E aí aqui é o zangado de Sagas essa categoria que tá finalmente de volta desde a história dos problemas com YouTube ela tava suspensa a Zang quer dizer que os problema foram resolvido [ __ ] nenhuma mas o tio foi fazendo testes com as novas análises e agora sabe qual que é o formato aceitável pelo YouTube a saga que eu gente vai trazer para vocês hoje é uma Saga esperada há muito tempo muito mesmo e agora ela chegou que é a saga Alone in the Dark tradução seria sozinho no escuro ui esse jovens que é um dos Pioneiros dos jogos de terror e é o p mei o mestre louva a deus o Senhor miag das Trevas obscuras das galáxias macabras o primeiro jogo de terror em 3D ele é tipo o Godfather de Resident Evil e Silent real Então vamos lá para mais uma querida Saga dá uma pausa nesse site mento adulto que eu tô ligado que você tá acessando nesse exato momento Tô nada zangado tô pesquisando aqui sobre a vida das siras Ah tá vão lá prepara um lanche coisa Para não engordar apaga a luz para dar um clima né pro vídeo se acomoda fica confortável e vem contigo Alone in the Dark é um game terceira pessoa de gênero Survival horror ele foi produzido e distribuído pela infogames lançado em 1992 mais tarde ele ganhou uma versão para 3do e Master assistem o responsável pela criação e direção do jogo foi o francês Frederick reinal sei lá se eu pronunciei certo e aí zangado você vai contar a história dele olha jovens Eu geralmente conto a história dos criadores mais fodões ou daqueles que tem uma história de dificuldade para se escolher a profissão sempre para servir de inspiração e exemplo para vocês a história de reyon É Bem Assim como que eu posso dizer água com açúcar ele teve uma boa família seu pai trabalhava com computadores e sempre o apoiou em suas escolhas ele já começou a programar jogos ainda adolescente com a ajuda do seu pai inclusive fez cursos fez faculdade então assim é uma história tranquila e feliz nada para se detalhar vamos direto pra história do cara na infogrames com o desenvolvimento de Alone em 89 a info começou a ter a tecnologia para desenvolver seus primeiros jogos em 3D reynold recebeu a oportunidade de envolver um jogo com uma pequena equipe de programadores ele era fanático por filmes Trash de terror e como vocês sabem o tio também é que é um dos seus filmes favoritos era a Madrugada dos Mortos o original Eu já falei sobre esse filme já até linkei ele para vocês em outros vídeos de trilogia e Saga e ele não gostava apenas de filmes de terror dos anos 70 e 80 Mas também de jogos em 2D de terror então com esse avanço na empresa era a hora dele realizar o seu sonho e lançar o primeiro game de terror em 3D ele queria ao algo clássico uma Mansão Mal Assombrada com a história se passando lá nos anos 20 30 40 algo do gênero ele queria tudo em 3D a equipe Chegou a procurar casas que se encaixavam no tema fotografaram fizeram esboços porém o sonho de reynold era limitado pela tecnologia da época era impossível programar um jogo todo em 3D os computadores não permitiam que tudo funcionasse ao mesmo tempo era pesado demais então os primeiros problemas foram surgindo Até que foi decidido que o J funcionaria em dois formatos todo o fundo do cenário seria em 2D com caminhos delimitados para o personagem se mover dentro dessa imagem e o personagem principal inimigos e itens interativos seriam em 3D foi quando o padrão foi definido Eu também já expliquei sobre esse formato nos vídeos da saga Silent Hill e Resident Evil Resident Evil adotou o mesmo sistema de posicionamento de câmera e fundo em 2D Claro com uma tecnologia muito superior também foi lançado depois né e Silent Hill mesma coisa com uma tecnologia ainda maior que a de Resident Evil pois bem para se criar a arte do cenário foi contratado mais um integrante pra equipe de desenvolvedores e ael Barros Essa aí eu não sei se tá certo mesma pronúncia que era uma artista gráfica a arte dos cenários internos e externos possuíam esboços ou pintura e o papel dela era transmitir isso pro computador esse tipo de trabalho é feito até hoje jovens não apenas para jogos como para filmes também em Senhor dos Anéis por exemplo cada Campo Verdejante ou caverna macabra é desenhada pintada de várias formas diferentes para daí sim essa arte poder ganhar vida vários games no conteúdo extra nós podemos ver as artes do desenvolvimento durante a produção reyon deu uns pegas em e acabaram se casando e tendo um filho juntos durante todo esse processo que coisa hein trabalhando fazendo um cesgo coisa boa quando o jogo foi finalmente lançado em 1992 reyon não estava nem um pouco satisfeito com o resultado o seu sonho era muito maior do que aquilo ele não gostava da movimentação não gostava de alguns bugs que aconteciam constantemente como os inimigos travarem armadilhas não funcionarem ele não se sentia feliz com o resultado mas o prazo já tinha se esgotado e o game tinha que sair e vamos conferir