T Roblox Tá bom pode ser eu acho eu acho que eu nunca vi esse vídeo eu lembro que eu vi um vídeo do Bruno ratac e aí aqui é o seu youtuber quase preferido Mc pos no vídeo hoje eu vou falar sobre Roblox Mais especificamente sobre o mip City se você acompanha o canal você deve se lembrar que ano passado eu fiz um vídeo falando sobre os bile funk esse vídeo vi esse vídeo eu vi pronto peças do e tentei entender a Origem deles pois bem depois de muitos anos sem qualquer tipo de moderação o
sistema de festas foi completamente removido do mip City só que o motivo para essas festas terem sido removidas vai além de criança para quem não lembra tipo assim tinha um montão de festa as crianças organizavam uma festa E aí mano e acontecia o que acontece em festa mesmo só que pô Quer dizer não camente depende da festa que você vai mas mano mas festa meio tipo tá ligado S que era Feito por criança Mano uns funk aí com mais letra ou e ti mais parada ou e criança né ouvindo músicas impróprias e tentando arrumar um
web namorado o motivo real é bem mais sério e envolve jogador fazendo coisas mais 18 dentro dessas festas coisas mais 18 dentro do Roblox não pode is saí o fim dos baires o lado mais Roblox Ok PR ninguém ficar perdido vamos recapitular algumas coisas o msit é um Jogo social dentro do Roblox onde você pode montar sua própria casa montar o seu personagem com roupas de diferentes estilos e Inclusive eu tentei jogar só que vocês não me deixaram jogar porque vocês ficaram atrás de mim mano mas eu queria muito eu queria muito muito poder não
neamente p mas eu queria muito poder entrar e ninguém me reconhecer em live mano é fod ter escola ter um pet fazer amizades e até pouco tempo atrás você podia fazer festas dentro da sua própria Casa nesse sistema a pessoa deixava a casa dela pública numa lista para qualquer jogador do mip City poder entrar é uma ideia legal foi pensada para jogadores criarem novos ambientes para interagirem un com os outros não não A ideia é legal Mas o [ __ ] é que as pessoas não como é que é nãoa falar uma frase que não
se encaixa aqui enquanto toca uma musiquinha de fundo só que por algum motivo Em algum momento da história do MS brasileiro as pessoas Resolveram criar bailes funk os usuários enviavam música de funk pra biblioteca de áudios do Roblox E aí eles pegavam o ID do áudio e tocavam na bombox do mip City dentro da casa deles mas isso ia acontecer de qualquer forma é brasileiro não tem o que fazer Pô isso i acontecer mano eu vivia nessas festa de 2018 Caraca mas Então realmente isso é normal vocês viam essas coisas acontecendo no mais 18 e
tal sim sim sim eu também via Sim eu vi assim direto [ __ ] todo Mundo já viu que é isso mano What the fuck E para completar todos os frequentadores desses BA eles usavam adereços específicos como Juliete camiseta do Flamengo pistola na cintura rifle no peito e gostavam de pagar de bandidão a primeira vez que você escuta isso você básic com RP de GTA né GT RP mas indo pro Roblox agora com s Ach alg nos estado tipo assim no gtrp se eu não me engano a maioria dos Servidores que eu já vi ter
mais 18 para você fazer RP Né para você participar do servidor de gtrp faz mais sentido mano mais de 18 anos você faz o que você quiser beleza quase tudo né não é literalmente qualquer coisa mas [ __ ] no Roblox que é um jogo tipo assim que a média de idade deve ser uns 12 anos de idade pô é diferente engraçado imaginar Aquele monte de boneco quadrado dançando funk com rifle no peito e Juliete Mas as coisas ficam mais esquisitas quando você percebe que 90% dessas pessoas são Crianças e entram nessas festa só para
tentar arrumar um web namorado ou web namorada e usam animações do jogo para fingir que estão se beijando esse tipo de situação Acontece muito em jogos sociais e é sempre algo perigoso porque mas é um negócio inevitável também mano qualquer jogo social vai ter um rps man reportagem um personagem tem um pré-adolescente por trás de outro personagem pode ter um adulto aí isso é [ __ ] Aí é [ __ ] e a gente sabe que existe Né a gente sabe que a galera tipo cria conta um adulto cria conta num site tem muita criança
para fazer acho que eu fiz um vídeo inclusive há muito tempo atrás falando sobre isso mano se não me engano acho que sim mas é muito perigoso mano que ISS esito mas por mais que essa seja uma situação problemática o bile funk é só a pontinha do iceberg e não foi o motivo das festas acabarem o verdadeiro motivo envolve um lado bem pior do mip City o lado em que jogadores faziam Festa só para simular coisas mais 18 e até vestiam roupas específicas para isso ou melhor tiravam a roupa sim isso era muito recorrente dentro
do mip City principalmente na gringa onde jogadores faziam strip mano mas assim que eu não entendo quer dizer eu entendo né porque essas roupas aqui assim são são da comunidade não é essas skins aqui você compra na loja do Roblox em troca de robux né mas como é que isso é aceito na loja tá ligado como é que deixa como é Que tipo não filtram isso Tipo pô deveria passar por um filtro antes de ser aprovado na loja porque P se tivesse um filtro não teria isso aqui mano e festas cheias de camas para outros
jogadores usarem dentro dessas festas costumava ter uma área que era tipo um guarda-roupa cheio de manequins com roupas impróprias e você passava na frente de um botão que tinha na frente de algum manequim e você podia vestir aquela roupa tinham diferentes tipos de Roupas impróprias para você escolher desde algumas que adicionavam uma pene não tem nenhuma parte íntima aqui o personagem é euo mas prefiro se será para não riscar ser desmonetizado g de biquíni na frente do personagem até outras que deixavam o personagem completamente pelado Inclusive tem gente que consegue enviar para mip City roupas
com imagens completamente impróprias com foto de uma pessoa ou um personagem 2D Agora que eu vi que é ele pelado todos Esses tipos de roupas obviamente não são permitidas dentro do Roblox Mas essas pessoas encontram um jeito de enganar o filtro de verificação do jogo isso que é [ __ ] mano mano mas tem que ser um negócio manual P tem que ser um negócio manual mano um negócio manual tipo tem que passar para uma pessoa física ou moderação do Roblox Sei lá o qu e ver carac isso aqui peito é isso aqui isso aqui
