Olá, tudo bem com você? Seja bem-vindo aqui ao Como passeio, podcast dos aprovados. Eu sou Rogério Macedo e aqui a gente bate um papo com os concurseiros e concursados aprovados em concursos por todo o país para você conhecer um pouquinho da história, trajetória também, conhecer aí os perrengues, né, que eles passaram nessa jornada. E para você que tá acompanhando a gente, de repente tá procurando conteúdo aí sobre Concurso público e caiu aqui no canal e ainda não é inscrito, vou pedir para você se inscrever, ativar o sininho para receber aí as notificações de entrevistas novas,
cortes, vídeos novos aqui no canal. E também vou pedir para você que acompanha a gente aí, se quiser dar uma moral legal pra gente, vai lá no Spotify ou aqui no Spotify, se você tiver ouvindo pelo Spotify, né? Dá cinco estrelas pra gente aí. A gente é o único podcast aí de concurso público aí com a Galera dando cinco estrelas. Então, se quiser dar uma fortalecida aí para para essa reputação nossa, a gente agradece. E lembrando que no Spotify você pode baixar esse episódio para você ouvir aí no ônibus, no metrô, no trem, principalmente se
você tá aí nas capitais, né, que a gente enfrenta esse trânsito dos infernos aí para não perder tempo aí no caminho de no trajeto de casa pro trabalho, do trabalho para casa, você aproveita e ouve a gente aí Numa boa, curtindo aí no seu fone de ouvido aí, de repente, sem dar trabalho para ninguém, sem encher o saco de ninguém, sem ninguém encher o seu saco, né, numa boa. Beleza? Eh, começando aqui, vou aproveitar Michael tá aqui com a gente e vou falar para você da nossa parceria. A gente tem uma parceria aqui, ó, tem
o QR code do Radegondes Resumos. Só para você saber, lá tem vários combos de resumos aí para concursos de várias áreas. Tem pra área fiscal, tem pra área De controle, área de tribunais, TJ São Paulo. Tão Paulo aí que tá concurso bombando lá tem resumos também pro TJ São Paulo, Banco do Brasil, bancos no geral, né? área bancária no geral, mas principalmente Banco do Brasil. E tem também pro INSS, quem vai, quem pretende fazer o concurso aí para técnico previdenciário, pode ir lá que tem um combo bem bacana também. O a equipe do Rodgontes, os
caras preparam resumo e sempre focado no Que mais cai aí, no que é mais cobrado nos editais também, eh, com base nos nas questões dos concursos, né? Então eles vão lá, faz aquele mapeamento ali das questões, as questões mais importantes ali que que a gente sabe que cobra muita coisa, que cai na na maioria do dos concursos. Então é um resumo bem chuto, objetivo, direto ao ponto, que vai te ajudar muito aí nessa sua jornada, vai fazer você ganhar muito tempo, né? Porque todo mundo sabe, fazer resumo é Um negócio chato e te faz você
perder tempo. Então quando você pega já um resumo, pronto, feito por quem sabe o que que tá sendo cobrado no edital, você já ganha um tempinho e já sai lá na frente, viu? Então tá dada a dica, tem o nosso cupom, o como passei 20, se adquirindo o seu resumo por esse QR code aqui, por esse link, que é um link exclusivo nosso de afiliado, e usando o cupom passei 20, você vai adquirir com 20% de desconto, beleza? E depois você Conta pra gente que que você achou aí, se o resumo te ajudou, se foi
legal mesmo, porque os feedbacks que a gente tem do pessoal sempre são muito bons e ajuda a gente a divulgar melhor isso, né? Saber que a gente tá divulgando um material que te atende e é um material que vale a pena você adquirir. Beleza? Falei bastante aqui, o Michael tá aqui hoje eh substituindo o Anderson. A gente deu uma folga pro Anderson hoje, que o Anderson reclamou que tá trabalhando Demais, não tá tendo tempo, então a gente deu um um descanso para ele hoje. Hoje >> ele trabalha demais aqui, viu, gente? Porque lá no Tribunal
de Contas lá é só na flauta. >> E aí, ó, tá vendo o Michael já fazendo intriga aqui. Mas é o Anderson merecia um descanso mesmo. O cara tá tá aí e produzindo vários conteúdos legais para vocês aí. Então a gente resolveu dar esse descanso para ele hoje e o Michael Vai apresentar o nosso convidado que é barra pesada, viu Michel? >> Barra pesada viu barra bom. >> É, não é peso pesado, mas é barra pesada. E aqui, né, o Rodrigo Bonfim, >> ele é auditor do ISS aqui de São Paulo. Rodrigo Bonfim, seja bem-vindo.
Só que o cara não parou por aí não, viu? Receita auditor aqui de São Paulo e agora ele foi aprovado em segundo lugar parafaz Rio de Janeiro. Vou te falar hein, gente. A cade quando ele sentou Aqui a cadeira até tremeu. >> A mesa tava tremendo. >> Tem que ficar eu e Michael desse lado aqui, porque senão a mesa ia pesar pro lado de lá, porque >> Exatamente. Seja bem-vindo, viu, Rodrigo? Bom fim. E aqui hoje eu tenho certeza que esse episódio vai entrar pra história, vai ser épico, viu? Mas como o Rogério aqui lembrou,
não sei se ele lembrou, se eu não lembrei, se você não curtiu esse vídeo, já curte de agora Para você não esquecer, porque você sabe que o o YouTube ele sacaneia, né? Se você não curte o vídeo, ele não manda para outras pessoas e nem manda para você quando nós colocamos novos vídeos. E você também, se você não é inscrito no canal, se inscrevam. Por quê? Porque se vocês não se inscreverem do canal, não faz sentido a gente tá trabalhando aqui, né? A gente quer que você faça parte aqui do nosso da nossa transmissão. Então
se inscreva no canal, né? Não, Rogério. >> E comenta, aproveita. você tá acompanhando, comenta aí o que que você tá achando desse vídeo aqui. Se você também tá prestando concurso aí para Cfas ou para ISS, pra área fiscal, aí comenta aqui nesse vídeo o que que você achou desse conteúdo, se tá se se tá bacana, se tá legal e se você se identificou aqui com com alguma coisa que a gente vai falar aqui. Beleza? >> É, eu sou assído na nos comentários, Então se você se você eh perceber quando o pessoal comenta, eu vivo respondendo.
Se eu se se eu conseguir, às vezes é muito comentário, não dá, mas se eu conseguir, comenta lá que eu respondo. >> É isso aí. Beleza, ô Rodrigo, cara, já vou agradecer de antemão aqui você pela presença, cara. Pra gente é uma honra tá recebendo um cara aqui que passou num dos concursos mais barra pesada que tem aí e não parou não e seguiu, cara. Pô, seja bem-vindo aqui. Queria que você se Apresentasse aí pra galera, pro pessoal te conhecer aí, falar falar um pouquinho de você aí pro pessoal e aí a gente desencadeia o
bate-papo, beleza? >> Poxa, obrigadão, pessoal. Boa noite. É um prazer estar aqui. Eu que agradeço, né, pelo convite. Ó, a mesa não cai para cá nem se eu fizer força. Mas brincadeiras à parte, tô muito feliz. Aí, finalmente, eh, aposentei a caneta do mundo dos concursos, né? Mas me apresentando, meu nome é Rodrigo, eu Tenho 32 anos, eh, sou carioca do Rio de Janeiro, né? Hoje eu sou auditor fiscal do ISS São Paulo, mas se Deus quiser tô voltando em breve lá pro Rio e agradeço vocês aí pelo convite, quem você tá assistindo aí em
casa também, também te agradeço e muito feliz de estar aqui. >> É isso aí, cara. Pô, obrigadão. A gente agradece aqui. Ô Rodrigo, só pra gente esquentar os trabalhos aqui, eu vamos nós vamos fazer uma uma regressão aqui, né, Michael? Nós vamos voltar lá. Eu Quero que você comece contando pra gente onde é que apareceu o botão de concurso público na sua vida, o que que desencadeou tudo isso para chegar nesse momento aqui até hoje. Conta pra gente aí, pro pessoal de casa. >> Cara, eh, antes de falar de concurso público, necessariamente, né, eu acho
que posso comentar como foi meu primeiro concurso, na verdade, que foi quando eu tinha 10 anos, né? Eu estudei no colégio militar do Rio de Janeiro e eh não sei Se vocês conhecem, mas enfim, é uma instituição militar, só que você só tem duas maneiras de de entrar, né? Ou você é um filho de militar transferido ou de ofício, né, de outro estado. Então o filho pode estudar lá, ingressar se tiver ensino fundamental, ensino médio, ou você faz um concurso, né? Nem se compara com concurso público, né? Obviamente ele tinha 10 anos, né? As crianças
têm 10 anos. Eh, são duas matérias, é língua portuguesa, Matemática e uma redaçãozinha. Mas meio que começou por ali, foi minha primeira processo seletivo, né? Exato. Eram acho que 70 vagas. Fiquei em quadº e pouco, mas entrei ali e estudei no colégio militar, que é uma instituição, poxa, de um ensino maneiríssimo, né? Ali eu tive, criei uma base bem legal. Eh, talvez tenha sido úo um dos motivos que eu não quis seguir carreira militar também, que eu acho que a minha carreira já foi ali, foram 7 anos ali. Então, eh, camisa Dentro da calça, tinha
que passar graxa no sapato, a fivela tinha que tá tinha que tá eh, sabe, briga, né, polida, boha na cabeça, cabelo com máquina dois. Então, assim, umas coisas que mim já foi minha carreira militar ali, então não quis seguir carreira. Eh, eu saí dali, eu passei paraa engenharia de produção na Erge, né, que é é uma estadual lá do Rio de Janeiro. Eh, e cara, na engenharia galera não fala muito de concurso, né? Eh, a engenharia, o Pessoal fala de trabalho, estágio, empresa, o tempo inteiro, né? A gente não fala de concurso, né? A minha
mãe e a minha avó são concursadas, né? Eh, minha mãe é professora, minha avó trabalhava na na Câmara de Vereadores lá do Rio e elas falavam para mim sobre o concurso, né? Durante algum tempo falaram, mas eu reflutei tanto que uma hora elas pararam de falar. Na minha cabeça, né, de engenheiro ali, de pessoa focada no mercado privado mesmo. Eh, Concurso era tudo carta marcada. Eu eu pensava um absurdo de tipo, >> quem nunca, né? >> É, cara. Ah, mãe, para com isso. Só passa, só entra nessas vagas quem é filho do vereador, quem é
filho de não sei quem. Isso aí existe absurdos, né? Mas eu acho que eu na, no fundo, eu não queria passar pelo perreng de estudar. Eu acho que eu queria tentar caminho mais fácil, que não é tão fácil assim. Mercado privado também é um passando a Rasteira em cima do outro, é um querendo comer o cangote do outro. Então, mas fui para esse caminho com a maior parte dos engenheiros também vão, né? Então, eu fiquei no mercado privado 9 anos, né? >> De 2014 a 2023 trabalhando. É, comecei assim, eh, com estágio mesmo. Eu era
mais um um planilheiro, né? fazia uns Excel assim aqui, fazer um Excel para para área de negócio. Aí comecei a me aprofundar nessa área de de tecnologia, né? Eh, Comecei a mexer com macro. Olha, aperta esse botãozinho aqui, vai integrar com um sistema de de gestão ali, vai fazer tal relatório. A galera começou a gostar, aí peguei a SQL, comecei a integrar a companhia de Excel também. E eu fui vendo que eu curti essa área de TI, né? Eh, aí embarquei de um estágio pro outro, uma empresa para outro, para uma multinacional, enfim, passei a
programar linguagem de programação de fato, né, Python R, enfim, migrei para Essa área, assim, fiz a minha carreira naquela nessa área de T mesmo como programador mesmo, né? Não de carreira porque não de de formação, né? Porque eu era engenheiro, mas mais de experiência profissional mesmo. >> É que essa área de engenharia de produção acaba indo muito, né, desembocando muito nessa área de TI, né? A galera lá na usoava engenheiro de produção de administrador com CREIA. Fala: "Não, vocês não são engeno, vocês São administrador com CREIA. Porque a engenharia elétrica, qual é a ênfase? É
os sistemas elétricos, engenheiro civil, os prédios e a galera usava engenheiro de produção. Faz o quê? A gente ficava meio acuado. É realmente, é porque você tem um leque absurdo. Salvo engana, eh, o Conselho de Direito de Produção, ele divide em nove macroáreas, né? Então tem ali dentro, tem finanças, tem marketing, tem eh tecnologia da informação. Então você pode atuar em diversas. você não é Especialista em nada, mas você tem um leque muito aberto, né? E eu acabei indo por essa uma dessas desses nichos aí, digamos assim, né? Que eu poderia atuar. Eh, e tava
feliz ali, cara. Eu amo programar. Essa é uma das minhas paixões mesmo. Mas em 2021 eu me casei e na pandemia ali, né, cara, eh eu trabalhava demais, né? Esse esse esse era um ponto. No presencial você batia ponto, né? Então, a hora extra é remunerada, né? Então, você acaba não Tendo muita hora extra. quando foi pro home office, né, com a pandemia, 201920 e aí permaneceu um home office 21, 22, 23 na empresa, eu não me dava conta que eu trabalhava demais. Eu tive que casar pra minha esposa falar assim: "Cara, você tá trabalhando
aí de 8 da manhã até 9 da noite, você almoça trabalhando, você o lanche da tarde seu trabalhando e eu parei para ol fazer uma introspecção mesmo. Caramba, tô trabalhando para caramba >> e eu não tô recebendo hora extra, sabe? Não é em casa não tem hora extra, né? Verdade. >> Sim, verdade. >> E aí, cara, aí eu falei, é realmente, eu pensei, bom, será que eu procuro outra empresa? Não sei. E aí minha esposa tocou assunto de concurso público, né? Ela é formada em direito, né? Então ela já teve mais contato com isso na
faculdade. A galera fala mais sobre isso, né? Meu contato era com a minha Mãe, com a minha avó, dando um pouco de palpite, né? Tentando me convencer, mas eu não tinha muito muita subsídio por trás, né? O que que quais são as áreas que existem? O que que eu preciso fazer para ser para eh entrar em cada área dessa de concurso, né? E aí ela teve uma estratégia muito boa que me comprou que foi ela pegou a prova da RFB da Receita Federal, né, de a última prova que tinha sido, né, 2012. Por que que
ela fez isso? Porque tava autorizado o concurso Da Receita Federal, né? Isso foi em junho de 2022. >> Tava autorizado concurso, dois concursos que teve recentemente, né? E ela falou: "Man, que você não faz concurso da Rece Federal, não sei o que, não sei que lá." Eu falei: "Não, difícil para caramba. Um monte de matéria que eu não sei." Aí ela pegou a parte de exatas, que ela sabia que eu gostava bastante, né? Porque eu sou engenheiro. Enfim, >> brinca aí. É, não, olha só isso aqui. Não, não é não é difícil, não é bicho
tá de cabeças, não. Olha aqui é matemática, olha aqui estatística, raciocínio lógico. Aí eu peguei assim no sofá assim, eu falei: "Nossa, é, não é ruim". Aí eu fiz uma, o gabarito, aí falei, acertei, acertei, acertei. Ô, parece fácil esse negócio. Aí me convenceu ali, ah, vou dar uma chance amanhã, amanhã eu começo. Mal sabia eu que exatas era 10% da prova. Ela me deu ali, >> foi malandro. Exato. Ela me deu ali 10, 15 questões, na prova tinha 200 com 15 direitos que eu nunca tinha lido uma lei na minha vida, não sabia nem
que que era a Constituição Federal. Mas eu tinha começado a estudar, comecei, né? Aí eu falei: "Cara, agora já e eu não desisto de nada na minha vida, né? Eu começo um negócio ali, eu é difícil retroceder, eu vou até o fim". Mas ele eu poucas semanas depois eu vi que o buraco era bem mais embaixo, né? Mas aí Foi assim que eu que eu comecei a a estudar. foi em junho de 2022 paraa Receita Federal, que a prova foi em março de 23, né? Então foram esses esses ve meses ali de estudo até a
prova da receita. Foi meu primeiro concurso. >> Então 2022, então seu primeiro concurso. >> O concurso foi em 2023, março de 23, né? Mas eu comecei >> 2022 que você decidiu. >> Isso, exato. Comecei a estudar. >> Cara, se foi olhar recente, né? >> Recente. É. >> É um concurso de de Receita Federal. >> É. Ele já tem, na verdade, um histórico de estudos, né? É, estudou no colégio militar, depois ele prestou vestibular num faculdade pública, ele foi dar de exatas. É, não é realmente tal. E aí eu não tô falando isso para quem pr
as pessoas se desanimarem que tem essa realidade, mas uma pessoa que, né, teve uma educação de base numa escola pública normal, que não é militar, eh, que Chegou, né, ali a terminar o colégio com várias deficiências, entrou numa faculdade particular pelo próguma coisa assim, essa pessoa vai começar de alguns degrais, alguns degraus abaixo, >> é que tem umas lacunas para preencher, né? Exato. >> Então você vai começar de alguns degraus abaixo, mas isso também não impossibilita, só que faz no máximo aumentar um pouquinho mais o tempo de Estudos, né? Eu sou talvez essa pessoa, né?
