Olá, [Música] Terráquos, como é que vocês estão? Eu sou o Rogério Vilel, tá começando mais um Inteligência Limitada, o programa onde a limitação da Inteligência acontece somente por parte do apresentador que vos fala, porque sempre trago pessoas mais inteligentes, mais interessantes e com a vida muito mais avoada do que a minha e do que a sua. Você entendeu o Avoada? Senti, sentia a a altura, né? A altitude. Altitude, né? Senti a altitude, a pressão. Altitude. A pressão, mais ou menos. E dessa vez eu vou tentar não cometer erros como eu cometi no primeira vez que
ele veio aqui, que eu chamei o a turb o o motor de turbina, cara. Hum. Os caras me mataram aí nos comentários. Eu também. Ai, tá vendo? Você é burro. Eu já sei disso. Você é burro. Eu mano de música, de violão, de Mas ele também é aviões e músicas. E músicas. É, mas antes de falar com o Lito, eu queria que você falasse com o pessoal como eles participam desse chat maravilhoso. É isso aí, galera, já tá fixado lá no no chat da live, tá bom? Você pode participar com pergunta, com comentário Ou aquele
famoso jabá para ajudar a gente. Aproveita, já dá um joinha, já deixa lá o já se inscreve no canal, já ativa o sininho, passa na loja, dá uma olhada nas camisetas. Exato. E aí assiste a gente que hoje vai ser demais, vai ser demais. Lito é sempre um bom papo, né? E antes de falar com Lito, vamos falar do nosso estamos de patrocinador novo. É verdade, cara. É verdade. Posso falar então? Pode. Manda bala. Olá, Terráquios. Chegou o momento de falar do mais novo patrocinador de inteligência limitada manual. Se você é daqueles que adora ver
YouTube, já deve conhecer por eles, porque eles estão numa presença online muito grande, não é, Len? Ô, é verdade, hein? É bem interessante. Fala aí. Eu vou falar. Eu tô aqui para falar, Cara. A Manuá é uma empresa britânica que trata da saúde masculina especializada no tratamento da calvice. Não é nenhum não é nenhum uma indireta com você não, Len. É, é comigo mesmo que tive problema. Depois vou explicar. Eu já tive fazer transplante, ó. Tanto estágios iniciais quanto avançados. Você tem acompanhamento médico especial para você e tudo pode ser feito online, sem sair de
casa. Como Que funciona? Eu vou pedir pro Len explicar para vocês aí. Ó, é o seguinte, Vidalo, o paciente ele entra no site, aí ele responde um questionário sobre o seu histórico médico, né, e o problema da queda de cabelo, aí ele recebe a recomendação de tratamento. Suas informações vai para um médico especialista da As informações vão, né? Não vai, né? É exato. Ele ele ele é contra queda de cabelo, Não é conjugação verbal. Conjugação verbal. É. Ah, então reformulando, suas informações vão para um médico especialista da plataforma e o paciente pode comprar um um
plano de tratamento específico pro seu caso, né? E aí recebendo os produtos em casa de maneira recorrente e com acompanhamento médico durante todo o período. E eles mandaram aqui alguns produtos pra gente para vocês conhecerem aqui. Olha assim, ó. Dá para tá pegando na câmera Aí de cima, hein, Paquito. Olha aí, ó. aqui os produtos da manual que você recebe então mensalmente. Lito é cabeludo aí parece o o cabelão do Sonic. Tá de boa, não é? Olha só, olha o cabelo bonito, cara. Olha o meu cabelo. Você quando você veio, você lembra como que era
ou não? Eu foi antes de fazer, não era, né? Eu tinha umas entradonas aqui. Dá, dá um, dá um, dá um look aqui, ó. Tô com topetaço agora, hein. Barba também. aqui. Então assim, o sabe que o cabelo é o silicone do homem, né? O lance do a mulher o silicone aumenta o peito e o homem é o lance do cabelo. Todo o cara é meio encanado se tá ficando careco ou não. Então, pô, isso é uma é uma é um avanço. E quanto custa essa brincadeira aí? Você deve estar me perguntando, né? Lum, os
planos custam a partir de R$ 25 mensais e os produtos chegam com frete Grátis em todo o Brasil. É isso. Mas patrocinador de inteligência dá desconto, né? Diz aí. Mas claro, claro, claro, claro que sim. Ó, meu caro Leni e vocês que estão aí, meus terraques de casa, ganham 40% de desconto no primeiro pedido com cupom inteligência 40 no site da Manual. É só entrar no link da descrição ou acessar o QR Code que tá na tela agora. Tá na tela. Tá na tela. Então, bora cuidar dessa cabeleira aí. Quer dizer, na falta da cabeleira,
né? Acesse o site da manual. Use o cupom inteligência 40 para 40% de desconto no primeiro pedido QR code na tela e link na descrição. Valeu, manual. Os cabeludos do nosso Brasil. Quero ver todo mundo cabeludo, cara. O o Paquito não pisou porque ele tem 20 anos de idade. Ele quer pôr no bigode mais ainda, cara. É mesmo. Olha o tamanho do bigode dele. Ele quer fazer um looping no Um looping. Então tão aqui os produtos aqui, ó. Mais um close aqui nos produtos. Dá para ver aqui, ó. Manual. Você recebe em casa. É isso
aí. E agora bora pra conversa com o Lito. Ó Lito, você já veio uma vez, não precisa me dar presente inútil. Agora só quero presente úte. Inútil. Não. Ah, mas aí você quer me sacanhar, então tá bom. Pode ser. Inútil. É porque eu vim na primeira vez, eu não sabia desse negócio do presente inútil. Aí eu Trouxe um útil para você. É verdade. Então agora vale. Mas agora eu sei. Agora. Ah, caramba. O que que você vai me dar primeiro? Então vamos lá. Eh, na verdade eu trouxe quatro presentes. Vamos começar com o o mais
inútil, tá? O mais inútil. Vamos lá. É o Paquito. Não é você não. Que que a gente tá falando? Meu Deus, isto é um travesseirinho Da Ita. Então é para você voar quando a Ita voltar a voar. Porque ela parou de voar, mas vocês não sabem de nada. Fora não. Itapemirrim é de ônibus. Aí eu fiquei preocupado com aí ele criou empresa aérea. Criaram empresa aérea que durou seis meses. E aí só seis meses? É. E agora tá parada aí. Falida. Aí tem uma teve uma notícia que um um investidor lá de de Brasília, Balfaker
Bfaker Consulting, ia comprar Itapemirim, ia fazer o retorno dela. Aí ontem já saiu uma nova notícia dizendo: "Ah, a gente não vai mais comprar porque precisa resolver os embrolhos primeiro." Então, infelizmente a Itapemirm tá solar, cara. Mas é muito estranho uma uma empresa de ônibus comprar avião, não dá mais muita segurança. Então uma empresa de ônibus em recuperação judicial Montar uma empresa aérea no meio da pandemia, né? Total, né? Timing perfeito dos cara, né? É uma pena pros funcionários. É, tem um outro aqui. Esse aqui eu acho que você vai se assustar, ó. Eh, eu
espero que funcione. Sabe aqueles colete salva vidas de avião? Então tem um aí para você. Abre. Como que abre? É assim? É, vai. Faz conta que a gente tá na Emergência. Ai acabou de pousar no mar. Pensei que é b aquele Você lembra daqueles eh da das dos anúncios dos comissários? As instruções? Não, caramba. Ó lá. Vamos ver. Pera aí. Coloca aqui assim. E aí? Aí tem o Isso se você soprar ele vai inflar, Tá? Mas não é ele tem uma lembra que as comissárias falam puxa a cordinha. Ah, isso é se isso é se
falhar a cordinha, não é? É. Cadê a cordinha? É isso. Olha aí. Isso. [ __ ] que pariu, mano. Cara, que susto, velho. Ai, o negócio tá me enforcando, cara. Mas é para isso mesmo, sabe por quê? Assim mesmo. É assim mesmo. É para manter o teu pescoço erguido na hora que você entra na água para que você consiga respirar sem bloquear tuar direito. Tá só assim, ó. E agora vem para esvaziar. Como é que faz isso? Exato. Tem uma faca aí. Tá vendo onde tá o negocinho vermelho aí? Enfia o dedinho assim nele e
começa a vazar aí. Sei. Ufa, cara, que desespero, cara. Fica muito apertado. Ou eu tô com o pescoço muito largo. Então, tomou um sustão. Não, [ __ ] E eu tava preparado pro Suso quando abrisse a embalagem. Cara, não faz isso que a gente fica sem patrão, hein, mano? Pelo amor de Deus, hein? Imagina o pvista aqui que mete tem uma canetinha para ele esvaziar mais rápido ali. Aí daqui a pouco já dá para Sair. Não, não. Vamos conversando aí enquanto eu vai usar. É, não tem. Vamos, vamos falando aqui. Vai que mais aí. Caramba,
cara. Você vai fazer um vai fazer um vídeo, né? Só de tomar um susto. Meu Deus. Não, dá um bom corte esse aí. Eu trouxe uma camiseta para você. Da primeira vez que eu vim, eu te Trouxe o meu livro, meu primeiro livro, que era onde morrem os aviões. E tá, tá em minha câmera aí. Ah, tá de cima aí, né? Ó lá, c aqui, ó. Olha que bonit camiseta. Welcome to Africa Operations. E é G, vai me servir. É, esse aqui é o avião que eu trabalhei lá no continente africano durante três meses que
eu contar a história no livro. É o Electra. E aí, tá aí, trouxe para você. Ess esse fiozinho aqui, o que que é? Isso aqui era antena de HF, high frequency. É uma, é tipo ondas curtas para você falar com lugar muito distante. Tá esvaziando aí. Ele tá se recuperando do susto aí, cara. Ele falou que ele falou que ia te assustar, mas eu não achei que era tanto assim. Não, eu achei que era uma um susto metafórico, tipo, ó, se você tiver aí Não sei o quê, era uma retórica só. Diz que o que
que é? Tá gelado. Esse é o cilindrinho que dispara o o ar comprimido para inflar o colete rapidamente. Por isso que ele fica gelado. É aula de física. Agora na hora que você tem um gás comprimido e você libera ele rapidamente, aí o negócio fica geladinho, né? Às vezes até cria gelado. Gelado mesmo. Gelado. Caramba, cara. Vamos no papo vai demorar que Aí eu trouxe também o meu novo livro agora escrito a quatro mãos. Eu e Mila Said, que é minha esposa, ela morria de medo de de avião e eu curei o medo dela e
a gente resolveu usar o método de conhecimento. É muita, muita gente tem medo de avião, tem porcentagem, mas 60% da população tem algum tipo de receio de bom. Vocês tm medo de avião? Cara, eu tenho porque uma vez eu tava em Um avião que arremeteu assim, aí eu aquele dia eu comecei a ter medo. Aí começou a rezar. Por quê? Porque as pessoas estão expostas a notícias de portal dizendo que arremetida pânico a bordo. Outro dia noticiaram o avião que tava Eduardo Bolsonaro arremeteu por causa de mau tempo em Porto Alegre. O avião foi paraa
Florianópolis. Ui, mas isso é normal? Se tá mal tempo, o avião vai pousar. Ah, Não vai. Ele vai arremeter e vai para outro lugar. Mas aí tem essa história de, ah, deu pânico na hora da arremetida, e aí as pessoas ficam com medo de voar. O comigo já aconteceu também. Esse livro ele é um manual assim, ele explica. Ah, tem adesivo aqui. Mas só para fechar o esse assunto do de arremeter, normalmente é o quê? É mau tempo, Entrada errada. 90% das vezes vai ser algum problema externo ao avião. Tipo, o avião tá se aproximando
do aeroporto, entrou um cachorro na pista, aí a torre, ó, vou fulano de tal, arremeta que a pista tá tá impraticável agora. Caramba. O cara remete ou você tá aproximando bonitinho, o vento tá soprando ali no seu nariz, porque o avião sempre pousa e decola contra o Vento e aí de repente o vento muda e aí passa a ser um vento de calda. Sim. Entendeu? Então aí você vai chegar muito mais veloz na pista e aí existe um limite de vento de calda que você pode pousar. É por isso que é contra o vento, porque
ele ajuda a parar o avião também. Ele não, ele ajuda a diminuir a velocidade do avião em relação ao solo. Entendi. Entendeu? Pensa assim, tu nadando contra a correnteza, tu não vai nadar. Se alguém te olhar de fora da piscina, a correnteza tá pela parece, você não tá saindo do lugar. Então acontece isso com o avião contra o vento. Diminui a velocidade dele em relação ao à pista, então diminui espaço de de parar, diminui tudo tudo, né? Se ele pega o vento de cauda, então ele vai chegar mais acelerado na pista. Se a Pista é
muito grande, o limite é bem maior. Se a pista é curta, o piloto vai decidir: "Ah, vou arremeter e pousar pelo outro lado". Entendeu? Então são procedimentos normais, arremetida, mas não tem, não pode acontecer de ele errar e entrar muito à frente na pista. Isso é difícil de acontecer. Pode acontecer, mas aí se ele errar o toque da pista ali na zona dos 1000 pés, aí ele vai arremeter também. Ele pode Arremeter. Se ele pousar depois, ele pode arremeter também. É arremeter assim, ele toca o chão e levanta. Não é, é, é raro ter arremedida
depois do toque. É, eu, o meu aconteceu dele bater no chão e isso às vezes acontece assim, a remetida é comandada. Comandada como comandada assim. É, são dois botõezinhos que tem na manete dos pilotos, manete do Isso que é a manete, é o acelerador, né? Sim. tem um botão. Então você aperta um botão, aí o computador vai acelerar os motores sozinho. Isso em determinado tipo de avião, um no outro a manete já tá no lugar lá e ele só vai comandar os motores. Só que existe uma inércia, né? Você estava descendo, agora eu vou começar
a subir. E nesse tempo pode acontecer de você tocar no chão antes da dele da Subida efetiva do avião. Mas geralmente a a arremetida é comandada bem antes, tá? E aí vai embora e faz de novo. Mas os passageiros normalmente ficam ficam com medo, né, cara? Ficam com muito medo porque estão expostas a mesma coisa que que o Leni falou de sabe, pô, o avião arremeteu, começa a rezar. Será que o avião tá com problema? Nossa, galera rezando. Então você, na verdade, deveria pensar assim, pô, se o avião arremeteu, é porque tá tudo bem com
ele. Se não tivesse bem, o cara ia pousar de qualquer jeito. É mesmo, né? Aí que tem que tentar pousar mesmo, porque, pô, vai levantar voo de novo. Então isso aqui, o livro a gente criou para isso, para ajudar bastante as pessoas e também temos um curso agora, eh, se as pessoas têm medo de voar, Aconselho dar uma chegada lá. É o o curso é medodivoar.com.br. Ah, url é legal, né? Medodivoar.com.br. Entra lá e pega as informações do curso. Eu acho que tá fechado agora, não tem turma, só tem a primeira turma fechou, mas vai
abrir mais. vai abrir mais. Eu não sei quando, mas pelo menos a pessoa já fica com informação, deixa o nome lá, se cadastra, quando abrir a segunda turma as pessoas já vão ficar sabendo. E aí trata de tudo, o barulho, Turbulência, que é o grande terror dos passageiros. É a turbulência. Minha mulher, cara, quando tem turbulência, ela aperta a minha mão de quase sangrar minha mão assim, ela ela morre de medo, cara. Você sente algum medo de avião? Zero, né? Eu quando logo quando eu nasci o meu filho, eu fiquei receoso uns meses assim, aí
depois passou assim, começou a me dar uma ansiedade assim, falar: "Putz, e se acontecer alguma coisa?" Porque eu nunca tinha pensado sobre isso e aí depois voltou normal. Ah, é, é normal esses gatilhinhos também assim quando muda alguma coisa na tua vida. É, não bebê recém-nascido, sabe? Tipo, cara, depende de mim. É, é. Agora já tá tranquilo. Não que ele não dependa de mim, mas meu meu filho com se anos eu já levei ele para viajar, foi para Chicago com 6 Anos. E ele tá dormiu tranquilinho na no tem um bercinho à borda. Com seis
meses já pegou avião. Vamos paraos Estados Unidos, pro México. É, olha aí já tá acostumado. Ele adora avião. Mas o o a turbulância também vem da falta de informação também, né? Também vem. Eh, que a turbulência existem dois fatores, eu acho. O primeiro é existem pessoas que têm uma Sensibilidade maior a movimentos, tá? Tá. Eh, tipo, tem gente que não vai em montanha russa de jeito nenhum ou só de descer no elevador já sente aquele frio na na barriga. Então, essa pessoa ela vai est mais sujeita a esses movimentos do avião. É, esse é um
ponto. O outro é o total desconhecimento. Assim, muitas vezes o avião dá aquela queda brusca assim, ó, Mas é pouquinha coisa. É 1 m, 2 m e a pessoa acha que o avião tá despencando 100 m e que ele vai cair por causa disso. Isso é normal. Essa essa essa queda bruta normal. É porque o avião tá apoiado no ar, né? Ele as asas dele estão cruzando o ar e ele ele tá sustentado pelas asas. Se o ar está turbulento, ou seja, tá como se tivesse uma marolinha ali no rio, na hora que ele passar
por aquilo, Vai balançar igual um barquinho balança na hora que passar pela onda. Então sobe e desce e volta pro lugar. Então é é só questão de visualizar se se a pessoa pensasse assim, pô, se um barco balança quando passa na onda e o o ar é um fluído igual à água, não igual, né, porque a densidade é diferente, mas é, se passar por uma onda no ar, o avião vai balançar. Basicamente é isso aí. Mas ela é muito mais completa a explicação, Né? Mas tem aquela coisa que o o avião parece frágil, né? Não
parece a asa, né? Muito comprida e tal e balança muito, né? Normal a asa balançar, ela tem uma uma certa flexibilidade. Flexibilidade. Tem, tem tem. Ela é feita para balançar. Então ela é justamente ela ela é extremamente flexível que ela já é construída para Não quebrar, porque se ela não não se ela não fosse flexível, ela quebraria em turbulência. Entendi. Quando você tem alguma coisa muito rígida que não balança, vai, vou pegar, eu costumo dar esse exemplo. Na, tu que é desenhista, né? Tem aquelas réguas de acrílico. Sei, sei. Ela é uma régua dura. É,
existe a régua de metal. Se você ficar balançando uma régua de metal, você vai balançar ela por 100 anos e ela não vai quebrar. Se você pegar uma de acrílico e balançar forte, pode ser que ela quebre, né? Se você vai torcer, ela vai quebrar a de a de a de aço, não, a de metal vai entortar. Então, a asa do avião é feita desse jeito. Ela tem umas treliças dentro de metal que faz esse movimento para ela Ser flexível, porque os engenheiros já sabem que o avião no dia que ele nascer e fizer o
primeiro voo até o último dia de voo dele, quando ele for pro deserto ser desmontado e virar a panela de pressão, ele vai est quase abalançando. Então ela já é feita para isso, ser flexível, para evitar uma quebra. Entendi. E o avião consegue ficar quanto tempo aguentando uma turbulência? Tem turbulência longa, não tem? Tem são raras, né? Mas é, existe. Ele pode ficar a vida inteira na turbulência, sem problema. É mesmo? É, achei que tinha um tem o os aviões, quando eles são construídos, os caras separam um dos modelos da produção e ele vai para
um hangar onde tem equipamentos que fazem aceleração do ciclo de vida daquele avião. Então ele pressuriza e despressuriza diversas vezes seguidas Para simular assim, ó, o avião subiu, foi para algum lugar e pousou. Aí fora isso, tem os macacos hidráulicos que ficam balançando a asa a vida inteira. Então eles conseguem simular 60.000 horas de voo em menos de um ano no avião, entendeu? E ela tá balançando constantemente. E aí eles ficam vendo onde que faz trinca, se fizer aí, onde que vai ter que inspecionar. E tudo isso já é já faz parte do projeto do
avião. É bem interessante, cara. É isso que é legal do do da aeronáutica, do dos aviões, né? A tendência é cada vez ficar mais seguro, né? Nunca é um recu. É sempre para mais segurança, para, sei lá, mais economia de combustível, talvez, né? Ele sempre é um, é, entra, são dois fatores que entram em cada nova geração de avião que vai sair. Um é a redução de ruído. Ah, é também, tá? É uma das coisas que eles procuram, cada vez mais Procuram porque cada vez mais tem gente morando perto do aeroporto. Que assim, o aeroporto
começa, não tem ninguém em volta, é uma fazenda. É. É. Aí começa a ter emprego, aí o cara vou montar uma barraquinha aqui de um restaurante. Aí começa a crescer hotel e aí daqui a pouco tá todo mundo morando. Congonhas. Hoje é cercado de prédios. E aí quando o tempo passa, aí os moradores lá falar: "Esse a tá me atrapalhando". Aí começa a chiar. Por isso que Congonhas não funciona 24 horas. Ele meia-noite parou. É por causa do barulho. Por causa do barulho. Porque os moradores conseguiram essa vitória, né? Então, a cada geração de avião,
mas é barulho. Você já ficou perto do aeroporto? Já fui em casa do Trabalhei em aeroporto, pô. Não, não, mas ah, mas é que lá é mais, né? É, mas é que eu uso protetor auricular também, né? É, mas fic amigo meu que morava com o avião, parecia que você podia tocar ele, que ele já era naquela parte almoema ali, né? Não é muito barulhento para para morar mesmo. Principalmente quando é no sentido de decolagem, porque na decolagem os aviões fazem mais barulho do que no pouso. Ah, é? É porque na decolagem o motor tá
mais acelerado. No pouso, aquele barulho Todo é no trem de é o vento passando no trem de pouso. Hoje o maior barulho de avião, os motores estão tão silenciosos que o maior barulho do avião é feito pelo arrasto do ar nas superfícies. Então quando o avião tá desacelerando para vir pro pouso, tem aqueles flaps que abaixam e tem o trem de pouso que é uma massaroca ali, que o vento tá. É como se você tivesse andando com o seu carro que tá todo silencioso na estrada. Aí você Abre o vidro, já começa o barulho do
vento e aí você põe uns uns bagulhos, umas abas assim pro lado de fora, vai fazer um barulhão do caramba. E aí então as gerações que vem, elas têm que ser, se eu não me engano, seis decibéis mais eh silenciosas do que a anterior. E pô, decibel, não sei se tu lembra da da Não lembra muita coisa. Eu também não lembro, mas é uma escala logarítmica. Então, parece que 6 dbéis é é quase metade do do valor que tava anteriormente publicado, entendeu? De pressão sonora. Aí a eficiência de combustível também, esse essa nova geração de
aviões aí, o Airbus A320 NELO e o 737 Max, eles são 15% mais eficientes em queima de combustível do que o a geração anterior. Caramba. E pô, o maior custo de uma empresa aérea é o combustível, né? Então fica bem bem mais econômico. A gente tá com com avião, tem alguém uma empresa aqui brasileira que tem avião de ponta assim desses últimos? É mesmo? Tem todas a A Gol tem o 737 Max e a Latan e a Azul tem o A320 Nel. Cara, eu não entendo. Eles compram, eles alugam, arrendam, como que arrendamento. É leing.