mano e pronto pum acho que ia vai dar conta de tudo não vai mano na gringa Acontecia por exemplo do jogador usar o próprio personagem para chamar atenção pra festa dele na lista de festa sempre apareceu uma fotinha do dono de cada festa e aí eles aproveitavam essa oportunidade para colocar um personagem com um tanquinho de fora ou uma personagem sem sutiã sem sutiã é ele me respondeu ou pera aí aqui no Brasil felizmente a Méia dos jogadores estavam ocupados pagando de bandidão e fingindo ser da Tropa da Turquia mas era algo que Também rolava
por aqui mano ele me respondeu e não que eu pensei que fosse eu não sab que podia n dez durante a minha investigação dos bile funk eu cheguei encontrar uma festa brasileira que tinha um desses guarda-roupas cheio de manequins com roupa imprópria só que não tinha nada explícito e como era algo raro de se encontrar eu preferi não citar no meu vídeo para não mudar o foco dele para dar um contexto melhor eu vou narrar para vocês algumas gravações que Eu encontrei dessas festas gringas que aconteciam nessa primeira gravação assim que a pessoa entra nessa
festa já dá logo de cara com uma barra de strip esse negócio cinza atrás da menina uma barra de polidense com várias cadeiras em volta para assistir a pessoa que tá dançando na barra meu Deus do céu tipo assim mano eu lembro que eu Já brinquei já fiz montão de brincadeira em live tipo a gente que até no Minecraft eu fiz com com escov tipo no vi chat tinha Muito isso mas tipo era todo mundo pô maior de idade mas você faz isso pô no no no Roblox que a maioria da Galera É criança mano
aí já fica esquisito né e hora que a gente fazia de meme também ninguém realmente tava gostando daquilo que a gente fazia tipo era um negócio de meme de brincadeira e tal época 2017 né com Viar chat com vizinho mundo com Skin engraçada é para fazer um humor mas tipo assim essa criançada aqui faz tipo na moral mano Ah deixa as crianças se Divertir mano mas o [ __ ] é que P vai ter um adulto aqui infiltrado mano vai pegar o número da min das crianças cara não mas tem filtro no Roblox não dá
para filtro a coisa mais fácil de você conseguir burlar mano pô dá se você quiser falar qualquer coisa PR pessoa você consegue falar mano sabe aquelas de ficar rodando eu esqueci o nome uma menina com uma jpg de biquíni e um cara sem camisa com tanquinho E aí andando mais um pouco ela passa por outros Jogadores que estão ou usando uma personagem feminina com sutian barra biquíni ou simplesmente estão com um personagem pelado só que sem parte íntima e aí nessa sala tem um clássico guarda roupo de rupa imprópria que eu havia comentado mas acho
que o mais inusitado é que nenhum dos jogadores tão incomodados com a situação ou tão impressionados ou Tão achando esquisito porque para eles é completamente normal para eles esse tipo de festa e esse tipo De situação e de Skins Era só mais um dia no Roblox quer dizer é porque eles não vem eles estão lá porque os caras estão né querem meter o louco também né eles não vem tipo como isso isso como um problema né [ __ ] essa outra gravação aqui é mais antiga de uma época que as festas ainda podiam ter nomes
e aí a pessoa que estava gravando encontrou nomes bem inusitados com por exemplo garotas apenas tocarão no meu abdômen se elas Quiserem tipo mano strip Club encontre uma menina e faça seis faça seis é [ __ ] mano que que isso qu dizer aqui fala pra gente o caso aquele Six Ali era para ter um e no lugar do I esse aqui tá literalmente escrito encontre um namorado e trans faça What the fu Party do nada mano Bang é tipo uma [ __ ] mano como é que não é filtrado isso mano encontre um namorado
e trans assim se você fala essa palavra no chat Roblox iia censurar tenha sexo Toda a noite faça seis a noite inteira aí nessa gravação a pessoa passa por diferentes festas e todas elas estão cheias de camas felizmente no momento da gravação não tem ninguém fazendo coisa errada nessas camas mas tem diversas pessoas espalhadas pelo mapa falando alguém quer fazer seis você quer fazer mais seis comigo de novo mais ou seja isso implica que já fizeram Car essas pessoas esse ambiente e esses comportamentos era completamente normal Era só mais um dia no Roblox e para
provar que essa a situação nunca mudou e nunca melhorou eu encontrei uma gravação de Janeiro de 2022 de um cara indo para um strip Club lotado de polidense e de meninos usando o mesmo tipo de roupa com jpg de biquíni ou de sutiã enquanto dançam no poid Dan eu obviamente não posso ficar mostrando para vocês pera aí que que tá falando ali biquíni tado de polidense more like flat ass don't touch you Die e dimino usando o mesmo tipo de Roupa com jpg de biquíni ou de sutiã enquanto dançam no poid Dan eu obviamente não
posso ficar mostrando para vocês em detalhes essas gravações porque não tô a fim de perder meu canal Ah mas o vídeo do Gringo tá no ar eu prefiro não arriscar durante anos é verdade o YouTube não dá para confiar não tá cois rolaram mesmo com a comunidade reclamando o desenvolvedor nunca fez nada sobre isso o máximo que ele fez foi tirar a opção de botar nome Na festa porque as pessoas escreviam coisas impróprias ele em nenhum momento criou ferramentas de moderação pesada para impedir que essas coisas acontecessem e Mas sabe por qu porque ele ganha
muita grana com a parada não faz sentido quer dizer faz sentido mas ele não quer tá ligado porque na cabeça dele Tipo não é mano eu só queria o jogo problema são as pessoas mano problema são as pessoas mas pô você acha que a galera não ia ficar [ __ ] com ele não ia Parar de entrar se tipo não puder mais fazer coisa se ele começar a tirar um montão de coisas que que torna o jogo o jogo sacou é não é lucrativo ele se preocupar com isso entendeu Tipo ele só vai perder dinheiro
e é claro que ele quer ganhar grana na minha humilde opinião fez Isa Grossa para essa situação porque o mip City dá muito dinheiro todo jogador que só queria jogar o mip City normalmente era obrigado a aturar outros jogadores web Namorando e querendo fazer coisa imprópria já que nada mudava até que no dia 15 de fevereiro desse ano a BBC News soltou um ar artigo falando sobre o Problema Sexual dentro do Roblox e Nesse artigo eles expõem os condos que são basicamente jogos impróprios com conteúdo e animações mais 18 que as pessoas enviam pra plataforma
