[música] [música] [música] [música] [música] [música] [música] [música] [música] เฮ [música] [música] [música] เฮ [música] [música] [música] >> [música] [música] >> เฮ [música] [música] [música] [música] เฮ [música] [música] [música] เฮ [música] [música] [música] [música] >> [música] [música] [música] [música] [música] [música] >> เ เฮ [música] [música] >> [música] [música] [música] >> Muito boa tarde, senhoras e senhores. Todos bem-vindos e bem-vindas mais um episódio, episódio 209 do podcast Os Economistas. Vocês continuam assistindo e a gente vai empilhando um episódio atrás do outro. Eu sou Ricardo Figueiredo, sócio aqui no Grupo Primo, especialista em fundos imobiliários e divido bancada
hoje com meu amigo Felipe Arrais. >> Como sempre um prazer tá aqui, Felipe Arrais, sou sócio do grupo BMO também, analista da Finclés. Estamos aqui para mais um papo rico, né? A turma, a turma já viu na TAM quem é o nosso convidado. >> Não tem mais surpresa, né? >> Vocês adoram, eu tenho certeza. Estamos aqui hoje com Sérgio Rabib. Sérgioão, prazer recebê-lo novamente aqui >> prazer estar com vocês novamente. É a quarta vez ou algo assim. >> Nem vamos falar que você já pode pedir música, porque você já pode [risadas] pedir a discografia que
você quiser. Sempre um prazer te receber. Você que tá acompanhando pela primeira vez alguma participação do do Sérgio em podcast, Sérgio é CEO da Jack Motors, empresário com décadas de experiência no mercado automotivo brasileiro e referência quando o assunto é a relação entre Brasil, China e a indústria de veículos. Então, hoje o papo é sobre a indústria automotiva, que vem passando por bastante eh transformação ao longo aí dos últimos anos, né, com essa forte entrada dos elétricos chineses, principalmente, não só no Brasil, no mundo inteiro, né? E a gente trouxe aqui Um especialista para esclarecer
várias dúvidas. Já vamos começar, Sérgio, com a primeira a primeira pergunta aqui que a gente a gente gostaria de trazer para ti. Eh, vamos lá. Eh, você já trouxe várias marcas pro Brasil, né? De tudo que você já viveu nesse mercado, né? Todo esse tempo, toda essa experiência, esse é o momento mais caótico da indústria? >> Não, não, não, não. Eu, eu, eu comecei importando o Citroë. Primeiro, é um Prazer estar com todos vocês de novo. Mas eu comecei importando o Citroë em 1991, faz 34 anos. Eu era garoto, eu tinha 29 anos. Eu importei
Citroën, eu importei Jaguar, eh importei Aston Martin, importei JAC, ainda sou importador da JAC. Eh, e o que acontece é que ao longo desses 30 e poucos anos, o mercado brasileiro passou por um monte de modificações. Tivemos o Plano Real em 94, tivemos a Crise do Brasil em 98, quando o Brasil quebrou, tivemos a crise da Argentina em 2002. Não, não, não é que a gente esquece os momentos ruins. E tem uma coisa, uma estatística interessante, eu adoro estatística, que é o seguinte: as pessoas acham que o trânsito em São Paulo piorou. nos últimos anos
e eu tenho um contato próximo com o CET. Eu admiro muito o CET, que é o quem coordena o trânsito em São Paulo. São Todos técnicos que têm 20, 30, 40 anos de experiência. E eu perguntei para eles, escuta, me dá as estatísticas do trânsito em São Paulo. E o trânsito em São Paulo não pior, não piora faz 25 anos. velocidade média. Que que eles falam que aconteceu? É que antigamente tinha muito trânsito das 7:30 às 9:30 da manhã e das 5 às 7:30 da noite. >> Horário de rush. Aqui você tinha um Horário de
tráfego médio lento e durante o dia você conseguia atravessar a cidade relativamente sem muito trânsito. Ele fala que o que aconteceu é que esses horários de pico o trânsito não mudou, ele não piorou, a velocidade média não piorou. O que acontece é que agora tem trânsito o tempo todo, porque com o trabalho em casa, com os horários flexíveis, as pessoas se movimentam muito durante o dia. Então ele fala: "Se você pega o Horário de pico, o trânsito não piorou. Se você pega o trânsito antigamente a 1 da tarde, o trânsito piorou". Então a gente pensa,
bom, mas por que que então para mim o trânsito tá tão ruim? Porque a gente esquece os momentos ruins. Então, a gente esquece quando a gente foi pro aeroporto de Guarulhos, uma véspera de carnaval 25 anos atrás, e que levamos 4 anos para chegar no aeroporto de Guarulhos, [risadas] mas levava 4 horas uma véspera de Carnaval. Não piorou. Mas isso é uma estatística interessante, esse negócio do e e falando ainda de CT, até uma uma coisa interessante que é essa essa faixa azul para motocicleta que eles fizeram. E e eu perguntei, me explica um pouco
