E aí, galera, beleza? Estamos aqui na parte dois do vídeo. É, não tô indo embora ainda.
Hoje é quarta-feira, a gente só vai embora no domingo, só que e eu já vou abastecer o carro e vou carregar a bateria. Então, aqui no prédio que a gente tá, que o carro fica guardado, estacionado, não tem carregador de carro elétrico, então eu tô indo no shopping agora e vou deixar o carro carregando, vou fazer uma horinha lá no shopping. Então é isso, agora tá com 20% de bateria e 339 km de autonomia.
Então vou fazer o quê? Eu vou parar no posto para abastecer. E aí a gente faz ali o cálculo de quantos quilômetros por litro fez, né?
No caso, no real, na bomba. e já vou deixar o carro preparadinho. Então, eu tô indo no shopping só para carregar o carro.
Na verdade, via umas outras estações aqui próximo pelo aplicativo EZ Volts. Eh, só que aí no caso do shopping é de graça, então eu tô indo para lá agora, Shopping Rio Sul, aqui no Rio de Janeiro. Eh, então eu tô indo para lá só para carregar o carro.
Vou abastecer e deixar o carro pronto pra gente pegar a estrada no domingo. É isso aí, galera. Tanque cheio ali, ó.
1053 km. Então, vamos ver. Foram 34,8 L de gasolina.
Então, galera, andei um pouquinho aqui para para vir, acho que tinha dado 567 km, mais ou menos. Rodei uns 3 kmzinho para vir aqui no posto, enchi o tanque aqui. Então, eh, rodei 570, km foram 34,8 L ali abastecidos.
Então vou fazer a continha aqui, vou deixar aqui para vocês o consumo real do carro, né, na bomba de toda essa quilometragem que eu rodei. Agora tô indo lá pro shopping e vamos carregar essa bateria aí. Aí, galera, cheguei aqui.
É, eu tentei uma coisa curiosa. Reparem que ele tá no modo R aqui, tá? É, ou seja, o motor tá carregando.
Eu tentei colocar no modo EV, tá, para não gastar o combustível, só que ele não entra. Por quê? porque ele tá com menos do que 25% de bateria, então ele força o motor a carregar.
Então o que tinha dado de 1053 km de autonomia, já caiu um pouquinho aqui, mas é isso. Chegamos aqui no shopping e vou pôr o carro para carregar agora. Aí galera, tô aqui no shopping, ó, o carro tá carregando.
É muito interessante. Aqui você tem um aplicativo, né, do EZ Volts. E aí lá você consegue ver.
Eu vou tentar mostrar aqui para vocês, só acho que acabou de completar 100% de carga aqui. A já tá indo embora. Exatamente.
Acabou de completar 100%, já fez um barulhinho aqui no nobox do shopping. São três que tem aqui. Tem um Volvo carregando ali também.
Tinha um outro B King, mais dois ali. É. Então é isso, vou mostrar para vocês como que funciona o aplicativo aqui também, quanto tempo levou, tá?
Eh, basicamente você tem um um aplicativo bem bacana, você consegue ver os postos de recarga na cidade e o quais estão livres ou não, tá? Então, depois eu vou gravar a tela do celular aqui certinho para vocês. Pera aí, deixa eu virar aqui.
Então, galera, ó, tá aqui, ó, eu tenho um mapa. Aí eu consigo ver exatamente aqui t no shopping que eu tô, tá? Eu consigo clicar aqui, ele já mostra, ele já mostra o tipo dos carregadores disponíveis, tá?
Os que estão em verdinho estão livres, os que estão em vermelho estão sendo utilizados. É, um problema que eu achei que esse estacionamento ele tem a garagem 1, e 3, aliás, 2, 3 e 4 que tem o carregador. E a hora que eu cheguei, eu tive que ficar passeando aqui até encontrar, porque quando eu entro aqui no carregador ele não fala, né?
Aqui nesse caso é gratuito, ó, não é cobrado, tá? Eh, o carregador do tipo dois, que é o C grátis, 7 kWh de carregamento. E e aí eu não sabia, né?
