Salve salve viajantes, sejam bem-vindos. Apertem os cintos, pois estamos indo para Venus com uma convidada que vocês pediram bastante e ela veio mesmo o avião dando pane, ela está aqui hoje, psiquiatra, escritora, autora de bestsellers, Dra. Ana Beatriz Barbosa. Boa noite. Muito obrigada por ter vindo, viu? Que isso? Um prazer. Vai ser muito legal o papo. Então, já Vamos dar os recados, né, pra gente já poder embarcar, tá certo? Ó, se você quiser, se você tiver dúvidas, quer mandar pergunta pra Ana, só acessar venospodcast.com.br, que é a nossa plataforma. Lá a gente tem o limite
de 10 mensagens, então manda rápido. Lembrando que você pode mandar tanto em texto como em áudio ou vídeo pra sua carinha aparecer ali. A gente gosta muito quando tem em vídeo, tá? Só avisando. Se você quiser também anunciar Sua loja com com a gente, fazer sua propaganda por 4.000 sparks, a gente faz aquela propaganda boa. É isso. Se você tiver assistindo a gente pela Twitch, tiver uma conta da Amazon, você pode linkar a sua conta da Amazon com a sua conta da Twitch. Isso vai te dar um sub grátis por mês e aí você consegue
apoiar o nosso canal sem gastar nada e a gente vai ficar maior feliz. Canal de cortes. Se você quiser ter um canal de cortes do Vênus, inclusive Fizeram um canal de pup agora com nossos conteúdos que tá muito legal, tá tendo bastante acesso. Se você quiser criar, você pode, desde que você siga uma regra que é: "Espero o episódio terminar para você soltar depois. Não queira se adiantar para pegar as views, porque aí a gente corta suas asas e não solta as suas feras, a gente solta nossas feras para você e aí você vai ficar
sem o canal". Mas pode criar que a gente fica super feliz. Muito bem. Temos surpresa? Temos surpresa. Vamos ver a nossa surpresa. Se liga na tela, Dra. Ana. Vamos lá. Eh, que fofo, cara. Ficou fofo. Muito gracinha, né? Olha o brinquinho mesmo. Ficou brinquinho. Você tem uma foto que você tá com essa blusa? Exatamente. Com essa pose assim? Eu tenho essa blusa. Eu tava pensando se Ter uma foto com essa pose, mas é bem provável que sim. Sim, porque aí essa foi a referência. Esse é bem provável. É porque tá de golinha. Tá de golinha
também. É, eu adoro golinha. Ah, então é isso. É chique, não é? Golinha é chique em todas as estações. Eu acho lindo e não consigo usar. Eu amo. Te dá nervoso. É, eu não consigo nem correntinha para Mim tem que ser. Eu não consigo nada aqui, ó. Nem no Eu fico olhando fica assim, ó. Mas não dá alergia não. Não é só agonia. Então eu acho, eu na eu nasci quase não nascida. Eu nasci com cordão bilical. É. E eu já conversei com algumas pessoas assim que me dizem que pode ter alguma relação com isso
que eu não trabalhei muito bem. Então, inclusive ela pode te dizer, pode, pode mesmo incômodo. Sim, É então que eu acho sempre que tô sufocada, qualquer coisa no pescoço eu já assim, então não uso, mas eu acho lindíssimo também. Tô esperando frio para poder usar uma caixa ré assim com com sobretudo. Nossa, cheguei. Vou pra Nova York. Vou vou para Nova York pegar meu meu copo de café e vou falar: "Meu Deus, estou atrasada". Naquela mug, né? Naquela Você vai tá passeando, mas vai fingir que tá Exato. I'm leite, I'm late. Achei um táxi. Nossa,
meu sonho. Meu sonho. Diaboest Prada que foi a que foi a influência. E a gente tem pessoas, tem pessoas importantíssimas com a gente, mas a gente tem que falar o código do emblema também, né? Que é mentes perigosas. É isso? Esse é o código para você resgatar gratuitamente na nossa plataforma venospodcast.com.br. E a minha parça tava falando, quem tá Com a gente hoje é a PowerM Plus, que vai dar uma indicação de série, que inclusive acho que é um assunto que te interessa bastante, doutora. É, vamos lá. É, é uma série que é assim, ó,
olha só, é uma influenciadora que ela tá ali batalhando para ter o perfil dela, para ter o seu, sabe, seu verificado, o seu, é, para ter ali seus seguidores, para fazer suas publ, entendeu? E ela tá lá naquela batalha, só que o que acontece, Ela tem um lado B na vida dela. E o lado B na vida dela é que ela é uma serial killer. Ah, só isso. Apenas é uma versão leve do Dexter atualizada. Olha lá. É isso. É isso. As seguidoras que conta a história que conta essa história que a Cris estava comentando,
só que também aparece uma pessoa do passado para piorar. Uhum. Ameaçando ela. É. Então assim, no dia que ela completa 100.000 os seguidores. Ela tá lá festejando que tá completato dela. E aí entra na reação em cadeia, vira cereal que pra frente é só para trás, né? Ah, ela comemora, comemora matando alguém. Olha que legal. E aí? Ah, faz sentido. Faz sentido Pr para ela faz sentido. Sim. O psicopata, ele não tem prazer como a gente tem prazer. O prazer do psicopata, quanto mais grave, no caso do Cal killer, é o é o ponto mais
grave, é o na na tabela, é o mais perverso, é o mais indiferente. O prazer dele não é como nosso, o prazer dele é subjulgar o outro, fazer o outro sofrer e ver o outro clamar pela vida que ele vai tirar. Claro, claro. Caramba, eu não vi essa série, mas assim, totalmente coerente. E dá para ver porque são seis episódios de 30 minutos. Dá para você maratonar num dia só. Com certeza. A gente tá combinando de assistir junto. A gente vai fazer uma noite do pijama aqui pr assistir, botar aqui e ficar aqui assistindo. É
isso. A gente vai fazer que a gente tá muito curiosa para saber. Porque daí Como é que ela vai lidar com essa situação? Onde é que vai parar? Será que ela vai se livrar de um lado e ficar com o outro ou vai? Não sei porque nesse primeiro, nesse primeiro assassinato é o dia da festa e depois vai desencadeando outras mortes, só que aí aparece esse cara que é do passado que ameaça ela de cancelamento, só que ela continua lá postando normalmente no nas redes sociais dela como se fosse a vida perfeita. Aí eu tô
curiosa para Saber o que que vai acontecer nessa história. Só você assinar Power Mount Plus que os episódios já estão disponíveis, ok? É isso. Quem tá com a gente hoje também, minha parça? Quem tá com a gente hoje é o Fatal Model com esse símbolo lindíssimo que eu acho muito style, esse símbolo que é a Fatal Model. O que que é o Fatal Model? Ele é o maior site de anúncio de acompanhantes do Brasil. E eles têm Chamado muita atenção exatamente por esse tom profissional e respeitoso que eles têm. Então eles tratam assim com eh
com muita muita como é que eu vou dizer? Muita eh muito cuidado dos profissionais, sabe? Sensibilidade. Isso era essa palavra que eu tava procurando. Sensibilidade. Então é muito, eles têm chamado atenção justamente por isso, né, Ias? Porque a gente sabe que é um ex, é um segmento que ainda sofre muito Preconceito, né? E eles estão postando inclusive vários conteúdos no canal do YouTube deles para quebrar que esse preconceito que que os profissionais do sexo sofrem também para dignificar ainda mais a profissão. Então eles dão dicas de organização financeira, dão dicas de segurança, dão dicas de
saúde. Isso também para educar a gente e os contratantes, que é muito importante, né? Então você quer saber um pouquinho mais, quer se aí terar do Conteúdo, conhecer melhor até o trabalho dessa galera toda, então você pode pegar o seu solar aqui no QRCode que tá na sua tela e você já vai direto lá para conhecer o canal e todas as todas as informações do Fatal Model. Exatamente isso. Muito bem. Agora vamos Deve ser bem interessante isso, sabe por quê? Eh, todas as meninas de programa e os meninos do programa eles são meio psicólogos, né?
Tem gente que procura um garoto de programa ou uma mulher de Programa para conversar. Para conversar. É verdade. É bem comum. Eu até ou para não se sentir sozinhos, para fazer companhia. Não, muitos, muitos vão para falar a vida, eles, eles ouvem muito. Então, assim, esse tipo de seleção é super interessante. Tem que gostar de ouvir. Eu vi um filme outro dia, acho que era, ai meu Deus, será que era esse o nome? indecente, se eu não me engano, não vou Lembrar que era isso, era uma, eram são duas irmãs e aí uma irmã, tipo,
não tá bem de vida e tal, liga pra outra, a outra vai para ajudá-la e aí a irmã chega, isso que eu tô falando é a premissa, tá? Não é não é spoiler não da do filme que a galera já fica [ __ ] E aí quando a menina chega para ajudar a irmã, é no dia que ela chega, é logo o início do filme, a irmã é assassinada e aí ela começa, invés de chegar e descobre que a irmã dela tava sendo CG Girl. Uhum. E aí que aí desenrola todo o negócio. Então aí
tem essa história por trás dos caras que tinham essa relação meio que não, ela é minha, ela sabe e aí ela começa a descobrir e aí rola a história mesmo, porque eu não vou entrar daí pra frente que daí vai dar história. Mas é mas é exatamente essa questão assim do dessa relação meio maluca das pessoas que não entendem, não separam, né? E mas é muito mais do Que comum do que a gente imagina, principalmente se se repetem o mesmo, a mesma menina ou o mesmo menino, tem gente que vai para conversar. Uhum. Eu tive
um um caso que foi muito interessante, foi uma menina de programa que ela tava frequentava uma uma termas e aí chegou um dia um um cara que já tinha rodado com todas as outras e aí queria ela e aí ela tava muito chateada porque era o último dia de uma novela chamada celebridade do Gilberto Braga, Você lembra? Com aumineu exatamente lá no final. Exatamente. E aí, eh, o cara foi pediu, ela falou: "Bom, tem que tem que obedecer, né? Vamos lá". E aí ele chegou, tá tatá, ela falou assim: "Que saco esse cara, não sei
quê, não gosto dele porque já rodou com todo mundo." Aí ele chegou para ela e falou assim: "Posso fazer um pedido inusitado?" E ela olhou e falou assim: "Depende, pede, né". Ele falou assim: "Não vamos fazer nada. Eu vim aqui hoje Só para ver o último capítulo da novela". Aí ela falou: "Ótimo, tudo que eu queria". Pois bem, nessa história ela achou aquilo fofo, lindo, eles estão casados e felizes. Que loucura. Que legal isso, [ __ ] Aí ela falou assim: "Eu descobri que um homem que se dispõe a pagar um programa para assistir um
uma último capítulo de novela, eu falei: "Esse homem é o homem Da minha vida. Casaram, tem filhos e são muito felizes." Que história legal. Que história linda. Eu amei essa história. É, eu também. Tanto que eu falei assim, gente, mas que coisa incrível, porque ela tava com mil pés atrás e ele teve vergonha de pedir para as outras, porque ele já tinha feito sexo com as outras. Então, quando era ela a única que não, ela meio antipática, ele falou: "Posso fazer um pedido inusitado?" Fez. E graças às celebridades, olha aí. A, graças a tá vendo?
Acabou a novela, começou a vida real. Exatamente. Gente, que incrível. É, essa semana um amigo meu, amigo, não posso dizer que é amigo, mas uma pessoa que eu sigo no Twitter, que me segue de volta, mas é aquela relação que você não Sabe nem quem é a pessoa, né? Ele, eu, ele tava comentando que ele tem uma amiga que ela é garota de programa e ela, amiga dele há muitos anos, ela foi visitá-lo, eles tinham marcado de fazer um tour na cidade dele. Uhum. E aí um dos caras que eh é um dos caras que
ela atende, que tem essa maluquí de minha, não sei o quê, começou a descobrir telefone dele, mandar mensagem para ele, quem que você pensa que é e tal. E ele daí ele falou: "Ó, eu Orientei ela a procurar a polícia, porque não é nem por ser eu, eu sou amigo dela, mas ela pode namorar, ela não vai poder ter uma vida porque esse cara tá achando que ele é dono dela." Uhum. É, ocorre também muito, né, essa fixação, assim, isso acontece demais, mais do que a gente imagina, assim, as meninas de programa sofrem muito essa
coisa desse tipo de de assédio, porque fica, as pessoas tem caras que confundem literalmente a Realidade com com o mundo real. A pessoa a pessoa que confunde. Eu vou entrar nisso agora, então, para te perguntar uma coisa. Eu assisti o Gobista do Tinder. Uhum. E o Inventando Ana. Inventando Ana. E aí tava conversando sobre isso, acho que ontem, ante ontem, não lembro, que eu falei, eu tenho a impressão de que ele é mais filho da [ __ ] do que ela. Ela, eu acho que ela tem mais eh um uma Desestabilidade ali, porque tem hora
que parece que ela mesma acredita no que ela tá falando. Ele me parece mais, entende o que eu quero dizer? no caso dela, mas ele também é, então ele me parece mais canalha. Ah, porque ele ele sabe mentir muito bem. Uhum. Mas ele usa a mentira dele para se dar bem. Ela vai se [ __ ] com a própria Mentira, apesar de ela se dar bem pontualmente, mas ela não faz fortuna com a própria mentira. Ela não eh tem hora que ela chora contando a própria história. É meio que uma coisa maluca ali. Ela de
fato acredita, né? Quando ela fala: "Eu eu vou chamar fulano". Então ela de fato acredita. É, e eu acho, por exemplo, o golpista do Tinder, eu não tenho dúvida de que ele é um cara do mal mesmo, assim, é um Estelionatário afetivo. Pronto. Pronto. É um 71, né, que a gente chama literalmente, tá no Código Penal. Então, ele faz tudo milimetricamente calculado. Ele não diz uma palavra que ele não saiba o que que vai pegar na fraqueza ou na sedução. Ele ele joga xadrez com as pessoas. Essas pessoas, sem querer te interromper, mas eles conseguem
reconhecer a fraqueza da vítima. Com certeza. Por exemplo, uma pessoa, Quando a gente diz que uma pessoa não tem empatia, não tem sentimentos pelo outro, o que que acontece? Você tá falando de uma pessoa que o outro é simplesmente um objeto de uso. Então, para que que uma outra pessoa serve se eu não tenho empatia por você ou por você? Você só serve para eu para eu ter ou diversão, ou status ou poder. Você é um objeto literalmente. Ele consegue reconhecer quem tá mais Suscetível ao golpe. Sim. Não só quem é suscetível, mas quem é
E tem uma coisa engraçada, quem é tá mais suscetível, quem tá mais carente, quem acredita, quem é mais manipulável, quem é mais influenciável. Porque você tem que entender o seguinte, essas pessoas são 100% razão e zero emoção. Sim. Então eles conseguem estudar sempre a Vítima. Não é uma coisa assim por acaso. Eles levam muito tempo até chegar a você, sabe o que você gosta, sabe o que você posta, tipo musical, sabe a sua lista do Spotify. Exato. É, antes dele chegar na menina, ele já tinha Não, todo psicopata estuda profundamente as suas vítimas. Não é
uma coisa aleatória, não é tipo assim, por exemplo, a gente, eu sempre coloco que um pedófilo é um psicopata, Né? Principalmente o pedófilo quanto mais, né? O que que acontece? Você já viu algum pedófilo em praça pública ou numa pracinha de alimentação do shopping estuprando uma criança? Ele leva meses se passando por alguém da idade, chamando para jogar o joguinho, marcando o encontro. É tudo muito, é tudo muito calculado. Tipo assim, seus pais estão em casa, que que seu pai faz? Montam o covil dentro de casa, a prisão que vai deixar. Exatamente. É tudo muito
que eu acho muito assim eh curioso como em alguns casos em que existe a denúncia de pedofilia, às vezes a pessoa para defender eh o pedófilo fala coisas do tipo, é impossível, ele é muito próximo da família. Sim, meu amor. É exatamente porque ele é próximo da família. O não próximo não teria conseguido chegar perto da criança. Não, não só próximo. Eu digo mais hoje. Primeiro lugar padrasto. Segundo lugar pai, terceiro tio. A quantidade de bebês e e nos últimos 5 anos tá acontecendo um fenômeno que a gente não tá explicando muito, mas comercialmente a
gente começa a entender que os bebês, por exemplo, vídeos de sexo com bebês tá abaixo de um ano, tá valendo R$ 50.000 R000 o vídeo para se vender. Então isso tá eh gerando um abuso sexual De paz. O que chega de criança hoje eh em hospital com doença venéria e o pai eh diz que não aconteceu nada das maiores desculpas assim: "Ah, se queimou". Hum. Tava perto de uma tomada, o aparelho se queimou. Então se a criança for um pouquinho mais velha, 6 anos, 8 anos, ela passa o dia todo numa bacia de água. Por
isso que deu isso. Só que tem que isso não dá cancro, né? Não dá doença Vené, entendeu? Então assim, é absurdo. Absurdo. Agora que o os serviços estão mais preparados para fazer essa denúncia. Antes não ninguém imaginava 20 anos atrás para assim um pai estuprando uma filha. Sim. E hoje o que tá acontecendo é pior porque existe a participação de mães. Até há pouco tempo atrás tinha uma ilusão de que não tinha mãe psicopata, né? Mãe que usasse a filha para isso. Não ocorre. E você tá falando do golpista do Tinder, a diferença da mulher.
