He. เฮ เฮ >> [música] [música] [música] >> เ >> [música] >> Muito boa tarde, meus amigos. Estamos começando com o nosso bate pronto. Terça-feira, dia 13 de janeiro, com Muitos temas pra gente tratar por aqui. Mercado da Bola, o Flamengo tá prestes a fazer uma contratação espetacular. A crise sem fim no São Paulo Futebol Clube, futebol internacional. Já deu pro XB Alonso, não conseguiu ter sequência de trabalho demitido da equipe do Real Madrid e muito mais no nosso bate pronto. Seja muito bem-vindo você que nos acompanha pelo rádio, pelo YouTube da Jovem Pan Esports. Deixe
seus comentários no nosso chat, se inscreva No canal e, é claro também deixe o seu like na nossa transmissão. E o Víor Bonitou no comando de hoje, ao lado de Flávio Prado, Mauro César Pereira e também Fábio Piperno para tratar tratar de todos os temas desta terça-feira muito recheada de notícias no mundo do futebol. A começar pelo Flamengo, claro, porque tem reforço gigantesco que pode pintar no rubro negro. A notícia que dominou todas as manchetes rubrogras e também do futebol brasileiro como um Todo ontem, a busca do Flamengo por Lucas Paquetá. informação que veio da
imprensa internacional que segundo as informações, o Flamengo já tem um acordo com o jogador para ter de volta o seu a sua cria. Lucas Paquetá criado no Rubro Negro, passou pelo futebol internacional, agora saiu pro Milan, foi pro futebol inglês, agora no West Ham. Passagens pela seleção brasileira, Copa do Mundo disputada e agora aos 28 anos de idade pode pintar mais uma vez no Clube do Rio de Janeiro. Segundo o jornal The Guardia, um jogador chegou a pedir para não atuar na partida do final de semana contra o Queens Park Rangers também. E apesar dessa
situação encaminhada com o jogador, existe uma cautela no Flamengo com o negócio, porque a diretoria do Mengão sabe que, é claro, não será uma negociação fácil com a equipe inglesa. Ainda segundo o portal inglês, o Flamengo está disposto a pagar 40 milhões de euros, pouco mais de R50 Milhões deais na cotação atual, por Lucas Paquetá. E segundo o que tem sido especulado também, Westan tenta ali jogar o valor para cima e receber cerca de 60 milhões de euros pelo meiocampista cria do rubro negro. Lembrando, em agosto de 2022, o West desembolsou R milhões de euros,
R 216 milhõesais na época pelo brasileiro. O Manchester City chegou a buscar o Lucas Paquetal, uma negociação que foi atrapalhada por toda a situação que viveu o jogador com as Investigações de supostos esquemas de manipulação de apostas esportivas. Ele que conseguiu se livrar dessas acusações, conseguiu prosseguir com a sua carreira, mas essa oportunidade de ser comandado pro Pep Guardiola no Manchester City acabou passando batido e agora é o Flamengo quem tem interesse em repatriar o jogador. Mauro César Pereira, muito boa tarde para você. O que você tem de informação sobre essa busca do Flamengo pro
Lucas Paquetá? E Óbvio, seria um reforço gigantesco que eleva o nível de qualidade do elenco do Flamengo. Mauro, muito boa tarde. >> É, boa tarde a todos. É, é, o Flamengo quer contratar o jogador. Esse movimento começa, dessa vez por parte do atleta, né? Ele deseja voltar ao futebol brasileiro, quer sair da Inglaterra e aí o Flamengo se propõe a pagar até 40 milhões de euros para contar com o Lucas Paquetá, que tem 28 anos. Havia uma especulação sobre o interesse do Tottenham, que alguns veículos na Inglaterra até estavam dizendo que não era não procedia.
Contrataram também o Gallager, né? Então, contratação de outro jogador pro setor de meio-campo não parece fazer sentido agora o Tottenham tentar o Paquetar. E a grande questão é que o West tá numa situação difícil no campeonato inglês, muito ameaçado de rebaixamento, tá sete pontos atrás do do último time que não seria rebaixado hoje, que é o Not Gan Forest. Ele é o primeiro dos três e que a priori serão rebaixados, Westham Burnley e Overhampton. e e precisa do jogador, né, para tentar escapar da queda paraa segunda divisão. Eh, é um impasse, né, o o no
meio do ano acho que essa negociação ela seria muito mais viável. O Flamengo tá tentando para agora. Acho bem difícil agora, bem difícil mesmo por conta da situação do time. Acredito que a tendência seja eh o Paquet ficar por lá até o final do campeonato, até maio e aí maio pode até deixar um negócio já amarrado, né, para maio se concretizar e ele eh deixar o o clube inglês. Eh, na Inglaterra fala-se de pedidos acima dos 40 milhões, uns falam 45, outros falam 50. Enfim, o Flamengo deve chegar até 40 e esse caso, né, cheguem
a um acordo, mas é um negócio que grande chances de acontecer, especialmente pelo desejo do jogador. A não ser que apareça algum fato novo aí, Né, Monte de ideia, alguma proposta milionária da Arábia, essas coisas que às vezes acontecem no futebol, mas o movimento nasce do interesse do jogador em voltar pro Brasil, jogar no Flamengo. Ele quer voltar pro clube onde começou. teve toda essa situação aí da da acusação da qual ele se livrou, foi inocentado, né, de envolvimento no esquema de apostas e tal, forçar cartão amarelo, né, cartões amarelos. Eh, não vive seu melhor
momento técnico. Acho Que isso também tem muito a ver com tudo que ele viveu, além da fase muito ruim da equipe, né? Mas o técnico no no Espírito Santo, português, não quer liberar o jogador agora, porque digamos que ele seja vendido, o Flamengo paga 40 milhões. Eh, não seria fácil para o o West contratar outro jogador paraa posição, porque você contrata o jogador, o jogador sabe que a chance é muito grande de estar na segunda divisão daqui a se meses. E aí, como é que você faz, Né? É difícil, né, você encontrar um um uma
reposição nesse contexto, nesse cenário. Então, é uma negociação complexa para agora, mas bem mais fácil de se imaginar que ela se concretize no meio do ano, o que pode acontecer até um acordo que eles possam amarrar, ele permanecer lá mais alguns meses e se transferir no meio do ano. Eu acho até que isso é uma tendência, pelo que eu conversei com algumas pessoas que trabalham a carreira do jogador, eh, até Mais mais forte do que do que agora. Uma possibilidade até que tem o Flamengo é o Westerman despencar ainda mais na tabela, essa distância de
sete pontos, aumentar para 10, para 12, para 15, né, em relação a escapar do rebaixamento, que aí você vai perceber que o rebaixamento é inevitável, isso pode acelerar processos, né? O time tem vários jogos até o final da janela, que é 3 de março, e pode acontecer chegar no finalzinho de fevereiro, o time tá 15 Pontos atrás da zona do rebaixamento, eh, e de do último fora da zona do rebaixamento, eh, virtualmente rebaixado e até resolver liberar o jogador, porque aí não tem muito jeito mesmo, vai ter que ir pra segunda divisão, pra Championship, né,
como eles chamam lá. Então, tem coisa para acontecer. Eu imagino que isso deva se estender aí por mais algumas semanas, por conta de tudo que envolve, né? Não é simples pro time inglês liberar o jogador nesse momento, Né? E eles entendem também que o jogador tem mercado, tal, mas não adianta ele ter mercado se ele não quiser para outro clube, né? Tem isso também. Aí não vai adiantar nada. Ah, o outro paga 50, 60, 35, 80, não importa. Eh, ele não quiser ir, não, não vai ter jeito. Aí ele teria que cumprir o contrato que
vai até a metade do ano que vem. Ele tem mais um ano e meio de contrato, ou seja, o compromisso dele com o time inglês eh vai até o final da próxima temporada. Estamos no começo da segunda metade da atual temporada, 25, 26, vai até metade de 27 o compromisso dele com o Estando ele ficaria liberado. Até mais uma razão pela qual eu imagino, e não sou eu, né, as pessoas imaginam que no meio do ano seja mais factível essa negociação, porque ele entraria no último ano de contrato e aí mais seis meses, ou seja,
no final desse ano, poderia assinar até pré-contrato e sair sem custo, né, para algum clube. E aí o Estfan não Recuperaria nem parte do dinheiro eh investido e na contratação dele quando ele veio do Lon. Lembrando que o Paquetá foi vendido pro Milan lá, ele não conseguiu se firmar. No Lyon ele foi muito bem, na minha visão, até foi ali que ele realmente ele evoluiu muito, jogando em diferentes funções, jogou inclusive o comfis de pai eh no no time francês e e aí ele conseguiu ter um bom desempenho jogando de segundo volante, jogando mais à
frente. Eh, no Flamengo Eu acho que se ele fosse contratado hoje, eh, eu acho que ele barraria o Carrascal, seria o meia pela ponta direita ali, como joga o Carrascal, como jogava antes o Gerson e antes até o Éton Ribeiro. Flamengo já há algum tempo tem esse ponto armador pelo lado direito. O Felipe Luiz gosta, né, dessa desse jogador nessa função. Canhoto, né, jogador destro e canhoto pelo lado direito, que traz a bola pro meio, abre o corredor pro lateral, faz a tabela, Tenta se infiltrar. Eu acho que ele poderia jogar ali, poderia também jogar
no lugar do Arrascaeta, se necessário. Eh, poderia ser uma reposição na eventualidade de não jogar o o uruguaio, né, ou até ele ficar na ponta, o Carrascal jogar no lugar do Arrascaeta. O Felipe Luiz ganha muitas opções aí nesse nessa eventual contratação. Pode jogar como segundo volante também ao lado do Jorginho, ao lado do Eric Puga, um pouco mais atrás, já fez o papel e Ele jogou inclusive de centroavante, de falso nove na final da Copa do Brasil em 2017, quando o Flamengo enfrentou o Cruzeiro. O Cruzeiro foi campeão nos pênaltis, fez até gol. Então
ele é um jogador muito versátil, ele pode fazer várias funções, como o Carrascal também faz várias funções, né? Então do ponto de vista técnico, embora não seja uma das prioridades do time, né? Porque as prioridades eram o goleiro, o Andre já tá contratado, o Gil Vicente, o Vitão Pra zaga que era outra outra carência, e o comando do ataque. Comando do ataque, o Flamengo tentou o Caio Jorge. A negociação não aconteceu, o jogador renovou seu compromisso com o Cruzeiro, né? E o Flamengo até admite não contratar nessa janela eventualmente um outro nove. Eles não querem
qualquer nove, eles querem um jogador com características bem específicas, né? E e diante disso, acho que é mais uma é caro, mas é meio que uma oportunidade Que é um jogador de seleção, um jogador de Premier League com uma idade ainda boa, né? 28 anos, ainda tem aí um um tempo grande de carreira pela frente, né? Não é um jogador como Jorginho que chegou com 33, por exemplo, livre, mas é um jogador, evidentemente cinco 5 anos mais velho, né? O sequetar faz é contratado hoje faz 5 anos de contrato. Quando terminar o contrato ele vai
ter a idade que o Jorginho tem hoje. Ou o Bruno Henrique que tem 35 agora, são Jogadores de idade bem mais avançada. Então seria uma grande contratação de fato. Acho que ia ser um jogador bem diferente do que ele era quando saiu, né? Até alguns torcedores do Flamengo que não acompanham talvez muito o futebol lá de fora, eu vi alguns comentaram: "Não, mas o Paquet não não estamos mais em 2018, amigo. Estamos 2026, muita coisa aconteceu, ele é um jogador melhor do que era na época e seria assim, na minha visão, titular Absoluto. Acho que
não tenho, ele barraria o Carrascal, na minha visão assim rapidamente para jogar naquele lado do campo ali pelo lado direito, que eu acho que é a função onde se encaixaria de imediato, né? Eh, e aí você vai ter muitos jogos, muitas necessidades de revesar jogadores. Acho que seria um passo assim muito grande para um fortalecimento significativo do elenco. E >> a gente tem uma arte aí que a nossa Produção preparou com os números do Lucas Paquetá, eh, com a camisa do Westham. O Mauro destacou a trajetória dele pelo futebol europeu. No Milan, não conseguiu render
muito bem, até já falou sobre isso, que não não tava se sentindo muito confortável também. No Lyon ele consegue desenvolver o futebol dele e agora no se torna um dos principais jogadores da equipe, senão o principal, com a possibilidade de ter ido pro Manchester City ainda em 2024. A gente Destacou a negociação que acabou não acontecendo e com a camisa do Estan também se consolida na seleção brasileira. E a gente tem para colocar na tela a arte com os números do Lucas Paquetá, então com a camisa do Estan. São 139 jogos, 23 gols, 15 assistências,
167 passes decisivos e aí duelos ganhos 885 também ali no meio-coampo tem uma uma função também de ajudar na defesa. Bolas recuperadas 6945 por jogo, 301 desarmes, 52% de acerto no drible, 228 Faltas sofridas ao longo de sua trajetória com a camisa da equipe inglesa. Flávio Prado. E tem um ponto importante que é esse também que destacou o Mauro no final do comentário dele. É um jogador que volta pro Brasil caso se concretize essa negociação, caso o Flamengo consiga contratá-lo. Com menos de 30 anos de idade. A gente viu muita gente voltar pro futebol brasileiro
ou grandes jogadores serem contratados ali na reta final já da Carreira, que já não tem muito mercado dentro do futebol europeu. Mas se o cara volta com menos de 30, 28 anos de idade, é para dar uma sequência ali de temporadas até o final ali, umas sete, oito temporadas tranquilamente. Flávio, muito boa tarde para você. >> Boa tarde, Bon, boa tarde, amigos. No mínimo cinco, né? Seis. >> Eh, olha, eu acho o Paquetar um baita jogador. Eu >> concordei com o seu entusiasmo quando Você falou baita contra, eu concordo. Acho que um jogador diferente, um
cara que acerta times. >> Sim. Ele, a seleção brasileira, quando ele tava jogando, ela tinha um nível diferenciado, a queda, a saída dele fez com que a seleção perdesse um pouco também de força. >> E a relação dele com o Neymar era muito boa também. A conexão com o Neymar era muito boa. >> É. É. Então, e assim, ele ele é um Acertador de time mesmo. Ele é um cara que, né, ele faz aquele trabalho em várias posições de meio-coampo e e sem dúvida vai acrescentar e vai ferrar o Palmeiras, né? Porque [risadas] o Palmeiras
é porque aumenta o tamanho do Flamengo. O o Paquet é um cara que muda time. Ele muda de de patamar o time, né? O time o patamar eleva como Cruzeiro. A chegada do Gerson vai dar uma elevada no patamar do Cruzeiro. Não é um jogador normal, jogador que dá uma elevada. >> E o Flamengo aumenta a aposta. Ele ganhou Libertadores, ele ganhou brasileiro e ele aumenta a aposta. Ele põe o cara que aumenta nível. Quer dizer, qual é o grande adversário em tese do do do Flamengo? O Palmeiras. Então o Palmeiras também no ano passado
não ganhou, não conseguiu ganhar, vai ficar pior, vai ficar mais difícil. Estamos falando em teoria, chegando, dando tudo certo, tal, mas acho que é uma é uma aposta e tanto, é Um jogador, olha, se der certo vai ser bom para todo mundo, inclusive futebol brasileiro, menos pro Palmeiras, né? Palmeiras [risadas] vai ficar mais apertado, vai ser mais difícil com o Paquetal. O nível do Flamengo sobe muito, >> sobe muito. O Flamengo já tem um elenco espetacular, um time que é campeão brasileiro, campeão da Libertadores e caso consiga essa contratação, traz um jogador que é muito
diferente também em Termos de nível de futebol sul-americano. Fábio Piperno, muito boa tarde para você. Essa notícia aí que chegou com de forma bombástica também nesse começo de semana. O Flamengo já acertado pelo menos com o Lucas Paquetá, vai buscar agora o acerto com com o Wester, mas é uma negociação que se der certo pro Rubro Negro será um grande reforço. Fábio Piper >> tudo bem, Bon? Um abraço aos colegas. Bom, na semana passada Eu falei aqui sobre uma consulta que inclusive ori teria feito ao Paquetá, ao staff dele sobre jogar no Lonum >> e
o, enfim, o Paquetá teria falado para ele: "Vai o lá, o clube é bacana, cidade é legal e tal". Então vai que eh enfim, você não tem nada a perder com isso e tal. E aí o o Hendrick depois inclusive teria consultado o Antielote também. Mas pegando essa parte final do que o Flávio disse, É óbvio que colocaria, aumentaria a pressão em cima do Palmeiras sem o Palmeiras que eh andou olhando e sondando mesmo. O veja, o Palmeiras não fez nenhuma proposta oficial pelo Almada, mas o Palmeiras procurou saber as condições e tal, né? Seria
viável e tal. É um negócio praticamente impossível. Por quê? Primeiro, jogador vem sendo utilizado no Atlético de Madrid. Segundo, ele não tá totalmente ele, ele não tá descartado, custa 40 Milhões de euros e o Atlético de Madrid eh gostaria eh já teria recebido sondagens de clubes sauditas. Então é lá onde o Atlético de Madrid eh observa com mais atenção, porque é óbvio que entre o Palmeiras e um clube saudita que a gente pode pagar mais, né? E o Benfica também teria entrado, tentado tá tá no mesmo estádio que o Palmeiras, feito lá uma consulta, tá?