Leasing. Tipo, eu eu sou da Gol, tem o tem o o dono do dono do mundo vai lá e ele vai na fábrica e fala lá pra Boing, né? Ah, qual que é o próximo modelo aí? É o 737 Max. Ah, me dá 100. E aí essa empresa é proprietária de 100 aviões e eles arrendam para quem quiser operar aquele avião. Ah, é? Aí o arrendamento é assim, ele você paga por eh hora, independente se o avião tá voando ou não, você paga aquele é no final do mês tem que pagar aquele valor. Por isso
que o avião ele tem que ser mantido voando o maior tempo possível. Ele só para fazer manutenção ou não é dona do dos aviões. Então Pode ser também. Geralmente e as empresas optam pelo leasing, porque se, tipo, agora na pandemia teve que parar um monte de avião, se você é dona daqueles aviões, pô, o teu prejuízo é muito maior, você não tá voando, se bem que é não é bem assim, porque vai ficar pintado. O ling, você tem um contrato, então você precisa pagar uma multa pra devolução do avião, mas pelo menos se o avião
tá Parado ali e você não consegue devolver, você tem que pagar o leing de qualquer jeito. Entendi. Então é é meio complicado esse negócio de de leasing mesmo, mas é um investimento que você não precisa fazer para montar sua empresa aérea de cara. E quando o avião não pode mais voar, eh, quem decide isso? Esse avião não dá mais para voar aqui. Eh, geralmente a empresa empresa fala: "Poxa, eh, não tá mais eficiente usar Esse esse avião aquele". É uma geração tão ultrapassada que o concorrente já tá usando um avião mais moderno, que é mais
eficiente. Eu não consigo manter o preço da passagem com concorrente, tem manutenção, não é? É economia de combustível mesmo. É porque cada geração nova é 15% menos de consumo. E aí, pô, tu tá concorrendo com o avião de geração anterior? Já sai atrás, né? Já sai atrás. Aí você fala: "B, eu preciso renovar a frota". E aí ou você vai na fábrica e compra ou tem que apelar pro leasing. É, quais são as as empresas hoje em dia? Boeing. Quem mais que fabrica? Tem a Boing no Estados Unidos, em Seattle, tem a Airbus em Tulus,
na França, que é a sede, né? Que Mas eles constróem na Alemanha e na Inglaterra também. Mas empresa francesa Airbus ou não? Ele é um consórcio europeu, mas teoricamente é francês. Assim, na prática é francês. Não te prática é francesa. Na teoria ela é europeia. Eh, tem a Embraer, que é a terceira maior fabricante do mundo de aviões. Terceira. Pô, não sabia disso. É. E tem a Bombardier, que era a concorrente Direta da Embraer, só que a parte de aviação regional dela foi adquirida pela Airbus. Entendi. E agora eles só fazem jáos executivos. Então essa
esse é o mercado. Aí tem também umas tem uma chinesa lá que chama Comacir aviões tipo Airbus 320. E tem a Ircut, não é o Orcut que vai voltar, mas tem o já voltou aí. É, tem o Ircut, que é uma fabricante eh Russa de aviões. E qual que é o limite de passageiros hoje? Qual que é o maior avião? Hoje é o A380. Quantas pessoas configuração aí? Acho que dá 450 é 450 a 500, né? O Airbus a 380. A 380 ele pode levar até 800. Se você colocar só acento de classe econômica. Ele
é aquele de dois andares, sabe? Que nunca viajei num desse. Já viajou de dois andares? Ainda não. No cara deve ser muito. Eu já viajei no 747, no Jumbo, que é dois andares também. É, já viajei no andar de cima. O que é? Você entra, tem uma escadinha em cara no Airbus. Essa escada é reta. No no 747 é uma escada em caracol e aí tem o segundo andar. A escada é bem não não é muito não. Não é muito não. E e a divisão em cima e em baixo são diferentes os preços ou a
maioria das empresas usa o andar de baixo na frente pra primeira classe porque é um é um espaço mais amplo, porque a a parte de cima é um pouquinho mais estreita do que a parte de baixo. E na parte de cima é a classe executiva. Ah, e aí tem comissário, tem galey, tem tudo lá na parte de cima também. É bem interessante, mas não é, qual destino Que você foi, você lembra que você pegou? Eu fui para Frankfurt, foi de Luftanza, o 7478. Se somar dá quase 1300 passageiros. É 525 pessoas numa no na parte
de cima e 800. Não, não pode ser, cara. 1000 e tanto. E 853 na classe econômica. É, mas isso aí tem é uma configuração que não existe assim, não. Não foi feita. Deve vir. Tá aqui no tá aqui no Wikipédia. Tá na Wikipedia. É. Depois acha outra. É porque existem diversas configurações. Essa essa essa é tipo nem que eu saiba, nenhuma empresa pegou fazer só classe econômica num avião desse. E então tem, você pega a Emirates que tem esse avião, então ele tem chuveiro lá na frente, tem suí, tem é um hotel voador. Então esse
espaço acaba tirando acento E aí por isso que vai a 550, 600 bastante deve valer a pena, porque o que os caras pagam é muito mais do que juntar esse espaço de econômica, né? É um banho caro, né? Você viu o vídeo do do desse da cara dessa dessa primeira classe da qual que é? Da Emirates da Emirates? É absurdo. Eu vi como é aquele cara lá que um youtuber famoso lá de Nova York, como Esqueci, esqueço o nome dele. Cas stat é ele ele voou, né, na na Emirates. Diz ele que não ganhou para
fazer aquilo, mas acho que também duvido. Duvido, duvido. É, ficou bem legal o vídeo dele. Deu bastante tem um tempo para tomar banho também. Não pode ficar lá também. Banho de Não é controlado. Tem uma mocinha com cronômetro lá. [ __ ] cara, é primeira classe, eu quero Tocar no banheiro. E tem que agendar com com antecedência porque parece que não dá tempo de todo mundo tomar banho. Então é que doido. Só os os É só para falar que tomou banho também, né? Pô, numa viagem de avião você não pensa: "Ah, tenho que tomar banho,
né?" Até porque tem no aeroporto tem chuveiro, tem tudo, né? Área vi, tem sala. Se você paga uma primeira Classe, você tem direto a sala VIP, né? Cara, mas eu nunca viajei de primeira classe, nunca viajei de executiva. Isso é uma coisa que eu preciso fazer na minha vida, porque eu não sei o que é isso. Então, eh, são dois lados da mesma moeda, assim, se você nunca voou, você não sente falta. Se você voar a primeira vez, você nunca mais você volta pra econômica. Ou você volta pr econom É muito diferente, é muito melhor.
É, eu costumo brincar com o pessoal que tem medo de voar falando na primeira classe não tem nem turbulência, cara. É, você tá bebendo um champanhe, né? É, fica deitado assim. Então, ó, eu vou falar da empresa que eu trabalhei, que ela agora ela não tem mais primeira classe, que os aviões estão sendo modificados e é uma business first, é uma grande classe executiva com qualidade de primeira classe. Mas eu peguei a fase em que existia primeira classe executiva, econômica plus e econômica. A primeira classe eram seis assentos. Duas comissárias, seis assentos, dois banheiros só
pra primeira classe. Só pra primeira classe. Aí vinha a classe executiva. Eram aproximadamente 40 assentos, dois banheiros e quatro comissários. Então, ó, você vê, Eu não sabia que tinha com só para só para uma sessão. Tem, eles dividem, eles trabalham por sessão. Quatro comissários para 40 pessoas. É na executiva. E aí via a Economy Plus, que é um funcionário para 200 pessoas, meio banheiro. É, pega aqui na parte de trás inteira do avião, quatro banheiros, entendeu? Aí das nossa, 200 e poucas pessoas para quatro banheiros. Então, na verdade, você tá pagando para não fazer fila
para ir no banheiro. É, ir no banheiro. Mas a comida é melhor. Não, não, a comida é melhor. Tem entrada, eu lembro que teve uma época que e obviamente eu não pagava esse que eu trabalhava na empresa, então estava a serviço, eu bucava já na executiva o voo e aí quando tinha lugar na primeira Classe eles faziam upgrade de quem tava disponível. Aí como a gente era funcionário, tava lá no topo da fila, aí ia pra primeira. Então é, eu lembro de uma entrada que era muito gostosa, que era um espetinho de camarão enrolado no
bacon, assim, essa era a entrada. Aí tinha, vem a saladinha e é tudo, vem os pratos quentes assim em louça mesmo. Não é aquele esqueminha do prato não, não é aquela bandejinha, o assin é eu ainda sou pequenininho, mas os cara Grande, né? Imagina fica assim bracinho de tiranossauro Rex, né? Dinossauro Rex aqui comer. Então, aí vem o, aí vem a salada separado, aí depois vem o prato principal, aí depois tem um queijo e vinhos. É, é queijo com frutas, né? Uva, essas coisas. Aí depois tem a sobremesa. Vem um carrinho que tem diversas sobremesas
e mais. E ela pode montar, tipo, eu sempre gostava do Sunday que era com sorvete da Haershas, acho que Era esse. Não, Ben and Jerry. Nossa, Ben and Jerry. E aí ela monta ali o sorvete que você quer na hora e põe as castanhas de caju e tudo. Aí fica um sanday desse tamanho assim no e aí você termina aquilo. Aí no final a gente te oferece um vinho do Porto. Meu Deus. Aí você toma e dorme tranquilão. A cama fica 90º e ela tem 1,92 m aproximadamente. Então tanto para você Quanto para eu que
somos altos, ela é o descanso é tranquilão. Obrigado pel somos altos. Não, e tem um, né? É que agora tá, o cara tá com topete. A gente mede do topet, mede negocinho pro olho, né? Coisinha pro outro. É, é, vem a necesser, vem o creminho de boquinha para não ressecar a boca. Lá na classe econômica tem o cara tirando o sapato com aquela meia, manja, aquela meia social que fede para caramba e o cara dara dá aquela esfregada nos Dedos aqui. Manja, esfrega o dedo, você vê entre a a meia assim, é, você vê entre
a meia, o cara esfregando os dedos e sobe aquele cheirão de cara tá indo para uma reunião assim, aquele queijão. Queijão, e é tranquilo, cara. Tipo, o problema que é muito mais caro, né? é muito mais cara a executiva e a e a e a econômica e a primeira classe É assim, é teve uma época, esse é um preço que eu lembro, não lembro quando foi que era assim, mas era 1300, uma passagem de econômica, econômica última lá, econômica econômica de São Paulo Chicago e a primeira classe era 7500, só um trecho, né? Só para
ir. Tá vendo? Pô, é muito. Agora tá muito mais caro. Ah, é? Aumentou a diferença. Aumentou. Não, não só a diferença, como o valor em si, né? É por causa do do dólar, né? É, caramba. E qual foi a viagem mais longa que você já fez? Foi para Dubai. É, é Dubai dá quase 15 horas de voo, dá 14:30 de de voo. É mais do que pra Europa. É Por quê? Porque você tem que você sai de São Paulo, aí você vai costeando o Brasil até lá perto de de Natal, aí depois atravessa paraa África,
tá? Agora não precisa mais costear porque agora os aviões vão um pouco mais afastados. Por que que costeava antes? Por causa da você não pode afastar muito de um local onde você possa pousar. Ah, é? É por isso é por lei. Assim, os aviões têm, a maioria dos aviões antigos, por exemplo, tinham 120 minutos de separação de um lugar que ele pudesse pousar. Como assim? Separação? Tipo, eh, você decolou. Sei. Você não pode ficar a mais de 2 horas de distância de um local que você possa pousar, mesmo que você esteja atravessando o oceano. Mas
se atravessar o oceano não tem como. Tem, Tem. Aí é que tá o X da questão aí, ó. Tipo, você, por isso que ele vai margeando. Chegou lá em Recife, que é o ponto mais, aí você começa a afastar quando dá 2 horas. Agora é um pouco mais, tá? É, eu tô falando de 120, mas aviões vão com 180 minutos hoje de de diferença, de separação. Então, quando você tá 2 horas afastado de Recife, você já está a menos de 2 horas da Ilha do Sal, onde você pode pousar. Tem as ilhas no meio do
Oceano. E aí a mesma coisa tem ilha para baixo aqui para mais ao sul, não tem uma ilha no meio também, tem ascensão, mas dela não é usada porque é uma base militar, então isso é em último caso emergência que vai usar. Mas a Ilha do Sal tá no caminho legal em direção a à Europa lá, tá? Então aí quando ele tiver a essa distância aí ele vai passar não por cima, eu não lembro se passa por cima ou Não, se é mais a esquerda, mais à direita, mas enfim, ele vai manter essas duas horas
de distância pra Ilha do Sal e aí continua indo atravessando o Oceano Atlântico e aí quando ele afastar 2 horas daqui, ele já tá menos de 2 horas de Lisboa, por exemplo, entendeu? Então esse é uma regra que se mantém, mas hoje não são 2 horas, hoje são três, são 180 minutos, porque aumentou a capacidade de aumentou a confiabilidade dos aviões, Aumentou os procedimentos de me deixa mais seguro até, cara, saber disso. Eu não sabia disso. É, achei que você tava no meio do oceano e, tipo, um abraço, um abraço se da merda, né, né?
Não tem. É, mas por exemplo, mesmo para ir pra África do Sul, por exemplo, que é lá para baixo, aí que você margeia por onde? Então essa é uma pergunta interessante, porque quando você quando a South African voava pro Brasil, eles Usavam o A340 e o A330 eh começaram depois. Esse avião saía de Joesburgo e vinha para São Paulo quase direto. Assim, ele fazia só uma curvinha para cima para ficar próximo a essa ilha de ascensão. Ah, tá. Eh, a Tan hoje, a Latan faz esse mesmo voo, só que com avião de geração anterior. Então,
não pode afastar tanto quanto o A340 ou o A330. Então, o os voos da Latã, eles demoram uma hora a Mais, tanto para ir quanto para voltar em proporção ao voo direto, porque eles têm que ficar mais próximo. Isso é imperceptível passageiro, que você tá indo um pouquinho mais para pro norte, pra gente nem para chegar em Joanesburgo. Eu sempre eu sempre achei que era sempre uma linha reta. sempre traçava uma linha reta sempre, pá, pá, o menor, sabe, para economizar combustível, para ser menos tempo. Então não é uma linha reta. Não, não é uma,
é o mais reto que é possível fazer. Mas, por exemplo, chega a atravessar o o polo norte, alguma alguma linha para para chegar no outro lado do do mundo? O Norte, sim. É, é o norte. Várias, por exemplo, Canadá, do Canadá, Dubai que tá no Oriente Médio, para Los Angeles, que fica aqui do outro lado nos Estados Unidos, vai por cima do Polo Norte. O quê? É que doideira. Sai do Oriente Médio aqui. Mapa aí pra gente ver, por favor. Mostra aí, cara. Que doideira, cara. É, ele sai de Dubai, vai pro Polo em direção
ao Polo Norte, atravessa o Polo Norte e aí agora deve est uma bagunça com o negócio da do E os terraplanistas obviamente não acredita nisso, né? Como é que foi parar no outro lado? Já teve um cara que que voou aqui, né? Fez vo o que vai ser astronautto Palhares que teve aqui ontem, ele já falou que até é curva vendo de lá já os caras já devem estar se mordendo já hoje. Aí você fala um negócio desse terra planis, né? Isso deve est uma bagunça agora por causa da guerra, né? Porque tá fechado o
espaço aéreo na na Rússia. Devia muito avião passar por lá, não é? Tem. Aumentou muito. Ah, chegou um. Pô, você tem de papel, olha. É, tem de papel e tem um no Ah, daqui, ó. Olha aqui, ó. Cadê Dubai? Vamos ver aqui, ó. Dubai. Ficar aqui. Cadê? Qual país? Arábia. Eu tô de cabeça para baixo. Tá difícil ver aqui, ó. Mas é por aqui mais ou menos, não é? Não sei onde é do baí. Aqui, aqui, ó. Emirados Árabes, né? Ah, tá aqui. É Emirados Árabes. Ah, é longe mesmo, cara. Então, o que que ele
faz? Ele ele não conseguiria fazer esse esse voo daqui, né? Pera só um pouquinho. Deixa eu trazer Mais para cá. Aí para Los Angeles aqui, ó. Saí daqui e vinha para cá. Como isso aqui é um é uma representação plana de um globo, como eu gosto de falar, então o cara sai daqui de Dubai, ele vem aqui pro Polo Norte, nossa, aí cai do outro lado, e aí ele aparece magicamente aqui do outro lado e pousa em LA, em Los Angeles. Que doideira, cara. Olha só. É muito legal isso, cara. Aviação é um negócio fabuloso.
É, você tava falando para para vir pra África do Sul. Então é, então ele sai, né, daqui de São Paulo, ele faz uma voltinha assim, ó, para vir para cá. São aí os terraplanistas falam que, pô, mas o Polo Norte existe na Terra Plana, Naquele mapa deles de pizza, existe o Polo Norte. Então, se você traçar essa rota que eu falei, ele vai fazer sentido, mas não faz sentido no mapa deles é um avião sair de Buenos Aires e chega em Sydney por aqui, indo pro sul. Ah, é. que aí ele vai para lá e
de repente aparece magicamente aqui desse lado, entendeu? Caramba. Pro Japão você nunca foi? Japão nunca fui. O mais longe que eu fui, cadê a Índia? Índia tá aqui. Aqui embaixo fica as ilhas Maldivas. Maldiva tá por aqui. Tá por aqui embaixo da qual caminho ainda. Então esse foi, eu vinha até Dubai, aí parava em Dubai, aí pegava uma conexão, aí fazia mais 4 horas para chegar em em Maldivas. Cara, o o Palhares estava falando ontem que com um voo com um voo De fogueira esse espacial vai diminuir para caramba o tempo para chegar nos lugares.
Sim. Você vai e diminui, né, até o combustível. Duro é você, claro, vencer toda essa parte, mas é, vai, vai diminuir bastante, porque eles eles calculam que a velocidade, pô, avião, a gente é limitado pela velocidade do som, né? Então são 900 km/h ali na média. Os aviões saem da Europa para cá. Eles ating até 100 porque é vento vento a favor aqui, né? Favor. Eh, o foguete vai ser 6, 7, 12, sei lá, 15.000 km/h. Então vai ser muito mais rápido, porque lá em cima não tem problema. Na estratosfera não. Acima da estratosfera nem
sei onde vai ser o voo espacial. Total. Mas vai ser bem Tem coragem de fazer O que? Esse daí é o de foguete. Ah, cara, eu acho que eu faria. Não sei. É porque só vai ser liberado para passageiro mesmo quando tiver seguro, né? Quando tiver seguro, né? Então não sei. Mas o espaço se tem se as pessoas têm medo de vo de avião que a gente tá na atmosfera aqui. Imaginando. Não, não. Esse esse esquema aqui de foguetão e vai para lá não teria Moral não. Fosse uma coisa tipo ônibus que vai, né? Aí
não. Apesar que o ônibus também vai também vai na vertical. É porque você tem que escapar da força da gravidade, né? É, não tem como, né? gravidade tá te puxando, você tem que escapar. A não ser que crie um antigravidade, né? Um motor antigravidade que a gente vê nos deseninha, né? Pô, então, cara, é mesmo. Aqui para a Impressão que dava é que para a Europa era mais longe, mas é. E você vê porque que eles vêm margeando também, né? Aqui também vem margeando. Pronto. E aqui esse espação aqui tem ilhas. Então tem aqui no
meio. É aqui, ó. Existe uma, né? O avião sempre pode desviar direto para a Bidjan. Costa do Marfim, Senegal, Marrocos. Ou ele segue o caminho dele. E aqui tem o arquipélago De Cabo Verde, onde fica a Ilha do Sal e quer dizer, ilha só, não sei se fica em Cabo Verde, acho que fica. E as Canárias aqui. É, tem as Canárias também. Então é coberto assim, as pessoas têm medo de fazer esse trajeto aqui, fala: "Pô, deu uma pan no meu do oceano, onde que eu vou pousar?" Tem lugar para pousar. Tem lugar. O pacífico
é mais complicado, Ele é mais vaziozão. É o Pacífico, além de ser bem maior, né? Tipo um avião que sai de Los Angeles para vir aqui para para Sydney, na Austrália. É o vão mais longo. Esse eles são não são mais longos em distância. O de Dubai, por exemplo, dá 14:30. Esse aqui dá umas 12:30. Mas você perde um dia de viagem por causa de fuso horário, né? Tá. Eh, você cruza a linha de de data. Eh, aí esse aqui sim, porque a você afasta muito de Onolulu, então você não consegue fazer uma linha reta
mesmo. Você tem realmente fazer uma curvinha mais perto de Onolulu, depois Ilhas Midway, então é é uma rota mais complexa. Inclusive o recorde de voo monomotor em um avião que é bimotor e foi um avião da United. que saiu de São Francisco, tava indo para Sydney e exatamente no meio do Caminho, eh, ocorreu uma pan no motor direito, eh, de pressão de óleo, começou a baixar e os pilotos falam: "Pô, segue o checklist, aí tem que desligar o motor". Aí desligou, ela falou: "Bom, agora não dá mais para ir para lá, a gente tem que
desviar pro caminho mais perto". E a distância que eles estavam era quase era 179 minutos. Pô, o máximo que ele pode afastar é no no Pacífico é 207, tem uma uma tolerância, Mas ele, pô, tava 179 minutos de distância, então dá 3 horas de viagem com um motor só funcionando. Meu Deus. E aí o cara fez a curva, voltou pro Havaí e pousou lá sem problema. E as pessoas ficam pensando, caramba, mas o avião pode voar com o motor só? Ele é feito para isso. Ele compensa. Como que é? É, ele compensa. Tipo, lá atrás
o Leme vai para uma posição específica que vai Compensar aquele torque diferencial que tá acontecendo no no avião. Um um Boing tem quantos motores? Um desses aviões grandes aí de hoje a maioria dos aviões estão saindo com dois motores por causa de economia de combustível, sabe? Mas é, você pega o esse A380 que a gente tava falando, são quatro. Não, a gente não tá ainda na no período de motores híbridos ainda, não, de aviões híbridos que nem tão em carro. Pouco elétrico, um pouco tá tá experimentando. Tá, já tem avião elétrico. Ah, é, já tem
avião inclusive homologado eletricamente. Mas são aviões pequenos ainda, porque bateria pesa muito. Exato. Aí para tu decolar com peso daquele. Ex. Eh, mas já tem também aviões com Combustível alternativo, que é o Saf, Sustainable Aviation Field, que é feito de óleo de cozinha queimado. Tudo isso que você jogaria fora, eles fazem uma uma fórmula lá e o negócio vira um combustível, é, de avião que é reciclado, né? Você já usou o óleo, agora ele vai servir para queimar no avião, mas ele continua ainda sendo um combustível sujo pra atmosfera, continua emitindo o CO2, não adianta.
Tem o biodiesel, que também emite CO2, mas ele é de fonte renovável. E o a próxima, né, a geração é a seguinte, em 2050, e a gente tá perto, né, a gente tá em 2022 já, a gente só tem 25 aninhos só. É, 2050 é zero emissões de poluentes de aviação. Será? Será que a gente chega nisso em 2050? Então, já tem a Airbus, já tá testando aviões com motor a nitro a Hidrogênio. Hidrogênio é a queima é água. O, o que sai pelo escapamento é água. E por o que que é o limitador, o
problema é o custo de O problema é a tecnologia para isso. As células de de hidrogênio, elas têm que ser mantidas assim, para ser extremamente eficiente tem que ser em estado líquido o hidrogênio. O hidrogênio só fica líquido ali por volta de 252ºC Negativos. Nossa, que Então imagina, vai ter que mudar a infraestrutura de aeroporto, por onde que esse combustível vai correr, eh, as pessoas que vão abastecer o avião, tem que ter um preparo diferente. Então, esse é o tempo que a tecnologia vai levar para maturar a a infraestrutura dos aeroportos e de pessoal. Entendi.
Pô, que maravilha. E aí o cara já pensa assim: "Pô, mas um Avião a hidrogênio, a bomba de hidrogênio, pô, explode aí, se o avião cair também, pô". Ó, não tem nada a ver. Não tem nada a ver. Hidrogênio, inclusive, é um gás interessante, porque eu não sou químico nem nada, mas eu tava conversando com o químico, falou que a densidade do hidrogênio, ele é um gás que ele não explode, ele implode. Então ele faz, ele recolhe. Então não teria uma explosão no caso de acidente. Você Assistiu o filme Tên? Não. Não é? Vocês assistiram
Tenet ou não? Tinha em vez de porque corria o tempo ia para trás, né? Então a explosão era o contrário. Ass. Que filme é esse aí? Eu sei que tu é cinéfilo, mas eu não. Pô, assiste o último filme do mesmo cara do Inception lá, do A Origem. Ah, que os caras ficam o o tempo vai para Trás, ele volta no É, mas é uma é uma viagem no tempo diferente que você viaja no tempo vendo as coisas de trás pra frente, entendeu? Pô, que legal. Dob homem de gospel. Vocês estão comendo aí? Nem oferece
pra gente. Não pode crer. Da última vez que eu veio aqui disseram que você não me alimentou direito. Você lembra do chat falando lá É verdade. Que que você quer? Quer trouxe um ovo? Eu trouxe um ovo cozido aqui. Comer minha proteína. Vamos pedir aí alguma coisa, né, cara? pedi alguma coisa aqui. Que aquele lanche natural que o Leni, né? Foi o Leni que quis um dia, né? O lanche natural todo. É, a gente ia pedir o podrão, né? Aí o Len não não aí a gente ficou com Len, você quer, você quer lanche Natural?
