Flow. >> Salve salve família. Bem-vindos a um flow um pouco diferente. Eh, eu sou o Igor e vou trocar uma ideia hoje com Ricardinho. E aí cara, hoje você é o meu especialista em carros, cara. >> Ah, mas que especialista é esse que vocês chamaram? Vamos ver se eu vou saber responder tudo aquilo que vocês têm de dúvidas aqui, você e toda essa galera que tá assistindo o episódio de Hoje, né, >> cara? Eu não tenho muita dúvida não, porque aqui antes de começar já estava ali o gordão tirando várias várias dúvidas contigo aí e
pelo menos eu toda vez que eu precisei saber alguma coisa aí tu sabia também. Então para mim se não souber [ __ ] a gente inventa, né? >> Não, mas aqui o importante não é saber, mas é ter o telefone de quem sabe. Então eu tô aqui com, ó, ó, já tô com o telefone na mão aqui, ó. não vai, vai Dar tudo certo. E família, olha só, antes da gente começar isso aqui, deixa eu falar para vocês do parceiro, dos parceiros de hoje, começando pela Insider, que é quem faz essa roupa que eu tô
usando, tanto essa quanto a de baixo também. E a Insider, cara, tá com uma promoção especial de verdade, tá? Se você entrar lá no site dele, você não vai encontrar isso daqui que eu vou falar agora. Então, fica esperto para acessar o link que tá no QRcode também Aqui na descrição, porque tem uma parada que tá rolando que é o seguinte, cara. Nesse link aqui você vai comprar uma, duas Tech T-shirts. Você vai comprar duas Tech T-shirts, que aí pode ser qualquer uma, pode ser igual V, pode ser igual U, masculina, feminina, de qualquer cor
que tiver lá disponível e você vai ganhar uma outra totalmente de graça, tá bom? Essa é uma das coisas. A outra coisa é que tem também a calça Future Form, que eu não sei se você Conhece, mas ela também é uma calça altamente tecnológica, hidrofóbica, você joga água nela, não mancha, não molha, não acontece nada. E se você comprar uma calça future form lá nesse link aqui, você também leva uma tech t-shirt para casa de graça, tá bom? Lembrando que quanto mais coisa você colocar no teu carrinho, mais brindes você ganha. E é muito importante
lembrar também que isso daí é por tempo limitadíssimo, limitadíssimo. E só enquanto durarem os Estoques. Se eu fosse você, eu ia lá o mais rápido possível nesse link aqui da da descrição ou então no QRCode para garantir o teu kit aí que eu não sei se você já conhece Insider. Se você não conhece, tá perdendo tempo, entra lá. eh, a garante as suas e eu tenho certeza que você vai se amarrar porque assim, eu já uso Insider há mais de 4 anos e é incrível lá em casa, sabe, né? O meu armário quando não é
Flamengo é Insider. Então, eh, vai lá, experimenta você Também. E se você já conhece, é uma excelente chance aí para você completar o teu armário, beleza? Então, o link tá aqui na descrição e no QR code também de novo, mais rápido possível, senão tu vai ficar sem, tá bom? Eh, queria também falar da ACD, do hospital ortopédico da ACD, que é o melhor lugar para você tratar qualquer problema que você tem aí no ombro, na coluna, eh qualquer parte que tem a ver com ortopedia, lá o hospital ortopédico da CD é o melhor Lugar de
todos para você fazer desde o exame até as cirurgias de alta complexidade. Então, tem lá espaço para você, tem espaço pra internação, tem um monte de máquina que ajudam as pessoas, por exemplo, a voltar a andar, tem piscina para para tratamentos, tem e assim, tem pessoas sendo atendidas lá de todas as idades. Se você conhece alguém ou se você precisa de algum serviço nesse sentido, o hospital ortopédico da ACD é a tua melhor opção, tá? Não perde Em nada pros melhores hospitais aqui de São Paulo. Eu sei porque eu já fui lá visitar algumas vezes.
E, cara, a parte mais legal de todas é o é o eles têm lá uma fábrica que serve para col para fazer as coisas do jeito que as pessoas realmente precisam. Então não sai nada assim muito genérico, não, faz com cuidado e que é a marca mesmo da ACD, tá bom? Então se tiver precisando ou conhece alguém que tá precisando, o hospital ortopédico da ACD, tu é a Melhor opção, tá bom? Tem aí o link no QRCode para você conhecer mais. Tem também aqui na descrição. Vai lá. Beleza. Eh, esse episódio de hoje aqui a
gente vai tirar umas dúvidas de vocês eh com coisas que t a ver com o carro, né? Já deve ter percebido, né? Afinal, tá o Ricardinho aqui do meu lado. Eh, e a gente vai receber essas suas perguntas, essas suas dúvidas aí pelo Live Pix. Então, tem o Live Pix aqui no QRCode também, tem também aí na descrição. E eu Tô de olho aqui no meu, hoje eu tô de tablet, que é para eu ficar de olho aqui e saber quando vai chegar alguma coisa, pra gente poder, eh, trocar ideia e entender melhor eh coisas
do mundo dos carros, beleza? Então, essa é a tua oportunidade aí. Sabe aquela dúvida tua que tu fica olhando lá nos tem uma porrada de grupo no Facebook de dono de carro, dono de não sei o quê. Eh, quando eu quando eu andava de Líia, eu tava lá nos grupos do Líia lá e eu vi os caras Reclamando a vida inteira do Dual Logic. Cara, da outra vez eu te falei que eu dei sorte, eu nunca tive problema nesse Dual Logóic. Aí, eh, tu chegou a me explicar que ele não é exatamente um câmbio automático,
ele é automatizado. Esse termo eu já tinha escutado antes. Eh, o que significa que ele tem que ele é na prática ali dentro ele é como ele é manual e tem um robozinho que troca a marcha para mim, pisa na embreagem e troca a marcha para mim, né? Que é Diferente de um carro automático. Inclusive, eu não sei exatamente como é que um carro automático, eu achava que um carro automático funcionava assim também. Não, ele tem uma diferença básica do funcionamento, porque um carro automático, ele funciona com o que a gente chama de conversor de
torque. Então, em vez dele ter uma embreagem, ele é como se fosse uma uma bomba hidráulica, que quanto mais pressão você aplica no fluído que tá dentro ali, mais Ele gruda. Então, num carro autom, >> mas ele passa a marcha, um carro automático, >> ele passa a marcha, ele tem as engrenagens lá dentro de diferentes combinações de marcha normalmente, tá? É porque também tem o câmbio CVT, que aí é um pouco diferente, mas inclusive teu fusion é um um carro com câmbio CVT, né? Tu não sente trocas de marcha porque não tem porque ele tem,
na verdade, ele tem uma, é como se fosse umas engrenagens Que mudassem de tamanho. Então você pode assumir qualquer tamanho dela, não é esse, esse, esse, esse. É diferente quando você pega um câmbio manual ou automático convencional que você tem os pares de engrenagem, que são as marchas. E a diferença de um automático puro pr um autom para um automatizado é que você não tem as embreagens controlando o torque do motor pro câmbio. Você tem essa peça mecânica que é o conversor de torque que faz. E Isso inclusive é o que confere no automático você
mais confortável. Você não sente tanto tranco nas trocas assim, né? Porque ele desliza, ele permite que quando você bote, tipo, sei lá, tem carro que tem modo esportivo, né? Aí tu bota lá no esportivão, ele vai pum e ele dá aquela tranqueada para você sentir trocando de marcha e tal a experiência de guiar um carro manual. >> Aham. >> Mas se tu bota lá no comfort, aí ele Fica vai bem suave assim por causa do conversor de torque, né? >> Sim. É. Eu o bom na Mercedes ela também é automática, ela até tem aqui a
borboleta, eu posso colocar ela num num semiautomático, esse não tem embreagem, mas eu consigo trocar, conseguiria trocar de marchantes aqui na tanto na borboleta quanto na própria manete. Tipo, empurraria para cima e ou para baixo e ia mudando de marcha. >> A Mercedes é um caso automático de conversor de torque. >> É, né, >> que ela tem os pares de engrenagens de cada marcha e aí ele vai fazendo ali com que você assuma as marchas reais ali, né? você sente seu ele trocando de marcha, né? >> É, é, sente mesmo. É, é uma outra experiência
de fato. E esse assim, tem algum que dá mais problema do que o outro? Eu suponho, bom, como a galera Reclama muito ou fala muito do do AOD, eu já imagino que esse daí eh dá problema no porque dá. E inclusive eu não sei nem por, na verdade, da última vez aqui, tu tava me explicando aqui um jeito para minimizar os problemas, né? >> Eh, mas entre um manual e um automático, existe alguma coisa que que dê mais problema? um que o outro. Essa pergunta ela é bem legal porque depende do usuário. Então se você
é um usuário que sabe usar muito bem um Câmbio manual, não para na ladeira fazendo meia embreagem, uma série de de temas, se você troca de marcha ali ajudando, fazendo ponta-ataco, né, para você não dar tanto tranco no câmbio, um câmbio manual, ele acaba sendo um câmbio ã tão duradouro quanto um automático. Mas se você não tem tanta perícia lá de guiar o carro, de fazer ele ali trocar de marcha nos tempos certos, o automático ele é muito mais durável, porque ele faz tudo isso para você Automaticamente, né? Então ele sabe o ponto de troca
ideal, ele não esquece de trocar marcha. O computador tá o tempo todo monitorando rotação, velocidade, posição do pedal para conseguir estar sempre na marcha certa, fazendo as trocas de marcha sem dar tranco, sem causar nenhum grande impacto em todo o conjunto mecânico do carro. >> E tu já tu já pegou para mexer em algum carro automático velão? Eles também funcionam assim? Todos funcionam assim? >> Todos funcionam assim. A diferença é que ah, vamos lá. há alguns anos atrás. Desculpa se eu tô sendo muito nerd assim, mas é você especialista, meu irmão. Alguns anos atrás os
câmbios automáticos eram mais lentos do que um câmbio manual, tá? Ã, tipo assim, sabe quando tu liga o ar condicionado que ele dá aquela pesada no carro? >> Num câmbio automático? É como se o conversor de torque fosse um conversor Do ar condicionado, um compressor do ar condicionado acoplado o tempo todo. Então, de fato, ele tem ele rouba mais potência e isso compromete, número um, o consumo. Daí carros automáticos bebiam mais do que carros com câmbio manual e também um pouco a performance. Só que isso nos câmbios mais antigos. O modo como eles funcionam continua
o mesmo, mas hoje eles estão mais eficientes e aí você consegue ter um consumo melhor do que um carro manual e Uma performance também melhor. Hoje os câmbios automáticos de última geração tão realmente muito mais rápidos do carro mesmo. Tu acelera os dois carros, o mesmo carro, mas um automático e um manual. Hoje o automático tá andando na frente do manual. >> Ó, maneiro. Olha aí, ó. Tô na vantagem. Então o câmbio manual é que agora não tem mais para onde evoluir. Vai fazer o quê, né? >> Ah, tem que evoluir agora quem quem tá
Pilotando, né? Quem é o cara que >> É verdade, é verdade. Inclusive, andando naquele, tu deixou o Civic se comigo lá, eh, e eu tive a experiência de dirigir um carro manual depois de um bom tempo assim, né? Eh, mas aquele carro manual ali que eu tava dirigindo, ele era um carro manual, só que, [ __ ] meio fortão assim, meio sinistro, né? A experiência era que assim, o carro não quer andar devagar, ele quer andar rápido. >> É, o meu Honda ali é um manual no modo Hard, assim, digamos, porque >> é uma embreagem
dura. Por que que aquela embreagem é tão dura? Ela é dura porque eu tive alguns problemas de embreagem naquele carro, de desgaste, e aí quando eu fui trocar eu falei: "Olha, em vez de eu trocar por uma original que é macia, é confortável, funciona igual o ela funcionava originalmente, eu preferi colocar uma que aguentasse mais torque." O carro não tem hoje muito mais potência do que ele tinha originalmente, mas Mais adiante eu pretendo colocar mais tempero naquele Honda. Então, como a embreagem é algo que dá um pouco de trabalho para trocar, tem que descer o
câmbio, tem que desmontar muita coisa para trocar, assim, tipo, leva dois dias para fazer uma uma troca de uma embreagem. Aí eu já aproveitei e já coloquei uma upgrade para aguentar mais potência. E aí em algum, na verdade quase sempre, é tipo meio que uma balança. Lembra que eu te falei o Jogador do Wing Eleven, que tu vai lá e, tipo, quando ele corre mais, ele tem menos estamina. Se ele tem muita estamina, a velocidade não é alta. Então tu perde um pouco de conforto quando tu vai pro lado da performance, né? E aí no
caso do Civic, tu teve essa experiência. Até depois falei, falei: "Não, relaxa que é é hard mesmo ali". >> É, mas é bem assim, ele é bem gostoso de dirigir, cara. Ele é nervosão. E aquela terceira marcha dele ali é onde tá a Mágica, não é? >> É. É. É, é que primeira e segunda você não deve ter desligado o controle de tração. Então você acelera e aí ele vem capando. Terceiro em diante ele libera toda a potência e aí vai que vai. >> A carinha dele de feliz. Ó lá. Legal. Legal. Legal. Legal. >>
Sou suspeito para falar. >> Ah, [ __ ] né? Esse daí é bem gostoso de dirigir, mas eu suponho. Você você já me mostrou aqui, fez um vídeo dirigindo um Lancer também que tu pegou recentemente, que eu não sei nem se a gente podia falar, mas parece animal também. Eu não sei que lance será não. >> Ah, é um é uns amigo meu que me emprestou. >> Não, tô brincando. A galera tá maió pistola comigo. Eu porque eu eu eu fiz de sacanagem, né? Eh, eu comprei um outro carro, né? Até tinha comentado. Foi ma
engraçado porque quando teve episódio do Flow último com alemão, o Toreto meio que sem querer pegou e falou: "Não, porque pra que tu tá de Evo". Aí aí os cara sabe, lembra o Leonardo Car? >> Falou: "Caralho, mano, não falei para ninguém, ele sabia". Daí eu maior cara assim de sei do que você estava falando não, velho. Aí depois eu tava na estrada e começa a aparecer os vídeos do pessoal assim filmando porque é um carro muito diferente, né? E >> um carro um carro do >> E aí toda, todo dia eu tô mandando bom
dia no Instagram. Eu quase nunca, eu não uso muito meu Instagram, tá ligado? Todo dia eu mando bom dia e aí mando tipo com o eastereg do carro. >> E aí todo mundo, não, que eu quero ver um evo. Falei: >> "Não temo nenhum não, rapaz." Rapaz, não tem isso >> não. Tô brincando. Agora todo mundo já sabe porque vazou muitos vídeos da internet e aí mas virou uma >> virou um uma brincadeira assim pra galera. >> Entendi, entendi, entendi. Bom, eh, cara, e aí, como a gente tá aqui na vibe de responder perguntas que
os caras mandam pra gente? Tem uma aqui que >> dá uma segurada, né? Dá uma pausa aí que os cara tão a milhão, filho. >> Tá a milhão. >> Aham. H. Bom, então, então, família, olha só, dá uma segurada. O Jean vai dar uma segurada ali no na no envio. É, uma Pausa no envio aí dos cara. que tem uma porrada mesmo. Eu ia começar aqui pelo que os caras estavam mandando no Instagram, porque eu não tinha visto que já tinha um monte. Então vamos começar aqui com a galera do Live Pix mesmo. Daí a
gente precisa pô ouvindo o fone aqui. >> O Live Pix vai ser uma voz normal ou é aqueles Live Pix com uma tipoó dançar? >> Ah, só a gente vai descobrir na hora que der o play aqui. Vamos lá. >> Cebruno 97 mandou R$ 45,55. Salve salve rapaziada. Só quero falar que sou fã do André H e curto o seu trabalho desde PS2. Queria velho, [ __ ] >> Queria saber se ainda é possível sair um game com sua fui burro. >> Abraço pra torcida do desculpa, fui burro. Fui burro. Fui burro. Fui burro. >>
Eu eu. Calma aí. Matei aqui. Tem um monte. Mandou R$ 20. Fala Igor e Ricardinho. Estou buscando um cadete ou escorte dos anos 90. Quais principais pontos para olhar na hora de avaliar o Carro? Grande abraço. Fantalho. >> Isso daqui é toda uma questão. Eu lembro que esse que o meu irmão no, eu tinha o meu irmão mais velho, né? Eu devia ser 2002, 2003 ali. Ele tinha um escorte muito maneiro, mano. >> XR3. >> É, tá muito maneiro. >> Era maneiro. Era >> maneiro para [ __ ] né? >> Conversível não, >> cara. Não,
no dele não era conversível Ou era conversível? Acho que não era não, porque se fosse eu ia lembrar. É, se fosse ele ia se molhar. Bom, e aí assim, mas a gente tá falando de 20 anos depois, esse carro que já era velho, [ __ ] hoje ele tá um senhorzinho, né? Então, a pergunta dele aí, pegar um cadete ou um scorte dos anos 90, cara, por que que alguém faria isso? Número um. E número dois é a pergunta dele que é o que que ele devia olhar para quando ele for avaliar o Carro. >>
Boa. Qual que é o nome dele? >> É André. >> André. Andrezão, então, primeiro, parabéns. São dois carros ali icônicos brasileiros dos anos 90 ali. O scorte, como a gente já falou aqui, tem diversas versões, tá? A mais legal delas é a XR3, que é uma versão esportiva que eles criaram lá, um pouco para competir com o Gol GTI da época, GTI, GTS. E também ali, no caso do cadete tinha a versão GSI, que são as versões mais legais para você pegar. Por serem as versões mais legais, são as que mais valorizaram. E aí >>
são mais legais porque são mais potente, >> são mais potentes, tem adereços, o para-choque é mais esportivão, tem os aerofólios no carro, então ele é um carro mais esportivo e aí consequentemente virou mais colecionável porque também fizeram menos, né? Então parte boa, são dois carros com motores Muito bons, tanto do lado da do GM lá do cadete, é um motor família 2, tá? Eh, tem uma bo um bom surtimento de peças para manutenção. Mesma coisa do Scortão, que é um AP, né? Ele pode, dependendo do ano, ser o CHT, se eu não tô enganado, a
sigla é essa. Mas normalmente na década de 90 já vai ser a P. É, foi a época que a Ford juntou com a Volks e aí fizera a autolatina. Lembra disso aí? >> Não lembro. >> E aí eles usavam o motor Volks, >> que coisa. >> Os carros da Ford, né, Verona? >> Isso. Isso era bom ou ruim? Isso foi muito bom, porque acabou barateando para quem comprava esses carros, porque você fazia uma peça só e atendia dois carros, então barateou o custo de peças e tudo mais. E é um motor bom. Casualmente eles pegaram
um motor bom da da da Volks, então motor, >> qual que é a diferença do motor AP pro CHT? >> Ã, são motores diferentes, né? Os dois t mais ou menos a mesma potência, não é que ele é muito mais forte e tal, mas o motor AP ele é um motor que ficou em linha de produção por muitos e muitos e muitos e muitos anos. Para tu ter ideia, >> ele foi até o gol G >> TR. >> Nossa, muito tempo. >> Então, foi muito tempo. Ele era desde lá de antes do do década de
80 até 2000 e pouquinho. Então, foram quase 20 anos Ali com esse motor em linha de produção. >> Ou seja, deve ter peça no mercado a rodo. >> Exato. E aí, se ele curte carro, talvez ele goste de customizar o carro. Então, para esse motor, os dois, na verdade, tem bastante sutimento de peça, mas o AP você vai achar, ou seja, no caso, o scorte, você vai achar muito mais peças para você mexer no motor, tanto paraa manutenção, para manter o carro em dia, quanto também para dar uma incrementada. >> E aí, um carro velhão
desse daí deve ter um monte de coisa para tu prestar atenção quando tu vai comprar. >> Massa. O lance aí é, são carros que já estão ali com mais de 40 anos, dependendo do ano que você pegar ali. Então, 30, 40 anos. Eh, a estrutura, o chassi do carro é realmente o que mais importa quando você vai olhar um carro legal desses. Se tu pega, por exemplo, um carro que ã teve uma vida muito próximo de praia, tem Maresia e a e não era lá aquelas coisas todas, a proteção de pintura e tudo que eles
faziam na época, então você já tem muito ponto de acúmulo de ferrugem e tudo mais. E aí a gente sabe que se for na estrutura do carro, você não consegue recuperar aquilo ali. Então o carro pode estar batido, o carro pode estar com motor que já não tá mais ã igual zero, tá fumando um pouquinho, tá baixando o óleo, mas isso tudo é fácil porque você tem peças originais zero para você Conseguir colocar ali, mas o chassi, a estrutura do carro, daí não. Aí você realmente comprou o carro errado, você vai ter que comprar outro
para conseguir ter uma estrutura massa. >> Que merda. E tu mencionou aí que o Scor XR3 e se for conversível chove dentro. >> É exato. O cadete, eu nem lembro se tinha cadete conversível, para ser sincero. Acho que até devia ter alguma coisa de SI conversível, mas o XR3 teve bastante, assim, foi um carro que fez Muito sucesso na época. Ã, e aí hoje pelo menos assim a capota dele é é é manual, né? Mas, pô, >> isso aí, infelizmente, né? acontece às vezes o pessoal às vezes de maldade ia lá e rasgava porque ela
é de tecido, ela não é rígida. >> Entendi. >> É, não é lata. Então o pessoal ia lá e rasgava e hoje com o próprio tempo mesmo, a exposição do sol resseca e tal e aí rasga. >> Isso dá para isso daí é fácil de arrumar também, né? É, não é porque é pano, não é? Ó, tampar aquele buraco é fácil, mas aí daqui a pouco você vai tipo tá igual aquela roupa velha que a gente que a gente começa a usar e aí >> e e adora ela, então acaba sempre usando e ela tá
toda arremendada. Então o ideal ali no caso é de fato fazer a substituição da lona, mas não é a mesma coisa do que ela era original, né? Então A as borrachas, as vedações acabam sofrendo bastante ali num conversível. Isso não é só mal do do cadete, tá? Do cadete, do do scorte. Isso aí realmente os conversíveis mais antigos sofrem bastante com isso. >> Entendi. Este carro aí não tinha automática, era tudo manual. >> Ã, as versões esportivas só manual, né? >> É porque assim, carro carro automático no Brasil, ele eles, pelo menos que eu me
lembre assim, o cara que tinha um Carro automático, ele tinha uma grana, porque o carro automático ele era necessariamente mais caro, né? >> Era status, né? status e tudo mais. O cara fazia questão de mostrar que ele não tava passando a marcha e tudo isso. Eh, e especialmente nessa época aí eu nem lembro de ter entrado num carro num carro automático, sabe? A maioria era >> Santana teve bastante automático. >> É, >> eh, que é mais ou menos dessa geração Ali, era um carro que teve bastante no Brasil, mas de fato dos carros populares, a
gente demorou muitos anos até ter um carro popular automático, né? Até porque era um item caro, era um opcional caro, né? >> Mas se voltar mais para trás no tempo, tipo década de 60, a maioria dos carros era automáticos. >> É mesmo? >> É. Se tu pegar ali próprio Opala, Opala, Caravan, muitos eram automáticos, >> daquele que tu, igual no faz volante, >> na coluna. É isso aí. Então, tu pensa num carro mais antigo, daí tu para pensar, realmente tinha bastante carro automático com com câmbio na coluna, né? >> Tá aí. Bom, então vamos lá.
