Boa tarde Ferreiro sejam muito bem-vindo à série forjando resultados a série que alta performance não é mais uma opção é a única opção você está no primeiro podcast temático do Brasil Meu nome é Vinícius Antônio E hoje nós estamos com um convidado aqui mais do que especial pro nosso Episódio especial de Natal Então nada melhor do que a gente chegar nessa data tão especial final de ano depois de muito trabalho depois de Muitas entrevistas depois de tanto tempo em reforma aqui o estúdio de forjando e a a gente falar de um assunto que é importante
para todos nós aqui que é o assunto dinheiro né então vamos entender hoje na prática a vida real sem aquelas falácias que a gente vê muitas vezes na internet de que se você não tem R 1 milhão Dea na conta ainda aos 20 e tantos anos você é um fracassado hoje vamos entender na prática a vida real do do brasileiro em geral pra gente Entender os desafios quer enriquecer quer sair da da pobreza enfim e a gente tem um cara especialista nisso mas antes de eu apresentar esse cara para você eu quero Óbvio agradecer aos
nossos parceiros primeiramente a BMW do Brasil o grupo euromotors que nos ajuda a levar essa mensagem mais pra frente que acredita que as pessoas podem sim transformar o seu potencial em potência e nos ajudam a contribuir cada vez mais na sua vida produzindo esse material de Qualidade e também ao pessoal da Eleven capital que é o nosso parceiro aí que ajuda você a cuidar bem do seu patrimônio a dolarizar o seu patrimônio enfim e cuidar bem de você então os links dessas empresas Estarão aqui embaixo esse vídeo para você aí ter acesso Esso conhecer mais
os serviços deles e você entender um pouquinho melhor do Como de como eles podem te ajudar tá bom então sem mais delongas Eduardo feldberg acertei o seu sobrenome Ou não é isso aí tudoe seja bem-vindo cara prazer te receber aqui Valeu prazer aço Parabéns aí pelo podcast temático a isso é o primeiro demais hein meu muito toda essa narrativa lá em 2020 começamos dessa forma ninguém tinha essa essa estrutura ainda de passar por essa essas experiências não é da hora que eu já fui mais sem podcast n é a primeira vez mesmo que eu vejo
um que tem uma uma temática assim toda uma história uma narrativa um rolê né Da hora parabéns e A gente diz que essa é a maneira que a gente encontrou mais genuína de Honrar O tempo das pessoas que vem aqui então essa é uma forma de dizer que o seu tempo é importante pra gente que a gente honra que a gente respeita e eu quero aprender muito com você aqui hoje cara deixa até começar antes de se apresentar aí cara achei muito impactante o título do seu livro Tá deixe de ser pobre Caraca vou mostrar
aqui para você Ó deixe de ser pobre foi foi uma conquista Realização de um sonho eu sempre quis ter um livro né Só nunca imaginei que seria de Finanças né que a minha história não não não era para ser de Finanças mas coube a Deus aí de de de me botar nessa área né E você sempre sonhou em deixar de ser pobre ou você ia no meio do caminho entendu o que era possív cara não Eu sempre tive um sonho de de ser bem de vida sabe mas é engraçado porque mesmo antes de ter o
canal e eu sendo um assalariado que levava marmita Andava de trem Eu sempre tive uma vida muito boa sabe por saber lidar com dinheiro saber fazer renda extra né Saber Viver pensando nos meus sonhos da minha família e não impressionar os outros então hoje eu tenho uma vida assim que eu nunca achei que eu teria mas antes de começar meu canal eu já tinha uma vida legal já tinha um apartamentinho quase quitado carro quitado viajava com a minha esposa né quando se diz uma vida boa é tipo você Não passar necessidades fazer talvez a viagem
que você queira é isso é talvez o que que a gente pode definir aqui Vini o que que eu o que que eu considero como uma pessoa pobre né porque hoje em dia é difícil você analisar a pobreza porque é tudo muito relativo né Por exemplo eu antes de ter meu canal tinha um salário ali e ganhava 3.000 por mês C cara não é um salário muito bom mas dependendo do lugar que eu fosse pro Brasil eu era o cara mais rico do bairro certo se eu Fosse pra África eu era o Rei do do
do da cidade lá né então é muito relativa a quantidade de dinheiro que você ganha claro que quanto mais dinheiro você Tem melhor mas eu defino uma pessoa pobre como uma pessoa toda endividada que não tem nenhum dinheiro no banco e que trabalha o mês inteiro só para pagar boleto Putz isso é o pobre para mim e o Pobre a pessoa nessa situação eu conheço gente que ganha 5.000 10.000 15.000 de renda familiar e Que é tá nesses três todo endividado não tem patrimônio dinheiro investido nenhum e que trabalha sabendo que no sexto dia útil
tudo já tá comprometido [ __ ] né então eu não tinha essa vida mesmo antes de ter meu canal eu não era uma pessoa endividada eu tinha dinheiro na poupança que era o que eu conhecia até então Mais tinha né e eu trabalhava sabendo que no quinto dia útil ia cair meu salário eu ia poder ir num restaurante com a minha esposa e pagar vista sem me endividar eu Ia poder programar uma vez por semestre fazer uma viagenzinha Pro litoral para Ubatuba pro Guarujá Às vezes uma viagem mais legal tipo até pro exterior a gente
ia e você vê Vini meu salário como era de 3.000 só que eu fazia renda extra para caramba que para mim é um pilar do meu canal ter mais de uma fonte de renda né oô Edu Ah um ponto que me chama bastante atenção aqui é o seguinte e quando você fala desses três pilares basicamente você dá definindo a a Maioria da população brasileira hoje né Por que que eh apesar de da gente ter esse entendimento cada vez mais pessoas caminham para esse cenário Uhum é uma questão única e exclusivamente por falta de entendimento ou
tem uma alguma questão que a gente não enxerga que induz as pessoas a cara é que assim é fogo mano esses dias eu li um livro chamado emburrecimento programado é um livro de um cara é um livro meio fora da curva assim sabe até Muita gente critica falar emburrecimento é emburrecimento programado né tá o cara que escreveu esse livro ele foi eleito o melhor professor de Nova York do ano e depois foi eleito melhor professor do ano também de outros lugares do Estado sei lá de onde lá né aí eles ele era um professor muito
bom eu não sei se você já viu um livro um filme do Robin Williams que Ele é o professor mano caramba a sociedade do dos Poetas Mortos é muito bom esse esse livro esse filme Na verdade né é a ideia desse cara que escreveu o livro é que o sistema todo e Inclusive a escola e aqui eu vou fazer algumas ressalvas eu sei que ele foi incisivo mas não é qualquer zer ruela é o melhor professor de Nova York escreveu esse livro certo ele fala sobre como a escola é feita pra gente ser burro mesmo
pra gente ser burro mesmo para você ser um assalariado que vai trabalhar como peão numa fábrica ter um salário mínimo e se Deus quiser torcer para se Aposentar com 65 70 anos então assim como eu falei tem gente que odeia esse livro tem gente que ama mas ele é um cara muitíssimo relevante e respeitado nessa área Professor de escola pública o melhor de Nova York então isso me faz pensar sobre como todo o sistema Às vezes ele é meio que programado para que a gente seja burro mesmo porque quanto mais burro você for mais L
casa você for mas alguns vão ganhar dinheiro às custas da nossa burrice então assim o que que Eu falo no meu canal Você precisa estudar sobre educação financeira por quê Porque a escola não te ensinou sobre isso ninguém ensina sobre isso né aqui eu concordo em partes com esse livro mas vou falar uma coisa Vini Qual o sentido velho de a escola não ensinar sobre educação financeira e ensinar sobre Os Lusíadas e literatura portuguesa entende quantas pessoas Você conhece que viver lascado a vida inteira porque não conhecia Lusíadas agora quantas pessoas Você conhece que viveu
lascado a vida inteira porque não sabe usar o dinheiro e e e agora uma um um um um questionamento Vinícius será que é proposital não ensinar você acredita que é proposição não ensinara treta essa que é a treta né E vamos vamos pensar por exemplo Man hoje de uns anos para cá poucos anos para cá Começou a Mudar a grade curricular mas cara se você for pensar a grade curricular da escola nos anos 2000 Era a mesma de 1930 cara mudou tudo mundo nesses últimos 0 então mudou então tem uma tem um pessoal que já
tem a Teoria da Conspiração e tal de que sim é tudo feito programado para que você seja burro mas o fato é que Independente de se é uma coisa programada ou não se a gente não aí para nós não não trouxer pra gente a responsabilidade que eu preciso estudar mais eu preciso aprender Sobre o que a escola não ensinou a escola não ensina nada sobre educação financeira não ensina nada sobre investimento empreendedor a fazer mais dinheiro não ensina a gente a fazer a ser empreendedor e criar nosso negócio por isso que o cara lá no
livro fala a escola vai te ensinar a ser um peão de fábrica que é um cara Alfabetizado e olhe lá né que tem uma noção básica de uma cois coisa ou outra e olha só eu eu isso faz muito sentido que você tá Falando porque eu eu vivi isso na pele de que forma eu V de escola pública uma família muito simples enfim e na cabeça dos meus pais era cara o que vai mudar a vida financeira da nossa família é ter uma faculdade então na cabeça dos meus pais a vida financeira da minha família
era daquela maneira porque ninguém tinha feito uma faculdade Hum falei tá então beleza então que que eu associei se eu fizer uma faculdade pronto a situação muda aí eu fui parar lá na terceira Maior Universidade do país engenharia civil Universidade Federal de Santa Catarina lá em 2016 aí no primeiro ano Edo eu via que os meus amigos mais velhos que já estavam lá e já estavam se formando eles saíam de lá e eles também não a vida financeira deles não mudavam Uhum Então ele saiu de lá para ganhar R 2500 R 3.000 nem eram contratados
como Engenheiros esses que conseguiam emprego como Engenheiros a maioria nem trabalhava como Engenheiro aí eu cheguei A uma conclusão fiquei pensando o seguinte cara mas se eu tô aqui para mudar de vida financeira e E isso não muda tem alguma coisa de errada Uhum E aí é que começam a a buscar outros entendimentos enfim só que a maioria das pessoas nem que se questiona isso pô sim o cara vai lá faz os 5 se anos de faculdade aí quando sai se dá conta que tipo assim Putz não tem um valor de mercado diferente não tem
uma diferenciação tem o mesmo conhecimento Que outras milhares de pessoas que estão desempregadas Uhum E aí vão lutar lá pela mesma vaga para ganhar os R 3 R 4.000 por mês sim e aí cara há uma frustração em massa ali né do tipo assim Caraca fiz aquilo que todo mundo fala falava que tinha que fazer para mudar e não mudei é então desanimador né quando a gente olha esse cenário o que que o Edu com com a experiência que você tem e com essa olhar que você tem Qual deveria ser o caminho certo Qual deveria
ser o Caminho mais assertivo pra gente também ter um valor de mercado maior ganhar mais dinheiro o que que você acha que seria o o ideal cara é que é fogo né eu sou totalmente a favor de ir pra escola e sou totalmente a favor de fazer uma faculdade eu sou pessoal me perguntou Você acha que vale a pena fazer uma faculdade Claro porque vale mais a pena ter do que não ter num currículo né só que tem milhares e dezenas ou centenas de milhares de pessoas que TM faculdade Isso não é mais um diferencial
eu acredito também aí eu gosto muito do livro quem pensa em rque do Napoleão Rio ele fala muita coisa interessante naquele livro inclusive é um dos livros mais vendidos da história da humanidade e é muito que inspirou a gente fazer a f a gente faz né E ele fala muito lá sobre aquela habilidade geral e a habilidade mano o é outro nível tipo assim você é um engenheiro que tem Fac você é um engiro mano você é outro Nível É É Então você é que nem falar inglês cara vou falar Ô Vini eu tô faz
tempo para aprender inglês não aprendo eu tenho que aprender mas hoje já não é mais um diferencial porque a maioria já fala né Teoricamente pelo menos bota no currículo que fala então você tem que ser muito bom e se especializar ser melhor do que os outros que também tem o o o o teu a tua formação ali de engenharia ou o que quer que seja vamos pegar o exemplo aqui pega um pedreiro Cara se você é um pedreiro bom você tá rico certo por pedreiro bom Cobra Caro e você não consegue se você é um
pedreiro ruim ah não é fácil não ser pedreiro é um trampo lascado fica ali no sol tal enchendo lá já é trampo mas os caras ganham muita grana e você cara você vocês vi mesmo cara você tem indicação aí de um de um pedreiro Cara eu tenho aí passou o contato meu amigo até 2026 eu não tenho tempo para nada por porque ele é bom e todo mundo qu é o trampo do cara Isso vale pro eletricista isso vale pra pessoa que vende doce se o teu doce é muito melhor tô falando que se você
