[Música] 9 [Música] [Música] C [Música] [Aplausos] [Música] k [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] está começando o primocast o podcast oficial do grupo prima e no programa de hoje caí a gente vai falar aqui sobre um livro esse livro é muito importante foi um dos primeiros livros que eu li que me trouxe aqui pro mundo da educação financeira e talvez eu esteja no grupo primo muito por causa desse livro também Que me despertou o interesse por por esse mundo e de investimentos de cuidar melhor do seu dinheiro que é o livro Os segredos da mente
milionária do T Harvey Ecker que é um cara enfim lendário aí americano Super Legal tem um e tem esse livro aqui que é que ficou muito famoso no Brasil e no mundo e para falar aqui sobre esse livro sobre vários ensinamentos aqui do Segredo da Mente Milionária que como Charlão disse aqui nos Bastidores deixará de ser um segredo Agora nesse Episódio estamos aqui com Charles wicks que é criador do economista sincero investidor escritor e fundador da comunidade evolução Charlão muito obrigado por ter você aqui novamente estava com saudade Eu que agradeço tem só tem só
dois anos que eu não venho aqui é o último episódio que você viio aqui foi naquela época da Copa que a gente fez aquela bagunça aqui todo mundo de né esse vexame esse vexame que o torcedor brasileiro passa né todoo Agora a cada 4 anos gente ficar aí o exa vem é agora e a gente fica né É pelo menos entre uma copa e outra eu só tenho alegrias né porque eu torço pro Vasco Então pelo menos durante o futebol tá legal obrigado pelo convite Valeu galera e é um tema extremamente relevante e eu vou
colocar ele como talvez na lista dos três melhores livros pra galera começar a a ler assim eu acho que é um é um livro essencial Muita gente me pergunta ah por onde você acha que eu começo que Livro e tal vai porque é para todo mundo cara para quem não tem dinheiro para quem tem para quem tá perdido Então vai ser legal o episódio legal estamos aqui também com Jéssica campara que é mestre Doutora e pesquisadora em Finanças comportamentais Obrigada prazer enorme estar aqui e vamos discutir o livro também trazendo um pouquinho de ciência por
trás que sempre faz com que a gente gere boas reflexões obrigado ao convite muito legal e aproveitando aqui o que Que você se seu dedinho levantou é é porque eu tenho que lembrar uma coisa importante porque o Thiago Ele preparou uma aula incrível PR as pessoas assistirem hoje hoje à noite no YouTube hoje à noite temos 8 horas da noite temos aulas gratuitas no canal do primo rico Então hoje você vai ter as três maiores alavancas Para poupar mais dinheiro tá bom é uma série de três aulas que vai ter dentro do canal do Thiago
então se você não sabe do que eu Tô falando tô falando do investidor em 33 dias clica aqui no link da descrição no car cod da vai ser super legal você vai conseguir acompanhar essas lives aí para você conseguir mudar a sua vida financeira fechado é outra coisa lembrando pessoal que o primocast estará na Brasil Game Show na BGS tá dos dias de 9 de outubro a dia 3 de outubro a gente vai ter um stand na BGS a gente vai falar com um monte de gente legal então espero você Lá na BGS vai lá
ver a gente vai lá bater um papo a gente tem um cupom aqui também que é o primo 5 é isso se você quiser comprar ingresso da BGS com desconto vai aqui o com nosso cupom primo c e todo mundo que comprar o ingresso com esse cupom vai tirar uma foto com Lucas perfeito Maravilha certo gente vamos lá eh o tarv ele fala muito aqui nesse livro sobre mentalidade ele diz muito que a mentalidade aqui é a base para que você Consiga eh ser mais Próspero né Vocês acreditam nisso que é uma é uma questão
de mentalidade quer começar certo não eu vou deixar essa começar só parecer que eu sou educado e tal que depende alguém não me conhece pode f uma boa impressão minha se eu deixar ess por favor comece né Eh Sem dúvida eu acredito que mentalidade é uma coisa e aí eu não digo só mentalidade do ponto de vista de nós ah é é é é as nossas Crenças mesmo né aquilo que nós acreditamos porque tudo aquilo que nós acreditamos é o que molda o nosso comportamento o Daniel cman tem uma frase que ele diz que tudo
que tu vê é o que há e eu acho que casa muito com o início desse livro que ele traz o fato de que os nossos aprendizados e tudo aquilo que a gente vai sedimentando né como o que é verdade o que não é verdade por exemplo para uma pessoa que veio de uma família que a Família inteira casar precisa comprar casa por exemplo né Dando um exemplo prático não se você casar você precisa ter uma casa própria ah você tem alguma algum dinheiro pra entrada não não tenho nada mas eu preciso ter a minha
casa própria porque a família inteira estabeleceu que ter a casa própria era o que era o certo sim então se no momento que a pessoa acha que aquilo ali é o certo e ela não conhece outras coisas e outras Ela vai executar exatamente aquilo que ela aprendeu Então sempre que a gente fala de comportamento financeiro e ele traz muito isso no início do livro né Nós temos que entender que comportamento financeiro é aprendizado e aprendizado consolida a crença e crença direciona comportamento então quando a gente fala em mentalidade nada mais é do que o que
eu acredito sobre os aspectos aqui né discutindo sobre dinheiro o que que eu acredito sobre Dinheiro Quais são as verdades Absolutas que vão conduzir a minha tomada de decisão E aí a gente vai se comportando tomando decisão agindo então eu realmente compactuo com essa perspectiva de que a mentalidade é importante porque saindo do ponto mentalidade que fica meio abstrato é a crença e a crença é o que a pessoa acredita e o que ela acredita é como ela age então compactua um pouquinho vê uma caneta aí para mim por favor mas um um um grande
desafio eu Acho que acho que dos influenciadores de Finanças que eu vejo é tentar explicar isso pra pessoa que não tem dinheiro como explica como explica Tipo porque o cara fala assim Ah você fala isso porque você tá num numa vida mais confortável e tudo mais porque muitas das vezes eu já tive nisso já também que quando você tá no sufoco você acha que meu só precisa de dinheiro para resolver suas coisas só e às vezes tipo assim é até ruim eu acho você ganhar muito dinheiro quando você Não mudou sua mentalidade Qual é o
primeiro passo pra gente conseguir moldar a mentalidade de uma pessoa que não tem nada é a pessoa que aind ainda tá pensando que tipo se tivesse R 10.000 resolveria a vida hoje tá eh na realidade Esse é o Segredo da Mente Milionária você já cagou o episódio já falou esse é o Segredo da Mente Milionária a pessoa que não tem dinheiro ou tá com um problema e não acredita que aquilo pode mudar ou essa Essa receita não é para ela esse é o Segredo da Mente Milionária o segredo é você começar acreditando e tendo uma
autorresponsabilidade porque se você não acha que depende de você que não é possível qual a chance de dar certo nenhuma zero Então se o cara tá assistindo aqui vai falar [ __ ] já de novo papo de c p não sei que tal tal tal a chance dessa pessoa conseguir alguma coisa é zero e aí tem um fenômeno interessante aquela pessoa que não tem Dinheiro e acha que a vida dela é ruim porque ela não tem dinheiro e que o mundo inteiro tá tentando enganar todo mundo e tal ela ganha um prêmio na loteria ou
ela ganha o Big Brother ela perde o dinheiro aí lá na frente ela vai entender Putz não se trata sobre ter ou não ter dinheiro se trata sobre a mentalidade Milionária a mente milionária Então acho que o grande ponto que as pessoas precisam entender e aí a gente faz um trabalho muito forte de Tentar Pedir para que todo mundo comece a investir com um pouco para já ir mudando essa questão da mente é esse não se trata sobre ter ou não ter dinheiro estar ou não com problema se trata de por um momento você mudar
um pouco a mentalidade E aí depois você vai ter os resultados mas mas se você não acredita cara não adianta nada e eu sei porque eu já passei por aa situação do tipo tá conversando com alguém falando Ah legal Charlão mas você não conhece a minha Situação Ah para mim isso aí não se aplica ah não mas eu cara Veja Bem eu não sei o que tal só que quando você pesquisa tem uma porrada de gente que saiu de de uma situação muito pior tava num momento muito pior mas a pessoa acreditou Então eu acho
que a base desse livro também é essa é a mente milionária tanto que um fenômeno interessante quando eu indico esse livro para algumas pessoas Ah pô eu quero um livro para ganhar dinheiro eu quero um livro para Para ter uma uma uma situação um pouco mais confortável ele não ensina a vender a ganhar dinheiro ele não ensina nada disso o livro em nenhum momento ele te ensina assim compre cinco carros venda aí você vai ganhar mais aí você reinveste aí coloca dinheiro em móveis O Pai Rico Pai Pobre até explica um pouco mas esse não
o que que ele fala o tempo inteiro a mentalidade Milionária O que você vai fazer com essa mentalidade depois não orta Porque se você tiver Essa mentalidade Milionária é como se tivesse tudo bem no longo prazo você vai resolver o seu problema então o segredo do livro é você acreditar porque se você não acreditar e achar que a o a sua ação o seu pensamento é isso que vai mudar não vai sei se você quer e isso é tão verdade que tem um conceito que se chama locos de controle interno e locos de controle externo
quando a gente pensa cientificamente assim tem muitos estudos que most mostram a diferença entre rico E pobre e os estudos científicos eles buscam investigar Quais são as características das pessoas ricas e quais são as características das pessoas pobres e e obviamente aqui quando a gente fala pobre e rico Às vezes as pessoas também dizer ah meu Deus tô me colocando uma taxa assim sou pobre pobreza e riqueza não tem só a ver com o valor absoluto pode ganhar 50.000 e ser pobre então também tem essa questão E aí uma coisa que ele traz no livro
e e Muito substância Nesse quesito de mentalidade que é o que o Charles estava comentando sobre acreditar locos de e sobre autoresponsabilidade locos de controle interno é um dos fatores mais evidenciados nesses estudos científicos Inclusive tem um estudo gigantesco na Alemanha com mais de 20.000 pessoas que prova exatamente isso que que é lotos de controle interno é o que acontece na minha vida é responsabilidade minha não é aquela Coisa Ah porque o governo Ah porque não sei o que ah porque eu não tive oportunidade Ah porque na empresa que eu estava ninguém me deu não
o que que eu fiz e o que que depende de mim eu vou assumir a responsabilidade eu vou olhar esse problema é meu e eu vou dar conta de resolver e tal isso se chama lotos de controle interno que no popular autoresponsabilidade e é tido sim como uma das variáveis que vai diferenciar entre ricos e pobres que complementa Muito do que você estava mencionando de que isso sem dúvida nenhuma é um divisor de águas entre aquela pessoa que vai ter Uma Mente Milionária e aquela pessoa que vai sempre ficar se vitimizando se vitimizando e não
vai PR frente né então tem muito a ver com isso então o primeiro passo aqui que a gente coloca todo mundo na mesma página é se achar que a culpa é do outro dificilmente vai sair dessa lama pess mas vocês acham que essa Questão da autorresponsabilidade ela é muito polêmica né porque muita gente fala que pô você não pode levar pro indivíduo e responsabilidades que são do Estado Entendeu pô coisas mas vocês acham que isso é polêmico porque assim ele é muito real tipo assim cara na verdade você tá sozinho não tem e é a
verdade no e cru Assim na verdade pô beleza você pode até ter familiares próximos pode ter uma boa estrutura mas No final do dia é tu por ti é você cara vocês acham que isso é polêmico porque ele é muito real essa falsa sensação talvez de que alguém vai te dar cobertura Alguém vai te ajudar ela é muito Ufa ela é confortável do ponto de vista emocional né tanto é que uma das um dos segredos que ele coloca aqui dos 17 que ele nos traz é sobre essa questão também de autorresponsabilidade enfim mas é Sobre
conforto sobre que quem está na sua zona de conforto nunca vai conseguir galgar um resultado diferente e atingir um um um bom patamar porque essa pessoa ela sempre vai estar fadada a se justificar Ah porque aconteceu uma coisa ou aconteceu outra e ela nunca vai puxar responsabilidade para ela mesma Eu acho que e E aí é pessoal não é o que ele comentou aqui mas eu acho que essa Essa zona de conforto tem uma frase que eu gosto muito que diz que a gente precisa Normalizar o desconforto na medida que a gente acha que conforto