is isso el falou no no vídeo do do msit mips não do do bar funk lá do outro vídeo são derrubados minutos depois mas o MPS não Tinha graça sem Isso foi o que eu falei não não falei que eu concordo com vocêo tipo assim por que que ele iria tirar mono de coisas que tornariam o que o jogo é sacou ele ia tirar essência do jogo e ela não ia mais entrar e o jogo ia falir sei lá o jogo não ia não ia ter mais pessoa pô imagina mano Todo mundo entra e gosta
por causa do rp aí tem o outro que é sexual mas se os outros que fazem só RP normal né Aí ele ia tirar um negócio que ia atrapalhar todo mundo ia Acabar com RP sexual mas pô ia zoar para todo mundo né então seria ruim porque a galera fica [ __ ] e se ele se preocupar muito com isso gerar tudo ele vai deixar de ganhar dinheiro mais paraa frente no vídeo eu vou me aprofundar nesse tema o msit não é citado Nesse artigo mas tem uma parte no artigo que diz que coisas impróprias
acontecem até dentro de jogos comuns do Roblox um dia depois da BBC publicar isso O Rob botou M So revisão e a comunidade rapidamente associou essas Duas coisas o problema dos condos O Rob resver do dia PR noite mas o problema dentro do mip Sim já que as festas impróprias dentro dele eram basicamente condos dentro de um jogo famoso quando o jogo foi colocado so revisão as pessoas por um breve momento pensaram que aquele seria o fim que o mip City tinha sido ou iria ser banido para sempre do Roblox mas horas depois ainda no
dia 16 o mity Voltou ao ar sem as festas e os povos de todas as deram as mãos e Mas será que Tipo assim será que isso foi ruim pro mip city porque eu não sei o quanto as festas sustentavam o mip City entendeu cantaram canções de paz pois para quem já jogou bip City tipo tá em alta ainda a galera joga bastante tem muita pessoa ou não as Mundial finalmente havia sido alcançada tá Talvez eu tenha exagerado um pouco mas sim Um Piscar de Olhos ninguém joga mais acho que sim jogo Fali sinceramente Sim
tem muita gente não deve ter muita gente ainda mas comparado Com essa época que tinha festas né mano tipo pelo que tô vendo é a galera B de carente aí B de esquisito que qu fazer RP mais o no no no icity mano 8k de pessoas jogando agora é é muita coisa ainda dá uma grana mas pô Não é 50k não é 60k né o sistema de festas que era uma das coisas mais famosas do mips foi completamente removido não porque o Roblox ou desenvolvedor do mip City se importa com os jogadores Se esse fosse
o caso Eles teriam tomado alguma atitude Bem antes o verdadeiro motivo é porque eles ficaram com medo dessas festas sujarem mais ainda a reputação do Roblox caso a BBC fizesse um artigo focado só nisso na época uns inscritos meus me informaram sobre tudo isso que tava acontecendo e pediram para eu fazer um vídeo sobre Obrigado batata por ter informado o Bruno rque mas eu fiquei rioso eu pensei comigo mesmo os caras vão dar um jeito de contornar isso dentro do mip City existe a vizinhança Que é onde fica a casa de todos os jogadores que
estão no mesmo servidor Talvez as pessoas comecem a ir a pé até essas festas e então eu resolvi esperar e observar como um bom detetive deve fazer foi usando essa mesma tática que eu descobri que o meu pai não tinha ido comprar leite no dia 26 de fevereiro numa noite de sexta eu entrei num s para ver como estavam as coisas e se tinham achado um jeito de recriar as festas Porque na minha cabeça iam fazer algo Parecido com o Pois é mano Pois é tipo assim temem brasileira mas a internet consegue tudo consegue fazer
tudo possível para né Tá ligado algo vai dar até não sobrar nenhuma possibilidade nada nada nada e acabou jogo acabou Penguin onde um jogador ficava no centro da cidade divulgando que estava acontecendo uma festa na casa dele mas não tava acontecendo nada disso no centro do mip City só tinha uma tartaruga com chapéu de chefe de cozinha Conversando com um todinho que tinha uma bandana do Naruto e um rifle no peito nada fora do normal eu resolvi dar uma volta pela vizinhança e entrar de casa em casa no servidor para ver se tinha alguma festa
rolando Ou alguma pessoa organizando festa só encontrei alguns baes vazios e outros fechados com grade nas ruas da vizinhança tinham apenas jogadores normais brincando e conversando no parquinho era como se as coisas estivessem finalmente normais as Pessoas foram curadas fomos curados finalmente mano um dia comum Mano era como se todos eles pudessem finalmente respirar um ar de tranquilidade tinha até criança falando inglês no meio dos brasileiro eu acho como tiraram o óculos Juliete e a Glock dela ela acabou ficando entediada e resolveu aprender inglês eu cheguei a encontrar um cara que estava na frente de
uma casa que não era dele e ele disse balada aqui mas quando eu entrei não tinha nenhuma Música e nem pessoas ele tá tentando nossa mano ele era da da Galera antiga ool Mano era uma balada só na imaginação dele seguindo a minha caminhada umich equipado com dois Machados Mas nada de baile funk ou jogador usando camiseta do Flamengo aparentemente os bailes realmente tinham chegado ao fim e os frequentadores desses bailes sumiram Yes foi foi curado tá tudo certo agora o [ __ ] é que tipo assim tem mais 15 minutos de vídeo Então se
pá algo aconteceu né caraca ess Fas não tem ninguém mano que doideira apesar de existir uma boa razão PR suest ter acabado É triste ver que um sistema que Originalmente foi pensado para fazer os jogadores interagirem e se divertirem se tornou algo completamente nojento com pessoas querendo web namorar e fazer coisas mais desito existiam jogadores que usavam sistema da maneira certa que faziam festas normais e rle play de estabelecimento no meu outro Vídeo por exemplo eu caí sem querer num restaurante de uma menina e ela me mostrou o cardapio e me trouxe comida foi um
negócio bem fofo e normal isso é da hora cardapio inteiro torrada panqueca com bacon macarrão espaguetti frango bolo cupcake cupcake suxi salada sanduíche hambúrguer pizza sopa comida tradicional arroz feijão Ok bonitinho bonitinho pô bonitinho pô É isso aí mano muito melhor do que o uh vamos vamos fazer o seis Vamos transar aqui um vídeo brindo que noticiava o fim das festas nos comentários desse vídeo estava cheio de gente falando que tinha boas Memórias de festas normais do mip City eu vou sentir falta daqueles dias de ver contas visitantes e outros aí tem um cara que
