Quantos anos você tem? Qual o tamanho do seu canal? Você quer ou não quer aparecer?
Bom, nesse vídeo vou te mostrar de forma simples, rápido e fácil como começar do zero um canal no YouTube em 2026 e crescer de forma eficiente e principalmente que funciona. São estratégias que eu uso diariamente nos meus canais e que eu vou te provar que dão resultados. Então você quer mudar de vida, começar finalmente o teu canal aqui na plataforma, vem comigo que as dicas que eu vou te passar agora você não vai encontrar em nenhum outro lugar.
Vamos lá. Fala galera. Trunks Petre aqui.
Bom, 2026 chegou. Tá mais do que na hora de você parar de de promessas aí e começar de fato um canal aqui no YouTube, né? Gente que gosta desse universo, gosta de criação, criar conteúdo, não tem melhor plataforma do que YouTube, de verdade.
Ah, P, mas é difícil criar um canal do zero. Hoje em dia é mais difícil ainda. Existe muita concorrência.
E se eu te falar que hoje em dia tá muito mais fácil, porque o próprio YouTube tá dando mais visibilidade para canais novos e canais pequenos. O YouTube tá impulsionando, preferindo canais novos e pequenos do que canais grandes, cara. E ó, isso não sou eu que tô dizendo não, ok?
Basta você olhar as novas funcionalidades e os recursos que a plataforma liberou pr os novos canais. É o YouTube impulsionando os novos. O YouTube querendo que novos criadores se juntem plataforma, querendo tirar de gente outras plataformas.
Dá uma olhadinha nesse print aqui que eu tirei de um vídeo meu do canal Casos Reais. Repara ali no lado esquerdo uma função nova chamada ponto de hype. Mas o que que são esses pontos de hype, Peter?
Ó, vou ler para vocês aqui na minha tela, ó. O ranking de hype mostra vídeos de criadores em ascensão participantes do YouTube Partner Program e com 500 a 500. 000 1000 inscritos que foram enviados nos últimos 7 dias e receberam apoio dos fãs.
Percebe? Olha só, de 500 a 500. 000 inscritos são canais estão começando.
Cara, quando os espectadores dão hype nos vídeos novos, os criadores recebem pontos e dependendo da contagem de inscritos do canal, o YouTube também aplica um bônus automaticamente. Quanto menor a quantidade de inscritos, maior o bônus aplicado a cada hype. Olha o YouTube incentivando a galera nova, ok?
E importante, no momento esse recurso tá disponível só em alguns países. O ranking de hype, o que que ele faz? Ele mostra vídeos de criadores em ascensão.
Continuando aqui, ó, os vídeos com mais pontos são adicionados a um ranking para que os espectadores encontrem o conteúdo mais recente que outras pessoas hyparam. É possível descobrir até 50 vídeos mais rypados em várias categorias, como jogos e música, filtrando o ranking por tópico. Com bônus baseado na contagem de inscritos, criadores qualificados com canais de vários tamanhos, tem a chance de chegar ao topo.
Percebe? É o YouTube querendo realmente dar chance para criadores pequenos. Continuando, ó, o rank não é personalizado e mostra a mesma lista de vídeos para todos os espectadores no mesmo país.
A lista de vídeos mais hypados é atualizada a cada poucos minutos. E detalhe, OK? O YouTube ele libera hypes grátis diariamente paraos usuários do YouTube para que eles ajudem novos criadores, entende?
Então assim, os usuários podem dar hypes grátis ou se gostarem muito do vídeo, comprarem hypes e ajudarem o vídeo a alavancar as visualizações do vídeo. É o que eu falei, viu? Algum tempo atrás não existia nenhuma função que privilegiasse novos youtubers.
Agora tem. E eu vou te entregar três estratégias para você utilizar o máximo desses recursos de forma inteligente e prática. Sem mais enrolações, vamos agora paraa primeira.