O o Adson mandou mais uma aqui, ó. Tem um montão. Vamos lá. >> Vamos lá. >> Edson mandou R$ 20. Salve salve, família. Ricardinho, poderia explicar Para nós leigos como funciona e qual a diferença do motor de um Mazda para os demais motores? >> Massa. >> O motor do todo Mazda tem um motor diferente? >> Não, não, não. Isso aí até vale salientar. Ele, provavelmente, eu sei de qual motor ele tá falando, que é um motor rotativo, que ele não é um motor eh a pistão, né? Ã, a Mazda, ela é uma das poucas montadoras
que efetivamente Trouxeram essa tecnologia pra linha de produção. E aí que >> tu gosta, eu sei que tu gosta de >> gost, gosto. Ten um, eu tenho um, eu tenho um. E é um motor muito diferente, porque quando você tem um um um motor de um carro, ele pode ter vários cilindros, mas ele tem que ter pelo menos um, aonde você tem um pistão que ele comprime ali, dá aquela, né, ele veda e comprime tipo uma seringa mesmo, só que daí tu tampa a Pontinha da seringa e comprime ela. Então, gera uma pressão ali dentro
e aí tu tem a vela, que aquilo ali tá cheio de ar e de combustível e aí a hora que dá a faísca, ele explode e empurra como se fosse o émbolo da seringa para baixo, que é o que gira efetivamente, o que vai girar as rodas. >> Aham. >> E assim se gera movimento num motor de combustão interna a pistão. Eh, num motor rotativo, Ã, ele funciona de uma maneira um pouco diferente. Ele é um rotor triangular, tá? aonde ele você tem três câmeras distintas e ele meio que raspa. Se não, não sei se
rola, Janzão, de botar tipo uma animação ou alguma coisa na tela ali. Eu meio que peguei desprevenido ali, mas ã ele raspa e a pontinha do triângulo ele fica vedado nas três câmaras de combustão. Então ele arrasta a mistura que tá aqui para essa outra câmara de combustão que explode. A hora Que ela explode, ele joga esse triângulo para lá. E aí ele raspa aqui e ele vai pra terceira câmera que é descape. >> Acontece isso. Ah, tá. >> Ele gira. Então o ar entra, ele empurra o triângulo. O mesmo triângulo que empurra com a
explosão aqui embaixo para ele ir embora, ele também tá puxando o ar novo para queimar de novo. Então é um motor muito diferente no funcionamento dele, tá? Eh, >> ele ele fica mais potente, por ser Assim. ele fica mais potente, mas isso não faz dele melhor. Isso aí é até um ponto muito legal e para quem é um pouco mais leigo entender, porque vamos lá, é um motor que ele a cada 1 L, 1.3 L de ar que ele bombeia, por isso que a gente tem um carro 1.0, 2.0 e tal, é o quanto de
área ele bombeia, >> tá? seja de volume daquela seringa que eu expliquei que são os pistões, ou seja também dessas câmaras do motor rotativo. Ele gera com esse 1.3 L de ar mais potência, mas o consumo de combustível que ele tem para gerar aquela potência é muito mais alto do que, por exemplo, um motor 1.3 a pistão com aquela potência, digamos, vamos dar nome aos dois, o meu Mazdinha lá tem 240 cavalos, tá? Original. Se eu pegar um motor a pistão que gere os mesmos 240 cavalos, vai consumir, vai beber bem menos do que o
meu Mazda com a mesma cavalaria. Então, apesar de ser um motor muito Potente para o tamanho dele, porque tu nunca viu um motor 1.3 com 240 cavalos, né? Original de fábrica assim, a gente não consegue ter, mas ele cobra um pênalty muito alto, que é o consumo maior ali de combustível. Por isso até que esse carro, esse motor não pode mais ser fabricado hoje, porque ele não atende emissão de poluente, porque se ele ã admite combustível, aquele combustível depois que queima vira carbono, monóxido de carbono, dióxido de Carbono e aí polui mais. >> E a
sensação de dirigir é diferente? >> É diferente. Ã, embora que no meu caso ele seja muito parecido com o motor a pistão, mas é um motor a pistão que tem potência num lugar onde você não imaginaria. Tipo, sabe quando tu acelera um carro com motor a pistão e aí tu sente que ele entrega a potência e lá em alta ele já aí tu tem que trocar de marcha? >> Um rotativo quanto mais girar, mais ele Vai gerar a potência. Ele não tem esse limite. Acaba criando-se um limite porque desgasta mais quanto mais ele girar. >>
Mas é um motor que em teoria ele, como o Anderson até falou lá, ele tem capacidade de gerar 1000 cavalos. Entendi. Se você controlar a temperatura dentro dele ali, você gera 1000 cavalos. Coisa que, por exemplo, no motor AP do XR3, que o colega lá perguntou agora a pouco, para você gerar esses 1000 Cavalos, você tem que reconstruir o motor inteiro para ele conseguir aguentar aquilo ali num rotativo. Ele acaba gerando isso de uma maneira mais fácil, mas é bem desafiador ainda assim por outras razões, né? Tu gosta desse? Tu gosta desse motor porque ele
é diferentão ou porque tu realmente gosta de dirigir o carro que tem ele? >> Eu gosto desse motor porque ele é diferente. Eu acho que a a aura ali que fica atrás desse motor é São pouquíssimos os carros que foram fabricados pela Mazda com esse tipo de motor. E pelo ponto de vista de engenharia, é é muito diferente ali. O Jeanzão vai vai colocar na tela pra galera ver. Se liga ali, ó. Ó, Igor. >> Entendi. >> Manjou? Ó lá como é que ele é, ó. >> [ __ ] diferentaço mesmo. Maneiro, maneiro, maneiro, maneiro,
maneiro. >> Tá, então. Ô, ô, ô, Adson ou Edson, não sei. Eh, espero que tenha respondido aí a tua pergunta. Vamos pra outra aqui que tem 1 milhão. O Magno Oliveira. >> Magno Oliveira mandou R$ 20. Salve salve 3K e Titio, só para agradecer o quanto vocês influenciaram e ainda influenciam na minha singela vida de 30 PL. Titiu, webinar para quem mora fora vai rolar quando? Abraços, Deus abençoe vocês. >> Bom, isso não tem a ver com o carro, mas tem a ver contigo, né? >> É bom. Obrigado lá. Inclusive ele falou que nós dois
influenciamos ele, né? Então, >> salve, cara. Obrigado aí. Acho que esse cara, bom, se ele, se eu influi, se eu tô influenciando ele há muito tempo, certeza que ele aprendeu uns palavrões comigo, né? >> Não, aprende-se muita coisa, cara. Eu sou eu sou espectador do Flow aqui, cara. >> É, mas se for um pouquinho mais para Trás, >> Exato, exato, exato. Mas valeu, valeu. Nem que seja pelas risadas. Às vezes nem sempre a gente aprende alguma coisa, mas às vezes a gente tá precisando, tá, naquele dia que a gente tá, sabe, deste tamanho assim. Tô
ligado. >> Aí vê um flowzão aqui, ainda mais numa sexta-feira, né? >> É o cara que tá, o cara que tá essa hora vendo o flow é porque ele não foi transar, não é verdade? >> Numa sexta pode ser. Ou ainda não, né? Ainda não. Ainda não. Tá cedo. É. É. 6 horas aqui. É, pode ser que tenha salvação ainda a sexta do camarada. E o, >> e o webinar, como é que vai ser? >> Mas vamos lá. É, o webinar aqui rapidamente também para não tomar muito espaço, eu dou algumas aulas ali, explico um
pouco sobre calibração de motores e aí o webinar eh o pessoal que é de fora do exterior gosta porque são aulas online que o cara consegue Assistir. É comigo mesmo, não é gravado, é ao vivo mesmo. Bota todo mundo lá numa sala ã e eu faço a transmissão e aí explico mais aprofundado ali sobre calibração de motores, né, que é a área que eu decidi estudar ali. E cara, apaixonado por isso, cara. >> Boa. Eh, tá bom. Então, vamos pra próxima aqui do Johnny Pug. Mas aí tu não respondeu quando. >> É, mas semana que
vem tem a o webinar, eu acho que não tem mais matrícula Aberta porque semana que vem já começa a aula. >> Entendi. >> Então já é agora. Mas fica ligeiro que até o final do ano deve ter mais uma ou duas turmas. >> Boa. >> E aí eu vou contar pra galera o por que talvez só tenha uma, não tenha duas. Vou. Ó, tu tu já deu um spoiler grandão. Tu já deu Não, não. Vamos seguir. Vamos seguir. >> Eu dei um spoiler grandão sem querer. >> É, tu deu o carro, né? >> Ah, é
verdade. >> Tu falou agora do EVO. Foi o primeiro lugar em que eu admiti >> que eu tenha um Lancer Evolution de novo na minha garagem. Mas não, não precisa pedir desculpa, povo. Que lugar melhor do que? >> Não sei, [ __ ] Falta os bagulho lá. >> Mas eu vou eu vou eu vou contar um outro spoiler da hora. Espera o episódio Evoluir ali. Mas fiquem por aí, velho, que eu vou falar uma parada que, mano, vai bugar a cabeça da da galera. >> Tá bom, então vamos lá. Tem mais um. >> Solta outra
lá. Vamos lá. >> Johnny Pug 18 mandou R$ 20. Que que acham do FB Turbo? >> Festback Turbo? O que diabo é um Fback Turbo? >> Fastback Turbo, ele tá falando de um carro novo da da Fiat, não é nem tão novo, já foi lançado há alguns anos, um Fiat Fastback. Eu achava que Flashback era uma categoria de carro, tipo R, tipo sedan >> também. O nome Fashback veio, na verdade, de um a linha traseira e aí tem o Mustang Fastback, que é talvez o carro mais icônico com este nome. E aí não é nem
que o nome era Mustang Fastback, mas a carroceria era fastback por causa da caidinha do teto que ligava com as linhas do porta-malas. E ele não era Tipo teto, vidro e depois mala. Ele vinha o teto vinha caindo e fazia essa linha. Isso tornou-se um fastback. >> Mas a Fiat lançou um carro com o nome fastback e eu acho um bom carro. Cuidado só com os primeiros anos que eles saíram lá, porque essa motorização, tanto a T200 quanto a T270, que é o 1.0 e 1.3 turbo da Fiat, tiveram alguns problemas crônicos ali. A galera
que teve ã na Fiat já tava bem mais acertado, mas na linha Jeep, que Compartilha o mesmo motor, baixava muito óleo, cara. >> É. E aí alguns foram corrigidos, alguns estão rodando até hoje, completando óleo. Então, olho vivo. >> Entendi. E o, tu tá falando do fastback, >> do fastback, do Fiat Fashback, >> tá? É, é que ele não diz aqui de qual geração ou qual ano que ele tá perguntando. >> É, o ano em específico não dá para Saber, mas foge daqueles primeirinhos, tá ligado? Se for pegar um zero hoje, ó, >> boa. Sucesso.
>> Boa. É bonito esse carro, cara. Achei ele bonitão. Eu sei que assim, eh, quando alguém vira para mim e fala assim: "Pô, esse carro queria o carro porque ele é bonito". Eu fico: "Pô, tu vai comprar o carro porque ele é bonito, cara". >> Ah, mas cara, a gente, muitas coisas na nossa vida a gente compra pelos olhos, Né? É verdade, mas ao Mas ele, a primeira coisa que eu que eu vai, eu vou comprar, fui, quando eu fui comprar o meu fusion, eu queria comprar um carro que fosse bastante confortável, que tivesse ali
um nível de tecnologia que eu possa eh, >> não sei, cara, eu quero apertar um botão e ele estaciona. Eu gostava disso, gostava. Eu queria também muito um carro que fosse híbrido e e por isso que eu fui nele, assim, eh, ele ser bonito é só É um é um adicional na minha, pelo menos para mim, sabe? Eh, mas o cara que compra o carro só porque é bonito, ele pode também acabar pegando um gato por um é um gato por >> É assim, eu faço o paralelo de um casamento, >> hã, >> um casamento
duradouro, >> hã, >> ele começa porque tu achou ela bonita. >> É, >> ele começou porque tu achou ela bonita >> ou porque foi quem me deu mole também, né, meu irmão? >> É, não, às vezes é isso, né? É, o carro é a mesma parada, às vezes era o que dava para nós pagar, né? que nem Ford. Exato. O Ford K não era bonito, né? Era ele só funcionava, mas era o que dava para pagar na época. Mas em linhas gerais, quando você tá lá num relacionamento duradouro e supondo que a vida melhorou e
você pode ter condições De comprar o carro que você quer, naturalmente que você compra porque ele é mais bonito, mas você continua com ele porque ele é um carro que te atende bem. >> Uhum. E não dá para, às vezes você olha lá e você acha que aquele banco vai ser super confortável, mas tu não vai ser, tu não vai saber se ele é realmente muito confortável, >> a menos que >> a não ser que tu pega uma viagem de 10 horas viajando, sentado naquele banco e Tu descubra que ele realmente é confortável, né? Porque
dificilmente uma concessionária vai deixar tu pegar um teste drive e tu ficar cinco dias com o carro fazendo teste drive. >> Verdade. Verdade. Eh, por exemplo, comprar um Mini Cooper, tu não tá comprando porque ele é bonito. >> Ah, minha esposa gosta do dela, cara. E aí eu não posso questionar muito o gosto dela, porque ela também diz que gosta de mim, né? Então assim, então Beleza, ela me acha bonito, então eu eu prefiro acreditar nela do que qualquer outra coisa, né? >> Ai ai ai ai. Eu ficava vendo o Mini Cooper e ficava assim:
"Nossa, por que que os caras compram esse carro aqui com dinheiro de comprar isso aqui? Dá para comprar um civicão maneiro e o cara comprou um Mini Cooper, aí tem tudo aquilo, ele cabe em qualquer vaga, ele de fato é mini, ele é um carro mais premium também, não é? >> Ele é um carro mais premium, né? Ele é uma, hoje o grupo Mini faz parte da BMW, né? Ã, e compartilhou também muitas peças com a Peugeot Citroën durante um período, lembra? Autolatrina? Hum. >> A Peugeot Citroen também uma época juntou ali com a BMW
para desenvolver alguns motores. Fatidicamente eles pegaram pior de cada montador e juntaram no mesmo motor. Não foi exatamente ali um ótimo motor, >> mas depois que a Peugeot pegou ele, até No Brasil eles, né? tem que realmente ã saudar ali o pessoal da da Peugeot Citroën que fizeram muitas melhoras nesse motor. A galera do Brasil melhorou esse motor e hoje ele é um motor muito bom, o motor THP, eu tô falando em específico deles, mas na época ainda onde tava, né, essa surubinha de montadoras ali fazendo esse esse motor, >> eh, não tava muito legal
de manutenção. Manutenção é meia complicada, tem alguns problemas crônicos, mas enfim. do Mini Em específico, ele é um carro muito confortável. No caso do da Flavinha, não tanto porque ele é a versão esportiva, super esportiva da Mini. É o John Cooper Works. >> Até tua, até tua esposa usa um super esportivo, >> manual. A suspensão é dura para caramba. O o banco ele é confortável, vai para um carro esportivo, mas Freião, Brembo, tudão, assim, o carro é bem legal, mas é Um é um carro premium, sem sombra de dúvidas. é um carro premium e tinha
pra época também tecnologias e até hoje tem tecnologias embarcadas no Mini que só tem nele. Mas você realmente quem compra o Mini é porque quer ter um Mini porque ó, vê aquela estética e fala: "Não, beleza, acho, acho fofinho, olha que cut, né? É, se for assim mesmo. E, pô, você tava falando aí desse dessa junção de montadores e tal, eh, na h muito tempo atrás, eu não sei se é o caso, mas Tinha tinha aqui um uma marca de carros no Brasil chamada Seat, lembra? S E a T, >> tá? >> Que a galera
e o que o que o que a gente falava entre nós era, pô, isso daí é da Volks, é um carro, isso daqui é igualzinho o carro, os carros da Volks, tudo mais. É isso mesmo. >> É isso mesmo. Na verdade, é a CAT ou SET. Eh, ela é um braço, ã, espanhol da Volks, na verdade era uma montadora europeia ali, inclusive até hoje existe, Produz carros, mas hoje tá dentro do grupo Volkswagen. Ã, e particularmente, é, em de uma maneira mais específica, eles, por exemplo, hoje você tem o Seat Leon, ele é um Golf
totalmente, ele é o mesmo chassi do Golf, mesmo freio, ele compartilha quase todas as peças com Golf, por exemplo, né? Ã, >> mas esses carros são vendidos na Europa. >> Hoje a gente não tem mais a ST no Brasil, então são vendidos na Europa. Em outros lugares também. Se a gente for Pegar ali Colômbia, América Latina, tem alguns países que também continuam sendo vendidos até hoje, assim como você também tem outras marcas ao redor do mundo, assim, tipo igual ã na Austrália tu tem a Volksw e não a Chevrolet, >> mas é Chevrolet, >> é
o mesmo carro. >> Entendi. >> Então na Europa tu não tem Chevrolet. Na verdade, tu pode até ter, mas lá chamava Opel. Entendi. É, eu já vi carros que tem nomes diferentes. Por exemplo, eh, o Fusion, que na Europa, quando eu fui pra Polônia, eu vi lá era o Mondeu. >> Né? Aqui Mondeu pra gente é outro carro. >> É outro carro, >> né? E já já vi o papo do Corsa, que quando veio pra América Latina, não sei se isso daí é Hulks, não sei, mas o o nome do carro era Nova ou Nova.
