Homosexuel se communiste radical BJ savá como é que vocês estão hoje tem potamo tem hipopótamo hipopótamo bebê permanentemente úmido e puto e igualmente fofo hoje a gente tem saque também na serviço de atendimento ao comunista nome que eu socialize diretamente da mente de Sued Carvalho que inventou esse nome muito antes de mim e fazia isso no Instagram aí eu pedi permissão pra camarada para também Fingir que eu sou muito criativo com os nomes aqui do canal sim eu nunca imaginei que hipopótamos que são animais tão perigosos são bebês tão fofos e também não imaginava que
eles e estavam permanentemente úmidos e o mais interessante é que essa hipopótama ela não tem dentes então ela morde e não faz absolutamente nada então ela pode te morder o quanto ela quiser que você não será danificado é o mesmo princípio de bebês humanos verdade mas acredito que Os bebês humanos são muito mais inofensivos que bebês hipopótamos né e igualmente não tem dentes né morde fofo exatamente ela morde fofo os únicos animais que são feio os bebês são Z aracnídeos deve ter mais animal que é feio bebê pássaro é meio feio bebê vai pássaro é
feio pássaro bebê sem pena é feio para [ __ ] quando eles são muito recém-nascidos eles eles são muito feios é o pessoal já antecipou aqui pássaro é pássaro é feio pombo é feio I Ena deixa Eu ver como é que é uma ia bebê bicho eu achei adorável a yena bebê você achou ó a pessoa que falou que a yena bebê é feia eu quero que vocês me digam o caráter dessa pessoa a pessoa falou que isso aqui é feio essa é ia Bebê vocês Ach acharam isso aqui feio vocês Já acharam feio eu
não achei eu faria carinho sou contra quem falou que ia bebê é feia it exatamente it parece o cachorro do meu irmão eu gostei do comentário fofo fauna né fofo fauna eu Teria uma hiena bebê eu acho que as hienas são perigosas também borboleta bebê é feia como é que é a borboleta bebê borboleta não não é largata antes nem acho que nem existe esse conceito de borboleta bebê como eu me torno web comunista essa é uma excelente pergunta né o primeiro passo é você vulgarizar o Marxismo você tem que vulgarizar o máximo possível de
Marxismo e tornar o Marxismo mais vulgar possível não são sinônimos tá prestem atenção na sutileza Das duas coisas da diferença das duas coisas né O segundo é propagar o Marxismo nas web redes né é uma coisa 100% revisionista e que Lenin e Stalin jamais aceitaria uma coisa dessas também então é o passo de vulgarização do Marxismo nas redes precisa ter a é é obrigatório tá na nas diretrizes oficiais ter um iPhone definitivamente ter um iPhone é é imprescindível e é faltar estética faz parte do é um agravante falta estética é um agravante Eh você também
tem que ter o privilégio de nunca ter a sua casa explodida por uma bomba isso É eu sei que são poucas pessoas que TM esse privilégio no Brasil mas é é um critério não sou eu que faço as regras eu só as cumpro né então tendo esse cumprindo todos esses critérios Você pode enviar um um ofício diretamente pra central do Web comunismo que será julgado por mim e pela Laura Sabino para ver se você pode entrar no nosso Clube Stalin nunca aceitaria um Web comunista eu já o visto de verdade Pois é eu acredito que
se o Stalin visse qualquer web comunista ele ia mandar pro progon eu acho que você ia diretamente embarcar num trem para ir pro progon e ficar o resto da sua vida lá e ai de você se você for gay também também tá absolutamente proibido falar sobre gênero raça sexualidade e questões ambientais tudo isso é pauta de web comunista também tem que morar em apartamento ou pó de casa bom segundo o Que me disseram Ah isso é veio de cima para baixo né o po tiburo que desceu a resolução é de que tem que pagar mais
de r$ 4000 de aluguel isso é um é um critério também a esquerda precisa desvincular da imagem desse Neves urgente eu concordo com você concordo com você todas as vezes que há alguma questão de esquerda no Brasil eu recebo ligações né para confirmar se eu concordo ou discordo então Definitivamente não tem ninguém diz que Que não é vinculado à minha imagem Eu definitivamente sou o CEO da esquerda e tudo tem que passar pelo meu Crio e ser e tem que ter a minha firma reconhecida para ser reconhecido como de esquerda no Brasil eu achava que
estava numa Live do Lula é uma pena que eu não possa colocar música né no YouTube que o YouTube me dá gancho mas pelo menos eu posso pô hipopótamo bom hoje é saque e música copyright fe o problema de música copyright fe é que a maior parte é uma Bosta né esse aqui é o problema Você me reconhece como de esquerda bom eu posso analisar o seu caso né só para informá-los a hipopótama é uma hipopótama bebê fêmea é a AM mudeng alguém me lembra que que significa esse nome mudeng significa Tipo porco liso porco
molhado é um negócio assim é um nome em tailandês Eu lembro que é porco alguma coisa mas é um nome altamente descritivo assim poem betoven O problema é que o a performance tem direitos Autorais pode fazer qualquer pergunta fazer pode não quer dizer que eu vou responder ah é eu não expliquei né para quem tá aqui pela primeira vez eu respondo perguntas Ah vocês podem fazer perguntas tanto pelo super chat aqui quanto pelo Live pix que tá fixado e não tem valor mínimo então podem perguntar tudo a única coisa que eu digo é eu não
consigo eu não tenho tempo ábio para responder todas as perguntas e tem algumas perguntas que Eu opto por não Responder porque né dada a minha experiência na internet Tem certas perguntas que não merecem ser respondidas e que às vezes que eu tentei enveredar para certos assuntos eu me arrependi profundamente respondo respostas também eu respondo respostas qual o seu filme preferido do Shreck qual que é aquele que o Pinóquio fala que tá de calcinha é o dois né Eu acho que esse é o que eu achei mais legal é o dois né o dois é o
dois é mais bacana ah Falando em cinema eu queria até compartilhar uma coisa com vocês é uma tanguinha eu quando eu era criança era uma criança muito medrosa né e eu tinha muito medo de filme de terror eu sou da época das fitas cassete e do das locadoras e eu tinha medo de olhar as capas dos filmes de terror com medo de ter pesadelo depois e na minha época os filmes que eu eu sou eu sou da da da geração anos 2000 né começo dos anos 2000 e as capas que eu lembro era Olhos Famintos
Jogos Mortais o chamado o grito Abismo do Medo Casa de Cera eu lembro dessas capas tinha algumas capas mais grotescas até Hair Razer eu acho que tinha também agora que eu sou adulto eu não tenho mais medo de fantasma eu tenho medo do neoliberalismo mesmo e aí eu tenho feito uma uma uma espécie de experiência né eu tenho tenho entrado numa jornada de pegar todos esses filmes que eu tinha medo de assistir quando eu era mais novo e ver agora adulto porque Porque eu acho tudo meio mé sabe E aí me deu um Cico Tico
e eu assisti os três primeiros Jogos Mortais um atrás do outro é que vad é muito mais antigo né Talvez eu tenha visto a capa no na locadora mas o Evil Dead é tão antigo que ele é mais terrir né ele não é nem terror ele é terrir e e e cara é curioso porque vocês que são da minha geração dos 30 anos mais assim vocês lembram que esses filmes tipo jogos mortais eram muito populares entre pré-adolescentes Vocês lembram disso tinha essas coisas de tipo e no e na casa dos amiguinho e e todo mundo
assistir filme de terror assim e aí eu entendi o porqu cara a história dos Jogos Mortais é infantil é uma É uma história muito infantil sabe é uma história muito infantilizada e eu entendi porque que o apelo era esse o público alvo era 18 mais sei lá mas é [ __ ] é lógico que esse filme fazia sucesso entre adolescentes porque a história é muito bobinha E claro o Perdi Meu bebê assistindo Jogos Mortais essa esse é uma história de adolescente que tem 30 anos hoje não que é adolescente hoje que foi adolescente nessa mesma
época que eu e 30 hoje né A menina que sai da TV o chamado essa acho Samara né você tá perguntando da Samara Você assistiu o poço sim mas o poço é um filme de terror contemporâneo né e eu assisti o segundo que saiu agora chi uma bosta esse filme não devia existir tem o menor propósito aí eu eu gosto de Definir agora que eu assisti os três né cara O Jogos Mortais é o é o new metal do cinema a mesma coisa que o new metal foi pra estética da música os jogos mortais foi
pra estética do cinema não é à toa que o Eu sei que não é exatamente no metal mas os jogos mortais parece um clipe do Marlin Manson de 1 hora e meia o poço é um filme de terror sim não vi a substância ainda eu quero ver aí eu vou falar todas as vezes que a gente tem esses fenômenos de esse filme gastou R 3 Em uma coxinha e fez uma fortuna é sempre terror né a gente tem isso com os jogos mortais o primeiro tem isso com atividade paranormal que é um que eu não
