Esse é uma capsul e nós vamos falar agora da aprovação da reforma tributária da regulamentação da reforma tributária que aconteceu no Congresso alguns dias atrás né a gente falou sobre isso inclusive eles negaram o imposto sobre grandes fortunas e coisas e tal mas como eu falei no vídeo eles negaram o imposto sobre grandes fortunas mas aprovaram a regulamentação da reforma tributária que também é uma coisa muito ruim no final das contas tá e uma das novidades que traz essa regulamentação é que o IPVA vai ficar mais caro meu amigo é isso daí você vai ter que pagar mais caro de IPVA Porque afinal a frota de aviões que o Lula quer comprar para passear com a janja ela não se paga sozinha né você com seu carrinho velho aí vai ter que pagar mais IPVA agora para ajudar o Lula e a janja e os governadores e e vice esposas de governadores que também fazem esse tipo de coisa então vamos entender o que que muda no IPVA a partir de 2024 se a reforma for aprovada até o final do ano tá porque que acontece também ela foi aprovada na Câmara Ela Tem Que Ser aprovada no senado ainda né Tem tudo para ser tá fente tem tudo para ser aprovada no senado Então vai ser aprovada no senado se for aprovada esse ano ainda já pode valer para o ano que vem essa mudança do IPVA o PVA ano que vem já pode ser mais caro mas se não for aprovada no senado este ano ainda ou se o Senado fizer alguma alteração que requeira que volte pra câmara para Ser aprovada pela câmara de novo e aí nesse meio tempo não dê tempo de ser aprovado esse ano ainda isso só valeria a partir de 2026 né então vamos entender isso daqui essa notícia foi sugerida por Carla e várias outras pessoas pessoas Obrigado aí ao pessoal que sugeriu notícias lá no nosso site no visão libertaria. com e obrigado a você que tá assistindo o nosso vídeo se você gosta do nosso conteúdo por favor deixe o seu like se inscreva aqui no canal né pois bem aqui ó IPVA vai mudar e o imposto ficará muito mais caro para os brasileiros né Então tá dizendo aqui ó olha só a a discussão quanto a aprovação da reforma tributária avança a Passos largos no senado federal então lembra a gente teve alguns dias atrás a aprovação da regulamentação da reforma tributária na câmara né o pessoal comemorando que não que não aprovou imposto sobre grandes fortunas U que legal que bom e e Ok é uma boa notícia realmente imposto sobre grande fortuna e acabar penalizando todo mundo e não ajudando ninguém mas no final das contas a a a notícia ruim é que a a reforma como um todo foi aprovada a regulamentação da reforma tributária foi aprovada E aí o que que inclui na questão do IPVA inclui o IPVA progressivo hoje o IPVA é uma porcentagem do valor do seu carro né o IPVA e eh na maior parte dos Estados varia de 2 a 5% do valor do carro eu acho um absurdo isso porque né você que pagar o valor do seu carro todo ano 2% é quase como se fosse um aluguel né você não é dono do carro no Brasil você aluga o carro do Estado né muito pior que na China muito pior que qualquer país comunista essa história mas enfim eh eh o IPVA hoje é isso é um valor de 2 a 4% eh ou 2 A 5% porque eu se de estado que tem 5% de IPVA que você paga para eh eh para usar o seu carro né e bom qual que é a questão vai ter o IPVA progressivo Isso quer dizer o quê que o IPVA vai passar a ter eh uma escadinha a partir do valor do carro ou seja carros muito baratos vão continuar pagando 2% a 5% conforme o tipo do carro a medida que o carro fica mais caro eh os valores sobem pode chegar até 10% do valor do carro para você pagar de IPVA já imaginou isso pois é é um problema sério esse tipo de coisa né É o que eu falo para você e isso daí penaliza principalmente os pobres no final das contas né porque o rico faz um monte de truque né o rico por exemplo conta com a ineficiência do estado é muito tem muito muita gente que tem Ferrari que tem carro caro aí que simplesmente não paga IPVA não paga Deixa para lá esquece ignora o IPVA porque o único risco que você corre na prática você ser parado numa blitz ou se envolver em um acidente São coisas relativamente raras de acontecer principalmente dependendo de onde você mora Se você conhece a região se você já evita as blits mesmo para evitar perda de tempo e Coisa e Tal hoje em dia tem um monte de grupos na internet que fala onde é que estão as blitz e Coisa e Tal para você poder contornar essas blitz então Ou seja a chance de você ser pego numa blitz é pequena né E o pior que pode acontecer se você for pego numa blitz é ter que pagar esses essas multas todas essas eh eh esses impostos todos atrasados com multa né então é caro né a multa chega a ser quase o dobro do valor e coisa e tal mas lembra É o que eu falo para vocês eh eh a ineficiência estatal é muito grande então no final das contas você apostar na ineficiência do estado é sempre uma aposta que dá que dá resultado né A única questão é essa pobre pode fazer isso não não pode por quê Porque se o pobre for pego ele perde o carro dele não vai ter dinheiro para pagar a coisa toda o rico pode fazer isso por quê Porque o rico tem dinheiro guardado Então se pegarem a Ferrari dele numa blitz e aplicarem uma multa astronômica para ele falar pô que chato para caramba tá aqui o dinheiro toma paga isso daí resolve vão embora para casa pronto resolvido o problema então seja você se você tiver dinheiro você pode apostar na ineficiência do Estado simplesmente não pagar o imposto quando o estado vier cobrar talvez você temha que pagar mais caro mas é é aposta na ineficiência Depois de 5 anos o estado não pode mais te cobrar imposto né e eh já prescreve a multa Então pronto você deixa para lá e eh eh ganhou aquele dinheiro ganhou na ineficiência do Estado apostar na ineficiência do Estado sempre é vale a pena só que vale a pena se você tiver o dinheiro para perder aposta ou seja se você se o estado colar e te cobrar aquela multa você na hora você banca e paga aquilo os ricos fazem muito isso rico pode fazer isso pobre não pode então por isso que eu falo que o pobre acaba eh perdendo a coisa não acaba tendo que pagar esse imposto mais caro e a gente tá falando aqui de uma você pode pensar assim ah não mas é uma alíquota gradual então não tem problema que o meu carro é um carro baratinho e coisa e tal vamos ver como é que vai ser esse gradual né porque vocês sabem como é que isso funciona no afinal das contas né um carro de r$ 1. 000 hoje em dia é um carro de pobre um carro 0 km R 100.
000 é linha é entrada né o carro mais barato que tem para vender por aí tá na faixa de r$ 1. 000 não tem carro mais barato que isso no Brasil hoje não né então eh eh mas você tem carro usado né carro usado sa bem mais barato que isso como é que como é que eles vão definir essa escadinha eu não sei né mas tá arriscado aí você com um carro de r$ 50.