que bugou minha cabeça foi o dia que eu tava tava assim num parking lot assim e eu eu tentei >> apertar a embreagem com esse pé e acelerar com esse e
ver se eu conseguia fazer essa esse esse dia eu não consegui esse processo porque bugou. >> Aham. >> Eu falei: "Cara, que pé que freia?" Porque o freio tava no meio, aí eu fiquei, deu um desesperinho assim, aí não tinha ninguém, eu tava num num num negócio de >> que desgraça. >> Não era porque, meu, você fica inventando coisa. É que agora eu já tô pensando, tipo, eu falei, eu fico, >> você vai me ver sair no meu carro assim Agora a hora que eu tiver sa >> ele falando, eu já tô pensando aqui, >>
não faça de novo, não faça isso em casa. É uma is é coisa. Eh, as os pais me perguntam que que eu >> que que eu falo pro meu filho para ele tentar chegar a Fórmula 1. Cara, verifica se é ele que gosta, cara. Tá, >> né? Verdade. >> Eu sempre falo isso, cara. Verifica se é ele que gosta. Verifica. >> Porque Eu era muito fácil meu pai entender que eu era apaixonado por isso, porque eu tava sempre inventando alguma coisa. Se eu não tinha nada para fazer, pelo menos eu tava limpando meu carro, sabe?
Assim, para mim era amor mesmo, sabe? Então eu fiz meu pai comprar um shampoo certinho, eh um pretinho certinho. Então não tinha nada dessa coisa de, ah, eh, Mauricinho. O que o que eu queria era ter era tratado do meu carro, porque eu sempre tive essa essa coisa assim, quem me Conhece passa lá na Stockar e vê que eu tô sentado olhando pro carro. Aí, cara, de vez em quando tem um hum e se eu tentar isso no setup? É só nessa conexão de amor que você tem uma entrega. Não tem como você ter coisa
diferente. E quando é o pai que gosta, o moleque vai sair e vai jogar a bola dele. Aí você fala assim: "Mas não é normal jogar bola? O Rubinho jogou bola >> e em algumas corridinhas quando ele tinha 6 anos de idade? Jogou, né? Porque Tá lá, tá toda molecada, tal, não sei o quê, mas eu não vi a hora de tá de novo no kart. Então é, é esse tipo de coisa que a gente vê aonde tá. Você pega eh o Funseca com a com a raquete, não tem jeito de ser o pai que
gosta, entendeu? É o moleque se doando, toda hora treina mais, faz mais, o golfista, o outro, é tudo uma coisa da vontade própria. Então o cara ouve a gente falando de track day, [ __ ] como é que é tal, ele tem que querer se e como você lembra? Eu Falei, vamos no cart, vamos no cart, tal, pô, mas teu tempo, tu coisa até a hora que você vai, ah, o bugzinho pega, você fala: "Opa, quero mais", entendeu? É assim, >> que medo desse mundo aí, porque ele é um hobby caro, cara. >> Caro, né?
>> Gostoso, mas car foi ficando mais, né? >> Tá mais caro do que do que qualquer outra etapa, tipo, esse é o momento mais caro dessa dessa brincadeira? >> Acho que é o momento mais caro de qualquer hobby que você deseje ter. É, eu também acho. >> Porque, [ __ ] ou eu era, sei lá, ou eu tinha pouco conhecimento. Hoje, sei lá, eu olho, carro é caro, óbvio, carro é caro, nunca foi barato, mas cara, eu vejo às vezes, esse dia tem um amigo comprã >> de de Falei, cara, ele pagou mais de 100
pau numa bicicleta e não era a top, era uma boa. Ele virou para mim, eu falei Assim: "Meu irmão, você tá falando sério?" >> Não, é sério isso? Hoje é um entendendo bike, meu irmão. Se a minha bike tivesse marcha, já era para mim a top. >> Era a top. >> É, >> você tá falando sério. >> Se a marcha fosse aqui no punho, então >> para mais. >> É para mais. Tipo, se eu te falar que Tem para mais de 200.000, não é uma que tem mais de R$ 200.000, >> é várias. >> É.
