Fala galera bora começar mais um pobre show e a reflexão do dia é a seguinte ó é melhor você ter uma meta só e cumprir do que você tentar ter 500.000 metas e não cumprir nenhuma então vai aos poucos você precisa ter meta não tenha muitas metas e não tenha metas muito mirabolantes muito difíceis estabelece uma meta e foca 100% em alcançar ela sair da pobreza quitar minhas dívidas montar minha reserva de Emergência investir R 5000 são exemplos de metas que são possíveis e que você consegue focar 100% em alcançar essa Bendita dessa meta cuidado
tem gente que bota meta muito grande eu que bota muita meta e não alcança porcaria nenhuma Bora pro programa [Música] atenção plateia silêncio por favor o homem tá chegando vai descer na grua devagar vamos lá pode entrar [Música] Musiquinha Esse é o matador Este é o lutador matou todas as dívidas bemvindo com vocês Eduardo deber não gostei dessa Ô você tá muito desanimado pobre eu chego aqui todo emocionado Sabe por que que eu tô assim galera que hoje vai ter pobre Fight aqui no nosso programa O Bicho Vai Pegar gente só de fazer essa introdução
eu já tô ofegante gente eu não sei como Esses caras conseguem fazer academia gente que coisa mais chá vamos voltar aqui pro personagem normal Fala galera Começando aqui mais um pobre show programa da família brasileira e hoje a gente vai ter um convidado famoso Expert polêmico mas mais nada noss eu cansei mesmo mais sedent que você deix [Aplausos] Ainda não tá inscrito no nosso canal já se inscreve ativa o Sininho segue a gente nas redes sociais Instagram tiktok Facebook também tudo quanto é canto aí top demais e tudo beleza pobrez Tudo beleza que que a
gente vai ter de bom hoje aí hein Hoje nós teremos o momento F pobre Fight hora da Chepa e nosso famoso Caral Duda quem encanta seus boletos espanta Maravilha pessoal então ó antes de chamar o nosso convidado Quero Agradecer os patrocinadores Oficiais aqui do nosso programa então a binance que é a maior corretora de criptomoedas do planeta é Nossa patrocinadora aqui então se você quer investir em criptomoeda quer entrar para esse mercado para esse mundo e quer aprender mais sobre isso acessa as aulas aqui da nossa playlist sobre criptomoeda e abre conta na maior do
mundo pelo link aqui da descrição além de ser de graça E é uma empresa que tem mais de 200 milhões de clientes galera você vai ter Desconto nas taxas e por ter tanto cliente assim você sempre consegue os melhores preços para comprar e para vender suas criptomoedas e agradecer a dsn também que é essa produtora maravilhosa aqui em São Paulo que faz tudo quanto é tipo de projeto audiovisual faz curso faz Live grava programa igual esse nosso aqui desse formato faz propaganda pra televisão faz coisa pra caramba então se você quer fazer algum grande projeto
aí Corporativo ou uma realização pessoal sua entra em contato com eles pelo link da descrição Então bora começar pozito Bora ó o nosso convidado o homem é bravo viu você é doido ó nosso convidado de hoje é economista Professor comentarista da Jovem Pan já foi âncora e e comentarista de vários programas da Rede Globo tem mais mais de 15 anos de experiência em consultoria apresentação de palestra o homem é autor de vários livros de finanças economia e negócios Quero chamar aqui Sam [Música] Dana Fala meu amigo tudo beleza tudo bem obrigado pelo convite um pr
agradeo fica à vontade mano ol S cheguei chutando aqui tudo certo meu tudo em ordem caramba ó isso aqui vou até guardar isso aqui é pro pobre Fight que vamos ter já já hein galera o samid o homem é bravo vamos conhecer tudo sobre a história dele aqui o que que ele faz a especialidade vamos saber mais sobre Economia sobre investimento um monte de coisa mas antes Ah tem aqui uma aguinha para você aqui na verdade isso aqui é um suco de que que é isso aí é um chá é um chá um chá mate
Mas você tá de dieta ou que que é isso aí Eu sempre tomo ch costume É mesmo é Você é de São Paulo eu sou aqui de São Paulo mesmo Ah então pera aí já já a gente vai conhecer a história do Sam mas para começar a gente tem o nosso mural da humildade galera a agenda do Sami é tão Puxada que eu falei Sami vem a gente faz um episódio um pouco menor Então a gente vai tentar correr aqui para obter o máximo de informação e conhecimento porque o sami tem que sair daqui Voando
para ir para um outro programa Você vai pra rádio hoje não não não é programa tenho uma reunião mas a minha agenda vai até umas 10 da noite hoje então vamos vamos vamos a o que interessa aqui vamos pro mural da humildade Ô menino lindo eu eu não vi as fotos que mandaram mas também não lembro não sei será que espero que seja eu é vai ver né Tem n do Roberto da Silva né da hora meu você nasceu onde você falou Nasci Aqui em São Paulo mesmo aqui em São Paulo bota próxima pobrez aí
já aparece mais comigo eu e minha irmã minha irmã mora hoje na Holanda na Holanda né ela já Ela morou Faz muitos anos que ela mora fora do Brasil tem dois filhos eh os dois nasceram fora um nasceu em Hong Kong Ela foi morar lá o marido foi transferido o marido trabalha na Philips a Philips pois tinha uma operação lá e depois foi pra Argentina também eh eu acho que trabalhando com a Philips E aí ele foi pra Holanda e já faz uns TRS anos na Holanda então caramba mas você lembra onde que era essa
foto aí Putz eu dir vocês vi achavam bastante é não lembro talvez Argentina eu lembro desse Casaco é de da Argentina assim da hora da hora muito bom vai pro nosso mural e a segunda tradição todo convidado tem que trazer algum prêmio Pra audiência mais maravilhosa do Brasil sem dúvida essa é boa O que que você pode trazer aí de de brind a dois livros ó lá ó lá o pobrezinho tá querendo dinheiro já tá querendo vale mais do que dinheiro o conhecimento do livo mundo fala isso misericórdia pobrez Ito Você precisa aprender a estudar
pobrez dito para de Depender Ó presta atenção no presta atenção no que o Sam Dana vai falar e aprende alguma coisa criatura senão você vai ficar a vida inteira querendo dinheiro gente eu também queria dinheiro mas tudo é importante para ó como que é esse aqui faça as p com as suas Finanças o passo a passo para organizar seu dinheiro e planejar seu futuro sem deixar de aproveitar o presente quantos livos você tem Sam eu eu acho que tenho 14 livros E mas esse 14 Você tem quantos anos 215 quase eu tenho 45 anos Caramba
já tem 14 livos mas eu de um tempo para cá eu parei de escrever livros porque mercado é muito difícil eu acho que os livros assim mais mais honestos às vezes não tem uma pegada comercial tão forte Então esse por exemplo livro não vai te deixar ficar rico vai mostrar um pouco milhão em um ano né promessas ABS isso não vai acontecer ele vai te dar algumas Reflexões que talvez sejam úteis aí Espero que a pessoa que for agraciada com o livro ó Então galera a gente vai fazer perguntas aqui no chat e Quem acertar
cada um vai levar um vão ser duas perguntas e vai ter outros prêmios aí em cota de fundo imobiliário um monte de coisa então fica ligado no chat no decorrer do programa para você conseguir os prêmios e quero dar aqui também o meu livro Fame Esse é deixo de ser pobre o livro de educação financeira para pobres Do Brasil né não é o caso do Sam né mas mas quem sabe ele dar para alguém aí alguma pessoa aí né Muito quera né e quero dar também o presente do nosso patrocinador aluno Z aqui pro tem
um kit masculino e feminino aí então vai pr pra parte minha mulher vai ganhar esse é o Esse é eu sou meio ruim já quebrou já quebrou hoá esse Imagino que seja é um colar Tem um masculino e acho que um feminino aí galera para quem não sabe o que que é a Luno é uma fábrica de Semijoias folhadas a ouro e a prata lá da região sul do Brasil né e é uma ótima oportunidade para você comprar joias para você ou para você fazer renda ex né como é o caso essa maleta aqui que
você compra aí por um valor bem acessível um monte de itens aqui e você consegue vender com até 1000% de lucro galera tem brinco lá a partir de R 1 que você pode vender por 10 conto onde você quiser então entra em contato com a Luno Z tem muita coisa legal Inclusive tem kit da Luno Z que vai ser premiado aí no chat ao vivo fica ligado tá lembrando que é muito bom para renda extra mas por incrível que pareça Tem muita gente que compra para para fazer renda extra e acaba ficando com as joias
e os itens aqui de tão bonito que eles são porque é um valor bem mais acessível né a partir de três unidades galera Você já consegue comprar com preço de atacada e descontos aí de 85% mas principalmente paraa renda extra É uma opção muito legal interessante para vocês agora vamos lá Sami tem uns doces aqui nobres tá ó só coisa boa você gosta de lind de Copenhagen chocolate eu gosto de todos por ex tem uma tem a nova bala de goma aqui da Copenhagen tá chama chama goms né É só só coisa top Ô fala
para mim ô Dani ô Sami primeiro explica a origem do teu nome teu nome é Sam mesmo Sam eu venho de origem Judaica é mesmo também meu meu pai é família italiana mas refugiados de Vários lugares Meu pai veio do Egito para cá quando ele tinha 13 anos de ele era judeu mas morava no Egito sim tá judeus no Egito alfabetizados né em escolas eh privadas que que falavam francês então meu pai foi Alfabetizado em francês Hum e veio por perseguição religiosa né o nas lá eh expulsou os judeus então veio correndo e acabou parando
no Brasil isso meu pai e na família da minha mãe também judia ah aí São judeus poloneses judeus poloneses o o a minha família da Letônia Letônia é do lado ali né pros lado da Polônia lá em cima né Eh que aí vieram também eh para fugir da guerra e meu avô eh meus avós por parte de mãe nasceram na Polônia minha mãe já nasceu tá no Brasil tá você tem vontade de ir para lá para conhecer ou não eu fui para Egito com meu pai quando eu era devia ter uns 14 anos Uhum mas
