eu gostaria de ter um dia de Pobre sabe muito dia Car o pobre também anda de Mercedes né só que é um Mercedes de 46 lugares né também tem motorista particular né buzão exatamente né então assim é uma vida dura mas é uma vida que te ensina muita coisa queria viver um dia de pobreza porque po gravando PJ Opa começou como é que você tá meu corporativo minha corporativa meu amigo minha querida seja bem-vindo ao festa da firma podcast que hoje recebe o youtuber autodidata e especialista em educação financeira ele que é conhecido como primo
pobre você primo pobre Já está rico e quanto você tem agora no saldo na conta corrente Ah tem um tem um valor um valor que eu achei que eu nunca teria na vida mas já está rico ou não né já tô já tô anda com segurança não Senor trocou de carro já troquei de carro anda com o carro blindado não senhor não não eu eu sou do povo e interessante a minha vida é tipo a que os políticos fingem em época de eleição eu amo estar na rua eu amo Andar de Trem Eu amo fazer
as coisas simples Eu amo jogar anda eu vim para cá é só não vim para cá de trem mas hoje de manhã eu andei duas vezes de trem é algo que eu gosto e que faz parte da minha vida que por mim ok com vocês Eduardo feldberg tudo beleza PJ prazer obrigado por essa oportunidade aqui viu de falar um pouco sobre mim né quem sabe conseguir aí um dia estar num na na na sua empresa né para mim vai ser um prazer imenso né porque viver na pobreza não é fácil viu viver na pobreza não
é fácil mas você já foi pobre já fui tá é difícil tá mas é possível mudar de vida mudar de vida é possível mudar de vida dá para fazer milagre ou tem que ter estudo tem que sair da teoria e imediatamente pra prática é isso ô PJ eu falo que pro pobre sair da pobreza ele tem que ter três é é um são três pilares trabalho simplicidade e investimento trabalho vai ter que trabalhar muito então ah é fácil o pobre ficar rico não é fácil vai exigir esforço e muito trabalho segundo ponto simplicidade se o
cara trabalha bastante mas gasta bastante ele nunca vai conseguir montar patrimônio então ele tem que ter uma vida simples e minimalista não sei se você sabe o que é isso mas é você viver com pouco na simplicidade viver um nível abaixo do que você poderia né Para quê Para que você consiga cumprir o terceiro Pilar que é o do investimento qualquer pobre consegue mudar de vida se ele trabalhar bastante tiver uma vida simples e investir um valor todo mês que é isso que vai criar o patrimônio dele para ele sair da pobreza Eu costumo dizer
PJ que o o a pessoa ela não é rica pelo que ela usa Ela é Rica pelo que ela tem no banco você não vai pegar um cara Ah o cara mais milionário do mundo ele é bilionário porque ele tem um relógio caro porque ele tem um tênis caro porque ele tem não é tanto de dinheiro que ele tem investido então é um ativo né seria um ativo exato exato Então você tem que investir o dinheiro que você ganha tem uma frase que eu falo muito né para pessoal mais pobre que é o pobre consegue
mudar de vida quando ele percebe que é muito mais inteligente multiplicar o dinheiro que ele ganha do que simplesmente gastar então se o cara ele quer gastar tudo que ele ganha ele vai ser sempre um pobre que gasta o dinheiro que ele ganha mas não vai ter patrimônio não vai ter casa própria não vai ter investimento não vai ter sei lá imóveis por exemplo né então é complicado tem que multiplicar exe pobre E otimista tem tem e o Pobre tem que ser um otimista o que ele não pode é ser um pobre acomodado acado é
tanto que eu falo né que a o primeiro passo pro pobre sair da pobreza é ficar indignado com a pobreza dele o pobre quando ele se torna rico e ele começa a reclamar da vida uhum isso quer dizer que o dinheiro não trouxe felicidade para ele sim ou você acha que o dinheiro traz felicidade para qualquer pessoa dinheiro traz felicidade o que o dinheiro não traz é satisfação né porque o o dinheiro não vai resolver todos os seus problemas tanto que a gente sabe de pessoas extremamente ricas e famosas que estão se lascando no hospital
com problema de saúde que o dinheiro não tá ajudando muito né então assim um um ponto importante o o pobre não é infeliz Claro que tem pobre infeliz e pobre feliz né Mas o que eu quero dizer é nenhum pobre é feliz por ser pobre ele consegue achar motivos para ser feliz mesmo sendo pobre o motivo da alegria dele não é a pobreza são outras coisas por exemplo né Não sei se você já teve o privilégio de andar de trem por muito tempo eu andava de trem trabalhei por 19 anos como CLT e às vezes
eu acordava 6 horas da manhã com sono cansado eu ficava indignado em ver a galera 6 horas da manhã rindo se divertindo jogando truco dentro do trem e eu meu Deus mano eu tô aqui agoniado que horário cedo do caramba queria estar dormindo então você vê ele não tá feliz porque ele é pobre mas ele consegue achar meios de ser feliz mesmo sendo pobre né então e aí voltando pra sua pergunta o dinheiro muda as pessoas muda e o muito dinheiro pode mudar a pessoa o pouco dinheiro também pode mudar a pessoa tem gente que
perde o caráter porque começa a ficar rico e vira ganancioso e começa a fazer coisa errada tem gente que perde o caráter quando perde tudo e começa a fazer coisa errada porque perdeu dinheiro Então esse é um problema tem gente que é pobre porque tem preconceito com a riqueza você não pode ter preconceito com a riqueza senão como que você vai Alcançar aquilo que você tem receio aquilo que você tem medo ou gente que tem preconceito com rico eu odeio rico eu tenho raiva is já vi isso já vi já deve ter sofrido com isso
