fala pessoal faz 5 anos que eu trabalho com marketing digital comecei quando eu tinha 18 anos de idade atualmente tenho 23 e durante esses 5 anos eu ainda não fiquei rico trabalhando com a internet essa é a história que poucas pessoas contam né todo mundo que você acompanha aí já tá rico já tá milionário já tá com a sua mansão eu não tô com nada disso mas nesse vídeo de hoje quero contar para vocês Quais são os motivos pelos quais me fizeram não estar rico ainda não foi porque marketing digital não funciona não foi porque a internet não dá dinheiro mas foram por alguns motivos que eu vou compartilhar com vocês porque talvez você vendo o que eu fiz de errado ou que eu deixei de fazer acelere um pouco a sua jornada em busca ali da sua independência financeira ou do sua renda extra com YouTube seja pelo qual motivo que você esteja buscando ali é eu falei YouTube porque eu vivo do YouTube né minha especialidade é é crescer canais no YouTube e ganhar dinheiro com YouTube mas seja com o que você estiver fazendo ali na internet querendo enriquecer de alguma forma né acho que todo mundo que tá na internet tá trabalhando com marketing digital quer de certa forma enriquecer ou viver uma vida de qualidade ou viver tendo Liberdade geográfica liberdade de tempo enfim tô com a minha colinha aqui no meu celular e separei bastante tópico aqui tá pessoal primeira coisa Primeiro Erro acho que é o básico que todo mundo comete quando tá começando a maioria comete eu não sabia separar o dinheiro da pessoa física e da pessoa jurídica é pessoa física quando eu falo pessoa física eu tô falando do Mateus como pessoa Mateus normal que compra as coisas do Mateus e enfim ah gosto de tênis de mesa comprar uma raquete esse Mateus e Mateus pessoa jurídica é o dono da empresa sabe e o dinheiro que você recebe na empresa e na pessoa e o dinheiro para gastar são coisas diferentes mas que quando eu comecei eu misturava muito então assim se eu recebia 5. 000 na conta da minha empresa na minha cabeça eu tinha C para eu gastar como eu quiser sendo que o correto seria pô receb 5. 000 beleza tanto vai ficar na empresa e esse tanto eu vou usar na minha pessoa física e só vou usar esse valor não era o que eu fazia então misturar misturar esses dois me gerou muitos problemas de misturar esses dois fez eu demorar para atingir muitos objetivos então ao invés de enfim esse aqui acho que entre outro tópico que eu ia falar mas dá para falar um pouquinho ao invés de pegar o dinheiro da empresa e fazer e colocar na empresa para ela crescer mais ainda não eu usava com os gastos pessoais isso é muito comum é mais comum do que do que parece e também isso acarreta que a sua empresa também tem gastos mensais a sua empresa ela precisa pagar imposto pagar eh contador precisa pagar muitas coisas anualmente né certificado digital e não sei que é pagar sede virtual um monte de coisa tem que pagar na empresa e se você não tem um dinheiro um caixa guardado dentro da sua empresa quando chegar esses momentos você não vai ter da onde tirar dinheiro né e não tendo da onde tirar dinheiro acaba que você atrasa algumas coisas para pagar alguns impostos ficam atrasados e isso acaba virando uma bola de neve que você tem que resolver depois e isso foi o meu caso tá isso atrasou muito o meu processo eh no momento que eu poderia est investindo dinheiro em alguma outra coisa eu tava lá tendo que pagar imposto de empresa que eu tinha deixado de pagar por não ter cuidado dessa parte financeira Beleza outro ponto não ter educação financeira tá esse aqui é um ponto crucial pelo menos da onde eu vim ninguém ninguém sabe o que é educação financeira não aprendi com o meu pai com a minha mãe com ninguém não não aprendi educação financeira na escola muito menos escola pública estudei escola pública minha vida inteira ninguém fala disso tá ninguém fala eh o máximo que falam é sobre Ah tem que estudar para Enem coisas do TIP mas também é muito muito fraquinho e quando você não tem educação financeira ainda mais vindo da onde dessa mesma origem porque assim eu acho que dependendo da sua família Da onde você vem você às vezes recebe um básico de educação financeira você tem noções mínimas sabe e você também já tem coisas pré garantidas pré garantidas na sua vida então assim muitas pessoas ao completar 18 anos já tem um carro já tem uma moto ou às vezes já tem a faculdade paga já tem muita coisa as roupas que ela quer comprar ela compra Mas quem vem da onde euv não tem nada disso então imagina você não tem educação financeira e também não tem quase nada do que é necessário para você ver uma vida confortável por exemplo roupa né Essa camisa aqui eu fui comprar recentemente e mas se eu olhasse se armário antes as roupas que eu tinha eram praticamente roupas que eu ganhei né e não enfim eu tô entrando nesse ponto porque é o seguinte quando você não tem um básico não tem educação financeira o que acontece quando você começa a ganhar dinheiro você começa a querer ter tudo o que você não pode ter sua vida toda né Então você começa a gastar Eu lembro que as primeiras coisas que eu comecei a gastar assim quando eu fui morar