[Música] é fundamental a atuação do professor para as aprendizagens dos alunos é óbvio que ninguém duvida disso mas é interessante recorrer a alguns resultados de pesquisas realizadas em 2014 pra que a gente tenha dados palpáveis a respeito disso numa pesquisa de 2014 professores excelentes quando eles são classificados como professores excelentes ou seja eles dominam o conteúdo eles têm estratégias metodológicas que conseguem conversar com os alunos isto representa um ganho médio de um ano e meio veja bem de um ano e meio na escolaridade dos alunos os alunos aprendem exatamente aquilo previsto numa série mas isto
tem uma perda isso perdura na vida dos alunos e corresponde a como se estivessem cursado um ano e meio de escolaridade agora veja quando eu tenho um bom professor é um bom professor na média não é ele domina o conteúdo ele tem uma bela estratégia pedagógica e isso representa um ganho médio de um ano veja ganho médio de um ano para além da escolaridade isso significa se ele tiver se o aluno tiver quatro anos de escolaridade é como se tivesse cinco anos de escolaridade o professor mais frágil em termos o domínio do conteúdo e em
termos também da estratégia metodológica resulta em prejuízo para o aluno é ele consegue dominar no currículo é previsto para a série 50% - dizerem sim isso atesta exatamente a importância da formação continuada a importância do foco na formação do professor e na al na responsabilidade que ele próprio tem para dominar os conhecimentos que estão previstos para serem questão para a série com que ele trabalha eu acho que um outro aspecto interessante é exatamente o o uso de material é que apóia aula essa mesma pesquisa indica que os professores 56% deles utilizavam apenas lousa não é
40% não utilizavam nenhum material além da sua própria conversa e recorriam à tic 4% dos professores não é então muito o uso da lusa e pouco uso de um outro material isto certamente têm implicação no envolvimento dos alunos e quando essa pesquisa fala disso você percebe que os alunos conseguem prestar atenção estar com os professores durante um pequeno tempo da aula e isso precisa ser melhorado e o professor se apoiado pra isso não é e um bom apoio ea pesquisa indica isso é exatamente o apoio dos gestores o apoio da coordenação pedagógica e na perspectiva
de que as classes cada classe cada turma cada professor precisa ser acompanhado não é a observação direta de todas as salas de aula é um recurso importante seja para o coordenador e não é na observação no aspecto da fiscalização por simples a observação no sentido de acompanhamento para apoiar para dar feedback para os professores para chamar a atenção para alguns desses aspectos aos quais nos referimos e para construir no professor uma competência profissional que lhe permita fazer exatamente o que se espera dele e isto vai ser objeto da sua própria satisfação acho que esse é
o nosso desafio [Música]