é muito bom tudo vai ser perfeito mas é muito maior a chance de dar certo na tua vida quando você é muito bom naquilo que você faz do que quando você simplesmente tem uma formação e aí eu não lembro eu acho que é no próprio livro do napoleon R Ele falou alguma coisa assim a pessoa que para de estudar quando sai da escola tá fadada a uma vida Medíocre perfeito e Se você for pensar tem uma faculdade é bom é eu fiz faculdade fiz cara os zé ruelas que ficava fumando maconha e não entrava na
sala tão com diploma tanto quanto eu então assim não é muito mais um um um um fator é tipo assim o o o burro vagabundo também tem diploma é sabe claro que depende da faculdade mas na minha todo mundo passou só não passou quem diz estiu e saiu do curso né então a gente tem que ter um diferencial e se destacar mais naquilo que a gente faz né E e e olhando para essa para essa ód que você tá trazendo talvez ter a consciência que o quê que essa diferenciação de mercado essa especialização leva um
tempo é eu acho que esse é o grande desafio hoje né que a gente quer descobrir alguma coisa alguma forma de enriquecer amanhã de mudar e não funciona dessa forma né Então essa especialização ela leva tem um tempo de mur ação de aprendizado de acúmulo de bagagens e experiências ali Que vai te diferenciar do mercado né sim sim sim é todo um processo e às vezes as pessoas Inclusive eu me incluo nisso muitas vezes a gente tem preguiça de tudo que é processo de longo prazo tudo que demora mais de 2 anos tem preguiça né
Por quê Porque a gente é muito imediatista a gente quer o prazer do Agora eu quero fazer agora né então a gente precisa estudar vai ser um um processo eu comecei meu canal faz 4 anos cara até hoje eu me acho burro em tanta Coisa tanta coisa sa vocês eu comecei a ler um livro lá do Peter Lynch que é um investidor cara sabe quando você lê você tá no terceiro parágrafo você já tá pensando no no Futebol porque você não tá entendendo nada só que cara eu preciso entender né eu gosto muito de um
vídeo do do Cloves de Barros o e o filósofo né que ele fala sobre você ter que ter bril você tem que ter bril mano ele fala caramba velho como é que o o o Pitágoras ele descobriu a fórmula e você Não consegue aplicar V Caramba como é que o cara escreveu o livro você não consegue só entender você só precisa entender é muito engraçado esse vídeo então eu eu acho legal e eu vou lá e eu vou atrás quer ver eu gosto muito de frase de efeito Eu uso várias no meu canal né aí
tem uma que eu falo que é assim o problema não é você se sentir burro o problema é você se sentir burro e não se incomodar com isso né tipo assim eu me sinto burro direto vários Livros eu começo a ler eu Pensi Caramba mano como é que eu nunca aprendi isso como é que eu nunca pensei nisso né E aí me incomoda eu quero Opa que nem esse livro aí que eu li lá e não entendi eu falei cara eu vou ler primeiro esse e outro depois esse depois esse aí eu acho que eu
vou estar preparado para esse mas eu não vou jogar esse livro no livro eu quero entender né mecanismo então a gente entender que tudo tem um processo e que a gente tem que manter com Disciplina nesse processo pra gente chegar lá onde a gente quer chegar né certo Edu vamos usar esse exemplo do tempo que eu acho muito legal e quando a gente fala de cria de conteúdo fic muito explícito né Hum então você tem um canal há 4 anos você tem ideia Quantos vídeos você já postou mais ou menos ou não cara vídeo vídeo
assim completo Sem contar só no YouTube né Eu acho que são 440 440 é é e aí tem mais short que é muito mais do que isso E aí os vídeos no Instagram Tiktok também são mais né então Digamos que seja uma média de 110 por ano é certo quando que dá uma que você percebe que isso ia deixar de ser uma postagem de vídeos para caraca isso aqui pode ser uma outra coisa tá cara ó como eu falei o meu vídeo meu canal começou aleatoriamente eu era um um trabalhador CLT trabalhei por 19 anos
como CLT e eu tinha muita fonte de renda extra então como eu sabia que o meu salário de 3.000 não era aquelas coisas eu fazia várias Outras coisas então eu fazia site eu dava aula particular de música eu tinha uma banda de casamento eu alugava equipamento de som para bifet né eu enfim eu tinha um canal de música no YouTube que me dava ali 100 200 pontos de alguma maneira já tinha que ser E é isso que eu falo quem que quem que ensina na escola que a gente tem que empreender e não depender só
do nosso salário CLT ninguém né Então aí são coisas que eu tive que ir aprendendo né Aí de repente eu postei um vídeo no meu ali no meu canal de música Eu tinha um outro canal no YouTube que era um canal onde eu eu ensinava qualquer coisa eu amo ensinar is é tem até a ver com o que você falou lá fora um momento lá eu amo ensinar então eu posto vídeo no YouTube desde 2013 só mudou minha vida em 2021 Caraca 8 anosis É sim só ali ó toda a semana toda semana postando vídeo
mesmo sem te entregar nada financeiramente você Postando 2013 eu comecei quando foi mais ou menos lá para 2017 começou a dar 100 200 conto por mês R 200 é é é R 200 não é 200000 não R 200 só que você vê para alguém que ganhava tr já tá ali quase 10% a do meu salário a mais né então eu fazia aí em 2021 Eu tinha um outro canal que eu ensinava coisas aleatórias Eu postei um vídeo quando eu tinha 30 inscritos e ensinando como que tá um financiamento de 30 anos em TR aí o
Vídeo viralizou absurdamente em um mês o meu canalzinho que tinha 30 seguidores passou para 230.000 seguidores por causa de um vídeo só aí eu falei caramba velho que loucura mano tipo assim esse canal em um mês ele praticamente ultrapassou o meu outro canal de música que eu tinha desde 2013 mas só consegui aquilo também porque ISO tinha uma entendi já tinha uma bagagem né já não é ah Postei um vídeo do nada e é o o outro canalzinho é o outro canalzinho foi o que me ensinou A editar vídeo a fazer postagem a responder comentário
é exatamente Então nada é chega por acaso né aí esse vídeo deu super certo viralizou e surgiu o meu canal primo pobre que hoje é meu minha principal fonte de renda só que isso foi em 2021 cara eu não sabia se esse canal ia dar certo Ou se era uma modinha que Bombo e daí dali pra frente ia só diminuir né então o que que eu fiz até no meu livro tem um episódio que eu Chamo de o ano do cão que foi 2021 Por que o ano do cão Vini foi um ano que eu
trabalhei que nem uma mula mano que nem uma mula cara sabe quando a tua pálpebra fica até mexendo assim de tanto agoniado que você tá só que eu falei cara eu vou continuar fazendo tudo isso para ver se até o final do ano esse canal bomba bombou aí em 2022 eu pde sair do meu emprego CLT comecei a me dedicar integralmente pro meu canal primo pobre e aí comecei a mudar as fontes de renda Para outras que eu tenho hoje então quando você posta aquele vídeo que dá certo fala assim putz tem uma uma brecha
aqui algo pode dar bom é E aí você começou a produzir com mais intensidade de forma intencional naquele viés só que como eu tinha se fontes de renda além do meu emprego CLT eu tinha que fazer isso de madrugada então de madrugada lá no meu ap eu filmava com celular editava tinha vez que eu ia dormir 4 horas da manhã eu tinha que acordar cedo no dia Seguinte para ir para trabalhar no meu CLT o Du mas aí por exemplo assim ó naquele momento quando você começa a fazer isso você você não era um especialista
em Finanças ainda E aí como que aí como é que você produzi esse conteúdo e ao mesmo tempo se tornava entendia daquilo que você estava falando lembra que eu comentei que eu não era um cara rico no sentido de ter um bate salário mas eu era um eu não era um pobre cagado eu gosto de usar esses Termos às vezes dá pro pessoal entender bem eu não era um pobre lascado eu era um cara que tinha um salário baixo Mas tinha uma vida boa então quando o meu canal de repente caramba 230.000 seguidores que quem
essa galera tá achando que eu sou velho sou músico né não tem nada a ver com Finanças só que eu pensei pera aí Duda você não é um cara economista Harvard não mas você também não é burro porque você sempre viveu muito muito bem ganhando menos que Seus amigos já tá um passo à frente de muita gente de muita gente aí eu comecei a falar no meu canal o que que eu fazia para ter uma vida melhor que muita gente que ganhava mais do que eu e não tinha essa qualidade de vida que eu tinha
então eu comecei a falar sobre a importância de ter renda extra comecei a falar sobre a importância de você ter Meta Em vez de você ficar torrando tudo embalado o tempo todo tenha meta porque quem não sabe dizer não para pequeno Deseja nunca vai alcançar grandes conquistas comecei falar sobre ostentação Caramba mano você gasta o seu dinheiro mais para impressionar o teu vizinho do que para ter qualidade de vida com a tua família e como eu não tinha chefe o canal era meu eu fazia o que eu queria eu falei desse jeito mesmo e a
galera gostou porque não era um Coach com linguagem difícil falando termos em inglês o teu negócio não era ensinar esses caras para dar certo né Tipo você não ganhava dinheiro com aquilo né você vivia Aquilo é foi foi E aí a galera se identificou porque repente tem um cara falando de educação financeira que faz o que ele tá falando e que viveu a vida que eu vivo o seguidor pensando né tá aí um cara que por 19 anos Levou marmita e pegou trem e aí e eu sei que aí eu não vou julgar mas eu
sei que tem gente que nunca fez isso na vida nunca pegou um Trein nunca levou uma marmita E aí o seguidor não dá tanta Moral tem menos autoridade tem menos autoridade exatamente então gerou muita identificação eu comecei a falar falar falar aí o canal começou a crescer a galera começou a me chamar de primo pobre numa referência ao Primo rico Ah foi então não foi eu nunca nem planejei ter um canal de Finanças Vinícius Nunca nem imaginei totalmente aleatório caiu isso na minha vida né aí o pessoal começou chamar de primo pobre porque eu gravava
lá em Osasco né o celular me Ruim imagem ruim né do caramba aí pegou só que aí Vine aí eu Opa agora tem aqui nessa nessa altura do campeonato tinha 400.000 seguidores agora Duda você tem que deixar de ser burro nisso aí porque não dá para você ficar lá falar de ostentação e rendar essa a vida inteira aí eu tive que começar a estudar sobre algo que eu nunca imaginei que seria a minha a minha área como foi a história falou da prática como foi a história do Vídeo você já tinha quitado algum você tava
em processo a do do da técnica do vídeo tá que que acontece eu vou vou contar mais ou menos o testemunho inteiro aqui tá aí não sei se todo mundo acredita em Deus ou não mas vou tentar resumir se você não acredita em Deus imagino foi uma energia testemunho tem esse objetivo inclusive faz que a pessoa e olha ó como ele existe ó cara eu comprei meu apartamento em 2018 tá financiado 30 anos né só que eu Sempre odiei dívida e esse era o tipo de coisa que eu comecei a falar no meu canal depois
que surgiu meu canal mas não tinha outra alternativa né não não não é para financiar não tem jeito eu não tinha 300 pau ali para dar a vista né né aí financiei só que como eu sempre odiei dívida eu pensei cara eu preciso pensar numa forma de quitar logo esse negócio que ficar três décadas pagando Ninguém merece muito tempo é bizarro aí eu comecei a ler e ver artigo na Internet eu descobri sobre amortização que é um negócio que assim você paga tua parcela todo mês aí quando você dá um valor a mais além da
tua parcela você consegue eliminar muito mais rápido o teu saldo devedor então assim a minha parcela era 12.00 quando eu pagava ela plim caía um mês do meu saldo devedor só que se eu desse mais 1200 eu eliminava 5 meses de uma vez porque o jiz era menos temp é daí eu falei caramba que bagulho Louco mano não é que funciona mesmo aí como eu tinha aquele canalzinho lá totalmente aleatório que eu ensinava como arrumar chuveiro como arrumar máquina de lavar como trocar uma lâmpada como como lacear um tênis tá lá até hoje quem acompanhar
meu canal vai ver os vídeos antigo Como lacear um sapato que tá apertando no dedão sabe de uns vídeo aleatoria asso tinha 30 seguidores eu postei esse vídeo galera tinha chegado o trabalho tava só o pó da rabiola hoje eu Quero te ensinar como que tá um financiamento de 30 anos mesmo sendo pobre né nossa e mano nem imaginava hoje esse vídeo que eu gravei com celular descabelado uma camisa horrorosa é é o vídeo mais visto sobre algum assunto financeiro do YouTube 10 milhões de views o bagulho E eu achando que ia ter 15 views
né aí beleza aí a parte do testemunho né postei o vídeo em 24 de novembro de 2020 20 2020 Novembro 2020 Ok 15 views Passou Novembro passou dezembro 20 visualizações chegou Janeiro não tinha bombado esse vídeo tava lá normal uma merreca de views tá chega a Janeiro eu e a minha esposa a gente recebeu um casal de missionários na minha casa um casal que tava ajudando a gente porque a gente era recém-casado tava só só quebra pau né meu Deus do céu que treta que foi nosso início de casamento aí esse casal eles eram for
