Tu acabou de cair num clickbait esse não é um vídeo sobre uma câmera isso não é só um vídeo sobre uma câmera ninguém precisa de mais um review Esse vídeo é sobre criatividade sobre processo criativo sobre a limitação no processos criativos sobre dar desculpa para não fazer e esse vídeo é sobre o meu fotógrafo preferido mas antes de eu falar dele eu quero deixar claro que eu não menti para vocês eu realmente entrei na Amazon e comprei a câmera mais barata que eu achei custou 15€ um pouco menos de R 90 e ela até já
chegou aqui na caixa não diz nada é só câmera digital dentro dela vem só um manual tá escrita errada ainda por cima câmera dig D um cabo e a câmera Eu sei que vocês clicaram que vocês querem ver se essa câmera que custou quase nada É realmente boa mas eu quero que tu fique por causa de um outra coisa por causa de um cara na verdade e vai valer a pena confia um fotógrafo de rua japonês e pessoalmente o meu fotógrafo preferido o nome desse cara é daido Morama o lance que ele propositalmente usava umas
câmeras barata sabe câmera compacta dessas que as mãe usavam para tirar foto que ele queria as imagens com ruído meio desfocada crua pro daido a qualidade às vezes distanciava e ele fazia isso justamente para contrastar com os fotojornalistas na época que estavam tudo usando umas laica com umas lentes super das ais Eu acho que o Morama é um exemplo perfeito para provar que o melhor equipamento Nem sempre é o melhor equipamento os fotojornalistas lá que eu comentei que estavam tudo usando as laica eles estavam interessados em achar beleza mesmo que em algo triste chocante e
o Morama era o oposto ele estava interessado em iluminar o feio o desagradável o Real então ele tava pouco se importando para que câmera ele tava usando o importante para ele era registrar o momento ele sempre falava que a câmera é uma ferramenta de registro e nada mais é só uma máquina tanto que ele foi um dos primeiros a adotar a câmera digital porque teve uma galera muito purista que falava que foto mesmo é só na película é só no filme e o daido ele tava nem aí ele sempre clicou muito ele tirava centenas de
foto mesmo usando filme na época então quando o digital chegou ele abraça um dos trabalhos que eu mais gosto do Morama é um que se chama Light in Shadow é um Fotolivro que foca na relação ali da luz e da sombra do contraste do preto e branco o Morama sempre fotografou muito com preto e branco ele dizia que a cor pertence à realidade e que o preto e branco é atemporal ele pertence à memória a imaginação e tá eu já vou falar da câmera Tá eu vou chegar lá a fotografia do daido sempre me atraiu
muito por ser justamente tão honesta e crua sabe e eu tenho muita vontade de fotografar como ele só que eu não sei como E aí eu lembrei de um cara um escritor chamado TS Elliot tu deve conhecer o cara simplesmente já ganhou o Nobel de Literatura mas ele contou uma vez que ele reescreveu a mão dois livros do Hemingway O Grande Gatsby e o Deus das Armas alguma coisa assim e ele fez isso fez toda essa mão de reescrever o livro todo à mão porque ele queria se sentir como hway uma pessoa que ele admirava
muito e ele queria sentir o que o h sentia quando escrevia aquelas palavras então no vídeo de hoje eu vou pegar aquela camerin de merda ali dar uma de TS Elliot e reproduzir umas fotos do daido Ou pelo menos me inspirar nelas e assim como o daido eu não vou ser purista o daido ele fotografa no digital ele edita as próprias fotos ele converte em preto e branco eu vou fazer tudo isso mas eu vou mostrar aqui todo o processo mas antes disso tem uma coisinha que eu preciso fazer o da é conhecido por usar
uma marca de câmera que até pouco tempo atrás não era tão conhecida fora do Japão hoje em dia elas já são meio hap eu tô falando da linha GR da Ric mas se eu quiser mesmo fazer que nem o TS allert incorporar o hway acho que eu preciso de alguma maneira est conectado a essa ferramenta do Bora lá eu sou muito adepto a estabelecer limites no processo criativo como uma forma de ponto de partida então um dos limites que eu me propus aqui foi fotografar em casa ver o que que eu consigo achar de luz
e sombra e de coisas que me lemem a obra do daido aqui na minha casa o outro limite foi o próprio equipamento que para ser sincero não tava tirando foto e acabou a bateria ti que botar a câmera para carregar Tomara que carregue enquanto ainda tem um pouquinho de luz nessa casa a câmera carregou um pouco daí eu voltei lá para tentar fazer aquela mesma foto mas a luz já tinha ido embora mas ainda nesse tema de luz e sombra Pelo menos eu achei essa luz aqui esse reflexo no espelho e fiquei um tempão lá
