qual sua opinião sobre tecnologia no ensino meu primo faz doc na Suécia lá reduziram tablets na escola e voltando pro lápis e folha pois a média de q lá entre as crianças é reduzido acha isso coerente PS estou gripado tá sobre QI tá a gente já falou quas vezes o quanto que teste QI é um negócio Mega discutível tá agora o fato é o seguinte outra coisa que isso sim tem bastante pesquisa é o quanto que vício em telas principalmente em crianças faz mal faz mal por n coisas tem a ver com estímulo estímulo cognitivo
sabe o teu cérebro ele é meio tu não tem um cérebro Maromba é sempre o exemplo que eu dou ou seja por exemplo uma criança que tem n estímulos diferentes com cores com cheiros com formas com não sei o que que não sei o que essa criança tem um cérebro muito mais estimulado do que uma criança que fica o tempo todo olhando as telas do celular eu já fiz vídeo aqui um dos vídeos que mais não sei não não foi não sei acho que não deu muito View esse vídeo aqui no corte mas é uma
das coisas mais importantes que eu já falei aqui e eu sempre volto nisso a manutenção da desigualdade social já começa na na na infância cara porque o filho do rico o filho da classe média que muitas vezes por mais que a classe média não seja rica ela tem uma ela tem uma escolaridade ela faz parte de uma elite pelo menos intelectual ou uma elite cultural essas crianças elas estão sendo muito bem educadas muito bem estimuladas muito bem fomentadas a partir do seu desenvolvimento Considerando o cérebro e e e e tudo mais já os filhos da
pobreza que muitas vezes são pais que trabalham demais ou mesmo até por falta de instrução não se tocam os filhos da pobreza eles estão entupidos na frente de uma televisão na frente de um celular Cara eu vou ser franco esses dias eu encontrei um conhecido meu ele ele é ele é pobre tá vamos não vamos ter pudores aqui né do ponto de vista ah sociológico ele é isso mesmo ele é pobre cara eu ele tá colocando a filha dele bebezinha na frente da televisão o dia inteiro eu não falei nada porque eu não me medo
na vida dos outros tá ligado mas isso é é óbvio que isso não não é bom já tem muito estudo que mostra isso não é bom não é bom fim não é bom fazer isso tá ligado inclusive hoje tem uma discussão esses dias mesmo eu vi tinha sido mais um estudo mas eu só vi a chamada eu só vi a manchete eu não li de que parece que a idade ideal para ter contato com telas os caras botaram lá em cima cara Acho que era 12 ou 14 anos só para vocês terem uma noção e
faz sentido tá aí vem os biólogos me ajudar mas tem a ver com o cérebro ainda crescendo e se formando e tal é uma merda isso é uma merda essa coisa de Ah agora as escolas estão voltando pro lápis e não sei o que não sei é óbvio que elas vão voltar não deu certo por exemplo eu peguei essa fase galera eu fiz Ensino Fundamental e Médio nos anos 90 eu peguei essa fase de começar surgi as disciplina de informática então você tinha disciplina de informática para mexer em dos nunca me Serviu de merda nenhuma
naquelas aulas hoje tu tem um movimento que já tá acontecendo nas escolas Várias escolas particulares e é públicas aí depende do lugar né e tal Depende do estado depende do município mas assim tu tá tendo um movimento de suprimir as disciplinas de Informática ou de ensino digital ou coisa que seja essas disciplinas estão sumindo porque o que se observou é o Óbvio as crianças já estão hiperc adas Elas já estão hiper expostas à internet a telas de modo que a escola não precisa ser mais um lugar ainda que seja importante a escola discutir como lidar
com isso para você não ser vítima de fake ser feito de idiota isso é fundamental mas essa discussão Não não é mais não passa mais por exposição a tela tá ligado Então é uma realidade que agora parece que tá caindo a ficha e eu não duvido nada que a gente se acostume mais com essa conversa sabe dizer olha criança a gente não expõe a gente não não não expõe a Telas só que queem é mais pobre muitas vezes nem escolha tem né cara Amanda de Lima Machado da Rosa Boa noite link o que diria para
uma professora de educação básica assustada com o tamanho do desafio de Educar no contexto atual que vai piorar só pior não mas vamos lá não é só não é vai piorar educ sempre foi foi né porque assim vamos ser franco também tem uma certa ilusão de que ah antigamente era mais fácil não era mais fácil antigamente era mais autoritário Então por uma série de questões inclusive por castigos físicos os alunos pareciam mais em ordem né havia uma imagem de ordem só que cara Basta ver essas mesmas gerações hoje adultas a gente tem aí no Brasil