Eu não vi inventando Ana, tá? Eu vi o golpista do Tinder, ele é um psicopata clássico. Agora ela, pelo que você tá falando, eh, a gente tem que entender que a psicopatia masculina é diferente da feminina, se apresenta de outra forma. Qual a diferença? Por exemplo, a psicopatia masculina, ela tem uma agressividade maior, ela tem uma Objetividade maior, porque o homem tem essa coisa. O homem tem mais testosterona que a mulher. Por isso que é muito mais fácil você achar um seral killer homem do que serial killer mulher. É raro. Agora, isso não quer dizer
que a mulher não faça maldade, ela faz de outra maneira. Ela é mais dissimulada. Por exemplo, eh, a mulher usa muito mais das artimanhas, tipo assim, se ela quer matar o marido, Ela vai envenenando aos poucos. A gente teve isso na novela também, né? A a a queero contó Fagundes lá que deixou ele cego. Exatamente. Exatamente. Que era Vanessa eu lembro de uma cena dessa novela muito doida que é hora porque os filhos começam a falar para ele, ele não acredita. Fala, ele não acredita, ele briga contra a família toda. Ela que era era uma
do Caramba. Vê com a gente, filho. Pesquisa aí, por favor. Novela que o Antônio Fagundes. É, é. Era Susana Vieira, era mãe. Foi aquela que o aquele menino fez aquele papel amor à vida. Isso mesmo. Era tio Félix. Tio Félix. Isso que ele arrasou. Exatamente. Ele era ótimo. O Félix era filho do Antônio Fagundes. Isso. Do Fagundes da Susana Vieira. Ele era homossexual. Antônio Fegundes Não aceitava. Isso. E no fim termina os dois de mão dada na praia. Uma linda cena. Cena é aquela cena de cena por sol. Nossa. Nossa. Ó, vou, já me emocionei,
mas é, não, eu ia falar que tem uma tem uma cena que eu acho maravilhosa, que é os filhos começaram a denunciar ela e ele não acredita porque ele tá apaixonado e não não é, não é, não é. E ela fazendo ele assinar cheque em branco E ela fazendo não sei o qu e t aí e ela tá com a com o amante Uhum. dentro de casa e tal e ele não desconfia porque ele não vê, né? Então ele só se preocupou em fazer silêncio. É. E aí tem uma cena que ele tá assim, ela
fala: "Ah, amor, eu tô indo pra cidade, não sei o que, vou fazer só coisa, tá? Tá, tá, tá, tá". Aí ele tá parado assim. Aí ele ouve a porta do carro. Tá, tá, Tá. Bate a terceira porta, ele fala: "Três batidas." É, é a hora que ele se liga que tem mais alguém, porque o motorista entrou, ela entrou. Que terceira batida foi essa? Exatamente. E aí, então assim, a sofisticação da psicopatia feminina é mais elaborada. Hum. Aí quando você vai eh nesses seriados que mostram assim a realeza, né, inglesa, você vê sempre aqueles anéis
maravilhosos que as mulheres botavam veneno, abriam e iam botar. Ah, sim. Aquele anel que abre. Exatamente. E o relacionamento abusivo também masculino e feminino é diferente? É diferente. É diferente. Bem diferente. Por exemplo, o relacionamento abusivo do homem paraa mulher é muito mais eh Intenso no sentido físico, né? Daquela coisa de pode não bater, mas segura, eh, ameaça, vou fazer não sei o que com sua família, seu filho, tem toda uma coisa. E a violência física também é bem mais, né? Agora, na mulher tem muito mais uma coisa que é o escândalo, só que tem
que é um escândalo que o homem não denuncia, porque o homem acha tipo assim: "Ah, ela me ama". Uhum. Sabe aquela mulher que chega, vai no Trabalho, faz um escândalo ou quebra o carro, tem muito ciúme. Tem muito ciúmes. O homem faz uma leitura dessas mulheres e muitas delas são extremamente perversas, né? Porque você chegar expor a vida do do teu parceiro ou falar coisas que não são verdades. Eu tive uma vez uma paciente que ela para para acusar o marido que não tinha feito nada, só tinha ido embora, né? Eh, Ela pegou o armário
e jogou em cima dela e foi fazer a denúncia. E eu me lembro que eu falei, eu falei: "Olha, se eu for chamada, eu não posso mentir". Ela falou: "Então reze para você não ser chamada". Nossa, senão jogo o armário em você. Não, mas já teve caso que até já foi relatado na mídia de da mulher que o cara só conseguiu se livrar da denúncia porque tinha câmera escondida no Condomínio que a menina tava se cortando e foi e denunciou. E aí pra sorte dele tinha a câmera no condomínio, pegou e aí ele conseguiu provar,
viu que era mentira, né? É, é isso. Hoje já tá mudando um pouquinho, até porque as pessoas já sabem. Eu acho que um grande marco na história da psicopatia feminina em termos de ficção foi a novela Caminho das Índias. Foi quando a Letícia Sabatela fez a Ivone, que a Ivone era aquela mulher linda, bem Vestida e eu me lembro cara de anjo, cara de anjo, né? E tinha aquela aquela premissa tipo assim, a beleza não tem não não associa a maldade. Tinha essa essa essa crença, né? Eu me lembro que quando eu nessa novela eu
dei a consultoria pra Letícia Sabatela, eu me lembro que a Letícia quando a gente, eu falava assim: "Você não sente nada, a Ivone não sente nada, ela vai acabar com a vida do outro, tá tí ela olhava para Mim com aquela carinha e falava: "Mas por que que existe psicopata, Bia?" Eu falei: "Não sei". Uhum. Sim. Aí por fim, eu falei: "É porque deve existir o bem e o mal pra gente escolher o bem. Foi o que eu mais que eu consegui. E ela conseguiu passar isso na personagem. Ela conseguiu, mas eu me lembro que
durante a a Personagem, novela, ela sofreu muito. Ela sofreu muito assim a a carregar aquela energia. No final ela ficou um mês assim exausta. Exausta mesmo. Uhum. Porque é uma maldade por maldade, né? Uma diversão. É uma grande diversão ver o outro sofrer, ver o outro perder tudo e reinar absoluta, né? Uhum. E às vezes é um ano de gravação, né? de segunda a sábado ali, a pessoa não consegue desligar, Que é o dia todo. É, ela só ela só é ela quando ela tá dormindo, ela já acorda e já tem que entrar de novo
na personagem. O Jan Carry deu uma surtada, né, que ele fez o Woods Allen e ele deu uma enlouquecida, demorou um tempo para ele voltar assim a aparecer. O Jink Carry tem uma personalidade J, não é? É o J. Qual foi? O Jolly, eu não sei, não, eu não tô ligada não o Que que ele fez. que ele, eu vou pesquisar aqui que acho que foi o Di que ele fez a eh tipo que ele encenou a vida da pessoa. Eu acho que é se eu não tiver, você vê pra gente depois, por favor. Eu
acho que não, já não teve também o R L que fez o Coringa. Sim, sim, sim. E olha que interessante, eh, esse existe um um transtorno que é a personalidade borderline, que é uma personalidade eh De uma de um oco existencial, né? O borderline, ele é ela é uma pessoa ao contrário do psicopata. Ela é 100% emoção, zero razão. E são pessoas que estabelecem uma dependência muito grande com o outro, porque elas não se sentem inteiras, então ela precisa do outro. Eh, atores e atrizes que tm essa personalidade em geral fazem, perdão só para me
corrigir, Andman. And é que eu falei? enfim, entre Calfman Que ele interpretou e aí depois ele ficou um tempo assim meio é é isso que eu tava colocando, eh esse tipo de perfil de personalidade eh são os melhores atores e atrizes que tem, porque em não sendo ninguém, o personagem que eles fazem, eles não não interpretam, eles literalmente são. Sim. Então são atores e atrizes quando acabam o filme eles levam um tempo para sair do personagem porque eles realmente foram aquilo. Então é muito interessante isso, porque assim, eh, é uma personalidade de muita emoção, pouquíssima
razão. Então, na hora que eles vão interpretar alguma coisa, eles mergulham fundo mesmo. Então, se tiver que emagrecer, 20 kg, emagrece. Se tiver que eh fumar, vai fumar intensamente. Não tem metade. É tudo muito intenso. Esse é o filme ali, ó. Uhum. Sim. É. É assim, dizem que ele ficou bem mal Depois, um bom tempo mal. Sim, tem gente que não consegue desassociar tão rápido. Isso que aconteceu com Rifledger. Rifledger foi também. Também. Uhum. Afetou ele psicologicamente? Não, não é afetar. É porque eles realmente passam a viver aquilo. É como se eles não tivessem nem
antes, nem depois. Enquanto eles estão fazendo aquele personagem, eles são aquilo. Eles não Estão interpretando. E aí leva um tempo para voltar ao que era antes. Uhum. Leva um tempo mesmo. Quem fez, quem passou por isso há muito tempo foi Luíse Cardoso quando fez Leila Dinis, um filme bem antigo. Mas assim, ela levou um tempo também para se recuperar. para perder os três jeitos da Leila Diniz, para perder o a forma de pensar. Uhum. Sim. É muito interessante socorre. São os melhores atores e atrizes. Não tem a menor dúvida. Se a gente for pegar a
lista de Oscar de melhor ator e atriz, provavelmente vai bater ali pelo menos 70% de personalidade borderline. Qual ferramenta que se usa para incorporar dessa forma um personagem? não é ferramenta. Na realidade, para essas pessoas que têm a personalidade Borderline, é exatamente isso. Como elas não se sentem eh uma pessoa inteira, ela precisa dos outros, ela quando ganha um personagem, ela ganha uma vida inteira. Então ela ganha a vida, a vida e da da personagem, os parentes, os os amores, as dores. Então é como se incorporasse aquilo mesmo. Que loucura, cara. por exemplo, um personagem,
né, a uma pessoa que eu que a gente vê um uma personalidade clássica Borderline era house. Sim. Você vê aquela aquele desespero, aquela dependência por aquele pel aquele homem, né? Eh, ela não tava mais sendo nada, né? As últimas apresentações da eh você viu uma pessoa se decompondo, né? Sim. não existindo e ao mesmo tempo de um talento extraordinário. Totalmente. Eu me lembro a primeira vez que eu ouvi Mor House, eh, sabe quando você ouve, fala assim: "Que que é isso? Que que aconteceu?" Me deu a mesma sensação da primeira vez que eu ouvi a
Xu. Hum. São dois momentos assim auditivos que eu me lembro profundamente de parar e falar: "Isso é diferente, isso tem alguma coisa bem diferente". Era era fora da curva, muito fora da curva. Totalmente fora da curva. E ela se Perdeu, se perdeu de si, né? Totalmente. Porque não, em não sendo nada, ela foi sendo o quê? A, ela foi sendo a filha daquele pai que gostava de de músicas clássicas americanas, né? Frank Sinatra, eh, eh, meu Deus, aquela cantora bem de blues, Billy Hollid, quer dizer, ela bebeu ali naquela fonte para agradar Aquele pai. Uhum.
Ela, ela fitold. Cher, né? Então assim, ela foi se tornando ali a filhinha do papai. Logo depois ele explodiu para um sucesso que nem ela tava preparada. Você vê que ela, aquela menina saiu de pubs para ir para uma multidão de gente assustadíssima. Aí ela vai se cola naquele cara que na realidade queria se aproveitar dela, né? Uhum. E também as drogas, né? Vieram. É. Juntou tudo. Juntou tudo onde se perdeu. Uma pena. Uma pena. Você acha que é um é um oposto da situação da Britney, por exemplo? Não, eu acho que a Britney, a
Britney eu acho que tem eh borderline, não tenho dúvida, tá? E tem uma coisa também estriônica, tem duas coisas ali, não tenho dúvida, porque assim, eu sou totalmente a favor que ela tenha recuperado os direitos dela, não tenha Dúvida, mas teve um momento que ela tava bem fora mesmo da casinha, bem mesmo. É, é que na real e ela não, ela não teve a base necessária para lidar com esse momento, né? Exatamente. E aí depois que ela já tava dominada, aí quem tinha má intenção se usou desse momento e seguiu. Exatamente. Exatamente. E eu torço
para que esse cara que ela tá agora seja uma pessoa legal. Torço mesmo, porque assim, É muito fácil na personalidade dela você eh dominar, mas dominar de uma maneira muito manipuladora, muito jogadora. Eu torço para que seja uma pessoa legal. Tomara, porque ela merece, né? Tomara. Sim. Outro caso parecido, não sei se você já escutou, daquela atriz de comédia, Amanda Bines. Não, eu queria muito entender o que aconteceu com ela, porque ela tá totalmente diferente hoje. Ela era uma uma Superstar de vários filmes de comédia. Ela é o cara, ela e os caras, um monte.