E eu tô falando de bike. Se tu pegar a galera que gosta de pescar, gosta de pescar, >> não muito, mas meu irmão, >> tem umas vara de pesca do carbono, sei lá, da das quantas que o troço a fortuna, uns molinete japonês, alemão, sei lá das quantas tudo >> e não é que pesca sozinho, não. >> Não. Exato. O cara ainda tem que ficar lá, [ __ ] E não é nem pesca de Marlin. Porque quando o cara me fala que tem uma vara de pesca de 50 conto, eu falo: "Porra, ele vai pescar
Marlin azul, sei lá. Tá ligado que o peixe puxa o barco, mas não, o cara tem >> Mas aí, aí você pergunta, tem um pouco de solução? Ainda tem, porque se você pensar que no ano de 1983 >> e eu tinha um pneu que meu pai pintou de Vermelho, a o lado de fora dele, e um de amarelo. Por quê? Porque eu parei no box, eu falei assim: "Pai, esse aqui é mais rápido que aquele ali". Então ele falou assim: "Então o amarelo é o de corrida". E o vermelho é o de classificação. Eu corri
o ano inteiro com isso. A gente não colocava pneu novo, não tinha dinheiro para colocar. Aí você vê hoje a Fórmula E, ela tem o pneu lá com um conceito ultra duro que dura dois fins De semana. Então dá, se você quiser, você tem como e emular uma situação de menos eh de um preço menor. Mas é que hoje a tecnologia ela faz com que, entendeu? Eh, pô, >> é, a quem mor quem mora em São Paulo tem facilidade de ter eh de conseguir ir a um, a um, um, sei lá, um circuito desse de
cart e tu consegue entrar numa bateria que já ia ter mesmo e tu paga ali, não é tão caro, tu vai curtir, não sei o que e tal, >> tem a possibilidade do cara fechar a bateria para ele mesmo. Tem várias coisas de, tem várias maneiras de curtir, né, no fim das contas, assim, pelo menos num nível de entrada, tem várias maneiras de você curtir aí. Se você quiser e brincar mais caro, aí tu vai ter que dar o teu jeito, né? Mas tem como brincar barato de fato? Tem, né? >> Tem, tem, tem competir
barato é difícil, mas brincar e se divertir é aquilo que eu falei, [ __ ] pescar, eu pego meu Canisto de bambu ali e vou pescar igual o outro cara. É verdade. >> Mas não vou pegar nada porque eu não sei pescar. Mas bicicleta, eu acho que a diversão de quem quer andar de bicicleta, não vou competir com um cara que tem uma bicicleta com quadro de carbono, garfo, sei lá das quantas, rolamento italiano, mas eu pego uma bicicleta e me divirto do mesmo jeito, né? >> É, sem ou dá para você alugar uma Bicicleta.
E nesse mesma nessa mesma ideia, talvez dê para você alugar um >> É, mas aí você vai entrar no aluguel, aí você já quer um equipamento melhor, aí depois que você anda no equipamento melhor, nunca mais você quer voltar para trás. >> Pode ser. Entendi. >> Vira, vira, vira. Outro problema, mas nos carros eu acho que é a mesma coisa. Cart para se divertir de rental, de rental. Inclusive tem muita gente que Compete só no no >> nas competições de kart de aluguel. >> É o o brasileiro de de aluguel é é um dos é
quase maior do que as 500 milhas que tá para acontecer. Então >> é interessante. >> É é coisa coisa legal. É, é você dar oportunidade para quem também não tem o poder aquisitivo, mas tem a super vontade e vai treinar quase toda hora, entendeu? >> Aham. >> E é legal. >> É. E e é e é bom para tu descobrir também, pra gente descobrir também e novos talentos, né? É bom que a gente tenha mesmo uma porta de entrada mais suave para todo mundo. >> Eu vejo pelo meu filho Eduardo. Você pega, cara, a fince
que ele tem no carro de corrida é impressionante do tempo que ele ganha, que não é tempo perdido, num simulador. Então assim, a ciência realmente fala, é É assim, o o Fefo, por exemplo, eu falei para ele, como é que tá todo aqueles meninos treinando lá na Europa, andando de Fórmula 3, de FIA Fórmula 3, eh, >> do anos anteriores, e você tá aqui porque a gente não tem o budget para fazer você andar lá, cara. Eh, até a mão sangrar no simulador. Não tem o que fazer, porque você vai, você tem que ter a