Um conteúdo original e com qualidade. Pode parecer clichê até difícil imaginar algum conteúdo original hoje em dia aqui no YouTube, mas se eu te disser que para ter um conteúdo original basta você trazer um novo ponto de vista ou até mesmo você, pode ser o diferencial. O original do teu vídeo pode ser você o seu jeito de falar.
Uma coisa é fato, quanto mais você aparecer, colocar tua personalidade no teu conteúdo, mais diferente, mais original, ele vai ser dos demais conteúdos aqui da plataforma. Ninguém é igual, entende? Conteúdo, o, o tema do conteúdo pode ser mais a forma como você aborda o conteúdo, não vai ser diferente.
Mas aqui vai uma dica importante, OK? Você quer fazer algo que já tem, como por exemplo um canal de review de celulares, né? Por exemplo, por que não fazer um canal de review de celulares focado em perfis de pessoas ao invés de focar na ficha técnica?
Então aqui v alguns exemplos de possíveis títulos de vídeo. Vamos lá. Novo celular X.
Vale a pena comprar para quem trabalha com WhatsApp? Esse é o melhor celular para quem gosta de jogar e precisa de muita bateria. Novo celular Y, ideal para dar de presente para seu filho que usa o TikTok.
Vocês perceberam a diferença? O foco do canal deixou de ser a ficha técnica e passou a tratar sobre as necessidades de cada pessoa. Olha a diferença.
Então isso mais a sua personalidade e mais a sua opinião já te deixa com um diferencial gigante para outros canais de review de celulares. Você consegue trazer um conteúdo original dentro de um nicho que já existe. E esse foi só um exemplo, né?
Claro que você não vai simplesmente copiar o que eu tô dizendo aqui. Você precisa achar algo que queira fazer e misturar com algo que você precise fazer. Se lembra sempre que você não tá fazendo vídeo para você, você tá fazendo vídeo pras pessoas, pro pro público do YouTube.
Então você precisa estudar muito o que o público quer consumir e não focar só no que você gostaria de ver. Eu falo isso porque tem gente hoje que tá muitos anos, décadas no YouTube e não cresceu até hoje. São criadores que ficaram escondidos no limbo do YouTube e não crescem.
Quando você vai conversar com essa pessoa, até publicamente, essa pessoa, não, eu gosto de fazer o que eu gosto. E a galera que segue ele, que é pouca, vai defender o cara. Lógico, porque a bolha dele defender o cara, mas ele não cresceu.
Então, cara, a pessoa se confunde com aquela própria bolha dele, entende? Você tem que fazer o que a galera no geral quer ver, cara. Lógico que tem que partir do que você gosta, mas você pode ampliar também, porque a galera gosta de assistir e vai querer ver.
Você não vai se limitar só pelo que você gosta. E essa dica é matadora, porque se você fizer isso, existe uma grande chance de fazer 10 vezes mais dinheiro 400 vendendo infrutos próprios. Galera, quem tem audiência tem tudo.
A partir do momento que você reúne uma galera e faz oferta para ela, começa a ser reconhecido como autoridade. Cara, você zero game pode fazer 10 vezes mais dinheiro vendendo em produtos do que com adscense do YouTube. Vamos lá, só para você ter noção, tá?
Se um canal faz R$ 5. 000 por mês de adscense, você pode ter certeza que esse mesmo canal pode fazer mais R$ 50. 000 com info produto tranquilamente, cara.
Tranquilo, é realmente uma quase uma regra de três fundamental que existe para quem realmente cria conteúdo e vende infruto. É exatamente isso que eu fiz, né? E eu tô passando para vocês a regra de três que se aplicou a mim.
A mim, cara, eu hoje faturo com infruto 10 vezes mais do que com adsense para não terem comparação. Em alguns casos mais até num lançamento só que eu fiz faturou mais do que meses e meses, mais que ano. Um lançamento só meu, um lançamento que eu fiz faturou mais do que o ano inteiro de AdSense em mais de um canal, né?