pretendo ver porque eu sei que é um filme que tem muito susto e eu acho o susto chato aconteceu isso com a Bruxa de Blair aconteceu isso com que mais tem mais filme de terror que gastou pouco e fez muito sucesso acho que o próprio Evil Dead né o Evil Dead gastou pouco fez muito sucesso Pânico Halloween Também né É eu falei do Atividade Paranormal e pô eu vou falar o primeiro Jogos Mortais eu entendo o apelo o segundo eu gostei o segundo eu achei que tem a história mais interessante o terceiro é horroroso foi
difícil de assistir até o final o terceiro é muito para você eu eu vou dar spoiler de um filme antigo PR [ __ ] né E tem mais de 15 Jogos Mortais então Não se preocupem com isso ô na moral para quem viu Jogos Mortais 3 [ __ ] o cara perde o filho num Atropelamento e ele que se [ __ ] me explica isso cara ou eu perdi alguma coisa O cara que é pego para fazer parte dos Jogos Mortais é um cara que o filho foi atropelado e morreu aí o cara [ __
] [ __ ] merda o cara perde o filho e se [ __ ] Que [ __ ] de lição de moral é essa eu não consegui comprar e a culpa foi dele não foi não foi dele porque o cara o o digs lá fala ah você tem que aprender a não viver querendo Vingança que que é isso velho eu não não consegui Comprar a ideia e o três tem uma cena cara tem uma cena de 10 minutos de uma menina fazer fazend uma cirurgia no cérebro do cara lá e tipo é muito longo cara
é muito desnecessariamente longo sim ensinamento pique Seu Madruga e e assim né É por isso que eu falei que a história juvenil porque é uma coisa do tipo ah o cara tá com câncer e aí ele vai morrer e aí ele bota as pessoas em situações de tortura para elas aprenderem a valorizar a vida uau Realmente muito profundo muito profundo aí eu eu parei no três eu não sei se vou ver o quatro não velho e ele nunca morre sim ele não ele não morre de câncer depois sim exatamente o cereal Killer morre no terceiro
e tem mais sete filmes enfim o próximo que eu tô querendo ver é o Casa de Cera porque eu lembro que o chamariz do filme do casa de cera era Veja a Paris Hilton morrendo então eu eu fui convencido né fui convencido Casa de Cera é ruim demais A ideia é exatamente Essa Exatamente Essa bom deixa eu ver se já tem gente mandando aqui eu respondo as perguntas que vem no chat também mas eu priorizo quem tá contribuindo com o canal pelo super chat ou pelo Live pix tá gente porque acho acho um pouco mais
justo então Obrigado pela galera que tá se tornando membro gostei muito da sugestão da pessoa que falou que quando alguém vira membro devia aparecer se tornou um gay deixa eu ler aqui eu não tô eu não entendi essa pergunta pera aí Ando desmotivada nas empresas que trabalho porque sempre fico pensando no quanto sou explorada mas aí que não entendi o quanto sou explorada como mudar porque acabo sendo uma péssima funcionária eu não entendi muito bem eu não sei se você tá perguntando como mudar Eu não entendi muito bem a pergunta você puder reformular no no
no chat para eu ler depois porque eu eu acho que eu não não entendi muito bem mas obviamente Cara você não precisa ser Comunista Radical para não se dedicar ao trabalho como esperam que você Se dedique né todo mundo que trabalha já se sente explorado por definição assim você não precisa ó ela comendo Terra você não precisa que alguém te explique que você é explorado inclusive Isso é uma das raízes do que o Marx chama de alienação para entrar um pouco na teoria né é um dos primeiros conceitos que o Marx desenvolve é o conceito
de alienação que é um conceito que ele tira bastante da Filosofia hegeliana se vocês L ah Inclusive eu tenho o livro aqui né o manuscritos aqui esse aqui é o manuscritos no nos manuscritos ele fala sobre alienação é é a ideia de alienação é a ideia de que o mundo que a gente cria é separado da gente né Ou seja a gente não se vê parte do mundo que a gente mesmo cria e cria materialmente mesmo porque todo mundo material foi criado pela classe trabalhadora e esse tipo de noção da exploração faz com que Pareça
que o objetivo final de um trabalho é receber o salário sendo que se a gente for enxergar a maneira como o mundo é construído a gente trabal trabalha porque a gente precisa por exemplo a gente produz comida porque a gente precisa comer mas as pessoas que trabalham no setor de produção de comida acabam tendo a impressão de que o objetivo final do setor é eles serem pagos entendem o que eu tô querendo dizer isso é a raiz do conceito de Alienação do Marx então uma das coisas que a gente defende é que no socialismo a
gente precisa construir um mundo no qual as pessoas tenham clareza de que o trabalho é feito porque ele precisa ser feito e não porque você precisa ser remunerado paraa sua sobrevivência e isso é uma das coisas que a gente teve exemplos já bastante ricos nas experiências socialistas porque uma das questões que as pessoas faziam Era bom se as pessoas não se não existe a Competição no trabalho se nós temos pleno emprego se a diferença salarial fica cada vez menor se a classe média começa a desaparecer paulatinamente como é que as pessoas são entre aspas motivadas
a trabalhar tô abrindo um leque aqui tá saindo um pouco da da questão o tempo todo vocês veem pessoas falando assim se a gente tivesse no socialismo e os salários não f tão diferentes quem ia querer ser Deixa eu pensar num trabalho que as pessoas Discriminam quem ia querer trabalhar com limpeza de esgoto vai vamos falar uma coisa que as pessoas têm a impressão de que é que é um trabalho indigno quem ia querer trabalhar com tal coisa com limpeza de esgoto se não tivesse uma grande diferença salarial bom isso tem um pressuposto essa afirmação
tem um pressuposto que é certos trabalhos no mundo só são feitos mediante a coersão entendeu o que eu tô querendo dizer ou seja existem trabalhos indignos os no Mundo não tô dizendo que eu acho isso tá tô dizendo que é o ponto de vista de quem afirma esse tipo de coisa existem trabalhos indignos no mundo e que só serão feitos Se as pessoas forem coagidas a fazer coagidas de que forma uma ameaça da Fome uma ameaça de não conseguirem se manter subsistir criar seus filhos ter dignidade né bom eu quero perguntar uma coisa para vocês
se vocês tivessem a garantia de um salário digno de uma jornada de trabalho digna e Segura e tivessem a garantia de como que eu posso dizer dier estabilidade no trabalho vocês se recusariam a fazer algum trabalho manual por exemplo vocês aí vocês aí do chat mesmo os que tem ensino superior mesmos que tem outras profissões que são do setor de serviços vocês teriam tanta resistência assim a fazer trabalhos manuais se o trabalho fosse bem remunerado Digno e com estabilidade então vocês estão entendendo onde eu tô querendo chegar Porque quando a gente começa a construir um
mundo no qual todos os trabalhos são dignos a gente começa a construir um mundo no qual a alienação tá sendo superada que é as pessoas começam a Perceber que os trabalhos são feitos porque eles têm que ser feitos e não porque o objetivo final do trabalho é você ser remunerado para sua sobrevivência Vocês estão entendendo como uma coisa é é diferente da outra um ponto de vista é diferente do outro e eu Sei que eu tô abrindo muitos leques filosóficos aqui mas me fascina muito as reflexões do Marx acerca de alienação porque é algo que
para mim é um dos pilares do Realismo capitalista essa coisa de que se todos os salários fossem parecidos ou não tão diferentes ou até iguais o que não é o caso e nunca vai ser quem é que querer fazer Tais profissões é uma coisa de gente que não consegue vislumbrar um futuro diferente e também de gente que acredita que o Mundo não funcionaria se certas pessoas não fossem coagidas e ameaçadas com a fome e com a o desalento para fazerem certos ofícios entendem e tem isso também eu ia chegar nesse ponto que o rique coleto
falou a gente também é muito a favor de desenvolvimento tecnológico desenvolvimento Esse que vai fazer trabalhos perigosos trabalhos esten continuant trabalhos pesados ficarem cada vez mais leves Qual é a ligação entre alienação e retificação eu Acho que você tá querendo dizer reificação reificação é isso porque se for a reificação é o processo de coisificação das coisas né de coisificação principalmente das mercadorias é também é um conceito filosófico que tem a ver com a ideia de fetichismo eu tô jogando muito jargão aqui mas eu tô isso né então reificação o que que o Marx está dizendo