Aceito. [Risadas] Eu, e eu senti quando ele falou que o bigode dele faz looping, já era pensando na aviação também, ó. Looping, total, total. É, mas aí meu bigode não faz looping, ele faz t no barril. Vai, ó. Que que é isso? Tu no barril. Que que explique pr até o ovo aqui. É que o avião ele me corrige se eu tiver errado, lógico, mas não consegue dar um looping exatamente perfeitinho assim. Então ele dá um looping meio que girando como se fosse um parafuso assim. Certo. É isso. É. Existe o É para aí que
o ovo o ovo seco é quero água. Quer água? Quer um refri? Não tem nada. Tem zero aí. Ô zero pode ser. Então eu vou querer também um aí. Eh, existem dois tipos dessa dessa manobra que chama tuno. Existe oeron roll, que poucos aviões conseguem fazer, que assim, o avião tá indo nessa linha e ele faz um parafuso mesmo assim, sem perder a linha de voo dele, mas ele vira de ponta cabeça. Isso, ele vira assim, faz 360º e sem perder a direção, tá? Esse é o Ileron Row e existe o tuno barril, que é
esse que ele falou. Então, nesse o avião sobe, faz a inversão e ele ele faz tipo uma uma ondinha assim, ó, e volta pro lugar. Então, esse é o tonal barril. Ele é como se ele desenhasse um barril e aí o pessoal todo mundo vomita e vamos embora. Não, avião comercial não faz isso, né? Quer dizer, não é que não faz, já aconteceu. É Aquele filme lá do do cara lá, lembra? Não, aquele é falso, né? Aquele do falso. Você você viu esse filme, Paquito? É o voo, né, do Dancer Washington. Exatamente, né? que ele
ele, cara, o cara cheira uma cocaína na noite anterior, bebe e ainda tem que salvar um avião que tá com pane. E não sei por ele ele descobre que tinha que é o a o roteirista, a premissa é verdadeira. Interessante. Ah, é Verdadeira. Valeu. Guaraná ou coca? Para mim tanto faz. Que qual que você quer? Guaraná. Ah, então a outra o aconteceu um acidente no com a um avião da Alascaer, um MD é 82, acho que é igual aquele avião do filme. Valeu. Em que quebrou um parafuso lá de do estabilizador do avião. E aí
a o avião só dava o comando de Nariz para baixo e os pilotos perderam o controle e o avião caiu lá na costa da Califórnia. Ele dava, ele ele apontava para baixo. Isso. Apontava o nariz do avião para baixo e ninguém conseguiu descobrir o que que era. E e não quebrou desse jeito e o avião foi pro se perdeu. Ah, tá. No filme O filme É O Vou Ovoo, ele ele parte dessa premissa que dá esse problema. Dá esse problema. Então o avião começa, tá apontando para baixo. Baixo. Se você não consegue levantar o nariz
para cima, então o que que o Denze Washington cheio de cocaína pensou? Só o cara cheirado mesmo. Valeu, Len. Podia chegar nessa conclusão. Vou fazer o avião voar de cabeça para Baixo que agora a força vai apontar o nariz para cima. Apar cima na teoria. Perfeito. É plausível na teoria para quem tá dentro do avião. Só que essa cena opa, até cão. Só que essa cena inteira é muito cheia de erros, cara. Ah, é. Ele fica um tempão voando reto e nivelado, só que de cabeça para baixo. Certo. Então por que que de cabeça para
cima ele tava com nariz para baixo? Mas tudo bem, digamos. Ah, é, teria que ir para cima. Isso que você tá falando. Ah, é, mas tudo bem. A questão mais errada lá é o seguinte. Um avião comercial não consegue ficar de cabeça para baixo mais do que x segundos. Por quê? Porque vai faltar combustível para alimentar os motores, porque a bomba de combustível nos tanques, elas Ficam na parte de baixo do tanque. Se você põe o avião de cabeça para baixo, então a bomba tá lá em cima e o combustível tá aqui embaixo. Por falta
de combustível, a bomba vai apagar os motores. E nesse nesse filme os motores até pegam fogo. Ah, é? Ah, pô, para pegar fogo precisa de combustível, né? Aí não tem. Aí pega fogo aí o cara desliga aí depois pede para acelerar o motor que já tá Desligado. É, é tudo fora de sequência. O roteirista também tinha cheirado o cocaína. Aí as pessoas perguntam: "Pô, mais mas é bom filme, né? Para quem não conhece, avião de caça o tucano da esquadrilha fica de baixo, cabeça para baixo um tempão. Por que que não apaga? Porque esses aviões
eles possuem bomba de combustível também na parte de cima da asa são feitos para isso. Feitos para isso. Caça, né? É interessante, né? Interessante para caramba esse filme aí. E aí ele aí ele vai pro pro julgamento. É julgamento. E toma. Não vou dar spoiler não. É, mas pensa primeiro ele sai como herói, né? O cara salvou a galera e depois Ah, não, ele tava com E aí fica aquela coisa moral, né? E aí não sei o quê. E aí? Ainda bem que não foi o Will Smith que tava nesse que era o ator, né?
senão iam puxar, iam fazer um corte dele, né? Ó, desde que a gente falou aqui também, teve o filme do Tom Hanks, foi depois também, né? Aquele que ele pousa na no Rio Woodson. Foi depois? Eu acho que sim. Aquele aquilo é verdade. O filme é bem apurado. Apurado. Aliás, É, o filme é bem bom. Eu gostei do filme também. É bem fiel. Eu não lembro como que é o nome do filme aí, sabe? É o Sully. Sul, isso, isso. S. Tom sempre faz papéis assim, né? Não entra em avião que o Torreng esteve. Pode
crer, né? O náufrago, que é errado o nome do filme porque o Cara não tá num num navio, ele cai do avião. Ó, o cara que fez a tradução do coloca. É que nem o meu primeiro amor, né? Qual é a sequência do meu primeiro amor? Meu primeiro amor dois. Como que pode assim, cara? Mas esse do Suly, esse o que eu achei a grande sacada do roteirista é o seguinte: se tem avião em filme vai dar catástrofe. É, tem que ser assim. Toda vez que um avião É protagonista, é verdade, até no aperta um
ciloto sumiu, que é legal para caramba. Muito bom. Se o avião é protagonista, vai ter catástrofe, senão não tem graça, não tem dramaticidade. É, ou é terrorismo, né? Ou é como chama? Sequestro de sequestro ou vai ter sequestro ou vão furar fuzelagem. Nossa, é aquele de Jornal também morre piloto, aí tem que alguém ajudar a pousar. Sempre é uma merda que é vai ter uma merda porque se tem avião tu vai ter merda. Aí nesse filme as pessoas já sabem o final. É quando vai assistir. Pô, o pessoal do do Rio Hudson se salvou. Ninguém
se feriu naquele Ninguém. Ninguém Só se feriram com frio, né? Porque tava gelado o rio na hora que alguns se jogaram na piloto fala p não podia pousar no lugar mais quente? Mas a grande sacada do roteirista é que ele ele gera a catástrofe no filme também, porque quando o Suly ele a a sequência de imagem é sensacional, cara. Foi tudo cronometrado eh da parte que eles eles estão decolando. A conversação no cockpit com A torre de controle. Isso é tudo cronometrado e é muito fiel ao real. O planeio até chegar a pousar no rio.
Tentaram fazer o mais próximo. Então mais próximo possível. os procedimentos de cockpit é tudo muito perfeito nesse filme, só que falta aquele elemento de catástrofe no filme, senão não tem graça. Aí que que o roteirista imaginou assim, pô, tem uma hora que o Sully ele tá no hotel que ele tá isolado durante a investigação, né? E ele começa a Imaginar que que poderia ter acontecido se ele não tivesse pousado no rio. E aí ele ele enxerga o avião p explodindo assim, batendo no prédio. Então o cara criou esse elemento de catástrofe que só tem na
cabeça do Sally, que é o que poderia ter acontecido se ele tomarse decisão errada mesmo. É. Aí eu achei interessante a saída deles para jogar catástrofe no filme também. Então mas cara deve dar um desespero, Né? Você tá naquele voo e o o comandante fala que vai pousar no rio, a chance de dar merda é muito grande, porque o rio não é não é tão tão forte quanto pousar na no no asfalto, por exemplo. Ele tem um impacto também, não tem? É, tem. E tem todo um procedimento, né? Assim, eh, você não ia pousar num
rio com os motores funcionando. Por quê? Porque os motores pararam. Os motores daquele avião pararam. Ele, deixa eu Tentar lembrar, ele, ele levanta voo do aeroporto e aí já para aí um bando de ganso canadense passa na frente do avião. Os gantos estavam fazendo lá, velho. Pois é, velho. Nova York, cara. Cheio e canadense ainda. Eles estavam emigrando. E pogansos canadense é que eles comem hambúrguer. São grandões. São grandões, né, cara? E entrou nos dois motores ao mesmo tempo. O problema se tivesse entrado em um ainda dava, né? Aí ele, pô, continua subindo, volta. O
aeroporto entrou nos dois e aí que que acontece na hora da Pani? Perdeu potência nos dois motores e não conseguiu reacender. Então, mas ele tava ele na ele tava subindo isso aí, pum, entrou. Aí ele baixa o nariz para manter a Velocidade e aí começa a perder a altitude porque agora ele tá só planando, não tem mais força paraa frente. Ele tá e nesse tempo aí a torre fala aí ele fala: "Ó, perdemos os dois motores, May, mayday e aí não dá para voltar pra Laguardia, que eles já afastaram muito." Ah, tá. Então, a a
altitude que ele tava questionam isso, pô. Se ele tivesse Voltado, daria no simulador de voo. Mas aí é quando ele fala: "Pô, mas eu não sou um computador, vocês já sabem o que aconteceu. Na hora que aconteceu o problema, eu tive pelo menos 7 segundos para identificar que que era 7 segundos. Isso já fez toda a diferença. Quando colocam os 7 segundos no computador, ele já não chega, olha, No simulador de voo. E aí o avião tá descendo e eles tentam fazer o que tem que fazer. E aí o cara oferece um outro aeroporto para
ele que é Terteboro, que fica à direita e ele fala aí ele calcula assim na cabeça, é um [ __ ] experiência do do Sul Sulemberg e ele fala num enable, não vai dar lá também. E aí ele fala pra torre, que esse cálculo, cara, é quanto vai perdendo de altitude versus vezes o É como ele não tem motor, isso é um Treinamento que você faz muito quando você tá tirando brevê, eh você avalia pouso baseado na na altura que você tá, principalmente voo visual, assim. Então você simula, aí você tira o motor e fala
e você tem que chegar lá. Então você avalia onde que eu vou pousar e aí você sabe que um negócio muito longe, o avião não vai chegar lá. É a prática que faz isso. Entendi. Ele fala: "Não dá." E ele fala: "Eu eu Talvez vou terminar lá no Hudson". E a torre fica caramba. E ele não tava pertinho do Hudson, ele tava já em cima, não. Ele ele continua planando e aí ele faz uma curva pra esquerda para se alinhar com o rio, tá? Ele passa por cima de uma ponte ainda daquelas porque Nova Yorca
é cheio daquelas pontes no Huts. Ele passa Passa baixinho. É, passa baixinho por cima de uma ponte. E ele, eu inclusive visitei da última vez que fui em Nova Yorica, eu vi lá o local onde pousou o onde ele amerrisou. Ah, a o quê? Ameisou amerizar. Aerrizar é na terra. Aerrisar é no Toma, Lene. Sabia dessa? Essa eu vou anotar no meu caderno. E se posar no gelo? Agizou. Faltou, né? Agiliza aí, ó. Agilizou. Já agilizou. Len. Essa parece até que foi combinado, hein? Agilizou, cara. Você vê a como que é. Ame amerrisou. Ameisou. É.
E foi bem no bem Você viu lá o lugar era perto da de alguma ponte? Ele passou Não era perto da ponte, mas era perto de onde fica aquelas balsas que atravessam ali, faz passeio pelo rio ali e tudo mais. Então as balças chegaram rápido no avião. Os primeiros que responderam acidente assim. O cara fala que vai pousar em UDson. Aí para helicóptero, para tudo, todo o tráfego lá daquela região, né? Porque imagina, tem muito, eu já fui para lá, tem muito helicóptero cruzando lá, né? Tem, eu eu não sei como é que foi a
Coordenação, como era inverno, assim, não devia ter tanto voo assim, né? Que tem mais voo no verão lá. Eh, não sei como é que foi a coordenação de espaço aéreo, mas quando tem esse tipo de mayday assim de e o cara fala que vai pousar no lugar daquele, com certeza o controle de espaço aéreo trabalhou para deixar o avião livre ali. Tira todo mundo do caminho dele. O avião vai descendo assim ou ele vai embicando? Como que é? Ele desce um pouquinho com o nariz um pouquinho para cima. Ele mantém o ângulo do nariz um
pouco para cima para ter mais sustentação. Para ter mais sustentação. E aí, dependendo do avião, aí tem a posição de flap. se vai botar flap, não vai botar o quanto ele faz o planeia o flap ele diminui a velocidade e aumenta a sustentação. Provavelmente ele fez isso, você lembra? Eu acho que ele coloca flap um ou um ou Dois, não lembro agora qual que é o, mas ele coloca uma posição de flap para diminuir a velocidade para diminuir. Mas como ele pousar na água também o tem na parte lá do do manual dos pilotos o
procedimento, pô, se for pousar na água, tem que fazer esse esse e esse procedimento, entendeu? Mas como que os caras fazem uma coisa que é teoria? Ou eles alguém testa isso na água mesmo? Não, essa essa parte da água é feito por Por teoria, mas é só cálculo de de engenharia. É cálculo. Que doideira. Mas existem outros. Por exemplo, como é que você calcula a velocidade mínima que o avião vai ter para decolar? Ah, tá. Como? Então isso é calculado no avião de verdade. Eles eles sabem o seguinte, pô. Se eu tentar decolar com a
velocidade menor do que a que eu consigo sair do chão, a calda vai bater. Porque eu tenho força para tirar o nariz do chão, mas eu não tenho força para sair do chão. Então a calda vai bater. Aí que eles fazem, eles instalam. Agora ficando, agora já comecei a ficar com medo de novo de avião. Por quê? Porque a calda pode bater atrás. Não, vamos com calma. Isso é teste. Isso é teste. Isso é velocidade mínima de decolagem. Mas vamos falar tipo qual que é uma velocidade de de decolagem que o Pessoal tem a mínima
assim, sabe? Ah, vai ser ali, tipo, aí depende muito do peso do avião, mas por exemplo, os aviões saem com 135, 140, 145 nós. Ah, nós é outra coisa, 250, 260 km/h. Você sabe por que que não usa o quilômet/h? Porque que é nós? Porque a gente assim, quando Roma, quando o Império Romano dominou o mundo, o Nero queimou, queimou Roma, falou: "É, A gente vai ter que usar nós aí para quando tiver um avião". Não, quando o Império Romano dominou o mundo, todo mundo falava romano de tinha que falar italiano lá. O que então
eh os Estados Unidos dominaram a aviação por muito tempo, então fizeram o bagulho com o pé, a libra, o Mas é mais ou menos uns 200 km, ó. 145 nós dá uns 250, 260 km/h. Pô, não parece, né, que o avião tá tão rápido assim, né? É que ele é grandão, né? você não, você perde a noção de velocidade nele, mas enfim, aí eles precisam calcular qual é a mínima para ele sair do chão. Aí eles instalam lá na calda do avião, eles instalam protetor porque já sabe que vai arrancar, arranhar. E aí eles começa
a levantar e aí ele vê quando começou a arrastar lá atrás, ele sabe a velocidade mínima que o avião vai sair e aí ele sai daquele jeito, sai meio bambão assim, né? Mas vai embora E eles tem a velocidade mínima. Então os pilotos sabem que abaixo daquela velocidade o avião não vai sair do chão, vai ocorrer um toque lá atrás. Aí depois eles precisão medir qual a velocidade máxima que o avião suporta, que aí ele é preparado para voar na velocidade X. É, para chegar na máxima vai acontecer um negócio que chama de fluter. As
superfícies vão começar a vibrar porque tá com muito excesso de velocidade e Eles precisam fazer esse teste para ver se o avião vai passando, friccionando. É isso. Isso não, por causa do não sei do que vamos falar assim, não sei. É muito, é muita coisa envolvida. Ele tá com muita velocidade. É, as superfícies começam a vibrar principalmente lá atrás. E eles precisam saber até que até que ponto eles podem ir, porque isso é calculado. Eles vão Chegar lá. no indicador e o avião tem que estar controlável ainda nessa velocidade. Esse é um dos testes mais
perigosos que é feito durante a fase que tem que fazer teste antes do avião ser entregue pro público. É o de velocidade máxima. Mas a gente tá falando isso por causa do po do no rio Hudson. Então, ele sabe o então isso, eles sabem exatamente assim qual a maior distância que eu consigo planar com esse avião, porque todo avião Tem uma razão de planeio. Ah, se eu configurar o avião com flap um, por exemplo, e manter xº de nariz para cima, eu vou mais longe. Então, está no manual lá, qual a configuração que você põe?
Mas o cara tem que saber isso de cabeça ou ele na hora ele tem? O ideal é que saiba de cabeça. É mesmo. O ideal é que saiba de caba, porque isso é um é um item de memória. Se você for procurar isso ali na hora do aperto, Pode ser que entendeu e e aí mais esses aviões modernos, tipo Airbus mesmo, eh como ele ligou o APU? Que APU que qu que é APU? É um motor que fica lá na calda, que faz um barulho na hora que você tá embarcando, ele fornece força elétrica pro
avião com avião no chão, porque o avião no chão os motores estão desligados, certo? Quando você liga os motores, cada motor tem um gerador elétrico. Aí esse esses motores alimentam o avião. Aí o cara desliga o PU porque não vai ficar gastando gasolina para nada, querosene para nada, né? É. E ele voa com aquilo desligado. Quando ocorreu a perda dos dois motores do Sallyy, ele ligou a PU, que agora ele vai ter uma força elétrica e as coisas continuaram apontando para ele. Então, todos os computadores da do avião tava Tudo funcionando. Funcionando mesmo. Flap, tudo
é controlado para esse APU também. Pode ser. Não, os os flaps são hidráulicos. Ah, tá. Mas como ele tem força elétrica, tem bombas hidráulicas que são movidas eletricamente, ele continua com o sistema hidráulico funcionando e continua com indicação na tela de onde colocar o biquinho do avião para ter aquela razão de planê e tudo mais. Então Ele tinha auxílio. Entendi. Aliás, um cara uma vez escreveu um artigo interessante falando de que o sucesso daquele pouso foi por causa da tecnologia embarcada. É, se fosse com aviões do passado, provavelmente não teria sido tão tão perfeito o
pouso. Ou ou teria pousaria, mas pessoas se machucaria. Poderia poderia o avião quebrar, por exemplo. O avião não quebrou. Ele quebrou os motores, né? Porque o motor fica embaixo da asa. Na hora que ele toca a barriga do avião e o avião desce o nariz pra água, os motores estão ali na embaixo da asa, eles são arrancados pela força d' água. Os dois motores foram pro fundo do rio lá. Eles foram recuperados depois, porque tem que estudar, que que aconteceu e tudo mais. Claro. Eh, e é isso. Alguma coisa vai quebrar no pós na água.
E e essa essa pancada, se se a gente tivesse dentro desse avião, é uma pancada muito forte quando é a desaceleração é muito forte, porque uma coisa é você pousar com a rodinha ali girando, outra coisa é você pousar no bagulho que ele, a distância do pouso foi muito curta. É, É. Ele do momento que ele é foi menos de, sei lá, 200, 300, menos de 300 m. Então a desaceleração é muito grande. Numa, numa pista é 1,5. Ah, as pistas tem é vai uns 1000 m aí, 1200 m. Que doideir, cara. É muito interessante
isso aí, cara. É bem legal, né? Muito interessante. Eu tava vendo aqui um capítulo aqui. Cadê? Aqui, ó. os números para você ficar tranquilo. Passa algumas coisas assim de cabeça aqui, de estatística, de números de voo para acidente, essas coisas. Então, aí eh, eu trato de uma relação entre o que que assim, por que que as pessoas elas têm medo de voar por causa da exposição a notícias de quedas de avião. Você só sabe das merdas, basicamente. Basicamente não existe uma notícia, não é? Cada hoje cada acidente de carro é noticiado. Não existe isso, né?
Hoje, Provavelmente, não aconteceu nenhum acidente de avião. Então, não vai ter uma notícia assim, hoje não ocorreu nenhum acidente de avião. Mais um dia mais um dia sem. Estamos a 600 dias sem acidente de avião. Não vende jornal desse jeito. O que vende é a tragédia. Só que na aviação existem, né, a gente até falou isso da última vez, que existem diferentes eh ramos de aviação e alguns ramos acontecem mais acidentes Que outros. E isso é também é noticiado sem o filtro e até quando não é acidente. Tipo, acho que ontem ou anteontem saiu assim:
"Aião sofre turbulência severa na Índia e passageiros filmam momentos de terror a bordo porque abriu alguns alguns compartimentos abriram, maleiro desceu, aí alguns passageiros se machucaram por causa disso, mas aí o que visualmente chama muita atenção, chama muita atenção. E aí o jornalista Ele, isso já é uma notícia traduzida de algum jornal tabloide em inglês falando de um acidente lá na de um incidente lá na Índia. Entendi. Aí o jornalista fala assim que vai entrevistar um passageiro. Aí o passageiro fala que ele se machucou porque o cinto dele rasgou. Aí eu já comecei, opa, como
é que um cinto de segurança r o negócio é não é? É uma trama ali. Nossa, absurda, né? É mais fácil o banco inteiro ser arrancado do que aquele cinto rasgar. Então já tem mentira aí. Exato. Aí depois fala que eh diversos feridos graves. Aí hum aí mais para baixo da notícia tem assim que eles ficaram um dia no hospital. Pô, qual é a gravidade então do Então tá é meio, mas esse está tudo estampado lá, quase escorre o sangue Assim, né? numa num negócio que não aconteceu nada. O avião enfrent e aí nem fala,
pô, na Índia tem um fenômeno meteorológico das monções que por causa do Himalaia, não sei se não acho que não é por causa do Himalaia, mas tem esse, eu não lembro mais da escola, o que que causa as monções, mas são ventos fortes e chuvas, muito tempestades. Ô Len, vê pra gente o que que causa as monções aí na Wikipédia deve ter, não é mansões, é monções, tá? É, as mansões o que causa são é o dinheiro que causa, o que que causa as mansões? Aí ele fala assim: "É, é a pessoa ter muito dinheiro.