humildade de saber qual é o teu ponto fraco. >> Aham. >> Todos nós temos. Vai nele, treina ele. Aquilo treina a tua cabeça para tá forte na hora que o que o problema vier. Aí você vai falar para mim que o kart não é interessante. Lógico que é, porque daí você vai pra pista porque tem a parte física. Eu fui pro mundial de kart dando duas treinadas na granja. A granja, o físico é meu, assim, me treinou, eu não tive problema físico lá, >> entendeu? Então a soma dos dois Realmente faz a coisa acontecer. >>
Faz sentido, né? O o simulador, a galera em geral fala como ele tem. Eu primeiro era um pouco discrente que o simulador fazia mesmo muita diferença do ponto de vista do treino do piloto por conta de todas as bo tudo, tudo que é físico mesmo numa corrida, né? a gente já falou várias vezes aqui eh sobre o lance do pescoço do cara, sobre eh a força G e tudo mais, que nada disso tem no simulador e mesmo assim ele é Aparentemente muito eficiente para treinar eh pras corridas, né? >> Mas hoje tem simuladores que pode
treinar teu pescoço também. Então é, já tem já tem tudo isso, já tem uma força G, você bota, vai virar para uma curva, o o peso puxa, entendeu? Já tem tudo isso. >> Lembra da bicicleta que dá para vir numa CO 10 ou numa de fibra de carbono de 200 conos? É, depende do quanto você realmente gasta. Eu, por exemplo, o Pessoal me pergunta: "O teu simulador, cara, é um extreme? Eh, eu não quero movimento porque eu ainda não acho que o desenvolvimento fez com que eu soubesse que a traseerada tá vindo do movimento adequado.
Para mim, o movimento ele já existe pro para se eu quiser competir rally. Eu acho que esse movimento é muito >> entendi. >> Muito assim, sabe? pra frente, você dá uma freada num Desse, aí parece que você tá na Fiorino. >> E o movimento que você tá falando é é aqueles motion mesmo com com tá >> isso é com Mas eh >> usa sempre o mesmo software, o mesmo entre aspas jogo, >> não? To a a Fórmula 1 desenvolve, cada um desenvolve o seu, não? E tem tem uns que conseguem mais, tem uns que conseguem
um pouco menos. Mas hã, vamos supor assim, a Fórmula 3, a equipe Do Fernando, por exemplo, ela aluga uma sala na Mercedes >> de Fórmula 1, >> entendeu? >> Mas ele fala, é um jogo, é uma, você tem que se adaptar a alguma coisa que é um jogo, não é ainda, não me ajuda diretamente ao carro. O simulador que a gente tem em casa ajuda ele mais ao carro. Porque o que que eu o que que eu tento olhar, né, que eles eh o Dudu não entend fica olhando para mim, fala: "Lá Vem ele com
o olho clínico dele." Mas é verdade. O que eu tô olhando são coisas em que eu consigo me basear no momento do pânico, >> tá? >> Entendeu? O avião deu pane em alguma coisa, >> como é que você vai fazer para aquilo não dar errado? Você tem que ter calma para você, né? tá? E treinado para você ver o que que vai ser feito, porque se nessa aí deu a traseirada, você meteu o Pé no freio, não é não é a solução, piorou a tudo, né? >> O simulador te ajuda isso, entendeu? Então é o
é você treinar o mental para você saber que você tá preparado. >> Tu é bom de simulador, Ricardinho? >> Eu gosto. >> Bom, perdão. >> Uhum. É que é muito fácil o cara. É que eu vou par depois eu boto eu contra o Rubio também. Do Rubinho, tá ligado? Aham. Mas em linhas gerais, eu eu >> se for eu e tu, tu vai me esculachar, obviamente, né? Entendi. Tá, >> provavelmente ainda assim tomarei um banho de qualquer cara que é muito bom de simulador. Mas eu acho que assim, é como tudo é prática, né? Eu
