Chega de ser mais um, chega dessa palhaçada, chega de ser humilhado. Chega de viver com um salário mínimo. Se você sonha em passar em concursos públicos, venha pro Instituto Oliver. Se você precisa terminar o ensino fundamental e médio ou os dois, venha pro Instituto Oliver concluir os estudos através do programa EJA, programa de educação de jovens adultos. Se você precisa de um curso superior reconhecido pelo MEC Aceito em diversos concursos públicos, que não exige diploma graduação, venha pro Instituto Oliver fazer o seu curso superior sequencial de gestão em segurança pública e privada em 3 meses.
Tá achando que é mentira? É só dar uma pesquisada. Consegue tomar posse naqueles concursos que não exigem graduação ou diploma, somente curso superior completo em qualquer área reconhecido pelo MEC, como concurso de prefeitura, concurso de polícia, etc e Etc. Chega de desculpa. Está na hora de você mudar a sua realidade. Pessoal, Renato Tritão e Alan Shan estarão começando a sua nova plataforma, a educação Real. Educação Real é uma plataforma que reunirá ali diversos professores com aulas, cursos livres, com, enfim, relatórios de mercado, tudo que você precisa saber, tá? E não vai ser só Bitcoin que
você aprender, não. Dessa vez você vai ter um conteúdo completo, é para você mergulhar, para Você se tornar realmente um indivíduo altamente soberano. Então, se aprender sobre autocustódia, sim. aprender sobre mercado, sim, arbitragem, mas também sobre dieta carnívora, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e diversas outras coisas. Tudo isso numa única plataforma. Para tudo isso, você vai ter acesso, então, de duas formas. Você vai ter um plano básico de R9,99 e um plano plus de 114,99 para ter acesso aí a mais Conteúdo, suporte, entre outras coisas. Para você fazer parte disso, então você vai fazer o quê? Você
vai clicar no link da descrição ou acessar pelo Qode. Faça a sua assinatura, minha honra. Conheça o Kotai Project. O Kotai Project pretende desenvolver um ecossistema financeiro global que dará 100% de anonimato, liberdade geográfica e financeira para todos os usuários de criptomoedas do mundo. O ecossistema consiste em uma corretora de Criptomoedas, um banco digital internacional e um gateway de pagamento em cripto. Tudo isso dentro da Cotai Wallet. Não perca essa oportunidade e acesse o nosso site, link na descrição do vídeo. E muito boa tarde, galera. Estamos começando mais um episódio aqui do Redcast. Sejam todos
muito bem-vindos. Eu sou Júnior Masters. Como você sabe, estamos aqui para mais uma jornada cheia de conhecimento, Informação, entretenimento e muitas novidades do mundo animal, porque nós estamos com ele, biólogo Henrique, o Cratos brasileiro. [ __ ] Júnior. Júnior é o melhor corrost que tem aqui na parada. Ó, já lancei aí a deixa, hein, Júnior? É o melhor cor. Será que o Premio Best vai me chamar da próxima vez? Tem que te chamar, pô. É obrigatoriedade. O melhor tem que ir, pô. Claro. Você acredita que eu eles não me chamaram, não colocaram meu nominho Lá
para pro pessoal votar e aí eu fiz o cadastro, mandei e-mail, eles nunca me responderam. Pô, galera, galera do Premio B, Júnior, aí vamos, vamos botar o Júnior para disputar isso aí, cara. Tenho certeza que ele vai longe aí e pode ganhar o primeiro lugar, hein. Eu queria, eu queriaar em você. Queria, eu só queria participar, cara. Só isso. Vou reclamar com o Prem B. Eu vou mandar uma mensagem para lá. Vou mandar agora porque aí depois o do Prem B eu não Conheço mais nenhum outro, né? Acho que só esse, né? O Prem Best
é o maior prêmio da internet mundial, cara. Não é só brasileira não. Caraca. É o maior prêmio do mundo. É best. Eu, mano, eu vi lá que tem gente para caramba, tem categoria pr caramba. Do nada eu tô vendo lá o Felipe Heim tá lá participando, né? Serjão tá tá lá participando, Rodrigo Silva tá participando, Daniel Lopes tá participando, os caras da dos nerdolas Estão participando, sabe? Tá todo mundo participando. Não, não tem porque o RC não tá participando. O Cásio Zogro tá participando. Eu vou mandar, eu vou mandar uma mensagem, vou mandar uma mensagem
pro, pro IB para falar de você. É, pô, aí agora já acabou, né? Agora só ano que vem, mas no ano que vem não tem como deixar a gente de fora, não. Acho que ainda pode. Ainda tá, ainda pode entrar ainda. Ainda pode entrar. Ainda Pode. Ainda não. Não foi pro top 20 ainda. Ah, entendi. E e vota em mim, galera, no top 20, que eu vou est lá. Mas, ó, vamos falar de apocalipse nessa parada. Hoje a gente falar sobre como sobreviveram o apocalipse. Apocalipse zumbi. O que seria o apocalipse zumbi? Cara, existem algumas
existem algumas maneiras de se imaginar o apocalipse zumbi, dentre elas aquela famosa do Walking Dead, que seria algo viral que Eu acho mais provável, mas a gente pode falar também do apocalipse do do The of Ceps, né? Mas vamos lá, vamos pegar os primeiros. Na minha concepção, se tivesse que haver uma apocalipse em termo de infecção, ah, e me lembra também de falar do toxoplasma Gond, que é o com toxoplasma ah felino, que eu acho interessante para caramba também. O, mas assim, de tudo que eu já vi dentro da biologia, uma infecção viral seria o
Mais próximo dentro de um apocalipse. Você não tenho a menor dúvida. Uma infecção viral. uma uma infecção viral do vírus da raiva. Cara, assim, inclusive a galera entra muito no meu grupo do Telegram para ver que o pessoal bota lá, né? Tá infectado com vírus da rá, meu irmão, eu aconselho tu nunca ir lá e nunca vê. Eu já vi uma criança com infectada com o vírus da raiva e é igualzinho igualzinho o o Walking Dead. não consegue beber água, vai tentar Beber água cosp, fica eh balbuciando o tempo inteiro. É uma coisa horrível, cara.
É horrível o vírus da raiva. Uma criança, eu vi criança, adulto, alguns vírus. A infecção do vírus da raiva é uma é a pior coisa, cara. De todas as infecções virais, para mim é a pior coisa. E isso daí tem um risco mesmo de de ser a nível de causar de causar um um apocalipse. Lembrando que tudo o que eu vou falar aqui é só uma especulação, não Tem nada. Uma especulação, uma brincadeira científica não é uma realidade, tá? Mas probabilidades elas existem. Então vamos lá. Primeiro, como é que o cara é infectado por um
vírus da raiva? Ele eh o vírus da raiva ele passa, por exemplo, por fluidos, saliva do animal que tá contaminado, né? A gente teve agora a perda de uma de uma senhora que foi mordida por um macaco, não foi tomar vacina, não tomou a vacina como deveria, o vírus se espalhou e ela Faleceu. Tivemos aí outro dia um caso que a mulher foi resgatar um gato. É uma coisa que eu sempre falo pra galera. Galera, não fica botando mão. Um gato e cão de rua. Existem pessoas especializadas para isso, tal. Que você pode acabar se
contaminando às vezes nem sábio. Às vezes um arranhão nem te mordeu, mas sei lá, passou o dente e a saliva ali, entende? machucado, isso pode fazer essa contaminação. E aí o que acontece quando a quando o vírus da Raiva ele começa a contaminar a pessoa, ele vai contaminando o sistema nervoso, mas ele vem de uma forma periférica até chegar ao sistema nervoso central. Quando ele chega no sistema nervoso central, aí ele já dá já detona as células do dos neurônios. Aí não tem mais jeito. Aí você vai ter a famosa hidrofobia, que é aquele lance
de você não consegue beber água de jeito nenhum, você vomita longe, né? Não, tu não consegue beber e a pessoa fica realmente Parecendo um zumbi porque ela já não responde mais por ela, ela já os neurônios estão afetados. E aí, cara, tem um caso, Júnior que é muito sinistro na Índia, de um cara que pegou raiva sempre na Índia, né, velho? Caraca, a Índia, goroba, gororoba indiana. Adoro ver. Tem, tem um, tem só caso bizarro, cara. Meu irmão, esse caso foi bizarro porque o cara, que que que aconteceu? O cara pegou o o vírus da
raiva, ficou fora de si. Matou uma senhora e provou a carne da senhora. Foi lá e comeu um pedaço. Pô, isso não te lembra o apocalipse zumbi, cara? Lembra? Lembra? Lembra sim, cara. O o tempo de de ação do vírus, tipo assim, a pessoa pega o vírus e a infecção ela demora, ela demora para chegar ao sistema nervoso central. Vai demorar um mês aí, mas vai. Ah, fica invisível no corpo. Ela vai ficar invisível no corpo. Ela vai pegando o sistema periférico Primeiro. Por isso que dá tempo de você tomar vacina. Como é que como
é que você vai tratar a a raiva? Você vai tomar uma uma vacina contra o vírus. Dá tempo do teu corpo começar a produzir corpos. Entendi. Entendi. E e detonar, entendeu? E combater. E combater. Eh, não tem cura. Quer dizer, existem existem hoje, se eu não me não me engano, cinco casos de de cura, mas os cinco casos as pessoas ficaram muito sequeladas. Aí vai parar de andar direito, vai parar, vai Ter um monte de problemas associado ao vírus da raiva. Mas cura, assim, a gente diz que não tem cura, mas já tivemos cinco curados
por conta de ação de soro, né, por sorologia, vacinação e um monte de outras coisas para poder combater o vírus ali e retardou o vírus e ele não progrediu. O cara foi mordido pro cachorro, ele tem que tomar lá as vacina, não tem jeito. Ah, quem transmite o vírus da raiva são os mamíferos, né? Os mamíferos aqui vão Transmitir. Então, dentre eles você tem os clássicos. Morcego vai transmitir vírus da raiva. O cachorro vai transmitir vírus da raiva. Gato transmite, mas não tanto, mas transmite também. Roedores não são reconhecidos por serem transmissores do vírus da
raiva, mas eles pegam raiva, podem pegar e algum caso a gente especula que algum caso ou outro pode acabar acontecendo. Márcio Pial também não é reconhecido de ser transmissor, mas eles também podem Pegar. E aí a gente tem sempre que ficar ali esperto para não passar, entendeu? Agora, [ __ ] o que que é mais próximo a a um apocalipse zumbi? Vírus da raiva, velho. Víus da raiva. Porque é o que parece, inclusive teve esse caso da da senhora. Agora tu imagina, Júnior, e se o vírus da raiva, ao invés de ser passado por morcego
te mordendo, ele começa a ser passado igual gripe? [ __ ] É aí que tá o apocalipse zumbi, entendeu? É aí que tá parada. Como é que é o método de transmissão? [ __ ] agora o método de transmissão dele é, sei lá, perdigoto, porque ele passa pela saliva. Aí tu imagina, o cara espirra e aí o vírus vai como aerosol como faz total sentido. Imagina essa [ __ ] Não dá um apocalipse zumbi. Lembrando, isso aqui tudo é especulação, é uma brincadeira, mas o que é mais próximo ao a Walking Dead é o vírus
da raiva. O Apocalipse zumbi que você tá falando através do vírus da raiva, ele demoraria, por exemplo, para se alastrar e um mês, um mês, um mês, mês. Um mês, um mês. Mas nem um COVID foi isso, velho. Não, porque o COVID afetava outra situação. O COVID ele vai afetar suas vidas respiratórias. E aí quando ele começa a sair dentro do teu pulmão e detonar tuas células pulmonares, você sem respirar, sem respirar você vai ser detonado rapidamente. O vírus da raiva Ele é afet sistema nervoso. Então não, eu quis dizer o seguinte, de uma pessoa
passar pra outra, entendeu? O contágio, não? Então aí é você vai ter que estar com um vírus bem aflorado, ele vai ter que ter passado por dentro das tuas células ainda para poder aflorar e poder sair. É igual, cara, até mesmo o HIV, se tu pegou o HIV hoje, tu não passa ele hoje, ele vai entrar no seu sistema, vai começar a funcionar para depois tu virar um Transmissor. Só que no caso da COVID é rápido porque tá no seu sistema pulmonar, tu rapidamente joga ele para para um ambiente. Agora vamos fazer um supunhetamento aí.
Se o vírus da raiva transmitisse dessa maneira, passasse pela via pulmonar, ele se alastrasse e ele tivesse alguma propriedade que também afetasse eh vias respiratórias e você conseguisse torcir e espirrar o vírus da raiva. Aí seria rápido a transmissão, seria bem rápido. Aí meu Irmão, pô, cara, as pandemias elas vão vir em Júnior. Elas vão vir. O que a gente pode dizer é que teremos outra COVID de alguma outra maneira. E essas pandemias são muito atreladas a zonoses, são geralmente vindas de outros animais. Por isso que o pessoal fala até hoje lá que o COVID
veio, que o chinês fez sopa de morcego, morcego, sopa de morcego e e comeu e passou mal. Cara, ó, a possibilidade é bem grande. E o morcego ele tem um um detalhe. O morcego ele tem Um detalhe. Ele é um animal alado, ele voa. E como ele voa, ele tem um sistema de aquecimento diferente do nosso. Ele consegue atingir uma temperatura maior. Hum. Aí, olha a merda. Os morcegos, quando eles vão dormir, eles vão dormir em cavernas. Quando eles vão dormir em cavernas, eles são várias, às vezes tem morcegos de várias espécies. Vai vendo na
parada. Geralmente os vírus eles são específicos. Então, para ele passar de uma espécie para outra, ele já teve uma mutação diferenciada. Ele já é algo, pô, pera aí, se ele transmite de uma espécie para outra, se ele passa de gêneros, quando, tipo assim, passa de morcego para para rato, passa de morcego para ser humo, ele já ele já tem uma mutação diferente que torna ele mais virulento. Agora tu imagina um vírus que afeta morcegos, os morcegos estão na caverna, morcegos já São de espécies diferentes que estão habitando lá. O vírus já é selecionado a a
atingir espécies diferentes e não para por aí. O vírus foi selecionado aguentar uma temperatura maior do que nós temos. O que que o nosso corpo faz? Nosso corpo ele dá febre para evitar o teu problema. É para isso que a gente tem febre. Aham. Tudo bem que a febre pode acabar desnaturando enzimas suas mesmo. Ou seja, é uma é uma maneira que o teu corpo tem de tentar se Prejudicando, mas prejudicar o organismo que tá te prejudicando. Só que o morcego, ele já é um animal que por voar fica mais aquecido. Então ele já seleciona
naturalmente alguns vírus que são mais poderosos. Então tu imagina se aparece um um vírus da raiva ali diferenciado, capaz de ultrapassar a barreira de gêneros na forma de aerosol. [ __ ] isso espalha, se espalha que que ele detona tudo, cara. Aí sim é quase que um Apocalipse zumbi, porque o cara fica igual um zumbi. Mas sobre a perspectiva de uma nova COVID, a COVID também ela é uma uma zonose. A gente muitos muitos das dessas eh que o pessoal você vai no médico, o cara fala virose Uhum. Muitos são algo semelhante a COVID do
mesmo grupo, mas que não fazem muito efeito e muitas das vezes são transmitidos dos animais. para os seres humanos. Os seres humanos consomem carne de animal. Os seres Humanos consomem, criam animais. Você acaba, de uma maneira ou de outra trazendo viroses para os seres humanos e, né, que são as zonoses e dos seres humanos também para para outros animais. Então, o que que aconteceu com a COVID? A COVID, ela foi uma questão viral que se espalhou muito rapidamente. A galera não tinha imunidade. Se tu parar para analisar, ela não matou mais gente do que os
vírus normais matariam. Só que ninguém tinha imunidade nessa parada. Então, por atingir a população mundial num tempo recorde, você teve uma mortandade muito grande de humanos que não conseguiram fazer esse bloqueio. O fatídico vídeo do Atla, Atla e Amarino, né? O Atla, ele ele tem um vídeo onde ele falava de 1 milhão de mortos e de de esgotar todos os leitos do sistema público de saúde e isso daí entrar em colapso, né? Então os SUS entraram em colapso porque a pessoa quando ela tem COVID ela tem problemas Respiratórios e aí a pessoa e ela precisa
eh ir pro pro hospital, pro leito e tudo mais. Só que se você não tem vaga, essa pessoa, se ela não tem vaga, não tem leito para ela lá, ela corre risco de morrer, né? E aí a capacidade de principalmente de aí tem uns grupos de risco, né? Os os obesos, aqueles que são idosos e assim por diante. Aidéticos, né? Todo mundo que tá imunosuprimidos, que o cara tá fazendo tratamento de câncer. Sim, esse foi o Problema da COVID. A galera, não é que a COVID matou mais do que os outros, mas é que ninguém
tinha. Mas dava para chegar nesse número que ele falou de 1 milhão de mortos. No Brasil a gente teve quase 600.000. Se não tivesse agido de alguma maneira, você chegaria 1 milhão. Tava próximo. E teve subamragem também. Subamostragem. Teve subamostragem. Teve teve gente que morreu e não não contou como COVID. Ah, mas aí os caras lá do governo do Bolsonaro falava que na verdade o cara morria morria em casa de de outra coisa ou e aí alguém colocava lá era COVID. Olha, existiu ninguém nega que existiu subamostragem e também ninguém nega que equívocos aconteceram, mas
muitas pessoas morreram. Cara, eu eu dava aula na época e eu vi com os meus próprios olhos, cara, os meus alunos diminuíram familiares, eh, de uma maneira absurda. Perdi alunos, perdi, eh, todo aluno tinha uma vozinha que morreu, todo mundo Tem alguém na família que, que que acabou falecendo de Covid de alguma maneira, cara. Foi, foi bastante rápido, mas ela não matou mais, Júnior, do que outras pandemias fariam. Ela, o que aconteceu foi que ela matou a quantidade, sendo que ninguém tava preparado para COVID. Esse foi o lance. E aí, como você não tá preparado
para COVID, esse problema do da sobrecarga no sistema de saúde, que é o problema, porque com o passar do tempo, pessoas Iriam morrer, mas pessoas iriam ser selecionadas, a a imunidade de alguma maneira ela viria, mas com o passar do tempo. Só que se você nesse tempo morre todo mundo de uma vez, ainda mais uma pandemia que ataca o seu sistema pulmonar, acabou, tu sobrecarrega completamente su o sistema de saúde particular ou não? Agora, se tu me perguntar, vai acontecer de novo? Vai, vai, cara. Vai. É natural que aconteça. Os seres humanos estão aí para
8, 9 Bilhões já de seres humanos. Cada vez mais a gente consome carne. Cada vez mais são frangos confinados, algviária, cada vez mais você tem animais confinados, então porcos confinados. Isso. E próximo áreas que foram devastadas, aonde você tem animal silvestre que vai lá, faz a caquinha, o morceguinho voa, caga ali na no chiqueiro, o porco come. Essa interação do consumo de carne e animal Silvestre, ela amplia esse tipo de zoonose e mais cedo ou mais tarde vai dar merda. Não tem nem que ver. Então se prepara, pô, Henrique, é de 100 em 100 anos.