né ah demais sim eu odeio esses caras que anda com BMW cara se Você pode ter alguma certa irritabilidade com gente que não tem caráter com gente má com gente que humilha as pessoas mas o fato dela ter dinheiro ou não não faz ela necess necessariamente uma pessoa boa ou ruim mas o que eu sempre digo é tente encontrar algum motivo de satisfação na sua vida independente de quanto dinheiro você tem que é o caso dos car que estava jogando truco no trem mas não se acomode a pobreza porque é muito melhor você ter dinheiro
do que você não ter né o pessoal fala né ah o dinheiro não traz Felicidade com certeza traz né até para quem tá triste é melhor você tá triste em Paris do que tá triste em Osasco exatamente né É melhor você tá doente no Albert Einstein ou no Círio Libanês do que no na rede pública né mas ele não traz satisfação e essa cula essa culpa que o alguns ricos TM porque o cara ele foi um selfmade man saiu da pobreza ganhou dinheiro tá muito rico aí fica com aquela coisa Poxa vida Olha não vou
andar aqui com a minha Ferrari tanta gente andando de ônibus Ah não vou comer nesse restaurante francês o cara comendo ali a boia fria dele Uhum você não pode ter eh essa tristeza essa vergonha porque você se deu bem na vida e enriqueceu porque senão você vai se culpar e essa culpa pode deixar um cara frustrado se você fez isso legitimamente você tem todo o direito de desfrutar mas isso é muito comum isso acontece existe acontece mas o que acontece também é que muitas vezes quando você enriquece não que o eu acho isso certo tá
mas acontece de a pessoa enriquecer e ela abandonar toda a vida dela anterior e começar a andar com outro ciclo social Acontece muito mas acontece tem gente que tipo o jogador lá o Imperador Adriano Ganhou muito dinheiro ainda ganha com publicidade com trabalhos Ganhou muito dinheiro eh na Europa né mas ele sempre gostou daquela vida simples não quer dizer que ele não tenha dinheiro porque ele tá guardando a grana dele né e tem gente assim que sai da pobreza que a está com os ricos tomar aquela champan tatang pej Cristal andar de carrão que também
são Estilos diferentes OK aí você olha assim quem é que tem mais dinheiro o cara que tá andando Ferrari helicóptero que sa da pobreza em 10 anos ou aquele que também tem dinheiro mas não mostra isso na internetum porque o que vale é o que o dinheiro na conta que você trabalhou Mas você tem que levar vida simples é isso sim eu sou a favor da simplicidade aí é minha opinião tá tanto antes Quanto depois do aquecimento por qu quando você é pobre é a simplicidade lembra que eu falei trabalho simplicidade e investimento é a
simplicidade que vai te deixar Rico se quando você ficar rico você esquecer totalmente a sua simplicidade é muito provável que você vai voltar pra pobreza o Ronaldo por exemplo né o r9 esses dias falou num evento em algum podcast que a maioria dos jogadores que fazem Fortuna Depois de 5 anos já estão pobres de novo por quê ostentação não estudou não tem educação financeira não tem autoc controle Esqueceu totalmente a simplicidade é churrasco de ouro é coisa na laje no no condomínio gastando como ver amanhã só que vai ter amanhã E aí depois de 5
anos o cara tá pobre de novo então eu acho que a simplicidade claro que quando você enriquece você vai aumentar o seu nível em muitas coisas é o meu caso Hoje a minha vida é totalmente outra com relação a 3 anos atrás mas eu não perco a simplicidade de muita coisa não mas a simplicidade não tem nada a ver com a subserviência uhum você pode ser uma pessoa humilde e gostar de coisas boas sim aham é aquela coisa você não pode ganhar por exemplo R 10.000 por mês e gastar 15 É isso aí é viver
um degrau abaixo que é o que você precisa você precisa se você ganha R 10.000 por mês você tem que economizar pelo menos que 30% para ter uma vida boa com segurança a questão é a seguinte e PJ na vida a gente tem dois momentos vai duas fases a fase de acumular e a fase de usufruir normalmente as pessoas querem usufruir anos de ter acumulado Então para mim não tem um certo errado tipo assim se eu ganho 10.000 quanto eu tenho que gastar a pergunta é se você ganha 10.000 quanto que você já tem acumulado
porque é o dinheiro que você tem juntado que vai fazer você ter paz que vai te ter possibilitar uma reserva de emergência que vai te dar uma renda passiva então eu diria que enquanto a pessoa não tiver 300.000 que é uma grana hoje que vai fazer pingar ali mais ou menos 2500 por mês se controla vai montando vai fazendo você pode melhorar o seu nível só que investe mais tanto que eu tenho uma regra o PJ se você me permite quem sou eu né para quer F à vontade eu tô ouvindo você falar tá eu
tenho uma regra que é a seguinte o que que acontece Qual que é o erro do pobre ele quer mudar o ele quer subir o nível de vida dele quando o salário aumenta toda vez que o salário aumenta ele sobe o nível Então ele ganha três gasta três se ele ganha a ganhar cinco ele passa a gastar cinco assim ele tá sempre gastando o que ganha porque ele aumenta o nível conforme o aumento salarial a minha regra é aumente o seu nível de vida na mesma proporção que você aumentar os seus investimentos por quê imagina
que o cara tá aqui ele ganha R 3.000 5.000 e ele investe R 500 por mês gaste 500 eu quero passar a gastar 1000 Duda que que eu faço se esforça para investir 1000 aí você pode aumentar também o seu nível de vida por quê porque fazendo isso teu nível de vida vai sempre subir mas o seu patrimônio o seu investimento também tá subindo Então você sempre vai est ficando cada vez mais rico e mesmo que você suba seu nível com essa proporção você nunca volta pra pobreza perfeito Então esse é o meu raciocínio só