é uma coisa que é Bom na verdade isso nos aprisiona Então a gente tem que normalizar o desconforto se eu estou me sentindo desconfortável tá legal se eu tô me sentindo confortável alguma coisa tá errada quem gosta de ficar na zona de conforto não vai nunca chegar num resultado de ter de se tornar um milionário por exemplo Uhum mas isso não é natural do ser humano a gente não quer O eu quero conforto é eu quero qu abraça um abraço né mas esse é o ponto assim é o natural só que se nós nutrirmos esse
que seria entre aspas o natural a gente não pode almejar a vida que o outro que está fazendo tem porque o que que acontece é isso né ah algum olha um influenciador olha alguém que está com uma boa vida e tal Nossa olha que vida maravilhosa eu queria ter uma vida mas eu tô sentada no meu sofá sem fazer nada sim Então esse é O grande problema né muitas vezes Essas são as mesmas pessoas que almejam ter a vida do outro mas que elas não estão dispostas a fazer o que o outro faz e ele
menciona isso também no livro várias vezes né Nesse quesito talvez ajude muito muito você começar a andar com as pessoas que pensam de forma parecida porque antes antes das redes sociais o que que eu me lembro na empresa que eu trabalhei a maior parte do tempo no mercado financeiro você tinha uma turma Ali no cafezinho cara que meti o pau na empresa porque isso porque aquilo porque isso tá errado porque aquilo tá errado porque não sei que tá cara e era sempre as mesmas pessoas tinha dois três líderes daquilo e o resto ficava ali metendo
pau metendo pau metendo pau cara qual a chance dessa pessoa prosperar naquela empresa zero mas o cara continua ali ele continua ali metendo pó continua fazendo isso antes não tinha rede social is tou falando no final dos anos 90 Mundo que mundo He Então hoje em dia o que que acontece que eu acho que atrapalha muita gente principalmente os jovens você abre uma rede social pode ser a que a gente tá fazendo aqui a Live ou Tico e Teco qualquer rede dessas você vai achar uma série de pessoas falando a mesma coisa tipo assim Ah
quer saber não adianta nada você trabalhar na empresa que você trabalha na hora de ser promovido quem vai ser promovido é o filho do chefe na hora de ganhar uma um Cargo melhor ganhar mais dinheiro vai ser o cara que é amiguinho que é do mesmo time de futebol do chefe sei que então você vai escutando aquilo reforça o seu conforto do tipo assim quer saber não adianta fazer uma faculdade não adianta eu aprender inglês não adianta eu trabalhar mais porque na hora h não sou eu que vou ganhar promoção não sou eu que vou
ganhar o dinheiro então antes o que a gente tinha um movimento que era só do teu entorno hoje as pessoas acham Conforto e Eco nas redes sociais Então você você acaba se aliando num grupo e a rede social trabalha naquele fenômeno da bolha onde o tempo inteiro você vai abrir as suas redes sociais e as pessoas vão estar falando exatamente aquilo então você acha o seguinte cara o mundo é assim é impossível eu trabalhar num local sendo CLT que eu vou conseguir ganhar 5 10 15 R 20.000 é impossível isso não tem como vai ser
o filho do Chefe o tempo inteiro como se todas as Famílias do Brasil e do mundo quisessem nas suas empresas as famílias quando de repente você tem um parente a merda Como funcionário é muito melhor você contratar uma pessoa inteligente então eu acho que um dos pontos importantes é com quem você tá andando o que que você tá escutando que a depender disso você vai ter medo o tempo inteiro cara e você vai se sentir bem sendo merda e o pior é que se disputam né Essa por exemplo tá numa rodinha aí começam a falar
aí não é Assim um incentivando o outro e discutindo Nossa olha só que legal o resultado que eu tive fiz esse investimento consegui galgar esse resultado Esse salário ou essa ascensão na empresa não é Nossa mercado tá caro né ah mas pior é tu ainda não tenho filho porque eu que tenho filho é muito pior e aí fica naquela disputa de quem tem a maior dívida E aí ganha competição de perdedor a competição é do perdedor e isso é incentivado né porque querendo ou Não Pode parecer muito fora da realidade assim porque não faz o
menor sentido do ponto de vista racional Mas querendo ou não isso gera conexão entre as pessoas e essa conexão gera um senso de Grupo Gera um um senso de identificação e como as pessoas têm essa necessidade de construir redes né E se sentirem pertencentes elas somatizam isso então é a disputa de quem tá pior é é um uma coisa até prática que eu posso falar pra galera é rede social uma coisa que eu Faço muito é se não tá me fazendo bem você vai lá naqueles três pontinhos e coloca assim ó não tenho interesse não
aparece ou então você vai lá e coloca assim de seguir a pessoa porque você não é obrigado a seguir ninguém na faculdade eu lembro que quando eu comecei a trabalhar no mercado financeiro eu fiz audiovisual né Fiz aimb comunicação e a galera começava a me falar que eu eu me vendi pro mercado eu era um cara que Morava na Coab um tiv uma oportunidade de ganhar dinheiro e meus amigos da faculdade Falam assim ó lá se vendeu pro mercado agora tá trabalhando nas corporações e eu só queria tipo assim não pô eu tô tentando ter
uma vida melhor o que que eu fiz parei de andar com essa galera Claro boa porque tipo assim cara tentei e eu Ainda insisti tá cara tentei por um tempo e eu comecei a me sentir mal por est tentando melhorar de vida só que como eu tava num ambiente Onde tipo assim pô tava próximo do thgo era num ambiente ali da XP onde era muito a sede de crescer eu comecei eu eu tive a privilégio de ver dois mundos o mundo de uma galera que tava me criticando por crescer e uma galera que tava dando
parabéns por crescer para mim ali ficou fácil falar assim não não esse Esse grupo é o errado mas eu imagino que pras pessoas é difícil sozinho ir para esse lado e cara você vai ser o chato vão parar de te chamar para ir pras Festas vamos parar de tá tudo bem né E tá tudo bem E tá tudo bem se você parar para pensar há 5 anos atrás você dava a rolê com uma galera que você não sai mais hoje e foi ótimo para você porque você meio que te te afastou as pessoas Então se
afastar dos entre aspas amigos que ficam te pujando para baixo para todo mundo nivelar igual não é uma coisa ruim cara e deve ter gente pensando [ __ ] Ele deu muita sorte née deu muita sorte às vezes em casa cara eu lembro que Minha mãe eu acho que minha mãe para me proteger para est num ambiente mais confortável ela falava assim filho você não tá trabalhando demais filho será que não é ruim para você fazer tudo que você tá fazendo só que minha mãe não tem como eu me afastar dela mas o que que
eu falava eu tentava não levar para mim eu fal assim não mãe talvez você tenha razão e continuava na minha trajetória normal porque realmente as pessoas que amam você as pessoas que estão próximas De você vão te machucar sem saber ou às vezes até sabendo sabe Charlão a a sorte existe cara existe existe tá você não pode contar com ela mas eu até no no meu livro depois no final vou falar aqui Eu desenhei lá um um um gráfico que a maior parte das pessoas acaba tendo o mérito o demérito pelas ações por mais só
que existe de um lado e do outro do lado da sorte e da falta de sorte que eu não gosto de falar a palavra aqui é uns 5% De cada lado que você pode ganhar muito dinheiro com a sorte às vezes uma pessoa que ganha na loteria ou que é o cara comprou um terreno de R 15.000 e na praia Brava em Itajaí e hoje Vale 3 milhões pô às vezes teve mérito mas às vezes o cara dá uma [ __ ] cagada trocou por uma bicicleta tal e Mas você vai ver um caso e
do outro lado você tem uma pessoa que de repente acumulou um mega patrimônio construiu uma empresa maravilhosa Aí veio uma enchente Destruiu tudo acabou com o negócio então dos dois lados você vai lidar com isso ter fazer mas não pode contar com isso é eu acho legal isso você falou porque eu fico pensando um pouco no meu caso no do Caí falar assim pô cara beleza eu conheci o thago quando e o mercado financeiro tava pulsando muito tava numa crescente gigante lá em 2018 né a gente estava num Bull marke gigantesco então começa celic do
começam A entrar 14 para do do anos é o o próprio Thiago era um cara pô totalmente outro patamar de tamanho um cara começando então assim eu peguei um timing de mercado muito bom e um timing de empresa de primo Rico para grupo primo então eu às vezes eu fico pensando Pô cara dei sorte também porque eu peguei um timing das coisas isso daí a gente pode considerar sorte por exemplo mais ou menos né porque você tava no lugar certo na hora certa is fez A coisa cer sim eu começou uma porrada de gente tava
no lugar certo na hora certa fe a coisa errada e fez a coisa errada cara fez cagada para [ __ ] Então tá E e essa pessoa nem percebeu tá que fez a cagada ela vai levando a vida assim é tipo eu tá aqui hoje será que foi sorte mas tipo assim cara eu acordei cedo me arrumei e fui pra entrevista de emprego Será que se eu tivesse acordado tarde estaria comendo você tem que se expor A a pessoa faz faculdade faz inglês trabalha para [ __ ] tá estudando tá vendo todos os podcast que
são de temas relevantes documentário tudo aí de repente ela teve uma chance cara e deu tudo certo porque ela tava muito preparada Então ela cara ela abriu todo flanco o o problema é que às vezes demora né Às vezes você faz tudo isso a pessoa tá assistindo a gente Pô legal ela vai dando cheque faculdade inglês não sei o que pô ela tá na merda cara Mas ela tá ali muito próxima das coisas e darem certo entendeu tá faltando algo o livro também fala fala sobre isso é um ponto que a gente falou cara Às
vezes o cara tá fazendo tudo certo mas tá andando no ambiente errado E é difícil aparecer as oportunidades certas no ambiente errado pô o cara tá tá tipo ansioso e ambicioso para trabalhar no mercado financeiro mas pô o cara não tá longe tipo do centro do Polo financeiro de São Paulo é difícil ele conseguir Entrar entendeu É muito mais fácil Se sei lá se ele começar a andar com uma galera da da Faria Lima começar a estudar na faculdade que essa galera estuda começar a rodear evento e tudo mais é muito mais fácil a sorte
cair no colo delee conseguir vai você vai cavando né as oportunidades né a chance é muito maior de alguma coisa acontecer do que você ficar em casa só vendo série eu digo só porque cara não tem problema nenhum ver série é Muito bom mas se o cara fica só fazendo isso é [ __ ] eh eu tenho algumas coisas que eu não sei se a gente vai na ordem aqui que se a gente vai pincelando eu queria puxar essa da eu queria puxar a quatro aqui que é as pessoas ricas pensam grande as pessoas de
mentalidade pobre pensam pequeno a gente at tem até aquele negócio que é famoso né pô esse cara tem uma escassez e tudo mais né Eu queria que vocês explicassem um pouco desse Conceito de escassez e se essa coisa de e eu tô querendo um pouco para essa coisa da mentalidade mesmo porque é acho que assim é é importante a gente entender o quanto que isso impacta tá ou ou se é baboseira entendeu Eu tô querendo tirar isso de assim cara quanto que isso realmente impacta então pensar grande é um negócio que impacta pensar pequeno é
um negócio que at palha como deixar de pensar pequeno para começar a pensar grande Entendeu Uhum bom vamos Vou começar a falando do conceito é vamos entender o conceito de escassez Isso é uma crítica que eu faço ao livro eu eu pensei assim hoje eu que você é sincera boa pode pode eh e e que é um erro que na verdade não é do livro é em geral assim e o conceito de escassez ele é trazido de uma forma um tanto distorcido em alguns aspectos porque se a gente pensa em escassez pega o dicionário e
pergunta o que que é escassez escassez É falta né então por Exemplo a gente pode ter escassez de tempo a gente pode ter escassez de recurso a gente pode ter escassez de relacionamento então escassez é quando existe falta e quando a gente fala numa mentalidade escassa muitas vezes e aqui no livro ele coloca também um trecho que me chamou muita atenção que ele diz assim nossa você tem uma mentalidade de escassez porque você não quer ir num restaurante X então vá nesse restaurante e se você precisar parcelar parcele na Verdade ao fazer isso eu tô