E do nada ela aparecia surtando nas notícias assim e aí ela foi diagnosticada, não sei se com borderline, eu não sei se com bipolaridade, ela perdeu o direito sobre sobre as próprias decisões. Os pais também tiveram eh que intervir, né, fazer tutores, né? Intervir. É, como tutores. E ela meio que saiu da casinha totalmente, o olhar Dela mudou. Eu não sei o que é quando tem essa mudança de olhar, você tem, olha só. Ah, tá. Sabe quem é? Tá, tá. Agora lembrei, lembrei, lembrei. Gente, não precisa nada. Se a gente for lembrar daquela cantora, gente,
a Whitney. Whney, Hston. A Wiltney foi pra psicose mesmo, né? Ela só só não ficou na rua por causa daquela apresentadora Americana, ara, que realmente bancou. Mas você vê o seguinte, quando existe a questão desse dessa mudança de olhar, Yasmin, aí tem a tal da psicose, que as pessoas confundem muito com psicopatia e não tem nada a ver. Ah, não, eu sei. Eu também não tava confundindo não. Eu queria só entender o que a psicopatia é maldade. A psicose é saída da realidade. Então, quando você olha pra pessoa e é um o olhar da psicose
é um olhar que te Atravessa. É muito interessante. A pessoa não olha para você, olha através de você, chega a dar uma sensação de invasão, de desconforto. Exatamente. Aí, ou pode acontecer de realmente eh ter um momento de psicose. Isso é muito eh comum acontecer em borderlines graves, mais graves, ou então pode acontecer é o uso de drogas desencadeando essa questão de psicose que é mais comum acontecer. Uhum. Como é que como é que as drogas Agem no cérebro para desencadear essa psicose? Toda a droga, tudo que é droga libera no cérebro uma substância chamada
dopamina. A dopamina é responsável por aumentar o tôus muscular, por aumentar nossa tensão, nossa concentração, mas em dose muito alta faz você distorcer a realidade. Então, por exemplo, se amanhã chegarem assim: "Ah, descobriu que você mascando capim limão libera dopamina". Você pode chamar de droga. Uhum. Com certeza. Então, assim, vai liberando, não vai produzindo. Então, o que que que uma droga faz? faz você dependente, porque uma coisa é você estimular aquela produção, outra coisa é você liberar. É como se fosse uma laranja que eu vou lá, espremo, sai dopamina, eu me sinto bem. Só que
tem que espremendo, eu não vou produzindo. Aí cada vez que eu quero aquele suquinho, aquela sensação, eu preciso Espremer mais. Chega um ponto que eu vou aumentando, aumentando e aí dá dependência. Uhum. Toda droga causa dependência. Toda droga, se é droga, causa dependência. Droga no sentido de causar dependência, tá? Sim. Uhum. E esses alucinógenos, tipo cogumelo, como é que age? Também age na dopamina, mas age também na endorfina, age também, dá uma desregulada na serotonina. Os cogomelos dizem que quem usa sai da realidade. Totalmente. Totalmente. Totalmente. E tem uma coisa nos cogumelos que tem pessoas
que fazem boas viagens, mas tem pessoas que fazem viagens horrorosas e a gente nunca sabe qual dessas pessoas tá predisposta a desenvolver psicose ou não, porque os cogumelos podem desencadear a esquizofrenia, por Exemplo, nas pessoas que tm uma predisposição genética. Então é bem complicado. Eu já vi gente relatar viagens maravilhosas do tipo, eh, lembrou da vida uterina passada, OK, sem o menor problema, mas já vi gente não voltar. Uhum. Então, a questão é um caso bem próximo da gente na comédia, humorista que perdeu o filho assim. Exatamente. Então assim, a questão é hoje se a
gente puder, porque a gente hoje pode fazer um estudo genético, né? A gente já tem, pega um cotonetezinho, põe na bochecha e você vê lá o perfil genético para doecimentos mentais. Tem também para várias outras doenças cardíacas, o que for. Se você hoje tem essa dúvida, é melhor pagar um teste genético, porque se tiver lá uma prédisposição paraa esquizofrenia, não vale a pena arriscar. Uhum. Entendi. Entendeu? Exatamente. Eu eu fiquei interessada em fazer esse teste, não é nem para saber se eu posso tomar nada não, mas eu fiquei interessado em fazer esse teste. Mas isso
hoje tem as inclusive pra medicação. Uhum. Chama neurotestagem. Paraa medicação. Por exemplo, eu recebo muito, eu sou muito requisitada pra second que ninguém chega no meu consultório para dizer Assim: "Olha, é a primeira vez que eu venho no psiquiatra e resolvi vir em você". As pessoas chegam no meu console para dizer assim: "Minha última esperança, eu já fiz isso, isso, isso, isso, isso aí chega com a lista. Você não tem noção da lista. E eu peço para levar a lista". Uma vez eu peguei uma mulher que tava tomando 48 comprimidos. Aí eu olhei para ela,
ela: "Que que você vai fazer comigo?" Eu falei: "Primeiro vou desintoxicar, porque isso aqui eu já Não sei o que que é remédio, o que que é você, que que é doença, eu não tenho como julgar isso, né?" Então, o que que acontece? Eu peço hoje, se a pessoa me manda o e-mail, porque a pessoa vai marcar uma consulta, eu peço para me mandar um e-mail, porque eu acho que o tempo da pessoa é muito precioso, porque às vezes eu vou ler o e-mail, eu não sou a pessoa mais adequada para ajudar. Uhum. Eu já
vi gente fala assim: "Não, procura fulano que teu problema é um problema mais ligado a neurologista". Ah, tá. Tá. E não a psiquiatria. Então, eu já faço esse tipo de filtragem. Uhum. E quando ela bota ali, que já tomou todos os remédios e teve super efeitos colaterais, eu já peço para vir com o teste genético, porque você poupa a vida da pessoa e você não faz do paciente como se fosse Um laboratório de teste. Tipo assim, o que acontecia até pouco tempo era a psiquiatria não pede exame. Eu não sei aonde surgiu essa essa essa
verdade dos médicos psiquiatras não pedir exame. Porque se a gente do princípio que o cérebro é o órgão mestre que governa todo o organismo, é o que a gente mais tem que estudar. Então você vai num pneumologista, ele pede a tomografia de pulmão, ele pede os marcadores para você você tem câncer Pulmonar e pro cérebro. Uhum. As pessoas iam no psiquiatra há pouco tempo atrás e as pessoas: "Ah, você tá sentindo isso? Então toma esse antidepressivo." Aí a pessoa ligava: "Pô, não tô me sentindo bem, tá dando diarreia?" Não, isso é da sua cabeça. Como
da sua cabeça? Uhum. O organismo da pessoa é diferente, Entendeu? E o que tem me chamado atenção, olha que coisa interessante, eu tenho pedido cada vez mais esse esse teste de neurofarmagem, que ele agora tá se tornando acessível. Antes ele era muito caro e o bom da tecnologia, quanto mais você usa, mais você barateia. Então hoje tem convênios que já cobrem até porque viram que é melhor fazer o teste, o cara acerta o tratamento exatamente e economiza em outras partes. Mas não é, né? Não, economiza até Internação. Sim, né? Teve uma amiga minha que ela
tava, ela começou a ter problema de estômago. Uhum. Muito problema de estômago e passava e e ânsia e diarreia e nada funcionava e não sei o quê. Cada cada gastro que ela ia passava o tratamento caríssimo. Tinha uns negócios que ela comprava lá, cada caixinha dos negocinho para dissolver na água era sei lá R$ 200 a caixinha que Vinha não sei quantos sachê. E e foi foi no dia a gente tava conversando, eu falei para ela: "Escuta, eh, você não tinha começado a tomar anticoncepcional?" Ela falou: "Tinha". Falei: "Para, vamos fazer um teste". Para, porque
não tem. Ela parou, sumiu. Era isso. É isso que eu tô falando, que as coisas hoje chegaram num ponto, é que as especialidades estão tratando só uma coisa, o ser humano é inteiro, gente. Não tem como tirar a cabeça, tirar o estômago, né? Bota o estômago para fora, trata o estômago. [ __ ] aí as pessoas, tipo assim, eu peço muito exame, meu protocolo de exame é desse tamanho, é muito mesmo. Eu fui processada por praticamente todos os convênios grandes, ganhei todos os processos. deu um trabalhão que eu fui processada pela, não vou falar pela
empresa que hoje ela não me atende muito bem, assim, no Piauí, aí Você tem que mandar o advogado pro Piauí, você tem que mandar o advogado, porque eles botava assim: "Mas por que que você tá pedindo? A pessoa não tem nada". Eu falei: "Porque eu quero ver o que ela tem." Sim. para saber identificar corretamente, tu sair tratando exatamente. Então assim, eh, por exemplo, você tá falando de estômago, existem dois tipos de problemas de estômago. Existe o tipo de estômago que É causado por uma bactéria e existe o que é causado por o excesso de
ácido. Uhum. Se você não distingue isso, você não da gastrite da úlcera, né, esse tipo de coisa. Existe a gastrite por H pilórico, que é uma bactéria normal que existe no estômago, tá? E quando a pessoa tá deprimida, o que que acontece? baixa a imunidade. Essa bactéria que normalmente ajuda a Digestão, quando baixa a imunidade, ela prolifera demais. Ao invés de ajudar, ela começa a coalhar o alimento. Então eu sempre pergunto ao deprimido, tá tomando leite? Tô. Tá começando a ter refluxo? Tô. A grande possibilidade que tenha a gapilória, essa bactéria, numa numa numa alta
muito grande, entendeu? Então, por que não pedir endoscopia? Por que não pedir a o teste para ver se é com a bactéria ou não, porque o tratamento é totalmente diferente. Sim. Entendeu? Então a gente tem que começar a ver que a medicina vai ser individualizada cada vez mais, mas não é individualizada porque você vai ter 10 médicos, você vai ter alguém que centra e todos colaboram. Sim. Sim. É, é diferente do que você ter 10 médicos, né? Uhum. E vai ficar muito mais acessível o preço também desses. Sim. Eu tive um paciente muito querido, eh,
que que ele até um um grande escritor e ele ele era fumante crônico, tinha parado de fumar tinha um ano. E aí todo ano quando eu pedia a minha bateria de exames, para ele, eu pedia a ressonância magnética de pulmão, porque durante 10 anos tava ali aquelas células de cancerismo podiam se manifestar. E aí pedi normalmente, aí ele me mandou um, uma semana depois ele me mandou um e-mail falando assim: "Querida Bia, não Sei que lá, muito obrigado. Olha, pela sua ressonância, fui descoberto um tumor. O tumor tá bem pequeno, tirei já um pedaço do
pulmão e tá tudo. Não vou precisar nem fazer quimioterapia". Aí eu falei: "Onde é que você tá?" Ele me disse: "No hospital". Aí foi num domingo que eu recebi esse e-mail. Quando eu fui na segunda, fui visitá-lo. Eu falei: "Como assim, vai nessa velocidade?" Ele foi foi nessa velocidade porque o cara que fez o a minha ressonância falou Assim: "Olha, você tá com micro tumor, se tirar agora não precisa nada". Aí foi engraçado que o pneumologista dele chegou, olhou para mim e falou assim: "Olhou para mim, vai brincando, né? Que que você tinha que pedir
esses? Você acabou com o meu final de semana?" Aí ele: "Não tô brincando." Ele falou assim: "Caramba, se as pessoas fizessem isso, né, porque assim, o fumante vai levar 10 anos para limpar o pulmão." Sim. Por que que eu não posso pedir? Eu sou médica, sim. Você se forma em medicina, gente. Sim, sim. Você pode pedir exame. Uhum. Eu não vou é dar o diagnóstico do tipo de tumor. Eu não vou operar. Isso aí passa pro colega especialista. Mas a gente tem que ter esse raciocínio. Se ele não tivesse descoberto esse tumor, ia crescer, talvez
se tornar maligno. Exatamente. Por exemplo, no meu exame de sangue completo, que eu peço adrenalina, noroadrenalina, serotonina, hormônio, tudo, eu peço marcadores de cancerídino a partir de 40 anos. Não me custa, porque o marcador você pega precoce, você evita que o cara daqui a do anos pegue alguma coisa que já tá alastrada. Por que que a gente não pode fazer isso? Custa o quê? Sim, entendeu? Com certeza. Eh, caramba. Outra pauta que eu queria entrar, a gente sempre comenta aqui sobre uma matéria que do Fantástico que que fala sobre haters. Não sei se você já
chegou a assistir. Eu queria saber o nome que se dá, se é uma doença para esse hater. que sente prazer em ver o outro muito Debilitado com com os comentários dele. Olha, eu acho que tem duas coisas. Eu acho que tem aqueles que são perversos, perversos mesmos. E existe um grupo hoje radical, não sei se ouvi falar nos celibatários involuntários. Celibatários involuntários. É um grupo de homens que se definem como tipo assim, eh, as mulheres não me dão bola, não. Nós não temos as mulheres porque tem uma cambada de homem eh eh, como é que
se diz? Que ostenta e elas não valem Nada. Elas são só estão atrás de homens que possam dar dinheiro, interesseiros. E eles pregam que as mulheres sejam submissas. Hum. Tem reis e leis muçulmanas. Sim, ouvimos sim falar. O Alberto Delízola comentou com a gente num episódio aqui. Isso. E isso tá dentro de um grupo de pessoas que estão muito ligadas a um terrorismo. São pessoas em geral muito mal resolvidas. São pessoas que adultos Fracassados, que eu digo, que não chegaram a lugar nenhum e tem ódio de quem chegou. Entendi. Isso aí é um problema muito
mais de uma geração e cada vez tá aumentando, porque você vê hoje a geração de 30, 40 anos tem a opção de gente que ainda vive com pai e mãe, né, gente? Eu me lembro que quando eu tinha 19 anos, a gente não queria comprar o primeiro carro, a gente queria alugar o primeiro apartamento. Uhum. Pra gente poder morar sozinho, pra gente poder eh batalhar, pegar ônibus. Isso era uma próprias, exatamente. Hoje em dia as pessoas 40 anos, não, não vou sair da casa do meu pai, não vou sair da casa da minha mãe e
ao mesmo tempo querem um emprego que dê a eles todo o conforto que eles têm na casa do pai e da mãe. Uhum. O que é uma contradição totalmente contraditório, né? E às vezes os pais também são super protetores, né? Muito. Então preferem que os filhos fiquem em casa mesmo com 50 anos. Exato. É porque enquanto eu te banco, eu mando em você, né? É. Sim. E muitos pais, tipo assim, se não tiverem depois de aposentadoria e o controle de alguma coisa, não sabe o que fazer. Uhum. Então, e tem uma uma geração de pais
que, tipo assim, eu vou dar tudo pros meus filhos que eu não tive. Gente, dar tudo pros filhos é apostar no fracasso como pessoa. Sim. Sim. Você tá apostando que seu filho vai ser um fracasso, ele não vai correr atrás de nada, nada. Em em geral, é esses que são os que vão esperar pai e mãe falecer para pegar a Herança, esses em geral exigem que, tipo assim, eu eu recebo meu consultório barbaridades hoje do tipo assim, Bia, eu quero que você dê um atestado pro meu pai me passar herança. Aí eu falo assim, você
sabe o que que é herança? Olha no dicionário. Herança é uma coisa pós morte, assim, depois seus pais morrerem, herança não se dá em vida, entendeu? É, pode. Não, mas meu pai já tá com 70. Eu falei: "OK, 70?" Ele pode 85 bonito com a saúde que ele tem. É 70 tá cedo ainda. Esse excesso de dar para essa geração. Eh, botou num patamar que eles estão querendo muito e eles estão querendo tudo aqui agora, né? À toa que tem os meninos da boate, né? Que batem nas meninas porque não dão bola para eles. Uhum.
Então eu acho que os haers e é muito aquela coisa de eh esse Emprego paga pouco, né? Tudo, tudo é pouco. Tudo é pouco. Esse prego paga pouco, não vale a pena. Ah, mas se eu fizer isso aí, mas também não faz o outro. Não faz isso, mas também não faz o outro, mas também não sai. E aí você fica, tá, mas e aí que que vai ser? Então não vai, porque ele já tá esperando, já foi dito, porque esse pai já falou, tipo assim, você vai ter um apartamento que eu já comprei para você,
você já tem aquilo, já tem Aquilo outro. Aí que loucura, né? Porque fica uma família que fica os filhos desejando a morte, esperando a morte dos pais para começarem a vida. Exatamente. Exatamente. Que loucura. Que loucura. E que triste, né? E que triste pros dois, pros dois lados. Porque assim, e eles não se tornam Ninguém. E eu acho que os reis pais não se tocam às vezes. Não, não se tocam. Eu acho que os haters estão muito nesse aspecto eh dessa de uma geração que não conseguiu explodir e ficou ali esperando o que eles têm
direito, que eu acho tão engraçado que tem pessoas que nunca fizeram nada e se fal, mas é o meu direito legal. Eu merecia. Não, eu merecia. Uhum. Né? Como assim? Pode ser até um direito legal, mas nem tudo que é legal é justo ou correto. Tá na lei. Mas isso não quer dizer que seja a coisa mais ética do mundo. Você viver a vida inteira para receber um dinheiro que você não trabalhou por ele. Sim. Eu acho até que é moral, tá dentro das regras, a não ser ético, né? Então eu acho que o hater
tem uma Mistura de gente perversa que fica ali eh gozando com o sofrimento do outro, como eu acho que tem também um caldo de gente muito invejosa. Sim, eu eu percebo que apenas invejosa, daí não é doença, né? Exatamente. É só triste para [ __ ] Eu eu eu triste de qualquer maneira. É, é, eu percebo que tem muito uma situação que é assim, eh, a pessoa quer ter Aquilo que a outra tem, mas ela não tá disposta a pagar o preço que a outra pagou. Então, ela, ela vê onde a pessoa chegou, mas para
chegar lá a pessoa ralou para [ __ ] Mas não quero ralar para [ __ ] Eu só vejo a a sorte, né, que é ótimo chamar de sorte. Eu só vejo a sorte que a pessoa deu. Eu não vejo tudo que ela abriu mão de tudo que ela trabalhou, quantas horas por dia ela se dedica, mas eu quero estar lá. Então é assim, ó. Eu tô aqui, a pessoa Tá aqui. Para eu chegar onde ela tá, dá muito trabalho. Então é mais fácil eu lutar para derrubar ela, porque daí a gente fica igual aqui
embaixo. Isso mesmo. É isso aí. Isso mesmo. E isso é inveja, porque tem gente que fala assim: "Não, inveja é uma admiração. Não, inveja não. O invejoso, ele quer o que você tem. E ele na cabeça dele, ele ao ter, você tirou o direito dele ter. Uhum. Entendeu? Não existe inveja boa ou ruim. Admiração é coisa boa. Inveja não. Uhum. O invejoso acha, se você tá nessa posição, Cris, é porque você tirou o direito da outra quem deveria de que quem deveria estar aí. Essa é a cabeça do invejoso. Uhum. É uma cabeça muito esquisita.