Mas por 40 milhões de euros, o Benfica também ficaria mais distante disso, até porque esse não é um Valor que o clube português costuma desembolsar. O Richard Hils que chegou a 30 já foi o o teto lá naquele, enfim, naquele momento. Bom, mas é óbvio que seria um excelente jogador, um excelente reforço em um momento esquisito do do West, como Mauro diz, sete pontos atrás do Nican Force, 18º no campeonato, faltam 17 rodadas. É verdade que é muita coisa assim pela frente, mas a situação vai ficando cada vez mais crítica. E veja, É um clube
que já tem feito algumas negociações pontuais para fazer caixa, para, quem sabe buscar mais algum reforço para tentar o o milagre de escapar do rebaixamento e não me parece eh ser o momento para se livrar de alguém como o Paquetá. Agora ele quer fazer exatamente o movimento no sentido contrário de trazer alguém. Então, como que o West tem feito caixa? Por exemplo, outro dia negociou o Luís Guilherme com o Sporting, 14 milhões mais três por Metas e a opção de recompra, porque é um jogador de 19 anos ainda e tal, o clube enxerga possibilidades. Não
era o momento de lançar o moleque agora, até porque a situação é de desespero, mas também não é o momento de queimar um jogador tão importante como é o Paquetá. É, é óbvio que pro, enfim, pro Paquetá também existe um incômodo de ficar jogando num clube que tá lutando contra o, enfim, o rebaixamento. Ele não é um jogador que Tem tamanho para almejar coisa melhor, mas o objetivo do clube é outro. Então, uma coisa é acertar com estaffa do jogador, a outra é convencer o clube a fazer negócio. Aliás, nessa direção de meio que dar
uma liquidada de quem não é importante no elenco para fazer caixa, para de fato buscar algum reforço mais pesado, o Westam, por exemplo, tem lá entre os mais ou menos disponíveis esse zagueiro que o Palmeiras tá tentando aí, o Igor Júlio, né? Ele tem quatro jogos Pela Premier League, pouco mais de 100 minutos em campo. É um jogador que entra lá muito de vez em quando, muito raramente. E é óbvio que se o Palmeiras tiver realmente a fim de colocar o dinheiro na mesa, o West vai fazer isso com todo prazer. Mas não é o
caso do Paquetá. O caso do Paquetá é totalmente totalmente diferente. É o jogador que o clube quer manter para tentar o milagre de escapar do rebaixamento. >> E é um movimento de mercado que passa um Recado também pro resto do futebol brasileiro. O Flávio falou que aumenta muito o nível do time do Flamengo, né? O elenco do Flamengo já é ótimo. Chegar com a chegada de um jogador como Paquetá, ficaria ainda melhor e aumentaria alguns degraus em termos de qualidade. E Mauro, me parece também é é essa postura do Flamengo comparação com os com as
outras equipes. Por exemplo, o Palmeiras é um time que tem condição financeira de fazer grandes contratações Também, mas ainda não foi tão ousado no mercado como eu vejo o Flamengo sendo oferecendo quase 200 milhões no Caio Jorge, eh, com a possibilidade de pagar 40 milhões de euros no Lucas Paquetá. Algo que o Flamengo mereceu, é um ponto que o Flamengo mereceu chegar porque passou por todo esse processo e agora colhe frutos e me parece que colhe os frutos de de uma forma assumindo esse papel mesmo de ser o time que quer montar uma seleção, que
quer ser Dominante o tempo todo e buscando esses nomes que há há pouco tempo me pareciam um pouco improváveis de ver um time e mesmo que top de linha no futebol brasileiro, indo com vontade de tirar um jogador de uma equipe da Premier League nesses valores. Então é é também um acho que um recado do Flamengo pro resto do mercado, né, Mauro? Acho que tem uma diferença Bon do Flamengo pro Palmeiras. Assim, o Flamengo ele ele tem e buscado em alguns casos assim jogadores Que fazem mesmo diferença. O Palmeiras contratou uma quantidade de jogadores, quase
os jogadores que o Palmeiras contratou que você fala assim: "Esse cara é diferente". >> Poucos. Talvez só o Paulinho e o Víor Rock >> machucado. >> É o Paulinho machucado e o Víor Rock. >> Então o Paulinho aqui dentro do mercado nacional. Tira do Víctor Rock, na minha visão, que acho que é um centroavante Acima da média, eh, são vários bons e ótimos jogadores, mas você não encontra muita gente assim que o Jorginho, qual o Jorginho do Palmeiras? um cara que já foi finalista do prêmio Melhor do mundo, jogador de seleção da Itália e tudo
mais, jogador titular do Chelsea, titular do Napoli, titular do Aron por muito tempo, jogando em times importantes na Europa. Não tem Palmeiras. Ele contratou vários jogadores, são bons jogadores, mas o Quando o Flamengo tenta o paquetar, tenta, é o tipo do jogador que aqui no no Brasil, principalmente na América do Sul, ele pode ser um jogador que faz a diferença em jogos, um cara que pode desequilibrar jogos, como o Vitor Rock pode desequilibrar jogos, como o Paulinho, se estiver saudável amanhã, ele vai poder desequilibrar jogos com certeza. Um jogador também que tem potencial um pouco
acima. Eu acho que esse é o ponto. É caro, mas é um tiro Mais pesado e alguém que possa fazer de falta diferença. E no momento que o elenco é muito bom, você não precisa de quantidade de jogadores. Pode contar um, dois, três ali e você vai só qualificar mais e mais o o seu próprio elenco. Eh, aí tem uma questão, né? O clube tá com dinheiro. Eh, qual o que que qual o objetivo do Flamengo? É gerar, ele é massaf que quer e eh gerar dividendos pro pros acionistas? Não, ele tem que ter fidelidade
esportiva, investir no Time para com um time competitivo faturar mais em em dinheiro, em em títulos, né? E até vender jogadores, porque se você tem um time qualificado, você potencializa jogadores jovens que entram no elenco que se qualificam, são bem vendidos também. Uma coisa você pegar, por exemplo, um garoto, vamos pegar assim um exemplo do time que jogou no domingo contra a Portuguesa, tem lá um volante, Pablo Lúcio, muito bom jogador, muito promissor jogador. Fez um Grande jogo, não, não fez. Agora pega o Pablo Lúcio num jogo do time profissional, depois dele treinar, se ele
foi incorporado da profissional, eu coloco aí do lado do Jorginho os dois volantes com a Arrascaeta, com o Carrascal, não vou nem falar do Paquetar, tá? Com Pedro, com o Samuel Lino, né? Com Alexandro, com Danilo, com Léo Ortiz, Léo Pereira, com Varela, com esses caras ao lado. É outra situação. O garoto entra no meio de caras, né? Eu Posso lembrar aqui, por exemplo, em 1987, quando o Flamengo foi campeão brasileiro, o lateral esquerdo era o Leonardo. Eu tinha 17 anos. O Leonardo foi lançado pelo Antônio Lopes numa defesa que tinha Leandro, Edinho, Jorginho, [
__ ] Andrade no meio campo, Zico. Então, pô, muito mais fácil, né? O garoto foi um grande jogador, Leonardo, mas ele era o moleque, 17 aninhos, saiu lá de Niterói, de repente tava jogando no time Principal. O técnico era Antônio Lopes, o delegado, ele que pensou. Depois o Carlinhos foi campeão, mas o técnico que lançou foi o Antônio Lopes. Agora, você imagina se ele entrasse num time só de garotos como ele? muito mais difícil. Então, eh, jogadores assim podem ser até potencializados e vendidos. O Palmeiras fez isso várias vezes aí com jogadores que subiram cercado
de outros bons jogadores, foram muito bem vendidos. Uma Coisa é o Estevão jogando com os caras, como os caras eles jogavam, o outro seria o Estevão jogando no meio dos vários meninos. É muito mais difícil, não vai render tanto, não vai ser tão competitivo. Isso que eu quero dizer. Então, eh eh o objetivo é esse, é como o Palmeiras também tem, é formar em time forte, eh ganhar títulos, aí você fatura mais, você pode vender jogadores promissores por quantias significativas e tudo mais. Eh, o caso do Paquetá é um Caso muito peculiar. Eu diria que
isso tá acontecendo também, não é só por conta volume do Flamengo, da sua possibilidade nas finanças, mas pela questão muito pessoal do jogador, né? Por tudo que ele viveu lá, por alguma razão que é de foro íntimo, que ele que pode poderia falar com mais propriedade, ele não quer ficar mais lá. Ele quer sair de lá, ele quer voltar pro Brasil. Você vê que ele não fala em sair do Wester, ele quer sair da Europa, ele Quer voltar a jogar no Brasil. E aí entra uma questão também que a gente pode imaginar é o seguinte,
né? Do ponto de vista financeiro, é claro que lá ele ganha mais, né? Tem a tributação mais pesada também na Inglaterra, né? que lá é bem é bem eu lembro até de um jogador importante que aqui de São Paulo que certa vez ele chegou a quase acertar com o time inglês, quando ele viu o tamanho da da mordida do leão, ele ele recuou e não foi. Eh eh ficou onde tava mesmo, Tava em outro país na Europa, não foi. Falei: "Opa, é isso tudo? Não quero, não quis ir". Eh, mas um cara desse vem pro
Brasil, gente, ele vai ganhar muito bem aqui também. E imagino que um jogador na situação dele já esse tempo todo na Europa, o cara já monta um patrimônio, tudo. Ou seja, é uma questão do que que você quer para você mesmo, né? Porque assim, quando a gente fala assim, não, o cara vai ganhar muito mais lá ou aqui, esses caras ganham muito dinheiro. A Vida é muito confortável. Chega o momento que o cara tem dinheiro para umas três gerações. O bisneto se bobeiar vai estar tranquilo amanhã se não fizer nenhuma loucura financeira na família. Então
o cara começa a buscar o quê? O bem-estar dele e parece que ele realmente tá disposto a a voltar para jogar no Flamengo. Não fosse isso, ele não voltaria também, né? Flamengo não teria condições de fazer uma proposta porque ele tem mercado, ele ficaria lá Fora e os 40 milhões, que é o teto que o Flamengo parece que tá disposto a chegar ou pode chegar, acho que não seriam bastante. O que pesa aí é o desejo do jogador e o momento técnico da equipe, né? Porque e ali já até falei aqui, tem mais gente lá
nessa situação para ficar atento no meio do ano, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro que tá agora turbinado aí pelo Pedro Lourenço. E o caso acabou de ser contratado o centroavante que o Flamengo desejou na Outra janela é o Castel que tava na Las contratado pelo Wester, tá com pé na segunda divisão, vai jogar a segunda divisão, como é que vai fazer, né? Não tô dizendo que o jogador não vai querer jogar. Pro time é interessante eventualmente numa segunda divisão manter o elenco tão caro. A queda e eles calculam quando o time cai da primeira para segunda, caso
o W rebaixado, ele ele ele fatura menos 100 milhões de libras. >> Tem que fazer um reajuste ali no time. >> É uma porrada assim muito violenta. Imagina a gente mais de R milhões deais, 710, 720, acho que tá por aí, né? 7.1, 7.2, a menos no orçamento. Então você tem que se readequar. É o caso do Wester, tem lá o João Gomes. >> Esse tem mercado até tá se especulando que o Napoli tem interesse e tudo mais, mas tem o André que para mim é melhor do que ele, o André Fluminense e tem o
Arias também Fluminense que tá lá. Esses Jogadores ficam, tem mercado lá fora ou ficam disponíveis até para um empréstimo? Olha, enquanto você tá na segunda divisão, me empresta o jogador e fica aqui um ano, eu pago o salário dele e quando você se acertar aí, se você subir, eu te devolvo o jogador ou então eu compro, a gente negocia. Isso pode ser feito. O >> o Real Madrid fez isso com Roselo que tava no espanhol, caiu e o espanhol emprestou o Roselo para uma temporada Pro Real Madrid. Aí depois vendeu, é ajudou campeão. >> E
ajudou um bocado ali em determinados momentos, né? É isso. Então assim, são situações que podem acontecer no meio do ano. Por isso que eu acho que é muito mais factível imaginar essa negociação no meio do ano. Ela pode até ficar toda amarrada agora, né, e ser concretizada no meio do ano. Agora eu acho bem complicado pela situação do Wester. A não ser, repito, que até o final da Janela, dia 3 de março, o Westeran tem vários jogos. Tem vários jogos. Se ele começar a perder, perder, perder e essa distância pro Nottingan Forest, algum outro que
seja ali o 16º, né, o 17º, eventualmente até cair para 18º, aí você vai olhar falar: "Pô, tá 18 pontos atrás e tem 20 e poucos pontos para disputar e tal, não vai escapar". E talvez isso viabilize, né? Eu acho até que o torcedor do Flamengo que deseja ver o jogador tem que torcer muito agora pro Perder jogos, porque conforme ele se afundar mais, até conversei com uma pessoa ontem que tá envolvido aí de certa forma nessa nessas conversações, ela falou: "Mauro, sem dúvida se o time deles perder perder fica menos complicado convencer liberar, porque
esse é um desafio, né? Especialmente como eu falei pela dificuldade de contratar. Tá bom, vou vender o Paquet pro Flamengo agora, pode ir. Obrigado, tchau. Peguei 40 milhões de euros. Agora Vou contratar um outro meia pro lugar dele. Aí eu vou lá contratar o cara, chama o cara. A gente vai dizer: "Tudo bem, mas vocês estão quase na segunda divisão, como é que vai ser? O meu jogador vai sair de onde ele tá para jogar segunda divisão?" Porque jogar a segunda divisão na Inglaterra, até para quem já viu essa aquela série do do Rex, né?