contribuindo para aumentar a minha mentalidade de escassez explicarei o que que é a mentalidade de escassez então a grosso modo é essa falta necessidade e eu eu percebo que existem coisas à minha volta e eu tenho necessidade dessas coisas e eu não tenho acesso então a a escassez ela pode ser Absoluta eu realmente não tenho dinheiro ou ela pode ser uma escassez que é subjetiva então relativa né a gente não pode confundir com ir Responsabilidade financeira o negócio não não entendeu Por exemplo eu vou pegar aqui vamos e aí você me corrige se se pensamento
tá correto vamos supor que você falou do restaurante ah tem lá o restaurante estrela michelan não sei o qu jantar com a esposa vai custar R 1000 barato eu posso pegar e falar assim não cara a gente tem que ir lá porque senão a gente vai ser escasso e gastar toda a minha minha grana me ferrar e estourar meu cartão de crédito aqui Sendo que eu sou um cara que no momento pô não tenho grana ou eu pensar assim cara um dia eu quero comer nesse restaurante preciso me mexer porque cara eu quero que isso
seja uma realidade e aí tem o outro cara que fala assim cara eu não quero isso eu não hjo isso aí isso aí para mim é besteira tem uns entendeu tem os dois lados mas se eu quiser eh primeiro desfrutar disso sem ter condições E aí a gente a gente entra na irresponsabilidade eu estou nutrindo A escassez Por quê a escassez é eu vou começar a parcelar eu vou começar a ter dívida eu vou começar a ter todas essas dificuldades e aí eu realmente vou começar a ter falta é o dublei de rico né E
e aí o que que acontece quando isso acontece eh todos os estudos de escacez e a gente tem uma vasta literatura sobre isso eles vão nos demonstrar o seguinte por exemplo tem um experimento muito interessante que eles testam colocam um quadro e aí um monte de imagenzinha com Pontinhos para meio que simular um experimento pra pessoa dizer quantos pontos tem naquela tela só que é óbvio que tu não vai parar em 2 segundos e contar quantos pontinhos tem vai chutar só que daí eles chutam para manipular mentalidade de abundância e mentalidade de escassez Ah que
legal então assim para uns eles diz o Charles acertou mas o Lucão errou pro Charles eu vou dar 15 token o Lucão vai ficar só com dois porque ele errou então e eles começam a Manipular E aí eles começam a dizer que o Lucão tá sempre errando o Charles está sempre acertando o Charles é o abundante tá sobrando o Lucão começou a faltar E aí depois eles colocam os dois para fazer compras uma lista de compras gigantescas analisando o que tá acontecendo no cérebro o cérebro do Charles está perfeito ele consegue o córtex préfrontal do
orso lateral que é a área mais racional do cérebro tá em pleno funcionamento o do Lucão não Diminui a ativação do córtex PR frontal do orso lateral que é a área mais racional do cérebro e aumenta a ativação do orbito frontal que é o que tem aqui em cima dos nossos olhos que tá ligada com percepção de valor é por isso que quem eh é pobre ou que tá em situação de escassez mesmo acaba sendo muito imediatista porque o cérebro começa a não funcionar em pleno vapor eu tenho muita percepção subjetiva de valor córtex órbito
frontal e eu tenho redução Do dorso lateral que é a capacidade de projeção de raciocinar E aí eu começo a ficar extremamente imediatista E aí a pessoa que vai no restaurante sem ter condições ela tá se colocando exatamente nesse ponto eu estou perdendo capacidade de raciocinar eu tô perdendo capacidade de conseguir tomar boas decisões eu estou me colocando numa situação que eu vou ser mais imediatista porque a minha cabeça ela começa a ter um afunilamento Será que eu vou ter condições de pagar Aí eu deito na cama e disz assim nossa eu passei o cartão
hoje de noite naquele restaurante mas eu não sei se vai dar para pagar esse mês mas daí eu parcelo pago o mínimo mas aí mês que vem eu eu vou receber E aí sabe aquela coisa que a cabeça não para de pensar naquilo uhum Isso se chama tunelamento eu entro num túnel capacidade cognitiva menor eu vou começar a tomar piores decisões e ao invés de romper com o ciclo da escassez eu vou manter a escassez na minha vida Cara isso aí deve ser a pior sensação do mundo de sabe de tentar dormir e a maior
preocupação é se se a conta vai fechar o mês cara é muito comum cara eu você tá nessa etapa da sobreviv eu eu lembro eu lembro dessa dessa época assim Claro não número de tipo assim pô tem que pagar aluguel e tudo mais mas cara era muito ruim não saber se eu ia ter dinheiro para sabe tipo assim eu não conseguia ter ter Visão de cinco dias pra frente sabe Exatamente isso então mas é só um outro ponto antes de você fazer a pergunta para eu para eu falar sobre abundância e escassez a gente pode
também pensar no conceito de abundância e escassez de de quando você imagina abundância tentar pensar a pessoa que tá assistindo a gente que tudo que tem no mundo pode ser seu e escassez você acaba colocando um um um grupo de opções Muito pequenas para você entendeu E é comum hoje isso Acontecer principalmente com as redes sociais vou dar um exemplo para que fique bem concreto né o sujeito assiste um influenciador a ele tá vendo um influenciador lá com dois aviões aí ele pensa [ __ ] nem se eu tivesse 100 milhões eu teria dois aviões
isso a pessoa tá falando ela tem um Fiat Maré na garagem que não pode nem sair porque tá sem pagar o IPVA pode dar merda e o carro fic ar retido Mas ela tá fazendo conta com o dinheiro dos outros ela tá Pensando que não teria ela tá pensando que porque o que que é para ela para ela o sonho é trocar o Mara cara um dia por um HB20 daqui a Eu gosto do HB20 tá não tô falando mal não Daqui a 10 anos quando ele sair de linha e não tiver mais por quê
Porque ela acha que no M só um um um um nicho ali uma quantidade de coisas muito pequenas pode ser pode ser para ela então quando você pensar em mentalidade de abundância e escassez eu acho que tá muito vinculado também o que Que você pode ter eu acho que você pode ter tudo mas a pessoa não pensa assim ela pensa que só um um grupo de coisas e e oportunidades Muito pequenas pode ser para mim isso é horrível porque você já tá se limitando tipo como é que você vai ter um carro melhor você para
você a melhor coisa já é um negócio que nem é tão bom assim eu entendo também porque eu já pensei que ah eu posso ter Isto daqui não posso ter aquilo mas as pessoas se limitam muito e um último Caso é quando você vai até para negócios por exemplo quantas pessoas eu conheço que deram um passo maior do que a perna em alguns momentos do tipo assim poxa eu tenho uma indústria eu vou me endividar um pouquinho para ter uma indústria maior tudo com consciência com calma assim tipo eu vou dar um salto que eu
vou pegar um mercado novo vou fazer tal cois eu vou fazer e aí do outro lado Às vezes você tem uma pessoa assim eu vou me aposentar eu vou pegar meu FGTS eu Vou ganhar 400.000 dá para eu abrir uma franquia de bombom de 200.000 eu vou tirar 3500 e aquilo vai vai ser o suficiente para eu viver tipo a pessoa vai se diminuindo você entendeu ela ela vai diminuindo diminuindo diminuindo aí o que que acontece ela abre aquele negócio Deus me livem uma crise uma chuva fecha o shopping que ela tava ele perdeu o
kiosque e aquilo tudo deu errado e ele não vai saber mais do que fazer então em relação à Mente Milionária a escassez tá muito voltada para assim para você sabe tá sempre pensando menos menos menos menos menos menos até que você é um nada financeiro você é um nada porque você mesmo se limita não tem nada a ver com o outro você sozinho você acha que nada é para você aí Obviamente você começa a querer falar mal dos outros mesmo pro seu cérebro Às vezes você não tá nem falando comigo com você com você de
que ah eu não teria dois aviões eu não teria um Helicóptero eu não teria esse carro você tá falando para você qu te dar o conforto tipo assim eu tô [ __ ] com um carro merda na minha garagem não pago IPVA não consigo fazer tal coisa tô sujo no cartão Ah mas eu não teria essas coisas que o outro tem né e e o livro fala em determinado momento abençoe aquilo que você quer e não desdenhe né interessante isso porque eh eu fico pensando pô Será que então a gente tem que ter uma uma
ambição Infinita assim você tem que eu entendo que você tem que tá satisfeito eh você tem que ter uma gratidão pelo que você tem mas o que a gente tá falando aqui é que a gente não pode se contentar com com tipo assim não cara para mim tá bom eu quero se eu chegar ali se eu comprar um apartamento de 90 m e e tiver um carro ali puder viajar uma vez por ano para mim tá perfeito eu sigo minha vida assim esse é um pensamento que seria incorreto Tipo o cara tem que pegar Ele
alcançou isso f ass Pô legal Maravilha vou desfrutar obrigado obrigado Deus tal mas cara eu preciso agora pensar sempre em evolução seria penso an do especialist fal antes do Especialista falar porque eu eu acho que pra ansiedade do brasileiro e pro comum eu acho que tem que ter etapas exemplo eu eu quero morar numa casa gigantesca mas cara eu penso assim pô ess aquela com a casa de oito quartos Você não tá mais nela ficou pequena eu assim pô quero morar sei lá quero morar num manção de 10 milhões mas eu sei que hoje hoje
para mim não é uma realidade Então tudo bem Hoje eu mudava para um apartamento de 1.500 mas eu tenho ainda essa ambição de sabe tipo assim você não fica assim pô mas eu nem moraria nso aí P essa casa é besteira quarto para caramba vai dar trabalho F coma cabeç a não mas eu acho que é uma é uma coisa de sentimento que Você tem que ter de ter ser feliz com as coisas que você tem hoje mas ainda assim almejar já alguma coisa maior e mesmo que você for fazer um salto vamos supor pô
tá com marela seu carro do sonho é sei lá um song Plus zero w mas você não consegue comprar esse carro ainda mas pô vou comprar um carro melhor do que eu tenho para quando eu conseguir eu compro esse aquii do sonho entendeu sabe você tem que estar sempre evoluindo mas não com a ansiedade tipo assim se não for Aquele não é n longo prazo n é não é nenhum e já era pode falar primeiro da acho que isso que você tá falando é muito tipo é é 880 uhum ou ou você tem um sonho
grande ou você não tem sonho nenhum Uhum eu acho que tem que ter uns step ali senão ansiedade vai te matar é que tem gente fala não cara se eu conseguir isso aqui tá bom muito do que o Charão falou não cara se eu conseguir o HB20 aqui Sedan com ar condicionado para mim tá Excelente eu não quero mais que isso esse é um pensamento incorreto na na visão suão eu acho que a depender da pessoa pode ser o correto Mas calma fala pode falar cência Diz aí vamos ver primeiro o que que é Não
antes eh concluindo o que estava mencionando né Charles tem um um se a gente pensar em percepção de autoeficácia que é como que a pessoa percebe se ela vai dar conta daquilo Tudo que tu estava mencionando é exatamente isso né se a pessoa olha e diz assim ó Isso eu não vou dar conta se ela acha que ela não vai dar conta ela não vai começar E aí ela vai procrastinar Por que eu vou por exemplo começar a investir se nunca vou saber investir se eu acho muito complexo investir se eu nunca vou chegar a
ser um milionário então não vou começar E aí essa percepção de autta eficácia ela nutre muito essa procrastinação de fazer O que precisa ser feito para chegar no resultado que se quer e aí a pessoa se contenta entre aspas em não fazer nada porque na realidade ela está duvidando da própria capacidade de tem medo tem medo tem e inseguranças não não viu ninguém próximo dela fazer não viu ninguém e que tenha as mesmas características mesma história de vida porque daí ela vai olhar e dizer assim ah mas é porque o fulaninho conseguiu por causa disso
eu não tenho essa mesma Condição e ela começa a colocar essas justificativas né Então essa percepção de autoeficácia baixa é extremamente danosa eu não vou dar conta se passa na cabeça de você que tá nos assistindo eu não vou dar conta isso não é para mim você provavelmente tem a percepção de autoeficácia e a gente não tem Mente Milionária com percepção de alta eficácia baixa interessante o o ponto que você falou é legal porque por exemplo quem acompanha o meu canal lá vê Que eu tenho uma certa grana que eu não sou aquele cara do