na sociedade capitalista tudo se transforma Em mercadoria isso faz com que nós acreditemos que as mercadorias TM características intrínsecas entre si então eu vou dar um exemplo quando a gente efetua alguma troca no capitalismo a gente tem a impressão de que nós estamos trocando características intrínsecas à mercadorias nós estamos por exemplo se eu trocar essa garrafa por uma caneca que é uma coisa que tem um valor parecido a impressão que nós temos é que nós estamos trocando as Características intrínsecas da garrafa pelas características intrínsecas da caneca Esse é o processo de coisificação o que que
o Marx tá dizendo na realidade não é isso que tá acontecendo quando a gente troca o que tá acontecendo é que a gente tá trocando a quantidade de trabalho que deu para fazer essa essa garrafa com a quantidade de trabalho que deu para fazer essa caneca então a gente esquece no capitalismo que as coisas são fruto do Trabalho humano e que esse trabalho leva tempo essa esse é o processo de reificação entende que é um conceito muito interessante do Marx e que tem tudo a ver com o que eu tô falando agora que é o
conceito de alienação que a gente para de enxergar essa garrafa como fruto do trabalho humano e pior como fruto do trabalho da nossa Classe A gente acaba acreditando que quem fabricou essa garrafa foi a marca e não o trabalhador que fez ela entende isso Aqui é uma coisa que a gente Visa superar no socialismo se vocês quiserem ver mais sobre alienação o livro que tem mais detalhes sobre isso é esse aqui que é o manifesta manuscritos econômico filosóficos tem um outro livro que fala sobre fetichismo bom o capital fala eu tô chapando não o capital
é o capital que fala bem sobre isso pegou o esquema Qual o seu filósofo Favorito não sei se dá para chamar de filósofo mas o Fran Fanon não sei eu fanon eu não sei como é que definiriam o fanon para além de psiquiatra né mas acho acho que é o fanon esse livro manuscritos econômico filosóficos esse aqui é o Manifesto qual estampa da sua camisa é um uma estampa japonesa atrás tem tipo um dragão não não sei não sei o que que ela é são umas árvores Ah é tô tô falando de fontes primárias né
de fontes secundárias tem vários livros sobre filosofia marxista que que falam sobre isso qual seria a Melhor obra do Marx para abordar cultura Eu acho que o ideologia alemã óbvio que ele não vai abordar isso de maneira tão frontal mas o ideologia alemã dá as bases filosóficas para você entender cultura de uma maneira um pouco mais marxista enfim eu parei na primeira pergunta mas é porque eu gosto desse tema de alienação ah indique três filmes de terror não muito conhecidos que curta para esse spook toer três meus Tokyo gor Police Mad God e gang hez
Não conheço Nenhum dos três que você falou eu tenho três que eu eu posso indicar eu o primeiro é o cara em português o nome é horrível eu falei sobre isso até no podcast do Felipe Leão só em português só chama medo mas é um filme coreano que em inglês é a Tail of Two sisters é o a história de duas irmãs Esse é um de terror que eu gosto que de novo em português ficou só medo um outro é um filme chinês chamado dumplings que eu não sei nem tem versão em português esse Vocês
encontram gratuito no YouTube dumplings o nome e tem um terceiro que é um nome japonês que eu esqueci o nome eu vou ter que olhar aqui lembrei noroi o nome do filme noroi em inglês ficou noroi the Curse que é um filme estilo brusa de Blair mas japonês é um dos filmes de F fage que eu mais gosto assim que é sobre um tipo um Jornalista que vai investigar é meio pegada Bruxa de Blair mesmo mas ele vai investigar alguns eventos que paranormais que Parecem que não estão conectados mas no final você descobre que eles
estão é é é bem noroi é maldição em japonês não sabia ah o nome ficou só noroi mesmo nor noroi noroi não sei é então dumplings é é por causa do bolinho mesmo é um filme que tem a ver com isso eu não tenho letter Box Nossa eu indiquei eu indiquei um filme coreano um chinês e um japonês agora que eu reparei Eu acho que eu gosto de terror do extremo oriente Noro exatamente Noro eu acho que eu tenho uma Inclinação para terror do extremo oriente eu acho a maneira como eles contam histórias de terror
muito diferente da maneira como os Estados Unidos conta por exemplo porque nos Estados Unidos Eles são muito apegados ao terror V lado do Imaginário judaico Cristão então é um um terror que é de demônios e exorcismos e padres e filho do demônio então tipo Exorcista é demônio a profecia é demônio o bebê de rosemaria é demônio o hereditário é Demônio é muito não sei tem muita coisa do Ah meu Deus tenho medo do do bicho piruleta assim e o no no Japão na China na Coreia eles brincam mais com o desconhecido com mais o não
sei o oculto o que você não consegue compreender Então acho que eu eu costumo gostar mais foi eu nem pensei vou indicar três que são do extremo oriente mas são os três que me vieram na cabeça Assim espero ter contribuído com spook toer e desses três o meu favorito é esse que chama que em Português chama medo que é T off two sisters foi o último filme de terror que eu vi que me deu medo de verdade acho que o nome é mais preciso do que eu imaginava religião Cristão é um prato cheio para terror
eu gosto da temática Cara eu tô cansado da temática eu acho eu nunca esse eu nunca vi o shutter esse eu sei que é um que que falam que lembra o aquele jogo do Play 2 o Fatal Frame spook SC skeletons e quem falou de jogo o meu favorito é é um é muito conhecido Mas é o meu favorito é o solent 3 Esse é o é o de terror que eu tenho mais memória afetiva eu gosto de um outro também chamado siren e eu gosto de um que é é é um jogo muito controverso
e muito delicado e que e que muita gente detesta que se chama Rule of Rose a regra da Rosa Esse jogo é muito risqu digamos assim ele é um jogo muito ele é complicado ele anda em linhas perigosas assim mas eu acho um jogo muito interessante e que tem um cenrio muito Interessante eu joguei o Dark Wood mas [ __ ] merda que jogo difícil da [ __ ] de jogar velho con cu eu joguei também eu gostei é risquei é tipo é arriscado mas arriscado num no sentido de moralmente arriscado exato o o ru
of RS trata de temas muito muito delicado mas é um jogo que eu quando eu penso em jogos de terror eu sempre lembro dele assim ah de de Resident evils o meu favorito é o s e eu sei que vai ter muita gente que é fã da série que vai tirar os cabelos da Cabeça com isso mas o set é o que tem a melhor o melhor o melhor atmos esfera o nome do filme chinês é dumplings eu não sei se tem um uma versão em português é um curta é um curta de 20 minutos
mas é que eu acho que é um filme que tem uma temática que não é comum também e eu não quero falar sobre que qualquer coisa que eu falar do filme Eu vou estragar a história mas é que eu eu falei acabei falando três filmes que tem temáticas que são muito incomuns em filmes de Terror do ocidente mang significa febre da vaca em tailandês Por que que chamaram o bebê de febre da vaca bicho você olharia PR essa coisinha e chamaria de febre da vaca é zoeira sei lá véi é zoeira como é que ah
eu quero o que eu errei o que eu errei o que eu errei me fala eu não errei nada 100% eu acertei eu queria que tivesse um eu PR não tá gritando agora eu odeio vocês eu odeio odeio vocês odeio esse chat Odeio minha vida eu Odeio esse hipopótamo também odeio tudo I Tem algum jeito de obter apoio da burguesia Nacional algo parecido com a China da nossa Na minha opinião e na opinião de boa parte dos marxistas helenistas não a gente sequer tem uma burguesia Nacional a gente tem uma burguesia que tem nacionalidade brasileira
mas a nossa burguesia é na maior parte principalmente a burguesia que tem controle sobre o estado entreguista é uma burguesia compradora Que se beneficia do imperialismo estadunidense nós não tivemos a construção de uma burguesia Nacional tal qual outros países tiveram entende é exato a nossa burguesia lesa Pátria Nossa burguesia defende a venda dos nossos recursos naturais Então a gente tem uma burguesia que definitivamente tem nacionalidade e passaporte brasileiro mas uma burguesia brasileira a gente não tem tudo sonegador de imposto tudo em Paraíso Fiscal tudo aparelhando o estado para um neoliberalismo violento então sequer tem como
a gente ter apoio de uma burguesia que não existe Qual o problema das escolas militares tem vídeo no canal sobre isso procura no canal nesse aqui que a gente tá agora escolas militares e civil militares primeiro que eu diferencio uma da outra que não são a mesma coisa segundo você vai ver eh não a minha opinião mas o que os resultados mostram o que os resultados das escolas Militares mostram Sim gostei da sua definição o sonho da nossa burguesia é que o Brasil fosse um grande Porto Rico do Sul É bem isso se fosse colônia
