Pessoal, então bora lá. Seguinte, hoje é um encontro muito importante que eu vou precisar da cabeça de vocês já funcionando, tá? Eh, eu queria que todo mundo tivesse um papel e uma caneta na mão, porque a gente vai começar a efetivamente trabalhar, tá? Eh, a primeira coisa que eu queria que vocês entendessem com o que houve nessa primeira etapa é o seguinte. Antes da gente começar a fazer vocês se Comunicarem com o impacto que é justamente a minha técnica, é a minha metodologia, é aquilo que eu acredito, é aquilo que eu vou ensinar vocês realmente
o passo a passo de como fazer. Não adianta nada eu demonstrar para vocês essa técnica do como falar se vocês não se enxergam em quem vocês são e se vocês não se projetam com essa clareza, com essa certeza, eh, a fim de realmente falar: "Cara, eu Sou isso daqui. Eu quero me projetar desse jeito. O melhor do que eu faço é isso. A minha organização, ela mora aqui, ela está para este público, tá? Então assim, a gente chegar nesse momento com todos os exercícios e assim, eu fiquei muito orgulhosa dessa turma. Eh, todos você, todas
vocês entregaram o exercício da primeira fase, todas vocês receberam a devolutiva. Se alguém não recebeu a devolutiva, avisa a gente depois por algum motivo, mas todas, tá? Eu fiz os comentários individualmente, eu estudo cada uma, eu entro em cada uma, eu olho para cada uma, eu durmo pensando em vocês, eu acordo pensando em vocês. Mas que que eu preciso? Eu preciso que vocês percebam o que efetivamente vocês são, o que vocês o território do que vocês vão falar, tá? Então assim, de agora em diante, eu não eh eu não posso progredir Com vocês tendo dúvidas
a respeito disso. Eu preciso que a gente esgote essa fase nesses próximos dias, nos grupos individuais de vocês, a fim da gente conseguir dar continuidade para essa caminhada. Que que a gente tá vendo? Muitas de vocês aflitas já com as postagens, com a manchete, com a headline, com o design, se é carrossel, se é vídeo, se é não sei o quê, se é copia, não sei o quê, se o vídeo viralizou. E o que eu quero dizer para Vocês é assim, muito antes disso, eu preciso da convicção em quem vocês são, em como vocês se
apresentam. E se nos canais de vocês, qualquer que seja a plataforma, seja no Insta, seja no TikTok, seja no YouTube, seja no LinkedIn, a pessoa ela precisa bater o olho ali e ela precisa entender com muita clareza o que vocês são e o que vocês fazem. Tá? Eh, quando a gente se dedica a fazer Esse exercício do primeiro encontro, esse é o objetivo, é dominar a si mesmo, é dominar a sua essência, é dominar o seu território, é dominar o seu eixo, é perceber a sua força, a sua convicção, o em que muitas vezes eu
tô chamando de movimento de vocês, tá? Não tem ninguém nessa sala que eu olhe e eu fale assim: "Cara, me preocupa muito, tá? Nem vocês que mandaram mensagem falando: "Eu acho que você não vai ver onde eu tenho eixo, né? A gente ouviu Isso algumas vezes esses dias. Ah, eu não tenho eixo. É, eu não me encontro num lugar específico. Eu não tô, eu não tenho essa preocupação. A gente vai encontrar, tá? A gente vai enfincar essa espécie. Mas o que que eu preciso que vocês tomem e domem essa segurança, essa questão da COP, da
metodologia da escrita, da forma de conseguir gerar impacto, do que que é viral, do que que não é viral, a gente vai passar a ver a partir do próximo encontro, Que é aí que vocês vão dominar o passo a passo do que eu chamo da metodologia de alto impacto, tá? Que que a gente vai fazer hoje? Eu vou ensinar vocês a ter a clareza da organização dos conteúdos de vocês, tanto na linha editorial quanto no cronograma, certo? Tá? Então, o que que a gente vai fazer de combinado? dessa, desse encontro em diante, eu preciso muito
que vocês falem: "Cara, tenho convicção do que eu Sou e o meu perfil consegue deixar explícito aquilo que eu sou e aquilo que eu faço, tá? Então essa é a responsabilidade de vocês para com vocês mesmas, certo? Vamos lá. Capítulo dois, editorias. Quando a gente fala sobre editorias, a enorme maioria de vocês quando fez o encontro individual comigo, conseguiu me dar respostas a ponto de eu ter capacidade, de fato, de visão de ilustrar para vocês qual eram, quais Eram os pilares de assuntos que vocês teriam. Então, se vocês abrirem o diagnóstico de vocês, a enorme
maioria, porque tem pessoas que não conseguiram fornecer respostas suficientes pra gente já conseguir enxergar e já conseguir traduzir isso, mas aí a gente vai ensinar vocês como faz isso daqui em diante. Vocês já receberam quais são esses grandes núcleos de assuntos, de territórios que a gente imagina que vocês habitem. Tá? Aquele Material de diagnóstico, gente, que foi feito na primeira sessão, na sessão individual de vocês, é um material riquíssimo e que a gente recomenda e muito que vocês voltem, que vocês consultem, que vocês olhem, tá? Não é para ninguém ficar desesperado. Ah, no meu material
não tem. Se no seu material não tem, é porque no teu exercício a gente não conseguiu extrair isso. E aí a gente vai mostrar para você hoje como que você vai fazer isso por si mesmo, tá Certo? Quando a gente fala de editorias, eu quero que a gente faça um primeiro exercício. Eu quero que todas vocês abram, abre aí um site, um portal do que você lembra que seja uma revista ou de um portal que você consome. Vou dar alguns exemplos aqui, tá? Eh, Exame, Forbes, Vog, Casa Cláudia. Abram aí. Algum portal pode ser relacionado
Diretamente ao que vocês fazem, pode ser relacionado ao gosto pessoal de vocês, mas eu queria que vocês abrissem aí e aí me avisem só tipo, ó, abri, pode falar no microfone mesmo. >> Abri. >> Boa. >> Abri. >> Tá bom. Eu quero que vocês vão lá no menu. Foram no menu? Vocês estão vendo que no menu ali tem todos os Assuntos que aquela publicação se dedica a falar sobre e aquilo diz exatamente a respeito dos territórios dela. Vocês percebem isso? Então vamos supor, tá? Alguém provavelmente deve ter aberto uma VG. Alguém abriu uma VG, Cíntia,
talvez. Eu abri a Vog, Camila Vog. Eh, eu não tô com ela aberta, tá? Mas assim, para vocês verem o que que é uma reputação forte, se eu tivesse que dizer o que Existe dentro de um menu de uma VOG, com certeza eu diria que tem moda. Tem moda aí? Tem. Tem tendência aí? >> Sim. >> Não tem lifestyle. >> Tendência não tem moda. >> Moda >> não. >> Lifestyle. Não tem lifestyle >> nun que eu tenha visto aqui de frente Não. Calma aí, calma aí. >> Tem lifestyle? Sim, >> tem wellsness. Sim, >> desculpa.
>> Wellness, >> negócios, celebridades. >> Então, o que que é isso, gente? Isso é o universo de assuntos que aquela publicação se dedica a ter. E aquilo significa que existe uma Frequência na qual aqueles assuntos serão publicados. O que que eu quero que a gente comece a rascunhar para vocês? Se eu fosse uma revista, se eu fosse um portal, quais seriam os meus quatro ou os meus cinco grandes temas? Rascunhem aí para mim, por favor. Vou dar o meu exemplo para vocês, tá? Eu tenho três, quatro vai. Mas em maioria o que se repete mais
são três grandes temas: Branding, comunicação e o que eu chamo de essência. O meu quarto seria um viés pessoal, mas que eu acabo deixando ele muito tímido, porque eu não sou uma pessoa que eu gosto de expor de fato a minha vida. Então eu vou deixando isso num plano B, tá? Mas esses três pontos são os três grandes assuntos que cobrem a minha expertise e demonstram o meu repertório para que eu possa exercer o meu Trabalho. Alguém aqui quer dividir os seus? >> É, eu quero. >> Então vai, C. >> Eh, porque daí até pode
me ajudar. >> Uhum. Eh, assim, eu coloquei como tipo skincare, >> tá? >> Eh, gerenciamento de envelhecimento, vida saudável, maternidade. >> Tá? Eh, que que eu acho, tá? Ai, me risquei. Eu acho que skincare talvez ele Seja o seu grande guarda-chuva. >> Talvez o que você esteja falando é cosmético. Você lembra que no teu a um a gente falou sobre isso? >> Sim. A gente, deixa eu até ver se eu tenho tua página aqui anotada. Pera aí. Mas eu acho que a gente tinha falado de cosmético, sintomas, não foi isso? >> Uhum. >> Cosmético, sintomas,
pautas pop, se não me engano. >> Tem isso, sim, >> né? Eh, e aí provavelmente tem mais um ou dois. Que que eu acho? Eu englobaria esse ponto de maternidade e wellness que você falou, talvez >> isso é vida saudável, né? Dentro vida saudável dentro de pessoal. Eu juntaria, >> tá? Sim, concordo. >> Esses dois pontos, tá? Eh, >> e aí eu traria aqueles pilares justamente que a gente já tinha falado. >> Uhum. >> Tá, >> tá, tá. >> Eh, e aí, >> mas você adicionaria algum diferente? Não, eu realmente seguiria aquilo que eu tinha
te falado no teu um a um, no teu individual, >> tá? Eu acho que esses assuntos do que você falou, eles tangenciam a tua comunicação, mas eu acho que dá pra gente ter eixos mais assertivos. >> Que que eu quero passar para vocês, Cris? Já te chamo um segundo e por muito, muito, muita coincidência ou não, eu tô com a tua página aberta aqui. Olha que loucura das anotações do T1 a um. Pera aí, eu já te chamo, tá? Que que a gente vai fazer? A gente vai fazer como se fosse um jogo da memória.