Tinha um só quando eu cheguei disponível, não sabia em qual garagem que tava, então tive que ficar rodando no G2, G3, G4, até eu encontrar aqui, na verdade, o G2 que tava disponível. Eu entrei pelo G3 e aí subi pro G4 lá, depois desci pro G2 até achar o que tava disponível. E depois outra dificuldade que quando eu cheguei, você precisa ler o Qcode, tá?
Então aqui tem um explicativo aqui tem o Qcode aqui do lado para você poder iniciar recarga. E quando eu cheguei não tava funcionando o Wi-Fi, na verdade o 4G, né? E aí o que que aconteceu?
Eu tive uma certa dificuldade para conseguir liberar aqui o carregador, tá? Mas aí depois eu consegui com a rede aqui do celular tudo. E aí aqui ele mostra, ó.
Então levou 2:35 para carregar. 17,10 kW, tá? Potência de recarga.
E aqui ele mostra a ociosidade. Aí no caso aqui terminou de carregar, tá? Eu vou fazer o quê?
Eu vou liberar aqui, ó. Nunca fiz, vou fazer junto com vocês aqui, ó. Finalizar recarga, ó.
Já ficou azulzinho ali, tá? Aí, que que a gente faz agora? Simplesmente vem aqui, desconecta do carro sem dificuldade e pluga aqui de novo.
E beleza, tá carregada a pilha do nosso carro aí. Beleza? Então, tô brincando, tá, pessoal?
Não é questão de pilha, mas é isso aí. Mais ou menos é assim que funciona, tá liberado. Vamos embora agora.
Bom dia, galera. Bom, é o seguinte, alguns dias se passaram. Hoje estamos aqui no domingo, o dia que a gente vai embora, que eu tinha comentado para vocês.
É um 7 horas da manhã agora. Eu tô aqui buscando o carro, onde o carro fica guardado aqui no Rio. Tô indo ali pra casa do meu sogro e da minha sogra, onde a gente fica hospedado.
Vou carregar o carro e aí a gente vai partir pra viagem, tá? Então, por que que eu tô falando isso? Só para vocês verem.
Vou mostrar o painel aqui. Vai tá 7 horas da manhã agora. E a gente deve sair daqui próximo de umas 9, acredito eu, até meu filho acordar e tudo mais.
Mas é isso. Eh, eu vou tentar uma estratégia nova hoje. Eh, vi muitos comentários no vídeo anterior, muitas dicas, pesquisei bastante também.
E eu vou tentar fazer essa viagem, né, o trajeto de volta. Basicamente a mesma coisa. O que vai mudar um pouco é a questão da serra.
Então, agora que eu venho para cá, eu tô descendo a serra e para voltar eu tô subindo, mas de resto é é praticamente tudo igual, tá? E eu vou tentar a estratégia de ir com um save um pouco mais alto. Então, vi gente falando de 70%, 60, 50 e assim por diante.
Então, eu tô pensando em fazer o seguinte, eu acho que é exatamente isso que eu vou fazer. Eu vou com um save 70% eh até a subida da serra, tá? pensando em hora que chegar na serra liberar um pouco esse save.
Eh, e aí depois da serra eu talvez diminuir isso para uns 50%. Tá? Então, acho que essa vai ser a estratégia.
Aí parei para pensar um pouco em relação ao funcionamento do motor, né? Então assim, que diferença faz eu usar tudo até chegar a 25% e depois ficar o tempo todo carregando ali? É, ou já vim carregando desde o começo, num percentual maior e quando eu tiver chegando no destino, liberar ali para 25% e gastar o restante do motor elétrico.
Então assim, na minha cabeça, parece que o resultado vai ser o mesmo em relação à autonomia, né, em quilômetros por litro. Então, realmente, teve gente que deixou comentário assim, falou: "Pô, cara, usa o save maior, deixa ali uns 60%, a hora que você tiver chegando no destino ou num trecho da viagem onde você vai poder carregar, você libera mais a bateria e talvez seja isso que eu faça. " Então, no meio da viagem ali, 3 horas de depois de 3 horas de viagem ali, uns 300 km mais ou menos, a gente para no grau três garças, lá tem carregador elétrico.