O Len é o nosso eh o cara do trocadilho. Trocadilho. Trocadalho ô quer dizer, trocadilho. Vamos fazer o especial de trocadilho. Sabia que eu tô armando, né? Vamos fazer um especial só de trocadilho. Cara, me chama que eu estrago ele ali, ó. Eh, eh, durante o período mais frio do inverno, o ar mais denso acumula-se sobre a superfície continental da região as forma de alta pressão. Assim, o ar tende a se deslocar para as regiões oceânicas e nesse momento é que são eh estão mais quentes, levando consigo a umidade do ar e as nuvens da
chuva. E aí vem chuva e tempestade. Então Lá é um lugar, é quando você fala assim, monções, eu só lembro da Índia que é lá que é o o ponto onde acontece também na Amazônia, mas Caribe talvez. Caribe nem tanto, mas a na Amazônia acontece também um umas monções, acho que tem um mapinha na Wikipédia que mostra, não é, onde que ocorre as monções, mas enfim, Índia acontece sempre. E aí, pô, de tá na época já de Monções, então Haviam atravessar uma turbulência mais pesada por causa disso lá. É normal, então não era para ser
noticiado, mas como um carinha filmou, porque tem sempre um com o celular ali ligado filmando a É, então é uma notícia que acaba afetando a pessoa assim, ela, pô, ela já tem medo de avião, aí vê uma negócio desse diz que tem ferido, aí pronto, né? Aí que que o livro explica assim, pô, a por nunca o não vou dizer nunca, mas a Grande maioria das vezes o avião não se machuca numa turbulência. Quem se machuca é a pessoa que tá sem cinto. E quem tá sem cinto normalmente os comissários. É porque faz parte do
risco da profissão deles. E eles vão bater cabeça no teto, vão quebrar osso. Infelizmente é isso. Mas eles sabem disso. Conseguirem se se fechar se trancar, né? É porque isso porque tu tá em pé servindo o serviço de bordo ali, de repente o avião pega uma uma baixada dessa, uma turbulência de céu. Claro. Se bem que na monções dá para ver, mas o cara precisa atravessar aquilo, senão ele não pousa no lugar que ele quer pousar. Eh, e aí eu não sei exatamente como não tem detalhes e a imprensa nunca mostra, não mostra o avião.
Eu até descobri que avião que era, mas não mostra o avião, não mostra de onde saiu, Para onde tava indo, não, não fala se o piloto tava com acento para fivelar o cinto ou não, o aviso. Então, ó, tá mostrando lá o É que que que é aí? É, que que quer dizer aí? Onde é a mão? É o é o é o mapinha das monções. Eu acho que são essas essas em mais é mais azul ali, né? Isso. Tá. Ah, ó lá. Tá vendo? Ó Índia ali. Sri Lanka. É. Você jogava war? Não, jogava,
cara. Claro. Eh, Dudinca. Dudinka, Dudinca. Vladivos. Tanto que veio a Rússia. Aí a gente perguntava sobre Vladivost. Ela falou: "Cara, só o pessoal que joga War pergunta essas coisas. Legal. Obrigado, Lenin. Valeu, Lenis. O cara do Agelizar. Agizar. Então, e o lance dos números é isso, é a porcentagem de acidente versus números de voos, não é? Exatamente. É muito baixo. É que e a gente põe isso no livro, mas assim, quando eu te falo o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo, porque as estatísticas mostram isso. A estatística não faz você perder
o medo. É porque a estatística diz que você não vai ganhar na mega cena e você continuar jogando. Faz sentido. É verdade. Então, os números é para mostrar eh na verdade eu levo as pessoas a entender porque que é seguro e depois o número passar a fazer sentido para ela. Entendi. assim, putz, agora eu entendo porque que é seguro, porque para acontecer um acidente eu Eu tenho uma frase esses dias aí, a, eu tenho um grupo de suporte eh para quem faz o curso eh durante um tempo no Telegram e aí uma menina falou que
ela encontrou uma vez o Oziri Silva, não sei sabe quem é, é o cara que fundou a Braer, projetou o Bandeirantes, depois o Tucano. E o Osir Silva, ele tá muito velhinho já, né? E ele tava na Imbraer. Eu não sei como essa pessoa chegou na Embraer, mas ela chegou para Oziri Silva e falou Assim: "Eu tenho muito medo de avião, de voar de avião". Aí o Oziria Silva falou para ela: "Não seja arrogante de achar que o avião vai cair só porque você está dentro." Porque é isso, cara. Todo mundo pensa que o avião
vai cair porque você tá dentro daquele avião, mas na verdade para acontecer um acidente é tanta coisa que você tem muito, tem que ter muita arrogância, nunca é uma coisa só. É que nem Cara, qual é a chance de de entrar nos dois motores, né? Os pássaros em dois motores é muito difícil. É tão difícil que a gente tem aí quanto? 120 anos de aviação. Se foi os os W Brothers é 1903. Se foi de acordo com o Palhares, o Santos do Monão é 1906. uma uma uma polêmica e ontem tivemos palhares aqui e ele
falou no citou o Lito, falou o Lito teve aqui nesse programa e eu vou refutar o L porque ele é um defensor do Santos do Mon como o o pioneiro é o primeiro. E ele trouxe, tá aí, vocês assistam aí, deve ter um corte sobre isso, ele falando dos jornais lá do, você lembra qual que era o jornal? Science American Science, é alguma coisa assim, né? Dailyuma coisa, sei lá. Ele guarda, ele tem um arquivo grandão, né? É, mas ele não tem o jornal de Dayon, que é um tem uma uma nota, isso tá na
Biografia, inclusive, eh, do, dos irmãos Wright, isso tá na biblioteca também. Um jornal local que jal local que fala dos dos Brothers que eles estão que eles voaram com a com a máquina e que foi presenciado. Aí tem o nome das pessoas lá que era pouquinho que viam mesmo. Entendi. E pô, e a história é interessante. É, por exemplo, a gente tá aqui nessa nessa data que é quanto? Quatro cinco. Dia dia de hoje. Então, pô, eu não sei data. Ninguém sabe mais data, né? 3 de abril. 3 de maio. Abril. Maio. Abril. Nossa, é
maio. Verdade, verdade. Maio. É 3 de maio. A mesma hora. Eu tô na sua frente. O que eu tô vendo aqui atrás é o fofão, é o México, é uma geladeira toda pintada. O que você tá vendo é outra Coisa. Então, se você for descrever como que é esse dia hoje, você vai descrever o que você tá vendo. Eu vou descrever o que eu tô vendo e vai ter disparidade. Quando a gente leva isso lá para 1903, em que a França era o centro do mundo, era o o top assim de evolução, de tudo acontecia
na França, os Estados Unidos eram um curral de fazenda. É, era um país atrasado para caramba. Então, pô, o Santos do Mon, por que que ele foi para Paris e não foi Paraos Estados Unidos? Porque não tem nada nos Estados Unidos para fazer. Então, ele vai para Paris, é o centro do mundo, é onde tudo acontece e tudo é noticiado. Os prêmios lá, né? Tudo os prêmios. E aí nos Estados Unidos tem os os bonecos lá que estão tentando fazer avião com peça de bicicleta, fazer o negócio voar com muito estudo, muito método científico e
60 cm catapultado não faz muita diferença assim, porque entre 1903 e 1906 passaram 3 anos até o primeiro voo do Santos do Mundo, documentado, filmado, tudo beleza. Os White Brothers queriam esconder o bagulho. E quando você quer esconder para vender uma patente, ninguém vai ver mesmo. Então, como é que você vai noticiar o negócio você não viu? O que não quer dizer que eles não tenham voado, entendeu? É isso que é difícil de Provar. O lance de ser catapultado não faz diferença agora. Não faz diferença. Que na verdade não é uma catapulta aquilo. Catapulta seria
um um um negócio para deixar eles pegarem mais velocidade. É isso. É. Eles eles que que acontecia com os brothers? E eles iam para Kitt HK. Não, não confundi o o irmãos WS com os irmãos White Truby, né? Que É bom, é bom, é bom. Eles não não inventaram o avião, né? É, é. Inventaram outra coisa. Inventar. É, tá dando um rolo aí. Absurdo, né? Eles precisavam, pô. Tá no início. Ninguém voa com mais pesado do que o Já existia planador. Planadores já voavam. Dirigão. Balão já existia. Existia o dirigível. O Santos do Mon foi
pioneiro. Isso aí é, opa, Santos do Mon Foi o rei dos dirigíveis. Ele foi o primeiro que fez o balão dar a volta na torre e voltar pro mesmo lugar. E por isso que ele foi tão aclamado. O Santos do Mon, se existisse tipo a revista Times, ele seria a capa da Times, assim por vários anos seguidos, porque ele era o cara do mundo. O mundo conhecia o Santos do Mon. Entendi. Souvenirs que vendiam na França tinha a cara do Santos do Mon. Ele era uma Ele era famoso nesse nível. Era, ele era o, o
top das galáxias, ele era o El Musk da época. Era o Ellow Musk da época. E genial. O aí já me perdi que ia falar do Você tá falando do balão, né? Que ele que ele foi o primeiro que E a gente tá falando de catapultar e tal. Ah, da da catapulta. Então o já tinha então já tinha balão dirigível, já tinha planador. Planadorí. Liliental. Lilental é é um tipo ultralé. Pensa no ultraal, mas não tem motor. E ele voou. Mas como ele chega até lá em cima? Não, os cara sobe no morro. Assa delta.
As delta. As delta. Não tem motor e você fica voando ali na Então já existia planador. Qual que era o lance? Era você sair do solo, motor, botar o motor. Se você criar um assim, ó, você tem que Sair do solo por meios próprios e voar tantos metros. Então Santos Mon foi o primeiro a fazer isso, tá? Mas se for um veículo motorizados mais que o ar, aí os irmãos W foram. Tá. Tá. Eh, e aí o seguinte, eles levavam essa parafernalha deles para Kit Hawk, que ventava muito, que eles precisavam de muito vento. Lembra
que a gente tá Falando do vento no nariz? Então eles precisavam de vento e eles faziam o avião descer a Duna. E aí no início era meio difícil, que eles não tinham roda naquele avião, era tipo de ski. Aí eles resolveram inventar um trilho e aí eles montavam um trilho, né, nessa col na eles primeiro ia lá com o dedinho, né, tava ventando para cá. Aí começava a montar o trilho, aí demorava duas horas para montar o trilho. Quando Eles terminavam, o vento tinha mudado de direção aos cara. E aí eles tiveram a ideia assim,
pô, vamos fazer então uma uma espécie de catapulta para acelerar a gente no trilho que aí independente do vento, a gente vai ter o vento relativo e vai conseguir sair do chão. E assim é conta a história que foi em 1903, eles voaram 60 cm e o brasileiro fala: "Ah, mas catapultado até pedra voa". Porque o argumento é bem legal, né? De puto. É uma coisa que batia no neles e ia um elástico, não é? Tipo, é um elástico, tipo um elástico assim, ele ganha velocidade e vai. E se você jogar uma pedra, ela também
voa por um determinado tempo, né? É. Eh, e aí eles acham que isso é uma coisa que invalida os brothers, mas quando você pega assim o 14 Bis, por exemplo, e você Olha a hélice do 14 Bis, que ela é uma vareta com tipo uma seda, meio um negócio parecido com barco ainda. Ah, tá. Porque o Santos Moma já, inclusive algumas coisas ele ele trouxe da navegação pra aviação. É. E você olha a hélice que já existia no avião dos Brothers, aí você vê que é é muita diferença já nessa época. A deles é mais
avançada. A deles é mais a deles já é um aerofólio Mesmo. Eles estudar, eles fizeram um dos primeiros túneis de vento para conseguir analisar como é que o vento se portava em cima da asa. É tudo, tem muito documento científico disso, sabe? Mas a gente não, a maioria das escolas do Brasil não falam dessa, dessa parte, como o resto do mundo não fala de Santos do Mon hoje em dia. Tipo, a França conhece Santos do Mon, tem o memorial do Santos do Mon lá, porque ele foi um pioneiro da aviação, mas a própria França reconheceu
depois quando viu a máquina dos flyers do dos W Brothers voando em 1908, que pô, não é possível que os caras começaram a voar com isso agora. Entendi. Entendeu? Eu inclusive perguntei para um português outro dia, tem um português que eu sigo no Twitter, eu falei: "Pô, como que dá aula aí no em Portugal? Quem que é o pioneiro?" "Right Brothers". Ah, é? É. Falei, pô. Nem em Portugal que é o nosso, né, país e irmão ali, é o Santos do Mai considerado pioneiro. O que, eu sempre falo isso, cara? que não tira a gente.
É, o que não tira, ele foi muito mais genial que os Brothers, eu acho. É mesmo, pela quantidade de coisa que ele fez, pelo pela quantidade de engenhosidade que ele tinha, eh, pelo espírito mesmo de, Como o Santos no Monte tinha muito dinheiro, muito dinheiro, ele podia se dar ao luxo de fazer por tentativa e erro algumas coisas. E ele realmente foi muito inventivo na na época. Ele quando ele chegou no Demoselli, que é o primeiro avião prático mesmo, foi do Santos do Mon, ele falou, ele liberou os planos. É como se fosse um código
aberto. Código aberto. Quem quiser construir Avião, dinheiro, né? É. E os brothers se escondia tudo porque eles precisavam de dinheiro. Mas o que eu acho estranho no no 14 bis é que o bico a a a traseira é pra frente, né? Você sabe por que era o contrário do que a gente tem hoje? Aquela ele parece que ele voava ao contrário, né? É, parece tá voando de ré, né? É por, cara, tem, Eu não eu não sei responder essa peru acho que, tipo, quando você não sabe nada, você tá criando um negócio, né? E ele
fala: "Pô, eu tô aqui em cima da asa e eu quero ir para lá, então vou botar o meu negócio de levantar o nariz lá na frente". É, isso se chama canard. Ah, e tem alguns aviões que possuem canard. Canard. É verdade que é assim que é oo contrário. Ho, é, é o contrário. Que doideira. É que nem quando você vê uns carros muito esportivos também, né, que o, não sei se já viu esses carro muito de velocidade assim, o o cockpit fica no meio do carro. O cara fica no meio, né? O carro tá
ele espalha pro lado assim. É muito doido, cara. Você resolver aerodinâmica, centro de gravidade. Ó, o Santos do Mão, por exemplo, ele não conseguia ainda com 14 bis definir os eixos de controle de um Avião. Assim, eram alavancas. O que que era? É o era uma alavanca. Ele tinha, ele tinha um volante que eu não lembro o que que o volante mexia. E aí eu não vou falar porque eu posso falar merda, mas eu sei que o Aileron, que é o que faz a asa inclinar assim, era eram cordas que ele amarrava no ombro. Então
o movimento de ombro dele fazia uma asa ir para lá ou para cá e tinha o volante E o pedal no pé. Eu não sei se ele tinha alguma coisa. Os right Brothers já tinham a, eles foram os primeiros a identificar que o avião se precisaria se mover em três eixos para poder ser controlável no céu. Então isso também é um negócio que é pessoa tira dos brothers, mas foi eles que desenvolveram isso. Três eixos seria o quê? Eh, o lateral assim de mexer as asas, o longitudinal, nariz para cima, nariz Para baixo e o
nariz pra esquerda e pra direita. O o que faltava no do no Santos do Mão era qual desses? O Santos do Mon Ele tinha pit e ele tinha hall, ele não tinha, que é o o nariz para lá ou para cá. E como que ele fazia fazer curva? Ele até tentava mexer lá o negócio do nariz, mas o era meio incontrolável o 14 bis. É. Ah, é. Mas ele fez a curva, ele ele contornou lá. Não, não, não, não. O o quem contornou foi o dirigível. O 14 Bis ele decolou, voou, se eu não me
engano, 160 m. Ah, é, é. O primeiro vote foi menos que isso, pô. Não sabia. Ele decolou e pousou logo na frente. Achei que ele tinha contornado a Torre Fel. Não, com a Torre Fel contornou com o dirigível, aí ele foi lá e voltou. Isso foi bem antes. Foi bem antes, uns anos antes, Que também foi um feito ou não. Esse foi o maior feito assim do da história. E, pô, ele tinha que ser tão relembrado por isso, sabia? O pessoal só fala do 14 Bis, mas a parte do dirigível do Santos do Mom foi
e do relógio também. Não foi ele que falaram que não foi ele que criou o relógio de pulso, né? Não. Eh, pelo que eu sei da história, existia o relógio feminino de pulso. É. E o masculino era aquele de bolso, né? Isso era o do bolsinho que ficava aqui. Só que como ele precisava dar usar os dois braços, mão ali para voar, ele pediu pro Cartier, que era amigo dele. Aliás, olha, olha o círculo de amigos do do Santos do Monga. O cara era amigo do Cartier, o Cartier, né? e pediu pro Cartier fazer um
daquele tipo que ele pudesse usar no braço. E aí surgiu o relógio de pulso. E como ele era Extremamente famoso, é trending, né? É. Por que que o Santos do Mão tá usando? Que era um igual no Twitter da época todo mundo comentando assim, ele é hashtag pro trin topics lá. E aí todo mundo começou a querer um relógio igual do Santos do Mon e tem o modelo Cartier Santos do Mon. É mesmo. É até hoje. Olha só que custa umas fortunas aí. E e ele era amigo da princesa Isabel, cara. Caramba. Ele tinha amigos.
Princesa Isabel já era velha naquela época, né? É porque ela foi exilada, né? Quando ela saiu do Brasil, foi exilada lá na Europa e se eu não me engano, ela foi pra França. E aí ela Mas é precisa, Isabel morre quando ela Na aí aí tem que ver a Wikipédia, cara. O Santos Dum é que eu não tô sabendo que é que é o 14 bis é de 1906 ele voou 14 bis. Ela conheceu, ela, ela conheceu ele ali por volta de essa época já era, vel, ela já era velha. Então, 1890 e pouco, tá?
Que é quando ele começou a cair muito Com balão, porque ele ia voar e acontecia acidente. Ele ele caiu umas cinco, seis vezes e sobreviveu todas. Tem inclusive uma foto interessante de um dirigível que ele tava testando que bate num prédio assim, ele fica pendurado no prédio dirigível, aí vão resgatar ele lá em cima. Ele era tipo Tom Cruz também. Fala a a princesa Isabel, ela nasceu em 1846 e morreu em 1921, ó. Ah, 1921. Aí ela deu uma, ela usava um, uma, uma santinha assim de amuleto e deu de presente pro Santos do Mão,
falou para te proteger. E todos os acidentes que ele sofreu, ele não nunca chegou a machucar, cara. Outra coisa que aconteceu foi o acidente, né, da Marília Mendonça, né? Teve esse foi agora em foi em novembro do ano passado, né? Foi fio mesmo. Eu bateu no fio elétrico. O que que foi? É fato. É, Foi, foi fato. O acidente tá sendo investigado ainda. Ainda e vai demorar ainda, porque acidente e a investigação de acidente é muito meticulosa, porque uma coisa que se sabe assim, pô, avião bateu no fio, mas isso é só os segundos finais
do acidente. Tem várias, tem várias perguntas que precisam ser respondidas antes, né? Como que tá a saúde dos pilotos? Como que tá o registro dos pilotos? Como que tá o registro do avião? com por que estava mais baixo, por isso, por aquilo. Então tem diversas perguntas que a gente não tem resposta ainda e só o relatório assim, bateu no fio, por isso caiu. Não é isso, né? Não é isso. Isso é porque ele não é para bater no fio. Se ele bateu no fio, ele tava baixo. Se ele tava baixo, por que que ele tava
Baixo? E será que aqueles fios estavam documentados? Então tudo isso é meticulosamente analisado pela equipe do SENPA, que faz um trabalho fabuloso. Essa equipe de investigadores brasileira, cara, é são fabulosos. Esse avião tinha caixa preta? Esse avião não tinha caixa preta. E aí, como faz? Ainda assim se consegue, é meso Assim, a por isso que eu falo que eles são fabulosos, assim, eles conseguem por análise de laboratório, identificar até mais ou menos a o a velocidade de impacto do avião, porque o fato de não ter caixa preta não significa que não tenham sensores em alguns
lugares do avião que armazenam informações. Tipo, o motor desses aviões são controlados eh por por computadorezinhos que ficam lá dentro e eles têm módulo de memória. Então eles armazenam algumas informações e tudo isso é resgatado durante o período de investigação. E aí tem vários campos do conhecimento na nesses investigadores. E aí cada conhecimento faz, por exemplo, a parte de fatores humanos, a parte de regulamentos, de documentação, a parte de engenharia, de química, de Então tem o expert em cada área lá. Eles juntam, produzem um volume gigante de documentos. Aí isso vai depois para um cara
que é responsável em Redigir esse relatório final só com as coisas são importantes e aí você consegue ter a história do que que causou aquele acidente. E demora mais do que um ano às vezes demora mais do que um ano. Ele não tem prazo para terminar, tá? É. E a e a empresa não se mete nessa investigação, não. A empresa dona do avião você fala, ela também é investigada. Ela também é investigada. Também é investigada. Ela faz parte. Tudo que envolve aquele avião é investigado. É porque e isso é uma investigação de acidente aeronáutico. A
investigação de acidente aeronáutico não busca não busca saber eh de responsabilidade civil. Ah, não. Assim é quem é o culpado? Quem é o culpado? Exato. Bateu atrás, tu é culpado. Vai, entendeu? Não existe Isso. A a investigação no acidente aeronáutico é criar melhorias e aprendizado para que aquilo nunca mais aconteça. E esse é o grande lance. Se uma investigação de acidente de carro fosse tratado como investigação de acidente aéreo, a gente diminuiria a quantidade de acidente de carro para uma menos de 2% da quantidade que ocorre hoje. Mas não é, né? É sempre esse negócio
de, ah, bateu, tá errado e bateu na Traseira, tá errado e fica e continua todo mundo batendo na traseira e vai ficar a vida inteira até vir carro autônomo e começar a frear antes, né? Ou ter um nível de pône, o carro ele ele freia sozinho, cara. Se é nova, eu eu eu um microsegundos de eu frear. Eu tô vendo que o carro da frente parou, mas ele consegue ainda frear antes do que eu do que a reação é mais é mais rápida do que a minha. É, tem uns que já preparam, né? Tocam uma
alarme assim e já o freio já começa a vibrar. começa a vibrar. É verdade, cara. É muito doido. Mas o a o do Chapecoense lá do do do já aquele já ficou definido, né? Que era pouco combustível tudo. Ah, aquele já saiu resolvatório faz um tempão já. Que tem é acidente aquilo, né? Vamos falar a verdade. É, foi um foi um um uma sorte não ter acontecido antes, na verdade, né? Negligência total, né? Segundo o o Marcelo que veio aqui, né? Que ele avião, fazia, foi ele que falou que fazia carregamento de droga também. via
o VIP lá, sabe? O o maior golpista do Brasil, você tá ligado que passou pelo filho da Gol, filho do dono da Gol, sabe? Veio aqui, cara, ficou preso, foi não sei quantos anos, Anos preso, né, e tal, e veio aqui, contou toda a história. A gente nunca sabe qual, até onde ele tá falando, cara. Nada do que ele fala a gente não sabe. Será que ele tá me enganando? Tá falando, mas segundo ele, ele já carregou droga, já pilotou tudo que quanto é tipo de avião e tal. Eita nós, hein? É, cara. Assiste esse
esse mapa. É muito engraçado, cara. Muito legal. Do Lamia. É, Mas você da última vez que veio, você não era não tinha não era piloto ainda, né? Não. Qual que é essa história? Aliás, da última vez que eu vim deu aquele cortar um trecho, né? Cortaram um trecho muito pequenininho, que é o que faz para tirar de contexto, né? É. E aí espalharam. É que você e fazia a diferença entre e a Versão comercial e a privada, né? Alguma coisa assim. É a versão particular. Particular. E, pô, era um exemplo até legal, né? Quem diz,
"É, eu gostei pr caramba." Quanto é que eh normalmente que então o trecho até você entendeu, né? Tá vendo? Até eu entendi. Eu não sei se você pode, eu não sei se você pode dar o exemplo de Novo. Vai dar rolo de novo. Você pode ou não, né? Não, não vou nem nada não. Sen não vão cortar de novo. É, mas basicamente ele ele explicava os dois dando dando exemplo com restaurantes, né? Alguma coisa assim. Isso é. E nessa época você não era piloto ainda. Não era piloto. E aí e cortaram essa esse negócio. E
aconteceu uma outra coisa também. Eu Tava fazendo uma live de Flight Simulator e [ __ ] não sei. Aqui a live é tranquila que o o Len ali tá cuidando do da mesa. E você só se preocupa em falar isso quando você tá fazendo uma live que você tá controlando tudo e mais um aviãozinho ali, um simulador de voo e tudo, pô. E o chat conversando com você, a chance de dar merda é muito grande. E aí você acaba falando as merdas. E aí, pô, pelo fato de eu ter essa credibilidade aí gigante da aviação,
é como se eu não pudesse falar merda ou errar. É. E sendo que errar é humano, né? Tanto é que acontecem ainda acidentes, a grande maioria por por fatores humanos. Total. E aí pegaram esse erro e começaram a fazer muita muita farra em cima, né? E aí eu sempre Um erro de termos, alguma coisa assim, termologia. Eu falei, é, é besteira. Tipo, eu tava indo para uma uma tempestade e aí eu falo assim: "Pô, o piloto quando vê um negócio desse, ele não vai para lá, ele faz a volta e afasta daquele negócio." Só que
esse volta, eu falei 360, faz um 360. E pô, 360 você volta pro mesmo lugar. Lugar, ao invés de falar 180, falei 360. Aí pegaram nisso, sabe? ficaram Martelando, martelando. Aí faz meme, faz não sei o quê, porque tem gente que tá com tempo sobrando para fazer, né? É o que mais tem, né? É o que mais tem. Aí, eh, tem um negócio que eu sempre falo pra minha esposa assim que, eh, existem dois tipos de crítica e não é a construtiva e a destrutiva. Para mim não é isso. É a verdadeira e a falsa.
