se você estuda para caramba lê livro para caramba sabe tudo de investimento mas se você é uma pessoa que vê um tênis na vitrine de um shopping compra desesperadamente você não tem educação financeira você mudar teu psicológico tua vida financeira Vai mudar mesmo que teu salário continue o mesmo Você quer ficar rico se torne seu próprio chefe primeira coisa se torna seu próprio chefe no sentido de faça tem o teu próprio trampo seja monte um negócio o que quer que seja tente ter um trabalho que vai que vai te pagar pelo tanto que você faz
e não um salário fixo vou dar um exemplo faz de conta que eu sou auxiliar de escritório Eu e você somos auxiliares de escritório aqui nesse estúdio eu que sou vagabundo não trabalho Nada e você o cara que se mata Você trampa que nem louco de só só você faz tudo rápido você faz perfeito e você ainda pega meu trampo porque eu sou burro lerdo e não consigo fazer e fico vendo celular Enquanto deveria estar trabalhando nós dois vamos ganhar um pau e meio no final do mês vou dar um exemplo simples mas só para
entender o raciocínio da coisa se eu sou Uber eu sei que quanto mais eu trabalhar mais eu vou ganhar Tá quanto menos eu trabalhar menos eu vou ganhar é só um exemplo para entender o raciocínio da coisa vou dar outro exemplo eu sou vendedor por exemplo o meu sogro ele ele é ele é revendedor de vários produtos então ele vai em vários Supermercados e tal ele sabe que se ele se matar ele se mata o bicho trabalha para caramba Guarulhos São Paulo inteiro quanto mais ele trabalhar maior vai ser o salário dele então nesse sentido
se o cara trabalha como CLT se você não primeiro que você não vai ter aquela gana de Mano eu vou dar o meu melhor trabalhando muito pouco o seu salário vai ser o mesmo então esse é o ponto porque eu tô falando isso por causa desse bagulho que você falou muitas vezes o chefe não vai Honrar e não vai beneficiar quem é melhor e tem e deveria porque se você trampa num trampo que todo mundo ganha igual você vai ser injustiçado a educação financeira quando a gente fala sobre isso a pessoa já Pensa num cara
que mancha de investimento num cara que tem informação em economia num cara que manja daquelas siglas e coisas em inglês chata para caramba assim e educação financeira na verdade tem muito a ver com a sua mentalidade o seu controle emocional se você estuda para caramba lê livro para caramba investimento mas se você é uma pessoa que vê um tênis na vitrine de um shopping compra desesperadamente você não tem educação financeira Talvez você tenha uma inteligência teórica mas na prática o dinheiro te ganha fácil né Tipo você compra qualquer besteira isso é educação financeira é você
não ser levado por uma propaganda idiota de um bagulho você não precisa caramba sabe tipo travesseiro Ultra com torpedo não sei o que lá que ou então facas guincho que dura mais de 50 anos não precisa ser afiada vai ser pago 500 pau numa faca velho tá ligado Tipo então isso tem muito a ver com a educação financeira Esse controle emocional ou seja as pessoas estão mudando de vida com o mesmo salário de sempre por quê Porque a mentalidade né tipo a pessoa normalmente você já pensa assim ah não tem como mudar de vida velho
com esse salário aqui que eu tenho não tem condição todo mundo que tá me mandando mensagem no meu canal tá mudando de vida com o mesmo salário de antes só que tá mudando na cabeça superioridades deixando ostentação de lado sabe começando a priorizar o que priorizável na vida né porque isso é muito ruim tipo a galera desculpa não cara vive bem porque ele nasceu em vez de ouro não a pessoa ganha bem porque ela sempre foi rica tá caro mas eu conheço muita gente de um canal que é pobre ainda mas tá vivendo melhor né
então é isso essa é a chave sabe você entender que se você mudar teu psicológico tua vida financeira Vai mudar mesmo que o teu salário continue mesmo Claro que tem exceções tem gente que se o cara ganha um salário mínimo tem três filhos cara o cara vai ter que ralar muito para conseguir mudar de vida porque ele já tá no limite ali né só a compra do supermercado já é quase o salário dele inteiro né mas tem gente que é simplesmente sem noção né tipo assim você é pobre tem a coisa de pobre né hoje
em dia é treta né Na minha época de Infância mano Ficava muito claro as coisas que um rico tinha e as coisas ficam pobre tinha tá hoje em dia os pobres eu sei que tem as mesmas coisas né então os pobres que tem aí que é Jordan os pobrezinho que tem carro importados e tem também mano que a nossa aqui ela valoriza demais a ostentação né que para mim é uma das coisas mais imbecis que existe né então tipo tem um vídeo lá no meu canal que eu falo o pobre ostentação é o tipo de