Do time lá do do Ren do Meline, né? Difícil falar o nome dele, os dois americanos atores. Eh, é interessante Que você vê assim os jogadores da quinta, da quarta divisão, como eles sonham com a segunda divisão inglesa, a Championship. Os caras olham para aquilo como, nossa, jogar a segunda divisão, jogar, é porque eles são da quinta divisão, quarta divisão, terceira divisão. >> E a Premier League nem entra no radar dos caras. Eh, é como se um jogador aqui da Série D ou sem série fosse jogar Série B. Vou jogar a Série B do Brasileiro
pelo CRB, pô, que legal. Vou jogar segunda divisão, pô. Cheguei na segunda divisão, eu jogava quinta, a quarta, aliás, ou nem tinha divisão, tava jogando lá no interior. É mais ou menos isso. Agora, pro jogador que já tá no patamar de Premier League ou Série A da Itália ou na Bundesliga ou na liga da liga na na Espanha ou na Liga A, na França, o cara que é de divisão de elite, você fala: "Ó, você vai jogar lá na na no do Wester, pode jogar segunda Divisão, será que o cara se interessa?" Então, a dificuldade
do Weston seria muito grande para encontrar um jogador, ainda mais do nível do Paquetá, um cara de seleção brasileira para colocar no lugar. Então acho que vai ser muito difícil liberar agora no meio do ano. Acho bem mais factível. Lembra muito a situação que nós discutimos aqui há um ano. Jorginho, muita gente fala: "Não, o Jorginho vai falar gente, não vai ser agora no meio do ano". Tudo bem, por que Que o Arsenal iria liberar o jogador no meio da temporada? E o Arsenal tentava ser campeão em inglês, parece que dessa vez vai, né? Tem
que tá com chance, mas a gente nunca sabe se tratando do mas não tinha sentido. Ah, mas ele é reserva. Sim, mas ele entrava muito nos jogos. É parecido com o caso do Almada aí que surgiu essa onda toda, né? O Piperna falava sobre o Almada. Oada joga quase todos os jogos do Atlético de Madrid, gente. Quase sempre ele saiu do Banco, né? Criou-se uma fantasia de que ele precisa de precisa de minuto nenhum, já tá mais do que incorporar, titular da Argentina. Ele virou titular da Argentina. Então assim, e é difícil repor, né? Por
exemplo, o próprio Almada, imagina se o West quisesse contratar o Almada e chegasse lá com 40 milhões e mais uma grana e falasse assim: "Olha, >> eu quero comprar o Almada Atlético". Aí o cara vai pensar: "Pô, legal jogar Premier League?" Pô, os caras estão com pé na segunda quanto tempo vai jogar. >> Quanto tempo? É o caso do Castelano, saiu da Láziio e pode ser que o time dele seja rebaixado, a não ser que tenha algum acordo, né? Que às vezes pode ter um acordo, ó, se cair vocês liberam um jogador para jogar em
outro time, facilitam a saída. Pode também existir algum tipo de acordo na contratação, que acho até bem provável, né? Um agente esperto faria faria e eh eh constar uma Cláusula do gênero, né? Então acho que é isso, o jogador mais provável vir no meio do ano do que agora. Mas tem essa diferença, eu acho. O Palmeiras, eu acho até pelo minha opinião, acho muito pelo perfil da comissão técnica do Palmeiras. Gosta mais de jogadores com esse perfil do que >> caras mais, digamos assim, técnicos. A exceção talvez seja o André Pereira, que é um jogador
acho que do nível, mas também não adianta também Andrés Pereira Paraa bola ficar passando lá pelo alto, né, como vimos lá em Lima, né, a bola passando pelo alto, saindo da zaga direto pro ataque, a se vira aí e não passava tanto pelo meio-campo. Então acho que tem essa questão também de perfil. que esses dois times são os times realmente dominantes do Brasil, né? O Cruzeiro é o que tenta penetrar agora, como já houve Botafogo na safe, já houve a pré-saf do Atlético Mineiro, agora é o Cruzeiro. Os dois que estão aí sempre dominando, contratando
e sempre muito forte são Palmeiras e Flamengo. Ah, Palmeiras não ganhou nada ano passado. Flamengo também não ganhou nada 2023. Isso acontece, mas vai voltar a ganhar. Claro que vai voltar a ganhar. Palmeiras vai voltar a ser campeão. O Flamengo vai est sendo campeão. A gente já tá com uma década completando agora esse ano, uma década que os dois de alguma forma são protagonistas. Não é pouco tempo não, Gente. É uma década já. Começou em 16, quando o Palmeiras foi campeão. O Flamengo até de forma surpreendente chegou a sonhar com título. Começa tudo ali, a
história do Cheirinha naquele ano. Começa tudo ali em 16. De lá para cá só quem conseguiu forar a bolha foi o Corinthians do Carille, que foi o negócio do primeiro turno absolutamente inusitado. E não era um Palmeiras tão forte, nem um Flamengo tão forte de 17. >> Pega os times do Palmeiras do Flamengo Primo 17 e olha para ver. Não eram tão fortes como agora. O Atlético turbinado pelos seus benfeitores que depois viraram donos da saf, né, virou saf. O Botafogo naquela situação também, por exemplo, jogador um dos mais, vou falar de novo do Almada,
um dos jogadores mais desequilibrantes na temporada brasileiro Libertadores. Botafogo pagou >> não, >> né? A Saf pagou, não pagou, tá com transferirmando por conta disso, né? Mas Ganou, né? Forou a bolha dessa maneira, porque é um mercado desregulamentado, agora deve mudar com fair play financeiro, né? E eh >> e o Cruzeiro tentou e não conseguiu, né? Tentou sócios três. >> E assim, o Corinthians é bom situar. O Corinthians é num período que o Flamengo e o Palmeiras tinha um time já se formando, mas não eram tão fortes como agora. Pega uma escalação da época aí
e compara com as de hoje, o elenco do Palmeiras, do Flamengo era muito diferente, muito. E aí o Corinthians conseguiu beliscar aquela taça ali. Fora isso, são esses dois totalmente turbinados e o único que parece de capaz é o Cruzeiro, pela mesma razão, >> é um milionário botando dinheiro lá. Então assim, os dois que se estruturaram são dominantes e vão continuar sendo. Pode esquecer quem tiver, pode secar à vontade, mas vai, pode perder um título aqui, outro ali, mas vou continuar Brigando. Você os dois, se você olhar o Palmeiras não go nada, não, mas foi
vice paulista, foi vice brasileiro, foi vice da Libertadores. Ah, mas você vice é ruim, sim, mas você vê que ele tá sempre ali, ele tá sempre ali perto, mesmo uma temporada ruim, ele não fica em 10º, fica em oitavo, ele não briga por tá rebaixando, não existe isso. Como o Flamengo também no ano que não goada, tava sempre ali perto também. Então, mas tem uma diferença de perfil, acho eu, de De perfil no mercado, né, de um pro outro. >> Tem que chamar um break na rádio Jovem Pan. Já já a gente volta com o
nosso bate pronto. Seguimos no YouTube. E, Flávio, tem um outro ponto para além da ação do Flamengo no mercado, mas pelo lado do jogador, porque caso não se concretize, isso pode acontecer, seria mais por uma questão do clube, mas a iniciativa, como trouxe o Mauro, foi do Paquetá. Eu acho muito interessante que Talvez Paquetá tenha visto por por conta de toda aquela situação que aconteceu da investigação, que ele conseguiu se livrar, conseguiu ser inocentado, talvez ele tenha visto que o trem de subir um um degrau a mais no futebol europeu com o Manchester City pode
ter passado. E aí que que vale mais? Você ficar na Europa ali meio de tabela, brigando contra o rebaixamento ou voltar pro futebol brasileiro? Parece que o Paquetá prefere voltar ao futebol nacional. Isso eu Achei um movimento interessante, ainda mais para um jogador, como a gente já falou, com menos de 30 anos de idade. É um pouco fora do que a gente tá acostumado, né? O Mauro falou uma coisa e é perfeito. Depende, tudo depende do jogador. Se ele não quiser ver não adianta, não tem jeito. >> Aí é uma questão de mais tempo, menos
tempo, de você alinhar pagamento, enfim, aí você negocia, mas primeiro tem que ser o jogador. E a partir do momento que O Paquetá faz essa essa esse essa esse movimento mesmo em direção a voltar ao Brasil, >> óbvio que o Flamengo é o passo mais natural, primeiro pela estrutura que o time tem, segundo porque é o time que ele começou carreira. Enfim, tem uma história. Eh, eu entendo que eu eu fiquei surpreso quando eu olhei, nossa, né? Eu vi um primeiro notícia, falei: "Paquetar, >> não esperava". >> É porque o Paquetá é um jogador, eu
considero ele muito, muito acima da média. Eu acho que o para mim o Paquetá vai ser titular da seleção brasileira na Copa. >> Também acho. >> Valeu. Um jogador que dá que dá uma diferença, né? Um cara que ele muda patamar de time mesmo, de verdade. E aí de repente quando sai essa notícia até um pouquinho pr falou esse negócio para que tá quente? [risadas] Motional é quente. Eh, então, eh, eh, mas tem que partir do cara. Tem que partir do cara. Ele já deve estar resolvido financeiramente. Deve ter essa história do dessa aposta, a
gente não sabe como é que ele reagiu. >> Aí uma coisa uma coisa do cara, uma coisa da família dele. De repente ele quer voltar pro Brasil e aí lógico, o caminho natural é esse. Eh, e aí somados a esse problema do né, e tal, de tá eventualmente com grande risco de ser Rebaixado. Mas eu acho que assim, o movimento parte dele, né? Ele tem que ele tem que querer ele querendo aí uma questão de ah o Flamengo fecha em 40 milhões, 41, 42, o jogador, enfim, né? >> O resto se resolve, né? A partir
do momento que o jogador quer, o resto, e se ele não quiser, não tenho o que fazer. Se ele não quiser, não tenho o que fazer. Então, eh eh assim, eu acho que a coisa vai ser conduzida durante Esses seis meses aí, eh, em se mantendo tudo como está, com o Flamengo caminhando para ter um jogador realmente extra série, né? Um jogador de um de um de um nível muito elevado. E o West Ran também fazendo o possível para tirar o que ele pode tirar, porque vai cair o nível dele quando ele vai cair pra
segunda divisão na Inglaterra. Não tem jeito. >> Exatamente. Já já a gente tá voltando na rádio Jovem Pan também todas as Plataformas com o nosso bate pronto. Enquanto você nos acompanha pelo YouTube da Jovem Pan Esports, deixe seus comentários aqui no nosso chat, o seu like também que é importantíssimo. E se você não é inscrito no canal da Jovem Pães Esportes, por favor se inscreva. Estamos de volta, hein? De volta a Rádio Jovem Pan com o nosso bate pronto nesta terça-feira falando de Lucas Paquetá, a busca do Flamengo pelo pela sua joia, né? revelado no
rubro negro agora no ESNG e o Flamengo quer a contratação de volta do jogador que tem Copa do Mundo no currículo, disputou Copa do Mundo com a seleção brasileira, ainda é jogador com sua vaguinha ali carimbada também na amarelinha e hoje um dos principais destaques do da Premier League também do Westham. O Fábio Piperno falando ainda sobre esse movimento que fez o Lucas Paquetá eh querendo voltar pro futebol brasileiro, eu acho muito interessante porque me parece que hoje e e até de Forma natural existe uma ideia que já tá impregnada no imaginário dos jogadores que
chegar na Europa é uma é uma forma de validação. E não importa o contexto, você estar na Europa, mesmo que seja num clube de de meio de tabela, num clube que briga contra rebaixamento, seja na Premier League, não em Portugal, na França, na Espanha, chegar na Europa é uma uma forma de validação. Não importa o contexto em que você esteja. É claro que Tem vários jogadores com potencial de chegar nos nos clubes top de linha, nos principais 12, aqueles clubes que brigam por Champions League, mas outros ali acabam ficando pelo caminho, não conseguindo subir esse
degrau a mais. E eu vejo como um contraponto ali, um um contramovimento de jogadores que batem lá na Europa, não conseguem dar esse passo a mais e entendem que talvez seja melhor você ser um destaque no futebol brasileiro, no futebol sul-americano. Claro que não é o caso do Paquetá, porque o Paquetá é um jogador de destaque, é um jogador de seleção, mas, por exemplo, a gente vê o Víor Roque, que eu acho que tem o potencial de voltar pra Europa um dia, mas que foi, bateu, voltou e preferiu voltar pro futebol brasileiro. Pedro bateu lá,
não conseguiu render, voltou pro futebol brasileiro, não, não insistiu tanto quanto poderia, talvez de ficar no futebol europeu. Eu acho que isso é um Movimento muito legal. Eu acho que, por exemplo, se o Paquetá vier pro futebol brasileiro, é algo que só valoriza a liga brasileira também. Talvez o jogador, até pegando o exemplo do do Gabi Gol, a gente vê o Gabig Gol, que é um jogador que surgiu com muito potencial, que não conseguiu dar certo na Europa também, Benfica, Inter de Milão, ficou ali uma temporada, depois já voltou. Eu acho que ele tinha possibilidade
de voltar pro futebol Europeu também nesse contexto, num contexto de clube médio, de clube que talvez não brigue por títulos. Só que em termos de realização profissional, o que que é melhor pro Gabigol? Ser um ídolo histórico do Flamengo, campeão de Libertadores, ou ficar batendo e voltando e em Europa League, em em sei lá, 15º colocado da Premier League, em termos de realização profissional? Claro que todo jogador tem o seu objetivo, mas me parece que essa ideia tava muito Impregnada no imaginário, sem muita explicação, só como essa forma de validação. E eu acho que talvez
esse movimento do Paquetá possa ser esse contramovimento de volta, que talvez os jogadores possam valorizar também, fazer sucesso aqui, em vez de só ficar ali rodando por clubes que não disputam muita coisa na Europa. Piperno, o que que você pensa? >> Eu peço B que no começo de carreira, se o jogador não tivesse objetivo de ir pra Europa, ele não tem muito juízo, né? tem miolo mole, alguma coisa do, enfim, do tipo. Agora, é evidente também que eh ele vai chegar lá e vai avaliar, né, o vai avaliar cenários. Às vezes ele não tem oportunidade,
não consegue jogar, não se adapta ao técnico, a cidade, enfim, tem jogador brasileiro que, enfim, não se acostuma comida, né? Já ouvi isso algumas vezes. Então, tem de tudo. Aí é como o ser humano reage diante de adversidades, de ambientes Novos e tal. é muito de cada um, mas a maioria quer ficar. Aí o que o que que acontece? Então, por exemplo, no sábado eu trabalhei no jogo do Palmeiras contra a Portuguesa. Aí no domingo eu vim aqui fazer o Canelada, saí daqui às 3, às 3 da tarde e tal. Eu fui correndo para casa
porque aí tinha o superclássico espanhol, Inter e Nápoli. Em compensação, o jogador que tava aqui no estado de São Paulo, por exemplo, jogando, por exemplo, o jogador do São Paulo ia ter que estrear no Campeonato Paulista, o cara do Corinthians ia ter que estrear no Campeonato Paulista. Eu acho que tem um pouquinho de diferença aí, né? Ano passado, nessa mesma época do ano, a gente discutia se o Palmeiras ia ter êxito nas tentativas de trazer o Vittor Roque e o Andras Pereira. E naquele momento eram dois objetivos Ousados. No Víor Roque demorou mais, enfim, foi
uma negociação que se arrastou por algumas semanas, o Palmeiras fechou e no caso do Andras Pereira, o Fulan queria mais ou menos o equivalente a 20 milhões de euros. Naquele momento Palmeiras achou muito, negociou e no meio do ano pegou o jogador pela metade do preço, até porque aí o clube já não tinha mais tanta intenção de ficar com ele, o jogador queria voltar por uma série de motivos. Então, às vezes o jogador quer retornar ao Brasil por questões familiares ou porque tá realizado, tá muito rico, tem aí, enfim, no caso do Andrés, um objetivo