Se a crítica é falsa, tipo, esse cara só Fala merda, isso é uma crítica falsa, porque eu não só falo merda, eu falo coisa boa também. Então a crítica é falsa, eu caguei, não ligo para ela, não ligo. E a crítica verdadeira é aquela que eu posso fazer alguma coisa. Olha, chegou o serviço de bordo, o nosso aeromoço, né? O nosso comissário de bordo. Obrigado, viu? De looping. E quando essa e essa tá tá tostadinha Aqui em cima. Mandou bem aí, viu? tá me tratando melhor do que da última vez. É que o o quando
você veio, você é um cara que acreditou no podcast quando tava no começo, cara. É bem no começo. Acho que tinha 8.000 seguidores. Negócio assim. É pouco, pouquíssimo, né? É pouquíssimo. E agora tá com 1 milhão 300 e tantos, né? Olha, voando alto 400. Vamos jogar 400. Eh, e existe a crítica verdadeira. E o que crítica verdadeira? É o cara falar alguma coisa que faz sentido. Naquele monte de merda que estavam falando lá. tinha alguns falavam: "Esse cara é só um mecânico, ele não é piloto esse, né?" Ah, esse ele não pode falar nada de
pilotagem porque ele não é piloto, ele não é piloto. Essa é a única crítica que era verdadeira. Você não era piloto, eu não era piloto. Aí eu, né, naquele Clima todo lá, eu sentei com a minha esposa e a gente falou: "Pô, acho que chegou a hora então de eu tirar meu brevê, eu vou virar piloto". Vai modificar alguma coisa na minha vida, ser piloto ou não? assim, do ponto de vista do que eu falo para aviação, provavelmente não, mas isso vai me dar um uma área de conhecimento que eu não tenho hoje. E ao
invés de só ser uma resposta pros Críticos, vamos fazer uma coisa mais legal ainda. Vamos gravar todo o processo de como qualquer pessoa pode ser um piloto de avião. Porque se eu velho do jeito que eu sou, velho. Quantos anos você tem? 55. É velho. É velho, mas velho que não, não, não, não. É bem mais velho que eu. 39, pô. É verdade, é 39. Eu esqueci dessa. É, tá Vendo? É muito mais velho. Cara, você tá bem, hein? Bem, né? A Mila, minha esposa, ela cuida bem de mim. Cuida mesmo, hein? Ah, aí começar
aí eu a gente falou, vamos fazer uma série então documental assim, pô, o que que precisa para ser piloto? Quais são? Não tem limite de idade para começar. Não tem limite deidade não. Se você passar no exame médico, pô, você pode ser piloto, não interessa. Tá Com 80 anos, quero ser piloto. Saúde e tal, foi na esteira, fez a ergométrica lá, tá? Sangue legal, diabé, essas coisas tod pode ser piloto. Aí documentamos tudo isso, foram s meses de gravação e a gente lançou a série Decola Lito. São seis episódios em padrão Netflix. É mesmo? Qualidade
de imagem? A gente contratou uma produtora para acompanhar a gente. Ficou muito legal. Assiste lá Decola Lito. E o episódio quatro é o que todo mundo chora, assim, é bem emocionante porque é o episódio em que eu vou sozinho. É o voo solo. Porque você vai lá, tem um instrutor, é qual que é a qual que são os as etap as etapas? Então você vai exame médico, aí você tem que fazer uma prova teórica na ANAC. E aí já vou dar uns spoiler da série aqui. Eu eu reprovei numa matéria que é Meteorologia, não faz
parte do mecânico essa parte de meteorologia. E aí eu não estudei direito, reprovei meteorologia. Aí estudei mais, gabaritei a a segunda na segunda época, né, que você tem direito de fazer de novo. Aí você tira essa faz essa banca da NAC, te autoriza já a prosseguir nos voos práticos que você já pode começar sem ter a parte teórica. Tem, tem simulador também? Não, não tem simulador não. Você vai no Avião e você vai com o instrutor do lado. Você senta na esquerda já na posição de piloto e o instrutor vai do lado. Então, a primeira
missão é ele que decola. Normalmente você vai aprender. Você tá aqui na posição de piloto, o cara tá aqui, tá aqui do seu lado. Mas o cara que tá comandando tudo e você só tá como observador é comando duplo. Ah, tá. Você tem os comandos e ele também tem. Você sente o sente sente. E aí e ele decola e depois tá lá em cima e você começa a sentir o avião. Ele dá na sua mão e fala: "Vou fazer curva para cá, curva para lá, mexer pedal". É um Sesna 150 que eu fiz. É um
bem fraquinho, motor bem fraquinho assim, mas é um avião delicioso para voar, tomar pancada para caramba da turbulência, né? E aí, eh, feito isso Aí, são várias missões que você tem que fazer. tem um número mínimo de missões que você tem que cumprir para poder eh o cara te liberar para um voo solo. Então você vai fazendo isso e ele vai manobra isso, manobra. Quanto tempo a gente tá falando? Passa, passa quanto tempo isso? Você tem que fazer no mínimo 35 horas, se eu não me engano, pela na é o mínimo para você checar. Só
que várias coisas entram no caminho Assim e para para te dizer uma uma duração de tempo, porque meteorologia influencia. Se o tempo tá ruim, você não vai voar. É. pandemia influenciou, a gente tava no meio da pandemia, então isso tudo foi complicando e deixando a série mais cara, porque quando mais tempo você paga uma produtora, mas e aí eh quando e você vai praticando que Os caras vão te ensinar. Então tem várias manobras que você tem que fazer, sabe? Aí ah, tem a parte da navegação também que é interessante. Você tem que navegar de uma
cidade para outra só por meios visuais. É usando uma carta que tem alguns pontos. Você vai marcando mapa mesmo. Mapa de papel. É um mapa de papel. Você abre aquilo ali e aí, tipo, uma navegação era de São José dos Campos até Rezende no Rio de Janeiro. Um ex do ar. É proibido nessa escola que eu fiz é proibido usar GPS. E aí você vai com um cronômetro, não, um relógio, né? Um relógio, essa carta e o teu plano de voo. É muito difícil com a carta só voar ou cara? É, no início é porque
uma das coisas que eu achei dificuldade, eu falo isso, acho que na série, é a a escala do mapa. Eu olhava aquele mapa, Eu falava: "Pô, mas eu tô aqui em cima, como é que eu sei de uma cidade para outra aqui quanto tempo vai demorar?" Porque eu fazia o plano de voo. Aí você tem assim, ó, vou passar em cima do pedágio X, tal hora. Então, na catedral lá do da Aparecida, eu tenho que passar tal hora. É, de um ponto a outro. Se eu demorar mais para chegar, é porque eu tô com vento
soprando no meu nariz. Se eu chegar mais rápido do que eu calculei em relação a velocidade do Avião, é porque o vento tá de caudda. É. Então você vai levando essas essas variáveis e quando você passa no ponto, aí você já marca o relógio pro próximo ponto e você vai seguindo assim. E é visual mesmo, é basílica, cachoeira, eh um rio, uma ponta do rio. Quando o rio faz a curva, eu ten que chegar ali tal hora. É. É assim. Caramba, cara. E aí de repente você tá chegando lá em Rezende, basicamente você de cavalinho
aqui. É, isso é o modo raiz mesmo de de modo raiz de navegação que é o visual. Aí, né, você passa por esse primeiro você faz isso com o instrutor, aí depois chega o dia que você vai fazer isso sozinho. Só que para fazer sozinho você já tem que solar. Não, mas sozinho tem mais gente no avião. Não, sozinho. O quê? você sozinho no avião. É o aí Nesse nesse ponto eles deixam você não usar o GPS, mas você coloca essa escola fazia isso. Você compartilha o seu local pelo WhatsApp só para eles saberem que
você tá indo no lugar certo. Se não tem ninguém lá, como ele sabe que você não roubou no jogo? Ah, é filmado. Tem a camerinha, tem a GoPro aqui. É só mapa mesmo e relógio. Tudo filmado. Nossa. Eh, aí, bom, você fez aquele monte de Manobra. O instrutor vai chegar um dia e falar: "Pô, acho que você tá pronto para fazer o Vol Solo porque você já me mostrou eu voando do seu lado que tá tudo beleza". E aí chega o dia do Volsolo, que é o dia mais emocionante. Claro. Ele sai do avião e
fala: "Tá contigo". [ __ ] aí você vai sozinho. Aí é emocionante. Quem assiste esse capítulo chora porque é emocionante. No seu canal. Tá no meu canal. Campões e músicas. É, procura lá decola lito. A, episódio 4. E o mais difícil de tudo que você achou que é decolar, pousar, o que que é mais difícil? O o mais difícil é você pegar o ponto de de pouso. Como assim? O que que é pegar o ponto de pouso? Você você vem você tá vendo você tá vendo a pista lá? A pista lá. Aí você vai se
aproximando da pista e aí chega uma altitude X em que você começa a tirar o motor e você começa a puxar o nariz para cima para ir diminuindo a velocidade do avião e vai chegar uma hora que ele perde a sustentação e encosta no chão. Sim. você conseguir medir essa distância Eh corretamente demora um tempo. Eh, aliás, essa é engraçado, eu vou falar, é surge e engraçado ao mesmo tempo que eu falava, cara, pô, eu não consigo e ainda imaginar assim a a minha visão periférica. Eu não sei o que tá acontecendo, demora para eu
sentir que aquele é o ponto. Por que visão periférica você fala? É porque, tipo, você tá olhando pra frente, você não olha altímetro, é voo visual, você tá olhando pra pista. Então Eu cheguei aqui no ponto certo que eu tiro e puxo e espero o avião. É tipo uma de usar força lá no É, sabe? Tem que saber a hora. Tem que saber a hora, cara. E aí ele falou assim para mim, faz o seguinte, você vem aí quando você sentir que vai dar merda, aí você segura mais um pouquinho. Aí quando vê aquele gosto
de merda mesmo na boca, aí você puxa. Mas é isso mesmo. É, é. É depois do que Você acha que vai dar merda. É. É porque às vezes você acha que vai dar merda, mas você tá alto ainda e aí você acaba dando uma pancada muito muito forte no chão. Então isso foi o que mais demorou para eu para eu pegar. E na verdade eu tinha um vício também de simulador de voo, eh, por ter brincado tanto de simulador de voo, que era de querer corrigir. Ali eu tem o centro da pista, a gente sempre
tem que mirar para acertar o avião no Centro da pista, no meio dela, na no tracejado, no tracejado, no meio da pista. E eu corrigia isso muito com mexendo o Aileron assim para trazer para lá e para cá. Ele falou: "Cara, esquece o Aileon, você vai no leme, você aponta o avião e traz ele pro centro da pista com o leme de direção, aquele pelo que a diferência do do leme pro aeron. Por quê? Porque a asa, quando você mexe na asa, você tá alterando a as a força de sustentação em Determinados pontos da asa,
quando você inclina a asa. Então, se você mexe no leme e você aponta o nariz para onde você quiser ir e mantém as asas travadas, você tá garantindo que a tua sustentação tá igual nas duas asas, entendeu? Ah, e aí isso também é demorou do vício. Aí depois que eu peguei isso também acabou. Aí, tanto é que no meu volo, e dá para ver isso na série, o meu pouso é no Centro da pista, assim, no é e um pousinho mas o o o simulador é outra coisa, né? Porque você sabe que se errar, errou,
né? Por mais que você não, eu quero fazer perfeito, pô, não é a mesma coisa que você tá, sua vida tá lá, você tá ouvindo os barulhos, né? É, é, é muito treme uma, mas, por exemplo, a no simulador de voo, a aceleração do motor, ela tem a forcinha daquele controle que você usa. Quando você vai pro avião, ela É extremamente sensível ao acelerador. Então, as primeiras aceler tipo taxiar avião, é só um pouquinho ali, né? 1250 RPM pouquinho mais aí mot sabe que nem quando você tá aprendendo a dirigir dá aquela na subida que
você fica aqueles caras tentando a gente é tranquilaço, né? Mas no começo você ficava aquele lá o carro tá descendo, não sei qu é então esse tipo de detalhezinhos Assim, mas depois que você veste o avião ali, você aprende ele, aí fica tudo muito confortável, cara. Eh, os instrutores vão ensinando assim, né? Porque no início eu não sei a RPM e aí, pô, preciso manter o voo de cruzeiro, 2200 RPM. E aí tava ali mexendo e olhando ali, né, no indicador de RPM. Aí o cara chega um dia que ele fala: "Ó, esquece que existe
esse indicador, escuta que que o avião tá falando para você. Quer ver?" Ó, vem Trazendo o motor, ó. Aí tem uma hora que a hélice faz, aí você escuta aquele barulho, el falou: "Ó, vê agora que RPM que tá". El falou: "Se você perder os instrumentos, você vai conseguir voar". Então, acostuma seu ouvido. E isso, isso é toda essa evolução, você vai aprendendo. É sensacional. Eu eu indico para todo mundo assim, você quer ser piloto, mas não quer trabalhar num Empresa aérea, não quer ser piloto profissional, mas quer ter isso como hobby ou quer aprender
a pilotar um avião, entra numa escola e faz um Mas hoje você pode, por exemplo, pegar um avião e ir daqui até o Campinas, por exemplo, você pode posso desde que ele seja monomotor, né? Eu tenho a licença de piloto monomotor. Não vou fazer multimotor, eu vou fazer só o voo IFR, que é voo por instrumento. Esse eu vou fazer ainda, vou tirar a licença IFR. Eh, só para ter uma segurança, mas eu nunca vou voar IFR. Eu só vou voar visual. Mas se um dia eu entrar numa condição IFR, eu sei como me portar,
né, digamos, mudar o planivoo. Eh, então eu vou fazer isso. Mas avião monomotor eu posso pegar aí pra Angra dos Reis? O o avião do Inderson, esses aviões que os caras têm particular, normalmente é monomotor? Não, Não, esses são bimotores, são bimotor, é jatinho, né? E aí já são dois pilotos. Pode pilotar. Aí teria que teria que prosseguir com curso porque é é mais complicado ou é não é porque só porque é diferente. Não é porque é porque eu não quero. Não, não, não. Mas mas se você se eu quisesse, não, mas eu tô falando
de em relação ao Conhecimento, é outro aprendizado. Outro é outro aprendizado. Quando você sai do piloto privado, que é a minha licença, e você vai partir para um piloto comercial, por exemplo, aí tem muito mais horas de voo para fazer, tem um outro aprendizado, tem um outro treinamento e aí entra avião multimotor. Então você vai aprender a pilotar um avião multimotor. Que que acontece se você perder um motor? Que que acontece isso? As provas são Diferentes também. Então é é um conhecimento assim ser piloto, cara. Não é uma coisa fácil. É assim, piloto com quando
o cara chega lá no comando de uma aeronave, o cara passou por muita coisa nessa vida, quando você vai viajar daqui para Curitiba, o cara que tá lá passou por muito, passou por muita coisa. É um conhecimento e estão sempre estudando, né? E sem e no começo ele é copiloto, mesmo que ele seja tenha passado em todos os testes, ele começa como copiloto. Começa como copiloto. O que que é o copiloto? Ele não não ele pilota o avião da mesma maneira que o que o comandante, se o cara pagar, ele sabe fazer tudo, sabe? Vai
trazer o avião pro solo da mesma maneira, vai pousar do mesmo jeito. Eh, a pessoal na aviação costuma falar: "Pô, eu não sou copiloto, eu estou Copiloto". Então, porque leva um tempo, um nível de horas que ele vai progredir na empresa até chegar o ponto em que ele, putz, agora eu tô preparado. E ele passa por um cheque para ser comandante. E aí, geralmente nas empresas acontece assim, você começa com um avião menor e vai subindo de tamanho de avião. Aí quando você chegou lá no último avião grandão, como Copila e tá pronto para ser
um comandante, aí você vai pro treinamento, tudo vira comandante, aí Você desce lá pro pequenininho. Agora você é comandante de pequenininho e vai crescendo. Ah, que doideira. Você chegou lá em cima como copiloto, você tem que voltar para piloto aqui e subindo de novo. É por você acha isso? Isso não. Então, pro cara ganhar esse essa experiência. É, pô, eu eu com eu já sei tudo de um avião grande, eu já passei pelo pequeno. Agora eu vou Comandar um pequeno, porque o comandante ele tem algumas prerrogativas de de vários regulamentos que ele pode fazer e
o copiloto não pode. Por exemplo, por isso o pouso no Santos do Mon, no Rio de Janeiro, é um pouso que só comandante pode fazer porque ele é mais complicado, ele é uma qualificação, precisa ser o comandante. Então, por regulamento, é isso. Então, se um dia o avião decola de São Paulo tá indo pro Santos do Monão e e o comandante morre a bordo, o copiloto vai ter que voltar para São Paulo porque ele não pode pousar o avião do Santos do Mão, entendeu? Ou pousar no outro aeroporto ou pousar em outro aeroporto qualquer. Pode
no galeão ele pode pousarão, car. É, tem esses esses coisinhas na aviação aí, pô. Vou vamos pegar umas perguntas aí Depois, mas não não relaxa. Eh, mas eh ô ô Paquito, você tem alguma dúvida aí sobre o que a gente falou? Cara, eu sou muito tá filmando ele comendo. É isso mesmo, Lenin? Cara, fita no braço dele. Cadê? Cadê? Cadê? Cassete aqui, ó. Ó, mostra aí. Olha só. E do outro, na outra músicas. No outro. Essa aqui eu não sei se vou, vai ter que Ser assim, ó. Ó lá. Esse é um, é como se
fosse um violão, né? Violão. As cordas são dos aviões. E cada aviãozinho tem um tamanho diferente, tá vendo? É, uma forma diferente. Eu que desenhei cada um deles. Tem dois Electras que eu trabalhei no Electra no Brasil e na África. Tem o 737, que foi o primeiro jato que eu que eu trabalhei na Varig. Tem o 767. Ó, se você conseguir, você tem um braço longo, coloca aqui que aí dá pro pessoal ver um pouquinho mais para cá, ó. Quer ver? Aí vai falando aí. Então vamos lá. Então, ó, tem dois electras aqui. Tem o
737 que eu trabalhei na Varg, tem o 767 que foi o primeiro white body que eu trabalhei. Tem o triplo 7 que tá aqui na frente que é o o avião, meu avião Preferido. Ele é grandão e tem o 787. Foi o último avião que eu me qualifiquei. Aí eu resolvi eternizá-los aqui. E agora não tem mais Antonov, né? Agora não tem o 225 não, porque tem vários Antonov. É, Antonov é o nome da fábrica. É aquele, o maior avião foi destruído na Ucrânia, não foi? Foi que era o 225, Anton 225. Só tinha um
Só tinha um filho de mãe única. Tem um feto. É, que tá lá pela metade, não foi terminado. Onde tá esse feto? Na Rússia. Tava lá onde também bombardearam no na fábrica do Antonov. Então, ninguém sabe o estado do feto lá, como é que tá. Não, não saiu notícia, não sai nada. Trancado lá época de guerra, ainda mais naquelas bandas lá. É, mas o lance do Antonov é o quê? Ele era o maior avião. Qual por que que ele era tão diferente? El era, ele era o maior avião do mundo em tamanho. E ele era
o avião que conseguia levar mais peso de que do que qualquer outro. Então, lembra que teve uma época que teve uma falha numa hidrelétrica, acho que no Chile? Sim. Os caras tinham que levar um Transformador urgente lá para uma para alimentar a cidade. Não sei. Era uma história mais ou menos assim. Sim. O transformador pesava 75 toneladas. Então, ou ele ia de navio, ia demorar, ia demorar um mês para chegar lá, ou os caras contratavam esse Antonov que ele pousou aqui. Foi a última vez que ele veio. Ah, foi por causa disso que ele pousou
aqui aqui no Brasil. É. E ele abriu o bocão. Chegou você não chegou a ver, né? Vi, eu até entrei nele, tava lá, até filmei no aeroporto. Aliás, nesse dia eu tava de folga e eu fui até o aeroporto só para filmar ele chegando. Putz, que legal, cara. tá no seu canal também, tá? Eu fiz um timeelapse dele carregando esse esse transformador porque eles fazem uma rampa gigantesca, pô, 79 tonelada não é um pezinho. É, eles fazem uma rampa grande para ir Puxando essa carga e ele era tão reforçado estruturalmente que essa carga podia ficar
num ponto só sem tipo furar o chão do avião. Nossa, cara. E ele tinha umas vigas gigantescas assim perto da asa, sabe? Foi feito para isso mesmo, para carregar coisas muito não, ele foi feito para transportar o ônibus espacial Buran. Ah, que na época da corrida espacial Os Estados Unidos fizeram shuttle e aí os russos, como sempre, né, fizeram igualzinho que era o Buran. É, o Buran. E aí ele foi construído porque o Buran ficava numa região, pô, a União Soviética é gigantesca. Então eles construíam numa cidade, mas para levar peça para lá e tudo
mais, tinha que ter um um avião de carga que pudesse transportar essas coisas gigantes e também pudesse levar o avião em cima, o Ônibus espacial em cima. E aí fizeram o Miria, que era o nome desse avião aí, Bria, cara. E aí ele foi feito para isso. E aí quando acabou, né? Aí lá nos anos 90 a União Soviética capute. É. E aí os caras ficaram com aquele elefante branco lá queão enorme que não vai mais levar onde espacial para lugar nenhum. E Antonov que é na Ucrânia eles ficaram Com o avião. Falava: "Vamos tentar
vender isso aqui como cargueiro". E aí começaram a apresentar um monte de lugar e aí começou a surgir a demanda de levar cargas pesadas. Na época da pandemia, ele carregou acho que 100 milhões de vacinas dentro. Assim, foi o maior carga em volume que qualquer avião já transportou. Vacina de um lugar para outro. Você entrou nele? Entrei nele. E aí, cara? Ah, eu eu não consegui chegar no cockpit. Sei, eu entrei só na parte porta para ver a carga que eu, na verdade, eu queria só conversar com os caras se eu podia ver a viga
de sustentação da ASA, porque, pô, a ASA é quem suporta o avião, aí tu tá suportando 79 toneladas, que tipo de viga de longarina que é essa? E eu quis ver isso de perto, o tamanho dos dos Rebites de parafuso que segurava. E aí eu matei minha curiosidade, eles só não deixaram eh filmar, né? Putz, mas é é maravilhoso. Engenharia de ponta. Doideira. Fala aí, Lene, que que o pessoal tá comentando aí. Alguns assuntos que a gente já falou, ó. Aqui tem uma pergunta de 1 milhão de dólares que é sobre o flow. Ah, posso
fazer isso? Antes da gente marcar já tava Enchendo o saco, né? Mas tá lá o seu episódio, não tá? Tá. Ah, então a pergunta é o quê? É o o Rafael tá dizendo aqui, ó. Acompanha o L por do anos. excelente comunicador e sempre crítico dos canceladores, mas depois de pedir para remover o vídeo do Flow, parei de acompanhar. É a grande maioria baseada nessa pergunta que eles estão tocando nesse assunto. Que aconteceu? Eu não Falar assim, bom, tudo bem, a gente sabe, aconteceu aquela aquele negócio que abalou todo mundo, foi aquelas falas absurdas. Vamos
começar. Eu, primeiro ponto, eu sou apaixonado pelo Flow, cara, mas muito assim, eu comecei a a ouvir, curtir podcast, mesmo quando já existia de áudio e tudo, mas eu comecei a realmente assistir e eu tava tirando o meu curso de meu Brevê de piloto e eu dirigia para São José todo dia, eu ia ouvir no flow, escutando. Olha só, e pô, uma admiração grande pelos dois e pela por tudo aquilo que eles faziam, sabe? Pelo movimento que eles criaram, né? Tipo, eu é, eu tive acesso a pessoas que eu não tinha, mas isso eu já
tinha ido no Flow, quando o Flow me chamou a primeira vez, e muita gente perí, per Critica isso. Você já tinha ido no Flow? Você foi em que número? Mais ou menos? Foi três vezes no Flow. A primeira vez você foi antes de estourar. Antes de estourar? É, eu era maior que o Flow quando eu fui a primeira vez. É, em número de inscritos. Eu acho que eu não vi esse. Eu só vi depois que já tava grande. Então, é. E aí, essa é uma crítica que eu posso Rebater agora que muita gente fala, você
foi mal agradecido, você se aproveitou do flow. É, você surfou na na quando ele tava em alta, não, você foi quando ele tava em baixo. Eu fui do mesmo jeito. Exatamente. Do mesmo jeito que eu vim aqui, você era não era nada, era não era nada. Tava começando e eu vim porque tipo, por que não? É, entendeu? E eu fui no Flow também, não os conhecia. Achei muito legal ali o Bate-papo na hora que eu falei de coisas que eu não falava no meu canal. meu canal falou muito de aviação, chegou lá e, pô, teve
uma conversa de bar, realmente é no primeiro dia que eu fui, o Monark já eh ele tava muito chateado porque acho que um convidado tinha falado mongoloide e o eles tomaram e na no eles tomaram strike no no Twitch. É, é verdade. Twitch. E aí, tanto é que o meu episódio nem foi longo e aí ele ficou batendo nessa tecla. E eu lembro que naquela época eu já falei assim: "Pô, mas é tudo bem, pode ser um excesso, pode ser, mas a plataforma não é sua, né?" Não, a além da plataforma não ser sua, existem
