Então, só para vocês entenderem, tá? Essa empresa aqui não vai mais existir. Vai parar mesmo de fazer lançamento?
Explica isso aí. Por que que você vai parar? Eu já queria fazer um software porque é modelo de negócio muito mais escalável do que o modelo de negócio que eu tava trabalhando.
É, contextualizando, né? O que que é legítimos? Ali uspresa de verificação de identidade, não tem nada a ver com marketing.
Ao invés de você fazer lançamentos e só vender informação por dinheiro, você vende informação para colocar pessoas sempre em dinheiro. Você aprende a vender, você vende na minha plataforma, eu ganho 5% de tudo que você vender. Porque que parece que todo mundo tá saindo do mercado digital, Marcos Paulo, Thiago Fonseca, o Ruiter, entre outros.
Então quer dizer que lançamentos, vender infoprodutos, PLR e essas coisas não estão mais funcionando? Será que o mercado digital saturou e não dá mais dinheiro? Será que ainda vale a pena iniciar no mercado digital?
O que será que essa galera que já ganha muito dinheiro tá vendo que a gente ainda não se ligou? Eu vou te mostrar tudo agora em detalhes nesse vídeo. Se você não vive numa bolha e acompanha o mercado de vendas online, você já percebeu que a onda de softwares da serv já faz um tempo que começou e nós estamos cada vez mais vendo os grandes players migrando para esse mercado de SAS.
E a primeira impressão que a gente pode ter é que alguma coisa de errado deve estar acontecendo com o mercado digital. Será que vender infoprutos ainda vale a pena? Vender mentorias, prestação de serviços, cursos digitais, nutracêuticos, encapsulados, lançamentos, PRR?
Será que isso ainda traz resultado? Geralmente essa é a nossa primeira impressão, analisando tudo o que tá acontecendo hoje no mercado brasileiro. Mas talvez não seja bem assim.
Eu estou no mercado digital desde 2019. Nós já fizemos alguns milhões com info prodrutos completamente no office sem aparecer. Faz pouco tempo que eu criei esse canal, inclusive comecei agora a compartilhar um pouquinho minha opinião em relação a esse mercado.
E o que eu posso te afirmar agora com toda certeza é que neste exato momento nós estamos presenciando o fim de mais um ciclo dentro do mercado de vendas online. Se você já está um tempo acompanhando o mercado digital, por exemplo, desde 2012, você já deve ter percebido que o nosso mercado ele é feito de fases, aonde as pessoas vêm em vão, aonde uns some do nada e daqui a pouco surgem novas pessoas. E esse ciclo não tem fim, ele vai sempre se repetindo.
E hoje, por conta da IA, tá cada vez mais fácil a gente construir um software, principalmente um SAS no Code. Tem várias plataformas de no code que a gente consegue facilmente criar um MVP. E justamente por causa desse crescimento da IA, o mercado de tecnologia como um todo, ele tem se beneficiado bastante e tem crescido bastante nesses últimos tempos.
Mas aí, então, será que o nosso foco deve ser outro? Será que eu devo mirar em SAS em vez de infoprutos? E a resposta direto a essa pergunta é depende.
Na minha opinião, eu acredito que a grande sacada seja a gente analisar o nosso momento atual. E existe alguns motivos, tá, que fazem com que esses maiores players acabem migrando para outros modelos de negócio, como é o caso do SAS, por exemplo, e eu já vou falar deles logo mais. O ponto principal agora é que antes de você tomar uma decisão, na minha opinião, acredito muito que você deve parar um pouquinho e analisar o que que faz mais sentido para você agora no seu momento, de acordo com a tua realidade.
Como eu falei antes, eu já fiz alguns milhões no digital e eu posso listar para você agora com muita clareza o lado positivo e negativo de trabalhar com o mercado digital. O primeiro ponto positivo é a baixa barreira de entrada. Então, qualquer um com quase investimento zero consegue iniciar um negócio utilizando apenas um celular e acesso à internet.
Outra coisa bem legal que o mercado digital proporciona é velocidade nos resultados. Então dentro de poucas semanas você já consegue ter um bom retorno. Eu tenho vários alunos e mentorados que dentro de três a cinco dias já tem dinheiro entrando no bolso dele, coisa que é muito diferente de alguns outros modelos de negócio que você leva um tempo para começar a ver resultados.