a história da faixa azul. Eles falaram: "Bom, primeiro a gente fez uma faixa de 1,5 m, piorou a mortalidade, porque em 1,5 m uma moto passava a outra, >> tinha espaço para ultrapassagem, >> tem espaço para caber duas motos". Então A gente reduziu para 1,1, 1,10 m. Diminuiu a mortalidade. Diminuiu muito a mortalidade. Por que que vocês não fizeram >> na na junto à calçada? Porque essa faixa no meio da pista entre a esquerda e a pista central é estranho. Eles falam: "Não, a gente tentou >> aumentou o atropelamento". >> Caramba, olha lá. >> Então,
olha como que o CT faz. É tudo estudado e testado. A gente não percebe, Mas é testado e estudado. Então eles perceberam que realmente a faixa ideal era 1,10 m, que é um pouco mais que o guidão da moto. E não na faixa junto à calçada de nenhum dos lados, mas entre duas faixas de carro. Interessante, né? >> Interessante. E até nesse sentido de piora do trânsito em em quantidade de veículos rodando, a gente tem algo parecido com que era histórico. Hoje a gente tem, a gente tá num momento de taxa de juro alta no
Brasil. Então me dá Uma impressão que talvez veículo novo esteja vendendo um pouco menos do que poderia. >> Vamos falar de frota. Nós temos que tomar cuidado quando a gente vamos falar primeiro de São Paulo. Quando a gente olha a frota de São Paulo sem motos, porque quando você olha estatística, às vezes eles colocam moto no meio, então parece que a frota aumentou. São Paulo tem 12 milhões e meio de habitantes. São Paulo tinha 25 anos atrás 55 milhões de Frota. 5 milhões de frota para 12 milhões de habitante é praticamente dois para um. É
mercado saturado. Quem tem que ter carro já tem. Como é que tá hoje? 6 milhões. A frota não aumentou. Então em São Paulo, a frota média tá no nível da Europa, dois para um. Em São Paulo a frota não aumenta. Então, a frota aumenta no Mato Grosso, aumenta em Salvador, aumenta, mas no Rio de Janeiro a frota não aumenta. E em São Paulo a Frota não aumenta. É a mesma faz 25 anos. Aumentou 10% em 25 anos que não é nada. >> Caramba. >> Que que acontece no Brasil com esse problema de taxa de juro
alta, problema de poder aquisitivo e tudo? Nos países desenvolvidos, o mercado de usado é ao redor de duas vezes e meio o mercado de carro zero. Então, por exemplo, nos Estados Unidos, mercado de carro zero é 16 milhões, Mercado de usado é 42, 45, duas vezes e meio. Na França, mercado de carro zero é dois, mercado de usado é cinco, duas vezes e meio. No Brasil, ano passado o mercado 2,5, mercado de usado 17 milhões. >> Entendi. Então talvez as pessoas mud >> sete vezes mais. >> Sete vezes. >> Então quer dizer o quê? O
brasileiro médio não tem dinheiro para comprar carro zero, muito caro, taxa de juro Muito alta, 30% de entrada, se não você não tem financiamento, ele compra carro usado. E a correlação disso daí é que o carro usado no Brasil, ao longo dos anos, ele vale muito mais que num país desenvolvido. Então vamos dar números. Primeiro a gente tem que achar um carro que vende no mundo inteiro. Vamos pegar o Toyota Corolla. É, eu ia falar ele que ele é sempre um personagem aqui nas nossas conversas. >> Ele vende no mundo inteiro. Então tem fábrica nos
Estados Unidos, tem fábrica no Japão, tem fábrica na Europa, tem fábrica no Brasil, tem fábrica no Sudeste asiático, tem fábrica na China. Então o Corolla é um carro e é o mesmo carro. Então é um carro super interessante pra gente analisar. Um Corolla de 20, 25 anos nos Estados Unidos vale $800. Não vale nada. Por que que não vale nada? Primeiro, o Pessoal tem poder. A renda per capital é 85.000, a gente é 11. Eles têm dinheiro para comprar carro zero. Segundo você, você compra um carro zero lá, um Corolla por 300 por mês. Para
que que você vai comprar um carro de 25 anos? Isso é Estados Unidos. Então não vale nada, ninguém compra. Na prática eles vai tudo para ferro velho, desmancha e acabou. Na Europa, a Europa é diferente porque na Europa eles têm o que a gente chama de controle técnico, que o Brasil tentou Implacar, colocar várias vezes, mas nunca conseguiu. E na minha opinião, o político que colocar controle técnico no Brasil nunca mais é eleito. Porque no Brasil é assim, se você obriga controle técnico e você faz um controle técnico do teu carro de 15 anos e
você tem que gastar R$ 15.000 R000 para deixar ali na rua. Como é que faz a pessoa que tem um carrinho para ir praia no sábado e domingo num piquenque? Porque é um Operário e não tem dinheiro. Eles não anda de carro. O carro é para ir ver a sogra, para ir ver a mãe dele, etc. Se ele é obrigado a fazer controle técnico, não vai passar no controle técnico. A gente chama de velinho. >> Era aquele tipo controlar que teve no passado. >> É. Que que acontece? Você perde o carro. Então, na Europa, quando