Então, talvez eu vai fazer isso. Vou rodar tudo na hora que eu tiver quase chegando no grau três garças, faltando uma quilometragem, sei lá, 50 km, algo assim, eu diminuo esse save, chego ali, o tempo que eu ficar parado eu carrego e depois eu sigo viagem, talvez um percentual maior ali, 50, 60% de novo, e quando eu tiver chegando ali em casa, no finalzinho da viagem eu libero de novo, tá? Então, acho que essa vai ser a estratégia.
Então vamos lá, só recapitulando, Save 70% aqui da onde eu tô saindo. Faço a serra, diminuo um pouco ali para uns 50%. Próximo da parada vou diminuir isso para 25 para gastar mais a bateria.
Chegando lá, eu vou fazer uma recarga eh e aí volto para um save 50% e chegando no na minha casa lá em Piracicaba, eu diminuo de novo esse save pra 25. Então essa vai ser a estratégia aí da viagem, beleza? Bom, aí só para vocês verem, então, eh, o carro tá com 95% de bateria e 1046 km.
Pouco antes ali no vídeo, vocês viram que eu tive que abastecer. Aí como tava com pouca bateria até eu chegar ali no carregador, o carro foi meio que consumindo combustível. Carreguei 100% ali, mas até chegar aqui no destino, né, ele veio gastando um pouco de bateria, não teve jeito.
Dei uma olhada ali na viagem, né? A 581. 9 km.
Eu vou fazer o seguinte, ó. Viagem B, 581. 9.
Eu vou zerar o B. Beleza. Eh, Rodômetro 925 km.
O carro não fez nem 1000 km ainda. Então vamos fazer isso. Eu sei que eu gastei 567.
5 km mais ou menos para vir para cá. Vamos ver na viagem B qual vai ser a distância do caminho de volta. Beleza?
E vamos lá. Vamos fazer o seguinte, ó. Vamos entrar lá na gestão de energia.
Já vamos ativar o save aqui e vou deixar em 70% já a frenagem regenerativa. Dislexia e em alto também. E é isso, galera.
Então, eu vou lá, vou carregar o carro agora. Isso aqui já vai diminuir um pouquinho até que eu saia efetivamente pra viagem, mas aí eu vou passando o feedback para vocês. Acho que agora eu não vou falar mais nada, mas a hora que eu chegar na serra eu mostro ali mais ou menos como que a gente vai est aqui de percentual de autonomia, saindo da serra também.
E aí eu vou fazendo esses trechos de parada assim meio picotado. Não vou ficar tomando muito tempo com bobagem não. Aí galera, vamos lá, ó.
Acabei de sair, então estamos saindo com 92% de bateria, 1046 km de autonomia, modo reve, né? Ou seja, no modo híbrido. Estamos no eco, tá dando aqui 571 km até a nossa casa.
Vai, amor, ajuda a gente aí de novo. Põe o grau três garças aí agora, por favor. que é o grau que a gente costuma parar na metade do caminho e a gente já vai ver aqui ao vivo quantos quilômetros vai dar até lá.
Vamos ver, vamos ver, vamos ver. 254 km, 2:50. Então é isso aí, estamos partindo agora de viagem.
É o modo save eu deixei aqui em 70%. E aí eu vou atualizando vocês aí ao longo do trajeto. Aí galera, estamos no pé da serra aqui.
Já rodamos aí 82 km. Dá um foco no painel ali. Tô com 69% de bateria e 960 km de autonomia.
É isso. Vamos tentar subir a serra aí agora. Vamos ver como que a gente vai chegar com percentual de bateria lá em cima.
E é isso. Então, rodou bem aí até a serra. Eh, mas assim, uma um trecho aqui da viagem é mais plano e um trecho da viagem aqui é mais plano, então a gente não houve muito motor, tá?
Então, principalmente quando a gente tá ali na Brasília, olha que beleza, o camião entrando na frente sem seto. Isso é comum também aqui. E aí o a gente não ouve tanto o ruído do motor, tá, nesse trecho.
Só que a hora que a gente começa já a subir aqui, chegar no pé da serra, já dá para ouvir mais o ruído do motor. É, como eu disse, não é uma coisa que incomoda, tá? Então, não é uma coisa que assim, ah, meu Deus, o ruído muito ruim dentro do carro.