de, quem sabe retornar à seleção brasileira, mas também não vamos nos enganar com uma coisa. esse tipo de jogador e não tô falando, por exemplo, de alguém de 20, 21 anos, como foi o Gabiglá atrás, como foi o Caio Jorge retornando ao futebol brasileiro ou ou enfim o Víctor Rock recentemente. Esse Tipo de jogador ele vai voltar porque quem quem tá a fim de contratá-lo é o Flamengo, é o Palmeiras. É muito difícil qualquer outro time aqui do futebol brasileiro hoje seduzir um jogador desse tamanho para retornar o futebol brasileiro. Então não é que esse
tenha se tornado um movimento eh normal hoje, não. A gente tá falando da exceção de um cara que certamente estará na Copa do Mundo topando o Retor Futebol brasileiro. Não é uma operação fácil e não é algo comum, como muita gente fala do Áries agora, não é chegar lá e falar: "E aí, ó, eu tô querendo levar você de volta". Imagina, quer dizer, eh, você tem que convencer o jogador, o staff dele, pagar muito e convencer o clube, que até até outro dia também fez um investimento importante para tê-lo por lá. Essas coisas elas não
são ainda tão normais e corriqueiras assim. Quando a gente fala do Flamengo e Fala do Palmeiras, a gente tá falando das exceções. O Cruzeiro, eu quero ver mais. De fato, o Cruzeiro fez dois movimentos muito significativos, até mesmo de demonstração de força. Ou seja, ele recusou uma proposta do Flamengo que seria a maior transação da história do futebol brasileiro e simultaneamente ele pegou ainda foi lá na Rússia e trouxe o Gerson fazendo o maior desembolso, como o clube brasileiro já fez hoje. Quer dizer, juntando os dois os dois Negócios, a gente tá falando de um
volume aí aproximado de 59 milhões de euros. Ou seja, o pacote do Flamengo estaria avaliado em 32 e ele foi lá e pagou 27 pro Zenit. É muita coisa, óbvio que é, né? Não é qualquer clube europeu que tem essa bala para contratar o jogador. Agora, a diferença é saber se esse vai ser um movimento continuado, vai se tornar algo, né, relativamente usual na vida do Cruzeiro ou se foi agora meramente uma demonstração de Força para falar e para chegar e fazer uma cena pro mercado falar: "Ó, eu também sou grande, eu também tô no,
enfim, tô no jogo". No caso do Cruzeiro, por mais que eu acho que isso seja muito bem-vindo e tomara que o Cruzeiro faça isso mais vezes, por enquanto é um movimento que deixa um pouco de dúvida. No caso dos outros dois, não. >> Claro que vamos acompanhar os desdobramentos dessa história, busca do Flamengo pro Lucas Paquetá e todas as Novidades a gente traz na programação da Jovem Pan e também nas redes sociais da Jovem Pan Esports. Agora a gente pega o avião, vamos pro continente europeu, vamos paraa Espanha. Por quê? Porque a notícia desta semana
que abalou o mundo do futebol internacional foi a demissão de Xav Alonso do comando do Real Madrid. Ele que começou com uma primeira impressão um pouco complicada com a eliminação na Copa do Mundo de Clubes. Viveu ao longo dos últimos meses Muitas questões de tratamento com relação aos seus jogadores, não vivia uma boa relação com Hendre, que teve que sair emprestado pra equipe do Lyon, com o próprio Vinícius Júnior e agora também com resultados que não são dos melhores pro Real Madrid, acaba sendo demitido do cargo de técnico da equipe merengue. A gente tem uma
arte aqui preparada também pela nossa produção com os principais motivos que fizeram o presidente Florentino Perz optar pela demissão de Xav Alonso, segundo, claro, as informações que vem lá dos veículos espanhóis. A gente vai colocar na tela uma lista então com todos esses motivos que acabaram pela decisão de tirar o Chabonso do Real Madrid. É claro, para além do das relações que não são das melhores com os jogadores da equipe espanhola, é principal episódio que aconteceu curiosamente diante do Barcelona pela La Liga, quando o Vini Júnior reclamou de ser substituído em Uma partida que vinha
jogando bem. E tá aí na tela os motivos que implicaram na queda de Xavalon. Sum. Obrigação dos atletas voltarem com a delegação do clube no mesmo dia das partidas fora de casa. Antes isso não era obrigatório e os atletas, os jogadores do Real Madrid, aproveitavam o resto do dia ou da noite na cidade em que estavam e se apresentavam normalmente para o treino no dia seguinte. Isso interferiu na vida de quem, por exemplo, visitava Familiares nessas cidades em que o Real Madrid jogava fora. Decisões no campo também irritaram os jogadores. Por exemplo, o Valverde, que
não queria jogar de lateral direito, Camavinga também reclamou de jogar fora de posição. O Mas Tantuano, jogador que veio do Riverplate, começou titular a temporada e jogava bastante, depois perdeu o status de titular sem maiores explicações. Temos uma sequência também com as outras razões que fizeram o Chavelão ser demitido. Vinícius Júnior, que passou a ser sacado com boa frequência com Ancelotti saiu em apenas 36% dos jogos, enquanto com o Chab Alonso o número saltou para 60%. Derrotas nos principais jogos da temporada, PSG na Copa do Mundo de Clubes, o Barça agora mais recentemente na Supercopa,
jogo que inclusive culminou na demissão de Xab Alonso. Derrotas também contra Manchester City e Liverpool na Liga dos Campeões da Europa E o Atlético de Madrid no campeonato espanhol e proibição de celulares em certos momentos, algo que irritou o elencos. Claro, são as informações que vêm lá da imprensa espanhola. Temos também os números desta passagem de Xavi Alonso pelo Real Madrid, jogador que foi ídolo do clube enquanto enquanto atleta, agora voltou como treinador e teve 34 jogos no comando da equipe, 24 vitórias, quatro empates, seis derrotas, 72 gols marcados, 38 gols sofridos, 74,5% De aproveitamento.
Estes os números de Xav Alonso que deixa o comando do Real Madrid. Flávio Prado, a gente sabe que no Real Madrid a exigência é um negócio impressionante. Eu vi até a entrevista do Tony Cross pro Romário e o Romário perguntou claro o que que ele pensava sobre o trabalho do Chabono. Tony Cross falou o seguinte: "No Real Madrid não tem muito espaço para você pensar em em um planejamento a longo prazo, em ideias que podem ser colocadas em prática a Longo prazo, porque você tem que mostrar resultado imediatamente. você entra em rota de colisão com
jogadores, não mostra resultado, a chance de dar certo é muito pequeno, meu caro Flávio Prado. >> É, o problema é que o o Real Madrid ele tem várias empresas trabalhando lá. O não é o jogador, o cara é uma empresa. >> Normalmente são multinacionais, cada um desses jogadores de lá que tem um monte de gente atrás, tem um monte de Interesse atrás, tem um monte de situações. É muito, é diferente do um jogador comum, o cara é um, né, Vinícius Júnior é uma marca, Rodrigo é uma marca, >> Mbappé, >> Rudger é uma Mbappé é
uma baita marca, né? Então ontes até o Vampeta brincava, né? Ele falava assim: "O Mbappé e o Dembelê são amigos, né? São da morar na mesma região quando criança. Fala assim que deve ser engraçado Mbappé. Olha, sentado na mesa com com o Dembé. Dembelé Fala: "Sou o melhor do mundo, você não é". Começa a rir porque é óbvio, o o Mbappé é tão superior que, né? um negócio meio exótico. E então essas marcas, esses interesses todos, quando eles começam a ser feridos, fica muito complicado. Então é muito administração de ego. A principal coisa é administração
de ego. A gente vê o Anchelote, o Anchelote é um estrategista, não, ele ele faz um futebol meio óbvio, né? Não tem nada, Nossa, não é um Guardiola, né? Nem um Clop, né? Não, mas ele é um estrategista, ele é um cara que tem o seu sisteminha de jogo e tal, mas basicamente ele sabe administrar. Quando o Zidani entra no Real Madrid, ele da mesma forma ele administrava os egos, né? Quando você chega rasgando e parece que foi isso que ele quis fazer, impor as ideias dele e tal, ele tá batendo de frente com as
marcas importantes. Eu não vou dizer que os caras tiram o pé, mas Os caras também não. Vanderlei Nogueira gosta de alto, tem uma operação padrão, o cara joga, mas não, né? Nada demais. E é em contrapartida, o o Hans Flick caiu muito bem no no gosto dos jogadores do Barcelona. As informações chegam que os caras gostaram da maneira como ele trabalha e enfim, tá todo mundo dando um pouquinho a mais. Aí fica complicado, né? Ele tá mexendo com muitas marcas ao mesmo tempo. Você passou uma relação de coisas aí, vamos dizer que 70% seja real
O resto porque é muito difícil a gente ter acesso lá. >> Sim. >> Caramba, né? Fica difícil, fica complicado. A saída do Vanderlei Luxemburgo mexeu no fal, eu mexi em algumas coisas que não funcionam, não dá para você, >> tem coisas no Real Madrid que são diferentes. O Real Madrid é mais que um time do futebol, né? Ele é o espetáculo. Então, uma série de Situações que não são admitidas, né, em nome de do da das ideias de um treinador. Agora é engraçado porque o Chab Alonso ele é da casa, jogou lá, ele sabe como
é que o Real Madrid funciona, né? Enfim, eu fiquei surpreso pela rapidez com que ele caiu, mas a gente tava vendo que a coisa não tava andando realmente não. Não, não, mas eu fiquei surpreso. Ontem a gente tava debatendo isso aqui e aí logo depois, alguns minutos depois do programa, já vi a Notícias que ele caiu. Só só eu só senti, estranhei um pouquinho por ter sido tão rápido. Achei que ia ter, mas devem ter já detectado que uma coisa meio irreversível, né, que ele não vai conseguir mudar esse quadro. E aí agora ficou na
dúvida quem o Real Madrid vai trazer como treinador. >> É, é o Arbeloa, né? O o Arbelo já foi anunciado, >> mas oficial >> oficial subiu do subiu do Castilha para Assumir. >> Ach, eu achei que ele que era uma coisa temporária só. Não, >> acho que foi anunciado. É que a gente nunca sabe, né? Se ele não fizer, se ele não terminar a temporada bem, é uma coisa temporária mesmo. >> Mas eu achei que fosse uma coisa realmente temporária quando vier bem falar. >> Todos são temporários. >> Todos [risadas] são temporários. Na Verdade é
na verdade é na verdade é, mas eu não imaginei que fosse o tipo assim, quando o Guardiola sai do do Barcelona B, ele vem como um técnico principal. Eu na minha cabeça, o Real vai para cima do Cló para tentar fazer alguma coisa, né? Convencer o Cló a voltar a trabalhar, uma coisa deste nível, né? Mas enfim, isso só fortalece a coisa do ambiente. O Arbelô é o cara que tá lá com eles, é o cara que conhece como é que o clube tá funcionando nesse momento. Fortalece Isso. >> Ele passou, Flávio, por todos os
times do Real Madrid, do sub1 até o o Castilha. Aí é por isso que falam que é a esperança de encontrar um novo Zidane, alguém que percorreu toolinho. Guarda, o Guardiola não chegou a pegar tudo. É o Guardiola. O, então aí e ele já é o 15º técnico na era Florentina e sendo que alguns trabalharam duas vezes, como o Zidane e o próprio e o próprio Chelote, né? Eh, e é curioso que o Luxemburgo ficou 11 meses, bateu um monte, inclusive agora o o Chabelonso, vários ficaram menos que ele, o Rafa Benites, por exemplo, foram
muitos que o o Solari, bastante gente ficou menos do que esses 11 meses, né? Agora é assim, eu um dia teve alguém que me contou uma história, eu acho que foi o Mauro Silva, sobre o momento em que o Carlos Alberto Silva chegou a La Coruinha para treinar o Deportivo naquele tempo que o Deportivo, Né, assustava os grandões lá da Espanha e tal, né, e tinha muitos brasileiros, muitas estrelas lá no elenco. Aí diz que o Carlos Alberto chega e tal e uma noite qualquer tinha um um jantar lá do, enfim, do grupo todo, né?
Aí foram servir lá os, enfim, os jogadores e cada um com uma taça de vinho. O Carlos Alberto Silva estranhou aquilo, né? Não era algo usual aqui no Brasil. Disz que ele chegou lá, falou assim: "Ó, não quero saber desse negócio de beber Em refeição, quarto vin". Aí diz que um dos brasileiros lá do do grupo falou: "Professor, professor, não, não mexe nisso não. Faz parte do hábito deles aqui e tal, >> cultural, né? >> É, é cultural". E aí o Caroberto Silva se mancou e tal e acabou eh deixando de lado a intenção de
proibir isso aí. Porque eu tô falando isso porque quando eu vejo, por exemplo, essa história que eu li lá nos jornais espanhóis também do Do dele obrigar o jogador a voltar com a delegação, aí não, aí é querer arrumar encrenca. Como é que você vai chegar para um um cara grandão e tal, acabou o jogo em Barcelona? Às vezes o cara tem familiar numa cidade ali pertinho mesmo, Barcelona você não vai poder encontrar teu pai, tua mãe, o amigo, namorado e exatamente pra noite, ué, não é noite livre, você tem que voltar junto, não? esse
tipo de detalhe, principalmente num elenco tão Estelar, é óbvio que você começa a abalar também hábitos, né, do hábitos corriqueiros aí, né, mexer com que não mexer com que de fato não é importante é buscar a zona de atrito. Ele é burro, é óbvio que não. fez um trabalho espetacular na Alemanha, levando um time importante, mas um time que jamais havia sido campeão, a conquistar o primeiro título da sua história e da forma como ganhou, invicto, atropelando o Bayer de Munique, fazendo final lá de Liga Europa Também. Então ele fez um trabalho extremamente importante. De
repente, eh, enfim, o Real Madrid errou. É claro que não. Foi atrás de um cara que tinha raiz no clube, tinha acabado de fazer um excelente trabalho. O problema é o cidadão. Eh, veja aquela coisa do passarela que mandava os caras cortar cabelo e tal, enchia o saco de todo mundo. Bom, e eu acho que assim é buscar atrito onde não deve ter. O time vinha a mal, né? Vinha jogando menos do Que podia, não tem nada perdido ainda, vice-líder do campeonato, tal. >> Mas é assim, eh, e o o a curta passagem dele de
7 meses e pouco não vai deixar saudade. Realmente jogava muito menos do que podia. E o Anchelote é aquela história, né? Você pega qualquer depoimento de jogador aí, os caras adoram ele. Quer dizer, e ele não arrumava esse tipo de confusão, aparecia fumando xuto lá com os caras, brincando com ori e até os jogadores devem ter Feito comparação. >> É lógico, >> pô. O outro lá era gente bola pr caramba fica enchendo o saco. >> E o outro tem cinco champions, [ __ ] >> E tem mais, né, Pipo? O o que pode ter acontecido
aí a gente tá especulando porque nós nunca vamos saber isso que eu vou colocar. Mas quando ele chega no Leverkusen, ele era grandão. Ele é o Xav Alonso, pô, né? Sim. >> Pra tal. Os caras acham que Imagino que Os caras se curvaram numa boa. Quando ele chega no Real Madrid é o papo é outro. Ele é grande sim, né? Inclusive ídolo do clube e tal, mas o outro tá, né? O tamanho no mínimo igual daí para cima. Aí já complicou. Não dá para você tratar jogadores do Bayern Leverkusen. Do mesmo jeito você trata jogadores
do Real. E ainda reportando o Luxemburgo, ele deu recentemente uma entrevista, ele conta uma história gozada, falou que tava Jogando uma partida contra a Juventus de Turim e o Ronaldo e o e o Gidani meio baleados e tal, tá 2 a 0 no jogo e a Juventus quietinha ali, né? Não, não tá 2 a 0, tá bom. >> Uhum. >> De repente ele resolve tirar o Ronaldo e o e o e o Zidani para poder dar uma descansada e tal. Quando deleou os caras foram para cima e bateram bola na trava e o goleiro pega.