você faz um controle técnico desse, então na Europa um Corolla de 25 anos vale 600 € 700 €. Por quê? Quando você vai no controle técnico, você gasta mais que o valor do carro para passar. Então não vale nada. No Japão, o que que acontece com o carro usado no Japão? Quando você compra um carro novo no Japão, você tem que provar que você tem onde estacionar teu carro usado, teu carro novo. Se você não tem um lugar para estacionar, você não tem autorização para comprar um carro zero. Então você vende teu carro zero, teu
carro usado. Onde vai o carro usado? Vai Pra África, vai para país mais pobre, etc., mas não fica no Japão. Então, carro usado em país rico não vale nada. Num Brasil que nem o nosso, um Corolla de 25 anos ainda vale R$ 40, R$ 50.000. 000, que é porque o brasileiro não tem dinheiro para comprar muito carro zero, mas precisa de carro para andar. Então, no Brasil os carros vivem muito mais tempo. Todo país de renda média Semelhante ao Brasil, você pega Argentina, você pega México, é a mesma coisa. A proporção carro zero contra carro
usado é muito maior que nos países ricos. Interessante. >> Poxa, essa aí a gente a gente entra no em vários fatores que são econômicos, sociais e para poder explicar isso, porque você bem colocou, é questão de renda média, enfim, né? Ah, mas aí agora eu quero trazer aqui pra discussão essas As questões envolvendo as montadoras. A gente vê pipocar notícia todo dia de montadora, né? >> É ações de algumas montadoras t caído no exatamente >> últimas semanas. >> Examente. Então eu queria a tua visão, né? como CEO da Jack aqui, enfim, obviamente tá acompanhando todas
a as concorrentes. Acho que recentemente, inclusive, a gente teve o caso da Estelandes e a e a questão dos carros Elétricos, ó, tô fora, esse negócio não é para mim. Enfim, as montadoras tradicionais, né, aquela a turma da velha guarda, ela tá passando, estão passando por grandes dificuldades para enfrentar essa concorrência chinesa que tá chegando agora. não tão sabendo enfrentar essa concorrência chinesa. É mais ou menos isso. >> É o o que a gente tem que entender é o seguinte. Eu fui presidente da Citroen do Brasil, então eu administrava a Citroën como montadora e eu
também tinha a rede, eu tinha os dois, que é uma posição pouco, vamos dizer, anormal na indústria. Montadora basicamente vale muito pouco na bolsa. Então é assim, o Mastelantes vale 25 B, eh, vale menos que a Veg, por exemplo, no Brasil, as telantes. A a Renault vale 10, 12 bi de dólar, nada. Eh, montadora vale muito pouco. A GM vale 50, 60, a Ford vale 40 50, a BMW Vale 50. Basicamente uma montadora vale cinco vezes o lucro, que não é nada. é múltiplo bem inferior ao que a gente tá vendo em outros setores aí,
né? >> Por que que montadora vale tão pouco em bolsa? A exceção é a Tesla, porque a Tesla agora quer fazer robô, etc. Ela tem uma valorização super alta em relação ao resultado dela, mas o pessoal acredita nos robôs, etc. >> Tecnologia, é outra coisa, ele também, >> principalmente esse novo robô Optimus Que ele tá fazendo, etc. E ã a Toyota, a Toyota é uma montadora que vale 250 B, ela vale 10 vezes o lucro. A Toyota sozinha vale mais do que os cinco seguintes somados. Você pega o ano passado vendeu 90 milhões de veículos,
a Toyota fez 11,3, ela vale 250. é 250, 300, depende da taxa de câmbio do Ien, etc. Mas ao redor de 250 ou 300. Depois você tem a BID, que vale menos do que valia 5 anos atrás, porque o mercado compra, você sabe disso, o mercado compra potencial de valorização. >> Perfeito. >> Então, 5 anos atrás ela vendia 15 milhão e meio de carro, mas todo mundo sabia que ela ia crescer. Então, ela já valia 100 BI e hoje ela vale 100 B. Então, no quando você a gente fala, o mercado compra o boato e
realiza o fato. >> Sim. >> Ou seja, vai crescer, vai crescer, todo mundo compra. Quando cresce, fala: "Bom, agora acabou, >> já pagamos por esse crescimento lá atrás. Qual que é o próximo?" >> Próximo. Exatamente. Eh, nesse sentido você tem uma Suzuki Maruti que vende só 2 milhões de carros na Índia e que vale a mesma coisa que uma Ford. Vale duas vezes umas telantes. E a gente nunca ouviu falar aqui da Suzuki Maruti, mas a Suzuki Maruti ela tem 40% do mercado indiano firme e o mercado indiano tá crescendo muito. O ano passado foi
45 milhões e de carro e as pessoas acham que o mercado indiano vai para 10, 12, 15 milhões num futuro próximo daqui 4, 5, 8, 10 anos. Então tão comprando esse crescimento porque pelo que ela vende ela não valeria a mesma coisa que uma GM ou uma Ford. Então, por que que montadora vale pouco em bolsa? Primeiro, quando você olha Qualquer montadora, ela não tem mais nenhum produto que ela vendia 8 anos atrás e hoje. Ou seja, em 8 anos você pega uma Mercedes, os produtos que ela vende hoje, nenhum é o mesmo que ela