Eu estudo, escola pública normal, né? Tinha várias deficiências e quando eu precisei estar para concurso público, eu demorei mais tempo que o nosso colega aqui, né? É, é, existe um mercado para todos, né? O concurso público serve para todo mundo. A gente só começa de posições diferentes, né? Essa que é a vantagem. Por quê? Eu acho muito louvável a história dele, porque uma história de vários sacrifícios. A gente Vai falar de algum deles, já que a gente tava aqui nos bastidores comentando, né? >> É, mas também a gente não pode passar pra nossa audiência que
concurso público demora 9 meses para passar, se meses a casos e casos. E você também foi para uma área que você tinha uma certa afinidade, cair exatas, né? E eu, se eu fizer um concurso público de exatas, eu tenho que nascer de novo, rapaz. >> Eu tenho que virar outra pessoa. Porque >> eu acho que o o é o que você falou, é Você fazer um diagnóstico de você mesmo, em que situação eu tô, em que pé que eu tô. Será que área fiscal é melhor para mim? Pô, cara, às vezes você você não é
bom, muito bom e exato. Corre da área fiscal, vai fazer, né? Pô, se me informei direito, pô, você tá com você já tem ali um background, tá com pé na carreira jurídica, que muita gente, inclusive do SS de São Paulo, tem gente que pensa em ser juiz, mas não não chegou a fazer Direito. Então, a pessoa que fez direito já tá com pé ali, né? Então você tem que fazer um diagnóstico em você mesmo, entender sua situação. Você falou, talvez, pô, não tive tanto eh estudo, ensino, né, ao longo da vida, pô, tem que fazer
um pouco de horas a mais ali, né, correr mais atrás, mas é possível qualquer qualquer um, né? É esse diagnóstico que talvez a gente percebe que a dificuldade da nossa audiência. As pessoas normalmente elas querem uma Fórmula pronta e elas pegam a fórmula de alguém que passou e aí o cara fala que estudava e e é verdade, uma, duas, tr horas por dia e a pessoa se coloca isso como um parâmetro na vida dela. E talvez era precisa até de menos tempo, às vezes era preciso até de mais tempo, porque cada um tem a sua
realidade, cada um vai começar de um lugar diferente. >> E você fazer essa autoanálise, essa autocrítica, é o principal, o começo de tudo. Se você não tiver isso, você vai Começar do lugar errado. Por quê? Porque você precisa aceitar que para muitos foi de um jeito, para você é de outro e para outros ainda não é tão bom quanto para você. Então cada um vai ter uma realidade, né? >> É até aproveitar, cara. E e esse primeiro concurso seu da receita, conta pra gente aí que você falou, você percebeu durante seu período de estudos aí
que o buraco era mais embaixo. >> É. É. Então eu só pegando um gancho no No que o Michael comentou assim, cara, sempre foi muito metódico, né? Acho que é um pouco da minha formação também. Eh, inclusive a minha esposa brinca comigo muito sobre isso, mas antes de começar a estudar, de começar a estudar, eu falei assim: "Cara, eu preciso estudar como estudar." Tava até comentando com você que eu assisti isso aqui para carambaamente no início, né? Cara, preciso ver o que que essas pessoas que passaram fizeram para eu não. Primeiro, Meu tempo é precioso,
cara. Se eu for fazer de qualquer jeito para dar errado depois, eu não quero, cara. Eu quero fazer, quero ser certeiro, fazer a coisa certa, passar pelo caminho certo, não quero ficar dando curva, sabe? Então comecei a assistir esses podcast assim mesmo, ver o que que a pessoa falou, hum, fez isso, aquele fez aquilo. Claro que você falou, tem gente que estuda duas horas e passa. Tem gente que estudou 15 e passa. Mas sabe que você Precisa desses extremos, né? Então o que que a maioria fez para passar, né? Eu fui por esse caminho aí,
né? Então acho que esse foi o início, né? Bom, beleza. Depois que eu mantei meu planejamento aí, tá? Agora eu preciso Ah, tem até uma uma coisa engraçada. É, eu vendo esses vídeos, né? Eu lembro que um teve, não lembro que qual foi, acho que era nome toda a receita que tava falando no canal dele, alguma coisa que ele mostrou como ele estudava, né? 8 da manhã estudo Português, 9 da manhã eu estudava e mostrou assim um quadrinho, né? E antes de dormir ele falava assim: "Ah, antes de dormir eu sempre eh faço a leitura
da da lei seca". Aí eu falei: "Rapaz, que negócio é esse de lei seca, hein?" Mas eu meio que guardei para mim. Se eu falasse com a minha mulher, ela iria me explicar o que que era isso. Ela sabia que que era isso, né? Falei: "Cara, aí eu fui ver outro vídeo, o cara falou: "Não, a lei seca é muito importante, lei Seca federal também. E não sei se vocês sabem, mas no Rio tem uma operação chamada operação lei seca. >> Sim. >> Que é uma operação que a Polícia Militar ela ela multa os motoristas
alcoolizados, né, >> cara? Na minha cabeça cru que eu tava, aquilo ali era uma legislação de trânsito, assim, uma coisa de direito penal, de trânsito, que talvez tinha um tinha um peso muito grande na Receita Federal, alguma coisa assim. Mas na minha cabeça fi, cara, como que o cara todo dia ele lê essa lei de trânsito ali? Então, como que eu tava cru? É absurdo. >> Será que esses caras estão estudando para PRF também? >> Exato. Cara, deve ser uma coisa, né, em comum ali entre essas polícias, Rece Federal, não sei. E aí demorou uns
dois ou três meses para eu comentar com a minha mulher isso. Eu falei assim: "Cara, não é isso não. Lei seca é quando você pega a lei sozinha, né? Imprime a lei e lê a lei sem ninguém comentando e tal. Não acredito." Então assim, comecei do nessa parte direito do zero, assim, não fazia menor ideia. Então eu tinha assim algo que me ajudou muito nas exatas, porque eu vejo que a galera que não tem esse background perde muito tempo com isso, né? Em exatas, estatística, que é o negócio, às vezes eu pegava postela estatística, fala,
eu Olhava assim de longe, aquele negócio cheio de forma, fala: "Cara, cara, isso aqui é um absurdo, isso aqui é muito difícil, cara". Porque como tinha mais facilidade, eu entendi, mas eu pensei, cara, imagina alguém, um leigo lendo, lendo essa folha aqui, isso é um absurdo. Então assim, isso leva tempo, né? >> Mas a parte direito em si, eu tava do zero, né? >> Então lá do níso eu tive que começar, Tive que correr atrás, né? Eh, fui logo pesquisando quais são os melhores cursos, imprimi todo o material. Então, eh, eu acho que gastei quase
R$ 2.000 imprimindo, >> é >> quase 40 apostilas, porque eu preferia do que ficar, eu tenho dor de cabeça, né? Então, fica muito tempo no computador, >> eu não gosto muito. Então, imprimi tudo, eh, mais de 20 matérias, né, 40 Apostilas e, poxa, comecei, né, lendo, grifando, eh, os pontos que eu tinha dificuldade, eu me socorria as videoaulas, né, aí não tinha jeito, né, você ficava na olhando pra tela mesmo. Mas, eh, foi uma trajetória assim de eh lembro que quando eu comecei em junho de 22, tá previsto para sair o edital da receita em
dezembro. Eh, e aí, cara, eu faleio, como é que eu passaria em 5 meses, né? Não tem como. Então, tava já pensando assim, cara, vou fazer, não Devo passar, mas aí eu já consigo, né, me adiantar para outros concursos, né? E aí a sorte foi que o edital foi adiando, adiando, adiando. Acho que é uma dica legal assim, se a pessoa ficar esperando o momento certo, né, o momento pode não chegar e você pode perder uma oportunidade ali de ouro, né? >> E aí eu pensei, eu fui estudando como se fosse o edital sair no
mês seguinte, né? E acabou que foi adiana foi sair em março, me deu ali 9 meses de estudo que Foi o suficiente, sabe? Então assim, aí eu comecei e aos poucos, né, no início assim, e fazendo, eu trabalhava, né, como eu comentei, eu não não pedi demissão, mesmo com essa carga horária toda que eu tinha, eu comecei a, a, eh, diminuir a minha carga horária, né, que eu fazia de hora extra, eu comecei a não fazer mais. Ah, teve repercussão no trabalho, sempre tem, né? Sim, >> mas assim, nada de poxa, vou mandar você embora
não. Eu comecei a fazer meu Horário, ponto, fazer minhas 8 horas ali de trabalho e o resto eu ia pro estudo mesmo. Então assim, paralelizar trabalho com estudo é sempre meio difícil, né? Eh, sem que é um malabarismo ali, mas eu comecei com pouca carga horário ali, 3, 4 horas e fui aumentando ao longo do tempo, né? Eh, eu acho que vale dizer também assim que eu nunca tive problema em estudar muito porque eu pensava, cara, logo no início eu percebi que estudar para concurso não é legal, Não é não é bom, gente. A gente
não acorda e fala assim: "Cara, >> que vontade de estudar para concurso, né? >> Hoje eu tô doido para estudar para concurso." Você ninguém que faz isso, cara? A galera fala: "Não, hoje eu quero malhar, né, pessoal? Maromba. Não, hoje eu quero jogar um videogame. Hoje eu quero ir pro shopping, mas ninguém fala, hoje eu quero estudar. >> E se fala também, respira fundo, conta Até três que passa, viu? Exato, exato. Tá, tá errado. Aí, então assim, eu percebi, cara, eu não quero ficar muito tempo nessa, nessa nesse negócio aqui, não. É. >> E aí
eu falei, poxa, se eu fic estudando três horinhas por dia, se eu posso demorar 5, 6, 7 anos. Tem gente que demora esse tempo todo, mas eu eu falei: "Cara, preciso botar uma caragorada maior para ver se eu encurto aí essa distância, né?" né? Então, no início Impossível, você tem que começar devagarzinho mesmo, senão você vai desistir. Mas assim que deu, comecei a aumentar uma horinha que uma hora ali e poxa, conseguia trabalhar minhas 8 horas e fazia ali 6, 7 horas líquidas, né, de estudo assim, eh, pra receita federal e deu bola assim, graças
a Deus, no primeiro concurso eu consegui passar. Eu não me inscrevi para auditor porque eu pensei assim, cara, é muita presunção da minha parte achar que eu passaria para Que eu passo para auditor em 9 meses. Então eu falei, deixa eu baixar a minha bola, >> vou me inscrever para analista que aí, pô, já era um carro que eu ia ganhar mais do que eu ganhava, trabalhando menos, né, assim, não em qualidade, >> é, não em carga horária, talvez carga horária também, porque eu fazia hora na Rece Federal, não fiz hora né, mas em trabalho
em si mesmo assim, um trabalho mais leve, né, muito mais tranquilo. é Qualidade de vida, estabilidade. Eu falei, cara, vou me inscrever para esse aqui. Aí saiu resultado de inscritos, né? Só para analista tinham 100.000 inscritos. Pensei: "Bom, não tem como eu passar para essa prova". 100.000 inscritos eram 400 e poucas vagas diretas, né? >> Sim. >> Aí, mas eu falei, vou estudar, depois eu aproveito isso para outros concursos e vou indo, né? Acontece que a prova foi Foi em março, a prova, né? Saí da prova arrasado, assim, muito muito muito mal assim. Nossa, que
prova é essa? Quem fecita federal aí deve deve lembrar. Nota de corte para auditor fiscal 66%, para analista tributário, 69%, acho 70%. Nota de costas. >> Então na prova eu fiz 77%, eu acho. Só que esses vídeos que eu vi a galera falando, todo mundo tinha uma um corte de 80, né, para passar 80%. 80%. Quando eu fiz 77, eu falei: "Bom, não passei". Aí fiquei um tempo meio >> foi bem, né? Você pensar, não passei, foi bem, né? >> É, vou ficar próximo, talvez das vagas ali, umas 200 vagas para baixo, mas fiquei um
pouco de luto assim, eu não conhecia o olho na vaga, eu não sabia dessa ferramenta aqui, sabe? Então, meu primeiro concurso, eu não sabia essas coisas, então eu não botei, né? Não sabia que isso existia. Eu fiquei, eu fiquei literalmente Dois meses assim, eh, de luto mesmo, pensando, caramba, cara, estudei tanto para essa prova, caramba, e não passei, será que eu volto a estudar mesmo? Eu fiquei, tipo assim, eu ficava, fiquei esperando o resultado sair para ver se eu ia voltar a estudar ou não. >> Ah, tu deu entende? Aí saiu o resultado e eu
tinha passado em 14º, >> caramba, >> com menos de 80% de de >> O cara ficou sofrendo e tava em 14º. >> Tá vendo? Ah, por outro lado é bom porque ele >> Sim, sim. Teve uma surpresa boa, né? >> Exato. Se eu tivesse botado no olho na vaga, eu teria não teria cravado essa essa colocação, porque é muitas vagas, muito muito inscrito, 100.000 inscritos. Mas eu teria teria festejado dois meses atrás já, né? E aí eu não, eu fiquei e e acho que isso é legal de falar porque eu fiquei dois meses sem estudar.
Eu fiquei dois meses assim que eu fic, fiquei Vendo televisão, trabal trabalhando, ó. Mas assim, meu tempo livre, né, que era antes era tempo de estudo, eu fiquei vendo televisão, jogando videogame, em vez de estudar para auditor fiscal. Por quê? Porque tinham várias matérias que eu não tinha pegado ainda. Pô, você tem eh auditoria, não tinha estudado, direito penal, empresarial, civil, não tinha caído para analista, eh contabilidade avançada não tinha caído. Então, enfim, tinha várias matérias, eu Tinha estudado umas 15 matérias, mas faltava umas seis, sete ainda que eu podia ter pegado nesses dois meses,
né? Mas não, eu fiquei ali no sofá esperando e aí saiu o resultado. Eu vi, caramba, preliminar, já tinha discursiva ainda, mas não mudou muito. Caramba, eu passei e aí eu, isso me deu um gás assim, eu falei: "Poxa, acho que eu vou vou voltar, vou estudar para auditor então porque tá dando certo que que eu tô tenho feito até então, né?" E aí aí Voltei a estudar. Aí dias depois saiu edital do SS Rio para auditor fiscal. Aí eu falei: "Meu Deus, joguei dois meses fora". Ah, mas pelo menos você jogou um videogame, deu
uma relaxada, né? >> É, é, então é, joguei em videogame e e jogame aprovação de fora também, porque esse concurso pro Rio, né? Enfim, falei que eu sou carioca, né? Eu sei que tem carioca que que não gosta do Rio, tá? O carioca pode não gostar do Rio. O quem Quem é de São Paulo não pode falar mal do Rio. Carioca até pode, mas são dos carios que amam o Rio, né? Então, eh, Rece Federal, cara, tem negócio de fronteira, né? Ah, tinha uns boato na época. Nossa, quem passar agora vai pro Amazonas, vai pro
Acre, né? Tinha esses boatos assim. E aí bateu o desespero, né? Falei: "Poxa, passei, mas será que eu vou mesmo lá pra fronteira de de Roraima com a Venezuela?" Caramba. E aí saiu do SS Rio. Eu, caramba, joguei dois Meses fora. Podia ter ficado, podia ter passado num edital desse e ficar na minha cidade e tal. Dá esses, dá esse um pouco desses remorços mesmo, né? Mas estudei para esse concurso do SS Rio também. Não sei se pode continuar falando do do pessoa que eu falo demais também. Bom, né? Ó, eu já antecipo, eu bolei
umas três perguntas para fazer para ele, já respondeu as três. Agora tem que bolar qu >> eu falo demais, cara. >> Não, fica tranquilo. É melhor assim. Entrevista é boa, onde entrevistado fala mais. >> É, a gente tá aqui para te ouvir, então é você que tem que falar mesmo, cara. >> E aí, aí fiquei com isso na cabeça, cara. Vou lá pra fronteira de vou pro Chuianho do Nada contra o ganho do Chui aí ouvindo pelo amor de Deus. Mas é >> gosto demais de lá. >> É, mas assim, tá numa cidade grande. Acho
que o Chuí tem 10.000 habitantes, uma coisa assim. É, é frio. Tava falando em off aqui que eu amo calor, né? Eh, chuí a fronteira com Uruguai, Rio Grande do Sul, um frio. Aí eu falei: "Meu Deus, joguei dois meses fora, podia ter ficado no Rio, passar para auditor fiscal, mas falei: "Vou estudar, que eu tenho para fazer agora é estudar, né?" E aí dei um gás com essa minha aprovação na Receita Federal, né? Estudei ali, foram 4 meses de de pódital pro ISS Rio, mas não Passei assim, fiz a prova FGV também, as duas
foram FGV, Rece Federal e SS Rio, mas tava pior que a Rece Federal, maluco. Tava uma prova horrorosa assim, horrível. >> Pessoal gosta muito do português da FGV, né? >> É, não sei que pessoal é esse aí, acho só FGV mesmo, né? Gostar desse português aí. Te falar uma coisa, português da F da FGV PR SS Rio, eu acho que eu fiz assim, eu fiz até uma boa estratégia. Eu Falei assim: "Cara, como o português é bem louco, eu vou deixar 20 minutinho paraa para pro português." Eram 15 questões ou 10. Então, acho que eram
15. 20 minutos, porque se eu ficar 1 hora ali ou 15 minutos, >> não vai mudar nada. Então eu falei, vou deixar 15 minutos, 20 minutos, 15 minutos e vou fazer. Não deu outra assim, eu fiz, acertei 8 de 15, eu acho. Tinha gente que gastou mais de meia hora, 40 minutos e fez 9 de 15, 10 de 15 Também, >> porque as questões elas tem são muito subjetivas, né? tem várias respostas possíveis. Enfim, é uma loucura. Graças a Deus, a paraf Rio não foi a FGV, foi a Cebrasp, né? Então me livrei da FGV
nesse sentido, mas assim, foi minha primeira reprovação no SS Rio, né? >> Então tive que lidar também um pouco com a reprovação assim. Aí eu já conheci o olho na vaga já. >> Aí já ficou mais fácil. >> Aí coloquei lá. >> Eh, aí eu vi que eram 50 vagas. Aí eu vi, eu botei, tava 43º. Aí eu falei: "Puxa vida, será que tá? Será que tá tá batendo certinho? Mas nunca tá, né? Sempre tem uma galera que não coloca, né? Aí acabou que depois me empurraram para fora das vagas, né? Eh, quando sai o
resultado oficial, então tava mais abaixo ainda. Fiquei ali no CR, né? Cadastro de reserva, né? Eh, e eu e sim, eu acho legal falar que na época tinha Um boato que espalharam pela internet, né, que iam chamar 200 auditores fiscais para SS R, porque eram 50 vagas, mas tinha um boato por fora, boto de concurseiro mesmo, né? que ah, vamos chamar 200 nesse ano mesmo, 2023, gente, não precisa se desesperar, vamos chamar 200 auditores fiscais. Aí eu pensei, bom, tô ali em 50, né, 50 e pouco. Eh, não, acho com a com a no final
fiquei em 64, né, na 64, na verdade, mas tô dentro dos 200 que Possível de chamar. Mas gente, se você ficou no CR, não para de estudar, pelo amor de Deus. >> Não, porque você tá, você não tá entre os 200, você tá menos de um, da metade, né? >> Exato. É. E assim, e dá dá vontade de você falar assim: "Ah, vou acreditar nesse boato aí, vou acreditar nisso aí". Mas, cara, se você não tá nas vagas, você não tem direito a nada, cara. Você você tem direito a continuar estudando. Continua estudando, cara. Você
não não arrisca assim se seu futuro, sabe? >> E aí eu sei que depois da prova do SS Rio, eu tirei quatro dias de, eu tirei férias para estudar para essa prova, né? Eu tirei 15 dias de férias, eu acho que foram 10 dias para estudar e cinco depois da prova para aliviar a prova em si, né? Aí eu fui pra minha mulher, eh, com a minha mulher lá para Penedo, né, que é uma cidadezinha que fica próximo do Rio, né? Aí Eu tava inscrito para outro concurso que é SS São Paulo, que ia acontecer
três semanas depois. Eh, eu fiz a minha inscrição, mas eu não tinha comprado ainda nem hospedagem e nem e nem passagem, né? Não tinha comprado ainda. Aí eu tava lá na banheira, né, de dromassagem, eh, relaxando. Aí eu falando: "Não, eh, vamos chamar 200. Eu acho que eu não vou fazer essa prova do SS São Paulo não". Aí ela não pagou já a inscrição? Eu Falei: "Ah, paguei, mas ah, paciência, pelo menos eu não paguei hospedagem, não paguei passagem, né? Acho que eu não vou fazer não. Aí tô ali, aí não, acho que eu vou
fazer sim, sabia? Eu paguei mesmo. Aí fiquei tocando de Não, acho que eu não vou, não vou assim. É, entrava no WhatsApp, vai chamar 200. Ah, não vou não. Aí saí, eu lembrava, nossa, que fora das vagas, vou fazer assim, não tenho nada, >> nem tinha chamado ainda pra receita Ainda porque ia ter curso de formação da receita ainda. Eu tava na na no privado ainda, né? Aí decidi fazer, voltei de Penedo, ficamos quatro dias lá, né? Voltamos pro Rio, falei: "Vou estudar para essa prova". Aí eu tenho três semanas para estudar para essa prova.