ã assim é muito diferente a cultura assim conhecer sim morar por Lá não e Polônia Polônia eu não conheço não conheço e até por conta da da Guerra assim né visitar campos de concentração me deixa um pouco eu fui paraa Israel fui no museu do do holocausto fiquei muito abalado assim sabe passando mal assim de fisicamente enjuado tive que sair no meio da da visitação é muito pesado muito triste né V um monte de criança né assim uma uma das maiores atrocidades não é uma coisa legal não e e fala pra Gente o que você
já fez na vida que que você estudou que que você já trabalhou E como que você chegou a ser o cara que você é hoje eu acho que eu não fui muito as coisas não foram muito planejadas assim sabe fui fazendo E aí pegando gosto das coisas a minha formação básica é em economia eu fiz economia depois fiz mestrado em economia aí eu fiz doutorado em Finanças Caramba você fez doutorado aí eu fiz phd depois aí eu fiz phd depois porque o doutorado é no Brasil Hum eu fiz Eh aí eu tava achando meio fraco
eu fui PR tá achou fraco né o doutorado muito fraquinho né o pozito ele já achou muito puxado o ensino fundamental Não goi não Duda muito puxado meu o o EJA ele tá achando difícil aí aí eu fui aí eu acabei fazendo eu fiz na FGV o doutorado eu já era meio professor da FGV aqui de São Paulo ah você deu aula de Economia mesmo eu dei aula na escola de Economia na Escola de administração era professor de carreira até a pandemia aí na pandemia eu saí porque o professor de carreira professor de carreira você
tem que ter uma dedicação de 40 horas você dá uma Como assim professor de carreira na FGV você tem vários níveis de professor tô falando dos professores que são contratados como CLT porque são aqueles que fazem parte do corpo docente paraa MEC PR pras aprovações Então você tem basicamente alguns tipos de professor Você tem o o emergencial que não passa por um processo seletivo muito rigoroso é assim pô precisa dar aula disso não tem quem d ninguém daqui a gente contrata mercado aí depois você tem o professor esta carreira é o que funciona na maior
parte das faculdades no Brasil que é o horista Então você dá duas horas de aa você vai ganhar Du horas de aa você você tem uma carga horário depois tem o o que eles cham de turno completo que você dá 8 horas de aula e ganha 20 Não é que você ganha 20 para não fazer nada não você faz alguma pesquisa Às vezes você faz alguma atividade de coordenação alguma coisa e tem o carreira que é o professor que tem uma dedicação praticamente eh exclusiva então ele tem 40 horas de dedicação por semana e das
quais ele dá 8 horas em aula então eu era professor de carreira dava aula no Na graduação e no mestrado eh no departamento de Finanças E acabei saindo porque com os outros compromissos ficou muito muito difícil mas você falou que você fez o doutor aqui fez um outro doutorado e quando é no exterior que chama phd não depende do lugar e o sistema o sistema Latino que vale pra França se eu não me engano Itália pro Brasil é o doutorado é DSC que se fala que é dor in Science você é doutor em ciências os
países que tem ou as Universidades que usam a Escola Americana inglesa anglo saxão Normalmente é philosophy Doctor que phd mas não quer dizer que phd é maior do que o doutorado é tipo equivalente mas se você estudou numa escola brasileira o Mac só tem DSC E tem também eu fiz que as pessoas confundem também eu fiz um pós phd po phd não é título post phd é o seguinte você fez phd ou é tipo quase Deus né você é tipo Querubim né não caramba pós phd PS phd as pessoas acham que é título chamam de
pós PHD é alguma coisa que você faz depois do phd Então Eu tinha feito já pd tinha doutorado aqui pd fora e eu ganhei um convite uhum para estudar fora assim ah vem aqui fazer uma pesquisa e aí eu fui paraos Estados Unidos onde eu publiquei dois casos aí o o pós pgd sempre tá trelado alguma pesquisa e algum produto que você você você vai fazer de Economia ou de investimento de Finanças eu fiz então eu fiz o meu minha graduação meu mestrado são em economia no núcleo de Finanças o meu doutorado meu phd é
o doutorado é em Administração no campo de Finanças o phd é em finance e o pós phd em Business na também no eh caramba eu fiz nos Estados Unidos então eu fiz Brasil Espanha depois do Estados Unidos e da hora as faculdades você fez ó GV aqui eu gostei mas eu achava que poderia puxar mais onde eu estudei lá na na Espanha numa faculdade muito legal que mas só tinha poucos alunos é uma escola da realeza espanhola eu ganhei um uma bolsa eh para ir para lá então chama E business School é uma escola super
renomada bem legal e depois eu fui para Harvard que aí foi o Tom banho meu foi ó o meu ó eu fiz escola ensino primário na escola Júlio César eu fiz ensino médio nos no Silvio Portugal e e o e o outro eu comecei na escola técnica basilides de Godói mas quando eu vi que eu ia repetir de ano eu saí e voltei pra escola normal do bar e é isso a min Mas você fez economia é fiz fiz economia do meu bolso só se for minha formação é Músico e produção audiovisual eu fiz música
É mesmo eu tô falando Você tem quantos anos você tem 89 anos né você tá Fiz duas coisas eu eu dava aula na FAAP uma época e aí eu falei pô tô ficando muito aqui Vou aproveitar e fazer faculdade de cinema que a fap tem uma uma escola legal de cinema tá aí eu fui lá mas eu fiz acho que um ou dois semestes Aí eu desisti Eu desisti mas eu sempre toquei piano Mas você curte para caramba cinema então também gosto mas eu Gosto mais de música bem mais aí você fez algum instrumento específico
fiz eu fiz aí eu fiz na Santa Marcelina depois de velho piano popular você toca ainda toco toco toco e ah a música Eu acho que não tem né o cara se formar é meio que a vida né hoje eu tive aula tô estudando um pouco de para quem é músico Harmonia quartal PR improvisação Jazz eu toco jazz mas piano só piano só mas assim eu Fiz música depois de velho já como Hobby eu demorei acho que 8 anos para me formar porque muita coisa né não tinha dia que eu não podia lá tin que
trabalhar então eu não pegava todas as matérias E a faculdade de música é muito mais uma uma questão de você estudar coisas assim da música Como Eu escrevo um arranjo para para uma banda uma orquestra do que você aprender a tocar mesmo as pessoas que saíram tocando bem É porque já entraram Tocando bem mas eu não eu toco razoável pr pra amadora é OK mas tem um nível profissional imagina quando o cara fala isso você vai ver né é o Bill Evan acho que B Evan mas eu gosto de busa brasileiro tá tá tá ô
e deixa eu perguntar você aí fala um pouquinho sobre o que você já trabalhou mas uma dúvida que eu tenho é o seguinte você estudou para caramba Tem muita gente que estuda para caramba e não consegue porcaria nenhuma não tem tipo gente que Mano o cara Estudou o currículo do cara aí tá vendendo fazendo Uber tipo não consegue algo na área ao problema não tem um problema grande Acho que são dois problemas né o O primeiro é que às vezes você escolhe uma formação porque é o que você gosta mas que não necessariamente Tem mercado
então tem faculdade de tudo é vou dar aula de de sânscrito ok Maso de S você vai ficar com ncleo muito reduzido Então dependendo a escolha que você faz se você se você vai viver disso E precisar de renda você tem que levar em consideração então assim ah mas eu fiz música por exemplo ah música de música é muito difícil assim você vê que que assim muitos músicos talentosíssimos CONSEG conhecimento e não tá tão ligado a isso isso é a primeira coisa segunda coisa é que você tem muitas formações que são fracas assim Eu costumava
dizer você confia num médico que para te operar numa doença Vital Eh que estudou medicina da mesma forma que você estudou por exemplo economia se S resposta for não Provavelmente um empresário também não vai confiar a empresa dele na sua mão Então eu acho que tem muita faculdade ruim eh e e às vezes a faculdade nem é ruim mas o aluno também acabou se perdendo e tem um Outro fator que a gente não pode esquecer que é que o mundo tem muita aleatoriedade tem gente que nasce muito privilegiado tem gente eh tem a sorte a
gente não Gosta a gente tava falando lá no Pânico o dia que eu fui lá né a gente não gosta de assumir sorte ou competência é a gente não gosta de assumir o papel da sorte mas a a sorte tem um papel fundamental eh em todos os casos de sucesso né até eh tem tem gente faz essa comparação ah se o Bill Gates nascesse em outra época em outro país Talvez ele não conseguisse ter feito nada então assim saiba que assim você tem que ser bom você tem que tomar escolhas boas e Ainda tem que
ser só e música eu conheço você deve conhecer também muita gente muita gente que que é talentosíssimo e e assim não e Tem dificuldades para arrumar qualquer é coisa então Eh eu eu acho que você tem que fazer um estudo por conta própria pensar em alguma coisa se você vai viver disso que te aumente as chances mas saiba que a sorte vai ter um papel fundamental no seu destino e e e na não tem jeito mesmo podcast pô podcast aqui super legal quadro rizado Cenário tudo eh torço porque ele é já é famoso to para
você enorme mas tem às vezes um podcast que você não vê nada demais que histora e outros que às vezes você fal pô os caras são muito melhores que eu e não fazem sucesso então quer dizer É acho que é aceitar um pouco o papel da da aleatoriedade na vida eu sempre trabalhei quando eu voltei pro Brasil eh eu tinha algumas oportunidade de ficar lá fazendo pesquisa mas eu nunca fui um Pesquisador Nato assim os caras que eram de Pesquisa o cara é que nem música eu conheci alguns músicos mes que o cara respira tipo
