vou tentar resumir aqui para vocês as três experiências mais marcantes que eu tive aqui na Alemanha A primeira foi bem negativa e aí basicamente essa médica me disse que não justificava eu fazer nenhum tipo de exame por isso é que tanto brasileiro aproveita quando vai para o Brasil para fazer um monte de check-up um monte de exame porque aqui é realmente difícil E aí meu povo para você que não me conhece meu nome é Débora e eu moro aqui no sul da Alemanha há quase três anos e hoje eu venho falar um pouquinho sobre como
funciona o sistema de saúde alemão antes de começar esse vídeo eu vou já pedir para você deixar o seu like aqui embaixo que isso me ajuda muito na divulgação se inscreve no canal também caso você ainda não seja inscrito e me segue no Instagram porque lá eu posto um pouquinho mais no dia a dia então como vocês sabem No Brasil existem duas opções o SUS que é o Sistema Único de Saúde onde todo mundo tem direito de ter acesso ao sistema de Saúde Público gratuitamente ou a pessoa tem um plano de saúde privado que normalmente
é pago pelos empregadores já que na Alemanha é obrigatório por lei você ter um seguro de saúde se você não tiver condições de pagar esse seguro existem formas de você conseguir essa ajuda do governo mas todo cidadão que mora aqui tem um seguro e aí existe um Seguros públicos que basicamente 90% da população tem e Existem os seguros privados Qual que é a diferença deles bom enquanto no público o valor que você vai pagar vai depender do quanto você ganha já que essa contribuição é mais ou menos de 14 por no seu salário ou seja
se você ganhar por mês sei lá mil euros você vai pagar mais ou menos 140 euros já se você ganhar 5.000 por mês você vai pagar mais ou menos uns 700 sendo que a pessoa que paga 140 vai ter acesso aos mesmos médicos e aos mesmos tratamentos que a pessoa que paga 700 se você tiver um contrato de trabalho o seu empregador vai pagar 50% desse valor e a outra metade vai ser descontada automaticamente do seu salário junto com os outros impostos mas se você for autônomo por exemplo aí você vai ter que bancar esses
14% sozinho mesmo além do seguro de saúde quem tá no público também é obrigado a pagar um seguro de cuidado de longo prazo que é justamente ele que vai cobrir uma parte desses custos para quando você ficar bem velhinho e precisar de cuidados mais intensivos a longo prazo ou para caso de invalidez também esse Seguro também é uma porcentagem do seu salário que nesse caso é um pouquinho mais de 3% sendo que o empregador também paga uma parte já o seguro privado vai depender da empresa que você for contratar dos serviços que vão estar incluídos
nesse seguro e da sua idade se eu não me engano eu acho que no Brasil também é assim caso você queira contratar um seguro privado sozinho mas eu não tenho muito tenho certeza deixa aqui nos comentários caso você tenha mais conhecimento sobre isso tá Débora Mas qual que é o melhor seguro o público ou privado Então depende Começando por essa questão de valores o seguro privado normalmente é mais caro mas em alguns casos ele acaba saindo mais barato e porquê Lembra que eu falei que o seguro público ele é 14% do seu salário então se
uma pessoa autônoma por exemplo ganha 10 mil Euros por mês ela vai pagar cerca de 1.400 Euros por mês só de seguro de saúde O que é um valor bastante alto Então nesse caso específico Pode ser que seja mais vantagem essa pessoa ter um seguro privado porque ele pode acabar saindo mais barato do que o público entendeu já no público a principal vantagem é justamente essa de você pagar uma porcentagem no seu salário Independente da sua idade então para quem ganha um salário mais baixo ou médio geralmente o público sempre vai ser mais barato só
que obviamente a diferença não é só nos preços os seguros privados eles normalmente tem mais cobertura do que o público ou seja através do público você tem direito por exemplo aí ao dentista normal mas tem alguns tratamentos que o público não cobre tipo limpeza dentária então se você quiser fazer você vai ter que pagar uma taxa extra não sei se é assim em toda a Alemanha e com todos os seguros mas o meu seguro por exemplo não cobra tá já se você tiver um seguro privado provavelmente ele vai cobrir esse tipo de tratamento e aí
você não vai precisar pagar a taxa extra nenhuma Além disso tem alguns médicos que só atendem em Seguros privados e normalmente os médicos que atendem tanto o público quanto privado também é mais rápido de conseguir uma consulta se você tem um seguro privado e também tem a questão dos dependentes ou seja os filhos e os cônjuges desempregados tem automaticamente cobertura do seguro também enquanto no privado normalmente é cobrado sempre por pessoa outra diferença entre o público e o privado é a questão da cobrança das consultas e dos exames enquanto no público você só recebe a
cobrança de alguma taxa extra que eventualmente você precisa pagar tipo a limpeza dentária que eu acabei de mencionar e tudo que o plano cobre a conta já vai automaticamente para seguradora no privado você recebe a conta inteira aí você paga e ele pode você tem que enviar tudo isso para seguradora para ele te reembolsarem uma coisa que é comum tanto do público quanto do privado é que caso preciso tomar remédios É sempre mais barato quando você tem uma receita médica normalmente os remédios para as crianças é sempre coberto pelos Seguros e uma parte dos Remédios
