[Música] Ah. [Música] [Música] Fala galera do Flogames, eu sou o Fênix e sejam bem-vindos. a Retrocom 2025 Flow Games, diretamente desse evento lindo, maravilhoso que acontece em São Paulo. A gente tá aqui hoje para o terceiro dia de evento e o último dia, infelizmente é um evento muito bom. Eu queria que nunca Acabasse. Na verdade que eu queria que acabasse porque eu tô cansado, mas eu tô aqui com Gonzangueira. >> Beleza, F. Beleza, galera. Duzão, Tucas, beleza. Quase toda retrocom você vem aqui no Flow Games. >> Sim, >> muito bom, né? E aqui do outro
lado temos Tucas. e Eduzinho, tudo bom? Bem-vindos, bem-vindos. Obado, obrigado, >> bem-vindos. >> Muito bom, mano. Tucas, a primeira vez No Flow Games Podcast oficialmente, né? O ano passado na Retrocom ele sentou no colo sentar o Edu. >> O Edu é melhor, né? >> Eu eu aposto do Edu era melhor. Muito bom. E você, Edzinho, quanto tempo que eu não te vejo, né? É, >> faz quase tipo assim, deixa eu ver, três semanas. É, eu acho que é isso. Muito tempo, né, mano? Eu tava com saudades. >> Ah, que bom. Fico feliz. Estamos aqui Para
defender PC e vocês vão defender os consoles. Vocês já tiveram aquelas atividades em escola? Eu não sei. >> Defenda, né? >> É, defendam debate, mesmo que você não concorde. É bem coisa de escola que você escutou, mas a gente não, cara. Vocês não tem tanto. Eu já vi esse, eu pelo menos em séries, em seriados, >> eu vi em seriados, ó. Você tem que pegar e debater sobre isso. Você tem assim, eles separam alguns grupos e falam: "Ó, Vocês vão defender aborto, >> entendeu? Aí você tem que defender. E aí, tipo assim, a dinamônica é
a ideia é construir um um diálogo saudável para o debate florescer e tirarem ideias desse debate e >> sobre aborto aqui hoje. Então >> não, hoje não é sobre isso, >> hoje é sobre PC e console. >> Acabou. Ô, na minha infância, né, acho que tava no primeiro ano do ensino médio, eles fizeram isso na minha sala De aula, tipo, >> eles fizeram jurri aí, tipo, tinha um caso que um lado defendia, o outro lado atacava, né? E eu e um amigo meu fomos ocupado de perder porque a gente se embaralhou na hora do depoimento
e a gente tipo cagou o esquema e todo mundo foi julgando a gente. >> Então a gente já ganhou já. >> É, cuidado para não pipocar de novo, hein? É, vou começar. Tem histórico, tem histórico. Vou começar aer não. O Zang é Bom. Eu confio nele. Ele tá no meu time. Vocês não vão ganhar de nós. E assim, o nosso o nosso rolê é muito mais fácil vocês. Defender, PC é muito fácil. Eu tava pensando que o TCAS acho que é mais associado com >> O do Edu tá zoado. A galera tá falando no chat.
Fala aí perto do microfone. >> Eu tô ouvindo. É que o fala muito baixo, gente. >> É, viu? Não, >> nem dá para ouvir ele. >> Ué, vamos demitir a equipe de áudio. >> Que isso? Mas então, >> mas eu acho que eu defender PC >> e o Fênix. Não tô brincando. >> Fênix defender consoles. >> O cara muda a pauta, né? >> Você quer que eu defenda consoles? >> Não, não combina com >> Isso é impossível, né? >> É porque eu gosto de console em PC, né? Então >> é, você gosta dos dois, você
consegue defender o outro. O buang, eu fiquei surpreso. Eu confesso que eu imaginava inicialmente assim, >> a ideia, na verdade inicial era eu definir e console, mas eu falei: "Não, então galera, na verdade jogo atual, eu prefiro todos no PC mesmo, se der, por mais de amar consoles, ter carinho por eles, é >> o verdadeiro desafio do programa é a Gente descobrir quem de fato é o >> o quem que defende o que, né? Tá meio é é as linhas estão tênuis. >> O último jogo que eu zerei foi no PC. Foi. Qual que foi
o último jogo? O Chong. >> Ele é mais difícil que o Kong. >> Os dois são difíceis, hein? >> É, eu zerei o Kong semana passada. >> Não tava fim de de me meter em outra emrascada já. >> É muito bom, cara. É muito bom. Wong Black Wong acho que é mais difícil. >> É, >> é, >> é. >> Esse aí tem aqueles negócios tipo de você ter que ter uns itens específicos pros chefes, senão você vai ser humilhado que nem não >> que isso me incomodou um pouco do Kong. É porque no chun você
pode fazer o respec. Então você entrou no chefe, tá difícil demais, você tá sendo burro, tá Usando o que você não devia. >> Entendi. >> Mas eu respecta, uso outra arma e tem que entender as mecânicas de gameplay com uma profundidade que nem todo jogo exige. Mas é muito bom. O design dele é ruim que nem o >> É bem melhor que o do Black. Bom, >> é bem melhor. >> Aham. O form software. O Lev. >> Ué, sério? >> Nossa. >> É, >> mas a formar formar Software é nível tier S. Vamos lá. É
um pouco abaixo porque nível from software não tá, mas é um pouco abaixo, não é? Tipo, >> tem aquelas wall assim que pessoal mostrou bastante vídeo que no home você tava andando assim travado na >> não, não tem parede invisível. >> Olha aí. Maneiro, maneiro. Ó, mas vamos lá. Primeira coisa, a gente tem que Discutir aqui quanto custa hoje em dia montar o PC gamer que rode jogos de 2022 até 2025, esses jogos mais modernos. >> Quanto custa, >> cara? Eu acho que no mínimo para rodar bem esses jogos, uns 7.000 que você >> R$
8000, >> ó, vamos lá. Que PC que você montaria para jogar jogos atuais? 1440p 60 FPS. >> Ah, pesso >> pô, >> dá para colocar um i5 ou um Ryen. >> Ris. O Ryzen é melhor, né? Porque o Ryen é barato. >> É. E >> e roda muito bem. >> 32 GB. 16 talvez daria, mas 32, cara, eu acho que assim para montar um PC livre Play 5 uns R 4 R$ 5.000 já para montar um PC mais aí uns 7 e tal. >> E qual GPU nessa nessa casa? >> Eu que perguntar qual GPU
que seria, >> cara, eu não conheço muito placa de Vídeo da AMD, então sempre escolho Nvidí, mas nesse caso aí seria, sei lá, uma 3070 Ti, uma 4060, né, pra gente, >> estamos falando de 1080p, 1440p, 4K é 4K é coisa de maluco, né? K demais. Ainda mais quando você fala no PC, a gente quer FPS alto. 4K FPS alto é muito difícil. >> É muito difícil. E tipo, tem jogos que não dá simplesmente, tá ligado? >> Eu prefiro jogar 1080 com FPS tourando. >> Chegando no ponto que tem que precisar De um negócio da
NASA para conseguir aguentar o 4K tranquilo, né? Não. E mano, o 4K vai vingar de fato, tipo, em jogo um dia. >> Eu acho que vai. >> Eu acho que já vingou. Você você não joga bastante coisa em 4K? >> Eu não jogo em 4K, eu jogo em 2K. >> Izou, né? >> É, a galera joga muito em TV, né? Os consolistas. >> E aí eu jogo muito no monitor e o meu Monitor não é 4K, é 2K, 360 Hz ou LED. Uma delícia. E eu não sinto falta do 4K. Eu acho que o 2K
tá ótimo já. Não é? >> Eu acho que que não faz falta mesmo. Você tá no 1440p. Para mim é importante para eu gravar gameplay. Eu tô usando o monitor 1440p, mas ele é compatível com 4K, >> tá? >> Então eu tenho rodado os jogos em 4K para fazer a captura em 4K e publicar o vídeo em 4K. >> Mas o que que significa ser compatível e não ter a resolução? >> Se eu colo se eu eh a tela dele é 1440p, então se eu mandar o sinal em 4K, ele aceita, >> mas ele tem
que fazer um down sample que o monitor toma conta >> fica fica tarjas. Não, não, não fica bem feito. A única coisa é que algumas coisas, tipo texto, ele não fica tão legível quanto estaria numa resolução nativa. Mas isso é para mim, para quem Assiste não faz diferença. >> Entendi. Uhum. Faz sentido. Mas quando você usa em vídeo para edição é melhor o 4K também, né? Para os editores usarem. Difícil é >> é ruim para eles baixarem. >> É >> que como que você faz? Você comprime os arquivos ou você manda brutos? >> Eu costumo
gravar. Eu tenho gravado às vezes em AV1, às vezes em H264. >> Aham. >> E eu mando pra galera, tipo, e eles se virem. Isso é um problema dos editores. >> Eu e você, os editores recebem arquivos de 20 GB, 30 GB. Eles que se vi. >> Não, já teve projeto de 200 GB, cara. >> Tem um esquema no Premiere que você transforma o arquivo de vídeo, deixa ele tipo um arquivo falso, mais leve assim, sabe? Daí você tipo não tá tá no falso você vai exportar você daí tipo faz um swap e você pega
os arquivos cri uma versão podre para bastante. É >> isso aí não sabia não. >> Esse é o nome é um prox. Você faz um prox é uma das >> Eu posso fazer isso antes de mandar pros editores? Não, não, não. BR para edição costuma fazer isso automaticamente. >> Ah, ele cria uma pastinha com todos os arquivos mais leves para você trabalhar e depois interessante. >> Eu acho uma comparação bem diferente, né? tipo 4K em jogo do que 4K numa Câmera, né? Porque >> 4K no audiovisual, na câmera, realmente é essencial, né? Você consegue dar
o zoom e tudo mais e não tem que ter uma máquina de R$ 20.000 para ter o 4K de um jogo. Então o 4K de um jogo é luxo. >> Uhum. O >> 4K já tipo de uma câmera ou do audiovisual em geral, não eh tem tem essa diferença, né? >> Tem tem. Eu concordo. Concordo. Mas, ó, aí a questão que fica é qual o mais caro Ficaria construir um PC que dure 8 anos a partir de 2025 anos. Anos >> é, >> dá para fazer um PC, >> o meu PC hoje dura 8 anos.
É para um comprar um anos de 8 anos a partir de agora no médio 1440p 60 fps >> não, eu ach >> não, não, não, não. Teria que ser PC caro. O meu PC >> que eu tenho hoje, ele consegue, >> ele tanca 8 anos aí, eu acho. E ainda Mais com o uso de a plaquinha >> que ele tem GPU. Ah, ele tem uma placa muito fraca que eu, infelizmente, preciso fazer um upgrade ainda. É uma 5090 da joga 2K. Você tem uma 50? >> Jogo em 2K. É humildade pessoa. >> Baixou 2 FPS
ali já. É muito ruim de jogar. É muito ruim de jogar 240. >> Claro que é. >> Mas assim, um PC caro para durar 8 anos é papo de R$ 20.000. R$ 1000, não é? >> Quanto que é uma 5090? >> A 5090 é R$ 20.000. >> O resto você do PC você vende uma 5080.000 >> 58080 eu acho que dá para achar por R$ 14.000. Vamos ver aqui. >> É, aí a fonte tem que ser maior forte. Ah, 5080 te garante, né? >> Teve uma variação muito 580 por 8500 aqui, gente. >> Últimos anos
ficou ter a placa de vídeo. É, ficou ficou mais fho. Nossa. aceitar. Eu eu eu montei meu PC para editar, né, meu PC para uma estação de trabalho. Eu por muito tempo vi o PC como é para editar vídeo, declarar imposto de renda e fazer Excel. Era essa função vital do PC. P Wilson, né? >> É. E daí eu comprei uma 470 Ti, faz um tempo para eu poder usar por edição e tal. Eu fui ver quanto é que tão vendendo hoje e tipo assim, cara, me assustei. Eu não compro metade da placa Que eu
paguei um tempo atrás porque tem essa vol, não sei se é por causa de Bitcoin, que que foi, mas isso é uma coisa que acaba complicando pra galera que vai montar PC, né? Apu varia muito, muito. >> Teve o lance de Bitcoin, depois o lance de AI, né? >> AI. É, é. E a Nvidia é a líder de EI, né? Então, todo mundo que vai usar II placas deles. Eu vi aqui no cabum, ó, 6500, uma 5070 Ti. Eu acho que a 5070 Ti Já é uma placa que você pode pegar high end, vai rodar
tudo. >> 2K a uns 120 frames. >> É, o problema dela é que ela tem 16 GB de RAM, tá? E isso é um PlayStation 5 Pro. É proporciono? Não, não. O preço, >> o preço, >> ah, >> é realmente é é o mesmo preço de um Play 5 Pro. É, o P é um 7.000, 6500, eu acho que já dá para achar. >> Fala o que vocês querem falar. >> É melhor montar a placa, comprar só a placa e montar no papelão. Vocês querem do Play 5 Pro? >> O quê? >> Ele é muito
útil e respeitoso, >> entendeu? Eu acho ele é um console bem necessário, entendeu? >> Entendi. >> Não, não. Eu vou vou falar outra coisa hoje. Eu eu tô esperando o momento chegar para ir mandar. >> Entendi. Entendi. Imagina que eu não consigoar não, né? >> Não, não tem nada que poderia ser. Mas enfim, e tem esse ponto mesmo que eu acho que muito difícil você ter um PC eh que entregue tudo que console entrega no preço do console, não é? >> É o se você se a pessoa vai sair do zero, tipo assim, ela não
tem, sei lá, nenhuma uma a nem uma placa mãe para poder fazer o upgrade, ela quer, eu quero jogar, quero jogar. Sim, >> a decisão óbvia me parece assim, tipo, budget é você pegar o console, decisão de budget, >> budget, praticidade é console >> de longe, né? >> Não tem nem strresse, né? O console questão é que no prazo o PC fica mais barato. >> Como assim, >> cara? Se você montar um PC para jogar no médio sem uma resolução muito alta, Os jogos do PC são muito mais baratos, cara. Tem promoções muito melhores. Então,
você quer sentar do outro lado ali do >> Eu tô defendendo o PC, né? É porque aí, tipo, e pensando que o PC você não vai usar só para jogar, você vai usar para outras aplicações. >> Sim, sim. >> Só de promoção da Steam, usos extras no PC, o PC vale mais a pena. Não dá para defender console. Que que eu tô fazendo Desse lado? >> Com R$ 20 a >> eu vou invocar Steam. Não, então teve um um tweet muito muito forte recentemente que saiu, que era um cara falando ó, com R$ 400 você
compra um jogo no PlayStation. Com R$ 400 agora na Summers Sale da Steam você compra 20 jogos. Todos bons e é uma comparação forte, né? Porque realmente, cara, eu não assim, dinheiro, dinheiro, né? Não tem o que fazer. >> Perdão, perdão, eu não vi que você tava aí para arrumar o óculos. >> Eu acho que o Edu, gente, ó, pede pro Edu posicionar o mico. Do jeito que vocês estão fazendo. Gente, desculpa, o Edu não sabe apresentar vídeo, podcast, ele não é disso. É, ele não é desse meio. Desculpa, >> é, ele não não faz
vídeo há muito tempo, né, Edu? Você não sabe como funciona o microfone? >> Desculpa. Não, >> não. Tá bom. >> Não, desculpa, >> mas enfim. Eh, até perdi a linha de raciocínio. Que que você tá falando? >> Falx que a gente tá ficando velho porque PC se tornou algo de entusiasta ou de quem tem grana. Lembra na nossa adolescência que todo moleque tinha um PC? >> Aham. >> Hoje em dia não tem mais. Os moleques tem ou celular ou console, velho. Tipo, PC cada vez menos as pessoas têm e tende a morrer mesmo. Não v
ter experiência. do console, eu acho que a pessoa pode ser muito mais leiga. Você conectou o cabo de força, o cabo HDMI, o console tá rodando e nisso você não precisa se preocupar. Tudo bem que hoje eles complicaram, né? Mas até pouco tempo você não precisava se preocupar de a modo performance ou modo de resolução. >> É, é. >> E tipo, o jogo roda. >> O PC se você >> configurar errado o jogo, você pode pegar 12 de FPS >> com problema de bug de iluminação, tá ligado? problema de driver. Esse é, eu acho que
essa é a coisa consigo mais ficar no, no personagem. Eu acho que dentro da pauta, do lado que eu estou, eu acho que é a questão de otimização. Isso é uma coisa que eu ainda eh vejo que as empresas, as as desenvolvedoras, elas ainda têm uma tensão maior para Entregar o jogo redondinho de console. Tipo assim, day one, day one. Saiu Elden Ring para PC, saiu Elden Ring pro console, onde que vai tá de boa para você? Bombom, não skipa frame não dá ruim. É, é o console é bizarro quando isso acontece. >> Um cong,
eu refleti sobre isso, tipo, >> dá bastante tr, >> por exemplo, lá na minha máquina eu deixava, sei lá, no médio pro alto 1080, jogava ali uns 100 frames porque meu Monitor é bem alto, então quando tá tipo a 60 parece que tá 30, né? Se acostuma. Enfim. >> É por que isso? Porque o >> o quê? >> Monitor é >> o o monitor é 300 Hz, né? 344. Gente que joga muitos frames, >> a gente se acostuma a 120. O 120 pra gente é 60, entendeu? Então abaixo de 120 parece 30 pra gente. >>
Mas daí o que o que que me me fez Pensar? Eh, quando eu fechava o jogo, ia trabalhar e voltava, tinha algum bug que o jogo ficava rodando a 40 FPS, velho. E e eu tinha que reiniciar o PC. Era alguma coisa de shadow compilation que ele jogava no cash e ficava uma merda. Então isso me fez pensar. Por isso que as pessoas preferem console, velho. Porque elas não têm que fazer esse tipo de coisa assim. O jogo pergunta, vocês que jogar jogam em console referente a isso. >> No console tem que compilar shader no