E tinha coisas que não caiu no SS Rio, né? Coisas específicas, né? Legislação específica era diferente, tinha gestão pública que não tinha caído no SS Rio, penal não Tinha caído, então não tinha nem estudado penal ainda. Aí eu falei: "Poxa, eu tenho três semanas para estudar umas quatro matérias novas aí, será que vai dar tempo?" Falei: "Bom, vou vou estudar. Comprei a hospedagem, comprei a passagem de ônibus, eu fui no peço da madruga, né? Mas, ah, vou estudar essas matérias aí, cara. Mas três semanas passar tão rápido, tão rápido, que eu só só deu tempo
de ler os PDFs, né? Eu não consegui fazer questão Da Vunesp, que era que era a banca do concurso, não consegui fazer questão, não consegui fazer nenhuma discursiva, cara. Eu fui e fui pra prova tipo assim: "Ah, vou colocar meu nome, mais um CR, certo? E porque a galera fala muito isso, né? Bota seu nome na lista, que essa lista às vezes às vezes vai rodar, né? Eh, vai chamar um, aí não vai assumir, vai chamar um do CR, aí não vai assumir, vai chamar outro. Então assim, bota o nome na lista, né? Então fui
com Esse intuito >> de poxa, vou lá, vou colocar mais o meu nome um CR, né? Tô no CR no SS Rio, vou ficar no CR no SS São Paulo também, talvez, quem sabe e às vezes com desistências, né, posso ser chamado, né? Então, fui com esse intuito, jamais pensando em passar. Sabe por quê? Porque eu estudei meses para ser federal, passei. Aí quatro meses para CS Rio não passei. Como que eu ia passar em três semanas, né? Se eu não passei em quatro Meses, três semanas é impossível. Então eu fui com esse intuito. Mas
cara, eu vim para São Paulo fazer essa prova tão mais leve do que no Rio de Janeiro, que acho que no Rio com aquela minha coisa é Rio, eu tenho que ficar no Rio, >> preciso passar, preciso passar, né? >> É minha cidade, cara. Sou, sou daqui. Então eu fiquei muito nervoso na prova do SSR, muito nervoso. E SS São Paulo, cara, eu nunca fiz uma prova tão, tão tranquila quanto essa, cara. Tão Tranquila. >> Tava brincando de fazer prova, >> tava tipo assim, tava é, tava ali fazendo simular. É. >> E que resultado isso
teve, sabe? Tipo assim, passei na nas foram dois fin, foi dois fins de semana, né? Então, vim, voltei de de ônibus de madrugada assim, tranquilo, dormindo no ônibus, sabe? assim, sem muita pressão. Fiquei num hotel ali de beira de de rua mesmo, fui fazer a prova na moral e passei em 103, >> consegui passar. E aí assim você se pergunta, né, caramba, quatro meses estudando para um concurso, não passei. Três semanas estudando pro pro outro, passei. Então assim, eu acho que cada concurso é um concurso. Então assim, para para quem, né, tem que tá vendo
aí que reprovou algum concurso, tá desanimado, cara, cada prova é uma prova, né? Tem prova que foi feita para você, cara. Tem prova que não foi feita para você. Não adianta quando você vai Estudar, não é, não é para você passar naquela prova. Vai ter outras, mas aquela talvez não seja. Então assim, não fique triste com a sua reprovação, que às vezes daqui a duas semanas pode ser uma aprovação sua, sabe? Como foi comigo. Então, algo somente inesperado, mas que deu bom para mim. >> É, cara, isso é essa questão que você falou é é
bacana, né? A gente já recebeu um convidado aqui, o Thiago de Melo, ele falava, falava, eu não esqueço essa Frase dele, né? Fala: "Meu, o concurso você tem que querer muito e precisar pouco, porque aí você faz o concurso, eu quero, eu quero passar nesse concurso, mas se eu não passar, beleza, tô, tô fazendo tranquilo". que você faz com essa leveza que você falou aí de você fazer o concurso assim, quero passar, quero passar, estudei, estudei, mas tipo, tá tranquilo. É, >> eu acho que isso dve dar um alívio muito grande, né, cara? Sem pressão,
sem Aquela obrigação. Eu já fiz concurso também, assim, com essa pressão de eu preciso demais passar nesse concurso, eu tenho que passar nesse concurso. E, e, cara, aí você pega uma questão, você já não entende [ __ ] nenhuma daquela questão. Você vai, caramba, aí você vai em outra também, não, cara. Você vê três questões, aí você, cara, aquilo, a, a autoestima da gente vai lá no chão, cara. Sim, pesa muito. >> É, eu eu vejo muito quando eu assistia, Né, muitos podcasts, né, para para entender como estudar, que eu comentei no início, né, estudando
como estudar, eu vi a galera falando, né, Alexandre Meredes também, que eu acho que que foi que comentou que veio aqui, vi ele comentando, cara, você tem que estudar para aquela área, não para um concurso. Isso é meio cruel de falar, porque às vezes a pessoa, não sou paulista, eu quero, eu quero São Paulo, mas cara, e São Paulo provas 2012, 2023. Você faz São Paulo 2013, não teve até agora. Como é que você, como é que você vai? Ah, sou da área fiscal, quero São Paulo. Cara, você vai ficar esperando quanto tempo? Você vai
ficar 10 anos na fila esperando sair um concurso. Ou você vai pro interior, né, que não tem remerações tão tão atrativas, né, como capital ou estado, ou você tem que abrir seu leque, cara, fazer em outros estados, né, porque concurseiro viaja o país inteiro, porque para ele, cara, ele quer passar. Ah, no Acre, no Piauí, no Tocantins, cara, onde onde o o ócul que que acolhei aí naquela prova, né, que que ele foi escolhido para passar naquela prova, ele tá indo, né? Então é é um pouco cruel porque às vezes a gente tem, eu tinha
muito isso, né? Eu preciso do Rio, preciso do Rio, Rio, Rio, o que me fez ser reprovado provavelmente no SS Rio, né, além dos meus dois meses ali de descanso. Exato. Exato. Então assim, aquela pressão acabou me reprovando ali Na prova. Então é assim, abra o leque, vai fazer, faz no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, é, ficou aprovado, ah, viu fiscal, aí beleza, que que eu que que eu quero depois disso? Quero voltar, voltar pro meu estado, votar pra minha cidade. Aí beleza, você pode almejar coisas melhor, maiores para você, no caso, né, que
é subjetivo, né, relativo, mas dire, direcionando para aquele estado, para aquela cidade, mas depois de tá aprovado ali, né, fica muito muito Mais leve, sabe? No início, cara, você faz o que tiver, né, foca na área e não num concurso, né? >> Não, com certeza. Sim, certíssimo. Me chamou atenção aqui que você ficou um tempo estudando como estudar. Se você pudesse dizer três coisas que você ali no seu planejamento você começou errando e você precisou recalcular a rota, o que que seria? >> Cara, eu acho que nas primeiras semanas que eu estudei, eu eu via
muito vídeo, Muita videoaula, né? Muita videoaula. Primeiro porque me assustava um pouco e as matérias de direito, né? Eu falei: "Cara, essa essa leitura aqui pesada, esse latim aqui, umas coisas esquisitas, eu acho que eu vou ver vídeoaula." Aí comecei a ver, nossa, o cara explica bem e tal. Aí ficava assim braço cruzado olhando pro cara falando, tô entendendo tudo, tá entrando tudo aqui na minha cabeça. Mal saber que tava entrando aqui e saindo dali, né? >> Porque se você não fizer um um estudo ativo, né? >> Eh, cara, não adianta assim, você vai ouvir,
você vai achar que porque o cara explicando é uma beleza, né? Você vê um professor que, pô, dá aula daquilo ali há 10, 15 anos, poxa, o cara manja tudo, né? Mas você nunca viu aquilo. >> É fácil para ele aquilo ali, né? >> Para ele é fácil e eh explicar, mas pra gente é difícil absorver. Se você não tiver ali, pô, pausa o vídeo, anota Anota uma coisinha, se dá dá uma rabiscada, não vejo problema em ver videoaula. Depois eu vou até comentar um pouco sobre isso, mas eu acho que você tem que fazer
um estudo ativo, seja com PDF ou com videoaula. Eu acho que no início eu não fazia tanto isso, sabe? Então assim, se a PDF, cara, circula coisa que você achou mais difícil, fiz uma questão e errei, volta no PDF, dá uma circulada, anota assim, eu anotava no PDF, errei, dava uma circulada, Botava um asterisco. Depois que eu ia revisar, eu sabe, cara, eu errei isso aqui, deixa eu ler isso aqui umas cinco vezes. Então, no início não fazia muito isso. Aí eu vi a galera, né, comentando, né, eu vi na no YouTube, olha, faça um
estudo ativo, no você tá fazendo um estudo muito passivo só observando, não vai levar lugar algum. Eu acho que esse foi um dos erros que eu que eu tive. Eu acho que segundo erro que eu fiz, assim, é um pouco relativo também, mas Eu eu gosto muito do ciclo de estudos, certo? Eh, mas eu não conheci ele de imediato. Eu fui conhecendo ao aos poucos, né? Depois de assistir os aprovados falando. Então, no início eu peguei uma matéria e fui até o final. Fati matéria inteiro. >> É gostoso fazer isso, né, cara? É porque assim
tem >> essa aqui já era. >> Ah, sim. >> É coitado, né? Achando que me livrei da Matéria, né? >> Isso aqui já era. Não preciso me preocupar mais com ela. >> Depois eu vou ver dívidas lá na frente daquela dessa matéria. Mas assim, eu tem prós e contras nisso. Pro eu acho que você eh você tá vendo sempre aquela matéria, então você tá você tá no áudio ali com ela, né? Você você virou experto naquilo ali, meu irmão. Contabilidade. Comecei sem saber nem car debit. Aí você chega ali no, né, no ápice ali, nossa,
Tô me sentindo um contador aqui no final, meu irmão, qualquer prova que me mandar eu vou fazer. Só que se tu fizer isso com 10 matérias, quando você chegar na 10ª ainda não é mais um contador, você já você já esqueceu contabilidade. >> Então, eh, eu comecei assim no início, né? Eh, e assim, o ciclo de estudos, eu gosto dele. Depois eu conheci, eu comecei a implementar, porque você não fica, é, eles falam ou uma hora ou 1 hora e meia em cada matéria, né? Então Você fica ali uma horinha naquela matéria, quando seu cérebro
começou a se acostumar, começou a dar uma relaxada, se achar que tá tá em casa, tá tudo dominado ali, você troca porque para se te se desafiar, né? Eh, e para você não ficar naquele conteúdo repetido o tempo inteiro, para você não ficar também eh eh como eu posso dizer, de eh pegar distração ou ficar tipo muito acostumado, sabe, relaxado. Então eu comecei a implementar. Então, enfim, eu Acho que esse foi um erro que eu que eu cometi assim, não ter feito o ciclo de estudo desde o início, mas assim que eu descobri, eu comecei
a a fazer. E um terceiro erro, deixa eu ver se eu lembro de alguma coisa. Ah, assim, eu acho que bom, esses dois meses que eu tirei ali, eu acho que foi foi um erro também. Eu acho que acho que serve de aprendizado para você que tá tá tá observando aí o vídeo, tá assistindo. Cara, se você tem um concurso já tava autorizado o SS Rio, Eu já sabia que esse concurso ia acontecer. Eh, minha esposa falava: "Você vai ficar aí mesmo jogando videogame? vai ficar aí vendo TV mesmo, tá? Para sair o concurso do
Rio aí. Então assim, cara, você tem concurso em mente, não espera amanhã, não espera a semana que vem, não espera daqui a um mês, porque qualquer momento sai o edital, já tem alguém, já tem alguém estudando ali há dois, trê meses, a pessoa tá na sua frente já, entendeu? Então o momento é hoje, é o agora, o amanhã a Deus pertence, o futuro a gente não consegue controlar, o presente você consegue controlar, então vai para cima a hora e agora entendeu? Então, acho que acho que esse foi um terceiro erro que eu cometi aí nesse
nesse período inicial de, de estudos. >> Pô, legal. E essa questão de de ciclo de estudo é interessante, né? Porque todo mundo fala que pra gente absolver tem você tem que ter esse espaçamento, né? E Quando você falou, achei legal que eu fazia isso também, cara. Quem quem não tem essa vontade de pegar o edital e falar, vou deixar eu acabar com essa matéria e eu vou para outra falar que você fala quando você perceber, passou um ano e meio, dois anos, já já tô tá no terceiro concurso que você não terminou o edital ainda,
né? >> Exato. É, tem isso também, você não acaba nunca, né? Eu acho que com ciclo de estudo você vai arriscando um Pouquinho de cada matéria, você sente você tá avançando mais, né? É, exatamente. >> É, pergunta você para não monopolizar, né? Perguntar, não. Eh, outra questão, você falou desse período aí que você ficou eh, nesse entre um edital e outro que acabou o concurso. É legal, é até bom pro pessoal de casa saber, viu? A gente sempre comenta aqui, galera, que tem aquela o concurso só termina quando você tomou posse e tá ali no
cargo. Enquanto isso não aconteceu, o concurso tá rolando. A gente já entrevistou gente aqui que inclusive passou, foi aprovado e não e e demorou dois anos para para entrar no cargo >> dentro do número de vagas, porque aí você imagina se o cara vai falar assim: "Passei, tô dentro, já era, tô dentro do número de vagas, passei no concurso, agora não preciso me preocupar com mais nada". Vou atar interromper Rogério. Eu conheci uma pessoa que eles davam para Concurso, passou para procurador da Fazenda Nacional, foi aprovado dentro número de vagas, zerei o game porque é
o que ele queria mesmo. Ele foi estagiário da PFN, sonhou com a PFN, prestou, passou, zerei o game. >> Alguém depois ele tava ali só esperando tal, alguém entrou com mandado de segurança, suspenderam o concurso, ele continuou esperando, esperando. Depois no final o juiz anulou o concurso. Todo Mundo tem que fazer inscrição de novo. Esse cara entrou em parafuso. >> Ah, eu eu entraria também. >> Já se passaram 15 anos, 17 anos normal depois disso. >> Ele nunca mais prou concurso na vida. Tá iniciativa privada. Ele, >> nossa, não tem como voltar, né? Era, era
a vida dele ali. O cara estageou ali, né? >> O cara entrou em parafuso. >> É isso, cara. Eu acho que o concurso às Vezes é pode ser um pouco ingrato nesse sentido, né? Você tá ali, aí alguém entrou, vem um juiz aleatório, né? Eu passei um pouco por isso na Reira Federal. Eu acho que posso até contar essa essa experiência também, né? Eh, mas antes falando da da nomeação da receita, né? Fui nome, eu fiz a prova em março de 23 e fui nomeado só em janeiro de 24, né? Então, foram ali quantos meses?