esse é o sonho do milei o milei queria que a Argentina fosse Porto Rico do do do Extremo Sul né Porto Rico austral que que você achou do Coringa 2 eu tenho o i a musical ojeriza eu odeio gente cantando no meio dos filmes até desenho da Disney eu odeio gente cantando Quando começa a Cantoria eu só fico esperando parar Então eu não vou assistir tampouco vou pagar para assistir quase fui embora no meio do filme coronga Delírio a do a Sued diz que é uma bosta se ela falou tá falado dizem que é um
filme que odeia os fãs assim eu vi essa análise falaram o coringa 2 é um filme que Odeio os fãs do Coringa 1 pelo menos L La Land eu prefiro mastigar vidro do que assistir um filme chamado lalaland Ah tem um que eu acho legal que é Os Miseráveis Não Porque eu acho bom mas porque botaram os atores para cantar ao vivo e é uma bosta Esse é bom mas pelos motivos errados Coringa do o palhaço agora é você musical de teatro é bom eu nunca vi de de teatro confesso que eu nunca vi e
eu acho que tem uma outra pegada né porque a galera tem que cantar ao vivo e tal e bom os musicais dos Estados Unidos vêm daí né vem do teatro mas eu vou confessar para vocês que aqueles musicais de vida de artista brasileiro Eu acho paia tipo TIM Maia ou musical Elis Regina musical que mais que tem eu eu lembro desses dois sei lá Supla ou musical sei lá qual mais que tem Renato Russo o musical Tomy é um musical Tomy é uma ópera rock é diferente o Tomy Eu gosto mas é porque é uma
ópera rock tipo o disco veio antes do filme eles fizeram um filme em cima da história do disco apesar do rock ter morrido graças a Deus Supla o musical eu iria fácil Ian no Civilization dá pro Brasil virar Comunista dá mesmo Qual Civilization que eu joguei o cinco e o seis pelo que eu lembro no Civilization não dá para virar comunista comunista assim tipo não dá para você socializar os meios de produção Não eu não lembro disso eu sei que no Civilization a música tema do Brasil é Chega de Saudade e e o o líder
é o Dom Pedro I é não é bem comunismo não não tem como já jogou se of thieves não a única coisa que eu conheço do sir theves é o cara gritando Captain Luke lá No vídeo viral suplo musical teria o Supla vestido de São Paulo eu se não tivesse eu não acho que ninguém deveria ir numa fronta dessa Você conversou com Felipe Neto No isel Não quando eu tava lá ele não tava lá não Adoraria ter conversado com ele mas ele não tava lá fiquei conversando com o Eduardo cats é bom cats é um
musical [ __ ] eu gosto de musical assim quando o tiro sai pela catri F é uma merda pior que o cats tem Tipo 3 horas não tem eu tô chapan tem o do kazuza também né o musical queria ver você falar do lovecraft cara o que eu li do não tô nem falando dele como pessoa ele era uma pessoa horrível mas o que eu li do lovecraft eu não gostei eu li a chamada do do Catulo lá li uns Outros Contos dele achei não não me não me atraiu muito Lógico eu li É adolescente
né Love Craft é maior negócio de adolescente assim das idei mas eu ah achei literatura meio Pobre sabe o Chamado do cayon exato melhor musical ten é aí tem um que aí você você considera um musical é lovecraft é chato é é não pesquisem o nome do gato do lovecraft viu a notícia sobre o Cartel das multinacionais vi eu vou estudar isso essa semana porque a gente nunca falou de cartel aqui tem gente que inclusive deve ter gente que não sabe o que que é cartel Eu lembro que eu falei trust e teve gente que
não sabia o que que era também então isso aqui é uma Baita de uma oportunidade para falar sobre o que é cartel para além do em si né E para acabar de uma vez por todas com o mito que eu sei que vocês não acreditam de que existe concorrência no no capitalismo é eu eu particularmente gosto de terror cósmico também mas eu não gosto do lovecraft tipo a melhor obra de terror cósmico que eu já li foi o zumak do jun deito Eu até tenho o quadrinho quando vai sair a Live do cong eu vou
tentar fazer até o fim do ano que Eu tô tentando mudar isso tudo tipo eu gosto do meu cenário e do meu setup da mas eu quero dar um passo além eu acho que vale a pena a gente cada vez mais investir em qualidade de vídeo e áudio e e e qualidade técnica porque só abrindo um uma uma questão pessoal aqui com vocês não tão pessoal mas tem a ver com meu trabalho eu ainda tô crescendo ainda tô atingindo gente nova agora que eu Estreei o programa ncell veio uma galera no meu canal tipo até
mudou um pouco a Faix etária do meu Instagram porque veio uma galera um pouco mais velha e aí eu acho que eu tenho sempre que buscar o que que eu posso fazer para tentar superar esse platô e platô no sentido de eu atingi muita gente de uma de um c certo nicho como que eu faço para atingir para dar o passo além para atingir mais gente e eu acho que uma das maneiras de superar um pouquinho esse platô é melhorar a qualidade técnica Porque por mais que a imagem do meu Vídeo seja boa e tal
o áudio seja bom ainda tem uma cara um pouco artesanal o grande salto adiante exatamente então eu tô eu tô dando esse passo para tentar melhorar um pouquinho a qualidade técnica do meu vídeo aí eu tava por que que eu tô falando isso para vocês porque eu tava um pouco na dúvida se eu fazia os vídeos próximos ensaios já com as câmeras novas é melhor começar com manifesto ou capital Manifesto não tem a menor dúvida O Manifesto é um panfleto Para porta de fábrica o capitar um livro de Economia política são livros que T objetivos
completamente diferentes tem câmera nova tem tem eu comprei uma câmera nova mas não é essa ainda não não é essa que eu tô usando eu eu eu entendo mas discordo seu melhor vídeo a princípios básicos e tem estética fraca eu concordo e a questão é eu acho que se aquele vídeo tivesse a estética melhor ele atingia mais gente não estética estética não é uma palavra boa qualidade Técnica melhor porque naquela época eu usava webcam ainda agora eu tô usando câmera eu não tinha nem essa essa eu acho que eu nem tinha essa luz aqui eu
não tinha essa luz e ela nem é uma luz cara vai regravar esses materiais eu pondero muito sobre isso em pegar aquele vídeo e corrigir algumas imprecisões adicionar algumas coisas e melhorar o a qualidade em geral do vídeo né mas eu não me arrependo de ter feito com as com as coisas que eu tinha na época eu não Me arrependo de ter feito com ter filmado com uma batata quando eu só tinha Batata Na época eu acho que no nosso campo feito é bem melhor que perfeito de verdade não é uma câmera comicamente grande infelizmente
qual a sua favorita do rpa2 Pânico de nada gosto muito da produção deixa eu ver aqui eu vou dar uma puladinha aqui pros Live picks Só para tentar ser Ué cadê os Live mas eu vou voltar tá prometo Nossa quanta coisa isso tudo é de hoje caramba Tem muita mensagem no Live pix além do ludo Martins Douglas tem outros livros sobre tem tem um do Lu zurdo chama eu não sei se é analogia de uma lenda Negra eu tenho ele aqui a origem de uma lenda Negra uma coisa assim esse livro é interessante recomendo também
se você quiser ler é um bom complemento já parou para pensar que an Neves e Jon Snow é o mesmo nome muito muito interessante e para mim sabe o que é interessante Jon Snow não é só o nome do cara do Game of Thrones Jon Snow também é o nome de um médico muito famoso um dos médicos que foi um dos caras que existe um mito a respeito de que ele inventou a geografia médica e tal é uma história crítica de uma lenda Negra Muito obrigado muito obrigado esse esse livro é legal foi o primeiro
livro do staling que eu li sobre o styling que eu li vamos lá como garantir espaço para discordância em um estado socialista todo estado socialista tem espaço para discordância o que o Estado socialista não tem espaço para é para ideologia e política burguesa isso não tem espaço discordância sempre é não só bem-vinda como necessária o substrato do desenvolvimento do socialismo é a crítica e a autocrítica o grande problema é que não há espaço para políticas que beneficiem alguma classe que não seja a classe trabalhadora então eu dou um exemplo e para vocês não existe espaço
em Estados socialistas pra propriedade privada para depois que a Claro que a propriedade privada foi superada não estamos falando de de desenvolvimentos e caminhos aqui tá mas uma vez que a propriedade privada foi superada não existe e não deveria existir espaço para que ela seja restaurada porque a propriedade privada é a raiz da exploração do trabalho e o que a gente quer superar é a exploração do trabalho então o que a gente tem que observar aqui é espaço para crítica dentro das políticas que beneficiem a Classe trabalhadora o espaço é integral e permanente não existe