hoje faz bastante tempo que eu não monto o meu simulador porque eu ainda tenho aquela fase de que é um estorvo pra sala do meu apartamento. Montaram o simulador. Sim. Mas lá no galpão a gente já tem já tem o simulador montado para ter lá no no no no no galpão do canal, a gente ter o cantinho do simulador para poder me divertir ali. E >> e qual o software que tu usa? >> Ah, depende bastante qual é a aplicação, né? Eh, quando você quer, por exemplo, ã, para drift, tá? Eh, você pode, o pessoal
usa muito aceto cora, >> tá? Eh, tem ali um um um físico e uma interface com o volante que acaba sendo Um pouco melhor. E tem salas para você praticar, porque o drift chega um momento em que você já consegue posicionar o carro aonde você tem que posicionar, né? Mas falta ter um outro carro para você treinar o que eles chamam de tandem, que é você fazer junto um carro do outro e você treinar a sua reação reagindo aos erros ou acertos do piloto da frente para você vir fazendo. Então isso aí >> é como
são as competições, né, >> que é como são as competições de drift. Então o drift no aceto Corsa, ele ainda é hoje talvez o software mais utilizado, mas por exemplo para eh eh circuito daí o aceto Corsa pode ser um ã acho que o automobilista é um também muito utilizado. E tem um outro, o IR, o IR Racing, o IR Racing é o mais evoluído porque é o que mais investe dinheiro, né? Na verdade é uma plataforma, é uma plataforma que é muito inteligente se você pensar, porque hoje >> você entra no IR Racing a
qualquer, vamos lá, insônia, 3 horas da manhã você vai pro simulador, aí você fala assim: "Tô vazio". Não, tem cara da Austrália, do Japão, >> você entra em salas que você tem corrida. É corrida 24 horas. Não para, não para. Poxa, tem ser gostosão. >> E aí você, só que ele faz você comprar a carteira inicial com as dinha MX5. >> É aquilo que vem, é aquilo que vem. >> Aí depois ol >> se você quer, o teu amigo já tá correndo de, sei lá, eh eh um carrinho um pouquinho mais potente, você tem que
comprar o carro e às vezes você não tem a carteira ainda, então você tem que correr mais de dinha. para atingir certos pontos para você comprar aquilo para depois você comprar. Aí você compra um Fórmula 1 que você não pode correr, que você tem que treinar, ou seja, você deixa ali uns R$ 500 por Mês, entendeu? Então ele ele, >> tu compra mesmo com dinheiro, não é tempo de jogo, não. Tu compra com grana e tu tem que ceder o tempo de jogo porque tu não tu não anda com ele na online, que o da
hora é o online, pô. Tu treinar no offline ali, >> é, >> né? Tu não anda com ele se tu não tiver o as horas de voo naquele carro com aquela carteira >> e você compra a pista e tal. E aí com Esse dinheiro >> os caras vão e aí meu eh o cara ele ele mapeia a pista inteira assim tem o buraco da pista real, tem um bumper em Interlagos que tem na vida real, então é é mágico, entendeu? Você vai falar porque realmente vai treinar na plataforma Stockar. A Stockar tem dentro do iRacing,
mas ela não é o carro é mais traseiro do que o normal, tal, não sei o quê. Aí você vai no automobilista, ele é mais real. E as pessoas que treinam na De estocar, eles treinam com essa base. Mas eh se você quiser competir mesmo, e eu sei lá, tô tô lá no interior, meu filho tá em São Paulo, ele fala assim: "Pai, vamos entrar na na 3 da tarde de GT3?" você entra lá, entendeu? E você entra com o teu nome. Então, o outro dia eu cheguei lá em casa, o Fefo tava meio sorridente
assim, falei: "Que foi?" Ele falou: "Acabei de dar pau no Will Power, >> o cara que meu anda, né, Fórmula IND e Tal, não sei o quê, tava na mesma pista que ele. Então você tem essa qualidade. Acabei de dar um pau no Rubens Barquelo que, né, o cara treinou, pô. Legal, >> entendeu? Legal, >> mano, >> [ __ ] É, fiquei, [ __ ] que maneiro isso daí. Acho que eu vou fazer um meu também. >> E o IR Racing evita troll, que também na corrida online é [ __ ] às vezes você treina,