10 meses praticamente. É, 10 meses, né, para ser nomeado. Então, eh, Nesse nesse período >> você tava dentro do número de vagas, imagina você tá desempregado, cara. Eu tô só esperando para assumir. Imagina, cara. A galera acha que só estudar é fácil, né? É difícil. Eu detesto quando falam isso para mim, né? Só só estudar estudar. Vai estudar para você ver só que é. Mas enfim, aí foram esses 10 esses 10 meses para ser nomeado na Receita Federal, não fiquei parado, eu falei: "Cara, vou estudar para auditor". Porque o salário é maior, remuneração é maior.
Poxa, em São Paulo a remuneração era o dobro da da da Receita Federal. Então, cara, vou vou estudar, não vou ficar parado. Eh, em novembro de 23 teve curso de formação na receita, né? não tinha saído ainda o resultado da do ISS São Paulo, então não sabia se tinha passado para auditor fiscal aqui ou ainda não. Curmação foi foi aqui em São Paulo mesmo. Eu vim fazer eh e cara, o curso De formação foi uma semaninha só presencial. Eram três semanas remoto, eu fiz lá do Rio mesmo, de casa e uma semana presencial aqui. >>
A N tava lá também, ela ela veio aqui da da entrevista, né? >> Eu lembro dela lá e tal. Foi auditorun junto com a analista. Ela fez para auditor da receita. Eu tava como analista. Beleza. Só tinha, cara, com formação da receita, só tinha uma coisa que você não podia fazer. Faltar, Faltar, eram quatro dias de de aula barra dinâmica. >> Sei. >> E um quinto dia de prova. Ah, uma prova. Nossa, mas já já fiz a prova do concurso, cara. Mas era uma prova muito bunda, sabe? Muito besta. Muito beijo. >> Só para você
ter uma minha ideia, assim, eh, a prova eram 4 horas de duração. Eu nunca saí numa prova de concurso antes das 4 horas. Sempre fui o último da sala a ficar. Nessa prova eu saí com uma hora E eu fiz 56 de 60. Então assim, era uma prova, era uma prova muito fácil, tinha que fazer 50%, ou seja, 30, 30 questões de 60. Então assim, você não podia faltar em nenhum dos quatro dias de presencial, não podia faltar na prova e não podia fazer menos de 30. Aí você, esse é curso de formação que fazia
parte do concurso, então você não tava ainda aprovado no concurso. Você comentou ali do do, né, do do teu conhecido do da PGFN, né, que tava comemorando, né, e de Repente o mundo dele desabou. Eh, aqui em São Paulo, no curso de formação, teve os quatro dias, né, de aula, todo mundo foi e tal. No dia da prova, eu fui e fiz a minha prova e tal. Aí a gente fiquei sabendo depois, né, que a gente sai dali, conversa e tal. Aí cada um vai paraos seus estados, né, suas cidades, vai embora. Chegando no Rio
que eu tem um grupo, né, de Telegram lá, a galera comentando, gente, é verdade que o fulano não conseguiu Entrar na entrar na sala e tal. Ah, é verdade. Eu vi ele lá chorando, não sei o quê. Aí eu vou entender melhor, resumindo, né? Um cara passou para analista, né? Ele morava no interior, aqui em São Paulo mesmo. Eu acho, tá aí, suposição minha, eu acho que ele não quis eh reservar um hotel na capital para economizar grana, morava no interior mesmo. E tava vindo de carro, né, pros dias da pros quatro dias de dinâmica,
né, de encontro presencial e Tal. E veio também de carro pro sábado para fazer a prova. Não sei se encontrou algum trânsito, não sei se encontrou alguma coisa, mas ele não conseguiu chegar na hora da prova. E e cara, apesar de ser uma prova muito mais fácil que o concurso, tem regras, né? Você você não pode chegar entrar, fechou às 9 horas, mas gente, é uma provinha boa, deixa entrar 9:10, cara. Não deixaram o cara entrar. Não deixaram o cara entrar. O cara tava aprovado nas vagas para da Receita e ele foi reprovado porque ele
se atrasou numa provinha de curso de formação. Então assim, aí logo depois ele saiu do grupo, sumiu. A gente consegui o contato dele, ele tá tentando superar e tal, mas assim, o maluco tava entrou em parafuso também. >> É, lembra dessa história que você comentou teu colega, né? Então assim, não termina enquanto não acaba, né? Ou não acaba enquanto não termina, né? Não sei. >> O concurso acaba quando termina, né? >> É. Se custumação tá dentro da dentro do do concurso no edital, cara, é até o final, leva a sério, pô. Reserva um hotel ali,
né, do lado, né? Eu botei o mais próximo possível da universidade, que é para não atrasar, né? É. >> Então, é, fica o aprendizado também, >> porque às vezes o gasto de você ir de carro todos os dias me equivale a hospedagem num lugar simples, cara. >> Ex. É, eu não entendi muito bem. Eu não Conhecia a pessoa, então não sei dos detalhes. Imaginei que fosse algo nesse sentido, porque fora isso não dá para entender, né? Porque que ele se atrasou, né? >> É, é um risco muito grande, né? né? Que que você assume assim
pro por uma coisa, cara, você você você pensar que você tá num concurso bom, que de repente você, pô, você se dedicou um tempo da sua vida para aquilo ali, aí você tá na reta final do negócio, dá uma dá uma Esmerecida dessa, >> é, e complica, né? Dificulta bastante. >> Tem alguma pergunta para nosso? >> É, eu tenho sim. Olha, falamos aqui de prova, de metodologia, a gente vai continuar nesse assunto, mas antes da gente começar, vocês aqui começam já com o vídeo rolando, né? A gente começa um bate-papo antes, toma um cafezinho, alguns
tomam whisky, outros tomam negrone e a gente fica conversando aqui, >> outros tomam um gin, taça, aquela taça. >> Exatamente. Exatamente. A gente só não dá muita bebida pro Anderson porque o Anderson não sabe beber, mas o Anderson não tá aqui hoje. Só que o entrevistado aqui comentou aqui que isso é muito interessante porque nós temos uma característica muito comum. Eu, Rogério Gon somos diferentes em várias coisas, mas em algumas coisas a gente é muito parecido. A nossa origem simples, né? Os três passaram muita dificuldade até conseguir ser aprovado no concurso. E a Gente sabe
que a gente conversando com as pessoas, a gente cria conexões. E eu criei essa conexão com você. Você sentou aqui e comentou que você precisou economizar um pouco em alguns momentos da sua vida, né? E aí ele comentou aqui, cara, que ele batia um PF lá no Rio de que era R 1, que aqu São Paulo é um bom prato. Que fase foi essa da sua vida que você sentiu que porque o entrevistado nossos nossa audiência precisa saber, cara, que você não teve uma uma mãe que Te bancou e falou: "Só estuda meu filho que
eu pago todo o resto". Até pode ter tido ajuda financeira, mas você precisou economizar, você precisou passar por dificuldades. Você não foi um cara que, né, tinha de tudo, tinha motorista para te levar pros lugares, você não, você não tinha como fazer conta para pagar nada. Você, você, que momento da sua vida que você que que aconteceu aí de você precisar economizar legal para poder estudar? Conta para nós aí. >> É legal. Eh, cara, estudei no colégio militar, que era um colégio top, né? Eh, consegui, graças a Deus, passar num concurso. Não sei como se
ele se não tivesse passado, né, porque não era, não tinha mensalidade o o colégio, né, era um colégio entrepas público, né, mas enfim, o exército custeava as coisas lá, enfim, não era pago. A gente não a gente não pagava nenhuma mensalidade pro colégio em si, então minha meus pais não tinham gasto com colégio para mim, né? Então, isso aí já ajudou para caramba. Mas assim, sempre andei de buzão, assim, já é gente como a gente mesmo, assim, é, acho que é é bom se identificar com com gente assim, né, para saber que é possível mesmo,
né, você chegar lá, né? Eh, no meu terceiro ano do ensino médio, assim, eu paguei um curso por fora, minha mãe, óbvio, não trabalhava, minha mãe pagou um curso por fora, né, pré-vestibular, né, e era uma grana hoje, então deve est mais caro. Na época Já era caro, né? E aí, cara, a gente tentava cortar os custos de tudo quanto é jeito, né? Eh, às vezes eu almoçava no colégio mesmo, né? E ali tinha tinha umas cantinas, né, que você pagava. Era um selfie, R$ 30 o kg, R$ 20 o kg, enfim. Mas tinha vezes
que eu eu estava na Tijuca, né? Quem é do Rio vai entender a é que o pessoal que talvez não não conheça assim a localidade. >> É, mas assim, Clash Mitar na Tijuca em frente ao Maracanã, né? O estádio, né, Do Flamengo, Fluminense. E no Maracanã tinha um um bandejão, né, na época do do governador do do garotinho, né? >> El foi preso também, né? Rio de Janeiro tem essa peculiaridade, né? Rio de Janeiro, Rio de Janeiro tem mais ex-governadores que foram presos do que ex-governadores que nunca conheceram o cheirinho do Marcela. >> O cara
já sabe assim, né? Vou terminar meu mandato, vou ter que cumprir uma cana. Você pode chutar. Esse foi preso Que você vai acertar. Os últimos seis foram presos, né? A garotinho, a esposa dele, o Sérgio Cabral, Pezão, o Witzel e até esse último acho que tá investigado. >> Não, Wiz foi juiz, né? >> É. Olha que coisa, né? O cara >> esse foi juiz federal, Rio de Janeiro. Você senta na cadeira de governador do Rio de Janeiro, você sabe, você vai conhecer a >> Deixa eu pensar aqui onde é que eu vou pagar minha pena
aí depois. Tá >> aí o cargo público. Tá aí o cargo público que eu não quero, viu? Mas assim, o garotinho é já teve seus momentos aí, né, de de de prisão, de decadência e tal, mas ele ele ele fez esse esses esses bandejão que a gente chamava, né, entre aspas, populares, né, em alguns pontos da cidade, um na Vinda Brasil ali, enfim, alguns pontos específicos da cidade e um desde embaixo do Maracanã, né, lá de estacionamento ali embaixo do estádio mesmo. E cara, eu Ia com alguns amigos meus algumas vezes na semana assim para
almoçar ali, me porque era R$ 1, real, né, a comida, então conseguia cortar alguns gás, eu entendia minha mãe que tava passando por uma situação que ela tinha que direcionar uma parte, né, da receita dela para pagar esse meu curso aí, né, de prévestibular. Então, pô, tentar economizar nessa outra frente aqui, né? Então, cara, R a comida, né? Era uma fila gigantesca, né? Tinha gente tudo Quanto é quanto é tipo assim, tinha gente que que você via assim realmente a pessoa mais com mais necessidade mesmo, mas tinha também gente ali de estudante, né? A a
o Cfet também era bem próximo, né? Ali do colégio militar também tinha uma galera que às vezes que comia ali também e comia ali algumas vezes, assim, cheguei a passar mal algumas vezes, né? Mas aí cheguei até no hospital, a a enfermeira falou: "Você, mas é segunda vez você tem gastro interite no mês? Você tá comendo em algum em algum lugar aqui?" que eu falei: "Não, eu como às vezes no bandejão ali do do Maracanã". Ela: "Não, para de comer aqui." Tomei porro da da enfermeira. Não sei se foi ali também, não dá para cita
gente comia ali. Não sei se foi certo, mas cheguei a a a ter esse momento assim de economizar e teve ter que comer assim no em bandejão mesmo. >> É, >> é bom. Eh, queria te perguntar, tá? Eh, Nessa nessa trajetória sua aí, vamos lá. Teve algum momento assim, algum perrengue que você passou, o momento mais difícil assim, que a gente quando tá estudando para concurso sempre tem aquela aquele momento que a gente tá naquela bed ali que dá aquela caída que você fala assim: "É, putz, acho que não vou não." É, você contou a
parte da sua que você achou que você tinha sido reprovado ali e tudo, mas desde que você começou, teve algum momento que você Chegou nessa nesse embate assim, cara, acho que eu vou parar, não vou seguir com isso aqui não. Bem no iníciozão mesmo, quando eu comecei, eu falei, eu tinha visto a prova de exata da Receita Federal, 2012, né? E vi que eu tava tava tranquilo naquela parte ali. Eu falei: "Bom, vou começar". Aí depois eu vi que tinha um monte de matéria, falei: "Epa, direito, monte de direito para cá, direito para lá, não
vou começar por essa parte aqui não, calma aí". Aí eu Peguei, deixa eu ver, uma matéria que eu não conheço, mas que parece ser parecido com exatas. Vou começar por contabilidade. Aí peguei. Aí depois eu fui descobrir pelo nome contabilidade fazer conta. Até tem conta, né? Eu diria que é meio a meio. É 50% conta e 50%, né? E CP6. Você tem que ler ali os, né? Parte literalmente quase quase um direito também, né? Se você parar para pensar. >> E é uma ciência social que nem exata, é Essência social que eles dizem, né? na
contabilidade. E aí no meio do caminho, depois de mais duas semanas estudando aí e nessa parte de crédito e débito que eu falei, cara, crédito e débito contábil é o oposto de crédito e débito financeiro, né, que a gente tá acostumado com cartão de crédito. Aí não entrava na minha cabeça de jeito nenhum. Aí eu entrei em parafuso, eu falei, eu comecei, meu Deus, isso vendo o vídeo, hein, como comentei, eu comecei, eu falei que se Nem vendo o vídeo eu tô entendendo. Imagina se tivesse, se eu tivesse lendo um PDF, aí eu até tinha
desistido já. Aí teve um dia que a minha mulher, eu trabalhava de home office e ela presencial, né? Então ela chegava, eh, chegou um dia no trabalho, eu tava no sofá, não tava não tava mais estudando. Aí ela olhou pro lado, falei: "Uma coisa errada aconteceu, que que houve?" >> Porque ela viu que eu tava, eu tava sério ali todo dia, até tarde trabalhava E depois até 11 da noite ali estudando. >> Aí, aí eu falei assim: "Ah, não fica triste comigo não". Mas eu desisti a >> Aí ela: "Não desistiu". Por quê? Eu, ah
cara, não é para mim não, não tô entendendo. Para entender você tem que ser contador para entender esse negócio aí. Aí ela não, mas é só uma matéria. Se for, se eu pensar assim, tem que ser, tem que ser tributarista para entender direito tributário, tem que ser, né, civilista para entender direito civil. Não é assim que funciona. Eu, ah, não, não é para mim e tal, tô fora. Ela não, tudo bem, é um direito seu. Você começou, você pode parar. Só que aí aí eu parei por uns dois ou três dias, cara. Todo dia eu
acordava assim, olhava ali as apostilas, né? Eh, aí eu falei: "Meu Deus!" E agora o que que eu faço? >> Investi, né? >> É investir >> R$ 2.000 a impressão. >> Exato. Aí será que eu volto? Porque Assim, eu eu assisti a videoaula, mas eu marcava, né, no nos PDFs algumas coisas. Então, por exemplo, eu não lia o PDF cru desde o início, da linha um até a linha 100, mas eu tava vendo videoaula e eu comecei a marcar, né, depois que eu vi que, poxa, tem que ser feito um estudo ativo, né? Imagina você
ficar assim de forma só passiva, deixa eu começar a marcar no PDF aqui e tal. Então assim, tinha toda aquelas apostilas ali impressas e eu falei: "Cara, eh, e agora Será que eu volto? Será que eu não volto?" Aí depois de dois ou três dias eu falei assim: "Acho que vou dar uma segunda chance". Aí de lá para eu não parei mais, assim, eu, óbvio, parei depois da Receita Federal, né? né? Fiquei uns dois meses parado ali, mas teve esses dois momentos assim que eu dei uma baqueada depois que foi para lado no SS São
Paulo. Poxa, eh, saiu o resultado final, acho que em janeiro, fevereiro de 2024, eu acho. Cara, você Dá uma, você dá tipo assim, poxa, agora eu sou aor fiscal. Então, nos estudos você, você começa a pensar, poxa, n, eu vou deixar um pouco mais de lado e tal. tinha já boato da Cfaz RJ, mas o pô já consegui ser aor fiscal, então a sua motivação cai bastante. >> Não foi tanto uma baqueada no sentido de tipo que a vida me deu, que eu nossa tô tô triste, tô sofrido, uma reprovação, muito bom contar, uma aprovação,