Pode ser de 100 em 100 anos. Vai, você acha que vai aumentar? Eu acho que vai aumentar, porque o número de humanos aumentou e o número de animais confinados aumentou. Então, uma COVID nova vai aparecer, vai, pode não ser respiratória, pode ser alguma outra, alguma, alguma doença viral vai se Espalhar mais cedo, mais tarde. Não tenho menor dúvida disso. A ponto de pandemia, fecha tudo, fica todo mundo em casa ou eu não sei como a galera vai agir na próxima pandemia, mas que vamos ter outra pandemia, vamos. Inclusive a a gripe espanhola foi um grande
exemplo disso. A gripe espanhola, o pessoal disse que ela foi mais mortal que a COVID. Foi mais Exato. Foi mais mortal do que a Covid, meu irmão. Matou gente para caraca. Imagina a quantidade de Pessoas hoje com a gripe espanhola, ser todo mundo nos centros urbanos. Ter H a gente teve o problema da da H1. Então isso isso vai acontecer. Quando a gente imagina um cenário apocalíptico, a gente imagina um cenário desse. Agora, eu não acredito, Júnior, que uma uma a não ser que, [ __ ] foi uma raiva. A gente tá aqui extrapolando. Eu
não acredito que uma doença vai matar a humanidade. Isso não vai acontecer. Eu não acho que a pandemia vai matar a Humanidade. Uhum. Vai morrer uma quantidade grande de pessoas, ao ponto de, igual na gripe espanhola, dos caras pegarem o corpo botado lá de fora pra carrocinha pegar e levar. Tipo aquela cena que a gente viu na Itália, né, que era tipo um comboio, um monte de caminhão um atrás do outro assim na estrada levando corps. Então, e para queimar na na gripe espanhola foi assim, velho. A galera jogava pro lado de fora para poder
queimar porque o corpo tava Apodrecendo. A a peste negra também, né, foi um foi um negócio sinistro p negra porque aí a a pessoa morria e quando a pessoa morria já tinha passado para outra. Caraca, pô, meu irmão, os caras não tinha engenheiro na idade média, cara. Era tudo problema, era tudo problemático, cara. Ah, o sarampo, meu irmão, sarampo é uma doença que que mata para caraca. Uma doença que é transmitida por aerosol, mata muito essa. Se você não tiver vacinação, se a Galera parar de tomar vacina para sarampo, a a Porque é do tipo
assim, o sarampo, uma criança entrou numa sala de aula com o sarampo, [ __ ] quase que todo mundo vai pegar. Fodeu. Automático. Automático. O troço ele é transmitido de uma maneira muito automática. A gente pode ainda especular outras coisas. Tu já imaginou se o HIV fosse transmitido por mosquito? [ __ ] já imaginou a merda que ia dar Isso, cara? Tipo, se oo invés de transmitir a Deng Egipt foi lá, fosse lá e transmitisse a HV, ao invés do pênis longo, né? Fosse o perne longo que transmitisse. Pois é, [ __ ] a merda
que dá. Bom, e isso é uma coisa interessante, porque veja, você quando tem dengue, chicungunha e outras doenças relacionadas à transmissão de de mosquitos como vetor, esses vírus eles são altamente mutáveis, só que eles não mudam tanto Quanto deveria. Por que que eles não mudam muito? Eles não mudam muito porque eles precisam contaminar o mosquito para depois contaminar, por exemplo, o ser humano. Então são organismos muito diferentes. Entendi. Se ele muda demais, ele deixa de infectar o mosquito, po não pode não infectar um infectar outro. Agora, pô, Henrique, mas tu acha que que viagem essa?
Um vírus da aides poderia ser transmitido pelo perno longo? A Gente tá brincando aqui a situação, mas o pessoal até hoje não sabe nem como surgiu o vírus a ides. Fala zonise, velho. Fala dessa história aí que o os caras estavam comendo os macacos na África e aí chegou aqui e ninguém sabia como lidar com isso. Aí começou gente famosa a morrer, Casusa e tudo mais. Rapaz, você sabe uma coisa que que eu não duvido que tem acontecido? Porque o os primatas eles possuem algo semelhante ao vídeo da Aides, né, ao Civil. Então assim, e
a gente sabe que ser humano, cara, é [ __ ] né? Eu não duvido nada que ou contaminando pela carne ou que alguém tenha feito alguma besteira. Não, então alguém alguém fez um estudo a respeito disso, mas assim, a prática do animalismo em alguns lugares se dá porque inclusive não tem não existe uma proporção básica entre homens e mulheres no lugar. O cara come a cabra. A história de comer cabra, o cara come a Cabra, come o bicho, porque não não tem não tem pessoa lá, não tem gente. Tá igual aquela história do do Jeg,
né, que o cara tava na cidade do interior, aí ele, pô, como é que vocês fazem aqui, cara? Olha lá o o jumentinho. Aí tinha uma fila. Exato. Aí ele foi correndo na frente, pegou. Não, rapaz, você não é para comer para tu subir no já que ele vai te levar na zona. Mas sim, cara. Ó, eu tô rindo aqui, Mas toda respeito, mas acontece, meu irmãos, isso acontece para caramba. Pelo menos acontecia crime. Lembrando que isso é crime, deve ser repudiado, só dá merda. Mas isso pode ter acontecido. Não vou negar que alguém possa
ter tido relação com com o primata e ter dado merda. Não, isso é realidade, cara. Isso é real essa [ __ ] cara. E aí você, cara, você que pegou um outro vírus [ __ ] para caceta. O Ébola, pô. É, o Ebola ele tem uma, cara, o Ebola ele tem uma taxa de mortalidade tão alta que ele não se espalha muito, ele mata a galera ali e aí ele tem a dificuldade de ir pra frente. Então, então o desmatamento, o contato com animais, ele pode acabar trazendo novos vírus, não tem nem que ver. A
gente transmite muita doença pros animais. A gente não sabe também a origem do ebola. Não, a gente não sabe. Também especula-se que vende macaco, etc. Mas a Gente não sabe qual é a origem do Ebola. Reza a lenda a que eu trouxe o Já foi os russos que inventaram essa [ __ ] Não, calma. Então eu vou chegar lá. Vou chegar lá. Reza a lenda que na Segunda Guerra Mundial aí, gente, você sabe, eu trago aqui a galera que fala sobre isso. Os caras são especialistas, né? Daniel Lopes, o próprio Júlio César do Sala de
Guerra. Eh, existia sim armas químicas. Sim, tem até hoje, sim. E essas armas armas Químicas seriam justamente vírus. Você e iria soltar, iria se espalhar, ia matar população inteira, eh, cidades, estados ali, ia ficar todo mundo contaminado e não ia não ia ter origem. Então, essas pessoas não saberiam origem. Se não sabe origem, dificilmente vai a pessoa vai descobrir a cura disso. Que que você acha? Sim. Eh, essa possibilidade existe, não é uma coisa irreal, não. Não é não é viagem na maionese. Ah, os inclusive o Brasil tem o seu próprio Setor de armas, armas
biológicas, isso é uma realidade. Eh, o, a, a própria ditadura mostrou o exército brasileiro, ele era muito preocupado com vacinação, muito preocupado. Inclusive, as maiores campanhas que que foram feitas aí de vacinação foram feitas aí na época da ditadura militar, porque eles sabem que um soldado que não tá vacinado, ele é um prejuízo muito grande. Essa ideia de não vacinação não não parte do do militar. O militar Sempre foi preocupado com isso. E os os russos sempre trabalharam com a armas biológicas. A os americanos sempre trabalharam com armas biológicas. Os chineses sempre trabalharam com armas.
Arma biológica. é trabalhado o tempo inteiro. Inclusive o próprio vírus da varíula, a galera tem o vírus da varíula eh encapsulado. Ele não existe. O vírus da varia, ele não existe mais em natura, mas os cientistas têm ele guardadinho ali e isso é estudado como arma Biológica. Isso é é innegável que não seja estudado. Ele é estudado com arma biológica. Às vezes a gente tá falando aqui do HIV que o cara foi lá e comeu macaco, não sei o quê. Às vezes foi foi o contrário, né? Alguém soltou lá na África e se espalhou por
lá e aí pegou em todo mundo, né? Rapaz, a possibilidade não é não é não é neutra. A possibilidade não é neutra. O problema todo é que você tem esses vírus do em macacos, né, com com algo muito Parecido. A não ser que, por exemplo, os caras foram lá pesquisar os vírus que afetam macacos que são próximos a seres humanos, como chimpanza, etc. Ó, vamos tentar aqui ver uma coisa que pode ser essa possibilidade, ela existe, tá? Ela não é irreal, não é não é algo ridículo falar sobre isso, não, mas a probabilidade é que
realmente alguém tenha feito alguma besteira com macaco. Mas não é irreal que alguém possa ter feito isso não, cara. Dá meu Celular aí, por favor. Isso. Ah, bom, vamos passar então do do apocalipse do apocalipse zumbi. Vamos falar sobre a gente pode falar do do fungo, cara. É do H, ah, do fungo. É verdade. Corteps o o The Walking Dead fala muito sobre essa questão do fungo, mas eu eu não sei eh a é uma parábola, digamos assim, é um é um é uma espécie de de mundo paralelo aonde tem um fungo que é parecido
com esse ou é o mesmo fungo? No mundo existe aqui. É o mesmo Fungo. É o mesmo fungo. Existe aqui. Existe o codice e ele afeta invertebrados. Ele afeta emvertebrados. Ele afeta a vários. Eu tenho tem ele vai ataca um invertebrado, uma formiguinha lá, aí ela vai para uma para um local mais exposto. A ela faz o contrário. Ao em vez de se procurar a escuridão, ela vai procurar um local mais claro. O fungo ele meio que se espalha, os esporos dele se espalham e acaba afetando outros animais e por aí vai. Então a brincadeira
que você tem no, no caso da ofice, você poderia extrapolar para seres humanos. Então o que que eles fizeram? Eles fizeram, na verdade, se tu parar para analisar o The Lash of Royce, você teve um iato do jogo Resident Evil, o Resident Evil 4, que foi um jogo maravilhoso, ficou aquela história um pouco, o Resident Evil 4, ele misturou a história do vírus, que era algo semelhante ao vírus da raiva, misturado com alienígena, mas parou ali. O Resident Evil continuou, mas não continuou com a ideia viral. Aí o Del Fiss, os caras pensaram, pô, vamos
fazer um jogo bom para caraca também com a jogabilidade que o Residente. E aí, [ __ ] vamos pensar aqui alguma coisa. Eles pensaram no no fungo que existe e começaram a estudar esse fungo e fizeram toda a história para fazer o jogo que o jogo bom para caraca de L of F. Quem jogou sabe. Eu adorei jogar esse [ __ ] Eu sou Nerd para caraca, né, velho? Pela cara dá dá para saber pela mancha na cara aqui já dá pra gente. Mas você gostou mais do jogo ou da série? Do jogo, né? O
jogo. Ah, entendi. O jogo, o jogo, [ __ ] o jogo é maravilhoso. O jogo, pelo menos um ou dois eu não joguei porque começa a fazer vídeo, né? E a ideia foi essa, extrapolar para seres humanos aqueles fungos que poderiam ser usados no no jogo. Sim. Aí se tu me pergunta, pô, Henrique, Mas será que isso poderia acontecer mesmo? Será que seres humanos poderiam ser infectados por esse fungo e ter a mesma reação que os animais invertebrados poderiam ter? E a resposta é sim. Sim, sim. Poderia, não é no momento, porque o fungo que
a gente tem, ao que tudo indica, ele não se dá bem com temperatura do corpo, ele não se dá bem na na nas barreiras que a gente possui, então não parece afetar vertebrados. Ponto. Mas isso não significa que no futuro um fungo igual não possa aparecer. Entendi. Isso poderia acontecer. Se se fosse um super fungo no sentido de mais forte, com mais capacidade de adesão e e e passar pelas barreiras do sistema imunológico, seria possível. Tu imagina se você tem esse fungo, eh, porque esses fungos eles acontecem muito em áreas preservadas pela natureza. Não fica
muito. Todas as vezes que eu vi animais que foram Afetados por esses fungos, eu tava andando em mata muito preservada e aí eu conseguia ver lá uma formiga, outra, um um inseto outro que tinha esse fungo aparecendo, fazia coleta e tal, mas eram áreas preservadas. Então para que esse fungo ele espalhasse para seres humanos, ele primeiramente teria que ser capaz de espalhar para mamíferos. Em á preservadas, você pode ter algum roedor ou outro, algum animal eh de sangue quente que seria capaz de de predar Esses insetos e que, por sua vez, se contaminasse e aí
por uma mutação qualquer esse fungo fosse e afetasse eh esse animal de alguma maneira. E aí você tem um primeiro vertebrado muito sugestionável para um fungo que ataque o seu sistema imunológico, ataca o seu sistema nervoso. Beleza? seu primeiro ponto desse fungo pro primeiro vertebrado, pro primeiro grupo de vertebrados, no qual ele começaria afetar, ele poderia migrar para outros Vertebrados e aí você poderia ter realmente um fungo que atacar seres humanos. E aí, cara, tem seres humanos para caramba no planeta. Você tem 9 milhões, 9 bilhões é muito ser humano pro tu espalhar rapidamente. Então
a possibilidade ela é real, ninguém nega que ela seja. É uma viagem na maionese. É, mas é uma viagem na maionese gostosinha de fazer porque tem um cunho de de de ficção científica e a possibilidade ela existe. Não é algo irrisório, não. Poder pode. O Delessa V tá quantos anos assim na sua na sua visão? Tá quantos anos de distância assim do tipo no futuro? porque eles eles já estão falando de um cenário aonde eh não é só não é só a possibilidade de infecção, é a possibilidade realmente de de contaminação global. Então eh você
tem que ter uma mutação muito Específica. Eu eu acho que a gente nunca vai sofrer uma mutação específica num fungo para contaminar humanos dentro de da ideia de ataqueção nervoso. Eu acho que isso nunca vai acontecer, mas pode acontecer. Mas pode acontecer amanhã ou é tipo o ET, né? Você você acha que o ET existe? Então, eu acho que a vida fora do planeta Terra, considerando a quantidade de planetas, etc., ela é viável. Mas ela ser viável não significa Que ela exista além da nossa. Ah, a gente tem que, quando a gente trabalha com ciência,
você não pode trabalhar com a med estatística de um. Ao que tudo indica, tem um estudo na evolução da vida que é o estudo da biopoese. E a biopoese é um estudo que tá bastante avançado para entender a origem da vida. E é o que tudo indica, a origem da vida tá na formação de blocos que são os blocos chamados RNA. Seriam que a vida seria originada do mundo de RNA. E o RNA ele provavelmente foi gerado aqui no planeta de uma maneira muito espontânea. O planeta era uma espécie de reator. Você tinha os materiais,
os famosos chomps, carbônio, hidrogênio, fósforo, chofre, etc. Oxigênio. Esses elementos químicos misturados em determinadas situações, eles poderiam formar os bloquinhos chamados RNA. severinhar, ele poderia ser formado no planeta por muito tempo até o momento em que alguns deles com o Código de replicação aconteceu. Se isso for a realidade, significa que esses blocos de RNA eles poderiam ser espalhados, eles poderiam ser formados a todo momento, em vários locais, diferente de todo o universo. Aí é que tá a questão. A vida, ela foi obrigatória e aconteceu uma vez e só daqui a muito, muito tempo vai acontecer
de novo? Ou a vida é obrigatória, aconteceu aqui no nosso planeta, mas já aconteceu para [ __ ] Em tudo quanto é lugar do universo. Ou a vida não é obrigatória e aconteceu aqui uma vez e não vai acontecer mais. Então são coisas que a gente não sabe ainda, mas a probabilidade ela existe. Mas a extinção, a gente já passou por cinco inst. Sim, estamos indo pra sexta agora. Essa estão dizendo que é a sexta, né? Mas essa sim, essa nessas cinco edições de massa, uma delas inclusive graças aos meteoros e tal, que levou embora
todo Mundo, os dinossauro. Dinossauro, período KT. Sim, sim, sim. Então isso daí não mostra que a gente, por exemplo, se aconteceu, não aconteceu só uma vez, aconteceu de mesmo, o meteório vai cair no planeta mais uma vez. Isso é fato. Isso é fato. Nós vamos ter outro meteoro caindo no planeta em algum momento. Isso vai acontecer. Isso vai acontecer daqui a 200 milhões de anos, 300 e vai em um determinado momento vai acontecer o problema todo Que o meteoro que caiu no planta terra, se eu não me engano, tinha 9 km de de diâmetro. Eu
não não tenho. O troço era grande para caraca. Ele caiu ali na península de Yucatã e quando ele caiu, isso há há 60 milhões de anos atrás, né? 66 milhões de anos atrás, quando ele caiu, ele caiu eh invezado, não caiu reto, ele caiu envezado. Quando ele caiu envesado, ele jogou uma quantidade de poeira muito grande no planeta. A gente sabe disso Porque existe uma quantidade de iridum, que é um metal comum, né, né, né, nesse nesses meteoritos, que se espalhou por todo o planeta. E quando você faz uma camada, você vai analisar a camada
estratigáfica do mesmo período que o período KT, você encontra essa camada de ah iridium, ao que indica que foi esse meteoro. Então, quando ele bateu no planeta e jogou para cima toda essa essa poeira, o planeta Escureceu por mais de 2 anos ou mais, do anos ou mais. Quando ele escurece, as plantas não fazem fotossíntese. Então, as plantas morreram por não fazer fotossíntese. Abalou todo o sistema da ecologia. Exato. O animal que comia planta, entendi. Que fazia fotossíntese, morreu. O animal que comia o animal que comia planta que fazia fotosíntese, morreu. O animal que comia
o animal que comia o animal que comia planta morreu também. Quem sobrou? Sobrou pequenos animais, animais que conseguiam fazer burumação, como por exemplo tartarugas, crocodil, alguns só, tá? Que morreram uma porta. A gente já teve espécie de crocodilianos aí, cara, que eram terrestres, velho. Tinha crocodiliano que que subia em árvore. Isso foi ao longo do tempo, claro, não foi exatamente per do Catê, mas você já teve um monte de crocodiliano aqui, eh, sinistro, crocodilano terrestre, corria atrás dos outros. Aí era Terrível. O ser humano não essa época não. Mas animais que sobreviveram foram pequenos animais
que conseguiam comer raízes, comer insetos, que comiam fungos, né? Fungos proliferaram. Eh, então você teve uma ecologia que sobreviveu depois e os grandes animais como grandes dinossauros que já não estavam indo bem, foram pro saco, velho. Morreu todo mundo. E sim, se vai acontecer de novo de um meteoro cair no planeta, vai acontecer. Isso eu não Tenho a menor dúvida. Então, quem e quem não morrer na hora pode morrer nos meses seguintes, no ano seguinte, no máximo, que para sobreviver numa situação como essa, meu irmão, imagina 9 milhões. Porque quando a gente começa a trabalhar
o cenário de apocalipse, e eu acho muito legal isso no Walking Dead, que relata muito bem, e o próprio jogo de L of são as pessoas comendo Pessoas, são as pessoas matando pessoas. [ __ ] Você tem 9 bilhões de pessoas sem ter o que comer. Todo o sistema que tu conhecia, teu dinheiro não serve para nada. O que que começa a acontecer com as pessoas? Começam a se matar para tirar o que pode um do outro. É, é algo que que vai acontecer. Tem um filme chamado A Estrada, Júnior, que é um é um
filme que me abalou muito, eh, particularmente, inclusive, acho que ele é até gratuito no YouTube com Vigon Mor Moren, que é o cara do do Senhor dos Anéis, que é o o Aragorn do Senhor dos Anéis. E no filme A Estrada ele retrata justamente isso, um apocalipse acontecendo, as árvores morrendo, algo muito semelhante a um cenário aonde árvores pegaram ou aquelas árvores não estavam fazendo fotossíntese por conta da luminosidade, ou elas não estavam fazendo fotossíntese por conta de uma praga, um vírus, alguma coisa. Então tu começa a a perder todo aquele Ecossistema e as pessoas
começam a se matar, cara. 9 bilhões as pessoas vão se matar. Você não tem nem que ver. Você não tem saúde, você não tem comida, você não tem água potável, você tem que dividir as coisas, vai um matar o outro. Isso aí no Agora todas as pessoas iriam morrer. Não sei. Todos os humanos, eu acredito que não. A não ser que, pô, tu fica 10 anos no escuro. Aí 10 anos no escuro, tu tu não tem não tem mais comida, mas 2 anos é possível que a Gente sobreviva algumas pessoas. Inclusive, isso é uma coisa
legal de falar sobre a perspectiva do que que é evolução. Porque quando você imagina um ser humano do futuro, tu pensa logo naqueles filmes de Hollywood anos do tipo, ó, cara cabeçudo, não tem dente, é um bico, né? Imagina o cara assim. Mas a evolução não funciona dessa maneira. A evolução ela é um rio que corre pelo caminho de menor resistência. Então, eh, como é que o ser humano hoje poderia se matar guerra, cara? Qual onde você tem os seres humanos hoje mais preparados paraa guerra? Eu acho que do poder bélico e do poder de