o pessoal que corre mesmo, Compete, compete para valer. >> Pô, é igual uma corrida, cara. >> É, >> tu tem o o final de semana inteiro da corrida tal qual uma corrida. Tu tem, [ __ ] tomada de tempo, treino livre, daí no dia seguinte tu vai pro qualify, daí tu classifica para no outro dia vai lá e correr. >> E aí, [ __ ] não, como o troço é online não machuca. Aí primeira curva sempre tem os Emocionado que faz o strike, leva todo mundo no I Racing. Esse cara toma uma penalização e ele
não corre mais. >> Ele pode não correr mais porque ele foi julgado, >> entendeu? Três pessoas fizeram um abaixo sin lá falando aquele cara que fez tal, ele foi julgado errado, ele realmente pode ficar alguns meses fora do negócio. É engraçado, >> [ __ ] >> Ou seja, não seja um filho da [ __ ] no Reace que vagabundo vai te sacanear, >> vai dar ruim e acaba criando ali um ecossistema, igual o Rubens falou, que é muito muito legal de você tá >> inserido naquilo ali e dá trabalho para caramba. E tem a tem
24 horas de de várias categorias, tal, e tem muita coisa que você precisa ter uma câmera que mostre que é você, porque senão você também ganha pontos com alguém, com o teu amigo que anda melhor que você e aí sabe assim, tem um monte de coisa que Pode ser que não seja você >> e e não faça sentido, entendeu? >> Caraca, que maneiro. Maneiro. >> É, é modernoso, >> tá? Eh, se eu for montar um cockpit de para de entrada para brincar nisso daí, eu vou gastar quanto? Chuta aí, >> cara. Eu acho que assim,
eh, uns 60.000 você vai gastar para fazer alguma coisa bem bem legal assim, >> tá? Até porque você tem que ter uma Placa legal, >> você tem que ter um PC legal para ver, >> você precisa ter uma internet legal, porque assim, e não tem coisa mais frustrante, porque assim, quebrar o motor na pista é frustrante, mas acabar a luz da tua casa e e parar ganhando, amigo, você quer quebrar a televisão mais do que o motorzinho na pista, entendeu? Não tem que ter um geradorzinho. Tem que ter um negócio ali, velho. Tem que ter
um Plimplim ali que não deixa acontecer isso. >> Uma tela azul ali no meio do caminho. Meu irmão. >> Entendi. Tá bom, tá bom. É, é, é uma brincadeira, como eu te falei, a gente quando eu brinquei lá no cart, eu já fiquei impressionado e tudo isso tem me, tem me chamado mais atenção, né? Tanto o papo dar lasanha quanto o papo de andar rápido. Então é que é tudo mais ou menos o mesmo balaio de certa forma, né, Ricardo? >> No fim do dia é no fim do dia. É. Então, eh, tá sendo uma,
é, para mim é descobrir um mundo novo, sabe? que é, eu tô feliz porque esse ano pouca coisa aconteceu na internet de uma forma geral, mas para mim eu descobri, eu descobri uns amigos novos e uma e todo um interesse novo. E legal que tem uma galera que já, por exemplo, Rato Borrachudo, ele já era meu amigo, a gente já se conhece há muito tempo e e Ele também tá se encontrando nesse mundo e ele e a gente tá conseguindo eh, nesse caso eu mais que ele, mas ser noob junto, manja? tá entrando ali agora.
A gente é noob, a gente gosta de umas paradas e estamos entendendo aí. Ele do que eu, mas comparado contigo, ele é um virgem, né? Então >> é foi um virgão que ganhou a arrancada. >> Ganhou uma arrancada com um carro elétrico. >> Foi lá competir com qual que que tava Competindo com ele mesmo? >> A caravan do alemão da caravan. Seisão, tripla Webber. >> É, mas é aí não tem jeito. >> Câmbio entupido, cara. eletricão assim, ó, per, né? A entrega da potência que mais tem é arrancada. >> Vas e o pior que era
um carro elétrico de fábrica, né? >> É, mas também vai fazer o que no carro elétrico? >> Não tem o que fazer, né, Ricard? >> Não, botar uma garrafa pet na roda para fazer o barulho a hora que ele anda. É a única coisa que dá para fazer, >> igual a gente fazia na bicicleta, ué. Toda vez que esse filha da [ __ ] vem aqui, eles soltam uma >> Mas tem. >> Gostei. >> Vai, vai. >> Tem um tem jeito de fazer uns barulhinhos. >> Tem, pô. Alguma coisa dá para fazer, né? >> Tem.