Acabou o jogo, ele falou com o Zidan: "Pô, o que que Aconteceu? Que que eu fiz errado?" Pô, vocês estavam cansados, eu tinha que tirar falando isso não, professor. [risadas] É que eu e o Ronaldo, eles tem medo. Quando o senhor tirou, eles perderam medo. Ele falou lá. E aí ele falou: "Caramba, tem jogador e tem jogador". Não é uma coisa taticamente ele podia até ter feito o correto. Ah, eu vou puxar um pouquinho as linhas, vou segurar um pouquinho mais e tal. Tá, mas ele tira, né? É esse o problema. Você Tem que saber
administrar. Eu acho até que a história do do Hendrick gerou desgaste para ele. Lembra como era como havia expectativa com relação ao entavam coisa, a apresentação dele foi um sucesso e tal >> e e frustrou, né? Houve uma frustração com não utilização do ent coisa meio Ele não era obrigado a fazer isso, mas foi mais uma frustração, né? >> Na na época, desculpa, eu só tenho que chamar um break na rádio Jovem Pan. Já Já a gente volta com o nosso bate pronto falando sobre essa demissão do Chabelons do Real Madrid. Seguimos no YouTube e
até na época que o Hendrick já tinha acertado, estava só na espera dele completar 18 anos, eu tava morando na Espanha, tava trabalhando lá na Marca. Eles pediam para publicar coisa do Hendrick, né? O Hendrick foi no cinema com a mãe, o Hendrick fez não sei o quê, o Hendrick saiu, ou seja, existia essa expectativa e querendo ou não, é o Jogador do presidente, podemos dizer assim, Florentino contrata por uma bala, decide que não vai mandar pro Castilha, como era o o padrão, né, para esses jogadores, Vinícius, Rodrigo, passaram pelo Castilho, ou seja, vai direto
pro profissional, vai mexer com o cara que tem o carinho do do presidente Florentino, né? No mínimo põe um pouquinho. Deixa. Você tem que ter inteligência. Vai jogar nos jogos da Copa, mas não põe o garoto para jogar em Nenhum momento. Não tô dizendo, eu não sei como é que tava lá. Eu não entendo como é que a coisa funciona lá dentro. Mas caramba, né? É, você tem que ter inteligência, tem que ter jogo de cintura, car são diferentes. O Chelon é um cara que tava lá, ele sabe como é que funciona, sabe que na
no cabo de guerra vai pesar mais pro lado do técnico que é tudo bem promissor, já fez uma grande campanha com o Leverkus, mas no na disputa do jogador de 100 milhões de Euros e do técnico promissor vai pesar pro lado do técnico. E a própria queda do Luxemburgo, ele conta de novo com essa coisa de tirar estrela, quando ele fala pro presidente que o não, eu vou cuidar aqui e tal e o presidente o demite. E aí ele falou: "Poxa, o Real Madrid ele é mais que um clube de futebol, ele é um espetáculo
à parte, ele é uma atração turística, o Real Madrid tem que dar show, o Real Madrid é uma coisa diferente, né? Ele é Diferente. Eu não sou nem tão fã do Real Madrid, eu gosto mais do Barcelona, mas é diferente. O cara vai lá, pô, cara Madrid faz parte da da do do turismo. Você visitar um estádio ou se você vê um jogo, então melhor ainda. Faz parte. Quase todo mundo, 90% das pessoas que vão para Madrid, ele querem fazer essa participação. >> Quase ver um circo de Solé. >> Isso. Eu quero ver um show.
Eu quero ver. E vai lá. Aí, caramba, o time não Tá rendendo, o time não tá jogando, aquelas estrelas estão lá e não estão sendo bem utilizadas. Então, mexeu muito com o aspecto show, né? O o Real Madrid não é isso que a gente tá vendo. Aí sobrou para ele. Mas eu só fiquei surpreso com o tempo. Achei que ia segurar um pouquinho mais, mas o senor Florentino tá com pressa. Vamos rapidinho, rapidinho. >> É o Florentino que não, ele não, não hesita para tomar decisões difíceis Também, né? Se ele acha que tem que seguir
um caminho, é esse caminho que ele vai seguir. >> Agora, se eu sou Arbelô, eu tiro Mbappé, eu não sou técnico. >> Vai proc. Não me deu essa responsabilidade. >> Eu saio. Ah, é o seu flor. Seu flor, seu flor. Eu vou tirar o cara e acabou agora. F. >> Po, pode vender, pode colocar na lista de negociáveis, >> pô. Não quero. Tá bom. [risadas] Esse eu quero ver se ele é macho mesmo. >> Eu vou jogar com Gonçalo Garcia. >> É isso aí. [risadas] >> Já estamos voltando daqui a pouquinho pra rádio Jovem Pã
falando sobre essa situação. Xav Alonso demitido do comando do Real Madrid. Beloua que passou por diversas categorias no >> 200 jogos >> 200 200 jogos no no Castilha >> não nas categorias de base total >> subi 11 pra frente aí >> ah tá passando por todas as categorias de base do Real Madrid e agora assumindo a equipe profissional nesta saída do Chab Alonso no meio da temporada estamos voltando, hein? De volta, de volta a rádio Jovem Pan com o nosso bate pronto. Temos números do Arbeloa também que agora assume a equipe principal. Esses números do
Arbeloua pelo Castilho, né, que é o Real Madrid B. O Piperno falou aqui 200 jogos por todas as categorias De base que ele comandou no Real Madrid, mas pelo Castilha são esses os números que tem o Arbelô agora, que pelo menos termina a temporada como treinador da equipe merengue. 23 jogos, 12 vitórias, três empates, oito derrotas, 30 gols marcados, 27 sofridos, 56,5% de aproveitamento, sete jogos sem sofrer gols. dados do sofa score, números que não são muito impressionantes, mas esse foi escolhido pelo Florentino Perz para terminar a temporada como técnico do Real Madrid. Mauro César
Pereira é uma demissão que chama atenção, né? É claro, já vinha se construído há algumas semanas por conta das notícias que vem do noticiário espanhol também de que a relação já não era muito boa, os resultados também para padrão Real Madrid não eram dos melhores. E agora o Florentino Perz decide interromper o trabalho que parecia muito promissor do Xav Alonso, mas que agora tem um ponto final no Real Madrid. >> O Real Madrid eh ele depende muito assim pra coisa funcionar realmente da capacidade de gestão, né? que essa característica que já foi destacada aqui do
Anchelote de ser mais um um bom gestor do que um grande estrategista, né? O rei da tática. Não, o Anchelote ele ele ele de fato ele tem como talvez seu ponto mágico. Não que ele seja um analfabeto tático, não é isso, mas não é o ponto forte dele. Nunca foi. O ponto forte dele de fato, é um técnico grande, Um cara que não olha de baixo para cima para jogador nenhum, mas sabe conviver com eles muito bem. E o Chab Alonso me parece que ele é um técnico que tem as suas convicções, que coloca o
seu plano de jogo, suas ideias, a sua, o sistema de jogo que ele quer adotar, o comportamento dos jogadores acima de qualquer coisa. Não é um, não me parece um cara de muitas concessões. E o Arbelô já no discurso, né, embora os dois tenham jogado no Liverpool e depois Jogado no Real Madrid, né, são contemporâneos, mas o Arbelô já vem com um discurso totalmente diferente. Esse é o cara que foi colocado ali para ser o gestor. Então, uma tentativa de mudança de perfil. O que me chama atenção é o Real Madrid contratar o Xab Alonso
sem tentar entender antes da contratação qual o perfil do técnico Xabel Alonso. O fato dele ter jogado lá é uma coisa, ele era jogador, hoje ele é ele é o gestor e a forma como ele pensa. E assim, a gente Sabe, né? Amanhã pode sair o Vinícius, pode sair o Mbappé, virão outros. O Real Madrid sempre vai trabalhar com jogadores mediáticos ou que se transformam em jogadores mediáticos a partir do momento que lá vão jogar e muitas vezes com a postura ou de primandona ou um pouco mais difícil, guerra de egos. É, é, é a
natureza do clube. Então, uma tentativa de ter alguém que talvez nem tenha o conteúdo Técnico que o Chame Alonso possui. Possível que não tenha, é possível, não sabemos ainda, vamos ver como é que vai ser agora, mas que já chega com o discurso apaziguador. É só pegar as declarações dele sobre Vinícius Mbappé que ele tá falando, não tá aqui comigo, vai bailar, vai fazer, vai acontecer. É, chegou com extintor de incêndio para pagar qualquer foco ali que ainda exista eh de dificuldade de relacionamento, esse tipo de coisa. Aí vamos ver como Vai funcionar, né? Mas
eh acho que é uma tentativa de mudar realmente o perfil do treinador, né? Talvez por isso até nem fale em ninguém. Vamos ver se a solução caseira funciona com esse espírito mais conciliador. É, tem, fica a impressão de que o Arbeloa chega, claro, eh, o técnico tem toda, pode ter a capacidade de fazer um trabalho interessante no Real Madrid, mas fica a impressão, o Piperno, de que talvez seja, no melhor sentido da palavra o técnico para ser o Distribuidor de coletes, o cara que vai apaziguar realmente para tentar acabar um pouco com o incêndio, mas
que depois dessa desse choque, Xav Alonso, chega o cara que realmente vai lá, faz uma fago ali num jogador, coloca alguns minutos para jogar, dá minutagem que ele não tinha antes, tenta colocar todo mundo no mesmo time para não desagradar mais ninguém nesse restante de temporada. Talvez seja mais ou menos o que tenha pensado o Florentino Perz Piper. >> É, mas ele tem que ele tem que tratar de vencer logo, porque vejam, eu falava lá dos 11 meses que o Luxemburgo ficou, menos que ele, por exemplo, você tem gente como Lopeteg, Rafa Benites, o próprio
Chao >> e e o Lopeteg e o Solar foi mais ou menos a mesma coisa, né? O Lopeteg fica seis meses entre o Solar que fica seis meses vai embora. >> Sim, vai embora. Foram os dois entre um Momento e outro do Zidani, né, que saiu, né, depois voltou e ganhou 11 títulos por sinal. O então eh veja, o Real Madrid também não espera muito, né? A gente tá falando desse período do, enfim, do Florentino, dos 15 técnicos. Você parar para pensar quem ficou bastante tempo mesmo, o mais longevo de todos de longe é o
Anchelote, juntando as duas passagens e o Zidani juntando as duas. Os outros todos fizeram trabalhos aí relativamente curtos. E vejam, teve Gente como Del Bosque, o técnico campeão do mundo pela seleção espanhola, afinal de contas, não é um Zé ninguém, né? alguém com muita história. Mas assim, o Florentino é um sujeito um pouco eh um pouco impaciente. Ou ganha ou ganha. Quer dizer, ele não vai esperar. Aliás, o Anchelote tem 15 títulos e o Zidani tem 11. Então, a diferença dos dois pro para todos os outros nesse período Florentino é muito grande mesmo. Mourinho, por
Exemplo, foi outro que ficou, né, também um bom tempo, mas não chegou a a a vencer Champions. Eh, então vejam, eh, eu a entendo sim como uma solução para tentar sobretudo resolver a questão dos egos, mas isso não vai dar a ele uma sobrevida se, por exemplo, em maio, quando terminar a temporada, ele olhar, falar: "Bom, olha que bacana, conseguimos um vice espanhol em quartos de Champions". Ah, é, meu amigo, obrigado. Você não tá no Real Madrid só Para isso, né? Então assim, não sei se eh ele ele vai ter realmente uma sobrevida muito grande
se não começar a ganhar logo. >> E uma coisa curiosa ainda partindo no caso do Hendrick, pô, questão de semana, né? O Hendrick falou: "Pô, se era para mandar embora, eu esperava um pouco [risadas] e mais, né? Enquanto o Real Madrid tá tomando porrada lá do Barcelona, o garoto estranho e faz gol. É claro que Isso tudo pega, os cara fal: "Tá vendo além de tudo o moleque que ele não queria lá fez gol." Sabe aquela coisa de quando >> percepção e realidade >> é todo mundo começa a falar pô e o também deve ter
falado cara lembrando >> e me avisa eu seguro mais um pouco mais de paciência lembrando que o real tem a opção de trazer ele de volta agora se quiser >> de imediato. >> É, se quiser ligar pro Leon hoje falar volta volta foi o acordo que fizeram. >> É só o Arbelô falar >> não vai fazer isso mesmo. Porque o H o quer jogar né Flávio? Ah, mas aí eu não sei o professor me dá me dá um tempo aí, >> porque uma coisa é o é o e também se ele chamar e não botar
para jogar, aí tá de sac [risadas] >> não, mas é verdade. Ele ele não precisaria sair, né? Se tivesse, é claro que ele sabia que não ia jogar no lugar Do Mbappé, claro que não, mas ele poderia ter mais minutos e e o Real Madrid é o Real Madrid, né, gente? O Leon é opção, mas é diferente, é outro mundo, né? Então é tua história, melhor você ser rabo de baleia do que cabeça de sardinha, pô. Acho, eu pelo menos penso assim. >> Não. E o próprio Anchelote colocou o Hendrick para jogar praticamente a Copa
do Rei inteiro, né? Toda campanha. >> Foi o artilheiro do time da Copa. Aliás, O Hendrick saiu com entre gols e assistên, uma participação em gol a cada 109 minutos. >> Quase uma participação pro jogo. >> Então, para quem tá estreando, chegando aí com 18 anos, tá bom, né? >> Tá ótimo. É, ainda mais com todos os holofotes sobre o Mbappé. Enfim, vamos ver qual que será o trabalho de Arbel no comando do Real Madrid. Agora ele que termina então a temporada eh 2526 no Comando da equipe Merengue depois dessa demissão do Chabé Alonso, Real
Madrid que perdeu a Supercopa da Espanha agora, que é o vice colocado, segundo colocado do do campeonato espanhol e que eh está em sétimo, se eu não me engano, na na fase de liga da Champions League, que também não é uma posição muito favorável pro Real Madrid, mas >> é que tanto faz, né? É, essa primeira fase >> é o o Paris Saint-Germain não foi o Líder, né, na na >> no ano passado, pelo contrário, né, ele entrou na repescagem, lembra? Com City, ele foi, ele veio, elecou, >> aliás, perdeu, foi eliminado ontem da Copa
da França, >> é, pelo Paris, né? >> Pelo Paris. E é muito legal isso aí. Achei porque esse time ele é muito tradicional, né? Mais tradicional que o próprio PSG e ele ganhou, ele ele já criou problema no campeonato, foi 2 a 1 Pro Paris. final de semana. É, foi o o Raí, ele tem um cargo lá no Paris FC, não tem? Eu acho que ele tem alguma alguma coisa que ele trabalha qual é a distância do estádio de um de um pro outro, >> não >> é? Como você sair na portaria da Joaquim Eugênio,
Eugênio de Lima atravessar a rua lá para aquele outro prédio, >> igual o o Rassen, >> um olhando pro outro, né? Mas assim, é Uma rua e não é uma avenida, é uma rua estreita. >> Um tá de um lado da rua, o outro tá do outro. O, o Parque dos Príncipes e o estádio do Paris FC. >> E o Paris FC eliminando o Paris Saint-Germain então da Copa da França. É, mas são histórias legais do futebol. Histórias legais que o futebol proporciona. O time que tem sauditas eliminando o time do Qatar, embora seja, enfim,
