Ele não tem acesso a a às vezes um um veículo próprio ou quando tem esse veículo próprio é tudo que ele tem. Sim, verdade, né? Porque ele mora de alugar, ele só tem aquela moto, cara.
E tipo assim, então assim, para ele aquele bem teoricamente, mesmo falando financeiramente, tem muito mais valor do que o Porsche do Bacana. Que Ô, Júlio, e também para uma pessoa que tá aí do outro lado ali, ela não tem o CAC, não, não tem o CR para tirar, né? Quais que serão os itens básicos lá para uma mulher carregar sempre na bolsa dela para um homem também?
Primeiro, desculpa de cortar, a pessoa só quer ter na casa dela, não vai levar para nenhum lugar, ela precisa ter o ser c, ela não precisa, mas é o mais indicado. Eu vou explicar o porquê. Foi até o o que você tava falando.
Eu quero ser isso agora. Você vai me ajudar, eu vou lá, você vai me ajudar, hein? Com certeza.
Eu quero mesmo. Você tava até no no no outro podcast você tava falando sobre isso, que é a questão da efetiva necessidade. Então vou explicar a diferença do processo.
Hoje você tem duas formas de adquirir uma arma de fogo no Brasil de forma legal, né? Pela o registro pela Polícia Federal ou o registro pelo exército como atirador esportivo, né? Eh, qual que é o grande problema hoje da Polícia Federal eh na legislação?
Hã, ela é federal. Ela, exatamente, já começa por aí, centralização do poder, né? Antigamente, até antes do Estatuto do Desarmamento, quem trouxe essa obrigação pra Polícia Federal foi o Estatuto do Desarmamento, a 10826, né, lá em 2003.
Antes, eh, o órgão que cuidava do registro de arma de fogo de civil era a polícia civil. faz muito mais sentido, porque assim, a realidade do cara do Mato Grosso que lida com onça, com jacaré, com o local ermo onde a polícia não tem acesso, ele tem muito mais necessidade de ter uma arma do que um cara em Moema, por isso não hoje em dia, né? Porque hoje em dia em Moema não tem onça, mas tem pior.
Lembrando que o menino foi comido por jacaré na Disney, hein? É na, imagina o cara no Mato Gross, no Mato Grosso. Teve um esses dias aí que morreu de uma onça, acho que foi lá também.
É, então assim, cara, eh, a a descentralização, igual eu eu sou a favor disso, igual é mais ou menos nos Estados Unidos, que você tem uma uma Constituição mais inxuta e os Estados conseguem legislar melhor conforme a sua realidade ali, né? A gente vê uma diferença muito grande, sei lá, entre a Califórnia e o Texas. Então assim, só que são dentro do mesmo país, são cidadãos do mesmo país.
Só que é muito mais fácil migrar de eu não concordo com as leis do Texas, eu quero abortar, eu vou para Califórnia e moro lá. Ninguém tá fazendo isso, tá fazendo ao contrário, né? Sim, ao contrário, né?
Mas entendeu, é muito mais fácil. Então assim, essa centralização no poder já vem acontecendo há muito tempo no Brasil, só que a galera não se dá conta porque eles vão comer. A esquerda ela é muito inteligente nesse sentido porque ela foi comendo pelas beiradas durante muito tempo, né?
Dominando mídia, dominando universidades, dominando escolas, artistas, enfim. E hoje em dia a gente já tá tomado, já pagando, né? A gente tem que falar que parte dos artistas aqui no Brasil são bandidos.
Sim, eles recebem dinheiro para fazer esse tipo de trabalho. São bandidos. Exatamente.
Exatamente. Então assim, eh, hoje pela Polícia Federal, qual que é o grande problema? Na lei, na lei que é maior do que a regulamentação da da portaria da Polícia Federal, diz que eh dentre outros requisitos, vou listar, vai ser maior de 25 anos, ter residência fixa, comprovante de renda lícita, né?
eh ter um laudo psicológico, ter um laudo prático de tiro e ter todas as suas certidões criminais, eleitorais e militares zerada, né? Negativas. Mas você não pode ter legal, a eleitoral eu acho errado.
É, eu também acho que o voto nem deveria ser obrigatório, mas enfim. Eh, então assim, cumprindo esses requisitos, além disso, você tinha na lei fala que você tem que declarar efetiva necessidade. Sim.
Até aí, OK? entre aspas, é, sou contra, acha, só que é algo completamente subjetivo, porque é uma declaração, você não tinha necessidade de comprovar, porque até se você for pensar pela lógica, como comprovar algo subjetivo, sim, né? Não existe como.