E em espanhol seria não vai, não vai, sabe qual é? Aí os caras mudaram pra Corça e E esse lance do carro que muda de nome eu já tinha visto. Agora é interessante o lance da marca inteira acaba mudando de nome. Deve ter alguma razão para isso, né? É, tem tem uns casos engraçados, tipo do do do Chevova, né, que era o Chevrolet Nova, que pros Estados Unidos tá tudo certo em inglês, você fala Chevrolet Nova. Inclusive muita gente conhece, né, esse esse carro assim, é um carro bem procurado pela galera ali da década de
60, 70. Ã, mas Você tem casos, por exemplo, como o Ford Pinto, você sabia? Não podia ter um pinto aqui no >> no Brasil. Este carro mudou o nome e aí ele não se chama pinto, na verdade nem é exatamente o mesmo carro, mas é tipo um Chevete. Então o nosso Chevete é um >> parece assim, tipo esteticamente, né? Pinto. >> É, enfim, esse carro não poderia ter sido vendido em outros lugares. E um Outro caso engraçado é da Mitsubishi. Hã, se você pegar na Argentina, no Chile, na no Uruguai, a pajero chama-se Monteiro, >>
tá? >> Você como professor domina o espanhol, o inglês, perdão, mas o espanhol, uma coisa ou outra. >> Hum. Deixar você me explicar >> o que seria a parra. >> Não sei que que é uma parra. Alguém sabe o que que é uma parra? Ninguém aí sabe? A galera do chat que sabe deve estar rachando bico agora. >> Quando um rapaz vai satisfazer o seu >> é a gala, >> não é o ato de você. Ah, >> é. E aí, Parra? É isso. Logo, parreiro >> tem de Aí não pode. >> Aí não dá. Aí
eles chamaram de Monteiro mesmo. E comprar um carro que com o nome [ __ ] né? >> Ex. É isso aí. >> Aí dá ruim. Tá ruim. Aí muda o nome, né? Não tem jeito. O Nova pelo menos era só para uma eh era quase injustificável, mas >> bom. Vamos pra próxima, então. Vamos lá. >> Bora. James 99 mandou R$ 20. Fala Igor. Fala Titio. ACF. O que você acha do Suzuki Swift? O que você conseguiu ver de preparação nesses carros quando estava na Colômbia? Lembro de comentar no podcast com o Draquinho. Um abraço. >>
Suzuki Swift. >> B. E você aí tem o Swift? >> Não, brincadeira. Respondendo ao nosso querido colega ali na Colômbia. Realmente esse motor aqui no Brasil a gente só teve pela Suzuki, mas lá na Colômbia a Chevrolet ã se juntou com a Suzuki na época e eles lançaram diversos carros lá da Chevrolet com essa motorização 1.13. Ele tá se referindo à motorização antiga, tá? A gente tem o o Suzuki Swift moderno aqui no Brasil, Ainda vendido, a Suzuki tá aqui no Brasil, mas ele tá se referindo aos mais antigos, que é um motor que chamado
Twin Can, tá? É um motor 1.3 aspirado de 100 cavalos, 100, 110 cavalos, dependendo da versão ali. Ou seja, pro motor 1.3 de 1990 e pouco, 110 cavalos é muito. Tipo, pensa que a gente tinha um Gol 2.0 que não tinha 90. >> Entendi. >> Tinha, não tinha 100. Então, um motor muito pequeno que gerava muita potência. Ã, tem muita preparação lá na Colômbia porque é um motor muito popular, assim como no Brasil. por ter sido um motor muito popular aqui, o AP tem muita preparação. Eh, tem 16 válvulas, é um cabeçote que tem muito
fluxo e uma infinidade de peças para essa motorização. Eu nunca tive, mas eu tenho um Kia Picanto. Eu eu te contei a história dele e antes de comprar o Kia Picanto >> era para ter sido um Suzuki Swift GTI, Que aí é com esse motorzinho, o carro é pequenininho assim, é bem pequeno. >> Eu acho que eu nunca vi um Suzuki Swift, cara. De repente aí o Jantan, tu consegue botar para nós aí uns? >> É, é um é um é um carrinho bem peculiar e ele é muito leve, ele pesa menos de 900 kg,
né? Então anda muito. >> Entendi. E esse esse que tu tá falando aí, ele é mais ou menos de que? >> Então esse aí coloca o >> coloca o GTI >> ali, ó. É 90 ali, ó. O o vermelhinho, preto. >> Ah, >> esses aí são Suzuki Swift. É, parece o parece os carros do do dos animes japonês lá de Akira, não sei quê. >> É, entendi. Ele ele é comum na Colômbia. Esse motor tu tá falando, >> esse carro em si, ele é bem comum, tá? Ele é bem comum e com a motorização que
todo mundo queria para preparar é essa motorização do GTI, >> porque ele era comum. >> Porque ele era muito comum e consequentemente, se é muito comum, tem muito, as peças são baratas, >> baratas porque se produziu em maior quantidade, né? E ainda com esse com essa potência que tu tá falando aí, que também não é essa potência, no entanto, não é muito comum no carro desse motor desse tamanho tamanho. >> Entendi. Tá. Eh, bom, eu não sei o que ele perguntou, o que que eu acho do Suzuki Swift. Eu não acho muita coisa não, meu
irmão. Tô acabando de descobrir o que diabo é um um Suzuki Swift. Bom, então vamos pra próxima aqui do Walbert Ramos. Cadê >> Walbert Ramos? Mandou R$ 20. Fala Igão e o rei dos mapas, boa noite para vocês. Queria dizer que sou super fã de vocês. Pergunta ACF pus uma meta que daqui a um ano e meio quero comprar uma EVO 10 20101. Algum conselho? >> Ó o Jeanzão ali. Quem? Quem que foi? Quem que mandou? Não foi Jean Não. >> Foi. Não foi o Jean não. Mas o Jean o Jean e antes dele ter
o carro que ele tem hoje e passava na rua assim, vinha os Lancer, ele ficava: "Nossa, cara, queria muito esse carro. Acho ele muito maneiro que não sei quê. É, mas eu quero aquele que tem a placa do lado. >> É, o Janzão também curte um Evo 10. Eu tive um Evo 10. O Evo 10 é, vamos lá. Ele é o Mitsubishi Lancer Evolution. Um Lancer Evolution. Ele teve desde o 1 2 3 4 5 6 até o 10, tá? E e aí ele acabou, tá? Hoje não se fabrica mais esse carro. Ã, os primeiros
que foram trazidos oficialmente pro Brasil são os 2011, 2012 foi quando a Mitsubishi trouxe oficialmente esse carro, apesar dele existir no mundo desde 2008. >> E aí você tá dizendo que nesses anos a a Mitsubishi trouxe pro Brasil, significa que começou a ser fabricado no Brasil? Não, esse carro nunca foi fabricado no Brasil, mas ele foi trazido Oficialmente, ou seja, tu podia ir numa concessionária da Mitsubishi e ia ter esse carro lá no showroom e consequentemente tu ia fazer manutenção, tinha todas as peças, tem todas as peças, tu vai lá, compra hoje, roda, freio, câmbio,
motor, tudo que tu precisar, tu consegue encontrar lá na Mitsubishi. diferente. Por exemplo, quem comprou em 2009, onde ele não era trazido ainda pro Brasil, se tu colidisse nesse carro, a Mitsubishi não Tinha nenhuma peça para ele. Tu tinha que comprar lá de fora, porque a Mitsubishi não ia te dar suporte nesse carro porque não foi vendido >> pelas concessionárias, pela rede da Mitsubishi do Brasil, tá? Então, voltando lá pra pergunta dele, eu acho um carro fantástico. Eu já tive um carro desses. Ã, carros esportivos dessa idade, que hoje vamos botar grosseiramente, tá indo para
15 anos, >> tá? >> Eh, é mais importante do que quilometragem, mais importante do que qualquer coisa, é o histórico que o cara tem desse carro. Então, procure sempre carros que ficaram com os antigos donos. por um bom período de tempo e provavelmente esse cara vai ter todo o histórico de todos os problemas que esse carro deu com você. E é até engraçado pensar dessa maneira, mas eu tava falando com outras pessoas Essa semana mesmo, tava batendo papo com o pessoal e aí eu falei: "Cara, ã, ah, você olha lá, carro nunca deu problema". Falei:
"Cara, esse eu não quero comprar. Porque se ele não deu problema com o antigo dono, é porque ainda vai dar. Então, se o cara de, se esse carro deu problema e existem crônicos dele, garfo da segunda marcha, embreagens, ã, polia do comando variável que trinca, perde pressão de óleo, você perde motor, algumas coisas nesse sentido. É, se já Teve esse histórico de manutenção e se você leva nas oficinas especializadas nesse tipo de de de carro, com certeza você vai ter ali uma paz de espírito de que, cara, vai ter que ser muito azar para você
ter problemas ali com um carro que foi realmente muito bem mantido por essas oficinas que já manjam, tipo, todos os bezinhos que dão, que daí você arruma antes de >> de dar. Pô, então eu tenho, eu tenho que tomar cuidado para eu tenho que inventar Uns problemas quando eu for vender meu fusion, porque assim, ele realmente a única vez que ele me deixou na mão foi aquela que no fim tu descobriu que era alguma coisa, algum mau contato no botãozinho, >> mas nunca me deu, eu nunca fiquei na mão tirando essa vez >> por causa
desse carro, cara. eh, ele sempre respondeu legal. Eh, mas eu também mantenho ou é mantenho as as manutenções dele assim dentro do >> assim, talvez eu atrase um pouquinho aqui e ali, mas em geral as manutenções dele são feitas dentro do período mesmo. >> Sim. Ã, é que o fusão híbrido não é lá um carro que tem tantos problemas assim, né? Então é uma motorização legal, é um carro que tem realmente poucos problemas crônicos, a maioria tá ligada na parte eletrônica, pessoal, inclusive, pô, um brigadão ali pra galera que entrou em peso lá e muita
gente que tem um fusion híbrido comentou também ali, cara, no Meu eu tive esse problema e foi tal coisa. Ou seja, tem umas três ou quatro problemas ali que podem gerar aquela mensagem de erro que é bem genérica ali. >> Pare o carro com segurança. Agora é uma assustador, tá, família? Parece um trianglão vermelho assim. Pare o carro com segurança agora. E é isso. E aí tá lá parado. >> E aí, não é? Mas é um carro que tem poucos problemas. A maioria é bateria, voltagem de bateria, >> eh besteiras assim. Não tem nada crítico.
Tipo igual o Evo 10 ali do parceiro. Se ele >> ali um uma fumada de motor ali é quarentão pro lixo. >> Uma fumada de motor >> é >> quarentão, cara. quarentão, o câmbio é uns 20, 30. >> É, mas eu suponho que se começar a aparecer muita dor de cabeça, vamos lá, se der problema no fusion também vai ser Caro, porque se para trocar o retrovisor, o cara na concessionária queria cinco conto num retrovisor, imagina no resto, né, cara? E esse carro eu já tomei uma porrada nele seriona, cara. Não sei se já te
contei. Eu tomei uma, >> eu tava ali, eu tava no Ipiranga, nessa época eu morava lá no Ipiranga, eu tava chegando em casa. Eh, e aí tinha um sinal que tava apagado e aí a gente tava, tava todo mundo parado e a galera Aqui da da como é o nome daquela rua, cara? Esqueci o nome da rua, esqueci. É um monte de carro indo para caramba, tal. E aí uma hora parou aqui e a galera começou a a galera da rua que eu tava começou a andar e aí tava todo mundo andando e veio um
cara com numa num numa picapzinha, tipo, é tipo uma estrada, tipo uma picapzinha dessa daí. E ele veio meio no [ __ ] e veio e deu um porradão na lateral direita do meu carro, mais ou menos ali perto da roda Traseira. Maior porradão. Maior porradão, mano. Não sei como >> Se ele bateu na roda traseira é porque ele tava te vendo, >> cara. Ele tava me vendo. Com certeza ele tava me vendo. Eu não sei o que aconteceu. Sei que o maluco deu um porradão no meu carro de cair o para-choque dele com placa
e tudo e ele foi embora. Foi embora. Meu carro ficou eh eh >> Me conta que você catou a placa dele, Né? Claro que eu catei a placa dele. >> Ah, bom. Também como é que eu vou duvidar da astúcia de Igor 3K? >> Então, aí eh, mas eh operamos com cuidado nesse nesse sentido aí. E aí, aí o carro, o meu carro, cara, assim, foi pro [ __ ] legal assim, o lado direito dele. Eh, deu um trabalho da demorou, não me deu trabalho, mas deu demorou muito tempo para para arrumar. E esse foi
o único acidente desse carro aí, mas foi um [ __ ] porradão, meu irmão. Na hora eu não entendi nada como é que o cara o para-choque do cara, >> como é que o cara, por que que ele me bateu desse jeito assim? Ele por que que ele tava tão rápido? Ele não tava vendo que o farol tava apagado, que tava rolando a Não era o único cara tava passando, tava todo mundo passando. É que eu dei o azar de estar mais à direita e eu tomei o porradão, porque senão ele ia bater em alguém,
cara. >> E aí ele só pegou e foi embora. >> Os caras são malucos. cura. >> Bom, mas fiquei com a placa dele lá, mas aí a gente já Bom, vamos lá. Tem mais uma aqui. >> Bora. >> E o Rodela mandou R$ 30. Little Richar, meu sonho é um Opala 6C. Acha que um trabalhador médio brasileiro consegue manter uma bomba dessas sem se atrapalhar nas contas ou é carro para que tem grana? É uma boa pergunta mesmo, porque tu tem Que casar o que você gosta, o que é legal, o que tu acha maneiro,
com o que cabe no bolso, com a quantidade de problema que pode dar também, né? A menos que tu seja mecânico, né? >> Com certeza. Vamos lá. Eh, tem que ver ali dois fatores e aí eles dependem não do carro, mas de você, tá? Você quer ter um carro porque você gosta daquele carro, mas assim, tu quer curtir o carro. Ou tu gosta na pegada de colecionar os carros? Porque já vou começar do seguinte, se tu pega, por exemplo, um Opala do alemão hoje, >> Uhum. >> ele tem opalas que assim a costura do forro
da porta é de tal maneira que aquele ano e aquele modelo tem aquela costura. Se alguém tentar refazer ela, já não é mais a cultura, a costura original. E aí você saiu da originalidade e o carro já não tem mais valor, não tanto valor quanto poderia Ter. Então ele chama isso de, a gente chama isso dos carros gabaritados, aonde você olha, para onde você olha, ele é exatamente tal qual ele saiu da fábrica naquela época. Beleza? Esse carro é um Opala que hoje vai valer ali seus R$ 300.000, dependendo do modelo e da da cor
e tal, dos opcionais ali. Tem uns que são mais raros, uns que são mais comuns. >> Da cor também. >> Cor. Opa. É, >> os caras têm listas esse ano fizeram tantos dessa cor, tantos dessa cor, tantos dessa cor e quanto menos mais raro é e consequentemente mais dinheiro vale. >> Entendi. >> Né para um colecionador. Então eu, por exemplo, nunca quis ter, por exemplo, um Opala para colecionar, porque a minha pira não é nesses carros, mas super entendo quem tenha no Opala, especificamente. Então eu hoje eu tenho Duas caravans inclusive, mas as minhas caravans
elas foram baratas. Tipo, hoje você compra com 30 a 50.000 você compra uma caravan que provavelmente vai ter um para-choque que não é do ano dela, vai ter uma grade que pode não ser do ano dela, o banco já deve ter sido refeito uma, duas vezes, o forro da porta já é paralelo, não é mais o original. Eh, mas eu não tava aí, não tava ligando para isso, porque eu curti o carro mesmo, assim, curtia ter a experiência de andar Num carro 1970 como ele era em 1970, com motor, com carburador, com cheiro de gasolina,
aquele fedor, desligava, me deixava no meio da rua, toda aquela [ __ ] de 1970. >> Então, para isso você consegue pagar 10% do valor, às vezes até menos. Tem umas que estão bem mais judiadinhas assim, sabe? Eh, >> mas aí o dá um monte de problema também. Tem que est preparado para isso. >> Mas não é uma mecânica cara. >> Ah, é. >> Tá para manter assim carburador. Pode pesquisar lá na internet, bota lá as peças, carburador, bomba, tanque de combustível. Tem pouca coisa nesse motor. É um motor muito simples, então tem pouca coisa
para te dar problema, né? Então, manter hoje um Opala original, ele consome muito, consumo é terrível, mas as peças ali são num valor, eu acho, muito justo, muito aceitável, as peças originais, tá? Não Estamos falando de preparação para um brasileiro, como diria Emílio Surita, um afegão médio >> Uhum. >> conseguir manter ali um Opala, cara, assim, pelo consumo e por ser um único carro, eu não recomendaria, né? Eu não recomendaria. Tipo, fácil que esse carro pode te custar mais do que um aluguel de uma casa. A manutenção assim. >> Entendi. Quanto é que, quanto que
ele faz por litro? Deve fazer uns seis cilindros na gasolina, uns seis no os álcool, porque teve também o o a álcool deve fazer uns quatro. >> Nossa senhora. Mas deve ter um tanque grande também, né? >> Tem. São 75 L de puro prazer e ações da Petrobras que valorizam toda vez que você abastece o seu automóvel. >> Tá certo? É, eu já acho que aquele Fusion 2010 bebe bem para [ __ ] cara. Ele faz oito por litro. >> É, >> é, >> é. Bebe bem para [ __ ] Ah, vamos lá. Rafael mandou
R$ 20. ACF VC. Sabe mais ou menos quanto vende D HP num 350Z HR manual com filtro PL coletor e escape. Dá para soltar foguinho igual GTR com os bicos originais? Só vi VC fazendo de 370, eu acho. >> Deu para entender? Deu, deu, deu. E é muito louco porque quem não entende tanto de carro parece que ele falou em Código morte, né? >> Para mim falou um pouco em código morte mesmo. 350 ZHR vem num WHP. [ __ ] merda. >> Vamos lá. Um 350Z. Ele é um carro da Nissan, dois lugares, com esportivinho.
Eu eu particularmente acho o carro legal, bonito. Ã, e o HR, ele tá falando do motor, porque ele tem os primeiros que vieram, que foram fabricados, eles tm o motor V35 ã DE, que é um motor mais fraco. E aí Depois veio tipo a atualização do motor, tipo um motor mais forte. Era o mesmo 3.5, mas com cabeçotes melhores, com duas borboletas, coletor de admissão melhorado. E aí ele tinha mais >> melhorado quer dizer que ele tem uma qualidade melhor ou ele é pensado para conseguir ser um motor mais forte? >> Ele ele é pensado
para ser um motor, a fábrica dificilmente vai pensar num motor mais forte, a fábrica vai pensar num motor que consuma menos, >> tá? >> Tá. Porque novamente, lembra lá no começo, se o motor consome menos combustível, ele também emite menos poluentes e aí permite que a fábrica faça um motor menor. >> Uhum. >> Com a mesma potência. >> Entendi. >> Manjou. Mas como esse motor já tava feito e a Nissan quando vai fazer, qualquer montadora quando vai fazer um Carro, ela não pensa: "Ah, eu vou fazer". Ela já pensa, tipo, durante a vida inteira do
carro eu vou fazer 200.000 1000 unidades e ela vai negociar com os fabricantes de motores. Quanto mais motores você faz, mais barato fica, porque tem mais quantidade. Então, nesse caso, eles pegaram a mesma base do motor e trocaram periféricos para fazer ele render mais potência. Então, é um motor melhorado que casualmente eles otimizaram, falaram: "Olha, agora vamos fazer um coletor de admissão de plástico e não de metal. vai sair mais barato, porque plástico fica mais barato do que eu fazer o de metal, porque a gente talvez achou que o de metal ia sofrer muito desgaste
e esse desgaste acabou não acontecendo quando o carro foi pra linha, então vamos fazer de plástico mesmo que ele vai aguentar. E aí eles já fizeram otimizado para gerar mais potência e tudo mais. Então o HR é esse motor mais forte, >> bombado. Aham. >> Respondendo à pergunta dele, eh, dá para fazer fogo saindo as labaredas do escapamento assim? num num 350Z HR de e tudo mais. Ã, >> o cara quer soltar foguinho. É isso que o amigo que mandou a mensagem que é soltar foguinho. >> É, mas ele quer cavalos porque daí ele falou
WHPs >> que são cavalos de roda. É whel horsepower, >> tá? Então, um carro desses, respondendo a sua pergunta, no nosso dinamômetro, que é aquela máquina que mede a potência do carro, ele original mede cerca de 240 cavalos de roda. E nessa configuração com filtro, escape, remap e tal que ele botou ali, você vai atingir ali na casa dos 270 cavalos de roda, né? Com poucas modificações assim. E dá para fazer as labaredas e tudo mais que ele, >> como é que é que vai para sair foguinho? O que que tem que fazer, >> cara?
Isso aí é legal. Bom, vamos lá. Já anotem, preparem-se aqui que vai ser mais um os nerd agora. V à loucura, velho. >> Eu quero saber, pô, como é que solta foguinho, [ __ ] Não é não, gordão. Tu não quer soltar foguinho não? Car >> o teu carro não solta foguinho, [ __ ] Carro é >> o dele quando solta ninguém mais apaga. Tem mais essa, velho. Essa daí ó, irmão. Essa aí não. Mas vamos lá. Eh, hã, mais ou menos ali nos anos 80, eh, começou uma parada que era o rally, tem um
campeonato mundial de rally, o WRC, e eles tinham o grupo A, que era a categoria, tipo, a Fórmula 1 do rally, >> tá? >> E aí eles precisavam usar turbinas muito grandes e uma turbina muito grande demora muito para carregar, demora muito Para encher o carro, tu acelera e ele não vem ninguém, ninguém, ninguém, ninguém. E aí tu já tem que trocar de marcha. O que é ruim pro rally, porque tu entra numa curva fechada, tu precisa ter potência de baixa para conseguir arrancar ali, para vencer a lama, a terra e tudo mais. >> E
aí eles desenvolveram algo que chama-se antil. Já ouviu falar nisso aí? >> Já. >> Tu andou no estoque novo? >> Andei. >> Tu já viu a hora que ele tira o pé, que o negócio vem dando uns tiros, quando ele troca de marcha, ele dá um dá maior pipocão? >> É parte da estratégia de antil para quando tu trocar de marcha e a próxima marcha entrar, a turbina ainda tá cheia. Isso veio no rally para manter a turbina girando mesmo. Quando o cara tira o pé, ele começa. O efeito colateral dessa parada é sair Fogo.