jogo? >> Não, não é porque o shader ele é compilado no PC porque tipo é diferente você rodar ele numa 4090, numa 4080, uma 4070. Ele tem que ter >> é 1 milhão de >> para cada placa. >> No console, como os consoles têm a mesma especificação. >> Aham. Aquilo tá pré-compilado, tipo o jogo, console já sabe o que fazer com o Jogo. >> Eu fiz um vídeo sobre porque que games são otimizados no PC e shaders são o da questão. Como o console ele é exatamente, o console é toda peça igual toda a arquitetura
dele igual em todo o console, óbvio que tem diferença. O Xbox tem a sua arquitetura, o PlayStation tem sua, mas os equipamentos são iguais. >> Mas até assim eles são bem similares, né? A arquitetura da Xbox, cara, a gente tava aqui falando qual processador a Gente pega. Ah, um Ryzen que é mais barato, mas dá para ser Intel também, mas tem placa da ND, tem placa da NBID. Então o o o jogo vai ter que na hora dá um jeito de juntar tudo aquilo e fazer. Então sempre que dá uma travadinha e o pessoal da
Digital Founder fez um vídeo mostrando isso, sempre que dá uma travadinha, às vezes você entrando num cenário novo que você vê que cai um framezinho, aquilo é um shader que ele tem que fazer na hora para diminuir Isso, às vezes quando você logo um jogo no PC pela primeira vez ou quando tem atualização aparece aqueles compiling shader ali que demoram. Então, esse é o grande mal atual dos games no PC, cara. Todo jogo que eu abro tem que comprar la shader, >> mas é melhor comprar shader, o jogo flui bem do que ter travamento. Mas
isso é uma dificuldade da retrocompatibilidade, >> porque aí o console moderno retrocompatível, >> você tem que ter alguma camada para substituir a compilação de shader para fazer. Eu não tô usando os termos técnicos corretos, mas assim é uma das dificuldades porque algo do 360 rodando no Xbox Series Z. Aham. >> Tipo, você tem que interpretar, porque o 360 não precisava do do da compilação ali que tava já feita, né? Mas o Series X vai ter que interpretar um conteúdo do 360. >> Então é uma camada extra. O Switch 2 tá Passando por isso. Switch 1
agora. >> Pode crer. Quando eles fazem jogos de Gamecube, por exemplo, para jogar no Switch, bom, é que eles falam em pura emulação, né? Isso. >> Então é um pouco diferente, não roda nativamente, >> mas eh essa compilação de chander, dependendo de como que o jogo roda, eh, tipo Open GL, sabe essas paradas, é, >> é muda. >> Aham. Sim. >> É muito complexo. Foge da manera. >> É complexo, mas é um assunto muito comple. O cenário do PC tende a isso nunca mudar, porque assim, a gente nunca, talvez, sei lá, o a Steam quer
fazer um um novo. Então, >> a Steam quer fazer, né? Então, aí se quer fazer, quer fazer a Steam quer fazer, >> Steam quer fazer, cara. >> Mas pode chamar de console. >> A SAM quer fazer, cara. >> Pode chamar de cons >> Pode chamar de console dela. >> Calma aí, eu vou falar. Então, a Steam tá fazendo eh um investimento muito grande no Steam West, né? O o software do Steam Deck. E eles querem que o Steam Sjaft usado em consoles também e em PCs pra galera em casa conseguir instalar no seu PC. Porque
o outro problema do PC que a gente vai falar aqui eventualmente é o Windows, né? O Windows é um problema para games, ele não é bom para games, Mas o ponto é, a Steam tá fazendo o Steam OS e talvez eles façam um console. É um rumor isso >> que eles fazem um console de mesa que rode o Steam OS. E aí é muito interessante >> a solução do cenário do PC que eu vejo, tipo, se a Steam meter a mão e fazer isso, teria, pô, eu acho que seria muito da hora, >> não teria
esse problema de, cara, como que a gente vai otimizar isso aqui em 1 Milhão de peças nessa quebra-cabeça, maluco, porque seria tudo o proprietário dela, né? Saberia 100% como otimizar. >> É a ideia do do Steam Deck rodar bem os jogos, às vezes melhor que o Rogal, é justamente essa. Os jogos são otimizados para aquele hardware e aquele software, né? Mas uma parada do Steam Deck que é importante mencionar para mim é a resolução da tela, >> porque é uma resolução adequada pro tamanho, mas ela não é tão alta a ponto De fazer a performance
cair. >> Eu não acho que portátil precisa ter tela 1080p, >> 720p ou 1280 por 800. >> 1280 >> por 800. É um negócio assim, tipo, é o suficiente pro tamanho da tela e ajuda muito a performance, porque eu já usei uns portátis de PC que a tela é 1080p e se fosse 720p visualmente você não ia ver muita diferença porque a tela é pequenininha, o jogo ia rodar bem Melhor. >> É, o Switch é quanto? O Switch 2 >> é 1080p. >> 1080p também, né? >> É, é. Não tem nenhum console acima de 1080p,
eu acho. Console portátil, né? Rogal. Não, não é. >> Rogal também não é. >> Não é. >> Rogal acho que é 1080p. É, >> acho. >> É, tem uma pergunta aqui na palc. Qual Que é a peça mais importante do PC? Aquela que você precisa ter mais cuidado na hora de escolher para eu montar a máquina. >> A placa de vídeo. >> A placa de vídeo. A placa de a fonte. >> A fonte é fácil. você vai trocar a placa de você tem que trocar a ponte junto. >> Aqui tem que ter mais cuidado é
o o processador com todo aquele da aquilo ali é >> você é louco. >> Não, nossa senhora. Vídeo é fácil, velho. >> A placa de vídeo é muito fácil de colocar, mas para escolher a peça, eu acho que a placa de vídeo é mais essa peça que você queria. >> Eu acho que você constrói o PC. >> É essa pe antiga, hein? Eu acho que você constrói o PC em volta da placa de vídeo. Na verdade, todos os PCs são construindo em volta da placa de vídeo. >> Mas então eu falei da ponte brincando, mas
assim, o problema é que as placas novas estão cada vez mais exigentes de força. >> Ah, verdade, verdade. >> E aí, tipo, você vai fazer o upgrade da placa de f, você tem que fazer o upgrade da fonte, tipo, >> cara. Ou você compra uma fonte eh future proof, né? Uma fonte muito parruda. >> Ah, 1200 W. >> 1000. 1000. Tá bom, Edu. Eu uso uma de 1000 no meu. >> A 5.90 não pede os 600 W. >> Pede. Então o meu, a minha fonte é tá no Talon, tá no limite. >> Então >> é,
ela tá lá. E e se eu fizer um upgrade no futuro, eu vou ter que compensador Phix. Tem? >> Eu tenho o Ryzen 7. É, é e eh aquele X3D, como que é? 9800 X3D. >> Mas não tem um lance que, por exemplo, a fonte é de 1000 W, >> mas ela não tem a eficiência 100%. Então, se a fonte tem 85% de eficiência, a fonte de 1000 tá te dando 850. >> É, tem aquele negócio de bronze, ouro. É. >> Não, mas realmente é ouro, >> platinum. >> Ah, alguma coisa assim. Ela é muito
boa. Coisa também nessa questão da montagem do PC que melhorou um pouco que um pouco antes do pessoal tá entrando na IA, né, que agora, tipo, toda a placa de vídeo De alguma forma tem uma função alição de ar, porque elas estavam ficando muito gigante, cara. Aí além de você ter que escolher a a você virou um problema você saber se a placa ia acaber no seu gabinete. >> Há pouco tempo atrás. É agora com Iá parece que elas estão voltando a ter um tamanho mais humanamente normal assim. >> É da 4090. É >> é
o pessoal botou do lado de um Xbox Series X e a placa é quase quase Parelho. >> Tem que colocar um um suporte para não empenar. >> Sim, sim. >> Para não estragar placa mãe, né? E ela também. Isso. E tem uma galera que queimou o cabo onde conecta, né, cara? >> É o cabo de fonte da da 5090 queimou porque é muita potência, né? Onde vai a liberação na? >> É, mas pelo entendi é que a galera botou o cabo errado. >> Ah, >> o que tinha tipo a 4.090, trocou para90 e não trocou
o cabo de força. >> Dizem que quando você não encaixa perfeitamente bem, mas assim, se você pode dar um problema no encaixe do cabo, tem erro de usuário, mas eu acho que tem erro de design. Uhum. >> Se você consegue fazer a placa funcionar sem que o cabo esteja adequadamente colocado, tinha que ter uma trava com um clique fácil de ouvir, fácil de ver. >> Dentro do nosso debate é consenso que se a pessoa não quiser levar em conta tudo isso que a gente tá falando, todos esses termos que a gente falou até aqui, se
a pessoa não quer, eu não quero me estressar com isso que estão falando até aqui, compro con consenso nesse nesse, nesse, nessa nesse concorda? >> Eu concordo. Eu concordo. Não, calma. Não acabou. Não acabou. Não acabou. A tá. Eu concordo que é mais prático, né? É, você o console você só liga e joga. Só que eu, eu troco muito fácil essa praticidade pelos benefícios do PC. Eu acho que não tem nem como pensar se vale a pena ou não trocar a praticidade pelas coisas do PC, entendeu? Aia um Steam Deck no PC, >> então é
uma boa >> do PC. >> Ele tá do L do PC, o Steam deck, >> tipo, você ligou, você logou, tá funcionando, já tem, mas ele é um PC. Ele é o PC porque você pode entrar no modo desktop, instalar o Windows. Ele roda o Linux. É, ele roda o Linux. O PlayStation 3 também tinha Linux. >> Ah, é? Mas o PlayStation 3 amor. Deu, deu. Eu eu liguei o meu. Eu liguei o meu mais do que eu tinha. Tinha. >> Também tinha >> o Play 2. Tinha Linux. >> Play 2. Vendi um kit com
teclado, mouse e CD do Linux bem no comecinho. É oficial mesmo. >> Ganhamos já, mano. >> Hum. Hum. Ô Edu, a galera tá falando para você falar mais perto do microfone. Olha, eu tô grudado já. Tem que ser quase encostando por causa da supressão que tá uma barulheira. Você >> tá encostando aqui. Mas encosta mesmo. Encosta o microfone pelo lado. >> Cara, eu eu acho que o problema não sou eu nesse caso aqui. Eu tô muito perto. O Guzang tá falando mais longe de mim. Ó, o Guzang tá quatro dentes. Guzang fala. >> Verdade. É
verdade. >> Eu não acho que o >> Ó, o o Takich vai tentar outra coisa aqui. Ele falou outra coisa. Eh, >> é porque eu se fosse eu, eu assumia, mas eu acho que legitimamente nem sou eu. >> Vai trocar o microfone? >> Vai trocar o microfone. Essa essa coisa. >> Obrigado. >> O Zero deu um beijo no Edu. >> Desculpa, pessoas que estão me ouvindo mal. >> É, ó, ó, >> as pessoas são barba com Ó, a galera tá falando, >> o Edu é idiota. Nossa, >> [ __ ] >> O Edu está com
problema. >> Não é o Edu que tá com problema. O Edu tá com defeito. Não é o Edu, gente, é o microfone. >> Tá melhor agora, gente? A gente trocou o microfone do Edu aqui para testar pra gente ver. >> É que é outra possibilidade é o cabo. >> É a outra possibilidade é o cabo. Cara, ontem eu tava encostando nesse microfone aqui, tomando choque. >> Choque >> que adequado, né? Pal. >> Não. Ah, não, não tava não. Descalço na reta. >> Não tava. Ó, gente, aí vocês podem mandar mensagem de agora se vocês quiserem.
Tá valendo. Vocês podem mandar super chat que eu vou ler aqui. Ou vocês Mandam live pra gente nesse QR code que tá ali, eu acho. Ou ali. >> Põe o QR code ali. >> Põe o meu QR code ali. >> Não, não bota o Edu. Bota o QR code na cara do Edu. Brincadeira. >> Eu nem tenho. >> Que nem o Michael Zavsk. Você não tem o QR code? >> Não. >> Nenhum QR code. >> Ah, eu uso para puble, né? >> Ah, tá. É, eu só uso QR code de publiss, né? Mas é isso,
mandem os os live picks que a gente vai ouvir aqui. >> Melhorou o áudio do Edu? Vamos ver o chat. Fênix, >> o Fix tá trollando. Eu não tô trollando. É o cabo. >> É o cabo. >> O cabo tá ruim. Tá valendo ainda. >> Que e o cabo de guerra. >> O o a cara do Zang. Troca o cabo. Vaquinha para o Flow pegar o microfone Mais melhor. >> Pera aí. Vamos ver se o problema sou eu. Vocês me escutam bem agora? Tá tudo bem assim? >> Eu acho que talvez o Ido fala baixinho
e a redução de ruído tá. Mas eu >> falo baixinho. >> É, não sei. >> Deixa eu falar no microfone dele. >> O E o meu tá meio estourado. Problema é o Edu problema. >> O meu tá meio estourado. A galera tá Falando. E o de você é eu ouço o meu meio estourado mesmo. Eu te ouço bem. Tô >> te ouvindo bem. >> Tá ouvindo bem? >> Mais alto assim. >> É mais alto né? É. Agora sim é o Mick. >> OK. Confirmado. >> Sim, sim. Eles falaram que é o seu Mick Eduções, mas
aqui eu achei que não era eu. >> O meu tá bem alto. Bom, vamos tentar Continuar aqui. Eu vou dar um live aqui do Henrique Forte que ele mandou. Quero que a gente final debate a gente já ganhou aqui. >> Não, não, não acabou o debate, a gente vai continuar. Tem muito mais debate. >> Vamos ver aqui esse live Pix do >> For mandou R$ 20. Olá pessoal do Flow Games e Retrocom. Já jogaram nosso game Dark Island Faded Memories aqui no evento? Passem aqui no stand para conferir. Abraço. >> Eu joguei. Como é o
nome? Rick forte mandou R$ 20 >> para você. É Dark Island Faded Memory. >> É um, se eu estou lembrando corretamente que eu testei muito jogo, não decorei nome. Eu acho que é um Souls like. >> Sou like, >> só que com visual retrouas do Edu aqui >> com visual retrô. Melhorou. Eu >> joguei na TV de tubo. Bem legal. >> Aham. É. E é. É. Mas ele é 2D, 3D. >> 3D. >> 3D mesmo. >> Souls like. >> Lembra aquele demake do Bloodborn para Play 1? >> Tipo aquilo. É um pouquinho melhor que Play
1 assim, né? Desgraç um pouquinho melhor. É massa esse jogo. >> Bem legal. >> Boa. Boa. Henrique. Eu não testei ainda. Inclusive. Edu, eh, você >> viu a feira inteira? Já andou por aqui? >> Não, porque assim, eu não consegui chegar antes do evento abrir ontem que eu tive um um café da manhã em família. Hoje eu cheguei antes de abrir e f de não tava lá. >> Hã? >> Eu não tava lá. Nossa, me tiraram da família, mano. >> E sexta eu cheguei mais cedo para ver as lojas. >> Ah, tá. >> Porque é
o esquema, né? >> É para pegar as melhores. Ah, o Edu veio aqui pegar as melhores coisas. Eu entro antes do evento abrir, o estoque tá completo. O evento abre, já não tá mais completo. >> O Edu fez uma compra, uma compra que me me marcou, cara. >> O que que ele comprou? >> Ele chegou assim e falou: "Tucas, comprei um jogo de uma franquia, adivinhe qual?" E foi isso que ele falou. Você daí eu perguntei, você comprou um Dino Prisedu? Daí sim, comprei o único Dino Prises 3 do evento. Fui lá perguntar para ver
se tinha outro que foi naquela na lojinha ali. O cara falou: "Ah, tinha se envolver aqui para você". Não era o único. Edu comprou. >> Eu ofereci pro Tucas, falei: "Se você quiser, pensa bem, me manda uma mensagem, eu te trago hoje". Ele não me mandou mensagem. >> Você vai jogar esse jogo? >> Não, não, eu vou. Pensou, eu pretendo. Eu não é que eu vou jogar amanhã, mas eu pretendo. >> Eu tenho curiosidade. Eu gosto muito do um e do dois, mas você nem gostei. Eu >> é legal. É legal. É, >> você gosta.
>> É uma experiência. É uma experiência. Você eu recomendo para todo mundo que joga três mesmo >> de verdade. >> Tem sarcasmo, >> tá? Talvez um pouquinho de sarcasmo. >> Ah, talvez um pouquinho. >> É podre esse jogo. >> É podre. >> É uma experiência. É uma experiência. >> Matou, né? Franquia. É verdade. >> Principal boss dele é a câmera. Mas dá, dá para vale a pena você descobrir. Vale a pena você descobri. >> Ó, em algum momento a gente vai fazer um unboxing. >> Ah, então eu ia perguntar, a gente vai fazer esse boss?
Sim, eu posso invocar ele na hora que eu quiser. >> A hora que você quiser. >> Tá bom. Eu vou invocar ele na hora que eu disser. Então é um assim muito interessante, mano. É um do assim, eu diria que eu >> talvez seja um dos unboxings mais [ __ ] da história do Flow Games, >> de verdade. >> E olha, Faremos juntos. >> Ah, é? >> Então não vai ser tão especial assim, >> não. Vai ser pior que eu achei. Eu achei que era só você. Se eu vou participar, vai explicar um pouco pior.
