bom e para começar o que é ser produtivo na opinião de vocês pode começar faas honras Então eu acho que hoje existe muito uma discussão sobre produtividade inclusive uma discussão sobre produtividade tóxica e e toda essa questão mas ah eu acho que tem alguns pontos quando a gente fala de produtividade que são muito importantes da gente entender antes mesmo da gente começar a tentar ser produtivo então H por exemplo a questão da rotina o quanto isso é importante para a nossa produtividade a rotina o termo rotina vem de Rota Uhum Então significa que eu preciso
ter um direcionamento para inclusive que eu seja produtiva para que eu consiga fazer as coisas eh na minha vida eh consiga desenvolver bem as minhas atividades então através de uma rotina bem estabelecida Isso inclui sono Isso inclui alimentação Isso inclui atividade física H isso inclui horários para que a gente possa seguir ali um cronograma então tem bastante coisa que a gente precisa pensar antes mesmo da gente começar a adicionar coisas ao nosso dia para fazer uma uma Tod list né uma lista de coisas para fazer tem uma série de coisas que a gente tem que
ajustar antes do ponto de vista da Saúde Mental ã do ponto de vista da Psicologia que a gente precisa pensar antes de simplesmente sair fazendo uma lista de coisas que eu preciso fazer e talvez uma das principais coisas que a gente precisa ajustar é exatamente essa rota aonde eu quero chegar qual é o meu objetivo porque uma coisa é eu colocar no E eu quero sair daqui e eu quero ir até o Itaim que é onde eu tô hospedada por exemplo se eu colocar isso no e provavelmente o e vai me dar a rota mais
rápida a rota que tem menos trânsito agora imagina que eu quero ã ir por um lugar bonito eu quero ir por um um uma paisagem bonita eu quero parar tirar fotos ou eu quero no caminho almoçar em algum lugar leg a rota vai ser diferente o caminho vai ser outro então a primeira coisa sobre produtividade que eu acho que a gente precisa pensar na verdade são duas coisas uma ajustar a questão da rotina e dois entender Qual é o meu objetivo final com aquilo sem isso eu não vou conseguir ser produtiva ótimo achei muito bom
é eu eu gosto muito do que você falou do início né sobre produtividade estar mais alinhada de ter esse Progresso do que fação das coisas né porque imagina querer crescer um país botar o povo para Cavar buraco e outro povo para encher o buraco de novo Tem economista que acho uma boa ideia viu para gerar emprego é tipo assim então pensa exatamente o que você falou Calma eu quero ir para algum lugar então os meus passos não podem ser em cima de uma esteira eles têm que ser no chão senão eu vou est andando mas
não vou sair do lugar então é justamente isso eu vejo que a produtividade é as coisas que você está fazendo te Tragam você tem muita clareza de que elas vão te pôr nos passos no chão e não numa esteira que vão te levar para algum lugar Esse lugar é de fato o lugar que você quer chegar Senão também né as pessoas Ah pô quero ler Homero porque você tá lendo mas a pessoa não entende o porque você tá lendo ela quer tirar um print da tua vida replicar porque acha que tá sendo produtivo tá fazendo
a mesma ah não mas dizem que quem lê esse Trend de clássico é legal é uhum tem que ter o sentido Senão também per isso eu acho que isso Lu é muito um fenômeno assim das redes sociais né a Malu acorda 5:30 da manhã toma um café preto puro e vai pisar na grama então eu tenho que fazer isso porque a Malu é bem sucedida então para eu ser bem sucedida Mas por que que a Malu faz isso porque agora ela tem tempo porque lá atrás a gente não fazia na verdade eu não acordo 5:30
da manhã jamais acordaria eu acord 6:30 da manhã sou contra quem acorda 5 hor da manhã porque para mim não faz sentido obviamente que para você faz então exatamente se eu fosse replicar exatamente o que tá na moda faz tempo que eu estaria acordando às 5 Mas eu sempre fui contra né ex acho que a moda passou um pouco mas lá atrás por exemplo eu era obrigada a acordar muito cedo por causa do exército da manhã né não depois que acabou o exército aí eu comecei a a manter esse hábito só que eu acordava 5
hor da manhã escuro Às vezes a Malu quentinha na cama porque não acordava ela não acordava eu falei cara eu me recuso então eu passei a me recusar a acordar para dormir mais com ela mas esse ponto que você falou das pessoas quererem imitar o que elas vê em rede social vocês duas comentaram É engraçado porque o cara fala assim eu comprei uma banheira para fazer imersão no gelo né o cara fala nossa aumenta sua produtividade eu falei cara não tô fazendo é para prevenir lesão é é para outras coisas então é interessante porque o