espaço para ideologia e políticas burguesas não existe e não deveria porque a política burguesa é baseada em exploração do trabalho é baseado numa classe caduca que não precisa existir e que se baseia em não trabalhar e explorar o trabalho alheio Porque que a China tem propriedade privada tem que perguntar para eles eu não vou me enveredar nesse espaço exato não existe espaço para hot Bar para haek paraa hop para friedman não existe não tem que existir essas pessoas T que ser lidas para serem criticadas é a mesma Vamos fazer uma analogia aqui para vocês entenderem
deveria hoje perguntando para você para você que fez a pergunta se você ainda tá na dúvida deveria hoje ter espaço para debates acerca da Restauração da escravidão vocês acham que deveria ter alguma pessoa por exemp exemplo representada na mídia representada no Parlamento representada em qualquer lugar que é uma pessoa que defende que nós deveríamos restaurar a escravidão deveríamos restaurar a instituição da escravidão Eu acho que eu não vou antecipar todo mundo aí vai responder não né não deveria ter não é que precisa ter para ter pluralidade 10 não deveria ter e ponto sabe não deveria
ter e ponto Houve um tempo no qual eu falar isso seria um absurdo que os escravistas iam falar claro que tem que ter a gente tem Que ter o nosso ponto de vista ouvido a gente tem que ter as nossas políticas porque porque isso é pluralidade de ideias tão entendendo onde eu tô querendo chegar o que hoje parece Óbvio no futuro vai ser absurdo e a gente tá construindo um mundo a gente tá querendo construir um mundo no qual quando a gente falar que no passado se explorava o trabalho humano para benefício privado vai ser
tão absurdo quanto falar que as pessoas eram escravizadas porque é Absurdo então o espaço para você empurrar uma política de exploração de trabalho não tem e não vai ter e ainda tem pessoas esc rada sim tem gente que defende isso vocês viram na numa época aí que tava tendo caso de escravidão porque logo depois que o Lula ganhou as instituições que fiscalizam a escravidão no Brasil voltaram a funcionar e a gente teve uma porrada de denúncias ao mesmo tempo e aí a cara eu tenho a impressão de que um mês inteiro a gente falou Disso
Toda semana é isso sem falar que o Marx chamava o trabalho assalariado de escravidão assalariada mas vamos ser rigoroso aqui na na definição entre escravidão e trabalho assalariado que não são exatamente a mesma coisa Existe limite pro neoliberalismo o limite da existência humana na terra Esse é limite o limite é físico não ideológico é muito alarmismo falar que estamos à beira de um caos climático Não não é o que é alarmismo não digo alarmismo mas o que é Controverso é a gente dizer que não há nada a se fazer isso é é é complicado mas
não sei se vocês conhecem a Bebel A Bebel é ecologista política da Soberana que é a organização da qual faz parte e ela caso vocês queiram segui-la é a Bebel Ecologia tá no Instagram e o nome do programinha lá que ela criou é o colapso já está entre nós o colapso já está entre nós né O que a gente defende de que há algo a se fazer e dizer que há que não há algo a se fazer que não Podemos fazer nada é ignorar um pouco que o caos climático afeta pessoas mais pobres de maneira
desproporcional essas pessoas já TM que resistir ao caos climático Por uma questão de sobrevivência o colapso está entre nós exatamente você já leu sobre Legendários Brasil parece fascismo evangélico eu tô com medo disso a única coisa que chamada Legendários que eu conheço é o programa do Marcos mi Bom eu não sei se vocês lembram dessa desgraça eu acho que ele Mesmo queria esquecer falando em clima o que que você acha de ecofascismo fuzila Ah olha que curioso no meu vídeo sobre a água no meu né no vídeo do Web comunista sobre a água que eu
fiz com a Laura a gente mostra um trecho do maluco lá da Nestle falando que água não deveria ser um direito humano e aí apareceu no meu tiktok um comediante não me lembro qual que é o nome do comediante e falando exatamente desse vídeo e ele tá sendo entrevistado assim num em algum programa De auditório e ele fala assim recentemente eu vi um vídeo do cara da Nestle dizendo que água não devia ser um direito humano e eu acho que esse cara tinha que ser fuzilado aí eu falei nossa os comediantes eles eles realmente falam
coisas que a gente adoraria poder falar em público eu quero voltar pro hipopótamo ecofascismo bom vocês querem entender o que que é ecofascismo teve uma vez que a Xuxa sabe Xuxa Meneguel falou assim eu sou contra fazerem testes De medicamentos em animais tem tanta gente presa aí que fez coisa errada é melhor fazer em presidiários do que em animais bom Ah obrigado cheguel por fazer ecofascismo fica muito muito fácil de explicar Acabei de de explicar ecofascismo para vocês que show da Xuxa é esse Você falou que estava na minha mente que show da Xuxa é
esse Xuxa só para fachin Xuxa tá diferente não sei cara tem aquele vídeo dela falando assim esse prêmio mostra que é dá para você Ser loira de olho claro e e ainda ser popular no Brasil negócio assim que ela fala né Xuxa menguele [ __ ] Xuxa meneng foi de zero Aita [ __ ] muito rápido né E tem também o bagulho da geladeira da Xuxa Vocês já viram a geladeira da Xuxa que é os ar condicionados eles têm um limite de frio porque depois começa a ficar perigoso e a Xuxa ela tem um ar
condicionado tipo customizado que ela teve que assinar uns termos lá para ele ficar mais frio do Que o mercado permite então tipo a Xuxa na casa dela ela vive numa geladeira que eu não sei se o limite do ar condicionado é tipo 17 16º mas o dela é mais frio ela ela já se retratou por essa fala sim porque ela recebeu um monte de represália né aí eu te faço a pergunta se não fosse a represália ela ela ia se retratar é 16 né a Xuxa que é ser o senhor gelado dos Incríveis tô tô
dando uma pulada em algumas coisas aqui que eu não sei responder sabe falar Sobre Singapura o que rola no zap não sei mas tem um vídeo do do Humberto sobre o Humberto Matos do velho testamento ou seja o Humberto quando tinha cabelo curto e chamava Professor Humberto Matos saia da Matrix lá atrás ele fez um vídeo sobre Singapura Então procura lá no canal dele Humberto Matos e escreve lá Singapura que ele tem porque ele sabe muito bem que a galera Liberal usa Singapura como exemplo E aí quando você vai analisar bem de perto Tudo que
Singapura fez pro seu desenvolvimento é o que os liberais não defendem pros seus respectivos países Eu particularmente não sei mas como o Humberto estudou o caso de perto né sim eu Dom L aqui Dom L Dom l tem indicação sobre método materialista histórico dialético tenho tenho deixa eu ver eu sou muito ruim de lembrar título de cabeça pera aí bom o livro clássico do Marx e do engels pera aí eh é o ideologia alemã mas para mostrar para Você Fontes secundárias Ah bom tem um clássico do maus zedong que é os cinco teses filosóficas os
cinco teses filosóficas do maus Dong fala sobre isso tá ã tem outros livros de filósofos que falam sobre isso que eu tô tentando lembrar aqui porque eu tenho eles aqui caramba para eu lembrar bom tem uma introdução ao método de Marx do José Paulo Neto Esse é um que eu já li usei tem o do Sérgio Lessa que é sobre filosofia marxista também que eu não me Lembro o nome e tem tem um terceiro que é esse que eu tava tentando lembrar o nome que é um que que que também é um é um um
resumo muito bom que tá tá aqui no meu computador em algum lugar mas enfim eu já dei bastante referência né referência é o que não falta sobre isso por que que o Hitler se autod declarava socialista porque ele dizia que ele ia trazer à tona o verdadeiro socialismo que tinha sido distorcido pelos bolcheviques ou seja porque a palavra Socialismo era muito popular entre a classe trabalhadora e ele queria ctar a palavra para conseguir criar um movimento de massas Lembrando que o grande desafio do fascismo nessa época era conseguir vencer o socialismo real socialismo de esquerda
o socialismo comunista na na criação de movimentos de massas politicamente ativos então é uma forma de manipulação pública como mercado da arte se diferencia dos demais quando explorado explorado bom eu eu não Entendo muito bem o que is você quer dizer como explorado Mas a gente não pode deixar de colocar na equação do mercado da arte a quantidade de lavagem de dinheiro e evasão fiscal que tem então o mercado da arte de luxo aquele que é pro 1% é um grande gigantesco esquema de lavagem de dinheiro e evasão fiscal que é São pessoas atribuindo valores