junto com a minha esposa Por Exemplo né cara gastar muito com comida Olha que besteira né gastar muito com pedindo I food pedindo Comida fora para mim era o máximo pedir pizza duas vezes na semana sabe e começou com gasto de eood gasto de não sei que não sei que e quando você vai ver você tá gastando com coisas que não era o momento ainda mas como você não teve acesso durante sua vida toda você se sente queele ali é o momento de fazer isso né enfim aqui ó ani outra coisa também só para não esquecer é exatamente isso né até quando eu tava Montando minha reserva de emergência que mesmo mesmo que eu não tivesse educação financeira quando era adolescente na minha vida toda assim eu fui atrás durante uma época eu aprendi bastante com algumas pessoas pessoas e cheguei a montar um valorzinho de reserva reserva de emergência acho que era coisa de R 11 R 12.
000 alguma coisa assim só que mesmo tendo a reserva de emergência ali ela foi embora rapidinho porque eu não sabia usar reserva de emergência Então esse é o ponto que entra da educação financeira tá terceiro ponto aqui que foi uma coisa que fez eu demorar também para não enriquecer tão rápido com a internet ainda não sou rico com a internet não tá E foi não reinvestir o meu próprio dinheiro reinvestir o dinheiro no próprio negócio tá isso aqui galera acho que é o um dos maiores erros assim que eu vou fazer até um vídeo separado falando somente disso mas não reinvestir no seu negócio é você falar que seu negócio não vai crescer tá você já dá um destino Um Destino encaminhado pro seu negócio e quando eu falo que não investir no meu negócio é o seguinte ao invés de comprar por exemplo uma câmera nova pro meu pro meu canal no YouTube eu gastei esse dinheiro com não sei às vezes com com uma coisa que não precisava no momento sabe é ao invés de investir por exemplo em Ah fazer tráfego pago não eu peguei o dinheiro e gastei com uma outra coisa nunca nunca peguei o dinheiro para reinvestir no meu próprio negócio sempre pegava o dinheiro e jogava pra pessoa física É nesse ponto sabe e investir no próprio negócio é crucial você precisa reinvestir senão o seu negócio Não não vai crescer né é não o cálculo não fecha é como se esse uma bola de neve e você só tá tirando a Neve da bolinha de Neve ali ali né você vai tirar chega uma hora que essa bola de neve não vai existir mais né mas se você sempre coloca Neve nessa bolinha e ela vai rodando ela vai ficando maior ficando maior ficando maior e nessa o seu negócio consegue crescer muito beleza Eh quarto ponto aqui de erro foi não entender que criar conexão com o público é mais importante do que só tentar chamar atenção a todo custo gente isso demorou para cair a ficha tá porque quando você começa no marketing digital no marketing em geral assim no marketing em geral você aprende a chamar atenção criar promessas e tem que atrair público e você atrai público pro seu funil e depois a pessoa vira cliente você tem que atrair mais para conseguir fazer mais vendas e eu vi até um Eu vi até um um texto um e-mail hoje uma newsletter né de falando sobre isso não lembro quem que tinha escrito mas era comparando o marketing digital assim o marketing que a gente aprende com o moedor de carne né no m dor de carne para sair carne moída você tem que ficar colocando carne e sair carne moída e o negócio do marketing tradicional assim que a gente aprende é a mesma coisa você tem que atrair pessoas para vender atrair pessoas para vender só que você sempre fica nessa de atrair pessoas mas e as pessoas que já chegaram no seu negócio né você tem que pensar em Como você consegue fidelizar as pessoas que já chegaram no seu negócio como que que que você pode fazer para elas gostarem da mais os seus conteúdos e ficarem com você para você não ficar dependendo somente de atrair novas pessoas toda hora sabe aprender a eh usar e a como posso explicar aprender a o pessoal fala que é vender pra mesma pessoa mas não quero trazer nesse ponto Quero trazer que é aprender que os seus conteúdos às vezes não pode ser que ele não chegue para novas pessoas mas só DAE chegar pra pessoa que já tá no seu canal ou se você usa Instagram qualquer outra coisa falando de YouTube porque é o que eu eu faço que eu ensino se você eh faz isso né os conteúdos para as pessoas que já estão elas criam mais fidelidade ainda elas gostam muito do seu conteúdo isso faz com que essas pessoas compartilhem seus conteúdos para outras pessoas o Boca a Boca um a um isso funciona demais e dessa forma eu acho que é muito mais sustentável porque o seu canal sempre fica o seu negócio sempre fica girando girando girando e não fica nessa correria louca de ter que atrair novas pessoas e enfim não é não é muito sustentável beleza é outra parada que me atrapalhou muito foi o status tá o status pessoal é o foco em ficar parecendo ser rico o foco em ter que mostrar pras pessoas que você tá bem isso isso Acabou com o meu negócio posso dizer e acabou porque eu falo assim quando você corre muito atrás de parecer pros outros que você é rico muit das vezes você consegue parecer mas você não é rico de verdade e no final das contas o que importa é você ser rico de verdade o que que adianta uma pessoa tá andando de BMW e ter r0 na conta ou ou até mesmo tá com dívida é melhor você andar com carro velho e ter R 100. 