uma nomeação, né, como a fiscal, mas quem ou Não foi uma queda de motivação, né? Então também teve esse momento ali que foi 2024 onde cara eu já era aor fiscal, já tinha uma remuneração legal, não tinha mais aquela, sabe aquela vontade, aquela gana de Exato. Então foi um ano diferente. Eu estudei bem menos em 24 do que em 23, por exemplo. Então temes três momentos aí. >> É. E e até eu vou aproveitar para te perguntar justamente isso, né? Nessa nesse nessa transição sua do aqui do ISCS São Paulo para PR para você faz
Rio, você precisava de alguma coisa para te dar esse gás, né? Pr pô, pera aí. Você faz Rio, legal, quero voltar pro Rio. Mas só isso aí foi o suficiente para dar esse start ou você teve que se apegar a mais alguma coisa para para falar assim: "Quero voltar pro Rio, esse agora é o edital da minha vida". Como é que eu vou transformar isso aí em energia, em disposição e e vontade? E a gana que você falou que que tava que que Não não tava lá aquela coisa aí? Como é que foi isso? Cara,
é engraçado falar, eu acho que só só voltando um pouco no na linha do tempo aqui, na RFB eu consegui ficar lotado no Rio, né? Então é, lembra que eu tinha comentado que fiquei com medo de ir lá para pro Chui, Passar frio, lá pra fronteira da Venezuela. >> Mas tinha uns boato, nossa, tudo vai ser pra fronteira e acabou que teve ali umas metade das vagas foram pr pra sudeste, Assim, capital, São Paulo, Rio. Como eu passei em em 14º, eu consegui ficar lotado ali na na Barra da Tijuca. Eu moro na na Jacaré
Paguá, do lado de casa. Eu chegava literalmente, eu chegava, eu pegava um ônibus >> e eu chegava em 20 minutos, assim, 15 minutos, porque era contrafo, era perfeito para mim. Só que eu já tava aprovado, fui nomeado em janeiro, em fevereiro saiu o estado do São Paulo. E aí eu fui aprovado nas vagas em 13º. Eu Falei: "Pronto, tô tô aqui na lotação perfeita para mim, perfeita a lotação aqui, eu ficaria perto da minha vida aqui naquele prédio da da Barra da Tijuca. Só que foi aprovado por um concurso que paga o dobro lá em
São Paulo. Aí eu falei: "Puxa vida, eu vou ter que para São Paulo". Você você bota em cheque, né? Tipo assim, o que que vale mais? E isso é não é uma resposta unânime não. Tipo assim, será que é remuneração Prioridade? O que que você prioriza naquele momento, né? Será que é remuneração ou será que é a localidade, né? Para mim, naquele momento da Receira Federal, como era muito diferente a remuneração, para mim fazia mais sentido vir para cá, ir para São Paulo, né? onde onde eu tô hoje e tal. Eh, mas essa diferença de
São Paulo para ser faz Rio não tem diferença quase quase nenhuma, né? Então, se for parar para pensar, era puramente a localidade mesmo, né? Então, Quando eu vim para cá, eh, bom, eu pensei, eu vim com a minha esposa, né? Ela depois começou a trabalhar de home office, ela começou o presencial lá no trabalho dela, depois ela pegou home office. Quando eu vim para cá, ela tava já de home office. Então para ela foi ótimo assim, só trouxe o computador para cá e continuou trabalhando daqui. E aí falei: "Vamos se adaptar aqui, vai que a
gente, vai que meu irmão, aqui é São Paulo, uh, beleza, a gente ama. >> É praia, a gente programa aí cada cada três meses a gente vai pra praia". >> Cara, é porque, e ela sempre foi muito companheira minha nisso, sabe? Ela compra essas loucuras assim, eu fico pensando, cara, será que quer todo mundo que topa mudar de cidade assim? Pô, ficou ficou 30 anos lá no Rio, do nada vamos para São Paulo. Podia ter ido pro Acre, o Venezuela, será que qualquer um que topa, né? Então assim, ela foi muito companheira minha nessa nessa
jornada e Mas a gente veio para cá com mente aberta mesmo, cara. Se pô, vamos ver se a gente se adapta, se é legal. O órgão, cara, o órgão é é super bacana assim, é muito boa a carreira mesmo, assim. Eh, e São Paulo, eu tava até comentando com vocês, né? Tem várias coisas que que são muito melhores aqui no Rio, né? Eu acho que aqui os óculos funcionam melhor, aqui as instruições funcionam melhor, eh tem menos violência, né? Eu já fui assaltado aqui também, mas é assim, eu Acho que a violência é quase parecida,
mas assim, dá para dizer que é um pouco menor mesmo. Tem mais comércio, você for no centro do Rio assim, os comércios tudo meio meio fechado, aqueles tapum, sabe? aquelas portas meio eh abertas só até a metade. Aqui não, no centro do São Paulo eu acho bem mais vivo assim, tem bem mais gente andando e tal, tem aquela colândia também, enfim, tem tem seus problemas, né? Mas eu acho que no fundo assim, a gente tá aqui já um ano, 1 ano E três meses e eu acho que no fundo a gente tentou se convencer, não,
estamos se adaptando, estamos se adaptando. Eu acho que quando a gente falava com a gente lá do Rio de Janeiro, perguntava: "Ih, se adaptaram já? Fal, estamos se adaptando ainda? É, mas já estão aí há quase um ano. É, estamos se adaptando. Eu acho que a gente não queria dizer, >> é, acho que a gente não queria dizer assim, não nos adaptamos, eu não queria >> dar essa esse essa torcer, sabe? Não nos Adaptamos, não rolou porque eu não tinha mais nada, eu tinha eu já tinha exonerado a Receita Federal, >> eu ia para onde
se eu não quisesse ficar aqui, né? Então, no fundo, eu eu queria me convencer mesmo de não tô se adaptando, vai dar certo. Então, acho que 2024 foi meio que isso, assim, eu não tive tanta constância nos estudos porque eu já era auditor fiscal, mas eh a família no Rio, nossas coisas estão lá, nossa casa, a Gente morou 30 anos lá, eh, eu acho que pesou mais ao longo do do dos meses assim do ano passado. E eu comecei a intensificar mais meus estudos. Eu falei assim: "Não, calma, deixa eu ter mais constância, eu acho
que é possível esse edital também. Eu dei um pouco de sorte que o edital demorou um ano e meio de autorização até saiu o edital, né? Então >> deu para ir >> preparando o terreno, >> preparando o terreno, porque eu mudei de Cidade assim, imagina se se a prova fosse uma semana depois, não ia ter chance, mudança, mala, passagem. Aí fiquei no ABBNB, procurei apartamento, não conhecia nada daqui, que bairro que eu vou morar, que bairro que é bom. comecei visitar apartamento, então assim, tudo isso o estudo fica para segundo plano, não tem jeito. Então
até nisso a gente deu um pouco de sorte, né? Sorte não, que eu creio muito, eu creio muito em Deus, né? Mas e eu acho que Deus ajudou a gente até nisso, né? Então foi um processo, sabe? Eh a chegou no final do ano passado, eu tava com fazendo ali 5 horas líquidas, quase seis assim, e para paralisando com com trabalho também. Então que é uma carga horária ótima, né, diária e tal, de quase pó edital. Então o edital saiu em janeiro desse ano, já tava assim já com terreno totalmente preparado para quando ele saísse
e já assim motivado novamente assim. Eu acho que o ano começou comigo Tranquilão, assim, pô, tô bem, não preciso mais disso não, de estudar não. E terminou com >> calma aí, tô no gás aqui, vai dar bom. Acho que pode ser uma última corrida ali que pode dar certo, entendeu? Não tanto pela remuneração, mas mais pela localidade mesmo, por ser Rio de Janeiro. >> Ô, bacana, cara. Eh, é legal, né? E e você vê, né, que você tá falando, por exemplo, né, se você dar aquela Sossegada eh entre o ISS São Paulo e ficar na
receita, de repente você, pô, tô perto de casa, tô você ia dar uma acomodada, né? Mas o fato de você tá aqui, igual você falou, querendo ou não, você tinha aquela aquela aquela coisa de, pô, pera aí, né? Podia est lá, né? >> Exato.É, é legal comentar, >> tem um tem tem um colega que a gente tá esse grupo de concurseiro, né? né? Nunca trabalhei junto, mas é um colega de grupo, assim, a gente acaba se Conhecendo. É, o fulano tá em vários grupos de de É. Aí a gente já tava se conhecendo que ele
ele é auditor, enfim, não vou falar nome, mas ele é auditor de outro estado. E quando eu comentei isso que ah, eu eu tava como analista na receita, lotado no Rio, ele é carioca também, lotado no Rio e aí fui pro SS São Paulo ser auditor para ser auditor fiscal e tal, aí tô aqui me acostumando. Aí ele, pô, eu faria o contrário. Ele é auditor fiscal de estadual, de outro Estado e ele diz que ele faria o contrário. Ele viraria analista da receita no Rio para ganhar metade só para voltar pro Rio. para você
ver quão relativo é isso, né? Eu acho que não tem uma unanimidade, cada um vai sopesar da maneira que for melhor paraa pessoa, sabe? >> Então, cada um é cada um. >> Não, cara, show de bola. Eh, vamos aproveitar aqui, Rodrigo. Eh, acho que a gente falou aqui de algumas coisas Interessantes. Você tem alguma pergunta aí, Michel? Olha, eu tenho eu tenho uma pergunta que me veio a cabeça. Você falou que a sua esposa foi muito parceira, ela ela foi se mudando com você para alguns lugares. A sua esposa é da iniciativa privada, mas ela
não é de qualquer carreira, ela é da carreira jurídica, onde acho que a maior parte dos estudantes de direito hoje tem vontade do concurso. Se se preparam para poder prestar uma prova, já é um monte História, mas dentro da faculdade, sentada na na cadeirinha, mais da metade tem vontade de far concurso. E a ideia de você passar concurso partiu dela. Então ela ela deve ter algum uma certa afinidade com isso, uma coisa ela já você contagiou, ela já pensou em que dá para concurso? >> É, na verdade ela hoje ela trabalha no Ministério Público do
Rio de Janeiro, mas como residente jurídica, né? Também foi uma prova de concurso que ela que Ela fez e ela e ela passou. Eh, ela ainda não estudou assim para para carreira jurídica e para carreira tipo procuradoria, nem promotor, juiz, nada do tipo, não. Hoje ela tá tá OK assim com trabalho, assim, tem chance de conseguir uma assessoria, alguma coisa. Eh, então assim, ela não tá ainda não chegou a estudar como eu, assim, para concurso público de fato, mas esse que ela tá hoje é um concurso também, né? Mas pra Residência jurídica é um contrato,
né? não é não é eh não é eh estatutário, enfim, mas ela ainda tá nesse nesse processo de poxa, talvez começar alguma coisa, se inspirar, enfim, ainda não começou não. >> É, me surgiu essa dúvida porque eu fiquei pensando, você imagina e aí é todo o direito dela, se ela resolve usar para concurso, toda essa sua trajetória de prestão de concurso nos lugares passaria a ser o dela, né? E quando ela Fosse aprovada, né? Imagino. >> Exato. É assim, esses três foram dois, ó, eu eu falei que eu era metódico, né? Eu tenho uma planilha
onde eu colocava todas as minhas horas líquidas de cada dia estudado. Então eu sei exatamente e quantos dias eu estudei na minha na minha vida, quantas horas, quantos dias eu não estudei, que eu est tem buraco lá na planilha, né? Tudo no Excel, mas foram 2 anos, 11 meses e 2 dias, né? Eh, de estudo. Então, nesse nesse período, Cara, não tinha nem como ela querer estudar, porque ela basicamente assim, levava a casa nas costas, sabe? Assim, eu porque assim, eu trabalhava e estudava, então sobrava tempo para quê? Para nada, né? Você pega aí 8
horas de trabalho, mais seis, sete de estudo, é só fazer as contas, dá 15 horas, 16, a gente tem que dormir também, né? Um pouquinho que é bom. Então assim, cara, ela fazia tudo na casa assim, eh, eh, em pó edital, principalmente, assim, ela ia No mercado sozinha, eh, tudo de casa, pô, comida e limpeza, arrumação, problema de família, parente, porque esses problemas surgem nas horas mais que você, ai, meu Deus, minha prova semana que vem aí surge uma pendenga, ela resolvia almoço na casa dos pais. Ah, meu pai tá querendo que você que você
venha aqui. Aí eu, pô, tô aqui, tô tô tô focado aqui. Ah, não, deixa, deixa que eu eu seguro ele lá. Relaxa. Então ela resolvia. Então assim, tudo, todo o Ambiente por trás dos panos para que eu pudesse eh só >> os bastidores do seus estudos ali, tava controlando. Ex. Ela que tomou as rédias. Então assim, a minha provação, eu eu devo primeiro a Deus, né? Porque eu creio muito na na no poder de Deus e segundo a ela, assim, porque se não fosse ela, primeiro que se não fosse ela, eu nem começaria a estudar,
nem saberia do que se tratava, né? Ia tá pensando até hoje que é carta marcada. É, então tem isso, mas também se não fosse ajuda dela no dia a dia não ia ter como, porque imagina, eu eu fico pensando eh a pessoa que assim falar que não ia ter como, acho que é sempre tem como, né? >> Mas ia ser mais difícil, né? É, ia ser eu, pô, não ia, não ia ser 3 anos, ia ser cinco, seis, talvez sete. Imagina, pô, o pai de família que às vez não não trabalha de home office, trabalha
e presencial, tem dois filhos, tem não tem Uma esposa para que também também trabalha fora, não pode ficar o tempo inteiro em casa cuidando da das coisas, né? Também tem o dela para resolver. Esse cara vai levar mais, vai ter menos tempo para estudar no dia a dia, vai ter dia que ele não vai conseguir estudar, vai levar muito mais tempo, né? Então assim, cada um, cada caso é é um caso, né? No meu caso, graças a a ela poder me ajudar assim diariamente com tudo praticamente, eh, eu consegui diminuir Bastante o tempo de de
levou até minha minha aprovação, né? E aí por consequência assim, nem que ela tentasse ela, imagina se ela fosse ser concurseira nesse período também, né? Não ia ter não ia ter, eu não ia ter conseguido passar, por exemplo, porque eu ia ter que fazer as outras coisas também, fazer uma escala ali. >> Exato. Exato. Não é, é isso, cara. Isso que você falou, a gente comenta aqui, às vezes o pessoal, a gente até acompanha No nos comentários, tanto aqui no no no podcast do nosso canal aqui no YouTube, quanto no Instagram, às vezes o pessoal
eh fala muito essa questão de da dificuldade de estudar justamente de envolver eh os familiares ou as pessoas próximas nesse planejamento, né, que é o que você falou, porque penso, isso acontece, eu teve um período que eu tentei voltar a estudar para concurso com criança em casa, minha esposa trabalha fora na iniciativa privada e Tudo E cara, eu eu eu senti um b assim bem bem grande de de pensar assim, caramba, né? Mas tá tudo tão difícil, tá tudo complicado. E falei: "Não, pera aí, não, nesse momento não dá. Eh, deixa deixa a coisa rolar".
Porque eh aquele período foi tava voltando concurso disso, concurso daquilo, concurso daquilo outro, começaram a sair uns concursos interessantes pra minha área e eu falei: "Vou". E aí foi, cara, foi começar eu entender que não, não é o Momento, não vai dar certo, não vai dar, porque é isso que você falou, antes tem que preparar o terreno, tem que entender se tá viável, eh, é possível. E às vezes a gente fala, né, quando quando você tem criança em casa, se você tem uma rede de apoio ali que consegue segurar a onda, igual eu, eu, minha
esposa trabalhando fora, ela na iniciativa privada, você tem uma uma base de apoio ali pelo menos para segurar a onda, já ajuda. Mas como somos nós dois, cara? Aí é o que você Falou, é casa para cuidar. É, aí você fica naquela correria durante a semana, a criança tem escola, a criança tem lição de escola, a criança tem as demandas dela ali também, a gente tem demanda de casa, a gente tem, chega uma hora que falei: "Não, pera aí, não, não dá, não dá". E é o que que a gente fala com o pessoal, viu?