a vida dele é só isso e ele tá feliz e aí ele consegue entrar com uma profundidade enorme eu conseguia sobreviver no mundo acadêmico tirava boas notas consegui lá fazer os requisitos mas eu via que eu eu sou eu tinha multi interesses e eu nunca ia ter a profundidade que esses caras tinham então eu falei vou voltar pro Brasil aí Quando eu voltei pro Brasil eu já era professor da FGV ã mas eu voltei para ser o híbrido assim que é o Car cara que entende um pouco o mundo acadêmico consegue ler as pesquisas de
avançadas mas é o cara que meio que vai aplicar isso tá E aí logo depois eu eu tava dando aula no mestrado da AGV e um dos alunos foi o Doni denuo que é meu sócio até hoje mas você começou a dar aula nov então né Muito eu comecei da Aula com 21 anos caramba 45 aham é E aí o denu o que que é que que é denuo foi apresentador da Globo do jornal hoje mas na na época ele tava fazendo uma transição de carreira ele tava fazendo mestrado em economia ele tinha feito economia
e Jornalismo e tava indo para Globo News e ele me chamou para ir para Global News eu era orientador dele era o conta corrente que era um um formato que não existe mais era um programa eh de economia e de negócios Diário que o Don apresentava depois eu cheguei a apresentar também E aí eu falei p legal porque às vezes você faz coisas acadêmicas muito técnicas mas pouca pouca abrangência assim pouca gente lê e eu falei não eu quero levar essa mensagem então comunicação para mudar mesmo para ajudar as pessoas na prática é e e
meu e o meu trabalho sempre foi ligado à à econometria que é uma parte da da economia que você trabalha com previsão que você trabalha Com eu não vou falar o nome da empresa depois te fala em mas assim ah eh uma empresa grande uma das quatro maiores do mundo que fala assim eu preciso eu quero saber o seguinte quando eu dou desconto num desodorante eu tô roubando eh mercado do concorrente ou não então esse tipo de pergunta que a gente respondia eh também previsão de de vendas trabalhei muito com escor agem de crédito que
é fórmulas para te dar uma nota de crédito aí o banco ou a Operadora de cartão ou a loja decide se aquele risco ele vai te emprestar ou não também tem uma empresa de Inteligência Artificial hoje hoje fez um trabalho que o Emílio brinca muito mas substituiu mais de 50 pessoas na Jovem Pan com robôs que que que que a gente fez de e tô trabalhando também em alguns projetos de alocação de qual a rota ótima dentro de um centro de distribuição para um grande para um uma grande marca também internacional é Vários projetos de
consultoria tem um projeto agora com um escritório eh de advocacia para ia ajudar nos processos tem um outro que é dona de marcas marcas famosas e aí eh eles são Donos das lojas no Brasil marca eles têm a representação então quanto eu mando para cada loja então são problemas de ciência de dados que eu o cientista de dados normalmente ele tem uma base boa de negócio programação estatística eu tenho mais a minha força maior é estatística né e Negócios mas eu sei programar mas mas assim aí de novo aí eu pego né normalmente alguém que
programa Melhor que eu para fazer isso mas faço mais isso assim então a o Sam da mídia na Globo tinha dependia o lugar né tinha horas que eu fazia coisas bem populares acho que parecido com o que você faz isso para ajudar as pessoas tem horas que você fala mais de negócio também trabalhei na Globo e eu gosto muito de esportes eu até meu celular tá ali até Fiz modelos matemáticos para para prever resultado de futebol então todos os bolões da Globo tudo sempre tá entre os quando eu não tô em primeiro eu tô em
sei lá entre os dois três primeiros mas mas funcionava essas essas essas previsões o que que é funcionar ele erra muito só que acerta mais que o ser humano tá então por exemplo na JV tem 40 pessoas no Bol depois a gente pega o celular e eu te mostro eh de 40 pessoas eu tô em primeiro no bolão do brasileiro Na ca você usa uma fórmula matemática para é é uma fórmula estatística de prever resultados eh na com base nos resultados anteriores nos jogos anteriores isso isso basicamente todo quando você entra num jogo de futebol
mas pode ser para qualquer Esporte mas no futebol se eu não me engano tem 26 variáveis por exemplo passe passe certo passe errado chutos a gol cartão chutes fora do Gol lateral posse de bola Então essas Cada um faz seu modelo Mas isso Não fui eu que inventei tem modelos muita gente estuda isso faz tempo o que eu faço é adaptar um modelo que existe pro cenário brasileiro e e ponderando as variáveis do jeito que eu acho e mas não sou o primeiro cara a fazer isso não o E aí o que acontece eh Pega
essas variáveis aí você cria mais ou menos uma força de ataque e uma força de Defesa do time E aí com isso então vai jogar o time a contra o time B você contrapõe a força de ataque do a contra a força de Defesa do B vice Vera aí você dá as probabilidades de cada placar mas tem a ver com os jogadores também que estão escalados ou não no meu modelo não mas tem modelos que sim a gente podia montar uma empresa hein tem o Tigrinho a gente podia fazer o pobrezinho né pobrezinho bolões com
40% vezes mais chance de você ganhar dos seus concorrentes é bol Então porque Bolão você tá você tá lidando com os outos na Globo Eu lembro que o último bolão que eu participei foi da Copa de Da Rússia uhum 20 dois já estava na Jovem Pan aí tinha mais de 400 pessoas 300 pessoas eu fiquei em segundo porque o primeiro lugar ele era um cara que comprava 10 ah 10 fichas por exemplo ele jogava com Bá aí ele tinha muito mais chance de ganhar tá eu fiquei em segundo mas deu até polêmica eu eu eu
doei o prêmio porque o pessoal ficar bravo pô o cara tá jogando com não vale é é mas assim pô tem sei lá o Caio Ribeiro meu amigo beijo para ele que conhece muito De futebol às vezes erra mais mais do que um modelo já vem P Vampeta o pessoal de lá também às vezes erra muito mais o o Zico lá também então os modelos funcionam mas assim para Bolão a casa de aposta é mais complicado que a casa de aposta geralmente ela trabalha com uma margem de 5% e 5% é muito então por exemplo
cada real que você põe se você colocar de forma Vai voltar 95 cavos Então você meio que tá pagando 5% aí e aí e você não faz isso uma vez várias então seu dinheiro vai diminuindo diminuindo agora tem um um um modelo interessante que eu fiz lá com Fred ring é um cara de Esporte do SBT foi da jov foi da Record que meio que mapei as casas de aposta E aí fecha a arbitragem você fala assim ah vai ter Corinthians e Palmeiras Então você vai apostar tá nessa casa no Corinthians nessa na no empar
nessa no Palmeiras de Tal forma que independentemente do resultado você ganhe mas claro né você não você não escolhe o jogo você faz uma varredura na nas casas de apostas para ver quais tão com essas arbitragens o que eu diria assim então Sami pessoal quando você tiver uma faculdade na FGV um mestrado na Espanha e um phd lá em Harvard você pode começar a tentar entrar nesse negócio antes disso não senão você vai é mas eu eu mesmo não aposto e a casa de aposta também mesmo Esse modelo que é de arbitragem você não ganha
dinheiro por qu a casa de aposta ela te limita Então fala assim tá legal só que você só pode pô r$ 1 aí você vai ganhar 1% que é bom 1% em um dia é ótimo só que você vai ganhar R 1 e às vezes a casa te dificulta para tirar dinheiro é assim esquece Aham você quer jogar em aposta jogue Mas sabendo que é ah entretenimento que nem você vai no cinema você não vai no cinema para ganhar dinheiro É custo e tem um custo e saiba desse custo assim você querer ganhar dinheiro com
isso é muito difícil e eu e eu não recomendo assim então assim de várias formas que você fala sobre renda extra Essa não é impossível mas é muito difícil e eu não aconselho boa ô Sam me fala uma coisa explica pra gente o que que é política monetária política eh monetária é é o governo tentando decidir quanto de moeda gira ou não da economia Então ele pode Eh emitir títulos públicos por exemplo que é o tesouro direto tesouro direto pode mexer em juros né então ele fala assim ah SELIC vai ser tanto Então quando você
fala que eu tô eh te dando mais juros eu tô enxugando o dinheiro da economia então de certa forma Por que que sobe os juros para conta inflação Ah tá todo mundo com muito dinheiro tá dinheiro circulando el fala ó tô pagando 15 de T todo mundo não então para de circular e vou emprestar pro governo Para me retornar juros então por isso quando você sobe a taxa de juros você faz uma política para enxugar o dinheiro da economia e assim conté inflação E por que que é ruim isso por outro lado porque muitos negócios
se a taxa é 15% eu falo assim ó eh vamos Duda vamos abrir um um restaurante aí você fala pô vamos eu gosto Vamos abrir um restaurante de pastel botar o p pobrez Ito aham Como que é o nome é o pobrez dito como gar pozito gar menor aprendiz É menor aprendiz vamos pôr ele eh lá aí você fala tá para ganhar quanto aí eu falo não vai ganhar 14% aí você fala tá legal agora se o governo tiver pagando 15 você falou Pô não vou botar o nosso dinheiro em risco Uhum você é para
ganhar menos uhum do que o governo paga se pra gente ficar dormindo então quanto mais sobe a taxa de juros maior é o incentivo as pessoas não gerarem negócios e deixar rendendo Aí você fala é mas eh o governo tem risco tem só que O governo pode fazer duas coisas a primeira é se eu não tenho dinheiro para pagar ele Pode emitir uma nova dívida para cobrir a outra que seriam emitir novos tesouros diretos sim sim novos títulos com novos prazos ele podia imprimir dinheiro seu governo só que se ele imprime Dinheiro faz muito isso