Porque eu faturei oito dígitos com lançamento. A gente tá falando de lançamentos com mais de R$ 10 milhõesais. Então você percebe que tem uma regra, mas por exemplo no começo da minha trajetória com o infoputo, meu primeiro infopruto é o desenhando animes.
Quem é que lembra desse produto, né? Tá aí até hoje na Hotmart vendo, né? E foi um best sell na na plataforma, mas eu eu anunciava esse esse um infoproduto de desenho para uma outra pessoa, só anunciava, não tinha nem participação.
Eu falei: "Poxa, se essa pessoa tá tão recorrente comigo, é porque eu tô dando resultado para ela". Falei: "Eu quero fazer o meu próprio curso de desenho. Só que eu ganhava na época algo em toro, sei lá, de R$ 10.
000. R$ 15. 000 400, algo assim, eu não vou lembrar.
No meu primeiro mês de lançamento, não foi lançamento, né? Mas quando eu comecei a vender o o curso o treinamento desenhando animes, foi o primeiro mês de faturamento com esse infruto, foi R$ 70. 000.
Não foi 10 vezes, mas foi bem mais do que o AdSense. Aí o AdSense foi subindo, ou seja, sobe a AdSense, sobe a audiência, sobe também o o faturamento que eu tenho com aquele infroduto. Isso porque eu tinha um infruto só.
Imagina quando comecei a vender infrut praia, que é o que eu realmente sei fazer, que é o que eu realmente sei passar. para vocês trabalhar com YouTube, eu respiro essa plataforma aqui. Desde que essa plataforma foi fundada, eu respiro essa plataforma.
Então, quando eu comecei a trabalhar com isso, cara, meu faturamento disparou completamente, entende? E todos os meus produtos estão na Hotmart. Por quê?
Porque é um ambiente ideal para você ter produto. Passei por outros, passei por outros. Foi bom para mim?
Não foi, cara. Não foi. Em lançamento caí a página no perpétuo, na venda no perpétuo as pessoas não não convertia a conversão na menor.
No Hotmart, cara, é tudo feito para aumentar o teu resultado. Disparado. OK.
Primeiro que é de graça, né, galera? E já facilita muita coisa, cara. Você só abre a conta, sobe o conteúdo lá e pronto, tá hospedado, tem gateway de pagamento, tem checkout customizado, entrega via e-mail pr os alunos com tudo certinho, né?
E até programa de afiliado, se alguém quiser vender teu produto, seja você faz seu produto, abre pra galera se afiliar, todo mundo começa a vender para você, tranquilo. Você não precisa nem fazer vídeo se você não quiser mais, pode parar sua criação de conteúdo, todo mundo começa a vender. Aconteceu comigo, né?
Até hoje tem gente vendendo meus infoputos de de YouTube. Mesmo que eu pare hoje de fazer vídeo, vou te falar, vou continuar ganhando dinheiro por alguns anos, se bobei há décadas. Então, se você tiver mais de um produto, você pode vender na área de membros, colocar no checkout para aumentar as vendas pra mesma pessoa.
Não precisa estressar com nada, né? É só fazer o que você já faz, gravar, subir, vender. Imagina se você tivesse que fazer isso, mas toda a a parte burocrática, aí sim não valeria a pena, né?
Mas com a rotart cuidando de tudo, fica muito mais fácil. Você bota, vende e o dinheiro pinga na sua conta. Clica no link tá na descrição, abre tua conta lá que é sucesso.
Vai por mim, cara. Funcionou para mim, vai funcionar para você. Eu só indigo para você coisa que realmente funciona para mim.
Tô te esperando aqui do lado dos vendedores e bora pra segunda estratégia. Dois, esqueça seu canal e crie um novo. Essa é uma decisão muito difícil, né?
E uma pergunta que vocês sempre me fazem. Pedro, eu devo continuar o meu canal ou criar um canal novo e começar do zero? Isso é uma pergunta muito recorrente.
