não o que eu acho é o seguinte entrando aí na parte do do presidente do Botafogo e depois daquelas declarações os arábicos ent em campo contra os adversários do Botafogo já preocupados Como é que vão marcar eu sofri isso aqui na pele tivemos um Gol anulado aqui com 2 minutos de jogo contra o Botafogo um Gol Claro lisso fizemos a representação mostramos na Copa do Brasil enfrentamos o Botafogo fomos eliminados Também com outro gol aqui certo eu acho que acabou que as declarações do presidente do Botafogo hoje todo mundo tem medo de apitar contra o
Botafogo já entra psicologicamente abalado não tenho dúvida nenhuma de dizer isso aqui não tenho dúvida nenhuma não aconteceu isso isso tá ficou Claro eí arbitr PR frente agora nós não temos elementos e não tô fazendo acusação de corrupção de esquema de nada disso eu acho que existe um despreparo muito grande da arbitragem brasileira certo isso tá nítido esse despreparo e o grande problema é que se achava que com var ia os erros no passado você tinha eh erros de arbitragem Mas você se conformava porque o erro passa a ser humano ele é humano em qualquer
fáil agora ele é humano duas vezes certo e você ficava conformado porque tinha lances que era humanamente impossível você conseguir ver agora com a tecnologia do vá com 20 e tantas câmaras com tudo isso se achou se criou uma expectativa na torcida nos dirigentes nos clubes de futebol que o vá corrigiria o erro do campo ontem o ábito do jogo do do Vitória ele errou dado a mão ele errou e não ter dado a falta mas quando eu vi o lance na TV no na onde eu estava tinha TV do lado eu fiquei tranquilo eu
digo o vá vai chamar até porque são dois erros e vai fazer a correção Essa foi a expectativa de todos nós nem só dirigentes como de torcedores Infelizmente o var veio para dar instabilidade porque se antes você não tinha a questão tecnológica para dizer o que é certo e errado e você ia eh pelo árbitro de campo hoje você tem a tecnologia para dizer que é certo e errado e mesmo assim essa tecnologia não tá resolvendo o problema então mostra o despreparo mostra que a se existe um psicológico abalado é um psicológico que tá sendo
abalado por falta de segurança de quem tá pitando e quem tá no var e quem não tem segurança para pitar e não tá no var está despreparado precisa ser reciclado precisa ter foco precisa ter tranquilidade certo muitos dos erros que aí estão é por falta de preparação física o cara não consegue acompanhar o jogo até o final mas por quê Porque o cara tem uma outra profissão ele não tem tempo se para ser Apito do futebol brasileiro ô hern é uma tecla que a gente vem falando bastante né Não só dessa da prof profissionalização mas
bém de uma dependência do var que não tá ajudando os árbitros em campo é o Marcelo de Lima Henrique eh sentado aqui onde eu estou no meu estúdio no zona mista disse que a arbitragem não passa por crise nenhuma eh ele defendeu a arbitragem né obviamente os árbitros vão não vão falar o contrário eh existe Presidente algum movimento que possa partir dos clubes de repente para acabar com var ou isso é muito é muito maluco pensar isso não eu acho que o var é essencial se o vá funciona nas ligas europeias se o var funciona
no mundo todo por que é que ele não funciona no Brasil se você for para um jogo de uma liga europeia qualquer uma delas aí você vai ver que o var funciona e funciona rápido não leva TR 4 5 minutos para resolver a situação eu acho que nós precisamos melhorar o var eu não sou contra o var eu sou contra da forma que o var se estabeleceu no Brasil certo você precisa melh olhar a tecnologia Você precisa melhorar a questão técnica dos operadores das câmaras existe hoje uma deficiência do nosso var o var que chegou
para dar estabilidade ao futebol brasileiro ele desestabilizou completamente o futebol brasileiro Então eu acho que o vá precisa melhorar a tecnologia certo e temos parâmetros do v o var funciona bem nas ligas europeias funciona bem nas ligas Americanas Por que que no Brasil não funciona essa é a grande pergunta certo Por que o cidadão ontem eh quem tava assistindo o jogo Vitória e Cruzeiro a equipe de TV que tava filmando e todos os seus repórteres e todos os seus comentaristas e o PC Você acabou de falar você acabou de falar todo mundo viu que a