Uhum. E você tava falando desses grupos. Quando eles se juntam em grupo, é aí que eles se fortalecem. Porque sozinhos às vezes eles não sentem que eles estão fazendo parte de nada. Quando eles entram para um grupo, aí eles sentem parte de algo. Ex. Eu acho que todo, tem uma, tem uma frase que eu gosto muito que é a gente, eh, evolui e ascende na individualidade e a gente se aliena na coletividade. É, Né? Nossa, que maravilhoso. É. E e é uma coisa que se você for ver o torcidas organizadas, eu uma vez tratava um
menino adolescente, um fofo, ele tinha uns 16 anos, o menino era um amor lindinho, tá tal tal tal. Dia abro jornal, ele tá no meio da gang do Flamengo, mas assim, preso. Eu falei: "Não tô acreditando nisso". Aí quando eu fui vê-lo novamente, ele eu falei: "Você faz isso?" Ele: "Não, só quando eu tô em Grupo". Eu falei: "Mas como assim?" Ele falou: "Eu tenho uma outra identidade". Eu falei: "Não, você tem uma outra perversidade". É literalmente e alienação em grupo é uma coisa muito perigosa. Que loucura, né? E e é uma uma e você
vê o seguinte, cada vez mais você tem eventos que reúnem mais gente. É, isso significa que cada vez mais a gente tá evoluindo individualmente Eh, num processo menor. Sim. Os eventos hoje, eu me lembro eh quando eu tinha meus 20 e poucos anos, o máximo era ir no Canecão, que era uma casa de shows no Rio de Janeiro, que dava mais ou menos 1000 pessoas. Hoje um show grande, você pega aí nem sei 100000 pessoas. 100.000 pessoas é uma coisa surreal. Você acha que alguém ali tá em algum Momento? Primeiro que quando começa o povo
já tá tudo bêbado, né? Ô doido, que marca para começar eh 11 horas da noite, abre os portões às 3, aí a última atração entra à 1 da manhã. É é surreal, entendeu? Eu acho, eu acho que existe hoje, e se a gente for ver bem, existe hoje um excesso de entretenimento sem conteúdo que, eh, leva uma alienação muito grande. E não é por outra razão que a gente não tem gênios nesse século. Qual o gênio desse século? Uhum. Tudo que tá aí hoje, raio laser, celular, satélite, tudo a gente deve aos físicos do início
do século passado. Tudo. A gente tem Tesla, não tem ninguém, ninguém. Esse esse século não tem um um gênio. Porque para se criar um gênio, você tem que ter eh silêncio, você tem que ter horas de solidão. É muita lapidação, né? muita lapida não se faz um gênio. Então as pessoas falam: "Ah, não, mas hoje eu tenho o celular". Sim, mas tudo que levou a criação do celular tá no século passado. Você tá aprimorando, simplesmente tá pegando uma coisa e lapidando. Não tem nenhuma criação. Porque a tecnologia por si só e a evolução vai acontecendo,
né? Então as pessoas vão naturalmente melhorando aquilo que elas usam. O computador, né? Foi, foi aquele teve até um filme que foi o jogo daquele cara que foi O da matemática, né, do Allan Touring. É isso. Jogo da imitação. Joging, o jogo da imitação. Você vê toda a programação da linguagem eh digital que é binária, foi ele que fez. Foi ele. Tudo que tá num computador até hoje, tudo que tá sendo desenvolvido a partir daquele tudo a partir daquilo. Sem aquilo não poderia nada. Tudo numa linguagem digital é binário, é zero e Um. Qualquer mensagem
é uma combinação de zeros e uns. Sim. E aí o que que a gente faz hoje? Por exemplo, isso eu gosto muito de colocar porque eu vejo acontecer e vejo que as pessoas não estão vendo. Eh, você viu como hoje as pessoas estão radicalizadas em todos os sentidos? Não tô falando só política, não. Qualquer área, qualquer área. Por quê? Você não pode mais tanto faz alguma Coisa. Ou você ama ou você odeia. Você não tem personalidade, você não se posiciona, você tá em cima do muro, cima do muro, tá passando pano, você tá Não, eu
eu gosto muito de falar assim, olha, na minha opinião, eu acho, porque as coisas mudam e eu posso mudar, eu quero até fazer liberdade. Várias pessoas quando falo isso me mandam coisas assim: "Não fale mais isso, tira o poder da sua influência. Eu quero ter poder, alguma coisa". Entendeu? Tipo Assim, eu acho mesmo. Pode ser que daqui a 10 anos eu falo, gente, o que eu achava tava tudo errado. Eu quero ter o poder de mudar. Exatamente. Então, o que que tá acontecendo hoje? As redes sociais, elas que são a grande praça de discussão de
tudo. Sim. Desde a cor do biquíni a a as eleições. Quem é que comanda as redes sociais? Inteligência artificial. Sim. Que é binária. É sim ou é não? Então, se eu curtir um comentário seu, aquela inteligência artificial parte do princípio que nós somos afins. E aí ele só me mostra o que você posta e eu deixo de de de ver outras pessoas. Então, as pessoas estão se degladiando e não estão vendo que nós estamos sendo manipulad por uma inteligência artificial que não tem sentimentos. Sim, sim. Totalmente. E a gente Não sou contra as redes sociais,
mas a gente tem que ter estamos todos utilizando. Exatamente. Mas a gente tem que ter a sabedoria de, tipo assim, esse essa máquina ela não tem sentimentos, né? Tem uma opção de gente que de repente eu vou ver, eu não, eu não vejo mais postagens de pessoas assim, amigos. Falou: "Gente, o que que aconteceu? Eu vou lá tem que seguir de novo". Porque deixou de Seguir, que a bolinha lá dos stories fica lá para trás ou deixou de seguir ou some ou então tira mesmo. Aí você vai ver, ah, porque ele não tinha muitos seguidores,
tá? Mas eu quero a opinião daquela pessoa, sabe? Essa coisa que a máquina não tá nem aí com seu afeto pelas pessoas, sim. Sim, pela entrega. Nada. Pela entrega. Então, assim, não Sou contra nenhuma evolução tecnológica. Eu acho o contrário. Eu acho que uma da coisa do ser humano é a gente tem que se reinventar de tempos em tempos. Por isso, pra gente ser atemporal, a gente precisa se reinventar. Não adianta ficar tipo assim: "Ah, tudo aí que tá uma porcaria". Não. Você imagina Platão ou Sócrates com Twitter na mão, com uma rede social na
mão. Não imagino eles usando. Mas seria maravilhoso jogar umas mensagens todo dia epiteto. Olha que coisa linda. Eles iam levantar de manhã, não precisa nada. Eu acho que eles seriam low profile, sabe gente? Eles iam deitar e rolar o poder de influência. É o que acontece hoje não é isso, né? É. E a gente tá cada vez eh menos exercitando a nossa atividade cerebral, né? E não se sabe no futuro quais Doenças neurológicas que a gente vai ter cada vez mais cedo, né? Eh, alguém falou pra gente, acho que foi o marido da Gretin que
falou pra gente que tem um estudo que os jovens cada vez mais cedo vão ter Alzheimer e outras doenças, porque a gente diz, bem provável que isso ocorra. É, como gênios, onde estão? Sim. Outro dia não sei quem falou, um um Menininho chegou para mim, não, mas o inventor do Face tia, eu falei: "Não, isso não é genialidade, amor. Genialidade é aquilo que muda a história da humanidade. Tudo bem, pode ter até mudado a forma de relacionar, mas isso não salvou vidas, né? Tipo assim, eu tô muito mais interessada no cara que vai eh trazer
a vacina anticâncer". Uhum. Isso vai mudar um paradigma de longevidade. Então, até essa coisa da Gente mostrar pras crianças, quem são os heróis de verdade? Que nem a Ester Sabino, que descobriu a sequência do genoma do coronavírus. Exatamente. Isso é genialidade e isso é alguém compromissado. Porque assim, como ser humano, a gente não veio aqui para ser feliz, nem para eu mereço, né? Eu mereço, eu mereço, eu mereço. A gente vê aqui para evoluir como ser humano, não precisa nada. Qual é a função do Sol? aquecer para gerar vida, não é isso? Nós também somos
parte da natureza. Nós também temos uma função. A única diferença é que nós foi nos dado o direito de escolher como exercer essa função, de ser ser humano. A gente nasce humano, mas ser humano é quando eu tenho valores, virtudes, ou seja, pratico esses valores e tenho fator de soma. Ou seja, a minha vida tem que somar para mim, mas tem que somar coletivamente. Isso é a função do ser humano. Uhum. E a gente não tem exercido essa função. Uhum. A gente tá simplesmente humano. E você tava falando de solidão, cada vez menos também as
pessoas estão conseguindo ficar sozinhas. É, é o que a gente tava falando de grupos, mas as pessoas, por exemplo, na pandemia, muita gente Surtou porque não conseguia ficar na própria companhia, que foi essa essa questão da da solitude, né? É, as pessoas não sabiam o que que era solitude. A solitude é esse conforto. Eh, por exemplo, quando eu escrevo, eu fico muito sozinha e é fundamental para que isso ocorra. Eu só passo a dividir a minha escrita quando eu acabo e aí eu começo a dar para pessoas, amigos, assim, lê isso aqui, vê se tá
legal, lê Isso aqui, quero uma crítica sincera e de pessoas que vão ser sinceros, né? Eu tive a minha primeira empregada se aposentou na minha casa e era muito interessante que eu falava assim: "Lê isso aqui Vânia". Aí ela lia, eu falei: "Como é que tá?" Ela falou: "Olha, eu não entendo muito, mas eu sinto que é bacana essa energia e a opinião dela importada, né? Era opinião." Aí eu falei: "Pera aí, mas eu vou tentar escrever de uma maneira Que você entenda". Aí eu botava ela, agora eu entendi. Então é uma referência de uma
pessoa que não vai falar tipo: "Ah, não, tá ótimo, né?" Porque assim, sempre que eu comecei a escrever, meu objetivo não era escrever pros meus colegas, meu objetivo era escrever pro público geral. Sim. Era escrever sobre eh neurociência, sobre funcionamento cerebral para quem não entendia, para que a pessoa pudesse Ler, ir no médico e questionar: "Ah, eu li isso aqui, isso faz sentido? Não faz sentido, como é que eu sei se eu tenho isso ou não?" Então isso eu acho que é esse fator de soma que não dá para você não dividir o conhecimento. Perfeito.