vendia em 2018. Nenhum. Se ele erra a mão no desenvolvimento dos novos produtos e a Mercedes errou, por isso que eu citei a Mercedes, ela ela vai vender menos e vai ter que dar desconto para vender, porque a Mercedes errou. A Mercedes entre 2018 e 2025 em relação a BMW Audi, ela perdeu muita venda porque eles erraram no desenvolvimento dos produtos, no desenvolvimento dos elétricos, dos híbridos, no estilo. Eles erraram muito a Mercedes. Já a BMW não errou, inclusive vale mais que a Mercedes hoje. E mas ela pode errar daqui paraa frente. Nada garante que
o sucesso da BMW hoje seja o sucesso daqui 7, 8 anos, porque não vai ter um produto que é o mesmo que Ela tá vendendo agora. Então você tem esse risco, eu mudo meu produto o tempo todo. Outra coisa que acontece com montadora, que justifica ela vale pouco, é que o mercado mundial de carro não cresce. 90 milhões. Vamos esquecer a pandemia, mercado não cresce. Olha que estatística interessante. Estados Unidos em 1991, o mercado americano foi 15 milhões de carros, tinha 270 milhões de americanos. Hoje tem 345 milhões de americ de Americanos e o mercado
do ano passado foi 16. Por habitante, mercado caiu 25%. >> Uhum. >> Uau. 25%. Porque por habitante o mercado americano tá em 22, é em 16, não cresce, mas a população cresce. Se a população deixar de crescer, o mercado cai, que é o que aconteceu na Europa. Então, quando a gente fala da Europa, a gente tem que tomar um baita cuidado, porque às vezes Agora eles não somam a Inglaterra, às vezes eles somam a Inglaterra, às vezes eles somam a Turquia, às vezes eles somam a Rússia. Então tem que tomar cuidado quando a gente olha
a Europa. Vamos olhar Europa com Inglaterra, o que a gente considera Europa do euro mais a Inglaterra. >> Perfeito. >> Tinha 290 milhões de habitantes na Europa e o mercado era 17, 290 e 1990 e o mercado era 17. A Europa, a população cresceu menos, foi de 290 para 320 em 30 anos, enquanto que o mercado, a população americana foi de 270 para 345. Cresceu por causa da imigração, cresceu muito mais. Inclusive, parece que esse o ano passado, talvez a população americana vai diminuir por causa das restrições de imigração que o Trump colocou pela primeira
vez na história. Não tem estatística final ainda. Então, na Europa, de 290 para 320, o mercado caiu de 17 para 14. Uau! 3 milhões de carros amigos vendidos na Europa. Então, Japão, Japão era 5 milhões de carro. Ano passado foi quatro. A população lá não cresce, a venda cai. China, a China é um caso à parte, mas o melhor ano da China foi 2019, 2018, 28 milhões. O ano passado foi 27, 27,5. Parou de crescer lá. Eu acho que vai voltar a crescer no interior da China, Que o interior da China ainda tem muita coisa
para desenvolver. Brasil. Brasil nosso pico foi 3,5. O ano passado foi em 2011, 2012, o ano passado foi 2,5. Então, um mercado que não cresce, quem trabalha nesse mercado não tem potencial de crescimento futuro. Conclusão, valorização em bolsa não sobe, é baixa. Porque basicamente tem novos entrantes, os chineses, e as marcas que estão lá, GM, Ford, Toyota, tudo. Muito difícil crescer venda quando você tem o concorrente chinês chegando. Se segurar já tá bom. Então, eh eh segundo a razão pela qual, por que que o nosso mercado de automóveis, por que que o mercado não cresceu
nos Estados Unidos ou na Europa ou no Japão? Primeira coisa que a gente tem que entender é que quando você olha um carro de 30 anos atrás e você olha o carro hoje, não é o mesmo bicho. Então você pega, por exemplo, um o noile de 1990, não tô falando de f, de 75, >> eu tô falando no Miri porque quem tem 40 anos sabe o que é um cabem popular, você vê a todo momento na rua ainda. >> 750 kg, pneuzinho 15 estreitinho assim. Você olha o o Fiat Argo, 1100 kg, pneu largo, airbag,
ABS, multimídia, O carro tá 300 kg mais pesado. Os carros cresceram, estão mais sólidos e mais resistentes. Um acidente com no mil década de 90 de frente, você morria a 40 por hora. Num argo, você não morre a 40 por hora. Então, os carros todos no planeta Terra cresceram e ficaram mais pesados. Então, quando você pega um no mil que pesava 750 kg na versão básica, 800 na versão equipada e você pega o fit argo 10000, você tem 300 kg a mais de aço, de banco, De tecnologia, etc. Então o carro é mais caro, >>
custo maior também, >> bem maior. Bem maior. Então primeiro os carros estão mais caros, eles estão muito mais tecnologicamente avançados. Motorzinho tinha 60 cavalos, hoje todos têm 80, 90. Tudo isso é tecnologia, mas os carros estão maiores todos. Mais para trás você pega um Passat, que era um carro médio brasileiro, pesava 900 kg. Hoje qualquer carro médio pesa uma tonelada de 300, uma tonelada de 400. O motor era 85 cavalos, o passado TS 1.6. Então, os carros estão maiores e mais pesados. Primeira razão, eles estão mais caros. Se a renda média não sobe muito, não