que o problema é que as pessoas não investem então não tem nem como ter esse parâmetro não investe nada né então você falou aí Ah qual que é o ideal um cara ganha 10.000 investir 30% a minha regra é se você tá na fase de acumular Invista máximo que você puder sem deixar de pagar suas contas e sem deixar de curtir um pouco a vida só que quanto mais conta você tiver menos você vai poder investir e quanto mais você gastar com o teu lazer menos você vai ter para investir tenha poucas contas fatura do
cartão de crédito baixa para você poder investir mais e Tente se divertir com mais simplicidade e a gente pelo menos para nós que moramos aqui em São Paulo tem muita coisa de graça ou muito barata para você se divertir só que o cara quer gastar o quê ele quer ir na balada de rico aí ele vai lá e deixa em dois finais de semana 30% do salário dele aquela aquela Champanhe com foguinho exato agora é led né eu posso você pode mas a pessoa tá na fase de acumular Você já tá na fase de usufruir
né ô PJ é eu conheço pessoas também com dinheiro e pessoas públicas famosas da televisão que elas dizem assim eu tudo que ganho eu gasto e essa pessoa ganha muito bem mas tudo que ela ganha ela gasta Então não é como você falou quanto você ser rico não é quanto você ganha Sim quanto você tem é seu patrimônio seu patrimônio é qual foi a coisa mais absurda ô ô Eduardo que você já ouviu como conselho financeiro assim como conselho financeiro Cara na verdade não é que é absurdo mas pro meu público que é o pobre
eu vejo muito vídeo falando que morar de aluguel é melhor e não é não é e a segunda o use cartão e parcele tudo para você ganhar milha duas maiores cagadas que falam para um pobre e se o cara der ouvido ele vai se ferrar a vida toda não vai ter casa não vai ter imóvel não vai ter patrimônio e vai ficar sempre endividado porque enquanto você ficar parcelando coisas você vai ter dívidas Então não é que é um absurdo para qualquer pessoa mas pro pobre eu sou totalmente contra falar para ele viver de aluguel
porque hoje a parcela de um apartamento para uma pessoa de renda de até 8.000 é menor do que o valor do aluguel então é menor e você vai ter um imóvel no final o aluguel é mais caro e esse problema do cartão de crédito para quem não tem educação financeira para quem é impulsivo para quem é descontrolado emocionalmente você vai fazer besteira o tempo todo ó a média de fatura do cartão de crédito dos brasileiros é r$ 200 por mês como que a média de fatura é 12.00 num país que o salário mínimo é 14.00
e muito da gente ganha 100.00 a fatura é mais do que é quase 100% do salário do cara né então eu falo para você cuidado com cartão de crédito evita isso até você ter educação financeira você ter autocontrole você saber usar seu dinheiro com inteligência porque as pessoas falam assim cartão de crédito é muito bom é só saber usar Tá bom quem sabe usar uma minoria é nem todo mundo sabe usar mas tem um lado por exemplo a pessoa mais humilde hoje consegue ter muitas coisas da sua casa que só os ricos tinham uhum né
a gente tá porque a molecada o jovem não vai saber disso mas poucas pessoas conseguiam ter uma bela televisão na sala um micro-ondas né uma geladeira side by side né pra gente que nasceu em beço de ouro eu digo isso sem nenhuma empáfia é normal é normal não é arrogância né Uhum mas assim pra pessoa humilde se ela não parcelasse ela não teria uhum uma boa geladeira uma boa TV um micro-ondas Uhum Então para isso que eu acho assim quem não faz dívida não tem as coisas você concorda ou não você pode comprar o melhor
comprar Vista se te der desconto ou parcelar para ter as coisas eu sou como o meu propósito é tirar o brasileiro das dívidas eu sou totalmente contra qualquer tipo de parcelamento a não ser em caso de extrema necessidade C exemplos por favor por exemplo comprar uma casa pobre nenhum vai conseguir comprar uma casa à vista você vai ter que financiar ou seja parcelar em 30 anos um motobo quer trabalhar de entregador né ele precisa às vezes financiar sim e uma parcela é muito barato Isso é uma dívida boa é uma dívida boa é uma dívida
que ele tá fazendo que ele vai pagar porque vai gerar renda para ele o problema é que a pessoa gasta para comprar um tênis de R 1.000 gasta para comprar coisas por exemplo uma uma geladeiras de duas portas para quê eu passei a vida inteira e até hoje eu não tenho uma geladeira de duas portas Por que que o pobre quer ter porque a mídia a propaganda gera esse desejo você pega a novela da Rede Globo Todo Mundo Tem aquelas casas maravilhosas o pobre quer ter aquele sofá Aí compromete metade do salário dele por causa
de um sofá mas eu acho que a pessoa pobre assiste novela para ver os dois núcleos mas ela tem o núcleo dos pobres e o núcleo dos ricos Então ela acha bonito aquela mesa posta né a cozinha todo mundo lá os funcionários com uniforme Então eu acho que a pessoa humilde quando vê aquilo olha só o que que eles comem no café da manhã no almoço no jantar então toda pessoa pobre sonha um dia em ser rica Sonha sonha Mas nem toda pessoa pobre consegue dar o primeiro passo para ter uma vida de rico que