É muito importante quando você tem eh quando você consegue esse planejamento e envolver as pessoas que estão ao seu redor, principalmente Ali eh seu companheiro, sua companheira ali de casa, porque vai precisar. E é o que o Rodrigo falou aqui, é impossível, não é impossível. Teve tem muitos casos de pessoas que conseguiram, só que de repente o que você levaria um ano, 2 anos aí com um apoio, com a galera ali dando esse suporte para você, você vai levar três, quatro, cis aí dependendo. Então, >> cada um tem tem seu tempo, né? Cara, não tem
seu momento, sua história, sua Realidade. Eu acho que é o que você falou, assim, tem gente que eu cansei de ver depoimento de aprovado que o cara pediu demissão e aí o pai falou: "Não, eu te banco, né? O cara era sozinho, não tinha esposa, não tinha, não tem filhos. Ah, esse cara é um privilegiado, cara. Mas não é mais fácil nem mais difícil para ninguém assim. É, são situações diferentes. Eh, imagina a pressão que esse cara se colocou também. Poxa, não trabalho, meu pai tá me sustentando, Porque assim, é bom sustentar, os pais sustentar
é bom, mas isso dá direito a eles a a a dar pitaco nas coisas também, né? E aí vai passar quando? Até quando vai ter aquela mesada, né? Então assim, são situações diferentes. Cada um vai vai ter outros problemas, né? outras coisas a enfrentar que você não vai ter, enfim, cada um com a sua história, seu tempo, né? O importante é continuar firme, né? Não não deixar de eh não parar de estudar que uma hora vai Acontecer, né? >> É. Eh, justamente até aproveitar, você entrou num assunto que que até tava pensei em procurar, a
pergunta fugiu, mas você também acha, cara, que assim eh tem uma diferença muito grande entre a pessoa que trabalha e estuda pra pessoa que só estuda? Você acha que tem uma uma diferença, um abismo assim muito grande? que é mais ou menos isso que você já começou a falar aqui. Vamos entrar um pouquinho nesse tema aí que eu acho que Até o Michael depois vai dar uma vai dar uma palinha que eu acho que isso é muito interessante. É uma pergunta recorrente, muita gente falando: "Ah, tô pensando, eu trabalho x horas por dia, tô pensando
em sair do trabalho só para me dedicar a concurso". Então, acho que é uma coisa que acho que é legal a gente abordar aqui, que vai atender muita gente que tá que tá acompanhando aqui esse bate-papo nosso. >> Cara, essa dúvida pairou na minha cabeça Por um tempo. Assim, eu posso falar em que empresa eu trabalhei? Tem, >> cara, pode falar à vontade. >> Eu trabalhei na lojas americanas, né? Eh, não na loja, mas na no administrativo mesmo das americanas, eh, home office, como eu comentei na pandemia, né? E não sei se vocês se lembram,
mas em janeiro de 23 teve a fraude contábil da lojas americanas, né, lá, né? E e foi o edital saiu em dezembro de 22 da Receita Federal e eu Tava lá em janeiro. Aí eu me vi numa situação em que e meu chefe falou assim: "Ah, metade vai vazar, vai ser demitido". Tá? Aí a nossa equipe tinham tinham 13 pessoas, eu acho. Eu pensei, bom, um dos 13, vocês vão ser demitidos, será que eu vou ser um deles? Será que eu não vou ser? Então pensei, bom, se eu for demitido é Deus mesmo falando assim,
olha, vai estudar, vai estudar. >> Não fui um dos que for demitidos, mas colegas meus foram. Mas ao mesmo tempo Eu pensei, bom, não fui nem demitido, o salário tá mantido, né, pelo menos. Mas mesmo tempo passado, passou para minha cabeça, cara, será que eu não vou ser emitido daqui a duas semanas, daqui a três semanas e eu tô aqui investindo meu tempo num estudo que é algo incerto, é muitivo. Duas incertezas, >> duas incertezas, cara. certeza na na carreira e nos estudos. Falei, será que eu não devo colocar atualizar meu meu LinkedIn ali, mandar
meu currículo para Outras empresas, né? Ver um negócio, pô, uma empresa que esteja bem, das pernas ali para eu recuperar minha carreira, esquecer esse negócio de estudo ou será que não devo a pedir missão, já que todo mundo tá d vou pedir missão logo também focar nos estudos. Eu fiquei assim, mas nunuca de bico assim. Eh, acabou que foi um momento ali em que tava a empresa se reestruturou, né? Eh, várias incertezas acontecendo, né? O chefe acabou cobrando um pouco mais e eu tava ali há duas dois Meses da prova, né? Aí eu consegui pedir
férias para para a prova, né? Como eu comentei, aproveitei um pouquinho ele para viajar depois, mas eh eu eu resolvi me manter na empresa para ter o salário, porque eu pensei que, cara, se eu peço demissão, a pressão que eu que não que a minha esposa ia fazer em mim, >> é mesmo, >> eu mesmo iria fazer em mim, tá? Até porque só eu e ela iríamos saber se eu fosse fazer isso, né? Aí eu não iria Contar para mais ninguém, nem para minha mãe, nem pro meu pai, nem nem para amigo nenhum. E se
eu fosse fazer isso, ia ser algo que a gente ia a gente ia apostar nisso, ia ser uma aposta nossa, mas só nós íamos ficar sabendo, né? A gente tem uma premissa que a gente não conta nossos nossos sonhos assim, nossas nossas metas assim para para ninguém. A gente guarda em família mesmo. >> Eh, e aí a gente decidiu nós dois, cara, mantém, vê se continua consegue Continuar estudando, né? Cinco Corinhas ali, quatro que seja, né? e e me mantenha ali firme na na empresa para, né, continuar ali. Foi malabarismo, né? Então eu acho que
você tem que você tem que fazer uma introspecção, cara. Como que eu sou? Eu sou uma pessoa ansiosa. Eu nunca fui muito ansioso, certo? Então tem tem esse ponto positivo. Eh, eu eu tinha essas incertezas, mas eu pensei, cara, que que eu posso fazer? Nada. Então eu vou continuar fazendo o que eu Tô fazendo, trabalhando, estudando, trabalhando, estudando. Vai passar essa prova em março. Ah, reprovei, reprovei mesmo. Aí eu mudo de empresa, depois eu eu dou um jeito. Até lá eu vou tentar me segurar aqui, empurrar com a barriga. Agora, se você é ansioso, ah,
enquanto eu não resolver isso, eu não vou dormir. Cara, talvez fosse o caso ali de você tentar uma movimentação de empresa ou sair para estudar. Eu tenho eh colegas que fizeram isso, pediram demissão para Estudar, só que ficaram muita pressão deles mesmo. Depois eles arrumaram um outro emprego, fal não tô aguentando só estudar. Arrumaram o emprego, continuaram estudando e aí passaram. >> É para tirar tirou um >> Exato. Uma coisa que você para pensar, ué, mas a hora líquida dele diminuiu, como é que ele passou? Não faz muito sentido, né? Mas cara, o psicológico >>
é igual é no SS Rio, a prova que tá falei: "Meu Deus, é Rio de Janeiro, Rio De Janeiro, Janeiro". e reprovei São Paulo. Eu vim, ah, São Paulo, ah, tá tranquilo, vim só fazer aqui, só preencher a chamada e passei. Então, psicológico, cara, não vou dizer que é o que é o fator que nossa que mais vai importar pra aprovação. Claro, pô, você tem que saber as matérias, tem que estudar, hora líquida, conteúdo, mas o psicológico, ele é ele pode ser um grande amigo seu ou pode ser traiçoeiro também. Você pode reprovar por se
Colocar numa situação ali de pressão, sabe, absurda que você não deveria, né? >> É. E o que você falou psicológico é tudo, né, cara? Porque é todo mundo fala, isso é comprovado, né? O nosso aprendizado e e a retenção que a gente tem de memória tá muito relacionado ao emocional, né? >> Eh, então assim, se você não tá com com emocional legal, cara, você vai ter dificuldade. Você não tá no no psicológico não tá bom ali, você pode Estudar 10 ou 8 horas líquidas por dia, que você vai ter a dificuldade de reter conteúdo, cara.
Então, isso isso faz muita diferença, né? E e o senhor, senor Michel, o que que você acha dessa situação? >> Ó, essa situação não é uma situação muito fácil, não, mas também não é algo de outro mundo. Mas eh você ter o apoio de alguém, como ele comentou, da esposa, isso é fundamental. Pode parecer algo algo, né, eh, que você ser casado, ter o Apoio do seu parceiro, pode parecer uma lógica. Essa lógica não se confirma aqui nessa mesa. A gente já conversou com vários entrevistados que precisaram terminar o relacionamento para conseguir estudar para concurso,
porque a pessoa não era tão parceira. E vídeo isso também acontece às vezes com alguns pais, né? E aí e a pessoa acaba fazendo isso na maioria das vezes tentando te ajudar, né? Porque como ela não acredita que é possível, ela não acredita que Aquele caminho é o melhor para você naquele momento, porque todo mundo enxerga valor nos estudos quando você tem uma meta, por exemplo, ah, vou fazer uma faculdade, 5 anos, eu tô formado. Ah, eu vou fazer uma pós-graduação, 2 anos, eu termino. Ah, eu vou estudar para concurso, mas quando que isso vai
acontecer? Ah, não sei, cara. tá todo mundo indo pra frente, você tá parado. A mentalidade de quem tá do lado de fora é mais ou menos essa. E você comentou com A sua esposa, foi sempre parceira. E agora você citou uma coisa que se você pedisse as contas do trabalho para ficar estudando, por exemplo, seria um negócio que você não contaria paraos seus pais. Mas quando você estava para concurso, eles sabiam que você estava estudando e eles te apoiavam. Por mais que você era casado, eu tinha a sua casa, pelo que eu entendi ali, você
estava vivendo com a sua esposa. >> Mas você tinha um apoio dos seus pais Ali? Porque eu percebo, porque, ó, antes da gente começar de novo, tô andando aqui as nossas conversas anterior, você comentou que você tá indo pro Rio para ver seu pai, porque você não pode ficar sem ver seu pai, então percebo que você é próximo deles, né? Então, a opinião deles é algo que vai pesar em você. Eu tenho certeza que por mais que você tinha, pelo que pouco senti aqui, por mais que você tinha a sua casa e a sua individualidade
com a sua esposa, se seu Pai e sua mãe começa a falar que esse caminho não é para você e que não vai dar certo, psicologicamente isso te afeta. Os seus pais, eles sabiam que você usava para concurso, como é que era a relação deles com esse seu projeto? >> Cara, parece que você leu a minha mente. >> Ah, não, não. É experiência. É experiência aqui. >> Não, parece que a gente combinou essa essa pergunta. Fica parecendo porque assim e eu vou responder sua pergunta, Eh, mas é impressionante mesmo. Assim, o o meu pai, ele
é dia dos pais agora, né, que eu comentei que, que ele ia ficar chateado se não se não fosse para lá, né? Mas assim, eles são eles são separados, né? Então eu tenho meu momento de passar com ele e momento passar com passar com a minha mãe, né? Dia das mães, enfim. Mas a minha mãe, enfim, é concursada, né? Como eu comentei e minha avó também. Eh, elas incentivaram no início assim, né? dando Um pouco de pitaco. Ah, porque não faz concurso. Imagina quando eu adino que eu tava muito refutando a defensiva, pararam e, pô,
fiquei 9 anos no privado, né? Você depois de um tempo, a pessoa para de falar nisso, né? A minha mãe é professora, enfim. Eh, tem a dificuldade também dela, não é um, poxa, num cargo público assim que fácil, né? Você chega ali, senta numa cadeira, né? Você tem que enfrentar ali 40 alunos numa numa sala, né, e tal. Mas Ela falava: "Poxa, mas por que isso não faz para outros concurs, outros cargos, né, e tal?" Mas enfim, eu refutava e e ficou por isso mesmo. Aqueles 9 anos, né? Quando eu comecei a estudar, eh, eu
falei com a minha esposa: "Olha, eu eu não vou falar com com a minha mãe nem com o meu pai não, porque eu eu sei que se eles se eu falar com eles de mesma questão da da pressão assim, não vão ser eles que vão colocar uma pressão em mim, mas eu vou me colocar uma pressão, Entendeu? Eu vou ficar pensando, cara, se eu não passar, se se eu vou falar para você, ah, vou fazer a prova da Receira Federal. Eh, aí passou 9 meses, ó, mãe, pai, não passei. E se eu se eu quisesse
não fazer mais concurso? E se eu quisesse, olha, não passei, tentei, não foi legal essa experiência de concurso. Aí agora chega, quero voltar a programar aqui, mexer com as minhas coisas no TI aqui, vou para outra empresa que seja. Não quero mais Esse negócio não. Será que eles iriam, eles não iam ficar tipo assim, ô, mas não faz outro, tem outro aqui, ó. aqui mandar aqueles link ali no no É, foi tão rápido porque 9:30, né? Não sabe o que que é. Mas assim, então eh eh eh não que fosse óbvio, com todas as boas
intenções mesmo assim de poxa, compartilhar as novidades de concurso, compartilhar, olha, faz isso, faz aquilo. Eh, mas eu fiquei pensei na minha cabeça, cara, vai ser uma pressão Que se eu não passar, eu vou pensar, poxa, para não decepcionar eles, é, eu vou, e se eu quisesse parar, eu teria que me forçar a continuar estudando, sendo que talvez eu não quisesse. Então, eu decidi contar para ninguém. Eh, esses ve meses assim, foi só literalmente eu, eu, a minha esposa, nem meus sogros sabiam, ninguém. Eh, óbvio, passou concurso da Receira Federal, passou os resultados, né, que,
pô, passei aí, obviamente, e eu é a gente marcou um Almoço lá, eu fiz até uma surpresa, era aniversário da minha mãe. Eu falei: "Olha, passei na Receira Federal". Ela passou como tava como assim? Aonde entrou lá na receita, falou com alguém na porta? Isso não, eu falei não, então eu tava estudando, eu fiz um concurso, mas eu acho que ela era uma brincadeira, uma pegadinha, né? Até cair a ficha demorou porque não fazia ideia, né? >> Sim. >> Então assim, mantive assim eh total eh Eh quatro paredes mesmo, assim, eu e a minha esposa
mesmo, não por poxa, pensar em ah não vão querer meu bem ou algo assim, mas por uma pressão que eu mesmo ia fazer em mim mesmo, né? E para amigos também, obviamente, também não falei depois desse concurso. Aí quando eu fui fazer ISS Rio, SS São Paulo, aí eles, a minha, minha mãe, meu pai, minha irmã, enfim, todo mundo sabia que eu tava fazendo a essas provas. Não tinha falado ainda para nenhum amigo, colega, Principalmente que eu tava na empresa ainda. Então, eh, eu não sabia que reação que a galera da empresa ia ter também.
Ah, mas se você falasse para aquele colega ali e falasse: "Olha, não conta para ninguém. >> Essa é a receita de sucesso. Você conta alguma coisa para alguém e fala assim: "Não conta para ninguém". Tá aí. Essa é a receita do sucesso, cara. >> Vai, vai dar certo. Pode ter certeza que vai dar certo. >> Será que ele não ia contar para ninguém mesmo? >> É claro que não. >> No dia seguinte meu chefe já tá sabendo isso aí e não ia ser ele que ia falar não. Ele ia falar para mais um e outro
e outro e outro ia chegar. Tá vendo? Sabe Rodrigo? >> Quer saber? É, quer dizer que na situação mais difícil da empresa você você tava aí usando seu tempo livre, que devia ser tempo de trabalho >> para estudar, né? Então é é uns papos assim mesmo. Então eh tinha um pouco desse receio. Aí depois que eu tomei posse na receita, né, que eu já tava com um cargo público, aí sim eu contei para amigo, né, contei para colegas e aí eu consegui abrir mais também a essa essa essas novidades aí. >> Eu não sei se
eu contei aqui já no ar, mas a minha história é parecida. A a minha mãe não sabia que estava para concurso. Tudo bem que minha mãe não Teve acesso à educação. Minha mãe tem até quarta série. Então minha mãe não enxerga algumas coisas eh que a gente enxerga. Mas a minha mãe não sabia que estava para concurso. Falava: "Pô, mas você não morava com ela?" Morava com ela. Então como é que você passou? Não, eu era, eu sou de uma época que a gente ainda lia papel, né? As coisas não eram tão digitais. Então eu
tinha que estudar num ambiente de estudos. A minha casa era impossível. Eu venho de uma família Muito simples. Eh, não existe assim o o o respeito que eu daria hoje pro estudo da minha filha, porque eu sei o valor que isso tem. A minha mãe fez até a quarta série, então se eu ficasse num canto tentando estudar numa casa pequena, muito simples e modesta, que a minha, eu nunca ia conseguir ficar naquele canto estudando. Então, todos os dias eu ia paraa biblioteca estudar. E nessa a minha mãe me via saindo de casa todo dia com
os livros na mão, Recém informado. Ela falava, ela ela achava, eu nunca nem menti. Ela na cabeça dela criou. Ah, ele estuda ali pros processos dele, porque é advogado, pros processos dele. E aí ele faz um, isso foi nos primeiros meses, ele faz um bico, outros, a minha mãe tinha essa menção. E aí eu comecei a divulgar para banco, eu fazia uns frila paraa banco. Então eu saía todos os dias para estudar, mas eu saía de terno porque eu tava estudando, de repente o banco me Ligava, falava: "Ó, você pode fazer uma audiência ali?" Eu
ia rapidinho fazer audiência e voltava. Então tava todo dia aí, aí pronto, a minha mãe não tinha mais o que pensar, né? Porque eu tinha uma remuneração, tava todo dia saindo de terno, ela formado em direito e dá tá trabalhando. >> É. Aí quando eu cheguei para falar que eu fui aprovado no concurso, minha mãe não entendeu nada. Minha mãe não entendeu nada do início. Calma aí. >> Minha mãe não entendeu nada. E aí a minha mãe ainda ficou achando concurso, tal. É, mas você vai fazer o quê? Aí ela não entendia. Ela começou a
se preocupar. Até achou que aqueles golpes, sabe? Que que o pessoal te arruma um emprego, você fica trabalhando, nunca recebe o salário. Você acha? Aí você tá no banco, >> pô. Minha mãe tá trabalhando no banco, você vai sair do banco e vai para onde? Minha mãe não entendeu. Aí quando minha Mãe viu meu primeiro elite, meu irmão, porque eu comecei já ganhando o teto. Meu primeiro salário foi o teto do funalismo público. Você acredita? Nesse aspecto para mim as coisas deram muito certo. >> Ela falou: "Meu filho, você tá mexendo com quê?" Meu filho?