sauditas, mas o grupo Lu, Luis Vuitton, né? É um time elegante, né? [risadas] >> Mas de repente eles ganham gosto aí e seria legal, pô. Seria, eu acho bom. E é um time bem tradicional mesmo, não é um time qualquer, né? Um time tem muita história. Esse é legal. Eu gostei, eu curti isso aí. Achei, achei bem legal. >> É legal de de elegância. O senhor entende, né, Fábio? Não foi muito. É [risadas] >> isso. >> Ai ai. Vamos passar de página então. Voltando ao futebol brasileiro e voltando à crise do São Paulo Futebol Clube,
porque a gente não para de falar de crise do São Paulo, seja dentro de campo ou fora dela. >> Quer dizer, você tá insinuando que crise por crise o São Paulo é o nosso Real Madrid. >> Talvez, talvez seja isso aí. [risadas] Não, brincade, >> São Paulo não tem nada igual ao Real Madrid. Tem a crise. >> Exatamente, viu? Só que a crise do Real Madrid é a segunda colocação do campeonato espanhol. A crise do São Paulo é abrir a temporada com 3 a 0 pro Miraçol e com a votação de impeachment do presidente marcada
para sexta-feira. Essa votação que já deu o que falar, né, mesmo antes de acontecer, por conta da decisão do presidente do Conselho Deliberativo eh do tricolor paulista Woltenhares de ter suspendido a Possibilidade de votação online e também de ter estabelecido 75% dos votos necessários pro afastamento do Júlio Casares, o que caso todos os conselheiros estejam presentes, significaria eh 191 votos para definir então o impeachment de Júlio Casares via conselho. Agora, a novidade é a seguinte. Segundo a informação do W, eh algumas mudanças aconteceram nessa possibilidade de votação. Uma liminar concedida pela terceira vara cível do
Butantã definiu que a reunião para discutir o impeachment do presidente Júlio Casares do São Paulo definiu que ela será híbrida. Ou seja, os conselheiros, portanto, poderão voltar votar presencialmente no Morumbis ou virtualmente para definir a saída ou não do dirigente. Também ficou definido que o a questão do quórum, né, é preciso ter pelo menos 75% do quórum, 191 conselheiros do número total para que a reunião seja realizada, mas de apenas 2/3 do voto, dos votos a favor do impeachment para que Júlio Casares seja destituído do cargo de presidente do clube. É um uma decisão que
vem com essa liminar, Flávio, que é um um golpe, né, no Júlio Casares, que tinha decisões favoráveis. via presidente do conselho que poderiam dificultar e muito a a votação do impeachment, né? Não aumentaria o número de votos, impediria que vários conselheiros participassem de forma online. Agora essa liminar então Reverte. Claro que tem muita coisa que pode acontecer. eliminar pode ser derrubada. Temos alguns dias até chegar na sexta-feira, mas nesse momento parece uma decisão que vai contra o que esperava o presidente Júlio Casares nessa disputa pela permanência no cargo. >> É muita vontade de ajudar o
São Paulo, né? [risadas] Eh, primeiro, eu sou, eu não gosto de quando a justiça se mete nisso, eu não, claro, quando tá olhando, quando o Ministério Público tá olhando se há irregularidade ou não, OK, mas uma liminar para ver como é que vai ser a eleição de um time que tem associados, né, que é um é um clube como qualquer outro e tal, eu acho uma intromissão indevida, mas enfim, a ela ela foi provocada, a juíza, né, e ela deu a sua a sua liminar, como você falou, pode ser caçada a qualquer tempo. Quando você
fala em 2/3 do quórum para tirar, eu acho praticamente impossível, porque tem Grupos, né, o o os clubes que são trabalham dessa forma com decisões dos associados, eles estão eh para você governar, você tem que ter vários vários nichos ali, muita gente com você de várias áreas e acho pouco provável que 2/3 tenham virado contra. Todos estavam juntos, né? uma pequena tinha aumentado para 75% ainda. >> Pois é, >> então, mas ficou, né? Isso manteve. >> Não, não. Agora é assim, Flávio, 75 É o quórum >> necessário para acontecer a reunião >> e e de
75, mas antes até o que caiu >> precisava de 75% favoráveis ao >> Então, mas 2/3 vai dar o quê? >> Cai um pouquinho, né? >> De 191, né? 2 >> 23 do número total de conselheiros daria 171 que >> ah 66% então caiu de 75 para 6 um Pouquinho. Bom, mesmo assim, quer dizer, piorou a situação, claro que sim, mas ainda acho que difícil que que aconteça, a não ser uma coisa que pesa é o futebol, né? São Paulo tomar outra porrada amanhã no nível que tomou em Miraçol, pode ser que aí a coisa
a coisa, mas eu acho que eles estão meio que controlando a situação. O pessoal da situação tem ainda um certo controle sobre isso. Eu não sei se vale a pena. Eu não, eu não gostaria de ter de viver Desse jeito, de ter esse tipo de tá louco, fica com isso aí, pô. [risadas] Envolve família, tudo é verdade, pô. Tá louco. Envolve família, envolve. Pega isso aí, pega isso aí, pô. Vai. É isso aí. Tó leva, pô. Não vale a pena. Não vale a pena, de verdade. >> Vou falar pro Bruno que você desistiria. Eu quero
saber a opinião dele >> facilmente. [risadas] Assim que encheu o saco. Tchau, velho. Até logo. >> Não lutaria com todas suas forças pelo Cargo de presidente de São Paulo, Futebol Clube com força nenhuma. Primeiro [risadas] se me colocarem, tô fora. Mas o, né, nem pensar. Mas independentemente disso, o, pô, é uma coisa assim, sabe? É um inferno, uma coisa assim, toda hora. Normalmente é a mesma notícia que é repetido, mas aparece uma coisa, aparece outra, aparece alguém e tal, se pô, sabe, haja a vontade de lutar. Eu >> realmente [risadas] toma que o filho é
Teu, né? Então, digamos que abrisse os votos para presidente de São Paulo, para toda a nação tricolor e que todos os candidatos, qualquer candidato pudesse eh pleitear eh o cargo de presidente de São Paulo. Se a nação tricolor te escolhesse, você não aceitaria o cargo de presidente de São Paulo. >> Tiraria satisfação com eles. Por quê? O que que você [risadas] que que vocês querem comigo? Tá de brincadeira, tá? >> São Paulinos escolheram Fáio Prado como clube e ele rejeitou a >> clube de futebol. Eu quero, eu só quero uma coisa, distância. Por isso que
a gente apoia o Lian, >> é o nosso trabalho. Eu quero informações e tal, não sei o quê, mas distante, sabe? Mas ainda clubes assim, tá louco, não dá. Então eu eu acho assim uma coisa, uma luta, sabe, messa enorme em cima disso tudo para não mudar nada, né? Aí é vai ficar do jeito que tá com o Júlio Casaras ou vai ficar do jeito que tá com outra pessoa. Não vai mudar nada em termos. Esquece, esse sistema é o sistema falido. Vai mudar nada. Pode continuar o julho, pode sair o julho, mas vai continuar
a mesma coisa. >> No último domingo a gente teve também a matéria no Fantástico, trazendo um pouco mais de detalhes também sobre as investigações policiais que acontecem dentro do São Paulo. A defesa de Júlio Casares para tentar justificar as Movimentações feitas nas suas contas bancárias pessoais, alegou que havia uma reserva em espécie do do Júlio Casares, que ele conseguiu ao longo de sua trajetória, de sua carreira também na iniciativa privada. trabalhou em televisões e que os depósitos viriam desse dessa reserva em espécie. A informação que vem do Wall e é de que o Banco Bradesco
enviou um relatório ao COAF, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Contradizendo essa versão da defesa do presidente do São Paulo sobre os depósitos em dinheiro na conta do dirigente. O bom o banco apontou que o próprio Casares teria identificado o São Paulo como fontes de pagamento em dinheiro em para além do seu salário. os advogados, eh, como a gente falou, afirmaram nessa matéria, eh, produzida pela TV Globo, de que esse dinheiro viria das reservas que ele próprio tinha guardadas. E a defesa agora, depois Dessa nova informação, a defesa do Júlio Casares reiterou que nenhum
dos depósitos realizados na conta do presidente de São Paulo tem qualquer relação com o clube. Essa é a nova informação com relação às investigações policiais que acontecem dentro do São Paulo. Mauro César Pereira, para além de tudo isso, votação de impeachment que vai acontecer na sexta-feira, investigações para cima do presidente, de outros dirigentes dentro do São Paulo, os escândalos que acontecem, enquanto tudo isso acontece, o clube tenta viver o seu dia a dia. Já começou a temporada com pé esquerdo, tem agora nessa semana um duelo contra o São Bernardo, que é muito importante, pensando também
eh na sequência do Campeonato Paulista. São só oito datas nessa primeira fase. Depois desse primeiro jogo contra o Miraçol, o Luciano praticamente pede socorro pra torcida, falando pra torcida não Abandonar o clube no primeiro jogo do ano. Ou seja, tá dando para sentir ali mesmo, pelo menos é o que transparecem os jogadores, o clima caótico que vive o São Paulo enquanto tudo isso acontece, enquanto nos bastidores o clube tenta definir o seu destino. Ou seja, é uma situação que deixa o torcedor são paulino muito preocupado, não só dentro como fora de campo. Mauro César, >>
é, até porque esse campeonato, né, Bon, muito curto e ele, se o time vacilar, Ele pode correr risco de rebaixamento, né? E aí você percebe também a questão >> até da fragilidade do clube com relação ao bastidor. Vai começar o campeonato, Corinthians, qual adversário em casa? Ponte Preta toda esfcelada por conta de transferir ban, né? Uhum. Atraso, não pode escrever jogador. Quer dizer, o Corinthians ganhou um presente. Olha, vou colocar para você aqui um time que consegue tá pior que você no ponto de vista da gestão e dívida, transferban B E todo esse rolo. Ponte
Preta, campeã da Série C, ganhou Palmeiras fora de casa, mas olha na capital com torcida a Portuguesa. Opa, legal. Beleza, ganhou. Santos, olha, você vai pegar o Novo Horizontino. Putz, mas é em casa. Ah, legal. Beleza. Corinthians. Ô, São Paulo, vai lá em Miraçol, pegar o Miraçol. [ __ ] cara. De cara já tomou uma chapoletada de 3 a 0. >> Sim. >> E já se vê numa situação desconfortável. Logo depois é domingo ou Corinthians, né? >> Domingo ou Corinthians vai São >> Bernardo Bernard na quinta e depois Corinthians então recebe São Bernardo e visita
o Corinthians. Quer dizer, imagina assim, empata amanhã e perde domingo. Três jogos, nove pontos, nove pontos em jogo, ganha um. >> Pode perder de amanhã também, pô. É, tô fazendo aqui um uma derrota, um tropeço amanhã, qualquer um que seja, e uma Derrota no clássico, que é um resultado normal. >> Ficam restando cinco jogos com dois clássicos aí. >> Exato. Com dois clássicos e com um ponto ganho ou dois pontos ganho, se não vencer amanhã. Então, eh, é realmente preocupante, né? É preocupante. E até as ações no sentido de vender jogador, trazer jogador dentro do
que o São Paulo pode fazer, tentar ajustar o seu elenco. É difícil. A negociação com o Flamengo Lá sobre o Allan. Ela ficou congelada já tá uma semana mais ou menos parado. Por quê? porque não dá para discutir enquanto não resolve eh eh se o presidente fica ou não no cargo. Então é uma crise, acho que sem precedentes. Eu acho que é importante, assim, a gente fala sobre isso, o torcedor não gosta muito quando as coisas vão bem, mas cara, má gestão derruba qualquer time. Eu vou ficar repetindo até o fim dos tempos. Depois que
pegaram o o clube Mais rico do mundo, que era o Manchester United, e transformaram naquilo que virou hoje, um quaduvante, cara. Um quaduvante do futebol internacional. Foi eliminado domingo na Copa da Inglaterra, perdeu pro Brighton em casa, perde em Antigamente você ia jogar no Old Trif, é um pandemônio. Qualquer um ganha lá dentro, qualquer um e gasta dinheiro, investe no futebol, mas é uma péssima gestão. O clube tá endividado, >> cemitério de jogadores e treinadores, >> ninguém consegue decolar ali. Pode ser. É um negócio impressionante o que transformaram ali e tudo começa com a má
gestão. Os glazers vão lá, compram e pegam o empréstimo em nome do clube para pagar a dívida. Ou seja, eles endividaram o clube automaticamente e dali paraa frente uma série de mais decisões. Então o ambiente já tá contaminado. Então quando conseguiram fazer isso com o clube desse tamanho, para quem não se lembra, eh todo ano Quando saí aquele rank dos times de mau faturamento, mais risco, risco rico, ricos era ora era o Real Madrid, ora o o Manchester United. Então pode acontecer com o São Paulo de entrar numa já tá numa fase difícil, né? E
pode piorar, como acontece com a situação do Corinthians, que agora foi campeão, então parece que tá bem, mas amanhã vira tudo ao contrário. E e assim, eu acho que é o momento que os são paulinos deveriam realmente se mobilizar para Tentar mudar isso, porque tem sempre aquele problema do sistema político do São Paulo, um clube muito fechado, é um clube que é difícil você penetrar ali para participar da política, né? os famosos cardeis ali empolsados a de eterno, sem risco de perder as suas posições. Então é um clube difícil de você entrar de alguma forma,
participar politicamente, tentar mudar os rumos. >> Para participar politicamente você tem que ser sócio. Hoje para ser sócio tem Que pagar R$ 100.000 num título. >> E para ser sócio, você para entrar nesse núcleo duro, você tem que participar da política. É um PTI comitê que resolve tudo ali, que toma as decisões, as alianças políticas, os grupos que se se eternizam no poder. O que o torcedor pode fazer, por exemplo, ir no jogo agora com São Bernardo e protestar sem violência, claro, veemente. >> Não só contra o Casares, não, contra esse estatus qu do São
Paulo. >> O São Paulo é um clube muito fechado, você não consegue mudar. Então vamos imaginar que entre tantos são paaulinos que existem, milhões de são paulinos, existam aí alguns capazados, bem intencionados, dispostos a ajudar o clube. Como é que você participa disso? Como é que você entra nesse nesse nesse dentro desse sistema que organiza que organiza, que controla o clube? É quase impossível, cara. A não ser que você realmente faça parte do grupo ali e tal. É muito difícil, muito difícil. É um, eu considero o sistema político de São Paulo assim nada democrático, né?