eh você gera uma inflação enorme desvaloriza a moeda mas desvaloriza em quem investiu com ele e quem não investiu se você tem real você é em real Você tá lascado por isso que depois de algum patrimônio é interessante a pessoa diversificar em moedas também de outros país de outros países não é para ganhar dinheiro é porque se dá uma cagada eh com o Real ela tem alguma parte lá em dólar foi mais ou menos o que aconteceu na Argentina tipo assim porque a Argentina a inflação subiu absurdamente aí por ter subido absurdamente a moeda deles
começou a não valer mais porcaria nenhuma e todo mundo se ferrou é Argentina você tem vários problemas um deles é que você tinha um câo um câmbio camuflado porque em geral o que diz a teoria Econômica ó é Mel fica complicando aqui que eu não tenho phd a pelo amor de Deus vem como falar aqui min inteligência não a a maioria fala assim ó o câmbio tem que ser livre assim então se todo mundo quer comprar dólar O dólar vai subir se todo mundo quer vender vai descer lei básica de Economia a Argentina já fez
vários problema mas Um deles era assim olha o câmbio é de um para um um peso para um dólar é já teve isso já teve isso há muito tempo há muito tempo tá o Brasil também teve né Muito temp teve mas curto tempo e já tinha já tinha a a ideia de desancorar Tá e aí o que que acontecia Imagine você lá na Argentina você tem num bolso um dólar n outro um peso O que você vai fazer vai dar o peso vai ficar com dólar isso aqui não é só o Duda que fez isso
um monte de gente então os pesos Circulavam os dólares não aí o cara fala tá sei que tá um para um mas Duda seguinte eu te dou dois pesos para para um dólar vamos trocar então acaba criando um câmbio paralelo disso e isso e a Argentina tinha um câmbio do a Argentina antes do milei chegou a ter acho que 10 tipos diferentes de dólar Então tinha o dólar Ah se você é importador de assim como tem o turismo e o comercial aqui é mas era pro governo então se você tá fazendo uma uma Operação de
exportação de carne é 1 Dólar se você quiser fazer importação de [ __ ] era uma zona e claro que tinha o dólar Blue que eles chamavam que é o dólar do paralelo que valia muito mais então eles ficaram sem dólar porque quem que é tonto de vender pro governo dólares a tanto só quem é obrigado tá E aí você fala tá eu quero comprar dólar então já que você tá falando que é um para um me dá uma aí o governo não não não pode comprar então o governo eh Interferiu muito na economia sem
contar eh problemas de tabelamento de preços e outras coisas que que sim a história mostra que nunca deu certo né É o governo o negócio do Tab é eu tenho tanta pergunta mas pera aí deixa eu voltar aqui primeiro só para não sair mas eu quero voltar nas negó do tabelamento eh O que que é dívida interna e externa de um país dívida externa é é dívida você pode pensar em dívida em dólar o país Brasil pode Dev Em dólar tem títulos brasileiros que são emitidos em dólar existe isso não no tesouro direto mas tem
título brasileiro emitido em dólar mas para pras pessoas PR As pessoas só que normalmente são investi normalmente são vendidos internacionalmente Quem compra esses títulos governos de outros países podem comprar mas não é a maioria Fundos internacionais e pessoas físicas eh internacionais Então essa dívida que é que quebrou a Argentina porque assim Você tava devendo em dólar mas você não pode imprimir dólar como é que faz Ah tá então aí você pode ter quebra e você então então alguma pessoa do exterior pode de investir num tesouro como se fosse um tesouro direto só que que é
em dólar E aí o governo depois tem que devolver com o lucro a grana mais o lucro é o governo Na verdade ele ele propõe uma taxa ele propõe uma taxa então ele vai Claro não é a mesma taxa se o tesouro tá pagando sei lá eh 10 11% Dependendo do título o o o em dólar vai pagar C pagar seis tá mas existe isso E aí obviamente os inv olham o risco então Sabe aquele negócio Ah mudou o risco Brasil não mudou o risco Brasil uhum o as agências de risco que Teoricamente são independentes
elas dão uma nota para cada governo e uma nota paraa dívida tá então se você é tido como qualidade a você vai ter que pagar menos juros para pros investidores do que uma qualidade B do que uma qualidade C exato Então quer dizer você ah você pode ser uma qualidade eh B baixa tipo o Brasil e pagar pouco juros pode mas provavelmente nenhum investidor vai querer comprar então o o governo que nem taxa SELIC o governo ele pode até decidir a taxa SELIC que é a taxa de um dia útil e de curtíssimo prazo Hum
mas quando ele emite um título de 10 anos de 5 anos esses do tesouro direto é o mercado que dá o preço Então esse negócio falar ah eu vou descer os juros Não é bem verdade se não tiver fundamentos para descer os juros Você pode até descer a SELIC Hum mas as taxas de médio e longo prazo o mercado que vai dar tá então a dívida externa é quando os outros países investem no tesouro diret out países empresas é você deve em geral você deve emissões em dó no caso brasileiro tá E aí tudo mas
é só isso porque por exemplo eu ouvi falar porque eu achava caramba o Brasil tá com uma dívida externa Que treta aí eu descobri Que os Estados Unidos tem uma maior ainda sim como que os caras dinheiro Mas é uma questão assim você uma coisa é você ser rico devendo e outra ser pobre devendo Por quê Porque a taxa que aplica ao pobre não é a mesma do rico o Japão tem uma taxa lá de zero então ele fica devenda enil o problema do Brasil não é só a dívida é a taxa que cresce a
dívida Imaginem que o Brasil é tipo é o cartão de crédito o oos Estados Unidos tá devendo lá no BNDS sabe Então esse é o Problema e outra coisa eh que é a dívida que ISO também acho que você deve falar em algum momento que é assim tá eu tô devendo 100.000 uma coisa é uma pessoa que tá devendo mas que gera caixa todo dia e que fala assim pô esse dinheiro vai entrar uhum outra coisa é uma pessoa que tá devendo pode até dever menos só que se ela tá todo mês no negativo ela
não tem perspectiva de conseguir de quitar então quer dizer a gente não pode compar Eh por conta dos nossos gastos públicos por conta do Risco país a nossa dívida com os Estados Unidos dá para comparar com quê com a Argentina com México com país emergente para não falar país pobre paí em quais são os países mais endividados Estados Unidos os mais ricos são bem endividados eu não tenho de cabeça mas Estados Unidos mas aí falou Eles produzem muito então tá de boa e eles tem dívida taxa Baixa também tá tá E aí a dívida interna
é o que o o Governo deve para quem investiu no tesouro direto só isso dívida interna então é tem a ver sempre com o tesouro direto is basicamente issso basicamente dívida do de títulos que ele emitiu tá tá boa em em reais né no caso tá tá E e é uma boa né eu reparei que o tesouro celic o tesouro direto tá com uma taxa alta para caramba porque o risco é alto então é isso que i te perguntar não é tão arriscado para quem vai investir porque eles podem emitir Dinheiro tipo não tem o
risco de eu perder mas por o risco do Brasil né o o Brasil pode ir pro saco aí ter uma inflação gigante Depende de que título você tá falando que o tesouro diret tem três tipos de tít norment aquele lá que é o IPCA que é inflação mais 65% tá altíssimo né esse título é muito bom o o que eu menos gosto é o pré-fixado tá porque o pré-fixado é assim você vai ganhar 12 tá E daí e Se a inflação for 15 se l então esse ele te fala a Inflação mais 6 mais se
e alguma coisa esse e só tem um problema que você tá supondo que a sua inflação tá ligada à inflação oficial do país que na média pode tá então você tá falando ó você vai ganhar o a gente vai medir o IPCA tá a inflação oficial uhum a Suponha que o IPCA é é OK que é calculado pelo IBGE já teve no passado muitas dúvidas da idoneidade do IPCA falando assim ah não é porque é a metodologia ele pode escolher uma metodologia que vou pegar É posso pegar Tais produtos que eu sei mas enfim eh
e e você tá Teoricamente recompondo seu poder de compra e ainda ganhando 6% então é um bom título é um bom título e se você pegar no longo prazo agora que faz 30 anos do plano real o os títulos públicos o tesouro Dir não tem 30 anos mas os títulos públicos T até mais que isso os títulos públicos ganham da bolsa é é mesmo fácil da bolsa Caramba então você acha uma boa e tá numa hora boa pra gente investir n Pensando em investimento no Brasil de renda fixa Olha eu vou eu não vou entrar
em detalhes financeiros meus assim de valores mas assim eu invisto muita renda fixa Brasil uhum basicamente títulos públicos cdbs de bancos grandes uhum só um pouco de bolsa eu eu invisto em índice índice que é etf etf réplica do índice e El etf do Brasil ou do exterior nos dois isso eu tô falando de Brasil Etf que replica o bova 11 e etfs lá fora etfs lá fora e renda fixa agora que os Estados Unidos tá pagando bem um pouco de renda fixa Americana e obviamente nas empresas que que eu tenho que é onde tem
mais mais Car a minha ideia é a seguinte Então vamos pensar o seu caso você tem a empresa Primo pobre que tem o produto pobre show aqui você tem um risco o negócio aqui é arriscado você tem um custo tem um monte de gente aqui Trabalhando estúdio [ __ ] equipamento para caramba caro de legal Uhum agora eh como você já toma muito risco nas suas decisões empresariais para mim faz sentido você ser conservador nos investimentos porque é um contra balanceamento agora se você fosse por exemplo um funcionário público que concursado estável talvez você falar