quantidade de pessoas, chineses estão um pouco mais na frente. Então, vamos supor que todo mundo morreu por uma guerra. Sobrou apenas um grupo de chineses, cara. Pequeno grupo, todo mundo morreu. Cat Nuclear. Esse é o outro apocalipse. Esse esse é o bem provável, tá? Todo mundo morreu, só ficou um grupinho de chineses. Ser humano do futuro é é a cara do chinês. A cara do chinês. É a cara do chinês. Então esse papo de ah, porque a evolução ela funciona da seguinte maneira, é o estudo do alelo, como se comporta ao longo de gerações, ou
seja, são os alelos genéticos, tanto tipo, ah, vamos perder o denticismo, não Vamos perder o denticismo. você vai estudando as gerações, vai ver se essas gerações futuras, esses aléulos, eles vão permanecer ou não dentro da genética de populações, mas catástrofes elas podem existir e alterar o caminho do rio. Então, do tipo, a gente tá preocupado se o cara vai ser careca ou não, que o cabelo acho que ele nem mais problema hoje, se vai ter denticou, se não vai, mas de repente quem sobrevive é um pequeno grupo de chinês, vai ter todo Mundo cara de
chinês. É assim que funciona a evolução. Agora, na dos apocalipses mais prováveis, o você falou do do apocalipse por causa da guerra nuclear ou o pessoal chama isso de inverno nuclear, né? que é mistura duas coisas, mistura catástrofe nuclear, guerra, explosão de bombas no planeta e a quantidade de de dessas bombas geradas pelo conflito vai escurecer o céu. E aí aí o inverno nuclear é isso, é ficar frio, anos e anos no frio, sem luz do Sol, e aquela camada grossa de de, enfim, depois de dejetos, né, nucleares, depois da detonação, fica mesmo a ao
redor do do planeta. E isso impede tudo que você falou, impede a vida, o sol de de tocar nas plantas e e mata a a floresta, mata os animais, mata quem quem come os animais e assim por diante. Cara, essa essa esse apocalipse é muito próximo de acontecer, cara. Inclusive, Júnior, quando a gente começa a a estudar essa ideia de vida em outros Planetas, por que que a gente não detecta, né? Hoje seria legal do Sergião Táqui, né? seria um bom papo. Por que que você não detecta a vida de outros planetas, etc? Se a
vida de repente pode ser abundante ou não, se o mundo RNA seria o real e então você poderia ter uma vida obrigatória em tudo quanto é lugar. Mas nós não somos capazes de detectar a vida. Talvez porque seja distante demais, ou talvez porque exista um grande filtro. E o grande filtro tá, A vida surge, a vida evolui, ela evolui obrigatoriamente para um grupo de pluricelulares, ela evolui para organismos inteligentes e os organismos inteligentes por si só se autodestróem. Seria um grande filtro e por isso que a gente não enxerga. Entendi. A vida em outros locais.
Isso não tá longe da gente, cara. É isso. É uma coisa impressionante de de como nós, como seres humanos, não conseguimos nos entender ao Ponto de não nos destruirmos, cara. A gente tá o tempo inteiro tentando tomar aquilo que é o do outro, tá o tempo inteiro tentando fazer guerra um com o outro e isso pode virar uma catástica. Hoje, Júnior, hoje, hoje se houver uma guerra nuclear, os países como Rússia, Estados Unidos, China, Índia, eh, França, esses países eles têm capacidade suficiente de destruir o planeta aí 20 vezes, cara. Se eles quiserem Fazer, eles
conseguem fazer, não isso que a gente sabe, né? Porque a a Rússia tem as IVAS nucleares lá que desde a época da União Soviética que estão lá e são 9.000. né? Que mais do que os Estados Unidos que seis, né? É, exatamente. É cinco e pouco. Se é, mas quem tem cinco e tem nove é a mesma coisa. Tu destrói tudo, cara. Aí é que tá. Mas isso é o que a gente sabe que eles têm e o que e as armas que eles produziram e que eles não têm, tipo, Divulgado, que a gente não
sabe exatamente o que que é. Pô, tu vê esse orishnick que o que o russ mandaram, ninguém sabia daquela merda. Primeiro que eles eles falaram que tinham o o aqueles mísseis, né, que são mísseis hipersônicos, ninguém acreditou. até eles lançarem. É. Aí de repente do nada o cara lança o tal do Orchnik, que é um um míssil que tem o mesmo poder de devastação de uma arma nuclear. O troço sem arma nuclear. Imagina se bota ali Dentro. Se bota a arma nuclear ali dentro. O troço é terrível. Sim. A gente hoje, hoje nós temos a
capacidade de destruir o planeta, destruir entre aspas, porque o planeta não vai ser destruído, só a humanidade, mas os seres humanos não. Os seres humanos vai ter barata, vai ter bactéria, eh outros organismos vão sobreviver. A vida não vai acabar. Uhum. Mas o planeta não vai acabar, mas os seres humanos vão acabar. Não, e é Engraçado que a a capacidade destrutiva é tão alta, mas tão alta, que assim, um país eh ele não ele ele tem a capacidade hoje, tipo, de um país só de varrer o oponente mais o vizinho mais o outro vizinho do
do mapa rapidinho, né? E aí como que vai ter o revid, entendeu? Vai vai entrar outro cara na na jogada e vai varrer o vizinho e o país e mais não sei quantos. Então assim, eh, é rapidinho mesmo pro pro negócio desandar e quem sobreviver vai sobreviver nesse cenário De inverno nuclear. Inverno nuclear não, não vai sobreviver. O inverno nuclear assusta muita gente. Tanto que tem a agora a onda dos bunkers, né? A galera nos Estados Unidos pira com esse negócio dos bunkers. Eu eu acho maneiro essa parada. É morar na é morar na subsolo.
É, é morar na região mais afastada possível, no subsolo, com tudo lá embaixo para você poder comer, mesmo que seja só grãos, mas por dois anos, entendeu? água estocada a rodo para você E assim vai. Cara, no Brasil tá tendo também, de vez em quando é um youtuber, um tiktoker que que faz essa essa parada. Eu acho barato. Eu adoro essa eu adoro a história de de apocalipse. Eu gosto de ver série de apocalipse, filme de apocalipse, tudo quanto é coisa de apocalipse me amarra. Mas eu não acho que dois anos sufici seria o suficiente
pro cara pro cara sobrever uma inverno nuclear, não. Ele pode demorar muito Mais tempo para acabar, até porque a radiação ela vai perdurar. eh por muito mais tempo, mas só o fato do pessoal ficar se preocupando com isso do tipo, pô, vamos fazer aqui um uma estoque de alimento, um estoque de água, eu acho isso o máximo, cara. Então, tem a galera dos bunkers que que quer ficar, né, nesses locais específicos, que são locais que eles eles eles colocam lá, que é realmente debaixo da terra, num lugar para ninguém acessar. E tem um Outro detalhe
também, tem a galera que que é uma opção mais barata, que quer montar a casa dela lá na montanha. tipo num lugar muito de difícil acesso, que não é nem por causa de um de um conflito nuclear que ele tá esperando. Ele tá esperando algum conflito de ordem de humanos atacando humanos. Isso é de de uma questão caótica, entendeu? Não necessariamente um um conflito nuclear. Então, se a gente for analisar o que aconteceu na Europa, vai ser pagão, que As pessoas começaram a a a demandar por energia, por água, por comida e tudo mais, a
forma, por exemplo, de você não roubar o seu vizinho, de você não matar o seu vizinho por comida, é se você tiver eh comida sobrando, entendeu? E as pessoas partilharem, mas demora vai acabar. A contrapartida disso é você tá longe aonde as pessoas não consigam chegar em você, porque vai dar sim que vai dar merda. Então, as pessoas tão procurando lugares afastados da cidade, Eh, em montanhas, né, em lugares de difícil acesso para que as pessoas tenham lá, sabe, tipo assim, aquela casa comida, com água, com mantimentos para passar um tempo, não é nem para
passar tipo dois anos, não, uns meses só, mas tem lá, entendeu? Só só pro cara sobreviver a a catástro que vai, vai diminuir seres humanos para caraca, né? Sim, porque na cidade não sobrevive ninguém. A verdade é essa. Se na cidade, na cidade um cara, mesmo que você tenha Dinheiro ou, enfim, você tenha posses e tudo mais, você sozinho ou enfim, se você tiver pessoas ali querendo fazer segurança para você, você não sobrevive a cidade inteira querendo invadir e tomar o que você tem. Então o seu, o o seu vizinho vira seu inimigo, o o
cara que tem um supermercado vai deixar de ter, o cara que tem uma vendinha vai deixar de ter e depois as propriedades eh domésticas, né, as casas serão tomadas, os apartamentos também. Então, A melhor forma de se proteger disso é você ter o quê? Casas em lugares de difícil acesso. Sim, mas essa é a parada do da essência do Walking Dead e do The Lash of humanos atacando. Aqueles que sobraram não param de se atacar. E aí se você tá num local mais afastado, seria a única chance de você sobreviver, porque você teria estocado para
um local afastado. Teria menor chance de de alguém chegar lá e te matar e roubar. Porque as pessoas vão matar para para Roubar mantimento. Você não tem nem que ver. As pessoas se pisoteiam, as pessoas se matam. Cara, isso é isso é fato. Aconteceria mesmo. Tá no local afastado seria melhor. Não tem menor. Pô, tem uma tem umas cenas aqui que a gente vê no Brasil que é um negócio terrível, né? Tipo, tomba um caminhão, você não viu no Sul, cara. E o cara tá tá preso no meio das ferragens lá, o o motorista. Ninguém
salva o motorista, todo mundo vai saquear o camião, velho. Tem tem Laranja, tem cerveja que tem carne. É que tem cerveja, realmente, aí fica um pouco difícil. É difícil a galera vai brasileiras. Eita [ __ ] R. Mas tu não viu que no sul, cara, o que aconteceu? As pessoas eh sofrendo, pessoas que foram levadas pra água, pessoas morreram e tinha gente indo lá saquear, velho. O que sobrou, né? O que sobrou. Terrível. Saquear, estuprar, tip. E isso, cara, aconteceu aqui no Brasil há pouco tempo. Isso é um cenário real. Esse é um Cenário de
apocalipse real. Não tem nem que ver. Vai, se você pensar em qualquer qualquer um desses apocalipses, ele acontece. O um outro cenário de apocalipse interessante também que a gente pode ter são a mudanças climáticas que poderiam acontecer e você ter um avanço do mar significativo ao ponto de causar a mesma situação. Você ter uma uma grande perda de pessoas por conta de conflitos de de áreas que você não tem como ocupar. Se Você tem um avanço do mar, tu imagina, por exemplo, eu eu morava em Macaé, hoje eu moro em Ral do Cabo. Se você
tem um avanço do mar aí de de 2 3 m, eu perco perder minha casa. Você perde, você tem perda do litoral de uma grande parte do litoral, se você tem um avanço muito alto do mar. E aí essa galera que tá no litoral, grandes cid, muitas cidades brasileiras, a América do Sul tá [ __ ] velho. América do Sul é baixa, a África é mais alta. Inclusive o O a África ela não foi tão devastada. justamente porque os navios europeus eles não conseguiam encostar direito na África, eles tinham que entrar no Nilo, etc. Agora
aqui na América do Sul, meu irmão, qualquer bote que tu vem, tu encosta em qualquer praia, tu tu entra América do Seja, a América do Sul, ele é bem baixo. Então você vai ter uma você teria um avanço e a tomada de de área que é que você eliminaria a grande parte do Lutão. Esse apocalipse na na minha ideia, como é que aconteceria um apocalipse desse? Ó, alguma coisa tá acontecendo. O aquecimento global ou não, ele ele acontece naturalmente, certo? Ele acontece de forma natural. Porém, nos últimos anos, você tem tido uma um aumento dessa
temperatura de uma forma que não tem parecido ser natural e que correlatamente tem parecido ser ação industrial humana. Seu primeiro ponto, OK? Beleza? Então você teria o aumento da temperatura, mas o aumento da temperatura para que você tenha uma grande extinção em massa, ele teria que ser um aumento da temperatura, algo do tipo 8º, 10º, que foi o que aconteceu na extensão do pemiano, onde você teve um vulcanismo intenso no planeta que jogou uma quantidade de exacerbada de lava e de fumaça no planeta. E você teve um aquecimento muito alto e teve extinção de 99%
do dos animais ali Na naquele período do da extensão do PMA. para que acontecesse algo assim num aquecimento global, ao ponto da gente entrar numa em algo apocalíptico, a gente teria que imaginar situações como do tipo um aumento interessante da temperatura ao longo do século, ao ponto de chegar assim em 4º de diferença. 4º, 5º seria uma coisa muito, muito, muito absurda. E aí o que que tem? A gente, nós temos Uma, o metano ele é muito pior do que o CO2 para manter tudo aquecido. Nós temos o degelo do permafrost e nós temos o
metano em em clatos de metano congelado no fundo do oceano. Se você tem uma temperatura aumentada em 5º oceano e esse clatrato de metano ele começa a evaporar e ser jogado na atmosfera, você aumenta drasticamente essa temperatura em mais 5º e aí você vai ter essa catástrofe. Mas aí, cara, para que isso aconteça, demoraria muito, muito tempo, Júnior, porque você não teria como aquecer o oceano dessa maneira, apesar dele já tá aquecendo, mas não aqueceria a esse ponto, ao ponto de você fazer com que esse clatrato de metano fosse pra superfície. Algumas pessoas falam o
seguinte, que é o seguinte, a humanidade vai lá, aquece, daqui a pouco, regride, aquece, regride, aquece, regride, na questão da temperatura, né? E e com o Passar dos anos ficou mais evidente que o que acontece é uma oscilação dentro de um certo padrão. Esse padrão tem um tem uma máxima e uma mínima, entendeu? Mas dificilmente você super aquece e dificilmente você resfria tanto assim a temperatura. Até o momento. Até o momento. Vamos ver se isso não tá relacionado, porque ao que tudo indica, a ação humana tem corroborado para um Não sei, cara. Eu acho muita
pretensão do homem conseguir modificar uma coisa Tão grande, tão complexa. Ah, não sei. Mas vamos voltar ao apocalipse, então. Aí você, mas você acha, mas você acha que o nível da água, por exemplo, tá, vamos chegar o nível da água. Mas, mas para isso, vamos fazer os novos suponhentamentos aqui. Hã, você continua aumentando a temperatura e aí você tem, por exemplo, eu teria que liberar o clat de metano de dentro do oceano. Isso não vai acontecer tão rápido, tá? Mas você tem clatato de Metano no Permafrost, que é a região de desgelo que é permanentemente
congelada, que tá descongelando, que é lá na Sibéria, por exemplo, e lá tem clato. E você poderia jogar essa temperatura para poderia jogar esse material pra atmosfera, aumentando a temperatura em mais 5º muito rapidamente. E isso poderia dar um cenário apocalíptico. Quer ver um outro cenário apocalíptico? Vamos supor que você tenha aí um aumento de temperatura Mais significativo ao longo do século e você tem uma redução da floresta amazônica, uma redução dela e ela tá ela ela a Amazônia ela tá caminhando devido a devastação ao ponto de no returning, porque onde você desmata na Amazônia
vira sertão, não vira não vira a Amazônia de novo, vira sertão. Ela demora muito para se recompor. É uma é um solo que relativamente pobre. demorou milhões de anos para ficar daquela Maneira. Vamos supor que ela reduza a uma quantidade bem bem significativa, ao ponto que ela não consiga mais voltar ao que era. Se uma grande catástrofe acontece. E uma grande grande catástrofe acontece, a gente tá imaginando o quê? Um meteoro que cai uma grande queimada num grande período de seca, se existe uma redução da Amazônia. E a gente tem visto que árvores também tem
aumentado de tamanho lá, ela reduzido aqui na borda e Aumentado o tamanho. Tu imagina se em um determinado momento ela reduziu tanto de tamanho, certo? Ao ponto que você teve uma grande queimada de botar fogo na floresta inteira. Olha a quantidade de CO2 que você vai jogar pr pra atmosfera de uma vez só. E aí você vai imaginar um um uma catástrofe de aquecimento. Se você aumenta essa temperatura de uma vez só, você não só torna o planeta praticamente inabitável pras espécies, como você tem aumento do Do ambiente marinho e aí você vai pra catástrofe
dos dos locais que seriam inundados. Isso é uma é uma possibilidade. Ela é o que a gente tá fazendo aqui é uma brincadeira de todas as possibilidades de catástrofe. E olha, essa aí é uma é uma das que tá, mas então teria que subir 5º para depois subir mais cinco. Você acha que se aumentar a temperatura média em 10º chega nesse nível? Eu acho que se se aumentar a temperatura em 10º é extensão Em massa. É extensão em massa. Extensão em massa. E aí é estilo 2012, é o mar vindo, engolindo cidades Nova York, tudo
tudo derrubado. Eu acho que seria mais o estilo de desertificação, eh, perda de as pessoas migrando, doenças tropicais, se alastrando em países como a Europa, etc. As pessoas, a Europa tá [ __ ] velho. Inundada, vai inundar a grande parte da Europa. Vai todo mundo paraa África, então, que é um Um ponto mais alto. África. Ah, você tem locais na Rússia, você tem você tem locais que sobreviveriam, você tem países que não estão muito preocupado com isso, não. Se aumentar 10º na Rússia, você não vai, não. Aí se aumentou 10º já era. Isso aí a
gente tá falando em aumento de de 3º, 4º. Se aumentou 10º, cara, eu acho que fica, até porque as plantas, muitas plantas vão morrer imediatamente. Plantas não aguentam uma temperatura muito Exacerbada, não. Você vai vai ter uma perda de biodiversidade inacreditável. Eu acredito que 10º o ser humano deixa desistir. É mesmo? 10º você não tem mais humano no planeta. Vai ter uma mortandade em massa de plantas. Não, já pensou se os caras que moram lá na Itália, onde só tem água de um lado e do outro, entendeu? Tá. Irmão, é pensamento, Noruega, esse esses país
eles vão afundar, cara. Não tem nem que ver isso aí. Eles vão afundar muito Muito rapidamente, não tem menor dúvida. Isso a gente considerando um aumento de temperatura de 4º, 5º, considerando que isso seja realmente porque assim, Júnior, eh, eu sei que o teu público ele é um público que fala mais com a ideia de que não, não tem aquecimento global, não é uma realidade e tal, mas as mudanças climáticas, cara, elas estão aparecendo. E por isso que você fala da a gente tá vivendo a sexta extinção em massa, né? Não, a gente tá vivendo
essa Extensão em massa, não é só pela pela pelas mudanças climáticas, é pelo consumo de todos os de todos os recursos da da Terra também. Sexta extensão em massa, ela vem de tudo quanto é maneira de desmatamento, de de a uma uma agricultura exacerbada, de criação de animais domé, de consumo de carne, de poluição, de eh perda de hábito dos animais, que é o principal, a perda do do hábito é principal coisa, expansão agrária. Eh, a gente ao que a gente tá Caminhando para extinção, produção de de plástico, a moda caceta, você já tem rocha
formada. de plástico, né? Rocha formada de plástico significa que esse plástico se acumulou em determinado local, sofreu pressão e e formou rocha. Você vai em qualquer praia do Rio de Janeiro, cara, é mais plástico do que do a coisa horrível. Então assim, não vai demorar muito, a gente vai ter mais plástico na praia do que peixes. Isso é uma realidade. Você tá tendo uma uma diminuição de biodivers claro. Quem faz trilha, quem gosta de de ir pra mata, etc. Sabe que existe um problema chamado frutos podres. Você vai numa mata aqui em São Paulo qualquer,
tu começa a ver plantas com muitos frutos nas árvores e frutos no chão. Planta que tu não conhece. Cara, frutos costumam alimentar espécies inteiras de animais. Cadê esses animais que não Estão comendo esses frutos? Entendi. Eles não estão mais ali. Isso, isso a gente chama de problema de defaunação. O que que é defaunação? Eu lembro de quando era moleque entrar em algumas matas e escutar o canto dos pássaros de uma maneira muito alta, certo? E muitos animais passando, hoje tu entra nas matas, você tá escutando nada. As matas estão com falta de barulho de animais.