A gente vai dar um mat em termos de objetivos. Quais são os meus objetivos de negócio e quais são os meus macrotemas, tá? Não tem certo e não tem errado sobre os macrotemas, mas tem Muito esse lugar da gente conseguir dirigir e direcionar vocês para organizar a cabeça de vocês, tá? A gente vai olhar para isso também um a um, assim como a gente fez com o primeiro exercício, tá certo? Vocês vão mandar isso pra gente e eu vou olhar isso e vou trazer a devolutiva para vocês. Assim como eu tô falando pra Carol, eu
só queria que antes de tudo e qualquer coisa vocês retomassem O que tá escrito no diagnóstico, porque muito provavelmente eu já deixei ali o caminho que eu acredito para cada uma de vocês, tá? Qual é o MET que a gente vai fazer? Eu queria que vocês nesse papel ou nesse bloco de notas vocês anotassem que a gente tem três grandes pilares. A gente tem um grande pilar que é sobre crescimento, crescimento e alcance. Esse pilar de crescimento e de alcance, gente, ele pode Se conectar ou se relacionar com qualquer um desses temas que vocês desenharam
como grandes temas. Então, vou dar o meu exemplo para vocês. Tem posts meus que são posts de crescimento de branding. Tem posts meus que são posts de crescimento e são posts de conteúdo. Tem posts meus que são posts de crescimento e eles são posts de essência, de autodesenvolvimento, tá? Então, todo esses pilares de Objetivo, ele pode tangenciar todos os seus pilares de assuntos, porque é isso que eu falei, a gente vai fazer tipo um ligapontos, tipo um jogo da memória mesmo, tá? Então, a gente vai ter um primeiro pilar cujo objetivo é alcance e crescimento.
O que que um pilar de alcance e crescimento tem que ter obrigatoriamente? Gente, ele tem que ter uma carinha de entretenimento, Ele tem que ter uma um viés no qual ele consegue falar com a grande massa. O objetivo dele, de fato, é viralizar, é crescer, é alcançar. Aí vocês podem me perguntar, Amanda, ele precisa ser bobinho? Não sabe qual é a principal característica dele? Ele precisa ter um gancho de identificação. Que que é um gancho de identificação? Aqui eu vou começar a complicar um pouco. Se ficar difícil vocês me param, tá? Combinado? Vocês podem abrir
o microfone e falar: "Pera que eu não entendi". No máximo vou falar, deixa eu só terminar e eu já volto em você. Um gancho de identificação, gente, é uma isca que eu vou usar para inserir um tema, para inserir uma pauta, para inserir uma conversa do que eu Quero proporcionar. Se eu tô falando que eu quero ter um alto alcance, que eu quero que esse post seja de crescimento, o que eu usar, que mais gente consegue se reconhecer ali, mais chance tem desse post ter alta performance. Que que isso significa? Vocês reparam que quando vocês
quando existe, quando tá rolando uma pauta quente, vários e muitos perfis começam a falar Exatamente da mesma pauta? Então, um exemplo, tá? De domingo para segunda, rolou a viralização da chuteira rosa. Todo mundo resolveu falar da chuteira rosa. Era chuteira rosa para cá, chuteira rosa para lá. Aí você via a psicóloga falando da chuteira rosa, a menina do marketing falando da chuteira rosa, o jornal falando da chuteira rosa, a consultora de imagem falando da Todo mundo tava falando da chuteira rosa, todo mundo encontrando o seu eixo, mas Inserindo esse gancho de algo curioso que dava
espaço para todo mundo falar, tá? Que que eu quero que vocês percebam? Vocês veem que o gancho gancho é a chuteira rosa e que o miolo daquilo cada profissional ia inserir o seu ponto de vista da sua determinada maneira. Por que que a tal da chuteira rosa ela entra e ela se convoca nesse lugar de crescimento e de alto alcance? Porque é Uma pauta que muita gente quer falar, porque é uma pauta que muita gente quer entrar na conversa, que muita gente quer se propor a se pronunciar. Não só o comunicador, a audiência tá querendo
conversar e, portanto, isso tem um alto uma alta potencial potencialidade de viralização. Certo? Volto na de segunda para terça. Provavelmente vocês viram uma enchurrada Da história da Lev estádio do da Copa. Viram isso? Uma galera falando. Que que é isso, gente? Pauta pop. Todo mundo conhece a Leves. Uma pauta quente. Tá rolando agora. timing e isso tem uma carinha de entretenimento, certo? Muitas vezes vocês confundem essa parada de entretenimento com dancinha, com apontar coisinha, Com fazer coisa tosqueira e não é por aí que a gente vai, tá? Eh, muitas vezes isso para vocês ele soa
muito mais cafona. do que propício paraa viralização, tá? A gente tem que muito mais ponderar fazer isso do que sair por aí fazendo. Por outro lado, o que que pode garantir esse lugar da viralização, do alcance, da larga escala para vocês num conteúdo? Vou vou voltar, tá? Pautas quentes Normalmente garantem uma viralização. Tem alguma coisa aqui que aconteceu que interessa muita gente. Vou me propor a falar. Amanda, onde é que você acha essas pautas quentes? Em alguns lugares. Eu todo dia de manhã, assim que eu acordo 6 e pouco, eu abro o e-mail do The
News. Então, eu leio The News todos os dias. The News nada mais é do que uma newsletter de notícias. Tá? Eh, vale vocês pensarem qual é o portal, qual é o jornal, o que que é o o veículo que Consegue trazer as melhores notícias quentes para vocês relacionadas ao universo de vocês, tá? Segunda coisa, Twitter. Twitter é o melhor lugar de pauta quente ever. Ai, Amanda não tem o saco pro Twitter. Segundo melhor lugar para descobrir pauta quente. TikTok. Tá? Eh, terceiro melhor lugar, a nossa própria navegação pelo Insta. Você vai começar ali a ver,
você vai falar: "Puta, isso aqui tem tudo a ver comigo. Opa, deixa eu entrar aqui". Que que eu quero que vocês tenham? Discernimento. Não é toda pauta quente que a gente entra. Nem toda a pauta quente também dá tempo da gente entrar. Para acalmar o coração de vocês. A gente tem visto nos últimos meses, principalmente, que não é necessário ter essa pressa monstruosa para entrar numa pauta quente quando você tem um ponto de vista válido e novo. Se você tem alguma Coisa diferente para falar do que tá todo mundo falando, não tem problema você entrar
para falar a respeito daquilo dois ou três dias depois, tá? Não se estressem com isso. Então, primeiro eixo de gancho, pauta quente. Segundo, pauta pop, gente, pessoas que todo mundo conhece, filmes que as pessoas conhecem, séries que as pessoas conhecem, assuntos do universo pop. Isso funciona muito, muito bem. Se vocês forem olhar em grandes comunicadores que Vocês seguem em vários nichos, etc., vocês vão ver que muitos deles produzem o modelo de tela dividida falando a respeito de alguém, basicamente fazendo uma análise a respeito daquela marca, daquela pessoa, daquele personagem, daquele filme, daquela série. Isso dá
muito bom, gente. Por quê? Porque as pessoas reconhecem aquele arquivo objeto de quem tá sendo falado e fala: "Nossa, essa essa entidade me interessa, eu quero saber Mais a respeito dela." E as pessoas se propõem ali a ficar, tá? Faz sentido isso para vocês? Tá ficando claro ou tá ou tá confuso, gente? Me dá um joia aí. Faz >> Amanda. Oi. >> Eh, uma observação, por exemplo, entendi, entendi perfeitamente, mas dentro do de alguns nichos, isso não necessariamente na minha cabecinha não se aplica, por exemplo, como que eu faria isso? Entende? Eu não sei. >>