>> Mas é legal. >> Calma, calma. >> Tá. >> Esse é um efeito colateral, porque ele dá aqueles pipocão e sai fogo, tá? >> Enche o saco de quem tá dormindo, né? >> É uma merda, cara. Eu eu odeio essa parada, mano, porque ainda por cima eu tô deitado na cama assim e aí na real o carro barulhento é é inconsciente isso. Quem gosta de carro, provavelmente um Monte de gente deve se identificar com isso. Eu tô às vezes deitado já, olhinho fechado, tentando contar carneirinho. Aí passa um carro, aí tipo assim, minha cabeça sai
daquele modo de e eu falo: "Putz, que carro que é?" Só pelo barulho assim, sabe? E volta e meia a gente acerta. Aí eu falo: "Tá, era". Mas voltando, ã, ele faz essa barulheira toda para manter a turbina cheia. O efeito colateral é sair fogo por dentro do escape, porque em vez da explosão Acontecer, quando o pistão da seringa >> tá lá em cima, ele não dá faísca. >> Aí o pistão desce sem explosão, mas ainda tem área e combustível aqui. Aí o motor vai achar que tu vai mandar o gás que já queimou embora.
Daí ele vai abrir aquela janela que conecta pro escapamento, pro ar sair. Nesse momento eu vou lá e dou a faísca. Daí a explosão acontece dentro do escapamento do carro. A turbina fica no escape e aí ele e gira a turbina. Essa é a ideia. >> Entendi. >> Até aí manjou. >> Manjou. Beleza. Se isso é feito para essa finalidade, um carro original não tem leg. A turbina original não tem leg. tu pisa, ele responde na hora, mas a gente consegue, por exemplo, causar esse efeito colateral de sair o combustível lá no escapamento, fazendo com
que ele não dê essa faísca Lá dentro. Se eu faço isso com ar, é perigoso, porque eu danifico o motor e tal, vai ter muito ar dentro do cilindro ali, mas se, por exemplo, eu tiro o pé, eu cortei o ar do motor, então tem pouquinho ar lá dentro. Só que daí em vez de eu cortar o bico injetor, eu mantenho injetando um pouco de combustível. Esse combustível sai pro escapamento. Só que tem tanto excesso de combustível nesse nesse pequeno momento que ele não Pega fogo, porque tu não tem uma tu não tá na mistura
adequada. >> Tipo, quando tu carbura errado ali o negócio, ele não vai explodir. >> Só que quando ele sai pela ponteira do escape ali no finalzinho, ele encontra ar. E aí ele acende lá no finalzinho quando ele sai da ponteira. Ele fica aquela labaredona assim acesa. >> Maneiro. >> Então dá para fazer isso só pelo efeito Colateral, sem que você tenha ali tantos danos, mas tem que fazer isso de uma maneira muito controlada. É bem específico ali. E não é bom você ficar fazendo isso durante períodos prolongados de tempo, porque, né, você vai est ali.
>> Mas se o objetivo é >> Mas é da hora, mas é da hora, é da hora, é da hora, é da hora. Homem ver fogo, homem ficar feliz. Isso desde desde muitos anos atrás, né? >> É isso. Gostei dessa. Bom, vamos pra próxima aqui, então. >> Bora lá. >> Eh, essa não tem nome. >> Fala, Flow. Fala, Ricardinho. Boa noite. Aqui, pesquisa rápida no chatpt. Existe um ranking onde as pessoas dos dos seus países confiam um ao outro e o Brasil lidera que 15% apenas dos brasileiros confia um no outro. O meu sonho sempre
foi ter uma BMW 320i e é cheio de mecânica filho da mãe no Brasil. Dito Isso, me convença o por que eu não deveria comprar um Corolla. Bom, começa que você já deve estar achando que eu tô dentro dos 15%, mas eu posso estar nos 85. >> É possível. >> Mas brincadeiras, eh, vamos lá. Corolla ou BMW. Ã, eu evitaria as 320, que é o modelo que ele falou ali, ele não falou o ano, né? Eu evitaria as 320 de 11 para trás, porque era um motor um Pouco defasado de tecnologia, não tem um grande
consumo de combustível, eh tem uma manutenção já um pouco mais complicada, não envelheceu bem, tá? as 2012 em diante, eh, que já é o 2.0 turbo, daí é um motor bem melhor, bem mais resolvido, tá? Já é, não é mais a primeira geração de motores de injeção direta da BMW, então é um motor muito melhor. Eu, particularmente, sou muito fã da BMW 320i, como um opção de carros ali, você Consegue ao redor de R$ 100.000 você consegue pegar uma legal. Não tem tantos problemas crônicos. Eh, vale aquela mesma regra do Lancer Evolution. Então, veja o
histórico das manutenções. >> Você ainda consegue encontrar ela no sem nos seminovos da BMW. Então, as concessionárias da BMW pegam esses carros ainda para quem quer trocar numa mais nova. Então tem lá e eles conseguem fornecer garantias estendidas nesses carros quando você compra um seminovo. Por mais que seja um carro 2012, 2014, 2015, que já tá fora da garantia, mas tu consegue negociar uma garantia estendida às vezes de seminovos que são vendidos dentro da concessionária, que normalmente a concessionária já tá ligada que a manutenção sempre foi feita dentro de concessionária e tal, ou seja, tem
o histórico daquele carro, então ele sabe que aquele carro dá para entregar ali, que não vai dar um tempo. >> Esses carros são muito bons para você Conseguir procurar ali, tá? Eh, se você não tem eh chance de pegar essa geração ou quem sabe a geração seguinte, né, que daí já é um carro também bem melhor também em relação a esse >> e bem mais caro. >> V, vá de Corolla. Vá de Corolla, sem sombra de dúvidas, porque aí entra aquilo que eu falei do teu fusion. É uma mecânica que, tudo bem, quando der problema
pode ser que seja caro. Aham. Mas não costuma dar, cara. É uma Mecânica muito bem resolvida. Envelheceu muito bem isso desde o Corolla 90 e pouco que tu ainda vê rodando. Ah, tu vê na rua. >> É verdade, vê mesmo. >> Tu vê na rua esses carros, cara. >> Então, a máxima de que e esse o carro, o Honda vai pelo mesmo caminho. >> Honda vai pelo mesmo caminho. >> Então, é porque eu sempre ouvi que, pô, carro japonês, ih, carro japonês, cara, tá, não dá problema no troço. Difícil tu Ver o encostado aí com
sufoco. E é verdade, assim, é difícil mesmo ver um ver um civicão, ver um ver um Corolla assim parado porque quebrou. Uhum. >> Né? Então é verdade que a que a mecânica japonesa, pelo menos nessas duas montadoras aí, >> sem sombra de dúvidas, não só a parte mecânica, eu trabalhei durante dois anos dentro de montadora, vou te dar um exemplo bem básico. Quando tu projeta uma maçaneta de um carro, uma maçaneta, Cara, tu precisa fazer aquela peça ser validada para que aí ela consiga ir pra linha de produção. Esses números são números da época que
eu trabalhei e tal, mas só para te ideia, uma maçaneta de uma determinada montadora nacional, vamos botar assim, ela tinha que sobreviver 150.000 ciclos. >> Talvez ela até sobrevivesse mais, mas o teste parava em 150.000. >> Aham. >> Então era um robozinho que ficava lá Simulando 150.000 vezes que você puxava aquela maçaneta. Para você fornecer uma maçaneta para uma Toyota ou uma Honda, tem que suportar de 300 a 400.000, 1000, dependendo da peça. Então isso vale para diversas peças do motor. Assim, quem fornece peça para essas montadoras ali, quem trabalha em fábricas que fornecem peça
para essas montadoras, vão, provavelmente estão falando no chat que isso aí até hoje deve ser verdade. Então, por isso que você vê que são Carros ali que tendem a ter uma durabilidade maior. Novamente, não é que a da montadora nacional só vai aguentar o 150. Talvez ela até aguente a mesma quantidade que aguentaria uma Toyota Honda, mas a Toyota Honda ela é obrigada aquele teste a seguir por muito mais tempo do que as outras montadoras. >> Tá explicado isso daí, como tu falou, se reflete em outras peças, provavelmente também, né? >> Claro, claro, claro. >>
Aham. Maneiro. Porque assim, eu eu não sabia porque eles eram tão resistentes assim, né? Eh, é justamente porque assim, o mínimo esperado daquele carro ali é muito alto, né? Do do ponto de vista de uso. >> Sim, sim. Sem dúvida, sem dúvida. >> Maneiro, maneiro. Então vamos lá. >> Ah, mas tem pergunta para caramba. >> Tem, meu irmão. E ainda tem. >> Que da hora. Vamos lá. Vamos lá. Vamos lá. >> Guilherme Rosa mandou R$ 20. E aí, pessoal, tudo bem? Espero que sim. Acho que seria interessante para aproximar mais o público no mundo dos
carros, explicar sobre o funcionamento do motor quatro tempos de forma didática. Valeu, abraço. >> Boa. Vamos lá. A gente até já quase fez isso aqui, né? Eh, um motor de quatro tempos, um motor a pistão de quatro tempos, ele justamente Funciona de uma maneira muito básica. O êmo, a seringa tá aqui. Ele vai abrir a passagem da admissão pelo filtro de ar ali, pela borboleta, TBI e tal, e ele vai admitir. Esse é um dos tempos. O pistão tá aqui embaixo. Depois ele vai comprimir isso aqui. Normalmente nos motores convencionais ele admite ar e combustível
misturado lá em cima, >> tá? Daí ele vai fazer outro tempo que é o segundo nesse nessa ordem que eu tô Explicando que é a compressão. Ele vai apertar tudo. Essa parte da compressão ela é importante porque tu já brincou com pólvora bomba e tal, essas coisas? >> Já sou carioca, né, meu irmão? Quando tu queria brincar e fazer tipo uma bomba cordão, >> hã, >> forte, tu tinha que pegar a pólvora e apertar um montão ela ali. Quanto mais tu apertava, às vezes tu podia botar um Montão de pólvora, mas tu não apertava bem
ali, >> maior bombinha michuruca, né? >> Mas se tu apertasse legal, a parada, uma pouquinho de pólvora já jogava as latas longe. >> É >> massa. Quando a gente fala da explosão e da potência que um motor de pistão gera, é a mesma coisa. Quanto mais tu aperta ele aqui, ou seja, quanto mais taxa de compressão você tiver nesse motor, que é Justamente o quanto você comprime, mais potência você vai gerar com aquela explosão. Ela vai ser mais forte, com a mesma quantidade de combustível. Então, normalmente são carros mais econômicos. >> Entendi. >> Manja como
tá interligada essa parada. >> E por que que chama de quatro tempos, então? >> Porque ainda faltam dois, >> tá? Então vai. Então tem a compressão, >> aí você tem a faísca e aí ele tem a Explosão, que é onde ele desce aquele pistão ali, F explodindo, tipo um raduken >> ali na cabeça do pistão. E aí é onde ele aqui embaixo ele tá conectado através da biela no virabrequim, que é o que gira o câmbio e que depois vai girar as rodas. E aí depois, esse é o terceiro tempo, que é a explosão. E
aí depois ele abre uma passagem aqui que é para sair pelo escapamento, onde ele sopra tudo aquilo que queimou para dentro do escapamento. E aí novamente, a hora que ele chegar aqui, ó, >> aí ele puxa e aí ele recomeça os quatro tempos. E os dois dois tempos é como para no meio mesmo. >> Não, na real ali é muito legal porque o motor dois tempos ele >> aí estamos falando de motoquinha de motor de barquinho, não é? >> Mais ou menos. Lembra quando a gente foi lá na Tony Mac, tu viu um DKV >>
que ele tinha um motor, ele era um carro Com motor dois >> temposade. >> O motor rotativo ele é muito semelhante ao motor dois tempos. Então, só explicando aqui, um motor dois tempos, ele basicamente faz duas coisas em uma única descida ou uma uma única subida do do >> do pistão. >> Quando um pistão do motor dois tempos sobe, >> a parte de baixo do pistão, ele não tem Um anelzinho vedando ali. >> Então, a parte de baixo ele >> puxa, só que ao mesmo tempo que ele puxa por baixo, a parte de cima do
pistão tá comprimindo. Então ele faz compressão e admissão na mesma fase. >> Entendi. >> Quando ele explode, puf, ele explode e já sai o gás. E ele também tá fazendo a passagem do gás que foi admitido aqui embaixo, ele vai jogar para cima. >> Entendi. >> Então ele só tem dois tempos, mas ele faz a mesma coisa. >> Ele faz tudo, só que entendi na metade do dos movimentos. Exatamente. Por isso que um motor dois tempos ele é muito mais forte. Tipo assim, vamos pegar uma RD 135, ela é muito mais forte que uma CG
150. >> É por isso >> porque no mesmo tempo ele faz duas explosões Frente que a Honda, a CG no caso que é quatro tempos, vai ter que fazer mais dois ciclos com uma explosão só. >> Isso daí muda alguma coisa no consumo? Muda. >> Ah, boa pergunta. Porque apesar da RD135 ser mais forte, cai na mesma coisa do do Mazda. Supondo, a gente tinha nas motos, não sei se tu é tão ligado em moto assim, mas muito, >> na década de 90 a gente tinha a RD350, Que era a Viúva Negra, >> e tinha
S galo, >> que era os dois motão da galera, que era Sete Galo, velho. CB 750, CBX, se eu não tô enganado. >> E aí, >> Sete Galos? As duas tinham mais ou menos a mesma potência, só que uma tinha 350 cilindradas, ou seja, 350 ml de ar, >> e a outra queimava 750 ml de ar, o dobro. >> Aham. >> Gerando praticamente a mesma potência. Só que a RD bebia muito mais do que a sete galo para gerar quase a mesma potência. >> Jou? Então ele não é eficiente. Se ele não é eficiente, se
ele bebe mais, se ele consome mais combustível, ele também polui mais. Se ele polui mais, >> a gente para de fabricar. >> A gente para de fabricar porque ele não passa em normas de emissão de poluentes. >> Entendido? Bom, então vamos pra próxima. >> Nossa, nerdolagem alta, né? >> Eu gosto dessas nerdolagens aí. Tô aprendendo para [ __ ] Ó, >> Kick BR mandou R$ 20. ACF explica pra galera que PJ melhorou para [ __ ] e não é mais bucha. >> É verdade isso, cara? Para mim sempre teve sempre teve essa peste aí de,
pô, tu vai pegar Peugeot, tu vai pegar Citroë, tu vai casar com mecânico. >> Cara, o pior é que eu eu morei uma época e trabalhei na divisão de caminhões e Ônibus ali e em da Volks, que fica em Rezende, Porto Real e tal. Então, eu ia bastante para lá e quando precisava ir pro Rio, você vê muito Peugeot lá no Rio de Janeiro, cara. muito aqui em São Paulo, nem tanto, >> mas sem querer eu acabei até falando, dei dando um spoiler porque eu falei inclusive que o pessoal da Peugeot Citroen melhorou muito o
motor THP, que inclusive tá em linha de produção até hoje, né, equipando o carro 0 km e o Carro efetivamente melhorou muito. Hoje eles fizeram uma fusão ali da Estelantes, né? Então, ã, você tem ali, aliás, Estelantes é Fiat Chip. H, confirma para mim se dentro da Estelantes os caras tão tão tão Peugeot também. Eu acho que tão porque eles estão o motor 200 eu acho que equipa eles também. Vê lá se a Peugeot faz parte do do do grupo Estelantes. >> Estelantes >> faz parte. >> É, né? >> Massa. Então, hoje eles estão substituindo
pelo pelos mesmos motores que a gente inclusive já falou aqui, que era o T200 e o T270 do 1.3 do Fastback. Ele também equipa os carros da linha ã Peugeot, né? Então são carros que melhoraram muito, são sempre foram extremamente confortáveis. Pro primeiro dono são maravilhosos, agora eles estão ficando melhores também pro segundo, pro terceiro, pro quarto, Que aí era onde realmente descambava a vida de um Peugeot. as eles foram, verdade seja dita, eles foram pioneiros, por exemplo, numa tecnologia eh aonde você tinha um fio só, passava e ligava, por exemplo, todas as luzes da
traseira do seu carro, o único fio, certo, pô, Ricardinho, mas qual é a vantagem dessa parada? Bom, eu que sou leigo, eu chutaria aqui uma vantagem. Vamos lá. Se tem menos fio, tem tem uma instalação Mais simples, tem menos chance de dar problema também, mas também quando se der problema, dá problema em tudo de uma vez só. >> Vamos lá. Por incrível que pareça, uma das partes mais caras de se produzir de um carro é o chicote elétrico. >> Ah, é? >> É porque é cobre e tem que ser um fio muito bom, porque ele
tem que suportar >> Sim. calor, frio, chuva, seco, tudo >> por um longo período, assim, >> por muito período. Então, o chicote elétrico de um carro é uma das partes mais caras de se fabricar. Quando você tem, por exemplo, três lâmpadas na lanterna, vão botar freio, réa, tá? São as três. >> Tu tinha que pegar um fio que ia até a lâmpada e um fio que voltava da lâmpada, outro fio que ia pra outra lâmpada e assim sucessivamente. E tem um monte de lâmpadas na tampa Traseira de um carro. Tem a tampa da placa, tem
a dos dois lados, os dois piscas, os dois e fora que eventualmente você pode ter mais de uma luz de freio, né? Você tem a de posição e a e a que efetivamente pisa. >> Então, para vocês terem ideia que a gente tá falando fácil ali de 15 coisas elétricas, lâmpadas que tinham que acender e ele tinha que ir e voltar, ir e voltar. A bateria, sei lá, fica na casa do caixa prego, os fusível ficam lá Na casa, né? ficar longe. Então ele economizou um monte de dinheiro na fabricação porque um único fio conseguia
informar e aí ele não era mais um fio de liga, tipo assim, não é que passava energia, ele passava uma mensagem, tipo assim, quero que a lâmpada do freio acenda. E aí ele ia lá e a lâmpada do freio era meio inteligentona, entendia aquilo ali e ela ligava. Eu tô simplificando bastante o que é >> eh um >> Mas isso dava mais problema ou menos? Olha, a gente vai ver que muitas coisas a ideia a ideia era top, mas a execução ficou meio merda. >> Entendi. Entendi. >> Quando eles inventaram isso, dava muita dor de
cabeça. Por isso que você vê bastante pau elétrico nesses pejots mais antigos ali, os 206, até uns 207 ali. Tinha bastante problema elétrico nesses módulos, nessas BSMs que controlava tudo isso aí, né? Mas hoje já se melhorou Muito, já se evoluiu quando era isso, era, isso foi muita novidade, eles foram pioneiros nisso aí, né? >> Eu achava o 206 mar, achava ele bonitão, cara, na época >> Quick Silver. >> É, eu tô falando de um molecão. Eu via, eu lembro de um comercial >> que tinha um, ficava um cara que assim olhando, passando um Peugeot
bonito, um 206, ele apaixonado pelo Peugeot, não sei o quê. Aí ele teve uma ideia, ele Pegou um outro carro que ele tinha que e aí coloca um elefante. O >> elefante. [ __ ] essa propaganda é muito massa, cara. do elefante que sentava em cima, amassava o carro inteiro, daí ele ficava todo amassado e ficava igual um 206. Cara, 206 era o carro do hype na nossa na, né, naquela geração ali, [ __ ] lembro até hoje estronda, >> equipe XXT >> e tinha música, tinha música do Peugeozinho aspirado, >> rebaixado. >> Clássico. Isso
daí é das antigas para valer, né, cara? >> É, pô. É >> bonde da estronda. >> Bom, então hoje em dia, se tu for dos mais novos aí, tu tá bem mais tranquilo nesse sentido. >> Sem dúvida. Até porque hoje as montadoras juntaram e pegaram as melhores tecnologias que eles tinham ali, né? Então >> significa que Citroën vai pelo mesmo caminho, vai pegar um Citroën e também tá mais tranquilo. >> É, hoje é praticamente tu dizer que, cara, Citroë é legal, mas o Jeep você pode pegar. Eles são basicamente hoje a mesma engenharia que é
a Estelantes. >> Uhum. >> Né? Então, cara, eh, hoje eles juntaram e aí, né, notoriamente você consegue ali, eh, otimizar melhor, porque o que Você resolve e melhora para um carro acaba melhorando em todos os outros, consequentemente, porque eles compartilham as as os desenvolvimentos de engenharia, né? >> No fim, isso para mim parece apenas bom, né? Qual qual seria um problema de uma dessa estratégia de tudo ser o mesmo carro? que quando a ideia dá ruim, dá ruim para todo mundo. Tipo o motor que eu te falei que fodeu a G, fodeu a F, mas
todo mundo lá naquela Folga do a folga dos anel desgracenta lá. >> Entendi, entendi. Então tá, então vamos pra próxima. Passarelli mandou R$ 25. Boa noite, patrão. Tenho uma Triton 2012, tá com remep e stage 2. Ela é quatro marchas e na BR não consigo andar a mais de 160 por conta do giro ficar muito alto. Como fazer ela da mais velocidade final? Abrz. >> Abz. [ __ ] o cara mandou um abrez. >> Já tá meio errado, né? Por eu, né? Começou meio errado que 160, né? tá meio equivocado aí, né? Dependendo. >> É,
você errou, cara. >> Ele tá falando da da autoban. >> Ah, na autobandí sim. Ele ele não falou onde ele morava, [ __ ] >> [ __ ] mas dessa ele tá lá na Alemanha, a gente aqui, né, azulinando o cara. >> Mas vamos lá. Eh, os motores diesel eles ã são turbo e eles sofrem bastante com a questão do aquecimento. Original não, mas quando tu começa a reprogramar e gerar mais e gerar mais potência você gera mais calor, tá? No motor diesel isso é num ciclo alto você até consegue. >> Cara, tu tá, tu
tá com a garganta seca diretão, que é o Ah, tu tem a tô aqui, tô aqui, tô aqui. >> Eu esqueço, velho. >> Tá, tá. Vai lá. É. E aí no motor a Diesel, quanto mais potência tu gera, mais calor você acaba produzindo. No caso de um de um motorciclo tipo gasolina, álcool e tal, a gente consegue contornar isso aí, mas não diz eu não dá. Então você tem que lidar com esse calor da melhor maneira possível. Uma maneira é quando a gente faz um remap, por exemplo, de um carro desses, é em altas velocidades,
você reduz um pouco a potência, porque daí ele vai aguentar manter aquela potência, porque daí no Caso dele ele entra emergência, manjô? >> Por supera aquecimento, para justamente não virar uma massaroca de metal retorcida. Então tá certo também. O cara que fez a calibração, o que daria para você fazer nesse caso era trabalhar em maneiras de melhorar o arrefecimento do seu carro, um intercooler melhor, um radiador melhor, melhorar a troca térmica ã do fluído do radiador. >> Tudo isso dá para fazer eh >> sem ter grandes custos assim, >> tá? >> Daria também, por exemplo,
para você alongar a transmissão do carro. Isso é possível de se fazer, só que aí envolve, tipo, tu abrir o câmbio, trocar as engrenagens lá dentro e aí eu já realmente acho que não vale muito a pena. Você tu tá falando colocar uma quinta marcha, >> na verdade tu transformaria a quarta em quinta, >> porque tu não tem como acrescentar mais uma, porque normalmente o câmbio só cabe realmente aqueles quatro pares de engrenagem, no caso do carro dele. Não vai caber tipo um quinto par ali. Daria talvez para trocar o câmbio por um de cinco
marchas de oito. Tipo assim, dá para fazer ali isso de de em alguns carros ali. Mas nesse caso, >> eu nunca vi um carro de oito marches. Nossa, hoje 10 é a é o é o é o que sai hoje de de linha. Mustang. Mustang e o Camaro. Os dois tem 10 marcha já faz um tempo. É, >> cara. Nunca nunca vi. Ah, tá. Os automáticos tu nem vê ali na manete. >> É, exato, exato, exato. Ele vai trocando lá. O mais legal é que há alguns anos atrás eles começaram a fazer o de ã
sete marchas. O Corvette teve manual, >> tá? >> Então, tu tinha 1 2 3 4 5 6. E aí meio que dependendo da velocidade que tu tava, a quinta virava sete. Ele entendia Que tu tava da de sexta querendo botar sétima, ele virava sete. >> Entendi. Maneiro. Nunca vi. Maneiro. >> É, mas enfim. >> Voltando lá, então, daria para trocar a relação de marcha, mas eu acho que já não vale mais a pena, porque o custo e tal, dificuldade, problemática envolvida, às vezes é tipo assim, ah, de repente é outro carro, né? Eu sei que
você deve gostar para caramba lá da sua triton, mas eh eu faria essas Modificações simples ali de um intercooler melhor, um radiador melhor e >> e aí tem que voltar no e fazer um remap de novo. >> Provavelmente o próprio remap quando ele fizer isso, vai baixar a temperatura e ele vai manter a potência por mais tempo. >> Entendi. >> Porque ele não vai chegar a super aquecer. >> Entendi. Isso só na Autoban. Lembrando Aí, viu? O Brasil não é para tu andar nessa mora lá em ST. >> É. É. Vamos lá. >> Júnior Linguiça
mandou R$ 20. Ricardinho BRZ é considerado um super carro. VW abraço. >> Tá, valeu. Abraço. >> Não, o BRZ não é um super carro. >> Eu não sei o que é um BRZ. Deixa eu ver um BRZ aí. >> Um BRZ ele é feito pela Subaro, inclusive foi uma junção de marcas também porque ele tem tanto o Toyota GT86, que hoje é só Toyota GT. É. É, e esse aí é o da Subaro, que é o BRZ, bonito. >> Não é um super esportivo, mas ele é um esportivo, tá? Eh, >> o que é um
super carro? Então, >> um super carro, ele é um carro com desempenho realmente superlativo, >> que vem de fábrica, sim. >> E vem de fábrica, sim. Então você vê que a engenharia por trás daquele projeto tirou o máximo de desempenho que ele poderia, inclusive abrindo mão de conforto, por exemplo. >> Uhum. >> Manjou? Então tu pega, por exemplo, hoje uma Ferrari ã puro sangue, que é um SUV, ele não é um super esportivo, porque ele foi transformado num SUV. É uma carroceria que, apesar de ter um Desempenho muito bom, ele ainda assim não anda tanto.