cono mais mais mais mais e mais e a gente tá tocando no tema assim o quanto é suficiente né tipo Quanto é suficiente para você e o que eu mais escuto de quem tem pouco dinheiro é 1 milhão né porque 1 milhão é aquele número fácil B mas irmão se eu tivesse 1 milhão eu parava agora cheg não para para não para o que que você tem que levar em consideração Quando você vai subindo de patamar você também Desbloqueia conhecimento isso aí é horrível então por exemplo você começa a sentar em mesas que você não
sentava antes o teu conhecimento ele é limitado você tem um certo dinheiro rol de amigos e tudo mais você tem 1 milhão você tem 5 milhões e tá indo bem no seu nicho por exemplo você é um jogador de tênis sal começou [ __ ] começou pegando Bolinha tá indo bem ganhou Bem tal primeiro prêmio se segundo prêmio você vai subindo sentando com os outros jogadores quando Você sentar na mesa dos caras que mais estão ganhando dinheiro não é só o dinheiro sim é tudo que tá acontecendo em volta ao redor é o conforto das
coisas então de repente aquele cara que falou pô quando eu tiver jogando tênis você tiver ganhando 1 milhão por ano ou 1 milhão na vida tá tudo bem só que ele vai ter acesso a outras coisas ele vai precisar viajar ele vai precisar ter eh uma pessoa ajudando na agenda o jardineiro o cara que tá com um carro Uma série de coisas que você vai desbloqueando agora o quanto é suficiente o quanto te deixa em paz se o cara tem o Mara turbo tá conseguindo e assistir o jogo do Vasco lá todo final de semana
paga o ingresso quando não paga ele assiste na TV A família tá comendo se tá tudo bem para ele cara eu estou bem assim tá me fazendo bem a minha situação eu tô em paz não quero mais se aquilo faz bem tudo bem o que normalmente acontece quem vem falar com A gente não está bem a pessoa tem um determinado salário só que ela quer mais um pouco mas acho que tem muito a ver com desbloqueio né você ganha 5.000 quando você começa a ganhar 10 você muda de lugar você começa ir num clube você
começa a fazer um MBA descobre outras coisas então esse desbloqueio vai causando essa vontade de expandir cara você quer viajar você quer conhecer o mundo você vai conhecer o mundo ganhando 1500 por mês até pode mas é difícil mas Acho que até um básico assim quando você ganha pouco assim eu lembro eu ia num shopping assim cara o meu plano era com R 300 sair com três calças camiseta e uma jaqueta tá Boom PR [ __ ] é hoje três e R 300 eu eu tenho a noção do que nas lojas que eu gosto ir
eu não compro uma calça uhum então tipo assim por quê Porque tem aquele negócio faz você desbloqueou um ah malha mais gostosa veste melhor blá blá Não quero mais ir no Saldão onde eu ia antes que usava Aquele jeans duro porque tipo assim cara sei lá você acha que você subiu de patamar né você subiu um degrauzinho é adaptação hedônica né a gente tem uma adaptação hedônica muito mas até pegando esse gancho assim qual é o melhor jeito de de tipo assim cara ir afinando o bico sem se afundar sabe porque tipo assim a galera
A galera faz muito disso de pô começa ali a trabalhar ganhando um salário mínimo aí pô trabalha blá blá é promovido ganhar dois três mas a galera Ela ela evolui mais o seu o estilo de vida do que evoluir o seu salário o quanto é o saudável da evolução enquanto vai aumentando o dinheiro Existe alguma conta racional para fazer isso vou deixar as contas pro Charles e falar do comportamento vamos vamos vamos dividir os as abordagens eh tem um estudo muito interessante que ele mostra que aquelas pessoas que aumentam padrão de vida na mesma proporção
em que ela aumenta renda ela é Infeliz ponto isso é indiscutível por quê Porque eu colocam numa situação de escassez e vocês provavelmente conheçam pessoas assim eu já vi Inúmeras pessoas assim que tá ganhando 50.000 60.000 100.000 por mês e que elas estão numa condição extremamente escassa porque elas têm um monte de dívida para pagar porque elas estão assim deitando no travesseiro e pensando será que esse mês eu vou dar conta de tudo será que esse mês eu vou pagar o colégio das Crianças Será que esse mês eu vou pagar será que eu vou poder
ter a a funcionária dentro de casa no mês que vem então eu tô me colocando numa situação S de escassez que é completamente relativa Sim e eu estou tendo os mesmos prejuízos do ponto de vista cognitivo daquela pessoa que não e aí eu não consigo essa paz eu eu concordo plenamente com essa questão assim tem que tu tem que dormir tranquilo eu tenho que colocar a cabeça no meu travesseiro e eu tenho que Entender assim ó tá tudo certo tá tudo organizado eu posso acordar amanhã hum correndo para mais sem me preocupar com o que
ficou porque o que ficou Tá certo então tem inclusive um gráfico que mostra isso assim o bem-estar se mantendo exatamente o mesmo e aumentando renda e aumentando o padrão de vida aí a pessoa que antes ganhava 10 e gastava cinco de aluguel agora ela ganha 15 e gasta 12 de aluguel Tô só dando um exemplo ilustrativo né Mas isso não vai Melhorar a qualidade de vida da pessoa de forma alguma é sobre essa questão do gasto é pegando exatamente o gancho do que ela falou né Qual o problema disso por exemplo um casal Ganha lá
7.000 tô dando um exemplo de uma a cidade do interior vai porque aqui em São Paulo é fora da curva Alf vilha então nem se fala né casal ganha 5 7000 e os dois tiveram um aumento tem um filho que que acontece se ele não tiver com uma mente legal tiver lendo o livro acompanhando a Gente se a pessoa for para um prédio por exemplo num bairro muito melhor e muito mais caro de repente ela pegou um apartamento que é muito mais caro ela vai se alavancar uhum no pagamento saiu de 2500 para 4 seja
aluguel ou seja o parcelamento Então ela já se alavancou no preço do imóvel ou seja tem menos renda disponível no mês para gastar com outras coisas que vai trazer a felicidade aquele dinheiro que tá ali Disponível você vai fazer o qu você aumentou o seu valor no imóvel só quando você chegar naquele imóvel que é muito melhor que o teu outro num bairro melhor que que vai acontecer você chegou com seu carro na garagem você olha e fala assim [ __ ] chegou de Maré o famoso Maré pô chegou de Maré chegou HB20 Zinho Aí
você olha assim [ __ ] o cara já tem um Tesla O outro tem P um toyotão maneiro um Mercedes BMW aquele carro que te dava Satisfação que você comprou 1 ano e meio tava super feliz Pega até mal tipo você sente mal porque a sociedade tá cagando a gente normalmente fica com uma pira que não existe mas a gente se acha muito protagonista do mundo né Então olha s todo mundo está me olhando é a [ __ ] pegou mal mal caramba é você já tá gastando mal com o imóvel aí você vai gastar
mais com o carro porque você vai querer trocar não adianta num bairro melhor os serviços são melhores pô chama Um chaveiro aqui em Alf vilo meu irmão O cara vai querer R 800 para trocar chave Não chuta a porta [ __ ] aqui é o favil e se minha porta tiver R chuta porta aqu aquela aquela confraternização lá no prédio lá fal assim ah onde seus filhos estão estudando então [ __ ] ia falar agora a Eh [ __ ] onde é que seu filho estudar meu filho estuda naquele Colégio tal Ah e Lá também
tem quatro idiomas não não tem só português ah tá ah legal mas é bom também né Aí você Muda o colégio do teu filho para quatro idiomas cinco idiomas que aí é 5.000 o colégio para comer Cola e fazer des que acontece você tava feliz no teu bairro no colégio era bom teu carro era legal como o pessoal fala do nada você ganhou um momento e tá puto não tá em paz que é a história que eu falei contigo você está em em paz cara eu tô em paz bichou não precisa ler nada não precisa
fazer nada esquece a gente né Agora você não tá em paz tá preocupado faz agora isso Da renda que aí o livro Pai Rico Pai Pobre trata bem na corrida dos Ratos Uhum é essencial cara se você se alavancar vai dar merda porque você vai ficar infeliz numa situação melhor olha que louco casal Gava 7.000 agora tá ganhando 12 e tá pior olha que louco né real isso né M real Que coisa né cara ao mesmo tempo que o ambiente né que ele pode te proporcionar uma coisa interessante de de de abundância de falar assim
pô que legal cara por Exemplo Alf Vil a gente fala de Alfaville muita gente pode achar um lugar fútil Ah é caro não sei o quê mas Muita gente vem para Alfaville Porque fala assim não cara lá as coisas acontecem lá tem uma energia de riqueza de abundância Que é [ __ ] lá você tromba o Charlão Tomando café na padaria e cara eu quero viver esse negócio ô na quinta Tod todo sábado então eu acho que vai [ __ ] cafezinho com pão de queijo endeu e aí é eu acho que é muito isso
se o Cara tiver bem de cabeça ele vai ele vai chegar aqui e falar pô legal hoje eu sou sou mais pobrinho aqui mas cara legal esse ambiente vai me ajudar a crescer agora se o cara tiver é mal ele realmente pode ficar depressivo né cara um ambiente desse né pode virar um ambiente hostil o ambiente dos sonhos vira um negócio hostil pro cara a pessoa tem que daí trabalhar muito o autoconhecimento Isso é uma outra coisa que ele fala aqui no livro que é muito Interessante né que ele diz assim nós não conseguimos crescer
profissionalmente sem que nós como pessoas também estejamos nesse mesmo processo de crescimento né então se nós não estivermos num trabalho de aut conhecimento de que Ah legal agora eu estou num ambiente que me estimule e eu olho e admiro e vou querer crescer e aí analisando o meu próprio contexto Tá mas eu agora tô num mente legal mas eu não posso ter ainda a vida que eles têm Mas Eu posso estar no meio eu posso me destacar de outras formas e aí começar a ter uma análise contextual da própria pessoa pra pessoa não se perder
no meio disso né eu já eu passei acho que há uns anos atrás era um pouco difícil para mim há uns bons anos atrás uns qu C anos atrás era um pouco difícil para mim separar o meu mundo com o mundo das pessoas que eu andava pelo meio que eu andava então por exemplo com thgo Pô eu tava na casa do kak Dinis Brunet pô casa De um monte de gente grande eu só entrava em mansão aí pensa você tá o dia inteiro dentro de mansões gigantes sala do cara é meu apartamento chega no se
apartament de 120 M você falou assim nossa sou miserável é sou miserável pô tô passando fome entendeu P só qu quarto caramba cara essa piscina aquecida nem faz parte do meu do meu apartamento de outro cara nadando lá fica um pouco disso mesmo cara e foi e foi difícil para mim entender que tipo Assim cara não tá tudo bem não é o meu momento é o momento dele pô eu sou feliz com minhas sou grato com as coisas que eu tenho mas cara é difícil Realmente você conseguir separar isso eu acho que não não não
foi tipo um instalar assim de um final de semana não acho que foi anos de trabalho de trabalho realmente para entender e sear Hoje hoje eu sou bem consciente assim eu tento até tipo assim ficar feliz pelas conquistas dos outros mas é Um trabalho que cara ter Uma Mente Milionária você tem que trabalhar ela todos os dias porque não é fácil porque às vezes vai te pegar numa de tipo assim cara você chegar assim caramba cara pô apartamento do Juninho que eu fui mas eu vou te falar um negócio tá o mesmo cara que você
olha e pensa [ __ ] esse cara tem tudo isso aí quando você volta para casa você não tem não pense que ele não passa as mesmas coisas esse cara sei eu sei imagino esse cara vai lá para Miami numa Reunião com caras dos Estados Unidos toal aí vai numa casa em Miami de 30 milhões de dólares caramba cara aí o cara pô gente vem ver meu iat aqui novo aí tem o iat com dois helicóptero tudo aí o cara volta para cá fala [ __ ] Car sempre vai ter alguém mais rico e eu
acho que conforme você vai subindo se você tiver essa paz que você atingiu já de entender cara tá tudo bem Eu tô no meu momento eu tô feliz tá legal B e o quanto é suficiente para você o quanto Te deixa bem o quanto você já consegue ajudar as pessoas no seu entorno família amigo e seja com dinheiro seja com conhecimento que às vezes você tem muito dinheiro você não quer ajudar com ninguém com dinheiro e [ __ ] você pode ajudar com conhecimento como é que você chegou lá você não quer dar dinheiro porque
o dinheiro acaba também se você der 10.000 para um amigo teu que que é melhor dar 10.000 ou dar uma oportunidade de emprego num com puto Influenciador gigante então eu acho que todo mundo passa por essa coisa de de olhar para cima e aí que o conhecimento vai sendo desbloqueado né e a gente passa pelo negócio da Paz de novo você tem que estar em paz com o momento da jornada que você tá aí V uma pergunta o que que faz pra pessoa conseguir tipo sei lá até mesmo com um exercício de gratidão assim de