Então, assim, eh, a lei também elenca os órgãos que serão os reguladores, né? ela elenca para esse tipo de situação, para posse e porte à Polícia Federal e pro âmbito do tiro esportivo, caça e coleção, ela elenca o exército, que vai ser o órgão que vai regulamentar e detalhar eh eh essa legislação, essa regulamentação. Então, quando a Polícia Federal detalha na portaria, né, eh, da Polícia Federal, eles trocam o termo, eh, declarar a efetiva necessidade por comprovar a efetiva necessidade, que muda completamente o processo.
Agora é comprovado. Quando foi mudado isso? Agora, comprovado isso já tem tempo.
Já foi antes do Bolsonaro, já era assim. E aí o a manobra do Bolsonaro que durante o governo Bolsonaro saía muito registro pela Polícia Federal, é muito mais rápido e mais prático do que o exército, mas hoje não é mais funcional. Vou explicar o porquê.
Que que o Bolsonaro fez? Ele falou: "Ah, tá bom. " Por quê?
Porque na portaria da polícia da Polícia Federal, o Bolsonaro podia mudar a normativa. Quem é responsável pela normativa é a Polícia Federal. fala, foi o órgão elencado na lei para cuidar daquela regulamentação.
Então, não tinha decreto para mudar isso. Então, assim, que que o Bolsonaro fez? Ele falou: "Ah, então beleza, fica comprovada a efetiva, ele disso em decreto, fica comprovada a efetiva necessidade para posse de arma de fogo cidadão que residir no no estado onde tiver mais de, sei lá, 1000 homicídios por 100.
000 habitantes, são todos que são todos. Eram todos na época. Claro.
Então assim, ele acabou com essa discricionalidade. Então você só tinha que com só ele acabou por decreto, ele errou. Errou.
Errou. Ele errou muito. Em vez de fazer pro projeto de lei.
Ele agora você só tinha que cumprir todos os outros, né? Só entre aspas. Mas assim, então saía, né?
Às vezes em 10 dias o cara tava com a arma dele. Sim. Né?
Que era, cara, foi algo inimaginável. Eu tô nesse mundo aí há quase 20 anos. Então assim, e a gente nunca viu uma agilidade tão grande por conta de cortar isso.
Por quê? O o processo do CR, ele é um processo que por pela natureza dele, ele sempre foi um pouco mais burocrático e demorado no sentido do que o seguinte. Para que que foi criado o registro da Polícia Federal ou da Polícia Civil como era antigamente?
Para você ter uma arma de fogo paraa defesa pessoal. Ponto. Certo, né?
Na época ainda existia o porte antes do Estatuto desarmamento. Então era para você ter a posse, que é manter a arma na sua casa, ou para você ter o porte, que é você circular em via pública com aquela arma. Hoje o porte não sai de forma alguma e a posse é um caro coroa muito grande, né, por causa dessa comprovação de efetiva necessidade.
Porte não sai mais não para civil não. Não sai. É o que o que eu te falei, eu não sei nem se o meu porte vai sair.
O porte também tem a declaração de a comprovação de efetiva necessidade, né? Qualquer coisa que você elencar como efetiva necessidade, vai ter uma negativa falando, você não tem necessidade de portar uma arma de fogo porque o estado tá aqui para te proteger. Só que assim, aí você pergunta, Júlio, por que que você tem porte?
Meu porte saiu no governo Bolsonaro, onde ali o entendimento era um pouco diferente e mesmo assim só saiu para logistas, donos de clube, instrutores de tiro, porque tinha era um mercado que tava em extrema expansão e que tinha uma necessidade muito óbvia para se negar durante o governo de um cara que se dizia armamentista, entendeu? Então assim, seria muito ridículo, mas aconteceu. Teve casos de logistas e que que tiveram porte negada aí, não sei se foi erro de processo de, mas enfim, teve, né?
O meu saiu, né? O meu saiu, só que com essa comprovação, falei: "Ó, eu tenho uma loja, eh, eu recebo o produto controlado, meu". É, é diferente, vamos supor, apesar de não só do valor, tinha pistola na minha loja de R$ 40.
000, R, por exemplo, uma beeta, uma pistola fuzil pode chegar a 300. 000. A gente vai entrar naquela brincadeira do todo mundo odeia o Cris, que o cara fala: "Por que que você não o cara fala assim: "Você já tentou roubar uma loja de arma?