da África Chile lugar estava aqui no Brasil eles estavam meio Que aconselhando a gente né aí eles sentaram lá e aí começamos a conversar e tal aí papo vai papo vem eles falaram Ô Duda você sabe que a gente eu e a minha esposa estava juntando uma grana para ir viajar aqui pro litoral aqui mesmo né Ô Duda você sabe que faz 8 anos que a gente não viaja meu filho até hoje eu não vi o mar eu falei Sério mano sério caramba É porque a gente é um casal que se doa muito pro reino
sabe para ajudar pessoas e tal C daí continuamos o papo Beleza Eles foram embora tá aí fui dormir no dia seguinte eu não lembro o que que eu sonhei só sei que quando eu acordei no dia seguinte eu ouvi aquela voz aqui sabe aquele o espírito santo Deus né ou a energia né Falando paga uma viagem para eles Duda aí eu pensei paga uma viagem tô me matando para eu viajar aqui vou pagar uma viagem para eles né paga uma viagem para esse casal a viagem aí que vocês iam fazer paga para eles aí eu
fui falar Com a minha esposa falei amor acordei com uma vontade de pagar uma viagem para essa família que veio ontem aqui dela meu você sabe que ontem na hora que eles falaram isso eu também fiquei com essa vontade daí eu falei pá Então bora lá vai vamos lá abrir o notebook booking.com aí peguei lá uma pousada aqui no litoral norte para eles né aí ainda falei para eles Ô fera tudo beleza cara a gente sentiu no coração aqui de pagar uma viagem para vocês só que é só Pousada tá porque não tenho dinheiro para
pagar avião não então vocês vão de carro lá tal aí foram ficaram uma três dias sei lá não lembro quanto aí no litoral né aí pagamos no dia seguinte eu recebi uma mensagem no Direct do meu Instagram e inclusive esses dias eu achei o cara que me mandou essa mensagem um cara falando assim ô Duda tudo beleza Eh e eu sou responsável aqui por um monte de corretora de Guarulhos eu queria saber se eu posso Compartilhar Esse vídeo aí com a minha rede aqui de contatos né de corretores no mercado imobiliário da eu falei claro
posta é tudo nosso é para ajudar mesmo pode postar cara a partir daquele dia o vídeo começou a estourar 10.000 views 100.000 views 200.000 500.000 1 milhão isso em tipo questão de um mês é é foi tanto que em um mês né isso isso foi no meio de Janeiro no meio de fevereiro já tava com 230.000 inscritos Caraca velho n e começou a me dar dinheiro porque aí eu Ativei lá a monetização né até até então não tinha porque eu tinha pouco seguidor Assim que bateu 1000 eu ativei lá a manifestação começou a me dar
dinheiro aí Janeiro 10.000 falei caramba velho meu outro canal me dava r$ 1 por mês 10 pau em que mês tipo assim no primeiro mês aí no segundo oito aí em março 13 só com aquele vídeo só com aquele vídeo aí depois eu comecei a postar outros vídeos né mas principalmente aquele que disparou de uma forma absurda só sei que Começou a me dar dinheiro aí quando chegou em junho o Júlio tinha me dado tanta grana que eu tinha eu já tava quase quitando meu ap era o ano inteiro de era o ano inteiro de
de trabalho sim sim muito aí eu cheguei lá eu falei cara deixa eu ver quanto é que deu esse vídeo aqui em junho ou julho né aí eu vi lá tinha dado 70.000 Total 70.000 só o lucro só daquele vídeo é nesses seis meses né aí eu desci na deitei na minha cama lá no Quarto que eu faço meu devocional apaguei a luz peguei o violão comecei a pensar meu Deus é muito pagar mais uma viagem para al eu falei é muito dinheiro P 70.000 Nunca tive tanto dinheiro Assim meu que coisa louca aí aquela
mesma voz falou aqui Duda Você lembra quanto que você pagou naquela viagem para aquele casal daí eu eu pensando assim porque quem entende as coisas de Deus assim sabe que se é uma voz que vem é um pensamento que Sabe poro foi assim exatamente assim as analogias exatamente assim aí eu pensei cara não lembro mas deixa eu ir lá ver aí eu abri lá no book R 700 é aí na mesma hora Deus falou assim tá aí filhão 100 vezes mais para você porque você soube ouvir a minha voz né E aí mudou minha vida
tipo assim por quê e Ó que louco né Por que que mudou minha vida porque eu obedecia a voz de Deus com uma um presente para alguém de R 100 de R 700 que era para eu fazer alguma Coisa com a com a minha esposa mas eu fiz mudou minha vida absurdamente aí a partir dali aí surgiu o canal aí hoje eu tenho empresa tenho produtora ten sociedade tenho incorporador tem um monte de coisa por quê Porque um dia Deus falou faz o bem para aquela pessoa ali e eu não esperava nada em troca porque
não é sobre barganha tá ligado né Eu só me arrependo eu brinco né Eu só me arrependo de ter comprado uma viagem tão barata né você comprado uma vi PR Disney Eu ia ganhar 1 milhão né 100 vezes mais se isso fosse tratado Como investimento Talvez o investimento melhor dos mundos né 100 vezes em se meses líquidos né sim mano e louco a história né aí hoje nós somos aí o canal de educação financeira que mais cresce no YouTube uma média de 100.000 por mês novos inscritos orgânico não faço coo não tenho marketing não tenho
nada tô até errado em não fazer só posta o vídeo gravando com o meu celular até hoje né e não para de crescer Aí foi O canal que mais cresceu no Instagram tanto no ano passado quanto nesse o canal que mais cresceu no Facebook tanto no ano passado quanto nesse aí a gente tá agora ali concorrendo aí ao iBest né estamos entre os três finalistas aí de investimentos então cara mudou muito a minha vida mas é toda uma jornada né Vinícius como você sempre fala aqui no podcast até você apresentou ali na jornada cara tem
gente que fala assim né Ah Duda se eu deu sorte aí eu te Pergunto cara primeiro postar víde desde desde 2013 nunca fui vagabundo eu gosto de uma frase cara não lembro se foi Ah foi alguém famoso não foi Leonardo da 20in foi alguém que falou alguma coisa assim sempre que a sorte me encontrou ela me encontrou trabalhando né então assim não é sobre sorte é sobre você fazer aí eu te pergunto se eu não tivesse postado aquele vídeo eu teria o canal hoje não então assim começou porque eu fiz algo né e eu eu
eu sempre Fui o tipo de pessoa e é o tipo de coisa que eu incentivo os seguidores do canal porque assim falar de educação financeira a gente vai ter mentalidade reserva de emergência um monte de coisa que o trabalho é o que faz o dinheiro entrar e eu nunca fui braço curto eu já tinha o meu trampo CLT e eu tinha seis outras fontes de renda né Muito boa por que que por que que deu certo Duda porque quando eu tinha o meu trampo CLT e seis fontes de renda eu não recusei a Sétima eu
poderia ter falado Deus me Liv velho já tenho 500 coisas aqui vou ter mais um canal falei vou porque vai que é essa que vai mudar minha vida e foi né então dá para dá para resumir tipo assim essas essas sete fontes de renda como tentativa e erros tipo assim cara vou tentar alguma coisa porque uma coisa em algum momento vai dar certo dá com certeza e primeiro que por mais que nenhuma das minhas rendas extras até o meu canal Primo pobre tenham mudado Minha Vida todas elas permitiram que eu tivesse uma vida boa mesmo
sendo um assalariado então assim mesmo que eu não tivesse estourado na vida hoje eu teria uma vida muito boa entende ti assim não muito boa tipo a Ferrari e uma mansão não é uma vida boa do tipo que eu tenho dinheiro não devo nada para ninguém viajo com a minha esposa durmo em paz no travesseiro eu vou numa churrascaria de domingo com a minha esposa eu já conseguia isso Antes de ter meu canal só que era fácil não seis fontes de renda fazendo coisa para caramba e eu nunca vi essas fontes de renda Vinícius como
um bico tipo assim vou fazer um bagulho aqui para me dar uma graninha Eu sempre pensei qualquer uma dessas minhas f de renda pode mudar minha vida um dia então eu sempre levei a sério todas elas aí se você for ver até o pessoal de casa tem um vídeo no meu canal chamado 52 ideias de renda extra é um vídeo de uma hora Onde eu dou 52 ideias de coisa que dá para você fazer além do seu trabalho primeira coisa Quem tá aí em casa o bom de tá no YouTube é que eu não preciso
provar nada é só ser lá e ler os comentário um monte de gente mudando de vida porque escolheu alguma e tem tem um monte de gente lá testemunhando né dando depoimento de que a esse vídeo deve ter acho que 1 ano e meio dois tem um monte já de depoimento falando Duda lá quando você postou eu comecei a fazer hoje Aquela renda essa virou minha empresa hoje aquela renda extra virou hoje o meu meu minha renda principal minha casa ou pagou minha casa minha casa meu carro que tem minhas dívidas por causa desse bico que
que na verdade pode ser visto como um bico mas tem muita gente que começou né a fazer alguma daquelas dicas ali que odei e hoje tem uma loja de de doce porque ela começou a vender doce no trabalho e e vários outros dá uma lida lá quem tiver em casa dá uma lida só Digitar 52 que já vai aparecer meu vídeo lá no YouTube né então eu nunca fui sabe tipo eu sempre levei a sério minhas vendas Extra sabendo que assim como foi o meu canal primo pobre que mudou minha vida poderia ser meu canal
de música ou poderia ter sido minha banda de músicos para casamento qualquer uma então eu nunca fui de desprezar coisa sabe certo Mass Ô duna mas quando você quando a gente olha para para isso você deve ter muitos dados muitos depoimentos dessas Pessoas que estão nessa mesma situação uhum quando você não sei se você já parou para para observar e e a pensar sobre Qual é o principal fator que impede a pessoa de sair desse estádio onde você esteve a gente começou nessa pergunta eu fui para tudo quanto é canto e nem respondia e por
porque eu penso assim cara beleza se uma pessoa saiu quer dizer que tem possibilidade de do cara sair daquela situação é se torna um exemplo uma inspiração para aquilo uhum O que que você acha que impede a maioria das pessoas de não saírem daquilo é um comportamento é uma informação é o meio o que que que se percebe que impacta diretamente nessa saída tem a ver com aquilo que a gente falou que eu falei né sobre o sistema todo trabalhar para que vocês sejam lascado então eu tenho que sair desse ciclo eu tenho que sair
por exemplo quando você abre a tv hoje você liga a TV você vai ver o quê Bet quando você liga no Instagram Bet quando Você assiste um jogo Bet ou seja o o o sistema el tá cagando para você filho vai aposta aí trouxa que você vai perder teu dinheiro e vai ficar mais pobre ainda então no livro Pai Rico Pai Pobre O autor que é o Robert que sak ele fala que a maioria das pessoas são como um ele chama de a corrida dos Ratos Sabe aquele rato que fica rodando numa é tá sempre
ali se matando que nem besta e tá sempre na mesma porcaria ele fala assim que as pessoas trabalham para ganhar Dinheiro para pagar conta e boleto para ficar sem dinheiro para trabalhar para ganhar dinheiro para pagar conta para ficar sem é isso a vida dela quando você fizer alguma coisa diferente alguma dessas etapas automaticamente mudaria dessa roda miserável é então o que que a pessoa tem que fazer Primeiro ela tem que entender que ela precisa estudar sobre educação financeira isso é o mais importante vou dar um exemplo aqui ô Vinícius por exemplo esses dias eu
e a minha esposa a gente estava indo para um casamento aí eu tava falando fando com a minha esposa mano você viu aquele cara mano que cara burro velho o cara tá fazendo financiamento fez mais um consórcio para ver se é sorteado para conseguir pagar o financiamento agora não tá conseguindo pagar os dois que tá muito caro que cara burrice né daí a minha esposa meu e a minha amiga que fez isso isso ela tá usando o limite do Cartão aí ela fez isso e isso e depois o limite estourou agora ela tá pagando o
mínimo e agora tá devendo mais do que 20.000 aí a gente conversou sobre isso e eu continuei dirigindo aí eu come a pensar e eu falei pra minha esposa Amor você já parou para pensar que se a gente não tivesse começado a estudar sobre educação financeira a gente não perceberia a burrice que as outras pessoas estão fazendo por quê Porque quem não estuda sobre educação Financeira não percebe nem as que ela tá fazendo que é um erro muito às vezes grotesco n idiota frase por exemplo o limite é complemento do meu salário meu Deus Filho
você interno Você é burro PR caramba de falar isso entende só que mano eu entendo porque até 4 anos eu não sabia nem o que que é reserva de emergência Esse é um pilar do meu canal também nunca considere como Óbvio uma coisa que para mim hoje não é óbvia para Muita gente não é óbvio por quê Porque o brasileiro não aprende sobre Finanças ele não sabe o que que é limite o que que é e e juros rotativo do cartão de crédito ele não sabe que investir é uma coisa maravilhosa porque não tem aula
