agora inclusive no Brasil o percentual de reserva em dólar só faz cair especialmente depois do que aconteceu com a Rússia o maior país do mundo com 5000 Bas atômicas que não honraram os depósitos do Fed Será que esses ditadores essa galera tá mais ou menos disposta a comprar títulos americanos a China vários Paes questão a questão que a disposição deles depende da do que se eles tiverem mercado interno eles podem se dar o luxo de não comprar mais inclusive os sauditas quebrando um um um acordo [ __ ] de intergeracional não é isso ex então
eu sempre defendo que não tem como o dólar deixar de ser reserva Mundial enquanto primeiro a demanda a o mundo depender da demanda Americana e por quanto tempo o mundo vai depender da demanda americana pelo tempo que os Estados Unidos conseguir comprar emitindo moeda porque o americano não tem mais renda própria ele tá ele tá tomando empréstimo igual o governo tomando tá então quando que isso morre então enquanto o crédito consegue expandir você tem inflação agora no a moeda que é emitida não é mais papel Então para mim não existe hoje condição de você entrar
numa hiperinflação porque para você entrar numa hiperinflação você tem que emitir cada vez mais moeda só que a moeda que você emite ela não é moeda à vista ela é crédito crédito tem juros e tem prazo e pode ser bom ou podre uma hora o crédito vai morrer ex exatamente Quanto quanto mais crédito você emite maior aumenta o serviço da dívida maior aumenta os juros que é o peso do elefante nas costas o custo da dívida exponencial issão dos princíp das Finanças ex Então hoje estima-se que o mundo hoje entre crédito privado e público depois
de 2020 piorou por causa da pandemia que todos os governos todo mundo emitiu mais dívida hoje você tem entre dívida pública e privada 400% do PIB hoje no mundo estimativa por baixo se contar derivativo é mais 400 400 a 500% do PIB Qual que é o PIB mundial hoje 70 trilhões 70 trilhões a dívida Mundial se é 400% do PIB é 300 trilhões 450 trilhões tá 300 trilhões 300 trilhões pagando um juro de 4% não é nem 5 nem 2,5 o do o do Euro é 2,5 o do do da libra é 5 o do
Yen é 1 Vamos fazer uma média de 3,5 não e das moedas merda que é dominação alta acaba sendo menos em dólar mas o grosso o grosso da dívida Mundial é nessas quatro moedas Então você bota um juro de 35% aí ou 4% em 300 trilhões isso dá 4 x 3 12 12 trilhões não calma mas só de juros mas é negativo porque a inflação é maior do que isso mas não importa na conta na conta de quem paga juros é nominal é PIB nominal e dívida nominal vamos esquecer a deflação aqui o o deflator
ISO a o PIB nominal Mundial 70 trilhões dívida nominal 300 trilhões 12 trilhões 12 trilhões a conta a conta de quem paga a jura nominal porque a dívida é é fixa isso mas você vai pagar o juro que vai ser menor do que a inflação né a desvalorização do principal Vai ser menor do que o cupom né agora e para gerar inflação e para gerar inflação hoje você precisa de mais crédito por quê Porque se você tem 70 trilhões de renda a renda anual do mundo é 70 trilhões é quanto o mundo ganha de lucros
e salários 70 trilhões que que é renda que que é PIB mundial a PIB é a soma do lucro das empresas e o salário das famílias certo que as duas fontes de renda o lucro do empresário é o salário é o é a renda e o lucro do Trabalhador é o salário somado isso dá o PIB Mundial porque estado não produz nada Tem empresas e e pessoas comuns somado 70 trilhões só os juros que o sistema tem que pagar para carregar a dívida são 12 trilhões se eu subtrai 12 trilhões do PIB se eu tenho
que pagar esse juro e esse dinheiro não voltar a circular não isso é só para pagar né Isso você você amortizar porar nada agora se eu tiro do meu PIB para pagar juro e devolvo PR os bancos e os bancos não reimpresso aquilo quanto que sobra para consumir investimento 50 e Pou o PIB começa a encolher você começa a ter queda na demanda não e o PIB também vai encolher por causa da questão demográfica agora exatamente o mundo foi feito para um o mundo foi feito para uma situação que o número de pessoas aumentando exato