A margem de lucro também dos infoprodutos geralmente é maiores, tá? De mercado digital como um todo. Então isso facilita bastante para você colocar mais dinheiro no teu bolso.
E o principal motivo é meio óbvio, né? A gente não tem custo de logística, custo de produção, de insumos e também tem a facilidade da escala. Então a gente consegue escalar, consegue vender para bastante pessoas com uma equipe muito enxuta.
Eu mesmo tenho vários mentorados e alunos que fazem mais de 100. 000 por mês trabalhando sozinho. E tem outro benefício meio que você acaba adquirindo ele de tabela por trabalhar no digital, que é justamente essa capacidade de aprender a vender.
E na minha opinião, a habilidade de vender é uma das habilidades mais importantes que o ser humano pode adquirir. Tem também a questão da liberdade geográfica de tempo, então você tem mais liberdade não ficar preso a um lugar, o que na minha opinião também eu acho bem legal, bem interessante, diferente de alguns outros modelos de negócio. Mas como nem tudo são flores também tem seu lado negativo.
Muitas vezes no mercado digital as estratégias elas estão vinculadas à imagem de alguma pessoa, seja a tua própria imagem ou a imagem de um expert. Claro que existe muitas estratégias que você não vincula o rosto de ninguém e você consegue sim vender em escalar, mas muitas vezes para você construir algo mais a longo prazo, ter o rosto de alguém para trazer mais confiança vai facilitar bastante a tua venda. Então o digital tem um pouco dessa dependência de uma imagem ou de um influencer, por exemplo.
Um outro ponto também que eu identifico bastante é que o nosso mercado constantemente você tem que estar renovando seus anúncios, as suas ofertas, sempre testando novas mensagens de vendas, porque conforme o tempo vai passando, as tuas estratégias vão perdendo performance. Então você tem que estar sempre se reinventando e se atualizando, principalmente no digital, onde as coisas acontecem mais rápido. Então é muito normal a gente ficar sempre num constante ciclo de testes infinitos, justamente pra gente manter sempre a nossa escala dos nossos projetos.
Outro ponto também é que o digital muitas vezes traz alguns resultados instáveis. Por exemplo, o caso de lançamentos, aonde você tem um pico de vendas, depois o seu faturamento despenca para praticamente zero e novamente você tem que preparar um novo lançamento e você fica sempre nesse pico de faturamento e de queda. E isso acaba trazendo uma certa instabilidade, imprevisibilidade também de caixa, de faturamento pra tua empresa.
Para você ter uma ideia, eu tenho muitos casos de pessoas que eu conheço que ficaram muito ricas internet e acabaram quebrando depois, justamente porque acabaram comprando casas e carros e depois a eles pararam de ganhar dinheiro simplesmente porque alguma coisa aconteceu na empresa deles e essas pessoas se endividaram, tiveram que vender tudo. Por isso que eu sempre falo pros meus mentorados quando eles fazem esses primeiros 100. 000 pela internet, que não é para eles saírem comprando BMW, Mercedes por aí.
Primeiro passo, eu acredito, que é justamente você investir teu dinheiro, criar uma base para você ter um porto seguro caso algo aconteça. E como eu falei antes, né, como é um mercado que tem uma baixa barreira de entrada, e isso é um lado positivo e também tem seu lado negativo equivalente. Justamente essa baixa barreira de entrada faz com que a gente tenha maior número de concorrentes.
Por isso que eu sempre falo pra galera que a melhor maneira de você ganhar dinheiro com esse mercado é justamente você tendo um diferencial, algo que faça você se destacar da maioria. E se você prestar atenção, o que mais chama atenção na internet são as coisas extremas, né? Ou são pessoas muito estranhas, muito esquisitas, ou são pessoas que são muito incríveis fora da curva.