de investimento na escola certo então a primeira coisa é a gente sair dessa corrida trazendo para abrindo a nossa mente para para informações que nunca foram colocadas na em nós né enculadas na gente então primeira coisa Leiam o Livro Leia um livro eu eu sou sou fanzaço de livro Vinícius e eu tenho o meu programa que chama pobre show cara lá eu já entrevistei Gustavo cbas Thiago Nigro Natália arcuri Bruno Perin toda essa galera top Caio Carneiro todo mundo cara é incrível a maioria eu pergunto Fulano fala para mim como é que começou esse negócio
aí na tua vida ah Duda em 2004 eu li um livro tá tá tá daí vai o outro convidado Ô fulana que que aconteceu como é que você foi parar Duda Você sabe que em 2012 eu ganhei um livro cara inacreditável tanto de gente que mudou de vida quando Liu um livro já tem uma um alerta aqui né Sim sim e aí separ para pensar né então respondendo tua pergunta o que que a pessoa faz ela não vê as cagadas que ela tá fazendo ela não vê os erros que ela tá fazendo e não vê
os erros dos outros e aí tá todo mundo errando junto e estamos ferrando com a nossa vida financeira normal né normal porque todo mundo do seu ambiente e Sofre do mesmo problema é normal ninguém critica e abre os olhos de ninguém né então tem esse problema tem a questão de que a gente vive num país que valoriza a ostentação Quem que é o cara que tem a roupa cara e o tênis mais caro do mundo e o relógio mais caro do mundo tá é um pobre que tem um iPhone daí entende então esse choque de
realidade é coisa que eu gosto muito de fazer lá no canal Então a primeira coisa é sai dessa corrida de ratos e não espere que a TV o Governo o presidente ou o sistema vão te ajudar vai partir de você então Duda eu odeio ler Assiste esse podcast é de graça caramba né só que a aí outra coisa que eu dou bronca nas pessoas e eu dou uma bronca assim porque eu quero que ela mude de vida não é porque arrogância como eu falei eu sou burro para caramba e muita coisa né tenho que aprender
muita coisa mas eu falo você nunca vai mudar de vida e sair da pobreza se a tua prioridade não for sair da pobreza e Prioridade tem a ver com você falar sim para uma coisa e não para todas as outras você fala não para sushi você fala não para tênis você fala não pro oitavo moleton você fala não pra viagem você fala não pra balada por quê Porque eu quero quitar minhas dívidas Qual que é o passo para sair da pobreza se você pobre é tá todo endividado não ter nenhum dinheiro no banco e trabalhar
a vida inteira só para pagar boleto como que a gente resolve isso não faz mais Boleto é exato quitando as dívidas começando a investir e não fazendo mais boleto só que aí você abre no YouTube todo mundo fala não parcelamento é a melhor coisa parcelamento é muito bom a melhor coisa é comprar parcelado cara eu sei que tem as vantagem de comprar parcelado mas pro cara que tá cagado a prioridade não é cashback nem milia é parar de dever dinheiro caramba é mais importante do que é lógico eu falo manse essa milha velho Sem falar
que você Comprou um liquidificador vai ganhar meia milha para bem velho até Carapicuiba né de nessa milha aí de viagem né então cara prioridade para de milha Dan quebra o cartão de crédito para de comprar coisa e o cartão de crédito então ele é bom em algum momento ou ele é bom para quem tem dinheiro e sabe usar só que a maioria não tem dinheiro não sabe usar então assim o cartão de crédito ele é um empréstimo querendo ou não né ele tem suas Vantagens tem pro rico tem muita eu eu compro tudo no cartão
de crédito só que eu vou falar mesmo tendo dinheiro eu não parcelo nada mesmo quando parcelar pode me dar mais retorno financeiro do que não parcelar eu não parcelo porque eu odeio ter dívida os cara fica louco né e eu eu entendo tem seguidor aí que fala Duda você é louco você já eu paguei uma parcela de r$ 2.0 né da minha casa que a gente tá construindo os caras falaram mano você pagou a vista velho você podia Ter parcelado e deixar rendendo tô nem aí velho eu não quero dever nada para ninguém e Esse
sou eu entende não não tô falando que esse é o certo é o ideal Esse é o Dú que financeiramente a é o mas é nem tudo é sobre dinheiro e otimizar tua renda é sobre paz exato cara se eu morrer hoje minha esposa tá de boa e se você morrer hoje como é que tá tua família né então tomar esses cuidados quando você tem um canal que é 100% voltado pro pobre o teu discurso Tem que ser diferente dos outros tudo que eu falo tanto que eu tenho um vídeo 16 coisas que eu bato
de frente com os outros canais coisas que não não não não não não pro pobre não não faz isso não filho você vai se ferrar né então a pessoa tem que começar a se a a se expor a novos conhecimentos sobre educação financeira quer ver um livro que eu gosto muito que também é do Napoleão Rio eu amo esse exemplo cara o mais esperto que o diabo ele chega né para quem não Conhece é como se ele o o carinha sentasse na frente do diabo e começasse a falar assim diabo Véi na boa mano como
que você consegue manter tanta gente pobre no Mundo Velho Qual que é o segredo para ter tanta gente miserável tanta gente lascada no mundo qual que é o segredo diabo Aí o diabo fala assim o segredo é fazer com que as pessoas sejam alienadas E aí nas minhas palavras o que que é o alienado ele fala isso no livro Só que eu falo de um jeito mais Tosco é O cara burro que não tem opinião para nada e acredita em tudo que ele ouve então nessa sacada do napoleon Rio ele é como se ele tivesse
falando assim o maior segredo para manter alguém na pobreza é deixa burra deixa burrinha deixa burrinha mesmo que aí qualquer coisa que o governo falar ele acredita qualquer coisa que o youtuber falar ele acredita qualquer coisa que o Duda falar ele acredita por quê Porque ele não tem opinião não questiona nada não tem senso Crítico question e quando eu li esse livro Duda nessa nessa mesma nessa mesma passagem tá falando eu tive um uma um entendimento tipo assim do do cara ser um alienado né do tipo ser alienado É é ele é basicamente ele ter
atenção focada nas coisas que importam né Então é ele não focar Naum Aquilo sim como que você tira a atenção das pessoas por exemplo uma das formas de tirar a atenção dela daquilo que importa quando ela fica preocupada em pagar conta por exemplo Ah Sim verdade esse cara ele não consegue mais pensar em nada então ele não consegue pensar em ler um livro por quê Porque ele precisa gastar o tempo a energia dele para trabalhar para pagar aquela conta então isso é uma forma de estar alienado porque ele não consegue colocar a atenção dele naquilo
que importa perfeito não e é muito bom e você vê problema financeiro Às vezes a pessoa tá ali em casa fala não eu não quero ser rico eu tô de boa Tudo bem Cada um tem um sonho cada um tem uma régua só só pegando ganjo Você acha que tem problema do cara não querer ser rico cara é que rico também é um negócio relativo eu acho que tem problema o cara ter a mentalidade tipo assim eu só quero pagar meus boletos e tá tudo bem por quê Porque você é uma pessoa egoísta que não
quer ajudar ninguém por que que eu acho que a pessoa tem que querer ser rica e rico não é ser multibilionário pode ser também mas se pobre é o ind cuidado que Tá todo lascado e não tem dinheiro no banco e trabalha só para pagar boleto agora o contraponto aqui por que que eu acho que você tem que querer ser rico na verdade não é contraponto né mas é outro outro ponto primeiro qualidade de vida paraa tua família você poder ter uma casa da hora igual essa que você teve que você comprou um estúdio da
hora uma equipe top você poder ter uma roupa legal você poder ter um carro você poder ir viajar você poder comer no Rodo is isso aqui e repara qualidade de vida para você e para tua família tá segundo por que que eu acho que você tem que querer ter dinheiro independência financeira você não depender de dinheiro dos outros para viver seja um Bolsa Família seja um INSS uma aposentadoria carniça hoje de cada três aposentados no Brasil dois ganham um salário mínimo de aposentadoria é isso que você quer pra tua vida né então assim se você
não tiver dinheiro não montar seu patrimônio Lá na frente se você conseguir se aposentar Provavelmente você vai ter um salário carniça que não paga nem o teu plano de saúde Só que as pessoas não tão preocupadas com o longo prazo a vida é uma só eu quero curtir hoje porque eu mereço tá bom lá na frente você vai se ferrar né e terceiro por que que eu acho que você tem que querer ser rico para você aumentar ainda mais a sua generosidade você poder transbordar você poder ajudar pessoas você poder ajudar ONG você poder ajudar
asilo orfanato missionário e Doutor não sei da quando da África ajudar então quando a pessoa tem uma mentalidade de eu só quero pagar meus boletos e tá tudo bem você tá falando cara eu tô cagando pros outros que se lasc o que importa é o meu e eu pagando minhas contas aqui tá tudo certo eu acho um pensamento mesquinho entende isso para mim é escassez né Há uns meses aí teve umas tretas aí sobre escassez né comigo e com Pablo Marçal né isso para Mim é escassez entende então eu acho que você tem que querer
ser rico para ter qualidade de vida e repara Vinícius nenhum aqui tem a ver com você pressionar seu vizinho ou seus amigos nenhum isso eu Duda acho uma motivação mediocre eu quero ser rico para me sentir melhor que os outros eu quero ser rico para comprar o carro e pagar de playboy Zão na minha rua você é um trouxa e e sem falar que isso nunca tem fim né porque é um negócio que você não Consegue suprir sim porque num dia é um carro beleza só que depois que acaba esse Tchan Cara o que que
vem depois Ah vem a viagem para e carro é um negócio que muda o tempo todo na nossa cabeça Néo Então você imagina vai chegar uma hora que você não tem mais o que fazer para impressionar que já fez a viagem mais mais cara você tem um carro super caro e E aí vem o quê né então o cara vai chegar no momento que ele vai vai chegar num estádio quee vai falar cara e Agora o vazio vai continuar nossa não tem coisa pior que isso né e tem gente que acha que tipo assim quando
eu for Rico meus problemas vão acabar não tem sempre problema tem muito rico tá Deprimido é tem rico aí que a gente vê na TV que tá se lascando aí com doença e não tem C né então é uma a filha de um rico também pode morrer então tem muita coisa ruim então uma coisa que eu falo é Quira enriquecer só que não espere ser rico Para ser feliz e não espere ser rico faça do jeito certo e não espere ser rico para ser Generoso porque a generosidade é coisa de gente não é coisa de
Rico a gente tem que ser Generoso de acordo com aquilo que a gente tem então vou dar um exemplo hoje e eu falo isso aqui não é para me gabar cara Deus conhece o meu coração quanto mais eu dou mais ele me dá é inacreditável sabe hoje eu e a minha esposa a gente doua 30% de tudo que eu Ganho da hora caramba Duda Uau que incrível Não quando eu não tinha todo esse dinheiro que eu tenho hoje era muito mais admirável porque eu dava do pouco que eu tinha era os mesmos 30% então lá
o que que eu fazia eu ganhava muito menos eu juntava R 30 por mês para no final do ano comprar uma bicicleta PR os meninos que morava na viela da rua da minha mãe lá que eu morava na minha casa então então assim não é sobre quanto dinheiro você tá dando se eu der ser bem Sincero hoje se eu doar 80% do que eu ganho Eu ainda vou continuar tendo uma vida muito melhor do que o que eu tinha antes quando eu doava só 30 conto ali que era o que eu podia mas eu já
tava fazendo bem na minha possibilidade da sua proporção né da é do que do que me era possível né Tem até a oferta da viúva pobre lá na Bíblia né que Jesus viia a a viuvinha levando as ofertas lá daí sei lá alguém deve ter falado Nossa Oferta carniça duas moedas Só daí ele fala não não não não não né os outros ali ó tava dando do que tinha sobrando agora essa aqui tá sendo generosa do que do pouco que tinha né e eu acho muito admirável isso então hoje Vinícius se você falar por que
que você quer ficar muito rico para eu poder fazer muito mais coisa sabe isso é muito louco esse é o motivo certo né É eu acredito que quando a gente pensa na nas analogias do forjan a Deus dessa mesma voz assim da mesma forma falou com você Falou comigo no no sentido do de me mostrar essas analogias então assim eu nunca tinha ido numa forja eu nem sabia o que era uma forja e essa mesma voz foi me instruindo cara compara isso com aquilo aquele outro e aí o Bruno foi a primeira pessoa que eu
liguei falei Bruno você já parou para pensar nisso já já parou para pensar nisso da ele falou cara faz sentido né então eu eu vivi essa experiência e hoje cara eu tenho esse essas experiências com Deus muito Marcantes assim e eu lembro que muitas revelações através dessas analogias me foi dado e uma delas Duda é o seguinte quando que uma ferramenta ela é a maneira mais genuína de uma ferramenta Honrar o ferre que criou quando ela exerce bem a função da qual ela foi criada para fazer então o machado a a forma mais genuína de