Vamos juntas. Vamos juntas, tá? Eh, vamos no pauta quente primeiro no teu universo. Cara, viralizou monstruosamente uma receita. Tá. viralizou. Eu vou, vou. Eu não sou boa de gastronomia. Então eu vou pro meu repertório e você me corrige, tá? Viralizou um cookie gigante na França que o fulano de tal tá fazendo. Você pode importar aquela pauta e fazer a tua maneira. Você pode usar aquela pauta para trazer um ponto de crítica de Visão. Você pode eh olhar para aquilo, para aquilo e querer colaborar, reagir aquilo e falar: "Cara, no Brasil isso é impossível, não fica
desse tamanho, porque o o ingrediente X ou não sei o que, Y?" N. Mas vamos fazer desse jeito, tá? Então, dá pra gente imprimir diretamente, por exemplo, com relacionado à gastronomia, dá pra gente imprimir diretamente correlacionado ao universo dos restaurantes, ao universo De negócios. Então, eu acho que tem muita pauta, sim que dá pra gente aproveitar, tá? Quando a gente falta fala sobre as pautas pops, a gente também tá falando um pouco sobre as celebridades do teu ramo. Então, ao invés das celebridades do teu ramo, elas serem os influenciadores ou os creatores, que também podem
ser, tá? H, eu acho que também tem um viés aqui que dá pra gente usar e puxar. A gente pode falar dos restaurantes, a gente pode Falar das experiências. Eu acho que tem muita coisa que eh é identificável paraas pessoas num lugar claro e que você pode trazer isso para a tua leitura, entende? Faz sentido? >> Faz sim. Ainda ainda é um pouco bem difícil para mim, na verdade. Não pouco não, bem difícil ainda acrescentar isso no meu mundo, né? Tipo, eu não falo nada no no meu perfil pessoal, que é o caso, Né? Não
falo nada sobre isso. Aí eu de repente apareço e falo: "Oi, galera, para quem tá na mesma situação da Gabi, qual é a minha recomendação? Assim que a gente terminar esse turno de hoje, a gente vai mandar para vocês, tá? A gente tem uma jornadinha de seis ou sete posts que a gente gosta de fazer para demarcar esse território do oi, cheguei". E essa é a minha nova fase, tá? Então, é uma sequênciazinha de posts que indica ou que a gente tá entrando num novo momento Ou que a gente tá declarando o nosso novo posicionamento,
ou a gente tá explicando os nossos porquês e os nossos vieses daquele daquela fase, tá? Pra gente também não achar que assim, as pessoas vão cair aqui de para-quedas e não vão entender nenhuma. Certo, G. Passado isso ou isso posto, na verdade assim, o que que o que que essa jornada vai fazer? Ela vai te apresentar, ela vai apresentar o teu negócio, ela vai apresentar a tua História, ela vai apresentar o teu escopo. Então, ela vai dar clareza, ela vai pôr os pingos nos is, tá? Pra gente relativizar esse esse lugar que as pessoas imprimem
de fato o que tá acontecendo com consciência, certo? OK. Até aqui, tá? Eu queria fazer uma pergunta. >> Calma, calma, calma. Deixa eu só terminar, deixa eu só terminar. Um segundo. Respira aí. >> Tá, terminei a minha jornadinha. Vai ser Mais fácil agora. Eu vou conseguir conectar essas pautas que a Amanda tá me falando? Não, gente, isso também é um exercício, tá? Isso também é um exercício. E eu vou dar um exemplo para vocês. Hoje à tarde eu tava dando uma consultoria individual, porque a gente tem essa sessão da Next Level, que eu faço individual
com cada uma, para uma comunicadora que tem 270.000 seguidores. Ela inclusive até hoje ela bomba com essas pautas, mas até hoje ela ainda tem Dificuldade, gá, de muitas vezes atribuir a pauta a ela, tá? Que que é isso? costume começar a ligar esse radar. Você tava com a anteninha fechada, eu tô te acendendo a antena, colocando tua anteninha para cima, certo? Tá? Então tem um pouco de calma e paciência com você também. E lembra que a gente tá aqui para te ajudar e para te guiar, tá bom? Quanto mais participativas vocês são nesse processo de
fazerem as pesquisas de vocês, Fazerem as buscas de vocês, trazerem isso para discutir conosco, mas a gente consegue entrar, ajudar e demonstrar vocês. Se vocês travam nesse lugar da insegurança ou do não sei, menos a gente consegue entrar. Eu prefiro que vocês vão lá, olhem e falem: "Cara, meninas, vocês acham que essa pauta aqui faz sentido para mim? Vocês acham que esse ângulo para trazer essa pauta faz sentido para mim?" E deixa a gente falar: "Não, faz isso aqui sim, Isso aqui não, tá?" Mai, eu já vou te chamar. Eu tinha pulado a Cris, eu
já vou te chamar, tá? Rapidinho. Eu só vou concluir aqui. >> Obrigada, viu, Amanda? Obrigada. >> Mas é só porque é sobre esse quesito da pauta quente para >> Tá. Então vai lá. Quando a gente fala de pauta quente, eu acredito que todo nicho, independente de ser uma pauta nacional que engloba todos os que engloba tudo, eu acredito que Todo nicho tem aquele assunto específico que se torna uma pauta quente, né? pelo menos no meu nicho, por exemplo, uma coisa que uma pessoa concorda e que outra não concorda se torna uma pauta quente. É interessante
a gente entrar nesses contextos ou isso pode ser uma coisa que acaba de certo ponto, de uma certa forma entrando em algo que, vamos dizer assim, se torna aquela pessoa polêmica? Qual que é o cuidado que a gente precisa ter? >> Primeira coisa é assim, se a gente quer ser uma marca relevante, a gente vai guardar o nosso medo na gaveta, tá? Aquela poez, >> aquela polidez toda, aquela rigidez toda. A gente vai, ó, fala: "Querida, quem tá no comando aqui é o adulto. A criança espera na na outra sala, tá? Essa é a primeira
coisa. Então, esse medo todo do julgamento, esse medo todo de alguém tá me olhando, me vigiando, me vigilando, tá? Eh, isso é algo que a Gente vai jogar para escanteio. Com isso posto, existem pautas que fazem sentido a gente entrar e existem pautas que não fazem sentido a gente entrar. Vou dar o meu exemplo para vocês. Há umas duas, três semanas atrás rolou a polêmica da Natália Bey, né? Eh, foi uma polêmica que o meu nicho, o meu mercado todo entrou. Provavelmente vocês viram muito conteúdo a respeito. >> Nosso mercado de unha também entrou todo
mundo falando, dando opinião. Muita Gente entrou. Quando eu olhei, eu falei: "Cara, eu já fiz um lançamento da Natália. Eu converso direto com o marido da Natália. Eu tenho um relacionamento próximo com eles. Eu não vou falar. Eu não vou falar. Eu não quero falar. Por quê? Porque eu acho que ela errou. Eu diria que ela errou. Eu acho que ela deu uma mancada ali, mas assim, eu não queria eles falando de mim, então eu não sou eu que vou falar deles. E me pus a Não falar. Achei que aquilo ali para mim tinha mais
vieses negativos do que vieses positivos. Certo? Beleza. Segunda-feira, chuteira rosa. Não, domingo, Casé TV, né? Porque sábado teve jogo, Casé TV explodiu, passou a Globo, não sei o quê. A Ana que trabalha comigo me apurrinhou de mensagem. Você tem que falar do Caz TV, você tem que falar do Cas TV. que pariu, não sei o que. Eu falei, Ana, eu nem vi o jogo do Brasil, Eu nem sei o que tá acontecendo. Eu não tô nem aí pra Copa, eu não posso falar do Casé TV, eu nem sei, eu nunca vi, não é assim, acho
muito legal o movimento todo que a gente fez. Eu tenho uma admiração por ele. Claro que eu poderia sentar meu meu bumbum e estudar, mas assim não é legítimo para mim, gente. Então é assim, todo e qualquer momento, todo e qualquer movimento é um movimento. Tem gente que sim, eu não vejo assim. Segunda-feira, chuteira rosa de novo. Ana me manda mensagem, você vai falar? Falei: "Cara, eu tô o dia inteiro corrigindo brand guides, eu tô o dia inteiro olhando os grupos. Eu não vou parar para ler o que que é a história da chuteira rosa.