Tem uma outra coisa que eu queria te perguntar também. Eh, eu não tô lembrando o nome exato, mas você me ajuda. Eh, eu tenho visto muitas publicações, provavelmente em TikTok, Assim, de gente eh falando a respeito de um tipo de relacionamento tóxico, que é eh não é gas ling, não eh não é egocêntrico, é tipo quando a pessoa é narcisista. Caramba, não tava conseguindo lembrar. Narcisista narcisista. Como é? Qual é a diferença do narcisista, por exemplo, para outras psicopatias? Uhum. E é como como a pessoa se o que eu Quero dizer assim, o narcista ele
tem a maldade também, ele quer mudar, é diferente do psicopata, ele tem a emoção, eh, entender exatamente o que é, como lidar e como a pessoa, se tiver a intenção dele, pode se reconhecer como uma. Olha só, eh, o narcisismo também é um transtorno de personalidade, tal qual como a psicopatia. Que que é transtorno de personalidade? a pessoa já nasce com aquele jeito, tá? Eh, quando a gente Fala transtorno de personalidade, é uma maneira da pessoa ser e de ver o mundo e ver os outros ao redor. O narcisista é aquela pessoa que ela realmente
se acha muito especial. Ela se acha ela, ela se acha melhor do que os outros, merecedora de mais coisas do que os outros. Eh, ela acha que você tem que ser aplauso para ela. Ela quer plateia, ela quer importância. Então, o narcisista é que ele chega num grupo, as pessoas não dão atenção para ele ou tão falando com Outro, ele levanta e vai embora. Ou ele faz um showzinho ali, tipo assim, não sei o que que você vê naquela pessoa. Você não pode falar mal, você não pode falar bem de ninguém, que o narcisista logo
fala: "Não sei, acho estranho, não vejo isso." Você fala: "Como não?" Aquela pessoa super engraçada, super. Não, não achei tanto assim não. Porque não falou dela. Exatamente. Mas piada muito sem graça. F Sim, mas não precisa. Piada sem graça Também às vezes é engraçada. Por que é sem graça, né? E aí é esse, ele quer plateia. O psicopata não, mas tem uma coisa que que tem em comum nos dois. Nem todo narcisista é psicopata. depende do grau de narcisismo, mas todo psicopata é narcisista, porque todo psicopata ele se acha o maioral, mas ele se acha
e age como sim. Por exemplo, eh, o Ted Band, que foi um dos maiores cais que ele do que a gente Já teve notícia, né? O Ted Band americano, ele simplesmente dizia literalmente: "Eu sou Deus". Aí as pessoas, mas como ele falava isso? Sério? Sim. falava sério. Acreditando que ele acreditando. Porque eu defino a hora que uma pessoa morre. Quem define a hora que uma pessoa morre é Deus. Sou eu que defino. Eu vejo ali a vítima implorar para viver. Eu que determino o último suspiro que ela vai Dar. Aí você fala: "Isso é um
narcisista?" Sim. Meu Deus. Uhum. Agora ele é o o narcisismo tá embutido no psicopatia. Uhum. Mas ele pode ser eh sozinho também, mas ele pode ser sozinho. Então pode ter uma na psicopatia, ele é um sintoma. Entendi. Ele sozinho é um transtorno de personalidade. Mas ele quer dizer que ele seja psicopata. Exatamente. Ele po, então ele pode ter sentimento. O narcisista pode. Pode. Por ele. Tô zoando. Por ele. Eu me amo. Eu me amo. Pode pode ele pode porque aí você tem graus. Agora, se ele começou a a a ser perverso nesse narcisismo, ele já
tá Caindo dentro da psicopatia. Como que a pessoa reconhece se ela tá num relacionamento com o narcisista, por exemplo? Qual que tem algum, meu amor? Nada do que você fale é interessante, você não tá entendendo. Não tem diálogo com o narcisista. Ele sempre é o centro. Sabe aquele cara que você sai, ele fala dele o tempo todo. Mas assim, não, porque eu não sei o qu. Tá, tá tá. Não, porque no meu trabalho, porque hoje aí você vai falar assim: "Nossa, eu tô tão cansada, mais do que eu você não está. Não é possível, porque
eu fiz isso, isso, isso, isso." O narcisista não deixa você falar nada. Ou então você pode falar do tipo, você tá bonito, nossa, o seu corpo tá tão bacana. O narcisista, ele deixa você falar dele. Dele. Exatamente. Ele deixa você falar bem dele, né? Ele não tem uma preocupação então assim com eh com você Se sente, por exemplo. Não, se você diz assim, preocupação é tipo assim, você pode se sentir bem para me elogiar ou para me servir. Uhum. É muito difícil um narcisista mudar. E tem pais narcisistas também, né? Tem esses casos. Tem narcisista
puro. Sim. Mas mesmo assim é muito difícil porque ele não tem um ouvido para o outro. Ele pode até nem fazer maldade. Não tô falando, tá? Porque não é um psicopata. Exatamente. Ele pode não fazer maldade, mas olha coisa insuportável você viver com uma pessoa que não se importa com o outro. Que loucura, que tudo dele é melhor, tudo dele é maravilhoso, tudo dele Que ele sofreu mais, ele tá mais cansado, ele sempre mais. Sim, tudo. Nossa senhora. Ou então do tipo, o narcisista faz muito assim, se se você é uma pessoa muito legal e
ele saca, todo narcisista é invejoso, né? Ele não pode ver o outro brilhar, aí ele começa a denegrir o outro. Não, você fala isso, sabe? Tipo assim, eh, homem narcisista com determinada mulher, ele cata uma Celulite para acabar com a mulher, sabe? Tipo assim, celulite é a coisa mais feminina que existe, né? Nunca vi não ter. Existe um signo que tem é mais propenso. Ô Felipe, olha só, você está aqui com duas leoninas, só te falando isso. Olha só, olha só. Ah, são vocês duas são leoninas? É, As duas leoninas. Mas engraçado, eu não acho,
eu não acho os leoninos narcisistas. Eu acho os narcisistas. É, eu acho engraçado, eu me dou muito bem com leonino. Me dou muito bem mesmo. Qual o seu signo? Áries. Eu me dou muito bem. A gente a gente é signo de fogo. É, eu não entendo muito, tá? Eu eu vejo pelas minhas estatísticas ali com os Pacientes. Eh, se eu tivesse que apostar, eu falaria um signo, mas vamos ver. Eu acho que seria mais escorpião. Escorpião. Eu também pensei, eu ia falar isso. Foi muito engraçado. Teve uma vez eu eu fiz um mentes em pautas
lá no meu canal no YouTube falando sobre signo, porque o Alex, que é o psicólogo que trabalha comigo, falou: "Ah, vamos falar sobre falei: "Eu não sei nada". Aí ele falou: "Então vamos falar que você não sabe nada". Aí eu comecei, então eu comecei a lembrar de pessoas. Eu falei: "Bom, o que eu conheço desse signo é é isso, isso menina deu um montão de visualização, as pessoas acharam existe." Então, gente, eu sou descorpião. Olha, tem grande chance. O jogo virou, né, bebê? Grande chance. É porque o leonino, eu sei, eu sei que tem essa
coisa do leonino vaidoso, orgulhoso e Tudo mais, mas o leonino ele é muito mais briguento pro bem, ele é muito mais protetor, tem super coração, é ele é muito mais a Eu brigo, eu sou muito briguenta, mas você não vai me ver brigando para prejudicar, você vai me ver brigando para proteger. Se eu se eu tiver numa situação em que, ah, aquilo ali eu posso fazer para [ __ ] o outro, eu vou dormir. Agora, se você mexer com alguém que eu gosto, independentemente do nível de gostar, é alguém que eu Gosto. Você tá mexendo
com essa pessoa, cara? Aí você vai proteger. Nossa. Aí eu acho leonino solar, eu gosto, tem uma alegria. Por exemplo, o o Alex que trabalha comigo, o Alex, quando o Alex não tá por algum motivo, o consultório fica meio triste, sabe? Falta um sol para chegar ali, né? Ele sempre brincando, ele ajuda todo mundo, pelo contrário, até se ferra de tanto que ajuda, né? Se alguém contar uma história Triste, ele já fica. Eu falo: "Menos, menos, que eu acho que você é mentira". Entendeu? Que ariano é mais racional. Leonino é generoso e leal. Então, muitas
vezes a gente coloca a outra pessoa na frente. É, tem leonino narcisista, mas aí é porque a pessoa é narcisista. Não, eu acho que tem leonino vaidoso. Vaidoso. Entendi. Não acho que seja narcisista, que a vaidade é diferente. É, É, eu sou a vaidade é diferente, porque a vaidade não quer destruir o outro, é, é você querer ficar se sentindo melhor com você mesma. É, e até na vaidade ela é diferente. Eu já falei isso aqui algumas vezes, eu não sou tão de me cuidar, não sou, mas eu tenho uma vaidade tipo intelectual. Você quer
me ver, a pessoa vai, eu escrevi um texto, a pessoa vai, nossa, que texto [ __ ] fal, obrigada. que é uma vaidade super bacana, né? Sabe, eu fico essa piada, ai, obrigada, sabe? É, é o meu momento. Eu falo: "Ai, gente, que legal, eu pensei isso sozinha". Então, a minha vaidade mora nesse lugar, sabe? Eu não sou muito de roupa, não sou muito mesmo, não ligo. Mas eu tenho a minha verdade, eu sei que eu tenho, eu sei que eu eu sei onde é o meu pecadinho ali. Eu conheço. Mas não chega a ser
um pecado porque é para você. Uhum. Sim. Você não você não tá buscando ou tirando nada de ninguém, entendeu? O que eu tô falando? movimento seu. Uhum. Né? Isso não é não traz uma coisa pejorativa ou negativa. Sim. Mas é impressionante como algumas pessoas associam essa característica com o negativo, né? Muitas pessoas associam isso, falam: "Ah, aquela lá é narcisista, é Egocêntrica demais". Entendeu? Porque a gente perdeu a capacidade de de ver o amor próprio e incentivá-lo. A gente sempre acha que o outro tá só, ah, então ele se ama. Ah, tá se achando. Ah,
quer passar por cima dos outros. É, então é superior. É o amor próprio. Escorpião é horrível. Escorpião, além de ser narcisista acha que é o melhor cara de cama que existe na face da Terra. E olha, vou dizer que não é porque já passei por lá. Eu não posso dizer, já passei por lá e devo dizer que os arianos põe o escorpião no bolso tirando o outro. Você tá com escorpião no bolso? Sabe o que que é? Que o escorpião ele quer fazer muito mais performance. né? E o ariano gasta mais tempo em fazer e
não falar. É isso, é isso. É verdade. Devo Concordar. É verdade. Devo concordar. Mas aí não fica fazendo propaganda enganosa. Escorpião é propaganda enganosa. Você tava falando de psicopatas narcisistas também. Tem aquele caso do caso Versace. Versace, né? Sim, sim, sim. Qual nome? Andrew Kunan é o nome do do cara que assassinou. Sim. No caso é Versatil ou Versace? Versatile. Versatile. Versatilate. Sempre eu vi como Versatilate. Qual que é esse? Eu não tô lembrado. Teve uma série, né, que passou uma série daquele estilista, aquele estilite, o Versace, aquele que era que tinha uma uma marca
que era era super colorida, super diferente. Eu acho uma medusa. Isso, uma medusa. Sim, de quadriculados meio labirintos assim. Bem bem bem Diferente, caríssima, hoje em dia existe ainda. Existe, existe. A irmã acho que ficou Exato. Ficou com a família. Eh, ele foi assassinado por um por um psicopata. Eh, esse psicopata, o Andrew, assassinou outras outras quatro pessoas, se eu não tô enganada. Todos foram casos amorosos dele. Todas essas outras pessoas tiveram algum relacionamento. Só o Versatil que nunca foi provado que eles tiveram Alguma proximidade. Ele conheceu o Versatil uma vez num evento e ele
colocou na cabeça que o o objetivo final da vida dele era matar esse cara. foi atrás dele, mudou de cidade, foi atrás do cara, seguiu ele e uma vez quando ele tava indo comprar jornal na banca, deu dois tiros nele. E você vê que isso é versasso mesmo. E você vê que isso pro psicopata é literalmente uma obra de arte. Por Exemplo, ele ele botar na cabeça que vai matar o auge, vai matar aquilo para ele é um feito. Sim. Tem um livro que eu não me lembro, eu me lembro o nome do livro, não
do autor, de um inglês, de um psicopata inglês que eh contou a história dele toda antes de morrer, que ele já ia para ser morto. E aí o livro dele é Tanto a fazer. Hum. E aí você vai ver, ele literalmente acha Que ele deu sentido à vida daquelas pessoas que ele matou. Sim, ele acha abra, ele acha aquela vida medíocre que aquela mulher levava. Eu dei liberdade para ela, eu dei a liberdade para ela se sair dessa vida medocre e eles têm essa visão. Meu Deus, cara. Ai, como é o nome daquela série? É
como a mulheres, como mulheres matam. É esse o nome da série? É, eu não sei. Pesquisa para mim. Acho que é esse que aí tem a primeira temporada e a segunda. A primeira temporada é maravilhosa, incrível. Se você já assistiu a primeira temporada, pare nela. É, a segunda temporada ela é horrorosa. Aham. Mas eh tem tem uma situação na segunda temporada que é um cara que ele tem essa essa coisa assim, tipo, ah, eu resolvi resolvi o problema dela, só que ele eh Ele começou com a mãe, tipo, a mãe era muito doente e tal,
e aí a mãe faz ele aplicar a medicação para ela, porque as mulheres matam. Essa é a primeira temporada. Fiquei fique nela. Não vê a segunda não, que a segunda é horrorosa. Mas tem esse detalhe na segunda desse cara que ele eh ajuda. Ele fala assim: "Não, eu eu ajudei a pessoa". Então ele conhece pessoas, ele tá aqui vivendo, tá aqui vivendo, tal. Ele conheceu alguém que a Pessoa, ah, eu sou muito triste, eu sou muito sozinha, eu tô muito doente, ele vai e mata a pessoa. Daí fala: "Não, mas eu ajudei ela." É, mas
é engraçado que a gente t prazer em matar, né? Sim, existe um gozo. É isso que as pessoas não entendem. Por exemplo, para um psicopata, matar com requinte de crueldade é muito melhor do que fazer sexo. Gente, pelo amor de Deus, Vocês estão transando errado, gente. Não é, mas é porque assim, é totalmente diferente mesmo. É outro prazer para eles, né? É outro. O prazer deles tá num outro nível que a gente é inimaginável pra gente. Uhum. Mas é assim, porque é subjugar o outro e não dar prazer. Sim, é totalmente diferente. E e o,
por exemplo, Norman Bates, sabe Da que tem também? É psicose, né? Psicose também. A série Baites Motel, que que retrata isto e ele amava muito a mãe dele, ele era obsecado pela mãe dele e ele mata a mãe. Sim, mas ali você vê que é um amor do se transforma nela. Exatamente. Tinha, tem uma síndrome que chama, eu esqueci agora, que é essa síndrome da simbiose materna, literalmente síndrome da simbiose materna. Vê se consegue achar aí. Síndrome da simbiose materna. Era um amor meio tóxico, meio doentil, né? É. Então, é como se ali ele já
tava numa psicose fora da realidade que a para ele ser a mãe, a mãe tinha que deixar de existir. Sim. E aí tem uma lógica psicótica. Sim. Por exemplo, eu quero ser você. Sim. Eu tenho que matar você para assumir seu Lugar. Isso por uma pessoa psicótica. Sim. Que loucura. Só que ele nem percebe que ele tá fazendica. Não tá, Cris. Só foi um exemplo. Gente, eu tô com um pouco de medo de ir embora. Olha, eu não tô ouvindo vozes aqui falando comigo, me mandando fazer isso. Não. Vamos lá. Simbiose psíquica entre mãe e
filho. Exatamente. Eu peguei umato. E é uma coisa assim que o olhar pra mãe é totalmente diferente. É uma coisa muito difícil, é raríssimo. É, mas o o Bait seria isso. Sim, exatamente isso. Nunca foi falado isso. Sim. E ele nem consegue dizer que a mãe morreu, não. Ele não consegue. Ele não percebe que porque a mãe ainda vive nele. É, tá viva. Tanto que o nele e o corpo Tá lá na casa. Exatamente. Isso é psicóo. Uma pessoa que que mata uma pessoa, move, a mãe, bota na cama, tipo, como se ela tivesse vivona,