>> Ah, pô, eu eu andei no Mustang Mier >> e quando tu coloca lá no modo mais porradão, ele faz um ele ele faz um um sistema de som dele e solta um barulho de Mustang para dentro, tá ligado? Engraçado, engraçado. Tu acelera, ele faz um barulho de ele, faz um sonzinho. Mas um carro é >> Jets >> é, >> mas é um carro que anda assim rapidão, Meu irmão. Mole, tá [ __ ] >> Der mole ali, tá dar de cara na parede. >> Até desses carros elétricos, quem me falou uma coisa interessantíssima. Eu
nunca tinha parado para pensar nisso. Eh, o Paulo Louco tava lá no podcast comigo, ele pegou e me convidou para ir na Fórmula E. E aí eu falei assim: "Cara, isso no ano passado ainda não foi nem nessa que teve agora". Falei: "Puta, mas sério?" Falou: "Ricardo, a categoria é legal para quem tem um pouco mais de Feeling em assistir". Eu falei: "Mas por que, Paulo?" Falei: "Cara, normalmente quando você assiste uma corrida e de carros normal, muita coisa te passa desapercebida". Por exemplo, o Rubens, que tem um olho muito clínico, com certeza deve saber
de cara, assim, o barulho não interfere, mas na Fórmula E, como você não escuta o barulho do motor em específico, você que tá assistindo lado de fora, você consegue ver o piloto que tem uma tocada mais redonda pelo Barulho do pneu. >> Sim. >> Ah, >> e é uma coisa que você não escuta num carro combustão, porque carro de corrida combustão normalmente é barulhento para caramba, pô. >> E é gostoso porque é barulhento pr caramba. Exato. E aí eu falei assim: "Car, pô, Paulo tá aí. Nunca parei para pensar que você escutar o barulho de
um pneu num carro de corrida, mais numa Categoria que, pô, não tem nenhum bobo correndo na Fórmula E. >> Sim, sim. Eh, e dá a diferença de piloto para piloto. Você consegue ver o algum piloto que tem uma arredonda em barriga a curva e o cara que faz quadrado pelo barulho do pneu. >> Sim, entendi. Maneiro. >> E eu falei: "Pô, essa essa categoria tá >> o Fernando guiou, né? Meu filho guiou e ele adorou, cara. >> É, a verdade é que tem coisa legal e Característica interessante e diferente em todas elas, né? Então, eh,
você pode, isso é interessante mesmo no automobilismo, dá para, tem tanta coisa para tu se identificar no fim das contas, não precisa gostar de tudo, né? >> Dá para você, >> dá para você gostar de corrida e não gostar de lasanha. Dá para você gostar de lasanha e não gostar de corrida. e todas as as outras as outras eh nuances >> nuances, todos os outros jeitos de se encaixar tudo que todos os assuntos do automobilismo eles são eh independentes de certa forma. E é maneiro porque no fim acaba tudo sendo a mesma coisa, mas com
pontos de vista diferente. Então por isso temos aqui na mesa aqui um piloto maluco que o cara se quebra e mente pra esposa para continuar dirigindo, né? É, tem >> são históri histórias do passado que eu não sei porque ele traz à tona >> do nada. Sim, >> é porque eu falei que eu tava com saudade, ele falou que eu era mentiroso. >> Não, mas [ __ ] são histórias verdadeiras. E o e o temos também um lasanheiro da [ __ ] que o cara fica levando, dando rolé nos Estados Unidos, fazendo percursos muito malucos
aí, movimentando a internet no que tem a ver com o carro. Então, é muito maneiro que existe esse e um espaço para para um para um cara que nem eu assim curioso e Que admira essas parada e acha maneiro começar a se interessar também. Então é legal para [ __ ] Você que tá assistindo aí, eu espero que você eh entre nesse mundo aqui com a gente. Inclusive, Rubinho, Ricardinho, muito obrigado pela moral, obrigado pela presença. >> Eh, sempre uma delícia conversar com vocês, tá bom? Então, eh, bom, Ricardinho, se quiser falar alguma coisa, essa
daqui a tua câmera. >> Bom, mais uma vez obrigado ali pela audiência de todo mundo, obrigado por acompanharem aí essas aventuras automotivas que a gente acaba fazendo aqui, vivendo um pouco. É, na verdade, é só o reflexo de muitos de vocês que nos assistem em casa, eh, que são apaixonados por isso, por essas máquinas. E de novo aqui, ó, o Flow, todo mundo que sempre convida aqui, me convida para est aqui falando sobre isso. >> Direto seu saco. >> Vamos embora, velho. Falar do que a gente gosta, cara, numa mesa legal com amigo, com gente
