Por que pessoas mais burras ganham mais dinheiro que pessoas inteligentes? Porque inteligência não define quanto tem de Bitcoin de tem de PX na sua carteira para gastar. Porque o nutricionista, um nutricionista pior, um profissional pior, que é uma loirinha de azul, maravilhosa, linda, que é jovem, tem milhares de seguidores como nutricionista no Instagram e ela ganha muito dinheiro e uma pessoa com PhD, com doutorado, uma pessoa renomada, com conhecimento vasto e mas ela não sabe se comunicar, ela é meio gordinha, meio mais velha assim, com 57 anos.
Ela ganha menos dinheiro, ganha muito pouco perto dessa influencer nutricionista que é um pior profissional e teoricamente quem é mais inteligente deveria ganhar mais. Certo? Nesse mundo socialista, capitalista, utópico, cara, nada é o que parece.
Vê até o final, tá bem interessante essa reflexão. Meocar, eu sou alguém. Já lhe ocorreu a seguinte ideia de que você se considera uma pessoa inteligente, mas você olha pessoas burras, pessoas com menos conhecimento que você, que não tem nem estudo, mas que ganham muito mais dinheiro.
Por que que isso acontece? É isso que eu vou tentar explicar no vídeo de hoje. A relação, né, que inteligência é igual a dinheiro, é igual a fazer dinheiro, isso não existe.
Na verdade, talvez quanto mais inteligente nesse sistema que a gente vive, mais miserável você será. Vem comigo que eu vou explicar essa relação para a ignorância e a bênção. Eu já ouvi falar dessa frase que a ignorância é uma bênção.
Porque o seguinte, eh, você ganha dinheiro, não importa se você é inteligente, e sim você satisfaz o mercado. Se o país é cheio de burro, ignorante, pessoas bostileiras que só ficam vendo o Instagram rodando TikTok que nem ratos viciados em dopamina, então é só dar o que o povo quer e você vai ter um retorno financeiro. Simples sero inteligente, né?
Eu até brinco com o meu pai. Meu pai gosta muito que ele é muito inteligente. Ele tem muito conhecimento de geografia geopolítica.
Ele fica falando que, ah, a fulano não sabe a capital da mongólia, olha só que fulano meio que não tem cultura, etc. e tal. Falei: "Pai, o que que adianta saber a capital?
O que que isso vai trazer Pix? O que isso vai pagar? A conta de luz, de água, de telefone, cartão de crédito, pano de saúde para não depender do SUS?
" No final você pode saber a capital da Indo China do da época medieval. E daí o que que isso muda na vida capitalista de hoje? Absolutamente nada.
O conhecimento desnecessário, que não é necessário para você e gerar Pixs e pagar suas contas não é relevante no mundo de hoje, no capitalismo cibernético em que vivemos. dessa cybercracia, tecnocracia, onde as bigtecch mandulam nas pessoas e as pessoas cada vez mais burras, dependentes de redes sociais, dependentes de chatt para poder pensar, vão suprir com o quê? O que que a pessoa vai querer de entretenimento, de produto, de serviço, né?
Bets, casos de apostas, eh, sei lá, um homem fans as pessoas são burras e quem pensa como burro faz dinheiro. É só para empreender e ter vontade de ganhar dinheiro. Daniel Penin está aí para isso, né?
O meu nome é User. Bem-vindo ao filosofia Infinita. Bem, pessoal, isso aconteceu comigo, cara.
Eu sempre me consideri inteligente, então, né, não vou ser hipócrita aqui, né, de falsa modéstia, etc. Eu sempre me consideri pessoa inteligente, sempre gostei muito de ler, de estudar. Fiz arquitetura, estudei 5 anos e depois de 5 anos de formado, eu dominava todos os softwares de arquitetura.
Eu sabia outro idioma, eu era novo e nem assim eu consegui emprego, né? Não consegui emprego, era humilhado em toda entrevista de emprego. Chegou entrevista de emprego que quase pediram para eu pagar para trabalhar.
Essa era a situação. Lembro que eu peguei dois ônibus para chegar nessa entrevista de emprego. Cheguei lá cedo, acordei quase de madrugada e no final das contas o chefe tava basicamente falando o seguinte, né?
Olha, você não vai ter salário fixo, você, né, talvez tenha horário de almoço, a gente não tem hora para sair e se possível traga seu próprio computador, né? Essa foi a proposta de emprego que me deram, arquiteto formado, tá? Depois daquele dia eu mudei de vida, porque eu mudei minha cabeça e falei: "Nunca mais eu vou me submeter a isso, mas daqui a pouco eu falo mais sobre isso".
Ou eu também, eu também. Meu emprego que eu tive eh foi numa loja de equipamentos que esportes radicais e na capeira de trabalho estava ali, tipo, te dizendo que eu era vendedor. Só que lá dentro o chefe nos explorava.
Nós tínhamos que fazer faxina durante a manhã, nós tínhamos que fazer funções, mexer com química. sem equipamentos, sem luva, sem óculos, sem toda, sabe, o procedimento de segurança. Obviamente eu coloquei na justiça quando eu saí, porém no dia da audiência eu era tão bonzinho, porque ele era meu vizinho, ele foi lá casa lá na minha casa, eu morava com meus pais ainda, né?