e 10 vezes pior desculpa interromper 10 vezes pior que a dívida é o passivo atuarial que di o Estados Unidos deve x is vai dar Def Vai dar vai dar então hora que você falou se os bancos não reempregarem porque de 70 trilhões você não vai ter nem 50 e nem nem 60 vai pro consumo Porque você tirou 12 pro banco então o banco tem que mais porque hoje o PIB do mundo é tão mais baixo que 12 o PIB do mundo não cresce 20% não cresce 18% 70 trilhões você teria que crescer de 70
para 83 para você poder sem aumentar a dívida que você tá dizendo essa sua projeção é sem aumentar dívid pagar juro sem reduzir o consumo e investimento do mundo você teria que crescer o PIB em 13 trilhões 70 para 83 isso dá um crescimento de PIB de quase 20% dá 15% de O mundo nunca mais cresce 3 4% a China não vai crescer mais acabou não tem então se não tem essa siranda tem data e hora para acabar que é quando quando o mundo cair a ficha de que não tem como sair disso vai ter
um Crash deflacionário de não mas você entende esses números Melhor que todo mundo mas deflacionário como se as páo que você perde se a se a ma das pessoas se é isso mas se o dólar virar pó vai ter inflação em dólar n is contrário depende vamos lá vamos lá inflação em dólar inflação já sabemos inflação é aumento do volume de Dólar em circulação não é só base é todas as moedas é m M1 m2 o que que gera inflação não é só M1 é o crédito não mas são as bases é b b b
são bases Sim todas as bases todos os agregados monetários que isso você pode achar inclusive nos sites do Federal reserve dos bancos centrais europeus você soma aquilo quando você tem redução do volume de dinheiro e circulação você tem deflação não é inflação quando que isso aconteceu na história na década de 30 se você tem quando é que e o dólar vai perder valor mas como é que é a perda de valor do dólar durante a inflação é o dólar perdendo valor contra e contra produtos não contra outras moedas agora não é só contas moedas e
se ele perde valor contra ele mesmo uma coisa vou dar exemplo a diferença da perda de valor da inflação com a deflação a perda de valor da inflação é você ter um dólar e você comprar menos com ele porque os preços subiram e sabe qual que é a perda de valor na deflação é você tem um dólar tomar el do teu bolso você não tem mais sumiu o dólar evaporou você tinha uma conta no banco deixou desistir então o teu dólar perdeu o valor contra ele mesmo entendeu porque é um crédito ou teu você tinha
dinheiro no banco Banco quebrou B você tinha um bônus do governo tal o governo vai te dar tem um eurod dólar de um contrato que foi desonrado pagar deflacionário porque que os créditos vão ser desonrados nesse cenário deflacion o dólar perdeu valor contra ele mesmo o market Cap dele mas não a nota do dólar não então aí você tem de cara você começa a ter menos dinheiro em circulação com menos dinheiro em circulação o que acontece começa a ter chamada de Margem todo mundo que tem bens garantindo avancado é obliterado é ordem de vender se
tiver alavancagem se tem fundo alavancado em qualquer coisa tem que vender se se os Fundos grandão tem Bitcoin eles vão ser obrigado a vender por isso que eu quero guardar um dinheiro para comprar quando tiver essa esse esse essa saída de É nessa hora que eu quero ter dinheiro no bolso porque nessa hora Qual que é a demanda das pessoas o dólar pode ser um lixo mas na hora que o cara te chama a dívida Tecnicamente O que significa uma chamada de Margem demanda por dólar Cash então começa aquela corrida pro cara trocar ativos financeiros
por Cash porque o Cash é que paga a dívida contabilmente no banco os contratos hoje de crédito é dólar então gosta ou não do dólar se tá todo mundo devendo em dólar na hora quees chamarem a dívida o cara quer dólar que contratualmente juridicamente para zerar aquele contrato ele precisa de dólar você acha que nessa hora o cara vai vender Bitcoin vai vender vai vender não ele é obrigado se ele tá devendo ele é obrigado é é contrato se o ouro ouro só é bom fisicamente se for ouro em bolsa alavancado Esquece porque na hora