Porque não permite, não, eu vou me associar, vou entrar pro clube, vou cumprir tantos anos, né, de associado a poder participar politicamente, vou frequentar, vou nas reuniões, vou me candidatar a um conselho deliberativo, eh vou participar da política, vou reunir outros caras que pensam como eu, formar aqui um grupo, uma pessoa depois De x anos, o cara montou, não consegue do São Paulo, o Flamengo só tá nessa situação que está porque apareceram esses caras aí querendo mudar o patamar do clube. pessoas com capacidade, um grupo numeroso e a fim de mudar tudo, porque lá você
consegue lançar uma candidatura e consegue consegue concorrer. O Corinthians, a mesma coisa, com azar, quem ganhou a eleição era pior ou tão ruim quanto quem estava antes, por isso teve impeachment. Mas se no Lugar do Augusto Melo entrasse um grupo de pessoas capacitadas, com uma mentalidade completamente diferente e dispostas a mudar os rumos do Corinthians, hoje estaríamos falando de um Corinthians, talvez sem títulos, provavelmente sem títulos com o ano passado, mas com uma dívida diminuindo, mudando sua imagem no mercado, caminhando na direção de uma redenção para ser um clube do tamanho que tem que ser
o Corinthians dentro do mercado, não Um clube da dívida, do Transferban, desses vchames que estão toda hora colocados no noticiário. Então, no Coriz é possível, tá aí, tá a prova o grupo que ficou no poder durante tantos anos, né? Porque até o Mário Gob era do grupo, né? Depois eles brigam, se aproximam de novo. Mas o que desde o rebaixamento em 2007, >> o Corinthians tinha sempre o mesmo grupo político no poder. Pode ter sido uma cisão ali, mas era o mesmo grupo, né? E Quem interrompeu isso foi o Augusto Melo, que ficou que um
ano, sofreu impeachment. Um ano e pouco, né? ano e pouco >> e sofreu impeachment. Ele era tão ruim como gestor ou pior do que os seus antecessores. Então, mas houve a mudança, ou seja, se o corte deu azar de quem entrar não ser não se mostrar capaz. Tô falando de capacidade falando sobre boa ou má intenção, não é isso que eu tô dizendo. Capacidade. Qu provavelmente não era capaz. fossem pessoas com outra mentalidade, com outra visão, um ano, um ano não, dois anos depois, né, nós certamente estaríamos falando de um Corinthians não devendo 3 bilhões,
mas devendo menos, se organizando, se estruturando para daqui algum tempo ser o clube poderoso que era para ser. E o São Paulo é a mesma coisa, só que o São Paulo você não consegue participar. É muito difícil, é muito complicado, muito Complicado. E não vou ficar nem um pouco surpreso se o Casar não sair, entendeu? aponta uma direção que vai sair. Mas eu nada me surpreende no São Paulo. Nada me surpreende. E o o que é impressionante, como o Flávio tinha falado aqui, é que não quer sair. Quer [risadas] dizer, as pessoas não querem largar,
cara. É um negócio impressionante, cara. >> Cara, tem a possibilidade de se defender e tem todo o direito de se defender no âmbito pessoal, mas claro, >> enquanto isso não não quer deixar o clube viver a sua vida. Eu acho isso isso bastante chocante. Break na rádio Jovem Pan. Já já a gente volta com o nosso bate pronto. Seguimos no YouTube da Jovem Pan Sports. Fábio Piperno. O torcedor do São Paulo tem que se preocupar. Essa situação parece que vai de mal a pior e não tem uma luz no fim do turno pro torcedor são
paulino, né, Pip? >> Nenhuma. Bom, e eu acho que só tem Notícias ruins. Então o São Paulo vai pegar o São Bernardo amanhã, né? Na quinta-feira, se >> na quinta, desculpa, para quem tá desavisado, é o seguinte, o São Bernardo acabou de subir da Série C para série B do Campeonato Brasileiro, o que significa, entre outras coisas, o seguinte: aliás, é um time que batia na trave todo ano, assim como o Novo Horizontino bate na trave na Série B, o São Bernardo andava batendo na trave na Série C. Teve um ano que ele não subiu
por um gol, nos critérios lá de desempate e tal, faltou um gol. E aí isso significa que um time que sobe da Série C para Série B, ele entra de férias antes e volta antes. Então é um time que tá melhor preparado que o São Paulo. São Paulo já terminou o ano que a Penga, não conseguiu fazer pré-temporada e agora vai ter que encarar esse jogo. Vai ser difícil. E na sequência, passando o São Bernardo, que vai ser Esse jogo complicado, o São Paulo ainda vai ter o Corinthians pela frente depois. Então, no curto prazo,
o panorama pro time é bastante sombrio. Em relação ao que tá acontecendo na na arena política. É pior ainda. Eh, brincadeiras à parte, hoje é assim, a diversão de grande parte do público é perguntar quem é pior, o Corinthians do Augusto Melo ou São Paulo do Casares. Olha que ponto São Paulo chegou. E vejam, o casar ainda foi se aconselhar Aí com o Leco e o Carlos Miguel Aidar, né, que foi outro que 10 anos atrás teve que sair também daquele jeito, né? Então, eh, assim, é um São Paulo, existe um negócio que eu eh
eu eu chamo de profissionalismo 2.0. você teve até o, enfim, o futebol ele é profissional aí há quase 100 anos e tal, mas de 10, 15 anos para cá isso está mudando no mundo todo. E esse vendaval de mudanças também chegou ao futebol brasileiro. E rapidamente Ele tem apequenado alguns gigantes e tem mantido como de fato grandes poucos times. Isso não é um fenômeno brasileiro, não. Isso vai acontecendo no mundo todo. A Alemanha, por exemplo, é assim. na Espanha já há muito tempo, está consolidado há mais tempo. No Reino Unido, enfim, na Inglaterra, eh o
o esse funil acabou eh limitando ainda mais esse essa essas vagas aí de grandes gigantes, de fato, os times protagonistas. Isso está acontecendo o Mundo todo e tá ocorrendo aqui no Brasil também. Então, a questão do São Paulo se ele vai de fato ingressar nesse profissionalismo 2.0 ou se ele vai se manter naquela velha ordem que tem atropelado tanto os grandões, porque em todo lugar do mundo a gente também tem visto alguns clubes médios e pequenos bem estruturados. >> Só vou pedir licença pra gente voltar pra rádio Jovem Pan. Já estamos voltando com o nosso
bate pronto. Estamos de Volta, hein? De volta à Rádio Jovem Pan bate pronto falando nesse momento sobre a situação caótica que vive o São Paulo. E claro, sexta-feira tem reunião do Conselho Deliberativo marcada para votar o impitment de Júlio Casares. Fábio Piperno conclui seu comentário. Então, a questão é se o São Paulo vai conseguir se manter nesse seleto grupo daqueles que de fato vão se tornar os grandes, os protagonistas, ou se ele vai ano a ano paulativamente perdendo importância, Porque eh tirando aquele brilh aquele brilhareco lá na Copa do Brasil de 23, faz tempo que
o São Paulo vem se tornando cada vez menos relevante. O que que o São Paulo tem feito em Campeonato Brasileiro, né? O que que o São Paulo tem feito em Libertadores? Então isso é preocupante e é óbvio que nesse regime desse cardinalato aí enferrujado, velho, desse politiburo que se instalou no Morumbi, São Paulo não vai para lugar nenhum. Imagina o que que Vai sair dessas cabeças. Ah, mas puxa, o São Paulo nos velhos tempos. Isso, São Paulo nos velhos tempos ele, então na época do velho do velho profissionalismo, ele foi tricampeão de Libertadores mundial e
tal. Agora, até parece que essa turma tem o DNA daqueles outros velhos cardeis e tal. Então, São Paulo mudou para muito pior. E esse negócio, eu nem sei, veja, eu não tenho a menor evidência de que a menor comprovação de que eh há de fato algum Fato escuso aí ligando eh o enfim o presidente Casares a algum ato ilícito. Eu não tenho, eu não sou da justiça, não tô, não faço parte de investigação nenhuma e, e não sou eh, maluco e de, de querer atribuir ao presidente Casares algum ato corrupto, tal, longe longe disso. Agora,
eu não tenho elementos para estabelecer qualquer nexo do Casares, a esse tipo de coisa. Agora, no tempo de evolução dos serviços bancários, Pix, essa coisa toda, que História é essa do São Paulo? Eh, assim, manusear tanto dinheiro sacado da boca do caixa? Mas que coisa esquisita, né? >> No mínimo chama atenção. >> Claro que sim. >> No mínimo chama atenção. A gente tem uma novidade no bate pronto. Vocês foram acompanhando ao longo do programa, subiram os comentários aí na tela. Agora a gente tem esse recurso aí para deixar cada vez mais interativa a participação de
vocês que nos acompanham pelo chat do YouTube da Jovem P Esports. E o comentário do nosso amigo é o seguinte: "E o Crespo tem chance de cair no próximo jogo?" Aproveito esse gancho, valeu a participação. Deixe seu like também aqui na nossa transmissão e se não for inscrito no canal da Jovem Pan Esports, por favor, se inscreva. Deixa esse pego esse gancho, ô Flávio, para quero entender da sua opinião qual que é o a responsabilidade que tem o Crespo pelo resultado nesse momento, porque a Gente sabe que o São Paulo não terminou bem a temporada
passada em termos de resultado, também não conseguiu a classificação paraa Libertadores, que era eh o objetivo, mas com muitos fatores influenciando, desfalques, jogadores importantes fora por praticamente toda a temporada. Agora já começa o ano com esse clima caótico dominando o São Paulo de novo, eh, reiterando a declaração do Luciano no final do jogo contra o Miraçol, pedindo No primeiro jogo do ano pra torcida não abandonar. Ou seja, é muita coisa que também influencia o campo. Até que ponto se pode culpar o Crespo pelo resultado da estreia, pelo pelos resultados da reta final da temporada e
pelos maus resultados que podem vir nesses próximos jogos? Flávio, mas se hisó das contusões, todos os times têm. Todos, todos, todos, todos. >> Mas 70 é o rumo de uma temporada. É difíil, >> mas, mas tem muita, muita baba também, né? Porque pegar o quinto reserva do sub1 machuco, os caras colocam na conta, né? Então, eh, e aí é complicado, então, mas todo mundo tem problema. O Abel Ferreira fala assim: "É, gastamos sei quantos milhões aí no Paulinho e ele não jogou". Pô, todo mundo tem problema. Flamengo gastou, comprou o Alan, ele não jogou nunca,
né? Então, todo mundo tem problema. Então, nessa parte eu acho que o CESP não é um não é uma coisa faz Parte do negócio. Você tem um elenco, tem jogador que surpreende, tem jogador que te machuca e tal. Eu acho Crespo meia boca. Ele fez a parte dele. O São Paulo é um time para chegar quando tiver bem em quinto lugar, quando tiver mal correr risco de rebaixamento. Ele ficou no meio, oitavo, tá? Então não foi nada de mais nem nada de menos. Acho que não teria, não fez nada. Nossa, que maravilha. também não foi
uma decepção. Fez o que dele se esperava. Uma coisa Nota 5 se que eu acho que dá para ele fazer esse ano. Não, agora claro, agora o negócio já agora aí vou te contar. Primeiro essa coisa de pegar o Miraçol que que é melhor que o São Paulo e segundo aquilo tá um inferno, pô. Aquilo tá, né? E por mais que que o que os jogadores eh fiquem, né, e isentos disso, sempre alguma coisa pega. Então, mistura tudo, vira uma baita confusão. Tanto que eu acho que o resultado de do de quinta-feira pode influenciar até
Nessa votação. Eh, como também tudo isso começou, isso eu vou falar mil vezes, não é porque o Júlio Casares fez isso, fez aquilo, fez aquilo, por ninguém aqui sabe dizer se isso é real ou não. Eu, pelo menos, não me arrisco a dizer, >> mas se isso existia, já existia faz tempo e nenhum conselheiro se preocupou em ver nada, nada, nada, nada, nada. Esses saques aí que falam, eles são antigos, né? Cadê os car? Só agora apareceram. >> Isso tem influência direta na eliminação paraa LDU. Se o São Paulo ganha da LDU e passa na
Libertadores, tava tudo certo. Os saques, o os camarotes, não sei o quê. Isso apareceu porque apareceu uma janela de oportunidade para derrubar o o cara e pegar o lugar dele. É isso. Não tem nenhum interesse pelo São Paulo, nada. Então, se existiram irregularidade, a maior para mim é aquela das que eu tenho certeza que existiu. As Outras eu não sei seou não foi dar dinheiro para tu círculo de uniformizada para eles venderem os ingressos mais caro e não dar pro sócio que paga o sócio torcedor. Isso aí para mim é gravíssimo, é seríssimo, né? Por
isso não tem que dar ingresso para ti uniformizado. Segundo, ela não pode ser privilegiada na frente de ninguém e muito menos do do do sócio pagante, sócio torcedor. E vários jogos isso aconteceu no jogo da LDU. foi o máximo Do máximo. Então, eh, o crespo agora se culpar agora não dá para você fazer nada. Agora tá uma confusão tremenda. É bom que você resolva isso logo, né? Que chegue logo essa essa tal votação, ou entra ou sai, mas resolve. Resolve o negócio. Então, tem que ser resolvido rapidamente. Rapidamente. E com relação ao Luciano não vai
mudar nada a torcida, né? O jogo contra LDU, acho que o estado tava lotado, né? Não tinha nem ingresso. Os caras tiveram que comprar ingresso de Do cambismo, da uniformizada para e perdeu. Não é nem empatou, perdeu. Então tá bom, vai ficar bonitinho, tal. A torcida não abandona, tá? Amanhã a torcida vai lá contra São Bernardo. Teoricamente São Bernardo tá tá melhor que o São Paulo. Tá mais inteiro cabeça. Vai mudar o quê? O São Paulo não dá nada, pô. Não dá nada. Vai, não vai nada. O que não quer dizer que não possa ganhar,
por exemplo, domingo contra o Corinthians lá na na no Itaquera pode Ganhar, né? Porque os caras levantam bandeirão, vai, não muda nada, pô. Acho que eu sinceramente eu, ué, as maiores derrotas do Palmeiras são onde? Onde ele foi eliminado? Tudo em casa. >> Tudo em casa. Então, realmente >> eu acho que não é isso que vai mudar. Não é isso que vai mudar. Aliás, dependendo da bola que o time joga, é melhor até o estado tá vazio. Tem menos gente xingando, tem menos gente vaiando. Então, mas enfim, eh, respondendo bem Objetivamente. Ano passado o que
aconteceu tem mérito e desmérito do Crespo. Esse ano não, esse ano tá uma baita zona e aí até que passe essa ebulição, né? Essa janela de oportunidade de derrubar o presente e fazer aquilo que ele tá fazendo agora. Eu peg, pô, agora é minha vez. Agora eu tô na fila, eu quero ver o lugar, né? Apareceu a janela de oportunidade. >> Também quero do bem bom, né? Não, quanto não acabar isso, vai ser complicado Trabalhar no São Paulo. >> Não, aí tem uma coisa, vai, enfim, para falar, o Flávio conhece o São Paulo a 1000
anos. Ô, Flávio, esse negócio desse monte de cheque e tal, essa coisa maluca aí de sacar dinheiro na boca do caixo, pera lá, isso é um problema de governança muito sério. São Paulo se orgulha, né, de ter lá no seu conselho grandes executivos, juristas, né, pessoas acostumadas a lidar com decisões econômicas importantes, tá? Então, como É que essa turma da o o os esses parasitas da carteirinha, esses conselheiros inúteis, esses politiburo do Morumi, não tinha ninguém em momento algum falar: "Opa, pera lá, tem alguma coisa errada aqui. O São Paulo tá adotando uma prática que
não se usa mais. Como é que e isso não o alerta não choou antes. >> Então, para que serve essa gente? para arrumar depois ingresso, para arrumar boquinha em avião, em excursão do time, Viagem do para isso, né? Então eles que o presidente tava tava forte e favorecendo, tava tudo certo. Agora que apareceu uma janela de oportunidade ali, tá enfraquecido, os caras querem a boquinha. É só isso. Eu não tô dizendo que tem irregularidade. Eu não tenho, não. Não posso falar nada. Não, não, não acredito cegamente em tudo que se fala. E também não sou
bobo, né? Eh, velhin Taubaté também não, você tem que ficar ligado. Mas com certeza o último última Preocupação dessa gente é com o São Paulo. Eles estão olhando para eles e a janela de oportunidade que eles vão ter. E e não precisa muito. Vamos supor que o cara queira simplesmente ser presidente do São Paulo. Ele não quer ser desonesto, nada. O ego dos caras é um negócio, >> o cara chega e fala: "Eu sou o presidente do São Paulo". Os caras olha assim: "Eu sou o presidente do São Paulo". Isso pro cara vale mais que
Qualquer coisa. Ego, ego. O negócio de ego é terrível, terrível. Eles são, eles querem ter a carteirinha, eles querem mandar. Uma vez o querido Gino Orlando, que já se foi faz tempo, que era o gerente do Morumbi, né? Ele durante muitos anos ele tocou o Morumbi. Aí uma vez chegou um cara, tava na época em estado, tal, aí entrava lá, cheguei lá, tô com a minha credenção, chega um cara e aí ele quis botar uns caras para dentro e não deixaram. Alguém barrou, Falou: "Ó, não dá, o senhor pode entrar, mas esse pessoal não pode."