faz a festa esquisita mais de um cara é [ __ ] mas p e serag diversão de todo mundo mano noobs correndo um pela casa do outro entrando em festas pequenas com menos de cinco pessoas e criando minhas Próprias festas para meus amigos É uma pena que a comunidade do Roblox usou o sistema de festa de forma inapropriada responsavelmente eu sentirei falta das festas do de quando ainda eram novas me lembro da vez que me prendi dentro de uma geladeira e não consegui sair paia lol as festas tem um lugar especial no meu coração pelo
menos as que eram normais eu me lembro de trollar fazer acho engraçado tipo assim todo mundo fala mano as normais são legais as Normais F faz normais Era um negócio que era conhecido tá ligado deu PR ver que é conhecido todo mundo sabia que rolou todo mundo sabe que rolava essas paradas tipo assim mano eu jogo p normal Ok mas aí eu sei que rolava aquelas coisas esquisita mais 18 entende eu entendo que não tinha muito o que fazer para parar essas pessoas e que remover o sistema era a única opção é é um pouco
triste ver que as festas do M psit se foram eu adorava entregar pizzas nas festas e ouv Todo mundo me agradecendo era bem divertido o lado inocente divertido nunca deixou desistir mas foi completamente ofuscado por esse outro lado nojento um mês depois do fim das festas Aconteceu algo que ninguém esperava o Roblox atualizou os termos da biblioteca de áudio e privou todas as músicas da biblioteca eles fizeram isso acabou agora acabou as festa não já tinha acabado de qualquer forma né por conta de ter muita música com copyright Que poderia dar problema pro Roblox inclusive
deu problema a National music publishers Association processou o Roblox Em 200 milhões de dólares por ter músicas com copyright na biblioteca sem ter permissão para isso é ah goas fo nos usuários que é mas tá nos servidores do Roblox não tem jeito mano inclusive mano o tiktok ele tá passando um pouquinho por isso né Eu tô vendo muitos muitas músicas do tiktok muitos tiktok na real vídeos né que estão mutados agora tipo Por causa de problema com Sony Music eu acho mano tem muito tiktok com copyright com música com copyright falei cara como é que
nunca cai isso aqui mano e tiktok dá dinheiro você ganha dinheiro né Tem como ganhar dinheiro com com tiktok então tipo não faz sentido você não pode usar o conteúdo de outra pessoa mano música Leia Em Um Piscar de Olhos todos aqueles ids de funks e de outras músicas se tornou completamente inútil porque não tinha mais como tocar eles nas Bombox do mip City E de nenhum outro jogo do Roblox e não foi só isso agora quando você envia um áudio pra biblioteca do Roblox ele é automaticamente privado Então você só pode usar as músicas
que você mesmo enviou foi o prego no caixão eles acabaram com todas as formas de fazer festa no mip City e em outros jogos do Roblox alguns dias atrás eu entrei no mip City para ver como estavam as coisas dá para dizer que de certa forma tava Tudo normal eu vi uma galinha pindo uma mulher alta em namoro enquanto de fundo tinha um casal brigando porque a mulher não queria deixar o cara ver o filho nessa frase mano quando eu vou poder ver meu filho de novo quando deixar ué mano os caras Brando dentro do
Roblox cara tudo parecia normal na vizinhança casas normais pessoas pescando pessoas cuidando suas cações por favor deixa o Francisco eu não aguento maises mas uma questão ficou na minha cabeça onde foram Parar todos os mandrax onde foram a parar as pessoas pagavam de bandidão que usavam roupa da Tropa da Turquia não tinha um único resquício deles no jogo é como se eles nunca tivessem feito parte do mip City eu precisava tirar essa dúvida da minha cabeça Então eu fui até a escola do mip City E procurei por algum jogador que parecesse experiente e ativo no
jogo Hum então fui até a escola do mip City E procurei por algum jogador que parecesse experiente e ativo no jogo E então eu encontrei o Cook [ __ ] gostei da sua barba obrigado é Calvo igual a mim sim Deus me fez Calvo ou Oi que shampoo você usa ué aquele do Cristiano Ronaldo eu comecei interagindo com ele como se eu fosse só um jogador normal de mip city até conseguir entrar no assunto que eu queria mano não existe mais festa né é pena eu bombava lá ó [ __ ] o corpão do mano
Mano esse aqui bom eu tô ligado não duvido não duvido tipo Onde foi parar Todos os mandraque foi pro ralo e tá aí a resposta junto com o fim das festas morreu toda essa cultura que eu documentei naquele meu vídeo Um dos únicos registros de que essa cultura existiu é aquele meu vídeo só que senhores no fim do dia acabar com as festas do msit por mais que tenha sido uma atitude correta foi basicamente enxugar gelo essa sensação de que agora tá tudo perfeito e não tem mais nada de errado é pura ilusão o problema
Roblox Sofre envolvendo crianças web namorando e querendo fazer mais o é muito mais profundo e vai além dessas festas que rolavam no mip City na verdade BR brookhaven conhece essa esse nome é mais um um jogo de RP né eles são no brookhaven agora mas mas como que eles fazem no brookhaven Será que ele vai explicar aqui eu não sei eu não sei por lá não tem festa né lá não tem festa e eles só ão tipo migraram não tem festa lá tem de tudo [ __ ] tem festinha às Vezes mano Meu chat tá
sabendo demais cara meu chat tá sabendo demais o problema que o Roblox sofre envolvendo crianças web namorando e querendo fazer coisa mais oito é muito mais profundo e vai além dessas festas que rolavam no mip City Lembra daquela reportagem da BBC que eu comentei mais cedo no vídeo lembro Então vamos falar sobre isso ô Boy os jogos impróprios Eu lembro que eu fiz um vídeo há muito tempo atrás muito tempo atrás e tipo assim era coisa era Absurdo era absurdo mano tinha nudez mesmo era nud pinto pinto pin pênis pinto na tela mas era tipo
assim era um jogos muito o que eu tinha feito o vídeoo eram jogos muito underground muito underground porque tinha pouquíssimas pessoas jogando tipo 3 C estou jogando 10 15 no máximo Muito pouquinho Muito pouquinho e eram rapidamente deletados assim os jogos Mas dava tipo para ver alguns entendeu nessa reportagem a BBC exposa o Lado mais obscuro do Roblox que são os jogos impróprios conhecidos como condos se você achou esquisito que rolava nas festas do mcity com [ __ ] mano ISS que is S muito explícito isso aqui mano jogadores ficando pelados e usando camas sinto