>> Você imagina, você imagina minha mãe? Tipo, mas e tudo bem que quando eu tomei posse, eu não tava mais morando com a minha mãe. Eu já já tava trabalhando pro Banco, no banco. E aí eu fui procurar um canto para mim, né? Porque eu sempre tive muita independência. Então tava morando num apartamentinho pequeno aqui pertinho até. bem pertinho até aqui do lado, do lado mesmo >> do nosso estúdio, >> né? E aí, mas eu ia por fin de semana ver minha mãe e eu cheguei para minha mãe e quando eu falei minha mãe quanto
que ia ganhar, minha mãe ficou muito assustada. Minha mãe falou: "Gata, Porque ó, sem brincadeira, tipo, pra minha mãe já achava que ganhava bem no banco, pra realidade que minha mãe veio até a quarta séria, minha mãe foi pegada doméstica. Aquilo que eu ganhava no banco pra minha mãe já era muito bom, cara. Eu sei lá, eu ia ganhar 12 vezes que eu trabalhei no banco. Não era que eu ganhar três, quatro vezes, era 12 vezes. Minha mãe não entendeu nada, cara. Não, 12 vezes assim no começo, depois até ganhou um pouquinho Mais porque eu
eu fiquei num período ali que a gente poôde receber fora do teto, né? Então teve um tempo que eu recebi fora do teto ainda. Nossa senhora. Minha mãe não entendeu nada. >> Hoje minha mãe tá super bem. Minha mãe tá super bem com isso. >> Já acostumou, né? >> Acostumou. Faz mais um concursinho aí para ganhar um pouquinho mais. >> Minha mãe acostumou. Minha mãe acostumou agora. Minha mãe m acostumou. Acostumou Até bem demais, viu? >> É interessante, né? Que razões diferentes, né? Você porque pensou que a sua mãe não fosse apoiar não por mal,
mas por não conhecer, por aquela aquela aquele desconhecimento, aquela ignorância que poderia, né, te até te afetar, né? Poxa, talvez ela tenha razão. E eu por uma pressão interna que eu faria em mim mesmo, né? Mas não em nenhum momento por uma um pensamento que pudesse vir ruim deles, né? É claro que Não, porque os pais só querem nosso nosso bem, né? Mas é interessante que são dois motivos diferentes, né? E >> e que é que às vezes também vai na inocência, né? Aquele negócio pros nossos pais, eu falo que já aconteceu comigo, eh, você
falar que tu tá estudando para algum concurso, aí você vai lá visitaros e aí e aquele concurso que você tava lá, é inevitável isso acontecer, cara. Por quê? Você tá um tempo sem se ver. Eu não sei que que, Mas eu quero saber da sua vida, né? Pô, e aí como é que tá? E aí aquele concurso lá? Então, fui reprovado. >> E aí, e aí eu não gosto de ficar nesses discursos de de coitadinho, porque eu não sou coitado, cara. Nunca fui na minha vida, eu nunca aceitei estar nessa posição. Mas eu não posso
negar que a minha realidade é muito humilde. Assim, eu eu fui tão pobre na vida que por pouco eu não morei na rua com a minha mãe e minha avó. E a minha avó não sabia Ler e escrever. A minha mãe só tem até quarta série. O meu pai engravidou a minha mãe e falou: "Esse problema é seu, não é meu nunca viu pai na vida". E tinha minha tia irmã da minha mãe que só tinha até quinta série. A minha avó sempre foi pegada doméstica, a minha mãe sempre foi pegada doméstica e a minha
tia sempre foi pegada doméstica. As du as três foram maltratadas a vida inteira. E eu também fui maltratado na minha infância. Naturalmente eu vivi num Ambiente familiar que as coisas eram reativas, não aconteciam coisas boas para nós, a gente reagia contra as coisas ruins. Eu chegar falar pra minha mãe que eu passei no concurso, estava ganhando o que ganhava, a minha mãe não entendeu nada. Por quê? Porque a minha mãe viveu a vida inteira. >> Só notícia ruim. reativa. Então, quando acontece algo tão grande assim, a pessoa se assusta. Talvez quem tá assistindo nossa audiência
não nunca passou por Algo parecido, mas alguém que vive num ambiente familiar, onde tudo é reativo, você não pode com a notícia muito boa não, porque a pessoa não consegue acreditar, cara. >> Até isso tem que ser meio que tem que ser doado. Tem que ser dosado. >> Primeiro falar que passou, depois falar ganha um pouquinho bem, hein? Uma melhorada pr >> Mas meu filho acima acima do dos cinco dígitos é um pouquinho assim. é fazer Aprofundando ali no assunto, né? Não, mas é cara, isso é é bacana a gente entender, né, que que essa
evolução funciona e quando eh eu acho que quando a gente se priva dessa coisa de falar, acho que você falou, a pressão pra gente é menor, eu acho que o ambiente até fica mais favorável para você tá se preparando ali sem sem essa essa preocupação de alguém chegar e tá ou aquela questão de você tá num ambiente familiar, você falou que tá estudando Para concurso, aí tem aquele evento de família, ah, o o Rodrigo não veio. Não, o Rodrigo tá estudando pro concurso. Ah, então tá bom. Ah, legal. Aí vai outro evento e o Rodrigo,
ah, ah, tá estudando para tá aí o Rodrigo tá. Nossa, mas já faz quase um ano que ele tá estudando para concurso, não passa. Teve um teve um entrevistado nosso aqui, veio do Rio, inclusive, ele contou que ele teve esse problema sério, cara, de família, a ponto de ter ali ter estresse em Família, justamente por isso, porque ele falando, a galera comentou, né, em família que ele estudava e tal, aí aquela coisa do do irmão, do primo, fica sabendo e tal, aí num evento ali que ele participou, que ele falou, cara, eu nunca participava. V
no evento que eu tava lá, a gente conversando, aí você toma umas, o pessoal fica meio esquentado, começa a falar eh eh a lenda aí do nada meu primo vai coloca ali. Ah, e você que tá estudando, nunca passa em Concurso nenhum, só quer pô, só tá tá em casa aí, fica o tempo inteiro aí não, até hoje não conseguiu passar no concurso. Falou: "Cara, meu irmão, aquilo ali bateu, mas você não tem noção o como aquilo ali". Eu nunca falou, eu nunca imaginei que eu fosse ficar magoado com um negócio tão tipo assim que
a a a algum tempo atrás ia ser corriqueiro, aquilo ali bateu em mim, mas parecia que eu tinha tomado um tiro de canhão no peito, cara. >> E e aí entra nessa questão que a gente tá falando, né? É uma coisa inocente, mas que pode tomar um É porque ninguém se cobra mais do que a gente, né, cara? É isso é. >> E e quando alguém a gente vê alguém comentando algo que tá na nossa cabeça todo dia, pô, tô um ano, não passei, tô um ano, não passei, tô ansi enquanto é você com você.
Aí tiver alguém falando isso, né? É uma facada, né? >> Porque você pega o meu caso, ah, eu trabalhava, prestava serviço no banco, mas outras oportunidades apareceram para ganhar um pouco mais, mas que ia rifar muito do meu tempo, ia prejudicar os meus estudos. Então eu falei não para algumas oportunidades que num primeiro momento pareciam boas, mas a médio e longo prazo eu sabia que que não tava conseguindo aquele meu projeto de vida. Então você imagina a minha mãe se ela soubesse, porque ela ela nunca soube que Isso deu para concurso, imagina se ela soubesse
que eu tava falando ou não por oportunidades >> e eu não passei no meu primeiro, segundo, terceiro concurso que eu prestei, eu reprovei 38 vezes. Você imagina eu reprovando a cada concurso e falando não por oportunidades para ganhar mais. Como que seria a reação da minha mãe debaixo do mesmo teto comigo? E não é que ela é uma pessoa incompreensível, porque ela não é, é que Efetivamente aquela uma gama de informações que não cabia no formato de vida que ela teve, que ela viveu a vida inteira. Então para mim, cara, eu sabia que aquele momento
para mim é uma carreira solo e quem sabia, por exemplo, era que nem você, a pessoa que eu tinha naquela fase da minha vida, no meu relacionamento, que eu que eu namorei com a minha primeira namorada, 17 anos, a gente ficou junto. E essa fase da vida eu tava com ela. >> E deve ser complicado, né? Porque pra sua mãe você tá abrindo mão de algo concreto para algo duvidoso, né? É se você conta para ela isso, não, como assim? Você tá abrindo mão de ganhar dinheiro para estudar sei lá para quê, quando então >>
e minha mãe hoje compreende muito bem que ela não deveria ter ficado sabendo. A minha mãe, ela >> ela pôs sua decisão, né? >> E hoje ficou fácil também. >> Deixa eu ver de novo a olheir você fez bem. Você fez bem. Mas, ô, ô, Rodrigo, vamos lá, cara. Agora eu quero passar aqui pro pessoal de casa que eles sempre cobram a gente. Seguinte, técnicas de estudo. A gente quer saber agora o que que você fez que deu certo, que funcionou, eh, o que que você falou de algumas coisas que você no começo lá que
você fez, deu errado, mas agora vamos lá. Efetivamente, o que que você desenhou ali no no seu planejamento de Estudo, o que que você foi fazendo que você viu que que funcionou? Eh, as coisas que você foi acertando, ajustando aí nesse no decorrer aí do dos concursos. conta pra gente aí, cara. Legal. É muita coisa já comentei, né? Eh, mas assim, para não ser redundante, o pro para minhas aprovações na Refira Federal, no ISS São Paulo, eu não tinha nem o TEC, cara. Não, não, não fazia questões sistema de questões. Fazia questões só do PDF.
Eu não conhecia o TEC, eu não não eu ouvia falar assim, mas falava, será que é necessário mesmo? Tem questão no PDF ali mesmo? Então eu fazia do PDF depois da CSS São Paulo, assim estudando para Cfaz Rio, que eu comecei a que eu conheci o tech, eu falei: "Poxa, caramba, legal ficar salvo a questão aqui". Aí minha mente abriu assim, mas ou seja, nem tudo é necessário para você ser aprovado. E e tem gente nesse mesmo ócul que eu tô hoje no CS de São Paulo que também não Usava o tech, fazer a questão
do PDF mesmo. Então assim, tem de tudo, né? Mas eu acho que se eu sou conhecesse o tec antes, eu teria usado desde o início, porque você fica tudo salvo, você consegue favoritar, é questão errada, consigo refazer para reforçar, enfim. Então eu acho que é uma técnica legal você aliar os PDFs, né, sei lá, do estratégia ou de algum outro curso que você tem assim de ponta com o sistema de questões do tech, né, terminou um Conteúdo, vai e faz questões, porque não espera você acumular vários tópicos para fazer questão misturada. Eu gostava de fazer
questão daquele tópico que eu acabei de estudar. Eh, aí depois que eu sentisse que, pô, agora eu tô bem nesse tópico, eu passo pro próximo. Senão, ah, ah, mas eu preciso correr para fechar o edital. Cara, não se mete num edital enquanto você não terminou, pelo menos o é o o conteúdo base ali, né, de pré-edital. Senão você vai ficar pulando De um de um edital em um edital e um edital, um edital e você nunca terminou nem conteúdo básico. Você deveria terminar em pré-edital. Então, assim, eu só ia pro tópico seguinte depois de cara,
esse aqui eu tô bem claro, isso aqui >> é, eu tô sem dívida nenhuma. vou pro próximo. E aí uma hora, uma hora, uma hora termina. Parece que não vai terminar nunca aquele bololô de de folha, mas uma hora termina. Então, acho Que isso é um ponto legal. Eh, eu fazia isso com questão do PDF, mas fazer com techni e videoaula, como eu comentei no início, eu assisti as videoaulas ali com as apostilas, né, na mão e ia marcando, mas depois de um tempo eu vi que perdia muito tempo com isso. Eh, poxa, às vezes
você lê um PDF em 40 minutos, vai 50, e uma videoaula correspondente, às vezes você tá ali 3, 4 horas e cara, e o tempo é o recurso mais escasso do concurseiro. É verdade. >> Se eu tivesse tempo ilimitado, vídeoaula vaiaula estudo ativo, é ótimo. Você entende ali o bizu do professor, ele faz uma brincadeirinha, faz uma analogia, você entende perfeitamente. Mas nosso tempo, cara, ainda mais para quem trabalhava igual a mim, cara, tempo é é é mais que dinheiro, cara. >> E às vezes você pega um tópico que no PDF você já mata, né?
Já pula para outro. Ex. Exato. Às vezes é algo mais Simples. Então assim, leitura de PDF. Eh, ah, encrenquei alguma coisa ali. Encrencou mesmo. Lê de novo mesmo. Encrenquei mesmo. Aí você vai pra videoaula naquele naquele subtópico específico ali, aqueles 20 minutinhos al que o cara dá o bizu, volta pro PDF para você não perder muito tempo. Então eu fui nesse esquema, como eu falei, ciclo de estudos, né? Eu acho que é a melhor maneira de fazer, não fica muito tempo a mesma matéria. Eh, controle, como eu Falei, eu tinha uma planilha. Ah, >> eu
tenho ali, eu colocava eh na nas linhas, né? Semana tal, eh, do dia 7 ao dia 14, ao dia 13, 14 ao 20. Ã, e nas colunas segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado, domingo. E aí cada célula eu ia eu ia colocando as horas líquidas que eu fiz naquele dia. É, como que eu controlava as horas líquidas, cara? É cronômetro do celular mesmo. Mas eu fazia isso de uma maneira assim avera mesmo, assim, vou no Banheiro, eu pausava meu celular ia no banheiro. Vou pegar um copo d'água, pausava. >> Você era rigoroso então >> rigoroso
demais. Eu voltava, dava o play. Alguém veio falar comigo no quarto, pauso na hora. Então eu colocava ali, ah, hoje eu fiz 5:53, pumba, colocava na célula do Excel ali. Então eu tinha uma noção de quanto eu estudei em cada semana da minha vida de estudos ali. Então eu sabia, caramba, em Abril de 23, nossa, é o que eu mandei bem demais, já em, tô dando um exemplo, já já em novembro, o que aconteceu aqui em novembro? Ah, viajei pr para Petrópolis, ah, aniversário, entendeu? você consegue ter o teu diagnóstico muito mais fácil, tá tudo
registrado ali. Então eu sei que tem gente que tá, de novo concurseiro, geralmente tem muita gente ansiosa, né? E quanto mais ansiedade esse negócio de você ficar ali olhando, tendo um cronômetro ali, às Vezes deve dar um negócio na cabeça, mas assim, eu diria para você pelo menos tentar assim, tenta controlar, não precisa ficar um, tem gente que gosta de botar um cronômetro na tela gigante assim, né? Ah, eu gosto de ficar com cinco telas, uma com PDF, uma com a vídeo amor de Deus, uma com cronômetro. Cara, se eu tivesse 1 kmômetro daquele tamanho
na minha cara, eu ia, até eu que não sou ansioso, eu ia, >> eu ia ficar ansioso, cara. Não, bota no Celular, fecha ele e bota do lado assim, entendeu? Mas controle, porque eh não só hora líquida, acerto de questão. Como que eu fui no tópico da na aula quatro do Estratégia de Direito Tributário? Eram 30 questões, acertei 26. Já na aula 7 eram 30, eu acertei eh 18. O que aconteceu? você, eu tinha tudo na planilha, eu sabia dizer, ó, essa aula eu marcava assim em vermelho, essa aula aqui eu fui mal, essa aula
aqui eu fui bem, essa aula aqui eu fui mal, né? Isso Até o SS São Paulo, né? Eu fui pr planejamento, meu próprio controle, né? Para ser faz Rio, cara, eu tava já tão no final de 2024, eu tava tão já eh inserido ali, né? Tão tão motivado a voltar pro Rio mesmo, né? Que eu assinei a Goruja, né? Que é uma mesma mentoria, né? Estudos, aparejamento de estudos. E porque assim, eu queria vir para esse concurso da CF com tudo que conversa de melhor assim no mercado, né? Então eu falei: "Cara, não adianta. Eh,
deu certo Com meu planejamento". Deu certo. Eh, e eu ser muito metódico, né? ter que abrir mão do meu planejamento para aceitar outra pessoa foi foi difícil, não foi fácil não. Imagina, >> porque a gente tem tem meus métodos, né, e tal, minhas coisas, mas eu falei: "Cara, não quero arriscar, eu quero ir com melhor, melhores PDFs, melhores videoaulas. Comprei curso de legislação extra, né, por fora do professor que é da da P até falar o nome do Adam, do Adam Gracino da da Cfaz Rio, né? >> Comprei curso de discursiva da da escola de
discussivas. Eu pesquisei tudo que qual é a melhor culiva? É isso. Qual melhor curso legislação? Pô, >> você foi municiado mesmo. >> Não, cara, eu fui e outra eu fui até dentor fiscal. Eu falei, eu não quero economizar um centavo. Eu, mas é caro, ver os centavos, né? O cupom, cara, calma aí, cara. Meu último concurso. Se eu fosse reprovar, eu não ia fazer mais Nenhum do mesmo jeito. Eu tava, eu aposentaria, aposentaria ali mesmo, sabe? Uhum. Aposentaria ali mesmo. Então eu fui, eu, cara, melhor curso de ligação, melhor curso de discursiva, melhor PDF, melhor
videoaula e eu fui com, ao meu ver, né, que eu tenho esse entendimento hoje que é a melhor mentoria ali, que era era goruja, né, na época. E aí entrei em pré-edital com eles mesmo assim, acho que foi em outubro, não foi início no final de Outubro que era a promoção de de Black Friday. E aí o Pedital veio em janeiro, fiz com eles o Pedital também. Então ali assim, eu percebi que muit das coisas que eu fazia, foi até legal que eu validei várias coisas que eu fazia assim, o planejamento e tal, só que
é mais é mais e profissional, né? Poxa, um negócio que você não precisava perder tempo, eu mesmo indo no Excel fazendo, formatando coisa, botando forma, >> ganha tempo com isso, né? >> É, você ganha tempo, né? Então, eh, enfim, você ganha tempo para você ficar só estudando que a gente tava falando, né? que é o conseiro tem que fazer mesmo. >> E aí eu fui com eles, eh, e ali, poxa, fazia atividade, atividade, fazia tudo atividade que tem, né? Eu sei que tem gente que ficou um pouco assustado com o edital da Cfaz Rio, porque
veio com ti muito pesado, né? Veio com eh para edital da área fiscal, geralmente não Vem TI tão pesado assim. E aí veio como se fosse concurso de TI mesmo. Eh, até eu trabalhei com TI, olhei pra gente tal, caramba, fiquei um pouco assustado, né? Os caras pesaram a mão aí. >> Pesaram a mão. Eu só, eu olhei assim, deixa eu olhar esse edital aqui de TI, eu só sabia, sei lá, 40%. Eu falei: "Caramba". Aí o que que eu fiz? Comprei um curso de de TI também por fora. Eu tive eu tive a humildade,
falei: "Cara, trabalhei 5 anos com TI, eu vou comprar Um curso de TI, não tem problema nenhum com isso, entendeu? Comprei o curso do do professor Ramon, >> fiz todos os PDFs dele além das cidades da Goruja mesmo. Então assim, eu fiz um uma coletânia de de várias várias estratégias assim, atirei para vários lados, né? vários materiais, vários cursos para conseguir para chegar competitivo nesse concurso mesmo, que era ia ser meu último mês. Eu falei: "Ah, vou com tudo que que tiver de Melhor no mercado, né?" Mas é isso. Então, assim, nesse concurso, eu já,
como eu estudei já 2024 inteiro, 23 inteiro, eu já tava com todo o a base fiscal na ponta da língua já. Sim. >> Então, que que eu fiz, cara? Vou focar no que eu não sei ainda desse edital, que é TI, legislação específica do estado do Rio, né? Então, foquei, não negligenciei o restante, né, nas nas atividades da goruja, né, eh, nos PDF, nas questões do TEC, enfim, não Negligenciei, mas com foco total nessas duas matérias, né, TI e legislação. Então, eu acho que outra dica de estudo é essa, assim, você lê o edital, né?