assim aqui no meu emprego não tem Grandes cagadas pode dar então eu vou arriscar um pouco em bolsa então eu olho muito risco Global mas tem outra que o seu caso você trabalha com finanç vamos pegar um médic o cara Estudou a vida inteira para ser médico fez faculdade foi residências tem muito mais chance de ele ganhar dinheiro no que Ele estudou a vida inteira do que ele ganhar é chance num negócio que ele não tem a menor ideia de como funciona então o médico eu Diria assim cara toma risco em medicina e usa o
mercado financeiro para proteger o grande problema é que às vezes as pessoas querem ganhar muito dinheiro o negócio que elas não tem a menor noção Ah eu sou jogador de futebol eu sei jogar futebol Por que que você acha que você vai ganhar dinheiro investindo em imóvel ou sei lá comprando carro ou qualquer outra cois assim não tem muito sentido você ganhar dinheiro em algo que você não é na média melhor que os outros Agora voltando ao papo fazendo isso que eu faço combinando etfs com renda fixa isso tem estudos que não são só meu
de de vários outros lugares você bate 98% dos Fundos profissionais sem quar pessoa é muito difícil bater e quando a gente fala bater é risco ajustado ao retorno né então é muito difícil e isso é uma verdade eh ruim né Tá interessante isso aí que você falou né então se isso no mundo tá não é porque Brasil não se se você já Arrisca na área profissional já tá empreendendo já tá fazendo muitas coisas que podem ser bem promissoras inclusive bota grana na renda fixa e ganha mais dinheiro aqui para deixar aqui na segurança se você
tá num trampo eh que aí já é mais conserva tipo um funcionário público e tal você já tá meio que garantida entre aspas né está não vai perder emprego já tem um salário maior que a média tenta ganhar mais aqui porque aqui você pode ou abrindo um Negócio lá mas você tem um fôlego PR entendi PR para fazer assim tá E aí então pensando no no tesouro IPCA que tá rendendo IPCA que é inflação mais 6,5 você acha que o Brasil fez isso porque a galera tá saindo do Brasil e eles querem manter os investidores
aqui essa taxa tá bem alta né Essa taxa é dada por mercado Hum então é é mais ou menos um cheque você já descontou cheque esse faz est a da minha mãe então era assim o cheque o cheque era assim vamos supor que o Duda Me dá um cheque para vencendo dia 31 de dezembro valendo R 1.000 Uhum Então no dia 31 de dezembro eu posso lá no banco sacar R 1.000 da sua conta mas às vezes eu preciso desse dinheiro antes Uhum é igual o título público é um cheque pré-datado às vezes não é
um cheque só porque tem aqueles pagamentos semestrais como se fosse vários Vamos pensar num só num zero cupom né que é o então eu chego pro pro cara e fala assim ó quanto você me dá pelo cheque do Duda hoje aí o cara Olha e fala assim pô Duda cara legal tá crescendo ganhando dinheiro eu vou te dar R 950 então o que que eu tô fazendo pegando 900 e R 50 contra 1000 Tá mas vamos supor desejo que não aconteça amanhã Fala pô tomou processo se ferrou ah po cancelado canelado aí o cara que
comprou 950 pagou lá eu fui embora e ele tá com cheque de 1000 aí ele fala vou vender esse cheque aí o cara olha pro terceiro vai falar pô vai dar calote Tá [ __ ] tá Quebrado eu te pago 700 obviamente a taxa embutida de 700 para 1000 é muito grande Aham você vai ganhar sei lá 30% em ordem de grandeza assim Ah então 40% Eh nesse caso e aí você eh faz isso então o governo ele não tem isso ele tem quanto ele vai pagar agora quanto os investidores pagam é de acordo com
o risco e aí tem o pré-fixado e o pós-fixado então sempre o pré-fixado é igual ao pré-fixado mais expectativa de inflação vou dar um exemplo não é Exatamente assim que faz a conta mas só para um paga seis mais inflação e o outro tá pagando 10 você pode supor que a inflação embutida é quatro uhum porque se se não for quatro Ah Se a inflação esperada fosse zero ninguém ia ser tonto de de de comprar o de seis e E aí se ninguém vai comprar o preço do título ia descer e cada vez que ele
desce a taxa Aumenta até ele se equilibrar e Se a inflação fosse mais de quatro ninguém ia querer comprar o o Pré-fixado de 10 Então por uma questão de equil tem me que uma um equilíbrio ali entre ess se você entrar na anbima existe eh digitar aí no Google curva de juros ele mostra quanto paga o pré quanto paga o pós e a inflação implícita nos títulos e é uma curva por quê porque o governo é assim tem uma taxa para um ano uma outra taxa para dois uma três não a taxa não é a
mesma por isso que quando você muda o prazo do título muda a taxa porque Uhum em geral quando os Países estão saudáveis a taxa de longo prazo é maior que a taxa de curto prazo Ah é É porque fala assim cara no longo prazo vai ter um pouco de mais incerteza risco mas quando o país Ele tá em alguma crise então por exemplo Estados Unidos que tá saindo de uma inflação grande ou ou até o Brasil até pouco tempo atrás você vi a curva para baixo porque fal assim a taxa tão tão alta nesse começo
que que a tendência é que ela abaixe por isso a média de prazos mais longos Entendi entendi galera já vou fazer uma pergunta braba aqui já já pro Sam mas antes quero lembrar do nosso patrocinador oficial a binance galera se você ainda não investe em criptomoedas e quer começar nesse mercado abre sua conta pelo link aqui da descrição tá lembrando que aqui no canal tem várias aulas para você aprender e estudar antes de fazer besteira tá explicando o que que é Bitcoin O que que é etherium o que que é uma criptomoeda com relevância e
Utilidade O que que é uma porcaria tá Então assiste as aulas abre sua conta e lembrando Esso é renda variável então é para quem já quitou as dívidas já tá com a casa em ordem já tem uma grana na renda fixa e tá querendo entrar na parte de investimento de renda variável Então abre sua conta aqui pelo link da descrição e agora toda terça-feira às 8 tem aula sobre criptomoeda com o Michel Mendes que é um especialista nesse assunto de graça tokens show é o token Show galera Ó lembrando agora tem programa aqui sobre fundo
imobiliário agora tem esse de criptomoeda então fica atento no nosso canal aqui porque a ideia é todo dia ter algum vídeo sobre algum conteúdo então de terça agora segunda tem o programa terça tem o token show sobre crypto quarta-feira Fábio Lousada ensina sobre fundos imobiliários e em breve vamos ter mais novidades na nossa GR agora mano uma pergunta que eu não sei Se é fácil responder mas me diga o que que você acha o que é e quais são os prós e contras do capitalismo e socialismo não para mim o socialismo não existe assim né
só é uma ideia que que ele apesar de ser uma ideia que você pode achar Nobre na prática ele é uma catástrofe assim Acho que nem chegaram a a a a conseguir a aplicar e esse é um dos argumentos dos socialistas né Não nunca deu certo porque nunca conseguiu né mas não dá Para chegar porque ele ignora o ser humano todos os países que que tiveram entraram em desgraça né União Soviética a Cuba Cuba Coreia eh a Doris lesl foi uma escritora inglesa Salvo engano que ganhou o prêmio nóbel de Literatura e ela era comunista
socialista na Juventude dela Uhum E ela fez uma declaração que eu acho que responde bem essa pergunta ela falou eu acho tão exótico que em alguns países da América do Sul a ainda tenham eh socialistas hum É como se nada tivesse acontecido então é um pouco isso assim acho que porque a ideia do socialismo é você deixar todo a força com o governo enquanto a do capitalismo é você dar força paraas empresas para setor privado é basicamente isso simplificando que é um assunto vasto né sim não o o o o socialismo você tem que perguntar
pro professor de história que gosta de socialismo economista é difícil gostar de socialismo só os que não estudaram se Só estudar história gostam muito mas que que fala assim fala assim cara todo mundo é igual então não importa se você faz um negócio bom e e ou não a gente vai ganhar a mesma coisa tá por que que eu que que não faz sentido isso porque primeiro se eu sei que independentemente do meu esforço eu vou ganhar a mesma coisa provavelmente eu vou me esforçar menos las esforçar menos e o governo meio que redistribuindo só
que os países socialistas você vê o Fidel Castro não sei quantos Rolex assim era em geral tem duas coisas que dois paradoxos assim geralmente assim os males do socialismo pros outros e os benefícios para mim então todo socialista quando ele pode ele ele vai ver ele tem um carro bom ele vai no plano de saúde privado quando ele tem condições então quer dizer socialismo pros outros e tem o contrário que também é o cara que fala que gosta de mercado competitivo mas na empresa Dele ele quer um protecionismo o que que qual que é a
diferença desses dois aí protecionismo e mercado competitivo não por exemplo essa taxa aí da chope Uhum você fala assim ah vamos eu sou eu vamos supor que eu produzza a roupa aqui no Brasil e eu falo assim ó eu não quero concorrência de fora então eu ponho uma taxa lá em cima uhum o produto que é comprado lá fora por mais barato que seja vai chegar Aqui num preço tão caro que eu tô Protegendo o meu Mercado Ah E aí existe protecionismo de várias coisas acho que foi ano passado e retrasado teve no no no