lhe informar mas isso aqui é bem pior Eu não vou usar o artigo da BBC como base porque ele é bem Raso e as informações que eu coletei sobre esse assunto foram através de inscritos meus que acabaram descobrindo esse submundo Sem querer no dia 31 de agosto de 2021 um inscrito me mandou uma sugestão no discord sugerindo que eu fizesse um vídeo sobre um tema bem esquisito nessa sugestão ele relatou que tinha descoberto a existência de um grupo de pessoas que ativamente envia jogos mais oito pro Roblox [ __ ] Então eu acho que foi
exatamente isso que eu vi esse fal não recebi essa mensagem né mas eu juro que eu tenho um vídeo que eu foi só entrando nessas coisas mano eu lembro Porque eu acho que eu vi um post no Reddit de alguém divulgando esses coisas eu falei [ __ ] ISO existe mesmo muito doido mano eu acho muito doedo como não deveria ser assim mas Roblox tem que urgentemente antes de aprovar qualquer qualquer coisa do mundo deveria ser assim qualquer coisa que você coloca no seu jogo é feito pela comunidade tem que ser aprovado tem que ser
tem que passar uma moderação pela qualquer coisa assim não faz sentido só tipo liberar e depois Você vê se é algo errado mano não faz sentido Não tem lógica mano não tem lógica cara como é que como é que o Roblox permite as pessoas enviarem pngs jpgs jpegs assim de de de peito tá ligado como é que ninguém vê mano e quando esses jogos são derrubados minutos depois eles reen I um jogo pra plataforma e ele contou que essas pessoas compartilham os links em servidores do discord criados somente para isso não era para est público
isso Não era para est público mano o kundo é um tipo de mapa onde o jogador pode usar diferentes animações com outros jogadores para simular sexo diferente do mip City que o personagem ficava com o tanquinho de fora mas não tinha nenhuma parte íntima nos condos os personagens têm e eles usam essas partes íntimas nas animações além também de ter um menu para escolher oh abraçar twk Bang chupa sentar Dog que será que é dog diferentes animações e existem até coisas Envolvendo fetiches você não ouviu nada errado diferentes animações e existem até coisas isso aqui
é um personagem algemada [ __ ] bro Olha o tamanho disso é muito engraçado esses corpos tá ligado porque tipo assim o o o boneco no Roblox ele é todo quadradinho aí tem uns peito Redondo uma bola mano é é uma esfera tá ligado É muito estranho é um joelho Claro que não mano olha aqui olha isso a mão dela aqui tá ligado envolvendo fetiches você não ouviu nada Errado caso eu preciso falar com todas as palavras são literalmente jogos de sexo dentro do Roblox eu obviamente não posso mostrar nada disso em vídeo porque são
jogos totalmente explícitos Definitivamente não é algo que deveria estar no no meu vídeo eu mostrei no meu vídeo Eu acho que eu mostrei mano eu entrei nesses nesses coisas e mostrei só não lembro qual que é o vídeo F Roblox e é do entil imaginar que uma pessoa criou isso e enviou para dentro de uma Plataforma cheia de crianças eu confesso que na época esse inscrito sugeriu para eu fazer um vídeo sobre eu preferi ignorar porque eu pensei que era uma comunidade pequena e caso eu fiz um vídeo sobre iria acabar divulgando o trabalho dessas
pessoas doentes que criam isso faz sentido porque tipo assim a galera usaria n é todo mundo que tipo pensa igual o Bruno tipo ah nossa tá errado Fala mano deixa eu ver isso aqui deixa eu ver isso aqui não ligo pro Bruno é ninguém vai saber que eu tô aqui mas aí eu descobri que o Roblox tem esse problema anos nunca resolveu e essa comunidade só cresce quando eu fui coletar evidências para montar essa parte do vídeo encontrei vários YouTube shorts brasileiros com [ __ ] duas semanas 10 dias 11 meses um mês mostrar condos
mano o tem mano olha isso aqui cara tipo Olha o nível de interess is galera 109.000 views mano What the fuck milhares de views divulgando servidores Com links de condos se o negócio tem milhares de View só no Brasil é porque a situação escalou bastante dá para dizer que envolvendo a festa do mip City o Brasil não era tão problemático quanto os gringos mas envolvendo os condos tem brasileiro que faz parte e divulga is meu Deus quartos sem chaves cigarros bebidas cigarro mano mano tá tipo é negócio que dá para ver que é é uma
criança fazendo coisa de adulto tá ligado e chamando criança também nossa Tudo errado ente não é brasileira é o que se originou na gringa e algum brasileiro doente resolveu trazer para cá pelo que eu pude ver em alguns shorts os kos não t só animações mais 18 cigarro T tem alguns que também T cigarros e Álcool enquanto eu tava no servidor do discord relendo aquela sugestão de agosto do ano passado eu encontrei outra sugestão de dezembro do ano passado era de um inscrito meu que havia entrado sem querer em um condo Depois segui um sem
querer hum sem querer Ok um cara que ele tinha adicionado e ele escreveu com bastante detalhes o que ele viu hoje de manhã vi um amigo em um jogo ao entrar era um jogo de dentro do Roblox você escolhia o gênero escolhia as animações e tinha itens para você usar tipo vape droga flor bebida e um chicote reclamei com ele sobre isso e ele falou que era só relaxar só relaxar dá para usar dá para usar o sentido dessa palavra de Várias vezes várias Palas de 10 minutos depois o jogo foi deletado vi que esse
amigo entrou em outro desse com o nome não chamado ao entrar era a mesma coisa do anterior com um mapa diferente tinha quartos só relaxa aí bro Em que sentido sala de jogos sado masoquismo e muita coisa depois de uns 5 minutos foi banido também foi ver os favoritos desse meu amigo e só tinha coisas desse tipo todos acabam sendo deletados à tarde comecei a tentar achar o criador desse negócio Doente mas eram várias contas um jogo uma conta mas aí por volta das 3 da tarde uma menina BR falou assim Entra lá no discord