da chamada o cara não tem e o ouro físico ele não é líquido você perde 5 10% para comprar e vender hoje e eu acho que aí eu vou entrar na eu vou entrar nas consequências disso depois tá e depois por que que eu acho que é uma carteira Segura que inclui Bitcoin também não só ele porque não tem tamanho para dar segurança para muita gente porque o tamanho do Market é pequeno eu eu você tá me convencendo a comprar pegar toda minha grande Bitcoin bindo proet dele agora pra gente é grande Bal pera aí
pera aí não não qualquer mercado alavancado vai sofrer nessa hora porque o Bitcoin tá nesse nível de preço porque tá cheio de fundo comprando com dólar com alavancagem com dinheiro de cliente que vai se o cliente sacar ele tem que vender não é aquele cara que comprou tá cheio de especulação pelo preço que a gente pelo tipo de pelo nível pelo tipo de oscilação temum o ouro também tem oscilação mas o ouro vai ser bom do mesmo jeito se você tiver onde guardar com segurança e ninguém te tomar esse ouro enterrar ele é ótimo também
o problema não sabe qu acontecer nesse país a gente pode ter que ir embora e não tem como levar esse ouro Eu já pesquisei depois eu passo no final ten pesquisa de jurisdições eu tenho pesquisa de jurisdição de lugares não tudo que eu quero mas veja bem nesse cenário agora V fazer vamos fazer vamos fazer o cenário o cenário da crise deflacionária não dá mais para expandir crédito e tá difícil tanto que eles deixaram o juro em zero o crédito expandiu depois deu inflação eles subiram o juro bateu 5% eles já estão precisando cair de
novo já deve ter Eu acho que já deve ter muita gente quebrando por causa desse juro porque ficar uma carga muito grande para qualquer Sista Fin vários bancos quebraram nos Estados Unidos quando e deve ter gente quebrando e a gente não sabe porque o Fed funds hoje tá pedindo tá mostrando 3,5 de juros para do anos mais tá o juro tá 5:25 ele vai começar a baixar agora mas o mercado tá pedindo uma queda de do de quase 2% sendo que nós não estamos com essa atividade tão devagar assim o mercado tá sabendo de alguma
coisa porque o Fed funds e o e o juro de 2 anos o futuro de 2 anos tá pedindo uma queda de 2% ao longo dos próximos anos ou a influência eleitoral para para dar uma bombada Anes da eleição isso é mais que isso é mais que isso será mas só uma parada louc mais que isso isso aí isso aí é porque tem gente isso aí para mim da minha experiência de mercado Tem gente com crédito podre tem gente precisando financiar carteira deve ter deve ter muito prejuízo escondido aí por conta o juro subiu de
zero para C imagina em Absoluto em absoluto impr proporcional nunca houve uma subida dessa nunca subiu tipo de proporcional nunca porque de zero para C é infinito aí que que eu fiz na minha carteira quando o juro subiu para 5% eu falei bom nesse meu cenário deflacionário se eu acredito que não tem como ter hiperinflação porque para você ter hiperinflação você teria que ter emissão de crédito eterno dólar físico dentro de casa porque não tem dólar físico não tem dólar você tem para inflação teria que monetizar a dívida toda pegar todas as dívidas do mundo
que são 400 trilhões e trocar por notinha de dólar isso não é o que vai acontecer não vai acontecer não agora e nem depois porque tem muita dívida primeiro primeiro movimento é destruição da dívida quando você começa a ver pessoas que não pagam outras pessoas porque não dá mais para expandir crédito acabou a capacidade do mundo de expandir crédito para você expandir crédito agora tem que voltar ao juro para zero ninguém aguenta tomar de crédito com 5% em dólar já tá porque é muito alta carga de juro você já tá pagando 5% em vez de
zero ainda tem que tomar mais crédito refinanciar tua dívida enquanto você refinancia tua dívida em 1 2% você aguenta se refinancia 5 já não tá já tá pesado pro sistema financeiro global que deve 400 trilhões esse esse é o Big picture da coisa tô olhando pro sistema financeiro como um todo nessa hora você começa a ter quebras deflação você começa a ter pessoas que não conseguem pagar e você aí nesse momento você pode ter a a resultado na atividade econômica de recessão depressão se isso acontecer até os governos vão ter problema para pagar suas dívidas