Eu não tenho opinião formada, mas eu vou falar justamente sobre isso. Será que o tempo todo a gente tem que falar de tudo? A resposta para mim é que não. Então, muitas vezes dá pra gente usar um gancho Sem necessariamente entrar na análise daquela coisa, má, mas dá pra gente usar aquilo como isca e direcionar ele para um outro lugar, tá? >> Não, já vi um pera aí. usar como isco. >> Então não é uma coisa que assim a todo e qualquer custo, a todo e qualquer tempo, mas gente a >> é porque o mundo
das unhas tem muito muito muito burburinho, né? Muita coisa, muita polêmicazinha. Então usar isso como isca E levar para outro lado. >> Isso. E aí >> levar justamente paraa tua lição de moral, tá? >> Uhum. Ainda nesse nesse pilado que eu tô falando para vocês sobre crescimento, gente, eh, então ele tem que ter cara de entretenimento. Então, eu falei para vocês, a pauta quente, a pauta pop, mas quais são os sentimentos e as sensações que a persona de vocês tem que quando Aquilo é verbalizado ou quando aquilo é trazido à tona, o outro se vê
imediatamente? Isso também é algo que ajuda e muito nesse lugar de crescimento, tá? Eh, vou dar um exemplo para vocês de como eu faço ou como eu uso. Vocês vêm muitas vezes eu postando um frame único estático com uma frase forte. Essas frases fortes, elas são ultra performáticas para mim. A enorme maioria delas chega a bater 1 Milhão, tem frase que bate 15 milhão de visualização e assim vai. E aquilo me traz esse lugar de reconhecimento do outro, de aproximação com o outro. Então, também me traz esse lugar de alcance, de crescimento. Além disso, que
mais que eu gosto de usar dentro desse pilar? Eu gosto muito de usar trecho de filme ou trecho de série, Performa muitas vezes muito bem. Eu posso abrir um post com aquilo e aí dali eu vou eh colocando meu ponto de vista, tá? Então, tudo que tem um reconhecimento massivo e que tem uma linguagem de entretenimento, ele entra nesse lugar. Certo, Cris? Posso ir até o fim e depois eu volto em você? Guarda sua pergunta. >> Não, tranquilo. Eh, na verdade acho que Você já respondeu já, mas tá de boa. >> Tá bom. Qualquer coisa
a gente volta, tá? Só para eu não perder meu raciocínio. O segundo pilar, gente, vocês estão com o papel e caneta na mão, anotando tudo que a gente tá falando, tá bom? O segundo pilar é o pilar de sustentação. É um pilar que, independente se você tá no TikTok como primeira plataforma ou no Insta como primeira plataforma, você vai entender que o pilar de sustentação é um Pilar feito para você se relacionar com a sua base de seguidores. Seja você uma pessoa de 500 seguidores, 1000 seguidores, 10.000 seguidores, 20.000 seguidores, 50.000 seguidores, 100.000 seguidores, 200.000
seguidores, 1 milhão de seguidores, tá? É um lugar de relacionamento, de aprofundamento para quem já tem um pouco mais de consciência de meio de funil. Esse pilar da sustentação, Na maior parte dos casos, ele vem te ensinar um aspecto educativo. Ele vem te demonstrar alguma coisa que faça sentido pra sua base saber e aprender. Quando a gente chegar no próximo encontro, na aula seguinte, eu vou ensinar a vocês que muitas vezes dá pra gente transformar um conteúdo educativo num conteúdo de atração quando a gente insere o gancho certo. Mas dentro da nossa estrutura, dentro da
Nossa estratégia, a gente precisa ter alguma coisa que dê sustentação nesse meio, porque senão eu viro só entretenimento e a ponta final aqui que eu já vou chegar. E aí me falta esse miolo. As pessoas não conseguem entender muito bem quem você é, o que você faz, da onde você sabe as coisas. Será que você sabe mesmo das coisas? Então, a gente tem esses dois pilares sempre se complementando, Tá? Se vocês forem pegar, vou dar um exemplo aqui que eu acho que muita gente deve conhecer. Conhecem o Rony Measler, que era o Rony da reserva?
Quem conhece, levanta a mão assim só para eu ter uma noção. Quem sim, quem não. Ótimo. Se vocês forem ver a estrutura de conteúdos do Rone, ele passa 85% do tempo fazendo conteúdos de atração com ganchos muito fortes, com aspectos que as pessoas conseguem se reconhecer, tá? O resto desse percentual ele faz conteúdos de sustentação. Então ele tem em menor escala, mas ele ainda tem esses conteúdos. Por quê? Porque eu preciso que a base olhe pro repertório de vocês e fale: "Putz, alto nível, sabe o que está fazendo, sabe o que está demonstrando". Tá? O
terceiro pilar até aqui, OK, gente? Pilar de Sustentação, o pilar que eu demonstro toda a minha convicção, a minha profundidade, o meu repertório, beleza? A minha vivência. O meu terceiro pilar é um pilar de identificação, que é o meu pilar de humanização. Esse pilar também pode se tornar um pilar de atração. Como eu falei para vocês, quando eu desenhei o meu pilar de identificação, que eram as frases, a minha intenção não é que elas fossem Virais, mas eu estruturei o caminho para elas se tornarem virais, que foi entender exatamente quais eram as dores da minha
persona e ter uma identidade gráfica muito forte que conseguisse surpreender as pessoas no momento que elas aparecessem. E aí, portanto, elas vou, tá? Por outro lado, quando eu falo do do da do meu pilar eh do pessoal, né, que eu falo para vocês um pouco ali Sobre vida pessoal, ele entraria nesse lugar de identificação. Quando a gente fala da história, por exemplo, de bastidores ou quando a gente fala de processos, ele entraria nesse último pilar, que é o pilar da identificação, que é o pilar da humanização, tá? E o quarto pilar, gente, é o pilar
da conversão. É o pilar da prova social, É o pilar da chamada para venda, tá? Quando a gente ouve uma coisa que falam assim, ó, a geração Z quebrou o funil de vendas. Que que as pessoas estão querendo dizer com isso? Que com a entrada maciça do TikTok, muito dessas composições verticais do que eu tô explicando para vocês, elas acabaram se tornando totalmente horizontais. Por quê? Porque um conteúdo educativo com o gancho certo, ele pode se tornar um conteúdo de atração. Um conteúdo de identificação com a identidade certa, ele pode se tornar um conteúdo de
atração. Um conteúdo de prova social com o gancho certo, ele vira um conteúdo de atração, tá? Que que eu não quero que vocês estressem com isso agora? Eu quero muito que vocês percebam o universo do qual vocês Existem e a gente começar a lincar muito do das referências do que a gente tem para esses lugares, tá? Então, o que que a gente tem? De um lado a gente tem os macrotemas, do outro lado a gente tem os objetivos. Todos os macrotemas servem a todos os objetivos. OK? Até aqui. OK. Tá? Para eu entender exatamente tanto
os meus macrotemas quanto os meus Objetivos, o que que eu tenho que fazer? Eu tenho que estruturar ou organizar as minhas referências, tá, Amanda? Cadê as minhas referências? Cada uma de vocês tem a pastinha de referências no Insta que a gente fez e a gente compartilhou com vocês. Qual é a tarefa de casa que eu já vou dar desde já pro nosso próximo encontro? é vocês fazerem numa coluna quais são os quatro, no máximo quatro ou cinco macrotemas E colocarem do lado ali os nossos objetivos de negócio mesmo, tá? E aí vocês vão organizar as
referências colocando, linkando elas. Ó, essa referência pertence a esse macrotema com esse objetivo. Essa referência é desse objetivo e ela tem aquele macrotema. Isso só para vocês conseguirem ilustrar na cabeça de vocês o que a gente tá querendo falar, Certo? É um exercício chato, é, é um exercício obrigatório, é também, porque vocês estão sedentas para chegar no encontro seguinte, aonde eu vou ensinar vocês a escrever com impacto. Só que se vocês não dominarem a essência de vocês, vocês não vão chegar nos macrotemas. Se vocês não chegarem nos macrotemas, não adianta nada eu eu ensinar vocês
a escrever com impacto. Vai aprender a escrever e vai escrever vazio, tá? Calma, meninas. Tati, Flávia, já chamo Vocês. Eu vou terminar aqui meu ponto todo teórico e aí a gente volta, tá? Não tô terminando aula, tô passando a lição de casa. Ã, bom, certo até aqui, certo? Me me deu umas cabeças de Tá, tá OK. Que que eu quero que vocês anotem também? Eu quero que vocês >> Posso só fazer uma perguntinha, Amanda, sobre esse assunto que você falou agora? >> Segura, anota ela e segura, >> senão eu não vou conseguir terminar meu racional
aqui de tudo que eu preciso e vou me perder. Eh, que que eu quero trazer para vocês agora? Eu quero ensinar como é que vocês vão se organizar, tá? mentorada minha tem muita clareza e muita convicção das etapas de criação e de produção de conteúdo. Se vocês abrirem hoje os stories da Lara Nesteruk, o que eu recebi de Encaminhamento do story dessa mulher hoje, de mentorado meu, é assim uma uma bizarrice falando, olha, é o que você fala. falou. É o que eu falo. Vou ler para vocês. Pera aí, deixa eu só abrir aqui. Hum.