o primeiro passo começa com estudar sobre educação financeira cara eu posso te de falar esses dia eu fiz uma pesquisa no meu Instagram tenho 2.200 mil seguidores no Instagram eu fiz um Story com resposta pública né porque quando você bota enquete lá todo mundo vê a resposta seja sincero eu falei seja sincero não quero ninguém puxando o meu saco o meu conteúdo tá te ajudando a sair da pobreza sim ou não 98% falou que tá conseguindo por educação financeira que é o que ninguém nos ensina Nunca na vida o mundo funciona assim quanto mais burro
o pobre for melhor PR os poucos ganhar muito dinheiro então a gente tem que ir atrás né trazer a responsabilidade não se vitimizar não falar na escola não me ensinar tudo bem nem a mim só que eu tô aprendendo de graça vendo vídeo YouTube ebook às vezes compra um livro tamb fora da Média Então mas por quê Porque eu sempre fui inconformado eu não vou morrer pobre como exemplo do que você deu não e exemplo também que você ia pegar o trem o pessoal jogando ali dominó jogando cartas e você os caras estão sorrindo aí
5 hor da manhã eu do para acordar mais tarde eu não quero ficar muit foi essa inquietude que te abriu os olhos né agora logicamente nem todo mundo vive de sucesso Uhum você teve alguns fracassos Eu quero saber qual foi o pior investimento que você já fez tá antes do meu canal que surgiu em 2021 eu não manjava nada de investimento e em 2018 eu caí num golpe pirâmide de criptomoeda foi um uma plataforma que vários fosas jogadores estavam divulgando você perdeu dinheiro perdi perdi R 6.000 L er que era muito para mim até hoje
é muito mas para mim na época eu tinha um salário de três era muito tipo ass era dois meses do meu salário perdido de bobeira né então só que aí o que que aconteceu eu comecei a eu virei Hater de criptomoeda não eu comecei a estudar eu falei se tem gente tá ganhando dinheiro para caramba com isso eu não vou ser o burro que perdeu e vai desistir comecei a estudar e hoje a minha maior renda né o que eu mais ganho dinheiro é com criptomoeda né tem altas e baixas só que eu tive que
estudar bastante para entrar nisso então o o problema se tornou Hoje a minha maior fonte de renda porque eu optei por estudar em vez de simplesmente desistir e falar que isso não é para mim por isso que é tão importante o estudo estudar sobre investimento sobre educação financeira algo que a gente não aprende Nunca na vida né E qual foi a dívida mais absurda que você assumiu e qual foi o motivo dessa dívida e o valor Essa foi a a menor Talvez né Esso aí não foi exatamente uma dívida né Foi um dinheiro perdido agora
que acontece Ô PJ Eu usei o cartão de crédito pela primeira vez aos 36 anos já era casado já tinha casa já tinha família já tinha coisa para sustentar nunca parcelei nada na minha vida meu primeiro e e único parcelamento foi a constução da minha casa então eu nunca fiz Por que Duda porque você era rico não trabalhei como CLT R 15.00 2000 por mês ali quando eu me casei tá al gendo 3.000 tá que que eu fiz educação financeira autocontrole mentalidade e renda extra quando eu queria alguma coisa eu fazia renda extra até juntar
o dinheiro e comprava Então é assim eu aprendi a nunca depender de dinheiro dos outros para viver e para conquistar o que eu preciso só no caso da minha casa que aí não dá um negócio de 200 300000 a não tinha condição né mas nunca fiz nenhuma dívida a não ser o financiamento que já tá quitado inclusive Parabéns o terreno comprou à vista ou parcelou tudo tudo à vista e a casa não não o apartamento que eu comprei não foi terreno foi um financiamento de um apartamento é depois agora eu comprei um terreno e e
agora a gente comprou a vista assim agora Duda posso chamar de Duda o primo pobreza uhum po ardo pode ser Duda Ô Duda você aqui nessa entrevista se contradiz com tudo que o seu primo Thiago Nigro que é é o primo rico diz ou será que eu estou errado não vou dizer que em tudo mas em muitas coisas porque o público dele é o rico e o que se fala pro cara rico é totalmente diferente do que se fala pro cara pobre por exemplo por exemplo ócio de viver de aluguel é coisa de coisa de
é papo de rico porque o argumento é assim se você tiver 1 milhão vale muito mais a pena você investir e morar de aluguel do que você comprar uma casa pobre nenhum tem 1 Milhão esse negócio de milha cashback e ele tem um ele tá num num nível agora o Thiago Nigro que é de um negócio fora da realidade então por exemplo esses dias ele fez um vídeo lá falando sobre como ele comprou um relógio acho que de 25.000 € é vi um patc Felipe como que é patec Felipe eu não sei nem como é
que se escreve isso esse relógio PR tê não é fácil um relógio você tem que entrar na fila lá lá na Suíça na loja não é qualquer um né Mesmo sendo rico não é para qualquer um né É cara não não sei se era original Não não vi esse vídeo mas é o tipo de conteúdo que estoa totalmente do pobre O pobre vai ver um vídeo dele desse e falar tá E daí eu continuo aqui com o meu Cácio né de R 59 Então e o público dele é outro e ele tem todo o direito
de fazer isso só que tem muita gente que seguia ele que não é rico que tá começando a meio que ficar indignado com as postagens dá para você ver até nos comentários dos posts que ele fala né mas é assim você tá falando do primo rico primo rico do Thiago ele fala para um público se o cara tá seguindo ele é por opção S né então por exemplo o meu canal se um cara milionário quiser me seguir pode seguir mas meu canal é para pobre eu falo claramente isso você primo pobre Já está rico e
quanto você tem agora no saldo na conta corrente Ah tem um tem um valor um valor que eu achei que eu nunca teria na vida mas já está rico ou não é já tô já tô anda com segurança não senh trocou de carro já troquei de carro anda com carro blindado não senhor não não eu eu sou do povo e é interessante a minha vida é tipo a que os políticos fingem em época de eleição eu amo estar na rua eu amo Andar de Trem Eu amo fazer as coisas simples Eu amo jogar anda eu