leite assim ah vamos cobrar mais caro do leite importado que quem acaba pagando isso é a população é claro que eu eu tenho uma visão eh de isonomia que é a seguinte a mesma taxa que o empresário daqui paga Tem que ser a taxa que vai ser cobrada de importação por quê Porque se o empresário aqui pagar 18% e lá for zero o cara vai falar tá meu produto tá mais caro mas porque não é porque o produto mais cara por causa do Imposto então eu vou fechar minha empresa aqui e vou abrir lá na
China e vocês vão se dar mal não faz sentido mas o contrário também é ruim eu pago 18 e o cara lá paga 90 porque aí e eu tô eu posso abusar de de preço que ninguém me incomoda então a ideia do protecionismo é você proteger a a indústria Nacional de quem tá de fora é isso aqui é Proteger muitas vezes nessa proteção permite que eu cobre mais então a população tá pagando mais na roupa e eu embolsando mais lucro isso não quer dizer que é bom pra sociedade Ah isso quer dizer que é bom
pro empresário eu acho o seguinte você tá se preocupado com a população Vamos fazer as coisas mais baratas ah aí ficou caro O leite tá bom eu não sou conta você D um Bolsa Família uma Mas dá dinheiro pro Car D dinheiro não vem falar que você vai criar uma estatal que se por exemplo eu tenho uma visão muito Liberal da economia escola pública para mim o governo devia fazer coisas básicas escola saúde saúde educação e segurança antes de fazer isso bem não podia fazer nada então você pode ter petróleo não você não faz isso
bem você não pode ter mais porque é o principal PR população aqui mesmo não e e eu e Apesar de eu ser Liberal não sou burro de achar que um cara que estudou em colégio público a vida inteira tá num nível de igualdade de competição um cara que estudou num colégio particular que custa 15.000 aqui em São Paulo não assim eu não sou burro mas o que faz com que os dois possam você dá uma base boa pros dois saúde a mesma coisa saúde é um negócio agora então por exemplo a gente gasta vamos supor
porque nada é gratuito né obviamente A escola é gratuita paraa População ah aparentemente porque aquilo foi é pago o salári dos professores com imposto de todo mundo então aquilo custa vamos supor que custe r$ 2000 por aluno tem países como a Sué que tem um um um vch então gasta 2.000 por aluno você vai dar dois de voucher e o pai pode escolher pode pôr na Pública pode pode pôr na privada se lá então Eh essa questão que é grátis é uma questão que que que que que não existe Eh o que obviamente a gente
e aí Claro você tem os libertários né os anarcos capitalistas que acha que o governo não tem que interferir nada eu já acho que o governo tem que prover saúde educação e segurança isso porque senão é acho que o cara nasceu pobre ele tá fadado a nem sempre ele vai ter condições por isso que seria ótimo se todo político tivesse que usar esses a escola pública e o hospital público né semana passada tava algum Governador no Pânico que ficou Falando que o SUS é o melhor do mundo aí eu perguntei para ele isso eu falei
você quando fica doente usa SUS aí não é então seria para mim é o mínimo né o político ter que usar o serviço público que ele tá falando que é tão bom né e educação é o que mas faz diferença né então assim é mas sabe o que eu fico pensando também s é estranho assim tipo os caras falam Vai pensando no protecionismo não eu não consigo entender muito bem como protecionismo Vai as lojas aqui no Brasil estão vendendo a xícara por r$ 50 porque tem imposto para caramba aí de repente chega a chopi ou
a cheinho vendendo por 30 os caras taca imposto aqui falando que é para proteger esses a meu ver a proteção seria diminuir os impostos das empresas trabal aqui mas aí o governo não consegue pagar as contas sim aí se ferra né então tipo assim eles fizeram cagada aí agora estão tentando meter taxa nos outros para fingir que é para ajudar a Empresa mas na verdade é Dino governo todo o governo tem uma carga tributária por isso que eu que é altíssima aqui né aqui é uma das mais altas do mundo por isso que eu sou
a favor de diminuir a participação do governo e diminuir a carga tributária mas no entanto eu acho que saúde educação e segurança e talvez transporte é fundamental porque são direitos básicos até pro cara concorrer tiver uma saúde boa pô se tiver do com a família delro como é que você vai poder É você sabe que eu tive uma discussão esses dias uma discussão assim uma conversa né Eu ganhei uma viagem lá para ir lá para Mônaco Aí lá tinha um monte de YouTube RIC depis de rico hein Nossa você tá chique eu prefiro Osasco né
gente mas mas foi legalzinho foi legalzinha meu aí o pessoal tava falando né sobre imposto de criptomoeda n eu falei ah porque aqui o Brasil tenta ganhar em tudo tal os caras não vão deixar sem imposto nem a pau porque tá Vendo que tá tendo muito crescimento nessa área aí eles falaram mas quanto que é o imposto lá eu falei é 15% daí eles falaram Não mas eu não lembro se era na Espanha ou na Itália ah mas aqui também é é não tá tão alto não aí um cara falou né hum tudo bem que
lá é 15% e aqui também é 15% mas olha a educação a saúde o sistema de tudo aqui né mas não é só isso ah por exemplo tem uma discussão que começou com o Paulo Guedes e deve ser retomada a qualquer momento Não foi aprovada que é o imposto sobre dividendos tem de fundo imobiliários de fundo imobiliário também mas é que fundo eh de de fundo imobiliário também H mas uma empresa Então como que é lá a empresa paga um imposto de 20% lá onde nos Estados Unidos na Europa nos países mais desenvolvidos E aí
ela paga 20 quando distribui o dividendo paga mais 15 o dividendo é o tanto que o cara teve de lucro tá que pode inclusive ser na sua empresa naé Pobre show quando você tem lucro você já pagou o imposto quando você tem lucro para caramba é você aham vendeu Patrocínio Você emitiu nota Sim essa nota você já pagou o imposto já pagou o imposto Aham aí sobrou R R 1.000 você quer transferir da pobre show para a sua conta uhum esses r$ 1000 hoje não são tributados como que é liberar Ah esse dinheiro já foi
eh tributado então tô transferindo uhum o bolos e vários outros o Siro e vários Outros querem imposto Então fala assim você vai pagar lá e quando transferir também aí qual que é a ideia Ah porque o cara não ficar tirando dinheiro da empresa reinvestido tá bom só que o que eles falam em outros países é assim só que o imposto que é o da nota fiscal que você já emitiu tinha que ser metade porque aí você pagaria isso e depois pagaria outro então o que eles fazem aqui é é é é é muito alto manter
o imposto que já é alto e ainda querer Botar mais um em cima do Luc é por exemplo a reforma tributária estão falando Ah a gente vai ter o Iva mais caro do mundo o que eles estão fazendo a conta que deve ser o mais caro do mundo é para manter o que já tem hoje é que ho a gente nem sabe então para manter já é isso então você tem Imposto sobre Produtos sobre serviços e sobre renda eh não é conceitualmente se você tem imposto sobre bolsa de valores sobre valorização Imobiliária eh se se
eu Comprar um carro e vender um carro com com com lucro também vou pagar imposto não tem nada de errado do Imposto ser eh incidir também sobre criptomoedas ou qualquer outro ativo a questão é quanto de alíquota E aí sim é o que você falou se a gente olhar eh se o imposto fosse o preço que você paga pelo serviços e tivesse a qualidade aqui seria o pior custo benefício do mundo porque é assim o pobre ele ele paga uma vez no imposto e tem o serviço Que é uma merda que é o saúde pública
educação pública Segurança Pública o rum paga duas vezes porque o rico paga o rico paga o imposto uma vez não tem mas como ele tem condições ele paga o plano de saúde privado a escola privada segurança privada aham Mas também ele já pagou isso mas claro que você poder escolher muito melhor você ser rico ainda pagar duas vezes mas o Pobre não tem o que fazer então se for países que T uma alta Carga Tributária Principalmente países nórdicos Noruega e Dinamarca Suécia qualidade é tá é sensacional mas a carga tributária deles é gigante o que
o que é o problema aqui que o governo isso é um negócio isso é um negócio histórico se a gente pegar a linha de tempo de décadas a gente só subiu Carga Tributária tem muito mais imposto que a gente paga hoje do que eh antes e sempre no o o Estado querendo regular disso no No Limite o imposto do socialismo é 100% o que que ele faz ele Pega tudo para ele e depois distribui da forma que ele acha adequado e o que que você acha dessa possível taxação das pessoas milionárias é na verdade eles
querem pros C milionários e pros bilionários que que é s milionários tem mais de 100 milhões de dólares de Dólares Ah então é meio bilhão praticamente de reais então meio bilhão de reais é muito pouca gente sim é uma forma do governo pegar mais dinheiro que tá desesperado para pagar as contas não E não é isso é falar assim Ah esses caras social mas você pegar a história já tentaram fazer isso então você fizer só em alguns países então a França fez isso Hum sabe quem é aquele ator o Ger do Pardi sei fez o
Asterix Obelix é ele se mandou por qu porque el falou não vou pagar esse imposto eu sou eh da França não sei se era bilionário não sei o que lá mas era multimilionários ele falou ah vou vou embora vou embora vou me tá eh me pirulitar daqui e E aí vai para outro País Então existe essa chance aqui de acontecer aqui no Brasil porque é aquele negócio O Bilionário pode ser tudo menos burro então se você falar esses países cobram e esses não eu conheço um monte de gente que tá indo morar no Uruguai porque
tem eh que tem uma um benefício fiscal tá várias pessoas eu conheço e o cara saindo a população se ferra que normalmente esses cara que tem emprego gera emprego emprego renda ou mesmo ou mesmo investe no dinheiro pro governo e O governo precisa daquele dinheiro para financiar os projetos então assim acho acho que é muito barulho para uma coisa pouco eficiente A não ser que o mundo inteiro adotasse Global mas aí eu acho difícil pobre já já tá na hora do do do pobre Fight sim eu tô ansioso aí para ver qual que vai ser