aqui o resultado então começando pelo enredo a história do jogo pode ser explicada em uma linha é o seguinte um homem chamado Jeremy hartwood era um artista muito rico que morava em uma mansão gigantesca sozinho essa mansão era conhecida como a mansão der certo engraçado esse nome né der certo que de certo não deu nada eu tudo errado que piada horrorosa Mas então Jeremy se morreu se matou-se por não querer mais viver vividamente sua vida pegou uma corda e assassinou se Jeremy tinha uma sobrinha chamada Emily que desconfiou da Morte estranha do tio porque ele havia deixado algumas notas descrevendo situações bizarras no caso como se a casa estivesse mal assombrada para tirar isso a limpo Emily contrata Edward carnby o protagonista do jogo com sobrenome terrível de se pronunciar né carnby ou carnby enfim esse Senhorzinho gordinho bigod dud e porradeiro que é um detetive Sobrenatural Ao estilo Yuki Urameshi mesmo para investigar o caso de início sua primeira missão era encontrar o piano de Jeremy que estaria no sótão chegando lá a casa tranca ele lá dentro e daí o fodeu jov é monstrinho sedento por bumbum de detetive curioso e o jogo começa todo o formato de narrativa e imersão sombria foi inspirado no livro A queda da casa de user de Edgar pa eu coloquei na descrição do vídeo um link para vocês darem uma olhada no formato dessa narrativa os gafanhotos mais velhos ou os jovens gafanhotos que curtem Games mais antigos quando começarem a ler já vão identificar diretamente as semelhanças Então é só conferir lá na descrição do vídeo depois sobre a história hoje em dia ela parece besta ainda mais pelo resultado dela pelo Boss final que ela vai apresentar você vira e diz né mas não é bem assim na época a história Era muito envolvente os textos encontrados no jogo de livros e notas outra coisa que também foi adotada por Resident Evil e Silent Hill essas notas ajudam e muito na sua imersão no mundo sombrio de alun Dark jogar isso na minha época era assustador só que no meu caso era mais pelos Monstros porque pela história eu não entendia nada eu não sabia inglês mas eu tentava entender eu sempre tentava Esse foi um dos motivos que me fez aprender eu sempre quis saber a história do que eu tava jogando Mas isso também já falei para vocês no vídeo do Drw My Life vou ficar repetindo o jogo não contava a história apenas em notas mas também havia algumas catcines então a história Era sim muito boa pra época a campanha em uma primeira jogatina você levava cerca de umas 3 horas para completar o jogo é bem curto é basicamente a exploração da mansão tem um número pequeno de inimigos o que mais fazia as pessoas demorarem era os puzzles Porque até então tudo era novidade ninguém tava acostumado com isso mas depois que você já soubesse tudo e fosse rejogar você talvez zerari o game na metade desse tempo a mesma coisa vale para Alone 2 e 3 e como o jogo funciona Lembrando que explicando um eu já estou automaticamente explicando dois e três porque os três Games são semelhantes com leves alterações Gráficas no jogo nós podemos andar correr socar chutar mirar e atirar vocês perceberam pelo gamep que o personagem também sobe e desce escadas mas é aquele mesmo sistema de Resident Evil você chega na escada pressiona o botão e ele sobe sozinho quando inicia nós podemos escolher dois personagens Edward ou Emily mas não tem diferença nenhuma na história nem no Gameplay Outro fator que deixa reynold aborrecido ele não queria que tivesse Emily para se jogar até porque o jogo ficaria sem sentido se ela contratou o edwar por que diabos ela tá investigando e PR onde o cara foi mas a empresa decidiu colocá-la para tentar atrair um público feminino vocês devem ter percebido também que as ações do jogo São executadas de maneira diferente que vocês estão acostumados explicando ela para vocês Edward caminha Normalmente quando entra no modo pausa lá nós temos Open e Close a tradução a maioria de vocês sabe que é abrir e fechar Então você para em frente a uma porta de um armário uma gaveta enfim entra no menu escolhe essa ação e pressiona o botão daí ele executa a ação sacaram tem o push que serve para empurrar os objetos o search que é para procurar itens e o fight que você entra em modo de batalha quando nesse modo Edward passa a correr e fazer posição de porradeiro de bar daí ele fica apto a socar e chutar no Alone 2 rolava até umas cabeçadas Mano era viol é e por último o usar que era para você utilizar os itens selecionados por exemplo armas brancas ou de fogo a mira do jogo é o mesmo esquema dos primeiros Resident evils você não vê a mira exatamente quando você se arma o personagem fica com a arma pontada e você gira ele até mais ou menos onde tá o inimigo e atira e torce para acertar o jogo trabalha com kit médico inventário para coletar itens e o inventário lota hein você tem que administrar para isso você pode dropar itens ou até mesmo arremessar