dos adultos também bom Agora vou falar um pouquinho da minha experiência e do que que eu pessoalmente acho do sistema de saúde daqui primeiro é importante frisar aqui no Brasil eu nunca fui para o SUS Eu sempre tive plano de saúde privado o meu pai trabalhou muitos anos num banco e eu sempre fui Dependente dele então eu sempre tive o privilégio de ter acesso ao hospitais privados Enquanto aqui na Alemanha Eu tenho um seguro público por isso a minha experiência vai ser 100% baseada nessa comparação privado no Brasil versus público na Alemanha o que eu
Débora percebi é que no Brasil a gente tem uma cultura mais de prevenção de doenças Enquanto aqui é mais focado no tratamento no Brasil eu lembro que eu sempre fiz check-ups anuais com o exame de sangue urina fezes ou então se eu chegava no médico com alguma gripe ou alguma queixa ele sempre faziam vários exames para realmente descobrir a causa daquilo Enquanto aqui a Minha experiência é que não existe muito essa preocupação de fazer esse rápido vou tentar resumir aqui para vocês as três experiências mais marcantes que eu tive aqui na Alemanha A primeira foi
bem negativa aconteceu Há uns meses atrás eu fui numa ginecologista com queixas de menstruação de regulada uma TPM extremamente forte e cólicas assim fora do normal no nível que eu tomava a dosagem máxima de analgésicos e mesmo assim não consegui trabalhar e aí eu queria fazer alguns exames hormonais para poder ver se tava tudo certo né porque isso poderia ser algum tipo de desequilíbrio hormonal ou sei lá algum tipo de doença como endometriose ou ovário policístico sei lá e aí basicamente essa médica me disse que não justificava eu fazer nenhum tipo de exame e me
passou diretamente uma pílula anticoncepcional sendo que Primeiro ela nem sabe se realmente tá tudo bem com os meus hormônios e segundo ela nem sequer me mostrou outras opções de Terapias hormonais como sei lá ou não vaginal adesivo o DIU enfim aí você pode me dizer ai Débora Mas isso foi uma situação isolada essa médica que era muito ruim sim eu acredito que ela é uma médica muito ruim mas quando eu postei esse relato no Instagram várias mulheres brasileiras que moram aqui na Alemanha me mandaram mensagem dizendo que tiveram experiências iguais ou muito semelhantes então acredito
que sim acontece isso com frequência Infelizmente ah mas isso significa que todos os médicos são assim não Claro que não Eu também recebi relatos de pessoas que passaram por essa mesma situação no Brasil e que só aqui na Alemanha é que receberam a devida atenção dos médicos e conseguiram descobrir qual que era o problema encontra a partida eu já tive uma outra experiência que dessa vez foi super positiva eu fui no dentista porque eu achava que eu tava com a Karen E aí ele resolveu fazer um raio x da minha boca nesse Raio X Ele
me mostrou que não era uma cara e ainda bem E aproveitou para mostrar como o meu siso tava crescendo errado nessa época eu tinha os quatro sisos e ele me mostrou Olha você tá vendo aqui que o seu sisos esses três sisos tão retinhos tão crescendo de boa você tem espaço na boca mas esse daqui tá crescendo torto agora ele não tá doendo mas é eventualmente vai começar a doer então eu se fosse você me planejaria para poder arrancar esse dente e evitar que algum estresse aí no futuro aconteça E foi exatamente isso que eu
fiz eu me planejei separei uma semana depois eu fui em outro médico cirurgião dentista marquei fui lá tirei 20 minutos de boa perfeita e nesse caso eu não tive já absolutamente nada foi tudo coberto pelo seguro e a minha terceira experiência eu diria que foi neutra positiva por um lado mas negativa pelo outro em outubro de 2021 Eu machuquei o meu tornozelo mas eu achava que não era nada demais e aí eu fui postergando postergando em fevereiro chegou num ponto que eu tava com tanta dor que eu já tava mancando E aí eu pensei Bom
eu realmente preciso ir no médico ver isso né Aí eu fui no médico a gente fez lá o raio x na hora vi que não tinha nada e ele disse então vou pedir para você fazer a ressonância magnética o único lugar da minha cidade que fazia uma ressonância magnética só tinha vaga para seis meses depois mesmo o meu médico colocando lá na prescrição que isso era uma coisa relativamente urgente depois que eu fiz o exame o médico falou que no exame também não aparecia nada e Ele me recomendou fazer fisioterapia já na fisio a minha
experiência foi ótima a clínica onde eu fiz essa Sensações conseguiu vaga pra mim relativamente rápido tipo na semana seguinte a fisioterapeuta era um amor e foi isso Esses exames todos que eu fiz eu não precisei pagar nada mas as sessões de fisio eu paguei se eu não me engano quatro cinco Euros por sessão então o plano cobrir uma parte eu tive que pagar a diferença são essas foram as experiências que eu tive aqui eu não posso dizer que o sistema de saúde daqui é bom ou ruim porque obviamente isso vai depender muito do médico que
você vai pagar né mas como vocês viram eu já tive experiências positivas que negativas porém o que mais pega para mim é mesmo essa coisa dos exames de prevenção que eles aqui não tem muito hábito de fazer por isso é que tanto brasileiro aproveita quando vai para o Brasil para fazer um monte de check-up um monte de exame porque aqui é realmente difícil eu espero ter ajudado você que mora aqui na Alemanha ou que pretende vir morar E aí quer saber um pouquinho como que funcionam as coisas por aqui as experiências que eu tive Aqui
foram minhas experiências não significa que você vai passar pelas mesmas coisas inclusive se você já mora aqui na Alemanha me conta aqui embaixo como que foi com você se você já foi médicos aqui se gostou da experiência ou não eu quero muito saber e é isso eu espero que vocês tenham gostado e a gente se vê no próximo vídeo tchau [Música]