ele Honrar o Ferreiro é ele cortando bem madeira sim e aí quando a gente pensa no ser humano qual que é a maneira mais genuína de nós Honrarmos tudo aquilo que Deus nos deu de forma gratuita seja os nossos dons seja Os nossos talentos seja a nossa vida seja os recursos da qual temos acesso é usando isso para dar resultado para impactar outras pessoas para contribuir numa obra maior do que a gente acho que uma bênção ela deixa de ser uma benção quando ela morre na gente né então na nossa visão aqui do forjando o
ser Próspero o dar certo o ter sucesso é o quê quando a ferramenta exerce a Função da qual ela nasceu para fazer conscia disso a consequência do Machado cortar bem madeira é ele tendo bastante é ele ter bastante recurso é ele ser bem pago então o o exercer a função pra gente é a parte mais importante então o que que a gente foi percebendo juntando dados também vendo comentários e nas redes sociais e tudo mais que o cara ele é como se ele fosse uma barra de metal e ele primeiro queria cortar a madeira antes
de se tornar um machado saou então O cara ele quer primeiro usuf de todos os benef is quer de ser rico ao invés de passar pelo processo de se tornar rico né e é isso é muito mais comum do que a gente imagina sim e aí o que que eu percebi que as mesmas coisas que te tira da da pobreza não é as mesmas coisas que faz você sair desse estágio para se tornar um grande empresário ter uma proporção maior de negócio então provavelmente o que tirou o Duda daquele estágio não é o que você
utiliza hoje Para ir para um próximo estágio uhum né hoje talvez o nível de negócio que você fa diferente Enfim então você teve que desenvolver outros outros outros comportamentos aprender outras outras outros conhecimentos o que que é a diferença de sair do pobre e daí daqui ir para um outro estágio qual que é esse estágio hoje naquilo que você vive tá cara é primeiro que é legal você falar aí do do do cara que ainda tem a ponta cega né ele ele já querer cortar e e já Querer fazer usufruir daquilo que não não tá
na hora ainda né aí só uma um exemplo tem um vídeo no canal que eu falo que tem tudo a ver com processo fogo tal né eu falo sobre nós termos duas fases na nossa vida a fase de acumular e a fase de usufruir certo a fase de acumular é Aquela fase em que eu vou segurar as pontas mas eu vou quitar minhas dívidas eu vou trabalhar bastante eu vou montar minha reserva de emergência e eu vou começar a investir Até ter ali pelo menos 5 10 15.000 depende né tá partir desse momento eu vou
entrar na fase de usufruir aqui a gente tem dois problemas primeiro que todo mundo quer ir pra fase de usufruir sem passar pela fase de acumular o cara ele quer comprar o Nike airmax sem ter reserva de emergência sem ter quitado as dívidas sem ter R 1 no banco e sem ter porcaria nenhuma por quê Porque eu não quero respeitar essa fase eu já quero cortar a árvore mesmo estando todo cego Vai se ferrar certo então e um outro erro também que às vezes acontece que é o é o oposto né é a pessoa que
ela fica tempo demais aqui na fase de acumular e nunca vem pra fase de usufruir ou seja também é um problema também é um problema é a pessoa gananciosa eu quero juntar 10.000 aí quando junta 10 eu não vou fazer nada eu quero juntar 100 aí quando junta 100 pô 100 não dá para nada eu quero 1 milhão aí quando junta 1 milhão pô um apartamento é 1 milhão Precisa de 10 aí morre tá né então você tem que ter um equilíbrio entre isso você sabe saber usufruir a vida né você usar um tempo e
e essa fase de acumular ela tem que ter um tempo que é o ano 2021 que eu falei que foi o ano do cão Foi por um ano que eu fiz aquilo mas eu preferia e eu sugiro PR as pessoas é melhor você ter um ano do cão por um ano ou ter uma vida de cão até morrer né às vezes um ano você segurando as pontas fazendo bico renda essa trabalhando cai De só sol é é é isso mesmo mas cara em um ano você consegue mudar de vida totalmente eu dou um exemplo aqui
se a gente for pegar a média de de individados do Brasil fica segundo a Serasa tá ali mais ou menos a média de dívida entre 3 e 4.000 tá não é um Deus nos acuda 3 4.000 né eu dou bronca na galera eu acho incrível como vocês acham que 3.000 é muito para quitar dívida mas não pagar 8.000 no iPhone não é muito né vai ter uma facilidade do caramba de de Comprar coisa agora de pagar dívida não consegue né então se você conseguir fazer uma renegociação na ferão da Serasa cor do certo enfim você
consegue diminuir para dois pau tá em São Paulo tem um monte e vai ver nos vídeos lá do 52 de tem um monte de gente que tá fazendo Uber depois que sai do trabalho das 6 até a meia-noite é gostoso não mas o cara Tira 15.00 por mês trabalhando das 6 à meia noite r00 por mês em 10 meses você já tem R 15.000 Vamos diminuir 15 30 45 60 75 15 30 45 60 75 90 em 6 meses você vai ter 9.000 fazendo isso 6 meses ninguém tá falando pro resto da vida vai se
lascar até 2049 não não 6 meses se lascando trabalhando que nem uma jamanta nove pau você quita todas suas dívidas monta uma reserva de emergen de 3.000 E já começa a investir se torna investidor 6 meses você pode mudar sua vida entende Mas quem quer ah a vida não é justa Eu sei eu vou reclamar com quem não tem 0800 né 0800 a Vida tá injusta eu sei que é mas é melhor você se lascar por se meses quitar as suas dívidas resolver esse problema e começar a ter uma vida nova né do que você
continuar lascar o resto da vida então Aprenda a respeitar o período de acumular e o acumular tem a ver com a saúde mental que você falou né hoje você eu falo muito sobre renda extra a pessoa que tá to endividada ela não consegue pensar em nada não consegue ter Uma ideia genial a vida dela é pensar em boleto a vida dela é discutir com o marido ou com a esposa porque tá sem grana é uma vida miserável então se você não quer ser rico do tipo ah eu sou rico Olha só queira pelo menos ter
uma vida de qualidade para você ter saúde mental e equilíbrio emocional né então é é é um pouco sobre isso respeito o processo aqui de 6 meses a 12 meses trabalhando bastante para você acumular para depois você Entrar na fase de usufruir mesmo porque quem quer usufruir a vida sem ter uma reserv tá vivendo agoniada do mesmo jeito eu acho que pegando a linha do que você tá falando tem uma uma um discurso na internet hoje que vem muito dessa desse discurso de abundância de prosperidade tal tal tal e aí não dá para não fica
muito claro O que é óbvio tem o lance da escassez né que você comentou né e Tal não fica muito claro para mim e eu quero até te perguntar ver se você já pensou sobre isso a linha entre você ser uma pessoa abundante né e desperdiço a linha é muito tênue uhum na sua visão o que que é ser um abundante o que que é o cara tipo assim Putz não sei um cara escasso mas ao mesmo tempo não desperdiçar tá basicamente entre o que é fé e e responsabilidade sabe uhum boa financeiramente falando qual
que é essa linha como é que a gente baliza isso tá Primeiro que esses dias eu vi um cara que eu gosto muito ele chama Mateus Ortega ele é um cara fé ele tem um livro chamado economia do reino ele já trabalhou na ONU um milhão de Ele trabalha faz projeto com o governo britânico uma par de coisa ele falou uma frase que eu amo usar como exemplo que é dele às vezes eu vou nos lugar eu sempre dou o crédito para ele só que a galera faz lá e faz o corte como se a
frase fosse minha né não é minha ele fala Assim prosperidade é você ser bem-sucedido em trazer benefício aos outros eu amo essa frase o que que é uma pessoa Próspera é uma pessoa que tem uma Ferrari é uma pessoa que tem um Porsche é uma pessoa que tem uma maquilar é uma pessoa que tem 20 mansões Pode ser mas eu acho que Próspero é a pessoa que consegue trazer benefício aos outros e esse é um uma das coisas que eu gosto isso aí o que que eu vou falar sobre a escassez cara eu gosto Da
escassez e eu entendo a escassez eu interpreto a escassez pela pelo significado do dicionário o dicionário vai falar que uma pessoa escassa é uma pessoa que ela deixa de ter coisas que ela quer e que ela pode tem muito a ver com mukirana tá o muquirana é a pessoa Miguel muquira né miserenta que ela não vai comer no restaurante por quê Porque não não quero gastar mesmo tendo vai criatura do do além vai comprar lá o bagulho né é o Cara que ele anda com a meia furada por quê Porque eu tenho dinheiro eu quero
ter dinheiro tá errado isso é uma mentalidade escassa no Sul tem um exemplo que diz assim que o cara não compra ovo para não jogar a casca fora exatamente né é uma mentalidade né me zo limitada então O que que é uma pessoa escassa para mim é uma pessoa que ela mesmo querendo Desejando e até podendo ela não não não faz não compra ou então uma pessoa que mesmo que ainda Não possa mas quer ter algo ela não batalha por aquilo certo isso também é escasso ent também é escasso porque tipo assim eu ainda não
posso mas eu quero ah deixa isso não é para mim por deixa de querer porque não quero fazer exatamente então que eu acho o erro aí na interpretação de algumas pessoas que aí eu respeito mas não é a minha interpretação porque eu fico com o dicionário dicionário tá falando escasso É a pessoa que mesmo querendo e podendo não gasta dinheiro Isso é um cara Avarento que é tá errado é péssimo isso aí o dinheiro se tornou um ídolo para você tá errado tá horroroso né agora na interpretação de algumas pessoas escasso é a pessoa que
nunca se abre pro próximo nível beleza OK tipo assim por que que eu não posso ter um BMW em vez de um uma X1 em vez da da do meu Ônix por exemplo aí depois por que que eu não posso ter a X3 depois por que que não posso ter a X6 Depois por que que eu não posso ter uma Ferrari depois por que que eu não posso ter um Bugatti sabe tipo assim isso eu acho que Começa a complicar porque aí você começa a cair muito naquele ponto de que você nunca tá satisfeito e
tá sempre infeliz porque que o vizinho tem mais do que você e com a internet sempre alguém vai ter mais que você a não ser que você seja um Sultão da Arábia né que que eu V Não entendi ou ou algumas pessoas vão parecer ter mais que você as Pessoas são m pard é então eu acho complicado isso porque essa vontade de não você não pode est feliz com isso você tem que ter duas casas iguais essa Vinícius não se é escasso Eu não acho eu acho que assim se você tá feliz e tá desfrutando
E tá cur Caramba mano se você tá feliz com uma casa de 400.000 no meio do mato e isso é a tua alegria eu não vou te falar que você é escasso ou não porque escasso seria se você quisesse ter outra casa e Não não e ficasse podendo não acreditar então a eu acho que assim V vou dar o meu exemplo hoje eu tenho uma hrv beleza eu penso em ter um carro mais legal um dia penso mas meu coração não tá nisso talvez eu eu tenha Duda você GO você iia ter uma Ferrari um
dia acho que não por Ah Duda é porque você não conhece cara eu já andei de Ferrari Cara eu já andei em carrões incríveis sabe e eu eu falo caramba é da hora hein mas você quer não Eu só queria experimentar quem falou isso uma coisa interessante foi o Caio Carneiro quando eu fui no podcast dele ele falou assim uma das maiores vantagens de você ter dinheiro é você poder experimentar coisas e experimentar aí aí a minha fala agora experimentar não tem a ver com você comprar tudo Dev ver que você vê isso isso isso
isso isso tá eu quero esse Tá bom eu hoje Duda não vejo sentido nenhum eu ter C se carro importado nem nenhum por porque eu não Tenho tempo para usar todos assim como o pobre eu não vejo o sentido pobre ter Netflix Max HBO HBO e Amazon Star Plus Disney você não tem tempo para ver Caramba você é louco né então sabe a gente usar o nosso dinheiro com mais inteligência e eu não acho que é errado a pessoa ter muita coisa se é o sonho dela pô tem gente que sonha com isso eu tava
vindo para cá pago me pau eu acho louco mas não é meu sonho vindo aqui para toc tinha um cara ali que tem Aquela Lamborghini laranja lá e um Porsche preto a Juju Salimeni aí é a Juju Salimeni é mesmo maluco caramba eu falei caramba mano nossa é a Lamborghini urak Não lembro qual que é o nome quea Lamborghini é mano animal não tudo bem desde que essa pessoa esteja fazendo bem pros outros Ende esse para mim é o erro a pessoa que ela tem grana ela caga dinheiro para comprar coisa mas não faz bem
para ninguém ô e você sabe que eu acho né É É que quando você vende Uma realidade mais simples você admira outras coisas né vou te de falar que a parte mais legal para mim de ter mudado financeiramente de vida é o quê cara é ir no mercado e poder comprar qualquer coisa mano é um açaí e uma carne da hora tipo assim é e não importa quanto Qual o preço você só quer compr tipo cara Só compra o que você quer sem você fazer conta eu acho que essa para mim é a parte mais