o irmão dele vai lá, ele tá vestido como a mãe, fala como a mãe e fala: "Mas eu estou viva". Isso mesmo. E não percebe que ele matou a própria mãe. Ai meu Jesus. É uma loucura. Jesus. É. Psicose é uma coisa também Muito louca, gente, assim, porque a psicose é uma realidade que só é realidade para o psicótico e não para todos nós que estamos em volta. Sim, eu lembro bem e no Rio de Janeiro aconteceu mais ou menos no início da da de do ano 2000 ali, eh, tinha um médico chamado Roco, ele
era gastro. Uhum. E o, ele tinha um paciente que surtou, né? E ele não sabia que o paciente tinha Surtado por uso de droga. E esse paciente foi, chegou, doutor Roco, eu quero que eu me faça uma endoscopia agora. Ele falou, falando: "Volta amanhã que hoje você não marcou o horário, tá? Tá, tá". Não é agora que eu só tenho que tirar o chip que botaram em mim. Aí ele olhou, falei assim: "Olha, faz o seguinte, eh eh vai na Dra. Fulana e volta amanhã que a Dra. Fulana era a psiquiatra do do rapaz. E
ele virou, ele falou assim: "Senhor, não vai fazer?" Ele falou assim: "Não vou fazer amanhã, você volta amanhã." Ele falou: "Mas se eu não tirar esse chipe agora, eles vão me achar e vão me matar." Uhum. Ele virou, voltou duas horas depois, matou o Roco. Matou porque ele tinha convicção de que tinha um chipe nele e que o Roco poderia tirar com Mas era uma certeza que ele não ia ajudar ele. Então, exatamente, era uma certeza absoluta. A Psicose é uma certeza. Sim. E ela e e assim, ela pode ela pode ter picos, como por
exemplo, assim, desse ele teve um surto, né? Mas ele já vinha, ele já vinha em psicose, é isso? Não, ele já tinha tido episódios psicóticos com uso de droga. Só que tem que você, assim, um primeiro episódio psicótico, se você trata muito bem e elimina a causa que provocou, você pode nunca mais ter. Se você passa a ter um segundo episódio, já fica mais Difícil. A partir do terceiro episódio, não tem mais volta. Nossa, entendi. Que a psicose é como se fosse uma quebra de um vidro. Você não cola ele de novo. Naquele filme Relatos
Selvagens, que tem vários picos de reações ali, ali são só reações extremas de estresso. Uhum. Ou tem nuances de psicose ali? Porque, por exemplo, um estresse absoluto, eh, pode levar algumas personalidades, como por exemplo Borderline, fazer um quadro psicótico, mas é uma psicose primeiro que tem um fator desencade rejeição. E ela é muito curta, ela dura tipo uma semana, é diferente de uma psicose que abriu e você vai vendo que a coisa vai aumentando, porque ali a gente tem a gente tem situações, por exemplo, a do Você já assistiu o filme do Renato selvagens? assistir,
não me lembro muito, mas são vários casos, são vários casos. Então, só para Esclarecer assim, por exemplo, a gente tem o caso do avião, que é um caso em que houve uma eh a pessoa arquitetou aquela situação, né? Todas as pessoas que estavam no avião tinham uma relação com uma terceira pessoa. Ele arquitetou aquele encontro de todas aquelas pessoas dentro do avião. Então eu entendo assim, teve uma preparação, teve um, sabe, a pessoa se dedicou a fazer aquelas pessoas estarem ali. Beleza? Na outra situação é do nada é a pessoa que tá ali No trânsito,
se meteu no no confusão ali no trânsito, explodiu. Então tem tem umas situações que são agudas e crônicas que você tá colocando, por exemplo, um dia de fúria, você lembra daquele filme Douglas? Aquilo foi uma psicose aguda. Uhum. Ele não vinha, foi um episódio. Exatamente. Ele não vinha, ele vinha no estresse, no estresse, no estresse Absurdo. Por exemplo, a gente tem hoje vários profissionais com sínoma de burnout, principalmente o pessoal ligado da área médica, que na pandemia não podia voltar para casa. Gente, o que aconteceu com com os médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagens e pessoal
que fazia faxina, limpeza dos hospitais, foi uma coisa de maluco. Sim. As pessoas não têm noção o que teve de colega deprimindo, tendo momentos psicóticos totalmente a gente chama de Psicose breve, porque não tem uma tendência psicose foi exaustão daquele cérebro e só vendo coisa ruim, né? Eu comecei a terapia agora a pouco, né? Fiz duas sessões, primeira vez na minha vida e o meu psicólogo tava falando que de um ano para cá nunca tantas pessoas procuraram ele por burnout. É uma é uma coisa que a gente ainda vai ter que pesquisar porque assim já
era alto o nível em 2018, em 2019, não precisa Nada. Em 2018 a Organização Mundial de Saúde decretou um ano de combate ao suicídio. Sim. Entendendo 2018. E naquele momento, isso são dados da Organização Mundial de Saúde, você tinha um suicídio a cada 40 segundos no mundo antes da pandemia. Depois da pandemia se agravou muito, com certeza. Porque deu os dados. Sim. Porque tem uma outra coisa também, o Suicídio não é divulgado. Uhum. Porque não pode, né? E que eu acho que é errado, sabe? Por quê? Eu não sou contra. Eu acho que a forma
como divulgam é errado, porque só divulgam suicídio. Por exemplo, todo dia tem suicídio, mas só divulgam quando tem alguém conhecido. Aí as pessoas formam aquilo, é como se fosse assim: "Ah, fulano não aguentou o mundo cruel e suicidou, faz aquilo. Quase uma coisa romântica. Uhum. Isso é ruim. Sim. Romantizam o suicídio. Romantizar o o ato de suicídio, porque o suicídio é a coisa mais antinatural pro cérebro, tá? E o cérebro ele faz tudo para sobreviver, o suicídio é oposto, né? Então eu eu sou contra, eu acho que a imprensa eh ela tem que arrumar um
jeito da gente falar, porque assim, é uma epidemia, tá? É uma pandemia Silenciosa. Silencios não, mas falar do jeito, tem que falar do tipo, 90% dos suicídios são evitáveis. Sim, são evitáveis, sim, porque são consequências de depressão não tratada, de bipolaridade, maior índice de de suicídio entre bipolar. Sim, porque o bipolar ele vai da de uma euforia, quando ele cai no na depressão, ele cai num fundo tão forte que ele pode Ele pode realmente me falaram isso uma vez, que a pessoa que ela tá acostumada com a nuance, é mais difícil ela cair e não
conseguir levantar. Exatamente. A pessoa que tá que não tá acostumada com a que tá sempre bem, hora que cai é mais difícil de é que nem coração, né? Por exemplo, eh eh entre 30 e 40 anos você ter um infarto agudo é muito mais mortal. Sim. Por quê? Porque depois de 40 anos você começa a fazer a tal da circulação colateral, que o coração já vai ficando mais rígido, o próprio organismo vai criando novas circulações, como vai criando as veiazinhas. Uhum. Gente, então o que que acontece quando tem um infarto mais velho? Já tem circulação
colateral sustentando. Uhum. Porque já tava meio que o corpo já tava se preparando pro envelhecimento para essa para esses Eventos. Agora quando a gente tá aqui jovem, o coração lá tá tá tá se tem um infarto é má ele geralmente é fatal. Sim. Eu vi no no Twitter alguém escrevendo, chegaram aqui no hospital, chegou uma jovem de 23 anos, caminhando lento, com uma dor no peito, não tava se sentindo bem, enfartou, faleceu. E outra coisa que a gente tem hoje, Yasmin, Que me preocupa muito, a gente tá tendo um boom de câncer de fígado e
de infarto em jovens, álcool, por conta, não só álcool, álcool anabolizante. Nunca se usou tanto anabolizante. E mulheres, né? Nós somos mais e mais você, por exemplo, a nossa constituição física tem muito mais tecido de gordura do que os homens, porque os homens têm mais testosterona e A gente tem mais estrogênio. Ok? Que que acontece? Você hoje vê mulheres com zero gordura. Aquilo não existe sem bomba. como também os homens depois de uma certa idade, aquilo não existe sem bomba. E não é bom pro corpo não ter gordura nenhuma. Não pode, porque a gente precisa
de gordura para fazer hormônio. Sim. Por exemplo, uma menina anoréxica, que Que acontece com a menina anoréxica? Deixa de menstruar, porque ela deixa de ter hormônio. Uhum. Então, o que que acontece hoje? Hoje há uma uma epidemia de uso de de hormônios que você vê, você sabe, eu pelo menos sei direitinho quem eh toma, repõe. Uhum. Ou quem usa como essa coisa de aumentar força física, eh eh aumentar oxigenação. Aquilo ali hoje é responsável pelo maior índice de infartos agudos em jovens e câncer de fígado. Meu Deus, meu Deus. Então hoje você tá pegando um
cara de 42 anos, porque leva mais ou menos 10 anos se você usa muita bomba para você ter um câncer de fígado. Então quando você vai ver e câncer de fígado é silencioso. Quando você vai ver já tá em metástico, mas é a busca pela estética padrão. E por isso que muita gente também tá Morrendo em mesa de cirurgia. Com certeza. É. E é isso que fal um outro assunto que a gente devia também trazer um profissional para tratar. Exatamente. Exatamente. Sabe por assim, eh, e o pior que você vê o seguinte, que é esse
padrão que vende. Eh, eu tenho, por exemplo, eh, e como e como as redes sociais é fake, né? Se fake fosse processo, eu nem sei como é Que ia ser, porque a quantidade de pessoas que hoje estão ali nas, eu digo que 90% da rede social é fake, eh, falando coisas, dizendo coisas, eh vendendo eh fórmulas mágicas de felicidade, de como ficar bem fazendo um exerciciozinho, tá? Tá, tá. 90%. Tem aquele negócio que parece clichê, mas existe, né? Que a positividade tóxica. Totalmente. Não, não é clichê não. Não é não. Não é verdade. A positividade
tóxica é a pior coisa que tem a tal da ditadura da felicidade. O que que é a ditadura da felicidade? Você não pode falar nada que não seja muito legal. Você tem que contar coisas extraordinárias. Aí você, vamos lá. Positividade tóxica é caldo de cultura para narcisistas. Uma coisa tá ligada a outra. Meu Deus, cara. Entendeu? Total. É um movimento. E aí as pessoas falam: "Brasil, gente, é um movimento global. Global, né? Eu hoje acho tão engraçado que as pessoas falam: "Não, mas aqui no Brasil eu falei: Gente, então vocês não estão olhando sim, o
universo ao redor?" Sim, sim. Até porque a gente nunca foi criador de tendência, né? Vamos lembrar. Exatamente. Tá copiando tendência há muitos e muitos anos. Hoje você vê um um o Putin, eu não tenho dúvida que o Putin é um psicopata do O narcisismo no Putin é uma coisa absurda. Aquela aquelas cenas dele andando no cavalo com os peitos de fora, cara, é surreal, Sabe? E um cara de uma frieza. Aí outro dia eu tava vendo um cara que tava fazendo leitura que ele fez assim e tava com medo. Medo nada, ele tava com aquilo
coisa de desprezo, tipo assim, caguei, vou fazer isso mesmo, é isso que eu vou fazer e ponto. Ele vai voltar atrás. Não, porque assim, ele não tem. Qual é a saída do Putin hoje? Não tem. Ele jogou uma carta mais alta do que não sei quê. Ele não tem medo. Psicopata não sente medo. Ele não Tem nada a perder. Ou seja, se ele se ele eh recuar, ele perde o poderio dele. Ele não vai entregar o poder. Ele não vai. Ele só tem duas coisas. Ou ele vai avançar e realmente fazer uma uma terceira guerra
mundial mesmo, e vai eh ter de parceiros vários outros ditadores. A gente vai viver uma nova era de ditadores psicopatas. Ou então ele se mata para entrar pra história. Se ele tiver todo cercado como fez Hitler. Você acha que Hitler morreu porque tava com medo? Não. Porque morrer para psicopata não tem essa esse peso que tem pra gente. Eles já são deuses. Eles não vão encontrar com Deus. Eles já vivem com ele, né? Então assim, ele morreu para não se entregar, para não dar o gosto pro outro. Sim. para entrar pra história mesmo. Para entrar
pra história. Nossa, que loucura. Nossa. E tanto que ele, o Hitler deixou tudo organizado, né? Tipo assegou pros funcionários, olha, vocês vão, mas antes de ir vocês me botem fogo. E ele se deixou botar fogo. E era uma ordem que tinha que ser cumprida. Vocês vão fugir agora, mas vocês vão me botar fogo aqui. O que que te levou a escrever o Mentes Perigosas? Olha, eh, por incrível que pareça, eu não escrevi Mentes perigosas. Até então eu tinha escrito, eh, o Mentes inquietas, Mentes e Manias, que sempre foi assim, eu nunca me propus, eu falei
assim, eu vou escrever coisas para as pessoas que têm tratamento. Uhum. Né? Foi a minha proposta. E aí, um dia eu tava num programa do Sem Censura da Lê da Naglia, ainda na TV Uhum. Eh, TV Cultura, né? Acho que era Cultura. Eh, e aí a Glória Tava na mesa, Glória Perez. Ai, amo. É uma fofa. A Glória. Eu acho a Glória uma das minhas mulheres mais inteligentes. Eu mandei mensagem para ela convidando ela para ver. Glória, por favor, aceita. É, ela é maravilhosa. Seria incrível. Caminho das Índias foi, foi a Glória, inclusive. O clone.
Glória. Foi Glória. Glória. Com certeza. Salve Jorge Glória. Que ela já denunciou aquela coisa do tráfico de mulheres que ninguém falava. Salve Jorge ganhou o prêmio, por isso e no exterior dupla identidade que seriado que é o melhor, se não viu, vejam qual que é o dupla identidade mesmo que o Bruno Galhaço faz, um psicopata maravilhoso, ganhou o prêmio de melhor série de psicopatia. Eh, já ganhou, bateu o Dexter nos Estados Unidos. Meu Deus, eu vi alguém falando muito bem dessa série esses dias. Dei, eu dei a consultoria também. Foi divino. Agora, bom dia, Verônica
também. A Glória é acima da média. É a pessoa, eu digo que a Glória Morquídea com a força de Leão. Perfeito, né? Ela ela é uma pessoa forte demais, mas ao mesmo tempo sensível demais. Fora da curva. Peçam porque assim, é um show à parte, é muito inteligente, né? uma pessoa muito inteligente. E aí no programa nós estávamos lá e começou a se falar sobre Susana, Susane Vfen na época. Eh, isso foi 2000 e 8, início de 2008. E aí eu falando que não tinha dúvida, que ela era psicopata, tá tá. Como é que alguém
manda matar os pais e vai a um motel, Faz uma festa, dá um churrasco. E aí tavamos conversando e aí ela no final do programa olhou para mim: "Por que que você não escreve um livro sobre isso?" Eu falei: "Sobre o quê?" "Sou psicopatas". Aí eu falei assim: "Não, mas não tem tratamento. Para que que eu vou falar esse troço? Não tem sentido, não vou ajudar ninguém". Ela olhou para mim, ela falou: "Aninha, eu achei, achei que você era uma pessoa mais inteligente". Aí eu olhei para ela, eu Falei: "Por que que você tá falando?
Ela é assim, mas olha o carinho." Aí eu falei assim: "Por que que você falou isso? Quantos por cento tem déficit de atenção TDH?" Eu falei: "6is. Quantos por cento tem toque?" Falei: "Dois." Aham. Quantos por c tem tem psicopatia? Eu falei no todo, entre leve, moderado e grave. Eu falei 4%. Ela pensei que você fosse mais generosa. Aí eu falei: "Dá para traduzir?" Ela falou: "Simples, esse livro vai não vai Ser pro seis, pro dois, vai ser pro 96% identificarem, identificarem, não serem vítimas". Nossa. Aí eu ele ela falou: "Vai ser o seu livro
de maior repercussão social". Nossa. Eu olhei, me calei, eu falei: "Você me convenceu, eu vou escrever o livro". Aí ela falou assim: "Fica com meu telefone, quando você acabar de escrever você me manda". Cara, eu comecei a escrever Isso, eu acho que era maio, abril, eu peguei julho ali, festa junina, me lembro que eu eu ao fundo aquelas festinhas, aquelas festinhas de igreja, é aquelas festinhas de igreja. Eu me lembro que eu acabei, era dia primeiro dia com pipoca escrevendo canjica, baixaria toda. Eu acabei de escrever no dia 21 ou 22 de julho de 2008.