É muito difícil. Lá tem arma. Tem arma.
Se você não puder ter a sua, só vai poder ter exposição, vão assaltar até as lojas de arma. Ex. Aí você tá dando um fornecedor de arma pro crime, pro crime.
Se você fizer isso, o cara que negar um um um por exemplo, porte para você, esse cara tem que ser preso. Ele é um criminoso. Sim, sim.
É criminoso. Eu eu vejo dessa forma. É que assim, teoricamente dentro da loja, se eu coloquei o registro da arma ali, eu posso estar com a arma portando ali na loja, né?
Porque ali é posse, não é porte porque não é via pública. Então mesmo sem o porte na loja, no funcionamento da loja, obviamente eu estarei armado, mesmo que não renovem meu porte do Mas o cara te pega entrando. Exatamente.
Só que meu medo não é na loja, porque é igual você falou da piada, cara, dificilmente um cara vai ser louco suficiente para entrar numa loja de arma de fogo durante seu funcionamento. Teve assalto, né? A clube, inclusive tem um amigo meu 556.
Magnata, teve teve tentativa. Eh, a loja inclusive de um amigo meu, não foi bem-sucedida, o esquema de segurança dele é muito bem feito, mas assim, existe, mas sempre fora do horário de funcionamento, óbvio, né? Você tem o o donus, funcionário, o instrutor, o não sei o quê.
É óbvio que todo mundo ali vai estar armado. Por quê? Porque vamos supor, às vezes você tem um relógio, sei lá, o cara que vende relógio de marca, às vezes é muito mais caro que uma arma, né?
Só que por que que a loja de arma é mais perigoso? Porque uma arma na mão do bandido não é só o valor financeiro. Primeiro que a arma, uma arma de 30 pau que custa na loja, no mundo paralelo, ela custa 90.
Aham. Ela é muito mais cara, ao contrário do que as pessoas pensam. Eu achava que era uma arma, uma arma que não existe pro estado, ela é muito mais cara para quem tá querendo fazer coisa errada.
Mas uma arma com você é um 38 vagabundo qualquer. Se o cara for comprar na rua e não na loja, ele é mais barato. Não, ele é mais caro.
Ele é mais caro mesmo. Uma arma comum. Caro.
É, ele é mais caro do que a mesma arma, o mesmo modelo na loja. Ele é mais caro. Entendi.
Porque ele não tem. É tipo assim, se você for comprar Bitcoin hoje Pup de uma outra pessoa, ele não vai te cobrar a cotação que tá na Binance. Você vai comprar um pouco a mais.
Entendi. Ô Júlio, você vai conseguir uma para mim, hein? Eu quero, quero não vai gerar rastro para você.
Vamos supor aqui. Não, não, não. Mas eu quero a oficial.
Você consegue? Você vou lá. Não.
Sim. Oficial. Eu só vendo oficial.
Eu tenho loja, sou fiscalizado pelo exército, pela Polícia Federal, por Deus e um Você vai conseguir uma para mim? Ju eu quero mesmo. Vou lá comprar, hein?
Vou te mandar mensagem no WhatsApp. A gente tem um escritório parceiro nosso, que faz toda a assessoria de documentação, de despachante. Eu vou lá, hein?
Estão comigo desde que eu abri a loja. Acho que você, não sei se você fez alguma interessa. Em quanto tempo eu vou conseguir uma hoje?
É, entre você iniciar o processo de CR, estar com uma arma de fogo na sua mão, uns seis meses, tá? É ridículo. Não, mas seis meses ainda eu acho muito assim, o que eu falo é o seguinte, eu quero ir lá na loja e sair na hora igual o celular.
Pou, foi lá, claro, o pessoal tá cometendo mais crime com o celular do que com arma de fogo. É, eu recebo golpe todo de meia meia hora no celular. Sim.
O o que acontece, Léo? Eh, a outra forma, então a gente falou da forma da Polícia Federal, a outra forma é o que a gente acaba indicando, sim. Que é o CR de atirador esportivo, ele demora mais, né?
Só que os requisitos são os mesmos da Polícia Federal, né? o laudo de tiro, o laudo psicológico, a certidões negativas, eh 25 anos, residência fixa, comprovante de renda lícita, só que não tem a efetiva necessidade. E eu vou poder comprar um milheiro de munição, que que eu quero?
Eu quero ter arma na minha casa, quero ter arma e eu quero de final de semana ir no clube atirar. É isso que eu quero fazer. O que que acontece?