a pancada que o Sam vai dar aqui hein Rod vinheta [Música] é hora da treta Galera ó lá ó pobrez era coisa da escola hein uh vai ter pau Isso é escola pública hein galera porada ó fala aí pra gente algum ponto de vista que você discorda ou de algum economista ou de algum investidor pode falar nome se você não quiser não precisa falar nome mas alguma coisa que você não concorda que é Tem gente que fala por aí como se fosse uma boa ideia ou uma ótima coisa que você não acha Hum deixa eu
pensar Ah tem várias coisas mas uma assim que que as pessoas criam regras que não fazem sentido tipo ah você tem que acordar 5 da manhã e eu também descordo fazer assim não porque assim eu acho que tem gente que acorda assim que dá muito certo senão todos os pados estavam milioná né milionários eu acho que assim se você pegar a maior parte dos empresários que criaram eh impérios a maioria não fez um monte de R o cara vai fazendo o jeito que dá e e crescendo Isso então acho que tem muito Coach que te
fala isso E aí Coach eu tenho birra porque o cara te resolve o dinheiro resolve a carreira resolve tudo vendendo o curso dele que custa R 4800 normalmente não sei o preço mas eu acho que que o grande risco é que muitos inclusive misturam com religião e o negócio vira quase uma ceita sabe então eu acho que clar pouco vai sair matando todo mundo eu respeito todas as Religiões mas eu acho que religião é uma casinha diferente da casinha de de estudo de Finanças disso então eu não gosto assim quando não e e é interessante
esse ponto né que tem gente que fala assim ó se você quer mudar de vida venha assistir a nossa Live todos os dias às 4:12 da manhã vai cagar no mar desgraça o pobre trabalha até meia-noite chega em casa de buzão lotado depois da faculdade vai acord às 4:12 né você talvez não faz nada ca bundo tem 1 Milhão de funcionário aí vai dormir às 9 da noite aí o pessoal fica com essa moda aí agora né hum por isso eu não prospera você não participa das nossas lives às 5:16 olha a hora que o
pobre Vai dormir o pobre lascado trabalha a vida inteira tá lá estudando vai pra faculdade para conseguir mudar de vida chega em casa meia-noite vai dormir a uma tem que acordar às 4:33 para assistir a tua Live né mas assim né é interessante que tem vantagens de acorda cedo né mas eu Costumo falar muito isso né O importante na hora que você acorda é quão produtivo você é na hora que você tá acordado e e outra né Eu acho que claro o cara que acorda as amanhã para fazer qualquer coisa ele mostra pô tô muito
afim de fazer seja exercíci disposição Então eu acho que tem isso assim cara o cara mudou isso é mas eu ainda E aí pode valer para tudo o cara fala não é besteira você acho que a gente até comentou Quando você foi no Pan o cara Fala é é besteira você gastar dinheiro um cafezinho Cara eu acho que cada um tem os prazeres e dores da vida se o cara ama café aquela coisa mais importante para ele vai lá e gasta quanto se se isso não tá deixando ele hiper endividado deixa o cara fazer eu
sempre acho que o indivíduo tem que fazer as melhores escolhas e responsável pelas escolhas deles não gosto de ninguém fazendo escolhas por mim para um para eu conheço muita gente compra Muitas mulheres compram bolsas disso sabe que tem bolsa pra R 30.000 eu acho um absurdo gastar R 30.000 uma bo mas cara se aquilo que a pessoa feliz at tem dinheiro para isso não tá roubando de ninguém cara vai lá e compra é é e o outro pode achar besteira gastar com viagem o outro em restaur mas tem os prazeres da vida eu acho que
a grande questão cada um se realizar com aquilo que te faz feliz não com o que os outros definem que você tem que gastar né exato E o que é besteira para um pode não ser para outro Claro você você você não pode deixar de escambar para ficar super individado mas assim dado que você consegue viver você gasta o seu dinheiro da forma que você quiser a não ser que você seja político que deve satisfação pra sociedade o seu dinheiro você ganhou honestamente com seu trabalho você gasta do jeito que você quiser boa então esse
é o pobre Fight e agora pozito já solta o momento fia aí do nosso amigo É lada deu até branco aqui Fábio Lousada Solta aí roda a [Música] vinheta Fala galera do pobre show fala Duda tô passando aqui para deixar um recado muito importante toda quarta quarta-feira nós temos Encontro Marcado no momento F momento fundo e mobiliário aonde eu mostro absolutamente tudo que você precisa saber para investir em fundos imobiliários desde o mais básico até o mais avançado já falamos de fundos De shoppings de galpões de escritórios e vem muito mais por aí então no
marca bobeira toda quarta-feira 18 horas a gente tem um encontro marcado com o conhecimento até lá [Música] Esse é o Fábio Lousada nosso parceiro aqui galera então fica ligado tá E toda quarta-feira às 20 horas tem o momento Fi para você aprender de graça sobre fundos imobiliários me pobre rango aí já chegou chegou sim já já nosso convidado Tem que ir embora que Estamos correndo aqui manda a hora da CHA vinheta [Música] hoje é um pãozinho de queijo você curte pão de queijo é mesmo manda ver go go Você viu que a Casa do Pão
de Queijo tá tá mal das pernas entrou com recuperação judicial mas também o preço que eles cobram no pão de queijo lá né eu falo caramba entrou a fábrica normalmente é em aeroporto que já loja própria dele é em aeroporto as lojas eles TM 28 lojas Próprias Hum e e a fábrica recuperação judicial entrou com pedido estão levend 57 milhões Salv engan maluco Caramba mano ó e galera hoje a gente recebeu aqui ó uma sobremesa especial da esposa do Sam Dana cara Royal trudel Royal trudel trudel é um doce romeno do leste europeu romeno é
turem Romena mas caramba essa é a versão brasileira a maior franquia de truds do mundo hum a Pat minha é o qu trudes trudel trudel eu acabei de Comer trudes aqui meu é e ela trouxe ela ela trouxe um para cada um aqui hein caramba ol que bonito mano ol ela ela é uma massa assada não é não é frita ela eh vai com açúcar e canela e tem o recheio então tem recheio de Nutella de de dos de leite tá nó E aí foi eleito o melhor doce de Gramado que é onde começou por
8 anos seguidos desde que começou é eleito o melhor do você não conhece Vê aí se tem na sua cidade aqui em São Paulo tem algumas Hum mas tem nas Maiores cidades do país da hora hum com o salgado A gente já come o doce você toma refrio não toma Eu tô tomando chá Ah tá você tem o chá aí né boa eu tenho uma aguinha aqui ô pozito ó aí já foi cagar o pobre Oi dud ol aí o poito todo episódio eui comer meu docinho Duda frescura aqui de refrigerante zero pobre você tá
achando que eu tô com cara de de qu que fica tomando esses refrigerante que não tem gosto de nada gente comenta aí você toma Refrigerante zero ou normal eu acho ruim demais esse zer também priro não tomar Tom Eu também minha esposa só tá tomando esses zeros eu f b r aí foi desde o programa do cariane ah Twin todos os Fitness tô entendendo Agora vocês são Fitness né e eu que me lá vou beber minha água aqui mesmo mano Hum obrigado viu ó galera Royal trudel dá uma olhada aí se tem aí perto da
da onde você mora tal mas é muito lugar cara fala o que que você acha de Criptomoeda cara você gosta não gosta e do Real digital que tá por vir aí também né é são duas coisas completamente diferentes né o Real digital na verdade vai eh eh já hoje já já tem um número muito menor de transações em dinheiro então o Real digital vai ser equivalente Você tem o drex que vai permitir fazer alguns contratos inteligentes por exemplo se eu comprar um carro seu hum é sempre um BO porque quem que paga primeiro você que
me dá o carro primeiro Ou te pago me d n depois você não paga ou eu pago você não me dá eh ou ou você me dá e eu não pago Uhum Então vai ter um contrato inteligente que vai já fazer isso instantaneamente das duas partes que é bom sobre criptomoedas a tecnologia é fantástico né assim blockchain uhum e a ideia é legal né vou fazer um algo que não depende dos governos eles não não tem um banco central que vai fazer isso ainda que eles possam criar eh impostos Algumas leas assim uhum e não
consegue mexer na na emissão diretamente Uhum agora eu acho que até tem algum etf de criptomoeda mas muito percentual muito pouco do PAT você não é muito fã de cripto não as pessoas acham que eu não sou fã eu já expliquei isso algumas vezes pelo seguinte eu fazia a Globo fazia tinha coluna no Jornal da Globo assim e Teve uma época que as pessoas falavam ah compra vende tudo e compra criptomoeda e tinha gente fazendo isso Loucura né Uhum e Meu medo é a pessoa entrar que tem um risco alto Claro foi muito muita gente
gan dinheiro muito tem gente que perdeu se pegar uma uma oscilação e o cara comprou aqui e vendeu ali perdeu Então acho que é é um pouco disso e eu tenho muita dificuldade de entender Qual que é o preço porque quando você fala assim num fundo imobiliário ou na renda fixa renda fixa você tá comprando eh Cheques numa empresa você tá comprando partes do lucro dela até o infinito aí tem vários modelos Uhum agora a moeda é mais difícil você dar o valor E aí eu acho que pode ser interessante mas assim você tem que