uma coisa muito legal é que praticamente você tem livre acesso a maioria dos cômodos da casa e você pode explorar cada um deles e coletar os itens aleatoriamente você salva o jogo a qualquer momento também então o jogo não é tão linear só que ao mesmo tempo que isso é legal [ __ ] também porque numa primeira jogada você não sabe onde tem que ir primeiro qual Puzzle tem que ser resolvido porque assim jovens a grande dificuldade do jogo são as armadilhas e os puzzles todas as armadilhas te matam na hora algumas delas Estão associadas às criaturas que eu vou falar daqui a pouco então é um vai e vem sem Malícia o tempo inteiro no jogo Eram poucas armas um Arc flecha uma espada um rifle para encontrar munição era muito raro o jogo te forçava a evitar batalhas dessa forma estimulando o medo de confronto do jogador ou você saía na porrada mesmo que funcionava apenas um X1 Então você já teria que ter a manha do jogo para saber quantos inimigos aparecem Aonde eles aparecem para chamar a atenção de apenas um atraí-los para um local de buenas e lutar se viessem dois já era nos três primeiros alones quando você morre aparece uma cine de você morrendo ou das criaturas se livrando do seu corpo tipo Dead Space mas não daquele jeito né menos menos digo na forma de representar um fim pro seu personagem do game over a ambientação do jogo Era fantástica muito detalhada e os gráficos revolucionários tanto que o game ganhou o prêmio de melhores gráficos por várias revistas especializadas da época e não vai rir jovem não ri ah zangado melhor gráfico não tem como velho É sério dá um desconto não ri era top mano a trilha sonora Pode parecer bisonha hoje em dia tipo aquelas músicas de filme pornô dos anos 80 o jogo toca música o tempo inteiro e ela altera nas batalhas para te deixar mais tenso hoje em dia os games de terror preferem o silêncio e sons aleatórios e assustadores mas novamente Eu repito na época dava medo para [ __ ] tava tocando a musiquinha lá t e daí mudava para um tom mais agressivo ou para um tom tom tom tom mais S vazem nossa mano o teclado até apitava sabe que quando você aperta muita tecla ao mesmo tempo não sei se isso acontece hoje em dia nos PCs mas fazia antigamente fazia enfim é como em Resident Evil 2 quando surgiu um Mrx ou no TR do filha da [ __ ] do Nemesis era susto garantido sobre os controles não tem muito o que dizer era andar e tinha um botão que você escolhia ação como eu já expliquei a jogabilidade era Estranha porque vocês já devem ter notado no Gam playl que o jogo é me lento algumas partes ele acelera outras ele engasga e isso não é do PC não é a forma que o jogo foi programado outra coisa que reyn ficou insatisfeito o jogo laga mesmo era uma produção muito audaciosa por isso Acabou apresentando alguns problemas então devido a essa lerdeza durante o modo batalha rolam uns problemas de resposta aos botões pressionados O jogo tem uma variedade razoável de inimigos os mais comuns são os guls Vocês já viram eles aí no Gameplay executam ataques físicos guls são escravos a de de quem zangado do boss final foram vítimas dele e funcionam como zumbis os com roupa vermelha são os mais fracos e se alimentam de sangue e os de amarelo são os mais fortes e raros e se alimentam de carne Eles procuram sempre aparecer de surpresa eles são fracos evita gastar munição Desce a lenha você pode matá-los perfeitamente dando bicuda na pança gárgulas utilizam ataques físicos também eles estão Associados a aqueles tipos de inimigos que estão em apenas um trecho do jogo ou conectados a armadilhas ou puzzles no caso deles são puzzles eles não podem ser mortos por você a não ser que você Resolva o segredo Fantasmas Existem poucos espalhados na mansão Existem os agressivos e os calmos você tem que ficar atento com os dois tipos porque os agressivos vão para cima Óbvio e os calmos estão Associados às armadilhas que se você cometer um erro eles vão surtar e te matar instantaneamente Então eu não sei dizer qual deles é o pior Fantasmas calmos não há como você enfrentar Vagabundo é um fantasma gordo e muito lento que fica vagando na biblioteca ele executa ataques físicos e assim como os gárgulas só existe um jeito de matá-lo Que também está associado a um segredo contido nas anotações do jogo e tem inimigo ridículo como essa Galinha com dente eu nem sei o que que é isso velho Parece uma galinha assada com cara de rato e dente de jacaré é tosqui demais o jogo não tinha dublagem ninguém falava a ia era das mais simples possíveis devido à época e não tem física também para se comentar aona in the Dark teve média de 8. 