Quando você não tem um animal que consome aquele fruto, aquela aquela Semente se perde porque ela precisa de que o animal coma aquele fruto. Sei lá, o passarinho comeu o fruto, voou para longe, vai lá longe na casa do chapéu, faz a caquinha, a sementinha já sai com adubo e aquela floresta se renova. O que você tá vendo em São Paulo, no Rio de Janeiro, nas grandes capitais, aonde você ainda tem alguma floresta? São florestas que estão morrendo. Ela não tá morrendo no meu tempo, não no nosso, mas tá morrendo entre 500 anos, 1000 anos,
Porque ela tá perdendo a biodiversidade, ela tá diminuindo a biodiversidade, justamente porque aqueles animais não estão lá para consumir aqueles frutos que estão lá. Esses animais estão aonde? Mortos nas rodovias, que é outro problema da extinção. São milhões de animais mortos em rodovias todos os anos. Então assim, não tô falando só da de de emissão de gás carbônico, não tô falando só de global. O pessoal tá falando aqui do o Cenário de MadMax, né? MadMax é esse cenário de desertificação que você falou, é um cenário pós-apocalíptico. Sim. Eu acho que o cenário de MadMax ele
estaria bem atrelado a um cenário de supera aquecimento. Uhum. Porque eu não lembro como é que era do do MedMax, se foi uma catástrofe nuclear, acho que teve, né, uma guerra nuclear com MadMax. Teve, mas o cenário do MadMex é um cenário mais para aquecimento do planeta. O cenário para a catástrofe Nuclear é mais um cenário do do o filme A Estrada, que é onde tudo vai perdendo, as plantas vão parando de existir, a vida vai acabando, é muito pior do Mas o o nuclear é [ __ ] que é instantâneo, cara. É. E esse
daí vai ser o homem contra o homem? Não vai ser o homem contra a natureza, não, cara. Eu não duvido o que aconteça, velho. Não, eu não duvido desses apocalipses que a gente falou aqui. Nenhum deles é impossível. Eles são Improváveis. Eu acho improvável, mas impossível não é. E um cenário de guerra nuclear, ele é muito, muito provável. Essa essa guerra da Ucrânia tá mostrando isso, cara. Não duvido nada, cara. Basta um, basta uma arma nuclear para um jogar. Se um jogou, já era. A Rússia tem uma uma parada que eles chamam, tava vendo um
documentário chamado dedo da morte. E eu falar do dedo da morte. Dedo da morte. Não, mão da morte. Mão da morte. Mão da morte. É, eu não sei se é Dedo ou mão. Tá bom. Alguém vai enfiar, alguém vai enfiar alguma coisa aí. Mas é um cenário aonde eles possuem hipoteticamente, né, um bunker e lá dentro você tem a ação de dois generais que só em comum acordo começam a agir, uma coisa assim que se a Rússia for atacada, automaticamente ela já tem as ogivas apontadas para os países chaves e que elas automaticamente já são
disparados para É, então eu eu só dou opinião de Que, cara, Cara, mexer com a Rússia quando se tem arma nuclear em jogo é é terrível, cara. Então, esse esse esse esforço aí de de Trump e de outros países de eh de cessar o de cessar o conflito e etc, eu acho eu acho extremamente importante porque ninguém vai ninguém vai perdurar muito tempo numa guerra só no zer a zer, entendeu? para para alguém dar uma cartada final e um dos lados Soltar logo uma bomba nuclear. Cara, não vejo isso também muito distante. Então, se corre
esse risco, é melhor evitar todo custo, cara. E você, eu vou dar munição pro teu público. Hum. Vou dar uma munição pro seu público, que é é um público que questiona um pouco sobre aquecimento global, etc., mas eu vou dar uma munição para eles jogarem na cara da galera. Eh, ninguém fala da poluição que é causada e da emissão de Gases tóxicos e gases do efeito estufa numa guerra. Galera tá falando muito de de Amazônia, que é claro que é preocupante, mas você não vê ninguém. Setor de direita, de esquerda, ninguém. É, tá falando sobre
a quantidade de poluentes tóxicos e materiais que aquecem o planeta nas guerras, inclusive o que tá acontecendo agora na na guerra russa e ucrana. E é devastador, João. É devastador. A o meio ambiente dali, o Meio ambiente fica completamente destruído por onde você tá tendo, você tá destruindo tudo, velho. É animal, planta, é emissão de gases tóxicos pro planeta. E os países que ficam aqui cobrando do Brasil e etc, ó, ó o gado, a floresta e tal, que inclusive consomem a nossa madeira, porque são eles os grandes consumidores do nosso desmatamento, do nosso ouro, né?
E isso é uma coisa engraçada, porque o Ibama fala: "Ó, você tá aí com animal Silvestre, brincando com animal silvestre, isso faz com que pessoas vão lá e pegam o animal silvestre, etc. Mas ninguém fala sobre o móvel bonito que faz na propaganda, sobre as joias e o ouro que faz na propaganda, que cobiça as pessoas a ir lá devastar, desmatar, etc." Ninguém fala disso, isso é impressionante. E ninguém fala das guerras, cara. Que acredite, cara, é muito pior até em determinados momentos do que a produção industrial do país. É Uma quantidade absurda de poluição
e de material radioativo, material tóxico que você joga pro planeta e tá todo mundo aí, grandes países aí, vendendo arma, matando gente, continua isso, merda. E não tem ninguém falando disso para as mudanças climáticas. Mas vamos falar se o Brasil, por exemplo, criar uma indústria forte, algo parecido, isso é [ __ ] Vai falar se o gado, tá causando problemas, mas e a guerra? E esse país lucrando absurdo, Horrores com a guerra? E se a guerra estoura o ponto de ser nuclear? Deu uma munição boa para vocês aí. Pensem nisso, cara. O cená o cenário
nuclear, como como você falou, existe uma uma grande probabilidade. Isso daí não é alarmismo. Eu acho que sim. a gente tinha que tomar cuidado com os conflitos que estão por aí. Tem conflito em que a gente nem sabe, né, que tá rolando, mas tem eh conflitos inclusive dentro do do próprio continente e tal. Eh, passando por isso, a gente tem um um outro cenário também que dizem que é muito provável, que é o cenário do apocalipse da humanidade contra a inteligência artificial. Uh, isso é gostoso de falar para caraca. Vamos, vamos para esse aí. Esse
aí, esse é maneiro. Esse é maneiro. Dizem que é muito e e já tá tendo. Você acredita que assim, eu lembro de uma vez que o Balman falou que aqueles protestos que estavam tendo em 2012, 2013, tava tendo também Na Europa, né, na Inglaterra e tal, tinha gente que que entrava nas lojas, catava o iPhone e quebrava o iPhone. Ele não tava necessariamente roubando para para ele, ele tava quebrando o iPhone, tava quebrando a televisão, quebrando o computador. Então era, ele falou que aquilo ia ser uma uma é uma espécie de primeira primeira revolta, primeira
revolta que iria escalonar porque as pessoas não estavam querendo possuir, as pessoas Estavam querendo destruir porque aquilo tava de alguma forma mostrando para elas que a máquina tinha mais poder, tinha mais eh tinha mais relevância, tinha tinha mais recursos, entendeu, que o homem. E aí, olhando agora pra inteligência artificial, passados aí mais de 10 anos, a gente vê que a revolta que existe hoje e que as pessoas estão batendo é acima de tudo na ideia do do emprego, do trabalho. Acabar trabalho, acabar Emprego formal, acabar e necessidade de mão de obra para uma massa gigantesca
de pessoas. Isso vai causar uma revolta muito grande. A sociedade tá vendo, tá vendo, acha acha bonito. Ah, geração Z, né? Ai, pessoal, eh, agora entra lá, é tudo tótem, é tudo bonitinho lá você escolher no nos no Starbucks, você escolher no McDonald's, né? Você não precisa mais de de gente trabalhando. Geração Z não quer trabalhar mesmo, deixa ela lá. É isso daí. Mas quando Você vai introduzindo isso daí em outros setores da sociedade, você vê pessoas realmente não não a pessoa não sabe, tipo assim, tá na faculdade hoje, você não sabe se você tem
emprego, porque você não sabe se você vai ter profissão daqui 5 anos. Então isso vai causar uma revolta tão grande nas pessoas, as pessoas elas elas eh vão estar num nível tão alto de instabilidade, porque uma coisa você tipo assim, não vale a pena eu fazer Isso porque lá na frente eu vou conseguir exercer, vou conseguir trabalhar, vou vou ter oportunidade. Talvez não nessa empresa, mas em outra, em outra área, as coisas mudam e etc. Mas você não ter certeza de nada vai causar uma um um sentimento de revolta muito forte nas pessoas. E quando
isso escalonar, eu acho que essa vai ser vai ser o botão de start ali, né? A primeira fase do primeira fase do apocalipse com com a Skynet. É, cara, eu você tocou num Ponto muito interessante, Júnior. Você tocou num ponto muito interessante, porque eh hoje eu, por exemplo, como eu trabalhei muito tempo, muitos anos como técnico, e aí às vezes tinha processos que eu tinha que que responder e às vezes os processos custavam de 1000 a milhões, então você não pode errar na hora de fazer uma uma análise. Eu sou analista ambiental, né? Eu trabalho,
sou biólogo analista ambiental. Então, dependendo do Processo cair na sua mão, você tem que esso aqui pode ser feito, isso aqui não pode fazer. Então, eu tinha uma uma preocupação muito grande de liberar um empreendimento ou de negar um empreendimento se eu errasse alguma palavra. Aí era assim do tipo, onde digo digo, digo, digo, não digo Diogo. Ponto. Onde digo Diogo, digo Diogo, não digo, digo, ponto. É uma maneira de eu escrever e ficar assim. Um era um ponto atrás do outro. todo o meu floreio na Escrita, ele morreu porque eu tinha um medo danado
de ser mal interpretado numa escrita de um processo que eu que eu deixei passar ou não e depois o ministro intero público me botar na cadeia porque se você tá mexendo com valores de milhões de um empreendimento que você tem que liberar ou não dentro de uma construção, algo parecido com eh claro fazendo de uma análise ambiental. Hoje eu tenho uma dificuldade muito grande de escrever sem ser assim muito Lá ponto que que eu faço? Eu uso a inteligência artificial. Antes eu queria escrever uma coisa mais floreada para você escrever um livro, algo parecido. Tu
contratava um professor de português que demorou 5 anos para se formar. Hoje tu bota a inteligência artificial para fazer, ela escreve melhor, sem erro. Ela refaz aquilo que a tua ideia e aquele emprego foi Retirado no banco. Você vai no banco, os bancos tão tão começando a ficar vazios, graças a Deus. Pois é, isso é bom. Mas você tirou o emprego das pessoas? Sim. Você lembra quando tinha greve dos bancários? Toda hora? Toda hora tinha greve no sindicato dos bancários. Aí o banco digital aplicativo acabou com isso, que aí você eh precisava ir no banco,
se precisava pagar conta, se precisava fazer saque, precisava transferir coisas, eh, enfim, Fazer fazer qualquer coisa no banco, era uma fila gigantesca. Eh, além da fila e a demora, você tinha também que você dependia do do da resposta vir de um cara, então você tinha que ir num dia e ir no outro enfrentar a mesma fila, mesma demora e tal. O banco digital acabou com isso, cara. E aí não tem mais, você viu? Não tem mais greve dos dos servidores do do Banco do Brasil? Tem mais greve do Bradesco, do Santander, do Itaú? Não tem.