>> Mas vamos antes ouvir essa mensagem aqui desse live Pix. Muito genial. >> Microfone do Edu mandou R$ 20. Gente, alguém me ajuda XX6. >> É assim que eles estão ouvindo você >> ainda tá ruim assim? >> Não, agora melhorou, né, gente? >> O que acontece, gente? De explicar e defender a produção aqui sempre me memificam. >> Não sei também. É, eu acho que você é memificável, entendeu? É uma personalidade memficável. Deixa eu explicar e defender a galera aqui da produção que o chat é cruel. O evento tem muito barulho, né? E aí, para vocês
da live não ouvirem tanto barulho e ouvirem mais a gente, a galera eh fez Uma gambiarra aqui com a supressão [ __ ] de ruído para vocês não ouvirem tantos barulhos, porque às vezes fica muito alta. Tem palco rolando agora. A gente tá ouvindo alguém com palco. >> Po, cara, ontem começou uma rei >> muito alta. É às 18 horas que eu posso dar um vocês tm patrocínio de microfone ou não temos? Posso dar uma sugestão? Se você quiser de microfone. >> Você podia pegar o microfone Wave XLR da Elgato que ele é dinâmico e
a qualidade É boa? >> O cara ele microfone e esse sistema da Elgato, ele tem um sistema de isolamento de voz, supressão de ruído e tal via AI, que funciona extremamente bem. é melhor que o sistema da Nvidia, por exemplo. >> Entendi. Interessante. >> E os microfones da Elgato tem um bom custob benefício, porque um microfone desse talvez seja quatro cinco vezes mais caro que o da El Gato. E o da El Gato para mim fica melhor. >> É USB pro gameplay. >> USB pode ser, mas ele é XLR, né? >> Ele é XL. É,
ele tem os dois, né? >> Tem os dois. >> É que nem o a Shur tem um microfone que tem os dois. Eu tô usando lá em casa. Eu gosto muito dele. Como que chama? S MV7 mais. Ah, então esse Delgato, ela tem dois modelos, um XLR e o outro não. Eu tô falando para pegar o modelo XLR da ou como vocês já têm esses microfones, vocês podem pegar só a interface XLR da Elgato que ela já vai dar o suporte pro que eu tô falando. >> Interessante isso. Interessante. Eu vou eu vou atrás disso
pra gente ter um setup para eventos, né? Porque esse microfone aqui é perfeito pro estúdio, >> mas para evento é diferente, né? Ele ele não é ideal para isso. Mas é isso, gente. É, agora eu acho que tá consertado. A galera tá falando da geometria do microfone aqui, ó. Super chat do >> PC melhor que a console mandou R$ 20. Tucas, por favor, passe a palavra criticando o Ray Tracing. >> Então, ó, algumas coisas >> eu vou trazer algumas coisas aqui para são o argumento de vocês, tá? Racing DSS. Eh, DSS, eu digo todos tipos
de de >> o geração de frames ou o >> Não, todo tipo de de upscaler. >> É, todos os upscalers, antialasing. >> E o o o frame generation, não, o frame generation para mim, >> para mim frame generation não tem um ponto negativo. Eu eu eu defendo com unhas e dentes que não tem nada ruim em frame generation. constantemente percebendo artefatos esquisitos sendo gerados que não deveriam estar lá. >> 50 90 e eu não tive um problema com você liga, você liga o frame generation, ela não vai gerar nada. O cara vai falar assim: "Meu
Deus, o que que ele quer? Is 300 FPS, ela não faz nada. Seu não acontece, mano. Não, não, não. A Steam, que a gente vai falar muito dela, porque é a melhor plataforma de games do mundo, ela tem uma função muito boa que eles adicionaram agora, que é >> ele ele mostra o contador de FPS lá em cima, né? Ele sempre teve isso da Steam assim nativo. Eles fizeram um upgrade. Agora ele mostra mostra mais funções e uma delas é o QFPS que eles chamam, que é o FPS. Eles dividem o FPS com a geração
de frames e o FPS sem a geração de frames. E então você que tá jogando, você consegue ver os dois FS. >> Eu estaria assim se a parada não estivesse ligada. >> Isso. >> E aí ele fala para você quantos frames estão sendo gerados até. É bem interessante. Então eu vejo que tão tem muito frame gerado, mas o que acontece quando lançaram esse eh novo modelo de A Da Nvidia na série 50, que é o Transformer, eles melhoram melhoraram muito o frame generation e eles melhoraram também o o reflex, que é a outra tecnologia da
Nvidia que impede que a gente é note essa e e essa estranheza dos frames gerados, porque a latência baixa e aí fica. >> O meu problema não é a latência. A fluidez é porque eu literalmente percebo o frame fake, eu vejo que tem coisas esquisitas. É estranho, né? Fica tipo um >> uma uns borrão, né? >> É. E isso acaba me incomodando. Mas eu sou fresco, né? >> A a o que a visão de vocês PCers sobre ray tracing, como é que vocês enxergam ray tracing, que que vocês pensam raying, o ray racing, >> cara,
>> sinceridade, >> pesa demais. Na maioria das vezes eu prefiro deixar desligado e ganhar uns frames. Mas no Cyberpunk, por exemplo, Eu acho ele bem bonito. Eu deixei levemente ligado. Mas, cara, é, eu posso fazer uma defesa. >> É um exagero, pô. >> Eu incrivelmente vou defender o PlayStation 5 Pro. >> Calma aí, antes de você falar isso, deixa eu falar rapidinho sobre Rayracing. >> Mas eu vou falar de Ray Tracing. >> Mas eu ia explicar o que que é o Ray Racing, >> por favor. pra galera saber, porque eu acho que é importante pra
discussão que o Ray Tracing, galera, antes de ir essa tecnologia, todos os programadores de games, eles programavam exatamente os raio de luz, onde bate, onde reflete, quando reflete vai para onde. O GTA 4 é um perfeito exemplo de um jogo muito bem trabalhado nação, sem o Racing, né? >> E God of War de Mon >> tinha aqueles reflexos nos pisos, >> cara. Half Life 2. Half Life 2 é muito Antigo e se eu pegar uma foto dele aqui, você nem acredita que a iluminação é sem Racing, sabe? Baked lighting, né? >> Esse jogo é divino,
né? >> Baked lighting. >> É Lightning. Aqui, ó. Eu deixa eu tentar pegar uma foto aqui e mostrar para vocês, porque, ó, isso aqui, isso aqui é o Half Life padrão, ó. iluminação feita à mão pelos programadores, entendeu? >> Como Deus queria que fosse. >> É, a imagem tava numa resolução baixa, mas ó, reflexo na água, tudo isso já tinha no Half Life 2, olha que água molhada >> feito pelos programadores sem Race, não existia RAC. Aí >> criaram essa tecnologia. Eu não sei nem se foi a Nvidia. Eu não sei se foi a Nvidia.
Não, não acho que foi, mas alguém que criou essa tecnologia do Ray Racing, que é basicamente o traçado de Raios feitos por eh automaticamente. Eh, ele ele fez uma simulação, ele fala: "Ah, o raio bate aqui, aí ele vai refletir aqui e ele faz todo traçado de raios automaticamente." Isso faz com que os programadores não tenham o que gastar muito tempo programando essa iluminação, que é uma parte muito chata e difícil da programação. Todo mundo falava isso. e economiza dinheiro, economiza tempo, é bom para programação. Só que >> porém é que >> com o tempo
os programadores ficaram folgados e aí eles não fazem a enumeração, deixam tudo pro R tracer resolver e às vezes não resolve, fica muito pesado e é ruim. o o DLSS que seria eu eu dessas tecnologias todas tá citando, eu acho muito muito muito bom na na no papel a ideia do DLSS, que tipo assim poderia fazer durar muito muitos mais anos com hardwares um tanto quanto antigos assim, você liga o DSS lá ele desengasga. Só que daí o que é que Acontece? Isso que o Fix falou que a galera não tá dando uma otimizada na
parada, só ilumina automático aí no Racing e vai ficar bonito. Cara, o DRS tá virando uma bengala pro jogo rodar. minimamente como deveria rodar no PC com Race ligado assim ao invés de ajudar o Harley. Então o DSS ao invés de ter uma ferramenta que ajuda, tá virando uma bengala por causa do car. >> O cara já lança, ah, o pessoal vai ligar isso aqui, né? Já vamos contar que eles Vão ligar e nós não vai ter problema, né? >> Eu eu virei recentemente em live, fiz um vídeo, lancei, foi o último vídeo que lancei
no canal sobre o Allen Isolation de 2014. Ele não tem nada de rayrac, >> nada zero. E é uma das il uma das iluminações mais lindas que eu já vi. >> Nossa, que água bonita, que água molhada. >> Aqui é o Half Life 2005. >> Muito [ __ ] >> Eu amo esse jogo. >> Então o que eu ia falar do Racing, cara, que o Ray Trcing que eu lembro assim de ver e admirar, cara, foi literalmente no Play 5 Pro no Spider-Man Miles Morales. Sim, muito bom. Sim, dá para você fazer o Ray Trcing
no Play 5, mas aí os jogos ficam a 30 FPS e eu >> sempre prefiro jogar no modo performance só quando o modo performance é quebrado. >> Uhum. >> E aí o Milos Morales eu consegui jogar 60 fps e com o Ray Trcing. E aí, tipo, a cada uma hora de gam play você se depara com um vidro que você fala: "Ah, eu tô ali refletido". >> Mas não faz a menor diferença para mim no gam play, sabe? >> É, é. A grande questão é que, tipo assim, o GTA 4 que eu que eu falei,
eh, os reflexos estão muito bem feitos, mas quando você passa do lado do carro, você não é refletido no carro, entendeu? Por quê? Porque essas variáveis aleatórias, Opa, acordou nation. >> Aham. >> Eh, essas variáveis aleatórias não tem como o programador programar, né? Então aí o ray trace funciona bem nesses casos, tipo você no reflexo. Isso é um negócio que >> ou às vezes reflexo de algo que não está visível na tela. >> É, é um negócio que consegue fazer. >> Vocês jogaram o Demon Souls do PlayStation 5? >> Sim, senhor. >> Zer zero ray
tracer. É um dos jogos com a alimentação mais bonita. Assim, eu eu sempre brinco, eu critico. Ai, meu Deus. Não, não, ainda não. Mas eu eu fico um pouco indignado com essa geração assim da Sony em relação a lançamentos, mas ele para mim é um jogo de lançamento que até agora é um dos mais bonitos console, a iluminação dele e ele não tem cara. >> Você jogou em qual modo? >> No modo que fica menos FPS. Joguei no Modo que fica menos FPS. Cineméticamente >> joguei no cinematic. >> Meu Deus, que coragem. Eu eu achei
achei bonito. >> Eu acho que o único jogo da vida que eu joguei no console que tinha modo performance, modo resolução que f resolução é o Final Fantasy 16 porque o modo performance dele era muito ruim. >> Uhum. >> Aí eu fiquei no 30 fps. >> Aí eu lembro deuns prints do pessoal Mostrando quando você as textura lavadona, tava meio estranho. Eu tô jogando no modo performance, no modo normal. >> Que que você tá achando dele? >> Ah, tô adorando. >> E o começo >> é bom? É o começo dessa vez. Ele >> ele não
entendeu, mano. >> Não entendi. Especificamente >> que isso? >> A minha reação foi tipo a sua, mas só imaginária. >> Entendi, entendi. Baixa aí esse áudio do Edu. Vamos dar play aqui na frente dele, por favor. >> Eu queria falar uma coisa sobre esse essa esse meme do Edu que eu acho que talvez seja o seu maior meme até hoje. >> Mentira. >> Não é >> nãoada. Bilada não vai ser superada, Cara. >> Cara, eu acho que é melhor maior que a bilada, porque hoje >> o público é maior. >> A longo prazo a bilada
permanecerá a bilada pra gente é maior, mas esse esse é maior, man. Tomou eu, cara, aquilo foi minha reação natural. De repente o negócio, >> cara, é que encaixa em muita é que encaixa em muita coisa, cara. Dá para usar em tipo qualquer coisa, velho. >> Eles mudaram minha voz via para eu falar do Arnold. >> Ah, eu vi. E o que que você acha dos caras botando isso no Star Blade >> do Chong com as skins do Chong? >> É, >> é. Que que é isso? >> É um template. >> Olha esse gráfico. >>
Criou um template sem querer, mano. Muito bom. Mas assim, eu queria falar um Negócio muito importante que eu guardei todos os programas dos flogames. Eu quis falar isso, não falei. Eu esperei você voltar para falar isso. >> Muito obrigado. Que que você vai falar? >> Antes do Edu soltar esse vídeo dele falando da geometria, isso virar um meme, eu fui na casa do Edu. E ele mostrou o Death Training, abriu no início do jogo, >> ele mostrou aquele mesmo momento e ele falou: "Pô, que isso, cara? Olha essa Geometria. Preveme, mano, antes de lançar o
meme. Obrigado, Edu. >> Eu adorei ter um preview. Eu fui o primeiro do mundo. >> Beta tester de meme. O beta tester do meme, cara. >> Mas é impressionante. >> É impressionante. >> E aí? E aí ele vendo eu jogando, ele falou: "Que que é isso com?" Ele falou: >> "Agora, falando desse início de gam Play, cara, >> eu preciso mandar um salve pro dava, cara. >> Por quê? >> Ele despencando com o bebê. >> Muito bom, mano. Muito engraçado. >> Mas eu entendo ele. Eu fiz isso também. Você lembra? Eu joguei o na sua
casa e eu fiz a mesma coisa porque, pô, o Kojima também ele ele deixa você com Aquele visual e você não pode prestar atenção no visual, você tem que andar numa ladeira assim. >> E se você não segura o L2 e o R2 para pegar a mochilinha, ele fica meio desengonçado, né? >> O segredo desse jogo é o L2 e o R2 o tempo todo. >> No um não é tão No um não é tão assim. No dois tá mais tem um era mais, eu acho. >> Era mais, eu acho. >> Mas o quê? Tipo
de ter que sempre ficar cuidando parecido. >> É que eu achei que o dois tem mais trecho que dava para correr com liberdade. >> Entendi. Eu vou levar um alguns super chats aqui para não acumular. Ó, o senhor Lucas mandou: "Acham que o próximo console da Xbox vai ser um console ou PC dentro do console?" Edu? Manda um salve pro player Bog. Ele virou Fã de Dead Cells por sua causa. Olha só. >> Player o quê? >> Pog. >> Pog. Player Pog, mano, grande abraço. Que bom que você jogou céus, mano. Jogaço. Estrelha sonora fina
em cima. >> É, sobre a sua pergunta, cara. Hoje os consoles já são o PC. >> É, eles são ar4, X >> RA2, não é? >> X86, não é arquitetura, um negócio Assim. >> Eu eu acho que é R >> RNA RDNA2 >> DNA2. Mas não tem negócio de arquitetura. Vê que que é X86, então, por favor. >> X86 arquitetura. Eh, a arquitetura X86 é uma família de CPUs. Eh, >> eu devo tá falando de de consoles Antigas, >> de servidor o de computadores e servidores designada originalmente para o Intel 80 86. Não é de
console, então, porque console é MD, né? Mas, ó, a arquitetura RDNA2 é a micro arquitetura criada pela AMD para rodar no nos dois consoles lá, né, do Xbox e o PlayStation. Os dois usam a mesma arquitetura. Por isso que a gente falou que eles são muito >> que é parecido com o PC, tanto que você Tem a placa, você sabe que é qual a placa equivalente de um console é a de PC, né? >> Exato. E eles falam aqui, ó, que é usada também no Steam Deck e deve ser usada também no Hogal e tal.
Todos que usam a MD devam usar essa arquitetura. Quem não usa ela? O Switch. Switch como é Nvidia é outra arquitetura, é o único que é diferente, né? >> Mas então hoje já é basicamente assim, cara. É um PC, só que eles montam toda a Experiência, principalmente no software, para você experienciar como console, né? Você liga, já tá lá o menu, os jogos, você só bota o disco ou baixa e roda o jogo. Não tem o Windows, não tem nada disso, o que eu acho ótimo. Inclusive o Hugali, ele tentou isso, né? Eles construíram aquele
Armory, que é um negócio da Asus que você abre o console, ele abre o Armory e é um software que roda em cima do Windows. Só que é meio estranho, não é o ideal. O o a vantagem Do Steam Deck é que antes de lançar um Steam Deck, a Steam lançou aquele Steam machine, deu muito errado. Lembro disso, disso. >> E aí depois o machin dá errado, eles investiram no Big Picture. Vocês lembram do Big P? >> E a gente ainda existe porque é um modo da Steam no PC que você executa, ele vira um
console. >> É o maior pesadelo quando você abre isso sem querer, velho. Meu Deus do céu. >> Horrível. Mas tem bastante gente que gosta mesmo, tipo assim, ah, vou fazer um PC para jogos e vou deixar a experiência dele próxima do console. >> E tem aquele cara que eu não sei se você viu que ele fez um negócio a mais, ele começou a fazer SSD dos jogos prontos. Ele começou a super legal. Você compra o jogo, você compra um SSD, mais barato, prático, R$ 400. >> Não, não. Ele compra um tipo de not, aqueles de
notebook às vezes, porque o Jogo pesa 120 GB, né, cara? É, às vezes tem que ser 256 GB. >> É, depende. Aham. >> Mas é legal. >> É tipo, é legal se você tem filho, sei lá. Mas é para o pessoal, aposto que às vezes o cara nem joga direito, o cara gosta de fazer o projeto, mas não joga. >> Fal muito isso do PC, cara. Isso é um argumento que dizem muito da galera que que às vezes não é nem a galera nem gosta tanto de jogar, mas gosta daquela Experiência de ou quanto que
eu consigo mexer nesse slidada. >> Olha quem tá aqui. >> Olha aí, >> ó. Igor, vem dar um oi aqui. >> Quem diria? Ele colou aqui nacom. >> Terceira vez. Beleza. >> E aí, mano? >> Tudo bem? >> Mano, e aí cara, tudo bom? >> Tudo bom, cara. Como é que vocês estão? Os caras tava falando ali para eu Invadir, mas eu não queria invadir, acabei invadindo. >> Eu convidei, né? Então não >> é uma invasão, né? >> PC ou console? >> [ __ ] estamos falando de jogo velho ou estamos falando de jogo novo?