pessoas que estão patrocinando isso aqui e a pessoa não quer associar a qualquer coisa, porque a gente vive em sociedade, A gente tem que obedecer determinadas regras e e de repente, né, não é legal então falar, senão fica muito aberto, você pode falar qualquer coisa e uma marca não vai se associar, então você vai perder patrocínio. Eu falei alguma coisa assim já naquela no primeiro no ar falou para eles em off, no ar. Isso tá no episódio um, tá aí. Foi a primeira. Aí depois eu fui chamado a segunda vez porque quando eles Fizeram a
retrospectiva do ano, eles ficam passando todos os convidados. Aí apareceu eu lá e o Monarca falou assim: "Pô, esse cara é [ __ ] Esse cara que do jeito que ele fala, eu queria que esse cara vem aqui porque o nosso flow foi curto e aí eles me chamaram de novo. Eu fui de novo, tá? E pô, eh, eu tava gravando já agora como piloto eu já tinha crescido, mas eles já tinham disparado, né? Sim. E aí eu falei: "Pô, vocês não querem participar do meu episódio? Eles estão no meu episódio de Cola Litor, os
dois, o Monarque e o Igor." E o Igor, pô, eu tenho realmente paixão por ele, assim, admiração mesmo. Eles fazem o que no episódio na parte? Eu eu entrevi, ele acho que eles perguntam se eles voariam comigo, entendeu? No meu avião. Eu e o Monarque fala que voaria assim, tranquilo. Aí né? É, [ __ ] para ele tudo bom, cara. Aí, beleza. Aí teve a terceira vez que eu fui aí dessa vez com o Fernando do Aero. Acho que veio aqui também, né? Foi, foi logo depois da da do acidente da da Maria Mendonça. Isso
que a gente nem comentou nada lá porque não era é nem não era não era para comentar aquilo. A gente foi por Tinha acabado de Ah, já tava agendado antes. Já tava agendado antes. Não foi sobre isso. Achei que era sobre isso. Esse eu não vi. E aí, beleza, passou. Aí o Monarca entrou numa de querer não mais só bater papo, ele queria influenciar as pessoas em relação a esse negócio que eu não vou ficar falando de liberdade de expressão. Liberdade de expressão, tá? Até o limite de até onde pode isso, até onde pode ir
isso. E tipo, eu não concordo com ele, mas até aí tudo bem, não concordar é uma coisa normal. Aí a gente falou, ele veio aqui, o exemplo que ele usou foi horrível, o jeito de falar horrível, foi, ele mesmo assumiu isso. Então não adianta os caras também falarem, pô, se eu que sou um cara qualquer que foi lá e eu eu vou falar do meu do meu pronunciamento oficial, o que que Aconteceu? Mas eu não tenho nada a ver com Flow. O Flow, o CEO do Flow demitiu o Monarque. Então as pessoas também vão falar
que o cara tá cancelando ele ou não foi só pressão de cancelamento, ou seja, ele foi demitido do flow, mas enfim. Eh, aí ele cometeu antes de chegar nesse ponto, e aí eu sempre falo de acidentes de aviação, né? Sim. Elos de corrente vão se juntando. Então, A primeira foi um o acho que o presidente falou alguma coisa que era fake news. E aí teve um episódio em que o Monark defendeu que a pessoa tem o direito de mentir. Você lembra disso? Lembro. Lembro. E aí, pau, em cima do monarque. Porque, pô, eu eu não
acho que a pessoa tem o direito de mentir descaradamente. Descaradamente, assim, mentir propositalmente para que afete a vida de Uma população, por exemplo. Entendeu? Eu sou contra isso. Você mentir a sua esposa, se você quiser, aí problema seu. Mas você mentir propositalmente. Você falar, você já jantou hoje, falar, ah, você não tá querendo? Ah, eu jantei e você não jantou. Isso é uma coisa. Outra coisa é mentir uma coisa que que altera o país, que pode dar uma merda. Entendi. Entendi sua posição. E aí passou essa aí teve a segunda que foi a questão do
racismo. É de de ter opiniões. Eu posso ter opiniões racistas se eu não da que eu não divulgue, que eu não divulgue. Eu não entendi direito essa pergunta. Aí já começou, perdeu o iFood, perdeu o iFood, perdeu um monte. Aí eu penso assim, pô, aconteceu já dois incidentes, então a gente tá perto de um acidente fatal. tal, porque é assim que a aviação funciona. É, você tem, então você tem que tomar medidas de aprendizado. Se fosse na aviação, nesses dois primeiros já já teria a gente tem o que chama de stand down. Po, aconteceu duas
coisas muito semelhantes. Stand down para tudo, dar uma coisa maior para avalia. Aia e vamos criar um método ou regras, sei lá, curso é vamos alinhar o nosso curso Aqui, a nossa rota para que isso não aconteça mais. Senão o terceiro pode ser fatal. Mas parece que o Igor teve essa conversa com ele, né? Pelo que eu vi, parece que o Igor falou: "Ó, teve então". E aí chegou esse dia fatal lá do da, né? Porque mesmo que tenha sido tirado, né? Porque foi cortado aquele trecho, mas ele fala explicitamente: "Eu sou a favor". Tá
aí aquilo me doeu muito, cara. Eu Falo: "Putz, ele". E aí eu vi todo aquele ataque e eu sou contra cancelamento. Eu sou contra cancelamento. E o que eu fiz não foi cancelamento, eu já vou falar disso. E aí eu fiquei pensando, putz, isso vai dar muito. Eu eu logo de manhã eu fiquei sabendo disso porque o Twitter já tava lá. Foi noite foi numa noite. Foi absurdo. Eu não então à noite eu não acompanhei. Eu sei Que de manhã eu normalmente dou uma olhadinha no Já ficou sabendo de madrugada, né? Já começou a pipocar
porque afetou até aqui. Você imagina. Então é aí que eu vou chegar. Aí que eu vou chegar. Porque só, só para te adiantar, imagina todo mundo falou: "Não, eu, quem tava para fechar falou: "Espera essa merda baixar, não vou fechar com vocês agora, porque o podcast como um todo ficou meio afetado." Você concorda? Não, Os cara fala, eu não tenho controle do que fala, fala o que quer. Se acontecer isso lá, pode acontecer aqui também. Então, vamos esperar ver o que vai acontecer. Todo mundo ficou em pânico. É, eu não acompanhei essa madrugada, aí de
manhã normalmente eu dou uma entradinha no Twitter, aí Monark nos trendings. Aí eu fui ver, eu falei: "Que car, que merda". Aí fui assistir o episódio para, né, porque eu não gosto de corte, já me Ferrei em corte. É, todo mundo, a gente sabe como que é. Eu também já me ferrei por causa de corte. A, pô, foi totalmente equivocada aquela linha de pensamento. Totalmente dele, do Cataguiri, totalmente equivocado. A Tábata ainda ainda a Tábata tentou, mas não foi incisiva. E o Igor? Aí eu falei: "Putz, o Igor, o Igor é mais sensato, ele é
mais, né? centrado. Por que que ele não intervu ali, cara? Porque Eu acho que ele achou que era mais uma coisa que que não ia dar nada. E aí começou, né, o movimento de cancelamento. Absurdo. E aí eu comecei a ver, o primeiro que eu vi foi o Benjamin Bach, que ele é ah, é, ele é judeu. judeu. E aí ele imediatamente pediu para tirar o o episódio episódio. E aí começou a vir gente na minha timeline do Twitter falar: "Você é patrocinado pela mesma empresa que tá apoiando o nazista? Como assim?" Tipo, eu tenho
o mesmo, eu tinha, eu tenho o mesmo patrocinador que o Flow, um deles. É. E aí as pessoas vieram, você vai renovar contrato com essa empresa que está suportando essa que doideira fazer essa Ligação. A mesma empresa, sei lá, não precisa falar empresa, mas a Coca-Cola patrocina o Flow e patrocina o Lito. Aí os caras vem, a jogaram um em cima da da Coca-Cola, fal esse cara aí, aí eles vem em cima de mim para falar, você vai renovar com a Coca-Cola entendeu? Ah, em cima de você. Pensei em cima do patrocinador. Sim, você vai
renovar com a Coca-Cola? Coca-Cola tá apoiando o cara que falou aquilo lá. Nossa, cara, que associação. Aí começou isso a crescer. Aí eu, pô, chamei minha emergência lá, reunião, porque o aviões e músicas não sou só eu, mas é uma empresa como Flow. É uma empresa. Como flow, 80 pessoas. É. E aí a gente tinha acabado de contratar duas pessoas. Aí eu falo: "Pô, Monarque falou besteira e o bagulho tá crescendo, já tá respingando? E a gente precisa se preparar porque Daqui a pouco a marca vai vir aqui e vai falar alguma coisa. E aí
a gente falou: "Pô, o que que a gente faz agora?" E esse movimento de cancelamento de ó, tira meus vídeos do ar, tira meus vídeos do ar. Porque naquela época o que as pessoas imaginaram é a única maneira de fazer o flow parar seria afastando o monarque do flow. Então tinha que existir um movimento de alguma coisa, porque se ele continuasse o negócio não ia parar. Qual seria o Limite? Depois já afastaram, não foi alguma, foi muito rápido assim. É, eu não não sabia ainda do E aí a eu sentei com as pessoas lá e
a gente redigiu o nosso pronunciamento oficial com o símbolo aviões e músicas que eu assino. E aí falando disso, da que a gente sempre buscou fontes para poder conversar e divulgar o que a gente faz, divulgar aviação, divulgar conhecimento e a gente não apoia, nunca apoiou esse tipo de opinião e parava aí Sem pedir para tirar o vídeo. pedir para tirar o vídeo, mas o movimento tirar vídeo tava crescendo. E aí uma das pessoas do meu time falou: "Ó, tá todo mundo tirando o vídeo. Se você não tirar, vão continuar a pressão." E aí ali
naquela hora eu achei que ainda não precisava, mas eu cedi. E eu falei: "Tá bom, vamos também pedir para tirar o vídeo". Porque tá todo mundo porque eu vi uma pessoa assim muito prominente na internet assim que é muito Meu amigo, canal gigantesco e pediu para tirar. Falei: "Putz, agora eu fiquei sem". Aí eu botei, tô tentando pensar quem é. Quando eu botei esse pronunciamento ainda não, eu te falo em off depois, não tinha ainda a notícia que o Monarque tinha sido desligado. Ah, foi antes. Então, acho que foi antes. E aí, antes de eu
saber, ou um dia ou dois dias que que foi isso Para até ele sair, antes de eu saber, tá? Aí botamos esse pronunciamento, lo. Acho que umas duas horas depois aí saiu a notícia, começou a pipocar a notícia que ele tinha sido desligado do flow. Eu já tinha bodado o pronunciamento, então não adiantava agora eu deletar. É esse tipo de bipolar, né? Um monte de gente falando: "Eu sabia que você ia fazer a coisa certa, é isso que tem que fazer". E outros falando: "Ah, você aderiu ao cancelamento e você fez, fica aquela duas vertentes,
né?" E agora não adiantava mais eu tirar o pronunciamento tá lá, só que a o jogo mudou. Então eu não liguei pra produção do flow porque a partir do momento que o Monark tinha sido afastado, eu não quero que o flow acabe. É um é um negócio que eu amo. Eu quero que o flow continue, então não vou pedir para tirar meu vídeo de lá porque o problema central que é o Monarque foi afastado. Então, mas não entendi. Saiu e voltou ou nem chegou a sair o vídeo? Não chegou a sair porque apesar do do
meu pronunciamento eu falar que pedindo para tirar publicamente, eu teria que ligar para lá e falar: "Tira meus vídeos". Entendi. Entendi. Quando o Monarque saiu e eu já fiquei sabendo, eu falei: "Eu não vou ligar porque, pô, os caras já estão lá num negócio tão Entendi, né? Aquele Mas se põe na situação dos caras, né?" Então eu o meu lado é o seguinte, eu gostaria de ter a certeza que se eu fosse muito pressionado, eu não pediria para tirar o vídeo, porque eu não fui pressionado e não pedi para tirar meu vídeo, porque no contexto
que eu tava lá não aconteceu nada. Eu penso assim, aquela conversa que eu tive lá é um flash, é um Momento da minha vida muito importante, né? Eu tava vivendo um momento, eles viveram um momento, teve um papo legal, por que que eu vou tirar? Mas eu também não sei o que é ameaçar toda a minha vida ou meu negócio. Eu não sei o que é isso. Então eu não consigo. No primeiro, no primeiro, só para vocês entenderem meu posicionamento, no primeiro eu falo: "Porra, cara, mas por que que os caras pediram para tirar?" Sendo
que na no Momento que eles estavam lá não aconteceu nada. Por outro lado, eu não tenho como avaliar uma pressão absurda de você ficar na merda e seus funcionários terem mandado embora por causa disso. Então assim, eu gostaria de pensar que mesmo que eu tivesse pressão, eu não pediria para tirar, mas não vou te falar que 100% de certeza, porque eu até fui no Monarque e pedi perdão para ele. Falei: "Cara, naquele momento eu não consegui nem defender você, defender Ele, tipo, eu conheço o Monarque, ele não é isso que tão sabe, ele não é,
mas naquele momento, naquele momento eu como amigo dele, uma pessoa mais, eu não sou próximo, mas eu tenho eu, eu tenho eu tenho agradecimento a ele e ao Igor, né? Mas eu deveria, se fosse hoje, eu faria. Naquele momento eu não consegui porque era um negócio tão absurdo. Eu pedi perdão, eu falei, eu deveria falar, ele não é, apesar das falas dele serem absurdas, porque eu conheço ele e sei Que ele não é isso. Eu não consegui fazer isso. Uhum. Por quê? Porque se eu fizesse isso, cara, você imagina e eu virar ah, você isso
você ia entrar no redemunho. E então e esse negócio de empresa que você tá falando, galera não entende a pressão que é. Eu pensando lá nos 80 funcionários do Flow e eu se sinceridade aquele dia que aconteceu isso, que eu botei o Pronunciamento, eu fiquei o dia inteiro sem comer, porque quando eu fico nervoso, eu paro de comer, cara. Fala que o quanto a gente ficou tenso, cara. A gente ficava direto aqui, fala: "Caralho, o cara vai acabar a vida do cara". Pensando ele vai se matar. E aí, ó, o Flow com 80, aviões e
músicas com 25 funcionários e o pessoal vindo em cima da marca falar que não, eu não posso renovar com a marca, sendo que é a marca que paga o salário Dos meus funcionários. E aí, que situação que eu fico? É, então quando você chega nesse, mas eu gostaria de pensar que mesmo assim eu eu não pediria, mas eu não não posso te falar que eu faria isso. Da primeira vez que eu vim aqui, eu trabalhava numa empresa aérea internacional, mecânico internacional, 25 anos de empresa, um salário que pouca gente ganha no Brasil. Eu saí de
lá, sabe qual o meu salário Hoje de aposentado? É menor que R$ 3.500, R$ 3480. Esse é o meu salário. É o que você tem garantido no mês. É o que você tenho garantido no mês. O resto não tem. O resto tem que correr, tem que gravar vídeo. A galera não entende isso aqui. Todo mês eu começo devendo. Eu tenho que pagar os caras, tenho que pagar. E eu tenho que se eu, se eu não vier Gravar o mês inteiro porque eu tô doente, eu vou ter que pagar os caras do mesmo jeito. É. E
você não edita vídeo. Eu tenho que pagar editor de vídeo, eu tenho que pagar software de edição de vídeo, porque é tudo licenciado, porque você tem que fazer, não é editor, é o o pairo. É pauteiro ou pautista? Pauteiro, né? Pauteiro. É o cara do comercial. É os caras uma estrutura. É. Aí, pô, na hora que você pesa tudo isso e você tá naquele momento em que você precisa tomar a decisão, eu tomei uma decisão de comandante. Eu tô no comando desse negócio aqui. Se fosse só você, se a empresa fosse só você, se fosse
só eu, provavelmente teria sido diferente. Eu não, eu não faria o pronunci, eu não colocaria a segunda parte do pronunciamento. Removo meus vídeos. Entendi. Você só colocaria sua Posição? Colocaria a primeira parte assim totalmente contra esse tipo de coisa que eu mandar claro pro pessoal de tudo que a gente tá falando aqui. A gente em nenhum momento tá falando que o pronunciamento dele foi certo. Isso vamos dar como claro foi errado. Ele expressou da maneira totalmente errada, torta. Isso base. Outro ponto que eu e ele concordamos, eu lito, é ele não é o que acusaram
ele Ser. Isso é fato. De maneira nenhuma. Ele tava bêbado com maconha. 3 horas de papo e falou tudo errado, cara, de uma maneira, eu acho que e cara e a coisa vai se complicando, vai ficando pior e tal, mas tudo bem, aconteceu. Então, eu acho que falta ele aceitar também que desde os primeiros equívocos, assim, a gente tem que aprender, ele aceitou, ele ele percebe, ele falou, ele falou, ele Falou assim: "Eu tive várias vezes que aconteceu isso, ele falou que inclusive ele pediu para sair da sociedade antes, quando deu aquela merda do racismo,
ele falou: "Eu acho que eu tô atrapalhando, acho melhor sair." E os caras falam: "Não, fica. Ele já achou naquela época que ele poderia vir a ser um peso e acabou saindo depois com esse negócio que aí puxou tudo para ele." Aham. Mas o o lance que aconteceu é que mesmo Ele saindo, o Rage o Rage não acabou, né? As marcas saíram do mesmo jeito. É. Então, e aí começou esse negócio aí do monetiza flow, né? que isso aí eu já acho um absurdo assim, porque realmente a empresa e a gente precisa parar com isso,
tomou, ela tomou a a empresa não tem que sofrer por um erro de um executivo. Exato. Tá? O executivo afastou, acabou aquele Problema. Lógico que demora, a marca foi arranhada, então demora agora um tempo até ela se consolidar de novo. Consolidar novamente, que é o que tá acontecendo. É, e graças a Deus assim, porque continuo, pô, eu amo Igor, cara. também. E assim, eu tenho vergonha, eu fiquei assim, eu pegava o celular, eu tenho contato dele e eu não sabia o que escrever para ele. Eu só pensava Assim, imagina como tá a cabeça dele agora
nessa com duas filhas, uma esposa, vendo o negócio que eles construíram ali sendo arrastado pro fundo, todas as marcas saindo de uma vez, como é que ele vai pagar as contas? É, e eu querendo escrever alguma coisa, eu não consegui escrever, cara. É, foi a mesma sensação que eu tive, mas eu tava mais preocupado. Eu tava preocupado com O Igor, cara, mas eu tava preocupado com o monarque dele se matar. Se matar. É, porque, cara, pensei na depressão também. Pensa, cara, eu não lembro tal. A a Carol Conk veio aqui, talvez ela tenha sofrido uma
coisa parecida, né? Mas eu não lembro de um cancelamento tão pesado e e tão forte quanto foi o do Monark. E ele até saiu bem, cara. Eu acho, eu acho que se ele não tivesse Sofrido, ele tinha um cancelamento por semana no Twitter. É, então ele já tava meio É, então se ele não tivesse passado por isso, eu acho que ele não suportaria a tamanha pressão que teve. Como foi escalando ele foi uma coisa mais forte, mas ele já tava vindo toda semana passada. Ele sabe que vai passar. É, é, ele só tem que dar
esse tempo, né, de tem que tem que esperar a poeira baixar. Mas a pergunta da pessoa, a pergunta da pessoa era o quê? Era tinha uma pergunta ah porque ele é ele queria saber o o a causa do cancelamento. Então é isso que eu tenho para falar, cara. Eu tô não, os vídeos não saíram nunca. Os vídeos continuam lá, eles não tm nada a ver. É uma história muito legal. Eu conto partes ali que eu não contei em nenhum outro lugar porque o papo é diferente com Claro, aqui é diferente, amanhã vai ser diferente. Da
outra vez você veio era diferente. Diente. Então é, estamos lá os vídeos. Então se as pessoas acham assim que eu mandei tirar os vídeos, tá escrito no pronunciamento, mas como eu já expliquei, o jogo virou dois duas horas depois que eu fiz aquele pronunciamento. Precisou, não precisou tirar os vídeos. Eu não liguei pra produção do Flow, inclusive a Produção do Flow entrou em contato para para eu ir como co-host lá um dia. Isso vai acontecer. Eh, eu tô sem agenda agora, mas vai acontecer. Eu quero fazer um com o Igor lá e quem que eles
quiserem entrevistar. Vai ser bem legal, eu acho. Mas é essa a história assim, e eu, o rapaz falou que eu sou contra cancelamento, eu sou contra cancelamento. Eu acho que sempre tem que existir a possibilidade de defesa, de defesa também, porque ele ele Ele você já sofreu a primeira. É, eu sofri com isso, mas o meu foi cois claro, leve. Eu também já fui mais leve, mas assim o o primeiro pronunciamento dele também não foi legal logo após o negócio, que aí veio o negócio da bebida e não sei o que lá e aí o
pessoal aproveitou aquilo e amplificou ainda. Mas enfim, isso é é passado. O a questão a questão é gosto muito do L e tava bem Chateado com o pessoal, né, quando a gente anunciou, pô, mas cuidado que você vai falar que o Lito depois vai pedir para tirar o vídeo. É, não é assim, gente. Também espero que aquilo que aconteceu lá não aconteça nunca mais, né? Mas a gente tá sujeito, né? tá sujeito e principalmente, cara, ao ao vivo. Eh, ontem eu tava fazendo uma live, agora eu tô fazendo uma live que agora o pessoal também
tá assim, né? Eh, fazer maldadezinha, mas agora também Já tô acostumado, nem ligo mais do quê? Eu tenho uma live à quintas-feiras que é eu eu piloto um avião e aí algumas pessoas se inscrevem e elas entram na live, a gente escolhe algumas pessoas e elas giram uma roleta igual de Silvio Santos, sabe? E tem assim, perder o motor, eh, atingir o pássaro, trem de pouso não desce e aí são três pessoas que entram nessa torre de controle que a gente chama e aí vai dando problema no Avião que eu tô voando. E a ideia
é fazer com que eu caia com aquele avião, né? A galera quer fazer você cair e a sua ideia é pousar esse avião, isso. E salvar todo mundo. E aí na última a galera ganhou e o meu avião caiu porque eu cometi uma porcaria. O que que aconteceu? eram, eu tava com problema elétrico, o trem de pouso não ia recolher e eu tinha que pousar de barriga. Nossa. Eh, e aí eu deixei o Aí eu cheguei muito alto porque não tinha plano de voo, não tinha nada, porque eu não sei para onde o avião vai
acabar indo, porque é o povo que decide lá no meio. E aí eu cheguei alto, fui dar uma volta, esqueci a e a manete que eu uso não é para aquele tipo de avião e aí não funcionou e aí eu não vi a velocidade e o avião estou, perdeu a sustentação e eu fiquei [ __ ] aí. Aí cortaram só esse Pedaço aqui, ó. O piloto aí fazendo merda. Mas você tá sujeito a isso? Cara fazendo live, né? Suito e tô vacinado, né? Os caras vão perder a vida agora fazendo esses cortes e eu tô
me divertindo com a galera que tá se divertindo junto comigo. Mas isso eu queria deixar claro pr as pessoas também, cara. A gente tem um trabalho, eu, Lito, o Igor, o Monarco, todo mundo, cara, a gente vai falar Coisas que vão ser mal interpretadas. O pessoal vai cortar uma parte onde você fala uma coisa e explica logo em seguida. Porque às vezes você tá falando, tá no meio do raciocínio onde você finaliza 3 minutos depois. Só que a pessoa pega, por exemplo, a pessoa é tão, a pessoa era muito velha, cara, ela tinha que morrer
daquele jeito porque ela tava muito, aí falou assim: "Não, não, não tô querendo dizer que ela ia morrer porque ela era Velha, porque ela tinha doença. E aí o cara tira só aquela, já cortou, pronto. Ah, odeio as velhas." Entendeu? Então assim, não tem jeito, cara. Vamos tentar te cancelar. Sim. Mas a gente tá chegando num limite que eu tô tô preocupado mesmo, cara. principalmente você que, né, sempre trabalhou com humor. É, humor, esquece, tá? Qualquer coisa pode ser usada contra você e vai e vai Ser usado. Mas aqui também o fato é que você
não faz tanto isso, né? Eu já participei do seu programa, eu não sei se você faz isso, mas falar com político, quando você traz político, é um rate que a gente recebe aqui por trazer esse político e não aquele. Aí quando você traz aquele, vem o rate dos caras que torcem para aquele. Então se você nunca satisfaz, tá satisfeito, que nem você falou, se você não faz a carta, você desagrada a metade do seu público. Você faz a carta, você desagrada a outra metade. É, entendeu? É isso, mas a lição para você de tudo isso,
se você faria da mesma forma, é que agora você sabe o que aconteceu, ele saiu logo em seguida. Mas essa é uma pergunta interessante. Eu não, eu não, eu não consegui ainda tirar lições disso, porque eu penso também Que eu não deveria ter me envolvido, se afastar, esperar, porque eu sei me envolver, sinceramente, cara, o a minha timeline no Twitter é o meu termômetro do que tá acontecendo. E muita gente assim, mas gigantescos com com menções minhas falando: "E aí, você não vai se posicionar? E aí você não vai se posicionar? E aí você não".