bola Foi mão até se discute com a falta eu acho que foram duas infrações certo e porque o cidadão que tá sentado no ar condicionado certo num que agora Até se mudou antes o var ficava nos estádios aí que que se dizia Ah o problema é a pressão como ele fica na pressão do Estado a gente tem que tirar ele da pressão se tirou os var não sei se vocês sabem mas o var hoje tem um estúdio próprio e fica fora dos estádios não tem pressão nenhuma completamente independente para analisar e o cidadão consegue não
enxergar uma mão daquela certo é para eu ficar como na minha cabeça de presidente do Vitória é pro torcedor do Vitória ficar pensando como como é que o mesmo árbitro que não anulou o gol do Vasco que todos nós vimos contra o Fluminense ele volta ser var ele pelo eu acho até que premiaram ele como um dos melhores var do Brasil Então tudo isso nos deixa muito descrente certo porque hoje não é falta de tecnologia a arbitragem do Brasil não tá ruim por falta de tecnologia a tecnologia que é usada no Brasil é a mesma
na Europa e que funciona então é falta de preparo mesmo é falta de foco de concentração e para isso precisa profissionalizar a profissão Ô PVC O ruim é que o torcedor fica muito desanimado né porque o que a gente mais faz aqui é reclamar da arbitragem os torcedores ficam aqui no chat reclamando arbitragem o tempo inteiro e aí a gente como o Fábio falou os clubes não se unem então a gente não vê uma mudança a curto prazo da arbitragem eu eu vou voltar de novo não vê não vê mesmo Dom Ah só vou colocar
de novo uma coisa em relação ao que o Fábio falou ah eu eu entendo eu sou completamente a favor da arbitragem profissional no meu ponto de vista há muito tempo eu digo isso Arbitragem e o var só funcionam onde os árbitros são bons ou seja na Inglaterra e na Alemanha e no entanto eu botei no meu blog hoje um texto falando de um de um Jornalista escritor chamado John Ah me fugiu sobre nome ATN que que escreve é um colunista emites do Arsenal que compara a arbitragem em inglesa profissional com aragem alemã e ele termina
fazendo aquilo que eu chamo de de populismo digital dizendo que a diferença na na arbitragem Inglaterra para alemã ou é que na Inglaterra tem corrupção e na Alemanha não tem ou B na Inglaterra não há competência e na Alemanha sim ou ser as duas anteriores ou seja veja que até onde há profissionalismo há discussão de arbitragem e vai haver se não houver um mínimo de bom senso a há de lances que não são de interpretação como de ontem o caso de Palmeiras e São Paulo no domingo o lance do Lopes anulado ele podia anular pela
falta ele podia anular pelo impedimento ele podia não anular e era um lance de interpretação e a gente sai do jogo com todo mundo reclamando da arbitragem a pressão sobre o árbitro é parte desta crise se você dizer o Claus não pode apitar no alians Park o daronco não pode apitar no Maracanã por exemplo Daniel Nobre Bins que foi o var de Vasco versus Fluminense foi também o var de Cruzeiro 3 Vitória um no Mineirão no primeiro turno eu não lembro se você teve reclamação daquele jogo especificamente não não teve mas aí a a a
discussão não é a polêmica da arbitragem a polêmica da arbitragem sempre houve no futebol brasileiro ela sempre teve a discussão de arbitragem sempre aconteceu a grande decepção de todo mundo hoje como Eu repito aqui é que com a tecnologia com a chegada do var Se achava que ia se diminuir que se resolver o problema e aumentou certo o var trouxe a instabilidade ao Campeonato Brasileiro acho que a discussão é essa aqui se não tivesse var hoje a gente poderia estar tendo uma discussão outra é o Errou não deu para ver não tinha campo de de
de de visão para ver o lance fo um lance rápido e por aí via hoje você tem a tecnologia que o mundo tem e a tecnologia Não consegue resolver o conflito certo o conflito da arbitragem a discussão da arbitragem sempre teve sempre vai agir agora eu faço um desafio aqui a você e a todos dessas bancadas quando já se viu tantos erros a gente não tem três ou quatro erros por rodada nunca se errou tanto certo no Brasil e com tecnologia de ponta que a gente tem como nesse exato momento hoje foi o Vitória amanhã