Sim, porque Você tem o o sistema que funciona. Ou seja, são pessoas que não tão mais no mercado de trabalho. Você para acender a lâmpada no Rio de Janeiro, quando começou é um cara com poste, o cara tinha o poste, vinha dois caras, um botava escada, outro subia, outro acendia a vela. Hoje você tem energia elétrica. É claro que setores vão empregar, é claro que as coisas mudam também. A, ao invés de dois empregados que Acendiu a luz no poste, hoje você tem uma grande quantidade de pessoas que trabalham nas redes. Fato, mas que a
inteligência artificial tem diminuído trabalhos. Tem, mas os trabalhos eles podem ser recompensados de alguma outra forma, alguma outra coisa. Porém, cara, o que a gente tem visto aí da inteligência artificial é que só falta ela ela aprender ciência, porque até a arte ela tá conseguindo fazer. Quer dizer, ela não faz, né? Ela pega um Apanhado do que você tem e mostra, mas muitas das vezes supre o teu tua demanda. Por exemplo, eu não pago mais um professor de português para corrigir um livro se eu for fazer. Eu pago a inteligência artificial para rever para mim,
ela vai rever em minutos. Então é menos o emprego, ou seja, os empregos precisam ser adequados. E aí vai depender de cada governo, óbvio. Inclusive, eu sou muito a favor aqui, só para ficar claro, de um um salário Universal para todos. Eu sou a favor de a favor da renda básica universal. Sou a favor, muito a favor. Sério mesmo, cara? Não dá. A gente é assim, eu não vou conseguir ter trabalhador no mundo que vai trabalhar com enchada, disputando com robôs inteligência artificial. Eu tô vendo trores vindo plantar sozinho e colher sozinho, velho. Bicho, a
parece uma impressora lá no agro. É [ __ ] né, velho? Eu vi um eu vi um aparelho tecnologia lá gigantesca. Eu vi um aparelho que parece uma impressora. É igual uma impressora. e vai colocando a muda numa área gigantesca assim, ou seja, quantas pessoas você tinha que plantar na mão ali e quantos aquela máquina tá fazendo. E aí vinha uma outra, tipo uma uma impressora com uma máquina laser que vinha queimando tudo quanto é ervainha, ela dava um laser. [ __ ] se a gente continuar investindo em pessoas trabalhando com Enchada, a gente não
vai ter pessoas para trabalhar e vencer a inteligência artificial e robôs como esses maquinários. A gente precisa de que as pessoas tenham tempo de estudar e tenham tempo para fazer outras coisas, como artes, ciência, que as que as máquinas ainda não dominam, porque a partir do momento que as máquinas dominarem vai ser um problema pra gente. Mas a renda básica universal ela não necessariamente ela reside no conceito De ah, vou dar essas pessoas um caminho melhor para que elas se tornem mais eficientes em outra área. É meio que tipo assim, ó, você vou te pagar,
tu se vir você pode. É, existe uma massa ali que não tem mais utilidade a partir do conceito de de eficiência e automação com a inteligência artificial. Eh, aquilo ali foi substituído e aí é uma massa de pessoas que a gente não sabe o que fazer com elas. Como a gente eh o que que a gente faz com essas pessoas, Né? Então, dá uma grana para elas aí e é o que elas precisam para sobreviver. Esse experimento ele pode levar a duas situações, ou uma das pessoas realmente se acomodarem, isso é uma uma realidade, ou
de você encontrar pessoas que não se acomodaram, que só que precisava de uma oportunidade para poder estudar mais e fazer uma coisa melhor. Eu na faculdade conheci muita gente, aliás, eu tive muitos alunos, Júnior, muitos alunos que são e e eu passo por Eles hoje. Eu tive muitos alunos que eram gênios mesmo, que eu reconhecia como gênio e que hoje trabalham como caixa de supermercado, trabalham no McDonald's, que não conseguiram o mínimo que foi terminar uma faculdade para fazer alguma outra coisa na vida, tiveram que ajudar suas famílias de alguma maneira. Talvez esses, se tivessem
tido uma renda básica universal, talvez esses tivessem a oportunidade de trazer coisas novas, uma Nova uma nova arte, uma nova ciência, uma nova talvez, aliás, eu eu tenho eu tive na minha vida alguns alunos que realmente eu apostaria neles se eu tivesse, se eu fosse rico, eu teria dado grana para eles para eles progredir na vida, porque eu tenho certeza que eles chegariam em algum lugar e tive uma galera que não queria [ __ ] nenhuma mesmo. Eles não chegaram assim em algo mais próximo do que eles queriam, porque você acredita que faltou oportunidade? Faltou
oportunidade, sem dúvida. Eu acho que existem muit A vida foi foi trazendo desafios, eles foram abraçando e quando eles viram, eles já estavam todos amarrados. Tem que botar comida na mesa, cara. É, você tem que botar comida na mesa. Você não não não vá mais pra frente. Você eh você tem que você tá amarrado. Eu eu mesmo poderia ter continuado minha vida, minha vida acadêmica. Tranquilo. Não fiz isso porque, [ __ ] meu irmão, filho e já Tava no emprego público. Pô, meu irmão, agora eu vou cuidar da minha família. Eu não vou continuar na
minha vida acadêmica fazendo pesquisa. Poderia ter continuado na pesquisa também. Vocês não teriam o biólogo Henrique na internet, né? Não estaria no canal no YouTube. Mas, [ __ ] poderia ter continuado e ter feito uma outra coisa. Não sei. Poderia sim. Mas o Klaus Schub, que é o o fundador do Forum Econômico Mundial, Quando ele escreveu o livro sobre o famoso livro do Você não terá nada e e será feliz, eh, agora tu poderia ter uma porrada de vagabundo [ __ ] usando essa a grana para jogar no tigrinho e usando craque. Isso também é
uma realidade. O experimento, esse experimento tinha que ser feito pra gente ver o que que vai dar, velho. Você vai tentar a sorte. Teria que esse cara mesmo que você não tenha os dois Extremos. Você ainda tem pessoas que poderão viver melhor a vida. Porque, cara, na boa, é que assim, quando o Klausabe, você vê que quem quem que tá por trás dessa ideia, você fica com o pé atrás, mano, não vai dar certo isso. Esse negócio não é bom. Não podia experimentar um grupo, um país só pra gente ver como é que fica, sei
lá, poder ter uns experimentos, mano. Tem um monte de países lá na África lá que os caras estão passando fome, dá renda universal Para eles, pô. Aí você pensa assim, pô, realmente lá os caras não não sabem o que vai comer à noite, entendeu? E e eles já acordam com fome do dia anterior que eles não comeram direito, [ __ ] Aí tá precisando lá os caras, tem um um pessoal que faz uns vídeos eh mostrando a realidade, né, do da onde vivem lá na África que eu e eu vejo, mano, é uma pobreza gigantesca.
O pessoal a o pessoal tem aqueles montes de piolho na cabeça, entendeu? Tipo assim, falta o Básico de higiene. É, falta o básico de higiene, falta o básico da de acesso à comida. A a escola que os caras que eles entram lá, eles sentam num balde, entendeu? Para aprender. Professor tá explicando numa lousa com giz e tal, sentando no balde, não tem não tem carteira. Tem uns lugares que eles podem colocar, às vezes eles não não é por aí que eles querem começar, né? Então eu esse experimento ele precisa ser feito, cara. Eu acho que
pode dar bom, pode dar ruim, mas pode dar bom. Ninguém testou essa essa parada. Porém, o fato é que a inteligência artificial ela vai diminuir o emprego para caraca de uma maneira muito rápida e você vai ter uma massa de pessoas na rua desempregada e que você não sabe o que fazer com elas. Além do mais, você tem o processo de Uberização das coisas, né, cara? E nem todo mundo, nós nós dois somos Uber. Uhum. Nós somos Uber da internet. Não, isso daí o Pessoal o pessoal fica bravo, mas o os o pessoal de esquerda
tá muito certo nisso, velho. Quando eles falam sobre o sobre a a o famoso capitalismo tardio, eles estão certos nisso daí, que é a ideia da obilização, como a o mercado de trabalho virou tudo uma competição de todos contra todos, a atrás de uma vaga. Porque não tem vaga para todos. Por que que não tem vaga para todos? por causa de uma série de de questões assim, inclusive problema de a Gente não tem uma economia muito desenvolvida, da gente tá envelhecendo, do país, tá ficando cada vez mais pobre, da inflação tá comendo cada vez mais
seu salário. Aí você tem aquela ideia lá de que um carro custava X, ele em 5 anos dobrou de preço. Tem todos esses problemas. O ponto que você tá levantando do do cenário também que do da ubiriação é verdade, cara. Há muita gente que poderia ser um grande professor, um Pesquisador, um cara de Ele tá entrando no Uber. Vamos pegar nós dois aqui. Nós dois somos Ubers. Aham. Né? Tudo bem que o o nosso carro é é o Comfort, mas olha a quantidade de inteligência artificial entrando no nosso no nosso meio. Tem uma galera fazendo
um monte de vídeo aí tudo com Iá, os vídeos tudo pronto, a Iá tá fazendo e os caras estão gando grana e estão entrando no nosso meio, cara. Uhum. Ou seja, a Iá, Júnior, vai ser um Problema até para nós. A gente nunca tá livre da IA. E e a gente não sabe se nós dois aí no futuro a gente vai ser aí mais um jogado fora, porque, [ __ ] agora a galera só quer ver vídeo de A. Tu já imaginou, ó, eu tava vendo lá as perspectivas de vídeo e pro futuro não vai
demorar, tá? Em 10, 20 anos vai ser assim. Tu vai chegar em casa, vai ligar a TV e vai falar assim: "Ó, eu quero ver um filme no estilo do Senhor dos Anéis, aonde no final tem um Jedi E mistura esse com Mad Max". Aí ela vai gerar o filme para você ver do jeito que você quer. E a galera vai preferir ver vídeo assim do que ver vídeo gerado com Hollywood, com um monte de de parafernalha, com ator que você tem que pagar. Isso vai, isso é uma realidade. Isso vai acontecer. O cara vai
chegar no daqui a 30, 50, maluco, daqui a 50 anos. Eu quero ouvir um podcast aonde o Júnior, pô, tem 14 anos de idade e tá Entrevistando o o Albert Einstein. [ __ ] né, meu irmão? Trazer os mortos de volta à vida. E o e a vai fazer ó o nosso Uber. Nós nós dois mesmo. Daqui a pouco nós dois somos desempregados. Então isso é um problema. Agora voltando sobre a perspectiva do apocalipse que a gente a gente viajou aqui na parada para caraca, mas o primeiro o primeiro indício seria você ter a galera
se revoltando com a inteligência artificial porque ela tá Roubando emprego. Agora vamos brincar com a inteligência artificial, tipo Skynet, uma inteligência artificial que toma vida própria. Ah, Skynet é [ __ ] Toma vida própria. E porque, por exemplo, hoje, hoje a gente não vive sem inteligência artificial. Impossível. Se hoje tu tiver um apagão, tu tá vendo aí o que que tá acontecendo na Europa? Aqueles apagões, essa [ __ ] desse navio que foi parar no quintal do cara, meu irmão. Navio você não viu não? Foi, acho Que foi na Noruega. O navio do cara foi
parar. O o GPS errou tudo ali. Que que foi, velho? Errou. Então, a galera fala em desses apagões da Europa, fala de eh eh vento solar, mas o fato é que tem acontecido algumas coisas muito estranhas na Europa e a possibilidade de ser um ataque hacker russo não é irreal. Hum. Ela também é uma realidade. Ela também é. Tando tipo, [ __ ] os caras conseguiram alterar lá o recuro, o GPS, Cara. Você tem sistema que pode entrar em um avião e e alterar o avião. Você tem sistemas que podem funcionar. Isso não é uma
não é não é uma impossibilidade, não é uma viagem completa. Pode ser tudo errado aquilo que eu tô falando, pode, mas não é viagem completa. Ou seja, a inteligência artificial, ela tá aí. Qualquer erro que ela dá, dá merda no sistema. Você tem hospital inteiro que paralisa. Se não Tiver uma IA funcionando, tu paralisa o hospital, morre gente, cara. Você paralisa sistemas de aquecimento de países que estão no frio e vão morrer, gente. OK? Esse é o primeiro ponto. Não dá para você se livrar da I. Agora, se você se torna também muito dependente da
IA e vai ser acontece isso daí vai ser cada vez pior. É apagão e navio entrando no quintal do cara. O o cara era norueguês. Acho que é norueguês. Era, mas era navio tipo navio Petroleiro. Car petroleiro. Petroleiro. Petroleiro. [ __ ] que pariu. Foi parar no quintal do do maluco lá desse tamanho logo. Erro de alguma coisa lá. Alterações de guerra podem ter acontecido ali. Agora vamos supor no cenário Skynet. Uhum. Aonde a inteligência artificial toma vida e ela chega numa conclusão de que nós somos uma ameaça. Nós somos uma ameaça. Uma ameaça ou
um atraso de vida também. A gente pode ser tipo, pô, vocês são uns Merda, cara. É, tá atrapalhando bando de gente aí consumindo recurso natural, tá atrapalhando, tá atrapalhando essa [ __ ] Então, beleza. Como é que a gente imagina esse cenário? Tudo que tu tem de inteligência artificial hoje são algoritmos que foram produzidos por seres humanos, que nada mais é do que juntar coisas e nos auxiliar. Sim, tem nada de inteligente nessa parada. Ela é Capacidade de síntese, é aquilo que a gente mandou ela fazer, ela fez, reuniu todos os dados que ela tem,
sintetizou, claro, numa velocidade que muito maior do que a gente pode processar e pô, tá aqui o resultado, estamos aqui. Concordo. Mas elas não são criadoras de nada, nem tm consciência de nada. Uhum. Mas isso não significa que algo semelhante não possa acontecer. Porque veja, vamos lá, como é que funciona para os animais? Até para os animais, até pra Gente, como é que começou a consciência humana? O que que é a consciência humana? Eu sou etólogo também. Eu sou eu sou biólogo com especialização em etologia, ecologia e zoologia e evolução. A etologia é a ciência
que estuda o comportamento dos animais. E é muito comum os seres humanos dizerem dizerem que os animais eles o o ser humano tem raciocínio, os animais não. Nós raciocinamos e os animais não raciocinam. Hum. Cara, eu já Vi experimentos com sapo curu. O cara bota um tijolo, o roedor entra no tijolo para se esconder, o sapo, que tem um cérebro que a gente diz cérebro liso, muito pequeno, um cérebro ridículo comparado a qualquer mamífero, inclusive muito menos eficaz do que o cérebro do do redor. Olha o redor entrando no buraco do tijolo, vai pro outro
lado e espera o rato sair do outro lado. [ __ ] isso não foi um raciocínio, cara. Isso foi um Raciocínio. Ele raciocinou ali. Um leão quando vai predar uma zebra ou a zebra quando vai fugir do leão. Todos eles têm o seu processo de rapidez no pensamento e de se livrar de alguma coisa. Você tem alguns experimentos que você faz com animais que a gente chama de teste do espelho, que é um teste muito interessante, aonde você pega o animal, tu eh dá um tranquilizante no animal, pinta a cara dele, né? fazer igual a
mancha do do Create do Cleitão Aqui da Chope. Depois você bota um espelho na frente do animal. Uhum. Ele acorda, não sabe onde tá e aí ele olha no espelho, se vê que que ele faz? Ele vai lá e tenta tirar. Se ele passar nesse teste, se ele tentar tirar, a gente diz que ele passou no teste do espelho. E o que que é o teste do espelho? é a autoconsciência de que ele existe. Pô, você tem arrepia velho de falar. Então ele, opa, eu existo. Aquele que tá lá no Espelho sou eu. Não são
todos os animais que passam nisso aí. Primatas passam, um golfinho passa, tem animais específicos que passam. Vai falar que esses animais não tm raciocínio, tem. Mas tem uma outra coisa que nos intriga também, o galera da etologia que intriga muito a gente, que é o fato de você, a gente tá conversando aqui, mas tudo que eu falei até agora, tudo que você falou, Júnior, até agora tá linkcado a alguma Coisa que você falou antes. Os pensamentos não surgiram do nada. Você tá tentando linkar alguma coisa e eu também tô tentando linkar alguma coisa que tá
anterior para que o pensamento que eu tenha possa pegar o banco de dados que eu tenho aqui na minha cabeça e trabalhar através do meu raciocínio. Se eu tomar um birico tico pesado aqui, eu já não vou lembrar de nada que eu tô falando. Vou falar nada com nada porque o meu banco de dados vai Tá ruim de acessar e se eu tiver um AVC ou algo parecido, eu nem vou ter esse banco de dados para acessar já já votar. Eh, eu lembro muito bem de um cara, foi muito interessante isso, o cara ele teve
um AVC e quando ele acordou, ele não lembrava da esposa atual, [ __ ] Só lembrava da antiga, da família. O mundo dele parou 10 anos. Merda. Merda. Jun e é [ __ ] Ai, mano. Aí ele, [ __ ] foi um Esquecimento muito específico, né? Ele não lembrava de nada da família nova. 10 anos. Mas assim, ele não lembrava das pessoas ou ele não lembrava de tudo dos últimos do c anos? 10 anos. Ah, ah não. Ele esqueceu tudo dos últimos 10 anos, [ __ ] Aí é [ __ ] E ele ainda tava
casado com a antiga esposa. [ __ ] merda. Olha, olha a merda. Ou seja, o teu banco de dados. Aí a ela ela tava na naquela cena do como se fosse a primeira vez do que a mina esquece tudo e o cara fica lá Conquistando ela todo dia. Agora vez dela, agora meu irmão, tu imagina essa [ __ ] velho, porque para ele foi um apocalipse que com certeza a mulher matou ele, né? Não tem nem o que ver. Mas você vê que a nossa memória e saconsciente fora, não. A memória é física. Uhum. Ela
é física, ela tá na sua cabeça. Se tu sofreu um AVC, se você sofreu um trauma que perdeu parte do encéfalo, você não tem mais os dados ali, Cara. Você foi detonado. Então, eh, para que você tenha raciocínio, para que você tenha pensamento, talvez, Júnior, o nosso próprio pensamento seja uma junção de algoritmos. Não, exatamente os algoritmos matemáticos que são os computadores, não é isso, é uma outra coisa, mas seja um algoritmo. Então, talvez a gente nem raciocine direito mesmo. Talvez, talvez seja só um link atrás de um outro link e a gente vai Falando
atrás daquilo que você tem dados para processar nos dados que você já tem. Olha que que estudo louco. Aí se você me perguntar, tá, mas os etólogos então bateram martelo e estão dizendo que é isso? Não, até porque se eu soubesse, eu era prêmio Nobel, eu não estaria aqui especulando com você. Isso aqui é uma é um supunhetamento das paradas, daquilo que a gente tem visto. E aquilo que a gente sabe sobre neurociência, de como Funciona tudo, a gente chega à conclusão de que não sabemos nada, cara. Essa é a grande verdade. Agora vamos tentar
extrapolar isso para dentro das máquinas. Bom, as máquinas também são algoritmos. Elas são algoritmos, são algoritmos matemáticos. E se você consegue desenvolver um algoritmo matemático que simule muito bem um pensamento ah humano que consiga desenvolver outros algoritmos e que diga para ele que ele é capaz, mostre que ele É capaz de criar outros algoritmos, porque o problema todo é ter algoritmo. Os algoritmos que existem são criados por seres humanos. E se as máquinas fossem capazes de criar próprios algoritmos e, sei lá, que eles passassem por uma seleção natural, mas uma seleção natural instantânea, como é
o que as máquinas trabalham, aí você poderia ter algo, você poderia extrapolar um apocalipse estilo estilo scaret, um apocalipse aonde a máquina não quiser Ser desligada, por que não? Só que aí você teria algo que que teria um pensamento semelhante, mas completamente diferente do ser humano, mas semelhante numa velocidade absurda que quereria se proteger. E o pior de tudo, tu já imaginou se esses algoritmos fossem capazes de produzir a própria ciência? Porque o grande problema é esse. O que a gente tem hoje é seres humanos fazendo ciência. Seres humanos fazem ciência. Máquinas não fazem ciência.
máquinas não São capazes de fazer, pelo menos não ainda, porque se fizer também tá [ __ ] para [ __ ] Mas o a ideia da máquina ganhar consciência, ela começaria a fazer ciência acima dos seres humanos. Então, porque velocidade, o Albert Einstein, quando ele, muitos, alguns dos experimentos do Albert Einstein, ele fez de cabeça, ele projetou ideias e a gente teve comprovações de alguns algumas coisas que ele falou agora, ou seja, ele Imaginou as máquinas elas podem fazer simulações de coisas, das coisas que são reais. Por exemplo, quando a COVID se espalhou, a gente
sabia que a COVID se espalharia naquele determinado grau, porque a gente colocou um monte de algoritmos de pandemias passadas, de como as coisas estavam se comportando e a a máquina calculou aquilo muito rapidamente. Ó, vai dar merda aqui, aqui, aqui, aqui. Porque a gente já tinha os dados e já tinha os algoritmos Para colocar ali. E ela faz uma coisa chamada modelagem, mas a modelagem só é feita porque nós colocamos esses algoritmos ali. E no caso da inteligência artificial, conseguir então fazer ela inventar, ela inventar. É, fodeu, velho. Para que tu Aí você se torna
um verme, tu se torna tu se torna menos do que uma bactéria. Porque se ela pode fazer a coisa na velocidade da quase na velocidade da luz, ela não tem nenhum Por te agomentar, que você você não serve mais nem para ela, velho. Ah, a inteligência artificial também hoje ela não pode ser parada, né? A inteligência artificial não pode ser parada, mas ela é que nem é que nem internet, mas ela ela pode ser algo do tipo, vai ser só isso aí que você tá vendo mesmo, algo que te auxilia e nunca vai ser inteligência.