Será que saiu? Hum, acho que saiu. Que ela falava o seguinte, eh, a pessoa falava: "O que você faria e se você fosse começar a produzir conteúdo hoje?" E ela vai listando ali alguns pontos. Ela vai Dizer: "Saiba que você não vai ser bom. Saiba que você vai tremer na frente da câmera, saiba que você precisa determinar qual é o seu nicho. E ela fala assim: "Saiba que se você não tem constância, você precisa determinar uma rotina que faça você exigir esse compromisso com você". E é exatamente isso que eu defendo. Se você não tem
uma rotina que te puxe, gente, tudo pode ser e tudo pode acontecer. Eu preciso que vocês Determinem uma rotina até que isso se torne uma coisa muito normal e natural na vida de vocês, tá? Eu gosto de dividir o mês em quatro ou de dividir o mês em dois. Tudo depende do pace, da velocidade da rotina de cada uma que tá aqui. Quando a gente divide eh o mês em dois, a gente precisa ter mais velocidade de produção. Quando a gente divide o mês em quatro, a gente precisa ter mais visão de futuro, mas também
a gente vai Ter mais tranquilidade na produção. Tipo, uma vez que tá feita, tá feito pro mês inteiro e eu tô relaxada porque a história tá toda na minha gaveta, tá? Quais são as fases de estruturação do conteúdo? Primeira coisa, acabou. Vocês estão fazendo combinado comigo. Eu quero todo mundo de dedinho aqui, ó, levantado comigo, tá? Isso é promessa de dedinho. Cadê os dedinhos? Dedinho, vocês estão fazendo uma promessa comigo que não tem mais essa do post de hoje Para hoje. Acabou, acabou, acabou. Vocês estão pagando caro uma mentoria para fazer esse compromisso comigo, tá?
Como é que funciona? O meu sonho é que a gente olhe do mês para o mês seguinte. Então, a gente vai entrar, por exemplo, no mês de junho, olhando para julho, produzindo para julho. A primeira objeção, normalmente que eu ouço quando eu coloco isso é: "Pô, Amanda, mas você acabou de falar das pautas quentes, como é que eu vou produzir pro mês seguinte, amado? Pauta quente quando acontecer, você vai gravar na hora que for. O resto é resto. Para de se arranjar desculpa, tá? Vamos falar então das etapas em si. Primeira etapa, vocês vão sentar
a cadeira. Vocês vão sentar na cadeira de 1 hora30 a 2 horas, principalmente no começo. Queria que vocês separassem uma janela de 2 horas entre toda segunda e Terça-feira do mês, tá? Pode ser quarta, não, entre segunda e terça-feira. Que que acontece? Normalmente segunda é o dia mais paulada que a gente tem quando volta do fim de semana. Tudo deu errado. A Gabi tá balançando a cabeça. É, prente é o dia que ela nunca tem os funcionários na na cozinha. Funcionário que falta, o filho que tá doente, não sei o que, eu sei. Mas quando
a gente volta do fim de semana, é quando a gente tá com a cabeça fresca e é quando a Gente precisa entender que o nosso departamento comercial, que é o nosso conteúdo, mais precisa da gente, tá? Então, entre segunda e terça-feira, vocês vão pegar uma janela de 1 hora30 a 2 horas e ali vocês vão criar todo o cronograma de vocês. Que que é criar o cronograma de vocês? é espalhar aqueles macrotemas que vocês definiram ao longo do mês. Combinar Os macrotemas com os objetivos de negócio. Ai, Amanda, tem uma receita do bolo? Tem. Se
eu vou produzir quatro posts por semana, dois vão ser de alcance, um de sustentação e um de identificação, tá? sempre 50% do que eu vou produzir vai apontar para alcance e o restante eu vou dividir no meio entre sustentação, identificação e conversão, se for o caso, tá? Ah, Amanda, eu não eu não faço post De conversão no feed, só nos stories. Ótimo, calibra dessa forma, certo? Quando vocês vão determinar o cronograma, vocês vão escolher qual é a pauta que vocês vão falar. Então, sobre o que que eu quero falar, qual é o gancho que eu
vou usar para inserir aquilo, para tornar aquilo chamativo? Percebem que são coisas diferentes? A minha pauta é o ponto que eu quero provar, é aquilo a respeito do que eu quero Falar. O meu gancho é a desculpa que eu tenho para chamar a atenção das pessoas. É algo que as pessoas conhecem e que eu vou usar para chupinhar a atenção delas, tá? E o terceiro elemento é a minha headline. Todo mundo aqui sabe o que é headline? Manchete, primeira frase, topo do texto, primeiros três segundos verbais, certo? Primeira janela do mês, gente. Primeira, segunda-feira do
mês, a única coisa que Eu vou fazer é determinar o meu cronograma. E só, e só vou gravar, não. Vou escrever roteiro, não. Eu só vou determinar minha programação. Combinado? Combinado. Balança umas cabeças aí para eu entender que combinado. Combinado. Quero só ver fazer, tá? Tá bom. Na segunda semana do mês, eu vou sentar o meu bumbum 1 hora30, 2 horas do meu da minha semana, no começo da outra semana e eu vou escrever todos os meus Roteiros. Todos os meus roteiros? Sim, todos os meus roteiros que já estão pré-determinados em termos de assunto, de
gancho e de headline, que eu já deixei preparado aquilo na semana anterior, tá? Eu vou primeiro escrever na inteligência artificial? Não, primeiro eu vou determinar a ideia daquilo, o conceito daquilo. E eu vou pedir pra inteligência artificial lapidar aquilo ou edificar aquilo. Por quê? Porque senão fica robótico. Porque senão ficando na merda. Não quero vocês escrevendo com linguagem de robô. Quero vocês escrevendo com a linguagem de vocês e usando o robô para ajudar vocês. Certo? Tá bom. Fui lá e escrevi os meus 20 roteiros. chuchu. Beleza. Terceira janela do mês, terceira segunda-feira, terça-feira do mês.
Que que a gente vai fazer numa atacada só? A Gente vai gravar 20 vídeos. Senta e grava tudo de vez. Quarta janela do mês. Eu vou avaliar o resultado do último mês, entendendo que o que foi performático segue, o que não foi performático enterra. Ai, Amanda, mas eu adorei aquele post. Eu achei que ele tinha, ele era tão promissor, ele era tão maravilhoso. So sorry, meu amor. Quem manda em você é a rua e não você. Aqui a gente não tem apego com isso. Funcionou, repete. Funcionou, repete. Funcionou, repete. Capta o padrão e repete. Tá?
Por que que eu falei que dá pra gente dividir o mês em quatro ou dá pra gente dividir o mês em dois? Por dá pra gente fazer essas quatro etapas quinzenais, por exemplo. Então, na primeira, segunda-feira do mês, a gente faria o cronograma, aonde a gente determina pauta, gancho e headline e escreve os roteiros. E na segunda, segunda-feira, a gente grava tudo. O que que não dá? Determina a pauta, determina o gancho, escreve o roteiro e grava. Sabe o que acontece? Funciona no primeiro dia, funciona no segundo dia, falha no terceiro dia. No quarto dia
você já não quer fazer, no quinto dia você tá de bod, no sexto dia você abandonou. Para voltar uma bosta. Desculpa, hoje eu tô palavruda, né? Tá? Então assim, igual a gente tem Rotina aqui, eu sei que a enorme maioria tem muito bem estabelecida a sua rotina de treino. A gente precisa estabelecer a rotina de conteúdo. Eu preciso que vocês façam esse compromisso comigo, tá? Para quem tem uma linguagem mais institucional, essa frequência mensal do que eu indiquei, ela funciona muito bem, principalmente para quem faz gravação profissional. Amanda, preciso fazer gravação Profissional. Cada vez menos,
gente. Cada vez menos essa produção, essa plasticidade, ela é exigida, tá? Eh, então não precisa, mas ao mesmo tempo, essa história de eu não precisar fazer uma gravação, muitas vezes ela me atrapalha. Por quê? Porque eu não tenho aquele compromisso, que eu não tenho aquela agenda. E aí eu não preciso chegar com todos os roteiros prontos. E aí, sabe o que eu faço? Eu não gravo porque tá tão fácil que aí eu não faço, Aí eu travo e aí eu volto o tempo todo pra mesma estaca, tá? Então eu preciso ter esse compromisso, gente. Eu
preciso ter esse compromisso que assim, ó, uma vez a cada 15 dias eu vou gravar tudo. Nem que seja uma vez por semana, mas eu preciso que vocês estejam com tudo pré-determinado, tudo préorganizado, tá? Vamos falar um pouco sobre cronograma, como é que eu defino e desenho o meu cronograma. Muita gente chega na mentoria e achando que tem que ficar num lugar bitolado. Ah, segunda eu posto isso, terça eu posto aquilo, quarta eu posto aquilo, quinta eu posto aquilo. Isso funciona? Não. Isso tem que funcionar? Não, também. Tá. Que que eu quero que vocês entendam?