legal ass viajar também é a parte que mais Me me me me faz valorizar ou ter pagado o preço para mudar um estilo de vida por exemplo mas sabe o que eu acho massa eu acho legal assim você poder ter e escolher não fazer sim é muito louco mesmo porque tipo assim imagina tem um exemplo que eu acho muito legal que é quando o o o cara que tá acima do peso lá o gordinho ele ele ele não pode comer o chocolate ele não compra porque ele não consegue ter em casa e deixar de comer
certo só que daí Um dia teve um Cara aqui que é Comandante e das operações especiais do corpo de bombeiro que atuou lá no em Brumadinho Mariana que é o Leonardo fará e ele falou o seguinte vin eu aprendi com com cara do nevs que não tem mérito você manter a paz em tempos você manter a calma em tempos de paz uhum o grande mérito para um soldado do Navy Seal é o mundo tá acabando e ele manter a paz manter a paz manter a calma aí sim ele tem mérito ou seja o grande mérito
do cara que tá Acima do peso é ter o chocolate e ele escolher não comer o chocolate porque ele quer emagrecer Hum então assim na minha visão é cara você pode comprar a Porsche Ah mas não é o carro que eu quero por exemplo e eu não compro uhum não é eu ter e e comprar porque só porque eu tenho tenho ter apte entende porque é uma pressão social você tem que ter você mora aqui né ué mas é legal você saber que você poderia comprar mas não quer e Mas você sabe que às vezes
eu Me pego que às vezes me vem um orgulho na cabeça sabe que às vezes eu vou nos eventos aí chega uns playboyzinho tá Ah cheguei de de isso um relógio tal daí eu fico pensando trouxa Mal sabe que em um mês eu consigo comprar 10 relógios desse aí e o cara me achando pobre então às vezes eu tenho que me policiar porque às vezes o cara é orgulhoso por ter e eu sou um tenho um orgulho velado aqui dentro de saber que eu sou mais rico que o cara mas mas né aí o trouxe
aí achando Que é bonzão só porque ele tem esse relógio né então mas é verdade isso é importante E aí uma coisa que eu acho legal também Vinícius é o seguinte se fala muito eu eu tenho eu eu piso muito né eu bato muito nessa tecla de generosidade né e eu e eu gosto de falar porque eu tenho um canal e eu quero ser referência tem muita coisa que eu faço e eu eu e a minha esposa fazer mas a gente não fala n é porque tem aquele negócio da nossa mão direita não saber o
que a Esquerda faz mas enquanto educador financeiro eu quero ser um exemplo uma referência pras pessoas sobre isso né então eu falo muito sobre generosidade e uma coisa que eu acho importante é se fala muito sobre Network que eu acho incrível é muito louco mesmo só que eu tomo um certo cuidado porque se fala muito sobre você andar com gente rica você andar com gente Expert você andar com a a esfera da humanidade você andar com com gente que é multibilionário Ok Só que eu sempre falo nunca deixe de estar com o pobre nunca deixe
de visitar uma favela nunca deixe de ir pra África se você pode por quê Porque senão a gente começa a viver numa bolha que a gente acha que o mundo é aquilo e não é no dia 12 de dia 12 não dia 18 uma semana depois do dia das crianças cara nós da da igreja que eu frequento a gente foi fazer uma um dia da criança especial numa comunidade Lá para lado da Brasilândia lá não tem como você tá num Lugar daquele e você não querer ser generoso não tem como você ver uma que tava
chovendo né mano tinha uma menina velho com uma blusinha deve 8 anos descalça tremendo você sai dali querendo vender tudo que você tem é uma pegada mais ou menos acho que é o Alissa de Schindler o filme né que o cara fazia isso né ele via os judeu lá e no final ele se arrependeu Por que que eu não podia que precisar daquele porcaria é de piano podia ter salvado mas tanto de Deus quando a gente tá num nicho num num numa bolha que só se fala de Network de riqueza de empreendedorismo de Business de
fechar negócio e tal você esquece que tem gente que tá passando fome e quando você se expõe a estar nesses lugares Por exemplo agora no começo de dezembro eu fui passar uns dias lá no sertão eu fui fazer um projeto social não ganhei nada eu paguei a passagem eu paguei tudo porque eu e a minha esposa queríamos estar em meio a gente que não tem uma Gota de água para viver cont e que a gente não faz nem ideia que isso é que existe às vezes você acha que é só lá no no Morumbi ó
lá no Moçambique e tal não aqui no no Brasil né e Cara eu já saí de lá cheio de ideias de projetos sociais que eu a minha esposa vamos fazer lá então eu acho importante Às vezes tem gente que não sabe exercer a generosidade Você só anda com multimilionário né então começa a andar um pouco nesses outros lugares Nesses outros ambientes por exemplo eu agora montei a minha Incorporadora que chama vencer Incorporadora a gente vai construir minha casa minha vida com itens mais luxuosos do que no normal né e eu falei com o meu sócio
que é o Romoaldo eu falei Romoaldo a gente eu topo Vamos abrir incorporador e vai ser bom só que eu quero no mínimo um apartamento de cada prédio que a gente construir doar Então a nossa ideia é essa Eu quero fazer pô tem gente que tem 50 60 anos e não conseguiu comprar apartamento até hoje sendo que eu com 30 anos já consegui o meu entende é um apartamentinho mas o o meu apartamentinho é o sonho de muita gente que tem 50 60 anos não conseguiu até hoje então a gente começar a fazer mais o
bem e a gente vê a gente está com gente que tem essa necessidade pra gente abrir os nossos olhos fora da nossa bolha eu acho fundamental o Network está com esse tipo de gente eu me beneficio Muito nisso só que eu amo est com o pobre eu amo est no outro lado também sabe eu acho que eh eu eu como ecossistema eu tenho uma visão que tem que ter um equilíbrio entre o cara crescer e contribuir cara é eu acho que se o cara só cresce ele é o egoísta e se o cara só contribui
ele é um otário é então tem que ter essa esse esse equilíbrio né sim o cara cres contribui mais contribui mais ele automaticamente vai crescer mais acho que tem esse vai Você falou vai totalmente de acordo que a gente faz é tem que ter e é bom né só que se a gente não não não não vai para esses lugares né Por exemplo você aí que talvez é multimilionário qual vez você foi pra África não para lazer mas para ajudar sabe não tô falando para você ir num resort no Marrocos tô falando num lugar zoado
mesmo sabe porque outra tava ven às vezes cara tem tem várias instituições que eu e a Maiar A gente ajuda né contribuir mensalmente tem Lugar tipo assim mano você dá r$ 1 por mês é o sustento de uma família por um mês na África r$ 1 velho sabe é absurdo isso só que se você não conhece esse lado e fica na tua bolh Zinha ali você não vai ver mesmo e vai achar que não o mundo é cor de-rosa Não não é é muita coisa ruim né então alguns Pilares aí que eu falo né aí
só voltando naquela primeira pergunta lá sobre Finanças ou v nício o que que é educação financeira cara nada mais é do que você tem Inteligência para ganhar dinheiro poupar dinheiro e multiplicar esse dinheiro só isso eu eu terminei de ler um livro do Morgan husel chama o mesmo de sempre ele fala assim tem um capítulo que ele fala sobre como as pessoas gostam de complicar as coisas Muitas vezes porque parece que o complexo é mais admirável que o simples né ele dá até um exemplo por exemplo por que que muito muita tese de doutorado tem
150 páginas quando daria para ter 30 Porque se você escreve só 30 parece que você é meio burro agora quando você escreve 150 caramba 150 o cara é fera hein então ele fala sobre como muitas vezes a complexidade parece algo mais admirável quando simples é melhor e mais fácil aí ele dá um exemplo no mundo financeiro cara tem um monte de coisa que dá pra gente aprender sobre bolsa de valores e renda fixa variável debentures CDB lci PCA é é coisa que não acaba mais mas ele fala vamos vamos simplificar Aqui o que que é
você ter uma boa educação financeira você trabalhar bem gastar menos do que ganha e esse menos do que você ganha que você não gastou você investir para montar seu patrimônio Só isso é muito mais simples só mano tipo assim claro que se a gente pode depois que nem eu eu tive que estudar para entender melhor Mas qual que é o segredo trabalhe e quanto mais inteligente você for no que você faz maior a chance você ter sucesso né Trabalhe ganhe gaste menos do que você ganha e se você for no Google você vai ver 70%
dos brasileiros gastam mais do que ganham ou seja n tá ferrado você acha que eles gastam mais porque ganha um pouco ou porque as duas coisas é aí que tá né Tem gente já já tá no limite gastando uma merreca só que ganha um salário mínimo a é cruel e tem gente que ganha 10 pau mas gasta 11 né então é complicado então não gaste mais o que você ganha por qu Porque se você não investir Isso é uma questão de lógica tirando Mega Cena né se você não investir uma que não é uma opção
né deixando bem claro aqui Mega Cena se você não investir uma parte do que você ganha você nunca vai ter 100.000 Como que você vai ter 100.000 Investindo um pouco todo mês e deixando que os juros compostos façam a Bola de Neve a teu favor né como que você vai ter 10.000 investindo todo mês então é uma questão de lógica se você não Investir 50 conto que seja todo mês você sempre vai continuar sem ter nada né então não desista porque é pouco tenha disciplina investe todo mês Quando você começar a investir você vai ver
que a tua você vai mudar porque você vai começar a ver dinheiro e você nunca viu isso na tua conta e você vai começar a priorizar coisas melhores eu fiz até um vídeo esses dias falando assim a mágica do 5.000 aí lá no vídeo eu falo sobre como A tua vida muda quando você consegue juntar R 5.000 na tua conta a tua cabeça muda tuas prioridades vão mudar você vai começar a gastar com mais inteligência porque você sabe o trampo que foi juntar aquele 5.000 você não vai ser burro de gastar tudo aquilo no celular
A pessoa compra celular caro porque é parcelado ela não vê o dinheiro saindo agora quando você tem cinco pau você não quer ver aquele dinheiro não é que nem antigamente quando a gente usava Dinheiro você tinha uma nota de 50 conto na carteira você não queria usar nem a pau porque você sabe que a partir do momento que você trocar ali por 45 vai embora é então quando você tem 5.000 na conta você não gasta mais com idiotice porque você sabe o preço que você pagou para juntar aquela grana Outra coisa quando você tem 5000
você já começa a ver pinga ali quase r$ 50 Opa uma coisa é pingar R 1 50 centavos caramba caiu ó 50 rendeu sem eu fazer nada Aí você já Começa a querer investir mais foi se eu tivesse 10.000 sim seria 100 e se eu tiver 100 1000 se eu tiver 140 um salário mínimo né se você tiver 140 claro que eu tô arredondando aqui né se você tiver 140.000 vai pingar na tua conta o mesmo que do ter3 dos aposentados ganha hoje de aposentadoria NSS tendo trabalhado 50 anos que nem uma besta para isso
né então quando você junta 5.000 que seja tua vida começa a mudar e você começa a ter Aquela Paz de Olhar pra conta pela primeira vez e falar tá azul não devo nada para ninguém eu vou curtir só que aí você começa a ter um equilíbrio entre o curtir e o investir porque você vê que quanto mais você investe mais saúde financeira e qualidade de vida você vai ter não é só sobre ter dinheiro porque eu tenho dinheiro é sobreviver bem e com qualidade né é e Duda e assim eh hoje o segmento que você
tá no país que você vive nos últimos nos últimos meses assim Tem te dado bastante pauta né é legalização de cassino é jogo do Tigrinho que não é investimento é Bitcoin que né Explodiu e todo mundo quer comprar Bitcoin Ah E aí quando quando que você avalia assim todas essas questões eh relacionado a a a o entendimento que as pessoas têm essa relação de como é que o pobre enxerga o Bitcoin qual que qual que é a relação dele quando ele começa a investir Qual que é a relação Desse pobre por exemplo com o cassino
com o jogo do Tigrinho Então qual como o que que você percebeu que tem de ponto em comum entre o público que você fala e todas essas pautas que tem muito em alta tá a primeira coisa que é importante é a gente entender que investimento e eu vou chegar tanto na Bet quanto no Bitcoin né investimento é um negócio de longo prazo investir tem a ver com você p p p p p pá para ter bastante é isso e existe também a questão de do ganho rápido ganho Rápido não é investimento Mega Cena nunca foi
investimento plataforma de aposta nunca foi investimento Day trade não é investimento tudo isso tem a ver com especulação Day trade é um negócio mais organizado tem gente que gosta muito de falar do apostas esportivas que também pode ser um negócio mais organizado mas a é que as pessoas não entendem nada e querem ganhar dinheiro rápido aí que é o problema aí que lascou por exemplo no Estados Unidos Lá também tem muita aposta Só que lá as pessoas não apostam para mudar de vida e ver se eu saio desse dessa vida miserável elas apostam que elas
