E aí meu povo tudo bem com vocês eu espero que sim meu nome é Paula e eu moro aqui no Canadá desde 2018 então se você é novo aqui no meu canal seja muito bem-vindo tem todos os conteúdos de como foi a minha vida aqui Nesses últimos quatro anos e no vídeo de hoje eu tô aqui para falar um pouquinho sobre costumes canadenses que eu adquiri morando aqui no Canadá [Música] mas antes de começar o vídeo antes de começar a contar para vocês quais foram esses costumes canadenses que eu adquiri morando aqui eu queria falar
para vocês um pouquinho sobre uma parceria que eu tenho aqui no canal que é com o pessoal da faido é uma das principais operadoras de telefonia aqui do Canadá e eles oferecem um serviço muito legal que é a opção de você comprar o seu chip de celular canadense ainda estando no Brasil então você pode chegar aqui no Canadá já com um chip de celular canadense da faido esse chip que eles vendem Não tem Contrato então você pode cancelar qualquer momento depois que você chegar aqui sem multa né de cancelamento porque é muito comum os planos
de telefone aqui tem multa de cancelamento então eles não têm essa multa você também não vai pagar pela taxa de ativação então muitas empresas né operadoras de telefonia aqui do Canadá cobra uma taxa de ativação da sua linha e eles também não cobram essa taxa E além disso você chegando aqui no cana já com o chip de celular canadense Isso significa que você primeiro já vai ter internet desde a hora que você chegar que o avião decolou pousou quer dizer o avião pousou você já pode começar a usar a internet Então você já consegue conversar
com seus familiares avisar que você chegou bem postar no Instagram Enfim fazer o que você quiser fazer mais principalmente você já consegue pedir um Uber então ajuda muito com essa com essa primeira fase né com esses primeiros momentos que você vai estar aqui no país já tem internet vai ser muito válido o atendimento da Fire é todo em português então se você clicar no link que vai estar aqui na descrição você vai conversar com a equipe deles em português você vai precisar de um número de celular canadense para tudo que você for fazer aqui para
abrir sua conta no banco para tudo que você for fazer você vai ter que ter um número então você já vai chegar aqui com esse número ativo funcionando e isso também ajuda a construir o seu histórico de crédito aqui no país tendo uma conta no seu nome né tendo uma conta de celular no seu nome aqui no Canadá isso já vai ajudando a construir o seu histórico cartão de crédito no país ou seja você consegue resolver tudo enquanto você ainda tá no Brasil eles enviam o chip para você no Brasil você já embarca com tudo
certo para chegar aqui a hora que o avião pousar você já vai ter internet no seu celular e vai fazer toda a diferença na sua chegada para facilitar muito e uma preocupação a menos uma coisa menos para você resolver aqui no primeiro dia que já é normalmente um dia super cansativo tem inclusive um vídeo aqui no canal onde eu falo sobre as coisas que você precisa fazer antes de embarcar para o Canadá Então eu vou deixar esse vídeo linkado aqui em cima para vocês conferirem e o link da fardo vai estar aqui na descrição É
só vocês preencherem ali o formulário que a equipe deles vai entrar em contato com vocês em português e agora partindo para o vídeo perdi o cachorro o cachorro foi embora e agora parte no vídeo vamos para os costumes canadenses que eu adquiri morando aqui neste país gelado primeiro costume tirar o sapatos para entrar em casa eu acho que essa é uma das coisas que o brasileiro no começo ele demora um pouco para Até se acostumar só que depois que você tá vivendo aqui você percebe faz todo sentido que na verdade é inclusive necessário Principalmente quando
tá nevando quando tá nevando aqui no Canadá nas ruas nas calçadas eles jogam um sal que é como se fosse umas Pedrinhas e essas Pedrinhas ficam Presas no seu calçado e você leva isso para dentro de casa então se você tem um tapetinho ali na entrada você vai ver que aquele tapetinho vai ficar lotado de pedrinha de sujeira Enfim então Principalmente quando tá nevando você não tem nem como entrar com seu Calçado em casa nem que você quiser porque você chega com o calçado todo sujo que é como se fosse uma lama porque também nas
ruas às vezes eles jogam terra para ajudar a não escorregar tanto né a neve tudo mais então já mistura esse salzinho com terra com neve vira uma lama você chega com calçada em casa todo sujo ou seja tirar o calçado para entrar dentro de casa é um costume muito comum né no exterior mas principalmente aqui nessa época de neve de inverno você percebe que faz todo sentido e aí você acaba levando para o resto do ano também e até muito mais higiênico que você não leva a sujeira para dentro de casa isso ajuda a manter