vim para cá é só não vim para cá de trem mas hoje de manhã eu andei duas vezes de trem é algo que eu gosto e que faz parte da minha vida e que por mim ok eu te falei isso eu te perguntei isso porque na verdade o seguinte o artista o artista se ferra a vida inteira começa debaixo da pobreza pega ônibus pega trem e aí humorista no caso humorista ele faz piada né se autoss sacaneando cont piado da pobreza dele da dificuldade que acordar não ter comida de pegar o ônibus ali na porta
suj de graxa enfim mas a partir do momento que esse comediante ganha dinheiro e fica rico mora numa casa em Alfaville Tem três carros na garagem ele perdeu Ah o Lado original da piada ele não pode mais se autos sacanear uhum porque ele não vive mais aquilo Uhum E as pessoas mudam você faz esse exercício de pegar ônibus metrô trem para nunca esquecer da onde você veio tá E para saber sempre Como falar com o pobre porque vai chegar um momento que você vai ser muito rico e você vai continuar falando sobre pobre ou vai
ser um novo primo rico não então por isso que eu até gosto que o nome do meu canal seja primo pobre para que todo mundo saiba que o conteúdo do meu canal é para pobre a galera que segue o meu canal sabe que eu não sou mais poob Independente de n eu já fiz vídeo mostrando quanto eu ganho do YouTube só que ganho do YouTube hoje é tipo pô 2 anos do meu salário quando eu era CLT né então assim o pessoal sabe só que eu tenho muita conexão com o meu público eu gosto de
me conectar com o meu público e tem alguns pontos por exemplo hoje por que que eu fui de trem para Vila Olímpia muito mais rápido mais barato mas esse Nem é tanto o meu ponto hoje no passado era hoje não é nem tanto pela economia mas é mil vezes mais rápido para eu ir de Osasco paraa Vila Olímpia é 1 hora e me 1 hora 40 de Car eu chego lá de trem em 45 minutos então para mim é muito melhor eu gosto de ter o contato com o meu público então onde eu ando a
galera vai Parando para tirar foto e é legal que eles não simplesmente tiram foto eles tiram foto e dão um depoimento você mudou minha vida cara por causa de você eu comprei minha casa por causa de você hoje eu tô fazendo renda essa e abrir minha empresa isso que é legal de você ser um youtuber de educação financeira a pessoa não quer simplesmente chetar ela quer falar o que que eu fiz na vida dela é bom exato E você já foi confundido assim na rua no trem com o monzinho ou com Murilo C já falaram
muitas vezes já Murilo Couto já jázinho já o pessoal fala bastante isso Eh mas assim eles falam não que eu fui confundido mas que eu me pareço com ele nunca ninguém me confundiu com eles mas me falam toda hora que eu pareço com eles dois né mas é muito legal e assim eu gosto dessa vida simples e eu fico feliz porque se o meu canal fosse para rico eu teria que começar a viver esse negócio de ostentação é algo que eu odeio você vê eu vim para uma entrevista de boné e camiseta né então assim
eu odiaria estar aqui de camisa e sapato e calças eu odeio andar com esse tipo de roupa você viu poderia vir de skate você tá com Luk a de esqueitista aham sim é é então para mim é muito gostoso eu poder viver a minha vida como ela é e o fato de eu viver a minha vida como ela é gerar conteúdo pro meu canal qualquer coisa que eu fizer no meu dia a dia vira conteúdo para meu canal Mas você é um cara muito conhecido no digital e cada vez vai ficar mais conhecido vai ter
mais seguidores você acha que vai chegar um momento que você não vai mais poder andar de trem de metrô acredito que vai e aí você acha que vai perder essa aproximação com o teu público vou falar nossa ele tá metido ele não pega mais o trem Osasco não come mais milho no vagão você sabe que até o o pessoal que segue o meu canal me incentiva a não andar na rua porque eles têm medo disso hoje por exemplo eu fiz um vídeo né no meu Instagram falando sobre isso ó galera vim daqui da Vila Olímpia
paraa Rádio Transamérica de ônibus foi super rápido metade do tempo que eu demoraria de Uber R 4,40 enquanto Uber ia comó R2 um monte de gente fala Duda cuidado isso é perigoso então o pessoal vai entender quando eu tiver que parar mas enquanto eu puder ter esse estilo de vida eu vou continuar amando porque é algo que eu gosto muito gera essa conexão e sabe entra um pouco naquilo lá hoje eu gasto mais dinheiro gasto eu vou de vez em quando comend num restaurante legal com a minha esposa Sim a gente viaja sim mas eu
não quero perder a simplicidade da vida o que eu vivo hoje o que eu tenho hoje eu não precisava fazer mais nada dessas coisas que eu faço hoje de andar de ônibus de comer arroz com feijão com carne moída mas eu não vejo problema nisso entende faz parte Tem muita gente que a gente tava falando né o dinheiro corrompe a pessoa pode corromper ou não mas tem muita gente que vira outra pessoa depois que fica rico eu não quero perder contato com os meus amigos de sempre eu não quero parar de jogar taco na rua
eu não quero parar de jogar vôlei com a galera da minha igreja no centro esportivo da Lapa que é de graça entendei então se eu tiver que parar de fazer isso vai ser simplesmente pela questão de segurança e não porque agora eu tenho dinheiro e quero estar em outro nível e não faço mais essas coisas Sabe a Simple cdade para mim é um estilo de vida pô Duda mas para que que você ficou rico qualidade de vida com a minha esposa construir a nossa casa que já tá rolando viajar é algo que eu e a