2 nas reviews mundiais e não existe uma estimativa exata de quanto o jogo vendeu apenas que ele ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias sucesso absoluto para um game estreante Esse jogo tá na lista dos 100 maiores jogos da história e no top 30 dos jogos mais influentes da história porque ele Serviu de molde para inúmeros games de survival horror até hoje ele definiu como tudo funcionaria sistema de câmera puzzles explorações até hoje nós temos games assim ou com algum tipo de elemento igual e tudo começou com a Lon in the Dark para quem tiver interesse em jogar o tio colocou na descrição do vídeo um link para se jogar o game online não precisa nem instar Lar legal né então vamos lá se divertir depois beleza Bora pro próximo em 1994 foi lançado o Alone 2 disponível para PC Mac Sega Saturno 3do e Playstation 1 e vamos lá pro enredo o jogo se passa 3S meses após o primeiro vocês estão vendo aí na intro do jogo um gordim todo steal entrando dentro de uma mansão eu vou narrar o que tá acontecendo essa mansão é conhecida como a cozinha do inferno e o dono é um Gangster muito perigoso que é suspeito de sequestrar uma menina de 8 anos chamada Grey sounders o gordinho steal aí da intro se chama Ted Striker que conseguiu encontrar o paradeiro de Grace Mas acabou sendo atacado por um palhaço e uma feiticeira chamada Elizabeth jarret aparece para concluir a cena tedy era só sócio de Edward o mesmo protagonista do um que aparece muito diferente sem o bigode mais magro e look diferente mesmo se no um ele tinha sei lá 40 anos no dois Ele parece ter uns 35 esses TRS meses aí fizeram muito bem pro cara mas então Edward não tem notícias do seu parceiro e vai até a mansão para tentar encontrá-lo e daí o jogo começa a história é um pouco maior com mais detalhes e mais macabra só que o jogo tem lá os seus altos e baixos Porque mesmo a temática sendo mais Dark as cut caras cines Ah vocês estão vendo aí né o jogo como eu disse segue exatamente o mesmo esquema uma novidade que além de Edward haveriam trechos do jogo que assumiriam Grace ela deveria apenas correr se esconder e montar armadilhas para os Monstros se eles encostassem nela game over onde será que a gente viu um jogo que também utilizou essa ideia hum Yes a share do Resident Evil 2 novamente Alone fazendo escola em 93 antes do lançamento de Alone 2 mais precisamente em dezembro eles lançaram um mini jogo chamado Jack in the Dark onde o protagonista era Grace que entrava em uma loja de brinquedos à noite e acaba ficando trancada lá dentro e quando fica à noite esses brinquedos ganham vida parecendo aquele filme Uma Noite no Museu Grace precisa resolver uma sequência de puzzles para escapar dali voltando pra Lone 2 o mapa de exploração é maior você não fica só na mansão Tem a parte externa também do Jardim e tem um outro lugar secreto que revela ela lá pra frente que é muito fodão também a jogabilidade é mais fluída só que o jogo ainda tem aqueles problemas de engasgar e tinha um outro probleminha que não tinha no primeiro acabou surgindo no dois porque o mapa era maior que foram os loadings eles apareciam com muito mais frequência principalmente na versão do Playstation 1 o inventário Não tinha mais limite de coisas para carregar e agora nós começávamos já de cara com uma Thompson e não demorava muito você já achava um revólver uma espada a parte do Jardim que é a inicial os inimigos utilizam armas de fogo também os gus andavam armados existem muito mais tipos diferentes e vestiam roupas de mafiosos alguns Fantasmas nós podíamos derrotá-los com armas de fogo não tinha mais aquela coisa de puzzle ou armas especiais eu não gostei disso eu achei nada a ver causar dano em Fantasma e o jogo trazia nove digamos assim chefes eram inimigos únicos o primeiro deles é o perna curta um pirata que claramente foi feito em cima do vagabundo do primeiro jogo lento para [ __ ] gordo e a diferença dele pro Vagabundo é que você pode atirar ou bater nele com qualquer arma Outro exemplo é o black hat que aparece duas vezes uma na cozinha e outra no depósito e ele tem duas pistolas todos esses chefes você vai encontrar anotações que revelam sobre os seus passados e porque eles estão ali naquela casa as músicas eram um pouco diferentes como o jogo tinha mais ação e tiroteio que no primeiro as músicas eram mais para esse clima e não tanto de suspense aon in the Dark 2 teve média de 8. 4 nas reviws mundiais e assim como o primeiro não tem dados exatos do total de vendas mas que também ultrapassa o valor de 1 milhão de cópias sendo mais preciso para vocês toda a saga Alone os cinco jogos que eu vou comentar mais a versão simplificada do Alone 4 para Game Boy dão um total de 6 milhões de unidades valores exatos se tem apenas do último jogo registrado que é o que eu vou falar no final do vídeo Alone 2 não foi tão premiado ou tão elogiado quanto o primeiro porque as semelhanças né eram muito grandes parecia até uma ção do jogo que trazia uma nova campanha mas o sucesso que ele obteve foi ainda maior e as vendas garantiu mais uma sequência em 1995 foi lançado Alone in the Dark 3 Ghosts in Town Fantasmas na cidade disponível para PC e Mac a história se passa dois anos depois dos primeiros jogos mais