a casa muito mais limpa mas eu confesso que uma coisa que é esquisita quando você vai por exemplo numa festa na casa dos seus amigos que é uma coisa que vocês precisam ficar atentos porque é um mico que eu já paguei algumas vezes que é você vai tirar o calçado para entrar na casa deles né na festa ou seja você vai ficar de meia na festa então você pode estar toda arrumada que você vai estar de meia lembre-se de colocar uma meia bonita porque já aconteceu comigo de eu ir na casa dos outros chegar lá
tava com a minha furada esqueci desse detalhe então lembrem desse né desta questão de sempre estar com umas meias bonitinhas quando você for na casa de alguém aqui no Canadá porque as pessoas vão ver a sua meia segundo o costume que eu adquiri eu não vou dizer que eu adquiri aqui no Canadá não porque é uma coisa que eu já não fazia há muito tempo mesmo quando eu morava na Austrália que é não passar roupa Gente ninguém passa roupa aqui nem existe ferro na brincadeira existe ferro mas assim não existe esse costume de passar roupa
como aqui você não consegue colocar as roupas para secar do lado de fora por motivos Pelo frio oito meses do ano vai estar frio como é que você vai secar a roupa do lado de fora não vai no caso então a gente usa secador e a roupa já sai da secadora praticamente passada se você tirar ela secadora enquanto ela tá quentinha e dobrar você vai perceber que você não precisa passar roupa então assim não existe isso de passar roupa aqui você vai ver direto o povo na rua com as roupas tudo amassada Não não eu
sou 100% a favor de tudo que vai diminuir o trabalho que eu vou ter no dia a dia com coisas que eu considero supérflamas e passar roupa eu considero que assim o supérfluo do supérful até porque vamos falar real aqui no Canadá o povo sai na rua de pijama ou roupa de academia então o que que é uma roupa amassada não é mesmo terceiro costume que eu adquiri que é uma coisa que eu amo é tomar banho de banheira é uma coisa que no Brasil eu sempre pensava Nossa que legal deve ser muito legal ter
banheira deve ser muito Nossa banheira tudo porque enfim na minha realidade do Brasil não existia banheira não conhecia ninguém que tivesse uma banheira em casa tipo uma assim que não existia mesmo então Sempre achei banheiro uma coisa assim incrível e aí quando eu venho para cá todas as casas aqui tem banheiro né Muito difícil você não ter banheiro inclusive você brasileiro fica até pensando Ai tomara que não tenha banheira Porque tem uma coisa que você vai ter que lavar não mas eu confesso que é uma coisa que eu pensava que quando eu tivesse eu nunca
ia usar pelo contrário eu uso muito pelo menos toda semana eu uso a banheira porque eu acho que é tipo aquele momento de você descansar sabe Você coloca ali um site de banho coloca uma musiquinha fica ali relaxando então é uma coisa que eu amo que eu super adquiri Esse costume de ter esse momento tipo my time sabe tipo tem um tempo para mim fazer meio que um Skin quer ficar ali na banheira de boas relaxando uma coisa que eu amo então é uma coisa relativamente comum porque praticamente todos os imóveis aqui tem banheira e
é um costume então que eu adquiri próximo costume que eu adquiri aqui no Canadá é aproveitar de fato a natureza fazer atividades então eu sei que a gente faz isso no Brasil mas eu nunca me senti confortável principalmente de fazer trilha e para o meio do mato essas coisas no Brasil vocês sabem como é principalmente sendo mulher é uma coisa que eu nunca me senti confortável de fazer então dá para contar nos dedos quantas vezes eu fui tipo fazer uma trilha no Brasil acho que eu fiz duas três vezes com a minha família e foi
isso entendeu no máximo e aqui nesses quatro anos de canadá Eu Perdi as contas de quantas trilhas eu já fiz eles valorizam muito você estar ao design né você fazer atividades ao dors até porque como a gente tem um inverno muito longo quando você tem Clima Bom as pessoas querem estar na rua elas querem estar no Lago na praia andando de bike fazendo trilha acampando no inverno elas querem esquiar elas querem fazer enfim elas querem fazer tudo querem estar do lado de fora aproveitando a natureza então eles valorizam muito isso aqui e foi uma coisa