Ele ele a suspensão ela é confortável, ela tem um bom curso de suspensão, boa altura do solo, que apesar de ser muito bom pras ruas lunares que a gente tem aqui, >> Aham. é pior, por exemplo, para você fazer curva, porque você aumentou o centro de gravidade. Mas quando você faz um super esportivo, é um carro que tirou, foi até o osso do que era possível você Conseguir fazer e entregar naquilo ali, abrindo mão de conforto, abrindo mão, normalmente ele é barulhentão, original de fábrica e tal, embora que tem evoluído, as tecnologias têm evoluído, mas
é isso. No caso do BRZ, ele é um esportivo, porque ele é um carro feito pr você ter, ã, prazer ao dirigir. Ele faz muito bem todas aquelas funções que um carro tem que fazer, mas ele é voltado para quem Realmente quer ter um pouco mais de prazer ao guiar. Por exemplo, em vez deles ser um tração dianteira, que é a solução mais barata para se fabricar, eles fizeram tração traseira, porque quem gosta de guiar é mais desafiador, te desafia mais. Não satisfeito em simplesmente ser um tração traseira, o diferencial dele, ele é um diferencial
de deslizamento limitado, é um LSD que é a sigla lá. Então ele gira as duas rodas ao mesmo tempo. Tipo assim, é um carro Que faz drift de fábrica, tu não precisa mudar nada. >> [ __ ] legal. >> Então, se ele fosse só em uma roda, ele andaria com a tração traseira. Talvez até você conseguiria dar uma jogada de lado, mas ele só derraparia uma roda. Então assim, entende que a engenharia pegou e falou assim: "Não, vai ser mais caro a gente botar, mas vamos botar porque a pegada do carro é pro cara ter
prazer ao guiar, se divertir com o Carro". Então esse é um exemplo não só do BRZ, como aqui no Brasil a gente teve o Sandiro RS, o Civic SI. Vê que o meu Civic SI mesmo original, ele é bem mais desconfortável do que o LXS ou do que o EXS que era o completão. Mas porque ele foi um carro feito com a pegada de ser um esportivo. Não é um super esportivo porque ele não é tão baixo quanto daria para ser, ele não é tão forte quanto daria para ser, mas ele atende uma grande gama
de públicos. Às vezes até o Cara que chegava na concessionári, ah, eu quero o top de linha, ele saía de si. >> Entendi. >> E não de EXS. Jou. >> Legal, legal, legal. É, eu sempre as paradas que eu que eu vou ver, vamos lá. Vou comprar um carro. Eh, se eu tiver condições de comprar um carro, eu vou sempre olhar o que aquele que me traz mais conforto. >> Uhum. Sabe, essa daí é para mim a parada Mais, tirando assim, talvez eu teja, eu tô mentindo um pouquinho porque a Mercedes não foi nessa vibe,
né? Hum. >> A Mercedes foi uma vibe muito mais, pô, queria ter um, eu queria ter esse carro aqui, queria que ele fosse preto e é e é isso. É, e é isso. Então, não tinha não entr não entrei muito numa de Ele não é exatamente tão confortável quanto não é nem de perto assim tão confortável quanto quanto o Fusion, por exemplo. Inclusive quant fusão 2010, assim, ele é Um carro que para dirigi-lo ali, ele por longos períodos ele não é tão tão gostoso assim, sabe? Mas [ __ ] é gostoso de dirigir porque é
legal, >> mas legal o lance, eu acho, o grande segredo é você conseguir combinar tudo isso num único carro. Como eu te falei, às vezes você tem um carro que é conversível, duas portas, mas para você ser espaçoso tinha que ser uma SL, que é um carro de 6 m da Mercedes, que é tipo Uma SLK bombada. >> Uhum. >> Né? >> E aí é mais caro, é mais tudo, não manobra tão bem, não cabe em qualquer vaga. Então, >> que que tu acha dos carros que a porta abre para cima? Cara, >> isso deu
uma merda com o Anderson esses tempo atrás. É porque ele fez um, ele fez um reals, viralizou lá, deu uma merda maneira de dizer, né? >> Que ele tava com o filho dele no encontro de carros lá nos Estados Unidos e aí, pô, molequinho pequenininho e tal, tudo mais, ele filhou e aí tinha um corvete que não abre a porta para cima, mas o cara botou a parada que subia a porta para cima, que é apelidou-se isso de Lambodor, >> tá? >> Porque a Lamborghini foi uma das primeiras que começou a fazer, né? desde a
Diablo e tal, que as portas abria em Tesouras para cima, né? Ã, eu acho da hora, mas eu concordo com a visão do Anderson. Primeiro, pro meu gosto, se o carro vier original daquele jeito, massa, eu acho da hora, até porque isso aí, inclusive, sabe o que que se inventou isso aí ou não? >> Não. Por quê? Essa aí é uma história muito legal, porque quando tu tava, imagina, nós estávamos ali em 1980, Na Europa, os carros eles tinham evoluído para uma roupagem pequena, menor. Lembra? A Lamborghini ela é italiana, então Fiat pequenininho e tal,
carros menores, consequentemente ruas menores, consequentemente vagas menores. Só que para você fazer um carro esportivo, quanto mais largo ele for, mais estabilidade ele tem. Só que tu fez um carro largo, o que que acontece quando tu quer botar ele numa vaga? Não cabe. É >> porque não tem largura para caber. Ele até cabe o carro, mas onde é que é que vai dar merda? >> Na porta. >> A hora que tu abrir a porta para sair. >> Logo, a solução lá da Lamborghini foi fazer a porta abrir para cima, porque daí ela não ocupa espaço
na lateral. Tu consegue abrir para cima, sair do carro e aí tu fecha a porta e tá tudo resolvido. >> Mas não é o caso quando tu quer inventar Muita coisa, né? tu faz, tem gente que acha isso. Eu não sei o que que eu acho, cara, porque eu eu de a única vez que eu andei num carro que a porta abria para cima foi naquele carrinho japonês lá do Guida, >> no Alé. >> É, foi a única vez que eu que o carro abre para cima assim, não sei quê. Eh, e é um carro
todo pequenininho mesmo, né? >> Aham. >> Eh, mas eu o cara que transforma o carro Para ele ter uma porta que abre para cima, ele gosta muito da porta que abre para cima. É, talvez porque a Lamborghini tem, então ele fala: "O meu é tipo uma Lamborghini". Mas eh, novamente, o carro é seu, o gosto é seu e a minha opinião, pouco tem que importar para você. Se tu tá feliz ali, manda ver. Mas você até vai conseguir conviver legal com essa porta, mas como não foi Feita, o carro não foi feito para isso, a
porta mesmo fisicamente não foi feita para isso, você vai começar a colocar muito esforço aonde ele não foi projetado para ter. Então, com o tempo, o desgaste das travas de porta e tudo mais ali acabam vai ser acentuado e aí com o tempo provavelmente tu vai ver que ele vai começar a dar muita folga no mecanismo da porta. Entendi. >> E aí bate, tu vai andar em rua de paralel pipe da porta inteira fazer, Sabe? Então, tipo, não costuma envelhecer bem, mas meu irmão, se tu curte carro e se essa é a tua pira, mete
a ficha e dane a opinião dos outros, velho. >> Uma outra coisa, eh, dá para colocar, dá, dá, mas é recomendável. Vamos, eu tenho um carro e eu quero colocar um teto solar nele. >> Uhum. Mas o meu carro ele não tem teto solar obviamente, mas eu queria muito que ele tivesse. >> Existem serviços que colocam tetos solares, né? >> É seguro? É, é funciona direito. Que qual que é a tua experiência com isso? >> Massa. Durante muitos anos isso foi o teto solar ele não era feito na fábrica, ele era vendido como acessório nas
concessionárias. Isso aí década de 90, começo dos anos 2000, aí tinha uma empresa inclusive que era referência. É, ainda porque eu acho que ela ainda existe. Chama Webasto. >> Ah, existe, existe. >> E aí, cara, tinha um monte de teto solar que eles faziam para tudo que era tipo de carro. Era, era meio universal o teto solar deles. E aí essa, o lance é, normalmente o teto do carro ele tem duas funções. Uma isolar para que não entre água dentro do carro. >> Uhum. E em alguns modelos, a grande maioria tem algumas barras estruturais, porque
imagina, ah, tu tem as portas Aqui, tu tem as colunas ali em cima das portas, as duas aqui do lado, e aí tu precisa fazer uma travessa aqui para que ele não tenda a fazer esse movimento de fechar. >> Aham. Se você precisa interferir na estrutura do teto para colocar um teto solar, não faça, porque aí é uma baita de uma cagada assim. Inclusive, pra fábrica, já viu uns carros que tem o teto inteirão assim >> já. Para tu pegar e colocar todo aquele teto de vidro, tu precisa reforçar toda a parte de baixo da
estrutura do carro com barras que ficam dentro da porta no açoalho. Inclusive tu coloca mais peso no carro não por causa do teto, mas pelos todos esses reforços estruturais que você precisa utilizar. Então, a grande maioria dos carros na parte da frente onde vai o motorista e o passageiro ali do banco do dianteiro, é só a parte da folha do teto. Não tem Reforço estrutural, então você consegue colocar, tá? Coloque num bom profissional qualificado, porque daí senão tu pode gerar ali uma infiltração de água para dentro do carro, né? E aí não vai ser legal.
O que era um sonho, que era ter um teto solar num carro, pode se converter num pesadelo. Então, >> olho vivo lá em quem vai fazer. Eh, se o carro teve de repente um teto solar dele original, é mais fácil, porque tu pode ir num desmanche e aí tu corta Mesmo com a serra, serra o teto inteiro e aí vai lá e solda. Aham. >> No na lataria faz todo o serviço de funelaria e ali você com certeza tem o mecanismo original com o sistema de drenagem da água original com as borrachinhas originais. E aí
é mais garantido isso se realmente a tua pira é botar um teto solar no carro. Então, bom, se você tá falando aí do de como funciona, de como é estruturado o teto pro carro eh ser um carro seguro e tudo Mais, >> eh não dá para você pegar um Fusquinha, por exemplo, e deixar ele conversível, que se tu fizer isso tu vai fazer merda. >> É, isso aí tinha um apelido bem carinhoso pros fusquinhas. >> É, >> é, era o Cornovagen, que era para caber o chifre de quem ia dentro. Então, é verdade. >> Corn
o quê? >> Cornagen. >> Gostei. Gostei. >> É verdade, pô. Quem que a galera do chat tá aí, ó? Os caras estão rindo também. Certeza. Porque, cara, na época o pessoal ia lá, pegava o fusquinha, cortava e mete marcha. Só que aí tem uma grande vantagem estruturalmente, assim, se capotar aquela [ __ ] não vai ser o para-brisa que vai conseguir segurar teu reg, né? Então, aí você vai literalmente ralar seu chifre no asfalto. Mas eh >> é bom que dá uma polida, [ __ ] >> Dá uma dá uma parada. Dá uma parada. parada
ali fica menos. É, mas não capota, porque daí numa dessa acaba o chifre, chega na cabeça, vai dar ali uma dor de cabeça para você, literalmente. Mas >> eh o Fusquinha tinha essa tinha essa alteração e ele não causa um grande prejuízo, tipo porta, folgas e tudo mais, porque o Fusca estruturalmente ele é um skate. tu consegue arrancar a cabine do Fusca Fora. >> Então, a a a rigidez, que não é muita, digas de passagem de um Fusca, ela é o chassi, então tu consegue descabinar e fica só aquele skatinho. Por isso que a plataforma
do Fusca foi muito utilizada para uma infinidade de carros. Puma, Gurgel, todas elas em alguma magnitude ali utilizavam parte do chassi do um Fusca para fazer aqueles outros carros. Bug. Você vai pra praia, tu anda de bug. O bug nada mais é do que O cara que arrancou aquela bolha, aquela casca do Fusca. ficou só aquele skate. E aí o cara fez um uma casca de fibra no formato de um bug que a galera vai lá em no Rio Grande do Norte e fica andando no meio das dunas com aquilo ali. >> Então no caso
do Fuxca, não arrancar o teto dele é só não tem problema, né? >> Não vai interferir nada porque a suspensão do carro não tá presa na carroceria, tá presa no chassi, >> né? Entendi. >> E aí, enfim, >> o Fusc, então, um caso específico. Tu quer, >> é um caso bem específico, >> quer andar de cornagen? Então, aí o Fusca tá suave. >> Não, brincadeira, brincadeira. Novamente igual a Lambodor. Você curte isso, irmão. Desculpa se você se ofendeu pela minha brincadeira, mas vai lá e faz, Velho. É uma brincadeira e meu, é maior tiração. A
galera vai querer tirar foto com carro porque, pô, é maior legal. A gente vê um na rua assim. É, eu acho muito massa assim de de de ver carros diferentes na rua, porque é sinal de que o cara gosta de carro. Se o cara gosta de carro, ele é dos nossos, velho. >> Mas a zoeira, >> mas a zoeira ela never ends, né? Ai, ô, ô, Jean, eh, acho que dá para tu abrir aí os caras mandar mais um cinquinho aí. Que que tu acha? Tá, mas ainda tem, mas ainda tem aqui. Vamos lá. Ah,
aqui, ó. >> Anônimo mandou R$ 25. Ricardinho, me conceda um conselho. Meu tio tem um Ford Landal 80 que era do meu avô. Está batido e com podres por estar guardado no antigo paiol. Seria sensato compra e fazer uma reforma a custo? >> Boa. >> O Ford Landal 80. [ __ ] meu irmão. Mais velho que eu. 5 anos mais velho. >> É um problemão. É um quase 8 m de comprimento para ser mais preciso. É grande aquele carro. Eh, lembra que eu falei lá aquela dica pro nosso querido que tava querendo comprar o escorte
ou cadete? >> Tem que ver o chassi. >> O chassi, a estrutura desse carro é o que é irreparável. E não é que é irreparável, mas cara, tu vai ter que realmente pegar partes estruturais e artesanalmente Tu vai ter que fazer aquilo ali de novo em metal. Primeiro, tem pouquíssimos profissionais que fazem isso no Brasil, como tem poucos, eles cobram caro pela hora. E como o carro tem 8 m, vai hora pá >> caceta. Então >> tá dizendo aqui, ele já tá dizendo aqui de cara que o carro tá guardado e com os podres, >>
mas ele pode estar com podre na lata. Podre na lata externa, >> po >> massa. Até porque tu pode comprar uma um outro paralama, um outro capô, uma outra porta, um outro porta-mala, mas tu não tem como comprar um outro chassi, porque daí na real tu nem pode fazer essa parada, porque daí vai ser outro carro. É >> porque daí cada chassi tem o seu número e aquela placa daquele chassi, pelo menos aqui no Brasil é assim que funciona. Então não vale a pena. E aí Até assim, não é que não vale a pena, às
vezes quando dá um porradão muito grande, já viu que os cara no desmanche corta o carro na metade para vender só a parte que ficou boa ainda? E aí tem uns caras que emenda essa [ __ ] >> Nossa senhora, cara. >> Exato. Emenda. Emenda. >> Mas aí o que que tu vai fazer com esse carro? Tu vai só desfilar com ele porque pode dar merda para valer. >> Tem a forma certa fazer essa emenda, por Incrível que pareça, tem a forma certa, que inclusive não é simplesmente você botar um no outro e fazer um
cordão de solda, tu tem que fazer um monte de amarrações no carro. Tipo, isso vai fazer, inclusive, que o carro fique mais pesado e tal, é do que ele era originalmente falando. Se for da forma correta para você fazer esse tipo de reparo, mas normalmente não vale a pena. Vale a pena você vender esse carro para quem de repente só quer andar na Maciota, dar uma desfilada ou você só dá uma desfilada no carro e curtir o resto da vida desse carro. Eh, e pegar um outro, né? Mas novamente, o Landal podres, sim. Principalmente ali
junção ali do vidro traseiro, porta-mala e tudo mais, porque entrava muita água ali, acumulava muita água naquela posição. Mas o chassi deles é bom. O chassi deles normalmente é é bem resistente, então dá para você conseguir ali reparar. Provavelmente esse Landal deve ter Salvação. Eh, leve no seu funileiro ali de de de confiança >> andando. >> É, é exato. Provavelmente tem. E é uma mecânica relativamente tranquila ali, né? É um 302 ali, >> né? Da Ford ali. É um motor que foi bem fabricado aqui no Brasil. >> Como é que era o Del Rei? Del
Rei 85. Del Rei, ele 85, ele era o quadradão. A mecânica dele, eu acho que era o CHT, Que é o mesmo motor da Ford lá, eh, que equipou os primeiros scortes, né? Essa época 85 não chegou a mudar para AP. É um carro, eu particularmente não deve ter quem gosta de colecionar Del Rei, mas nunca caiu no mesmo gosto, por exemplo, do Scort, que tem um monte de amante de Scort Del Rei e tem uma galera que deve curtir Del Rei porque, pô, >> meu pai teve, meu pai teve dois Del Rei, ele teve
um 85. >> Aham. >> Eh, aí o era prata e aí o carro era prata, duas portas, não tinha ar condicionado, não tinha toca-fita, que na época o brabo era ter um toca-fita. Era. >> É. E aí, aí foi ficando muito ruim o carro, não sei que ele vendeu e comprou um 88. Isso eu tô falando de 2000 e pouco. Ele comprou o >> Ah, já eram carros bem usados. >> Velhaço, velhaço. Eh, aí esse 88 dele já era quatro portas, tinha tinha ar e Tinha o tocafita também. >> Era um del Reisão guia. Esse
esse era azul marinho inclusive. Nossa, cara, ele andou muito nesse carro mesmo, muito, muito. Aí eu só vi meu pai com dois carros a vida inteira, Del Rei e depois o outro Del Rei. Só isso. >> É, na época era um bom carro, né? Vale lembrar ali. Hoje ele fala: "Pô, mas hoje a gente não tem, cara, na época a gente não tinha importação de carros permitida pro Brasil. Não é que não era Permitido, mas era proibitivo você ter um carro importado. >> Então, as opções que a gente tinha eram os carros vendidos aqui no
Brasil, o que de certa forma ajudou por um lado, mas atrapalhou pelo outro. Porque se hoje nós temos, por exemplo, os carros da década de 90 estão muito defasados se a gente pegar o carro da década de 90 brasileiro frente os carros da década de 90 que vendiam nos Estados Unidos. Entendi. >> Vou te dar um exemplo besta. Tu pega um Taurus da Ford da década de 90, já tinha aqueles botõezinhos para tu abrir a porta n já. Pô, >> sério, [ __ ] Tá bom. >> Um eclipse da Mitsubishi da década de 90, ele
tinha um cinto que era automático. Tu sentava no banco, fechava a porta, o cinto vinha aqui, >> oxe. >> E ele botava o cinto em você. >> Nunca vi. Maneiro. >> Exato. Porque pro Brasil a gente nunca teve piloto automático. Isso veio vi há pouquíssimo tempo, mas minha eclipse 91 tem piloto automático. Então o fato do nosso mercado ter se fechado durante muitos anos fez com que a gente perdesse o parâmetro do que que era um um outro veículo mais moderno. E aí se você não sabe o que que é um veículo bom, então Qualquer
veículo é bom. >> É. É. E aí quando o mercado abriu, daí efetivamente as montadoras nacionais ali falaram: "Cara, ferrou". E na época que abriu, ainda por cima, o dólar tava um para um. Aham. >> Que né? Aí lascou porque daí os caras vieram com preços muito competitivos e aí o carro brasileiro teve que realmente ser vendido porque era barato e não porque ele era bom. Hoje a gente já tem carros globais sendo vendidos aqui no Brasil. quando eu falo carros globais, porque são carros que a mesma montadora vende aqui no Brasil, vende nos Estados
Unidos, vende no México, vende na Europa. >> Talvez os elétricos sejam um bom exemplo disso, né? O chinês, >> o elétrico é um bom exemplo disso, né? A gente aqui no Brasil, ã, a Chevrolé agora, o Janzão tá andando de Bolt, que é um carro global, é o mesmo Bolt que é vendido lá nos Estados Unidos e tá sendo Vendido aqui. Mas durante muito tempo, por exemplo, o Cruze nos Estados Unidos da Chevrolet era um carro que já tinha motorização turbo e aqui no Brasil a gente tava andando com um motor recalchutado do Monza. >>
Entendi. >> Então assim, não fazia sentido. Então essa abertura >> Cruz é maneiro também, hein? É maneiro. Cruz eu acho maneiro. >> Eu acho legal. Eu acho legal. Eh, então Isso acabou atrapalhando nesse sentido, mas beneficiou porque a gente acabou tendo uma indústria nacional muito forte, tanto que até hoje segue sendo muito forte, exceto das grandes ali, exceto a Ford que não fabrica mais aqui no Brasil, que há alguns anos acabou deixando o Brasil para importar todos os carros que vem para cá. Todas as outras continuam produzindo aqui no Brasil até hoje, né, das grandes
ali, Fiat, Volks, Chevrolet, ã, >> é, e pode tá vindo aí também os chineses também, né? >> E aí os chineses agora chegaram nessa nova geração de carros, digamos assim, né? De novo. E aí, pô, o pessoal falar de carro elétrico normalmente sempre dá um bafafa, né? Porque o pessoal é muito flaflu assim, né? Cara, >> a galera que ama carro elétric, >> eu acho maneiro, assim, eu acho maneiro eh o o lance de você sair de do ponto A pro ponto B é talvez a coisa mais Importante para quem não é um gearhead, né?
