você acorda cedo com aquela disposição né pô Hoje vai finalmente aquele projetinho vai andar finalmente você vai adiantar suas coisas né ou nem isso né você simplesmente quer cumprir seu cronograma fazer seu trabalho aí você pisca P quando você percebe acabou o dia bateu a hora de ir embora bateu o sono Sei lá o dia acabou e você descobre que não fez nada que que aconteceu Por que que sua produtividade tá um bagaço você é ruim o dia tem menos de 24 horas e ninguém te contou é isso você vai descobrir agora o que que
é que tá destruindo a tua produtividade a ciência explica e vou dar aqui nesse vídeo as dicas que eu sigo para resolver isso vamos [Música] lá fala galera Trunks Peter aqui quando você pensa em Marx zer Beck imediatamente você constrói uma imagem mental dele vestido uma blusa cinza um casaco cinza uma calça jeans não é é imagem mental que você faz dele a mesma coisa aconteceu com o Steve Jobs é o chefão fundador da Apple sempre foi caracterizado pela aquela mesma blusa dele preta de gola alta e calça jeans sempre por que que esses grandes
empresários gostavam de vestir sempre a mesma roupa era falta de estilo tipo falta de grana não resposta tá mais lá atrás Ok no início do século passado com gênio chamado Albert Einstein Einstein foi outra pessoa marcada por quase sempre usar as mesmas combinações de roupa né galera o maluco lá sempre usava o mesmo casaco e calça jeans reza lenda que Albert nce tinha assim um armário inteiro de roupas iguais e sabe por que ele fazia isso ele mesmo explicou uma vez para não ter que gastar um segundo decidindo que roupa vestir de manhã ele simplesmente
pegava sempre começava o dia dele acabou então o segredo do sucesso é esse Peter vesti a mesma roupa todo dia não Isso é uma hipérbole ok Um exagero Na verdade o esquema do I zuke bag do Steve Jobs faz parte de um método eu mesmo uso esse método n uso sempre as mesmas roupas Só muda a cor mas as camisas são sempre Essas aqui que vocês estão vendo né Mas o importante para você entender aqui agora não é um método em si é o motivo e o motivo é o foco foco é a chave pra
produtividade vamos voltar pro Einstein Você sabia que a famosa teoria da relatividade né teoria mais das galáxias da física toda foi criada em só TR anos cara o Robert trabalhou nessa ideia entre 1912 1915 e não fez mais nada nesse período nada nem escolher roupa ele escolhia ele dedicou 100% o foco dele pros cálculos matemáticos pras Abstrações pra lógica envolvida no negócio ele foi produtivo nesse período pô ele foi produtivo para pô pouquíssimos físicos foram tão produtivos um intervalo de tempo tão curto por quê foco galera muito foco e o foco acontece quando você se
dedica integralmente a uma tarefa é uma única tarefa somente Ok não é tirar para todos os lados é concentrar toda a tua munição num único alvo é dedicar uma quantidade absurda de atensão para uma única coisa é assim que as coisas andam é assim que a produtividade surge eu faço muito isso ah mas Pedro eu sou multitarefa meu cérebro funciona desse jeito você tem muita energia Mas você tá realizando só um pouquinho de cada coisa OK imagina um avião com quatro motores imagine esse avião puxando um carro de som com trio elétrico em cima esse
avião com guinda levantando peso com uma máquina lá de fabricar sorvete dentro Sei lá uma antena de televisão transmitindo tudo ao mesmo tempo esses quatro motores vão conseguir fazer esse avião de colar eu acho que não energia tem limite percebe energia Essa é o parâmetro que a gente tem que se guiar dividir essa energia limita o que você consegue fazer cara então não AD você falar sou multitarefa consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo beleza consegue fazer mas consegue fazer bem eu acho que ninguém consegue não dá Então a gente tem algo fundamental de um
lado o foco né do outro lado a gente tem o maior inimigo possível do foco o chamado resíduo de atenção e aí que a produtividade chore e a mãe não vê galera o conceito de resíduo de atenção foi criado pela Dra Sofia Leroy Universidade de Washington em 2009 ela definiu resíduo de atenção da seguinte forma é a persistência da atividade cognitiva sobre uma tarefa a mesmo que alguém Tenha parado de trabalhar na tarefa a e atualmente esteja realizando uma tarefa B mas Pedro não entendi nada Calma cara se não precisa ser acadêmico para entender como