PC. >> Atualidade. Atualidade. Atualidade. PC. PC. PC. C >> PC para [ __ ] Qual que é o seu o jogo favorito da vida, >> cara? Ah, meu jogo favorito da vida é Dota. Dota 2. Meu Deus. Roda >> PC. >> Ah, roda >> no console. >> Então, qual que é o melhor? >> Mas a resposta não é Mario Maker, >> cara. Ó, Mario Maker é animal, mas assim, se eu fosse rankear top três, eu diria Dota, The King of Fighter 2002 e Final Fantasy 6. >> Brasil. Bom, né? Obrigado, Igor. >> Bom, bom, >>
bom, bom. Top três, né? Você não gosta do Final Fantasy 6, né? Você gosta do >> Não, pera que o seis eu não zerei ainda. >> É, eu já joguei até a metade mais ou menos, mas tá na listinha. Ele, cara, ele sempre me fala isso. Melhor Final Fantasy é o seis. Ele fala qual é o sete? >> É nove. >> Ah, o nove. >> É o nove. >> Tá. É, o nove é novo. Não, o seis é novo. De 2000. >> Não é novo. Eu ouvi que ele é o melhor. >> Ah, tá. É,
>> eu manjo pouco foi do que tem o >> o Zidan. >> O o Vive lá. >> É o É o Vive, é o Zidani. Pior que mesmo assim. >> É, >> é o nome do personagem. Seis é o do >> Não é Zinedin. >> Ah, não é o Zinedim. O seis é do Super Nintendo ainda. Não é do Cafka, né? Um videozinho que é o três american Trib. >> É o TR americano. Não odeio tanto JPG assim. Só >> mano. Mas assim, me diz uma coisa, agora eu descobri um negócio novo na minha vida.
Eu achei que existia 11 dan no mundo, existiam dois. Então >> não, >> não é só o cara que deu a cabeçada, velho. >> Não é. E que iluminou o Brasil em 2006, né? >> Também. >> É. Olha que incrível. Esse é o Zidan. >> Zidan Tribal, um dos nomes, >> um dos nomes já feitos, né, mano? Zidan é um nome bonito mesmo. Mas ó, o Red, como que é o nome desse rapaz aqui? O YouTube às vezes irrita, né? Ele dá um refresh Que você tem que caçar o super chat de novo, né? Headshot.
Headshot mandou perguntas genuínas. Se o Windows não é o melhor sistema para games, qual seria? E eu estou pensando em dar um up na minha placa de vídeo do PC. Qual seria melhor? AMB? Ele quis dizer AMD, né? Ou Nvidia. Olha, cara, essa aí é fácil para mim que é Nvidia. Eu nunca usei o vídeo a placa de vídeo a MD. E eu acho um bom custo benefício. A questão é que para quem vai criar conteúdo, eu ainda acho que a Nvidia faz mais sentido. Choque. Deu para ver. >> É, então o que eu acho
>> o encoder na na melhor é muito melhor. >> Mas qual que era a outra parte que ele falou? >> A gente já fala sobre o Windows, só que sobre a flaca de vídeo tem outro ponto também. É que assim, pelo que eu eu vejo de vídeo e tal, né? Porque que nem o Guzang, como eu só uso Nvidídeia, eu só posso falar da minha opinião com o Nvidío. Eu nunca tive uma placa AMD. Recentemente eu troquei pela primeira vez na minha vida o processador. >> Eu ia falar isso, cara. Eu sempre fui só Intel,
só Intel. E daí, tipo, consegui trocar o processador, mas placa de vídeo nada, viu? Eu sempre tive um processador processador bom >> última geração. Ele sempre esquentou muito, tinha ele tive problemas. Eu troquei para esse Ryening da MD, tudo bem que é o melhor para games, mas ele é Insano. Eu ele não dá um um sufoco e ele não esquenta. É impressionante. >> Eu vi o pessoal falando bem bem bem. Quando eu fui trocar o meu, eu tinha um i7 e fui fazer o upgrade para fazer uma máquina da predição e tal. E eu, cara,
vou vou ver qual é. Todo mundo tá falando que não esquenta mais, que que o custo benefício absurdo em comparação com Intel. E mas a placa de vídeo eu nunca saí de Nvidíia, cara. sempre continue. >> Eu acho que só para rodar jogo a MD seria de boa. O sistema deles de update de driver e tal, já ouvi falar que tá bem legal. E >> às vezes o cara não tá sem grana para montar com a placa de vídeo, ele pega um desses Rising que tem aquela Vega 8, a Vega 9, que é a placa
de vídeo butida que, mano, roda jogos novos. Claro, uns 30 fps ali sofrendo umas rodas. V, >> eu tô impressionado que roda umas até mais, né? É só você ver esses consoles, Esses portais team deck, o rog, é tudo com placa de vídeo AMD, né? E eles rodam as coisas até que bem. Pô, o Kingdom Tom Delivercy 2, eu joguei ele no Steam Deck e é um jogo pesadíssimo. Ele rodou 40 FPS. Rodou, >> caramba. >> É, é impressionante. Mas o o eu o que eu vi na internet é que as placas >> eh low
end e mid range elas são boas da AMD, entendeu? Mas a MD não tem placa highend mais. >> Então, high por quê? Porque eles viram que não dá, não dá para brigar, entendeu? No high end a Nvidia ganha fácil, mas no mid range ali eles eles estão bem pau a pau com a Nvidia. Então é, as placas mais caras vai ser só a Nvidia mesmo. Mais baratinho assim, MD até comp. >> Esistema operacional é o Linux, né? Se não for usar o Windows, tem que ser o Linux. Não sei se eu defendo tanto no Linux
>> Proton, né? Sim, >> é, tem o agora tem o o Proton que a Steam, né, a Valve que desenvolveu o Proton que adapta jogos de Windows para rodar no Lin. >> Os rumores que tu falou lá do do supostos do console dizem que eles estão trabalhando numa versão do Próton >> feita para esse é feita para essa parada para não precisar ser baseada em Windows, sabe? Cara, se a Steam lançar um console que roda toda a sua Biblioteca de de da Steam num formato console é perfeito. >> Então você vê, né, Fix, que a
Steam sabe que 90 99% ali da base dela é no PC e ela tá fazendo um console. Ela mesmo, ela tá vendo que o futuro é melhor. O cara o cara conseguiu um argumento >> ganhamos, ganhamos. argumento forte, mas sabe o que é a Steam? >> Diferente da Xbox, PlayStation, Nintendo, >> eles falam que o que é mais importante para os gamers, nós todos aqui que jogam há muitos anos, é a sua biblioteca. Isso é a parte mais importante. E na Steam você construiu a biblioteca por anos e você nunca prendeu nenhum jogo, né? Não
tem isso de >> aí você vai rodar um jogo Games for Windows Life. Aí não roda. Aí tem quear uma del para deletar o >> A já vi algumas vezes para tentar comprar o Lost Planet 2 da da Kecon que E não isso não rola. Tá na estila, mas você não tem como comprar porque ele era atrelado nesse nesse >> não. E tem alguns que é sei lá o jogo é da gay aí ele tem que tem que abrir a ordem. >> Desgraça isso, cara. Não, né? Eh >> tem que abrir o E para >>
não é Origin mais >> não é é EA for desktop. >> Eu instalei o Bioshoock. >> Muito pior, né? Origin era um nome bom Até. >> O Ubisoft também tinha um soft connect. É, mudaram também. >> Eu instalei Bioshoock e abriu um launcher da TK, mano. >> Abriu o negócio da TK, cara. Um launcher da TK para jogar B shock. Grande questão para vocês. Eh, a no PC tem um grande monopolo de Steam. >> Aham. E na minha visão, ótimo, que é Enfatizada, é enfatizada. Eh, >> que que foi isso? Outro choque. Ela não é
enfatizada, como que se diz? É, ela é ba >> enviazada. Enviazada. Enviazada. >> É que assim, só é um monopoli porque ninguém faz o melhor, porque ninguém nunca fez melhor. >> Mas a tentou fazer Ubisoft, a Rockstar, quem tentou mais forte, não era tentar >> a Epic, né? Ou eles só fizeram para ganhar, mas ela sabe que não vai ganhar. Ela só quer uma fatia. >> Empresas fizeram para ganhar dinheiro. Ah, não. A Steam tá pegando 30%, eu não quero. Eu vou fazer o meu. E o >> vou fazer o meu. Aí vende menos no
próprio e era melhor ter colocado na Steam. >> Aí volta pra Steam. >> A estratégia da Epic dela literalmente dar jog. Gente, pelo amor de Deus, instalem nossa plataforma. A gente vai dar jogos para vocês. >> É. Aí todo mundo só pega jogo de graça e ninguém conta. >> Não, mas aí que tá. Ela faz esses jogos exclusivos. Ela e compensa para ela mesmo que seja assim a 5% é é que a Steam é tão monopólio e ganha tanta tanta grana que o pouquinho que ela consegue ela já consegue fazer Winnie, né, que é o
CEO da Epic, ele já falou em entrevista >> que ah, não, ele, eu acho que ele não falou entrevista, desculpa, eu ia falar Uma fake news, mas eu já vi analista falando, >> é um espalhando fake news >> que a Epic, se eles conquistarem 10% do mercado para eles tá bom. É, esse é o objetivo deles. Eles não conseguem mais isso. Ninguém consegue. São bilhões, né, Steam? >> E eles faliram o Alan Wake. É isso. Faliram o Alon Wake, mano. O Alon Wake 2 foi financiado por eles, né? A Epic Financiou o projeto. >> Se
pagou há pouco tempo, né? >> Ele se pagou agora, mas ele nãoou muito. Por quê? Porque não lançou em Steam. Ele foi exclusivo da Epic. E e até hoje é exclusivo da Epic. Se você quer jogar no PC pelos próximos anos, porque eles pagaram o jogo todo. Eles cam se eu não tô se eu não tô esperando fake music também, mas eu acho que eles fizeram uma parte do desenvolvimento, né? >> É. Aí eu critiquei na no Twitter sobre Isso e todo mundo falou: "Mas Fênix, eles financiaram o jogo, eles vão fazer que a gente
querem". Sim, mas se eles botarem, eles ganham muito dinheiro. Os devs ganham muito dinheiro, todo mundo ganha mais dinheiro. >> Eu tava curioso que eles vão fazer é que vai ter o remake de Max Pain que a Remage falou que vai ser na proporção o o nível de de esforço que eles estão fazendo do estúdio é na proporção do Alan Wake 2. Daí eu pensei, nossa cara, Max Pain voltando remakes originais, eu tô torço então é isso aí. Enfiar num lunch. Exato. Eu não sei se vai ser. Eu torço para que esse esteja em todas
as >> Chega no Rockstar Social Club lá. >> É cara club inclusive. É morreu. Acabou. >> Mas ainda abre, né? Mas ainda abre, né? Quando você vai jogar um abala lá, né? >> Mas assim, a Steam pelo menos ela tem um líder que eu acho muito bom. Eu eu acho que a Steam é uma é uma boa empresa. O meu medo é tipo acontecer alguma coisa Com o Game New ali se ele morrer, segue bem, né? Todo mundo pensa isso. Se o Gab não está mais na Steam por alguma coisa que você se aposentar, como
é que vai ser? A >> ele já se aposentou. >> É, >> eleou, né? Ele >> falou entrevista recentemente que ele tá aposentado há anos. >> Será que ele adota muita cara? >> Ele trabalha do barco dele. Vocês viram Isso? Ele deu uma entrevista falando que ele trabalha do barco. Aí ele fala: "Ah, eu acordo, eu trabalho, aí eu mergulho, aí eu trabalho". Ele falou que esse é o dia dele. Deve ter lá um uma internet satélite no barco. Starlink Starlink lá. >> É, deve ser Starlink, eu espero. Eu acho, né? Tipo, tem muito do
do viés do que o Gab acredita na na Steam como plataforma, por isso que ela é tão pró consumidor. Ai, meu Deus. Tô >> Ai, tá, >> é difícil, né? Eu tô só, eu tô só esperando, eu tô só, pelo amor, eu tô me segurando, tô só esperando que eu gosto muito dos dois, cara. >> É, é. Mas você lembra, Edu, há mais ou menos uns 13, 14 anos atrás, você estava fazendo vídeo no seu canal, eh, que era sobre PC versus console e você tava defendendo muito console. Isso é muito tempo atrás, rodando COD
MW2 no vídeo, Sem câmera, sem nada, só discussão. >> E eu lembro que você fortemente defendi o console. O que que mudou nesse tempo todo que você acha que o PC é assim tão bom quanto ou? >> É porque eu vejo virtudes e defeitos nos dois e hoje em dia eu acho que jogar no PC você tem a liberdade de jogar em modo portátil ou fixo, coisa que o Switch 2 oferece, mas a biblioteca de PC é muito mais rica, né? >> Uhum. >> Você já tem a biblioteca montada ali de PC e assim o
PC, principalmente na geração do do Play 3, Play 4, né? 360, Xbox One. Cara, os jogos vinham pro console mal otimizados aí a 30 fps. Vinham >> e aí no PC você jogava 60 fps ali. Eu gosto prem rate mais alto. Eu eu vejo diferença. >> Não, 360, Play 3, aí o Play 4, Xbox One. Eu gosto de jogar 60 FPS. Tinha muito Jogo que na geração do Play 4 e do One só era 30 fps no console. Eu jogava no PC 60 FPS. Para mim ali já fazia muita diferença isso. >> É, essa questão
de os jogos tá meio estranho, meio esquisito assim, Day One PC mais recente, né? A gente não tinha tanto né? >> Não, eu lembro até hoje quando foi anunciado GTA 4 para PC que a galera comemorou no Forum Wall. Aí demorou um ano para lançar e saiu um lixo mal Portado, cara. Um dos piores portes da história. >> Esse até hoje, cara, se tu botasse instalar pet de comunidade, cara. E foi mais ou menos na época que o Idu deve ter feito, se era o MW2, era uma época que PC era muito negligenciado também e
e era uma geração muito da hora. Então nessa época realmente acho que o console dava uma amassada no PC, mas com o tempo PC foi ganhando seu valor. Sony começou a lançar jogos também. >> Eu acho que é lá eu defendendo a Nvidia de novo, mas eu acho que é muito por causa da Nvidia, cara. A Nvidia fez um investimento muito grande pro PC dar essa rampada, porque antes não tinha tanto tão forte isso, né? A a a cada geração que a Nvidia lança tem alguns updates, a galera critica muito, né, que a galera fala:
"Ah, a série 50 é tão fraco, a série 40", mas a Nvidia constantemente está lançando novas tecnologias que empurram Pra frente. Você gostando ou não, o frame generation é interessante. No futuro que você não vai perceber o frame fake, ele vai ser muito bom. Uma pergunta ignorante, é, é, é, é só de PC o frame generation, >> eu acho que tem algum, >> é, será que não vai fazer isso. O Switch 2 pode fazer isso porque ele vai ter Nvidia, vai ter DSS, talvez ele tenha, né? >> Eh, um dia. >> O PlayStation 5 Pro
não tem uma parada da Sony para também ter essa essa parada DLSS. Eu sei que eu acho que o Play 5 conser então ele tem o negócio da Black PlayStation que não tem, mas acho que o Black Myth con tem frame generation. >> Será? Eu acho que a MD consegue, >> a o FSR da MD também faz frame generation, então talvez tenha mesmo. Eu não sei o que é, eu ouvi falar que o Black Myth Kong no Play 5 é frame Generation. >> O Guzang o Gozang. >> Ouvi falar, hein, quero espalhar fake news. Uma
possibilidade. Uma possibilidade. Comentou antes da época que o o se era menor, tipo que teve um boom muito grande de PC Brasil. Aquela época a gente comprava a revista com 400 jogo que tinha tudo zoado, sabe? Nessa época era mais a a teletrom assim, todo mundo tinha em casa, você comprava ali eh revista PC Expert, sabe? Tipo, galera Que nem sabe o que que é uma uma bandeja de Cron. >> Não, a maior enganação do mundo era você ir em revista de ban, é, em em banca e comprar jogo de PC. Porque >> Mas você
sabe por que isso, né? >> Por quê? >> Por quê? >> Por Debara de graça. >> Ué, porque a tributação é diferente para um jogo e para uma revista. Então você vende uma revista jogo de bônus. >> É, entendi. Aí geralmente era tipo isso mesmo. Essa é tática. >> Lembro até hoje quando eu comprei uma revista que era do Mafia um >> só era uma review do Mafia um, só que o CD não tinha nem você a revista com a foto [ __ ] do triple A que saiu agora. Cara, esse CD aqui é óbvio
que vai dar o mável, mano. E >> sabe o que que é pior? Quando vendia revista com CD de emulador que daí o bagulho vinha sem as bills, velho. É Tipo, você não fazia nada com aquilo lá. Não tinha como, mano. É, eles eram artim bem grande. >> Olha isso. Car views, mano. >> Só que ele tem que ficar na legalidade. >> É, é, mas tipo, é muito cara de tem outra coisa além da tributação, porque tipo assim, aqu todas aquelas demos estavam no CD, os desenvolvedores delas, até dos joguinhos em flash, eles disponibilizaram de
graça. Então assim, o que que acontecia? Eles para eles não Ficarem assim, gente, não é que a gente está se aproveitando para vender essas demas, é que a gente está vendendo a revista e o CD é um brinde. O CD tá ali, a gente tá vendendo só a revista. genérico, né? Tipo, >> eu acho que eu tenho um Moral Wind, eu acho que é um Moral Wind de PC que eu peguei com uma revista assim experto. Deixa eu >> às vezes tinha jogos completos, >> mas geralmente eram tipo jogos velhos já Lançamento >> e tudo
assim ou experiência ou flash mesmo, cara. >> Fenix, vamos fazer um unboxing. Um wind >> 2002. Vamos fazer um unboxing. Você comprou uma revista em 2002 para jogar no PC, Edu? >> Cara, eu acho que eu acho que veio alguns anos depois. >> Depois, né? Já devia ter o Oblivion no mercado. >> Ah, provavelmente. >> Ah, tá. Vamos fazer um unboxing. A gente vai fazer um unboxing muito especial aqui, galera. Um dos unboxings mais da horas da história do S games. A gente tem 3000 pessoas na live, então é, >> eu vou contextualizar só que
o pessoal da Allad Games que tá aqui. Ah, Games, a gente comprou lá já. Eles venderam esse console e a pessoa que comprou falou que queria que eu fizesse o unboxing. >> Nossa. >> E aí, vamos fazer, né? >> Vamos fazer, né? Isso que eu entendi, tá? Se eu tiver fazer aqui no Fogs. Fiquei muito feliz, Edu. Eu não, >> vai sair no seu canal. >> Não, >> não. Só pra gente >> não vai sair na minha na minha cobertura da retrofá. >> Vai, vai. Tem que ter um corte do Edu. Tá microfonado aqui até
aí. >> Ah, é, >> é, é. Faz aí o vídeo para sair no canal Do YouTube. >> Tá gravando agora. Tá gravando. Chegou aí. >> Então, isso isso aqui é um PlayStation 4, edição de 20 anos. Ai, >> assim como teve >> a versão de 30 anos recentemente, >> há 10 anos mais ou menos, teve essa versão de 20 anos que foi uma tiragem limitada. Isso aqui tá lacrado de fábrica e a gente vai abrir >> muito cara lacrado de fábrica. A gente Consegue antes de abrir, ô ô Edu, antes de abrir, >> antes de
abrir, calma, a gente consegue e eh em média o preço disso aqui, taque, >> nossa, eu não faço ideia. É muito dinheiro. >> É muito dinheiro questão, porque a gente abr e a gente a partir do momento que a gente abrir caiu o preço. Então é isso que eu queria ver antes de abrir. Sim, >> eu passei nessa loja não que não tava 10. >> O preço de custo com certeza compraria, mas nos preços de colecionador não é não é o meu gosto pessoal. >> Tem Java aqui. Aqui >> tem Java. Java >> no eBay.