tem dinheiro para comprar. Segunda coisa, share of pocket. Na década de 90 não tinha internet, não tinha celular, não tinha nada. Conclusão, você tinha dinheiro para gastar com carro. Hoje Numa casa, todo mundo tem celular, todo mundo tem internet. Esse dinheiro que vai para Telecom foi desviado de algum lugar, sobra menos share of pocket para você gastar com carro, com mobilidade, porque você gasta em outra coisa que não existia antes. Terceira coisa, diminuição da população rural. Você tem cada vez menos gente morando no interior, em todos os países, Europa, Estados Unidos, Brasil e mais gente
morando nas cidades. E nas cidades Tua necessidade de mobilidade é menor. Você tem ônibus, você tem metrô, você tem Uber e no campo você não tem nada disso. Então você precisa de carro. Quarta coisa, por incrível que pareça, os carros estão durando mais hoje. Então eles estão mais tecnológicos, mas eles duram mais. Então tudo isso junto faz com que o mercado de carro per capta diminui. Aonde é que cresce o mercado? Índia, China, África vai crescer devagar, mas Índia e China. Se você tira Índia e China, o mercado de carro no planeta Terra de 90
a 2025 cresceu muito pouco. Cresceu um pouco no Brasil que a gente era, a gente tinha um mercado de 600, 700.000 No carros agora é 2,5, mas nós estamos estabilizados. Vai ser muito duro o nosso mercado. Eu não acredito que nosso mercado volta para 3,5 porque o peso do carro aumentou, o custo do carro aumentou, eh tem opções de Mobilidade, o pessoal não tira carta como tirava antes, etc. >> Você acha que entra aquela discussão e principal aí não falando dos elétricos, mas falando carros da combustão de um papo de ESG que na Europa avança,
de ser ambientalmente responsável? Você acha que isso é relevante ou é irrelevante para? Eu vou falar de SG já já. Deixa eu continuar porque que montadora vale pouco. Tem outra coisa que aí é que entra a tua teu comentário sobre os 22 Bi de dólar que as telantes desvalorizou do balanço, que é o seguinte: o balanço de uma montadora, isso o investidor não gosta, ele é extremamente opaco. O balanço que você vê lá, eu vou dar alguns exemplos. Para desenvolver um carro novo, vamos supor, custa um bi de dólar. E vamos supor, você vai vender
500.000 carros. Então você deprecia 2000 por carro em cada carro que você vende. Como é que eu faço para manipular meu Balanço de maneira perfeitamente legal? Eu falo, em vez de vender 500.000 carros, esse carro vai vender 1 milhão. Em vez de depreciar 2.000, >> você deprecia. >> Eu deprecio 1.000. Que que acontece com o meu lucro anual? sobe e daqui 5 anos, quando acaba a produção desse carro, eu tenho que jogar um prejuízo e 500 milhões de dólares. Mas eu sou CEO da empresa que se enquanto estou aposentado. >> Gestão de mandato. >> Você
entendeu? Bom, outra maneira de manipular, eu tenho 1 milhão, bit dólar de investimento num produto novo. Eu, novo CEO, acabei de chegar. Eu olho os investimentos, eu olho a depreciação por carro, falo: "Pera aí, vocês estão depreciando esse carro quanto?" "Ah, vocês estão depreciando 2.000?" Faz o seguinte, eu acho que só vai vender 300.000 desse carro. Bota uma Depreciação extraordinária de 500 milhões de dólares esse ano, porque esse ano é o ano que eu tô chegando. Deixa eu limpar o balanço. >> Limpa o balanço, depois a gente resolve. >> Que que aconteceu nas telantes? Quem
chegou lá? Um novo CEO. Que que ele faz? Deixa eu ver tudo que a gente gastou. deprecia tudo de uma vez e agora eu vou ter um custo mais baixo de carro elétrico. Cada carro elétrico que eu vendo, tô ganhando dinheiro porque eu Enfiei 22 bit de depreciação lá. Então esse ano eu perco uma fortuna, mas depois vamos supor que a elétrica é pior, eu gasto um bi e vou vender 200.000, é 5.000 por carro de depreciação. Eu deprecio um bi agora. Então eu tenho 10 carro elétrico, um bi eu deprecio 10 bi. E aí
quando eu vendo meu carro elétrico o ano seguinte, que é meu primeiro ano inteiro como CEO, eu não tenho depreciação no meu balanço. Vou ganhar um monte de dinheiro, a ação sobe e eu recebo um baita prêmio. O mercado não é burro, como ele não confia muito nesses números, tanto assim que a a ação das telantes caiu, mas não caiu tanto assim para quem anunciou 22.000, Porque eles sabem que o ano seguinte vai dar 10, 12 bit de lucro, porque o cara já depreciou tudo que is que depreciar. Agora meu carro elétrico é uma maravilha.