Então, geralmente quem fica ali naquele meio termo acaba não se chamando atenção, não se destacando e por consequência muitas vezes acaba não ganhando dinheiro. Então, na minha visão, tá, depois de feito alguns milhões pela internet, quando que eu enxergo que faz sentido você iniciar no mercado digital, principalmente com infoprodutos, por exemplo, ou nutracêuticos? Eu acho que o primeiro passo é você ter a maturidade e entender qual é o teu modelo de negócio que você está se inserindo.
O modelo digital, principalmente de infoprodutos neutracêuticos, de tráfego direto, de perpétuo, é o modelo de negócio cash flow, ou seja, é um modelo de negócio puramente pensado em gerar caixa. Então, se tu é um cara que tu não fez muita grana que tu não tem pelo menos uns 5 a 10 milhões guardados na tua conta investidos, esse modelo de negócio de geração de caixa seria o ideal para você começar, pois ele é desenhado especialmente pensando em você que quer gerar caixa, quer aprender a vender e ter resultados mais rápidos, quer talvez construir uma audiência e só então depois que tu tiver uma base mais sólida, tu dá o próximo passo e talvez pensar em um modelo de negócio mais longo prazo, tá? Mas então por que que a gente tem a sensação que os maiores players eles estão saindo do digital?
Novamente eu falo para você ter maturidade para você entender o momento de cada um. Pensa o seguinte, o cara que já tá com bolso forrado de grana, ele tem acesso a pessoas que você não tem. Ele tem um network muito melhor do que o seu, ele tem habilidades que você ainda não desenvolveu, ele tem noow, ele tem experiência e recursos financeiros, principalmente que você ainda não tem.
E chega um momento no digital que você acaba atingindo um teto e você não consegue mais fazer três, quatro vezes mais o valor que você já está ganhando. Todo modelo de negócio possui um limite. E para você acessar um próximo nível, muitas vezes você vai precisar mudar completamente o modelo de negócio que você tá inserido.
E é aí que a gente tá tendo agora uma tendência de milionários querendo começar a jogar o jogo do equity. O equity muitas vezes ele vai te trazer muito mais escala e resultado, só que no longo prazo. É normal startups, empresas que começam agora, principalmente tecnologia, elas começarem no prejuízo e ficarem seus 2, 3, 4, 5 anos no negativo.
E falando agora mais especificamente do mercado de SAS, é imprescindível também que você tenha uma certa habilidade com tecnologia e com dev. Se você prestar atenção, pode ver todo SAS de sucesso ou dono entende de programação, ou ele tem um sócio dev si senior que tem muita habilidade com isso. E eu não quero que você caia na ilusão de achar que você consegue fazer tudo com IA, que você eventualmente não vai estar precisando é de um devil ou de alguém que realmente entenda de programação para estar junto contigo abraçando teu projeto.
Você até pode sim talvez estar criando um MVP bem básico ali, apenas para validar um pouco a ideia. Logo logo você vai precisar de alguém que entenda de programação para conseguir construir um projeto de verdade junto contigo. Tem várias plataformas no code hoje em dia, como a Bumble, por exemplo, que você consegue criar um aplicativo.
Mas existe hoje uma demanda muito grande por Devs e vou te falar, é bem difícil você achar um cara bom de programação. Os que são realmente bons ou eles ganham o salário de 50. 000, eles já são sócios de algum projeto.
Inclusive, o Artur falou também dos riscos de você terceirizar o teu projeto de SAS para outras empresas. Se liga só no que ele falou. Você tá criando uma empresa de tecnologia, você não pode terceirizar o core, que é a tecnologia.
Qual o risco? Vários. Primeiro que a pessoa pode te abandonar, chegar um dia que o seu seu deve terceirizado, ele vai sair porque se uma proposta de emprego, um valor mais alto, sei lá, ele vai embora ou se for uma agência também eles vão ter outras prioridades e você perde seu deve, seu projeto fica parado.
Digamos que não aconteça. O outro risco é que quando você tá falando com alguém terceirizado, os incentivos não estão alinhados. O cara, ele quer receber pelo projeto e você tá criando algo que você não sabe direito.
Você não sabe a forma ficar, a forma final que aquele sistema vai ficar, porque criação de software é uma é um processo de descoberta, é um processo de adaptação, não vai direto pro final. Você provavelmente vai ter que criar e recriar várias partes do sistema. Você vai lançar uma funilidade, não vai dar certo, você vai jogar fora, você vai fazer outra, você tem que ficar mudando coisa.