minha esposa amamos então ano passado a gente foi para Espanha esse ano a gente foi para Punta canana é assim que eu gasto meu dinheiro eu não gasto meu dinheiro com ostentação pensando no que vão pensar de mim e esse é o ponto que o pobre mais se ferra Ele Vive pensando no em agradar o outro e o que que vão pensar de mim eu tô com perdão est numa entrevista né mas eu tô cagando eu tô cagando PJ pro que pensam de mim pro que falam Nossa você é rico tá andando de ônibus Cara
eu tô cagando pra tua opinião como deve acontecer o contrário também assim nossa o teu primo lá o rico Nossa para que postar este carro este relógio esta casa né Eu acho que você não deve fazer isso pensando em agradar ninguém nem desagradar você tem que fazer a tua verdade e o que você acredita eu quero perguntar para você uma coisa como é que um pobre uma pessoa humilde deve negociar um aumento com o chefe ela deve chegar qual o approach como é que ela deve falar para não parecer arrogante para ela não perder o
emprego ali na hora a primeira coisa para ela pedir um aumento ela tem que demonstrar resultados ela tem que ser boa ela ela 5 anos com o mesmo salário tá provavelmente ela tá numa empresa que todo mundo tá recebendo o mesmo dissídio né que é aquele aumento para quem é CLT né que normalmente é uma merreca 3 5% ao ano que não bate nem o valor da inflação né então primeiro Por que que o chefe vai dar aumento para ela e não pros outros 20 ela tem que ter algum diferencial né E esse é o
problema do CLT né você vai ter que fazer você vai ter que ser melhor e vai ter que lidar com o fato de que porque muitas vezes você vai ser muito mais competente do que todos os outros não é o seu caso graças a Deus mas tem muito chefe burro que não sabe onrar o funcionário bom aí depois perde o cara né então primeira coisa se você tá no CLT esteja numa empresa que te valoriza se você quer pedir um emprego demonstre o porquê que você quer ah eu quero porquê porque tá muito pouco tudo
bem mas tem outros 20 aqui que estão ganhando isso você tem que ser melhor que ele para subir de cargo Você tá estudando sobre liderança você tá melhorando o teu perfil você tá se comunicando melhor comunicação é algo muito importante é muito mais fácil você conseguir um aumento por causa da sua comunicação do que por outras coisas você saber como conversar com a pessoa mas o mais importante é é é o capitalismo que a gente vive o cara tem que entender Qual o lucro que você tá dando pra empresa para querer Esse aumento não tô
falando que isso é justo mas é o sistema que a gente vive né E se o teu chefe te der aumento ele vai ter que dar para todos os outros que sempre vão descobrir que o Fulano teve aumento então seja melhor se destaque e não apenas peça um aumento mas peça uma promoção chefe eu tô aqui tô há 5 anos fazendo isso eu gostaria de deixar de ser um analista Júnior para um analista pleno para um analista Senior e eu tenho esse eu fiz esse curso eu tô tirando essa certificação eu tô sabe precisa ser
visto que o cara se destaca Mas nem todo mundo que é melhor e se destaca vai ter o reconhecimento do chefe e esse é um grande problema de empresas ruins Mas você tem que se movimentar ir pro lugar que te valoriza exato você não tem a ver também com a acomodação que a gente falou tem gente tá 20 anos uma empresa ruim né Por exemplo todo mundo sonho tá aqui na PJ Mas nem todo mundo tem esse privilégio o cara tá numa empresa ruim mexa os pauzinhos se você não tá sendo ali valorizado mexa os
pauzinhos para você ir para outro lugar porque você não é um escravo lá agora vamos fazer uma dinâmica enviada pelo meu departamento de vidas o nosso famoso RH boa como é que você chamaria o RH aqui da minha empresa caso assumisse esse cargo eh de coou caso estivesse aqui nesta cadeira do meu lugar como é que eu chamaria o RH é caramba Boa pergunta viu não nunca pensei sobre isso ã cara eu eu não sei como eu chamaria mas eu sei que o RH é a parte mais responsável por contratar gente competente que pode fazer
a minha empresa crescer e desenvolver porque eles que selecionam as pessoas né mas não sei um nome que eu chamaria pro RH nunca pensei nisso com pessoas com vidas né Uhum com almas aham Então tem que pensar e também com o pessoal que paga essas vidas que calcula o benefício dessas vidas né então uma boa pergunta PJ Fui pego de surpresa aqui viu então vamos paraa dinâmica agora e depois você tem mais tempo para responder a gente volta já para essa agora você e eu estamos numa feijoada de família Hum você é o primo pobre
e eu sou o primo milionário uhum aqui eu fui Modesto né porque na verdade é b é b é porque tá eu eu tenho uma coisa ainda de pobre mesmo sem ter sem ter vivido isso eu eu tenho essa essa humildade também eu eu sinto aham Então vou voltar você e eu estamos numa feijoada de família você é o primo pobre e eu sou primo milionário decidimos encomendar a farofa para facilitar nossa vida você aproveita para me pedir cinquentão uhum ah me presta aí cinquentão te empresto cinquentão e temos nas mãos o quê um celular
e um colchão velho entendeu hum entendendo aí você tem TDH não né não deve disturb de atenção também não não você tem um celular não que eu saiba não vamos lá você é o primo pobre eu sou o primo milionário né aí a gente decidiu encomendar uma farofa para facilitar nossa vida por qu porque nós estamos numa feijoada Uhum aí você me pediu cinquentão emprestado Tá e agora vamos pra dinâmica aqui ó que que nós temos nas mãos um celular e um colchão velho uhum perguntas reativou a memória hum se convidarmos o Pablo Marçal o