No eBay aqui, eBay, eh, o console aberto >> tá saindo de $000 a $5500. Eu achei um aqui, ó, $.000 3.000 >> lacrado. Deve ser uns $000, não >> é? Deve ser um negócio assim, cara. Impressionante. >> Então, vamos lá. Impressionante. Impression maré turbo. >> Então o o passou aqui 21.500 >> foi comprado por 21.000. Ô louco. >> Eu tenho a chave do carro. Se você ver >> uma chave do carro >> é um carro bom. >> Carro bom. >> Eu não posso estragar a caixa do mal. Eu ia perguntar se a pessoa que comprou,
Ela tava ciente de possíveis danos na aquisição. >> Espero que Espero que não rolem danos. >> Não vão rolar danos. Aí eu tô conseguindo aqui. Aí >> conseguiu. >> Pronto. Foi. >> Só só desmembra aí. É isso. >> Obmembra desmembra >> aí. Isso aí me remete a minha história De >> Olha, >> aventuras com Leon. >> Ah, tá. É, inclusive eu passei lá, né, na casa deles. >> Ah, é? E aí? Legal lá, né? >> Legal, legal. É, não, o terreno tava bem fértil lá. >> Entendi. Você me ajuda tirando plástico aí de >> caraca,
é maior pesado o negócio. >> Vamos virar aí. O pessoal tá pedindo para virar. Calma aí, galera. >> Calma, gente. Calma aí. Calma aí. Vamos ver. Olha geometria. Impressionante demais essa cena. Olha essa geometria. Meu Deus, cara. >> Como é que isso éjogável, velho? Pelo amor de Deus. Caraca, Cojima, o que que você fez? Pelo amor de Deus. >> Obrigado. >> É impressionante que isso encaixa com tudo mesmo. >> Encaixa. É, infelizmente não foi Kojimo que fez esse PlayStation 4 aqui, mas certamente ele tem >> 500 GB, né? Deixa tombar. >> Ó, é um Play
4 de 500 GB, gente. O Edu tirou agora a luva do console. Tá bom. Ó a luvinha do console. >> Então onde a frente? Onde é a Ah, pera aí. >> Não, eu acho que você vai ter que virar ele. Eu acho que >> tem algo escrito aqui. >> Tem, tem, ó. >> Ah, beleza. >> Encaixado, eu acho. >> Tipo mala aqui, ó. >> Cara, eu vou falar um negócio. Eu não sou consolista, né, de longe, mas o logo da PlayStation com coloridinho assim me pega. Muito bonitinho. Joguei Play 2. Olha >> que medo, né,
cara? >> Nossa. >> Nossa. Temos aqui muito bonito. Ele é o número, ele é o número 12. Você segura aqui, Fix 296 de 12.300. Quase quase no final, cara. >> Os caras estavam torcendo pra numeração ser baixa. >> Nossa, >> é 12.296 De 12.300. É quase o ú >> Eu acho que é mais legal que os >> que da hora. Olha só aí. Além desse, teria o 7, o 8, o 9 e o zero. É, >> é. >> Caramba, >> muito bonito. >> Bom, vamos retirar o console. >> Faz as honras. >> Retira o console
aí, Dedo. Esse é o Play 4 Pro. >> Não, não é Pro não. >> O Pro tem um >> É, ele tem mais um negocinho, né? Esse é o Play 4 normal, edição de 20 anos. O Edu vai tirar o plástico. >> Nossa, calma aí, calma aí, calma. Nossa. >> É, >> será? >> Será que vai? >> Cadê? Não sei se vai pegar, mas vamos ver aí. Pegou, pegou. >> Ai, que tesão. >> A live ficou mais 18. >> Deu para ouvir? Deu. >> A live ficou mais 18. Ficou mais 18. >> Gostoso, cara. Eu
tomei outro choque. >> Nossa, já você vai mostrar. Já sujouó microfone aqui. Desculpa, eu tive que fazer a asma. Esse detalhe aqui é é muito bonito, né? >> É muito [ __ ] >> Mostra aí pra câmera de novo. >> Acessórios, né? >> É. Mostra a câmera do meio aqui que eles têm o zoom. Outra que corta para ela pra gente ver onde que é. Exatamente. É mais para cá. Não, corta para ela pra gente ver onde é. >> É essa aqui, ó. >> Ah, entendi. >> O fiaspo tem um desse, não tem? >> Fiaspo
tem um >> não. >> Ele é melhorado. >> Ele tem uma textura com o X, bolinha, Quadrada e triângulo por todo essa partezinha aqui. Muito da hora, cara. Texturinha aí da hora. Para quem entendeu, ele tem uma plaquinha aqui que fala o número de série dele e o número de série dele é útation online. >> Eu vou deixar a câmera e tal, cara. >> É, não precisa desmontar a câmera, mas a gente mostra ela, ó. >> Vem a câmera. Curioso, >> ó, a câmera muito bonita. Essa câmera é bonita, cara. >> Aí >> essa câmera,
alguém usa essa câmera? >> Achei curioso vir nesse kit. Essa câmera. >> Eles botaram tudo que dava, né? >> O controle me pegou. O controle é lindo, cara. Não, eu tiro da da da parada. Aí, >> tem numeração no controle também. Não, não, >> não, man. Esse controle é muito bonito, mano. >> Esse aqui eu vou deixar pro pro É, esse É o Dual Shock, né? Muito bonito. >> Quatro. >> Quatro. >> Quatro, né? Dual Shock 4. Não é o Dual Sense. O quando o Edu falou que recentemente teve a edição de 30 anos, foi
do Play 5, né? Esse é o do Play 4. >> Tô acostumado com o D6, como ele é menor, né? >> É, >> eu gosto dele. Eu gosto do encaixe Bastante do encaixe do >> do quatro. >> Do quatro. >> Tem mais uma, tem umas cartinhas. Uma base aí, Edu, embaixo. >> Não, não, não. Aqui, ó. Aqui, ó. É essa parada aí. >> É um doc >> aí. É o doc dele para ele ficar em pé. >> Ah, é para ele ficar em pezinho. >> E ele é da mesma cor do console, né? Cinzinha. >>
É. Não sabia que tinha pra Play 4 esse. >> Olha o o amigo que comprou isso aqui, ele não quer ser identificado não o nome dele nem nada. >> Eu não sei quem é. >> É, eu também não sei. Mas assim, cara, sinto muito que o Edu riscou tudo aqui já. >> Vai arranhado já, tá? Vai personalizado. Vai mais personalizado que o normal. Mentira. Ai, >> muito choque aí, filho. Muito choque, Cara. >> É Manuals, né? Manuel. Manuéis. Aí >> eu acho que é isso, né? Não tem mais. Ah, embaixo tem a fon HDMI. Se
você desmontar isso aí é melhor não. Até >> enrolar de novo. >> Tem aquele microfonezinho chumbrega que vinha pro Play 4 também. Aquele sabe que é só de um lado. >> Ah, sim. >> Vem, tem um ali também. >> Bom, o que importa é o console e controle, eu acho. E assim, eu não sei se vai dar para ver. Bonito, cara. >> Eu queria mostrar console aqui que essa parte de baixo dele, eu vou pegar ele e se eu derrubar >> vai. Se derrubar foi você, não fui eu. >> Foi Edu que riscou. >> Eu
agradeço muito o o comprador que permitiu, né? >> A gente fazer isso e a Ol Games que viabilizou também. Se liga aqui. Cadê o O a Ó, essa parte de baixo tem uma estrutura com X, bolinha, triângulo? >> Ó, do lado também >> dá para ver. Vê até de perto, cara. >> Vê se consegue mostrar um número pra galera. Vamos ver se vai focar ali, ó. Número 12.000. Tá quase, ó. 12.296 de 12.300. Foi quase >> um dos última. Quase que é o último. >> Quase que ú. Imagina se fosse último, cara. ia fazer com
má vontade. >> Ó, isso aqui também é legal, ó. Essa Esse negocinho de de metal aqui de metal aqui, né? Legal. >> Muito bonito. >> Anatel e tudo. >> Olhael, cara. >> Olha a plaquinha. Tem >> passou zona franca de Manaus. Tem >> onde que é? Onde que é? Vi. >> Ah, achei. Legal. Caramba, >> é doido porque significa que esse console ele foi vendido oficialmente Aqui no Brasil. >> Sim. Passou pela revistoria. É o mas 12 300 é mundo todo, né? >> Provavelmente o cabo de força seja trampino, né? >> Paninho, paninho. >> Não,
não, não, não passa qualquer material. Acho melhor usar um material correto. Deixa, >> deixa digital, >> deixa e o cara limpa depois. Eu acho melhor. >> Então, o cara tem o benefício de ter a digital minha e sua. Eles po ele pode clonar a gente agora. >> Já era, perdemos. >> Muito bom. >> Esse foi o >> Vamos guardar com calma depois. Deixa ele aqui, né? >> Pode deixar na mesa >> até. Vou tomar água longe aqui. >> É. >> E a gente guarda com calma depois para Não estragar ainda mais. Tem um alvo aqui
na caixa. É possível ter uma experiência parecida com isso aqui no PC, Felix. É possível. >> Ah, que que PC que você já comprou que vem assim? Você >> cara, ó, eu tive agora recentemente o unboxing que eu fiz e da 5090. >> Hum. >> É muito irada a caixa. E >> aí você foi, ligou ela na tomada e saiu jogando com o controle que veio junto. Não, eu tive que montar no meu PC. Cuidado. É bem pesado. >> Eu vou roubar. Não, eu sei. >> É, é muito. E cuidado para não abrir sem querer
também. >> E tem a luva do console aqui para guardar também. >> Olha, ela quase derrubou. Brincadeira. Ela fez de meme. Fez de meme. >> Pensou, pega do lado errado o negócio, abre para baixo, cai. Aí foi R$ 21.500. Bom, agora já é, não é mais R$ 21.500, 00 agora é pelo menos uns 10.000 pouquinho. >> Não, uns 15.000. >> Vendido. Phix foi vendido. >> Eu sou vendido. >> Exatamente. >> Eu sou vendido pra Steam. Tá bom. A Steam pode pagar pouquinho que eu já tô defendendo eles. Eles nem me pagam defendo sem parar com
dente. Ó, eu vou dar play nesse super chat, nesse live Pix aqui do amigo Vini. Ele mandou para você. >> Boa tarde a todos do Flow Games. Sou um grande fã aí do Edu. Abraço, Edu. Eh, queria dizer que um ponto principal para eu manter apenas minha biblioteca no PC é pelo fato da rede compatibilidade, né? Porque às vezes você comprava um jogo no PlayStation 3, atualizava pro PlayStation 4, você não tinha mais aquele jogo. Aí tinha que ficar comprando remaster, remake. No PC não, Né? No PC eu comprei jogo da Steam mais de 10
anos e tá lá ainda, né? >> Tá lá ainda. Tá lá ainda. Realmente >> é isso é um ponto, né? com tanto que o as atualizações do Windows ou Linux de suporte pro jogo que tem jogo que aí você precisa usar mod. Sim, >> mas no geral é bem melhor do que a repetí jogo antigo de PC e na maioria das vezes me impressiona. É só você botar uma DLL lá para ele ativar um modo 1080p que não Deve, que às vezes não tem, que ele até rescalona a textura sem nenhum mod a mais, né?
Tipo, você transforma um jogo de 10, 20 anos, ele é impressionante isso. Eu acho muito legal do PC. >> Claro, tem jogos que é um saco rodar, mas em geral assim, você bota lá, arrasta um uma pasta e fica filé. com o Alan ontem, que ele me disse que ele tem bastante jogo de PC, que ele curte os jogos de PC, tipo dos anos 90, >> 2000, >> e ele falou que você coloca o disco, não vai rodar, mas você coloca o disco, você baixa algum instalador ali que você consegue fazer rodar, tipo Windows >>
Sim. >> Agora, tá ligado? Um jogo do Windows 3.1, tá ligado? Tem a questão da comunidade também abraçar muita coisa, porque tipo assim no console, por exemplo, até hoje a gente tá esperando ali o Bloodborn ter uns mais FPS, né? >> O Bloodborne vai ser o jogo do Lançamento do Play 6, assim como o Demon Souls foi o do Play 5. >> Será? É, faz sentido, né? >> Não duvido, não duvido. >> Eu falava brincando isso, mas tá demorando tanto que eu tô achando que vai ser realidade. >> Mas no PC daí, tipo, >> agora
que chegou no PC, né? Agora que chegou no PC, o Bloodborne, quem sabe a Sony resolve fazer pela emulação. >> Ele já está, né? Já está 60 FS. É, Meio estável, eu testei. Demore muito para esse conce e eu acho que é por esse motivo que a Stan nunca ligava pro Bloodbor, porque só dá para jogar no PlayStation, né? >> Não tem a dependência da empresa mãe, isso que o Z tá falando, porque tipo assim, alguém lá te falou: "Ah, não tá rodando, mas bata essa DLL aqui que vai rodar". É, e daí tem o
além, porque tipo tem jogos antigos d fazer algumas remasterizações que o pessoal vai lá, Olha aqui, gente, tá aqui, é só você instalar esse pet aqui, arrastar essa pasta lá que vai ficar. >> É, o console também tem, mas a comunidade de PC nessa parte é infinitamente maior, rápida, né? O >> que faz, por exemplo, os jogos de PC antigamente você comprava CD, botava o CD, o CD abriu um launcher que você tinha que botar CD key >> no launcher >> para ativar o seu jogo e poder baixar e Jogar. >> Como que faz isso
hoje? Por exemplo, o que o Alan falou, bota o CD, não abre o launcher. Como que você ativa CD aqui? Mas você baixa as coisas na internet, aí vai abrir, será? >> Não, não. O problema é que o jogo não consegue rodar nativamente no Windows atual, então você precisa de uma camada tipo de adaptação. Só entendi. >> Mas não envolvia nada online as ativações. Era uma Cal, né? >> Copiava do vizinho, né? Tinha um jogo da época do disquete que aí você abria o jogo e ele pedia para você, sei lá, girar uma roda do
jogo e ver os caracteres que apareciam. Sim, cara. >> Ou no manual tinha uma palavra que era o password, que era o cereal, né? Tinha umas brincadeiras assim, né? A ideia do Kijin, que daí tipo para jogar alguns jogos antigos, é que o pessoal descobriu, por exemplo, eu não sei, tenho músicas de gerador de K na minha Cabeça assim de abrir 2, porque você não precisa ter exatamente, é uma combinação de letras e a parada gerava para você dar um copiar e colocar. Isso é muito nostálgico, cara. Muito nostálgico. Muito bom. Mais um super o
o live pi aqui pra gente não ficar atolado. >> Diego mandou R$ 20. A grande maioria dos usuários da Steam tem configuração abaixo de um PS5. Resumindo, grande maioria dos jogadores de PC na Steam joga pior que um PS5. Então é uma Parcela mínima de PC que é melhor. >> Eu não entendi o ponto dele. >> Eh, ele disse que como os usuários eh que tão no PC tão jogando abaixo em qualidade do PlayStation 5, isso aqui a Steam faz uma pesquisa com seus usuários e essa pesquisa é assim, você só fala lá: "Ah, eu
quero, eu aceito divulgar os meus dados de hardware com a Steam". E aí eles divulgam para todo mundo. Todo mundo pode acessar esse site aqui, ó. Você pesquisa Steam Hardware Survey e Você acha esse site e ele atua atualiza mensalmente pra gente saber estatísticas das pessoas que usam Steam. E é isso que o cara falou, ó. 74% dos usuários usam a Nvidia, 17% usam. Eh, isso sobre GPU, né? 7% usa Intel. O que é interessante que a Intel conseguiu entrar nesse mercado um pouquinho, né? e outros 0.30%. Aqui sobre o uso do Direct X, né,
10, 11, 12, a grande maioria usa o 12 com Windows 10. Ô, Fix, vê pra gente ver do Modelo de placa de vídeo que talvez seja isso, tipo assim, qual é a mais? Talvez acho que é isso. >> Verdade. Verdade. Vamos ver, ó. Headset, computador, Mac, nível de processamento do do Ó, isso aqui é o nível de processamento do do das CPUs, né? Quantos cores tem as CPUs? 26% usam outbrados >> 24% usam oito cords >> 29 usam seis e aí o resto é 15 para para baixo aqui sobre a versão do sistema Operacional mais
usado é o Windows, ó, >> 59% não é tanto não, >> 60% >> mas deve ter bastante Windows 10 clica aí >> é se a gente clicar aqui vai dar para ver é ó Windows 95.6% é o Windows. É >> Windows 18.10 ali. >> Realmente é a RAM, ó. >> Olha, a maioria tem 16 GB de RAM, então não é tão pouco assim, cara. >> Eu nunca vi alguém que usa 28 GB de RAM. 43%. >> É um P 6, eu nunca vi, >> ó, 32 GB tem 34% de jogadores. Não é bem assim como
você falou, amigo. A galera aqui tem >> E GPU. GPU. Vamos ver GPU. V GPU é CPU. CPU videocard >> aqui. Olha aí, ó. É bem dividido, hein? >> É bem dividido, né? A gente qual que é a mais aqui? Vamos ver. É que é cada GPU, Né? Tem tanta GPU, cara. >> Individual. >> Eu acho que as maior tem 3% ali, ó. 9% lá na última que que é Intelas. Tá. Aí é 4%. Mas 40 60 é 4% é bastante. 40 60 é uma placa mais avançada. É aqui, ó, tem uma de 3%, >>
mas ao mesmo tempo tem placa integrada, sabe? >> É, tem placa integrada. Ó, 60,50 Ti ali, ó, que é a favorita do Brasil por muito tempo, do brasileirinho, ó. 2% ali, ó. >> Vai subindo ali, ó. Ali, aí, acima, acima. Mais um pouquinho aí, ó. 1050 Ti, ó. T >> essa aí. Aham. 2%. >> 2%. >> Tem uma 4.2 ali. A 30%. >> Na verdade é bem variado, né, cara? >> Quase 5%. >> Ô, cadê 50 90 aqui? Não tem, né? Tá em outros. A 5060 ela tem 0.32%, então é uma placa novíssima. Já tem
uma Galera que aderiu, ó, 4070 que é bem moderna, 2.2, 4060 Ti 2.91 3064. Então aqui eu acho que o amigo tá meio errado porque >> não, ele talvez ele tem algum compilado. Tem tem uma lógica em relação que ele tá dizendo assim, ó, tá se somando somatório essas placas de vídeo aí vai tá metade da galera. Não sei quanto que ele falou não tem a minha experiência de um PlayStation 5 Pro. Ele falou >> não, PlayStation 5 base até poderia. >> Tudo bem. Eu acho que existe um as pessoas >> consideram demais a questão
gráfica. Eu não sinto que você precisa jogar tudo no ultra ou no máximo. Tipo, para mim o médio é o suficiente, cara. >> Também acho. >> Eu acho que assim, quando você tá no PC, uma, você consegue um gráfico melhor que o do console, mas você precisa. No PC eu prefiro ter o gráfico do console até um pouquinho pior, só que com uma fluidez De gameplay melhor. O FPS mais o FPS é mais importante do que o gráfico, né, >> gente? Tirar a água do joelho bem rápida. >> Tira o água do joelho, cara. Pode
lá. Quer ajuda? Pode ir lá tirar água de cara. O fez uma mágica aqui que, ó, ele depo deixou no layout. Bota no layout, tá aqui. Eu achei impressionante. Deixou no layout que as nossas câmeras aparecerem no de canto e esse negócio na tela como se fosse captura de tela. Mas É a câmera. >> É a câmera do meio dando zoom nessa tela aqui e capturando >> voltamos pro YouTube 2010. Bichão mesmo, bichão mesmo. >> É porque pelas limitações técnicas a gente tá nessa operação para aí ó. Fala do Flow Games, fala da operação do
Flow Games. Os cara são [ __ ] mesmo. >> Ó o Lev Pic aqui dá. >> Bubs mandou R$ 20. Eu faltei o ensaio da banda para vir ontem e hoje. Por favor, Briguem para ter valido a pena ser tirada do festival pelo meu prof de música. >> Então a gente não tá brigando, né, cara? Eu esperava uma briga maior aqui. A gente tá concordando sobre tudo. Não sei muito o que dizer, Bubs. Infelizmente os caras aqui concordam comigo. Eu concordo com que eles concordam comigo que o PC é melhor. >> O PC é melhor.