brincando com ele que nem um maluco e agora chegou a hora de ver as fotos a câmera guarda as imagens num cartãozinho de memória MicroSD a resolução é baixíssima E aí elas passaram por um processo de edição eu não fiz nenhum upscaling nem nada eu lidei com as fotos como elas eram a edição foi basicamente de cor eu converti em preto e branco brinquei com contraste com a exposição adicionei um grão mexi um pouco no enquadramento e aproveitei o fato da qualidade ser uma merda sabe porque isso traz textura e nivel as porque eu não
sou nemum da do Morama mas acho que deu para brincar [Música] m [Música] Bom eu acho que claramente as fotos ficaram uma merda comparado com as do daido mas acho que é interessante Porque mesmo a qualidade tando um lixo algumas fotos elas conseguem passar algum sentimento sabe e eu fico me perguntando Tipo pô mas não é esse o o motivo central de se tirar uma foto passar um sentimento uma ideia Se esse for realmente o motivo qualquer câmera serve até essa aqui que é um lixo eu não recomendo vocês comprarem essa câmera aqui antes de
tudo tá eu acho que que não vale nem os r$ 80 A não ser que vocês queiram um brinquedo porque na verdade isso aqui é um brinquedo uma ferramenta ela tem que ser confiável e essa câmera como vocês viram não é nada confiável Mas não deixa de ser uma câmera que assim como o daido disse serve para registrar um momento e consequentemente provocar uma Uma emoção né não compra isso aqui usa teu celular que vai ser muito melhor mas pensa sobre isso pensa sobre o porqu do tá tirando uma foto ou Por que às vezes
a gente espera até a gente ter a câmera certa né pô eu queria muito uma laica por exemplo eu queria muito uma hassle blá mas eu sempre fico pensando pô mas eu vou usar ela para quê que que essas câmeras me possibilitam fazer que eu não consigo fazer com as que eu já tenho que Afinal de conta elas são ferramentas né Tipo a gente precisa de um drone porque a gente quer tirar foto aérea sem um drone não dá para tirar foto aérea dá pr entender o que eu tô querendo dizer se o teu objetivo
é só transmitir um sentimento Às vezes uma qualidade ruim que nem essa porcaria é melhor do que uma câmera de qualidade boa porque a estética Ela carrega significado né eu falei isso em outro vídeo que eu que eu usei uma câmera de vídeo bem ruim e no caso da câmera de vídeo quando a gente vê essa imagem meio de VHS assim sabe na minha cabeça remete automaticamente a tipo MTV minha infância que é esse começo da era do vídeo dos anos 2000 aquela estética de clipe sabe e isso faz eu sentir nostalgia então direto eu
uso essa câmera que eu tenho aqui eu vou pegar ela ali essa aqui ó tem vários vídeos que eu usei ela no no meu vídeo preferido aqui do canal que eu fiz que é sobre o amor o nome eu usei ela toda introdução vou colocar o Card aqui mas o meu ponto é que a estética dessa câmera por mais que seja uma merda Tecnicamente A sei lá 360p qualidade ela transmite para mim nostalgia que é um sentimento difícil de transmitir né proximidade porque assim como o daido disse a qualidade às vezes afasta Então acho que
tudo tem um uso os vizinhos estão gritando até isso aqui mas para que que a gente vai usar para mim essa é a pergunta para que por qu se tu gostou do vídeo de hoje deixa o like e se inscreve por favor isso ajuda muito o canal a crescer e principalmente se tu gostou mesmo do vídeo e quiser ver mais vídeos eu tenho a área de membros aqui do canal e a área de membros é uma das minhas prioridades para esse ano tá rolando lá muito conteúdo exclusivo Eu tenho um podcast que eu troco uma
ideia com a galera do Meio criativo com outros criadores de conteúdo podcast chama divagando e como é só para área de membros a galera fica super à vontade sabe porque é muito pessoal e eu valorizo demais isso sai um episódio do divagando toda semana toda sexta eu faço Live reagindo a vídeos que a galera me manda mostrando minhas referências de quem que eu copio tá tudo lá na área de membro além dos vlogs e vídeos que às vezes eu faço e jogo por lá se tu virar membro agora tu vai conseguir ver todas as lives
e todos os podcasts que já rolaram porque o vod fica salvo e tu vai conseguir entrar ao vivo nos próximos também e tanto a Live quanto o podcast são super colaborativos eu respondo todo mundo que tá ali no chat Então se tu gosta aqui do canal considera virar membro e muito obrigado estamos junto demais tchau [Música] [Música]