boa, é sempre muito legal. E é isso. Vamos ver se qual vai ser a próxima agora no Flow e do que que a gente vai falar. >> Ah, vai ter coisa, hein? E tu, Rubinho? Aquela ali é a tua? >> Eu só tenho agradecer, cara, essa oportunidade de falar um pouco mais, né? Porque a gente fica assim engessado, Sempre com negócio de carro, tal. Então, falar um pouquinho de de track day, de simulador, de kart, é sempre um um grande barato, sempre um grande barato colocar você também ali para para ir sentindo esse esse gostinho
e agradecer o carinho de sempre, que é um assim. E se você tem alguma dúvida, manda para ele aqui, ó. Ele ele manda para mim porque é tem coisa boa, cara, que é assim, a gente quer saber também o que que você quer saber de carro, porque eu Apareço aqui toda hora, tal, falo um pouquinho disso, fala um pouquinho daquilo, mas a gente quer também saber qual que é a conexão, quer quer falar mais de Fórmula 1 que o Schumaker me apertou na parede, quer falar mais de track day, eu acho que isso é um
grande barato. E ó, para falar dos parceiros que estão com a gente aqui hoje, eu queria começar pela Estrela Galícia, que é essa cerveja aqui, que eu vou te falar que ela é a preferida a nossa aqui do Flow, não por não só porque a gente tem o bar aqui da Estrila Galice, mas é porque ela realmente é diferente. Cara, a Estrela Galícia, ela ela tem muito a ver com Flow, inclusive, porque ela respeita a própria história, porque ela faz as coisas do jeito que ela realmente acredita e é uma cervejaria independente até hoje e
que realmente tem um cuidado com a própria origem, mais ou menos igual o Flow também, porque e eu acho que essa é uma das razões que a gente é Tão conectado do ponto de vista cultural. Agora, do ponto de vista do sabor da cerveja, se você nunca experimentou, eu acho que você tá dando mole aí, cara. tá perdendo tempo. Então, o próximo evento esportivo, por exemplo, que for chamar uns amigos na tua casa, experimenta a Estrela Galícia. E você ainda pode também experimentar a zero, que, cara, é uma das, na verdade, é a cerveja que
eu tomei zero e eu falei: "Putz, isso aqui tem gosto de cerveja", Tá? Então, não conhece, vai lá experimentar. Se já conhece, você sabe que eu tô falando a verdade. E da próxima vez, com certeza, você vai ter aí no teu churrasco ou então na tua confraternização com teus amigos. Experimenta se você não conhece e eu tenho certeza que tu vai amar, tá bom? Lembrando que é só para maiores de 18 anos. Se bebê não dirija e beba com responsabilidade, tá? Agora, se tu tá pensando em trocar de carro, eu não sei Se você quer
trocar de carro, moto ou caminhão, cara, o Banco BV tem excelentes condições para você comprar ou trocar o teu veículo. Cara, ele já tem uma história longa nesse nesse setor, né, do automobilismo. E se você comprar agora o teu carro lá pelo Banco BV, cara, você ainda tem, você pode financiar e pagar a primeira parcela só daqui a 60 dias. Então, tem uma carência aí de 2 meses para você começar a pagar o financiamento do teu carro. Além de Que se você fizer, se você fizer o financiamento e pagar pela tua conta do Banco BV,
eh, lá no, no débito automático, você ganha um bônus no teu, na tua parcela além da tag do Banco BV para você, sei lá, passar mais rápido no shopping. Ninguém gosta de pegar o negocinho no shopping, vai lá, paga, depois entra no não, direto, direto com a tag. E bom, essas vantagens só encontra no Banco BV. E, como eu disse, é um banco que você pode ficar Tranquilo, porque eles já estão fazendo financiamento desse tipo há muito tempo e tem tudo que precisa para te dar as melhores condições e para você ficar tranquilo na tua
compra. Simula agora inclusive o teu financiamento, tem um Qcode aqui e o link na descrição para você saber como é que vai fazer para você comprar tua próxima lasanha, tá bom? E vocês que assistiram aí, segue os caras, deixar tudo aqui no comentário fixado. E aqui na descrição tem o Discord para você sugerir novos episódios, novos convidados também. Se tiver no celular, aperta o botão do hype, que eu não sei para que que serve, mas deve ser importante. E comenta aqui, eh, [ __ ] track day, comenta aí, trackday, só para eu saber se você
chegou aqui. >> Faz del rei guia. >> Del rei guia del rei guia. >> Comenta aí, Del Rei Guia, para eu saber que você chegou até aqui, tá bom? Obrigado pela moral. Da próxima eu vou te perguntar direto. Não vou nem inventar nada não. O Ricardinho vai saber e a gente se vê depois, tá bom? Beijo. Tchau.