precisamente em 1926 essa história eu já não curti muito na verdade Alone 3 eu já achei ele todo esquisito Enfim estava rolando a gravação de um filme de Velho Oeste uma cidade de fantasma no deserto da Califórnia chamado slaughter gch uma das atrizes do filme Era Emily a mesma moçoila que nós jogamos lá no Alone 1 para resumo de conversa toda a equipe sumiu sinistri camente e o investigador Edward estava de volta com outro visual com outra rouicha e agora com aparência de 30 anos eu não entendo velho misterioso caso de Edward em vez de ser Benjamin Button é o [ __ ] né a cidade tá com algum tipo de maldição e Edward precisa descobrir como salvar Emily e a equipe além de descobrir quem é é o Fantasma ou Demônio chefe por trás de tudo isso mesmo a história não me chamando muita atenção agora as catcines possuiam diálogos velho é e apareciam com muito mais frequência explicando bem o enredo e eram mais sérias que a de Alone 2 durante o Gameplay Edward falava também quando ele encontrava uma nota uma anotação aparecia ele segurando ela com um close na mão o papel e ele Lia jovens isso era top para Caral tecnologia bom bando vocês percebem pelo Gam Play que o jogo não tem mais as engasgadas ele segue liso e mais rápido e os gráficos estão levemente levemente superiores também a trilha sonora estava muito superior a do dois mas eu ainda prefiro a do um a temática é toda do velho oeste com isso você tem mais opções de armas como 38 Coach a boi e velha 12 gatling Gun Winchester e isso acompanha os inimigos também em Alone 2 tinha uma pegada de máfia os gulls usavam roupas no estilo thomsons enfim aqui os gulls usam chapéu espora calça de couro pistola de Duelo novamente além dos inimigos comuns como os gus que agora eram chamados de undeads mortos vivos existem sete outros tipos únicos que podem se chamar de chefes a Zangado é menos que no dois sim o jogo também é menor que o dois só que ainda assim maior que o um um Que Vale ressaltar são os irmãos el mais uma coisa que aone influenciou para início de conversa eles eram Indestrutíveis e eles te perseguiam o jogo inteiro nós sempre tínhamos que nos esconder e fugir e também como o jogo se passava em uma cidade para se explorar e não apenas em uma mansão como nos dois primeiros existiam saídas da cidade e para bloquear essas saídas eles sempre estavam lá se você tentasse eles te matavam Então esse lance de inimigo filha da [ __ ] mais uma vez foi aone que apresentou primeiro a 1 e do eram difíceis B garai os puzzles eram praticamente assim você tinha que se dedicar totalmente ao jogo para poder descobrir ou buscar revista especializada para tentar atrair mais público Alone 3 trouxe a dificuldade Easy normal e hard os loads também foram corrigidos que estavam acontecendo no dois com frequência o jogo teve média de 7.
9 nas revios mundiais e ele não tinha nem sombra do terror do primeiro jogo Pois é jovens até naquela época os jogos passavam por esse mesmo problema de perda de identidade aone 3 parecia mais no jogo de ação e aventura o jogo também vendeu mais de 1 milhão de unidades só que a sequência imediata não veio Relaxa vai explicar Bora pro próximo depois de Alone 3 a franquia deu uma pausa de 6 anos nesse intervalo de tempo surgiram vários outros survivals que assimilaram que o Alone tinha feito e acabaram crescendo muito mais do que ele se tornando um sucesso ainda maior e só em 2001 Alone in the Dark the new Nightmare trouxe a saga de volta muita gente chama o game de Alone 4 mas não tem quatro no título se chama o novo pesadelo porque se trata de um reboot da franquia ué zangado pera aí pera aí eu não tô entendendo velho pelo que eu vi até agora Alone meteu três sucessos consecutivos para que que vai rebotar algo de sucesso sim eu até entendo o seu pensamento mas o lance é que Alon tinha suas Fas que teriam que ser corrigidas principalmente no enredo que era vago depois que se lança um Silent H da vida não dá para vir só com uma história de Mansão Mal Assombrada achando que vai convencer Novos Tempos novo público Novos ares era Hora de Recomeçar grande parte dos gafanhotos elib élulas que não são tão velhos quanto o tio conhecem Alone justamente por esse daqui e tem um carinho maior por ele e outro ponto de vista são os gafanhotos mais velhos que jogaram A trilogia Inicial Não conhecerem esse daqui mas enfim a Lon Nightmare foi desenvolvido pela Dark works e distribuído pela infogrames o jogo foi lançado paraa PC do qual eu joguei e ficava lerdo pra [ __ ] porque meu PC não aguentava rodar direito também era disponível pra Dramcast PlayStation 1 2 e teve uma versão simplificada como eu já comentei lá atrás do Game Boy Color E como estava o enredo Então o ano agora era atual 2001 o protagonista é Edward novamente ah não zangado não não não como assim velho o cara tá com quantos anos agora 21 cabelão de roqueiro que [ __ ] é essa cara não inja LS Opa jovem tio falou