é que funciona isso tudo né cara todo mundo já passou por isso quase o tempo todo em outras palavras né Toda vez que você troca de uma tarefa para outra fica um resíduo fica uma restinho de atenção travado na tarefa anterior ou seja seu cérebro tipo paga um pedágio não é assim que funciona que tipo você parou com uma tarefa começou a se dedicar na outra tarefa mas sua mente ainda tá presa um pouquinho naquela lá e isso é suficiente para você não dedicar tanto tempo naquela lá ou tanto foco naquela Nova tarefa entende então
quando você muda o foco fica esse chorinho da tarefa anterior que atrapalha a próxima você não consegue atingir o 100% do seu foco é por isso que ser multitarefa sempre implica numa perda de performance cara não tem como ser multitarefa você não vai conseguir jogar toda a tua energia para 100% para toda você vai dividir toda essa energia Você pode até achar que você já tá totalmente entendendo a Nova tarefa mas na real teu cérebro ainda tá fazendo a troca tem um atraso para engrenar de novo sabe tipo um buffer no seu cérebro agora para
e pensa como é que isso ficou muito pior no mundo digital Pensa a quantidade absurda de notificações que você recebe o tempo todo plim plim plim no teu celular a gente tem vários aparelhos no bolso no pulso o tempo todo eles ficam pedindo atenção o tempo todo da gente cada um deles está gerando resíduo de atenção o tempo inteiro imagina se o al ai você conseguir criar alguma coisa se fizesse parte de algum grupo de físicos no Zap Já pensou os cara mandando até até meme meme de físico o openheimer toda hora reclamando lá da
bomba atômica galera mandando meme da velocidade da luz aluno pedindo para alterar nota mensagem de bom dia não dá sem condições o o a tem pirar cara caramba não aguentar mais isso chega Caramba você quer mais exemplos disso no seu dia a dia você tá ali né tentando se concentrar para resolver um pipino por maneiro para caramba vou conseguir toca o telefone é bote propaganda esquema você desliga em 10 segundos mas teu cro vai levar fácil mas uns 2 minutos para recuperar o raciocínio vocêpara tudo para responder um e-mail né Tem um assunto importante lá
que não pode esquecer alguém Puxa conversa você volta pro e-mail aí envia assim aquele detalhe importante no meio da aula você dá uma espiadinha no celular e depois você não consegue mais acomprar o fio da meada lá do professor e isso vale pra vida também cara vira um inferno de repente você tá de férias viajando num restaurante e a mente não tá ali você tá pensando como é que você vai resolver treta do trabalho cara isso acontece demais você tá desligado do que tá acontecendo justamente à tua volta e a teoria do resido atenção EA
manda um alerta Não importa se é uma troca de tarefa gigante ou uma coisinha rápida não importa tanto faz você parou o projeto a para começar o projeto B ou sei lá só foi ver um tiktok as duas trocas são desastrosas pra sua produtividade do mesmo jeito não importa Então qual é a conclusão que a gente tira o grande volume de paradinhas né das vezes você para lá é uma desgraça pra produtividade se você não consegue ficar mais de 10 minutos sem dar essas paradinhas já era esquece vai perder o seu dia a hora não
vai render para você você tá se sabotando é tipo uma estrada em que você mesmo vai colocando quebra molas entende teu carro nunca vai atingir a velocidade máxima porque você tá dirigindo ao mesmo tempo você mesmo vai colocando os queb molas de acordo com a própria Doutora Sofia Leroy autora do da teoria é o resíduo de atenção que tá ferrando sua produtividade é exatamente isso você gastando muito mais tempo para fazer muito menos coisas ou coisas com qualidade duvidosa porque você nunca tá totalmente focado na tarefa OK Agora vamos pra solução sim tem solução identificar
o problema já é metade da solução Ok você já sabe que tá passando por isso então já é metade da solução Sim eu falo isso porque às vezes tem gente que cheg não eu não tenho isso não tô tô sem problema nenhum meu problema é esse né Para todo o resto você precisa de método disciplina e uns truques espertos aí para resolver com inteligência não existe Fórmula Mágica galera mas vou contar aqui alguns rituais que funcionam comigo comigo eu faço muito isso porque eu tenho problema também de ficar postergando né para começar o cérebro precisa