E quando você terceiriza, a tendência maior é de você, não, vou terceirizar o projeto. Isso falando no caso de uma agência, que ela vai querer pegar as especificações e vai montar daquele jeito, só que você, seu cliente talvez não vai querer daquele jeito, você tem que ficar mudando, tá? E se for o o deve é único, aí o risco é dele abandonar também o projeto.
Mas o principal de tudo isso é que os interesses não estão alinhados, cara. cara que tá fazendo, seja agente ou seja individual, ele quer o dinheiro dele para fazer o que você tá falando ali do jeito que ele achar que que tem que ser feito. E ele não vê o longo prazo da sua empresa, ele não é seu colaborador, ele não se sente parte da sua equipe, ele não vai fazer o trabalho como se o negócio fosse dele, né?
Ele vai fazer do jeito ali para ganhar o dinheiro. Às vezes ele vai trabalhar, vai demorar mais para ganhar mais, entendeu? E eu não tô falando isso de teoria, eu tô falando porque já tem uns 10 anos, mais de 10 anos que eu já desenvolvi coisas de software.
Eu já terceirizei, já usei frila, já fiz um monte de coisa, fiz um monte de cagada, cara. Não dá certo, não vai. Você precisa ou de um sócio de tecnologia que vai ter uma porcentagem da sua empresa e vai estar ali junto contigo, ou você precisa e de um colaborador full time ganhando salário de mercado.
O problema de você contratar alguém e que não é seu sócio é porque ele vai querer um salário muito maior, porque cara, deve ganhar bem e aí você vai ter que estar disposto a ficar bancando no salário mercado por meses ou anos, tá? Mas mesmo o SAS tendo uma barreira de entrada um pouco maior, demandando um pouquinho mais de tempo para trazer resultados e também de você ter esse constante aperfeiçoamento e acompanhamento de suporte, principalmente também o break even, que é um momento de equilíbrio, onde você começa a ver dinheiro voltando pro teu bolso ser um pouquinho mais longo. Por que que a gente vê essa tendência dos big players indo para esse modelo de negócio?
O ponto é o seguinte, um dos players que mais faz grana no digital, principalmente no nosso mercado brasileiro, você sabe que é o Thiago Fint. R milhõesais em 10 minutos. Ele mesmo fez o último lançamento dele do nome de milionário e ele fez mais de R milhões deais com esse lançamento.
45 dias de lançamento, R milhões232. 999,23. Só que ainda assim esse resultado, por mais incrível que pareça, ele tá ainda muito, mas muito longe de muitos softwares hoje que já estão consolidados no mercado, que já tem um resultado grande do longo prazo, como é o caso da Seos Force, que é um SAS de CRM.
Para você ter uma ideia, a receita anual deles do último ano, de 2024, ou seja, o valor que eles faturaram no último ano que passou, foi de 34,9 bilhões de dólares, com um lucro operacional de 3,2 bilhões de dólares e um valationo aproximado de 270 bilhões de dólares. Isso é basicamente o preço avaliado de quanto que vale a empresa. Então, claramente a gente consegue ver um abismo de diferença entre esses dois modelos de negócio.
E eu sei que a maioria das pessoas não tm a menor ideia da diferença de R 1 milhãoais para R 1 bilhãoais. Por isso que eu tô te mostrando essa imagem aí, pr você ter uma ideia. Então na imagem você consegue ver claramente a diferença de R 1 milhãoais, por exemplo, para R 1 bilhão deais.
O volume de dinheiro é completamente desproporcional. E o modelo de SAS, ele justamente te coloca nesse jogo do equity, que é justamente um modelo de negócio pensado, construído para te trazer resultados no longo prazo, aonde você vai conseguir construir algo de valor, aonde vai ter uma previsão de caixa, ou seja, você vai ter uma previsão de quanto que você vai receber em média, tirando aquela instabilidade que eu te falei anteriormente e também sem a necessidade de ter um rosto vinculado à aquela imagem daquela plataforma, do software ou o que que seja, justamente por não ter a necessidade de ter um rosto vinculado. Muitas vezes esses caras que já fizeram muita grana, eles conseguem delegar praticamente 100% da operação da empresa deles para outras pessoas.