Inclusive eu tô esperando, tô esperando o Fini. Tem tem Um review aí, né, Fix? >> Não, tem coisa que é melhor no PC, tem coisa que é melhor no console, né, em relação a >> o quê? >> Posicionamentos, essas questões assim, né? É, eu não tô pegando. Será que eu esquisito? R$ 20. Tenho PC gamer e tenho o PS5 Pro. PC com certeza é muito mais forte e roda tudo no ultra e te dá mais liberdades. Mas eu sinto mais prazer em jogar no meu PlayStation. Abraços. >> Curioso. Mas se colocar tudo no ultra, o
jogo às vezes fica com problema de stuttering e aí o frame rate não fica legal. >> Depende do PC. O meu não tem nada disso. >> Tem sim. >> Não tem. O único jogo que eu tive isso foi o Monster Hunter Wild, mas este jogo é porcamente feito no PC, muito ruim. >> Até porque a galera que daqui a pouco Acompanha o canal pode até estar estranhando, mas no último ano que eu tive aqui a gente trocou uma ideia sobre Steam e tal, né? Lembra que a gente trocou uma ideia? Eu falei que eu tava
e desse um ano >> você tava entrando no Steam, né, >> cara? Aí aí que tá. Desse um ano eu acho que eu liguei o meu PlayStation 5 talvez umas três vezes, cara. Talvez tá assim, ó. Talvez >> é o meu PlayStation 5, eu não lembro a Última vez que eu liguei. >> Eu estou esperando chegar GTA 6 para ele, cara, porque talvez toda >> eu fiz o investimento, tipo, eu tinha um PC para para edição e tal, e eu fiz o investimento, o maior investimento no PC e foi um cabo HDMI bem longo. >>
E daí, tipo, eu consigo botar na minha TV OLED e sentar na poltrona tendo a experiência do do console medicamente, sabe, cara? Sofá, >> melhor, né? Não, eu prefiro jogar na Cadeira do PC, sabia? Eu jogo console no PC, sabia? >> O Switch, o PlayStation, eu deixo do lado do PC, eu ligo na placa de captura. Eu também, >> eu jogo placa de captura no PC, porque é muito prático também você tá jogando o jogo, pausa alt tab, você tá no Windows, entendeu? Então pode fazer tudo, o YouTube e tudo. Então assim, eu assisto muito
ao YouTube, né? Muito, muito mesmo. >> Que canal BR que seru? >> Esse nunca assisto. Assisto canais bom. Entendi. Entendi. >> Sabe um que assisto, Edu? Ryan Tranhan. >> Tô assistindo, tô, tô assim todos. >> Eu tô em falta agora que eu viajei. Ten que esperar voltar para casa. Sabe quanto que tá o a arrecadação da do negócio? >> Eu acho que o eu falei que o Vandep tá mais de 10 milhões, né? >> Tá, passou dos 10 milhões, cara. Impressionante. É, eu fiquei muito feliz. Eu fiquei muito feliz quando vi 10 milhões. Ele teve,
tipo assim, em um dia ele teve 800.000.000 é doação em um dia. É muito [ __ ] Ryan Tryhem, se vocês não conhecem, vejam aí no YouTube. É um dos melhores canais do YouTube na atualidade. >> Qual é o gênero? Eu tô totalmente parog, >> né? É vlog da vida, assim, review de hotel, review de Mas é bem brincadeira, né? É bem leve assim, não é sério. Ele Cria uns desafios dele e tal. Ó, o Diner Crisis Remake mandou aqui, ó. Bom, gostei do >> Dino Crises Remake mandou R$ 20. Salve Phoenix, Edu, Gas e
Tucas. Abraço para VCS. >> Pergunta: Existe algum jogo que VCS acham que a experiência só funciona no console ou PC? E pro pessoal gamer fica a lição, taca o pirulito para fora. >> Que isso? >> A última parte, essa última parte >> será que ele ia falar? Eu não sei. >> Eu não entendi. Não entendi também. Piro ali para fora. Foi tudo muito coerente. Daí no final é estranha que ele ia falar. >> Vocês acham que tem algum jogo que experiência diferente? Eu acho que não. >> Eu acho. Eu acho. >> Acho que não. Porque
jogos que são melhores jogados no controle que existe isso. Tem jogos que é melhor de jogar no controle. Eu jogo no controle no PC. >> Metal Gear Solid 4. >> Não, mas só tem no Play 3, vocês não conseguem. É, o pessoal até atemulando, até atemulando, né? Mas >> não, mas tem jogo, por exemplo, eu acho que um Divinity Original Scene, Balders Gate 3, Disco Elyium, >> fica melhor no PC. >> Ah, não. Tem jogos melhor no PC, mas não tem jogos melhor no console. Fica melhor no PC por causa do mouse e teclado. >>
Isso, Dota. Não dá para jogar um Dota LOL no >> Quando eu vi que o Switch ia ter aquela função de de ter mouse, eu pensei, caraca, vai ter um console massa de jogar Bus Gate 3, finalmente vai ter um um legal para poder arrastar, sabe? >> É verdade. >> Foi número dois, né? >> Não, o pessoal parando. >> Ah, tá. >> Mas tem outra coisa. >> E agora que foi eu, eu vou aí para >> eu tô fazendo aqui. Eu vim de tá boa. Ô Ed Edu tá em dia, >> pô. Tive pedra no
rim duas vezes já, né? >> Nossa, >> foi um dos melhores xix que fiz. >> Se quiser ir no banheiro pode ir, cara. >> Não, a minha expectativa é que não vai demorar tanto assim aqui, >> cara. Só mais umas duas horas vai acabar. Tá acabando, já tá acabando a live. Você tem compromisso também, né? O cara faz coisa marcada à horas. Mas o Que eu ia falar é que antigamente jogos RTS só tinha no PC, né? Hoje tem nos sponsó adaptar. >> Exist que eles adaptam, tipo, que muda bastante até a jogabilidade, tipo um
Diablo 3, o sistema de câmeras, controles >> Dragon Age, >> tem que ser adaptado direitinho. >> O Diablo também, verdade, eles adaptaram bem, mas alguns é impossível. Acho que o LOL, por exemplo, o Dota, e os MOBA, né, São difíceis de ser jogados console. >> Sim, mas aí o console pode ter o suporte a mouse teclado, né? Teve algum MOBA já que vingou em console? Ah, tem mobas que eles são feitos para rodar em con >> Pokémon Unite. >> Pokémon Unite. Ô, ó, o Deadlock, que é o futuro maior jogo do mundo, vocês não sabem
ainda, né? Mas a Valve tá fazendo Deadlock um ano já. Ele vai entrar em beta >> um ano não, ele tá fazendo há muito Mais, né? >> É, muito mais, mas ele tá em beta fechado há um ano e ele vai entrar em beta aberto em breve. Em breve, no próximo mês, assim, >> beta aberto, tá? Esse jogo ele é em terceira pessoa e ele é de tiro. Eu acho que ele pode ser jogado no console e ele é um moba. Ele é 100% do moba. Você tem que jogar com moba, comprar item. É, tem
pessoa mirar tirar e tal. >> É, mas dá para jogar no console. Eu acho Que >> é tipo Paragon, então >> é tipo Paragon muito melhor. É tipo aquele outro da Level Up também que é é esqueci o nome. O Tsumazo mandou aqui, ó. >> Ts Romazo mandou R$ 20. Salve pessoal para vocês, qualche desse ano? >> Para mim gauch and the grassland. Brincadeira. Aqui é Claro Obscure. >> E aí, já quer falar? >> Eu acho, ó, eu acho que o Clar Obscure Ganha. >> Uhum. >> Obviamente que o jogo é muito bom, mas acho
que muito pela história do jogo. Não a história, isso não é a história do jogo, mas a história do jogo, sabe? O estúdio exubisoft se >> sei lá. se afastaram da empresa, montaram o próprio estúdio, fizeram um jogo que é realmente muito bom, >> maior metac de usuário, >> porque eu acho que assim, eu não sei se Foi o meu favorito do ano até agora, eu acho que eu gostei mais do Straining 2. >> Eu eu tô adorando o Deathstone 2, mas eu acho que o Clare leva. >> Acho que leva, eu acho que leva,
>> leva, >> leva. Eu acho que o Got é o Kingdom Come Delivers 2 ainda, >> mas eu não joguei o Clair. O >> um perdeu para quem na no ano? >> Eu ainda não tenho a formada. >> O primeiro Death Trending >> é de 2019. Foi o Sequiro. Sequiro, né? Talvez seja. >> E o Sequiro ganhou muito porque eh a For Sofs não tinha, né, um got. Aí eles falaram: "A gente tem que dar para eles". É tipo DeCaprio, entendeu? Tem que dar. Só que aí eles fizeram under Ring na, mas eu acho que
não foi o Sequiro, porque o Under Ring lançou em 2020. Ah, 2022 pode ser sim. >> O Sequiro é 2019. >> É. E o Ring é 22. >> Mas foi o Sequiro que ganhou, foi, né? Seiro ganhou. E o Ring também ainda ganhou. >> Foi até meio polêmico. >> Fic competindo com que eu sequeira. Training um. >> Training um. >> Ó, Final Fantasy 6 mandou aqui. >> Final Fantasy 6 mandou R$ 20. O valor de um PS5 Pro. Você compra um PC que roda praticamente tudo, até da geração que Nem lançou. É só saber montar
uma boa máquina. E o Igor está certo. FF6 é o melhor de todos. Só zerem e verão. >> Aí, ó, Edu, tem que zerar. Final Fantasy 6 mandou R$ 20. O valor de um PS5 Pro. Você compra um PC que roda praticamente tudo. Obrigado, Keixa. Eh, cara, sim, porém você tem que aproveitar de promoções. É só saber montar o PC. Depende dessas promoções. >> É Black Friday espera Black Friday aí compra umas coisas na Black Friday vai Montando PC, né? Viação do preço da GPU um negócio que assusta um pouco assim, cara. Tipo, >> e
ela subiu basicamente >> muito, cara. Muito, muito, muito. >> É, mas sim, dá para montar um PC equivalente ao Play 5 Pro pelo preço dele, mas o Play 5 Pro também entra em promoção. Às vezes a gente tá esperando dessa Black Friday, eu quero comprar o Play 5 Pro para mim. Por quê? Porque eu quero jogar o GTA 6. Na melhor forma que é o Play 5 Pro. >> Hoje ele tá 7K redondinho assim ou tá? >> Ah, vezes você encontra com desconto de PX, né? Que aí sai seis e pouco, né? >> Mas aí
não tem o leitor de discos. >> Não tem o leitor de discos. >> É. É. Mas no PC você tem que comprar monitor, você tem que comprar teclado, mouse, mouse pad, né? Então tem essas esses agregados no PC que faz ele ser mais caro. Não é só montar a máquina. É o gabinete, a placa de vídeo, placa mãe, Processador, a licença do Windows que com certeza todo mundo pagará. >> Licença do Windows, todo mundo paga. Ninguém deixa aquela mensagem no canto, né? >> Não precisa nem deixar a mensagem no canto, né? Dá para tirar ela,
>> dá pelo CMD. >> Eh, o Yoda hater da EA, que sempre tá aqui mandando super chat, ele falou: "O RAC é uma tecnologia. Racing é uma tecnologia. A culpa não é Da tecnologia. e sim dos programadores que usam ela da maneira besta. As melhores aplicações do Racing são Control, Cyberpunk e Silent Hill. Eh, voltando um pouco no Racing, tem essa discussão no mercado inteiro, né? Porque a galera tá falando que o Ray Racing está destruindo a indústria, mas não é o rate racing, é o >> é implementação, >> é a implementação dele, né? o
o como as pessoas usam e principalmente a galera Reclama porque tem alguns jogos que é obrigatório o uso do Range Racing e se você não tiver uma placa X você não consegue rodar ele. O Indiana Jones foi isso, né? >> Ah, eu não sabia. >> O Ray Racing era obrigatório no PC e >> o Doom, o novo, >> o Dom, o Doom novo também. E você só consegue rodar >> com uma placa de 16 GB, eu acho. Eu acho, eu acho que era isso. 12 GB. É. >> E aí todas as placas que tem menos
VRAM não rodam. O Ray Racing começa nas RTX, né? Sim. >> Que é o que? 2000 e >> é 2000. 2000 é a série 1000 já não era, era GTX ainda. RTX começou nas 2000. >> Nessas discussões sobre Ray Trcing no Twitter, alguém deu um exemplo bom que é raro de no Twitter vim alguma coisa que que se salva, mas o pessoal falou que quando chegou o Doom 3, você falou do Doom, né? Ele também usou uma técnica de Iluminação nova, né? Baked lighting lá daquele jeito que tem no no Doom 3, que ele é
todo escurão, né? Tipo, tem, ele é basicamente é um jogo de terror doom, assim, não tinha jogo naquele formato ainda e ele era super pesado, você tinha que ter uma máquina absurda para conseguir, né, performar daquele jeito. O o que me incomoda um pouco é que assim, o Ray Racing já tá aí há um certo tempo e até então a gente não >> não tem uma otimização muito grande Assim de ficar tranquilo, sabe? Eh, eu achei que nesse ponto desde que a Nvidia apresentou a tecnologia, acho que acho que já fez 10 anos que existe
Race, >> eu acho que já deveria tá um pouco mais tranquilo, sabe? >> Em relação aos dev tá dominando, de tá mais otimizado. >> É, faz tempo mesmo, cara. >> E os caras estão botando peth tracing já, mano. Inclusive, eu liguei Path Tracing no Cyberpunk é muito bonito. É Bonito, man. Inclusive lançou o Pf Trade num Doom the Dark Ages agora a pouco. E é >> é, olha só, mano. Isso aí era isso aí para rodar na na época, mano. Era absurdo, cara. Absurdo. Absurdo. >> Um fato interessante é que depois que eles relançaram esse
jogo, você não precisa mais ficar puxando a lanterna. Como >> é, tem um modo, um mod de >> não é nem mod de quando eles relançaram Já é acoplado na arma. A lanterna. Tu não precisa mais pegar a lanternha. Aham. Você aperta o F, ela liga junto com a arma. >> Ah, não sabia. Legal que aí tem que puxar ela separada, né? É que o jogo eles eles queriam deixar a galera cagada, né? O futuro não existe. Eu gosto do três, por mais ele não ser canônico, né? >> Ele não é canôic, >> não é
canôico. >> Não é ele é >> porque ele é um do tipo um novo um um reboot que não >> a ideia dele é quase é quase Half Life, né? >> Nossa, esse jogo aí, cara, eu já >> Por que com ele? >> Ah, porque é bonito, não é? Ó, >> é Crisis. A cara dele não é muito engraçada. A cara dele >> parece uma traquinas, né? Parece uma traquinas, cara. É muito engraçado. Mas Esse jogo é animal, mano. Porque ele lançou o quê? 2009. Deixa eu ver aqui. >> 2007, eu acho. Bagulho assustadão. >>
Impressionante demais essa cena. Olha essa geometria. >> Olha, olha essa geometria, gente. >> Meu Deus, cara. >> Olha aqui árvore, ela me jogável, velho. >> Você sabe, ó. Detalhe, pelo amor de Deus. Muito bom, >> cara. Perfeito, Edu, esse áudio funciona Perfeitamente. Muito bom. 2007 o jogo. >> Far Cry 2 também, Phix. Quando você atira na árvore, quebra a o galho que você tá tirando, cara. >> Isso aí é uma tecnologia que a Nvidia já lançou que chama Physic, que infelizmente morreu. Cadê >> a 5000? >> Eu vi uma galera colocando série 5000 no computador
e uma placa antigaça só para cuidar do fix. >> Rodar o FIX. É estranho isso, cara. Os o cabelo da Lara, né? Era o Larcraft 2013, né? Tomb Rider de 2013. Você pegava lá os cabelos da Clara, tipo, o PC todo travando, mas dava para ver cada fiozinho de cabelo. >> Borderlands 2 tinha uns panos assim que você tirava e furava o pano e ca o pano. Era legal mesmo essa tecnologia. Não sei porque os jogos não usam mais. Aí a parou o suporte. >> Coisa que eu mais gosto de jogo é Detalhe desse de
cenário, né? De se mexer aqui. >> Aham. Tem pouco, né? >> É, é. >> Hoje em dia, >> é verdade. >> O Alan Wake 2, por exemplo, cara, tinha garrafa que eu tirava no cenário e não quebrava. E depois de de jogar control, foi o que o que aconteceu, foi [ __ ] porque o control tudo quebrado. Aí eu fui jogar o Allan Wake 2, nada quebrava. >> Morreu ruim, né? Morreu. Mano, >> era muito ruim descobando. >> O pessoal diz que isso aí tem muito, não só tipo a gente tem a tecnologia. Opa. doão.