tipo assim entender que não é o momento dela e começar entrar a ser grato é é um exercício Básico de agradecer as coisas que tem tem alguma outra coisa que a pessoa pode fazer para não ficar se comparando e falar assim pô meu meu chefe tá com carro do ano e eu tô com esse Mara Turbo aqui F diminuir a ansiedade é para diminuir isso né de tipo pro cara não tentar sair um pouco dessa mente de escassez assim sabe tipo uma coisa mais prática para ele fazer no dia a dia eu acho que isso
é bem importante até ele menciona Em algum momento do livro sobre O aspecto de nós irmos realmente dando um passo de cada vez e não achar que isso vai porque ele às vezes oscila às vezes ele diz não vai lá e mente milionário não sei qu aí d a pouco ele bota o pé no chão e diz assim não gente Calma isso não vai acontecer amanhã Fica frio a a coisa é um passo de cada vez né Mas tem uma coisa que é muito interessante eh que ajuda nisso eh a gente saber quais são os
nossos valores e saber para onde a Gente tá caminhando então um exercício que é muito testado e que funciona inclusive para que tu perdure na tua caminhada sem desistir é o que que é valoroso para mim o que que realmente é importante e negociável na minha vida por exemplo para mim liberdade é uma coisa inegociável e eu estudei a vida inteira para ser professora Universitária uhum uma coisa Orna com a outra com certeza não não tem como eu ia ser infeliz eu não sei como Que eu imaginava que aquilo ali ia ser um contexto saudável
para mim que sou uma pessoa muito dinâmica que sou uma pessoa intensa que sou uma pessoa que tô sempre querendo criar uma coisa e mexer um projeto aqui e mexer um projeto lá e ter essa liberdade e não só liberdade de tempo e de execução de projetos então eu tenho que olhar para aquilo e dizer assim bom esse contexto que cientificamente Tecnicamente fazia sentido para mim quebra um outro valor Que é minha liberdade uhum bom então eu vou ter que reconstruir o meu estilo de vida vou ter que E aí fiz todas as mudanças que
fiz porque não vai mais fazer sentido e aí a gente vai começando a ter paz por quê Porque eu tô de acordo comigo com o que é importante para mim e se eu tô de acordo com o que é importante para mim eu consigo ter essa paz e aí eu vou olhar e dizer assim tá eu tenho paz aí eu sempre brinco eu comecei tarde né eu saí do doutorado com 27 anos quer dizer para quem faz cader reira acadêmica vai dizer ah 27 anos tá terminando um doutorado mas para quem tá entrando na vida
empreendedora 27 anos Talvez já seja tarde né eu comecei com 28 só que aí eu olho e digo tá mas eu tô comprando a minha liberdade então eu estou no caminho e aí isso me dá paz Uhum Então eu acho que o exercício bem prático é esse Quais são os teus valores e aí eu acho que tem que está aí no mínimo uns três categorizar Em hierarquia por exemplo eu colocaria eh Liberdade saúde mental e bons vínculos afetivos isso seria o que é para mim imprescindível tipo vínculo afetivo que eu digo não é ter milhares
de amigos mas é ter pessoas com as quais eu digo assim eu sei que eu posso contar isso para mim é inegociável bom então tá a Agora eu vou começar a construir a minha vida em cima desses Pilares ah Jéssica vamos sei lá agora compre um jatinho hoje comprar esse jatinho hoje Vai afetar algum desses Pilares sim porque eu estaria comprometendo a minha liberdade se eu comprasse hoje um jatinho de sei lá S um bilhão não sei eu estaria afetando E aí então eu tenho que dizer não e aí fica muito mais fácil dizer não
pras coisas que naquele momento ainda não são para você porque você vai olhar e dizer vai quebrar um dos meus Pilares essa clareza faz total diferença boa boa tem alguma coisa PR concluir aí não acho que voltamos lá pra Corrida dos Ratos de tudo tentar um padrãozinho abaixo do que você poderia Esso é o que todo mundo acha saudável né É legal quase dois é isso é para ficar seguro né tem uma aqui que ela é bem polêmica né que as pessoas ricas preferem ser pagas com base em resultados as pessoas de mentalidade pobre preferem
ser pagas pelo tempo esse aqui gera uma confusão gigante porque eu Ouço muito já ouvi muito na minha vida e do cara que ele fala assim cara eu tô Trabalhando muito mas eu eu não recebo um aumento e às vezes isso gera uma confusão por quê Vou falar da minha visão E aí vocês dão de vocês às vezes o cara tá trabalhando muito mas ele tá cumprindo o combinado pelo que ele foi contratado e ele tem um pouco de dificuldade de entender que cara para ele receber mais para ele receber aumentos promoções e e ou
bônus diferenciados tudo mais ele precisa sair um pouco do escopo ele precisa entregar Mais ele precisa pegar e eh gerar um resultado diferente do que o combinado ele precisa transbordar o resultado dele ali da área dele às vezes para outras áreas da empresa como que vocês veem isso porque essa é uma confusão típica do cara que fala pô eu não recebo aumento Ah e a culpa é sempre do chefe não sei o qu né do patrão não sei o qu como é que vocês veem isso pode conversar já falei bom aí o eterno problema por
exemplo do daquelas pessoas Que dizem que ser CLT é coisa de otário por exemplo que aí você tá ganhando pouco e teu chefe ganha muito do tipo assim pô eu trabalho num banco eu ganho 3.000 por mês eu vi que o banco lucrou 2 bilhões eh esse trimestre olha que absurdo estão me explorando ão não sei que a pessoa começa a confundir até o quanto o estabelecimento fatura o quanto ela ganha sem entender a função que ela tá fazendo né que Bó você foi contratado para esse tá sendo pago por isso e o Banco tem
mais 50.000 Pessoas igual você lá dentro inclusive se você sair não vai fazer diferença nenhuma que muita gente acha que faz uma diferença absurda na AB um buraco né na SA buraco parem as máquinas né Jorginho saiu sobre essa questão se é melhor é trabalhar por tempo dinheiro por tudo eu acho que depende muito daidade e do que que você quer porque no início da vida eu falo pela minha experiência e de experiência de pessoas que eu conheci Ser CLT e ter a oportunidade de trabalhar em bons locais com boas pessoas eu acho que vai
fazer muita diferença na tua vida e você não tá sendo só pago pelo dinheiro você tá sendo pago com conhecimento Então eu fui CLT durante quase 15 anos mas eu trabalhei com pessoas extraordinárias muitas babacas com tratamento horrível mas gênios que eu pude aprender muito naquele momento eu não tava entendendo que eu tava Aprendendo Então fui pago com dinheiro e com conhecimento que eu jamais teria se eu não tivesse próximo dessas pessoas só que muita gente pega o dinheiro o cara trabalha num [ __ ] bão numa baita empresa às vezes numa empresa pequena ou
média que você tá trabalhando muito próximo de quem é um gênio Ah tem muito disso né muito e você tá o quê sempre reclamando do valor que você tá ganhando o que que tá acontecendo Eu acho que isso também tá muito vinculado a pessoas que não Precisam tanto do dinheiro que às vezes tem uma família que o cara de uma classe média média alta média média aí ele pode virar e falar seginte ah não não tô sendo bem pago vou sair daqui tem muito a geração z tem muito isso mas a gente não pode estigmatizar
como se fosse só a a geração z né então acho que o Grande Lance é o seguinte se você é novo cara aprenda ganhe mas não fique com essa pressa louca de Às vezes a pessoa tá três meses trabalhando no lugar ninguém Me valoriza eu não tenho aumento eu não tenho a promoção [ __ ] meu irmão você tá três meses isso aí cara cala a boca e e trabalha tenta tenta entendendo empresa como funciona as outras áreas que você pode trabalhar o que que você pode fazer porque no final das contas o dinheiro que
você vai ganhar tá totalmente vinculado ao Impacto que aquilo vai ter numa determinada quantidade de pessoas e quanto aquelas pessoas estão arrecadando É por isso por Exemplo que o futebol no Brasil ele consegue pagar um salário X por quê atinge não sei quantos milhões de pessoas e o futebol num país com 1 milhão de habitantes que nem gosta de futebol vai pagar muito menos por quê Porque tá atrelado ao Impacto que você tem de ganho de atenção de relevância Então você vai ganhar de acordo com o impacto que seu trabalho tem se você ficar numa
empresa que nem eu fiquei no início quando eu era estagiário no Banco Do Brasil tirando xerox não tem como te pagar muito sim não tem como te pagar muito aí depois você vai crescendo vai aprendendo então ah eu estou H 5 anos na mesma empresa Ninguém me dá valor não ganho uma promoção não ganho aumento meu chefe e eu odeio meu chefe que que você tá fazendo aí é você tá fazendo aí 5 anos há quanto tempo você tá assim há uns 2 anos caramba cara eu sou seu chefe te mandava embora cara entendeu cara
Eu eu Lembro quando eu era estagiário da Rico a XP comprou a rico né E foi antes até de começar a atar dentro do do primo rico mesmo eu era estagiário e eu sentava meu quase do lado do Fernando Vasconcelo que era o cm sócio 10 anos da XP eu tinha vários pontos de contato com ele porque eu era o cara do vídeo Então tinha que aprovar as coisas direto e tudo mais e hoje eu você falando assim é assim cara realmente o cara me deu vários toques eu falava com uma galera e Eu era
tipo assim está r$ 200 uhum tipo assim realmente né ter ter um pouco da visão de tipo assim beleza seu chefe às vezes é um pouco rud mas quem ele é às vezes o cara tipo assim cara o cara é top do segmento às vezes é uma referência que você quer virar um dia Tentar aproveitar além do salário né um para você conseguir eu trabalhei com pessoas insuportáveis que hoje eu sou muito grato cara porque elas exigiam de mim um negócio que não Dava para fazer não dava para acontecer eram e hoje eu falo caramba
o quanto eu Estiquei a corda e aprendi a trabalhar em em de uma forma que eu jamais conseguiria Se não fossem aquelas pessoas então às vezes você não entende o que tá acontecendo você é muito novo para entender cara você não entende o que tá acontecendo às vezes só depois que já saiu do trabalho você fala assim pô meu chefe ele não éa no filho da [ __ ] cara já já aconteceu isso comigo já tipo Assim cara sair de um projeto assim F assim Caraca meu realmente meu ali era uma oportunidade você só vê
depois você perde né e eu só só um último ponto para não esquecer já que a gente falou de geração e tal eh hoje tá na moda não querer ser promovido não sei se já viram isso né sim sim boa parte dos jovens depois pesquisem aí eles não querem mais ser prov o cara não quer ser promovido por quê Ah eu vou ganhar muito pouco a mais e vou ter uma responsabilidade Ah só que você vê a mesma turma reclamando o seguinte pô trabalho naquela empresa meu chefe ganha muito mais do que eu e não
quer fazer nada não faz nada a gente que trabalha eu falo cara tem alguma coisa errada porque de vez em quando você fala que seu chefe ganha muito não faz nada aí quando você tem a chance de ser promovido eu não quero ser promovido que é muita responsabilidade [ __ ] o teu chefe não faz nada ou ele tem muita Responsabilidade ou ele ganha pouco ele ganha muito então a galera quer reclamar cara ninguém quer arregaçar a manga e e trabalhar porque quem trabalha hoje tem sucesso tem sucesso é quem é a gente provavelmente Vocês
passam por isso né não tem dia que a gente não esteja contratando e não tem dia que a gente não alumas vagas a gente estava com seis e a gente ainda tem duas e não consegue completar as vagas com a qualificação que a gente quer sabe uma cabeça que eu Vejo muito até que você falou de emprego eu lembrei tipo assim a galera a galera que tem acho que eu posso entrar um pouco disso escar galera que tem a mente escassa ela vai na entrevista de emprego a achando que ela precisa dar mais da vaga
do que ela do que o que a empresa mas na verdade é ao contrário a pessoa que tem por exemplo eu eu eu tive o privilégio de entender isso rápido Quando eu ia na entr de emprego eu sabia que o cara me queria porque ele Já devia Ter entrevistado 30 pessoas Ele não aguentava mais ele precisava de alguém para resolver o problema dele então tipo assim quando você tem uma cabeça que tipo assim para vocês aí que estão procurando emprego vai na entrev de emprego com a cabeça que tipo assim o cara quer te contratar
ele não tá ali para te porque a galera cria esse monstro né não não o cara foi um [ __ ] comigo na entrevista ele ele eu perdi a oportunidade porque o cara não quis não Não o cara ele não vai perder o tempo dele entrevistando alguém Ele quer te contratar ele quer falar assim não esse cara vai resolver meu problema ele quer chegar pro amigo dele fal assim ó meu entrevistei ali o Luquinhas cara cara fenomenal cara amanã começa duas pontas aí que eu vejo o cara quer te contratar o cara fica por dentro