entender que vai entrar em produção é uma espécie de condicionamento Ok o esquema lá das camisas do zberg do ein do Steve Jobs pode ser tipo mais do que simplesmente não gastar tempo pensando aquilo lá pode fazer parte do condicionamento é você vestindo seu uniforme de trabalho né Por assim dizer mesmo que você não use uniforme você separa aquela rouba e aquela roupa é o começo do processo de foco você dá o start no teu processo a partir da escolha da roupa de manhã esse ponto de partida pode variar de pessoa para pessoa lógico pode
ser uma rodada de exercício pode ser uma ducha fria né pode ser uma xícara de café bem forte de manhã sei lá pode ser colocar uma música para tocar qualquer uma dessas coisas ajuda Ok porque você tá iniciando você entrou naquela rotina você sabe que aquilo é o teu start da tua rotina que funciona entende start rotina que funciona é o est virando boné antes da luta é você sinalizando pro seu cérebro tá na hora agora o bagulho é sério com o tempo o teu cérebro vai dar esse boot cada vez mais rápido cada vez
mais automático isso acontece galera você tá se hipnotizando tá entrando num ritual cara isso é bom demais mas também aqu não adianta nada você ligar o motor se você vai dar tal paradinha 15 minutos depois pelo amor de Deus não faz isso então tenta programar blocos fechados de concentração pode começar com 30 minutos por dia né justamente o teu cérebro e se acostumando então naqueles 30 minutos você não não atende telefone não lê e-mail não vê notificação não puxa a conversa nada é foco Total naqueles 30 minutos cara você vai est 100% dedicado na tarefa
Pedro não consigo meu celular vibra né ele manda notificação fico doido cara coloca o teu celular e não perturbe bota na lua ativa a lua cara esconde o celular em outro como desliga você é o dono do celular não é o contrário Ok existem aplicativos de foco que trancam tudo para você isso vale também para vc só dizendo Ok você pode P instalar alguma coisa lá que não deixa nada tocar para você naquele período Tipo ele desliga aquele aparelho naquele período então começa com meia hora de cada vez Relaxa mais meia hora Relaxa depois você
vai aumentando o tamanho do bloco de foco 2 horas tá excelente Ok pô 4 horas seria fantástico mais do que isso é cientificamente impossível o próprio cérebro começa a pedir arrego né querendo uma distração pelo menos para dar uma aliviadero tem que parar cara não tem jeito né nem que você for bater um rango né Por favor senão você morre e aí a gente chega no Segredo da distração produtiva o que que é isso bom se a pausa é inevitável você vai ter que pausar Bora programar a pausa você tem que fazer uma tarefa a
E logo depois você tem que fazer uma tarefa B pô coloca o intervalinho no meio é tipo uma zona de desaceleração antes de você começar de novo cara Exatamente isso deixa o resíduo de Atenção se dissipar completamente o ideal nesses casos é fazer alguma atividade que realmente não tenha nada absolutamente nada a ver com as tarefas Eu recomendo atividade física por exemplo uma caminhada de 10 minutos na vizinhança uma loucinha na pia faz isso né um quintal varrido mas também pode ser uma passadinha no YouTube na rede social né Só não vale exagerar é para
retar o cérebro mesmo e começar outra atividade ou outro bloco de atenção segue essas dicas e você vai ver como é que tua produtividade vai aumentar tem certeza como que teu dia vai render e as coisas vão andar mais depois você volta aqui e comenta se funcionou comigo funciona demais se vocês curtiram essa dica deixa um like comenta aqui como é que tá o seu dico o que que faz você postergar diz para mim o que que mais faz você adiar o teu trabalho o que que mais tira tua concentração já tô lendo os comentários
se você curtiu esse vídeo eu peço muitoo que você se inscreva no canal porque esse canal é sempre dando dicas para vocês eu tô na internet desde 98 ganhando dinheiro nessa internet aqui não só com YouTube eu sempre dou dicas para vocês fazerem a mesma coisa um vídeo eu vou C tá em cheio e aí vai mudar tua vida então se inscreve aqui e ativa o Sininho Valeu galera fui