>> Caraca, que foi isso? >> Caiu, caiu ele, mas tá tudo certo. >> Ah, não foi choque. >> Não foi choque. Ele só caiu. >> Ele quis abraçar o >> O pessoal disse que a gente tem a tecnologia, só que nos últimos anos o Tempo de produção tá aqui, ó. Então, tipo, tá super crunch. Crunch nunca foi tão coisa que não deixa a galera otimizar as paradas. >> Defender a o frame generation. Tem um argumento que a Nvidia usa esse argumento. Eu acho válido. Vamos ver. >> Eu acho válido ela defender ela mesma. O que
é o seguinte, ó, segundo a Nvidia, a gente chegou num teto da tecnologia eh de hardware. O hardware chegou no limite dele, só que a os desenvolvedores estão Fazendo coisas muito avançadas que o hardware atual não rodaria. Então, por exemplo, o Iora Jones com o Perf Trace e tudo no ultra, ele não roda em nenhuma placa. O Cyberpunk com tudo no ultra no Fring, nenhuma placa no mundo, nem a 5090 que é a maior mais forte roda acima de 40 FPS, entendeu? 40 FPS é o máximo quando tudo ultra. Aí o frame generation vem para
dar o boost nesse FS. Então a placa tá fazendo lá o esforço dela. É limite, cara. É, é, não Tem como fazer. A galera critica, fala: "Ah, LV lançou a placa e ela é um pouco mais forte que a última". Se a tecnologia não tá lá, se a gente não teve esse breakthrough, não tem muito o que fazer. Aí eles fizeram uma solução por IA, usando o IA para fazer a geração de frames para você ter mais frames. Eu acho super válido isso, >> cara. Eu entendo, mas eu me incomodo, eu me incomodo um pouco
com a questão, tipo assim, eh, da implementação de da Tecnologia. Eu tenho um pessoal que me segue, o cara específico ele é arquiteto, ele falou que o Ray Tracing para ele fazer os projetos dele, render em tempo real, ver como é que tá a iluminação da casa e tal, é muito bom. Só que daí, tipo, tá beleza, mas no jogo e o resultado do que tangível do que a gente consegue ver na nossa frente, você acha que já seria justificável tal o pep tracing, tipo, disponibilizado pra galera assim para testar, ver o como, Que roda
o negócio e daí daqui um pouco a Nvidia e lança uma série que não, gente, essa placa aqui melhora em 30% o desempenho do PEF Tracing, sabe? Daí, tipo, parece que todo ano tem uma uma parada para deixar o obsoleto, uma coisa que você investiu grana para [ __ ] no ano anterior. Isso me incomoda um pouco, sabe? >> Eu acho que rola uma busca por gráficos desnecessária. >> Sim, sim. Tipo, fotorrealismo é muito Legal. Aí o jogo fotorrealista de hoje, daqui a 3 anos já tá datado, tá ligado? Sim. E essa busca por tecnologia
de perfeição >> deixa os círculos de desenvolvimento mais caro, mais longo e o jogo não necessariamente fica melhor, né? >> É. se esse argumento que a Nvidia deu de fato se sustenta e tipo eles chegaram a falar, né, que gente o futuro daqui pra frente é IA, a gente não consegue mais entregar com força bruta e hardware, a Gente precisa ir para IA. Então é logicamente uma CPU que uma GPU que eu tô comprando agora, ela tem que durar o quê? 10 anos. Então se vocês vão aperfeiçoar a IA para eu poder ficar usando ela,
tipo, sabe onde é que >> vai sonhando, vai, >> é, não vai, porque ano que vem eles precisam ter uma série nova, assim como a Apple faz e outras empresas que você sempre precisa est constantemente adquirindo o que que é mais recente, Sabe? se incomoda um pouco assim nessa >> masedu você falou isso tudo olha esse Indonana Jones rodando com path tracingon Ford que que você fez nem o vídeo carrega até o vídeo tem dificuldade para carregar cara olha ali. Tem que dar porque tá em quatro causing. E esse screen tearing aí? >> Parou bem
na hora. >> Usou bem na hora de screenaring, mano. >> Quais acha? >> Olha ali, velho. Nossa. Aham. >> O quê? Olha, ele tá rodando a 66 CFS 140p com o DLEA. Não vai carregar. Eu acho que tá em 4K e tá usando o meu 5G para carregar. Eu acho que o 4K é pedir demais o meu 5G. Aí car aí ó. É lindo. >> Bota isso aí do lado do Crisis. Não tá tão longe do Crisis. Crisis tá tá melhor. Vou dizer mais. Bota isso aí do lado de Rise of 2013. >> Bota isso
aí do lado de Rise Sun of Rome 2013. Você vai ver. Você vai ver quem Quem é o verdadeiro. >> Mas esse aí é [ __ ] também, né? Esse aí todos tudo. Ó agora com frame generation, ó. 110 FPS rodando lisinho. Olha que bonito. Nossa, um mato rodando lisinho. >> Precisamos de uma placa de 30k para este mato. Esta é a >> Não, o setup dele é exatamente o meu, ó. 9100X 3D e a 5090 que tá rodando isso. Ele deve ter, sei lá, uns, ó, 32 GB de RAM. Esse cara tá pobre. >>
Tá pobre, infelizmente. >> Vai, vamos lá. Vamos. É aqui que a gente tem mais 15 minutinhos, 10 minutinhos de live. Vamos tentar matar os super chats. Ó, o cara mandou assim: "Olha, ele mandou isso é o Júnior, >> imagino. >> Júnior Oliveira falou: "Olha a geometria do desse meme do Edu, por isso é o melhor. >> É o Myster V4751 mandou pro Guzang Champs sendo meu ídolo desde 2010. >> Meu primeiro canal antes da sobra fitas. Champs é muito bom, cara. Nossa, negócio muito tempo, né? Volta like a boss. Like a boss. Troll face. Ó,
GTD Galateia mandou botar mods nos jogos do PC é bom demais. A gente não falou isso sim. É um benefício do PC. Mods, os consoles precisam de mais suportes para mods em jogos. O que vocês acham dos devs que tem nojinho de mods? Eu não acho que tem muitos dev com nojin modes para ser fizeram. Inclusive a Betesa é uma das poucas que faz suporte para modes no console, né? Quase todos os jogos deles tem suporte para mod. É muito legal isso. >> Legal. Eu joguei Metal Gear Rising Revengeance e tipo nos consoles de PlayStation
3 ali ele é travado 30 PC. Botei tudo no máximo. Botei instalei umas coisinhas que deixa a resolução ir além do do que é a base. 90 FPS 120. Cara, só no PC é possível ter essa remasterização assim no game, cara. É >> a questão de mod, assim, tem mods que eu não faço questão de usar, tipo mod gráfico, eu não sou muito fã. >> Sim, >> eu gosto de jogar o game como ele foi originalmente concebido. >> Sim, faz sentido. >> Mas mod de desempenho, porque o jogo tem trava de 30 fps, você pode
desbloquear. >> Qual >> mod de correção? >> Olden R ele é travado a 60 fps, mod você Consegue. >> O clássico caso do jogo travado a 30 é o la no ar, né? >> Ah. Trava na ar. É, >> o bully é é travado a a 30 fps. >> O jogo é ruim, >> não? >> Ah, tá. Tem muito >> bu é travado a 30 bully. Ble. Ah, mas o bule é muito antigo. >> Tem muito jogo que os desenvolvedores fazem a física do jogo baseado num cap De FPS caen. Se você bota acima de
90 vira um chaos. Vai [ __ ] Os primeiros n três do V e o San André. Se tu jogar mais de 60. Por isso que eu falei do Ring. Os jogos da Throm, eles estão capados justamente porque o gameplay é melhor se for a 60 FPS no máximo. >> Não é melhor, é porque a física e elementos estão atrelados. Você quebra, você quebra o jogo. >> Mas o funk o Elden Ring com mod a >> e acho que ele tava a 120. >> Aham. >> Não deu ruim. >> Foi de boa para ele, sabe?
É, não teve problema nenhum. >> Mas você não pode jogar online daí, né? >> Não, não tem online. Aí não tem mensagem que é uma parada legal do >> Mas eu gosto de jogar offline por causa disso, cara. As cegas. Não, mas as mensagens são legais, tipo assim, Cachorro à frente >> vale muito, vale muito pena. Não >> é, não é legal. Aí você vê cachorro à frente, aí tem uma poça de sangue. Aí você clica na posta, o cara pulou e morreu no >> try finger muito bom. Muito bom. >> É muito engraçado, cara.
Mas assim, só para responder o amigo aqui, eu acho que os mods são muito bons mesmos e e os deves têm nojino. Eh, não faz sentido Porque er literalmente as pessoas trabalhando de graça pros devs para implementar novas coisas no jogo. >> Sim, a betes da falha amanhã. Seja ela assim, a Valve, eu não sei se vocês sabem disso, mas a Valve só existe por causa de mods, porque eles fizeram Halfli, aí fizeram o CS no Half Life. Aí >> CS, o que que é isso? >> É, é um joguinho aí. Aí a o a
Valve, a maioria dos jogos deles é a galera da comunidade fez, eles contrataram, Compraram os caras e fizeram um jogo. >> O Portal é assim, o Dota também, né? >> O Dota é assim, mas o Dota eles roubaram a Blizzard, né? Os caras fizeram mod procaram ter, não teria o dois se não tivessem roubado. >> Exatamente. O Portal é isso, o Team Fortress é isso, o CS é isso. Todos os jogos deles são isso. Tudo derivado do Half Life, né? que é o único jogo que eles fizeram com aquela team forteress acho que foi é
do Quake. >> O Team Fortress 1 da Quake. O do Team Fortress 2 é da sério. >> Sério? Da Quake? Ele é da Quake, hein? >> [ __ ] mano. >> É o Team Forces 1 é do tipo cômico que nem o dois. Negócio mais sério. >> É. Não, mas o o De Force, o o Half Life, ele é baseado no Quito, né? É fizeram a engine. A source engine é a engineur engra a engine do quake modificada para fazer o Halfli 1. Aí eu f Hif 2 que veio com a Sor o 1 o
CS mais 1.4 1.6 Se é na Do Half Life original, né? >> Isso que chama Gold Golden Source, alguma coisa assim. Só que inclusive o o CS, os primeiros CS eram nessa também, não era na sorte. Quando lançou o Halfl 2, eles fizeram CS sort, que aí sim era na sorte, entendeu? >> Ah, >> mas >> CS mais bonitos. >> Mas mods é o futuro, cara. E o Minecraft? Minecraft não existiria sem Mods, né? A galera faz mod, mod, mod, é a melhor coisa. O Davian Rodrigo mandou dezão, ele falou: "Eu tinha uma GTX 1060
há uns do anos atrás, migrei para uma RX6 6700 XT e consigo rodar 90% dos jogos no ultra, mas perca um tempinho com influando os jogos sempre." É, tem isso, né? você vai ter que sempre mexer aqui ali. Tipo, eu falei do do Indonana Jones, ele tem uma uma sentar no médio [ __ ] melhor, que é a qualidade das texturas, entendeu? Então, se você Vai pegando essas nuances, você consegue rodar os jogos melhores. Mexos slider é bem nostálgico para mim. Eu lembro speed de Underground 2, tá? Qual que eu mexo se eu bolo aumentar
um pouquinho, meu PC ainda aguenta, sabe? Sem ficar travado, sem ficar mexendo. Ali é da hora. Da hora. Por isso que eu dev botam uma um menu de settings bem feito, você consegue, >> faz muita diferença, >> analisar o uso da GPU e tudo. >> O Resident Evil faz isso muito bem urg. >> Sim, todos os jogos da Capcom, né, com R >> e o Monster Hunter Wild, >> ele tem isso, só que ele é cagado, então não importa o que você faz, tudo vai ser ficar ruim. Eh, inclusive o Monster Hunter Wilds, cara, eu
quero até ver eh ele na Steam, porque eu não sei se vocês viram isso, ele tava com avaliações extremamente negativas e mas ele roda na mesma engine do Resident Evil. Mas aqui, ó, negativas, mano. >> Ah, esse que é o problema. >> Sim. >> De dois dos 8.000 análises recentes, 13% são positivas. Pelo que eu vi, essa ele funciona tipo no Resident Evil que é mais fechado em jogo de mundo aberto, tá? Tá, >> pode crer. É isso, é isso. E no geral também não não tá muito bem recebido isso só no PC, tá gente?
No nos consoles esse jogo foi extremamente bem recebido. >> Aquela parada que a gente falou de no console, >> mas parece que só no Play 5 Pro ele roda bem mesmo. >> Que é são poucos jogos que faz diferença jogar no Play 5 Pro e é o Monster Hunter Wilds e Final Fantasy 7 Rebirth. >> Aham. Que eu saiba, >> só esses dois. >> Que eu saiba que faz diferença mesmo. Só esses dois. GTA 6. A senhora não lançou nenhum jogo que é para rodar no Play 5 Pro melhor tal proprietário deles? Não tem né?
Eu acho que ainda não. >> Algum algum para fazer os 8K da caixa do do normal. >> Até o Dead Stranding 2, ele tipo é impressionante no Pro e ele é impressionante no base. >> Aham. Ele é o quê? Ele é impressionante. >> O Biberf mandou: "No gameplay do Phantom Blade Zero tá muito top". Vocês viram? >> Não vi. >> Muito [ __ ] >> O Davi foi na China jogar. >> Ah, é, né? Ele tá lá >> para me representar. >> Eu ainda não vi. Eu joguei na Tokyo Game Show o ano passado bastante.