artificiais para obras de arte que que por serem obras de arte não conseguem ser mensuradas em valores mais De mercado valores que que envolvem a dinâmica de mercado e são utilizados para pra gente muito muito rica conseguir lavar dinheiro e fugir de imposto e também fazer as reservas de valor deles lá você acha que o jz compra um monte de baskar porque ele é fã do Basque é porque esses quadros tendem a se valorizar com tempo e lembrando para vocês que nem se você for muito muito muito rico você pode comprar certos quadros tem círculos
de venda e compra Que são fechados por nome então assim é é fechado nesse nível um [ __ ] de um esquema não achem que o mercado da arte refuta a teoria heterodoxa de mercado tá se tem qualquer coisa ela confirma não tem os jogos mortais que o cantor do linken Park aparece [ __ ] qual Deixa eu ver se eu acho aqui o cantor o chester ou o Mike shinoda Jogos Mortais o final de 2010 não é engraçado essa coisa de o final dos jogos mortais que é tipo quando você você vai fazer um
Trabalho de escola e coloca agora vai final um um final dois agora vai de novo 2.0 tem dois ou três cara eu falei eu falei que os jogos mortais era o new Met do cinema pô é o Jogos Mortais o final que ele aparece que tá aqui né Deixa eu ver se tem mais um você acha que o Trap endireitou o discurso do Rap não sei eu preciso de gente que entenda mais da cultura para falar Eu vejo muitos artistas da cena antiga se queixando muito acerca da ideia de ostentação né Falando que isso é
uma armadilha recentemente Marcelo dois falou sobre isso mas eu acho que não é uma cultura que eu domino tanto para Poder opinar sobretudo a cultura do Trap que eu não domino tanto que o rap principalmente o clássico eu escuto bastante mas mas eu acho que precisaria de alguém melhor para falar sobre né Principalmente os músicos em si Ó tem uma pergunta aqui sobre o zapatismo eu não conheço muito de zapatismo gente não eu nunca li sobre Até onde eu tô falando de orelhada mesmo Até onde eu sei é uma experiência muito orientada pelo anarquismo Até
onde eu sei mas eu me falta leitura sobre zapatismo se o comunismo abolir o fetichismo não vamos mais praticar bdsm ó eu quero dizer que o bdsm será praticado no comunismo porque todo mundo aqui sabe que bdsm é bom demais ser marxista então não só o bdsm será praticado como será obrigatório porque todo mundo sabe que é bom demais ser Marxista Esse é o meu recado que eu tenho para vocês coro vermelho do Trotsky né É E tinha e e bdsm também pode significar bom demais salvar Cacos por você eu palmitaria que isso pô isso
aqui é uma uma mensagem muito brochada sinistra das ideias né que que você diria sobre comunista trabalhar com mercado financeiro nada ué trabalho é trabalho que que você diria sobre ser comunista e trabalhar vendendo coisas não digo nada pô a gente vive no Capitalismo a gente não consegue viver no comunismo agora ser comunista que que você diria sobre ser comunista e ser dono do mercado financeiro eu acho que a gente começa a ter problemas aí né pode ser comunista e desligar o save automático nos jogos aí é coração peludo hein mano é muita coisa tô
pulando aqui que eu realmente não sei responder gente porque por exemplo trabalho em frigorífico e quero me sindicalizar como faço não sei eu não domino muito os os Sindicatos a respeito desse setor principalmente dependendo da região tem que procurar qualquer o sindicato E aí uma dica geral né não deixa de procurar a quais partidos e movimentos sociais o sindicato tem vínculo isso é bastante importante é bom demais socar o mamãe falei algumas pessoas podiam usar esse bdsm né O remake do salento 2 tá R 350 no Nossa os jogos deram salto de preço que meu
Jesus Chris Tinho último jogo caro que eu comprei assim porque eu Queria jogar era o jogo do masque né e Elen ring como é que pode ser 350 se eu instalei gratuitamente aí aí aí você tá andando no fio da navalha da legalidade né ai Lula meu Presidente é e Pior né você o jogo é caro e você tem que ter um PC [ __ ] senão o seu PC peida na farofa né como rebater que o capitalismo Melhorou a vida das pessoas e diminuiu desigualdades com dados né mas eu vou dar resposta mais categórica
a Laura Sabino tem um vídeo Muito bom sobre isso que é eu acho que é refutando Olavo de Carvalho e se maquiando é o nome do vídeo E aí logo no ele tava ele ainda estava respirando né nessa infelizmente nessa época e aí a Laura nesse vídeo fala sobre isso Ela fala sobre a ideia de que ah antigamente as pessoas viviam com menos de Ó e agora a maior parte vive com mais de ó o que é um critério muito estúpido muito estúpido e aí nisso ela explica em detalhes isso só para dar um um
uma Prévia não dá pra gente usar esse parâmetro porque a maior parte da humanidade antes não usava dinheiro Então como que você vai ter um critério de antes as pessoas não usavam não ganhavam um dólar e depois ganhavam 1 dólar por dia sendo que ninguém usava sequer dinheiro queç sa dólar então o critério é ruim o critério é ruim e a respeito da desigualdade bom desigualdade e pobreza são coisas diferentes dá para ter redução de Pobreza e aumento de desigualdade ao ao mesmo tempo que é o que a gente por exemplo viu no Brasil o
Brasil os ricos foram ficando muito ricos e a e a pobreza foi diminuindo as duas coisas aconteceram ao mesmo tempo desigualdade no mundo nunca foi tão grande a gente tem agora uma concentração de renda que é inimaginável para as gerações passadas Então esse argumento de que o capitalismo reduziu desigualdade é mais non sência ainda do que ele reduziu Pobreza Eu quase fui hospitalizado de tanto rir das Placas idas na China e isso me deixa muito feliz porque eu falei para vocês quando eu tava na loja lá na China eu ri de lacrimejar E aí quando
eu fui mostrar isso na Live eu pensei será que eu sou muito riso fácil de tá rindo disso Será que eu sou muito muito tipo muito fácil de agradar basta um Google Tradutor que eu já tô rindo eu fico feliz de ver que vocês também riram de de não aguentar mais com o bagulho Porque eu não tava aguentando mais com as placas macho humano de alta qualidade riso frouxa exatamente macaco arrogante tenho a impressão de que a maior parte das pessoas não entendem o que significa se organizar é necessário explicar como um tutorial Por isso
a minha sugestão princípios básicos da organização o vídeo que falta nesse canal aumenta os caracteres do Live pix eu não sei eu acho que na época que eu criei o Live pix não tinha como mexer nisso eu vou Dar uma olhada é uma boa sugestão e eu vou começar falando de uma coisa que já me cobraram e que eu não posso fazer eu já vi pessoas falando sobre ai por que que você não faz um mapa de onde tem organizações para que as pessoas possam conhecer em qual lugar eu não posso fazer isso porque isso
é literalmente perigoso eu não posso expor informações acerca de organizações Principalmente as organizações de esquerda radical Porque isso é uma um mapa e praticamente um Mapa de alvos que a Extrema direita pode ter então isso eu não posso fazer seria muita irresponsabilidade da minha parte mas a respeito de organização eu Concordo totalmente com você que é quando a gente fala se organizar as pessoas não sabem o que significa eu Estou preparando um material que é sabe da mesma forma que tem os princípios básicos do comunismo que eu tenho no meu canal eu faz faz mais
de um ano que eu tô escrevendo um material que é meio Princípios básicos do leninismo E aí seria a base teórica o primeiro passo em direção a entenderem a base teórica da organização leninista que não é qualquer forma de organização é uma organização específica para uma revolução de caráter marxista leninista mas eu preciso começar de algum lugar e sobretudo eu preciso serons ável com o que eu falo porque pensem na minha situação com a a a posição que eu me encontro e tô agora tô falando como Ian Neves né não como Membro de uma organização
ou como marxista lenista tô falando como Ian Neves se eu falo de uma organização e não falo de outra eu acabo criando eu acabo azedando a minha relação eu acabo envez a opinião das pessoas eu acabo criando muito mais perguntas do que respostas eu me comprometo Com certas organizações Então não é à toa que eu falo abertamente praticamente só da unidade Popular porque é a organização com a qual eu tenho vínculo e tenho Diálogo e que é a organização com a qual nós dialogamos acerca de termos esse vínculo porque se eu ficar indicando ou falando