Acabei tipo 1 hora da manhã. Aí eu Falei, eu falei, sabe quando você fala assim, caramba, do dia 21 para 22 ou 21 para 22? Então o livro já é leonino. Por isso que ele é o melhor. Por isso que ele é o melhor. Por isso que ele ele é o mais vaidoso. É o mais vendido disparadamente. Ele tá no Japão, tá no México, tá na Argentina. Aí eu só sei que eu falei assim: "Ah, quer saber de uma coisa? Eu vou passar Logo pro e-mail da Glória". Porque ela sempre falava: "E aí, como é
que tá escrito?" Eu falei andando, andando. Ela me fez uma coisa maravilhosa. Ela me mandou todo o arquivo do processo da do assassinato da Dani. Então foi um caso que no livro tá lá um caso mais detalhado, porque eu tive acesso com muito mais informação e aí eu pude entender muito mais foi. E aí Quando acabou falei assim, vou tomar um banho, mas antes de tomar um banho aí fiz assim, tuf, enviei, tá, tomei banho, aquela coisa. Falei: "Ai, gente, eu acho que eu vou comer uma coisinha, tipo assim, amanhã vou dormir até às 3,
4, 5 horas da tarde". Aí eu só sei que quando eu voltei, plim, ela: "Podemos almoçar amanhã? Eu vou passar a noite lendo o livro?" Eu falei: "Tá bom." "Aonde?" Aí ela no antiquário, 2 horas. Eu falei: "Gente, Eu tenho que dormir porque eu tava morta". Foi no dia seguinte estava ela lá com com o livro lido, considerações com considerações. Maravilhosa, maravilhos. E ela falou assim: "Se eu tivesse lido esse livro, talvez eu não tivesse perdido minha filha. Você tem que publicar isso aqui." Aí peguei aquele livro, nossa nossa. Peguei aquele livro debaixo do braço,
levei na editora. A editora chegou, o editor chefe na época da Objetiva, chegou assim: "Ninguém vai ler esse livro. Que que é isso, Bia? Isso aqui é uma coisa densa, isso aqui é uma coisa, não sei o quê. Eu falei, era o que eu precisava falar, tá? Aí eu só sei que tinha a Isa Pessoa, que era a subdiretora lá da Objetiva, olhou, falou Assim: "Eu aposto nesse livro". Aí eu falei: "Tá aí ela: "Eu vou fazer, o fulano não quer, então a gente não vai fazer uma tiragem de 10.000, vamos fazer uma tiragem de
5.000. Vamos ver o que que acontece." O que que acontece? Liguei pra Glória, Glória, eu faço prefácio. Falei: "Tá bom". Aí tá, sai o livro apenas um prefácio de Glória apenas abriu. Não sabia desses bastidores do livro. Pois é. Ah, ele foi um rejeitado, coitado. No início, ninguém queria saber dele. Aí levei. Eh, ou seja, podia ter crescido um revoltado. Podia ter cresceu o revoltado. Revoltado, mas o revoltado do bem. Ele é o revoltado do bem. E aí eu só sei que saiu o livro, eh, Ana Maria Braga chamou para fazer um mais você, coincidiu
na época com o a, o assassinato, aquele caso dos Nardone. Eu só sei que foi uma Avalanche de coisas foram acontecendo e o livro estourou e aí ele tinha que mandar fazer imprimir 10.000 de semana em semana e a Ida, sempre falava: "Não se esqueça que fui eu que acolhi seu filho". Sim, fui eu que apostei. É, exatamente. Então assim, não era pretensão escrever. Você sabe que eh esse caso dos Nardone, ele mudou o meu comportamento com a minha filha e a família do pai dela. E muda, né? Porque a esposa tinha comportamentos eh estranhos
com a minha filha, que não eram não eram necessariamente violentos, que ela não é doida, né? Eh, mas para acontecer, eu falava assim: "Cara, eu não vou arriscar. Eu não vou arriscar". É porque eh pode ser um surto, pode ser um dia, pode ser um momento em que ela tenha mais ciúme do que ela consiga controlar. Exatamente. Do sabe? E eu nunca mais não mudou ali, mudou o meu comportamento a respeito de deixar a Mariana ir ou não, de quanto dia passar, com quem ia, quanto tempo ficava, sabe? Uhum. mudou meu comportamento ali porque e
é muito isso mesmo, é você e a a frase da Glória para você mexeu muito comigo, porque é isso, é você vê aquilo, falar: "Caramba, por que que eu não tinha pensado Por que que eu não soube disso antes para me proteger disso?" Eu fui ver o o o a sentença do juiz no caso da Dani, cara, ele descreve um psicopata, tanto que ele recebeu mente perigosa. Depois ele falou: "Gente, eu só faltei botar o o nome certo". Porque ele fala, ele descreve literalmente os assassinos com todas as características que tavam. Nem eu tinha visto
isso. Se você é de uma maneira simples assim, para dar a dica para quem tá assistindo A gente agora, que obviamente pra pessoa entender mais seria a leitura do livro todo. Inclusive no final a gente passa certinho como a pessoa pode chegar no livro. Uhum. Mas se você pudesse dar uma dica, sabe, para quem tá assistindo agora pensar: "Eita, caramba, vou abrir meu olho a respeito de Vamos lá, cuidado com pessoas que entram na sua vida de maneira muito maravilhosa, Porque elas estudaram, porque as pessoas não entram na tua vida sabendo qual é o seu
cantor predileto, qual a sua flor predileta". Sabe essas pessoas que entram, você fala assim: "Nossa, mas é minha alma gêmea". Cuidado, alma gêmea é coisa rara, muito rara. Não tô dizendo que não existe, mas talvez ela tenha mudado a personalidade dela para se adequar. Certo. Tanto que no Exatamente. Tanto que eh na Espanha Chamam psicopata de quê? Camaleão. Ah, é camaleão. Que doido. Fulano é um camaleão. Tá falando que é um psicopat. Vai se adaptando a cada pessoa. O psicopata é para cada um que você quer que ele seja. Então você pode aqui fingir que
é uma pessoa e pro outro você é a outra pessoa e a gente tá falando da mesma pessoa. Então ele tem essa capacidade de se transformar no que você quer. Cuidado com pessoas que de disso aí eu já tô achando que a Ana do inventando Ana é psicopata porque tem uma coisa lá que eu não vou falar porque seria spoiler, mas disso aí você já me Porque assim chorar o psicopata chora artisticamente crocodilo chora de comer a presa. É verdade. Por que que crocodilo chora? A glândula lacrimal do crocodilo fica Aqui atrás onde ele abre
a boca. Então na hora que ele vai comer ele chora. Por isso por isso é lágrima de crocodilo. Lágrima falsa. Exatamente. Boa. O psicopata sabe simular uma uma lágrima. Então pessoas que simular não sentir. Então muito encontros muito maravilhosos. Encontros muito maravilhosos, pessoas muito assim, sabe Aquelas pessoas que você nunca viu explodir, que você provoca, a pessoa não tem, não tem uma reação? ou então em situações muito caóticas, por exemplo, um assalto. Eu uma vez descobri um conhecido, conhecido não, um cara que trabalhava comigo como psicopata, que a gente foi assaltado, a reação dele era
zero, acabou o assalto, todo mundo e ele assim, que ridículo. Foi, é, não, ridículo. Vocês daram tudo que absurdo e que não Sei quê. Mas assim, parecia tava analisando o jogo de futebol, sabe? Que assim que nós jogamos mal, os nervosos jogaram mal. E cuidado com as pessoas que tratam mal quem elas não dependem. Incrível. Ah, isso é bom. Observa como as pessoas tratam as pessoas que elas não ganham nada, porque o psicopata ele sabe exatamente para quem ele aparece. Eu digo que o fantasma Sabe para quem aparece. Hum. Por exemplo, eu vou numa festa,
eu acho que os psicopatas acham que eu sei identificá-los de cara assim e não sei porando raio X pro psicopata. Psicopatia é uma história de vida, né? A psicopatia, o psicopata ele se repete os medos. Mas por que que você acha que eles acham que você sabe identificar? Eles procuram você, eles tiram. Não, pelo contrário, se tiver alguém que Que tá devendo alguma coisa, minha filha, eu vou pegar um salgadinho ali. A pessoa rapidinho sai pelo outro lado. Para onde eu vou? Identifica assim, então ela mesmo assim identifica de cara, ou seja, a pessoa querendo
fugir se entrega, mas muito muito suavemente, muito suavemente. Cuidado com pessoas que falam muito e fazem muito pouco. Eu não acredito em nada que as pessoas me falam. Eu quero ver se aquilo corresponde à verdade. Com certeza. Porque assim, se você prestar atenção no que as pessoas fazem, você nunca mais se ilude com pessoas, porque tem gente tem um discurso bonito. Discurso mais bonito do que político, gente, pelo amor de Deus. Uhum. Por sinal, o índice de psicopatia em política é muito alto. As profissões mais, né, políticos entre Os médicos são os cirurgiões. A gente
até entende porque assim, cirurgião é uma coisa que se você chegar ali, abre aquela pessoa, você tem que ter um grauzinho de friza. Ah, são, sim, sim, sim. Pelo amor de Deus, né? Pelo amor de Deus, que as pessoas falam, tenho no ranking advogados. Isso tem a ver com o fato de terem mais cirurgiões homens. Essa frieza talvez. Olha, se você Menos emocional e mais razão assim, pode ser. Não tem nenhum estudo para eu te citar sobre isso, mas pode ser. Mas eu conheço mulheres brilhantes cirurgianas. Ah, sim. Não, não, mas eu digo, talvez essa
facilidade com não se envol não não sentir tanto, sabe? Faça com que o homem queira se tornar cirurgião. É isso. Porque assim, de repente a mul mais racional. Isso, de repente a mulher por ela ter Esse lado mais emotivo. Você tá falando uma coisa interessante, Cris. Por exemplo, eh, eu acompanho muito paciente, não mais paciente que tem pânico, que aí quer fazer uma cirurgia, quer fazer plástico, uma paciente que fez redução eh bariátrica, depois vai fazer, fica com medo. Ah, Bia, pode me acompanhar? Vou, não tem menor problema, só marcar com antecedência. A cirurgia, o
centro cirúrgico do homem Operando é totalmente diferente da mulher. Por quê? O homem operando, agora você tá falando isso, ele fica falando de futebol, ele tá lá operando e fica assim, você viu não sei quem, não sei quem, fulano, não sei que lá. É como se não tivesse um corpo ali. A mulher operando é concentradíssima. Concentradíssima. Eu lembro, Nossa, na na minha cesárea, quando eu fui ter a Mariana, eu lembro perfeitamente. Eu lembro do eu aqui, porque na cesárea você tá acordada e você tá, né, per dural. Se você fez per dural aqui, aqui tô,
tô tranquilona aqui. É só muito frio, porque tava um frio desgraçado. Eu tava com frio daqui para cima. Uhum. Era a coisa mais engraçada, porque A a anestesia pega daqui para baixo e eu tava com tosse, só que aí eu conseguia respirar, mas eu não conseguia dar o o a força do abdom para tir, então eu ficava assim, era a coisa mais engraçada. Todo mundo ria na sala, todo mundo ria, cada vez que eu tentava tci. Mas o que eu que eu ia falar que eu lembro principalmente de eu est aqui e os homem lá
cortando não sei o quê, não sei o quê, não sei o quê. E eles Estavam, te juro, tinha inaugurado um supermercado na cidade e eles estavam dizendo que, ah, porque eu vi o preço do achocolatado nesse supermercado, tava em promoção e aí tava valendo a pena porque no outro, eu juro, eles me cortando, eu estava ouvindo sobre peço cirúrgico lamento, assim, eu lembrei agora de várias cirurgias também, não tinha parado para pensar nisso, como se não tivesse fazendo nada. Eles Falam muito de futebol, eles falam assim: "Você viu que fulano tá comendo aquela mulher assim,
mas é normal". Aí uma vez eu perguntei, falou: "Não é para relaxar, pra gente não ficar tenso". Eu falei: "Tá". E por exemplo, eu e eu falando assim: "Ainda bem que tá dormindo, né? Panicado, tô aqui não." E eu falando assim, falei: "Gente, acontece comigo também. Já a cirurgia de mulher é totalmente diferente. Por exemplo, a melhor cirurgia plástica que Existe é uma mulher chamada Bárbara Machado, que foi sempre o braço direito do pitangui, depois nos últimos 20 anos já era ela, né? Não era mais o braço, era ela. Sim. Então é com ela que
a gente quer conversar. E a coisa é ela é maravilhosa. Maravilhosa. O que que aconteceu? Será que tá tempo ainda em março, Dani? Será que a gente desculpa é porque a gente tá fazendo um mês de março de Mulheres [ __ ] inclusive por isso que você está aqui. Boa e a gente queria tipo assim as picas de cada profissão. Eu posso falar com a Bárbara e temos algumas datas no final do mês ainda. Posso falar com a Bárbara? Vai ser uma honra porque assim a Bárbara é uma mulher pequenininha e eu me lembro que
eu já vi várias cirurgias plásticas que ela fez e Foi a única que eu deixei mexer no meu rosto, né? É claro. Depois que eu vi, eu falei: "Essa". É essa não tem gente. Ela entra, ela bota uma bancadinha, sobe, né? Ela se, ela vem toda vestida como se fosse esquiar, bota aquele óculos de esqui e ela fica quieta, mas não tem um nada nada. Um silêncio é o melhor tempo cirúrgico que eu já vi, porque eu já vi a cirurgia plástica o cara ficar 11 horas operando. Eu falei: "Esse médico é louco, ele tá
esquecendo Que a pessoa tá anestesiada. Anestesia tem risco. Aham. A maior cirurgia da Bárbara, ela tem um tempo cirúrgico exato, não passa de 3, 4 horas, mas assim, com tudo feito, refeito, pode acordar pessoa. Pode acordar pessoa. Meu Deus, inacreditável. Incrível. Inacreditável. O bisturi gosta dela. Não tinha aquela história que a bola gostava do Romário. O bisturi gosta dela. Acho que vem na mão dela e começa. Cara, eu tive um um pequeno acesso de pânico antes de entrar. Eu fiz a Rino e eu já contei pra Yas aqui que eu tive a hora que eu
fui tava tudo certo, era o sonho da minha vida fazer, tava tudo certo, fui lá, guardei dinheiro, ai não sei o que, vamos, escolhi o cirurgião que era conhecido de todo mundo, já Tinha muitos amigos que tinham passado, porque também é coisa, você não vai, né? E aí, OK, tava confiante. Não era de forma alguma medo dele, do profissional, nem do anestesista dele, que são maravilhosos. Eh, mas eu tive um crise do tipo assim, cara, eh, pode acontecer alguma coisa comigo, eu sou mãe, eu tô colocando a a minha vida em risco por uma coisa
estética. Que ridícula que eu sou isso tudo antes de entrar, Antes de não, eu t eu já estava lá riscosto riscado, né? Porque faz toda a marcação aqui, mas ainda não tinha dado a pílulazinha sublingual, não tinha. É porque tem aquela a préanestesia, né, que você fica r e eu sabia que depois desse já tinha você não tem mais volta. Então eu tava lá toda arriscada porque tem marcação que ele faz só para explicar pra galera que tem marcação que Ele manda você sorrir e marca porque ele precisa ver algumas linhas, né? Então eu já
tava toda riscada aqui na cara, não sei o quê. A enfermeira entrou para dar para anestesia que foi foi a injeção, não foi? Aí aí neste momento eu caí em prantos. Eu já tinha deixado carta para minha filha, já tinha deixado carta para todo mundo. Eu caí em prantos nessa hora e aí foi isso assim, ela daí ela, imagina a Enfermeira com maior cuidado do mundo veio, fique tranquila e as coisas estão muito mudadas hoje em dia, não é mais como era antes, a segurança aumentou demais. Geral hoje, centro cirúrgico hoje em geral são dois
anestesistas para se acontece com alguma coisa, com um ter outro. Hoje um bom padrão, você trabalha com dois anestesistas. E você tá falando uma coisa, isso é muito típico de pessoas que são a rimo de família. Essa sensação de se acontece alguma coisa Comigo de alguma maneira a tua ligação com a tua filha é uma ligação de que você sabe que ela não tô dizendo que ela não tem pai, né? Pelo contrário, ela tem Mas é como se não tivesse. Mas dá trabalho do que meu Deus do céu, entendeu? Você sabe o quanto a da
tua responsabilidade assim nesse sentido. Total, total. Mas é isso, sabe? esse pensamento de porque eu acho uma vaidade, que ridícula que eu sou, sabe Assim? E aí, mas enfim, graças a Deus deu tudo certo, eu acho. Eu tô aqui, não é Matrix, não é Matrix, tá aqui, não é metaversa. Não é metaversa. A gente tava falando sobre psicopatia e tem uma pergunta em áudio justamente sobre isso, uma pergunta muito legal que é um cara que é seu fã, o nome dele é Adson, ele é lá de Natal e ele já viu todas suas entrevistas e
ele falou que nunca te viu falar sobre isso, sobre a pergunta que Ele vai fazer. Ele pensou numa pergunta que nunca ninguém te fez. Ele vai perguntar: "Você faz crochê?" Não falando sobre isso. Seria ótimo, né? Eu nunca vi ela falando sobre isso. Qual sua cor favorita? Soltar você é muito bom quando tem áudio na TV. Tá certinho, Dra. Ana, um psicopata, Genas psicopata, correto? Então, o que os pais dessa criança que já mostra esses sinais devem fazer? Eh, nossa, como criar esse filho? E como não é culpa dessa criança nascer assim, com a criação
adequada, ela pode desenvolver algum senso de responsabilidade no futuro e agir no mundo adulto sem prejudicar os outros? Ou essa natureza sempre a fará ser um um perigo? Vamos lá. Adorei. Adorei a pergunta. Adorei. Adorei, gente. Boon. Adorei a pergunta. Adon. Caramba. É. né? A gente vai est, eu vou est lançando um curso online só da sobre psicopatia, que vai ser manual de sobrevivência, que tem um capítulo que é só sobre isso, crianças. É exatamente, né? Como lidar, Como lidar. Menores, perigosos demais, é o nome do capítulo. Nossa. Então, vamos lá. A gente não pode
dizer no Brasil, pelo menos, que nasce psicopata. A gente só pode dar o diagnóstico psicopatia a partir de 18 anos por uma convenção, tá? Mas a gente sabe que o funcionamento cerebral do psicopata é uma coisa que já vem de fábrica, como também a nossa empatia já vem de Fábrica, ou seja, o senso moral, tirando os psicopatas, vem de fábrica. Por isso que um bebê de 8 meses olha para uma criancinha que cai ou um bichinho que se machuca, ele faz assim e ele quase chora. Você já pegou sua filha fazendo isso? Tipo assim, olhar
para alguém, não entender nada, ainda é bebê e alguém tá chorando, ela faz a carinha de empatia de um cérebro que lê o outro. O psicopata não tem isso. Então, a criança que tem essa predisposição para Firmar esse diagnóstico, ele não tem essa empatia. Então, desde muito cedo, o que ocorre em volta dele, que causaria um certo mal-estar na gente, não causa nele. Eu não sei se vocês viram aquele filme Precisamos falar sobre Kevin. Sim, eu vi, né? Então ali tá tá bem explicado isso. Então essa criança manipula os pais, joga um pai contra a
mãe. Eu atendi. Ah, tem aquele do Macalical que não tem Do anjo anjo mal. É isso. Tem um. Exatamente. Tem também. Ele é uma criança psicopata. Psicopata. Isso. Ele é uma criança que certamente vai virar um psicopata, que a gente diz, porque característica, maltrata irmãos, mal tem prazer com isso, maltrata animais. O Dexter, aquele seria Dexter, o o pai chega para ele e fala: "Por que que você matou o cachorro da vizinha?" Porque o cachorro da vizinha parece morto. Aí ele chega: "Foi você, né, De?" Não, não foi não. Por fim ele falou: "Foi você?"