A fábrica de bateria não tem depreciação. O 208 elétrico não Tem depreciação. A RAM elétrica não tem depreciação, porque eu já depreciei tudo uma vez. Então é assim, a a o a Ford que tem o mesmo CEO, ela também fez uma depreciação. A Ford tá um pouco mais justo, talvez, mas que a Estelantes overdepreciou. O mercado acha isso tanto assim que a ação caiu, mas não caiu tanto, >> porque além vê o prejuízo, mas já vislumbra uma melhora no cara sabe que Ele jogou um monte de depreciação de ativo que agora vai vender carro elétrico
sem depreciação. Ou seja, meu carro da Gol tá dando lucro. >> É importante destacar que nada, nenhum desses movimentos feriu nada de regra, contábil, absolutamente legal. >> Você decide quanto você quer depressar, >> tudo na bola. Você decide aí, outra coisa, você coloca um mix mais rico com produtos mais caros. Não, eu vou vender 50% do da versão topo de linha, que dá Uma boa margem, que nunca vai acontecer. Que que acontece quando acaba o produto? Você tem que jogar uma carga lá porque aquela depreciação não saiu. E aí para respeitar a lei, você tem
que pô, não tava mais vendendo do produto, mas daqui 5 anos eu não tô mais lá. Você entendeu? Então, como o mercado sabe que o balanço de montadora é um pouco opaco, ah, montadora vale também pouco por causa disso. Então, mercado que não cresce, Mercado que a cada 7 8 anos, quando você se chama veg, a Veg vale 30 bit de dólar, quando você faz um motor elétrico, o mesmo motor dura 20 anos. Quando você lança um carro novo, quanto tempo ele dura? 5, 6 anos. Pois acabou, tem que lançar o outro. E se o
novo não for bom, que nem a Mercedes, porque eu errei no estilo, errei no motor, errei entre meu mix elétrico e gasolina, como é que eu faço? Então, o mercado sabe disso. Por que que a Toyota vale tanto? Porque a Toyota é super conservadora. A Toyota é das grandes montadoras, é a única que não fez investimento maluco em carro elétrico. Provou que ela tava certa, porque a venda de carro elétrico não tá, que nem eu falei da, eu vendo carro elétrico, mas a venda de carro elétrico não tá crescendo conforme o pessoal achava que ia
crescer e não vai e vai continuar. Eu lembro até uma, vamos dizer assim, uma certa previsão que você Fez numa última vez que você veio sobre a quantidade de BIDs que tinham no Brasil, mas que não estavam sendo vendidos. E você fez alguma declaração do tipo e pode ver, no futuro a gente vai falar que não vendeu aqueles carros, a gente ainda tá nessa situação. Então >> menos. Mas quando você olha, por exemplo, estatística da Anfávia, a produção nacional tem 30 dias de estoque e segundo os dados da Anfávia, os importados têm 6 meses de
estoque. Ou Seja, eles eles tem muito estoque. Todos eles, todas as marcas chinesas têm muito estoque. o custo do dinheiro é baixo lá, então eles mandam carro, algumas marcas de maneira, eu diria, quase imprudente, mas outras marcas são menos agressivas e um pouco mais pé no chão. Great Wall, por exemplo, é mais pé no chão, bem mais pé no chão. Então é assim, eh vamos olhar carro elétrico. Carro elétrico o ano passado foi de 10 milhões no mundo para 135 milhões carro elétrico subiu 35 Milhões no mundo. Onde subiu 35 milhões? 2200 na China, quase
tudo, >> 600 na Europa com baita incentivo fiscal. Então, dos 3,5 que o mercado de elétrico cresceu, 2800 estão em duas regiões do mundo. O resto só sobrou 700.000 de crescimento. No Brasil cresceu 20.000. eh, nos Estados Unidos zero, não cresceu porque o Trump em outubro parou o Incentivo. Em janeiro, o share de carro elétrico ano passado nos Estados Unidos foi 8%, em janeiro deu 5.3. >> Nossa, >> ou seja, sem incentivo a venda car >> é rápido, né? Você você quebra o incentivo >> na hora. Na verdade, você vende mais antes, por isso que
outubro e novembro lá foi muito ruim, porque ele parou incentivo em outubro, >> mas novembro e dezembro a a a queda foi, Mas assim, dois meses depois, agora janeiro é a realidade, 5.3% era oito. Pararam de fazer a picup elétrica da Ford. Aí depreciar, aí tem que depreciar, porque realmente parou de fazer, tem que depreciar de uma vez, mas depreciar um carro que você ainda tá vendendo é para melhorar o balanço do ano seguinte e legalmente você pode fazer. Então o o o que que aconteceu? Canadá, a Venda de carro elétrico caiu, na Austrália subiu