Thiago Fin e o primo Rico para feijuca pedimos para eles trazerem língua Ou não comente eles trazerem língua Car você TR pergunta do além hein meu você prefere que eles entrem com a linguiça é caramba cara nenhum dos dois na verdade viu mano aliás é Thiago Fin ou fint é Fin mesmo né Acho que se fala finint né um negócio assim pronúncia né porque agora que ele ficou conhecido aquele teu cabelo do rimen sim é é é Pablo que é pura ostentação né Ele falou que não dá para viver com 60.000 por mês é esse
rapaz acho que ele vai vir aqui não é quero conhecer vai vir aqui tá bom eu quero conhecer pessoalmente aham Então você entendeu Aí a primeira pergunta se a gente convidar o Pablo massal Thiago Fin e o primo Rico para feijuca uhum eles trazer língua sim ou não comente você não gosta de uma linguada a outra opção é eles trazer o linguição cara não isso aí eu coloquei se quiser eu ti linguiça coloc prefiro uma feijoada Light mesmo sem língua sem língua gastar com comida por aplicativo pode ou é melhor deixar de preguiça e cozinhar
para uma melhor saúde financeira sim com certeza fazer a própria comida você faz a prpria com comida cozinha a minha esposa no caso né S uma lesma para fazer comida mas a minha esposa faz e alimentação é um dos mai é o maior gasto na vida dos brasileiros é mas se você deixa de pedir a comida em casa Você deixa também de gerar economia uhum porque ali o entregador ele não vai ganhar comissão do restaurante nem vai ganhar gorgeta quanto você já deu de gorgeta nesses aplicativos entregar R no máxximo Ah você não dá mais
eu dei eu dei a máxima lá acho que são R 15 porque eu ajudo também sim gastar já perguntei essa seja sincero Hum Qual o prato mais caro que você já comeu e Quanto pagou porque você falou aqui que gosta de restaurantes caros com a sua empresa é na verdade assim eu comecei a gastar mais agora em restaurantes né até pouco tempo atrás O mais cara era Outback que eu devo ter gastado R 200 o casal recentemente eu fui naquele NB Steak House Ah que é um restaurante tipo de churrascaria mais gourmetizada e tal né
Eu e a minha esposa ali a gente deixou R 700 foi uma experiência legal foi mas não é o tipo de coisa que eu pretendo gastar outras vezes isso só na churrascaria é com bebida ou sem bebida com tudo com tudo R 700 é foi o restaurante mais caro que eu já fui com a minha esposa é mas você sabe que daqui você é nada né não é porque você pagou R 700 depende pera aí era é o preço é por quilo é você paga lá o río Aí pegamos bebida aí tinha o lugar para
pagar o carro também do estacionamento lá do do cara lá que esqueci o nome que do cara lá que guarda o carro aí tinha sobremesa então foi um dia especial que eu falei amor a gente sempre economiza tanto hoje vamos torrar escolha aí o que que você quer aí ela escolheu Esse eu não sabia que sabia que só que agora o dono tá vendo você falar da da empresa dele eue não sei se ele vai te dar um ano grátis você vai mandar um processo para você eu aceito brincadeira o que que é pior dever
para banco ou dever para família eita difícil hein cara eu acho que é pior você dever pra família porque você não tem relação com o banco você não tem relação com gerente agora Dev para um tio você tem né Não então é complicado você pedir dinheiro pra família é péssimo eu acho eu acho coisa então é muito ruim então fica passando na cara cobrando sim e e vai vazar vai vazar né então acaba estragando o relacionamento dentro da família mas o ideal é não dever nada para ninguém para ninguém é mas se tivesse assim ó
tenho que pagar o IPTU tenho que pagar aquilo lá do governo é melhor dever pro governo uhum ou dever pra família aí aí é melhor dever pra família porque dever pro governo é complicado não mas aí a família você tem que pagar logo o governo Ele tá rico é mas só que se você não paga algum imposto cara é um trampo miserável para você acertar você pode botar dias de trabalho que você vai perder indo na receita para resolver esse negócio então complicado o seu nome já foi para o asa nunca foi graças a Deus
E quando você ganhava r$ 500 nunca Olha aí é um cara inteligente mesmo como guardar dinheiro embaixo do colchão hoje em dia em tempos de bancos virtuais porque olha o que tá aparecendo de banco virtual cada dia lançam um né Cada dia lançam é é importante você nunca guardar dinheiro embaixo do colchão Porque tem uma diferença absurda entre guardar dinheiro e investir dinheiro quando você guarda dinheiro você vai simplesmente acumulando ele 100 mais 100 mais 100 mais 100 R 400 quando você investe você tá acumulando e ao mesmo tempo fazendo ele crescer sem você ter
que fazer nada então se você guarda por 4 meses ali 100 100 100 você vai ter 400 se você investe 430 sei lá você vai ter mais do que quem simplesmente guarda vou fazer uma pergunta aqui me surgiu Qual o melhor investimento para quem já tem dinheiro e qual o melhor investimento para quem é pobre tá começando agora tá o melhor investimento para quem é pobre é investimento de renda fixa que é aquele investimento que não tem altas e baixas como tem em ações criptomoeda dólar ouro fundos imobiliários renda fixa é uma caixinha do nubank