Para mim também começar era me colocando para ele, tá passando pano, não sei o quê. É, É. Aí começa, aí você fica naquela, pô, se eu falo, eu tô errado. Se eu não me posiciono, eu também tô errado. E aí, sabe o que eu fiz? Eu tranquei meu perfil acho que uma semana, cara, e me afastei do do Twitter porque tava me fazendo muito mal, cara. As pessoas me cobrando, querendo eh me acusar disso, daquilo, porque eu não me posicionava. Eu simplesmente tranquei e falei pr os caras: "Ó, vamos tomar mais cuidado aqui essa semana
e eu não sei o que fazer, Cara. Não sei, porque a galera que não trabalha com que a gente trabalha não entende o que que é essa pressão, cara. É uma pressão de um jeito que fica pipocando lá o seu nome, gente marcando e e e fazendo associações que você nem imagina. É exato. Eles colocam palavras na sua boca. Não sei se você assim, ah, ele não fala nada porque ele é bolsomini, ou ele não fala nada porque tá associado ao BM MBL, Que é é a favor de não sei o quê. Ou ele não
fala nada porque ele é esquerdista, apoia o Lula, cara. Eles já fazem toda a historinha, cara. Acontece comigo que eu eu não entro em nada de política no meu canal. Eu só trago os caras aqui. Eu não entro eu você não vai me ver no Twitter falando bem de um candidato ou mal de um candidato, mas mesmo assim os caras querem meentão Colocar. É. Ah, você não gosta nem de bitles nem de Holling Stones. Mas eles Mas eles eles nunca falam que isentão sempre é uma coisa ou outra. Depende da semana. Essa semana a gente
é o quê? Esquerdista ou bolsonarista que bicho? Eu já até perdi porque não vem a Irundina. A gente é terceira na terceira via. Terceira via não é a gente é Ah, mas veio. Ia vir o Pontes também. Então contra balanceia. É, os caras ficaram essa essa Ah, tinha um cara que falou: "Você não chama bolsonarista". Eu falei: "Segunda-feira é o Marcos Ponte". Ah, mas ele não conta porque não sei o Mas você ia falar alguma coisa. É, eu também isso que eu perdi. Ah, comigo também acontece isso e eu nem levo o político, nem falo
de política. É, nem falo de política no canal. Mas acontece esse negócio, essa polarização Também, sabe? E eu isso não é bom para ninguém, né, cara? É, não é bom para ninguém. Você a gente não tem que torcer para político, cara. Mas infelizmente uma ala pegou essa esse lado aí de que tem que torcer e não sei o que lá. E aí e esse ano, né, esse ano vai sair faísca. Vai sair faísca. Eu eu tô falando aqui porque assim, ó, uma Como é que uma sociedade vive? Isso. Eu assisti num documentário muito interessante. Na
verdade é um documentário é o Brain Games. Brain Games. Brain Games, que é jogos do do S da. É isso. E falava assim, é um são experimentos que fazem eh muito interessantes de como o teu cérebro te engana e essas coisas. Eu gosto muito disso. E tinha um que falava especificamente que, e eu guardei Essa frase assim, não existe sociedade sem confiança. É necessário ter confiança para existir sociedade. Como assim? Então é assim, quando você coloca uma máquina que vem de refrigerante, que você tem que colocar lá uma nota de R$ 5 para latinha cair,
você confia, você confia. vai vir uma latinha do mesmo jeito. O cara que botou a máquina tá confiando Que você não vai vir com o martelo quebrar aquela máquina e pegar as latinhas que você comprou. Quando eu compro um carro, eu confiando que vai ter mecânico que se der defeito vai consertar aquele carro. Isso. Então é baseado em confiança. Quando você quebra ou você coloca uma dúvida na cabeça das pessoas, aí a sociedade começa a ruir como porque aí você começa a não acreditar em mais nada. Exato. E existiu esse movimento de, né, quebrar confiança
em algumas coisas. E aí, bicho, agora para colar essas, eu lembrei que a gente tava falando, que te interrompi. Você tá falando assim, eu gostaria de pensar se eu olhando para trás, né, se eu faria diferente, aí você não concluiu porque eu te interrompi. Eu gostaria de pensar que eu eu não me envolveria. É isso que estava falando, eu não me envolveria mais, que é o que eu fiz. que eu não me Envolvi. Eu eu eu até pedi desculpa pro Monarco, porque eu poderia ter ajudado ele, como várias pessoas ajudaram, falando que ele não era
aquilo, apesar do que ele tinha feito. E nem isso eu consegui fazer, cara. É porque o fato de de do ter o meu pronunciamento lá, em nenhum momento eu digo que ele é aquilo que ele tá que que ele nem defendeu, hein? Não, não, não defendeu. O que ele falou foi extremamente errado, mas ele nem defendeu. Apesar dele falar, eu sou a favor, mas a gente entende o que ele quis, porque ele foi burr, ele deu um exemplo. Ele poderia falar: "Eu sou a favor de uma liberdade total que a pessoa pode pegar uma pedra
e jogar pro alto se cai na cabeça de alguém, azar. Mas ele pode jogar alguma coisa assim. Em vez de falar da pedra, ele falou aquilo que a gente não vai falar aqui, Que foi um exemplo que, cara, é a coisa mais absurda que pode ter. Ele usou, ele usou o limite, né? É, será que faltou? Ah, não sei. A gente vai ficar discutindo isso. Não sei porque não dá. Eu eu perguntei para ele, eu perguntei essas coisas para ele. Falta, ele estudou isso na escola? Não, não é mais o lance de, eu acho que
é o lance provocativo de querer provocar mesmo com a coisa mais absurda para para ter um debate legal. É o jeito dele. Entendi. Entendi. Mas ele entende. Eu fui lá no programa, ele sabe que falou errado, que aquilo, ele defendeu a ideia de uma maneira totalmente errada. Ele tá agora não tá bebendo mais uns nos programas. Maconha ali reduziu para carne, tá vendo? É um aprendizado, aprendizado, é uma melhoria. Ele foi, né, três dias atrás, ele foi no Flow, foi, ele veio aqui, cara. Ele, eu fui no Programa dele, fui o segundo convidado do programa
dele e ele veio aqui também semana retrasada, talvez, né? É. E ainda bem que ele tá ainda bem que ele tá tá no caminho no caminho certo aí, fala, Lenis. A bem, ó, o menos polêmico, né? Agora, agora só só alegria, né? Essa era a pergunta de 1 milhão de dólares. Eu eu eu sabia que o pessoal devia estar Perguntando isso porque quando a gente anunciou já tava escrevendo. É ó o Power B com o Luís Gustavo. Acho que são duas pessoas diferentes. Pau erguido. Como é que é? É vai cair nessa de pau erguido.
Não, eu li antes. Eu li antes. Eu tomei cuidado aqui. É porque realmente é meio estranho. Power B com Luiz Gustavo. Quase quase. E ele tá perguntando o seguinte aqui, Litro, você acredita que vão voltar os serviços de bordos? como Antes da pandemia, em breve. É, cara, agora não tem mais nada, né? Antes tinha, aí era só uma barrinha e você comprava as coisas e agora não é mais nada, né? Eh, essa pergunta também é de 1 milhão de dólares, exato, né? Ah, o serviço de bordo já voltou em algumas companhias, as que davam, as
que dão o serviço de bordo voltaram. As as barrinhas devem voltar. Eu não fiz viagem internacional. Deve tá Normal, né? Sim, normal. já tão servindo que antes eh não, eles eles davam só uma caixa e você se virava ali mesmo na executiva. É, vi uma caixa com igual a comida de econômica na executiva. É, é, come aí e se vira, tá? Eh, mas já voltou o serviço já voltou, então deve voltar. O que eu acho que não vai voltar é o preço das passagens, porque foi um período que as empresas Tomaram, se arrocharam total e
vai ter que recuperar esse prejuí. Foi uma das coisas que eu não prestei atenção. Claro que a nossa atenção tava para outra coisa na época da pandemia, mas tipo, chegou um ponto que zerou, zeraram os voos, não levantava nem era só coisa de emergência. Chegaram, chegaram a 70% de voos no chão. Nossa, cara, imagina isso. É, várias empresas aéreas fecharam. A Norwegian, por exemplo, que era uma empresa grande, low cost britânica, fechou a porta cheio de 787. Ninguém voava. As fronteiras fecharam. Eles tinham um negócio baseado em passagens super baratas para voos internacionais. Eles voavam
de Gatwick lá em na Inglaterra para Rio de Janeiro. Sei. Era baratinho assim, mas é baratinho, mas você não tinha comido a bordo. Se Você quisesse comer, pagava extra. É. Se levar uma mala mais, é extra. Mas, pô, se o cara tá com uma mochila aí para Londres, ele pagava super barato. Entendi. Não, não resistiu. Então, vai demorar um pouco pro pro pras empresas se recuperarem e voltar ao normal mesmo assim de p quanto tá de preço hoje em dia? ainda tá alto, tá muito caro. Tá muito caro. E agora tem esse e não sei
se você viu, a Câmara dos Deputados embutiram no num dos projetos de lei que a a bagagem tem que voltar a ser gratuita. Mas não, pô, tu come de graça em algum lugar? É, é óbvio que vai ser diluído o preço de alguma maneira. Nada de graça, né? Nada de graça. Então, alguém vai pagar por outro alguém. E eles acham que tem que fazer isso para Controlar o preço das passagens. Não se controla. Eh, mercado, existe China, Rússia e Venezuela. A bagagem é gratuita. Só China, Rússia e Venezuela. O México era, mas agora já estão
pagando. Pelo menos um cara falou no Twitter, não, eu moro aqui no México, a gente paga bagagem também. Então é, quem quer levar mais, paga mais. Quem Quer levar. Eu, por exemplo, viagem de show, eu vou só de mochila mesmo. Mochilinha. Então, aí você não pagaria? Não pago nada. Cara, vai ter que pagar, vai aumentar a sua passagem. É, eu vou pagar mesmo eu não usando. Exato. Entendi. Fala, Lines. Ó, o fosfol. Teve alguém aqui que foi e foi até piada Que a gente fez, né? Que a pessoa fosse fozó é para quê mesmo? Falou:
"É para isso que você tá com problema?" É pra memória. Foi no episódio dos dos dubladores. Foi a Sandra, a Sandra Mara, né? falou isso, ó. Eh, o fosfol o fosfozol tá perguntando o seguinte aqui, ó. Os incidentes da USA, o pouso, eh, no rio Hills, eh, Woodson, e a da Shut West falha no motor seguido de de despressurização da cabine. Todos concordam que os pilotos foram Profissionais, porém os relatórios finais não deixam passar nada. O S não fechou os drenos para o pouso na água e a Tam não declarou Mendi que atrapalhou no no
atendimento no entendimento do controlador. Como esses detalhes são avisados aos pilotos? Como assim? Pera aí, pera aí. O S ele não não o S ele não não tomou algumas algumas que tá no no livrinho. Isso não seguiu o procedimento como tá Num livro e e isso afetou de alguma forma o pouso ou não o resultado final? Não, não. O avião afundou um pouco mais rápido do que deveria. Que era o Esse é o do Sley, o S ar que não sei. Mas era para fazer o quê que ele não fez? Ele tinha, ele não aqui
não fechou os drenos para Um pouso na água. Que que é o dreno? Tem um uma um suitch no no overhead do do Airbus que se você for pousar na água, você aperta esse sutch que é ele chama é diting, que tá escrito lá. E ele fecha algumas válvulas no avião para permitir que o avião fique flutuando mais tempo. Ah, tá. Tá. Como isso não foi feito e, pô, aí tem que analisar assim, o o Piloto ele não é um superherói extraumano. Então, o cara tava resolvendo um conflito gigantesco de pousar um avião no rio.
Imagina fazer ainda, né, lembrar do E se essa válvula tivesse sido fechada, ele demoraria mais tempo para afundar o avião. Só isso, tá? No caso do IOS Airways que ela tá falando, o que ele tá falando, fosfosol, tá bom de memória ele, hein? É O eh rompeu uma palheta do motor, do fã do motor e estilhaços bateram num vidro da janela, quebrou videla e uma mulher foi ficou com a cabeça para fora e ela acabou vindo falecer por causa dos dos dos ferimentos, da velocidade do vento e tudo. E a comandante foi extremamente profissional, seguiu
era uma comandante, uma pilota. Sim. e seguiu todos os procedimentos, mas ela não declarou may. Acho que é isso, né? É, foi isso e atrapalhou problema. Você tem que declarar me para quê? Então, o me a declaração do May significa que existe o risco de você de perder vidas a bordo. Ah, tá. naquele momento a essa essa comandante em nenhum momento ela ficou sabendo disso, que existia uma pessoa que já tava ferida no lado de for. Não chegou para ela essa informação. Não, não sei se chegou, mas no momento que ela começou a descida, porque
o avião despressorizou, você tem várias coisas para fazer. Não sei se a dispersização requeriria um mayday ou não. Não sei. Mas existe outra. Antes de chegar no me day, tem o pampan, que é uma, eu estou emergência, mas não vai ter perda de vidas a bordo. Entendi. Mas é isso. A investigação analisa tudo. Ainda que se não tenha ocorrido nenhuma fatalidade, como ocorreu no Sally, eles avaliam tudo que deveria ter sido feito. Isso serve como é como um aprendizado assim de que eh o que se busca é isso, é a perfeição. É o João Víor
Barbosa, ele manda aqui um saudações aeronáuticas, Lito e Vilela. Aqui é o Víor da Vidraçaria. Quero perguntar ao Lito o que ele acha do programa Mend Desastres aéreos, Canais que divulgam conhecimento, como aviões e músicas deveriam. Meu pai é viciado nesse nesse programa aí, cara, e ele não tem medo de voar. Olha que pô. Eu quero mandar um abração pro Víor aí. Ele é vidraceiro lá em Guarulhos. Ah, você conhece mesmo? fã do canal. É. E quando eh eu não lembro como é que eu cheguei no contato dele, assim, mas eu precisava fazer alguma coisa
lá no no apartamento que eu morava E ele acabou indo e pô, sou teu fã, não sei o que lá e acabou fazendo um preço camarada. Muito obrigado, Vitor, Víor, entra em contato com a gente aí, estamos precisando aí. Eh, Mayday, né? O que eu acho do Mayday? Eu acho que é uma série legal, só que ela é extremamente dramatizada e tem que ser porque a gente tava falando de notícia, se não tiver drama não vem. É criar tensão, criar aquela palpitação no coração do do Espectador. Assim, para quem tem medo de voar, eu não
acho legal ficar assistindo Mayer. É melhor assistir o centa que lá vem história do aviões e música. Exato, né? Mas eh ele eles eu acho legal a maneira que eles contam a história, eles partem do final que aconteceu e aí vão desmembrando cada parte da investigação. Eu acho isso legal, mas tem umas imagens muito clichê, cara. Toda vez, pode ver, todo o acidente de Avião lá, o cara tá segurando mancha assim, tá tremendo aquele suor aqui, sabe? Não, não é assim que acontece, né? Então é isso. Fora. É mesma coisa que o cara que tem
medo de morrer vai se faces da morte, né? Não, não, não dá. Tem medo de voar, não é o programa. Tu lembra de Fáces da Morte? Lembro. E depois eu descobri que era era falso. Tudo fake. Então descobri isso depois de velho também. Porque quando você era moleque os cara, ó, é morte de verdade, cara. Deixava e ninguém deixava você assistir. Acho que só dos macaquinhos era de verdade, né, cara? Era era a deep web da época, né, cara? Era deep web. E para conseguir essa fita por meios escusos, total Maracá. Para quem não sabe
que a gente tá falando, Face Morte é da época dos VHS que tinha a fita de VHS e surgiu esse negócio FES da morte que tinha várias pessoas morrendo de de verdade era o o reality de morte. Exato. E era fake. E era fake. Ó o Irv Hessing ou Hassin, ele tá falando aqui, ó Lito, em qual momento em Cruzeiro que o passageiro deve se preocupar com um possível acidente? Como assim? Em Cruzeiro? É, em Cruzeiro. Cruzeiro significa o quê? que é quando estabiliza. É que estabiliza, tá lá em cima. Tranquilão. Como assim? Não entendi
a pergunta. Assim, pensa o seguinte. O avião quando ele é projetado, ele é projetado para voar alto e rápido. Então quando o avião tá lá em cima, ele tá alto e rápido. Ele tá na melhor condição para que ele foi Feito. Ah, tá. Quando ele tem que decolar ou quando ele tem que descer, aí ele já tá fora do que ele gostaria de fazer. É por isso que você vê flap, vê trem de pouso, vê um barulho das bombas aumentam lá em cima, tá tudo tranquilão. Então aconteceer um acidente em fase de cruzeiro, eh, quantos
é menos de 30% dos acidentes. Vai, mas bem menos mesmo. 70% ocorre fase de decolagem ou fase de Pouso. 70%. 70%. Então, em vo de cruzeiro, relaxa, deita o banco lá, aqueles 2 cm para trás, né? aqui 2 cm aquela seu joelho aqui perto já do negócio. E e agora pararam com o negócio de desligar eh aparelhos eletroeletrônicos, né? Não tem mais essa exigência ou ainda tem ou eu Tem ainda até os 10.000 pés tem. E isso faz sentido? Por enquanto faz. Se não, não quer dizer que se você esquecer seu celular ligado vai cair
o avião. Não vai acontecer, não vai acontecer nada, tá? Mas existe essa exigência. Mas é uma coisa que é baseada em fato. Alguma vez aconteceu alguma coisa relacionada a um A um celular, tá ligado, por exemplo? Não, é baseado no seguinte. Lembra que o rapaz perguntou do do da investigação? Pô, não morreu ninguém e o cara foi apontar lá que o cara não esqueceu de fechar a válvula? Sei. Na aviação a gente tem que ter 100% de certeza em tudo. Então 99,99% é certo que um celular não causa nada, mas 0,1% não é certo. Ah,
tá. Então Melhor não arriscar. É, se não tiver um estudo ferrado, que tem que ser é muito caro para fazer e tudo mais. Então, mas eu não vejo mais fácil deslig desliga. Mas eu não vejo mais a mulher passando. É que eu sempre é que eu também tô dormindo também. Não, elas ainda passam pedindo para para desligar. Ah, avisa no Ó. Ah, é isso. Logo depois que fecha a porta elas falam. Então, que eu li entrei no Não sei se você assim, tipo, eu vou aqui até Rio, até Curitiba, seja onde for. Eu entrei no
avião, eu capoto e eu acordo assustado quando ele toca no chão. Fala: "Caralho, é, eu sou muito tranquilo assim, eu durmo muito porque eu sempre tô virado ou não sei o quê". Ó, um exemplo aqui de passageiro. Olha Aí, eu sou demais, cara. Minha mulher fica desesperada. Como você consegue dormir? Eu falo: "Meu, uma, eu tenho, eu tenho uma dúvida que é que sempre falam que o um, um dos momentos mais perigosos é ou a decolagem ou quando ele aterriza, né? Mas qual que é o o pior momento? É a decolagem ou a aterriçagem? E
por quê? Então, eh, existe um não é ditado assim, mas é um, as pessoas Costumam falar assim: "Pô, por que que cai mais avião quando tá na decolagem ou no pouso?" É, e a resposta é porque tá mais perto do chão. E faz sentido? Isso faz sentido porque quanto mais perto do chão, menor o tempo de reação. Ah, entendeu? Então é por isso que acontecem Mais acidentes nessa fase do dos voos. Mas assim, não existe o que que é perigoso. Perigoso é voar. Pô, tu tá com em cima de um avião de 400 toneladas pendurado
no ar. É numa poltrona voadora. Então é voar é perigoso. Acontece que os riscos de voar são extremamente controlados. Através do quê? procedimento, treinamento de piloto, treinamento de manutenção, tecnologia, a seguir os protocolos. Cada uma dessas coisas que é feita diminui a chance de acontecer um acidente. Por isso que a gente fica anos sem ter acidente de avião. Aí acontece e cada vez mais aviões, mais voos nunca diminui, né? Só aumenta, só aumenta. Então a gente vai chegar aí provavelmente a 230, 200 não, em 2019 foram teve um dia que teve 250.000 vo comerciais Não
no dia assim 24 horas no dia 250.000 vo comerciais somente sem contar avião pequeno voando também e e não aconteceu nada. Não aconteceu nada. Agora fazendo um exercício de futurologia, você acha que a gente vai ter aquele esquema que a gente tava falando ontem até um pouco aqui de de carros voadores, alguma coisa de sabe, tipo carro voadouro não vai acontecer nunca. É mesmo? Nunca. Já tem uns aí. Ah, cara, você tá me tirando o meu sonho de carro voador não tem. Eu saio daqui, vou até Santos, carrinho, pá. Não, por qu, mano? Porque tu
vai, você vai sair daqui, vai pegar. Não vou falar onde você tá, mas vai sair daqui, vai pegar a avenida aqui. Já já tá parada. Marginal, tu vai decolar de onde? Já parou a Marginal? Não, mas se for drone eu eu decolo assim, pá. Entendeu? Mas não é o carro voador, não é drone não. Como que tem? Não. Agora se você tá falando desses helicópteros, quadricópteros que decola aí, tudo bem, isso vai acontecer. É, mas aí não é um carro voador. Porque quando você fala carro voador, você lembra daqueles do carro dobrando asas Assim? Uma
hélice ele decola. É um drone grande, então é um é um drone grandão. Vai ter isso, vai ter. Vai ter. Inclusive aíer tem tudo. Eh, ele pode ser autônomo ou pode ter piloto. Entendi. Inclusive a Embraer tem o tem uma linha aí de desse chamado ETOL. Que que é? Electric Vertical Takeof and Landing. Ah, é Evetol. É bonito o nome, né? Evetol. É. E tá as ações lá em cima, porque isso é o futuro, a mobilidade urbana. A gente já, pô, a gente tá no limite, no gargalo, São Paulo não anda mais. Eu saí de
São Paulo porque eu não consigo andar aqui. Aqui tá no gargalo total. Então tem que ter mobilidade urbana, que o ser humano precisa se deslocar. Então Vai ser realidade esses esses helicópteros assim, se quiser chamar de carro voador, beleza. Aí eu aí eu vou perder porque eu disse que não vai acontecer. Pensei nesse nesse sentido. Não seria um carro, é um Mas tem uns caras que faz carro mesmo. Tem um que até parece uma Lamborghini que asa pá vai o cara v decola. Já foi até homologado. Não é motor é convencional mesmo. É com L.