Eu tinha 20 anos e aí ele foi lá, teve suadia, a minha mãe falou: "Não, que a empresa pode se prejudicar, tá num momento difícil, a gente pode quebrar". Mentira, eu tinha caminhonete todo ano, tocar as caminhonete todo ano, tava com grana. explorava seus funcionários e eu, bobo na época, bonzinho do coração, no dia da audiência eu faltei.
Aí meu advolou me matando pau, né? Tipo, por que tô feio? Eu fiz pelo processo e da tal, perdi meu tempo aqui no fórum e você não compareceu.
Eu fiquei com pena do chefe. Hoje eu nunca mais faço isso. E só que daqui depois daquele emprego eh traumático que eu tive, que eu tinha que ser faxineiro e mexer com química, eh eu falei: "Nunca mais eu vou me submeter a isso na minha vida".
Nunca mais eu vou aceitar esse tipo de subemprego, onde a gente tem desvide função. Eh, o salário até que era acima da média naquela época, né? Obviamente pagava acima uns R$ 300, R$ 400 acima, porque tinha a função de faxineiro secreta, né?
Aí isso era o ponto positivo, né? daquele trabalho. Porém, mesmo tando tendo R$ 400 a mais acima da categoria de vendedor de uma loja de equipamentos radicais, eu pensei assim, ó, eu nunca mais vou me submeter a isso e eu vou ser o meu chefe.
E desde então, nunca mais eu tive um chefe na minha vida. Eu sempre ganhei meu dinheiro sozinho. Eu me verava, eu era cara de pau, mandava e-mail, mandava uma lista com mais de 1000 e-mails para clientes potenciais que poderiam me contratar.
E dos 1000 e-mails que eu mandava toda semana, uns cinco, seis me retornavam, me contratavam e eu fazia lá 400 uma noite, num dia, eh, R$ 300 em 2 horas e etc. E assim foi, eu fui levando a minha vida sempre de forma autônoma. Eu nunca me submeti.
Agora, para você ser inteligente e fazer o dinheiro, não, não, não é necessário ser inteligente para fazer isso. É só ter vontade e o conhecimento técnico do que você tá trabalhando e ponto. No caso do Neymar, jogar futebol, né, e ganhar milhões, porque ele ficou famoso e ficou um dos melhores do mundo, driblando Deus e a até própria mãe.
Agora, se você é uma pessoa que não tem conhecimento, estuda, não sabe geografia, a capital da Espanha, não se preocupe. Você pode ganhar muito dinheiro, como o Daniel Pim, que tem um inglês péssimo, o cara multimilionário e não parou, tipo, duas horas do dia dele para estudar inglês, porque ele nos vídeos ele pronuncia tudo errado, né? Eu que estudei inglês com 16 anos aos 18.
Para quem é inscrito aqui no canal sabe, eu estudei por conta própria, eu era pobre, não tinha dinheiro para pagar, pagar um curso. Então estudei em casa, eu ias baixando na internet e traduzindo música e pegando um livro de exercícios. E aí eu aprendi sozinho com o inglês sem professor.
Santo Darri é Penin, tem milhões e e fala tudo errado no vídeo dele. Eu me considero mais inteligente do que ele, pelo menos nesse âmbito de aprender outras línguas, né? Só que ele é multimilionário e eu não.
Tu só fez 1 milhão no máximo. Ele tem uma coleção de milhões. E aí, que tempo?
Precisa ser inteligente nesse mundo? Não precisa, cara. Ou seja, há uma ideia, pessoal, de que, né, você, por ser inteligente, vai ganhar dinheiro e na verdade não.
E aí a gente vai ter que explicar primeiro o que é inteligência, que eu tô definindo aqui, e também um pouco do capitalismo, né? Porque o capitalismo não é baseado em quem é mais inteligente do que alguém, né? Bem, primeiro vamos conceituar inteligência.
Quando eu falo inteligência, é importante a gente não tentar cair em certos preconceitos, né? Porque, por exemplo, se eu falo que uma pessoa é um engenheiro eh de produção com doutorado, você vai pensar assim: "Nossa, a pessoa muito inteligente". Mas se eu falo de um músico que é um instrumentista e toca violão, será que você vai ter a mesma reação?
Acho que essa pessoa é inteligente, porque a inteligência para aprender o instrumento e ser um músico, eh, eu não consigo classificar em graus, né? Nossa, ele é mais ou menos inteligente que um matemático. Então há um academicismo já, né, nessa visão de que, ah, quem estudou mais é mais inteligente.
Então, na minha opinião, há vários tipos de inteligência, né? Inteligência para música, inteligência para conversar. Às vezes, a pessoa é muito boa em ouvir, em conversar, em resolver problemas.