pobre mais babaca que existe né que a pessoa que quer comprar coisa para impressionar os outros e ele tá todo cagado a conta tá toda ferrada né então você vai ver sei lá vai não vou generalizar mas o que a primeira coisa que me vem na cabeça é um clipe de funk é um moleque lá com uma corrente de ouro um relógio de r$ 2.000 e pegando a mulherada é é a realidade é o cara que tem essas coisas idiotas que realmente pega a mulherada aí na cabeça da pessoa é isso que eu quero pra
minha vida o cara que tem Iphone é o cara que vai ter mais amigo é o cara que é bem na na roda lá dos cara é o cara que pega mais mulher é o cara mais pop da turma então tipo assim o mais imbecil é o mais pop entende tipo e essa é a minha opinião tá deixando bem claro então eu costumo falar aqui a pessoa rica não é a pessoa que tem um celular de cinco pau não é a pessoa que tem um Nike Air Jordan não sei quanto é a pessoa que não
deve nada para ninguém tem dinheiro sobrando no branco no banco né então se você tiver isso aí você pode gastar como você quer O problema é que a pessoa quer gastar pra caramba estando devendo para meio mundo estando com score totalmente zoado lá no Serasa devendo com limite estourado e não tem um real no banco aí tá só que aí a pessoa pensa assim poxa eu vou ficar a vida toda meu Abrindo mão não é a vida toda é só até você sair desse buraco aí e conseguir ter uma vida equilibrada financeira aí você começa
a curtir né a gente chama isso de minimalismo minimalismo é o quê você é viver com o mínimo possível o mais simples possível até você ter condição de sair do minimalismo né então tipo abrir mão de uma coisa ou outra você tem uma planilha financeira para você ver onde é que você tá gastando e o que que você pode cortar para você começar a sobrar mais dinheiro começar a investir um pouco em questão de um dois anos você já vai mudar a tua vida aí lá na frente você pode começar a curtir mais o minimalismo
não um status de vida até morrer é até você sair do buraco Aí depois que você sai você começa a viver uma vida melhor né então sempre vai ter sacrifício não tem como sabe né Eu quero mudar de vida sem fazer nada aí eu quero mudar de vida vivendo a vida que você sempre viveu você tá com 40 anos e tá lascado até hoje se você continuar fazendo acabou de ganhar o salário já quer aumentar o teu nível monta aí quita suas dívidas montanhas de emergência investe uma grana aí daqui a um ano dois anos
você começa a curtir mais a vida mas o cara é desesperado né a pessoa já sobe o nível já quer começar a gastar mais porque eu ganhei aumento agora eu vou ter tudo do bom e do melhor não não é hora ainda né se você não tem um objetivo um sonho para conquistar qualquer porcaria na vitrine de um shopping e vai levar o teu dinheiro e esse é o segredo de você conseguir economizar você tem um objetivo porque é isso você falou é para que que eu vou economizar eu quero viver a vida quero curtir
se você não tem um sonho da hora para conquistar você vai gastar mesmo então deixa de ser tão difícil você abrir mão do tênis porque você tem uma coisa mais da hora agora Se você não tem uma coisa mais da hora para conquistar vai o tênis mesmo Sim né vai qualquer coisa então você tem que ter um objetivo objetivos comprar uma casa comprar um carro comprar uma casa para os seus pais tem muita gente no meu canal que o sonho a pessoa já tem uma casa já tem um carro só que os pais vivem na
pobreza o sonho do cara ia comprar uma casa para o pai dele animal acho bonito viajar se aposentar mais cedo hoje em dia você vai eu e você se a gente trabalhar CLT a vida toda desapontar com 97 anos né Diego já vai direto para cova aposentou Valeu fera enterra aí né então eu não quero trabalhar até 90 anos essa pode ser uma meta se você tá todo lascado cara você vai ter que ralar que nem um peão vai ter que trabalhar para caramba vai ter que arranjar um bico de serviço tem um monte de
amigo que trabalha lá comercial e a noite vai fazer Uber sabe então vai fazer qualquer coisa tem um rapaz aí esses dias que me mandou mensagem falando no Direct Duda eu tô devendo uma grana tal eu trabalho todo dia e à noite eu vou fazer entrega de iFood de bicicleta tá ótimo só que não vai ser o resto da vida até sair do buraco só que normalmente a pessoa tá no buraco e só continua cavando em vez de tentar sair lá e vai ser uma fase difícil é o Joel J ele tem um vídeo legal
que ele fala sobre isso né que tipo assim é por um tempo tipo a maioria de nós temos que trabalhar e fazer faculdade eu tive época da minha vida que eu acordava 6:00 da manhã chegava meia-noite da faculdade foi um tempo faz parte da vida e isso não tem tempo então talvez você vai ter que se lascar por um ano como eu me lasquei no ano passado e muito tá estressado tava irritado meu olho tava começando a tremer de tanto que eu trabalhava mas hoje eu tô bem eu olho para trás valeu a pena passar
que nem um camelo em 2021 para hoje recolher então a pessoa vai ter que abrir mão e e se esforçar e fazer ainda essa para sair desse né ah mega-sena ou esses cursos aí que faz 1 milhão em um dia né não existe mano não existe [Música]