curtem é prazeroso para elas aqui as pessoas estão apostando porque acham que vão ficar rico da noite por dia e não vão vão ficar mais pobre da noite por dia né então a pessoa chega e fala você viu que a plataforma Bet ali pode ganhar 100.000 ela não tem nada a ver com investimento nem com Inteligência tem a ver com tentar a sorte para ver se dá bom e não dá né Eu tava vendo fiz uma live esses dias com a Carol Pier e o irmão dela né Acho que ele tava falando que acho que
meio de quem aposta ganha dinheiro sabe e então assim a aposta tem a ver com aposta eu vou apostar Tomara que dê aqui tá não deu me ferrei criptomoeda criptomoeda pode ser um investimento pode não ser porque tem Criptomoeda que é útil relevante e interessante e até o governo já tá vendo isso estão querendo agora fazer uma reserva de de Bitcoin pro Brasil né no caso mas também pode ser uma criptomoeda que é inútil e lixo e tá todo mundo falando ô compra aqui que vai dar bom sem ter fundamento nenhum então Você pega o
Bitcoin Bitcoin para mim foi uma das coisas mais incríveis do já inventado depois da internet da roda do fogo e do YouTube né acho que acho que é O Bitcoin é muito louco só que a pessoa não entendeu nada do que é o Bitcoin mas você viu que bateu a máxima histórica vou comprar que você tá entendendo que você tá fazendo não mas tá todo mundo falando então você é trouxa você tá fazendo os bagulho sem entendimento você não tá entendendo que é isso então a gente tem que entender a coisa aí a Bet por
exemplo que é a plataforma de aposta né para quem não sabe Bet significa aposta Então tudo tem Bet no nome a não ser alguma tia tua que chama Elizabete aí né tudo que tem Bet tem a ver com aposta né e a aposta é simplesmente uma tentativa que não tem como você controlar é que nem um dado você joga não tem como saber 1 2 3 4 5 ou se é na sorte né agora tem investimentos que dá para você fazer uma análise dá para você ver Opa tá interessante Opa tem bons fundamentos é relevante
tem empresa que tá usando tem governos que estão usando o Brasil tá Começando a usar então pera aí tem alguma coisa interessante nesse negócio que não é simplesmente uma pirâmide ou ou sabe coisa feita num Fundo de Quintal Então tudo tem a ver com estudo sempre a gente vai ca nessa tecla e eu vou falar ô Vinícius Eu odiava antes de ter meu canal Eu odiava quando vinham com esse papo o mais importante é estudar Ah quer estudar o mais importante é estudar é mindset é mentalidade é é não tem não tem jeito é né
E quando a gente não muda Nossa cabeça por meio de livros por meio de podcast por meio de conteúdo relevante não tem como é não caminho né Car caminho duradouro não sim sim vai vai vai ser isso e vai acontecer então estude traz responsa Cara o que que eu faço por exemplo Às vezes tem algum a nossa vida é corrida né Eu ainda tô numa fase bem corrida mas daqui a um tempo eu vou começar a desacelerar eu vejo algum vídeo interessante lá no meu apartamento não tem não tem máquina de lavar louça Né porque
é pequeno mas na casa nova vai ter que a gente tá construindo eu salvo para assistir mais tarde e todo dia quando eu vou lavar louça eu clico lá e boto um vídeo interessante por porque aí eu faço uma coisa chata eu não gosto de lavar louça mas eu comecei a relacionar a hora de lavar louça com o momento que eu tenho para aprender algo novo por 10 15 minutos otimizei meu tempo tô aprendendo algo de bom só que aí a gente pergunta Para pessoa que tá em casa quanto do seu tempo você aplica em
coisas irrelevantes não é errado você ver jogo de futebol não é errado você ver Dorama e não é errado você ver sei lá outras coisas aí jogar videogame jogar videogame exato não é errado o errado é você gastar muito tempo fazendo isso e depois falar que é pobre porque ninguém te ajudou na escola não você claro que tem vários cenários mas talvez você é pobre porque você é burro para caramba Não sabe nada de educação financeira e prefere ver Big Brother Do que assistir um podcast né então são escolhas você vai ter que ralar não
é fácil sair da pobreza mas dá só que você vai ter que priorizar volta naquilo que eu falei prioridade é você falar sim para uma coisa e não para todas as outras né então se você tá priorizando o seu tempo eu fiz os cálculos esses dias contando educação infantil Ensino Fundamental ensino médio e faculdade 16000 horas sentado com a bunda na cadeira para ter uma profissão para ganhar dinheiro aí você fala para pó ler um livro não não tenho tempo então tá bom cara então o burro não sou eu vamos lá você passou 16.000 horas
para começar a ganhar dinheiro agora que você ganha você continua fazendo burrice porque você não quer ler um livro Segredos M Milionária custa 20 conto mais esperto que o diabo R 9,90 a edição de bolso Caraca o o Segredos examente o homem Mais rico da Babilônia 20 e pouco o meu livro esses dias tava r$ 2 o meu livro o preço de um hambúrguer mais barato que um hambúrguer né é muito bess dia né tipo deixar de comer um dia um hambúrguer e comprar um livro né s é muito tipo assim Caraca Por que que
as pessoas não fazem isso né E você vê e eu não tô falando né tipo assim cara você precisa estudar vai fazer faculdade de economia não eu não tô falando cara você precisa estudar vai fazer um curso de 100 horas de duração é não até pode fazer você quiser mas eu tô falando lê um livro quanto tempo vai dar esse podcast nosso aqui mano 1 hora meia 2 horas sei lá de graça é a duração de um filme e é o resum de de uma experiência que você já passou horas e horas para entregar pronto
e é o que tá mudando a vida cara eu fico feliz demais com isso esses dias eu fiz uma pesquisa no meu Instagram fiz um Story falando galera por favor seja sincero e eu não quero Ninguém puxando o saco aqui comenta aqui as aulas do meu canal tão te ajudando a sair da pobreza aí depois eu fiquei no mal cagaço porque eu esqueci que as respostas são públicas eu pensei caramba só falta todo mundo falar que tá ruim né que não tá ajudando em nada Acho que 7 8000 pessoas responderam 98% Falou sim tá me
ajudando a mudar de vida por causa dos conteúdos do teu canal que é de graça aí o Story saiu do ar que que eu fiz eu queria alguma coisa que todo Mundo pudesse confirmar porque eu tô falando a verdade né então se você for lá no meu Instagram que é o @eduardo fberg só tenho esse perfil o resto é tudo golpe o primeiro post fixado lá é um post que eu coloquei assim você Assista esse vídeo antes de mais nada alguma coisa assim aí eu fiz um vídeo um RS falando pessoal tem muita gente que
acha que é impossível sair da pobreza Tem muita gente que acha que não dá que você Nasceu pobre vai morrer pobre então o que que eu vou pedir se você que é seguidor do meu canal tá conseguindo mudar de vida e sair da pobreza deixa aqui o seu comentário e fala o que que você tá fazendo das coisas que eu tô falando que tá te ajudando a sair da pobreza tá lá milhares de comentários a prova e é gente como você é gente como qualquer um de nós que cara eu achei muito legal esses dias
eu vi um vídeo um casal Acho que o nome do canal é casal Pcom alguma coisa assim eles fizeram vídeo nem nem conheço não tenho vínculo nenhum com eles mas aí Me mandaram o título do vídeo é o que aconteceu com a nossa vida em se meses assistindo o primo pobre é o título aí eles fizeram um vídeo de 30 minutos falando como a vida deles mudou da água pro vinho em seis e é um casal normal trabalhador CLT como a vida deles mudou para muito melhor em 6 meses fazendo as coisas que Eu falo
no canal e tá lá sabe não não tô tentando acredita em mim por favor tá lá o vídeo assiste né então assim prioridade sabe foca aí uma semana da tua vida estudando sobre investimento segunda terça quarta quinta sexta você já vai ser mais inteligente que 90% da população brasileira e agora né Edu também aproveitando a a a semana do Natal muita gente S de vida agora final de ano né para viajar para não sei aonde para fazer tal festa para baixar combo Embalada impressional da vizinhança que você comentou então dá um conselho aí para para
essa galera não começar já 2025 de uma maneira errada O que que a pessoa não pode fazer nesse final de ano tá ó você v né agora tá chegando Natal e a pessoa teve o 13º de Novembro 13 de dezembro o que eu falo é não use esse dinheiro para comprar coisas use esse dinheiro para resolver a sua situação e deixar de ser aquele pobre lá que eu falei todo endividado Sem ter dinheiro nenhum e trabalha o mês inteiro só pagar boleto eu sei que tem gente que tá devendo muito mas se você desprezar as
suas dívidas e priorizar comprar coisas você não não tá sendo Inteligente você vai continuar um pobre que tem coisas e o meu objetivo é fazer você deixar de ser pobre não ter coisas né foca em quitar suas dívidas porque agora vai ter muito gasto aí Janeiro IPVA IPTU renovação de matrícula Eh cara tem um monte de coisa que chega Em lista de material de criança de quem tem filho né então eu vou dar uma reflexão aqui que é seguinte fiz um vídeo também recentemente no canal qual que é uma das diferenças entre a pessoa que
tem mentalidade rica e mentalidade pobre não tô falando de pessoa rica e Pobre tô falando de quem tem mentalidade tem pobre que tem mentalidade de rico e vai sair da pobreza já já tem rico que tem mentalidade pobre daqui a pouco tá na Pobreza igual a maioria dos jogadores de futebol né e atores da Globo Então qual que é uma das grandes diferenças entre a mentalidade de rico e a mentalidade de pobre o que tem mentalidade de rico ele usa o dinheiro que ele ganha para produzir e multiplicar o a pessoa que tem mentalidade pobre
ela usa todo o dinheiro que ela compra para consumir coisas consumir produtos e assim todo o dinheiro que ela ganha sempre vai parar Pra mão dos outros o dinheiro que ela ganha do des terceiro vai pra mão da loja o dinheiro que ela ganha de de bônus de PLR vai parar no Don do restaurante ela só consome e ela nunca multiplica o dinheiro que ela ganha então uma dica que eu dou é que agora já tá meio tarde né não sei se o que que você já fez sou 13º mas começa a multiplicar o seu
dinheiro começa a multiplicar Sabe tem até uma frase que muita gente fala né dê r$ 1.000 para uma Pessoa inteligente e ela transforma em 20 dê R 10.000 para uma pessoa burra e ela compra um iPhone entende tipo é isso a pessoa que tem mentalidade ignorante ela só compra coisas e o dinheiro dela que ela trabalhou para ganhar sempre vai parar na mão de quem já é rico a pessoa inteligente ela multiplica aí a pessoa chega e fala assim Duda mas não é fácil assim em nenhum momento eu tô falando nesse podcast Nem no meu
canal em nenhum momento tô falando que é fácil só tô Falando que dá vou dar um depoimento legal de alguém que com certeza é muito mais pobre que você que tá assistindo caso você seja pobre gravei um programa lá pobre show meu programa de entrevista com a Cleusa ela era uma menina boia fria família de boia fria lascada tinha 10 irmãos eles eram em 10 ela acho que era uma das mais velhas aí beleza boia fria trabalhava na roça acho que o pai dela morreu aí a mãe dela teve que trabalhar mais ainda e essa
Cleusa Teve que cuidar dos nove irmãos e ela era uma empregada doméstica empregada doméstica cuidar de nove irmãos morreu o pai mas ela sempre teve mentalidade de rico ela falou eu não vou morrer assim começou a trabalhar empregada doméstica aí depois de um tempo lá ela conheceu uma mulher lá que falou meu você não quer começar a vender bolo aqui tal fazer uma rendinha Extra tal ou me ajudar Aqui começou a vender bolo Aprendeu uma habilidade que ela não tinha desenvolveu como eu eu nunca imaginei que eu ia ser um educador financeiro Mas a vida
da volta é pivote ali o negócio e bora PR outra então ela começou a vender bolo se tornou uma uma boleira muito boa começou a ganhar uma graninha ela falou Duda nunca me preocupei com ent ação o que eu queria era mudar de vida começou a ganhar uma graninha com bolo poderia comprar alguma coisa um Tênis melhor uma não não não eu vou investir Aqui começou a abrir uma lojinha aí começou a ganhar dinheiro eu não vou subir meu nível eu não vou querer Ostentar não vou querer ser sabe vou continuar investindo abri outra loja
outra outra outra hoje ele é a dona da sod que só no ano passado faturou 6 640 milhões de reais eu te pergunto você aí que tá falando não tem como a vida não é fácil para mim assim eu já fui uma pessoa pobre mas nunca fui um pobre tipo Assim passei fome fui o classe média baixa que estudou escola pública já foi já saiu na frente da Cleusa é exatamente é então mas aí a pessoa fala É mas é que você não sabe como é que eu tô tá você tem uma vida pior que
a dela que aí pode ser que eu te dê alguma moral agora se você a pessoa pobre que só bota defeito e fala que não dá Então vai ver o episódio que eu gravei com ela para ver se aprende alguma coisa e vários outros você pega tem out Geraldo Rufino aí por Exemplo era um catador de latinha hoje ele é o dono da maior empresa de reciclagem de caminhão do do da América Latina Sei lá cara olha para quem conseguiu se você fica olhando só pros cagado que tá do teu lado aí falando que a