Mas tem o ruído do motor. Eu não vou mentir para vocês. Talvez o motor turbo ele ele fosse é passar por essa situações com mais tranquilidade.
Mas beleza, vou subir a serra aqui. Lá em cima eu falo para vocês qual foi o resultado final. Se o caminão deixar, né, que ele tá aqui embaçando na minha frente.
Aí, galera, acabamos de sair da Serra das Araras aqui. Vamos ver o resultado ali, ó. bateria em 63% e 943 km de autonomia.
Eu acho que tava 960 de autonomia, né? Eh, acho que a quilometragem ali da viagem B tava em 80 km lá embaixo. Eu saí e rodei um pouquinho já, acho que deu 92 agora.
Então, deu uns 10 km de subida aí. Mas é isso aí. Agora vamos meio que uma descida.
Vamos gastar aqui essa essa bateria. A gente tem 162 km, dá para ver ali, ó. 1 hora 40 mais ou menos, até chegar ali no grau três garças.
E é isso. Vamos, eu vou tentar, acho que agora diminuir um pouco o save aqui da bateria, baixar para uns 50%. Vamos ver como é que a gente vai chegar lá no grau.
Eu acho que o ideal vai ser meio que isso, tá? É ficar modulando manualmente o o quanto, né, a gente vai salvar de bateria aí. que eu acho que vai depender muito do trecho e que a gente tá pegando.
Essa subida assim, eu não vim lento, não foi uma subida lenta também, não vim correndo, vim na tocada normal. É o que eu falei assim, é uso real, sabe? Não adianta.
No vídeo passado aí a galera começou a comentar falando assim: "Ah, nessa velocidade aí você nunca vai conseguir, não sei o quê". Mas gente, não dá, não dá para ficar viajando a 100 km/h. Eu não consigo.
Assim, tem gente que que vai normal, mas eu não consigo. Não é para mim. Eu acho que a a viagem tem que render.
Então é isso, é um uso real. Acho que da maioria das pessoas aí não não ficam correndo que nem um doido, mas também não ficam andando devagar. É um tocada ali de 120 km/h.
É o que eu costumo fazer. Aí galera, seguinte, a gente tá quase chegando aqui no na parada. Eu vou fazer o seguinte, ó.
Eu tô com 48% de bateria, 725 km de autonomia. A gente tá aqui a 28 km da parada. Então eu vou mudar aqui o modo save para 25%.
Aí, vamos gastar aqui esse restinho de bateria para ajudar o carro, né, a a se tornar mais econômico e e aí a hora que chegar ali a gente carrega a bateria para seguir o restante da viagem. Beleza? Aí, vamos ajustar ali, ó.
25 pode descer tudo aí. Beleza. Então, agora vamos lá.
Agora oi, o carro vai trabalhar mais quietinho e vamos gastar essa bateria. Chegando ali no grau, a gente carrega, provavelmente o tempo que a gente passar lá vai dar para carregar 100% da bateria pro segunda parte do trajeto. Aí galera, ó, chegamos aqui com 34% de bateria.
Criança brava, com fome, mas já vai comer. 692 km de autonomia. Faltam 337 ainda para chegar em casa.
Acabei de parar aqui. Agora vou carregar. Aí, galera, vamos entender junto como é que funciona isso aqui, ó.
Eu vou ler aqui, mas eu acho que eu não tenho crédito. Acho que eu vou ter que pôr crédito. E ó, que beleza.
Estação não encontrada. Vamos tentar digitar o código, então. 380219.
V. Ih, código não existe. Ó, já tá dando ruim aqui já, ó.
Tentar de novo. Será que é porque eu não tenho saldo na carteira? Vamos tentar depositar aqui.
Eu vou tentar depositar aqui um saldo. Vou pôr uns R$ 50 aqui. Não tá funcionando.
Beleza. Deixa eu tentar ver aqui que eu vou fazer. Pessoal, agora eu acho que vai.
Ó, é um aplicativo novo, Eletrogral Plus. Eu tava no outro ali. Vamos ver, ó.
Já coloquei saldo. Beleza. Ó, R$ 2 desbloqueio e 2 por kW hh.