para vocês deixarem de se organizar ou se organizarem em outros lugares eu posso estar sendo muito irresponsável e sobretudo estou me comprometendo com essas organizações esse tipo de coisa não posso fazer sem um diálogo formal sem uma retirada de linha formal entende porque isso tudo é muito perigoso eu acho que às vezes as Pessoas também não TM noção do perigo que a gente corre fazendo parte de linhas contra hegemônicas compreendem eu acho que as pessoas não imaginam que realmente fazer parte de certas organizações é risco risco de uma série de coisas risco de super exposição
risco de emprego até de integridade física em alguns casos principalmente em certos lugares do Brasil sacaste vai ter vídeos sobre o krushev a minha prioridade falando sobre a União Soviética É sobre O Gorbachev primeiro mas sobre o kruschev seria bom porque é fundamental para entender a história do movimento comunista Global entender o revisionismo soviético né é eu acho que porque as pessoas não têm tanta familiaridade com organizações marxistas as pessoas acham que a organização se resume a preencher ficha e e fazer parte formalmente de algum lugar e não é isso não é isso comecei a
lelene tô achando confuso que pouco se usa o termo comunistas e tem Bastante socialdemocrata é a mesma coisa sim nos textos do Lenin social democracia socialdemocrata é sinônimo de comunista é sinônimo de marxista porque era o termo que começou a ser usado pro movimento comunista depois da segunda internacional o termo comunista volta a ser usado Depois da terceira internacional depois da Revolução Russa Então antes de 1917 saiba que todas as vezes que você vê social Democrata você tá Você tá Lendo sobre comunismo é isso esse vocabulário eh confunde muita gente tô lendo Realismo capitalista Tem
uma parte que ele faz analogias com o capitalismo tardio com stalinismo seria uma forma da teoria da Ferradura eu tô viajando eu não diria teoria da Ferradura porque ele não é tão explícito é uma forma de de expressar a maneira como Marc fiser é fortemente influenciado pelo Marxismo ocidental que é mesmo os teóricos marxistas proeminentes na Europa e nos Estados Unidos Eles são muito críticos a isso que eles chamam de stalinismo e que eles nunca definem direito então ã uma das coisas que esses ditos teóricos marxistas que nós acreditamos que são é duro chamar pessoas
que não falam de te organizativa de marxistas mas e ditos autoproclamados marxistas é que eles são profundamente antisi éticos e não é de se espantar que um autor que sequer é marxista que é o Marc fiser tem a influência desse conceito de stalinismo Então acredito que não seja exatamente a teoria da Ferradura porque ele não é tão explícito Ele não cria uma simetria entre o nazismo e a União Soviética que aí sim a teoria da Ferradura mas é ele ainda tem essa concepção de que é uma concepção meio H equivocada quase juvenil do que foi
a União Soviética antes da década de 50 e que é absorvida na nos círculos intelectuais principalmente dos Estados Unidos e da Europa então é seria surpreendente se Ele não tivesse esse ponto de vista isso seria surpreendente não quer dizer aí não entendo mal não quer dizer que não é um livro não quer dizer que é um livro que não merece ser lido merece ser lido tá a gente não tem que ler só coisa que a gente concorda de Caba rabo a gente tem que ler coisas que a gente tem discordâncias também principalmente livros que têm
discordâncias pontuais e mesmo livros que a gente tem discordâncias fundamentais se fechar na Nossa própria bolha é uma das coisas que faz com que por exemplo esse tipo de conceito de stalinismo surja estamos falando do Realismo capitalista como entender capitalismo de estado em Lenin eu vejo que é um conceito que algumas linhas discordam e outras usam isso para criticar a China Então o que o Lenin tá chamando de Capitalismo de estado não é esse entre aspas capitalismo de estado que as pessoas utilizam para descrever a China não é isso o l tá falando a Respeito
do desenvolvimento do capitalismo na Europa e o que ele chama de Capitalismo de estado é um momento no qual o capitalismo está se desenvolvendo o capitalismo industrial está se desenvolvendo só que ele não acumulou o capital o suficiente para fazer certas obras de infraestrutura necessárias para o seu próprio desenvolvimento então o que que o capitalismo faz ele utiliza o seu poder político para pressionar o estado A fazer obras de grande porte para o seu desenvolvimento Industrial então ele usa o exemplo da Via prussiana o se o o capital ainda não foi acumulado a ponto de
conseguir por exemplo criar grandes ferrovias fazer grandes obras de infraestrutura de energia elétrica por exemplo o estado é utilizado para fazer essas grandes obras magnânimas mas com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento do Capital Industrial é isso que o Lenin tá chamando de Capitalismo de estado o que tem nessa linha de Capitalismo de estado que falavam que os trotskistas falam que é não sei se os trotskistas falam porque eu não me lembro de ver eles falando sobre mas os anarquistas Com certeza falam que a União Soviética era é dizendo que a a classe burocrática
do Estado substitui a burguesia como classe então que é a mesma relação exploratória do capitalismo mas com uma classe burocrática no lugar da classe burguesa O que eu acho uma leitura muito pobre muito muito muito pobre tem uma concepção de classes muito distorcida Na minha opinião então o Lenin chama isso de Capitalismo de estado como um movimento comum natural do desenvolvimento do capitalismo do desenvolvimento do acúmulo de Capital porque hoje nós temos capital privado acumulado suficiente para fazer obras de infraestrutura em grande escala Já temos isso ou comprar para o capital privado Obras que foram
construídas pelo estado ou seja privatização né É isso que o Lenin tá chamando de Capitalismo de estado no imperialismo que provavelmente você leu aí né no imperi Realismo fase superior do capitalismo não se o que eu tô falando Tem muito jargão econômico uma das coisas complicadas gente da economia é que a economia tem um vocabulário próprio então uma das coisas que vocês têm que fazer para começar a entender economia é entender Qual o Sentido das palavras entender o que que significa por exemplo capital a palavra capital é uma palavra que não é fácil de entender
porque ela não é dinheiro capital não é dinheiro capital não é riqueza não é a mesma coisa sim tem juridiques tem economas tem isso o juridiques é pior porque o juridiques ele é quase feito de maneira proposital para fazer com que fique cada vez mais difícil da população conseguir acessar os seus direitos mesmo no estado Burguês capital é concentração de renda Não não é um conceito tão fácil de explicar se você quiser ver eu não não vou eu eu explico com mais precisão num vídeo que eu fiz sobre pro tiktok e pro Instagram no meu
vídeo de princípios básicos também tem uma explicação Mas eu acredito que a explicação ela tá incompleta lá então dá uma olhada porque eu eu fiz um roteiro bem amarradinho em Três minutinhos explicando o que que é capital e que eu Não vou lembrar exatamente todos os detalhes de cabeça agora né o burd diz que é de propósito deque Pois é né ter tantos termos em latim ter palavras que são do fundo do baú gente é para criar uma casta uma casta de gestores do capitalismo que são cada vez mais clausurados em si próprios né Por
que que o tratador tá fazendo bulinho com hipopótamo enfiando d na orelha dela não sei bom ela parece incomodada o tempo todo né out tr Tem umas palavras do do juridiquês que são tão arcaicas que elas ficam engraçadas tipo a a turma do Supremo Tribunal Federal a turma parece tipo a Turma da quinta série bicho quais outras Vocês que são da área do direito quais outras palavras que são engraçadas do alcaguete alcaguete é uma palavra engraçada do juridiques sim o hipopótama é ela dela alcaguete é da onde vem a palavra cagueta né com a devida
vênia vara vara é engraçado vara é ótimo arrol Arrolado os an cara os anais não é tão para mim já perdeu a graça porque na história se usa muito também porque anais é o que registrado todo ano e uma das revistas mais importantes da historiografia europeia é a os anais da história econômica e social e aí pra gente no primeiro ano é ha anais aí depois do quinto ano você não aguenta mais ouvir falar da escola dos anais é igual a rádio Roquete Pinto Eu tenho um vídeo falando sobre esse cara que é o Vídeo