>> Ah, é? Eu não joguei na Toky Game Show ano passado. Não >> muito. Eu curti bastante. >> É, tá aí um um grande jogo, né? Para mais um, né? Desses SS likes que tá surgindo. >> Sim. Beleza, tô terminando. Tos Gamer Mandou Final Fantasy 9. Edu tem mod Moguri, trava o FPS. >> Muito mais coisa. Ele visualmente ele melhora bastante o jogo. Eu ainda prefiro jogar versão original, >> mas por exemplo a Square Inenix não sabe fazer relançamento de jogo direito, né? Raros tira tipo, beleza, remake, Rebirth, >> beleza. O Pixel Remaster é legal,
mas tem jogo que eles relançam com a fonte toda caga. E no Final Fantasy 9, por Exemplo, a versão original de Play 1 tinha suporte ao analógico. >> Uhum. >> Você usava o o Dual Shock lá, o primeirão com analógico, o jogo rodava perfeito. Aí nas versões seguintes eles deixavam só controle digital. Não faz o menor sentido o personagem ficar restrito a oito movimento. Movur mod >> resolve isso e diversas outras coisas. >> Interessante. E aí o Alan aqui mandou delicinha e jogar Zelda Tok, não é? É TikTok o nome do Zelda TikTok. emulado a
60 fps e com mod de arma inquebrável. Esse aí é ilegal. >> Uh, >> no caso, >> você tá falando isso para mim, mas aí ó, live ps aqui do criando lutas. Ah, esse cara é muito >> ele tá sempre nas >> Salveedu, salve Guzang. criando lutas aqui. Gostaria de saber se vocês gostaram >> da animação de luta no WWE que eu fiz de vocês e pedi para vocês mandarem um abraço pros caçadores de relíquias games. Valeu, sucesso. >> Abraço pros caçadores gamers. >> Caçadores luta ficou muito boa. >> Ficou boa, >> pô. Ele pega,
ele faz modwe com a nossa cara e o nosso corpo brigando >> e faz quebrando o fênix no meio, mano. >> Ele não fez comigo, faz comigo. Faz eu Estourando fênix aquilo que eu quero fazer na vida real. Não posso porque é crime. >> Não pode. É crime, Edu. >> É, mas o microfone do Edu mandou aqui, ó. Eu tinha esquecido. >> Microfone do Edu mandou R$ 20. Obrigado, produção. Me tiraram do purgatório. >> Boa, produção. E aí, o Tidos mandou aqui, ó. Tidus mandou R$ 20. É loucura querer um Zix Pro por gostar de
jogos retro como Super Nintendo e curtir coletar conquistas com retroachievements. E existe a possibilidade do Switch 2 ter conquistas? >> Ó, sobre ter loucura mandou R$ 20. Aí >> sobre ter loucura ter o Stev Pro, eu não sei se vocês vão falar, mas eu vou falar, eu acho loucura. >> Mas você pode ter um Steam de Deck e fazer mais coisa, jogar os jogos pura emulação no Steam Deck, inclusive Steam Deck, >> ah, eu amo muito Steam Deck, cara. >> Steind tem um negócio que chama em Deck, que você instala, é muito fácil de instalar
e ele instala todos osadores que você fizer. É muito simples, é fácil de instalar, fácil. Pô, eu eu já fiz a emulação em alguns consoles. PSB, o P o PS Vita é interessante, mas é muito complicado de fazer, mas dá para fazer. >> Eh, mas o Steam Deck é simples. Parece que é é que eu acho que o sistema é mais Aberto, né? É fácil de fazer uma implementação. Até toy tá com stand aqui. Eu testei o Zini Lite e o Pro e assim é aquela coisa, mas também não é aquela coisa, não é tão
ruim quanto achei que era. E tipo, tá tá aguentando ali, tá aguentando. Para jogos mais simples, que nem ele falou, jogos retrô, talvez tenha, talvez tenha opções do mercado mais, >> é mais barato, >> mais barato, sabe? Então talvez seja Loucura você querer especificamente um ZX Pro. Então, dá uma pesquisada aí que talvez tenha opções melhor para isso que você quer. >> É isso. Vocês querem falar sobre? Eh, não acho que não tem muita discussão sobre isso. >> Eu tenho, eu tenho um Zinix Pro faz um ano e dois tr meses >> e eu rodei
até Blackmith Wong nele. Olha aí. Mas como >> Não, então mas não é tranquilo assim, Mas o que eu sinto é que ele ia se beneficiar de uma tela 720p ao invés de 1080p, porque a tela não é tão grande, não precisava ter tanta resolução. >> É, >> ia ganhar desempenho nisso. >> É o que você falou do Steam Deck, né? E inclusive interessante que a Valve fez o Steam Deck e não vai fazer outros, né? Tipo assim, quem sabe, vai fazer, mas não tão breve. Eles lançaram de Deck em 2023, eu acho, e a
gente tá chegando em 26 para fazer uma vida longa pra parada. Por quê? Porque não tem necessidade. Eles falaram, o game new falou, só vão fazer quando tiver necessidade, porque não precisa, entendeu? É o que você falou do negócio de ter todo ano. Ó, eu queria mostrar aqui e pedir pra produção pegar o carregador do notebook. Tá acabando a bateria. >> Ué, mas tá carregado aqui na força, cabeça. >> Não, tá tudo certo, gente. Eu sou maluco. Eu queria mostrar aqui antes de de a gente terminar o meu perfil da Steam. Por que que eu
queria mostrar o meu perfil do Steam? Hã, >> essa é uma funcionalidade que eu acho que os consoles pecam muito. O amigo falou da dos atives no no Switch 2, eu acho impossível de ter. Eu por algum motivo eu acho que a Nintendo é contra artigos. >> Eu parece, né? >> É, mas eu acho que é sabe o que eu acho que a lógica, eu acho que a Nintendo >> acha que a não faz parte de videogames, entendeu? É um algo extra. Uma empresa peculiar. A Nintendo é tão purista com gam play, videogame que eu
acho que eles acham que a gente vai estragar a experiência dos jogos deles, entendeu? >> Mas eu acho que devia ter, pô. E aí >> eles deram um arrego naquele vocês viram do Zelda que tem tipo um aplicativo que Você vê suas, tipo assim, eles fizeram sem fazer, entendeu? >> É, eu vi, eu vi o o o TikTok pro Switch 2 tem um aplicativo agora no celular que você jogando ele no Switch 2 e você tem osquistas no celular. É isso, >> [ __ ] >> Mas eh o que eu ouia falar que perfil de
usuário nos consoles começaram a existir no Xbox 360, não é? 360 que trouxe avatar, uns negócios assim, já tinha, mas não era tão customizável, né? >> É, onde eu vi pela primeira vez foi 360 e Play 3. >> É, e o 360 é mais forte, ele tinha essa característica de nasceu, né? nasceu já com isso. A Sony teve que correr atrás pro Play 3 quando viu que fez sucesso. >> É exato. E os outros foram aprimorando. Inclusive eu acho que o Xbox perdeu muito quando tirou os avatares. Eu acho que era muito legal esse avatar
comizar com roubas de jogo e tal. >> Legal. >> Mas a Steam é muito melhor, muito melhor. É anos luz à frente nesse quesito. Olha o meu perfil da Steam, cara, que lindo. Olha essa geometria do meu perfil. >> Se eu sabia que era era isso que ele queria. Desde que ele botou o perfil, era isso que ele queria. Olha, ó, primeiro que eu escolho o background. No momento eu tenho o background do Kingdom Camon, porque ele é o jogo do Ano para mim. E essa moldura também é dele. Ó, a minha foto é o
link que a a >> de link >> não é sou eu na real de link. É, não é o link, é o eu de link que a galera aí do o Gil Galvão que eu fez, eu acho. Eu tô confundindo com o Lip Nero. Os dois estão muito bons. E aí eu Mas ó, eu tenho a minha insígnia favorita é essa aqui. 17 anos de ser visto na Steam. Tá bom. >> Hã, >> é menos que o Alan e eu me envergonho muito com isso. >> Quanto Alan tem? >> Ele tem 20, eu acho. >>
Caraca. É, maluco. >> A minha primeira conta da Steam é bem antiga e eu criei para comprar o primeiro Monkey Island. >> Ah, >> mas eu não tenho acesso a ela mais. Eu fui pegar uma Steam mesmo, criar minha conta quando saiu o portal dois para Play 3, você podia conectar tua conta da Steam nela e ganhar a versão digital do jogo na Steam. >> Ah, ó, que legal. >> E aí a minha Steam começa com PSN_line por causa disso. >> Ah, é sério? Mas você jogou o Portal no PlayStation? Não, jogou no PC? >>
Eu joguei. >> É, foi de boa. PlayStation. >> É de boa. >> É, é, é um jogo que é multiplação for mesmo. Mas aí, ó, eu tenho aqui, eu acho muito legal isso aqui que a Steam faz, que é o replay. Eu sei que os outros fazem isso também, né? Mas Steam faz muito bem, que é você consegue acessar a página e ver tudo que os seus amigos jogaram no ano passado. Eu mando isso pros meus amigos. Eu vi, eles vêm, ó, 68 jogos jogados, eh, dois play tests, nove demos. Ó, tem tudo descritivo aqui.
Muito legal. >> Meu Deus. Deadlock. >> O meu jogo mais jogado do ano passado é o Deadlock. >> Só jogo online. >> É show down. É porque assim, eu jogo jogos single players, eu resero ele no máximo é 100 horas. Isso aqui é 500 horas. Esse aqui foi 300 horas, esse foi 200, entendeu? É sempre mais horas, mas eu jogo os jogos, ó. Eu tô acima da média em todos os >> Parabéns, Femg. É, eu jogo bastante, Mano. Eu sou gamer. A galera acha que não. Aqui, ó, 13% jogos clássicos. Eu jogo jogos clássicos né?
Tá aí, ó. >> É, tá aqui. E ó, o tipo de jogo que eu >> moba tá ultrapassando o limite. >> Eu gosto muito de mam e o seu like aqui, ó. Eu gosto de seus likes também. >> Anões é uma categoria. Qual que você tem contrão, Fix? Você não tem nenhum. >> Não gosto de jogos de anão, mano. Muito ruim. E é muito >> simulador rural também. Ele odeia ali, Ó. Simador rural. >> Farm Simulator não deu. Boa. >> E é muito bom que eles dão muitos dados aqui, cara. É muitos dados. Isso aqui
para você analisar, ó. Até a mensalidade quando que eu joguei o jogo, ó. Mai do ano passado foi quando disponibilizou o jogo. Joguei um pouco, não gostei. Aí eu voltei a jogar e me apaixonei nesse jogo. >> Entendi. >> E isso aqui é uma vantagem muito grande, Tá? Ó o Balatro aqui. >> Balatro lá bonitas. >> Ah, outra vantagem de jogar em PC, jogos índios. >> Tem mais jogos mais baratos. >> Hoje tem muito jogo ind nos consoles, né? Eles entraram fortes nos consoles, >> mas no PC tem mais e mais baratos mesmo. >> Eh,
o Dota aqui não importa, eu não gosto do Dota mais. Other joguei o ano passado. Fênix descansou sobre a sombra da Terrvore. Essa é uma questão, né? E Aí, ó, que legal. mês a mês para eu saber o que que eu joguei cada mês. Ele tem dividido aqui muito bem feito. Eu acho muito [ __ ] que a Steam faz isso até o do Team Deck aqui e tal. E isso é é um pedaço do meu perfil. O resto do meu perfil eu customizo todo ele. Tem um negócio aqui, ó. Olha aí. Sabia que tem
isso no meu perfil? >> Há tantos anos, mano. Olha aqui, ó. >> Que delícia, mano. >> Que coisa, né? colecionador de jogo. Eu Eu exponho as minhas insígnias favoritas aqui que são mais bonitas. Os meus jogos favoritos, eu posso mostrar eles aqui, os jogos que eu fiz 100%, não faço muito isso, mas falando com Mical ontem que isso aí, isso aí tipo tá, a Steam tem isso é uma das coisas que mais segura, né, a galera por plataforma, porque eu não sou platinador, mas quando eu fui ir pro pra Steam, né, começar a jogar mais,
f assim p o tempo de jogo que eu que eu tinha Lá, o meu registro e tal, a galera que vai construindo seu perfil através do ano, isso é uma estratégia muito boa para segurar a galera, né, na por plataforma. >> É, é. E aí tem essa parte aqui também, ó. Por exemplo, eu fiz, eu fiz um guia da comunidade não minha vida no na Steam, que é esse aqui do KC 1. E aí, pô, olha, esse guia tem 562 avaliações, cinco estrelas, a galera respeitou, é um dos guias mais avaliados Monster Hunter Wilds, >>
muito mais. É um dos guias mais bem avaliados da ST inteira. E aí tem isso, né, >> ensinando a a fazer o quê? É de uma DLC. >> Olha ali. Vai tomar strike. Tomou strike. Que é esse guia aí? Eh, tem os guias da comunidade aqui é no nada, né? O guia de comunidade, isso é muito bom também, né? É um negócio que você tá jogando lá o jogo e Isso aqui é um tutorial como aproveitar o máximo a DLC do Kingdom Cam. Muito [ __ ] >> Da hora. >> Muito legal. É isso aqui,
Idu, meu primeiro vídeo do YouTube. O primeiro vídeo de Minecraft da história do YouTube Brasil. História na sua frente. História na sua frente. Eu vou finalizar agora, gente. Um segundo. Isso aqui do primeiro vídeo de Minecraft da história do YouTube Brasil. Sabia? >> E por que que tá em Steam? >> Ah, porque eu mostro aqui na Steam que é o meu vídeo, né? >> Tem que respeitar. >> É um gift ou é um vídeo? Tem som. >> É um vídeo. É um vídeo. É som. >> É que a qualidade tá tão baixo. Pensou que era
um pouco tempo atrás, né? Doideira. >> Mas é isso aí. A galera assina aqui no Perfil. Eu acho que muito legal isso. O Guzang queria mostrar o perfil dele também. >> Ih, ó o seu perfil aqui. >> Aí, ó. >> 17 anos também. >> Fala do Gangueira. Que que é isso? >> Ali tem um print do Halflife Alex. >> Muito melhor jogo de VR por Melhor jogo. >> Ah, vocês estão jogando? Você jogou? >> Não, não joguei. Eu quero muito jogar. Ele é um jogo muito bom de >> talvez seja até é 2020, né? É,
até hoje eu acho que não tem. Talvez não tem melhor, cara. Muito bom. >> Esse global no CS. >> Olha, o cara pegou global no CS >> faz tempo >> e ele postou aqui. O >> Zang leva sério também. Aí ó, os residentas aqui platinadas. Adicionar lá depois, mano. Tipo, perfil legal. >> Aí, ó, Robocop também recentemente, bem divertido. Jogaram? >> Legalzinho. É legalzinho. É legalzinho. >> Você jogou 191 horas de black o jogo. >> Ah, tá. Ah, tá. É realmente, porque não tem conteúdo. Joguei mais 60 horas. Não tem conteúdo para isso, né, Goz?
>> E olha que tem chefe, né? >> Tem, tem eh só, só isso que tem no jogo. Só tem chefe no jogo. Mas muito legal, muito [ __ ] A Steam é incrível, >> é uma >> Mas é realmente é uma bomba relógio, como o Edu falou, porque se o Game Newr Que vai ser o futuro. É, é tudo nas costas dele e só é do jeito que é por causa dele. >> Acho que ele vai deixar alguém, mano. Eu acho que ele vai instruir alguém porque ele porque ele acredita, sabe, da plataforma. E ele
fala toda hora que só é do jeito que é porque não tem investidores, >> porque eles conseguem se autosustentar, né? >> Então vamos ver no futuro. Mas eu acho Que é isso, cara. Eu eu acho, eu tô chateado com essa live porque eu esperava que fosse ter uma discussão. Não teve discussão. >> A gente só concordou que o PC tá num momento nível muito bom. >> Hã, >> né? Eu acho que o PC ele ele veio se evoluindo nesses últimos 10 anos e ele chegou num estado muito sólido. >> Eu só acho que a gente
precisa se livrar da Unreal 5 com esses jogos ultra mega Hiper mal otimizados. >> Eu concordo com você. >> Que prejudica console também, né? >> Eu concordo com você. Eu acho que a real é sim o mal que a indústria não sabe lidar hoje, >> porque para fazer jogo ajuda, mas não vai jogar não, né? >> É que que até uma diz que tem uma parte cidade, né? É, a galera fala que é mais fácil de desenvolver porque os programadores sabem programar. Não sei Se eles sabem programar porque a maioria dos jogos que a gente
vê não é bem programado em real. >> O que eu passei com o Stalker 2 foi brincade Nossa, você já voltou nele? Não voltei ainda, cara. Sei se já tá arrumado, mas tava complicado, mano. >> Como chama a cidade final lá? A última cidade chega lá em cima. Cheguei lá e parei. Eu não zerei. >> Lemb é o é o nome da daquela DLC do um, Não é? É priviátic. Trip, lembrei. É, você jogou Edu Stalker? >> Não, eu joguei o comecinho e não curti. >> Não gostou? >> Não. Aí eu parei. >> É, ele
ele lançou num estado que não dava para jogar mesmo, mas é compreensível, né? Os caras estão em guerra >> e eles mudaram de país no meio desse momento. >> Mas é isso. Eu vou ler rapidinho super Chats porque os caras estão apoiando aqui o canal. Eu tenho que fazer isso. Eh, o Felipe mandou: "Olá, amigos da mesa. Aqui o meu relato. Desde que eu comprei o meu Nintendo Switch, nunca mais joguei o meu PC. Console portátil é vida. Ansioso para comprar o dois. Compra o Steam Deck, então. Perfeito, vai solucionar tudo aí. O Titos Gamer
mandou: "Mas é triste que os fãs criarem um sistema de conquista para consoles antigos e a Nintendo não faz. Super Nintendo e Play 1 com retro mais legal". Concordo. Criando lutas, mandou fênix, coloca um pedacinho da luta do Guzang versus Fiaspos ou Edu versus Elonzoca. Tá no ring da Retrocom. Eu não vou colocar porque a gente não tem tempo, cara. Mas eu prometo que a próxima live de hoje, porque a gente volta hoje às 4 e pouco, eu vou colocar, tá? Mas é isso, gente. Muito obrigado. Edued, >> eh, Tulcas, eh, Guzang, muito obrigado Pela
live. Obrigado pelo convite. >> Falamos muito e discordamos pouco, então é sempre um prazer. Eu vou fazer de novo essa live, >> só que aí eu vou chamar o Cross e o David para defender console, porque eles vão defender o console brigando e eu vou defender o PC. A gente vai fazer de novo essa live, vai ter briga, tá? Esperem por isso. Mas é isso, Edu, fala as suas redes aí para finalizar. >> Brkss Edu em tudo que é lugar. E tem o Meu podcast que é bem melhor que essa porcaria aqui, que é o
debite. >> Não, ele seria melhor se vocês me chamassem um dia para participar. Aí ele seria melhor. >> Mas sem a me É, vai, né? Eu tô se o Davi não tivesse na China tinha rolado aqui, inclusive. Masolal, mas a gente fez um crossover de bite Flow Games na GamesC, não é? OneP. Foi legal. A gente pode fazer mais. Eu eu eu queria fazer no estúdio, que é muito melhor que fazer em Evento. >> Beleza, faremos. >> É. É, Tulcas, suas redes aí pra galera. >> Nerd Crônico no YouTube ou Tulcas no Instagram e Twitter.
É isso aí. >> Muito bom. E a galera que não conhece o canal do Tucas no YouTube, por favor, conheçam. É um excelente canal, muito bem produzidos vídeos, muito bem editado, muito bem roteirizado. Eu adoro os vídeos de Lucas. >> Fico sem jeito. Muito obrigado. Obrigado. >> Ah, são muito bons. Um dos melhores criadores brasileiros no YouTube. Tá bom. >> Obrigadão. >> Cuangueira, suas redes. >> A, só para fitas, Instagram, YouTube, Game, Academia. E é isso aí. >> Você não lançou a sopranilhas ainda, Gozang? >> Tô brincando, cara. >> Não lançou a Sopranilhas ainda? >>
Não. O o meu GR é só parailhas. >> Pode crer, mano. >> A Sopra Nilhas. >> Nossa, muito bom. N. >> É sério? É sério. Muito bom, mano. Sóilhas. >> O cara tá tá forte, mano. Tá pegando. >> A gente não tem cupom na Grove. Então, se vocês fizeram só pr Nilhas aí do cara aí, apoia ele. Muito obrigado, gente. Voltamos às 4 horas, 4:30 por aí. A gente tá aqui pra última live da Retrocom, que é com o tiozão Kéber e o Gilão para falar sobre a Retrocom 25 e Retrocom 26. Uh, >> mas
já foi 26 vezes. >> Não sei. Vamos ver. >> Abraço e até mais. Falou. >> Falou. Ciao. Ciao. [Música]