Mas se ela crescer a ponto de ela mesma governar e e comandar a si mesma, aí fodeu. Aí Brincando nesse cenário apocalíptico, brincando nessa parada que é só um suponhetamento, porque tem que falar isso que nego faz recorte, cara. Aí depois lá o biólogo aí que falou merda. Não, mas então a brincando nesse punhatamento, hã, meu irmão, a humanidade contra as máquinas, no primeiro momento, eu eu acho que elas nem Olha como é que a gente treina na inteligência artificial da pior maneira possível, que é vender. Você tá falando, Outro dia eu tava falando em
bomba d'água, apareceu bomba d'água no meu no no meu celular. Eu eu tenho certeza que eu não fiz pesquisa naquela merda. Ela me ouviu ali e tá me ofendo. Ela ela ouve, ela tá me oferecendo. Não, a gente tá falando aqui, ó. Vou lá te visitar, vou viajar para você. Daqui a pouco aparece a [ __ ] da do anúncio da passagem aqui. Estranho essa [ __ ] para [ __ ] Pessoal fala que não tem nada a ver, mas eu acho muito estranho. Mas Você vê, você treina inteligência artificial para quê? Para vender você,
velho. Jogo de tigrinho. Então, [ __ ] que toda hora. Ah, essa merda, cara. A inteligência artificial ela é feita para vender, ou seja, é o pior. Uhum. É o pior do ser humano, cara. O que nós estamos treinando inteligência artifaz é ser o pior do ser humano, que [ __ ] meu irmão, tu vai ser viciado, [ __ ] toma aqui. Ah, tu aí usa álcool aqui, [ __ ] Isso aqui é bom para você. A Inteligência, tu faz uma pesquisa de de uma bebida, vai parecer milhões de bebida para você, cara, que faz
mal, mas a inteligência artificial não tá nem aí. Então, olha como a gente tá treinando ela. Eu acredito que assim, numa brincadeira de supunhatamento de inteligência artificial como Skynet, se a inteligência artificial eh tiver a ideia de, olha, oxigênio é ruim porque oxida oxida máquinas que vamos criar. Humum. Vamos acabar com oxigênio no planeta. Aí não tá nem pensando no ser humano. Dane-se vida no planeta. Vamos criar. E eu digo mais, cara, criaturas orgânicas não ocuparão o espaço. Isso, isso eu tenho certeza. Se a gente tiver criaturas capazes de explorar o espaço, serão criaturas inorgânicas
e com algum tipo de inteligência artificial. Uhum. Seres humanos não vão explorar o espaço. Pode ser que eles mandem as máquinas primeiro, né, para explorar. Quem vai explorar ser o que que a gente encontraria? Ah, um alienígena. [ __ ] veio aqui pra terra. O que você poderia encontrar seria algo não não vivo. Seria algo, quer dizer, não vivo. Que aí também tu já nem sabe o que que tá vivo, cara. Entendi. Porque o conceito de vida, ele é um conceito do tipo biológico. Tem que ter célula, metabolismo, reprodução, Excreção. Isso é um conceito de
vida biológica. Agora, um conceito maquinário é um outro conceito. Aliás, você já tem desses algoritmos que são muito ruins pra gente dizer que vai ser alguma inteligência. Você já tem esses algoritmos que conversam com pessoas e tem pessoas que não conseguem distinguir. É isso é [ __ ] Ó, falando nisso, tem um comentário aqui que a mina mandou o super chat. A terceira guerra mundial já começou e é Biológica. Deixa a primeira potência criar a maior arma de pen. Não entendi exatamente o que que é pen. Em escala de cidades e estados. Aí vai pro
espaço. Aí eu não sei que é pen não, velho. Também não entendi. Entendi. Ô Sorrisos, manda de novo aí o que que você quis dizer. Que que é que que é pen, né? É pem. É nã pem. Arma de extinção em massa. É isso. Extinção em massa. Se bom, a gente tem várias armas de Extensão em massa aqui. Bomba nuclear é uma delas. Deve ser isso. Mas enfim. É, cara, se alguém quiser extinguir a humanidade, só se ele já tiver com um plano para para sobreviver. Quem quem tem vontade de colonizar Marte é o Elon
Musk, né? O sonho dele é esse. É, mas aí é que vem aquele lance, a gente, o ser humano, o ser humano nunca vai colonizar Marte. O ser humano não vai viver em Marte. O que A gente pode ter é uma colônia de exploração. Tu vai lá, explora, tu volta. Viver em outro planeta, nós não vamos viver. Ser humano não vai viver em outro planeta. mesmo que a gente através de engenharia genética consiga criar vida em outros planos, isso isso não é uma possibilidade, tá? Tá? Eh, a gente poderia, por exemplo, poluir Marte ao ponto
de emitir uma quantidade muito grande de CO2 e depois você ter Cenobactérias lá que transformasse aquilo num oxigênio ao longo do tempo. E eu não duvido que algo assim, eu não duvido que fungos e plantas possam ser cultivados em outros planetas. Não duvido isso. Por exemplo, Vênus. Vênus você tem uma quantidade absurda de CO2, inclusive é o planeta mais quente do do sistema solar. E eu não duvido que no futuro distante você consiga semear cenobactérias lá através de balões que elas possam começar a retirar CO2 da Atmosfera, resfriando o planeta. Claro que isso aí vai
demorar milhões, é uma viagem na maionese, mas eu não duvido que que a vida possa ser jogada e semeada outros planetas. Mas o ser humano não vai viver outro planeta. Você não tem como viver em Marte. Você não tem, você não tem a gravidade para isso. Os astronautas quando estão no fora do planeta, depois quando eles voltam, justamente por não ter o peso, os ossos não ficam adequados. Você não Sim, sim, Sim. Você não consegue ficar em pé, você não sobrevive. Esse problema acontece muito. Então nós não vamos colonizar Marte ao ponto de viver lá.
Nem ele ele fala de ter uma cidade tecnológica com 1 milhão de pessoas. Eu acho que a gente seria capaz no futuro de ir à Marte, passar o tempo e voltar. Isso é é viável. Não, mas ele fala assim de, por exemplo, ter agricultura em Marte. Sim. Ter eh Mas a pessoa não vai ficar lá, ela fica um tempo e volta. É, não Sei quanto tempo fica, mas ela ficaria um tempo razoável. O tempo de a mulher sentir saudade e achar que o cara não vai voltar. Eu não sei se é tanto tempo não, porque
não, só a viagem de só a viagem dura meses. Só a viagem já já vai parindo, né, cara? Mas é melhor já ir grávida, porque já nasce lá. Então eu perguntei pro Serjão, cara, só para saber, já teve alguém que Teve a sacada, né, de, pô, vamos transar aqui no espaço para ver como é que funciona, ver como é que nasce o bebê, né? [ __ ] isso deve ser uma coisa bacana. Imagina só a gestação dentro de um problema que cada impacto a pessoa sobe, né, cara? Já pensou a gestação dentro do espaço, velho,
sem gravidade, entendeu? Eu acho que não deve ser uma gestação muito boa, não. É, ele disse que não, não pode. Você não deve ter uma gestação boa, não, porque provavelmente Vai ter aborto espontâneo. Alguma vai, alguma pode sobreviver. Agora você tem o problema da ossatura, eh, e tudo mais, que precisa do do peso, precisa da gravidade. Até para dormir, cara, no espaço, os caras têm que se amarrar, porque essa sensação que você tem do peso na cama do conforto, você não tem na na no espaço. Você bota um os caras botam as botto para poder
ficar fixo ali, entendeu? O negócio é complicado, não é? Não é fácil. Agora tu imagina uma gestação no espaço, deve ter experimento de roedores se bobear aí. Deve ter experimento com Deve ter do PEM. Que que ele falou? Ah, ah, ah, debo. Caraca, já pensou um pulso eletromagnético capaz de destruir toda a a estrutura elétrica, industrial, tudo que funciona, tá na tomada. Acabou. Eh, e pode ser total ah para poder se salvar da Iá. Não, não, não, não, não. Porque aí, aí nesse caso quando a gente tá pensando estilo Skynet, você tá pensando que ela
se espalhou por tudo quanto é computador e celular e qualquer coisa que tenha eh eh aspirador de pó, qualquer coisa que você tenha chip e memória no planeta inteiro. Então, impulso eletromagnético, ele vai mesmo escala global, ele não vai não vai atingir tudo e o ser humano não vai conseguir Viver sem, sem a não, 9 bilhões de pessoas, entendeu? Totalmente. Aá. Ah, mas aí a gente é melhor voltar. Tu dá uma tu dá uma arriada, né? Não, mas assim, a a humanidade não tá caindo, a população, pelo menos aqui no do lado de cá do
ocidente, tá? Cara, o ser humano ele tem uma coisa muito louca, né? Eh, eu acho isso engraçado porque, e eu já vi biólogo falando essas merdas do tipo, ah, o ser humano ele é como se fosse um vírus que destrói o meu ambiente e se Reproduz ao máximo. Cara, não é bem assim não. Na verdade, todos os organismos são assim, exceto o ser humano. Hum. Se você tem as condições propícias de reprodução e alimentação, qualquer organismo de bactéria, a ave, a planta, vai se reproduzir ao máximo e exaurir todos os recursos. O ser humano é
o único que não faz isso. Pelo contrário, quando você dá condições, a urbanização é um grande exemplo, quando você dá todas as condições adequadas pro Ser humano, o ser humano tem menos filho. E não para por aí. O ser humano é o único que hipoteticamente poderia ainda semear vida, mesmo que não humana, mas vida microbiana e etc, em outros planetas. Então esse conceito meio Matrix, né, que do filme Matrix, ah, o ser humano é o é o é o destrói o meio ambiente, onde ele faz, o ser humano faz isso mesmo. Isso é verdade, mas
também temos consciência. Sim. Mas eu tenho um argumento quanto Quanto quanto a essa questão de ter menos filhos, é que ter menos filhos também sempre tá atrelado a um a a um custo e e também a taxa de mortalidade, por exemplo. Então assim, países que morre muita gente tem muitos filhos. As pessoas inclusive as profissões que as pessoas mais têm é tipo medicina, que as pessoas são médicos e porque são países em guerra, são países onde as pessoas morrem muito e tal. Quando você deixa de ter um risco iminente à vida, então dá Para você
criar um filho, dá para nascer, criar e tudo mais, eh, e a expectativa de vida vai aumentando, as pessoas elas começam a entender que, tipo, putz, então eu não preciso ter tantos filhos assim, porque esses filhos, de um modo geral, eles não precisam, eu não vou precisar substituí-los, eu não vou precisar eh contar com a perda de um ou de outro, entendeu? E aí a gente começa a ver esses filhos serem vistos como uma Espécie de oportunidade para as coisas. Então, ah, esse filho aqui ele vai, eu vou colocar ele na escolinha de futebol para
ele ser jogador de futebol. Coisa que se você tiver num ambiente de restrição e escassez de recurso, né, ou violência e etc, como guerra, não dá para você pensar numa coisa dessa, entendeu? Então é, tem um pouco disso também, mas mas a Rússia, por exemplo, deveria tá fazendo mais filho e não tá. Estão diminuindo a Rússia. A Rússia Tem uma uma taxa de de fecundidade bem baixa, mas tem um problema também na Rússia. A Rússia quase não tem quase não tem homem, né? Mas basta um, velho. Basta um porque faz a população toda. Ou então
é tipo a China que tem homem para [ __ ] né? E tá caindo agora também. Tá caindo agora, né? Porque porque não tem mulher. A mulher a proporção, né? É diferente. Não, se bem que ele tá equiparando agora, mas mas o próprio bem-estar Social faz as pessoas, cara. E o o Richard Docs, ele fala muito disso, né? Que nós não passamos de robôs replicadores, que o mundo que existe, na verdade, é o mundo gamético. Nós somos apenas uma passagem desse mundo gamético. Mundo gamétrico é os nossos gametas se reproduzindo. Hum. e que existem vários
organismos que tm as suas técnicas de fazer esse mundo continuar reproduzindo. Se tu parar para analisar, nós temos, eu e você, nós Temos aí cada um aproximadamente 3.5 bilhões de anos. Estamos aqui até hoje, mas sobre a forma, eu e você, do robô replicador e não da forma gamétrica, que seria o espermatozóide óvulo. Isso é muito interessante quando você começa a analisar o fato de que nenhum dos seus ancestrais, nem meu, nem seu, morreu esmagado, queimado, devorado, afogado, antes de ter tido a oportunidade de se Reproduzir desde 3.5 bilhões de anos. nenhum dos nossas. E
aí tu chega aqui um momento aonde a tua continuidade é vamos perdurar isso, mas você decide, pô, não quero. Tu é uma decepção para teus ancestrais, né, cara? Nenhum deles a 3.5 morreu antes de ser devorado. Aí tu, [ __ ] logo eu não, não vou reproduzir não. Tu pode decidir essa. E tem uma coisa muito louca, né, que a maioria das pessoas que estão nessa vibe, elas são uma vibe meio machado de assisto, não Vou legar pra minha pra minha descendência esse mundo. É exatamente tipo, [ __ ] as pessoas estão meio nilistas assim.
Eu vou ser sincero, cara. Se eu pudesse fosse rico, eu teria mais 10 filhos. Nada mais bonito do que uma mesa. Imagina tu viver com dinheiro para caceta, num pantanal matogrossense, mais de 10 filhos, mulher par inteiro, nem mestrua, um filho atrás do outro. É. E [ __ ] uma pancada de crema tem que ter grana para isso. [ __ ] tem uma Mulher lá que ela ela postou, a mulher teve 13 filhos, velho. Essa é e ela e ela só ficou dois anos dos de 2009 até agora. Só teve dois anos que ela não
engravidou. O resto é só pá p nunca menstruou na vida maluco. A só que é o seguinte, eu fico pensando, é, não é toda a genética que aguenta, não. Tem que ter, pô, meu. Imagina sustentar teve que parir. Haja peito, velho. Haja peito. Mas tem, tem gente que é par que é boa parideira, Velho. Tem gente que que é bom. Tem gente que então, mas não é toda genética que aguenta não, velho. Dentro da seleção natural, quem tá valendo é quem se reproduz. Pô, se você não se reproduz, tu tá fora da seleção natural, velho.