sobre a acho que é sobre a frenologia não é sobre o processo de branqueamento de a po de branqueamento que o Roquete pitto estava envolvido nessa política queria mandar pergunta mas 72 caracteres Mia tudo gente Imaginem se tudo isso de pergunta viesse com caracteres limitados eu ia abrir uma live e não fechar nunca mais Rocket Pinto Sim eu sou advogado e só uso linguagem simples você deve sofrer preconceito dos seus pares com certeza Deve achar que você não sabe falar é Greg turma essa aí eu acho que eu nunca nem ouvi precisa fechar os anais
Fecha os anais para falar comigo como diria a de Petrópolis Edson jo por favor não me leve a mal quanto mais inscritos no canal mais difícil fica caramba prestigiar quem contribui no super chats e isso eu entendo mas creio que creio ser preciso estudar uma forma de dar mais atenção a quem contribui financeiramente muitos super chats que Passam batidos aqui bom Edson Obrigado pela sua doação mais que Generosa mas eu adoraria saber qual que é a sua sugestão Porque por mais que não pareça meu trabalho ainda é artesanal eu tenho uma equipe minúscula eu sou
só uma pessoa que tem digamos assim o monopólio do conteúdo porque precisa ser eu aqui não posso substituir o meu trabalho por um trabalho de outra pessoa e eu recebo uma tonelada de perguntas que eu não tenho tempo hábil de responder aí eu eu Gostaria eu tô eu tô perguntando de coração aberto mesmo o que que você considera uma solução exequível para esse tipo de situação porque para além das perguntas que Eu opto por não responder tanto por serem delicadas quanto por serem complexas demais eu eu simplesmente não tenho tempo hábil eu eu não sei
se se transparece nos meus vídeos regulares mas Eu tenho um preparo muito cuidadoso para todos os vídeos que eu lanço aqui no canal gente todos os Vídeos que vocês veem no com News são eh cuidadosamente preparados e esse preparo é uma coisa que eh eu estimo muito eu acho que quanto mais o meu canal cresce e mais eu recebo retorno financeiro pelo que eu faço mais responsabilidade com o que eu falo eu tenho e isso toma tempo eu não posso alocar todo o meu tempo respondendo só perguntas que vem do chat E aí a única
coisa que eu espero de vocês é compreensão e das pessoas que não são compreensivas basta não Contribuir com o canal não é obrigatório sobretudo porque eu tenho uma política muito rígida de fazer tudo que eu crio ser o mais público possível Talvez um backlog para responder pro próximo mas no próximo vem a mesma quantidade de perguntas se eu tivesse isso eu estaria no primeiro estaria no primeiro saque ainda eu preciso descartar algumas porque senão a coisa não avança ganho muito invisto quero usar também para ajudar a causa tô errado não você ganhar Investir para ter
uma estabilidade no futuro não é não é uma uma coisa que que faz com que você esteja errado sabe por quê pessoas que são da classe trabalhadora não conseguem fugir da sua própria classe entende gente então o que que nós ganharíamos por exemplo de maneira prática e material tô perguntando para você pense sobre isso você não investindo para você ter um retorno para ter mais estabilidade na sua vida faria com que nós do movimento Comunista por exemplo avançávamos material pro movimento comunista que é acarretado por você não investir não sujar as mãos Isso é moralismo
isso é moralismo então entende não é uma coisa que a gente tá no lugar de julgar porque entra esbarra muito na coisa do Eu sou comunista e tomo coca-cola entende é é uma coisa que avanço moral que avanço moral a gente avança moralmente não comprando as coisas veja existe um equívoco muito Grande que parte também de um desalento causado pelo liberalismo um sentimento de Realismo capitalista pra gente falar de um tema né a gente tá tão desconectado dos movimentos de massas que a gente acredita que uma das únicas maneiras de alterar a realidade através do
nosso padrão de consumo e Gente desculpa frustrar algumas pessoas mas padrão de consumo não altera a realidade material É porque as pessoas não conseguem vislumbrar outra maneira de Alterar a realidade e acabam tentando imputar essa mudança no seu cotidiano e alterar o seu padrão de consumo com o objetivo de alterar a realidade é a mesma coisa que você acreditar que você reciclando o seu lixo você tá alterando a realidade também não tô dizendo para as pessoas não reciclarem não é isso que eu tô dizendo mas esse Impacto ele parte de um ponto de vista desconectado
dos movimentos de massas é um ponto de vista que acredita que a única maneira de Mudar a realidade é através de mudanças individuais não é Inocência é resultado de uma realidade cada vez mais individualista então ah fazer juízo de quem investe na bolsa para tentar um retorno para uma vida melhor sobre tudo no mundo que a gente tá todo pejotizacao e uma flecha quebrou um vidro de um tator de um trator meu Deus Provavelmente quando eu for fazer uma leitura das notícias da semana eu vou me Deparar com isso aí eu vejo se eu tenho
mais informações para trazer para vocês Nossa uma flecha quebrou o vidro de um trator Meu Deus a o o defensor de vidraça foi levado a um nível que a gente nunca imaginou né pobre trator exatamente né trator lives matter vidas de trator importam é e isso eu vou me posicionar politicamente só para para encerrar a Live Agora é eu acho a a postura do Átila e amarino de aceitar a publicidade da Shell Ah uma coisa Injustificável isso eu acho injustificável eu não acho que influenciadores que aceitam publicidade são pessoas moralmente inferiores ou tão erradas mas
eu acredito que quando você opta por ser influenciador ou ser um comunicador de uma determinada área eh isso deve algumas coerências devem ser devem ser mantidas então por exemplo eu acho incoerente uma pessoa eu acho incoerente acho perigoso Inclusive eu acho um conflito de ideais eh eu acho Complicado para a comunicação uma pessoa se autodeclarar influenciador marxista leninista né comunicador marxista leninista e por exemplo fazer uma propaganda pro iFood eu acho isso complicado O atil que é uma pessoa que vive falando a respeito de negacionismo científico uma pessoa que vive falando a respeito de como
não se escuta a ciência a respeito das mudanças climáticas aceitar fazer uma propaganda lambendo achel é injustificável Injustificável tô me posicionando publicamente a respeito disso porque é um conflito de discursos entende as pessoas que seguem o Ata e querem se informar a respeito da ciência bem praticada e bem fundamentada vão sair com que ideia desse tipo de coisa de que achel nada que tem a ver com as mudanças climáticas de que o combustível fóssil não é um problema e é muito diferente do que a gente estava falando a respeito por exemplo da bolsa de valores
de uma Pessoa individualmente investir na Bolsa de Valores para ter algum retorno totalmente diferente e isso é uma coisa que eu não só falo eu sigo vocês já viram alguma publicidade paga no meu canal Sabe por que vocês nunca viram porque não existe eu assim que eu decidi ser comunicador marxista leninista eu ao mesmo tempo decidi que eu não ia viver de publicidades eu acho que é uma é uma é uma decisão simultânea só da Soberana sim o icl também faz isso Para ele não se comprometer com nada só da Soberana o icl vai para
além de mim porque o icl não monetiza os vídeos o icl não tem essas propagandas que aparecem antes do meu vídeo mas por que que eu tô falando que isso é diferente porque eu não escolho essas propagandas não sou eu não faço a menor ideia de qual propaganda vai passar a única fonte de renda do icl é a os cursos os cursos é para quem perguntou eles eles sustentam com a venda de cursos porque Eles não querem se comprometer com nenhum tipo de empresa privada é aquela coisa gente quem paga a banda escolhe a música
O grande problema da publicidade é esse se o cara tá investindo para que você defenda A marca dele ele também vai se sentir no direito de te cobrar Tô sentindo uma treta se o atla resolver criar essa treta o problema é dele cara O problema é dele de verdade porque o que ele tá fazendo aqui ele não vai conseguir justificar não vai conseguir Justificar bom Gente eu achei que eu tinha necessidade de fazer esse posicionamento público para vocês porque isso aqui não é treto isso aqui é política 100% eu acho isso terrível terrível terrível e
deve ser isso eu acho que deve ser criticado politicamente oh perdão publicamente acho de ver eu acho isso aqui num nível muito grave eu acho muito grave bom eu vou me retirar já pratiquem bdsm né bom demais ser marxista sigam todos os Canais que envolvem esse hipopótamo bebê não pressionem streamers a fazer coisa que eles fisicamente não conseguem fazer é outra dica que eu dou beleza beijo no coração de vocês e não façam propaganda para Shell