do jogo pra gente conversar meu Deus mano é isso cara eles conseguem contato o Roblox é primeira camada atá se conhecem vão pro discord depois aí depois é o Né Gam playzinho aí né Consegui entrar no servidor e tô lá desde então foi o que eu mandei pro ratak no Instagram e Twitter Não sabia da existência desse servidor Então Decidi espalhar informação em todo lugar possível O que estão fazendo é extremamente do entil tenho fotos e vídeos e acho que devia ser um tema ser tratado no canal do ratak desde já João Guilherme é simplesmente
triste saber que assim como isso aconteceu com um inscrito meu pode acontecer com qualquer criança que tá jogando Roblox muito Dificilmente uma criança vai achar um condo na lista de jogos do Roblox porque eles são deletados dentro de poucos Minutos e tem nomes aleatórios mas [ __ ] que sempre tem assim como deletado outro volta né Isso que é doido mano Isso que é doido mas pode acontecer de uma criança acabar seguindo um amigo que tá dentro de um condo para piorar a situação esse inscrito meu descobriu que nem sempre esses jogos são enviados por
pessoas que existem robôs que enviam condos pro Roblox mano é muito doido por que como que o Roblox permite isso cara ainda mais robô enviando e não tem ó Literalmente o jeito porque é [ __ ] que tipo assim eu eu entendo mas não concordo você fazer uma análise manual de cada mapa que é enviado pro jogo daria muito trabalho porque deve ser mano todo dia deve ter jogo novo Todo dia ter experiência nova muito muito trabalho então você i ter que ter uma equipe muito grande vendo vendo tudo checando tudo a tudo qualquer coisa
seria muito mais grana e também demoraria muito mais para lançar mapas Novos e experiências novos no Roblox o que iria impedir né o lucro poderia diminuir o lucro Porque pô el seria muito mais lento as coisas mas isso é em troca de Caraca não ter essas coisas doentes no jogo mano isso complica bastante a situação porque enquanto de um lado tem um Roblox apagando um condo do outro lado pode ter vários robôs enviando mais condos o nome certo para esse caso em específico é autoc condo eu confesso que eu não entrei em nenhum Cono nem
para investigar melhor a situação ou para ilustrar para vocês aqui no vídeo todas as informações que eu coletei foram através desses inscritos meus que descobriram esse submundo sem querer se eu entrasse em algum eu tenho certeza que eu ficaria completamente enojado porque com os anos que eu tenho de internet com tudo que eu vivi e observei na internet eu tenho a mais plena certeza de que a maioria dos jogadores de condos São pré-adolescentes Senhores aqui com certeza absoluta mano absoluta e a menoria é adulto isso que é [ __ ] O [ __ ] é
isso tipo assim maioria tipo ah só criança mas tem a minoria tem adulto e olha como esquisito é uma interação mais 18 de RP entre pré-adolescente e adulto no Roblox mano que só entra eu e você não é difícil de imaginar um pré-adolescente usando a internet para fazer coisas que ele sabe que não deveria est fazendo nenhum marjo ia perder tempo fumando e bebendo álcool Dentro do Roblox porque ele pode fazer isso na vida real já um pré-adolescente está muito propenso a querer fazer isso porque ele não pode fazer isso né fato que o marmanjo
vai nesses coisas nesses cutos com outra intenção tá ligado e sim dá para dizer que tem pré-adolescentes que fazem essas coisas na vida real mas Vocês entenderam o meu ponto e para confirmar essa minha suspeita esse meu segundo inscrito contou que na vez que ele estava nesses condos Ele percebeu Que tinha muitos jogadores que escreviam errado e eram alguns erros de português muito comum entre pré-adolescentes era realmente um tipo de mensagem que era escrito da forma que um pré-adolescente escreveria vida [ __ ] eu também sem mas sem ninguém só faz fazendo mesmo brinde Cadê
tu ui gostosa eu acho eles estão tentando talvez burlar o filtro né ui gostosa que man que maninho gostoso Puxou eu claro ele chegou a mandar algumas gravações que ele fez ano Passado quando tava querendo denunciar tudo isso e de verdade é nojento é completamente nojento quando você sabe que isso existe sabendo de todo o contexto por trás sabendo que ali naquele jogo cheio de coisa errada tem um monte de pré-adolescente eu de certa forma entendo mentalizar essas pessoas que jogam condos porque eu com jogava rotel lá nos meus 10 11 12 anos de idade
eu e outros jogadores gostávamos de agir como adultos eu não mano eu nunca acho Que eu nunca fiz isso mano eu nunca fiz coisa de RP de ah beber em festa ah beijar tá ligado eu jogava Club Penguin daria para fazer isso mas não eu acho que nem interagia com ninguém fazer isso ah eu fiz isso de meme depois em vídeo né tipo ah arrumar uma web namorada no CL Penguin mas só isso mano e de fingir que tava fazendo coisa de adulto qualquer pessoa que jogou rotel eu não tinha pira em fazer isso né
quando eu era criança mano minha pira quando Jogava Clube Penguin era tipo assim como é que buga esse jogo para ganhar coin tá ligado Pô vou baixar um sheet aqui para para ganhar muito dinheiro no clube penguin e ficar rico mano é isso isso que eu gostava de fazer 10 sabe que existiam quartos públicos onde as pessoas colocavam uma cadeira de frente paraa outra os jogadores sentavam nelas e ficavam simulando ações mais oito essas ações por texto iam desde asterisco beijando asterisco até ações Que eu nem sabia o que significava mas eu falava porque vi
outras pessoas falando eu era uma vítima Assim como as pessoas que jogam esses condos hoje em dia também são mesmo que elas estejam entrando intencionalmente elas não deixam de ser vítimas eu sabia que era errado mas eu não fazia ideia do quão errado era o que eu tava fazendo e também não sabia do perigo que eu tava me colocando essas crianças também não assim como o Web namor em joguinho pode Ter um adulto doente do outro lado nesse tipo de situação também pode ter e eu tenho certeza que tem adulto doente que envia e participa
de diversos condos simplesmente não faz nenhum sentido um ser humano achar normal acessar isso pelo Roblox a internet é enorme e dentro dela Existem muitos jogos sociais para adultos Exatamente exatamente mano exatamente cara tá ligado Tipo tem como você fazer você pode fazer isso na internet não tem errado em fazer RP mais 18 todo o contexto que tá aqui mano entre crianças num jogo infantil é Roblox não é de Mano Roblox é um jogo mais voltado pro público infantil é sim com certeza pô em que você pode fazer coisas mais 18 se você é maior