O CR, ele é o quê? Certificado de registro no exército. Dentro desse certificado de registro existiram e existem algumas atividades, né?
Eh, então assim, vamos supor, teve uma época que carro blindado era uma atividade dentro do CR. Você tinha que ter o CR do exército para ter carro blindado. Putz, é óbvio.
É óbvio que para tirar o CR com a atividade somente carro blindado, você não precisaria fazer o prático de tiro, por exemplo, né? Mas você não tomar tiro, eu tenho que ter autorização do governo para não tomar tiro. Esse país é uma colete.
Colete, colete é produto controlado, é um saco de registrar um colete. Mas enfim, eh, você tinha atividade carro blindado, você tinha atividade, vamos supor, airsoft, teve uma época que você tinha que ter CR, o aquelas armas de CO2, de gasto comprimido, você tinha que ter CR, eram outras tipos de atividade. Mas hoje vai as principais atividades pro pra pessoa física é o quê?
colecionador, atirador esportivo e caçador. Por isso a sigla K aí que ficou famosa, né? Então assim, e você tirando o CR de atirador esportivo hoje, que que ele te dá direito?
Durante o governo Bolsonaro, você podia comprar até 30 armas, sim, sendo elas de calibre permitido ou rest. Eu queria 25 só, tá? Não precisava tudo isso.
Hoje você pode comprar quatro de calibre permitido, tá? Nossa, quatro. E assim, a a gama de restrição, o leque que você tem de opções hoje é muito menor, né?
Nem uma 12 semiautomática você pode mais, né? Então você vai uma 12, beleza, mas tem que ser de repetição, não pode ser mais a semiautomático. Então assim, eh, restringiu muito a questão de número, de calibre, mas você ainda pode ter.
Eu CR, por mais que seja mais demorado, ele é um processo objetivo. Hum. Aí que tá a questão de assim, tipo, que às vezes podem comentar lá, mas qualquer um, entre aspas, pode ter, tá lá em cima do Evereste.
É, mas se você cumprir todos esses requisitos pelo CR, pode, tá? É o ideal, não é? Por quê?
Teoricamente o CR, e até por isso que ele é mais era é propositalmente mais demorado, porque ele, vamos supor, durante o governo Bolsonaro, ele te dava acesso a armas como 556, 762, 308, armas de grosso calibre mesmo. Por quê? Porque o tiro esportivo para quem é atleta demanda isso mesmo, né?
Se eu vou competir e vou correr campeonatos mundiais e o resto do mundo não tem restrição de calibre, você ferrou. Você se ferrou, você não vai ter acesso a equipamento, a treinamento, enfim. Nossa primeira medalha olímpica, né?
Foi, foi um tiro. Foi no tiro. Foi.
E foi de uma arma emprestado. Você quer saber? Putz, o cara era, se eu não me engano, eu não vou lembrar direito, mas ele era sargento do exército.
Parece que o o era era o armamento dele teve algum problema de manutenção e eles não tinham backup a equipe. Nossa, não tinha uma arma de backup. E aí eles pegaram, eu não lembro de que país que era, mas eles pegaram emprestado e mesmo assim o cara mesmo sem ser com o equipamento que ele tinha treinado, ele ganhou.
Caramba, foi ouro, né? Foi ou não foi? Foi prata, se não foi medalha de prata, mas foi a primeira medalha olímpica do Brasil do do Brasil numa Olimpíada foi no tiro.
E voltando, Júlio, pro pro CR, o CR então ele é um ele teoricamente era para ser mais burocrático porque vai dar também acesso a a a um armamento diferente. Hoje o CAC ainda consegue ter um fuzil 556, por exemplo, só que você tem que passar até o nível três. Então vai sair seu CR nível um, você tem acesso a quatro, aí você tem o acesso nível dois, que você tem acesso a seis, ainda só de calibre permitido.
Quando você se tornar nível três, daqui 3 anos, vamos supor, você vai ter acesso a quatro permitida e quatro restrit. Dentro dess restrito, você pode ter um 762, um 556, um, enfim, um carib mais forte. Assim, o caminho se tornou muito mais longo, muito mais árduo para você chegar lá.
Tá lá no pico do Everest, mas ainda dá para É possível. E a cada quanto tempo você tem que renovar o CR? O CR era 10 anos, passou para 3 anos.
Bandidade do car. E quanto custa a renovação? Anos, cara, o processo hoje você vai gastar com tudo.
Mas quem quem quem é daquela época do Bolsonaro ainda tem 10 anos ou não? Tem que renovar antes? Não, vai vencer.