Tolerância é 10 minutos para começar a cobrar ociosidade. Vamos ver. Vamos ver se vai dar certo aqui agora.
Vamos iniciar carga carteira digital. Já pus saldo aqui via Pix. Iniciar recarga.
Beleza, vamos lá agora desconectar aqui e colocar o o Duracel para carregar. Vamos ver, ó. Conectorzinho.
Beleza. Conectado. Tá.
Vamos ver. Beleza. Ó, já tá marcando aí.
[música] Vamos ver no painel ali agora. 34%. Agora vamos fazer uma hora no posto aqui até terminar de carregar.
Então é o seguinte, aqui no aplicativo ele fica mostrando, ó, quanto de energia. Então carregou 5 kW, 46 minutos que a gente ficou aqui. Gastei R$ 12.
Beleza? Então vamos finalizar aqui agora. Aqui mostra os dados também, ó.
Então, corrente é alternada aí, né, de 22 kW de potência, mas o nosso carro não aceita isso, né? Então ele vai no máximo aqui do que o carro aceita. Beleza?
Então vamos pegar aqui, ó, finalizar a recarga. Sim, já receber notificação app. Beleza, agora tenho tempo de tolerância aqui para eu remover o conector.
Agora vamos aqui. É, mas tá travado ainda. E agendendo junto aqui, ó.
Não sei. O carro tá destravado, tá? Antes que falem, porque esse carro só libera quando tá destravado, né?
Mas não tá liberado aqui, apesar de ter mostrado aqui que tá concluído. Agora, o porquê que não tá liberado. Vamos fazer o seguinte, vamos travar o carro.
Travou? Vamos destravar o carro. Beleza.
Vamos ver se liberou aqui para soltar aí. Pode ter dado algum problema por conta disso, mas é isso. Carro carregado, probleminha técnico de leva.
Pessoal, estamos saindo do posto. Criança ainda tá brava, já comeu, mas tá com sono agora. Brigando contra o sono.
Vai dormir agora que o carro começar a chacalhar. Mas é isso, ó. Carregou até 57%.
Estamos com 692 km de autonomia. Temos ainda aqui 317 km para rodar. Aí eu vou fazer o seguinte, eu vou vir aqui no save agora e vou colocar aqui pr ele manter aqui uns 50% de carga.
E aí chegando ali próximo casa, eu vou fazer a mesma coisa. Vou diminuir ali pra 25. Vamos embora.
Última pernada. E aí galera, estamos aqui no trecho final da estrada. Falta 58 km pra gente chegar em casa.
É, olha como é que tá. Ali, ó, 50%, então, eu tô usando o save em 50%. É, piloto automático ali tá tá em 110, né?
Vou ativar até o negócio bacana aqui, ó, do controle de faixa, já que eu tô com a mão no celular, já ele apita. Tentando me acostumar com esse negócio, ainda não curti muito não. Depois eu falo um pouco porquê.
Focar na questão da autonomia. Eh, mas enfim, senti o carro mais beberrão nessa estratégia, então, se eu não me engano, no vídeo anterior, eu cheguei lá no Rio com acho que é com 300 e poucos quilômetros de autonomia. Agora tá com 274 só.
Então vou fazer o seguinte, se eu mudar aqui o tá mostrar para vocês, ó, ele tá marcando praticamente a mesma coisa que marcou lá no painel, tá dando 6. 3, né, litros para 100 km. Depois eu converto isso aí, mas vai dar uns 15 km/ L, mais ou menos.
É, tá dando aqui aproximadamente 31 km no elétrico e 272 na combustão. Então, o que que eu vou fazer agora? Agora eu vou mudar o modo save aqui.
Como eu tô chegando, vou mudar o modo save pra 25%. É o copiloto ali, ó, ajudando a gente nisso aí. Então é isso, para gastar esse finalzinho de bateria que a gente tem.
E aí depois assim a gente vê quanto que deu aí de autonomia em qual das estratégias foi mais econômica. Eu acho que a outra de 25% com certeza. Só que aqui eu senti que o carro pode ser que não acabe a bateria como a Bio ID promete, né?