000 investidos do que o contrário Na minha opinião tá na minha opinião é é isso O que importa não é o que as pessoas estão vendo e sim o que você é de fato beleza e e também Outro ponto é que você indo em busca de status você tá querendo provavelmente viver uma vida que não é sua e automaticamente viver um sonho que não é seu presta atenção nisso viver um sonho que não é seu por que que isso atrapalha tudo porque você pode crescer o seu negócio e ganhar dinheiro e você vai acabar destinando esse dinheiro para coisas que não são importantes para você para coisas que que no fundo não vale a pena né e assim nem fiz isso durante muito tempo pessoal mas é uma coisa que vem meio enraizada né enraizada assim com com não sei se é com brasileiro que ser é com um ser humano mas de de Não Gostar de de parecer ser pobre mesmo que você seja pobre né querer parecer ser rico a todo custo isso acaba com o negócio porque muitas vezes você vai precisar parecer ser pobre pro seu negócio ser rico sabe primeiro a sua empresa fica rica depois você começa a usufruir da sua empresa sabe e quando está muito no status isso não acontece muito bem Beleza eh ah antes de pro último ponto aqui que eu tô cheio de das Colinas aqui no meu celular só falar para vocês que se você tem vontade de crescer no YouTube tem vontade de ganhar dinheiro com YouTube que é minha ajuda para te ajudar de perto tem a mentoria Samurai que é meu acompanhamento de se meses justamente pras pessoas querem crescer no YouTube e fazer vendas beleza é o link da Instagram da mentoria Samurai sempre tá na descrição Você pode me chamar lá pr pra gente conversar e eu te dar mais informações sobre a mentoria Ok vamos lá pro último tópico tá isso aqui é é um é um tanto quanto polêmico é um assunto que tá ficou bem alta recentemente né eu tô suando aqui pessoal porque não dá para ligar o ventilador né e Não Ter ar acondicionado Então vamos lá que é o seguinte o foco é ganhar mais não vou pensar em economizar porque isso é escassez esse pensamento levou o meu o meu negócio a ruína também tá Por quê Ah Mateus você tá sendo escasso em pensar dessa forma galera tem uma uma certa diferença nessas coisas por quê porque eu vejo que eu fazia isso e a maioria faz também que é se agarrar nessa frase de escassez para tirar sua responsabilidade de aprender a cuidar do dinheiro de aprender a gerenciar o negócio muitas pessoas tratam Não não pode ter escassez eu vou gastar tudo mesmo porque gastando tudo eu faço mais eu pensava assim tá eu pensava desse jeito mas isso era mais uma desculpa para eu não não ir atrás de ter educação financeira não ir atrás de aprender a eh poupar dinheiro quando necessário de criar caixa criar reserva porque não vai adiantar nada você tá não sou escasso tô trabalhando ganhando dinheiro tô fazendo mais dinheiro só é que você faz mais Dinheiro gasta tudo dinheiro que você tem faz mais gasta tudo faz mais gasta tudo e não chega em nenhum momento vai chegar a hora de você só aproveitar porque o seu dinheiro tá trabalhando por você não é sempre você trabalhando para para fazer mais fazer mais fazer mais e nunca aprender a lidar com dinheiro sabe então cara de fato escassez é uma coisa ruim você não tem que ficar pensando é de maneira escassa ai não eu não vou eu não vou investir em celular novo para pro meu trabalho porque eu vou gastar esse dinheiro tinha que guardar esse dinheiro não é sobre isso que eu tô falando tô falando sobre é esse lance de de não não querer olhar para problemas utilizando essa frase como apoio sabe seu negócio está afundando você tá nadando em dívidas não mas eu não posso ser escasso eu vou gastar tudo que eu ganho para porque eu vou ganhar mais e não tô sendo escasso não na minha humilde opinião minha opinião pessoal vocês podem discordar à vontade mas na minha opinião Isso vai ser mais escasso ainda porque você tá com tanto medo de daquela dívida tanto medo dos problemas do seu negócio que você tenta ignorar tudo aquilo e não eu não não tô escaço nãoc tudo pelo medo de olhar para um problema real para mim escassez é isso é você é e para mim é isso não consigo explicar muito bem agora eu também não quero cortar esse vídeo Então não vou nem nem tentar pensar para cortar depois mas enfim tem que sempre pensar eh no que é melhor pro seu negócio beleza Esse é o grande ponto deixa eu ver se tem mais alguma coisa que eu esqueci esqueci aqui ó esse pensamento me fez ficar ainda mais distante da educação financeira de saber como utilizar meu dinheiro de como fazer ele multiplicar de verdade é e de fato eu sair da pobreza esse pensamento estava me deixando cada vez mais pobre é o que eu acabei de falar para vocês né É o que eu tinha notado aqui aqui enfim é outro lance importante também é que a gente tá chegando agora na data que eu tô gravando esse vídeo chegando já no no outro ano 2025 Provavelmente você vai ver esse vídeo 2025 já mas eu tracei um plano para eu fazer mais de R 10.