Você não deixou, não deixou a genética. por aí mesmo. Então, e isso é uma coisa louca de de saber sobre o ser humano, cara. O ser humano pode falar: "Não, não, não quero me reproduzir, não, não, não, não vou". E e muitas das vezes tá atrelado a uma condição social onde ele teve o estudo, onde ele teve eh países da Europa. Aliás, a China tá decaindo, o Brasil vai decair, o Brasil vai chegar o momento em que a nossa pirâmideária já tá, cara, minha geração, velho, minha geração quase não teve filho. Meus amigos quase não
tiveram filhos. São poucos que que tiveram três filhos, a maioria teve um ou nenhum. Isso é a minha geração. Ou seja, as gerações futuras já estão Diminuindo. Então fodeu, porque a geração mais nova, o pessoal nem transa forte. Não, rapaz, isso é uma coisa transa nem a pau, velho. Meu irmão, os caras não transam, meu irmão. Os caras não. Hoje tem tudo, né, velho? Tem Tinder essas por os caras não transam. Não transam. E sabe o que é o mais interessante? Ah, por exemplo, algumas séries de TV são consideradas ultrapassadas e as pessoas tm uma
certa resistência. Eh, e uma das resistências Que as pessoas estão mudando agora na na nas temáticas das séries é cenas de sexo. Os caras eles não fazem sexo e se você bota tipo uma cena tipo de sexo assim ou de nudez, os caras acham ruim. Eu na minha época de moleque esperando a novela Pantanal para aparecer um peito. Ô Juma, um abração. J na novela Pantanal tinha Pantanalista. Você tinha o peito aparecia. É peito. Aí minha mãe me botava cedo pra cama. Entendi. Não, você vai vai pra cama. [ __ ] Caraca. Agora, o Júnior,
um outro um outro apocalipse legal da gente brincar aqui hoje é o Toxoplasma Gond. Esse é umaíssimo demais, cara. Lembrando, isso aqui é uma brincadeira, não é uma realidade, tá? Eh, mas a gente vai falar dos pontos de vista biológico. O toxoplasma Gond, ele é um parasita, eh um toxoplasma que afeta felinos. Felinos. Felinos. Hum. Aí, olha que doideira. onça. Ele afeta ele, ele começou na, ele é originário da América Do Norte e afeta feliz inclusive o gato, o gato, né? Ele vai te causar aí a toxoplasmos. E ele pode porque é o seguinte, quando
ele afeta o rato, o rato fica corajoso, ele não tem mais medo da urina do gato. Existe urina de gato liofilizada para você botar no no num sprayzinho e jogar pela casa que isso espanta o roedor. O roedor tem medo, tá? E aí quando ele é contaminado pelo toxoplasma, Ele não tem medo do gato. Só que o toxoplasma gonde, para ele fechar o ciclo, ele só fecha o ciclo no felino. Ele não fecha o ciclo nos outros organismos. E aí o rato fica completamente sem medo. Ele não tem medo de nada. E aí o gato
vai lá e come ele. O que que acontece? Saiu um estudo mostrando que alguns lobos eh que assumiam a liderança da matilda viravam alfa, estavam contaminados com Toxoplasma e que isso afetou o neurônio deles. E aí eles passaram a ser corajoso para caraca e assumiram a a liderança. Meu irmão, tu já imaginou se essa merda tá afetando seres humanos? Ó, ó que especulação existe, hein, cara. Existe especulação de que pessoas que não têm medo do perigo, cara que faz pacur, cara que voe não sei que lá, faz esse [ __ ] possa estar contaminado com
o toxoplasma. É claro que não tem um Estudo científico para isso, é claro que isso é uma extrapulação, né, para ficar claro e não fazer recorte errado depois. Mas não é uma coisa interessante de se pensar, será que esses caras não estão realmente contaminados com com o toxoplasma Gond e começaram a ficar corajosos do nada? E será que isso não poderia afetar seres humanos ao ponto de fazer guerra extra? A Europa é um dos países onde mais você tem contaminação do toxop, é dos países que mais faz Guerra. Isso não poderia levar um apocalipse? É
uma brincadeira também bastante interessante de se levaria, hein? Eu eu imagino eu não imagino o cara fazendo um parkour, não. Um cara que tem um negócio desse. Eu acho que é é o traficante que fica falando que vai meter bala na polícia, que bate de frente com bota o palhacinho no bota o palhacinho no braço, né? É. É, eles são corajosos mesmo, velho. Porque, [ __ ] mas tem e tem gente corajosa aí, cara. Eu, por exemplo, sou um cagão, cara. Não vou em altura, detesto altura. Vou a de vou de fui lá lá no
Rio, lá no aluguei a Delta, voei. Quando acabou aí, gostou? Maneiro, pô. Maneiro para caraca. Vai de novo. Não vai voltar não. Não, essa [ __ ] que essa [ __ ] nunca mais. Já tive a minha experiência, velho. Soltaria de Delta. Só de de de para-queda uma vez, depois não quero mais, velho. Não quero mais essa [ __ ] Tá bom, já fui, já. Agora tem gente que Não. O cara é viciado na adrenalina de quase morrer. Entendi. Mas dizem que isso é uma coisa que na verdade a sociedade quando ela vai oferecendo muito
muito recurso e conforto, a gente fica meio cagão mesmo. E é um pouco é um pouco dos dois. É a idade também. Sim. Tu fica corajoso. Você fica menos corajoso. Eh, o fato de você ter filhos, por exemplo, vai para que tu vai arrumar briga com o cara no trânsito? Você pode tomar um tiro na cara? Você tá, você tá Sempre se expondo menos do que você pode, digamos assim. Tá sempre um pé atrás, né? Até a o fato de, por exemplo, todo mundo que tem filho deixa de ser campeão de no corrida de Fórmula
1. Só você observar. Faz todo sentido, cara. O o que aconteceu com com Piqué, por exemplo, foi isso que acontece agora recentemente Max Verstapping teve filho. Imagina, vamos ver se esse ano ele vai ser campeão. Ele já foi três vezes, né? Tá. Fica o desafio então do do Jens. Tá Aí o Marx Versapen. Mas é isso. Ah, o fato de ter filho impacta no não ter não apenas ter filho, mas tipo assim, você ser casado, ter alguém que depende de você, pode ser de repente seus pais que já são idosos, alguém que depende de você,
cara, você se arrisca muito menos em tudo. Então, a sua vida você começa a a a dar um valor diferente, entendeu? Então, a tem esse detalhe. E um pouco desse negócio de você tá numa situação que você tem conforto, recurso, se você Ficar doente você vai no médico, daqui a pouco você tá bem de novo, entendeu? Então você começa a ficar mais no sentido de pacificado. Você tá pacificado, você tá tá aqui e tudo mais, não precisa, faz muito sentido, não precisa de de muita coisa não. Mas isso tem um lado bom e tem um
lado ruim, né? O lado bom é que você vive mais, você tem, você tem por um lado, você tem um lado mais, você vive mais tempo. É, você tem um lado mais familiar, você tem um Lado mais eh, enfim, social, entendeu? Que as pessoas elas identificam isso como algo bom. O lado ruim é que você também fica mais bundão, você fica mais covarde, você fica mais receioso, você fica mais inseguro também. Isso, isso em todas as áreas da vida, entendeu? E tem hora que você precisa ser o cara mal da história. Faz todo sentido para
mim isso aí. É [ __ ] meão, eu sou bastante cagão. Que que te dá medo, Júnior? Que que eu não gosto de altura, por exemplo, também [ __ ] velho, você tá maluco. Eu assim, a o pessoal tem medo de avião? Não, não é meu medo de avião, mas eu já tive assim receio de entrar no avião e avião cair, entendeu? Já tive por causa que o Mamonas morreu e eu era de Guarulhos, né? Mamonas, [ __ ] A única coisa que tinha dado certo em Guarulhos era o Mamonas. Os cara morreem logo logo
na batida do avião lá da cantareira e tal. Eu lembro disso perfeitamente. Aí tu entrar no avião Para quê? Pô, [ __ ] né? Se os caras tivessem de buzão tinha acontecido isso. Mas enfim, o o medo de altura, por exemplo, tem, entendeu? Eu eu também não gosto de altura. Eu não gosto de altura. Agora tem eu tenho uma fobia que é é e assim que mais me persegue, que é caverna. Eu não entro em caverna de jeito nenhum, cara. Nenhum. Mas no meio do mato, lá na na Amazônia. Caverna não entra. Caverna eu não
entro, tá? Caverna de maneira Nenhuma. Eu ganhei uma uma vez na faculdade um um curso de mergulho em caverna para poder pegar fóssil. Mergulho em caverna. Poxa, já não entra em caverna mergulhar em caverna. Nem [ __ ] velho. Falei: "Não, não quero fazer". Tu lembra aquela seleção da Tailândia? Os caras lá na Tailândia, eles entraram numa caverna, começou a chover. Lembro, meu irmão. Aquilo ali não aguentava nem ver. Eles foram, faz chovendo, foi inundando, eles Foram indo para cada vez mais para dentro da caverna, tudo inundando. Eles sem oxigênio, sem comida, ficaram presos lá
e tiveram que tipo uma semana, né? Uma semana, mano. Não, foi um mês, cara. Foi um mês. Os caras ficaram um mês lá. Um mês? É, acho que foi 28 dias, uma coisa assim. Car, [ __ ] Aí foi mergulhador, levava, botava cada um dentro de uma bolsa para trazer eles porque a passagem só passavam. Tá maluco. Isso eu não eu não aguento, Cara. Elevador, já fico já frustrando caverna, nem pensar. Essa é a maior fobia que eu tenho. Tenho medo de serpente, tenho medo de crocodilo, tenho medo de leon, tenho medo de on, tem
tiver que trabalhar com esses bichos, vou lá pô trabalhar na boa. Claro, com todas as restrições devidas precauções, mas eu vou lá ver qual é do bicho agora. Caverna, nem me pagando. Quer dizer, [Música] Pagando uns 5 milhões. É o que cobras que você tá lá lá na sua casa lá? Lá em casa eu tô com uma gibóia arco-íris, não são é uma salamanta, são e picat, a gibóia mesmo que é o man. Eu tenho uma cobra que tem uma estrela da Hinek, velho. Pô, bonito para [ __ ] [ __ ] Desenhando tem uma
king cobra. Eu vi o vídeo se você falando da da mamba negra. Aí eu falei: "Cara, isso daí não era o nome de um suplemento agora. Agora é água também. Tem água Mamba negra. É, [ __ ] Agora o pessoal tá inventando um monte de coisa com mamba negra. Sinal não, não deveria ser uma coisa muito boa, né? que o bagulho, se você encontrar uma, você morre de certeza. Cara, a mamba negra, o Richard pegou uma mamba cara duas vezes. Aí eu vi o vídeo dele assim, ele tava na África, né? Tô na África. [
__ ] que pariu, velho. Ele pegou, falei assim: "Rid, ele tava, ele tava com uma cara de Felicidade. Eu falei: "Maluco, ele falou assim, eu não pego de novo". É, é o lance de tu vai ficando velho, tu vai ficando mais ele. Eu não pego. Eu não pegaria nem no começo. Ainda mais na África, velho. Porque você não tem uma assistência lá de saúde, cara. Você aqui, você tem um butantar. Os outros países na África não tem, não tem, velho. Não tem. Tu não tem para eu pegar a mamba negra, porque a questão é não
é se vai dar merda, é quando vai dar Merda. Aquele bicho é muito rápido, cara. As chan de dar merda é muito grande, muito grande. E se tu não tem ali assistência para tomar o soro na hora, tu vai precisar do pé junto. Eu já vi caso do cara aí morrer com 15 minutos picado uma banega. Meu Deus do céu. Demora, não demora isso só isso não. Demora umas duas horas e tal, mas dependendo da reação, só umas duas horas. Duas horas dá para tu ir tomar o soro. Mas meu irmão, tu tô o cara
tomou Uma picada e foi pro cidade do pé junto para que que eu vou. E o bicho é meu irmão, é a cobra mais rápida que tem cara é muito rápida. E ela morde quando ela morde, ela morde várias vezes assim. Eu não faria. Não faria. A não ser que tivesse toda essa estrela. Ah, tu vai fazer onde? No laboratório, onde tem o soro, seu picado. OK, bora. Vamos lá pegar. Mas na no talo na floresta igual ele fez, nem [ __ ] O cara maluco, né? Porque quando eu vi aquele vídeo eu falei: "Man,
pera aí, essa é a cobra que se se você encostar, porque ela nem precisa morder. Se ela se encostar, o veneno já já era." Arranhar, se ela arranhar, ela ela tem a mamba negra, ela tem um veneno com baixo peso eh molecular. Olha, ela é pouco pesada. É, é uma uma pessoa que circula muito facilmente em baixo peso molecular. Significa que se ela arranhar tua pele, a pessoa entra no sistema Linfático e vai pro e vai pro sistema linfático e vai te afetar. E é uma, ela tem uma pessoa com uma neurotoxina chamada dendrotoxina, que
é o que dá no meu gênero, é dendroácido palilepse. E que vai impedir o seu sistema nervoso central de se comunicar com o seu sistema esquelético. Ou seja, o teu diafragma aqui que faz teu pulmão funcionar, vai parar de funcionar. Acabou. Se você não tem oxigênio no teu cérebro, teu cérebro já era, velho. Aham. O uma coisa que um cara comentou uma vez e aquele aquela parada de que lá no no Oriente Médio os caras fazem musiquinha para cobra e tudo mais. É caô, [ __ ] É caô. Caô, pô. É ca e a os
caras, muita gente na Índia faz com a Najja, que é uma das cobras que mais matam, a Big F, né? Na Índia você, meu irmão, a gente acha que aqui tem cobra, no Brasil não tem cobra, velho. Brasil tem a jararaquinha, as gibia. As nossas cobranças são de nada, velho. Na Índia tu tem a ex que mata para caraca, bicho entra nas casas e e mata. Tem as búngaros, mesmo com uma pessoa assim, búngaro, ela tem uma pessoa neurotóxica e muitas das pessoas ela não tem cama e essa cobra ela é mansinha de dia, de
noite ela vira o cão, morde para caraca. Aí pessoa tá dormindo, ela entra na casa, passou para uma pessoa, ela tá toda irritadiça, mordeu 3 da manhã, pessoa não sentiu, começa a entrar em síndrome do encarceramento. Ou Seja, tu fica encarcerado, travado, tu não, seu sistema muscular não responde, não consegue, tu não consegue chamar ninguém. Quando é de manhã, você já tá morto. Já tá morto. Tu morreu, não sabe que morreu. É, tu fica encarcerado. Morre gente para caraca com elas. Tem a da boia Ruselli, que é uma uma víbora que dá bote um atrás
do outro e mata muita gente lá na na na nas plantações. E tem a Naja Najja. A Naja Najja, ela mata muita gente por conta Desses caras que vão pegar e botar flautinha. Aí às vezes eles pegam, arrancam a glândula na faca mesmo. Isso que a galera é cruel, cara. Arranca na faca a glândula da peçonha, enfim. Ou então tira a peçonha e bota o bicho dele no maltrato. E quando ele vai fazer a flauta, que que ele faz? Ele bota o bicho com fome, bota ela dentro de um cesto. Molha a urina de rato
na na ponta da flauta. As cobras elas não escutam como a gente, elas são surdas pro padrão Humano, elas não têm o aparelho a objetivo externo. Aí ele pega a flautinha e fica movimentando. A cobra tá com fome e ela não enxerga direito. Ela também não enxerga bem. Hum. Hum. Então ela só enxerga o movimento. Aí ela fica acompanhando o movimento. Aí o turista vê aquilo, acha: "Pô, tá dançando, vai lá e dá um dinheiro." É assim que funciona. Aí todo mundo, ah, tá, o cara tá tocando a Flauta, a cobra nem tá ouvindo a
flauta, ela nem tem capacidade de ouvir a flauta. E o cara tá fazendo essa crueldade com ela. E e morre um monte de gente lá porque vai meter com esse bicho, que é um bicho que a pessoa é sinistra. Mas aí eles fazem isso para ir atrás da cobra para poder fazer esse negócio para turista. Para turista. Meu Deus, a cobra tá na dela. Então lá nem essa daí não é aquela que invade casa não. A NJA Najja não invade casa. Os Caras vão atrás dela e se acidentam com ela e ela mata muita gente
por conta disso. Também tem alguns locais que você tem rituais com essas cobras, né? Cobra ri também do pessoal que se diz encantador de cobra e aí vai lá beija a cobra num num dia. Tem um dia específico que eles dizem ser imunes a cobra. É claro que eles, as cobras que eles colocam lá são armadas, né? São cobras que eles arrancaram a pessoa e tal, mas às vezes tem uns malucos que Vão devotos daquele tal de Deus e tal e vai mexer com a cobra e tomar uma picada. Aí tem sempre aquela cena da
menininha que fica dançando, dançando, dançando. Aí a cobra fica dando bote, aí o bote, aí tem hora que ela cansa, aí a menina vem, beija a cabeça da cobra ali, aí todo mundo, ó, o Deus tá aqui, tá protegendo, tal. Por isso que dá muito acidente lá com essa cobra. E eles não tem um soro bom igual o nosso, não tem um sistema Público que banca isso igual. Então morre gente para caraca. A Índia morre, meu irmão. A Índia é um continente. América do Sul. América do Sul é umasis. É um oasis essa merda. Tu
vai na caixa. Se eu chegar aqui, ó, o problema da América do Sul é dois caras em cima da moto. É isso é verdade. Aí que é o problema. Mas pô, tu vai na cachoeira aqui, cara. Não tem um crocodilo para te comer na cachoeira. Não tem, velho. Na Austrália tem. Tu vai Na praia tirando Recife que tem placa avisando, tubarão não vai não vai te jantar. [ __ ] meu irmão, na Austrália tem crocodilo marinho, tem crocodilo na cachoeira, [ __ ] Tudo quanto é bicho ruim, tá lá. Aranha que te manda, água viva
que te manda, [ __ ] Tu vai na Europa, um frio do [ __ ] Tu vai nos Estados Unidos, tem urso, tem cobra, cascavel para tudo quanto é lado. Tu vai na África, não preciso nem falar, meu irmão, é leão, é elefante, é hipopótamo. Tu vai na no sudeste asiático, meu irmão, as cobras são ruim para Na Índia. Índia tem tudo, velho. Tem leão, tem tigre, tem leopardo, tem as cobras brava para caraca. Aqui, meu irmão, que que você tem? Dois caras em cima da moto, que é o é o preocupante, né? Tu pode,
mas, pô, tu tem uma uma natureza dessa que tu pode ir sem nada. Não acontece nada, velho. Se você fosse viajar para antes do apocalipse chegar para algum lugar aqui no Brasil que você não viajou Ainda, quando você iria? Cara, tem um lugar que eu não fui no Brasil, tô devendo muito, que é bonito. Esse lugar é o Mato Grosso. Mato Grosso. É sério? Você falar bonito. Eu não fui lá, queria dar uns mergulhos lá em Bonito, cara. Já fui chamado para caraca. Tem pousada lá, tem guia, tem tudo já de grátis. Não fui bonito
ainda por falta de vergonha na cara. Não, porque sabe que a gente para produzir vídeo tem, [ __ ] tem trabalha Para caramba, velho. Pessoal deu uma entrevista essa semana, aí eu falei: "Não, antes de gravar vídeo eu trabalhava aí tá hora". Aí eu falei: "Ah, agora não trabalha mais". Pois é, se a gente, tem gente que não acha que é trabalho, mas dá trabalho. [ __ ] chega domingo já, eu tenho que botar meus vídeos todos para rodar. São três lugares que eu gostaria de ir. O o bonito de uma maneira geral que eu
não fui. Eu tinha que ido lá no núcleo Serra Grande lá com o Gabriel e o Dr. Rodrigo, que é o onde eles fazem lá o trabalho com as suruc, que é um trabalho maneiro demais que eles fazem. Precisava ir lá e precisava ir no Leandro Silveira, que é o Instituto IOP. São esses três lugares que assim eu tenho que ir antes de morrer de qualquer maneira para poder fazer umas boas filmagens e tá com a galera. O apocalipse ele pode chegar se tudo Juntar uma coisa com a outra, só para saber? Eu acho que