assim não seja um idiota não seja um idiota é ele quer te contratar ot merda é um idiota aí e ele não quer Te demitir A não ser que seja um evento não quer caiu deu ruim o cara não quer cara te demitir pode pode ter certeza que se você foi demitido cara esse cara ficou noite sem dormir Ele pensou nisso 50 vezes antes disso acontecer é é um transtorno as duas pontas cara entrevistar alguém e perder alguém sobre essa questão de ainda de salário mentalidade o quanto a pessoa quer mesmo o dinheiro em algumas
não foi uma vez só Não Em algumas ocasiões enquanto eu eu trabalhava nas duas empresas que eu trabalhava em mercado financeiro e numa outra de bebida muito grande de bebida vermelha refri a galera eu trabalhei preto eu trabalhei na área comercial e área comercial tem muita comissão então área comercial normalmente raríssimas excessões área comercial vai ser a que ganha melhor dentro da empresa cza Você tem bônus você tem meta você tem ali no Final do ano aquilo que você falou o cara traz mais dinheiro e ganha dinheiro mas vai ser o vai ser um dos
caras que sofre mais estresse então aí várias vezes eu ia almoçar com alguém tipo da Controladoria do setor administrativo e todo mundo acaba sabendo o salário de todo mundo né vasa O estagiário foi almoço fulan é aquele negócio assim me irmão não conta para ninguém cara o Lucão o cara tirou 100.000 esse mês cabess não não não vou Contar para ninguém o cara Mostra bom em três dias todo mundo fica sabendo e e tinha gente que falava comigo algumas situações tá [ __ ] Car vocês dar começar ganho muito não sei que P absurdo e
tal aí eu sempre falava a mesma coisa [ __ ] tá com vaga aberta que é que eu coloque teu nome não tá maluco É muita pressão não sei qu então a própria pessoa ela sabe quem trabalha na empresa que área comercial ganha muito mais porque tem uma responsabilidade absurda e você tem Alguém aqui assistindo não isso é balela na minha empresa área comercial quase não trabalha e ganha bem meu irmão O que que você tá fazendo que você não foi pra área comercial ainda pô Me passa aí mas eu já falei isso já Tipo
na na época da XP L falou assim pô meu essa galera cuida fala assim cara o cara ele ganha bem ele fala com 30 ele faz 30 ligações ele fala com 30 cli por dia você quer ir lá falar com 30 pô não quero então pô por que você tá falando cara você tá Disposto ah não tá disposto Então para de pensar nisso e tem um pouco disso mesmo que aqui aqui no grupo primo tem a portfel que a galera que tipo tem uma [ __ ] responsabilidade temha que lidar com os clientes tudo mais
gerenciar carteira é um deve ser um deve ser estressante deve ser super complexo tudo mais F assim e o mas o cara ganha um salário bom para isso pô amigão não tá gostando de editar vídeo porque o vai lá atende a galera estuda à vontade mas uma Coisa que é interessante nisso né de perspectiva de salário é que também muitas vezes eh quem está iniciando a sua carreira profissional tem uma visão de Eu trabalho muito mas na maior parte das vezes tá fazendo uma coisa operacional aí olha pro chefe e diz assim nossa mas o
Charles tá ganhando um monte ele não faz nada Sim mas tu sabe o que que que acontece na cabeça do Charles o quanto em termos de estratégia o quanto em termos de crescimento de que Ele tá sempre se se ele tá lá em cima é porque ele construiu essa esses Pilares n e às vezes bate até uma nostalgia assim que a gente que fica mais não mais no operacional até falo com eu vejo Às vezes o alguém no meu time só editando assim fal assim cara que saudade hein cara que eu só editava só só
tipo assim acabava o vídeo acabou meu problema é não assim a vida do empresário né É exatamente eu digo que o empresário deveria ser colocado num Pedestal porque só sabe que o que que é quem tá lá e aí as críticas que vem às vezes as pessoas não têm ideia do que que é essa construção de um negócio e aí o cara tá num ain ali muitas vezes né Muito É exatamente esse daqui também é polêmico tá as pessoas ricas agem apesar do medo as pessoas de mentalidade pobre deixam o medo impedi-las aqui a gente
tá falando pouco que eh os ricos eles reconhecem o medo mas agem mesmo assim a fal um pouco de coragem talvez né Eh eh A coragem aqui eh ela é um fator importante para que a gente tenha uma mentalidade Milionária para que a gente consiga atingir nossos resultados crescer na vida eu colocaria até como tolerância ao risco né Eh no início mencionei que existem essas pesquisas comparando quem chega lá e quem não chega tolerância ao risco é um das característic que vai distinguir os pobres dos ricos porque se eu não tiver um mínimo de Tolerância
a risco e aí e aí é importante a gente dist destacar né Que risco não é o risco de né morte é aquela velha frase eu tenho que colocar convexidade no negócio se eu fizer isso e der errado pode me levar falência se a resposta for sim cai fora se a resposta for não vai fundo e enfrenta o medo né Então tem muito a ver com essa questão de tolerância ao risco a pessoa sem assumir um certo nível de risco ela não tem como acender porque não existe Ascensão sentado fazendo exatamente a mesma coisa operacional
sem correr um risco semo vai precisar e outra coisa nisso é a versão à perda todos nós vamos ter a versão à perda isso é da natureza humana a gente sobrevalorizar a perda em relação aos ganhos então sempre vai existir uma coisa mas der Mas eu não quero correr o risco e aí a pessoa que tem uma mentalidade mais forte nesse sentido ela vai conseguir fazer essa esse equilíbrio entre eu vou ir mas se Der errado eu não perco tudo e e se der certo dá muito certo então eu acho que essa é a distinção
que tem que acontecer eu eu eu sempre olharia por esse lado e sim precisa ter essa tolerância precisa ter esse enfrentar o medo senão não não tem como mudar de patamar né enfrentar o medo você vai estar sempre com medo só o cara que enfrenta o medo e vai galgando de patamar só esse cara ele diminui sempre vai ter medo Óbvio mas ele vai diminuir aquela Sensação de que tudo tá em risco o tempo inteiro que é tipo assim todo mundo tem um amigo que tem medo de investir eu tem medo de mudar de emprego
tem medo de alguma coisa por quê Porque ele fala assim cara eu tenho medo de de perder o que eu tenho mas volta e meia aquela pessoa tá falando cara eu não tenho nada não consigo comprar uma casa de jeito um carro de jeito ou seja aquela pessoa tem medo de perder o quê o o mínimo de segurança que ela tem o mínimo do mínimo Então ela não avança para criar mais como se fosse assim quando você tem coragem e responsabilidade óbvio que a gente tá falando riso da ruína mas é como se a gente
começasse a afastar o muro em volta da nossa casa entendeu então o cara que tem muito medo e não avança e quando eu digo avançar não é só em relação a dinheiro em relação a estudo conhecimento trabalho É como se você tivesse urrando aquele muro deixando ele mais distante da sua casa Então tudo que pode te te atingir vai atingir um pouco mais distante vai ser mais difícil quem tem muito medo cara a pessoa tá num num negócio muro frágil Exatamente é eu acho que até pra galera que que tá nesse muro assim cara acho
que o melhor que você pode fazer é se desenvolver cara estudar mais tentar ser um profissional melhor porque aí você se blinda real mesmo tipo assim ah a empresa pode falir podem transmitir e tudo mais sem emprego você não vai Ficar você vai conseguir ter novas promoções a gente pensa muito quando a gente tá nesse patamar de não quero perder esse emprego não posso perder essa oportunidade não posso fazer nada Aí você não meio que não faz nada além da tipo assim cara por me contratar me contratar para fazer isso cara então vou fazer isso
com a maior serência mas não pensam em evoluir um pouquinho aqui estudar um pouco fazer uma coisa mais para virar um profissional melhor porque Igual você falou lá no começo Charles às vezes você é um funcionário de 50.000 você acaba virando descartável cara tipo assim qual é o seu diferencial para aquela empresa fala assim não cara o Charles cara vou manter para sempre aqui pô vai acabar o departamento dele mas eu vou jogar ele para esse departamento porque ele é valioso para ter na companhia porque geralmente é um cara que estuda mais é um cara
que se prepara e tudo mais e eu tenho certeza se o cara Se desenvolver esse muro pode vai est muito mais distante mesmo que financeiramente no começo não não não tá fechando a conta sabe tipo mas o conhecimento vai te levar pra frente cara e tem um tem eu não sei qual é o número mas tem um um dos dos segredos da mente milionária que é essa construção de conhecimento que ele ele menciona se você não avançar no nível de conhecimento Se você não conseguir ia falar sobre isso é o 17 não as pessoas Ricas
aprendem e crescem o tempo todo as pessoas de mentalidade pobre pensam que já sabem o suficiente eu tenho uma frase que eu digo que é assim quem acha que sabe muito estudou pouco eu vivo estudando e eu sempre tô achando que eu sei pouco e aí eu fico assim nossa mas eu ainda tenho que saber isso aqui e aí tu vai abrindo esse muro assim sabe porque tu abre um conceito aqui que vai dar abraço vai puxar outro e aí tem uma outra coisa E aí tu vai Indo assim e aí nunca para nunca para
E aí Quem olha e diz assim nossa eu entendo um monte desse co eu olho e digo assim Tu estudou pouco certeza porque se tu estudasse de verdade Tu teria a real dimensão da sua ignorância é a eu até brinco Thiago ele foi para ele tá em Londres agora aí semana passada eu falou assim cara eu eu tô muito preocupado com sua viagem falou por que cara porque toda vez que você viaja e você se envolve com pessoas fora da nossa bolha Você traz uma ideia que a gente vai ter que virar o nosso Business
de ponta cabeça porque é um pouco disso thgo é um pouco desse cara que ele tá estudando o tempo todo ele tá ensinando a gente o tempo todo então Teve até acho que teve uma grande mudança que a gente fez na empresa porque ele fez uma viagem para fora conversar com os investidores da Black Rock e tudo mais ele entendeu o jogo do Business do piso com teto enfim e a gente fez algumas mudanças Significativas por qu porque ele aprendeu uma parada nova realmente eu acho que e de novo voltando o jovem tem um pouco
desse problema que eu já tive muito de achar que você sabe de tudo F assim não pô preciso de nada só só o que eu aprendi aqui na no meus qu anos de faculdade é o suficiente para me viver o resto da minha vida as pessoas por vezes interpretam estudo como passar em prov né E aí eu quando eu falo em estudo não Tô dizendo só em estudo estudo tô dizendo estudo de chegar sentar com alguém dizer assim char vamos vamos discutir né nessa perspectiva maior não só estudo conceitual mas as pessoas têm muito essa
construção Eu acho que isso é um problema de mentalidade entre aspas pobre é eu estudo porque eu precisei entrar numa faculdade depois eu estudo porque eu vou querer entrar num sei lá num concurso público ou eu estudo porque eu Quero passar numa certificação né se eu quero trabalhar no mercado financeiro tá Ah passei agora não preciso mais estudar porque eu já passei onde eu queria eu já fiz o acabou né então eu acho que essa distinção entre estudar é pra vida e estudar em todos os âmbitos tanto do ponto de vista de bunda na cadeira
e estuda de verdade quanto dessa questão de construir relacionamentos que te permitam conversas em outros níveis porque sentar e ficar conversando assim Ah aquela série tu viu Ah o jogo do futebol tá é é distração é legal e tal mas o que que isso tá contribuindo O problema é que tem gente que senta só para fazer isso E aí não tá aproveitando às vezes de bons momentos para ter uma conversa que vai ser engrandecedora e vai fazer com que você desenvolva e tá só ali no no mesmo assim então eu esse para mim é um
dos dos Tópicos mais imprescindíveis para que a gente consiga acender vocês acham que a inteligência Artificial tá prejudicando um pouco isso porque a galera tá muito menos estudando sobre algo e mais perguntando pro chat GPT sobre algo e a galera tá tipo atrofiando a cabeça porque não consegue mais pensar eh na realidade assim ó quando começou o advento da internet a crescer mais um pouquinho no final dos anos 90 e depois o acho que o grande buom de internet mesmo que a gente viu foram as redes sociais né ali com Orkut que aí a galera