10.000, nos Estados Unidos zero. E esse ano vai cair, Brasil 20.000. Onde é que a venda no planeta Terra? Onde é que a venda de carro elétrico subiu o ano passado? Ela subiu nos países que t subsídio. Então, por exemplo, na Turquia, mercado lá de 1 milhão de carros, carrilet subiu 70.000. Porque a Turquia importa, ela gasta 1 milhão de barril por dia e ela produz 50.000. Então, ela importa 950.000 1000 barril por dia de petróleo a Turquia. Turquia tem uma renda média semelhante ao Brasil. Então, é um país bem semelhante ao Brasil. Então, a
Turquia é assim, quando o ministro da fazenda lá ele bota menos imposto no carro elétrico, ele pensa: "Bom, mas eu vou gastar menos com petróleo no futuro". Lá subiu, foi de 6 para 12% do mercado, subiu 70.000. Mercadão Milhão. Tailândia também subiu 70.000. A Tailândia é 1/3 Da população brasileira, 1/3 do PIB, 1/3 do mercado. O mercado lá é 1 milhão, a gente é 2,5. Tailândia também importa 1 bilhão de barril por dia. A gente gasta três, eles gastam um, só que eles fazem 50.000, ou seja, eles importam para chuchu. É o mesmo raciocínio. Nos
países de renda média, como o Brasil, 10, 12, 14.000, 000 quando não tem subsídio. Em nenhum país, a venda de carro elétrico tá acima de 5%. Em nenhum País do planeta Terra, sem subsídio, a venda de carro elétren >> e a China crescendo tanto, então é altamente subsidiado por lá. Então lá você tem um monte de subsídio. E o que acontece na China é que a China é o maior importador de petróleo do mundo. A China ela consome 15 e produz cinco. Então ela importa 10 milhões por dia. Então para eles diminuir importação de petróleo
é absolutamente estratégico. E na na realidade A China é o seguinte, por que que a China se especializou em carro elétrico em 2008? Ó, que história interessante. Em 2008, entrou no ministro de comércio e indústria lá, que é um ministério super importante na China, muito mais do que aqui, entrou um engenheiro chinês que tava na Audi e que não fazia parte do Partido Comunista Chinês. Tem 50 milhões de membros do Partido Comunista Chinês. Esse chinês, engenheiro, tem um nome Chinês lá, não é importante. Ele foi ver o ministro e ele falou: "Olha, eu trabalhei na
Audi, eu sou engenheiro. Nós não dominamos a tecnologia de motor a gasolina e câmbio automático e nós nunca vamos dominar porque conforme a gente melhora, >> os outros estão na frente, >> os outros melhoram mais. Então eu melhoro, eles melhoram. Eu tô sempre atrás. Só tem uma maneira da gente dominar a indústria do automóveis no futuro, é a gente mudar de energia, porque aí a gente vai sair na frente. Essa é uma razão. A segunda menos importante é poluição, não foi a razão principal. A terceira que é importante é a dependência de petróleo. E tem
mais, >> depende. >> Toda importação de petróleo da China passa pelo estreito de Malaca em Singapura e tem dois porta-aviões de cada lado. >> Sim. Então eles travam fácil se eles, não quer dizer que eles vão fazer, mas é um risco geopolítico que a China não tá a fim de correr. Então, ã, a verdadeira razão pela qual o chinês começou a fazer carro elétrica em 2008, quando ninguém falava de carro elétrico, era para dominar essa tecnologia antes dos outros. Eles conseguiram. Então, não é que o carro chinês elétrico é melhor ou Pior, eles começaram antes.
Então, eles têm uma tecnologia e um software muito mais, vamos dizer, mais moderno e mais em termos de geração. Por exemplo, o o carro elétrico da Jaque tá na sexta geração, a Volkswagen tá no segundo, terceiro. Então, é óbvio que eles têm um atraso tecnológico que eles têm que recuperar. Eles vão recuperar, mas eles têm um atraso. >> Isso que eu ia perguntar, é possível recuperar ou é a mesma dinâmica da China Continuar sempre na frente? Eh, o carro elétrico ele é mais simples do que o carro a gasolina, do que o carro térmico. Então,
basicamente, com certo atraso e tudo, eles vão recuperar. Então, eh, o mercado de carro elétrico cresce na China porque depende de importação de petróleo, cresce na Europa. A Europa como região é a maior importadora de petróleo do mundo, 16 milhões, mais que a China, é a maior consumidor, 16 importa 13, não produz Petróleo lá. Então, a gente no Brasil, a gente exporta petróleo, gente. A gente é o sétimo maior produtor de petróleo. A gente produz 4.200.000 barris por dia, gasta três. A gente exporta 1.200 por dia. Então, o ministro da fazenda no Brasil, que não
vai falar isso publicamente, ele pensa: "A que que eu vou subsidiar carro elétrico e dar um tiro no meu pé? Porque eu sou só de 50% da Petrobras." Aí na Eco em Belém, eh, o pessoal criticou o presidente Lula porque ele foi inaugurar um posto de petróleo, fez foto com mão com petróleo e tudo. Ele tem razão, gente. A gente não tem dinheiro no Brasil. A gente tem que valorizar a Petrobras e a Petrobras vai passar de 4200 para 5 milhões e meio de barris próximos 3 anos. Ele tem razão. Ah, pega mal com ecologia,