porque aí você vai ter toda a dívida americana por exemplo só que o que que o que que faz o cara conseguir vender o título dele porque o lro da dí hoje a dívida americana não tem o dólar não tem lastro que que o Federal reserve tem no balanço dele quando ele emite uma nota de 100 para te dar que que é o que que é o que que é o ativo do do Federal reserve em 1932 ela ouro que que é o ativo do Fed dívida amul do Tesouro americano tibil e o tibil o
que que garante o tibil a capacidade de pagamento do Tesouro americano do tesour americano de arrecadação se você tem uma recessão igual década de 30 uma repressão arrecadação afunda que que vai acontecer com com as dívidas longas que que vai acontecer com com previdência nos Estados Unidos vai ter que dar Def na Previdência vai começar a dar Def nos pagamentos de longo prazo cupom de bom de longo ele é capaz ali o último Def que os governos vão dar é na dívida de curto prazo porque ele precisa da dívida de curto prazo para fazer o
c último defa é salário de servidor não é isso que nos Estados Unidos os cara faz por experiência não mas o até para poder pagar salário ele precisa que o open market que o mercado de dívida funcione pelo menos por Prazo Curto quem o Brasil o Brasil entrou em moratória a única coisa que o país pagou na década de 80 era o over era a dívida de 1 24 horas Exatamente exatamente então o tibil americano ele é o equivalente ao nosso over se você tem toda a tua todo o teu todo o teu ativo financeiro
você sai da do que é longo que tem risco de Du o longo é o que leva leva o prejuízo que normalmente é melhor remunerado ex por isso que ele paga mais a não ser na inversão de curva que a gente viu que é geralmente essa inversão de curva prevê merda agora que o cara o cara prefere est paga mais para est no cur do que no longo é porque a perspectiva de long uma desgraça né Exatamente exatamente e depois quando desinverter que a única coisa que eles vão pagar é dívida de uma semana porque
se ele não pagar isso ele ele não consegue pagar salá ele não roda nem o caixa dele então o Brasil foi assim quando entrou em moratória a história das moratórias de governo é assim o cara paga o overnight mas ele deixa de pagar tudo para sair do problema ele fala só vou pagar a dívida de curto prazo quem tá no longo se ferrou perdeu então normalmente renegocia e acaba pagando Mor não o curto é a única coisa que ele paga porque ele precisa para pagar as contas do dia a dia se ele não paga o
over ele não ele não zero caixa dele porque a moeda é um contrato hoje as moedas são contratos de dívida é uma contrato para você ter aumento de moeda você tem que ter uma dívida não existe aumento de emissão monetária sem aumento de dívida não existe porque a o lro da moeda hoje é dívida não tem mais ouro não tem mais ativo nenhum é são puramente fiduciárias Fiat é uma promissória lastrando outra promissória Fiat fe Fiat money por isso chama Fiat money a moeda Então nesse cenário nesse cenário você vai ter uma destruição de crédito
o dólar desvaloriza contra ele mesmo você tinha 400 trilhões de crédito no mundo circulando você vai vai passar até 100 300 trilhões evaporam 200 trilhões evaporam O que é menos propenso a evaporar os tibios de curto prazo e dólar físico do e dólar físico inclusive nessa hora é a hora que eu quero ter esses tibios na hora que na hora que eles começarem a bolar um plano de salvar todo mundo e fazer a troca e vem os globalistas com aquela ideia da moeda única nesta hora eu quero converter todos meus tibios em ativos que eu
achar os mais antes antes de ver n exatamente antes porque né Só que essa injeção só vai funcionar depois do wof ele não vai injetar 400 trilhões ele vai tem que deixar quebrar uma parte e depois comprar o é que nem o crédito podre você vai comprar o crédito que já tá valendo 30 por 100 ou por 30 por 30 então você tem que deixar os créditos valorizarem porque isso aí seria seria o que eles chamam de monetizar a dívida que eles fizeram um pouco em 2008 você vê o cara com problema na dívida o