com um analfabetismo funcional gigantesco né então assim por mais que antes parecesse mais fácil dar aula talvez fosse de fato mais fácil dar aula isso não quer dizer que a gente educava melhor que a educação era mais eficiente nada disso então os desafios Eles continuam postos tá ligado hoje tu tem essa questão desse vício em telas né esse é um problema atual nós não não tínhamos nós tínhamos quer dizer mais ou menos né A minha geração é uma geração viciada em televisão agora é uma geração viciada em celular que é mais difícil porque a televisão
tu deixava em casa né já o celular t carrega contigo mas mesmo com essas dificuldades eu acho que enfim a briga continua sempre vai ser essa e vão surgir novos problemas e e alguns velhos deixam de ser problema é isso assim acho que também não dá para ter uma leitura catastrofista não expressei mal da última vez queria saber da sua opinião sobre as críticas feitas por Alan mur e niet as instituições escolares bom a do alamour o que que ele fala das escolas eu não sei o que que ele fala das escolas ele critica assim
ó tipo a crítica do Alam mur é sobre como que as escolas muitas vezes é uma crítica lá Pink Floyd tá é da época dele é o quanto que a escola é um lugar de domesticação né e isso é o que o niet falava também agora hoje tu for ver o debate quase que foi pro extremo oposto né as escolas são muito selvagens né hoje basicamente o debate é como domesticar melhor como como voltar a domesticar foi para pensar link qual o nome daquele texto do benjam que tu relacionou as mídias com as políticas serem
cada vez mais Ah é o texto mais famoso dele a obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica é esse texto tá porque assim o Walter Ben hoje é lembrado como é talvez o nome mais famoso hoje da escola de Frankfurt a chamada escola de Frankfurt né que é aquela tem o nome de escola que só ser para confundir os outros porque nunca foi uma escola de fato era um Instituto de Pesquisa que aglutinava pesquisadores ali até hoje tem um debate até se dá para chamar eles de marxistas eu chamo eles de marxistas mas
eu noto que o pessoal da esquerda radical não gosta de chamar de Marxismo mas o pessoal da esquerda radical também tem essa coisa de de ser muito seleto assim n Ah não isso aí não é marxista porque n esse boné esse boné aí não é marxista Mas enfim a escola de Frankfurt eram pensadores marxistas mas marxistas bastante heterodoxos né eles tinha uma leitura de Marx que não convergia com a leitura da galera que tava alinhada com a União Soviética naquele momento foi uma galera que rompeu muitos já cedo com os rumos da da União Soviética
al sobre liderança do Stalin mas também não eram troques tinham uma leitura de Marx muito peculiar e eles tinham outros cruzamentos ali niet também era muito presente para eles Kant Hegel enfim eles eram figuras bastante eruditas e tal mas enfim o lance é que o Walter benjam hoje é considerado é o filósofo mais lembrado essa galera mas ele não fazia exatamente parte né a chamada escola de Frank ela tinha uma espécie de círculo interno e círculo externo ou seja os pesquisadores da casa e convidados o o benjam era um convidado ass suas os seus textos
mais mais importantes são ali dos anos 30 né mas ele passou a ser lido só a partir dos anos 60 com esse texto aí da obra de arte na era da reuil ter foi um texto que foi meio que resgatado nos anos 60 e é o texto dele mais famoso mestre Qual sua crítica à sociedade pornográfica do livro sociedade transparência do B churan qual a crítica que eu faço a isso não que a única coisa que eu falo é que eu eu não gosto tanto dessa associação do termo pornografia com explicitação não perdão com explicitação
vai o problema quando eu vejo quando vão discutir pornografia é produzir um dualismo com erotismo aí eu já acho que aí acho que já é tosco é tosco e eu acho que o bon chur escorrega nessa também acho Tosco porque primeiro não tem fundamento nenhum pornografia também tá dentro do erotismo erotismo é um campo muito maior engloba pornografia engloba um monte de coisa entende então eu não gosto disso quando o pessoal vê com esse papo que o erotismo é o implícito a é aquilo que você não vê não sei é bobagem cara bobagem tem nada
a ver com vê o que não vê o Heros ele perpassa o que a gente vê o que a gente não vê o que a gente sente o que a gente não sente é isso esse vídeo é um corte da Live do Caos que acontece no canal do quadrin na sarjeta todo domingo noite por volta das 9:30 geralmente então curta e compartilhe este vídeo e se inscreva lá no con sarjeta assim como aqui no corte da sargeta pessoa vagabunda