Vocês reparam que cada dia da semana a audiência de vocês está no mood? Exemplo, a minha galera na segunda-feira acha que vai dominar o mundo. A minha galera na quinta-feira quer mandar todo mundo lá para aquele lugar. A minha galera no sábado não existe nas redes sociais. é uma galera que assim não frequenta esse lugar. A minha galera no domingo à noite tá com tudo, tá? Então assim, na maior parte dos do do dos nichos, o que que a gente tem? Domingo à noite é o melhor dia, Segunda de manhã é um baita dia, é
um baita de um momento, principalmente quando a gente quer motivar ou quando a gente quer inspirar. Segunda noite é um excelente momento para postar, por exemplo, análise ou pauta pop. Elas vão muito bem. Então, domingo e segunda são os melhores dias à noite, tá? Terça-feira é um bom dia. Quarta e quinta são equivalentes. Sexta de manhã é 1 vezes melhor do que Sexta à tarde e sábado tende a ser muito bom para algumas coisas mais leves. Vou dar um exemplo para vocês, tá? Consultoras de imagem tendem a ter posts muito performáticos no sábado. Quem quer
falar de maternidade, tende a a ir muito bem no sábado. Quem quer postar sobre lifestyle tende a ir muito bem no sábado. Então, vale se atentar a isso e vale tentar mapear quais são os melhores dias Diante das circunstâncias de vocês, tá? Que que eu quero mostrar para vocês, gente? Mesmo que o repertório de vocês seja denso, complexo, maçante, etc. Dá pra gente transformar isso em conversa. Dá pra gente fazer isso algo agradável que seja uma via de mão dupla. A minha grande expectativa aqui é demonstrar para vocês como a gente pode e deve fazer
vias de mão dupla, tá? Hã, vamos falar um pouco sobre referências. Quando a gente fala sobre referências, vejo que vocês se perdem muito nesse lugar. Muitas vezes vocês olham para as referências e usam elas para se comparar. Ficam olhando pro coleguinha, sentem raiva, rancor, inveja, várias muitas coisas. Não é para isso que as referências Servem, gente. Não é para isso que a gente faz uma baita de uma pesquisa de referência para vocês. As referências elas servem para tirar vocês desse lugar que, desculpem a franqueza, que é lunático, que é vocês ficarem olhando pra parede branca
e achar que dali vai vir inspiração. Não vai. Sabe quando a gente, putz, precisa de um look, a gente quer um look interessante e tal e a gente não tá com todo o Repertório, a gente não abre uma pastinha de inspiração? Quando eu fiz consultoria de estilo de imagem, assim, foi o que me salvou. Eu comecei a me enxergar num olhar terceiro e ali eu comecei a materializar o que efetivamente significava para mim. E eu falo: "Nossa, eu tenho aquela camisa que eu tenho aquela bermuda e aquilo poderia ficar bom". fica bom. A mesma coisa
acontece com as Referências das redes. Eu eu quero que vocês olhem o que já funcionou. Eu quero que vocês olhem o que tá validado e eu quero que vocês tragam isso para si. É para eu ficar olhando pro outro louca, estúpida, tentando eh copiar o formato, copiar o que ele tá fazendo, sentindo de novo, tristeza porque eu não consigo fazer. Exatamente. Aquilo. Não, gente, por favor, não. Não é sobre isso, mas é sobre vocês conseguirem ter justamente uma âncora de referência que diga para vocês aonde mirar, que diga para vocês aonde fazer, o que fazer
e que demonstre de forma sólida o que que cada coisa significa. Então assim, falar para mim: "Ah, eu não olho referência. Putz, sinto lhe informar, Que ruim, que pena para você. Vai ser mais difícil para você materializar, tá? Qual é um inimigo que eu não consigo combater? Infelizmente eu não consigo combater esse inimigo. A mente de vocês, a mente de vocês é a pior inimiga de vocês e é um um inimigo que eu não consigo entrar em batalha. Se vocês se deixarem levar pela cabeça, gente, nada do que eu falar, nada do que eu apontar,
nada do trabalho que eu fizer vai ser suficiente. Eu preciso que vocês sigam a risca o que eu tô dizendo, tá? Retomando alguns pontos aqui. Qual é o dever de casa de vocês no passo a passo, tá? Vocês devem determinar quais são os quatro ou cinco macrotemas de vocês. Vocês devem voltar no diagnóstico desenhado, planejado para vocês e ver se ali já estão estabelecidos, desenhados quais são esses macrotemas. Tentem correlacionar com esses que vocês Escreveram. Não deixem de escrever os macrotemas de vocês. Vocês são donas da comunicação da marca de vocês e não eu. Eu
tô aqui como como guru, como direcionadora, tá? Quem manda são vocês. E aí vocês vão filtrar quais macrotemas me servem, quais macrotemas não me servem. Portanto, finalizo chegando em tais quatro, cinco macrotemas, tá? Vocês devem submeter pra gente no grupo de vocês exatamente essa listinha. Aqui vão os meus macrotemas, tá? Simples assim. Uma única mensagem do lado de vocês, da cozinha para dentro. Eu quero que vocês peguem a pastinha do Insta que a gente habita juntas nessa geolocalização. E eu quero que vocês vão lá e catem as referências que estão lá e tipo assim, respondam
a referência macrotema tal, objetivo tal. Por quê? Porque ali a gente consegue Comentar em cima e falar assim, ó, exemplo, tá? Putz, Dudá, essa referência aqui não é o macrotema tal, é o macrotema tal, não é o objetivo X, é o objetivo Y. Para eu conseguir começar a demonstrar isso para vocês na prática, tá? Tem que fazer esses dois exercícios, tem que Ai, Amanda, você é muito general, sou mesmo. Vocês escolheram, tá aqui, tá? Daí com isso posto, aí a gente chega na Parte que é a parte mais legal, que é a gente desenhar o
cronograma para o próximo mês, certo? determinando pauta, gancho e headline. Quem quiser colocar ali referência, coloque. Pode ser uma referência colhida pela gente ou uma referência nova colhida por vocês, tá certo? Até quando eu tenho que entregar essas três tarefas até a próxima quarta-feira para eu conseguir Olhar tudo de todo mundo e assim conseguir comentar, tá? Gente, essas duas tarefas que vocês vão fazer do primeiro encontro e a de hoje são as mais importantes pra gente desenhar a fundação, a base da estratégia de vocês e eu entender o porqu muitas vezes vocês estão estagnadas. É
aqui que a gente vira a chave para eu entrar no tático a partir do encontro seguinte, Certo? Porque aí eu vou conseguir ensinar vocês a realmente escrever com impacto, a criar emoção e por aí vai, tá? Putz, Amanda, travei, não entendi, não consegui, me esforcei, mas não rolou para mim. Vocês têm um grupo para isso, gente. Procurem-nos, deixem a gente ajudá-las, tá? O cronograma quinzenal do próximo mês, até quando? Ó, a gente vai combinar, quem quiser, quem pegar aquelas etapas que eu mencionei, tá? E for fazer as Quatro etapas mensais, já vai desenhar o cronograma
do do da semana seguinte. Então, assim, o que que eu queria, qual é meu sonho? Que a gente comece no 1 de julho ao tem a 31 de agosto, ao último dia de agosto. Mirem o cronograma para julho, tá? Comecem a pensar num planejamento paraa frente, futuro, não do dia pro dia. Ai, Amana, mas eu tenho conteúdo para fazer de junho ainda Pro fim de junho. OK, siga a rotina, faz aí. Quiser submeter, entregar pra gente, pode submeter, a gente vai olhar também, tá? Mas eu quero ensinar vocês, é o primeiro boneco que vocês vão
fazer. Quero aliviar essa rotina de vocês, tá certo? Ai, Amana, não tô conseguindo encontrar o gancho. Primeiro de tudo, se esforça o máximo. Se esforça, a gente se esforça. É uma tarefa árdua mesmo. Não conseguiu, vamos conversar. Certo? Agora não joguem no nosso colo achando que a gente vai fazer por vocês. Essa não é ideia. Ninguém aqui é mãe. Tá bom. Vou passar para as perguntas. Posso? Quem quiser mais fazer perguntas referente a tudo que a gente falou, só levantar a mão. Então, vou por ordem. Eu vou paraa Cris primeiro, que falou que eu já
tinha respondido. Cris saiu. Ah, só fechou a câmera. Falou que eu tinha respondido. Cris, se eu não tiver Respondido, você volta aqui, tá? Eh, Tati, vai lá. Oi. Eu fiquei com dúvida lá atrás quando você diz que todos os macotremas eles servem ao objetivo e aí você pediu para poder a gente organizar e estruturar as referências. Então eu fiquei com dúvida exatamente o que que eu tenho, como que eu tenho que organizar e estruturar, >> tá? Eu se eu tenho que analisar aquele vídeo eh eh com os meus olhos daquilo Que eu estou propondo ou
não, só descobrir o que que é que as pessoas usaram ali, >> não >> dentro do tema delas. >> Você tem que olhar aquele vídeo, não. Você não tem que, tipo assim, fazer uma análise e tentar decupar, não é isso, tá? O que você tem que fazer é correlacionar isso ao teu macrotema e falar: "Ó, esse vídeo pertence a essa família de assunto, >> tá? E ela serviria a esse objetivo. >> Ah, tá. >> Só isso. É mais simples do que semina. >> Tá bom. Obrigada, >> Flávia. Eu tirei a o som, tá? Microfone. Tá