de idade em vez de você enviar E participar de contas dentro do Roblox vai procurar um jogo adulto para você jogar cara ou melhor para de ser um esquisito o meu relato envolvendo não não faria isso online mas pô se você faz bem vou ficar Te julgando tá ligado P no Roblox não mano botel infelizmente não é nada revelador porque a maioria dos jogadores jogavam naquela época faziam ou presenciavam eu julgo essas coisas não eu jogo mentalmente só eu não vou falar PR pessoa tipo ou tá louco ou é pô eu lembro que eu jogava
gtrp joguei um pouquinho só joguei muito pouco joguei até em live inclusive vocês lembram né Eu acho e pô já me convidaram pra festa assim mano a galera lev muito a sério Mano assim eu lembro que teve um cara eu não lembro qual que era exatamente a conversa como é que foi exatamente eu cont texto e tal mas alguém tinha me convidado para uma festa num barco no iat isso não RP né tipo ah vamos lá vai ser legal falei beleza Aí uma outra pessoa tinha ouvido isso voui falar comigo no no personagem ainda Tipo
pô ó só cuidado com essa festa aí porque sabe o que que rola lá né eu falei Como assim Como assim rola lá não sei não que pô a Galera vai até o final lá e tal falei [ __ ] Então beleza eu não fui na festa não fui na festa né mas é que mano enquanto tem uma galera que tipo assim tá só pelo rpzinho só para fazer conteúdo fazer jogar min Live tá ligado só para brincar Tem uma galera que se casa mano a galera se casa a galera se casa lá dentro relacionamento
tudo tem vida lá vive mais a vida lá do que eu conheci pessoas que jogavam mais de trp do que a própria vida sem exagero não tô Nem exagerando tipo era literalmente mais horas do dia no RP do que na na vida real erradas esse tipo de comportamento de querer simular ações mais oito infelizmente é uma praga dentro de jogos sociais você encontra esse fenômeno simplesmente em todo jogo social que existe ou já existiu é provável que até no Club Penguin tenham feito algo assim eu lembro muito bem que um dos motivos para eu queria
fazer essas coisas dentro do rabot É porque eu Queria ser descolado Eu queria ser o Adão e o outro motivo é porque eu viia jog go L aqui mano What the fuck até corolinha aqui bro hotel é porque eu queria ser descolado eu queria se o Adão e o outro motivo é porque eu via jogadores fazendo e eu imitava porque nessa idade a pessoa é facilmente influenciável e eu tenho certeza que esses pré-adolescentes que frequentam esses condos no fundo só que é muito cursed mano go não isso aqui não é golat Não pô não isso
aqui tá louco vocês nunca me encontrariam nesses lugares aqui pô a não ser que eu seja gravando conteúdo para vídeo para zoar para fazer alguma coisa igual Bruno mas tá louco tenho muito mais o que fazer mano nossa eu jogar overwatch Zinho acabou ess peito Redondo num corpo quadrado bro tem sentir adões tambémm caso algum frequentador de cundo esteja vendo esse vídeo para com isso Car brincando oh nada a ver mal desculpa é para com isso Respeito brincadeira brincadeira a sua idade você ainda vai ser adulto e vai fazer coisa de adulto Mas agora não
é a hora e esse sermão que eu tô dando agora não é da boca para fora porque eu já tive na exata mesma posição que vocês estão agora e eu queria que alguém tivesse me avisado quão errado era o que eu tava fazendo que eu podia acabar prejudicando a minha mente ou a minha segurança e também a mente e segurança de outras pessoas sinceramente é um Absurdo que uma empresa bilionária como o Roblox não tenha achado um jeito [ __ ] o Roblox passa a valer 45 bilhões mano 45 bilhões ela vale Caraca achei uma
eu achei uma uma notícia dele fazendo evasão fiscal Roblox Vale 55 bilhões vira pequena empresa para evitar imposto o CEO do Roblox usa turque questionável para tornar a empresa elegível para receber benefício de Elisão fiscal nos Estados Unidos cara do criminoso Mano que é isso pô solucionar Esse pocial mano não é porque o rotel tava no seu áudio de tempo em tempo eles soltavam artigos para ensinar os jogadores a tomar cuidado com pessoas mais intencionadas e ensinar que fazer coisa mais do legal caraca mano divir isso no Roblox né Será que tem brincadeira sem graça
ninguém gosta de brincadeira booba intimidar enganar o contato Timo virtual é terminalmente proibido pedidos para ligar câmera Deão em punição mano tomar cuidado com Pessoas mal intencionadas e ensinar que fazer coisa mais cybersexo cybersexo não é permitido esse nome cybersexo é porque é que se fosse 2023 2020 para seria web sex acho que antigo Cyber sex parece muito robôs Android Cyber o futuro duro sei lá mano sai ficou meio tá ligado pedidos de encontros webc serão punidos cuidado a liberar das pessoas através da internet nem todo mundo é quem aprende a ser interessante isso maisou
isso dentro do jogo era errado o Roblox não tem isso E esse problema que o Roblox sofre é mais profundo ainda porque ele não se limita aos condos tem jogadores querendo simular coisas mais oito dentro do Brook Heaven que é outro jogo social e tem jogadores que com certeza ainda fazem essas coisas dentro do mcity mesmo sem festas é esse tipo de comportamento e de pensamento e falta de noção que fazem com que os condos sejam movimentados não é normal um negócio desse ter 80 mil views e agora Brook Heaven que tá com Essa galera
aí né el me falaram putz mano bip City não dá para fazer nada de mais 18 o pessoal falou é então beleza Espera aí que a gente vai fazer aqui e foram para outro lugar para fazer mano entendi mano só de brasileiro imagina na gringa o tamanho que é isso isso daqui é uma opinião completamente pessoal mas eu real não sei como que o FBI não começou a investigar o Roblox porque você pode ter certeza que na gringa eles levam isso muito mais a sério isso tudo é Muito triste eu não sei se vai mudar
porque o Roblox não tá ativamente lançando artigos para educar e proteger as crianças que joga Ô esses esses avatares aqui mano são muito isso aqui não devia existir Não mano não devia existir Olha isso aqui mano eu acho que esse cara aqui devia morrer não é possível Olha isso aqui não devia existir isso aqui cara isso aqui é muito mais [ __ ] isso aqui cara olha isso aqui esse cara é muito mais [ __ ] ISS quem que Ex brou mano tá tudo errado mano esse negócio tudo muito realista mano jogam na plataforma tudo