Então, há vários tipos de inteligência. Mas o que eu tô falando aqui é uma inteligência que ela é um misto de cada coisa, mas principalmente uma inteligência acadêmica e racional. Ou seja, a pessoa que tem um raciocínio lógico, né?
a pessoa que sabe pensar, que é inteligente, que, ou seja, a gente no Brasil hoje enfrenta, e saiu uma pesquisa recente que eu quero trazer aqui no canal, de que grande parte da população brasileira, né, ã, é analfabeta funcional. Quer dizer, você dá um texto simples, a pessoa não consegue entender o texto. A gente tá falando de pessoas alfabetizadas, às vezes pessoas que já t nível superior, que não conseguem entender um texto, não tem esse poder de interpretação.
Pois bem, então inteligência seria isso, essa capacidade racional, capacidade de você estudar, capacidade acadêmica, capacidade de várias coisas. E às vezes você olha umas pessoas que você é assim, você fala: "Meu Deus, como, né, eu sou tão esforçado, tão inteligente, eu não consigo ganhar dinheiro". Pessoal, o capitalismo eh o dinheiro ele flui não é para quem tem mais conhecimento, né, mas é para quem entende melhor as regras do jogo.
Quais são as regras do jogo? Saber se vender, se promover. Hoje a gente tá falando de marketing digital, identificar oportunidades, networking.
Tem a parte que eu quero falar também que é sobre a desigualdade social. Ou seja, uma pessoa rica, ela tende a fazer mais dinheiro. Uma pessoa que nasceu de pais ricos, ela vai é muito difícil que ela fique pobre, né?
Ela já nasce em um outro contexto cultural. Concordo completamente. Isso não é coisa de só não.
Isso é uma verdade absoluta. Porque o Thiago Fint na última react nós fizemos aqui no canal, para quem é inscrito viu, para quem viu o vídeo, recebeu e viu o que o que eu comentei, é o Thiago Fint, ele tava vendendo esse curso, né, esse sonho de você se tornar multimilionário, fazendo milhões com inteligência artificial. Só que você vê uma palestra dele toda, você denota que sem recurso para investir em anúncios e automáticos, porque tem que ter o dinheiro, tem que sair de algum lugar para investir no anúncio, você não vai conseguir fazer o que ele faz.
Então você não vai ganhar milhões, só ganha milhões quem consegue escalar ou que tem um produto milagroso que ninguém fez antes. E aí quando tem um mercado totalmente saturado, com um monte de gente vendendo a mesma coisa, aquela coisa do ETS lá na gringa lá fez, eu vi vários vídeos, o pessoal fazendo aquele dropshipping do mesmo produto. Aí são milhares de vendedores vendendo a mesma coisa, aquele dropshipping para juto.
E aí as começaram a bloquear no aqui é proibido dropshipping agora porque tipo são 10. 000 pessoas vendendo aquela mesma coisa para ganhar uma comissão em cima, eh, direto da fábrica, né? A fábrica mandando o produto paraa pessoa.
E que que que aconteceu? O mercado saturou e ninguém mais vendeu mais nada, né? Eu não tenho demanda suficiente para o mercado para 10.
000 vendedores de um produto só. Não tem, cara. Não tem.
Você tem que ter pouca gente vendendo as regiões do planeta com frete ali grátis. Hoje se eu não tiver frete grátis, tu não vende, tá? Se tu não tiver frete grátis e e não aumentar muito o preço do produto, você não vai vender.
Tem que ter um plano especial no Mercado Livre ali na Amazon ou assinar Amazon Prime para você ter o frete grátis, senão a pessoa não compra. Para começar, então cobrou o frete, a chance de vender o produto, a não ser que o produto seja raro, é muito difícil. Então, cara, fica resumindo isso.
Se não tem dinheiro, não faz dinheiro. Se ganha um salário mínimo, não vai conseguir escalar anúncios no Facebook Ads, você não vai ficar milionário. O sonho das pessoas é ser classe média alta.
É isso que a maioria das pessoas tem que focar. E aí quando se tornar classe média alta, começa a sonhar a se tornar milionário e não ficar, ah, eu sou pobre, sou classe média e quero me tornar milanaro. Isso não existe.
É muito difícil de acontecer. Quer dizer, no capitalismo, pessoal, essa ideia de que por você ser inteligente, você vai ganhar dinheiro, ela é completamente equivocada. Na verdade, é o oposto.
Vou dar um exemplo. Existem dois psicólogos. Um psicólogo, ele tem mestrado e doutorado na área de psicanálise, muito inteligente.
Fala francês, espanhol, inglês. Outro psicólogo só se formou numa faculdade qualquer, não sabe nada de nada, mas ele tem um super perfil no Instagram. Adivinhe quem vai ganhar mais dinheiro no sistema capitalista?
a pessoa que tem doutorado em psicologia ou a pessoa que tem um baita perfil no Instagram. Acertou se você falou quem tem um baita perfil no Instagram, né? Ou seja, quem é visto é lembrado, não importa se você é bom ou não.
React ético para ver o vídeo completo aqui embaixo para assistir mais um tá aí na tela. E lembrando que Bitcoin, você se quer ganhar de graça, tá aqui o link embaixo. Sem curso, não é curso o link de baixo, o vídeo no YouTube de 2 minutos, não, de dois não, de 5 a 6 minutos.
Não me lembro a duração.