banco Inter picpay é um CDB praticamente todos os bancos digitais tem né É um tesouro direto que é considerado o investimento mais seguro do Brasil mais do que a poupança inclusive então para quem é pobre são esses para quem é rico e já tem muito dinheiro o importante é você diversificar e e eu acho muito legal para quem tem muita grana você entrar no setor imobiliário investir em casas investir em construção investir em prédio Incorporadora Construtora maioria das pessoas muito ricas no mundo ou é tecnologia ou é setor imobiliário perfeito hum agora eu vou pedir
uma pausa para você que nós vamos agora ao nosso quadro PJ responde PJ aqui quem fala é a Silvia de Piranhas nas Alagoas eu lembro do Márcio Canuto Ah sexta-feira tudo bem PJ tem uma pergunta para fazer pro primo pobre primo qual sua moeda favorita Euro dólar libra ou a moeda da do Fliperama Silvia de Piranhas Alagoas ó quer fazer uma piadinha com você tá ó a minha moeda preferida hoje é o Bitcoin ainda que você falou que perdeu no passado R 6000 perdi mas depois que eu aprendi isso é uma maravilha tá é um
investimento de risco altas e baixas Mas isso é um mercado muito o Bitcoin tá mudando e vai mudar o mundo ainda mais tanto que agora todos os bancos estão V os mesmos bancos que criticava e falava que is é é porcaria que é pirâmide agora tá todo mundo vendendo Itaú nubank tá todo mundo vendendo isso aí tá então a minha moeda aqui na verdade uma moeda digital preferida é o Bitcoin né mas fora isso eu faço alguns investimentos em dólar Euro eu não tenho nada o que que ninguém sabe sobre o homem Eduardo feldberg o
primo né pobre por trás da história de sucesso que vamos saber agora que que a gente não conhece da pessoa uhum além do personagem da alcunha que o os teus seguidores te deram esse tá esse nome Cara eu já falei muito sobre a minha vida em tudo quanto é canto no meu livro inclus Inclusive eu trouxe o meu livro para você tá ele tá aí ele chama tá tá dentro da minha mochila ele chama Deixe de ser pobre mas como não é o teu caso você pode doar para alguém tá dentro da mochila preta que
tá em algum lugar por aí mas a pior pobreza também é de espírito é se você enriquece seu espírito você com certeza vai enriquecer sua mente para ganhar dinheiro e melhor fazer dinheiro porque que você faz tá feito que você ganha você pode perder Sim a gente pode dar palestra juntos vamos um dia seria seria uma honra Seria um prazer enorme então muita gente já sabe muito da minha vida né Agora talvez o que pouca gente saiba é que eu sou cristão Eu prego em igrejas né eu sou cristão Eu sou formado em Teologia né
fiz seminário Quer que eu pegue ISO tá na tá no ziper maior aqui o d para não tirar a marmita que ele também Carregou aí a marmita dele ele falou para mim a quen tinha tá aqui obrigado aqui obrigado querida essa é a Fernanda Obrigado meu amor boa né então então você tava falando eu te cortei eh então eu eu sou eu fiz teologia né na na minha igreja eu sou cristão né e eu gosto muito de pregar que é você fazer pregações coisas de pastor para quem não tá acostumado com esse esse linguajar né
É você pregar numa igreja como um pastor faz né se o que eu gosto bastante porque eu sempre amei ensinar tanto que agora eu tô também com carreira de palestrante né tô palestrando por tudo quanto é canto né mas se tem algo que eu não posso parar nunca é de estudar estou aqui com Eduardo feldberg o primo pobre esse livro aqui muito obrigado é um presente depois eu pedi para você dedicatória criador do canal primo pobre com mais de 1 milhão de inscritos e tá bem atrasado isso aí né já tá com 2 e me
agora deixe de ser pobre segredos para você sair da pindaíba e conquistar sua independência financeira isso aí é o melhor livro de educação financeira para pobres que existe tem um monte de livros de educação financeira vários muito boms e é por isso que ele é barato tá bom lá compra aí pelo preso do ingresso no cinema você compra isso aí para terminar a nossa entrevista por que que você Eduardo feldberg primo pobre é a pessoa ideal para assumir o meu lugar como CEO aqui da minha empresa da PJ Grou cara primeiro porque eu já aprendi
muito com você né você é uma referência para mim JP tá desculpa assim rasgar Ceda chamou de JP Ô PJ é que é é o nervosismo é o nervos desculpa ô ô PJ você é Paulo Jorge Almeida Neto PJ é para simplificar PJ Neto exato você é uma referência eu já aprendi muito com você eu acredito que eu consigo seguir a mesma linha que você né e eu sou uma pessoa responsável sou uma pessoa que estuda sou uma pessoa que quer dar o melhor sou uma pessoa que quer dar o melhor também para os funcionários
né então eu acredito que eu num cargo como CEO eu posso crescer muito e você pode confiar no meu trabalho sou uma pessoa de integridade não vendo meus valores não negocio meus valores como você que é uma pessoa de caráter e isso é admirável no mundo de hoje em que tudo é sobre dinheiro né então eu acredito que eu posso ter posso fazer com que a sua empresa continue nessa mesma linha sem perder essência e ainda te dando bastante lucro Porque caso você v pra Itália pra Itália que você tá querendo ir né Você vai
para lá eu vou conseguir continuar te mandando muito dinheiro e você nas ilhas lá no sul da Itália Sardenha curtindo a vida sabendo que tem um cara responsável aqui cuidando desse negócio muito obrigado e assim terminamos mais uma entrevista do festa da firma podcast obrigado a você que agradeço Eduardo primo pobre estamos juntos adoramos aqui a entrevista e a você está nos vendo e nos ouvindo não se esqueça de nos seguir no tiktok Instagram e nas principais eh plataformas de áudio e vídeo vai lá deixe seu recado seu comentário seu like e se inscreva no
nosso canal festa da firma podcast no YouTube forte abraço e até o próximo programa [Música]