Sair do ponto com qualidade, sair do ponto A para chegar no ponto B. E o carro elétrico dentro da, especialmente se você, foi aquilo que a gente conversou outro dia no no no flow, que é talvez o problema do carro elétrico seja a estrutura para você ter manter o carro elétrico carregado. Por exemplo, eh tem a gente estava falando sobre pessoas que moram em apartamentos, que em São Paulo é extremamente comum, a maioria das Pessoas moram em apartamentos, eh, e nas garagens desses apartamentos não tem como você carregar o seu carro. Uhum. >> Então isso
pode ser talvez o problema número um de ter um carro elétrico no no Brasil ou em São Paulo, não sei. Eh, mas em em lugares que tem uma estrutura melhor, ah, eu não sei exatamente a menos que você goste muito do lance do barulho, do de tudo que envolve um carro a combustão. Agora, se você quer um carro Que tem tecnologia, aqui em geral os carros elétricos têm uma tecnologia legal, é, e que serve para te levar de um lado pro outro, o carro elétrico parece ser uma excelente opção, não é? >> Sem sombra de
dúvidas, né? a gente vê ali a chegada desses carros elétricos, ã, os chineses, vamos botar assim, de maneira, ã, geral, acabou sendo muito interessante porque as fabricantes de carros chineses, normalmente não eram fabricantes de Carros, mas já eram fabricantes de baterias. >> Se você pegar as grandes hoje, já fabricavam motores, já fabricavam baterias para outras aplicações, mas elas nunca fabricavam carros. Então, a parte de desenvolvimento da parte elétrica, da bateria, do software, porque são empresas de tecnologia, então eles dominam muito bem aquela parte de fazer o software e com isso a gente tem muitas funções.
>> Uhum. funções de estacionamento, de piloto automático, de uma infinidade de coisas que os carros elétricos dessa última geração chegaram no Brasil e trouxeram com vantagens ou que fazem aquilo ali, mas de uma maneira muito melhor do que, por exemplo, até comentei que eu fiquei um final de semana com o teu fusion e eu achei o piloto automático adaptativo dele meio >> meio lelé. Ele demora um pouco para reconhecer que um carro entrou na tua Frente e a hora que o carro sai tem um outro, sei lá, 30 m adiante e ele vem loucão. Fala:
"Não, não, meu irmão, tá fechada a [ __ ] lá, meu irmão, tá acelerando, tá doido". >> É, acontece. Então, os carros elétricos, por serem feitos por empresas que já faziam software, tem uma programação muito superior, por exemplo, a veículos de combustão feitos por montadoras legacy, que eles chamam lá nos no montadoras de legado. Mas em Contrapartida também tem o outro lado da equação que é eles não sabiam ou não sabiam fazer carros. Então aí eles tiveram que se juntar com alguma montadora que sabia fazer carros. Então hoje a gente vê as grandes fabricantes de
carros elétricos chineses são parte de outras montadoras, né? Eh, eu não vou falar aqui, mas porque não não não tenho 100% de certeza, mas eu sei que a Volvo foi comprada por uma ã montadora de carros elétricos chineses. Então, a Volks tem uma fábrica de carros elétricos chineses que eles pegaram a tecnologia dos elétricos e ao mesmo tempo a fábrica chinesa pegou a tecnologia de carros da Volks. Ah, >> entendi. >> Então, começou a rolar isso e aí nesse caso os dois se beneficiaram, né? Porque o carro elétrico chinês hoje tem muita tecnologia que já
foi feita e desenvolvida dos carros ã das montadoras que já estavam há 100 anos fazendo Carro. E as montadoras que não sabiam fazer carro elétrico começaram a ter motores e baterias mais eficientes, porque os chineses viraram ali realmente referência na fabricação de baterias ao redor do mundo, né? Entendido. Pô, deixa eu mudar aqui para só pras não lidas, porque eu acabei de fazer uma merda aqui de atualizar. Tô com dinheiro, viu? Deixei um minuto aí. Chegou muita vez, >> [ __ ] Tá bom, mas vamos lá. É, >> vamos lá. Eu não tenho hora para
chegar em casa, velho. Hoje eu tô sossegado. >> Olha essa aqui. Então, vamos lá. Põe o fone. Opa, pera aí. >> Quase que eu esqueci do fone. >> Calma, calma, calma. Bora. >> Simon mandou R$ 20. Boa noite. Meu pai tem um carro parado na frente de casa. É um Vectra 96 GLS 2.0. Tô pensando em ajeitar ele e usar para ir ao trabalho. Acha que vale a pena? Comenta o que você Sabe sobre o carro. >> [ __ ] Vectrinha aí é >> massa, velho. Massa. Acho da hora, velho. É um carro que envelheceu
bem, né? Tipo assim, tu ainda vê na rua, não vou, né? Pega aquela, puxa pela nota mental. Tu ainda vê esses carros na rua. >> Tem, tem, tem. O motor é um motor família do, o mesmo do cadete, o mesmo do Vectro, o mesmo do Astra, o mesmo do Monza, o mesmo de um monte de carro era [ __ ] também. Eu lembro que o Astra era o Carro de Playboy na minha época. Era, era, era, era o GSI ainda que era aquele vermelho, o SS que era o vermelhão, >> vermelhaço. [ __ ] esse
era carro de play, um outro carro que era de Playboy também. E aí eu vou pular um pouco no tempo, vou para 2010, um pouquinho assim, era o estilo. Eu ia te dizer isso, o do Tetsar que a hora que travava aquela [ __ ] daquele skywind, boa merda, o cara na chuva, >> vai fecha pum, encavalou, meu irmão. O cara ia catar guarda-chuva, lona, sacola. Já rolou, >> mano. Ô, aquilo ali fo >> uma vez voltando do trabalho de carona com moleque que tinha um estilo, aconteceu por assim. >> Cavalou, mano. Do céu, velho.
A hora que tu tava aqui, tu escutava crack, [ __ ] mesmo, mão, o bagulho. >> O maluco queria tirar uma onda aqui, ó. [ __ ] até se lá >> tetão aberto, passava num buraco assim, Puf, já não fechava, meu. >> Mas é, era o carro de boy. Era o carro de boy. Era o carro de boy na época. >> Car boy. Mas e o Vectra? O cara quer saber do Vectra. O Vectra. Eu acho legal dar uma levantada no Vectra, cara, e você não vai gastar muito dinheiro. As peças de manutenção desse carro,
do motor ali, da mecânica, são bem acessíveis. Tem ainda as peças, você encontra facilmente no mercado de reposição. Eh, peça de acabamento, daí Complica um pouco mais, mas como foi feito um monte desses carros, então, mano, mete a ficha que você ainda encontra. Aí >> eu acho animal, Vectrinha, cara. Acho maneiro mesmo. Assim, é, da outra vez eu te falei aqui do pai do Bruno que trabalha aqui com a gente, que ele chegou com um Vectra prateado e eu ficava de bobeira, cara. Achava lindo aquele carro mesmo, assim, um que eu sempre gostei de barcona,
sempre gostei De um >> de um de uma banheirona, né? E depois teve uns Vectras mais novos também que tinha o Vectra R também que eu também achava maneirinho. >> Teve o Vectra GTX, Vectra GT na verdade. É. E aí tinha o GTX que era mais apetrichos e penduricalos lá. >> Já tu já deu uns rolé nesses aí? >> Já dei. Ele é ele é legal esse carro. Eu acho bem bonito. Foi a evolução do Estilo que era que era boy que moleque que andava de Vectra GT na faculdade. Fala: "Esse moleque é boy". >>
Que é um Vectra, meu irmão. O que que O que que tinha nessa assim mais [ __ ] do que esse daí na Chevrolé? Mais [ __ ] do que >> ôga. >> É, era o ômega e acabou. >> E acabou. Era [ __ ] mesmo. Eu lembro quando veio o Focus também que ele tinha aquela a luz dele assim era diferentona Assim. >> Era na vertical, né? >> Isso. Aquele ali também ficava nossa namorando. Achava. >> E era o R que era top. O R sedan. Ele já >> não. O sedan >> já não
fazia sentido ter um foco se fosse para ser o sedan. Daí, pô, tu pegava >> qualquer outro grande sedan que ache. >> E veloster, que que tu achava do Veloster? [ __ ] irmão, isso aí foi um Rolo, mano. Novamente, eu tenho uma pô, >> eu tenho medo de quando eu pergunto essas porras e tu fala: "Puta, isso foi um rolo que eu, ih, [ __ ] vou foder." Não, não, não, não, não, não, não, não foi rolo comigo, mas foi o rolo porque, [ __ ] >> [ __ ] mas o carro, pô, tinha,
ele tinha três portas, meu irmão. >> Eu tá, tá até aí se tu parar para pensar Combi também ninguém nunca achava isso do [ __ ] É, é. Mas eh no caso lá, no caso do Veloster, eu acho que o problema foi ele chamar Veloster >> e não ser Veloser. >> Se ele chamasse i20, ninguém ia reclamar, ninguém não ia virar meme, não ia ser [ __ ] nenhuma, ia vender talvez até mais, porque sei lá, eu achava o carro, acho inclusive até hoje o carro muito bonito. >> Ele é bonito. Eu acho o carro
muito Bonito, mas ã cara, é um meme. O carro não é veloz. Por que chamar veló ter? Quem foi o gênio? Tipo, >> quem? Tipo, não é possível que numa mesa assim do tamanho dessa do Flow aqui, 30 executivos e aí o cara falou assim: "Eu tenho uma ideia". veloz. E >> tipo, daí tu olha o carro, parece velóci e ele parece porque existe uma versão do Veloser, hã, >> que é turbo. Tem aquela que foi vendida no Brasil, Mas tem a turbo que é da hora. É rápido. O carro a gente tem 200, 200
cavalos original de fábrica. Inclusive o para-choque dela é muito mais louco. A saída do escapamento fica no meio. É mó da hora o Veloster turbo, cara. Maneiro. Quanto, que quanto vale um velóster hoje em dia? >> Ah, boa pergunta. >> O Jean vai descobrir pra gente quanto vale um veló. >> Ó lá o o Ó ali ele colocou o velóster Turbo, ó. >> Aham. >> Ó, ó a a traseira dele, aquele pratinho ali na na segunda linha, Ganzão. >> Ó, não, o do lado, do lado, do lado. Ó a ponteirona lá, ó. Duas ponteironas no
meio ali. >> Ele é invocado esse cara. >> E ele anda bem. Descobre quanto é que custa um velo aí para nós de de de o, aliás, veloser normal. >> Normal >> aqui no no Brasil a partir de 55.000. >> Nossa, caro ainda hoje, hein, cara? >> É que aí, pô, agora quem aguentou o meme até hoje só vai vender a hora que vai agora vai ter que pagar, meu irmão, que o que eu aguentei de chacota quando eu começar a merda zero, eu vou só vendo se foi caro. >> Mas entendi. Tu já teve
um veloster? Nunca tive, mas eu tinha vontade de montar um e fazer ele turbão, tipo assim, veló. >> Pr daí eu falar é pr daí o cara pegar e falar assim: "Ó lá aquele o lento". E aí eu falei assim, ó, no cara desaparecer assim do cara, eu falei: "Vai trouxa, vai anda aí desavisadão aí". >> Não, mas aí é o do Ricardinho, né? Ah, mas aí a ideia era montar assim um um um mais rojão assim para poder fazer, porque eu, novamente, eu acho o carro bonito, eu acho realmente o design muito bonito. Inclusive
eu comprei o RX8 lá nos Estados Unidos, Né? >> Eh, por muito pouco ele não foi um Hyundai Genesis, >> que eu não sei qual é. >> Bota lá, Hyundai Genesis cou. Ele é tipo Veloser coup. >> Entendi. >> Duas portas. >> E por que que tu optou pelo outro? É. Ah, por causa do motor rotativo. >> Entendi. >> Vamos. Motor rotativo, ó lá. >> Ah, é mesmo. Pior que é mesmo. Bonito também, né? >> É da hora, pô. É massa. >> É, >> eu acho o carro bonito. Duas portas, câmbio manual, turbo de fábrica.