vida é uma desgraça que é isso vamos vamos vamos viver Porque a vida é uma só cara aí é o problema Eu não acho que tem problema você andar com Gente Pobre eu acho que tem problema você andar com tapado e tem pobre e tem rico que é Tapado tem muito rico que é tapado eu conheço muito rico tapado né mas também tem pobre tapado e tem muito pobre e rico que é inteligente começa a andar com gente que tem propósito começa a olhar gente que conseguiu pô eu vou olhar para um monte de gente
que morreu na pobreza Tá mas que que ele fez não não sei pode ser que foi ruim mesmo deu mal mesmo mas eu tenho que olhar para quem conseguiu e ter uma referência a pessoa que Conseguiu o que que ela o que que a Cleusa fez Qual foi o diferencial Qual foi o diferencial primeiro mentalidade eu não vou morrer pobre isso Rio fala também mano você você tem que ter um desejo ardente velho se você tá acostumado com a pobreza Então vai morrer pobre mesmo né eu desde Anes por que que eu tinha se 100
da Extra porque eu falei eu nunca vou depender de 3.000 3.000 eu pago o meu financiamento Supermercado acabou não vou ter nem Tempo dinheiro para ter um Netflix então eu sempre fui indignado eu falei eu vou ter mais coisa aí o Napoleão Rio fala né transforma aquele negócio de um desejo ardente Mano era o desejo que ela tinha a Cleusa eu não vou morrer nessa situação começou a trabalhar começou a fazer renda extra quando o dinheiro começou a entrar ela não subiu o nível Manteve a simplicidade dela começou a acumular começou a abrir um negócio
abriu outro abriu outro e hoje tá aí Mais rica que todos nós juntos aqui né nossa nossa louco né É eu acho que esse é até um dos propósitos do forjan também porque a gente acredita muito no poder das histórias né uma das dos fatores que a gente usa para para identificar o grande lance do forgando é é fazer com que as pessoas transformem o potencial delas em potência tá o O Grande Desafio o grande vilão dessa história é que a maioria das pessoas não acreditam que tem um potencial como que a gente prova Isso
de duas formas uma espiritual e uma forma racional a espiritual É cara se a gente acredita que Deus é um ser justo não há justiça em ele falar assim o Duda vai com muito potencial e o Vinícius com pouco Uhum Então se ele é justo é o Duda vai com potencial x o Vinícius vai com potencial Y você cada um deles vai usar o livre arbitro para usar o não exp potencial boa Qual que é a a a a prova racional que a gente tem é que que muita gente com menos recursos com menos dons
Com menos talentos saiu atrás de você mas foi muito mais longe Então esse cara não pode mais falar que aonde ele veio é o problema dele não transformar o potencial dele em potência porque o que mais a gente vê é cara que veio do negativo e hoje tá muito além da onde a gente já chegou é então se o cara se baseia nisso e ele acredita nisso fala assim tá beleza então talvez eu não tenha encontrado meu potencial ainda não tem descoberto mas existe e quando ele Passa a acreditar que é possível ele sair da
pobreza automaticamente a postura dele também é diferente é porque se o cara ele acredita que não é nem possível sair da pobreza daí nada acontece né é tipo assim você acredita que você pode ser um atleta Olímpico não acredito você vai treinar para ser um atleta Olímpico não sim porque se ele já acredita que não vai ser um atleta Olímpico não faz sentido ele treinar para ser um atleta Olímpico hum né Você Acredita que pode ser um atleta Olímpico acredito Ah então há possibilidade desse cara treinar para ser um atleta Olímpico se ele vai ser
ou não cara não cabe é noss mas é uma questão de postura né de comportamento e é o que a gente acredita aqui bom isso que você falou cara vai totalmente de encontro com aquilo que a gente com com aquilo que a gente acredita e com aquilo que a gente busca levar pras pessoas então quando vem alguém aqui como você Compartilha essa História daquilo que você viveu cara fico encantado com isso por quê Porque é como se você falasse o seguinte cara você nasceu para fazer isso não mas descobrir no caminho né É é é
você usar daquilo que você tinha cara para transformar em algo muito maior é então se alguém te falasse há 10 anos atrás que que i ser um dos maiores eh educadores financeiros um que i gerar milhões de visualizações através de educação talvez Caraca tá doido né Que pinga é essa que você bebeu né É então eu acredito Duda que Deus ele tem um uma grande habilidade de nos surpreender positivamente o tempo inteiro Uhum E quando a gente se abre para isso a gente vive coisas que a gente Não viveria sem essa crença sem essa sem
sem essa entrega então eu tô muito feliz de você ter vindo aqui tô muito surpreso eh de você ser exatamente a pessoa que você na Internet isso é hoje no dia de Hoje ser congruente ser coerente é o diferencial de mercado né O B vale mais o que tem inglês no currículo exatamente o cara fazer exatamente aquilo que ele prega viver aquilo que ele ensinar aquilo que ele realmente viveu Cara acho isso Fantástico da hora tudo a ver com forjando e eu quero dizer que para você contar com a gente você faz parte dessa obra
Eu acredito que a gente não faria nada grandioso sozinho então você faz parte disso obrigado por você ter Demandado seu tempo aqui com a gente imagina prazer foi meu gostei demais do papo a gente se conheceu lá em Cuiabá né É verdade Cuiabá lá no evento do Tony lá né nem esteve aqui semana passada também ele veio gente boa né meu cara foi muito bom Agradeço o convite aí foi um prazer parabenizar mais uma vez aí pelo cenário pelos diferenciais de tanto podcast que tem hoje em dia né você teve um diferencial você pensou em
algo além do que todo mundo já tem exatamente muito Bom mano Valeu pelo convite Espero que a galera tenha gostado obgado Com certeza tá como que as pessoas te acham nas redes sociais como as pessoas acham seu livro para comprar tá no YouTube primo pobre primo pobre botou lá já vai achar no Instagram e no tiktok já tinha o perfil primo pobre de lanchonete sei lá o que que era lá primo pobre então o meu é o meu nome @eduardo wildberg nos dois eu só tenho esses dois qualquer outro que tiver a Minha foto ou
primo pobre primo pon primo under é falso cuidado só siga o original e cuidado que tem outra coisa importante a única coisa que eu vendo Vinícius é o meu livro qualquer outra coisa que você achar venda usando a minha foto é golpe também eu eu libero tudo planilha curso esses dias eu vi um cara ele baixou a planilha que eu dou de graça e começou começou a vender e mais de 1000 pessoas tinh comprado pagando 30 conto cara 30 pau aplicando golpe então Fica ligado nada além do meu livro tem curso lá tudo tem custo
tudo que eu libero lá é de graça né Aí tem o meu programa pobre show que é o programa de entrevista Toda segunda à noite e tem o meu livro Deixa de ser pobre que tá disponível aí tem link da Bill do meu Instagram é só digitar Deixe de ser poob no Google que você já acha ele é um livro de educação financeira voltado pro pessoal mais pobre então eu vou falar de renda exra vou falar como economizar na Conta de energia vou falar como viajar mais gastando menos né então todo um contexto aí pro
pessoal mais pobre que quer mudar de vida certo e eu vou aproveitar toda a sua experiência essa bagagem aí de 8 anos mais de 8 anos 11 anos né de YouTube Edu pede PR as pessoas se inscreverem no canal boa galera se inscreve deixa o like é de graça não sei se te contaram mas não tem custo seguir viu o canal e nem deixar o like e nem Comentar você sabe que isso é uma forma a gente tava falando aqui sobre generosidade né a generosidade ela não tem só a ver com dinheiro ela tem a
ver com tempo também ela tem a ver com você fazer coisas boas pras outras pessoas você sabia que isso aqui ó chega para você de graça e você simplesmente d o like ajuda para caramba simplesmente você comentar caramba Gostei do podcast he O Vinícius é da hora o Duda que eu não gostei não tem problema comenta Qualquer comentário sempre ajuda né e segue as redes sociais aí porque é de graça você ajuda para caramba então quando a gente tem uma um costume é uma coisa que eu tenho tenho que me tento me policiar né quando
a gente não gosta a gente vai lá e mete o pau quando a gente gosta a gente não faz nada né pode ver quando você não gosta de um restaurante você vai lá no Google mau atendimento caramba quando você gosta não fala nada fala quando gosta também né então Valoriza as pessoas aí que estão te ajudando e trazendo esse conteúdo para te ajudar a mudar de vida né Eu acho que muito desse tipo de comportamento Duda vem por causa dos nossos pais sabe por quando a gente tirava uma nota boa na escola falava assim não
faz mais que obrigação né Aí a gente faz um negócio tão bom não fez mais que obrigação n é verdade então pra gente finalizar tem uma pergunta que é incomum em todos os Episódios que é o seguinte se hoje o Duda tivesse chegando ao final da sua vida tivesse que deixar em pouco tempo uma mensagem pras pessoas que te escutam pras pessoas que você ama nesse pouco tempo Quais as palavras você escolheria para deixar tá cara eu falo muito sobre dinheiro e tudo mais mas eu vou te falar nada disso importa mais do que servir
a Deus Essa é a minha a mesma conclusão lá de de Salomão né cara Salomão foi o cara mais rico do mundo teve mais de mil Mulheres experimentou tudo mais sábio mais inteligente mas no final ele fala cara o quer saber o melhor é Temer a Deus mesmo sabe obedecer então assim cara mesmo por eu sei que isso aqui é passageiro né qualquer hora pode dar ruim mas a eternidade eu quero estar com Deus cara eu quero passar do lado dele né então não tem nada eu poderia falar cara eu torço para que você seja
rico eu torço para que você tenha a melhor educação financeira eu tô torço mesmo Mas o que eu mais desejo é o que eu mais amo que é servir a Deus e ser dele pertencer a ele não como uma religiosidade não baseado no medo mas mas baseado no fato de que ele é meu pai eu sou filho e a gente se ama eu sei que eu posso confiar nele entregar meu caminho nas mãos dele e sei que ele vai fazer sempre o melhor na riqueza na pobreza na saúde na doença né então isso é o
que tem mais valor para mim cara eu eu eu oro todos os dias falando Deus Obrigado por tudo mas se algum dia o senhor quiser que eu abra a mão de tudo eu vou chorar mas eu vou fazer porque Obede começou porque eu obedeci e a minha vida toda tem que ser em base na obediência né Isso Aí Glória a Deus que legal você tá ISS o que eu acredito é o que eu é o que a gente prega o que a gente vive aqui também isso tudo só acontece por cus disso dessa obediência porque
quando você começa a viver mundo do mundo dos negócios entender um pouco Mais a gente tem a a experiência de olhar para um negócio tipo nosso e entender que comercialmente não é o melhor negócio que existe Eu poderia usar o meu tempo as as minhas as minhas habilidades para fazer negócios Mais rentáveis mas um dia eu escutei aqui de um teólogo que virou um grande amigo nosso que é o Yuri que ele disz o seguinte não há nada pior do que você ter sucesso naquilo que Deus não te chamou para Fazer verdade então uhum aquilo
mexeu muito comigo e entendi que independente do dar ou não dinheiro fazer aquilo que Deus chamou para fazer vai ser sempre a nossa premissa vai ser sempre aquilo que a gente mais vai vai buscar atender bom bom demais você tá totalmente de acordo com que a gente acredita obrigado Mais uma vez queria desejar vamos desejar um feliz natal PR as pessoas essa semana é Natal né É então Feliz Natal aí para você pra sua família aproveita possa Viver o o verdadeiro espírito Natalino que é o nascimento de Cristo entender o que isso significa ter esse
contato ter essa entrega maior que você tenha um excelente final de ano e se você tá brigado com algum parente aproveita essa oportunidade aí para tentar se reconciliar porque passar esses dias aí com a família com os parentes É bom demais né É verdade e na semana que vem nós estaremos aqui né semana de virada de an teremos um episódio especial Também para você aqui tá bom É eu quero agradecer mais uma vez aos nossos parceiros a BMW do Brasil ao grupo euromotors que nos ajuda a levar essa mensagem mais paraa frente que acredita no
potencial das pessoas e que elas possam transformar assim o seu potencial em potência também agradecer ao pessoal da Eleven capital que te ajuda que ensina você aí a cuidar melhor do seu patrimônio a dolarizar o seu patrimônio e como a gente viu aqui hoje a educação Financeira é algo tão importante né tão imprescindível na nossa vida obrigado ao pessoal da Eleven por nos ajudar também a levar essa mensagem mais paraa frente e por nos ajudar a causar Impacto através da educação tá bom nós nos vemos no no próximo episódio e tau tchau