que rebut o negócio já esqueceu Então relaxa eles deram uma razão pras coisas agora Edward na verdade faz parte de uma linhagem de caçadores das sombras nasce um caçador novo a cada 40 anos sempre no dia 29 de Fevereiro em um ano bicesto que isso sangada é um ano bissexual não é um ano que tem 366 dias um ano normalmente tem 365 quando fevereiro ao invés de 28 tem 29 dias um dia a mais 366 São 26 bicesto entenderam Maravilha todos os caçadores são meninos e batizados com o mesmo nome Edward carnby ou carnby que viria de elw carnby que significaria aquele que luta contra o mal e Os Caça fora das Sombras o novo Edward nasceu em 1968 Seus pais são desconhecidos ele foi entregue a um orfanato com seu nome já escolhido Edward cresceu e seguiu seu destino em de 2001 um de seus companheiros de trabalho Charles Fisk desaparece em meio uma investigação essa história lembra do Alone 2 e quando Edward Vai atrás do seu parceiro encontra um homem chamado Frederick Johnson ele diz que Charles foi assassinado enquanto tentava encontrar uma pedra Sagrada de um povo indígena abcis que ficava na Ilha das Sombras que nome convidativo né vocês repararam que só tem nome bonito as manã as cidades só nome meigo então inicialmente Edward fica tomado pela Vingança e decide ir imediatamente pra ilha antes de ir Frederick apresenta a segunda protagonista do jogo a deliciosa da Aline sedr a zangada toda quadrada véi na época dava grau ô se dava para mim era uma das personagens que tem a bunda mais bonita que eu já vi um jogo ela usava uma calça Mega colada e tinha uma bunda perfeita H Aline Aline os moleques jogaram na época sabe do que eu tô falando ô se sabe a Line era uma antropóloga phd no assunto antropóloga estuda o quê zangado aqueles que estudam costumes crenças hábitos e aspectos físicos de diferentes povos que já habitaram o nosso planeta ela é uma mulher brilhante e solitária cresceu sem saber quem era o seu verdadeiro pai e decidiu ir com Edward para a ilha não só para ajudá-lo a descobrir a importância dessas pedras indígenas mas também porque um homem chamado obed Morton vive lá e ela desconfia que talvez ele seja seu pai então ambos partem para a ilha e na intro do jogo o avião em que eles estão é atacado por alguma coisa e ele cai na ilha separando Edward e Aline e daí o jogo começa a campanha dura em torno de 4 a 5 horas de duração Na época eu levei muito mais tempo que isso talvez até 6 horas porque Alone mesmo sendo apresentado para uma nova geração de jogadores eles quiseram trazer a dificuldade do Alone 1 E trouxeram eu simplesmente não sabia o que fazer inúmeras vezes no jogo não tinha a mínima ideia os puzzles eram complicadíssimas e eu não tô reclamando tá eu tô apenas comentando porque eu acho que falta desafios nos jogos de hoje em dia mesmo e sobre como o game funciona dessa vez aone estava bem digamos assim Resident Evil usado ele que serviu de molde para os futuros games de terror agora se inspirou em um de seus aprendizes pelo menos em alguns aspectos nós podemos andar correr subir e descer de escadas detalhe você subia direto a escada não era apertando o botão e ele subia sozinho ele já usa Av a mesma tecnologia de Resident Evil 3 não tinha mais luta corporal porém eles capricharam no Arsenal quando o jogo começa nós podíamos escolher com quem jogar e seguia o mesmo esquema de Resident Evil 1 e 2 se escolhêssemos Edward seria como Chris e Leon haveriam menos puzzles porém muito mais inimigos se escolhêssemos a Line menos inimigos mais fuga mais puzzles como era com Jill e Claire outra coisa semelhante é que cada um percorria um trecho do cenário em tempos diferentes e tinha seus próprios diálogos e catcines daí pra história ficar completa nós tínhamos que zerar com os dois além de cada um levar um rádio você pode contactar o outro a hora que quiser e é importante fazer isso porque além dos diálogos extras nós podemos ter o auxílio para resolver um Puzzle isso é bem legal o jogo na versão PC era pesado os gráficos e principalmente os cgs eram inferiores ao de Resident Evil 3 que havia sido lançado antes mas o gráfico ainda assim era bom e os cenários eram muito muito muito [ __ ] era uma das coisas que eu mais gostava eram muito bonitos e muito macabros outra coisa legal é que eles deram destaque à escuridão do jogo isso era totalmente necessário nós ficávamos sempre acompanhados de uma lanterna e além dos inimigos reagirem à luz coisa que eu vou falar daqui a pouco Você entrava em um local e quando você utilizava a lanterna iluminando cada canto um objeto iria brilhar significando que ele era interativo ou um segredo poderia se revelar isso é muito [ __ ] porque os objetos em outros jogos do gênero quando são interativos é uma [ __ ] chave 3D em cima de uma mesa 2D aqui não a chave també era em 2D como se não fosse possível mexer mas quando a lanterna mandava luz uma sombra 3D aparecia era Fantástico cara a