olhar o seu apetite ao risco muito cuidado e e e e fazer a ponderação uhum Eh agora eu eu acho bom eu não sou contra não acho assim obrigado já enjoou né Já enjoou não é que eu enjoei mas eu quero Deixar vocês experimentarem só para mim gente Duda é meu Duda não você já comer o teu aí Sai fora po deixei não deixei aí só para é bonito hein hum tá então e esse é o mini ah ten o maior que esse o meu é maior Car outro é o dobro desse é mesmo e
ainda quer pegar o meu vai te lascar pobre vai ah Sai fora ô tá então você fala mas com muito cuidado né não não meteu o louco e tentar entender Quais são os fundamentos eu não acompanho tão de Perto esse mercado uhum Tenho uma ideia do funcionamento Uhum mas assim não é tua praia né Eu acho que algumas coisas eh certamente o valor surpreendeu me surpreendeu a o tamanho da subida e a velocidade da subida Uhum mas tem outras coisas que falaram que acontecer que ainda não aconteceram como Ah eu vou usar criptomoeda para pagar
tudo na minha vida uhum não que você não possa fazer transferência Mas é difícil assim eu não vejo a pessoa indo no BG op pão Ainda assim né Uhum não não não tá Uhum Então acho que assim eh como em qualquer ativo eu acho arriscado assim como eu acho arriscado deixar tudo em real deixar tudo em eu acho que é bom uma diversificação boa agora dentro das cript Você também precisa entender porque tem milhares realmente milhares de de cript Então por que que você vai comprar essa ou não E aí né Tem gente que tem
estudado isso e feito assim masum de novo eu acredito Que nem que eu falei a questão do médico Ah eu tenho uma empresa de Inteligência Artificial e eu acho que tem mais gente de eu ganhar dinheiro com inteligência artificial do que criptomoeda porque eu não entendo tão bem o mecanismo assim ninguém me fala porque que o prezo do Bitcoin é 70 100.000 gente fala que 1 milhão de D eu eu não entendo assim eh para mim não tô falando que não vai chegar tô falando que eu não entendo então eu fico meio assim como eu
fico em Qualquer coisa que eu não consigo enxergar o preço tá por uma falta de de talvez ignorância de conseguir Tem gente que fala não vai ser Eh 500.000 aí em 2026 e pronto e se você for ver realmente teve uma uma valorização gig uhum do Bitcoin né teve outras que derraparam no caminho não é todo mundo boa que ganhou meu é bom hein caramba esse aqui não sei se é leite ninho com nutella se que isso aqui é bom demais el Acho que é leite ninho com Nutella Bom hum eu ouvi falar que o
ocorrido lá das incenes no Rio Grande do Sul ia ferrar com a popul com com a economia brasileira até hoje eu não senti nenhuma diferença muito grande existe esse risco hum fo ele falaram que agora a carne vai lascar agora o arroz vai subir no último relatório de inflação Eles já já falaram Olha uma parte Foi por conta dos preços coletados que nem foi muito diretamente que não tinha preço em Porto Alegre eh Em relação a emprego saiu na semana passada o a geração de emprego falou ó a gente teria criado mais de 100.000 empregos
se não fosse as enchentes a a minha esposa família de lá de Passo Fundo Passo Fundo em si não sofreu diretamente mas assim muita gente desabrigada muitas lojas que né ficaram fechadas então a economia foi destruída a própria Casa do Pão de Queijo falou que por enquanto o prejuízo se eu não me engano estimado eles têm quatro lojas no Salgado Filho que é o aeroporto de Porto Alegre eh o aeroporto tá interditado as quatro lojas parece que o prejuízo eu não sei se é até agora ou até o final do ano que é quando voltarão
em um milhão deais demitiram 55 funcionários então assim é é muito triste né É muito triste o que aconteceu e tem eh e e demora e dem vai demorar anos paraa reconstrução de infraestrutura Tuda agora é que nem inflação a inflação média foi 0 2% não quer dizer que tudo subiu 0 tem produto Que desceu o preço tem produto que ficou igual e tem produto que pode ter subido muito então eu acho que para quem tem negócios no sul ou depende eh da economia de lá sofreu muito a própria Royal trudel Teve muitas dificuldades tá
sendo uma época difícil porque basicamente acabou o movimento em vários lugares e você tem que pagar aluguel tem que pagar funcionários É dificil tá tá treta né uma dúvida você pensa em entrar pra política Não Jamais nunca diga nunca Você tem uma cara de prefeito de São Paulo meu hom me eu não gosto de políticos Uhum eu não acho que eu tenho perfil eu não tenho nem Inteligência Emocional nem cara eu não tenho assim eu acho que eu seria um mau político Ende eu não eu não acho que eu tenho os requisitos mínimos para ser
um bom político uhum não posso dizer nunca então talvez no futuro um cargo técnico mas assim Candidatar alguma coisa Não não não acho que não acho acho que seria muito ineficiente assim uhum não é tua praia né eu inclusive sou criticado porque eu não gosto é claro eu tenho uma visão mais liberal da economia mas eu fiz várias críticas ao bolsonaro ou Paulo Guedes que são medidas que eu nem vi como Liberal disso aí o pessoal fic me chamando de esquerda e quando eu critico o Lula me chamam de direito mas eu acho que eu
tenho uma visão liberal da Economia e dos costumes também assim eu não tenho assim por exemplo Ah você é a favor da legalização da maconha não sei eu sou muito assim vamos ver os dados e ver eu não tenho uma questão eh de valor não se é droga tem que proibir Porque para mim tá bom então vamos repr proibir refrigerante vamos proibir pastel café bebida alcoólica cigarro então eu sou muito assim tá o que diz os dados a literatura as pesquisas disso porque esses problemas Qualquer problema educação saúde não são problemas que surgiram hoje tem
a centenas de anos então vamos olhar os países que eles fizeram que deu certo ou não eu sou muito assim vamos olhar os dados e ver não as coisas que eu falo se eu conta tabelamento de porque já Vimos que deu errado por isso por isso por isso nem deu tempo de a gente voltar nesse assunto aí mas porque a gente tá no você vai ter que voltar aqui viu Volto eu deixei quase uma folha inteira Aqui de pergunta que não deu tempo de fazer fala uma coisa Sami se fosse para você dar uma dica
pra galera que tá pobre e quer sair da pobreza e mudar de vida que que você acha muito importante estudar Estudar é né Eu acho que você vai ganhar mais o ganho de estudo é maior do que qualquer coisa que você possa fazer Uhum supondo que você não estudou né Aham boa boa então a galera estudem eu sempre Falo estudar é o melhor investimento porque ele pode eliminar tanto a pobreza quanto a burrice né arranjar dinheiro pode te te resolver a pobreza aí mas continuar burro vai não vai adiantar muito né vai perder novo né
tem muitos casos de gente que Ganhou muito dinheiro e perdeu é não necessariamente buist é é o Ronaldo Fenômeno né esses dia ele fez um vídeo lá falando que a maioria maioria dos jogadores Depois de 5 anos que para de jogar já não tem mais nada Gasta e não é só no Brasil jogadores de futebol americano também tem essa estatística e eu diria para estudar estatística ciência de dados programação que eu acho que é um mercado que que tem uma demanda alta Ô onde que a galera te acha nas ve sociais Você tá no YouTube
também Instagram não no Instagram eu tô samana oficial Twitter LinkedIn e Facebook é samana e Jovem Pan to Jovem Pan no Pânico às vezes eu faço uma todo dia meio dia à duas meio dia às duas no Programa Pânico Uhum E às vezes eu faço algumas coisas no no jornalismo mais tradicional da Jovem Pan também tá a eu tô no G4 também no G4 é legal G4 é bem legal G4 tem um podcast chama visão só tem no Spotify é só udio só áudio e todo dia 10 a 15 minutos eu falo as notícias ah
essa notícia importante para quem quer entender um pouco melhor o mundo dos negócios para quem toma decisão é no Spotify visão que que é o G4 o G4 e G4 educação que é do do thalis Gomes do Bruno nardon e do Alfredo Soares são os fundadores e eles basicamente tentam fazer educação para executivos para tomadores de de opinião e aí eu não participo dos programas eh com frequência deles assim porque eles têm eh cursos que são bem legais tem ferramentas é muito legal tá mas o que eu faço com ele é o podcast tá eu
gravo às vezes meia-noite V do dia e aí vai ao ar 6 da manhã caramba tá fica lá Pode ver qualquer hora n é no Spotify geralmente o pessoal liga para quando tá indo pro trabalho aham Sei lá tá quem gosta de malhar tá malhando 15 minutinhos É sim bo só sozinh é bem editado tem uma equipe que ajuda a produzir as pautas tudo eh mas eu falando sozinho Depois tem uma edição de áudio para ficar bonitinho e e é isso boa da hora Sam obrigado por ter vindo mano valeu demais um prazer e ó
galera vai ter agora nosso caraok você acha que O homem não vai cantar comigo vai cantar comigo se tivéssemos um piano que antigamente tinha um aqui no est tinha um piano de Calda da yamarra Top só que aí dis zero dis zero mas ó galera semana que vem estamos de volta fica agora com car Valeu pozito Segue o Sam Dan nas redes sociais aí estamos junto é nós galera falou Sam um [Música] [Aplausos] Abraço fala Brasil hoje a gente vai cantar um clássico aqui ó PR você investir o seu money e a sua carteira ficar
very good hein ó são me dando a prova essa ideia Bora investir hein galera para não ficar pobre o resto da vida [Música] hein é o Prim babyy muito legal tá legal Aprende aprende bem um conteúdo animal animal vai investir o seu mone Investir o seu Carira tá very good tá very good você aprende e prospera não aprende e prospera mudar de vida [Aplausos] e então vem [Música] B aqui beab tá muito legal tá legal mon aprende não um conteúdo animal animal vai investir o seu money investir o seu money carteira tá very good você
aprende e prospera não aprende e prospera Muda de vida E vem Brasil vem uh valeu Brasil Bora investir o seu money [Música]