que eu aprendi a valorizar mas aqui sempre valorizei mas não tinha o costume de fazer no Brasil e aqui foi um que eu adquiri de realmente assim tal um dia bonito não importa se está frio tá um dia bonito Bora pegar a bicicleta bora fazer uma trilha Bora caminhar vai no parque vai na floresta vai na montanha vai fazer alguma coisa entendeu na natureza e eu acho que faz toda a diferença no dia a dia principalmente para nossa saúde mental faz toda diferença está em contato com a natureza próximo costume que eu adquiri aqui é
uma questão que causa polêmica entre os brasileiros que é o almoço ser uma coisa leve assim aqueles tem muito Esse costume de tipo tomar um café da manhã mas mais reforçado E depois jantar então jantar vai ser a refeição do dia mas o almoço vai ser uma coisa rápida vai ser um lanche vai ser uma salada vai ser um sanduíche essa coisa ali entendeu uma coisa rápida e para o brasileiro Esse é um costume esquisito né tipo assim como que você não vai almoçar almoçar direito um arroz um feijão um negócio um prato uma substância
e eu confesso que eu amo esse conceito do almoço lanchinho rapidinho porque é uma coisa que você faz rápido e não te dá muito trabalho para fazer então poupa o seu tempo durante o dia que você tava trabalhando tá lá na correria e eu super adquirir Esse costume então por exemplo uma coisa que eu adoro fazer para o almoço é o rap é aquela tortilha sabe e aí você coloca os recheio ali eu sou vegetariano então eu coloco tofu coloco uma saladinha coloca o molho e é isso e toda vez eu almoço muito isso assim
é uma coisa bem comum de eu fazer para o almoço é rap e toda vez que eu tô comendo mulher que eu fico imaginando minha mãe falando isso não é amor toda vez que eu tô almoçando um sanduichinha de pasta de amendoim alguma coisa assim fica imaginando a minha mãe falando isso não é almoço criar vergonha na sua cara que isso não é almoço mas eu gosto dessa praticidade Porém uma coisa que eles fazem é o seguinte o jantar eu falei para vocês essa refeição mais pesada né mas eles não juntam tarde não gente Eles
jantam cedo assim da tarde perguntando que é uma coisa que para mim isso eu não consegui não consegui adquirir nesse Costume não deu para mim porque 6 da tarde para mim tá muito cedo entendeu Inclusive acho que eu comentei com vocês que eu fui jantar com a família do meu namorado né E eles são na verdade eles são da Europa Mas eles moram aqui no Canadá há muito tempo e eu tava na minha cabeça assim certa que a gente ia sair umas 7 horas da noite para ir jantar o jantar era cinco da tarde aí
eu assim eu achando que eu ia conseguir lavar o cabelo tive nem tempo de lavar o cabelo porque do nada o boy falou umas 4 horas ele falou daqui a pouco a gente tá saindo aí para o jantar daí eu é juntar é café da tarde então assim gosto do conceito almoço rápido mas não gosto do conceito jantar cedo não consigo para mim não dá próximo costume que você acaba sendo obrigado a adquirir é o tal da faxina sem água então no Brasil a gente joga água em tudo porque todo lugar tem ralo né para
você psicoar água aqui não tem então aqui as casas né os apartamentos os pés tudo é construído de outra maneira com base né das construções é madeira então é bem diferente de como é no Brasil então você não faz limpeza com água se eu jogar água aqui na varanda por exemplo vai vai ter muito do condomínio não pode ou seja Resumindo faxina acaba sendo tudo na base do paninho na base do Mop do aspirador e por incrível que pareça a gente também fica Limpo então é bem mais prático e também ficar Limpo Então tá tudo
certo como a gente não entra com calçado dentro de casa a gente raramente abre janela porque é frio então você não vai ficar abrindo as janela para entrar poeira para entrar poluição dentro de casa acaba que a casa fica mais limpa no geral não fica tão suja e só passar um paninho ali um né aquele Mop aquela coisa bem gringa acaba dando super certo e é super prático próximo costume que eu adquiria checar a temperatura todos os dias antes de sair de casa e também a sensação térmica Eu acho que eu nunca tinha nem parado
para pensar nesse termo sensação térmica no Brasil nem sabia o que é não brincadeira sabe o que era mas nunca me preocupei você vê lá tá solta calor você sai com a roupa que dá em São Paulo às vezes tava chovendo você saia com uma roupinha de frio às vezes faz um frio de Fato né mas assim não era aquela preocupação até porque em São Paulo eu lembro que mesmo quando tava frio ali para o meio-dia que tava aquele solzão você ficava com calor você tinha que arrancar todas as camadas de roupa então enfim aqui
não existe isso né quando você mora num país que pode fazer sensação térmica de menos 40 você precisa checar a temperatura e a sensação térmica porque às vezes você olha tá um sol lindo você fala gente que dia é bonito você sai tá um frio porque os dias de sol são os piores são os mais frios porque indo para não chorar então essa foi esse foi um costume que eu adquiri de checar a temperatura checar a sensação térmica e se vestir de acordo né com o clima lá fora porque senão é perigoso é realmente perigoso