trilha sonora dessa vez era devidamente colocada o jogo seguia silencioso batalhas mais extremas e Cut scenes tocava uma música Elas eram legais e tals a dublagem também era boa não tem nada a se destacar e agora como o jogo Era longo haviam os inimigos como qualquer outro game do gênero além dos chefes são 10 tipos e otil vai listar alguns deles antes eu vou explicar o que eles são os inimigos são chamados de criaturas da Escuridão eles são sensíveis à luz algumas delas ficam cegas quando iluminadas ficando paradas outras fogem e procuram se esconder embaixo da Ilha das Sombras existe um outro mundo conhecido como mundo da Escuridão e a ilha possui portais para essas criaturas atravessarem a noite um dos primeiros inimigos a aparecer são os cães das Trevas idênticos aos cães do Resident Evil maneira de lutar tudo só a origem deles que é diferente né São cachorros normais que foram mortos por criaturas das trevas e seus corpos utilizados como experiência híbridos humanos que serviram de experimentos inseriram DNA de criaturas das Trevas neles eles são lentos e burros como zumbis parecem sofrer de uma dor constante e são bem resistentes a dano arak nodas são aranhas das Trevas foram feitos em homenagem ao R crabs do Half Life se comportam exatamente da mesma forma não muda nada tenta atacar sua cara e te dominar E para finalizar tem o focomelia eu achava muito [ __ ] não o bicho cara porque eu achava as criaturas do Alone Nightmare bem podrinhas visualmente falando mas onde esse bicho aparecia o ambiente que ele aparecia que era no esgoto era muito tenso você não sabia quando ele ia atacar tava todo aquele clima mesmo de terror cara era ótimo para poder causar dano a esses inimigos além da Luz em si a munição utilizada eram balas de magnésio cartuchos de fósforo e munição derivada de luz eu vou falar uma das coisas que mais me frustrava nesse jogo se você tivesse jogando o Resident Evil da vida e você chegasse a um cômodo e nele tivesse três zumbis quando você matava os três você poderia ir e voltar ali que não teria mais nada se tivesse seriam outros inimigos não aqueles três que você matou em Alone Nightmare os inimigos sofriam de respaw se você entrasse em um cômodo e nele tivesse três híbridos você matasse os três quando você saísse desse um rolê e voltasse os três estariam lá novamente Cara eu já falei em outros vídeos de Saga quanto eu odeio inimigo infinito e que sofre respaw e sabe por em Alone isso era um dedo no toba porque o jogo tinha puzzles muito complicados e você se perdia muito facilmente e você se perder forçaria você a encarar os mesmos inimigos inúmeras vezes o que nos leva a outro problema o jogo não tem munição sobrando Então você tinha que fugir Afe mano como que eu odiava isso todos os inimigos eram ligados no modo kq o Arsenal do jogo Era composto de oito armas só que Edward tinha o seu revólver pessoal assim como Aline tinha o dela e ambos compartilhavam 12 lança granadas lança míssil canhão de plasma arma de luz e um pulso fotoelétrico o jogo teve uma versão simplificada Pro Game Boy Color mantendo a mesma história e cenário só que Claro sem cgs com catcines em formato de texto e cenários e gráficos limitados pela tecnologia do portátil aone Nightmare teve média de 7. 7 nas ras mundiais a média mais baixa até o momento de toda a saga alguns supostos entendidos da época questionavam a identidade do jogo é sério não né é para rir alguns elementos dos seus sucessores serviram de inspiração mas toda a base foi ele mesmo que criou que [ __ ] essa de perda de identidade [ __ ] né tem nada a ver eu odiei os puzzles complicadíssimo e inimigos renascendo isso me fez querer desistir de jogar várias vezes mas Alone New para mim só não é melhor que o Alone 1 que vai ser sempre o meu favorito revolucionário incrível mas ele é um ótimo game e mesmo as notas não honrando digamos assim a série as vendas honraram o jogo vendeu 1 milhão e meio de cópias novamente aone mostrou que os seus fãs não tinham se esquecido e novos fãs surgiram Beleza bora pro próximo isso nos traz ao último jogo até então da saga ele foi lançado em novembro de 2008 desenvolvido pela Eden games para versão PC PlayStation 3 e Xbox 360 e pra PlayStation 2 e o Wi foi a Hydra Vision que desenvolveu se trata da mesma história mas a diferença de Gameplay e qualidade é gritante as versões de Wii e Playstation 2 tiraram média de três nas revios mundiais um completo desastre e quem distribuiu foi a Atari e vamos para o enredo vai ser bem fácil de explicar porque eu não posso spoil Lar né basicamente o início que vocês estão vendo aí no fundo Edward acorda com a Amnesia e vê um grupo de homens o escolando dando ordens Ele simplesmente não entende nada do que tá acontecendo ele não lembra do seu passado nem mesmo seu sobrenome após testemunhar várias situações paranormais uma espécie de entidade Demoníaca mata as pessoas em sua frente e o seu