vai ser o Palmeiras depois vai ser seja lá quem for o que eu tô dizendo para você que é falta de despreparo e a falta de despreparo e a instabilidade na cabeça do árbitro Ela é maior porque ele não é profissional porque ele não tá dedicado era para ele tá hoje e eh o árbitro que apitou aqui era para ele tá fazendo hoje eh o descanso normal não era para ele tá trabalhando com certeza ele tá lá no emprego dele trabalhando nesse exato momento e que não tem tempo nem de se preparar nem para ir
pro próximo arbitragem Ô Fábio depois nos Bastidores né fica uma guerra de narrativas quem tem razão quem disse o quê Porque o Corinthians soltou uma nota rebatendo a sua entrevista depois do jogo de ontem dizendo abre aspas que o time repudia as declarações recentes do de suas né de forma lamentável ensinando que o Corinthians está recebendo favorecimento da arbitragem no Campeonato Brasileiro as afirmações são levianas sem fundamento além de promover um ambiente negativo no esporte e aí a nota continua a gente tá colocando na tela também para você AF eu fiz com relação Corinthians as
afirmações que eu fiz com relação ao Corinthians eu fui prejudicado contra o Corinthians e o Brasil todo viu nós tivemos um lance lá tava dois a dois o jogo o jogo tava de igual para igual nós tivemos um lance onde o chama o árbitro para expulsar o atleta do Corinthians que agrediu o meu sei se você lembram desse Episódio certo o árbitro foi até o v e chegou lá por conta própria achou que não foi falta ter o cartão amarelo em seguida eu tomei o terceiro gol e perdi o jogo de 3 a do é
mas acho que tem um ponto só que aí é o que eu acho que vai ao encontro do textor que eu acho que é o pecado da comunicação Só que talvez o Corinthians reclame disso também quando se diz o Cruzeiro não precisa disso Talvez o Corinthians e o Fluminense sim que aí também é uma obgado no campeonato PCC minha briga no campeonato infelizmente é com Corinthians e Fluminense e e Grêmio pega a tabela que você vai ver aí o Vitória tem um ponto mais do que o corinthans o Vitória tem um ponto a mais do
que o Fluminense tá igual ao Corinthians ganho número de vitórias e dois pontos a menos que o Grêmio certo então eh a instabilidade da arbitragem abre margem para você pensar tudo eu não tiro Ok isso entendeu Mas aí o que eu tô dizendo é exatamente isso vamos lá a favor da profissionalização Sem dúvida os erros acontecem porque o árbitro não pode se dedicar tô de pleno acordo quando a gente diz que Cruzeiro e Fluminense podem precisar desse favorecimento isso é parte da crise que é É nisso que o Corinthians se ofende porque se a gente
for pensar desta maneira não precisa fazer o campeonato acaba o campeonato hoje o futebol só é um grande negócio porque é esporte no momento em que a gente tiver noção de que alguém tá sendo beneficiado por corrupção ou por favorecimento Ah propositadamente nesse dia a gente aponta o erro e prende quem tiver que prender se não for assim não preca ter campeonato é só é só esse ponto é só nesse ponto da minha discordância que aí vai muito ao encontro assim como o Palmeiras foi no domingo assim como o Vitória ontem Qual é a diferença
do texto dizer que é corrupção e a gente só não tá usando a palavra corrupção porque o favorecimento é a mesma coisa ou seja se alguém tá sendo beneficiado propositadamente prende mas a gente precisa provar tô errado É mas eu não tô aí não o o a minha fala ela é bem clara eu disse que abre parâmetros para você discutir debater o assunto por pelo nível de investimento de cada Clube tá por falta de critério de arbitragem certo eu acho que concordo tinha que se parar mesmo fazer uma reunião e e e discutir a questão
da arbitragem que hoje tá influenciando na tabela como todo tanto em cima como emb baixo e tomar uma atitude Porque vai cair em descrédito vai cair em discreto completamente hoje o torcedor já vai para Campo para saber se ele vai jogar contra o adversário ou contra contra erro de arbitragem