Sinceramente, resposta vai depender mais da quantidade de conteúdo que você já tem no seu canal e do número de inscritos. Depende muita coisa, muita coisa, né? Se você já tem um canal com muitos vídeos, ainda não conseguiu muita visibilidade, acho que vale a pena você criar um novo.
Tá muito tempo aí com muito vídeo, não tá tendo visibilidade, acho que vale você criar um novo, porque e se você já tiver bastante inscrito, OK? Se tem bastante bastante inscrito e todos seus vídeos não estão tendo muitas views, é porque o algoritmo não tá entregando e você já não consegue mais furar essa bolha. você já conseguiu bastante inscrito, mas de alguma forma você não tem visualização suficiente.
Ou de repente você já teve algum momento que teve muita visualização e o canal de repente parou de ser visualização, mas tem que estar muito tempo sem ter view. E de qualquer jeito eu ainda tentaria, tentaria mudar um jeito de fazer vídeo, mas não pode fugir do teu nicho, cara. Você faz vídeo de esporte, começar, ah, vou fazer, vou usar essa mesma galera aqui para fazer vídeo culinário.
Aí você lascou deu tiro de misericórdia no canal. Resumindo, você tem um canal, já canal tem lá desde o início, nunca deu muita view para vocês, já tá muito tempo, faz outro, cara. Faz outro.
Usa esse canal só com uma alavanca do teu outro canal. De repente você consegue trazer alguma galera pro teu novo canal. Olha, fiz um canal novo, se vocês quiserem me apoiar, tá lá no o o RL tá aqui embaixo, entende?
Ou tá aqui no na no cart para levar pouca gente lá, mas pelo menos você começa com algum começo. Se o teu canal já teve momento bom, uma época de ouro, de repente, tipo como se fosse um Shadow Man, né? Aí vale a pena você tentar reerguer ele, mas não vai garantir que você vai conseguir.
Eu acho que vale muito a pena você até repostar vídeo, né? Porque se tem, se os vídeos estão pegando poucas views, significa que essa galera toda que você tem não tá vendo. Então você pode repostar os vídeos, não tem problema nenhum.
Só que você for recomeçar dentro do próprio canal ou recomeçar fora, cara, faz diferente. Não tá funcionando o que você fez, faz diferente. Se você acha que tá com Sherban, vai demorar para você tirar esse Sherban, que é aquela aquela aquele ban que você tem que não consegue ter muita view.
É o YouTube te dando uma punição ali sem falar que você levou, né? Ninguém, isso não é oficial, mas todo mundo sabe que existe. Então, que que você faz?
Você continua postando, certo? Sem quebrar nenhuma regra da diretriz, sabe? Fazendo vídeo family friendly, não se mete em treta, evita falar de de de polêmicas políticas.
Se puder, evita, porque aí sim você pode realmente trabalhar com tempo e fazer com que YouTube tire o teu Sherman. Mas aí cabe de você, você quer esperar esse tempo. Então, a partir do momento que você começar a postar conteúdos com maior qualidade e atrair novos inscritos, YouTube vai divulgar seus vídeos antigos.
E adivinha? Se os novos inscritos não demonstrarem interesse, YouTube vai divulgar cada vez menos o seu canal. E aos pouquinhos, o teu esforço para melhorar o teu conteúdo, né, pode acabar sendo superado pela falta de interesse nos seus vídeos antigos.
Isso também vale para canais pequenos. Se você já tem um canal pequeno ou com poucos inscritos, você não vai perder nada. Você começar um do zero.
Então, o canal, canal tá com poucos inscritos. Ah, meu canal tem 2. 000 inscritos, cara.
2000 inscritos é nada, começa outro canal, ok? Até 10. 000 aos poucos inscritos, mas demorei muito para ter 10.
000 inscritos, mas tudo bem, demorou e não tá tendo visualização, faz de novo. Usa esses 10. 000 para levar a galera para outro canal.