único objetivo é escapar daquele prédio após algum tempo de game play Edward vai obter algumas respostas vagas dizendo o que está acontecendo ali naquele prédio era culpa de uma pedra misteriosa que ele carregava e essa pedra desapareceu basicamente a história é focada em ele tentar relembrar o que aconteceu e quem é a criatura e o que ela está querendo com essa tal pedra Essa será a maior batalha de sua vida porque todo o mundo dessa vez está ameaçado em cair nas trevas o ou zangar Então quer dizer que é mega [ __ ] o negócio né esse Alone é muito mas muito diferente de qualquer outro jogo da saga Se não tivesse o mesmo título e personagem principal seria irreconhecível eu já explico mais sobre isso a campanha uma primeira jogada leva em torno de 7 a 8 horas uma das coisas que mais mudou no jogo é na questão da jogabilidade além do básico de andar correr subir dessas escadas agora Você dirige que é muito tosco toda jogabilidade em si você faz rapel você se pendura e salta obstáculos como se fosse um Drke do Uncharted mas com artrose porque é tudo robótico e [ __ ] a física o game Tenta ser mais realista eu achei legal mas ao mesmo tempo meio estranho cara é difícil explicar mas vão ouvindo se você chega em uma porta e ela tá trancada você não precisa mais e procurar a chave você pega uma cadeira uma marreta uma espada um machado um banquinho sei lá qualquer objeto e bate na porta até ela arrebentar o inventário do jogo é muito realista você só pode carregar o que cabe em uma jaqueta e só se você se machucar na perna por exemplo você vai precisar fazer um curativo nessa perna ele vai se ajoelhar a a câmera vai dar zoom no ferimento e você vai tratar dele com spray de cura se for um corte profundo vai ter que usar bandagem você pode criar armadilhas pros inimigos pegar uma bolsa de sangue cortar e fazer trilha para eles seguirem como vocês perceberam pelo que eu disse vocês podem improvisar uma arma vocês podem iniciar um incêndio você pode pegar essa arma improvisada e acender ela no fogo e bater no inimigo o fogo do jogo é muito realista não é mais realista que o de Far Cry 2 para mim nenhum fogo é mais perfeito que aquele Mas é muito bom também porque praticamente a luta do jogo combater os inimigos gira em torno do fogo você anda em dutos di ar Mota [ __ ] de coisas AF zangado ouvindo o que você tá falando eu nunca joguei seesse Alone velho eu tô me arrependendo imensamente por isso porque parece ser Ultra mega fucking fodão e o melhor jogo da saga olha jovens eu não diria isso eu simplesmente não vi nada que poderia dizer que isso é Lone The Dark Parecia um jogo de ação com monstros o jogo segue sem nenhum susto foi literalmente o único jogo de toda a saga que eu não tomei nenhum susto até o três que eu não sou muito fã eu me assustei na época também era criança né só que esse aqui não é visível que ele tem um gráfico bonito uma trilha sonora excepcional uma ótima dublagem e um Realismo olha impressionante mas cai no mesmo caso da trilogia Lost Planet que eu fiz para vocês recentemente ainda tá fresco na memória Lost Planet 3 é um jogo massa mas não tem nada a ver parece mais Dead Space e esse exemplo se encaixa perfeitamente aqui aone de 2008 é um bom jogo não é fodão é bom só bom mas para um Alone não é bom reparem pelos inimigos existem apenas cinco tipos cara ah e o jogo alterna na visão entre primeira e terceira pessoa e a mira na primeira pessoa é horrível o inimigo padrão do jogo são as fissuras que são tipo umas nuvens negras umas entidades demoníacas eles se movem rapidamente e dominam outros humanos os transformando em Rio para destruí-los é a luz Como eu disse você pode provocar incêndios e improvisar armas com Chamas só assim você pode causar danos nelas esses humans que eu citei são humanos endemoniados fazem sons diabólicos saltam muito alto e só querem matar parece os infectados do Left for Dead para causar dano brutal neles é mesmo esquema fogo você pode usar spray com isqueiro improvisando um mini lança chamas ou coquel Molotov também faz um regaço tem os Rats que são R atos endemoniados nossa mano nada a ver quando o jogo estava sendo produzido a Atari estava muito otimista pro seu lançamento e afirmava que ele venderia no mínimo 2 milhões de cópias e seria o melhor Alone e o mais vendido de todos os tempos a média acabou sendo 6. 1 inclusive houve sites que deram nota 4,5 isso Acabou gerando uma batalha judicial porque a Atari acusava essas empresas de pirataria porque segundo ela ela não havia fornecido nenhuma cópia para teste na data que as empresas divulgaram suas reviews antecipadas e as empresas acusadas disseram que a Tari entregou sim as cópias com a seguinte condição a review só devia ser postada antecipadamente se a nota fosse superior a oito caso contrário deveria esperar o lançamento Vixe tret hard acusações hards independente disso e mesmo com essas notas baixas vendeu 1 mil.