Aí ele falou assim: "Não, porque a mamãe falava que ele latia demais." Aí fal, mas por que que você fiz? Porque eu queria ver ele sofrendo. Porque quando a criança até 6 anos, ela não mente, ela fala do prazer. Depois, na verdade, depois ele aprende a a mentir, porque ele sabe que não pode mais falar. Mas no início a criança que tem essa essa predisposição, ela fala Disso com muita naturalidade. É, na verdade ali até até os os 8 anos que a gente vai inserindo a criança no certo ou errado. Então aí dessa fase ele
ele entende que é errado, então não posso fazer, então eu vou mentir se eu fizer. Mas que ele vai deixar de fazer, eu vou manipular para poder fazer escondido. Entendeu? Nesse sentido. Então o que que acontece? Tudo vai depender do grau de psicopatia. Você tem psicopatia? leve, Moderado, grave. no grave não tem o que se faça. Então, deixa, deixa eu eh completar a pergunta dele, então, porque você inclusive o pessoal não entendeu o áudio porque saiu meio baixo na TV, o pessoal não conseguiu entender. Já, já vamos reforçar a pergunta que ele fez sobre eh
como que os pais que identificam esses sinais de psicopatia na criança podem criar essa criança e se bem criada ela vai se tornar um adulto com Responsabilidade afetiva ali com os outros adultos ou se isso vai sempre se sobrepor. Exato. Então, eh, eu queria então completar a pergunta dele, porque você falou que, eh, tem-se por convenção dizer isso só depois dos 18 anos. Sim. Eh, seria melhor, no teu entender, que pudesse fazer esse diagnóstico antes ou eh porque assim, qual é qual é o motivo para que isso não se faça antes e se Você acredita
que que seria melhor? É, o motivo para não se fazer antes é o motivo que a gente bota tal da maior idade, né? Por quê? A idade mínima para você responsabilizar uma pessoa. Porque o cérebro passa por dois momentos de amadurecimento. Um mais ou menos ali entre 6 e 8 anos e outro entre 16 e 20. E nos homens lá pelo 50 de novo. Eu acho que involui 50 lá pelo 50 por aí. Tem uma recaída. Exatamente. Então eu Acho assim que realmente existe isso, mas isso vale pra grande maioria das pessoas, não muito pro
psicopata. Se for leve e moderado, uma educação onde você não deixa ele manipular, porque é uma criança muito inteligente, racionalmente falando, ele sabe que, por exemplo, com o pai ele consegue umas coisas, com a mãe consegue outras. Já é camaleão desde pequeno. Já é camaleão desde pequeno. Então, por exemplo, acontece alguma coisa, a culpa É da empregada. Uhum. Né? Tipo assim, ele ele sabe jogar, ele sabe eh fazer uma coisa de indução de pensamento nos outros. O que o Kevin fazia muito no filme, eh jogava a mãe contra o pai, eh fazia uma coisa ali
terrível. Então o que que acontece? A única coisa que o a gente sabe é que uma educação não cria um psicopata, ele já vem com aquela tendência. A gente tem que rezar para que venha com uma tendência para Não ser o mais grave, porque uma boa educação você modula a intensidade. Por quê? Porque se eu Ele sabe o que é certo, o que é errado, mas ele faz porque dá prazer. Ele sabe distinguir o que é certo, é errado. Por isso que nos países onde você eh, por exemplo, na Inglaterra não se não se determina
o crime pela idade. Que que eles fazem? A, teve um crime na Inglaterra que foram dois meninos, um de seis, um de oito, roubaram um bebê de uma mãe que tava Numa sorveteria, foi pegar sorvete pro filho mais novo, deixou o bebê com filho mais novo. Eles chegaram, pegaram esse bebê, eles levaram pra trilha do trem e Ah, não. Sim, isso é um caso clássico que vocês vão achar. Eh, o que que aconteceu quando eles foram pro juiz, né? Chegou o juiz quer saber se eles entendem que o que eles foram, o que eles fizeram
era uma coisa ruim, errada. Uhum. E eles ainda estavam naquela fase de não saber mentir com tanta maestria. Por que que vocês fizeram isso? Porque a gente queria ver um trem passar em cima de um bebê. Foi essa a resposta. Então o no na Inglaterra é determinado isso pelo grau da da da compreensão da compreensão e pela gravidade do crime, tipo criedionos inimagináveis. É possível imaginar duas Crianças assim: "Ah, vamos pegar um bebezinho que a gente quer ver uma cena de um trem". É tão inimaginável que para o juiz isso é uma coisa assim, é
uma perversidade que só um psicopata pode fazer. Sim. Sim. E se ele sabe dizer se é certo ou errado, é porque ele tem condições, não tem discernimento, não tem discernimento. Então ele pode ser classificado como psicopata. Eu pessoalmente assim, com crimes edos, Eu sou a favor da emancipação compulsória para crimes ediondos. Uhum. Porque eu acho que não não é é outra coisa, sabe? Não é o o roubou um chocolate, não é o sabe? É quando chega nesse nível certos de olhar mais certos crimes só um psicopata pode fazer. É, e também porque assim, ó, eh,
se tem muito essa questão da idade, só que a gente esquece que a aqui nesse sofá já sentaram pessoas que disseram pra gente assim: "Ah, eu morava não sei onde, a Minha infância foi muito diferente quando eu cheguei na cidade as pessoas viviam outro, as pessoas com a minha idade tinham outro tipo de infância". Então, eh, a gente entende que uma pessoa de 12 anos que mora aqui é diferente de uma pessoa de 12 anos que mora ali, que é diferente de uma pessoa de 12 anos que mora numa aldeia indígena. É diferente de uma
criança de 12 anos que mora em grandes centros urbanos. é diferente. Então não adianta Você pegar, ah, não, uma criança com 12 anos não entende. Depende. Tudo tem o contexto cultural e também dentro daquela cultura o que é certo e que é errado. Sim. Sim. Por exemplo, existem crianças que moram em comunidades, né, que vem eh o traficante queimar, botar no microondas alguém, como fizeram com T Lopes, com com o repórter, né? Ele foi pro queimar o corpo no pneu. O microondas é queimar O corpo no pneu para não deixar vestígio de nada. conseguir identificar,
né? O que que acontece? Eh, existem crianças que não são psicopatas, mas ao ver aquilo eles começam aquilo ser uma coisa normal, natural. Não sei nem se normal, natural. Aqueles que podem sair saem, quem não pode passa a ser obrigado a fazer. Sim. Alguns têm sentimentos. Eu já vi eh crianças em comunidades que que não Tinham como sair, continuaram naquele ambiente, mas surtaram quando tiveram que fazer esse tipo de perversidade. O cérebro não suportou. Então assim, existem maldades que só um psicopata é capaz de fazer com esse grau de tranquilidade. Então, respondendo ao Adson, Adson,
Adson, Adso, respondendo ao Adso, eh, uma educação de limites, botando o que é tolerado, o que não é tolerado, é óbvio Que a criança não sabendo jogar, ela vai ficar quieta. Aquilo que eu falei, ninguém nunca viu um pedófilo pegar uma criança em praça pública. Uhum. Então, se ele souber pego, ele segura, ele se segura, né? Tanto que o índice de psicopatia é igual no mundo inteiro. Mas por que que em alguns lugares eles se manifestam menos? Porque a impunidade não é como é aqui. Sim. Então, por exemplo, na Índia teve uma vez que um
Taxista estuprou uma uma turista sueca ou dinamarquesa, ele foi morto em praça pública. Não tivemos mais nenhum caso de taxistas estuprando turistas. Uhum. Então assim, eh, a legislação criminal tinha que ser bem diferente pro pros psicopatas e não psicopatas. Se você for no sistema penitenciário, os psicopatas corresponde a 15%. 70, 85% que tá lá dentro São recuperáveis. Agora quando você junta tudo, o que que acontece? Esses 15% fazem dos dos outros 85 seus soldadinhos, fazer seu escritório. E a vingança, a pessoa não é uma psicopata, mas ela, por vingança, ódio de ter sofrido algo muito
ruim, ela pratica a mesma coisa que a outra psicopata fez, mas por vingança, ela se torna uma psicopata por fazer isso? Não, não se torna Não, não se torna uma Psicopata. Agora tem que ver o que que é essa vingança, porque a vingança estaria muito mais no no campo da passionalidade. Então é muito mais para uma coisa imediata. Por exemplo, você chega em casa, pega seu marido na cama com a vizinha. Se você ali tiver uma reação violenta ou pegar uma arma, fizer alguma coisa, você vai ter ateno antes no seu crime, porque é sobre
forte emoção. Agora, quando essa vingança é uma vingança planejada, arquitetada, aí isso também já tem um requinte de maldade. A gente tem que ver e o que que é essa vingança, eh, se essa vingança é esquartejar, é, é fazer esse tipo de coisa. Não, vamos lá. O caso daquela que matou o marido e esquartejou, Elisa. Elisa Matsunaga. Matsunaga. Não dá para entender uma pessoa que corta a cabeça e esquarteja e sai com uma malinha. Aí as pessoas falam Assim: "Ah, mas ela porque ela sofria, ele traía". Se todo homem que trai a mulher e a
mulher vai pegar esquartejar, a gente não podia sair na rua. Sim. ia ser perna para um lado, braço pro outro. Ia ser difícil. Ia ser difícil a gente ia ter ou então um grande cemitério, entendeu? A eh não sei se no meio de uma floresta, não sei, em região de mata. Então assim, não existem Vinganças que se se chegar a um nível de vingança eh com esse grau de frieza, é psicopatia. Sim. A gente tem uma mensagem aqui só pra gente, isso que eu ia falar pra gente ler a mensagem do Fiportes. Ele mandou: "Olá,
Cris e as e Ana Beatriz". Ótima conversa, Cris. Sou de Áries. Não. E ele olha aqui, sol de Áries e Levemente acima do peso e três piscadinhas. É que eu eu gosto de gordinhos, aí eu falo isso com alguma frequência aqui. Adoro seu standup. Já estou com o ingresso comprado pro dia 3 do Risorama. Ah, caramba, agora eu gostei. Tem até a data do encontro. É isso aí. Adoraria tirar uma foto com você. Pois então, esteja esteja marcado, vamos tirar uma foto muito legal, cara. Aproveitar já divulgar para todo mundo. Dia 3, com certeza. Vou
estar no Risorama lá em Curitiba, um baita festival, maior festival de comédia que tem, o mais antigo, mais tradicional festival de comédia do Brasil. E todo ano eu faço é em Curitiba. É, na verdade duram 5 dias. Ele vai acontecer do dia 30 ao dia 5. Eu faço o dia 3. Eh, no meu no meu dia tem uma galera que tá começando, tá? O Danilo Gentile. Ah, pessoal que eu tô aquiando, eu adoro Danilo. Foi muito boa, né? Eu adoro, Dan. Pessoal aí que eu tô acreditando, tô dando uma força para eles. Tô sentindo, tô
sentindo. Estão precisando, estão precisando. Então, mas todos os dias estão muito bons. O elenco de todos os dias no Risor sempre é muito [ __ ] Então, como seu ingresso e vai fortes, nossa foto dia Três. Tá marcado. Tá marcado. Boa, Dra. Ana, já deixa também suas redes sociais e como é que faz para comprar os livros. Exato. Olha, todos os meus livros, meus livros sempre é mentes, né? Eu trouxe dois para vocês. Um é que a solidão acompanhada, que é uma comédia de um personagem muito. Não acredito que a gente vai ganhar. Só não
trouxe m que eu não tinha. Esse é o Solidão acompanhado não tá, não tem. E esse esse é uma personagem muito muito comédia, você vai entender. É uma mulher que você vai ver uma jovem totalmente que vive num num apartamentinho isolado e o mundo tá todo errado. Ela é a única pessoa certa que existe. E esse aqui o mentes janelas da mente são contos feitos a partir de casos reais fixionados sobre os transtornos, os transtornos da Vida moderna. Isso aí, caramba, tá? E todos os livros estão no Amazon, no americanas.com, tão sempre lá, assim, perfeitos
todos eles. E nos dias eh 21, 22, 23, eu vou est fazendo em BH um evento que a gente vai pro lançamento, vão ser três lives pro lançamento do curso Mentes Perigosas, Manual de Sobrevivência. Então, a gente vai fazer três, 21, 22 e 23. 23. E aí a gente tá lançando esse curso que eu acho assim, Tem gente que lê mas não gosta de ler, tem uma geração. Então o curso eu é esse papo aqui é o livro entregue de outra forma. É mais do que o livro, porque aí tem a experiência, tem os detalhes,
tem essa coisa que a gente entrega tudo direitinho em BH, né? E a gente depois lança o curso que vai tá bem bacana, manual de sobrevivência. A gente já tá meio apertado no horário, mas só porque Essa pergunta na plataforma Juliana Silva mandou: "Boa noite, Dra. Ana Beatriz Criso." Boa noite, Ju. Boa noite. Gostaria de saber se existiria o inverso da psicopatia, alguém que tem empatia demais a ponto de não conseguir estabelecer vínculos emocionais, ter problemas nos relacionamentos com as demais pessoas. Parabéns pela conversa. Legal essa pergunta. Tem são chamados empatas. São pessoas tm Uma
sensibilidade tão excessiva que elas preferem não se relacionar porque assim, elas fazem tudo pelo outro, ela perde a vida própria e elas sabem que isso acontece. Então é como se tivesse que ficar sozinha. São os empatas. São pessoas que têm uma sensibilidade absurda. Absurda. É como se sofresse pelo outro. É, é doloroso se relacionar para demais demais. Nossa, nunca tinha ouvido falar disso também. Não, também não. A gente vai ter Que marcar de novo o nosso próximo papá. Adoramos lançando, eu acho que lá para agosto, o livro sobre felicidade. É o primeiro que não vem.
Vamos remarcar em agosto. Dani, tá combinado. Perfeito. Tá combinadíssimo. Adoramos sua presença. Adorei a conversa de verdade com você. Obrigada e muito obrigada você que ficou até aqui. Também se inscreve no canal do Vênus que a Gente tá rumo a 700.000 inscritos e a gente quer logo chegar. Muito obrigada e @venuspodcast em todas as redes sociais e também temos nossas redes sensuais pessoais. Exato. @crispac do SS @asiacine. Um beijo. Beijo.