Então assim, ó, não acaba a bateria do elétrico. Mas o que me disseram e o que eu pesquisei é que quando tá ali em 25% de autonomia, ó, tô aqui falando e nem me distraí questão da velocidade, deixa eu pôr no piloto automático de novo. Mas mas é isso.
questão de autonomia, eu acho que o save 25% vai ser mais econômico, só que eu fico com mais potência no carro quando eu tô com 50% de de bateria ou um pouco mais. E aí o que eu vi nas pesquisas, o pessoal falando que eh quando você tá ali com a bateria muito baixa, o motor prioriza muito recarregar a bateria para ela não acabar. E aí com isso você acaba não ficando sem potência do do motor elétrico, mas fica bem mais fraco do que o normal, né?
Então acho que é isso aí. Mas vou terminar a viagem aqui e depois eu faço uma conclusão aí. A gente faz a média e faz uma conclusão aí.
Bom, galera, vamos lá, ó. nem precisavia abastecer porque agora eu tô em casa, eu carrego ele todo dia e aí o que eu não todo dia, mas quando preciso só mas abastecer aqui pra gente concluir o vídeo. Então tá ali a bomba, vou mostrar para vocês.
Basicamente eu rodei 263. 2 km e foram 40,91 L. A gente dividir isso aí, eu já fiz a conta aqui, não foi de cabeça obviamente, mas vai dar 13.
7 km/L. Então ele sim foi bem beberrãozinho, colocando aí o save em 70%. É para subir a serra e depois a viagem praticamente toda mantive em 50.
Só chegando lá no primeiro posto eu diminuí para 25 porque eu ia carregar. E aí agora também chegando em casa aqui, eu também diminuí para 25. Então agora tô com 25% de bateria e tanque shake tá dando 173 km de autonomia.
Então, aí, ó, só para vocês verem, 25%, 173, viagem B ali, ó, vamos zoom, 563. 2. E olha a bomba ali, ó.
É 40 L 90 40,91 L, R$ 285. Então é isso, galera. Foi mais beberrão.
Bom, galera, vamos lá agora em casa, olha ali a conclusão da viagem, né? 23% de bateria, carro carregado, 564. 9 km rodados.
Vamos pegar aqui, ó, 5. 9 L para 100 km nos últimos 50 km, tá, galera? Então, tem que observar bem isso aí.
Nos últimos 50 km o carro foi até que bem econômico, tá? Porque foi quando eu baixei mais ou menos ali o save para 25%. Eh, vou converter isso aqui e deixar aí no vídeo para vocês certinho, tá?
Ã, pneu deu tudo certo. Tá um pouquinho de diferença ali, mas manteve tudo certinho. Alcance do Drve zerou, né?
Apesar de estar 23% ali, ele dá como zerado. O total de combustível que eu gastei na minha viagem é 68,4. Então foi mais ou menos aí um tanque, né, que o tanque tem 58 L mais 10 L, tá?
Então para rodar aí é vou mostrar o total da viagem aí, mas deu 1 e poucos quilômetros, tá? Então é isso, vamos dar uma checada ali, ó. Observe ali, ó.
Viagem B 564, que foi sua volta. Ã, o carro tem 1490 km, né? E a viagem A, que foi quando eu saí daqui, 1146.
Certo. Pera aí que eu vou virar a câmera aqui agora. Então é isso, gente.
É, o carro foi bem beberrão na volta. Eu não sei se foi o fato de eu usar essa estratégia do save aí, um pouco diferente daquela do 25%. Eh, minha esposa acha que eu andei muito.
Ela falou: "Ah, acho que você pisou mais na volta do que na ida". Eh, vou confessar que sim, teve um trecho ali que eu tava meio encucado em relação à potência, né? No vídeo anterior eu comentei, falei que eu achei o carro um pouco fraco numa retomada.
E aí teve um trecho que tinha um Corolla Cross atrás de mim e tava me apertando tudo. Aí eu coloquei no modo esporte e falei: "Tá, vamos ver se ele anda, né, na no trecho ali era um trecho que era bastante reta, mas assim foi um trecho curto que eu dei uma acelerada ali e não fiquei o caminho inteiro acelerando, tá? Então assim, conclusão, na volta ele bebeu bem mais.