um outro costume que eu adquirir aqui no Canadá que é uma coisa que eu sei que a gente também faz no Brasil mas aqui principalmente aqui em Vancouver por exemplo é feito de uma maneira bem certinha é separar reciclável Então os recicláveis aqui são todos separadinhos muito certinho assim papel vidro papelão tipo não pode ser papai e papelão no mesmo lugar entendeu e orgânicos então é tudo muito separadinho e é um costume que você acaba adquirindo quando você mora aqui até porque nos prédios né pelo menos aqui no meu prédio por exemplo tem as lixeiras
bem separadinhas de cada coisa então eu lembro que no Brasil pelo menos onde eu morava a gente separava recicláveis e o resto assim digamos aqui não aqui mesmo dentro da categoria recicláveis é tudo muito certinho assim tipo vidro tem umas embalagenzinhas que elas vêm as vezes de delivery que elas são umas embalagenzinhas brancas que não é nem nem papel nem isopor parece um isopor aquilo lá também não pode ir junto com os recicláveis É tem que separado papelão não pode ir ali no reciclável tem que ser separado então tem várias questões assim que também variam
tá de cidade para Cidade essa questão da coleta de lixo mas é um costume que eu adquirir aqui de deixar tudo já bem separadinho para não ter depois o trabalho de ficar procurando que quer cada coisa na hora que você vai levar o lixo e também porque se você mora em casa e eu já morei em casa aqui se o seu lixo não tiver todo separadinho bonitinho o lixeiro não leva ele larga lá o lixo para você e ele só passa Daqui uma semana e aí fica lá seu lixo fedendo o cachorro do meu vizinho
agora tá latindo Mas enfim um outro costume que eu adquiri aqui foi principalmente coisas relacionadas a restaurantes um fazer reserva em restaurante é uma coisa que eu não lembro muito de fazer no Brasil mas óbvio né em restaurantes mais famosos você tem que fazer mesmo no Brasil gente mas aqueles levam bem a sério isso tipo fazer reserva Dependendo do restaurante você não consegue isso não tiver reserva Então você tem que se planejar com antecedência eles gostam de se planejar com antecedência aqui para as coisas entendeu quando fala assim ah vamos marcar com alguém Não tem
um vão marcar já tem que ser um dia e a hora que vai entendeu de hora que vai começar e que vai terminar também porque isso é uma coisa curiosa que o rolê tem hora para acabar também não é tipo lá na casa da pessoa e vou ficando que nem o brasileiro vai e vai ficando né Aqui não tem hora para começar então era para acabar mas enfim em restaurante então tem essa questão de reserva por exemplo que é tipo super importante fazer reserva novamente eu sei que no Brasil também tem mas é que como
o pessoal se planeja com antecedência eu acho que no Brasil a gente acaba sendo mais espontâneo para fazer as coisas e aqui você tem que realmente pensar com antecedência nos rolês no restaurante 20% de gorjeta é tipo é o esperado então também é uma coisa que eu não lembro acho que no Brasil se eu não me engano era 10 né que era o recomendado aqui é 20% de gorjeta então é normal ou 20% de gorjeta e mesmo se não foi bom o atendimento você dá tipo 15 sabe você não nunca não dá gorjeta tipo muito
muito só se você foi tipo assim destratado no restaurante aí você não vai dar gorjeta mas caso contrário você sempre vai dar gorjeta e uma coisa que é muito comum aqui que eu faço sempre é e eu sei que tem pessoas que fazem no Brasil mas eu nunca tinha feito isso no Brasil é quando você terminar de comer se sobrou comida você pedir a caixinha não container para você levar para casa o resto da comida é super comum aqui todo mundo faz e eu postei uma vez no Instagram isso as pessoas ficaram tipo assim nossa
mas não é estranho levar comida não gente não é inclusive no Brasil também não é vem a comida se sobrar porque você tá pagando você vai jogar fora não né bom gente eu espero que vocês tenham gostado do vídeo que vocês tenham gostado de saber alguns dos costumes que eu adquiri morando aqui no Canadá se vocês quiserem eu posso fazer depois no futuro a parte dois desse vídeo com mais costumes comentando mais questões com vocês não se esqueçam de clicar no link aqui da descrição para solicitar o seu chip da FIPE se você tiver vindo
aqui para o tá muito obrigada fight do por estar aqui sendo super parceira e apoiou no meu trabalho na internet e a gente se vê no próximo vídeo tchau [Música]