A hélice sai pá cara decola igualzinho o avião Voa. E aí eu ol eu eu fiz até um vídeo desse falando isso não vai acontecer nunca. O cara não os caras hoje não sabem dirigir na rua. Imagina no imagina no tu e para voar tem que ser piloto. Aí o cara vai fazer um curso de piloto para poder andar de carro. É, eu acho que esse tipo desses drones grandes assim todo com computador, né, Com sensor de movimento e tal, aí aí eu acho que pode acontecer. Acho que sim, porque vai ser tudo, o controle
de tráfego aéreo também vai ser todo modernizado para esse para ocorrer a mobilidade. Então você vai entrar, nem vai saber que tem piloto ou não. Entrou, ah, vou descero lá na cidade jardim. É, vai ter alguns pontos, né, de de de Pô, agora preciso para Guarulhos aí 15 minutos. Tá em Guarulhos. É isso. Cidade Jardim Guarulhos 15 minutos. Você demora daqui até sua casa, cara. Quando não tem trânsito é 1 hora e meia. E quando tem trânsito dá umas 2:15. Olha, 2 horas 15 da sua vida só para deslocar do trabalho até sua casa. Eu
já fiz em 40 minutos daqui em casa à noite voltando. 40 minutos rapidão. Esse é o mínimo. É que não tem trânsito nenhum assim. Ah, eu vim para cá de Uber por causa disso, porque o tempo que eu ficaria de no carro, pelo menos eu tô resolvendo problema ali no celular e tudo. Faço muito isso também, cara. Às vezes preferir problema agora é voltar, né? Lembra da última vez que eu vim aqui? Nossa, cara, cancel. Cancela, cancela, cancela, cancela, né? Mas agora tá melhor. Teve uma época que tava bem zoado, Bem pior tava. E aí,
Len, mais algumas perguntas aqui? Foi todos os assuntos. Todos. Pô, Lito, obrigado demais, cara, por esse papo. Tem tem alguma coisa interessante que você acha que faltou falar sobre o que aconteceu aí? já falou piloto falou saí da empresa, virei piloto, acidentes, falamos do monarque que todo mundo Queria saber, é que é o grande o grande assunto. Uhum. Mas de alguma inovação, alguma coisa que tá sendo feita que a gente não sabe, o público normal que você um caminho que você tá vendo da aviação, de aeroporto, de tecnologia, a China também, se a China, um
negócio interessante é um negócio da Rússia, sei entrou umas umas sanções lá, né? É total. Então as fabricantes não vendem mais peças e eles têm um monte de avião que precisa de peção, precisa de manutenção. É. Então, eh, a questão é como é que eles vão resolver isso? A China pode fazer, se eles vão canibalizar, não. Canibalizar o quê? Quer dizer, a China até oficialmente não poderia, mas mas pode ser canibalizar e pegar uns Aviões e tirar peça para usar. É, tipo, você tem quatro aviões, faz um de estoque. Nossa, e usa três. Essa ou
vão começar a cair avião, aviões com mais frequência lá. que já cai, né? É, é aquela parte da Rússia lá é cai bastante o avião. Por quê? Por causa de de manutenção também. Diversos procedimentos que são feitos de maneira meio estranha lá ou as distâncias também, falta de Não, é, eu não sei se eles têm uma operação muito difícil assim por causa tem lugar lá que não é gelo o ano inteiro, né? É a Sibéria principalmente, mas acontece muito mais acidentes do que deveria lá. Total. E também pelo a maioria dos aviões são aviões de
fabricação deles. Então isso também em tecnologia a Rússia tá como para avião, para essa essa essa é não dá para saber, né? Tudo tão fechado porque os caras levaram o homem à lua. Não, eles não levaram. É, é levaram o primeiro, é o primeiro espaço, tá? Assim, os caras são [ __ ] entendeu? Mas e aí? Eles pararam, continuaram, aí o império caiu, né? União soviético caiu. Como ficou Depois, né? Não, essa essa é polêmico esse negócio assim quando se fala, principalmente de aviação, tem uma corrente que diz que os aviões russos são tecnologicamente mais
avançados que os americanos e não sei o que lá. Eu duvido muito, cara. Eu não duvido, cara. A gente porque não tem tanto troca de de informação, Não. E pelo menos na quando, tipo, vamos voltar lá pra Guerra Fria, um dos grandes medos dos americanos era o tal do MIG 25, o Fox Bat. E aí acabou que um cara desertou com MIG 25 e foi parar no Japão. Aí os Estados Unidos foi lá e já pum, capturou, desmontou avião. E aí quando eles viram o tipo de radar que usava assim valvulado ainda quando e os
americanos já tinham transistor e eles fala: "Pô, não é possível que os Caras, né?" Então existe esse negócio assim, às vezes você mostra o poder por força bruta. É. E aí parece que é um negócio que não é. Eles têm uma uma parte de aerodinâmica extremamente avançada. Você vê aviões russos fazendo manobras que são fabulosas assim, que avião americano teoricamente não faz. Se faz, eles escondem o jogo. Entendi. E a gente tem, tipo, americano tem o F22, que é um avião tão ferrado de bom que eles não vendem para ninguém. É o único avião que
eles não vendem. É proibido a venda daquele avião para a galera não estudar o que como que é. É. E ele faz umas manobras. É. Fabulosas assim. E é invisível também. Invisível que o pessoal pensa da impressão que é o avião. Avião da Mulher Maravilha que dá para ver o piloto sentado lá dentro. Cara, qual é a vantagem de ter um avião invisível? Você dá para ver, você vê o piloto, cara. Imagina, tá lá a Mulher Maravilha e o avião invisível. Olha lá aquela idiota, cara. Eu tô te vendo. O bom é que se estacionar
e se arranhar aquele avião também ninguém vê, né? Pode dar umas arranhada. Cara, eu achava muito estranho isso. Era super amigos, né? É, é. Liga da Justiça, né? Boa lembrança. Metas. Metas. Você vai, tá, quer você falou que vai fazer o outro curso. Isso. Tem o curso e me de voar. Essa é uma meta. A gente tá sempre trabalhando no no aviões de músicas para fazer coisas diferentes. Essa live de quinta-feira tem a live, tem o curso que você falou, depois você fala de novo. Essa live de quinta-feira é muito interessante que ela vai progredir.
Assim, eu tô fazendo ela conforme a gente tá criando as coisas. Então eu consegui uma asa de avião, ele virou uma mesa, eu montei o simulador, montei o computador dentro de um carcaça de motor de avião. Isso ainda vai mudar mais pra frente. E esse vai tomar um caminho que eu não vou falar para, né, não afetar o, é, dar spoiler, mas vai crescer bastante. Chama Little Flight Show, toda quinta-feira. Litt Flightshow. Aí tem o curso, né, medodivoar.com.br. Se você tem medo de voar, tua esposa pode entrar lá. Vou mostrar para ela, cara. É, é
bem legal assim, a gente eh eu não sou psicólogo, tem coisas que psicólogo precisa falar. Então, a gente tem um módulo que é uma psicóloga falando, tem um módulo que é o piloto falando, um piloto comercial de um comercial, Eh, meteorologista, engenheiro. Então, a gente pegou todos os campos assim da que compõe a aviação, controlador de tráfego aéreo. E a gente fez pesquisa para saber que que as pessoas têm medo, né? Tipo ele tem medo de arremetida, então tem um módulo só explicando o que que é arremetida, turbulência, tem um módulo só de turbulência, tem
um módulo só de barulho com barulhos gravados, tipo se o avião Vai decolar, então ele vai fazer determinados barulhos. Então a gente tem um módulo que a pessoa faz o download do áudio e escuta antes de decolar, então ela já fica preparada pro que vai acontecer e aí diminui um pouco o medo. Que às vezes faz um barulho estranho mesmo. Faz. É isso. É barulho de serra elétrica dele. É. Por que que às vezes faz isso? Pode Ser vários motivos. Não, aquele aquele barulho específico é a ponta da da palheta que tá girando ali no
fã. A ponta ela tá numa velocidade rotacional tão grande que ela fica supersônica. E aí o o quando você faz um voo supersônico, existe o estampido sônico, né? Está mais rápido que o som. É. E aí esse estampido, ele é rebatido por uma, como é que chama? um painel Acústico que tem na entrada de ar do motor e ele fica rebatendo e fica reverberando ali. Então fica assim. Tanto é que depois que ele terminar a decolagem, que reduz um pouco a aceleração, diminui a rotação, o barulho some total. É só a pontinha supersônica. Total. E
você é da minha opinião também, que você sempre tem que ficar de olho paraa comissária de bordo. Se ela tá Calma, eu tô calmo. Se ela tá nervosa, eu devo ficar nervoso. Não, porque ela pode receber um uma mensagem ali no celular conectado no Wi-Fi para ela. Fal, ela, imagina, ela tá aqui assim, ó. Vi o teu marido ou sei lá, acontecer alguma coisa assim e ela vai ficar putz. E aí você vai olhar para ela, esse avião tá caindo, entendeu? É, então, então cai por terra minha. Porque eu sempre pensava assim, vamos ver ah,
como que tá o comissário, ela sabe das informações que eu não sei. Se ela tá calma, eu vou ficar calmo. Agora sem turbulência ela. [Risadas] Ai, que legal, pô. É sempre bom. Lito, você já é já é sócio daqui, a gente chama de vez em quando aí quando você puder, tá? Sempre as portas as portas estão abertas e sempre vem aqui falando porque a gente Não fala só de É. E escutem o pai, o eu chamei o Vilela para fazer atenção passageiros e p a gente falou de música lá, o que que você escuta no
carro ou não. Então tá um spoiler, não vou dar, falando de músicas, né? O o Leni é é tem uma banda gospel nosso amigo aí, ele apesar de ter 20 e 20 anos, né? 20 anos. Ele tem uma alma velha, olha que ele gosta. Fala pro Lito. É que eu um tempo atrás tinha uma banda de rock progressivo. Olha. Com 20 anos, né, cara? Ele já mudou que ele falava prog, né? Ele tinha v até vergonha de falar que era progressiva, falava prog. Nossa, banda prodit, não é proga, tipo rush, essas coisas assim. É, a
gente falava que era um filho do Black Saba com yes. Ah, ó. Yes. É clássico, hein? Você curte progressivo? Não é o meu preferido, mas eu eu gosto muito de Pink Floyd, que já é mais psicodélico, um negócio mais, mas é progressivo. O Rush acho legal algumas coisas, o Yes acho legal muitas coisas, mas tem uma parte do progressivo com aqueles órgãozinhos assim que enche o saco. Aí eu ler, essas coisas assim. Emerson Lake Palmer, eu acho legal. Você, mas você não gosta. Curto, curto Por é. Mas o o que a música que você gosta
mesmo, o que que é, cara? Eu eu sou bastante eclético, mas eu eu parei ali em 1984 a 88 assim. Tô ligado, cara. Que tempo bom. É, eu escuto tanto o popzinho dessa época quanto o freestyle. Que que é o freestyle? Aqueles breaks, sabe? Do Africa bambata, aquelas coisas. Eu curto muito aquilo. Eu tava, eu tava esses dias escutando No, no Spotify um, um desses playlist de anos 80, cara, que saudade. Porque, porque quando você monta playlist, você só coloca as músicas que você gosta. Quando vê uma playlist, cara, veio umas músicas que você não
lembrava que tocava na rádio e tal. É muito legal, né? Qual que lembra dessa? Sim. Era África, alguma coisa assim? Não, não lembro, eu não lembro quem tá cantando, mas era o Total Africa. Daquela t. Ah, é big cara isso. Eu também gosto para caramba. Mas é considerado uma música ruim ou não? Anos 80. Porque eu acho que eu considero que a tipo Rafinha acha que é trash 80 é a pior fase. Eu acho que na verdade porque tinha muit muitas coisas que a gente tem hoje foi criado lá nos anos 80. O início da
Música eletrônica foi nos anos 80. Eu lembro a primeira vez que eu vi uma bateria eletrônica no Suava muito diferente, né, cara? É, era várias batidas de bumba e você caramba, primeira vez que eu vi eh Love Bug Stark, qual que é? Eh, Youve Gotta Believe é o nome da música que é um, tem uma batida e tem um tipo um chilofone assim tocando, sabe? Batida eletrônica com xilofone chamou Atenção. Falei: "Nossa, que que é isso?" E tem umas assim, sabe, umas batidas assim que até então aquele momento ainda era música eh analógica com fita.
Então os caras para fazer aquela batida tinha que retalhar a fita e emendando para criar aquele e aí veio a bateria eletrônica fazer aquilo, aí você fica lá, ah maravilhoso aí parece que eu acho que eu tenho fita cassete aqui. É porque era era a cultura, sabe? Fita cet. Você gosta de Guardiões da Galáxia, então opa, cara, né? Quando ele coloca aquele começo, quando ele coloca a fitinha cassete. Mano, cara, que nostalgia. A essa fita é uma historinha engraçada. Essa fita cassete. Eles venderam a trilha sonora do Guardiões da Galáxia em Fita Cassete. Virgem lacrada.
Aonde eu tô em Rios. Como assim virgem lacrada? Virgem. A a fita não, a fita virgem, eh, a fita gravada com a trilha sonora, mas lacrada. Falei virgem, nada a ver com virgem. E aí tem uma loja lá em Houston que vende disco de vinil, que sempre que eu ia a serviço lá, eu ia nessa loja para comprar meus vinis, porque saia os vinis, tipo Beatles, encontrar Beatles lacrado, tudo lá, eu trazia tudo. E aí tinha uma parte de fita, né? Falei: "Pô, nunca vi aquelação de fita". Quando eu cheguei lá, tinha três fitas do
Guardiões da Galáxia no local, mas iguais às vezes as mesmas f a trilha sonora. Trilha sonora. Falei: "Não acredito, que era muito raro." Eu lembro que começou a vender na internet e aquilo acabou. Acabou logo. E aí eu vi três lá, eu peguei as três. Você tem toca fita ainda? Tem. Eu tenho uma coleção. Não, você tem o toca fita? Tenho 12. 12 o quê? 12 tape decks. Por quê? HiFi. Você você guardou? Porque eu porque quando eu era Porque eu acho que isso nem funciona. Eu tenho uns velhos. Ah, isso aqui não funciona não.
Isso aqui é bem é bem lowf, mas eu tenho aqueles highfi mesmo de qualidade quebrado. Que quando eu era adolescente eu não Tinha dinheiro, aquilo era só sonho. E aí quando eu comecei a que marca que eu nem manjo aqui. Ah, eu tenho Gradiente, eu tenho Sony, eu tenho a Kai. Mas são feitos lá atrás ou ou feitos é da época da época restaurado. É, vai na parte eletrônica e todos funcionam. Tem o Polyx. Nossa, cara, eu gosto. E você gosta de ouvir bolacha também? Também. Eu tenho duas tecniques SL100 Que são as clássicas de
DJ. Sei. Tenho. Eu amo isso aí cara. Amo disco vinil. Você ainda gosta daquele barulhinho de vinho? Qual? Quando vai alguém assim na minha casa visitar, normalmente as pessoas abrem um vinho, eu falo: "Vamos abrir esse disco aqui que tá lacrado". Aí você abre, vê aquele cheirinho do vinil zerado. Não. E aquela imagem linda, né? Da capa que abri assim, viu? as letras nessa época, né? Tipo, ele conhece Emerson Lake Palmer, o outro conhece outra coisa ali, porque a gente li os encartes hoje em dia com Spotify, história, você baixou a tá ouvindo a música
no stream, você nem sabe quem é o produtor, você não vê a capa, você não vê a história, você não tem nada, cara. Isso é, isso é triste. E aí sabe o que Acontece? Vira um arquivo como outro qualquer. Não tem o valor que tinha de você gastar o seu dinheiro, porque era caro. Você ia até a loja e tinha que escolher qual disco que eu vou escolher. Não é assim hoje o Spotify. Ah, [ __ ] vou escutar sem essa playlist com 100 música. Não era o disco aquele. Eu lembro o primeiro disco que
eu comprei com a minha grana foi o foi o o arena do do caramba Duran Duran. Arena. Duran Duran. Ah, sei. Até lembro dessa capinha. Você lembra? Então, eu comprei aquele disco, então, cara, isso tinha um valor. O resto era fita cassete, o que eu ganhava e tal, mas o que eu comprei com o meu dinheiro mesmo foi esse, cara. Isso era uma coisa. É. Aí o cara, você ia na festa, o cara que levava o o Dead Kennedys, que era o disco branco, esse cara era o cara da Festa. Olha o que eu trouxe
aqui. Os car aquele disco branco, cara, que chamava muita atenção. Stray cats, que não tinha de jeito nenhum aqui. Os caras lá na na galeria do rock gravava pra gente os discos importados. É. E tinha essa cultura, né? Ir lá na galeria do rock para gravar uma fita de disco que você não conseguia comprar. Exato, cara. E esse negócio, acho que a sociedade mudou um pouco com essa questão de posse, porque o disco era Seu, é como se as músicas fossem suas. É, é uma relação diferente mesmo. O fato de você não possuir aquilo também
te te dá uma sensação de que, ah, é descartável. Ao mesmo tempo, eu posso ouvir quando eu quiser, eu acabo não ouvindo. Você tinha, você acabava ouvindo muito porque você gastou seu dinheiro, você gastou seu tempo, disco inteiro, ficava ouvindo e com a letra acompanhando e colocava a faixa A e até a final Virava o disco. E cara, todas as que você falou é uma é uma coisa para se pensar mesmo, cara. O fato de você não possuir a coisa te deixa uma coisa meio, ah, tá lá, é, não é meu, é é o fato
de você comprar um livro, aquilo é seu. E e tá acontecendo isso. Acho que isso é um movimento desses dos millennials assim de da falta de posse das coisas e Vai acontecer com o automóvel também. Eu fui num Já tá acontecendo. Tem tem amigo meu que é paga por mês e acabou, não é meu. Aí isso vai. Eu eu vi uma palestra uma vez de um presidente da Ford falando isso, ó. a gente já tá se preparando pro futuro. No futuro o carro não vai ser do ser humano. Eu acredito nisso. E aí, na verdade
era uma era um Congresso de mais coisas, não era só de automóveis. E falava de cidade também. Falou: "As casas também vão ser, não vão ser de ninguém assim, é um, você usufrui daquela, você está lá, depois vai para outro lugar." É, pra gente é muito estranho, porque o sonho da nossa quando você é criança é que você vai ter uma casa, você vai ter um carro na garagem e aí você vai ser uma pessoa de sucesso e um cachorro E é cachorro, uma casa e um carro. E hoje em dia não, eu vejo amigo
meu, esses dias mesmo, o cara falando: "Ah, eh, eu tô morando aqui, fala assim: "Mas você comprou o cas?" Não, não, cara, eu apliquei todo o meu dinheiro e aí eu fiz as contas. É mais é mais vantagem eu alugar, cara. Só que a minha geração não tinha isso. Meu pai falou assim: "A primeiro dinheiro que você tiver, entra, Dá entrada numa casa ou num apartamento, porque que você tem que ter uma coisa". Na nossa época tinha que comprar telefone ainda, você tinha que ter um telefone fixo, era um investimento caro para caro. Seria o
que? Hoje em dia os 30 paus, você declarava no imposto de renda como bem. Acho que seria é o valor de, sei lá, 15.000 vai seria um uma linha hoje em dia. Linha Era era presente, às vezes seu pai te dava. Ó, essa linha é seu presente de casamento, fica. Olha só, cara. Tempos mudaram. Plano de expansão da Telesp. Lembra disso, você pegava uma carta, aí eles chamavam vocês, tinha que ter aquela carta para poder adquirir a linha de telefone telefone. Nossa cara. Ai, mas estão falando de tempos jurássicos, Né? Agora é com já estão
imprimindo já daqui a pouco órgão 3D já. Daqui a pouco a gente vai teletransportar. A gente liga pro pro Lito. Ele não vai pegar um Uber até aqui. Ele simplesmente tem uma máquina aqui, uma máquina lá. Ali desprograma lá e aparece aqui. Aqui que eu vou usar essas câmeras. Essas assistir a mosca. Vai que dá um bug. Assí entra um perne longo junto metade. Exatamente. Metade perne longo, metade paraquito para ele vir aqui. Valeu gente, obrigado. Papo de mais curso. Onde acha seu curso que tá fechado agora, mas quando você abrir novas urmas, como vai
ser? medodevoar.com.br. Mas como que é? Como não tem curso, não tem turma, o cara se inscreve, só vai lá se inscreve, fica na lista de espera. Ah, tá boa, boa. Ele vai ser informado imediatamente, imediatamente quando abrir a próxima turma. Fechou, fechou. Obrigado, Lito. Obrigado todo mundo aí. Não ten medo de voar, viaja que é a melhor coisa do mundo, cara. São experiências que você não tem como trocar por outra coisa, não é? Faça como Vilela, entra, já deita, dorme, não atrapalha a comissária, não sacota a comida. Eu só falo pra minha mulher, o cara
que Foi pobre e nunca esquece. Eu só não me conformo é quando eu perco a comida. Então eu tô dormindo. Falei pra minha mulher, eu posso estar o sono mais pesado, mas passou a comida, me cutuca que eu acordo para comer e volto para Até mais. Valeu, gente. Valeu, Eu