o que eles fizeram foi lançar um artigo totalmente profissional de empresa para empresa não foi um negócio feito não pareceu não para de falar isso para de falar isso para proteger as crianças foi só para limpar a barra do Roblox e tudo bem Dá para dizer que é impossível Roblox resolver esse problema dos condos porque sempre que cai um Surge mais dois mas se Eles quisessem de verdade melhorar a comunidade e proteger as crianças eles fariam o que eu falei mas eles não vão não vão fazer porque eles não se importam é mano se o
Roblox fez a evasão fiscal aqui para não pagar o imposto que deve ser pago nos Estados Unidos você acha que ninguém ninguém é ninguém é 100% puro guys ninguém é 100% puro mano Roblox donado ver uma microempresa ok ok uma coisa muito básica que já melhoraria a vida dos jogadores seria atualizar o Sistema de denúncia que atualmente PR você denunciar você tem que apertar esc e procurar o nome do jogador na lista de jogadores sendo que eles poderiam permitir que você bloqueasse qualquer jogador só clicando o nome dele no chat do jogo noss seria muito
melhor né mano porque Pô ninguém vai tipo Carem nem sabia nem eu sabia que existia isso [ __ ] tentar o es que procurar o nome dele mano entre outras 50 pessoas na sala ou o nome dele dentro do jogo mesmo E aí nisso poderia assumir o nome dele as mensagens que ele já enviou e trocar a skin dele para uma skin padrão para caso esse jogador tivesse usando uma skin própria E aí caso um jogador tivesse muitas muitas denúncias alguém da equipe do Roblox ia analisar Man Roblox S umas palavrinhas e azul realmente o
que esse jogador tem feito para ver se ele realmente é um problema pro jogo ou se foi uma denúncia em massa falsa eu aposto que isso já melhoraria Muito a situação do jogo e sendo sincero com vocês talvez artigo coloridinho não seria suficiente para educasse as crianças mas o Roblox poderia muito bem pegar os maiores YouTubers de Roblox que tem por aí e criar uma campanha onde eles ensinam o próprio público que fazer certas coisas dentro do jogo é errado e perigoso se eu com 11 anos de idade tivesse ouvido da boca do veno extreme
ou do Feromonas que o web namorar em joguinho e simul aç de mais 18 é errado Eu teria parado de fazer isso na hora tenho certeza disso veno você falhou brincando P brincadeira veno pô veno moleque [ __ ] aí né T brincando brincadeira e você que tá vendo esse vídeo agora e tem um filho ou um irmãozinho que joga Roblox não proíba ele jogar o Roblox tem infinitos jogos divertidos para dif isso que é fta né Tipo esse vídeo inteiro agora que o Bruno falar isso mas pô qualquer adulto que vi isso aqui falou
mano meu filho Não toca mais no Roblox Acabou acabou porque geralmente adulto só quer fazer o jeito mais fácil e não se importa tipo se o filho vai gostar se vai ser bom ou ruim para ele não ah tem eu vi uma notícia que não YouTube teve um vídeo que vazou sei lá o que que que a moça a doa faz tira o iPad inteiro do filho para não ter acesso a internet tá ligado ao invés de ensinar o que que deve ser feito só tipo tira tudo dele então eu imagino que os adultos sem
informação Vai tipo assim é passar na Record jogo do Roblox que teve o caso acabou a a mãe vai tirar o PC do bro entende diferentes idades eu mesmo tenho um vídeo falando só sobre isso em vez de proibir tirar a diversão da criança pega um tempo do seu dia para ensinar para ela o que que ela não pode fazer S porque aí você usa pr pra vida inteira mano não é tipo só Roblox mano já usa pra vida inteira essa consciência de pô não é pr vocêis entrar nesso aqui não é para você falar
isso Não é para você interagir com esse tipo de pessoa tá ligado você tipo assim não você privar a pessoa totalmente não vai ajudar ela só ela não vai ter Nunca nem experiência e mais pra frente ela provavelmente vai sofrer com isso entendeu ensina para ela com Quais pessoas ela deve tomar cuidado mostre para ela que ela pode compartilhar com você caso ela acabe vendo algo que não deveria sem querer Talvez algumas pessoas estranham o fato de um ter me Aprofundado na história e funcionamento dos fundos mas é que sinceramente para mim não vale a
pena eu registrar dessa forma algo tão duenti pouco importa a origem os sistemas que existem dentro deles o que importa de verdade é o problema que ele está causando dentro da comunidade o tanto de criança que pode ser ou já foi traumatizada por causa desses Fundos se você ficou curioso para ver as salas não faz isso não vai atrás não entra nesses discords não dá atenção Para esses caras e se você tá pensando em pagar de Justiceiro para entrar e denunciar tudo não vai funcionar quem pode acabar com essa situação é só o Roblox mas
enquanto ele não toma uma ação cabe a gente ensinar e proteger as crianças e se até hoje esse vídeo aqui é de um ano atrás até hoje não mudou mano eu acho difícil eu acho que é melhor só deixar cair no esquecimento ent né porque se o Roblox não for fazer nada então a gente tem que fazer alguma coisa O melhor que a gente pode fazer é tipo não divulgar essa parada não tipo criar essas coisas não ir atrás para tipo zoar tipo tentar bloquear denunciar tá ligado tá melhor que antes eu acho é eu
não sei porque né eu não acompanho essa esse cenário sei lá mas tipo tanto até Haven MP City esses conos né enfim eu queria muito chegar no fim desse vídeo e falar para vocês Que esse problema foi magicamente iado mas eu não sei se um dia eu vou poder falar isso Obrigado de Verdade por ter me escutado até aqui sintam-se livres para criar discussões sobre esse tema nos comentários desse vídeo eu tenho muito orgulho da minha comunidade porque vocês sempre criam discussões legais e saudáveis nos comentários então eu vou ficando por aqui e eu vejo
vocês logo ali embaixo até a próxima fiquem bem e tchau Gostei do vídeo bom vídeo bom vídeo eu não tinha visto mano Lucas Mais Oficial de vídeos lenda aí a galera aí [ __ ] rapaziada aí e apoia o canal do Bruno ataque prote as crianças [ __ ] é bom vídeo mano é Bruno nunca me decepcionou sempre é um bom vídeo mano sempre um bom vídeo eu pensei que seria igual o o mips Mas foi bem diferente na real mano virou o em do nada eu não