Fed vai lá e compra a dívida do cara mas o preço ba das não vai ser das almas no limite se você monetizar todas as dívidas de todo mundo a 100 você gera hiperinflação você cria moeda e dá para todo mundo moeda agora ele não vai acontecer porque o volume de crédito é tão grande no mundo que não tem Banco Central que consiga fazer ISO sozinho então sim são 400 o Fed fez 8 ou 10 anos de compra de ativos longos e mesmo assim ele ele o ele comprou o grosso em tibs em treasuries comprou
alguns mortgage Alguns hipotecas ele não tem peito para comprar bônus de empresa por exemplo corporativa ele vai querer comprar num cenário de deflação desse de Crash ele vai querer comprar ele vai querer a Suíça é um lixo o banco central da Suíça parece um red fund já viu o balanção para [ __ ] título de dívida o banco central da Suíça tem ação na bolsa para você ter uma ideia não na bolsa do mundo inteiro não é só Suíça não é mas o não ele tem não ele tem a carteira de ações do mundo inteiro
mas ele Swiss National Bank tem ações negociáveis não e o o o cai igual cai igual a ação do banco se ele se ele tem porque os ativos dele é R fund ele é R fund ele tem um monte de coisa de risco ainda tipo o maior sionista do do do da maioria das ja é o é o Japan Central Bank ele tem 40% do Mercado de Ações do Japão é Então qual o valor de uma moeda que tem como lastro um monte de ações vai perder valor uma hora é só a bolsa lá hoje
o Yen teve um depois de ser o objeto de Carry trade teve um selloff do do dólar o Yen não mas eles deram para trás e já não não sei o qu eles tentaram fazer postivo mas o Yen no limite ele vai ele vai ter muita destruição de Yen quando começar a ter problema lá e créditos é uma moeda que tem muito foi usada é usada para para tomar empréstimo Yen muita gente toma empréstimo Yen para especular entendeu Por isso que nesse momento eh quando quando dá selloff né quando dá queda nos ativos e tem
chamada de Margem o Yen Aprecia por causa dessas chamadas que nós vios isso lá o o cara Pega dinheiro emprestado em ien que o juro é baixo para locar em outros mercados o que eu falei a maioria dos bilionários a maioria dos caras que tem dinheiro sempre teve juro baixo então o cara alavanca tudo só que o cara vai se endividar onde for barato inclusive os amigos do rei aqui no Brasil sempre se enriqueceram com as Zorra nisso BNDS B do Nordeste po aqui eles T aqui é tudo Amigo do Rei aqui o juro é
alto para todo mundo e baixo PR os brother para quem tá lá é que nem pro maduro para esses caras foi tudo ma aí que bati nos Estados Unidos também nos Estados Unidos também o maior Trader dos Estados Unidos Foi o que eu falei professor eu digo você estuda t ações você bate as nance pelose É por isso por isso que eu falo a dominação Mundial dos globalistas é dada pelo pelo sistema financeiro pelo crédito eles têm o poder de de insuflar quem eles querem é só dar o crédito barato e um cara com crédito
barato ele vai sempre sair na frente e vai comprar o que ele quer depois os preços sobem e penaliza o outro Então aí nesse cenário a principal segurança de uma carteira nesse cenário e não é não é não quero desmerecer o Bitcoin Mas pensa num Pensa num cara como como o waren buffett waren buffett Hoje ele tá com esse cenário meu na cabeça ele tá cheio Dee comprou Ele tem mais tibs que é o Cash o tibs é o análogo do Cash porque são dívida de curtíssimo prazo os Estados Unidos se você o mais próximo
de nota de dólar que você pode ter é um tibil que é uma nota contra o tesouro americano de de um mês dois meses TRS meses Quem que tá cheio de tib quem que é Buff todas as grandes empresas do mundo Amazon a [ __ ] toda todos eles mais día é isso Mas eles estão AC eles estão acumulando em alta acumulando em alta tibil né É por quê Porque esse povo que é mais mais esperto sabe que que não que não paga 5% a inflação não tá fora de controle e para elas aumentar mais