Eles colocaram uma data de corte, independente de quem ia vencer antes ou depois, porque eles eles fizeram um bolo nessa nova legislação que eles envolveram a a legislação, a lei 10826 fala que quem regulamenta e controla o tiro esportivo, essas três atividades é o exército. No decreto, esse cara fez o quê? Ele ele envolveu a Polícia Federal no no na parte do exército também.
Então isso gerou um rolo que nem a Polícia Federal, nem o exército tinham esse essa sinergia, né, de de como iam fazer esse trabalho em conjunto. São bases de dados diferentes, são sistemas diferentes, são pessoas, enfim, que eh eu perdi o fio da meada, tá? o tempo de renovação e o custo.
É isso que aí eles fizeram assim, como não sabia como ia renovar quem tava vencendo, se era a polícia federal que ia fazer, se era exército, eles jogaram todo mundo ali numa nota de corte. 2026 vai vencer de todos, dependendo de quanto você tirou e a dali pra frente você vai renovar e aí você acaba tirando o acesso das pessoas com menos dinheiro. Porque se ele tem que fazer a cada 3 anos e não 10, você tem que gastar aquele dinheiro mais vezes.
É, é o que eu falo que é assim mesmo quem defende e se você for pegar em essência ali, mesmo o cara que teoricamente é um comunista old school, Sim. Ele teoricamente é a favor do armamento, principalmente de um acesso fácil, porque assim, a burocracia ela gera custo. Sim.
E tira o acesso dos mais pobres, tirou acesso do mais pobre, que ao meu ver é quem realmente tem necessidade. Sim, porque assim, esse cara não tem acesso a a morar num bairro bom, ele não tem acesso a às vezes um um veículo próprio ou quando tem esse veículo próprio é tudo que ele tem. Sim, verdade, né?
Porque ele mora de alugar, ele só tem aquela moto, cara. E tipo assim, então assim, para ele aquele bem teoricamente, mesmo falando financeiramente, tem muito mais valor do que o Porsche do Bacana, porque o Porche do Bacana é um carro caro para caramba, não sei o quê, mas às vezes tipo não tem seguro, tem não sei o quê, entendeu? Pro cara mais humilde nem seguro tem, não tem.
Então, enfim, cara, a polícia demora para chegar lá. A a isso democratiza a segurança. E eu não tô falando só do da parte de bens materiais, de bens financeiros, mas sim esse cara assim eh ele tá inserido num cenário que muitas vezes é muito mais violento.
Sim, por onde ele mora, por local onde ele trabalha, pelo o caminho que ele percorre para chegar em casa para ir. Então assim, ele tá mais exposto à violência, ele tem mais necessidade ainda de ter de ter como se defender, como defender sua vida, o a sua propriedade, os seus bens, que eu não sou contra defender os seus bens. Você tem que ter o direito de defender sua propriedade, porque bem isso é uma definição que eu já falei algumas vezes, é custa parte da minha vida também.
Exatamente. É o que eu já deferi, né? O pessoa que rouba o seu bem, ele roubou parte da sua vida.
Sim, eu gastei um tempo de trabalho para comprar aquilo. Aquele tempo que você trabalhou pr para você virou para ele. Você foi escravo e eu sou contra a escravidão.
Exatamente. E é curioso, eu eu particularmente moro num bairro bom e trabalho no bairro ruim. Sim.
Né? Eh, por exemplo, ontem eu cheguei de madrugada, tava no com o Júnior lá, cheguei de madrugada em casa, cheguei acho que 2as da manhã, cheguei lá, a polícia tava na minha rua, o carro da polícia tava estava na minha rua. Cheguei tranquilo, tava a polícia lá.
Cara, foram rar onde eu trabalho, foram raras vezes que eu já vi um carro da polícia passar. Sim. Caramba, na minha rua direto tem carro da polícia, como eu falei, cheguei de madrugada, abri o portão de casa lá com o controlinho para entrar, com a polícia na porta da minha casa, entendeu, né?
É, mas isso é é evidente assim, esses punk na rua, esses baile funk é só na favela, né? Só acontece onde não tem um policiamento regular, porque assim, na boa, eh, demora um intervalo de tempo razoável para você começar o negócio e ter quarteirões tomados de pessoa. O negócio não começa assim, brotou todo mundo de uma vez.
Então assim, se tivesse uma Honda ali com uma frequência de tempo maior, o negócio nem se tornaria tão grande.