me ouvindo? >> Estamos te ouvir. >> Eh, a minha dúvida tá igual a da Tati. Pois assim, eu não tô conseguindo eh eh trazer para mim, assim, quando você fala dos meus macrotemas, naquele meu Diagnóstico, você me deu quatro eh eh quatro tópicos, digamos assim, que eu pudesse eh eh conversar, mas isso eu entendo que ele tá dentro de um tema só, um grande tema só. Porque é o seu tema, é o seu universo. Sim, mas aí o meu universo, eu eu eu configuraria num tema aí não ficaria uma coisa chata e só esse tema
eu teria aqueles tópicos que foram sugeridos. Eh, desenha os teus macrotemas, faz três colunas, os teus macrotemas, Embaixo, os meus macrotemas e os objetivos e manda pra gente. Deixa a gente olhar e te ajudar, >> tá? O objetivo que você fala são aquelas etapas ou de atração ou de sustentação. É isso. >> Isso, isso, >> é isso, >> isso. >> E as referências são as referências que vocês me sugeriram e outras que eu possa procurar. Isso. Só que para eu conseguir Ver, eu preciso que vocês adicionem as referências dentro da nossa pastinha conjugada, senão não
vejo. >> Que pastinha é essa? >> No Insta, Flá, tem uma pasta nova. Você claro >> essa? Então vou achar essa pasta lá. >> Tá bom. >> Fechado. Clara, >> conseguir me ouvir? >> Sim. >> Tá. Então, a minha dúvida é parecida com a dúvida da Gabi, só que eu eu sinto que eh quando ela fala que sente dificuldade de encontrar esses essas essa forma de entrar aqui em cada um desses pilares, eu eu sinto que é mais uma resistência. No meu caso, eh, por ser uma empresa, eu não entro ali com minha cara o
tempo inteiro, eu sinto mais dificuldade, porque não necessariamente até observando meus pares, quando eu entro, Por exemplo, no Instagram da Mixet, da Feliz Barnios, da VIX, da Lene, eu não consigo enxergar tão nitidamente eh conteúdos de crescimento e alcance, conteúdos educativos, de sustentação, até de identificação, eu consigo cons enxergar com mais clareza e conversão mais ou menos. Só que no eh na lógica do do negócio de moda, eu vejo que é muito mais gerar desejo do que abrir essa conversa ou, enfim, educar, trazer conteúdos informativos. Então eu tô com Um pouco de dificuldade porque eu
vejo que tá assim, se aplica muito bem a quem tá influenciando, mas não tão bem a uma marca de moda, por exemplo. >> Eu vou precisar te dizer, eu vou precisar usar uma palavra que no começo vocês acham estranho, mas depois vocês pegam uma palavra e falam ela junto comigo, que é o desbitola. Desbitola. Então assim, abre a cabeça para ouvir se situar no novo. Então Vamos dar alguns exemplos aqui. Se a gente faz uma batalha de gerações, tá? Para se vestir, por exemplo, isso seria um post de atração, isso seria um post de alcance
dentro do universo da moda. >> Uhum. Se a gente fala sobre combinações de cores ou uma peça, cinco looks, isso seria um post de alcance. >> Uhum. >> Isso seria um post eh de crescimento, Tá? Se eu vou fazer um post de provador, já é um post de sustentação. Se eu vou fazer um post a respeito da atmosfera da minha marca, é um post de sustentação. Se eu vou contar sobre os bastidores da minha marca, se eu vou contar sobre a história, o legado, o começo, vou fazer um post de identificação. Então eu preciso que
de novo vocês abram a cabeça para absorver e perceber que não existe só um lugar, Que muitas vezes isso é ainda a falta de repertório de vocês. E é por isso que eu tô provocando vocês a olhar para as referências que já foram propostas, porque ali é onde mora a o verdadeiro ouro e vocês começam a conseguir conduzir esse liga pontos. fala: "Nossa, >> isso aqui é aquilo ali." >> Então, quando você fala dos posts de crescimento e alcance e de sustentação, por exemplo, eu não vejo tantas marcas de moda fazendo, mas as influenciadoras De
moda. Agora, quando você vai paraa identificação, bastidores, processo, provador, eu já consegui enxergar totalmente. >> Mas aí, será que as marcas de moda não fazem ou será que não são as marcas nativas do digital que não fazem? Então, se você pegar a diferença de comunicação de uma marca que nasceu no digital versus uma marca que nasceu no offline, a comunicação delas já é muito distinta e talvez você esteja bem Apegada. >> Tô tô supondo pelos nomes do que você me falou, tá? Talvez você esteja apegada às marcas que tem um grande legado, um grande histórico
offline. >> Uhum, entendi. >> Beleza. >> Tá calma que você vai entender. As pecinhas vão se encaixar, tá, Dri? Tá. Eu também tenho muita dificuldade como marca, né, como empresa em pauta quente, em pauta p. Eh, fiquei pensando, por exemplo, pegar trecho de filme, sei lá, uma mulher limpando e comentar. A gente já fez um que a gente falava sobre uma mulher que era uma influenciadora, com uma casa gigantesca, falando do preço da limpeza. Isso a gente já fez, >> mas eu tenho muita dificuldade também nisso de pensar nessas. >> Mas gente, o que eu
quero mostrar para vocês é que vocês estão tentando Generalizar uma coisa que eu tô falando para vocês não generalizarem. Cada uma de vocês tem um universo de referências que a gente se dedicou para caramba para construir. Eu quero que antes vocês olhem para ele do que vocês falem: "Ah, não existe caminho para mim, eu já me sinto travado aqui". Olhem antes pro a gente separou para vocês que vocês mal olharam, que vocês mal consumiram. Olha para aquilo, consome aquilo e fala: "Nossa, Olha o engajamento desse post. Caraca! Qual engajamento tem esse post? Hum, provavelmente é
um post de alcance. Nossa, esse post ensinou um negócio muito legal. Um post de sustentação. Nossa, esse post trouxe uma história que me conecta muito a essa pessoa, me faz admirar essa pessoa de um lugar diferente. Post de identificação. Façam esse trabalho, meninas, antes de falar assim: "Ai, não sei, tô com medo. Eu sei que dá medo. Eu sei que parece que não vai caber." Mas isso aqui para mim é um convite pra mulherada entrar no provador. Vocês estão falando que vocês não cabem no vestido antes de colocar o vestido no corpo. Não faz isso,
tá? >> Deixa te fazer uma outra pergunta. >> Vai lá. >> E aí também como empresa, como marca, eu acho que para mim cabe muito mais do que 15% aqui de post sustentação, >> tá? >> Não sei se isso faz sentido para você dentro do nosso cronograma. Não, >> para mim não. Para mim hoje é justamente o ponto que eu acho que eh muitas vezes te trava. Eu acho que muitas vezes é o o ponto que te engasga nos teus objetivos. É essa crença de você falar: "Não, eu preciso educar, educar, educar, mostrar, mostrar, mostrar
e ter prova social". Então eu fico muitas vezes no meio fundo do funil e aí você fala para mim: "Pô, Mas eu tenho baixíssimo engajamento, as pessoas não conversam comigo, as pessoas não interagem? Sim, eu não tô dando espaço para elas, eu não tô trazendo esse estímulo para elas. E aí eu entro nessa contradição. Que que acontece, gente? É muito mais safe para quem é especialista ficar do meio pro fundo do funil. É verdade. Mas eu acabei falando isso num post. A era do conteúdo frio acabou. A gente precisa se correlacionar. A Gente precisa trazer
esse eixo de identificação. Dri, a gente te mandou, a Ju te mandou, se não me engano, semana passada ou semana retrasada, um apanhado super relevante de referências, de novas perspectivas, novas linguagens. Vamos, vamos atribuir aquilo antes da gente se fechar. Vamos olhar para aquilo, perceber se a gente se vê ou não, porque sim ou por não e aí a gente determinar o caminho. >> Tá bom? >> Pode ser. Confia em mim. Já fiz isso com muita gente, gente. Dá certo. Vou passar, tá? Carolto. >> Oi. Tá me ouvindo? >> Tô te ouvindo. >> Em relação
a essa questão de organização do conteúdo, eh, são duas perguntas, na verdade, se tem uma frequência mínima ou quanto mais melhor em relação às postagens semanais. E a outra pergunta é o quanto mesclar de posts, tipo assim, Eh, sei lá, metade ress, metade vídeo estático, entendeu? >> Se eu sei que não existe um número mágico assim, ou dependendo do conteúdo do do assunto, eu posso avaliar o que que faz sentido. >> Arrasou. Achei que achei tua pergunta muito boa e muito pertinente. Então, vamos lá. Eh, primeira coisa, tem frequência mínima? tem quatro vezes por semana,
menos que quatro vezes por semana é muito pouco. Para quem está no TikTok, para quem quer crescer no TikTok, o mínimo é um post dia. O TikTok, gente, ele opera numa frequência chinesa. Vocês lembram quando a gente tava no colégio que falavam: "Ah, enquanto você tá dormindo, eu tenho um chinezinho estudando". Vocês lembram disso? Eu fiz bandeirantes aqui em São Paulo. Eu ouvia muito isso, muito. Turma que fez medicina, Carol, Alic, quem mais? Tati, Milena, devia ouvir muito isso também, né? Ah, enquanto você tá aí Dormindo, tem um chinesinho ali estudando, vai pegar sua vaga.