O cara fez um escândalo, um fus tal, não sei o quê. Aí o Gino foi lá, falou para ele: "Não, por favor, pode entrar, entra todo mundo e tal". Aí ele falou pro porteiro: "Cara, esses caras aí eles têm ego, eles querem mostrar que eles têm poder." Ele quis mostrar que ele era poderoso. Ó, pode vir. Então, o porteiro Barrô que fez o trabalho deles, o cara ficou louco. Então, o que eles querem é Mostrar que eles são poderosos. Sabe aquele negócio? Ah, você quer um quer botar teu filho em campo para entrar com o
São Paulo? Eu consigo para você. É isso. Eles querem isso na maioria. E alguns realmente, como em todos os setores, tem aqueles que são desonestos e tal. E isso também acontece, claro. >> Não, e tem a projeção política, né? O cara entender que, por exemplo, esse mesmo que quer ser presidente de São Paulo apoia o que nesse momento tá Enfraquecido, vai pensar: "Opa, se eu continuar no barco, talvez eu não consiga futuramente >> ser presidente também. Consig a chance, né? A minha chance, é o meu momento, é a minha hora, pô. Os caras estão >>
porque é engraçado porque os caras que estão aí, os caras que meteram impeachment no Carlos Miguel, eles estavam com o Carlos Miguelar. Os caras que querem meter impeachment do Júlio Casar estavam com Júo Casar até a alma, Até o último momento. É todo o grupo do do do Juvenal Juventus. Esse só fez subdivisões ali, porque quando tem um cara o Juvenal realmente era poderoso no São Paulo muito. Aliás, o o Carlos Miguel caiu, >> criaram um monte de situações. Mas sabe por que que ele caiu no São Paulo? Porque ele deu um cargo pro Juvenal
na Incotia, lembra disso? Quando ele aí ele achou que ele podia mandar sozinho e tirou o Juvenal de Ciao. Foi aí que ele caiu. O resto você arruma tema. Sabe aquela coisa? Se você tiver alguma culpa, eu acho. Se eu não tiver eu invento. Não tem problema. E e o a mesma coisa é sempre um interesse político. Quando cai o Carlos Miguel caiu, não é porque tava certo, tava errado e tal. Não vou entrar nisso. Tô dizendo que não tivesse. Só tô falando que aí você acha qualquer coisa. Aí era a namorada dele, era não
sei o quê e tal. Como isso que eu tô falando, Se essas práticas todas existem no São Paulo, não é de hoje. Mas agora veio uma janela de oportunidade com a eliminação, jogo da LDU, deu aquela confusão toda e tal. A partir daí, aí tudo apareceu, tudo, é, todas as coisas vazando ao mesmo tempo. Mauro César, eh, voltando para essa questão do técnico Hernan Crespo, até que ponto dá para responsabilizar o treinador pelos resultados nesse momento que o São Paulo vive? Acho que assim, você pode encontrar erros e acesso do técnico, pode, ele pode ser
responsabilizado por algumas decisões, só que acho que difícil você descolar isso do momento vido pelo clube, né? É um que passa na cabeça do do do jogador, né, nesse cenário, do próprio técnico, é tudo muito confuso, né? E essa situação se arrasta várias semanas, né? Parece que agora finalmente a situação vai vai ser definida, né? Seja ela qual for. Mas eh já há pouco Tempo atrás era o tudo era culpa do Zubeldia, né? De repente não era mais dificando técnico responsabilizando, mas o problema muito maior do que esse. Bem maior. Olha, a gente tem que
ir pro intervalo em todas as plataformas aqui no Bate Pronto, mas já já a gente volta com a reta final do nosso programa com uma notícia que o nosso querido PHP, que está de férias vai gostar porque ele vai gostar de ver o Internacional sendo comentado aqui no nosso bate pronto. Já Já a gente volta. Você [música] pedir e a maior liquidação do ano continua. Liquida 100. Continua nas lojas. [música] Super ofertas com descontos extraordinários. Crédito super fácil com planos espetaculares. Produtos incríveis com preços impressionantes. Liquida 100 continua nas lojas [música] 100. E atenção, só
nas lojas 100 a entrega é cortesia. Só nas lojas sem a montagem de móveis é cortesia. [música] Liquidação assim só nas lojas. Mais uma vez, como sempre, imbatível. >> A melhor do Brasil ficou [música] ainda maior. Agora somos mais de 90 afiliadas no FM. Já a Jovem Pan News com mais de 20 afiliadas. >> [música] >> A Classic Pan está expandindo presença e virou até aplicativo. A [música] nossa voz acompanha o Brasil. Estamos chegando à cidade maravilhosa. Em 2025, o Brasil sintonizou aqui. Que venha 2026. >> Comunicar vai além de falar, é marcar presença onde
o seu público [música] está. Textos, vídeos, posts e relatórios. Dezenas de canais exigindo presença, consistência e velocidade. É por isso que criamos a SAMP, um ecossistema de inteligência artificial que entende, cria e publica conteúdo [música] com velocidade e consistência onde quer que o seu público esteja. De PDFs a notícias, de textos à voz, de ideias [música] a impacto. SAMP, conteúdo inteligente para o seu negócio. >> Chama o VAR que o camisa 10 está de volta. O esporte está em todos os lugares e a gente também. Todo sábado [música] trazemos o resumão da semana com tudo
que você precisa saber. Dentro e fora de campo. Informação no ataque, resenha na defesa [música] e golaço de análise. Camisa 10, todo sábado às 11:30 na Jovem Pan. [música] Nós fechamos 2025 em Ascensão. O nosso alcance disparou. O maior [música] crescimento entre todas as emissoras de news neste ano. [música] >> O TR em um entregou análise para mais de 700.000 novos telespectadores. [música] >> O documento Jovem Pan contou legados e atraiu mais de meio milhão de pessoas que chegaram junto. >> Colocamos os pingos no Zis, alcançando mais de 2 milhões de pessoas. >> O jornal
Jovem Pan fechou a noite de quase [música] 2 milhões e meio de telespectadores. >> Causamos pânico, alcançando mais de 1.300 [música] pessoas em 2025. O Brasil se conectou aqui. >> Neste episódio. Vamos receber Maíslon da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda. >> Crise no Brasil não virá nem de balanços de pagamentos, [música] nem do sistema bancário. Ela virá de um Colapso fiscal. [música] Entrevista com Dávila, nesta quinta à meia-noite na Jovem Pan News. De volta com a reta final do nosso bate, pronto para falar de Internacional, porque uma situação curiosa aconteceu eh nesta segunda-feira, começo de semana.
O Internacional que tá com as contas bloqueadas por uma dívida com empresário, que move a contra o clube e que levou ao Colorado tomar uma invertida da justiça, tomar uma uma Chamada da justiça do Rio Grande do Sul após ofertar uma máquina de iluminação de grama como garantia ao débito. Em sua defesa, o clube alegou dificuldades financeiras e ofereceu como garantia um sistema de iluminação para crescimento de gramados, modelo MU360, alegando o valor de mercado apto a superar o débito. O modelo MU360 é um sistema de iluminação artificial para crescimento de gramados naturais fabricado pela
empresa holandesa SGL System. A justiça Em contrapartida, se irritou com a oferta e deu uma invertida no Colorado. A juíza Fabiana dos Santos Caspar da 18ª Vara Cível de Porto Alegre é responsável por esse despacho. Abre aspas, foi o que foi o que escreveu a juíza. Sequer o bem ofertado é suficiente assegurar a importância devida. Beira a jocosidade com o juízo. A indicação feita. Um clube como o Internacional, celebrante de contratos milionários em face de débito de 640.000 Indicar máquina de iluminação de grama que evidentemente não vale hoje o que valia na compra. Como retratado
na nota fiscal, cumpre ao embargante encarar com seriedade a execução, se quiser que com seriedade sejam examinadas suas insurreições por meio dos embargos. Flávio Prado, >> cara de pau mesmo, né? Cara de pau. Imagina um cara chega em casa, [risadas] ele tá dev tá tem um dinheiro para receber, ele fala: "Bom, Leira, vou lá, Vou receber hoje". Aí ele chega com uma máquina de iluminar a grama, [risadas] pô. Tá de brincadeira. Isso tá lembrando um tempo atrás, a Ponte Preta não pagava dívida, depois teve per ela pagava e agora voltou a não pagar, né? E
o Ronaldão, lembra do Ronaldão? Pô, Ronaldão, baita cara, gente boa e tal, ele virou gerente da Ponte Preta e depois de um ano, só porque não recebeu um centavo em um ano, ele resolveu sair e entrou com uma ação. >> Injusto. >> Os caras meteram uma torre de iluminação de de de do do do Moisés Lucarelli como como o negócio de bar. Quer dizer, o cara vai fazer o que com >> essa juíza foi ótima, ela foi muito bem. O cara vai fazer o que com isso aí? Pensou um cara chegando com um caminhão, um
cara, eu não sei o tamanho disso aí, mas é brincadeira, [risadas] né? Uma piada, né? Aliás, o o Internacional não tem feito algumas piadas, né? Lembra o Negócio de Thiago Maia? Ele não queria pagar, não. Não, se ele queria receber pelo jogador que ele não pagou. Negóci de maluco. >> Exatamente. É um negócio impressionante, né, Fábio? Pera porque imagina, por exemplo, a Jovem Pan, digamos, tá com a dívida de alguém com alguém e oferece uma impressora como garantia. Não dá, né? O que que o cara vai fazer, pô, com a máquina de iluminação artificial para
crescimento De Gramado na casa dele? insensível ao juiz falar em jocosidade, né? Eu gostei dessa palavra que jocosidade. Foi bem, foi bem mesmo. Olha, realmente, nota 10 pra magistrada aí, nota zero pro Internacional. Essa assim, o Internacional ele tá se tornando pós-graduado em cara de pau, né, o tempo todo. Aliás, era um dos que deviam lá pro Cuiabá também, né? Cuiabá. Cuiabá, >> todo mundo deve pro Cuiabá. >> Todo mundo depoca. Todo mundo >> é é uma coisa assim, uma coisa lamentável. Cuiabá caiu e tal, mas com as contas em dias em dia. E aí
os devedores Corinthians, Internacional, Atlético Mineiro, né? Todo mundo se esbaldando por é o fim da picada. Eu acho que o futebol brasileiro, eh, além de precisar de mais seriedade, ele merece que alguns dos seus caras de pau sejam expostos ao ridículo, como Aconteceu com o Internacional agora, por conta da decisão dessa magistrada. É isso mesmo, mostrar que é é deboche, é uma esculhambação. Quer dizer, eh o clube não tem o direito o direito de fazer isso. O clube não tem o direito de ser safado o tempo todo. Alguém tem que expor isso aí, porque é
safadeza em cima, em cima de safadez pagar, né? Não, assim, não liga, continua fazendo dívida e tal. Olha, infelizmente tão caindo alguns Transferms aí os os torcedores que se preocupem. Era muito melhor que tivesse transformando Corinthians, no Santos, no São Paulo, >> internacional. >> Muito internacional. É uma pena quando sai isso aí, cara. Um perigo tremendo, tremendo. >> Evita e sai o impeditivo de fazer besteira no mercado. >> Exatamente. Claro, claro. >> Bom, ô, ô, Cai, tá acabando o nosso Programa. Eu vi que tem ali na no nosso GC uma fotinho da máquina. Se puder
buscar também pra gente ver exatamente como é que é a MU360, sistema de iluminação artificial para crescimento de gramados naturais. Maurizinha de casa, né? >> Não sala um negócio >> lá da televisão. >> É um ó aí ó, olha aí que que é a máquina de iluminação artificial que o Inter ofereceu como garantia. >> Uma graminha aí, né? É chocante. É chocante, Mauro. Eu acho que de novo, como comentaram o Flávio e o Pipero, a juíza vai bem de tratar como piada o que o Internacional faz e na última frase aqui exigir que trate com
seriedade a execução das contas bloqueadas. Mauro César Pereira >> é muito constrangedor isso aí, né? >> Exatamente. >> Porque ser um essa máquina já é meio bizarro que aqui no Brasil estados como Maracanã, Engenhão, tenham que usar essa máquina. O que não falta é sol. Essa máquina ela >> é um [risadas] sol artificial, né? >> É, é a luz do sol. >> Isso também é verdade. >> Os caras constróem estádios, como fizeram aqui no Brasil pra Copa do Mundo e não tiveram essa preocupação. Pera aí, aqui tem sol, então nós temos que bolar. O arquiteto,
o cara que o sol tem que bater no gramado, né? Como é que vai Funcionar? Não sei. É um problema do arquiteto. Ele tem que criar uma maneira do sol. No Maracanã, por exemplo, tem um pedaço do gramado que determinada época do ano não bate sol. Não bate sol nem nem meio-dia, 2 da tarde, hora nenhuma, 9 da manhã. Não bate só e coloca aquele negócio, é bizarro. Isso aí tem Manchester, isso aí tem Amsterdã. Tem lugares assim onde é tem época do ano que você tem duas, três horinhas de sol, né? Aquele sol fraquinho,
fraquinho. Quando tem sol chove, faz frio, muito úmido. Então eles têm que usar isso aí. É absurdo que isso exista no Brasil. Acho que os estádios usem isso. É um negócio muito curioso. Agora o que que o cara vai fazer com esse negócio? [risadas] Não. Ah, tá legal. Manda para mim. Essa é um trambolho. O negócio é grande para caramba. É um tramb, não dá, gente. É, é, é assim. É, é aquela coisa, os caras conseguem expor os clubes ao ridículo. Isso aí a gente tá aqui rindo. O torcedor do Grêmio tá sacaneando nesse momento,
o cara do Internacional, ah, vai lá com a máquina lá e tal. Mas é isso, assim, a má gestão, além de fazer mal a um clube de futebol, ela o expõe ao ridículo, ao patético. Então, você fica ali, sabe? É, é demais, é demais. Lembrando que o Internacional não pagou o Thiago Maia, na verdade, o o Thiago Maia ficou a dívida com o Flamengo, ela foi eliminada porque o Flamengo comprou o Vitão, então abateu do valor total. A Quanto é o jogador a 10 milhões, 11 milhões, 10.hões 500.000€ algo assim. Então pago tanto, bato 4.7
milhões com juros aí, dizer o Inter não desembolsou o dinheiro. Ele teve que abrir mão de um jogador titular para arrecadar uma grana e mesmo recebendo essa grana não consegue pagar o que tem que pagar, tem que oferecer a máquina. >> É um negócio diferente >> porque tem outras tantas dívidas. Se eu tivesse isso aí, se fosse um pouquinho Menor, eu tô com uma entradinha aqui. E o mé o é o médico falou que precisava meter uma luzinha aqui, um bonezinho com luz para dar uma melhorada na careca. De repente, se é uma máquina menor,
porque isso aí não dá. Senão eu compraria pro internacional. >> A gente poderia pedir para instalar aqui em cima, fica batendo aqui. Então compra máquina internacional e vai tirando minha caneca aqui com essa máquina. >> [risadas] >> Meu Deus do céu. É, a gente trata como piada porque é realmente uma piada e foi muito bem a juíza Fabiana dos Santos Caspar da 18ª Vara Cível do Rio Grande de Porto Alegre. Valeu todo mundo que nos acompanhou até aqui. Valeu Fábio Piperno, Flávio Prado, Mauro César Pereira. Bate pronto, volta amanhã a partir do meio-dia. Tamo junto.
Um grande abraço a todos. [música] Realização Jovem Pan. Oh. [música]