Três, utilize inteligência artificial. Bom, para quem tá começando no YouTube, talvez a maior dificuldade é falta de dinheiro para contratar colaboradores, né, para roteiro, edição, até para SEO. Mas hoje em dia, né, com avanço, com a diversidade de IAG, cara, você consegue fazer tudo sozinho com mais produtividade, com menos esforço do que há dois três anos atrás.
É surreal que você faz hoje com com É tipo é surreal. Você acha que não, eu vou conseguir fazer roteiro, não, você faz muito mais do que isso. Você quer um texto, ideias de vídeo, um SEO caprichado, usa o chat GPT.
Claro que com o tempo você vai sentindo o que mais tem funcionado e o teu julgamento na maioria das vezes vai ser o suficiente para decidir quais temas e vídeos você precisa fazer. Mas no início ter a ajuda de uma IA, principalmente para fazer parte do SEO, do título do teu vídeo, do roteiro, da descrição, cara, é fundamental, vai te ajudar muito, porque você pode não manjar de se, você acha que manja, mas não manja. Então você joga o que você tem de ideia lá pro chat PT, pede, me devolve isso aqui com com bastante técnica de SU, né?
Ah, Pedro, mas eu não sei fazer bons prompts, né? Então deixa que a Ia faz para você. Ao invés de pedir que a IA faça diretamente a descrição do seu vídeo, pede para ela fazer um prompt jeito que você quer e depois utiliza o prompt que ela criou.
Ela vai caprichar do tipo, eu quero que você seja um perito de se e escreva a descrição dos meus vídeos. Pronto. Ele vai perguntar: "Beleza, me fala sobre o que que é o teu vídeo.
Meu vídeo é sobre universo, sobre buraco negro. Pronto. Aí ele vai te preparar uma descrição maneiraça para você.
E você também pode pedir promos para gerar thumbnails, criar gentes, como eu falei, gerar áudios, editar vídeos. Quanto mais você utilizar, mais conhecimento você ganha e mais refinado, mais específico, você vai conseguir deixar seus promptis. Muita gente usa o chat GPT.
Eu uso bastante chat GPT, mas eu uso mais o cloud. Hoje a IA que eu mais estou usando hoje para fazer roteiros grandes é o Cloud. E que que eu faço?
Eu uso o Clou também pra gente, para criar gente nele. Mas o Pedro, você escreve o promp direto lá no clut? Não, eu escrevo promp no chat.
Promp não, eu escrevo promp do agente no chat GPT. Eu peço pro chat GPT preparar um promp de agente. Do tipo, eu quero preparar um prompt de agente que me faça o seguinte, seja um perito de redator de eh blog, que seja perito em SEO, que faça textos de até tantas palavras, que me dê o primeiro parágrafo dessa forma, que use muitos termos de busca fortes, que faça um texto fluido, enfim.
Aí você joga isso lá, ele prepara um prompt para você incrível, com muito mais de coisa do que você pediu. Aí você vai e joga no cloud, é o que eu faço, né? E aí lá você usa o agente cara devolve uns roteiros para você surreal.
OK? Olha, eu vou trazer em breve um vídeo aqui nesse canal para vocês baterem as metas de monetização mais rápido, com estratégias novas, renovadas, pra gente atingir as metas da monetização do YouTube muito mais rápido, assim, def. Você não vai querer perder isso, ok?
Então vocês se inscrevem nesse canal porque o que eu vou trazer é aula que pessoal cobra a parte aí eu vou trazer de graça aqui para você nesse canal. Vocês querem isso? #ytub aqui embaixo.
Se vocês botarem #ytub eu trago esse aulão para você completo. Aqui sou eu dando aula mesmo. Aulão de 30, 40, 50 minutos.
Mas é pra gente olhar todas as estratégias. É para você bombar teu canal. #ytube.
Estamos junto. Mas ó, não vai adiantar nada se você não se inscrever nesse canal. Obrigado de coração.
Conta com o teu sininho também, né? Senão não funciona. Valeu, galera.
Até a próxima. Fui.