>> Melhor que o mais veloz que o Velit. muito, muito, porque ou ele tinha o 3.8 ou 3.6 que era o motor do Azira, ou era o 2.0 turbo que é o meu motor do Lancer Evolution 10, que era um compartilhamento com a Hyundai Bitsbish Hyundai. >> Pô, deve ser maneiro tu ao comprar um carro e entender exatamente o que que você tá comprando, né, cara? no teu caso, porque no meu caso assim, eh, às vezes que eu, todas, todos os carros que eu tive para mim foram carros usados e a métrica que eu que
eu que eu levava em consideração quando ia comprar o carro era ver quilometragem, >> eh, levar um mecânico às vezes para ver se se tá legal mesma o tudo ali. Mas não Ia muito mais a fundo que isso não, cara. Tu não, tu sabe que tu tá comprando um carro por causa do motor que ele tem que não sei aonde. Eu, pô, [ __ ] inveja essa habilidade aí. >> Ah, mas eu vou te dizer, viu, Igor, às vezes a ignorância ela é uma bênção. >> É, muitas vezes, né? >> É, porque às vezes a
gente se decepciona, né? Porque você cria uma expectativa daquilo ali. Eu, inclusive, com o próprio Mazda eu tive muito medo De me decepcionar, porque eu nunca tinha andado em nenhum outro carro com aquela [ __ ] Nunca. O primeiro que eu andei foi o meu e eu comprei sem ver. Corajoso, corajoso. >> Então assim, eu fiquei com muito receio de me decepcionar, mas foi de boa, foi de boa. A minha minha experiência com o meu masinha é só positiva até então. >> Ficou feliz. Então vamos lá. Vamos pro super chats. Agora é o Marcos. Bora
lá. >> Marcos mandou R$ 20. Salve, Igor e Ricardinho. Sou feliz proprietário de uma 3i3, modelo que é somente a gasolina. Pode explicar a diferença pro N20 2014 Flex. E é possível a conversão? Vale a pena. Massa. Eh, ele ele leu pra gente estranho ali. Ele deu 3e20, mas é uma 320i. É uma BMW 320i. Ã, como eu falei, o primeiro modelo que chegou dessa carroceria 2.0 turbo, ela veio só gasolina e depois de Alguns anos, esse carro inclusive foi fabricado, foi montado >> aqui, ó, 328i. >> Ah, 328i. OK. OK. É, é, é o
mesmo carro, é o mesmo motor. Basicamente falando, esse carro ele foi montado aqui no Brasil, cara. A BMW montou uma fábrica, se eu não me engano, no em Santa Catarina e eles montavam eh a F30 aqui no Brasil, né? Esse chassi F30 é o chassi da da série 3, né, dessa geração. E O motor inicialmente era um motor importado, que era só gasolina. E aqui no Brasil eles fizeram uma versão desse motor que virou flex. Inclusive, foi um dos primeiros carros. Eu tô tentando lembrar, não, na época já tinha, já tinha alguns outros, mas foi
a primeira BMW do mundo flex, foi essa 320, 328, 125i, enfim, ã, essa família de motores da BMW de 2014 em diante. Duas diferenças, ã, Majoritárias nesse nesse motor. O motor que era só gasolina tinha um pistão que ele tinha menos taxa de compressão, tá? >> Portanto, menos potência. >> A potência até era igual, mas você foi sagaz porque ele tinha mais pressão de turbo para entregar a mesma potência, >> tá? >> Mas ele ele consumia mais. O que ficou taxado, que aí depois quando eles fizeram essa conversão, eles aumentaram a taxa de compressão E
virou flex. Então, é, ficou um motor um pouco mais econômico. Eh, a diferença tá no pistão e aí consequentemente no na bomba de alta, bomba de baixa, velas e bicos, injetores. Se você inclusive, eu vou dar uma dica pra galera aqui, eu não sei se é permitido ou não, tem um site que você consegue, quem tem BMW chama realoem.com. Tu entra lá e aí tu bota o número do chassi do teu carro e aí tu consegue ver todas as peças que o carro tem. E aí tu vai entrando lá motor, aí no motor tu bota
lá, aí abre assim o motor todo desmontado, aí tu clica no pistão e aí ele vai te dar o número da peça daquele pistão. E aí tu vai olhar exatamente todas as peças que são diferentes, porque tu pode abrir numa aba o da tua 2012 e tu pode abrir o de uma 2014 ali do lado. E aí tu vai comparando as peças que são diferentes. >> Basicamente vai ser pistão, bico, Bobina. Não, bobina não, vela. bomba de alta, bomba de baixa, algumas outras, alguns outros pormenores. Aí vamos ao final da pergunta dele. >> Aham. >>
Vale a pena eh converter? >> Aham. >> Não, eu não faria isso, até porque mesmo nas que são flexã existe um desgaste acentuado do sistema de injeção de combustível, bomba de alta, bomba de baixa e bicos injetores, Tá? Quem anda só no álcools e precisa deixar o carro parado, não anda todo dia com carro, acaba sofrendo um desgaste prematuro desses componentes. Eh, e aí a sua que nem preparação para ter etanol, porque ela era só gasolina, aí é que o vinagre entorna mesmo. >> Entendi. >> Então eu não faria, eu trocaria a sua, se assim
você quer andar no álcool, eh, no etanol, eu trocaria numa que já é Active Flex de fábrica. E se liga, pra Gente pegar um carro e transformar ele e para passar ele para gás, gás natural. Uhum. >> Em geral, a gente a gente deveria est fazendo isso num carro que é que é flex ou pode ser ele pode ser um carro só gasolina ou só só álcool? >> Essa pergunta ela é bem legal. Dá para fazer num carro qualquer um. Eh, literalmente hoje, nossa, agora resolveu, velho. Porque eu fico naquela que eu não quero tir
muito Forte para não atrapalhar a galera, mas também não limpa direito, entendeu? Eu tava aqui tentando matar a galera dos fones de ouvido, vocês me perdoem, mas agora agora, ó, ó. Uf, eu juro que eu tava segurando, meu irmão. É uma merda, velho. >> Tu ainda pode ir ao banheiro o momento que você quiser, cara. Eu seguro a onda aqui, pô. >> Não, não, mas enfim. Eh, limpou agora, desentupiu, >> tá? >> Aí, eh, hoje você consegue converter qualquer carro para GNV, tá? Mas eu vou separar em dois tipos. Um é um carro de injeção
convencional, que é tipo um carro que tem o bico injetor no coletor de admissão. Lembra quando eu falei lá do pistão? Ele >> Aham. >> Ele admite área e combustível porque o bico injetor fica antes, >> tá, >> né? E existe um outro tipo de motor de combustão interna, um outro tipo de de de sistema de injeção, que é a injeção direta. Já ouviu falar nessa parada? >> Já, já ouvi falar >> que ele, a hora que o pistão faz assim, ó, ele só admite ar, ele não tem combustível, porque o o bico ele fica
dentro da câmara de combustão. Então, a hora que o pistão tá subindo na compressão, é onde ele vai injetar combustível. E aí você tem um problema, porque o motor de injeção direta, ele foi feito para comprimir apenas ar. Quando o cara vai injetar um kit GNV, mas injetam de qu põe quarta, quinta geração, ele tá jogando gás no coletor de admissão. E aí você pode ter detonação, pré-ignição, fenômenos ali, eh, anomalias de combustão, porque ele tá comprimindo ar e combustível. Ele pode, ele pode explodir sem faísca >> porque tá muito quente, porque a câmara de
combustão é mais quente de um carro de combustão, de de injeção direta. Então tu tem que botar um kit GNV apropriado pra injeção direta e já tem. E uma coisa muito legal, a galera tem muito preconceito com carro com GNV, né? Ã, >> tem lá no Rio todo mundo tem carro pro GNV, eu não sei por causa daquela pouca eu falei da da malandra. É exato. Dá, é exato, né? Eh, então, >> mas o preconceito com GNV, >> o GNV, ã, nos primeiros sistemas que tinham, ele ele era meio gambiarra, né, o sistema em si,
não que um, o profissional, ele era meio uma gambiarrona assim, a maneira como ele injet aqueles pipoco na admissão, toda hora de ficar regulando. É tipo um carburador. Só que, tipo, não faz sentido você tirar um carro que tem injeção eletrônica para Botar um carburador. Só que a gente fazia isso com GNV. >> Entendi. >> Então isso gerava um desgaste prematuro em muita coisa lá dentro do motor manja. Quando você evoluiu já paraos sistemas mais modernos, você consegue ter um controle muito preciso e muito adequado. Então reduziu muito essa questão do desgaste prematuro, mas ainda
ficou esse preconceito Num motor de injeção indireta, no GNV, ele é mais fraco do que na gasolina ou no álcool. Lembra dessa parada? O cara ligava o GNV, daí [ __ ] o cara via a ladeira ali, ar ligado, o cara já passava paraa gasolina na hora. >> Gas. É, >> nos motores de injeção direta, o GNV ele é mais forte do que a gasolina e o álcool. Acredita? >> Nunca ouvi isso na minha vida. Pouca Gente conhece isso. São os sistemas de última geração de GNV, aonde ele injeta diretamente dentro da câmara de combustão.
E aí você tem diversos efeitos benéficos pro motor, pra combustão, jogando o GNV como bico de injeção direta. Porque, tipo assim, vou dar um exemplo bem ã bem fácil da galera entender, tá? Ã, tu já usou desodorante até o final? >> Já. Quando tá no finalzinho, aí tu segura mal, sai, sai, não sai, tu não Sente a latinha esfriar. >> Aham. >> Por quê? Porque tu tem um gás que tá comprimido com muita pressão lá dentro. E aí quando tu abre uma passagem para ele sair de dentro daquele comprimido e descomprime, ele gela, ele esfria,
tá? Eh, a mesma coisa acontece com GNV, porque tu tem aquele cilindro com aquele com gás comprimido. Quando tu joga ele dentro da câmara de Combustão ali, o pistão tá torrando porque fogo, explosão, >> tu esfria a câmara de combustão para caramba com GNV. E isso dá uma vantagem que a gente consegue preparar ele e atingir potências ainda maiores >> por causa do poder, não só por causa do arrefecimento, mas a resistência de detonação, diversas outras características ali que usado como injeção direta fica animal. Lado Negativo, esse sistema é extremamente complexo de você calibrar. Então,
para acertar um carro de injeção direta no GNV é difícil e o sistema tem que ser é muito caro. As fabricantes hoje de GNV de última geração, o kit é tipo muitas vezes mais caro do que um kit de NV convencional. Daí a galera não faz, mas seria legal assim. >> Mas quanto quanto mais ou menos que é caro? Chuta aí. >> Putz, >> quanto custa o normal? Que aí a gente consegue fazer a conta? Vamos ver aqui. Eu vou eu vou chutar aqui. >> Eu não sei. >> É, >> mas eu lembro que a
galera lá no Rio lá ficava juntando dinheiro um tempo para poder botar os kit gás. >> Será que eu consigo ter um kit completo aqui? É que aqui vai ser muito de bate pronto assim, mas é aqui não é um não é um parâmetro aceitável. Mas eu tô bem Defasado nisso. Eu sei que eu pesquisei para comprar para trazer para mim, mas vou te dar um exemplo. Por 300, trazendo de fora, tu consegue trazer um kit convencional, >> tá? >> De GNV de penúltima geração que não faz injeção direta. Um dia injeção direta é umas
cinco vezes o preço desse. >> Entendi. Entendi. Tá bom. >> E aí 3 x 5 de dólar. Daí aqui vai chegar noss R$ 15.000 pro cara converter o Carro pra GNV. Fora que o cara que vai fazer a conversão, como é muito difícil de você calibrar e acertar certinho, >> é um cara que é >> é arriscado, porque se o cara fizer uma cagada lá, ele estraga o motor na hora. Na hora. Tipo assim, deu na partida e injetou no lugar errado, p, vai voar buraco para fora do motor, literalmente. >> Não, né? Melhor não.
>> Então é exato. O cara vai te cobrar fora isso, a mão de obra vai ser muito mais Cara para fazer. Mas é legal porque a tecnologia existe e, cara, é é interessantíssima. Bom, vamos lá. Tem mais uma aqui. Essa daqui é boa, hein? É uma boa pergunta para nós. >> Lá vem, lá vem. >> Vamos lá. Volvo Transudo mandou R$ 20. Boa noite, meus caros amigos transeútes. Qual é um belo carro para usar como motel? Qual é, Ricardinho? Um belo carro para Usar como motel? >> Olha aí, você já errou porque o especialista nisso
não vai ser nerd. Naturalmente naturalmente falando. Então assim, a experiência que eu tenho nisso é praticamente nula. >> Tá certo? >> Bom, mas eu ten uns amigos aí que fala do Clio, não é não, G? Tem um amigo aí nosso que fala do Clio dele. >> Do Clio. >> Tem, tem. >> Esse aí eu acho que também não é muito do movimento, viu? Eu acho que é fake news, né? Se é se é quem eu conheço, é meio fake news. Eu acho. Não é esse é outro, cara. É outro. Então esse aí talvez seja verdade.
>> Eu não sei, mas ele conta as histórias aí, pô. Né? >> Mas vamos lá. Se eu fosse escolher um, vamos lá. Se eu fosse acampar em família, certo, e tivesse que dormir dentro do automóvel, >> Uhum. >> Eu escolheria um SUV de sete lugares. >> [ __ ] essa é uma excelente escolha mesmo. Mas é meio roubar no jogo também, né? Eu suponho que ele tá falando de um carro normal ali de quatro, cinco lugares. >> Não, meu irmão, se é um troço que é tipo igual eu, era um evento que acontecia uma vez
a cada estação do ano, meu irmão, eu não queria era ter trabalho, Né? Tudo bem que ali no cara que tá nesse nível não perde nenhuma chance, >> pô. Mas para usar o carro de um motel é melhor, [ __ ] de pô, em vez de fica um mizzinho ali sem botar de gasolina mesmo e paga um Uber e vai pro motel, [ __ ] >> Não, minha irmão. [ __ ] E >> inclusive é crime, viu? Dependendo de A menos você esteja dentro da garagem da sua casa, não dá para ficar fazendo safadeza aí
na rua dentro do carro não, que dá merda. >> É só é crime se puderem ver. >> Também é verdade. Também é verdade. >> Então tá. Então vamos para outra. Vamos lá. >> Matiola mandou R$ 20. Fala boy. Tudo certo? Tem um Santana 2003 2.0 como primeiro carro. Qual é a melhor receita pro Santana? Sem perder muito o conforto. Famoso engana bobo. >> Massa, velho. >> Tu o Santana engana bobo mesmo. Não era o Não é o o Marea. >> Ah, mas é que o Mareia assim não engana mais ninguém porque não engana porque é
uma bomba e não engana porque o cara já sabe que aquela merda quase nunca anda, mas quando anda é sai de perna, é rojão, né? Então acho que não engana mais ninguém hoje em dia. Mas o Santana, dá para você montar um Santana ali. Bacana. Até porque, novamente, voltamos, motor AP, >> motor da Volks, muitas peças. >> Eh, eu já fiz um desses inclusive para Um cliente, ficou muito legal. Dá para você modificar pouca coisa. Tipo, você pode colocar um comando 49g, que é um comando do Gol GTI, de fábrica original, né? >> [ __
] legal. Bota tucho meccânico 49g, é uma manutenção básica ali, você já vai ter um carro muito mais esperto, que rende muito mais em alta rotação, porque o motor de Santana, ele tem Santana lá, tá me, ele me entende. É um motor que tem muita força de baixa, tem muito Torque. Então tu pisou ali de baixa, até a gente viu o Santana levantava na aeroporto, lembra? Era carro de táxi lá no Rio. A a o cara acelerava a rodinha até queria fechar assim com com a >> tinha muito Santana táxi mesmo. Depois virou Depois virou
Siena. Aí quando [ __ ] >> todo respeito aí a quem tem Siena. Mas [ __ ] que >> mas o Mas enfim. Então é um é um motor que sempre teve muito torque em baixa, mas conforme o giro ia subindo, ele dava Uma já não rendia tão legal. Usar o comando do GTI vai te dar um carro que funciona perfeito, de baixa, baixa rotação, não vai perder conforto, não vai perder nada, mas tu vai ganhar um baita fôlego lá em alta e tu vai gastar pouca coisa, né? Sei lá, eh, chutando baixo ali, tu
não vai gastar, sei lá, uns R$.00. >> É mesmo? >> É. e tu já tem um carro mexido. Se quiser muito mais potência, daí tu Vai ter que turbinar, que também é um motor legal para fazer turbo. Mas >> já entendi que o mot, se eu quiser brincar no de fazer isso aí num dia, num carro, é um, vou procurar um motor AP, >> um AP, um GM família 2. É, >> são comuns, >> são motores comuns com uma grande disponibilidade de peças para preparação e e pra manutenção é é bem bem mais barato. já
foi muito mais barato, mas hoje em dia ainda é um dos motores mais Baratos para você preparar de leve. Assim, >> preparar de leve, o que é prep, onde é que para preparar de leve, >> cara? >> O que que é um preparar de leve? >> A hora que você tem que trocar peças dentro do motor, >> tá? >> Daí já elas fcou, >> aí ia preparar para valer. >> Aí tu já tá aí é cracolândia da da Preparação, tá ligado? Aí é os carão, [ __ ] eu compro comida para pros filhos ou eu
compro aquele pistão, tipo, é, não, não tem um que montou moto forjado até hoje que não que não é [ __ ] a esse nível, tá ligado? Mas quando tu vai lá, pô, essa aí R$. O carro ficou legal, legal, bacana. Botou uma roda de liga leve, já melhorou, é pouco dinheiro. E tu vai deixando ali o carro customizado em conta e e cada mudança, cada pecinha Que tu coloca lá, [ __ ] já muda o carro de uma maneira geral, seja esteticamente, seja a performance. Mas putz, >> é que hoje, tipo, eu compro um
carro novo, eu já começo, tipo, >> eu imagino, né? Mas você é outro nível também, né, cara? Tu já inclusive tu prefere, eu acho que a gente chegou a tocar nesse assunto da outra vez aqui, mas para dessa vez é um carro, tu vai comprar um carro, o ideal é um carro que Tu vai mexer, tu já compra ele mexido >> ou ou é melhor comprar ele mais e vanila e mexer? Eu prefiro comprar o carro original e fazer, porque inclusive você vai ver que tem muita gente que gosta na real do processo de fazer
o carro. >> Aham. >> De montar o carro. E aí depois que o carro tá pronto, o cara vai lá, anda um mês fala: "Não, legal, né? Legal. Ah, Vender essa [ __ ] aqui. Ah, [ __ ] Ou às vezes aconteceu já algumas vezes do cara pegar e falar: "Não, quero montar rojão e tal". Falei: "Tem certeza?" Tenho, quero, quero. O primeiro rolê que o cara dá, o cara fala assim, ó, pode tirar. Errei, errei, errei. Fui juvenil. Tipo, o cara não sabia o que era tanta potência. A primeira que o cara dá, que
o troço enverga fica de lado, virado na contramão, aí o cara, não, não, não, não, não, não, rapaz, não Quero isso não. Não quer não. Chega, eu não queria isso não, rapaz. Rapaz, eu vou morrer. E aí o cara já, já despreparei alguns carros. >> É mesmo? >> Já despreparei alguns carros. Que que é mais difícil, preparar ou despreparar? >> Ah, depende, depende, dependendo de como é o cara para despreparar. E aí eu vou aí inclusive chega no no ponto que eu vou que eu vou Te falar. O cara para preparar, o cara tá felizão,
meu irmão. O cara juntou o dinheiro, o cara tá lá, >> se preparou, comprou a Feltec, ficou ali, [ __ ] dois meses olhando para aquela [ __ ] na na prateleira do do escritório, assim, botava em cima da mesa de trabalho dele, ele trabalhando, tô trabalhando para essa [ __ ] agora para comprar. E aí o cara compra a turbina, bota embaixo da cama, guarda a turbina ali até o dia de montar. E aí tu Escolhe o melhor profissional que tu confia e tal para fazer e tudo mais. Normalmente aí tu usa, ah, usou
o carro e tal. E aí um carro preparado, dependendo do que tu fizer, ele desvaloriza, tá? O Brasil já tá evoluindo no sentido de que hoje tem bons preparadores que o pessoal vende o carro preparado mesmo e aí tu sabe, [ __ ] o cara fez em tal lugar, beleza, o cara, [ __ ] é de confiança, pode ir. Eu já ia comprar para levar lá mesmo, Então até é vantagem, mas normalmente desvalorizava os carros. Por quê? Porque quando o cara ia vender montado, legal, só que daí o cara ia desmontar para não perder na
venda. Entendi. >> Só que aí o cara já não, normalmente nem leva no preparador que montou. O cara já vai levar na mão de obra mais suvacada que ele consegue, porque vai ser barato, porque o cara quer vender, o cara quer passar pra frente hoje, porque já comprou outro carro, porque vai fazer Qualquer outra coisa. E aí entra o problema de você comprar às vezes carro usado que já foi preparado e que foi mal despreparado. >> Entendi. >> Porque tu pode voltar tudo que aquele carro teve igual o original, só que daí, pô, tu fez
um buraco para passar a mangueira do óleo, tu pode pegar e comprar uma outra peça lá que não tenha o buraco, mas não. O cara vai lá e bota um parafuso, aí vaza óleo pela [ __ ] do Parafuso e aí o carro pinga óleo por ali, vaza óleo por ali, enfim. Então tem maneiras de você fazer isso. Portanto, normalmente carros preparados é o melhor negócio para você fazer, desde que você saiba a procedência de quem montou e e o histórico de uso daquele carro, tá? Porque você vai pegar, tipo assim, vamos falar números reais,
tu vai comprar um carro que custa R$ 250.000 e que o cara botou R$ 100.000 em cima de Peça, preparação, >> e tu vai comprar, tipo, por >> 200, R$ 270.000. >> Entendi. >> Tipo, tu não vai pagar os R$ 100.000 que o cara pagou, entendeu? O cara perdeu o 70então ali naquele rolê. Então tu pode se dar bem nisso, mas né, aí tem aquela, o cara montou, o cara montou, usou um mês, dois meses, tá vendendo. Por quê? Porque ele montou no lugar do Vid e deu ruim. Então é sempre uma armadilha. Eu particularmente
prefiro pagar mais caro e eu fazer a modificação, porque eu sei o que que tá feito ali. >> Faz sentido. >> E quando eu compro um carro preparado hoje, que eu não conheço a procedência do carro, é mais barato você abrir, revisar tudo e remontar do que quebrar, porque daí quebra, não quebra só aquela peça, Normalmente ele vai bagaçar um monte de coisa que tá perto dela, que a hora que quebra algo dentro do motor, ele sai voando estilhaço para todo quanto é canto e aí o prejuízo sai pior. Sai muito maior, né? >> Entendido.