Acho que 13. 7 não é tão econômico. Eh, se a gente pegar aí um carro, das opções era pegar um TS.
Eu acho que ele faz tranquilamente isso ou até mais do que isso na gasolina, tá? 1. 4, 150 cavalos.
Se a gente pegar um cross Highline também e também vai fazer isso. Então acho que se você colocar esse carro para andar um pouco mais, acho que ele bebe mais. Não sei se foi e não não acelerei, como eu disse, o trajeto todo, mas não, talvez pode ter sido essa estratégia aí em relação ao save, tá?
Na minha cabeça não faz muito sentido, mas né, é isso. Então, nesse caminho de volta, mudando essa estratégia, fez aí 13. 7 7 km/ L.
Achei bem bem bem beberrão. E então é isso, pessoal. Fiz a estratégia número um na ida.
Aparentemente, né, saiu melhor. Eu vi ali todos os comentários, tudo. Fiz esse segundo teste seguindo mais ou menos ali que o pessoal comentou.
Não deu tão bom assim em relação à autonomia. O carro fica assim mais esperto quando ele tá com 23%, menos de 25% ali de bateria. Eu acho que é isso.
Ele acaba privilegiando eh recarregar a bateria em vez de entregar potência pro carro. Então, foi por isso eu acho que eu senti na retomada no vídeo passado o carro um pouco lento. Assim, vou falar, ele fica manco, tá?
Eu não achei que o carro fica eh muito responsivo pelo tamanho dele. Eh, agora, né, quando eu tava precisei fazer essa retomada com percentual de bateria maior, aí eu senti muito mais responsivo o carro, tá? Então é isso, pessoal.
Acho que a conclusão é essa. Cavalo que anda, cavalo bebe, né? Então, se você quiser ir bem na maciota, você vai ter uma economia boa.
Se você vi um pouquinho mais rápido ou mudar a estratégia do save, aí vou vou tentar vou fazer essa viagem mais vezes, vou tentar ainda outras estratégias e vamos ver o que dá, né? Mas é isso. É, então tá aí o teste, dois testes diferentes.
Nesse vídeo aqui coloquei lá no comecinho do vídeo quantos quilômetros por L fez na estratégia do vídeo anterior. E agora eu vou deixar deixei, né, qual é o o consumo na estratégia agora. E é isso, pessoal.
Deixem aí seus comentários, suas dúvidas, o que vocês acharam. Eh, semana que vem eu vou fazer outra viagem, um trajeto completamente diferente, bem mais curto, mas também vou, dá para testar alguma coisa, vou pegar a rodovia, dá para testar alguma coisa. Então, deixa aí outros comentários.
Vamos fazendo teste. Vou fazendo teste até encontrar ali o estadeal. E assim, outro ponto que me falaram também é aprender a dirigir esse carro, né?
Então, o carro elétrico você tem que meio que aprender a dirigir o momento de frear, é o momento de acelerar, como acelerar, como retomar, visando é economia, claro. E é isso, pessoal. O motor berra bem quando você, na retomada que eu falei, né, que eu dei uma acelerada um pouco mais forte, o motor berrou bem.
Ele tem mesmo aquele barulhão de motor aspirado, né? Talvez o turbo, que é o 2027 novo que tá vindo aí vai ser melhor nessa nesse quesito, tá? Mas éí, o teste de autonomia tá aí para vocês tirarem as próprias conclusões e manda comentário aí e falou: "Rafa, testa dessa forma assim e aí eu vou vendo aqui que eu consigo encaixar pra gente eh entregar aí essa essa tirar essas dúvidas de vocês, né?
Então, nesse vídeo eu deixei também como que carrega. Era uma outra dúvida, como é que funciona o eletrogral. Tive um pouco de dificuldade lá, mas no fim deu tudo certo.
E eu quero trazer esse vídeo também para vocês das coisas que eu gostei, não gostei do carro, quais são as dificuldades, qual é a minha visão para falar se o que eu achei, se compensa ter um carro desse no Brasil ou se não compensa, lógico, na minha visão, né, pro meu uso. Então é isso, galera. Obrigado aí por terem acompanhado aí quem acompanhou a parte um e a parte dois.