Muitos desses softwares eles são baseados no modelo de assinatura, como é o caso da Netflix, por exemplo. Isso traz muita previsão de receita e estabilidade financeira pra empresa. Tem sim a questão da barreira de entradas ser um pouquinho maior, mas também por consequência você vai estar lidando com menos concorrência.
Muitos softwares eles acabam resolvendo problemas mais específicas, como é a questão de automações de e-mails, de funis, traqueamento de dados, por exemplo, CRM, como foi o exemplo que eu dei. Isso faz com que os clientes tenham a necessidade de estar utilizando essas plataformas constantemente. E isso é legal porque isso gera uma fidelização natural da parte das pessoas.
Então você vai ter muitas vezes um LTV, ou seja, um tempo de vida onde o cliente vai estar comprando de você recorrentemente, muito maior do que muitas vezes no caso de um infopruto, onde a pessoa muitas vezes acaba comprando aquele produto e nem acessando ele acessa. Quem dirá então assistindo as aulas ou aplicando conteúdo? Então, quando que na minha visão faz mais sentido a gente migrar para esse mercado de SAS?
Primeiro, quando você já tem um bom caixa guardado, e quando eu falo caixa é coisa de R 1. 500. 000, tá?
Não significa que você não consiga fazer um SAS com R$ 5. 000. Você consegue até talvez com menos, tá?
Você consegue. Mas lembre, se você tá jogando agora o jogo de longo prazo, não pensa que o MVP que você vai construir agora vai te trazer resultados nos próximos meses ou anos. Outra boa maneira de você medir se você já está pronto para iniciar nesse mercado é se você consegue bancar de 12 a 18 meses de prejuízo no teu negócio e ainda assim se manter no jogo, porque muitas vezes o teu resultado ele vai vir, como eu falei antes, mais no longo prazo.
Um outro caso mais específico também que eu vejo vantagem de você iniciar com mercado de software é quando você já é deve, principalmente quando você já tem uma certa habilidade com programação e desenvolvimento de plataformas. Nesse caso, você acaba se colocando na frente da maioria de muitas pessoas. Só que aí também é legal você ter algum sócio que seja bom em marketing, porque é muito muito comum, tá?
Aí eu falo pro experiência próprio, porque eu já vi várias plataformas que vários devs muito bons, inclusive eles criam e constróem toda a plataforma, ela é incrível, mas depois eles não conseguem gerar demanda pr as pessoas comprarem aquela plataforma, ou seja, não consegue trazer clientes de forma ativa pro negócio. É por isso que muitas vezes você vê plataformas white label, aonde os devs eles constróem, mas não conseguem vender e aí eles meio que entregam a plataforma deles para outras pessoas usarem e venderem no lugar deles, justamente porque eles não conseguiram fazer isso. E isso tem muito a ver com um outro fator que eu acho que é interessante você tá aí começando no mercado de SAS, é se você já tem uma certa audiência, se você chama a atenção de pessoas, porque dessa maneira você já tem, entre aspas, um ativo nas tuas mãos, que é justamente a audiência, e você consegue canalizar toda essa atenção para esse seu modelo de negócio.
Agora, se esse não for o seu caso e que muito provavelmente não é, o ideal é que você não comece agora nesse mercado de SAS. Com certeza, sem sombra de dúvidas, o melhor modelo de negócio que você tá começando agora é sim um modelo de infoprodutos. Pode ser também uma operação de nutracêuticos, de tráfego direto, de prestação de serviços, mentoria, como for.
E é justamente por esse motivo que eu gravei um vídeo mostrando passo a passo como que você pode estar começando hoje no mercado digital. Eu criei um plano de ação em detalhes para você executar e já começar a ver teus resultados nos próximos 30 dias. O vídeo em questão tá aparecendo agora na sua tela e se ele não estiver aparecendo, é só você acessar aqui na descrição que eu vou deixar o link dele.
Eu tenho certeza que esse conteúdo vai te ajudar. Eu sou o Bruno Jensk e te vejo até logo mais. M.