você tem que ter mais crédito porque não é que nem Alemanha a Alemanha fez hiperinflação por quê Porque ela emitia dinheiro papel enquanto a dívida for enquanto a instrumento monetário de inflação for crédito não existe como você gerar uma viral hiperinflacionária descontrolada porque você teria que ter emissão monetária a de eterno emissão de crédito a de eterno só que emissão de crédito de eterno só vai funcionar se você tiver o juro para sempre baixando ou a população aumentando para aumentar o número de pessoas tendo demanda que acabou brincadeir também não tem também não tem também
não tem produção para isso e é se a produtividade aumentasse a população aumentasse sim você tem você teria que ter muitas inovações nem as inovações da Inteligência Artificial É capaz hoje de tirar o porque a dívida Mundial ela é como um peso de elefante só vai conseguir crescer de novo de verdade quando você limpar esse peso e a única forma de limpar esse peso você pensa que é produzir inflação Ah eu vou produzir uma inflação que ela a inflação teria que ser maior do que o juro nominal para sempre para você aliviar esse problema só
que não dá para você produzir uma inflação maior que o juro nominal se o teu veículo de produzir inflação é crédito você tá fazendo uma bolha de crédito e para você fazer inflação você precisa insuflar própria aid PR você pro governo pagar pagar um juro positivo tinha que ter uma política de austeridade que nunca vai aconte se a gente tivesse uma máquina aqui gente aperta o botão e sai milhão de dólares e morre uma pessoa aleatória no mundo você acha que a gente é usar ou não tempo todo é isso alguém vai chegar lá em
cima e vai dizer não rapaz eu vou fazer austeridade vou parar de gastar o mundo tá num ponto exatamente o mundo tá num ponto que se você não tem expansão de crédito você já quebrou porque para você sustentar 12% 12 13 trilhões de serviço de dívida hoje você precisa ter um crédito crescente se você parar a emissão de crédito e deixar igual já quebrou Porque se deixar igual Lembra que você tem que pagar o juro sobra menos pro P Então você tem que emitir crédito para cobrir o juro da dívida e mais um pouco o
fa e por isso que a dívida sempre cresce eu vou te falar eu acho que o bitcoint protege Além disso tudo que você falou de várias outras cois questão a não pera aí a questão de proteger é o seguinte hoje um uma um um cenário desse ele é um cenário devastador porque tudo hoje a moeda de funding do mundo hoje é dólar e na hora que você tem um cenário desse onde imagina Metade dos dólares de circulação desaparecerem você tem liquidação de tudo que é posição Metade dos dólares desaparecer significa Metade dos créditos do mundo
serem desonrados pessoas que acham que são milionárias V virar pobre minigo a tip assim isso significa isso e a outra metade tipo assim só vai se dar bem nisso pouquíssimas pessoas que qu Lembra na época de color Lembra na época de color teve deflação quem tinha dinheiro físico em casa quando veio o congelamento ficou milionário eu conheço gente que tinha dinheiro em casa em dólar para comprar um carro e comprou uma fazenda de 300 he n isso só que isso é uma janela pequenininha né Toda todos os mercados vão vai vai vai desalavancado com você
eu vou querer entrar pesado na hora que tiver desal Quando que você vai saber que tá bacia das Almas né Não dá para entrar em tudo agora porque hoje não é porque é ruim é porque você e eu som pequenininho agora o mercado de Bitcoin O Grosso dele hoje é cheio desses caras grandão que por locação de recursos estão botando são as baleias Mas é isso baleias gigante 75% dos bitcoins não estão em corretoras eles estão na mão de de pessoas que T média de 6 7 8 anos a maioria dos bitcoins eles pertencem a
pessoas como eu a maioria tipo 70 80% que não estão nem na corretora Eles não estão à venda não é isso mas o preço des alavanca se você tem uma ordem de vender 1/3 dos Bitcoin do mundo ele des alavanca o preço Ah com certeza desava eu quero entrar em qualquer ativo Pois por mesmo ouro que eu acho tão seguro quanto se eu tiver um locar Seguro guardar o ouro o lugar para enterrar e ninguém pegar não tem né tem eu guardo o ouro tambm pouco de tudo