>> Então é mais ou menos por aí. Acho que respondi, né? >> Ah, sim. [ __ ] É que a gente já foi pra outra já. Já. [ __ ] É, a gente tá, a pergunta do cara era do Santana. >> Ah, não, pode crer. Foi tu que tinha. >> Vamos lá. Aí agora tem um bom tem. Estamos chegando lá. >> Vinho Show mandou R$ 20. Civicia de boas de manter Ricardinho. Tinha um Golf MK3 turbo forjado. >> Bom, é, ficou esquisito, mas se fica assim é de boa de manter. Ricardinho, tinha um Golf MK3
turbo forjado. >> Esse esse é do da cracolânia, forjado. A palavra forjado é que ele abriu o motor para botar coisas lá dentro. >> Quando você forjado significa isso, >> é, significa que você pegou o pistão e a biela, que é a coisa mais interna que tem dentro do motor. Quer dizer, é, tu desmonta o motor, é a última coisa que sai. É um pistão, uma biela. E o cara abriu até esse nível para trocar e botar peça que aguenta mais porrada. Ou seja, se o cara tá lá no miolo já porradão, é porque tudo
que tá ao redor dele já foi ão. >> É, >> entendeu? >> Entendi. Entendi. >> Eh, mas sim, o Civic si ele é um carro fácil de manter, tá ficando cada dia mais velho, tá pegando cada vez mais quilometragem. >> Tu tá com ele há quanto tempo, teu? O meu um ano e pouquinho assim, tem pouco tempo, tem pouco tempo. Pou tempo. >> O cara o Civic S ele tá muito rodado. O problema é Civic SI, Golf GTI, Subaro STI, Evo 10. Tu não vai comprar essa [ __ ] para ir comprar pão, entendeu? Tu
já sa assim, >> mas isso tu compra um bol, pô. Pô, que é muito melhor para ir comprar pão. Tu compra um Polo TSI 1.0, compra o MPI que é mais barato, não precisa nem de turbina. Então tu compõe esse carro é porque tu quer o balacubaco, entendeu? >> Quer ir para o Tuban? >> Tu tá, >> entendeu? Então assim, é 200.000 km. O Meu tá com 220 e poucos 1000 km rodado. É 220 e poucos 1000 km de pau. Não é outra coisa que ele viu. É sair de casa para tomar ali chinelada. Lógico,
a gente não anda acelerando e tal, trânsito e tal, tudo mais, >> mas esses carros normalmente tem um uso >> bem mais paauleira do que, sei lá, um EXS. >> Uhum. >> Que aí, [ __ ] >> foi um velho que comprou, foi um time. >> Às vezes tu pegou alguns donos ali que não era, às vezes caiu na mão da molecada, a molecada vai acelerar aquela [ __ ] e beleza, vai acelerar igual. Mas esses carros esportivos tem que tomar muito cuidado na hora de comprar, porque o cara pega justamente para essa finalidade. Normalmente
nem é o único carro do cara, então ele tem um carro, um meio de transporte como Janzão. >> Aham. para usar no dia a dia. E aí quando ele tá, pô, final de semana, Vamos encontrar com os amigos, vamos viajar, tô, peguei a peguei a morena para botar do lado e e ir para um lugar legal, almoçar um troço diferente. Aí você vai no >> vai no >> você vai no home esportiv, lógico, pô. você vai querer dar aquela doutrinada, né, no no caminho. É, então esses carros normalmente eh são mais bem cuidados nas coisas
básicas de Porque o cara que gosta de carro, ele não vai deixar acabar a pastilha, ele vai trocar antes, vai trocar óleo sempre, mas é um motor que já viu muito mais desgaste do que um motor que andou, né? Sem tanto, sem tanto, sem tanto esforço assim. >> Uhum, entendi. >> Manjou. >> Tá, vamos lá. Ó, esse daqui é interessante porque eu Nunca vi ninguém que tem esse carro. >> Junior 01 mandou R$ 20. Tem um Jack J5, motor VVT. Ó o que acha dessa marca? >> O Jaque era um carro que quem fazia propaganda
dele era o Faustão. >> Era o Faustão. Faustão fez muito tempo. O J3 >> que o pedal entortava. O pedal do freio dava uma entortada ali e não, brincadeira. Isso aí o Sérgio Rabib já já entrevistou ele? >> Não, >> cara, traz ele pro pro podcast. Um cara legal de podcast assim, é o o diretor, é o Big Caruna lá da Jack Motors, >> tá? >> Eh, é um carro legal. Eu trabalhava como piloto de teste quando esse carro lançou e eu achei um carro bom. Eu achei um carro bom. eh, já tava saindo daqueles
primeiros, aquela primeira leva de carro chinês, que era onde as fábricas não sabiam fazer carro, ou melhor, estavam começando a fazer carro. Não é que não Sabiam, porque todo mundo sabe, mas, cara, tem coisas ali que, por mais que a teoria quando tu bota num computador e desenha aquela peça te diga que aguenta, cara, como diria o capitão nascimento, o usuário é [ __ ] >> né? Então, com o uso ali, com as pessoas utilizando, você descobria n outros problemas. Então, os primeiros chineses foram bem problemáticos. >> Esse motor VVT era um problema. Ele, o
J5, ele já é um carro muito melhor resolvido. O motor não dá problema. Eh, eu acho assim, não sei como é a disponibilidade de peças para esse carro hoje, mas ã se for de boa de encontrar peças, eu talvez teria e se for um preço adequado ali, né? Mas era um carro bom. Eu lembro que a gente testou e o desempenho não era tão forte quanto os demais carros, Porque eles eram já 2.0, tipo Corolla e tal. Não é nesse nível, mas tipo, sei lá, eu ficaria em dúvida entre um Voyage dessa geração e um
J5. >> Eu nunca andei num Jack Motors na minha vida. Nunca. Só vejo de vez a gente vê na rua ainda, >> não é? >> É, eu não sei se ainda vende. Não sei se ainda >> o J3 você não vê. >> É, >> esse você não vê, >> tá? Porque entorta a [ __ ] do pneu do do >> Porque já já virou sucata, eu acho. Foi, infelizmente, o Faustão >> fodeu com a galera nessa época. Salve, Faftão. Bora lá, bota o fone aí. Samuel G mandou R$ 25. Fala Ricardinho. Tenho um A0 11.
Daria bom montar um kitzinho turbo nele. Rapaz, Azira Entra aquele ditado, né? Se dinheiro ou surra não resolver o problema do amigo, é porque ainda foi pouco. >> Verdade. >> Dá para ficar bom? Dá. Vale a pena? Eu acho que não, né? Eu talvez pularia para uma barca no mesmo segmento ali, sei lá. Uma >> torce aí, cara. >> É, não tá treta. O, eu pegaria uma outra barca que já daria uma possibilidade Melhor ali para preparar se assim é o que ele quer fazer, tá ligado? >> Que que tu sugere? >> Dentro do mesmo
segmento, uma BMW Série 5, uma Mercedes Classe E, né? Ã, que já é turbo de fábrica, ambos os os carros. Ã, que mais? Ã, pior que dentro dos coreanos nunca mais se fez ali, né? Um carro, nunca mais eles trouxeram sedanzão assim, né? >> Uns carro fodão assim, sedão, né? >> Tá, tá, tá em falta, né? Porque hoje a gente tem a grande maioria dos coreanos é SUV, >> man. A grande maioria de tudo é SUV, não é? >> Ah, mas pô, hoje, >> tipo, não tem mais, não tem mais Fusion. O que na na
>> É, na real não tem mais Ford, né? Assim, a Ford tá trazendo só o que produz lá fora e eles estão trazendo Mustang e picups, né? e a Maveric e Picups. >> Mas tipo assim, >> tu ainda tem na linha Volks, tu consegue o acho que o maior sedan seria o GLI. Tu ainda tem uma barcona da Volks? >> É, >> tu tem ali Fiat tá sem barcona, acho que não tem mais o o Líia, que era a barcona da Fiat. >> É, não tem. >> Tu não tem mais linha? >> Não tem. Faz
tempo. >> Faz tempo. Mas aí, vamos lá. Eh, Volks for Chevrolet. Chevrolé tem barcona? >> Ah, ainda tem cruz, mas cru não é. >> É que não é Barcona. Barcona seria o Malibu. >> É, seria o Malibu, né? >> Esse, esse já teve no Brasil? Malibu feito no Brasil. >> Já não feito no Brasil nunca. Ele foi um carro importado pela Chevrolet. H, é, >> eu tinha, eu tenho um amigo que tinha um Malibu. >> Estamos com ausência mesmo. Se parar para pensar, estamos com ausência de muita >> sedanzão. E aí os alemães continuam tendo,
né, alemão aí tem toda a linha de barcona pra galera. Mas eu eu migraria para um alemãozão, velho. >> Boa. Então, vamos pra próxima. >> Michael Kunler mandou R$ 20. Boa noite, rapaziada. Titio pensa em colocar uma câmbio sequência no Vitligo. >> Olha os cara aí, velho. Eh, sim. Na verdade, o Michael perguntou, o Vitligo ele é ele é um subaro que eu tenho que cada pedaço do carro é de uma cor diferente, velho. >> Bom nome, então, né? >> Prata, branco, mancha, cinza, silver tape. >> Ele tá assim porque ele tá todo [ __
] >> Tá, esse é um projeto muito legal que eu comprei um Subaro, paguei R$ 10.000. todo arregaçado o carro. E aí eu botei uma mecânica muito [ __ ] embaixo dele. Então é um motor 2.0 de um Subaro japonês, turbão, câmbio, míssil, suspensão, freião, tudo ão. Mas eu mantive a roda de ferro preta aro 15, pequenininha com os pneu semislique, ladrão pr caramba os pneu. >> Entendi. >> E um motor muito rojão, muito rojão. >> Mas não prestou muita atenção também na lataria dele. A lataria eu deixei do jeito que estava. E aí, mano,
ninguém dá nada pro carro, velho. >> Todo mundo acha que é um R. >> Lembra, lembra o Veloser Rojão? >> É tipo esse carro. O cara olha assim, pô, tô passando meio rápido assim na galera, fala: "Pô, pedreiro tá atrasado para bater o lajem?" Porque tipo maior cara de carro de pedreiro assim que leva pá cimento, carro, tudo dentro do carro, Sabe? Carro de trabalho, tudo batido. Tanto um dia eu peguei, [ __ ] tava num no pista lá, rapaz. Aí me engalfinhei com outro carro lá na pista. Pô, cheguei em casa, tinha caído pisca,
cara. Caiu assim. Aí depois botei outro pisca lá e botei uma uma fita ali para segurar. >> Fita >> e aí, bom, voltando. Esse é o Vitligo. E aí, ele tá agora voltando. Eu tô mexendo nele para terminar. Foi uma série que eu Fiz no ano passado e a gente vai finalizar ela agora. E ele vai ter um câmbio sequencial. Ele vai voltar com câmbio sequencial. Então agora eu não piso mais na embreagem para trocar de marcha. Ele é manual ainda porque eu tenho que fazer o movimento aqui na alavanca, mas eu vou bater na
alavanca e ele vai botando marcha plau, plau plau. Tipo um carro de rally. Que a ideia, eu falei que eu ia dar alguns spoilers. Então, eh, bom, o Vitligo vai terminar a saga dele da web série do ano passado, do Tested, eh, e vai ser um carro, eh, o visual dele vai ser totalmente condizente com carro de rally. Então, >> [ __ ] que maneiro. >> Um spoiler número um que eu vou dar pra galera que tá aguardando ali ansiosamente sair o resultado. Tá na funelaria. Tá na funilaria. maneiro. >> E aí deve sair com
a estética toda Assim. E não só a estética, tem muita coisa que vai entrar de peça para ele. E a série vai ser finalizada no dia, ã, essa web série pelo menos vai ser finalizada quando ele terminar. Eu espero terminar ele dentro de um mês, dois meses no máximo. E aí vem um calma, vamos responder mais aí eu falo, mas ele vai vir em sequência. Então eu vou entregar o ouro aqui. >> É bom. Tem, estamos chegando no fim. Tem só mais dois aqui. Vamos lá. >> Massa. >> Felipe 21 mandou R$ 30. Boa noite,
Ricardinho e galera do Flow. Um Subaru empresa R 2010 e bom carro. Dá para pensar num projetinho turbo. Queria montar um carro 4 base 4. >> Sim. É da hora esse cara. Ele é engraçado, né? Eu tô falando, entrou uma pergunta do Vitligo, daí eu falei de Subaro e aí é uma pergunta de Subaro >> aqui de Subaro empresa. >> Então assim, eh, é um bom carro, não vai ter um grande consumo, bebe muito. Então, para usar no dia a dia ali é sofrido. Se você tiver esse carro, procure, se você gosta de dirigir e
tal, procure a versão manual dele, porque o câmbio automático dele é um câmbio de quatro marchas, que é bem, >> entendi. não passa a emoção e ainda é daqueles câmbios que rouba muita potência, >> tá? >> Então o carro é mais manco ainda e bebe mais ainda >> e aí dá para turbinar ele. Então vai muito de quanto vai, sei lá, quanto você vai encontrar esse carro, porque daí tem a versão WRX, que já é turbo de fábrica, câmbio manual, já vem do jeitão que a gente gosta. Então essa diferença entre o carro que você
tá vendo e um WRX é sempre o que você tem que ter em mente, porque você consegue turbinar um 2.0 com 20 e poucos R$ 1.000. Eh, mas sempre vai ser melhor. Se dentro dessa diferença você conseguir pegar um WRX, sempre vai ser melhor pegar um WRX. >> Vai ser bem bem mais sensato, até porque o motor do WRX é mais forte, tudo ali já foi feito para ele ser turbo de fábrica >> e ele queria montar um carro 4x4. Isso daí é incomum. A galera em geral tem esse tesão ou prefere mais o carro
que tem uma tração traseira? Faz diferença? Não faz? >> Faz faz diferença. Na verdade, um carro 4x4 ele pode servir para duas finalidades. Uma para você para você conseguir ter mais tração em terrenos de baixa aderência. Então tu pode andar em areia, lama, chuva. É muito mais seguro um carro 4x4 quando tu dirige na chuva, porque daí tu aquaplana, mas tu consegue permanecer ainda com total capacidade de dirigir, de apontar o carro, porque cada eixo tá fazendo um pouco da do trabalho. Já num carro tração dianteira, por Exemplo, a mesma roda que é responsável por
fazer a curva é a roda que vai freiar ou acelerar o carro. Então, tu tá dividindo a tração que ela poderia tá desviando num terreno, numa chuva assim e freiando. >> Tu tá dividindo isso com a roda que tá fazendo curva. Ou seja, tu não vai conseguir nem frear tanto e nem fazer tanta curva quanto, por exemplo, se ele fosse uma tração traseira ou se ele fosse 4x4, porque o sistema de 4x4 Entende que tu quer fazer curva, daí ele segura o carro com a traseira e aponta com a dianteira. Ou vice-versa. tá acelerando, ele
puxa a frente do carro com eixo dianteiro e empurra a traseira e aí o carro faz a curva. Então aí entra a segunda finalidade com carro 4x4 você consegue tirar mais proveito dos quatro pontos de contato que tu tem do solo, que são os pneus. Então tu consegue maximizar a função do pneu. >> Entendido? >> É por isso que a galera curte ali um carro 4x4. Bom, vamos pra última aqui, então. >> Massa >> do Renato Brandão. Aproveito, já que a gente tá indo pra última aqui, família, deixa eu falar para vocês mais uma vez
aí da promoção que tá tendo da Insider, tá? Nesse link aqui e no QRCode e no link aí na descrição, é onde você vai encontrar lá uma promoção exclusivaça Por tempo limitadíssimo e que só vai durar até até acabar os estoques lá. Que nem eu falei lá no começo, vai comprar duas Tech T-shirt, leva uma grátis. Vai comprar a calça Future Form, leva uma tech t-shirt grátis também. E quanto mais tu coisa tu colocar no teu carrinho lá, mais brinde tu leva. Tá bom? Fica esperto, vai acabar. Vamos lá. >> A promoção tá top da
Insider, hein, velho? >> Ó, a promoção tá top, hein, velho. >> Tá, tá maneiro. Tá maneiro. >> Ricardinho, estou pensando em comprar uma BMW X1 2012 1.6. >> Confiável. >> É confiável. Uma BMW X1 2012. >> Eu tentaria juntar mais uma graninha e pular na 2.0, >> tá? >> Por quê? >> Esse motor 1.6 é a, lembra? A gente vai, A gente vai. É aquele >> da Peugeot, Citroën antes dos car >> BMW, >> monocombustível, só gasolina do Mini Cooper, da minha mulher, >> terceiro motor, ó. >> Aham. >> Entendeu? Então >> o 2.0 não,
>> o 2.0 já é um motor plenamente BMW, é bem mais robusto, igual o da 328 do colega que perguntou agora Anteriormente, é o N20, tá? Então eu tentaria pegar uma com motor N20 em vez do N13, se eu não tô enganado, N13, que é o THP da BMW. >> Entendi. >> Tá >> bom. E E aí? É, >> mas o carro é muito legal. Eu gosto da X. Tem tem esses motores 1.6 e o 2.0 de 2012, eles estão eles existem no mesmo ano ou 2.0 é um pouco mais modern? Não, você tem a
a X1, ela é X1 e aí você tem A 16i, a 18i, a 20, a 28i e a eu não tenho certeza se ele tem 35i na X1, mas eu a fica em dúvida esse último, mas ele tem esse 28i, 16i, 18i, 20i, é o motor que ele vem equipado, né? Às vezes o motor é até o mesmo, mas ele muda o muda a potência dele. >> Entendi. >> Tipo, no caso desse 20, você tem tanto ele com 184 cavalos, quanto ele com 240 cavalos. Os dois são o mesmo motor, Iguaizinhos de fábrica, muda só
o mapa. >> Deve fazer uma boa diferença também no custo, né? Porque se o 1.6 dá dor de cabeça e o 2.0 não, o 2.0 deve ser bem mais caro. >> Olha, eu acho que não chega a ter tanta diferença porque é um carro que já desvalorizou bastante. Esse carro assim tá bem no >> é >> bem no ponto baixo assim da Desvalorização. Eh, é um carro, a manutenção dele não costuma dar muita, mas quando dá é caro. Então não é exatamente um carro que, né, é para qualquer um se aventurar, até porque esse carro
2012 são 13 anos, né? >> É, é. Eu já tô bolado com o meu que é 18, pô, >> né? Bom, é isso, Ricardinho. Cara, muito obrigado pela moral, >> pô. Tamo junto, velho. >> Foi assim, tenho certeza que tá geral agora. Tá todo mundo expert de carro, tá? Não. E aí, Gin? Agora tu entende mais de carro, >> pô? Com certeza. >> Já >> vou saber como que sai foguinha. Eu nem sabia que precisava saber. >> Pois é, cara. Sabia como sai foguinho. É maneiro demais, pô. Agora eu sei até como é que sai
foguinho. >> Obrigado, cara. >> Animal. Estamos aí sempre para colaborar. Eu novamente é um, cara, tô feliz de estar aqui. Eu assistia do outro lado da telinha tudo que tinha, [ __ ] igual dos foguetes lá, me amarrava de ver os assuntos de astronomia e tal. Toda vez que ele tava aqui, tanto no podcast dele quanto aqui quando ele vinha no flow principal. Cara, é muito bom assim a gente aprender. Conhecimento não ocupa espaço, né? E a gente podendo se divertir ainda Volta e meia falar um pouco daquilo que a gente ama, com certeza é
bom. E para não deixar passar, porque a galera deve estar cobrando aí no chat, >> é, né? o teu spoiler. >> É, eu falei que eu ia dar um um spoiler ali. Eh, bom, vamos eh dia dia 9 agora de agosto, daquele programa que a gente veio aqui, eh, eu falei com o alemão, a gente vai fazer um evento, tá? Não, não vou nem não é fazendo propaganda do Evento, tá? Mas é que a galera tá muito curiosa, mas vai rolar um evento de arrancada e a gente vai correr lá na pista. Um monte de
uma galera. Vamos trazer aquele quatro cilindros que enfiou no toba dele lá como fala. O cara vai vir lá do sul para vir dar pau nele de novo. Quem sabe? Não sei. Eh, mas a gente vai competir lá. E nesse evento vai iniciar um novo, uma nova temporada de tested. >> [ __ ] maneiro. E assim, dia 9 de Agosto, >> isso é o quê? Isso é um fim de semana? >> É um sabadão, um dia antes do dia dos pais. Aqui do lado a pista. Se tu tiver de bobeira, ó, >> ó. Gostei. >>
Tu quiser correr pela primeira vez numa arrancada, eu tem vagas limitadas lá. Eu vou. Teu fusion faz um negócio, velho. Teu fusion. Teu fusion faz uma graça. >> Não quero correr, não. Quero só quero. Quero tá lá >> assistir. Então beleza, vamos pela resenha, então. Tá convidado. Pessoal aí do Flow também, todo mundo ali estão convidados para ir lá. >> Eh, e a gente vai começar uma nova pra cidade, cara. Para correr também. >> Qu ó, tu tá tu tá devendo andar uma de passageiro lá com alemão, hein? >> Ah, de passageiro eu vou. Eu
você aceleraria de fusil, mas beleza, eu vou deixar você descobrir isso na hora e depois você me conta. Bom, tá Bom, tá bom, tá bom. >> Mas bom, então é isso, spoiler dado ali para vocês. Eh, lá no dia a galera vai saber o assim, é a maior maluquice >> que eu já fiz com certeza na minha vida. Vai demorar muito tempo para fazer uma maior e acho que a galera vai curtir. Acho que a galera vai curtir. >> Valeu, cara. Mais uma vez, obrigado mesmo, muito maneiro contar contigo, nosso especialista de carros aqui, família.
Eh, espero que vocês tenham Gostado também. Não esquece de se inscrever aí no canal, tá? Dá o like, muito importante isso daí. E a gente vai deixar no comentário fixado aqui todas as redes do Ricardinho para você encontrar com facilidade um clique só, tá bom? No mais, comenta aí, eh, >> comenta o que achou desse quadro novo. >> É, comenta o que que vocês acharam desse, disso que a gente fez aqui hoje, que a gente pretende fazer de novo com, assim, com outros assuntos também, tá? Então, o que que você achou desse jeito que a
gente colocou, deixou o flow aqui hoje? E é isso, um beijo para vocês e até a semana que vem. Ciao. Ciao. >> Ciao. Ciao.