Você não precisa ler, pô, o inciso 1.1.1, 1.1.2, que fala ali da Não, caneta é importante, caneta preta e azul é importante. >> Vai, já vi muita gente desesperada. É, então você não precisa eh ler o edital, poxa, inteiro, talvez, mas poxa, a parte de disciplinas, de peso, meio de Questões, horário do portão e principalmente a parte da né, que tem ali a que que vai cair cada tópico, cada disciplina. Lê ali, eu imprimia e eu ia arriscando. Ó, isso aqui já vi, já vi, já vi, já vi, já vi, já vi, já vi. mesmo
eh eh quando você às vezes já tá, ah, já estou estudando há dois anos, às vezes vai ter coisa ali, às vezes vamos botar uma lei aleatória ali no meio, uma legislação esparsa, né, de direito civil ali, vão tacar ali no meio, ou então Constituição do estado do Rio de Janeiro. Poxa, ninguém nunca tinha lido isso. Eu li esse negócio não caiu nenhuma questão, eu acho. Mas eu li porque, enfim, tá lá, né? >> Então, eu riscava tudo que eu já tinha visto >> e o que sobrava marcava com marca texto. Bom, isso aqui não
vou negligenciar o restante, mas isso aqui vai ter que ser o meu foco, porque isso aqui eu tô zerado, né? Sim. Essa é uma outra dica De estudo que eu fiz também. Aí coisas que eu já comentei antes também é é marcar no PDF, né? Poxa, eu errei no tech. Fica salvo como errada, mas será que você vai ter tempo de voltar ali pras erradas para resolver depois? Então o que eu fazia? Quando eu sentia que eu tava errando a mesma coisa várias vezes, eu ia no PDF, eh, marcava lá errei. Então, quando eu fosse
revisar, que eu fazia revisão tanto pro meio de questão quanto meio do PDF, né? Então, quando eu Ia revisar e e assim, a revisão vocêó, só para aproveitar para não perder aqui, a revisão você fazia de quanto em quanto tempo? Mais ou menos? Você tinha um >> Ah, cara, eu sentia quando eu tava muito tempo ali full questões, eu falava: "Opa, acho que dá, é melhor voltar um pouco pr pra revisão". Como eu falei, eu imprimi as apostilas físicas todas, né? Então, tinha uma pilha assim de 40 apostilas, dá um pouco de medo de revisar
tudo aquilo, né? Mas claro que a Revisão não é uma leitura inteira do material. Eu só lia a primeira leitura que eu fiz, eu li inteira, né, e fui marcando, interessante, importante ou tô ruim nisso, né? Agora a revisão eu só li marcado, tanto ou grifado ou escrito caneta que eu escrevi ou que eu puxei alguma setinha, escrevi algum comentário a mais. Então, apesar de ser uma pilha que assustava um pouco, ia bem mais rápido. Assim, eu conseguia revisar as 40 apostilas às vezes em três semanas, Né, em um mês, talvez, menos que isso até.
Então assim, eu cheguei a revisar aquela pilha inteira, acho, eu li a primeira vez, eh, cheguei a revisar ela inteira umas três vezes ao longo desses três anos. >> Então, acho que, sei lá, de seis em seis meses eu encarava aquela pilha ali, entendeu? >> E você acha que é mais viável o material físico ali? Você acha que que porque assim, tem muita gente que que tem às Vezes uma dificuldade porque você tá na tela ali, uma distração, às vezes alguma coisa. Você acha que o material físico ele é eu, eu gosto por algumas razões.
Primeiro, eu tinha muita dor de cabeça ficar muito tempo em frente à tela. Eu acho que por trabalhar demais no passado, né, ficar muitas horas, >> é, ficavam algumas horas assim, dava dor de cabeça, tinha que tomar de pirona, deixa você meio grog, então o material físico me dava menos dor de cabeça. Então, esse ponto para mim específico era melhor. Segundo, eu sentia que a progressão era melhor. Tipo assim, você vê a página passando, dava uma sensação se de novo, psicológico, né? Opa, tô no falta pouco. É, falta pouquinho aqui. Calma que amanhã eu te
mato. No PDF é só uma barrinha ali do lado, né? Talvez não tenha o mesmo efeito para mim, né? >> Sei. >> E terceiro, eu sei que hoje em dia, né, a ferramenta digital você consegue Grifar também, né, eh, anotar, mas eu não tinha esse esse equipamento de de escrever com caneta. Eu eu não tinha essa e não tinha comprado essas coisas. Então, eu até poderia grifar, né, no PDF mesmo, mas eu preferia, achava que funcionava melhor grifar mesmo com marca texto e escrever com caneta, sabe? >> É, para mim funcionava. Eu acho que memória
fotográfica também, por último, né? >> Eh, eu às vezes na prova eu lembrava sim Da página, da onde que tava a minha anotação, em que tava na parte superior ou inferior, então me ajudava um pouco a lembrar disso na hora da prova, sabe? >> Legal. >> Eu acho que é isso, uma colhet aí de de várias dicas aí. >> Não, bacana, cara. Eu acho que é é legal porque o pessoal de casa sempre pergunta pra gente, né? Ah, e aí as dicas como você que você falou, você validou um método seu, né? Que você viu
que depois Quando você foi pra mentoria você percebeu que que de fato você tava no no caminho certo, né, cara? E é o que a gente fala aqui, né, cara, quando você tem alguém correndo com você ali, no caso, você foi procurar uma mentoria, você quando você tem recurso, né, você tem recurso para investir, você definiu ali esse a você faz rio ali como o objetivo ali, o o grande objetivo do momento. Eu acho que, cara, é isso que você falou, é investir. Se você tem Condição de investir, tem recurso, por que não, né? Mas
do mesmo jeito que você falou, às vezes se você não tem também tem, dá para dá para construir, dá para dá para encontrar uma solução. Eh, alguma questão aí pro Rodrigo Michel? >> Olha, eu eu confesso a você aí que eu acho que nesse perfil dele que é parecido com o meu de que ele vai falando, vai falando, eu acho que ele esgotou aqui, viu, >> cara? Acho que foi bacana. Acho que esse Pessoal de casa, acho que a gente conseguiu atender boa parte aí da das dúvidas da galera. Eu acho que assim, assim, foi
bom que você, é o que você falou, você tava preocupado que você fala, mas cara, tem que falar mesmo. E é bom que você falou, a gente foi, tinha um monte de pergunta que eu tava aqui para fazer, nem precisei fazer, que você já foi responder. Falei, não sei, já não vou perguntar mais. Eu eu tinha umas, sei lá, umas cinco perguntas na cabeça e Eu fui respondendo todas. Eu falei: "Caralho, que agora?" >> Pô, foi mal. Ó, a minha esposa falou assim: "Olha, não, não fala muito". E quando eles começarem a falar, responde primeiro
a pergunta que eles estão falando antes de você começar a viajar. Porque às vezes eu eu fico com meu fez uma pergunta, aí começo a viajar e falo meia hora e não respondo o que o que tu perguntou. Mas eu acho que eu consegui responder. >> Você quiser aproveitar. Mandou mandou um mandou mandou alô aí pra sua, pra sua esposa. Deve tá com certeza ela tá assistindo. Vai assistir. >> Érica, beijo. Te amo. Obrigado por tudo. É isso aí. Pela parceria. >> Não, isso. >> Show de bola. Show de bola, viu? É tá aqui, contou
aqui a a o apoio que você deu para ele. É legal. A gente, eu acho que assim, é importante, a gente sempre fala pr pra galera de casa, pros Concurseiros, né? Quanto mais as pessoas que estão próximas de você, você consegue envolver elas para esse objetivo comum, cara, é a a a jornada fica muito mais eh leve, né? Eu acho que pro concurseiro isso é muito importante. Isso é um é um motivador a mais, né? Então acho que é por aí mesmo, Rodrigo, como acho que a gente atendeu aqui bastante, acho que a gente conseguiu
eh falar bastante que a gente precisava fazer, pra gente finalizar, só a gente Costuma deixar uma dica aqui pro pessoal que ficou com a gente até agora. A gente tá caminhando para duas horas aí de entrevista. Te falei, bate-papo, passa rápido, né? Eh, cara, você, eu acho que você falou de técnicas de estudo, você falou que muita coisa. Agora eu vou te pedir essa, eu vou pedir para você mandar pro pessoal que tá acompanhando a gente em casa aí. Eu quero assim, o que que você pode dizer para ele, seja no campo motivacional, seja na
parte de Estudos, algo que você acha que é imprescindível e que pode virar o jogo na preparação de quem tá em casa ali, que quem tá nessa jornada dos concursos. Às vezes o cara e a pessoa tá ali, tá tentando, tá insistindo e às vezes tá tá procurando uma saída, tá procurando um caminho ali. O que que você pode dizer para quem tá em casa que de repente pode virar o jogo nessa preparação? Cara, é difícil você eh falar uma coisa só, né? Eu acho que são é é um conjunto De de fatores, né? Mas
assim, eu sempre tive muita fé, né? Eu acho que eu acho que ninguém deveria estudar para concurso é um fardo, certo? Eu acho que ninguém deveria carregar esse fardo sozinho. Então, cara, eu dividia muito com Deus, assim, eu falava muito com ele, eh, todo dia. Eh, ah, mas poxa, não acredito nisso. Tem uma rede de apoio, tem uma uma pessoa ali que te ajude, você não pode fazer isso sozinho, cara. Eu acho que é é muita bagagem assim, é Muito pesado para você entrar nessa jornada sozinho assim. No meu caso, assim, eu mantive entre eu
e minha esposa, mas eu tinha ela ali. Se eu não fosse casado, talvez, poxa, fala com a sua família, né, e mostra para ele alguém que vai te apoiar, né? Você deu um exemplo ali de alguém que teve ter uma briga na família assim, mas eu acho que é ter uma rede de apoio é fundamental, tá? Sabe? Então, eh, dividir com alguém esse fardo mesmo Assim, porque você não sabe se vão ser meses. Eu poderia ter aposentado na Receita Federal e teria sido 9 meses de estudo só, né? Não teria sido 3 anos, né? Mas
eu continuei, queria um cargo melhor, um cargo maior. Eh, você não sabe se vai ser 9 meses ou se vão ser 3 anos, vão ser 5 anos, seis, se então se eh se planeje. Eh, acho que é legal, ore, né, e torça para que seja um ano, mas se planeje para que sejam 5, se, né? Então, como Que você vai carregar isso tudo por tanto tempo assim sozinho, né? Então, eu acho que eh faça planejamento também, controle, né, as suas horas, controle suas atividades, né? Não não faça de qualquer jeito. Como eu falei, nossa hora
é muito preciosa, né? Nosso tempo é muito precioso. Você podia estar trabalhando, você podia estar fazendo um freelancer, ganhando dinheiro, palestrando, empreendendo, mas você tá ali estudando. Então, já que você tá Empenhando seu tempo nessa nessa tarefa, né? Faça com excelência, né? Então, se planeje antes, né? Então eu eu diria que é isso, é um tripé assim, uma rede de apoio, um bom planejamento, né? Ah, não sei fazer, tem mentorias, não tenho dinheiro. Dá uma olhada no YouTube, né? Você, eu aprendi muita coisa vendo esses caras aí, dando entrevista, vendo gente aqui, dando depoimento também,
né? E tenha bons materiais, não tenha medo de investir. Eh, sei que tem gente em Momento diferente, né, de situação financeira e tal, mas eu acho que é um investimento pro seu futuro, pra sua vida, né? Se você se mantiver firme, né, com foco, disciplina, né, é que uma hora, sua hora vai chegar, que eu vou passar e tal, aí você vai ver, tá, eu investi pro meu futuro que chegou, né? Se você investir e você desistir, obviamente aí realmente foi um dia jogado fora, né? Então outra dica também, não desista. Parece meio clichê, Né?
Ah, todo mundo fala: "Não desista", né? Mas gente, se você é tiver foco, persistência, perseverança, né? tiver ali uma rede de apoio, eh, não tem como. Uma hora você vai passar, você vai conseguir chegar nos seus objetivos, tenho certeza. >> É isso aí, vai vir dar entrevista pra gente aqui, cara. Rodrigo, mais uma vez, cara, obrigadão aí mesmo pela sua presença aqui, por esse bate-papo. É o que eu falei, né? Repito aqui, foi muito Bom poder bater esse papo com você. Tenho certeza que a gente ajudou muita gente em casa. E é isso, Michael. Alguma
coisa? >> Não, só tenho agradecer. Eu achei que essa entrevista foi muito boa, como eu imaginei no começo dela, conversando com ele aqui nos bastidores, a gente sente, a gente tem um termômetro, né, muito boa. Só agradecer o Rodrigo aqui pela participação, por ter contribuído aqui, passando eh essa experiência que ele Viveu, porque foi cheia de nuances. >> Sim. Se você começar o podcast, você vai achar que ele passou em ve meses de estudos, mas conversando com ele aí, eu sei que é clichê esses negócios de coaching, mas você percebe toda a jornada do herói
aqui indo, voltando as dúvidas, as dificuldades. ISS Rio que não deu certo, que ele sonhou veio parar em São Paulo. Foi CS Rio, né? >> ISS, é que veio parar em São Paulo. Cara, a entrevista foi muito boa e a Experiência que ele trouxe aqui no amadurecimento que ele precisou ter ao longo dos estudos. Eu só tenho agradecer, não é simples vir para cá, depositar algumas horas do seu dia para aqui na nossa no nosso microfone, mas pode ter certeza que você tá ajudando muitas pessoas. Nossa audiência aqui cada vez mais aumenta e eu tenho
certeza que pelos comentários desse vídeo aqui no YouTube vai todo mundo achar o máximo essa sua entrevista aqui. Tenha certeza Que um dia vai chegar alguém aqui, vai sentar e falar: "Cara, eu vi a entrevista do Rodrigo, ele falou isso, aquilo me marcou e aquilo mudou meus estudos". Isso é muito frequente acontecer e eu tenho certeza que vai. Obrigado mesmo, viu, Rodrigo? É isso aí. Então, você que ficou com a gente aqui até agora, batemos um papo aqui com o Rodrigo Bonfim. Show de bola. O rapaz tá prestes a voltar pro retornar pro Rio, retornar
pra casa aí pra Cfaz Rio. É Aprovado em segundo lugar. Então, cara, bate-papo super bacana. É, vou pedir para você que chegou aqui agora, de repente você não acompanhou o início dessa entrevista, desse bate-papo nosso, vou pedir para você, se não é inscrito aqui no canal, já se inscreve, ativa o sininho para receber notificação. Aqui tem muito bate-papo bacana. Você tá procurando eh conteúdo sobre concurso público aqui, pode ter certeza que você vai encontrar muita coisa legal. Dá para Maratonar, tem entrevista aqui, tem mais, a gente tá beando aí já 140 entrevistas, então tem convidados
aqui de todas as áreas praticamente. Tem muita coisa legal que você vai encontrar aqui que vai te ajudar nessa sua jornada aí, tá bom? Outra coisa que tem que deixar o recado aqui, você que tá acompanhando a gente e gosta de ouvir o podcast, às vezes você gosta de ouvir o áudio aí, seja na academia malhando, seja no trânsito, às vezes no ônibus, no Metrô, no trem, a gente tá no Spotify também. Já se inscreve lá, dá cinco estrelas para nós, para dar essa moral para nós lá também. E lá você pode baixar o episódio
para você aí depois offline, onde você tiver, da melhor maneira possível, tranquilinho, sem ninguém encher seu saco. Beleza? Eh, outra coisa que eu quero deixar aqui também para você que tá acompanhando a gente, comenta aqui se você gostou dessa entrevista, fala aí o que que você achou Desse bate-papo nosso aqui. Eh, aproveita, deixa nos comentários aqui, eh, de onde você é, qual concurso que você tá prestando, qual área que você tá prestando e vai no nosso Instagram, viu, como ppassei. A gente tá lá, você pode aproveitar, deixar lá um direct para nós. Se tiver alguma
dúvida, alguma coisa que a gente possa te ajudar, manda mensagem pra gente lá que a gente também responde, viu? Talvez demore um pouquinho mais, mas a gente responde Também, tá? Então, tá aí os nossos contatos. Vou finalizar aqui lembrando vocês mais uma vez da nossa parceria com Radegondes Resumos, tá? A gente fala aqui, é outro parceiro que tá correndo com a gente aqui nessa estrada. Para você que tá de repente aí num pós edital, tem muitas matérias que às vezes você tá tá na correria, você acha que não vai dar conta, vai lá, dá uma
pesquisada, entra por esse link aqui que é um link exclusivo nosso. Você pode ver As amostras do material de lá, tem combo pra área fiscal, combo pra área de controle, área de tribunal, área jurídica, área contábil, administrativa, carreira policial, bancária, INSS e agora também TJ São Paulo. Então tem muita coisa, muito combo legal lá para você que quer ganhar tempo aí na sua preparação. De repente você não quer ficar elaborando resumo, às vezes você sabe que vai perder muito tempo fazendo resumo, já pega um resumo digital Pronto. Lá tem resumo baseado em questões, cadernos de
questões prontos para você ganhar tempo ali também preparando ali, resolvendo as suas questões e exercitando aí para arrepiar na hora da sua prova de concurso, beleza? E ó, usando o nosso o nosso cupom como passei 20, você ainda vai ter 20% de desconto. Então, dá uma conferida na amostra. Você gostou? Já mete o cuponzão lá e o compusão, o cuponzão lá e garante aí. Nossa, nem saiu, né? Cuponzão. Pronto, já mete o cuponzão lá e ganha 20% de desconto. Aí só ver os comentários da galera. >> Comenta aí, comenta aí. Saiu, travou, travou aqui, mas
saiu. Beleza. Então, pessoal, valeu, obrigadão aí pelo pela por ter acompanhado esse bate-papo nosso aqui, né? Vou pedir para você também, se puder compartilhar essa conversa nossa aqui com aquele concurseiro que você conhece aí, que tá na estrada dos concursos, manda para ele. Vamos dar uma Força para ele e trazer ele para essa comunidade nossa aqui. Beleza? Vou jogar na câmera central pra gente dar um tchau pra galera. Galera, a gente encerra por aqui então esse episódio. Até o nosso próximo bate-papo. E, ó, bora passar, hein, pessoal? >> Show.