>> Então, TikTok opera nesse lugar do dos incansáveis, >> tá? Então é uma coisa de assim, tem que produzir e tem que produzir muito ali. Só que se você produz muito e entende basicamente a lógica da plataforma, você voa. Eu tô com uma mentorada que em uma semana fez 10.000 seguidores lá, tá? Então assim, é uma dedicação muito válida, é uma dedicação que ela traz Esse retorno muito provável, tá? Eh, trazendo ainda pra tua pergunta. Então, qual é o mínimo de postagens na semana? Quatro, quatro posts na semana, seguindo as lógicas daqueles dias que eu
falei, tá? Domingo e segunda prioridade, terça e quarta tem o mesmo peso, quinta já é um dia pior, sexta é um dia ruim, sábado é um dia bom para conteúdos que normalmente são mais leves ou inspiradores ou motivadores. Posso quebrar essa lógica e me Surpreender? pode. Tem muito mentorado nosso que acaba testando postagem no sábado e se surpreende e vai super bem, tá? Eh, sobre formatos, o Insta está voltou a privilegiar muito dos estáticos. Então, assim, carrosséis voltaram a performar muito bem e o frame único, né, o estático de frame Único também tem performado muito
bem. Então eu não gostaria que ninguém aqui ficasse bitolada de tipo, ah, só vídeo, só Estático, só carrossel. Eu quero que vocês percebam aonde vocês são boas. Tem gente que é muito boa na foto com a legenda. Eu sou linda na câmera, eu tenho uma baita presença de câmera e eu sou para escrever uma legenda legal. Tem gente que é muito bom no carrocel, tem gente que tem uma identidade gráfica muito forte, tem gente que pega a câmera e acha muito mais prático gravar. Eu tive uma época que eu tava viciada em Carrossel, só produzir
em carrossel. Por quê? Porque eu não precisava aparecer. Eu escrevia, mandava pra menina que me ajudava. A Ana montava aquilo para mim e resolvia. Hoje em dia eu acho mais prático eu escrever e eu mesma gravar e eu garantir aquilo do que eu ficar provar o carrossel e vai e volta e olha a arte e tal e coisa. Mas que que a gente tem que fazer um exercício aqui que é um exercício de profissional que é a Validação dos resultados. Isso é uma coisa que a Empíricos me ensinou. O que funciona a gente repete. O
que não funciona a gente mata. sem dó. Então, K, você vai olhar pros teus posts do último mês, vai falar: "Cara, isso aqui funcionou, era carrossel, vou repetir. Nossa, isso funcionou, era frame único, vou repetir. Isso aqui funcionou, era foto. Vou repetir. Isso aqui era vídeo, vou repetir." Tá? Que que tem acontecido Também, turma do TikTok? Carrossel com linguagem nativa lá tem performado absurdamente bem. Que que é? Linguagem Nativa, foto do rolo da câmera, Back to Basics, lá do Insta de 6 anos atrás, tá? Foto do rolo da câmera com o uso da fonte nativa
do próprio canal e postou sem grandes edições, sem jogar no Canva, produção ali na própria plataforma, tá? Tem dado muito bom. A gente tem visto resultados muito Legais. Certo. K. Faltei com alguma resposta. Tá bom. >> Foi tudo. >> Fechou. Gabriel Lombard. Eh, a minha dúvida era sobre a frequência também, que acho que isso já tá super respondido. E na tarefa, quando a gente for mandar o cronograma, para quem tá pensando nas duas plataformas, Insta e TikTok, faz os dois. Era só para Confirmar isso. >> Super, faz os dois. Vão ter posts que eu acho
que eles são replicáveis e vão ter posts que não. Vão ter posts que você vai pensar em um e vai ter post que você vai pensar em outro, tá? Eh, programinhas que eu gosto de fazer eh a programação. Posso fazer em Excel? Pode, pode fazer no Notion, pode. Pode fazer no Trelo, pode. Por qual plataforma vocês julgarem? melhor paraa organização de vocês, tá? Tem gente que adora ainda O Excel, super. Eu eu também adoro o Excel, eu sou da turma do Excel. Tem a turma do Trelo, a Ju é lover do Trelo, ela e o
Trelo tem um caso de amor. Eh, Jamirela, por exemplo, prefere o Notion. Então, assim, tá tudo certo, tá? Produzam aí na plataforma que vocês julgarem melhor e mais pertinente, certo? G. Obrigada. >> Ana Carolina. E eu ainda travou. >> Eu fiquei com uma dúvida sobre como Fazer o cronograma. Opa, tá me ouvindo? >> Tô. >> Tá me escutando? >> Tô te ouvindo. >> Tá. A internet tá meio ruim aqui, mas eu tava perguntando sobre o cronograma eh para pegar as referências e montar em cima disso o cronograma. Não tem um passo a passo, por exemplo,
por enquanto, é para fazer bem freestyle. >> Quero freestyle. Eu quero que vocês entendam que as redes Sociais elas são redes de expressão. Elas não são redes que, tipo, elas seguem exatamente uma eh receita de bolo para funcionar e para ter padrão, sabe? Eh, eu preciso que eu preciso dar essa liberdade também. E muitas vezes ao olhar o cronograma de vocês, eu muitas vezes vou instituir, vou falar: "Ó, isso aqui tende a performar muito bem desse jeito, vamos jogar isso para cá". E aí a gente cria as regras e aí a gente cria os padrões,
tá? Seria mais fácil eu Chegar aqui para vocês com uma regrinha? Seria, gente. Mas de tudo que eu já vi, putz, não faz sentido. Fica robótico, fica monotemático, fica chato, tá? Eh, por mais que tenham muitos mentorados, que a gente acabe criando, por exemplo, temas ou quadros ou coisa do tipo, o próprio creator depois de um tempo fala: "Nossa, cara, já tô de saco cheio disso, já não quero mais esse quadro". Isso acontece porque vira rotina, tá? Deixa a gente sugerir para vocês. Tentem fazer da melhor forma que vocês julgarem possível e pertinente. A gente
tá aqui para vocês, para ajudar vocês, tá? Mas façam, vamos mudar esse ponteiro de lugar, certo? Posso falar só uma coisa? >> Aham. >> Em relação ao cronograma de de postagem, em relação a postal, eu não tenho dificuldade, né? Só mudar esse posicionamento. Eu só tenho um porém Porque eu tenho um lançamento para acontecer já começando o próximo mês. >> Não tem problema. >> Eu te mando esse cronograma. >> Aham. Claro, com maior prazer. >> Ok. Nossa, mas eu tô muito chique. Ela vai olhar meu cronograma de lançamento. Delícia. Adoro. Adoro um cronograma de laçamento.
>> Sensacional. >> Adoro. Betina tinha uma pergunta, eu Pedi para deixar para depois um >> segue o baile. >> É, >> já já se acomodou. >> Tá. Eh, Milena, tinha uma pergunta. Baixou a mão. >> Não, é que eu tô meio perdida assim na minha área. Como que eu posso colocar esses macrotemas? Por exemplo, emagrecimento é um uma um tema muito extenso assim, >> não? Emagrecimento é teu tema Guarda-chuva, mi. Isso aí eu vou colocando medicaçãun ainda. >> Aí a gente vai colocar, se você olhar no teu diagnóstico, o teu é um que tem nas
tem os macrodemas, >> confia neles, >> tá? Não, tá bom. Então vou seguir. Não, eu abri aqui. Tem tem tudinho. >> É >> beleza. Neles que eles estão bem certinhos e a gente já sabe que eles são Bem performáticos, >> tá? Turma, confia em mim. Eu faço isso há 15 anos na minha vida. Funciona? Funciona para todo mundo. Vai funcionar para vocês, tá? Cada passo no seu lugar. Confiem. A gente tá aqui de mãos dadas com vocês. Tem colchão de ar. Pode pular da janela, ninguém vai se machucar. Todo mundo sai daqui com resultado. Quem
faz sai com resultado. Tá bom. Posso fechar? Certo, pessoal. Um grande beijo. Aguardo as tarefas de casa de vocês. Quero ver se sende 100 de todo mundo entregar a próxima tarefa de casa também pra gente chegar na terceira aula e arrebentar para ensinar vocês a realmente produzir comunicação de impacto. Tá bom? Um beijo pessoal. Falou. Beijo. Tchau.