começou a já tinha rede Social e-mail mas Orkut depois o crescimento 2010 2015 naquele momento que que aconteceu como você tinha acesso a todas as informações com um clique muito antes da Inteligência Artificial começou a ficar difícil explicar pro jovem porque que ele tinha que aprender sobretudo se com um clique você tinha acesso à informações então a minha geração Não parece mas eu tenho 47 anos a minha geração ainda pegou livro Enciclopédia aí tinha trabalho para casa você tinha que pegar o livro papel Masso aí escrevia passava AL limba tudo você tinha que pesquisar você
não precisava me explicar que eu tinha que aprender a pesquisar aprender quais eram os país o mapa munde uma tabela periódica a calcular tudo porque não tinha onde buscar esse conhecimento desconectado de tudo o jovem com advento da internet ele começou a questionar questionar o conhecimento tipo porque eu preciso Achar um país no mapa se consultando no Google eu posso descobrir em 5 minutos é só aprender a pesquisar no Google só que o conhecimento vai muito além disso quando você pesquisa o nome dos países as capitais as moedas você tá tendo acesso a uma série
de conhecimentos a você tá desenvolvendo o cérebro repertório sim é fácil fazer conta com computador eu sei mas você precisa saber o básico e eh das contas tanto que tem vários vídeos no no Tico e Teco lá em Outras redes sociais da Galera perguntando na rua Quanto é 10% de 90 Quanto é cara e assim ninguém sabe responder mais coisas que você precisaria saber então acho que com aenda da internet Todo mundo começou a questionar e eu acho que a inteligência artificial vai impulsionar esse questionamento o jovem quer saber o seguinte Por que precisa aprender
esse tipo de coisa se eu pego meu celular agora e eu consigo eh buscar essa Informação só que ele não tem ideia que não saber fazer 10% ou não saber achar um país no mapa Cara isso tudo prejudica muito desenvolvimento do cérebro não sei até se tem algum estudo alguma coisa nessa área m o o Daniel cman inclusive ele faleceu esse ano né que é o pai das Finanças comportamentais e e Ele publicou um artigo no início no final do ano passado mais ou menos sobre o impacto que a inteligência artificial tão rápida né está
tendo dentro das Empresas e dentro de de todo o contexto não só do mercado mas também do processo educacional porque justamente isso como é muito rápido e E é muitoo rápido se eu pensar assim 20 Anos Atrás a gente estava com aquele telefone desse tamanho e aí chat de GPT surgiu quando nem sei pô Hoje lança o iPhone com inteligên artificial é é assim por exemplo no meio acadêmico hoje a gente tem plataforma que a gente coloca lá uma pergunta por exemplo H como por jogos de apostas Estão chamando a atenção dos jovens e me
dá lá toda uma rede de artigo que já antes eu tinha que ir lá de de plataforma em plataforma pesquisar Então essas facilidades elas vão fazendo com que a pessoa ela se acostume a não pensar Uhum E quando eu acostumo o meu cérebro a não pensar o que que eu estou fazendo eu estou diminuindo a capacidade dele inclusive de fazer conexões e de fazer e essa esse construção de raciocínio Lógico sim e aí eu vou me tornar uma pessoa completamente só operacional funcional eu posso até me tornar funcional mas eu nunca vou me tornar estratégico
porque eu não consigo construir raciocínio não consigo desenvolver eu não consigo eu vou sempre buscar uma resposta pronta para aquilo ali Uhum Então o cuidado que a gente tem que ter é muito grande com isso assim eu eu eu realmente me preocupo eh com o que vem de de gerações Com esse advento da da da Inteligência Artificial justamente porque tá atrofiando a capacidade das pessoas de pensar e se a gente pensar o nosso cérebro ele é como se fosse um músculo obviamente de uma forma muito a grosso modo mas eu preciso desenvolvê-lo se eu acostuma
o meu cérebro não pensar ele não pensa e ele adora não pensar sabe Aqua pensar né Sabe aquela coisa de ficar meio viajando na maionese assim meio que ah cabeça voando assim o Cérebro adora isso se tu não estimular ele a pensar se tu não estimular ele a se desenvolver ele vai gostar não fazer nada e aí ele vai cada vez mais e aí o problema começa cada vez mais a ficar difícil eu implementar qualquer tipo de esforço aí o Charles chega assim para alguém que trabalha com elez assim eu preciso que tu desenvolva isso
aqui aí a pessoa vai dizer assim eu nunca fiz aí o char dizer Te vira cara vai fazer aí ele vai olhar para aquilo e vai dizer assim Meu Deus eu vou pedir demissão porque Burn na H na H certeza bugou bugou entendeu é certo eu tenho eu tenho um pouco de desse medo assim porque eu sou um cara que que gosta de resolver problema e para você resolver problema você tem que ter tipo assim tem que pensar bastante porque tem as variáis o que que eu vou fazerá e eu tenho um pouco de medo
de de atrofiar a cabeça por causa disso sabe de É talvez a gente esteja Passando por um momento do conhecimento acho que eu vou chamar aqui de de um efeito RS do conhecimento o chat PT você vai lá e busca a informação agora só que você não guarda essa informação entendeu É é é igual você tentar lembrar me fala três reels que você viu ontem aí não vai lembrar não lembra você não lembra e você viu pelo menos uns 2000 no seu dia certo fechado você não lembra de nenhum então eu acho que o perigo
do chat GPT de você ficar procurando a resposta é Essa pílula que ela não entra na sua cabeça depois você vai sofrer um efeito RS de conhecimento assim de sisar assim né você coloca na água disolve acabou consumi um monte de coisa mas eu não guardei nada é porque para que a gente consiga guardar algo a gente precisa principalmente como adultos eh fazer um processo ativo Pensa numa criança aprendendo inglês ela não precisa ser um um aprendizado ativo ela pode aprender inglês assim e ela aprende escutando é a Gente aprende português assim né agora quando
Nós Somos adultos a nossa capacidade de aprendizado ela já não tem depois dos 25 anos a gente precisa ter um aprendizado ativo quando eu coloco lá só no chat e peço a solução é passivo eu não Não estou colocando esforço cognitivo para que eu consiga compreender aquilo e aí se eu não coloco esforço cognitivo para compreender aquilo Essa passividade é o problema entendeu então o que que é legal assim Um exercício Ah eu vou usar a inteligência artificial no meu trabalho e tal Ok faz parte agora tem que fechar o dia eu tenho que parar
e pensar que que eu aprendi hoje e eu tenho que de forma ativa conseguir construir aquele raciocínio se eu não conseguir construir aquele raciocínio isso começar a se tornar padrão Aí eu acho que é um problema eu você pega pessoas que já estão um pouco mais velhas que pode ser até o meu caso Eu falei brincando mas acontece eu gosto muito de vinho uhum e eu gosto muito de outros temas que às vezes acabam sendo um hobby mas que podem me ajudar a desenvolver o cérebro Como por exemplo o fato de eu gostar de vinho
eu comecei a estudar vou estudar de forma mais séria vou tirar uma certificação aquilo ali me obriga a começar a pesquisar de novo a fazer marcação em livro a me preparar a preparar o Emocional para fazer uma prova então o nível que eu fui chegando por exemplo em vinho eu tive que fazer uma prova deve ter uns qu a 5 anos 20 questões discursivas 50 múltipla escolha e Duas Taças de vinho uma de branco e tinto falar o que que tinha lá dentro isso mexe com todas as áreas do seu cérebro tudo sensorial que que
ajuda a tá funcionando o tempo inteiro então se você não começar a buscar conhecimento a desenvolver a se Desafiar a fazer coisas que você não fazia cara não adianta tanto que tocar instrumentos é um negócio legal criar o hábito de fazer Esporte que você não fazia a vai ter que se movimentar de um jeito que você não se movimentava tipo assim você agora que eu sei que você não joga nada de futebol você pode começar a jogar futebol né tá talvez vire um cara bom você tá fazendo coisas diferentes Então eu acho que principalmente com
a idade você vai fazendo coisas diferentes Agora quem só usa Inteligência Artificial só pesquisa no Google tá [ __ ] é que a idade chega né gente tem que começar se movimentar pras coisas certas para Mas eu acho que não é nenhuma questão da idade chegar eu acho que se uma pessoa jovem começa a embutir esse tipo de mentalidade hoje vai ser muito diferente do resto tem pessoas lá na empresa com 19 anos né E aí a gente tem pessoas muito inteligentes aí eu digo assim olha se tu Pegar essa inteligência essa capacidade que hoje
a gente tem de acesso a todo tipo de informação e juntar com esforço Ninguém bate agora se tu contar com a inteligência e ficar sentadinho contando com a sua inteligência e com a inteligência artificial pode saber que vai ser atropelado no mundo dos negócios assustador esse esse menino de 19 anos ter nascido em 2005 é tem eu vejo um pouco desse problema em pessoas muito inteligentes intelectuais Que às vezes dão um pouco esforço né é porque às vezes ele fala assim cara qualquer momento posso entrar lá e resolver E aí ele nunca entra né ele
nunca resolve é o é o Superman é o Superman mas ele tá sempre de clar quente né não não qualquer momento posso Lar salvar o mundo mas ele sempre tá de clar quente nunca trabalhando no Jornal Em vez dele exatamente eu queria ir para eu queria afar finalizar com uma aqui que a Gente fale a gente focou muito mesmo acho que o livro é sobre isso em coisas Profundas sobre mentalidade né sobre cérebro sobre cara comportamento e tudo mais que é a base de tudo agora eu queria paraa última que é o seguinte ó pessoas
ricas focam no seu patrimônio líquido as pessoas de mentalidade pobre focam no seu rendimento mensal polêmico isso hein esse é polêmico também porque a galera às vezes fica muito presa no salário enquanto você tem que estar Preso talvez na na sua construção de patrimônio como é que pensa isso né porque principalmente na internet a gente tem muito a coisa do ah comprar o alugar e a gente pode bater um pouco nisso também de cara vamos vamos fazer um um um que seja um trecho da conversa aqui de qualidade sobre isso porque toda vez que eu
vejo alguém falando de comprar lugar nunca vejo alguém falando direito sobre isso que eu acho que tem muito tem muito Plano para manga ess conva aí então eu queria que a gente batesse aqui em construção de patrimônio do cara não focar talvez no mensal que que vocês pensam sobre isso comprar o lugar Cara depende de uma muita coisa é São cinco Episódios aqui de Podcast vamos vamos tipo assim cara porque porque gente podia fazer Episódio só disso né faz só disso mas vamos assim ó o cara ele tá hoje morando de aluguel Ok 1000 De
1000 a R 2.000 [ __ ] aonde Não é que o Brasil é grande né Brasil é grande porque a galera fica muito nisso quando quando alguém fala de comprar comprar o aluguar o cara sempre tá com um apartamento de 1 Milhão a dois na cabeça só que o cara que tá pagando 1.000 a R 2000 ele quer comprar um apartamento de r$ 50 de R 300.000 no máximo é é é porque assim o o que acontece toda vez que a gente fala desse tema causa um alvoroço nos comentários de de qualquer Coisa seja no
real seja num corte porque o cara ele nunca vê uma coisa um pouco mais generalista ele sempre puxa para ele a coisa ele fala [ __ ] Eu que moro aqui no SIM no em Roraima cara pô não tem nada a ver esses valores que você estão falando eu morava na Coab 1 apartamento lá é de 150 200.000 entendeu então tipo gente até comenta aí no chat aí qual qual é o valor do apartamento do seus sonhos e qual o valor do seu apartamento legal isso perfeito Então Vamos lá duas coisas primeiro a gente pode
falar sobre comprar o alugar e depois a história de patrimônio líquido ou rendimento isso tá porque eu acho que eh você focar em ter um patrimônio líquido é extremamente importante tanto que ele dá uma recomendação no livro legal que é Monte uma planilha com orçamento ali com seu patrimônio líquido e a cada 90 dias você vai olhando o resultado Porque tudo que você foca expande Uhum Então se você montar uma Planilha e a cada 90 dias C olhando seu patrimônio líquido a chance de crescer enorme por quê você tá aumentando o patrimônio aí você vai