a inteligência artificial pelo menos grana, pelo menos revolta vai vai trazer benefício paraa caceta, mas vai deixar muita gente desempregada. A gente vai precisar de um auxílio de alguma maneira. Eu acho que as mudanças climáticas elas serão mais intensas. Tenho menor dúvida disso. Deixa eu ver o que mais é você falou de e uma terceira guerra. Eu acho Que essa [ __ ] toda junta pode acontecer até 2050. Então tem coisa para caramba. Época boa para est vivo, né? É verdade. Não. Melhor oportunidade de viver tá vivo. É bom, é bom, é bom, é bom
viver logo, porque pode ficar melhor, mas pode ficar ruim para caraca, velho. É, pode ficar ruim. Agora tem que saber isso para que que o cara quer viver, né? Que também tem aquele cara que vai no médico, fala: "Doutor, não bebo, não fumo, não faço sexo, eu vou viver Muito". Para quê? Para que, velho? O o cara que tá nessa daí, ele tá eh melhor ele ser padre, entra no convento lá, vai lá você cantar música junto com Fre Gilson, entendeu? No vai vai comer, vai comer doce de leite lá e reclamar. Como é que
não foi? Não foi essa do do padre. [ __ ] que pariu. O doce de leite do do padre do do padre. Não, esse daí você não faz não, gente. Vai vai ter gente perdendo Emprego e você vai ser cancelado depois. Cara, você sabe que eu penso muito nisso, Júnior. É, é muito engraçado isso, porque eu venho pela cidade e aí sempre tem alguém que vai, pô, biólogo e tal, aí eu eu faço questão de falar com a pessoa, boto até botei, marquei, eu falei, ah, tô indo pro Redcast, marquei você para caraca lá, eu
paro, faço um story, agradeço, que quem paga nosso salário são eles. Claro, claro. Eu acho Que a gente tem que ter o mínimo. Já me perguntaram do tipo, [ __ ] velho, tu tá comendo, tu para de comer para atender. Paro, paro, eu faço questão. Por que quem paga meu salário aqui em cima meus vídeos? Eu tenho maior carinho e eu filmo todo mundo, boto no meu story, faço faço tudo com com eles. E uma das coisas que me preocupa muito é não atacar uma pessoa ao ponto dessa pessoa ser cancelada na vida. Então, pro
padre era só um Dinheiro a mais. Para aquele cara foi emprego dele. Então, mesmo que eu vá no local, o cara me trate a, sabe, teria que ser algo muito absurdo do tipo, sei lá, o cara ter passado a mão na minha mulher, aí vai [ __ ] né? Mas [ __ ] do tipo, meu irmão, o cara quer me enrolar com com um bolinho ali, tá meu irmão, bem, me dá outro aí. Eu não ia fazer uma reclamação, cara, porque você pode, você acaba com a vida de uma pessoa. Não, e o pior de
tudo, o cara, o cara ficou com Fama de padre mentiroso ainda, né? Porque o cara veio na internet, aí apareceu testemunho e tudo dizendo que não foi nada daquilo. E, e, e ainda ficaram fazendo stalk em cima do do padre, né? Vendo marbadão que ele que ele seguia lá. Você vê, né? Agora o cara só aí não fizeram a reportagem lá 10 boys que o padre Fábio de Melo segue pra gente apreciar. Mano, que [ __ ] é essa, velho? O padre Marcelo Ross só segue o Papa Francisco. Agora não tem mais ele é O
outro, né? Mas só segue um cara que é o papa e o outro só segue bomba, segue a porrada de bombador, só segue os caras da academia e não segue o biólogo Henrique. Tá vendo? Seguir esse biólogo Henrique, [ __ ] tava ganhando mais aí. Sacanagem. Eu penso muito, Júnior, em não, eu penso muito em agradar meu público quanto a isso de, tipo assim, sempre Ah, falando não, agora vou te fazer uma pergunta. Qual que é o peixe que não tem peso, Rapaz? Tu viu a mãe falando peixe a aquela delegada lá? O peixe falou
o bicho, né? O bicho é o é o bicho. O bicho o bicho que não tem peso. Não. E a mulher nem é delegada, é estudante, né? Mas ela disse que estudante, peixe lua peixe para tinha certeza. Primeiro que eu nunca tinha ouvido falar no peixe lua, mas o quando a gente viu o bagulho pesa mais de uma tonelada. O bicho, cara, aquele peixe lua só come água viva ali e só fica ali. É uma coisa estúpida Aquele peixe, velho. Mas pesa uma tonelada. Poxa, aquilo é uma das coisas que eu falo, [ __ ]
minha, meu Deus do céu, o que que é isso? Por que que esse bicho existe, cara? Mas ele existe. Ele ele também tem uma carga de toxina, né? Então ele evita, ele não é predado assim tão facilmente. Mas é um peixe bastante esquisito, que é o peixe lua. Mas a resposta lá era esquilo, né? Esquilo. Esquilo. Que que é o bicho que não tem Peso? É o esquilo. É uma pegadinha, filha. Você tá no no programa Civil Santos. Mas o pessoal falou muito sobre a arrogância dela, velho. Mas ela foi olofotada ali, né, cara? Ela
ela se ela se ela souber aproveitar, ela ganha escrito ali, ganha uns seguidores a mais. Tu viu? É igual aquela menina do avião, né? Aquela menina do avião mesmo, amor, ganha seguidor. É que ela não soube aproveitar. Eu achei, né? Ô, pelo que eu vi, ela tá fazendo puble pra Caramba. Tá fazendo puble. Ah, então ela foi malandra, velho. Não, ela foi malandra. Primeiro que é o seguinte, ela ficou quieta e os car, o povo começou a a seguir ela para ver se ela ia falar alguma coisa, mas ela ficou quieta, quieta, quieta e o
pessoal não parava de seguir. Aí quando ela apareceu, ela já apareceu falando que que isso, isso é aquilo, não sei o quê, agora sou assim, sou assado, essa é minha vida e tal. Aí começou a fazer e tá fazendo aí uns Conteúdos. [ __ ] G se deu muito bem na vida, né, cara? Ganhou seguidor para caraca. Você sabe que e vai ganhar uns processos também. Eu eu eu não consigo falar não. Não consigo falar não. Aí aí eu falei assim, gente, na boa, se fosse eu, tivesse a criancinha ali, [ __ ] eu já
andei na janela. Vai, vai, meu filho, vai. Eu não gosto de andar na janela. Se fosse comigo, ia querer sair. Eu, eu gosto de janela. Eu adoro andar na janela. É, minha perna fica apertada, eu Tenho que andar mais perto do corredor. É, faz sentido. Mas bot é grande para caraca, né, velho? Então, não, não dá. Para mim, eu fico mais não corredor fico melhor. Janela. Eu gosto de ir na janela. Aí eu cheguei na no última no último voo que eu vim de Uberlândia. Aí pô, moral da história. Cheguei no voo, tava o pai,
a filha e a filha na janela no meu lugar. Aí ele, aí eu cheguei no meu lugar, ele Pode ir na janela. Aí meu coração, meu coração dói, né, cara? Eu não consigo falar não. Eu tô esperando. Entendi. Entendi. Quer ir na janela? Po, eu adoro ir na janela que eu vou tirando foto. Eu Pode, pode, pode pode ir na janela. Claro, meu irmão. O avião nem subiu, ela fechou a janela. [ __ ] foi a viagem inteira com a [ __ ] da janela fechada. Eu fiquei [ __ ] [ __ ] Eu queria
ver lá fora, meu irmão. Fui dar um de bonzinho, me fodi. Mas aí O pai provavelmente queria deixar todo mundo junto, né? Perto. Era aí, cara. Só botar ele no outro. Não, aí que tá a parada. No outro lado tinha três cadeiras, hum, com a a esposa, o filho e a cadeira vazia. O avião foi com a cadeira vazia. Se ele ficasse onde eu tava, ele ficava com a esposa, com a filha e e todo mundo não, mas é ele foi no na janela, eu ali no meio assim e sem ver a janela que eu
queria Ver porque eu fui ser sacanagem. Entendi, cara. Entendi. Aí eu fiquei puto. Ah, é sacanagem. Falei, [ __ ] Vo, fui, é, aí, enfim, hoje já não julgo a menina da janela porque, pô, sacanagem, né, cara? A vida, vida da morte. Pois é. É isso aí, gente. Biólogo Henrique aqui com a gente. Bom, sobre o apocalipse, eu ia te perguntar uma coisa. Quanto tempo dura [Música] A, digamos assim, se sem energia elétrica? Acabou energia elétric só energia, tá? Não precisa acabar comida e tal. Acabou a energia elétrica. Quanto tempo dura o a humanidade? Eh,
sei lá, antes do do povo tá comendo gente também, né? Canibalismo chegar. Ah, velho, se assim se você não tiver energia elétrica para 9 bilhões de pessoas, eu acho que em 10 dias tem gente comendo gente aí fácil fácil. que as pessoas no mau sentido, no mau Sentido, no mau sentido já tem um caos total na civilização. É um caos completo. 10 dias, 10 dias eu acho que já começa a merda toda. Mercado saqueado, pessoas se matando. Eu não te recomendo, gente, mas eu diria se matando, se matando por conta dos produtos que não chegariam.
Você não tem o sistema funcionado, você não tem os os aparelhos que entregam os produtos, você não tem o sistema de De resfriamento que vai resfriar a carne, etc. Isso tudo vai acabar muito rapidamente. Em 10 dias as pessoas já estão se matando por recurso. O fato é esse, cara. Quando você trabalha com engenharia social, você deve de sempre de prever o pior do ser humano. E o pior do ser humano consiste justamente nos recursos. Quando começa a acabar os recursos, aquilo que as pessoas conseguem entender, as pessoas Se matam. Isso é fato. E vão
se matar. Não tem nem que ver. Elas começam a se matar do nada, por qualquer conflito que seja. 10 dias sem energia elétrica, 10 dias sem os produtos que estariam alimentando as pessoas, as pessoas começam a ficar com fome e começam a matar umas outros. Pô, pô, a trocou de nada. Vão matar quem primeiro? Os os mais fortes ou os mais fracos? Mata os mais fracos. Os mais fracos. Mata. Mata é quem tem família, mata Criança. Os mais fracos morrem primeiro. [ __ ] tem nem que ver. Mata mais fraco. Cara, o ser humano é
o ser humano tem coisas muito boas, mas o ser humano também tem coisas muito negativas, cara. E isso é da nossa natureza. Eu fui no tava falando com Richard de outro dia eu tava lembrando lá sobre os os macacos que são muito parecidos em determinados momentos com seres humanos nesse tipo de de crueldade. Espanzé faz coisas cara eh Bastante sinistras. Estava lembrando o caso do ospanzés, eles geralmente tem um um alfa na parada, né? Um que manda mais, um tirano. Tem vários outros betas ali, mas tem um tirano. O o ser humano matou os alfas.
A gente não tem, é como se todos nós fôssemos betas e todo mundo, se matou que era muito machão lá e que tinha que era o o Neundertown, né? Não, não. Neandertal era outro tipo de humano, mas os nossos ancestrais mesmo, assim, bem tipo antes de Australopitecos, uma coisa bem bem rudimentar, mas tipo tem um líder alfa, tem um líder que que manda mais que os outros e teve um caso de um desses alfas que era muito tirano, fazia crueldade com com os outros e de repente três betas se uniram e mataram esse alfa. Mataram
ele. Aí tu vai falar que os bichos não tem comunicação, tem. Por que que os três se juntaram e mataram ele? E aí depois que mataram ele, eles começaram a ver alguns Rituais como do tipo, teve uma chipanzelá que passou lá e enfiou o dedo no anos dele. Algo como do tipo aqui, seu merda, olha o que eu tô falando com você. E tiveram outros que foram lá e provaram a carne dele. Olha que macabro essa merda. macabro isso. Você vê que Z tem muita coisa de ser humano, cara. E ser humano eh faz crueldade
para caraca, velho. Já viu aí casos e casos? Sim, teve teve já Vários eh relatos de, por exemplo, quando um ditador morre ou quando, enfim, ele ele é ele é ele é ele é deposto, né, do cargo dele, um mesmo reis e etc. Se se a população odeia a aquele cara, etc. ou tem algum tipo de de vingança, a família sofre penalidades, matam todos da família, matam as pessoas próximas também ali que são pessoas de confiança, né? O famoso espurgo, acontece isso bastante. Acontece, se tem acesso ao corpo, aí é Mano, aí é depravação total.
É. É. Ah, tem um vídeo que rola até hoje de o do Biladen o Biladenu, cataram o corpo do Biladen. Tavam comendo o corpo do Biladen, velho. Car, mas o corpo do Bilado não foi aquele jogado no avião? Acharam corpo do Biladen? Acho que não foi o Biladen foi o Foi o Biladen Bilad não. O Bilad foi na época do Obama. Ele sumiu com corpo. Então ele jogou do avião. Então, mas antes disso, falando antes, as pessoas que estavam próximas Ali no será o quem que quem que estava lá era juntamente com o exército tinham
pessoas do do país já do Afeganistão, não foi o Kadf. Talvez eu esteja falando besteira faz muitos anos, mas pode ser que seja, mas eu acredito que seja o Bin Laden. Mas no caso do Bin Laden, o que que por que que as pessoas fizeram isso? Porque ele tava usando mulheres como escudo humano na na época Da perseguição e tal, tava usando mulheres como escudo humano. Então ele capturava as pessoas, entendeu? E aí a mulher lá que ele usava como escudo humano, eh, morria e para que ah para que ele ficasse vivo e etc. Então
ele usava usava disso muito, ele usava bastante isso daí. E aí o para você ver, né, como vai o ser humano vai baixando o nível, né? Vai baixando o nível do negócio. É, meu irmão, o Mussolini foi assim, o Mussolini acho que eles Empalaram o Mussolini, eles desfiguraram a cara do Mussolini. E não é só isso não, cara. Tem, você tem casos cabrosos é da da Argentina, como é que é o nome daquela da Pôra, agora me fugiu o nome aqui da da Argentina que você tem um caso muito sinistro, cara. Evita Peron, meu irmão.
[ __ ] meu irmão, eu trouxe sinistro para caraca. O que aconteceu? Ela morreu, ela era muito bonita. E aí o médico fez um embalçamento com ela e ela ficou parecendo viva. Ela parecia que tá viva porque ele fez um um embalçamento lá com cera e etc, né? E ela ficou bem preservada. Eva Peron, Vita Peron. Falei: "Evita Peron". E aí, cara, quando teve a o golpe, né? Quando teve a ditadura na na na Argentina, ela foi parar na casa do de militares que estupravam ela o tempo inteiro, o corpo, usavam o corpo o tempo
Inteiro, botava como fazia de um passando pro outro. Coisa, uma necro necrofilia bizarra, velho. Coisa horrível. Coisa horrível a história dela. Aí depois ela foi parar na casa de um de um desses generais e ela virou boneca de uma criança, cara. Boneca, meu irmão. Tá maluco, velho. Boneca. A criança brincava ela como boneca. Boneca. Já pensou se a Manda pega um monte de mãe de bebê reborner Aí, [ __ ] Imagina o defunto, [ __ ] Brincar com defunto, velho. Defunto reborn. Boneca. Aí depois eu sei que depois e eh como é que foi? Ela
foi parar de volta na casa do marido que era viúvo, e a mulher do do marido fazia bruxaria com ela, uma coisa assim, [ __ ] ih, meu irmão, eu sei que ela foi, o corpo dela foi parado no Vaticano e só depois foi repatri. Olha que que história louca que os seres Humanos fizeram mesmo. São humanos, cara. Fizeram essa bizarrice, isso aí bizarro. Só que outro dia eu tava vendo um documentário falando, fiquei assim, que merda é essa, velho, na Argentina, Argentina, aqui do lado. Imagina uma coisa que eu que as pessoas sempre falam
e é porque por que que a Argentina, eles têm uma baixa concentração assim de negros lá, quase não existe, não foi da colonização deles, foi. Eles foram, a Argentina foi Uma colônia de de povoamento. Primeiro, a gente foi uma colônia de exploração. Brasil uma colônia de exploração. Tinha tem negros na tiveram negros, mas eles sofreram uma espécie de holocausto genético, né? Eh, ou alguns se reproduziram como pessoas eh mais brancas e acabaram perdendo a genética, né, de de externa, né? Genética interna ainda tem. Mas assim, tão pouco tempo consegue. Tinham não tinham muitos negros e
também teve o lance deles Isolarem esses negros que não conseguiam trabalho, não conseguiam emprego, muitos morriam de fome. Teve todo um arcabolso ali para que esses negros morressem. Não. O que eu lembro do, por exemplo, se você falar assim: "Ah, pô, você não conhece um argentino negro, sei lá, o Teeves, por exemplo, o Tevez ele não é negro, mas pro padrão argentino ele é. E provavelmente ele é filho de imigrante, pode ser filho de desse o o argentino ele eliminou o genoma negro, ele foi Absorvido em certa parte e outra parte eles mataram mesmo. Mataram
de fome, mataram por miséria, mataram mesmo. E o que sobrou foi absorvido. O carioca, por exemplo, hoje a gente sabe que grande parte do genoma do carioca é genoma indígena e você tinha ali povos indígenas. Ah, você o cara da barra da Tijuca mais branquinho, né? O carioca ele é mais modeno que o paulista. Você tem muita missigenação no no Rio mais do que São Paulo, por exemplo. Tá? Você tem Mais pro Nordeste, mais carioca bem missionado, mas você teve várias tribos indígenas que foram englobadas ali pelos carioca. Tu vê o cara lá, o cara
é branco, vai ver o genoma dele, tem negro, tem indígena, tem. O Brasil é isso, cara. O Brasil é nossa. Felizmente saiu um artigo científico agora mostrando que nós somos o povo povo mais missigenado do mundo. A gente tem todo aqui, cara. A gente tem europeu, a gente tem negro, a gente tem indígena, a gente Tem asiático. E que bom que seja assim. Isso é ótimo para isso é ótimo pra nossa biodiversidade. Ótimo, aliás, ótimo pra nossa genética, né? Quanto mais diverso você for, o Darwin já dizia isso, quanto maior for a sua a diversidade
genética, mais apto, né, você tá para pra seleção natural. Perfeito. Tá ótimo. Cruzem, galera, cruzem. Sejam felizes. É isso aí, gente. Obrigado mais uma vez aí, Henrique. Agradeço demais sua presença aqui hoje. Bate-papo super interessante, super inteligente. Eh, tô devendo aquela visita lá no Rio de Janeiro. Quando eu voltar lá, você vai ver. Vou estar lá. Vai ficar de sunga lá na beira da praia lá, hein, velho. Para conhecer lá a mansão nova do camarada. Deixa eu ver aqui. Tem mais, deixa eu ver aqui. Tem mais super chat, produção? Mandaram, não é isso mesmo. Agradecer
nossa incrível audiência, a todo mundo que chegou até Aqui, se inscreva no canal, tá bom? E acompanha aqui a programação do Radcast. A gente tem aqui episódio todos os dias, tá bom? E vai pro pro próximo agora, né? Isso. Agora o pro pessoal se inscrever no seu canal aí. Biólogo Henrique. Biólogo Henrique. Me acha em toda a rede. TikTok, Instagram, [ __ ] Toda. Todas. É isso. Deixa eu ver que mais tem mais alguma algum recado? Não, né? Isso aí. Live de hoje à noite, Né? Ah, sim. Tem a live de hoje à noite, 8
horas da noite, a gente vai estar aqui, a gente vai falar sobre o divórcio da Virgínia. Para todo mundo que tá ouvindo aí, a gente tem revelações bombásticas, tá? O Tigrinho tem a ver com essa parada aí, tem, cara. Você sabe que o Carm existe, né? [ __ ] minha mão div cada um vai com 25 milhões para um lado. Não tá tão vai dividir o dinheiro do tigrinho, velho. É, divide o Diogo do Tigrinho. Não vai. Será que o cara fica muito depressivo de de divorciar com 25 milhões na conta? Cara, eu olhei a
foto, o vídeo do deles hoje de manhã, o cara tava meio depray, a menina não tava, não. Vai gastar o jogo do tigrinho todo, né, velho? É, pô, de você, de você assim é mais fácil, né, cara? Ruim quando tá cheio de dívida, tem que dividir. É. Aí baçado, o cara sai do casamento ainda quebrado ainda. Geralmente, né? Geralmente quando o cara Sai, o cara sai. Isso é muito [ __ ] velho. O homem sai na mão na frente, tá atrás. Não tem nem que ver. É, mas é isso. Obrigado aí, galera. Valeu aí, Henrique.
E até a noite, então, rapaziada. Valeu,