pessoal quer copiar a rotina de quem entre aspas já chegou lá sendo que para chegar lá a rotina era outra então lá atrás a gente trabalhava muito mais do que hoje inclusive eu fico impression Quando eu olho pro passado e vejo quão produtivo eu era falo cara como é que eu dava conta daquilo tudo eu dava conta que precisava né hoje em dia até no final a organização é mais produtiva porque tem mais gente agora eu produzo menos do que lá atrás e o que vocês acham dentro disso dessa rotina você citou por exemplo alimentação
Sona atividade o que que o pessoal que tá assistindo e quer realmente se tornar mais produtivo pode começar a fazer para arrumar a vida e de fato começar a produzir mais existe algo na psicologia que é muito importante tá muito associado a a vários desfechos tanto de tratamento psicológico mesmo para transtornos como pra melhora da vida de maneira geral a gente chama isso de automonitoramento ferramenta muito simples que é basicamente você anotar coisas pode ser seus pensamentos pode ser como você tá se sentindo Claro dependendo do Objetivo aí a gente vai direcionar o automonitoramento do
paciente para uma coisa ou para outra no caso da produtividade algo que ajuda muito é eu vejo que a maioria das pessoas quer ser produtiva mas elas não sabem nada sobre a produtividade delas você pergunta pra pessoa qual é o seu melhor horário Qual o horário que você produz mais Qual o horário que você tá mais não sei o que que você produz todos os dias não sei então assim a pessoa ela não sabe nada sobre ela Quanto tempo você consegue produzir focado Não sei então tudo isso você precisa saber então eu diria que o
primeiro passo para tentar ser mais produtivo é saber o quão produtivo eu sou hoje e a gente vai conseguir isso com autom monitoramento ou seja eu vou acordar no meu dia e eu vou começar a anotar pode ser num diário pode ser num papel pode ser on que você quiser 7 da manhã acordei tomei café que que eu fiz depois Ah eu li um livro quanto tempo eu consegui ler Ah eu consegui ler 30 minutos sem me distrair com nada depois de 30 minutos eu comecei a me distrair Ok em 15 dias como é o
meu padrão então anotar isso fazer uma espécie de diário durante uma semana 15 dias pelo menos para você ter ali eh monitorado o que que acontece com você a partir disso a gente começa a intervir para melhorar Então olha você tá tentando ler 1 hora e meia mas depois de 1 hora você começa a se distrair muito então talvez seja melhor depois de 1 hora você parar tirar um intervalo de 5 10 minutos e depois você volta e faz mais um bloco de 1 hora por exemplo que é a princípio ah o tempo que você
consegue ali fica ficar focado então Eh as pessoas elas buscam muito a produtividade mas elas não sabem nem o quão produtiva elas são eu sou muito produtiva eu sou pouco produtiva quanto tempo eu prod nada não sabe nada então o primeiro passo é descobrir isso bom e eu vejo também que existe algo eh com as redes sociais ficou bem Evidente Tem pessoas que não acreditam que existe uma vida melhor daquelas que elas estão vivendo é tipo relacionamento ah não mas não tem briga nenhuma isso não existe Uhum eu falo disso porque eu tenho uma amiga
que ela é bem famosa e tal e eu conheço ela pessoalmente eu sei que de fato ela vive uma vida de alta performance ela acorda cedo ela faz muitas coisas Ela vai para e ela é aquilo de fato é a realidade dela e alguns comentários que surgem é Ah para isso daí daqui a pouco vai cair a máscara Ninguém Vive assim não é verdade então tem esse passo de Anes de calma talvez Existe uma forma melhor de viver a vida e você não precisa ficar ofendido por isso porque isso te dá a possibilidade de chegar
lá então se você às vezes vê alguém que de fato aguenta o tranco de acordar um pouco antes ir pra academia com Constância alimentar melhor e pô ir para pegar o transporte pro trabalho ou chegar em casa e trabalhar antes de pensar Ah não isso daí é para quem tem muita grana ou para quem ISO entender que Calma calma existe uma possibilidade é é o primeiro passo porque senão a pessoa começa a falar Ah não sei se é ver dade Ah o cara tá com esse tanto de grana hum trabalhando com coisa certa que não
é não é assim não não calma então na minha cabeça o passo zero de antes de ter coragem para dar aos próximos é existe é possível e você vai viver uma vida melhor ainda é às vezes você acha que não não é para você eu sou assim eu nasci assim eu mesma sou confusa sou não não tem caminhos não tem então tipo assim relaxa Mas aceita que dá aceita que existe a possibilidade de você fazer mais controlar mais eh na minha cabeça isso tipo assim porque as pessoas que eu vejo que acabam eh se batendo
muito porque Ah eu se não tem mesmo como eu não ia dar conta Ninguém Vive assim de uma questão ali do que tá na cabeça dela para ir mais pra frente então não tem como eu produzir mais porque eu não sou assa n uma crença pessa sim existe bastante eu concordo [Música]