fazer uma cagada com dinheiro dis aí não não não não não vou fazer não porque daqui a 90 dias eu quero ver meu patrimônio um pouco maior Então você começa a focar isso vai expandir sobre comprar o alugar já que depende de muitas variáveis para conseguir responder a gente pode colocar o Seguinte de forma simplificada Olhe algumas coisas por exemplo um casal acabou de casar os dois são jovens vão comprar o imóvel você quer ter filho não quer ter filho você acha que comprando aquele móvel naquele bairro Você vai continuar nesse bairro pelos próximos 5
anos ou a tendência de você se mudar por causa do emprego de um dos dois é grande então saia da emoção e faça com a razão às vezes um casal iniciando a vida pode ser melhor Alugar o tempo vai passar você vai se organizar um pouco melhor aí vem o filho não vem o filho a gente foi para um quarto e sala porque era a mulher engravida gêmeos fodeu Então calma faça as coisas com consciência porque todo mundo quer negócio muito afobado agora pô Pintou uma oportunidade para comprar o terreno do lado da tua sogra
baratinho e a tua mulher quer que você more ali tudo bem você tem que ponderar outra coisa você quer ficar pé da sogra não Mas se é uma oportunidade única que você não vai ter [ __ ] aí você compra Então depende muita coisa mas eu acho que que alguns pontos são essenciais do tipo Pô você vai financiar um imóvel recém-casado sem ter filho ainda sem ter reserva sem ter reserva sem saber se você vai se mudar ou não aí depende Você joga uma Âncora na tua vida né pô comprou num bairro aí seu marido
ou sua esposa teve uma sua esposa é enfermeira teve a possibilidade de ganhar o dobro No hospital que é do outro lado da cidade [ __ ] Ah mas a gente tá pagando esse aqui e tal assim Depende de uma porrada de coisa Fique bem com a sua decisão Esse é o principal ponto e Óbvio tem uma oportunidade única maravilhosa você vai fazer sen não eu acho que é fazer com razão não com emoção é porque o o imóvel próprio é muito um conforto também né tipo assim cara é aquilo que você falou no começo
lá te faz feliz pagar a parcela e tem e falar que o Imóvel é próprio às vezes é isso sim a pessoa nunca teve de repente a família inteira foi foi posta para fora da casa pessoa T uma memória horrível o avô perdeu móvel a mãe Eh foi posta para fora então não é o valor que vai fazer diferença é a sensação por isso que eu acho que e eu acho que isso é muito cultural também né aquela questão assim nossa eu preciso ter a minha casa e as pessoas meio que colocam sobre se uma
responsabilidade de Eu preciso ter a minha casa que tomam decisões que não são nada Racionais simplesmente pelo fato de eu preciso ter a minha casa aí tomou uma decisão lá sem nenhuma est ura financeira tomou uma decisão de colocar um capital que nem tinha porque não tinha daqui a pouco condições de ter um imóvel se tu vai comprar um imóvel tu não tem nenhum tipo de investimento tu não tem opa não tem nenhum tipo de reserva de emergência vai ser o teu único patrimônio ou então tu Tem digamos sei lá R 500.000 um imóvel e
ainda com dívida e é só o que tu tem na vida vira uma Âncora é eu eu eu acho que a gente tem que realmente ponderar Porque como é muito cultural as pessoas sentem o peso de ter o seu imóvel próprio e às vezes tomam essa decisão sem ter condições de T Ah mas eu tô pagando aluguel e o aluguel é o preço do financiamento será Tu já fez o cálculo o aluguel não tá te aprisionando em lugar nenhum né o Aluguel tu tá pagando hoje sei lá R 2000 R 3000 R 4000 mas se
qualquer coisa acontecer na tua vida amanhã tu pode voltar PR casa é que é o maior argumento da Galera fal assim pô mas eu vou vou vou alugar Pô o financiamento é 3 lugar é três aí às vezes é isso às vezes você perde um emprego cara para você você não consegue tipo renegociar até consegue Mas você não vai conseguir baixar a parcela de três mas você consegue tipo devolver aquele apartamento é lugar mais Barato voltar pra casa da mãe não se no médio a longo prazo a minha opinião é que todo mundo deveria ter
um imóvel para est confortável porque eu sei que isso faz diferença faz cultural né cabeça mas eu acho que faça com a razão não com emoção para não principalmente não se alavancar né comprar algo que vai deixar muito pior e no Brasil só para acabar aconteceu uma coisa engraçada que pega mal às vezes você e morar de aluguel e não comprar Eu lembro quando Eu cheguei aqui em Alfaville 2022 eu cheguei no prédio né aí encontrei uma pessoa no elevador aí pessou oi tudo bem pô é pô sou morador novo aqui do do andar tal
P Ah legal e você comprou alugou falei não aluguei Ah tá tá bom tipo assim sabe Ah legal passageiro passageiro legal alugou Ah beleza aí ninguém sabe o teu patrimônio líquido mas te juro numa cidade nova e comprar deixa eu olhar que que tem no entorno Quais são as oportunidades Por isso que Eu digo eu sou favorável a todo mundo tem o imóvel Só que eu acho que se você fizer com inteligência você vai fazer bem melhor e não vai ficar com aquela sensação de arrependimento do tipo cara a gente acabou de casar aí se
colocou uma pressão absurda comprou daqui a pouco Pô na na esquina tá subindo um prédio muito melhor de uma costura melhor num PR aí você começa a ficar enrolado é eu tô numa fase com criança esposa e criança eh para mim ficou muito Mais eh importante comprar ó do que morar de aluguel entendeu então tipo assim eu eu tô nessa fase da segurança tem que entender que eu acho que na no nosso caso eu acho que pode ser o caso de muita gente o aluguel ele foi ele fez parte da jornada até até chegar mund
e eu eu vou te falar eu mesmo com 30 anos se eu tivesse hoje sozinho solteiro eu não sei se eu compraria não porque estaria numa posição tipo assim cara mora em al favil A empresa tá aqui vai que entendeu não é que eu mencho o saco eu quero morar em Miami é hoje hoje é muito mais na cabeça de estabilidade tipo assim não cara eu quero que minha minha minhas filhas elas cresçam num apartamento onde elas vão lembrar eu quero que minha mulher tenha uma segurança tipo assim não cara vai ser nossa acontecer alguma
coisa comigo vai est lá tudo bonitinho entendeu É tá no outro momento de construção né porque e se você pegar assim o nosso caso hoje Pô cara hoje a gente já tem um fluxo de de entrada de de grana a gente já é já se tornou sócio da empresa então a gente não sabe que a gente vai não vai sair daqui da noite pro dia a gente eh nós somos apresentadores do primocast então a gente não vai sair daqui da da noite pro dia eh Você conhece a região já mora aqui há quase 5 anos
né vai fazer 4 anos agora eh estudou o mercado sabe que tá fazendo um bom negócio num lugar que tá se Desenvolvendo Pô legal aí começa a fazer sentido mas é tem que ter um um b no estudo gente legal queria que você desse conselho final aqui eh pra galera e pra gente conseguir ter Uma Mente Milionária aí conselho final de cada um de vocês aí primeiras damas ã a gente iniciou falando sobre se a mentalidade era ou não importante e eu volto àquela frase que eu disse no início o ceman disse que tudo que
tu vê é o que há então se nós juntarmos tudo Que a gente vê o que há com quem acha que sabe muito estudou pouco se nós juntarmos essa perspectiva de ampliar o que eu conheço de vários de vários aspectos e não me restringi a simplesmente olhar a minha vida da lente que eu olho hoje mas eu consegui romper um pouquinho essa lente e entender que existe um mundo lá fora que por vezes eu não estou vendo inclusive do ponto de vista de esforço porque as pessoas elas se acostumam a não dar todo o esforço
Que elas poderiam dar E aí elas se acomodam ele fala um pouco nisso sobre livro no livro também né se acomodam não porque elas não teriam condições de fazer mais de entregar melhor de crescer mas porque elas se acostumaram com aquele contexto elas poderiam viver melhor só que ela olha e diz assim isso não é para mim voltamos na autoeficácia Então eu acho que e é é conseguir olhar um pouquinho além Olhe além e pense que você pode sim viver melhor você pode Viver com mais segurança você pode viver com mais tranquilidade mas isso vai
exigir de você que você mude um pouco o seu comportamento em relação ao que você veio fazendo a vida toda então ter essa esse Tiquinho de romper o medo e conseguir fazer diferente do que tem feito não que talvez o que tenha sendo feito esteja errado mas conseguir mudar um pouquinho a perspectiva para entender que o mundo é maior do que às vezes a lente que a Gente vê au que legal Que bom ô antes de você falar Charlão Ô John pega os livros do do do Charlão fav você tá com ele aí tá no
jeito tá no jeito ó tá meu livro aqui ó não sei se vai consegue colocar na tela aí tá 18 princípios para você evoluir bom e eu queria fechar eh sobre o livro dele iniciando o meu que o primeiro princípio do meu livro ele fala depois a galera pesquisa aí ele fala de autorresponsabilidade e eu inclusive Digo no livro seguinte se você não Acredita nisso fecha o livro e acabou você não precisa nem ler por qu mas comprem se não depende de vai Compra Não mas aí o cara já comprou talend Ele pode isso aí
beleza se você não acredita que é o único dono da chave da mudança ferrou então o mundo é assim Acabou todo mundo tem oportunidade muitas pessoas mudaram de vida mas só você não pode olha que louco várias pessoas conseguiram mudar de vida mas você não pode porque o mundo é injusto Pô o mundo é injusto só com você cara aí você vai conversar com as pessoas que mudaram de Vida todas elas vão falar a mesma coisa sim eu primeiro mudei a minha mentalidade depois o resto foi acontecendo Então eu falo muito no meu livro sobre
autorresponsabilidade e eu acho que acaba sendo um dos segredos da mente milionária né Depende de você Não interessa quem te colocou na situação que você tá seus pais seus avós seu Chefe o mundo uma enchente um problema uma fatalidade um acidente cara você tá nessa situação Ok só você vai vai te tirar diso não é o estado não são seus amigos não é um parente rico que você tem que pô você acha que você tá [ __ ] porque o cara não te dá um dinheiro para abrir uma franquia que você quer não cara é
você só você então acho que o livro fala muito nisso eu falo muit e vários especialistas estudiosos e outras pessoas falam nisso Autorresponsabilidade é com você bichão não adianta perfeito ISO gosto dessa Charlão lembrando pessoal que hoje às 8 da noite você tem um encontro marcado aí com o Thiago Nigro eh vão ser três aulas gratuitas começando hoje né Hoje a primeira as três maiores alavancas para você poupar mais dinheiro então o Car code tá na tela link na descrição para você ver o Thiago dando uma aula muito legal só para lembrar que dia 7
de Setembro foi a independência do nosso País e dia 9 é a sua dependência então vai lá e acompanha essas aulas ho vai lá gente como que encontra vocês nas redes sociais aí Jessica P câmpara no Instagram no YouTube mais que Finanças ou Jessica câmpara perfeito e você char meu Charles pvx no Instagram wcz e no YouTube economista sincero e galera cuidado com golpes n Vocês estão muito perfil fake P eu não estou pegando R 5.000 e devolvendo r000 em um mês só para avisar El não tem um assessor que cuida braço deção as cois
mostra de no livro A ó se eu descobrir pessoal Deixa explicar um negócio que é fácil você identificar esse se eu descobrisse uma fórmula certinha de pegar 5.000 e na semana seguinte devolver 15.000 eu não pegaria o seu dinheiro cara eu me esconderia numa caverna pegaria milhões e ficaria o tempo inteiro multiplicando o dinheiro então não existe Fórmula Mágica para multiplicar o seu dinheiro cara pela Amor de Deus porque não são só golpes com o nosso nome eu vejo golpes por aí que as ah não mas é Poxa el não vi uma plantação de pinos
aqui que tá dando 30% ao mês fala cara você não viu É É Então e e isso tem muito a ver com mentalidade Milionária né é a pessoa esperando com autorresponsabilidade nenhuma n Culpa do outro aí Ah mas eu caí num golpe não tu aceitou caí no golpe né ó galera 18 princípios para você evoluir Obrigado aí fá na Amazon gente sim tá lá perfeito Pessoal Muito obrigado programa mega legal Obrigado pessoal do YouTube que tá acompanhando a gente se você tiver acompanhando depois pelo Spotify das cinco estrelas curte compartilha com seu amigo que tem
uma mentalidade aí zoada e gente todo mundo que tá no chat aí todo mundo tá ouvindo só para lembrar um podcast é uma conversa não é uma entrevista então pu de plantões espero que vocês tenham gostado também nesse podcast incrível grande abraço até o Próximo episódio e tchau tchau [Música]