gente. A gente precisa comer, a gente precisa ter salário, a Gente precisa ter renda no Brasil. E o mundo é excedente por petróleo. O consumo de petróleo no mundo continua subindo, menos, mas continua subindo. É 100 milhões. O mundo consome 101 milhões de barris. Vai subir 1 milhão de barril esse ano. Então, claro que ele tem razão. Então, claro que ele não vai falar isso publicamente, mas ministro da fazenda no Brasil não vai pôr subsídio para carro elétrico. Não em país. Nós temos proálcool. 2 Milhões de empregos. A gente fabrica 700.000 barris por dia de
álcool. Bio no Brasil é 1 milhão de barris por dia. 1 milhão por dia. Consumo da Turquia. E eu vou dar um tiro no pé disso daí. >> É, não faz sentido. >> Não faz sentido. Aí vamos falar de reforma tributária. A reforma tributária, nós vamos ter um IVA ao redor de 26 27%. A gente não sabe se é 26, 26,5, 27, 27,5, que vai ser um dos mais altos do planeta. A Hungria é um pouco mais alto que isso. O resto da gente é mais alto que todo mundo. Por que que o nosso IVA
vai ser tão caro? Porque no Brasil a gente taxa mais consumo do que renda. Nosso imposto de renda máxima por enquanto é 27,5%. Na Europa, nos Estados Unidos é muito mais. 35 40 45. Se você não taxa com renda e você gasta dinheiro e o governo brasileiro é um governo que gasta, a gente gasta bem mais que os outros emergentes, Você precisa arrecadar em algum lugar, você arrecada no consumo, que é injusto, porque a pessoa de baixa renda, ela consome mais em relação à renda que a pessoa de alta renda, que a pessoa de alta
renda poupa ou gasta lá fora >> e a pessoa de baixa renda, ela gasta tudo aqui. Mas o Brasil é assim. Então, nosso imposto vai ser 26 27%, a gente não sabe direito. E a Anfávia junto com a BIFA, eu faço parte da BIFA, que é Associação Brasileira de Importação e Fabricantes e Veículos Automotores, nós estamos negociando com o governo federal o que a gente chama de IS, que é um imposto seletivo para automóvel, que o pessoal chama de imposto do pecado, porque vai ter em bebida, >> eh, vai ter em bebida, >> cigarro, etc.,
Mas vai ter em carro, porque a carga tributária média de um carro no Brasil é 33, 35, 37, 40, depende do tamanho do motor. Se você bota um IVA de 26, 27, o governo vai perder muita receita e o governo não pode perder receita. Então agora a negociação vai ser o seguinte, quanto cada um vai pagar de IS, que é o imposto seletivo, >> que é empilhar em cima do custo que da carga tributária atual para o governo não perder essa arrecadação. >> Exatamente. Isso já tá que que o que o automóvel vai ter IS
e vai ter IS. >> É porque no Brasil ter carro é pecado. [risadas] Tá parecendo. >> É que o Brasil precisa arrecadar. Como hoje o imposto do automóvel é 33, 35, você tem que ter um IS para compensar. Então quanto vai ser esse IS? Ninguém sabe, a Anfáo tá trabalhando, etc. Mas provavelmente vai ser como hoje. Caminhão e utilitário leve vai ser zero, porque caminão hoje não paga IPI, que é um pouco imposto seletivo. Carro popular, que eles chamam de carro ecológico aqui no Brasil, etc. Hoje o IPI é zero. Então a gente não sabe
quanto vai ser o IS do carro a álcool ou carro e feito no Brasil. Eles colocam um monte de coisa lá, mas na prática, >> conteúdo nacional, >> conteúdo nacional fabricado no Brasil, que que você faz depois daqui 25 anos, quando você recupera o carro, etc. Provavelmente o IS de um carro fabricado no Brasil, o Motor 1.0, que é uma tecnologia, uma jabuticaba brasileira, vai ser zero ou próximo de zero. E carro elétrico, quanto vai ter de S? Hoje carro elétrico paga IPI de 2,5 a 8%, depende da potência. E carro 1.0, esse carro recuperável
aí ecológico que tem um nome, paga zero. Ou seja, no Brasil carro elétr paga mais imposto do que carro a gasolina do que carro álcool, desculpe, carro flex. Provavelmente o IS no Brasil, a gente Não sabe ainda, vai ser mais baixo no carro 1.0, que pode pôr combustível renovável, que é o álcool e que é fabricado no Brasil, do que é o carro elétrico. E aí vem que que acontece com o carro elétrico. Bom, que eu falo, não tem um país onde carro elétrico não é subsidiado e que o Xer é acima de 5%. Nenhum.
Nem nos Estados Unidos caiu para cinco. Então isso quer dizer o quê? Quer dizer Que o carro elétrico no Brasil, se não tiver subsídio do governo e não vai ter, minha opinião, eu venho no carro elétrico, minha opinião como brasileiro, não tem que ter, a gente tem pro álcool, a gente é sócio da Petrobras, todos nós somos sócios da Petrobras. A gente Petrobras rica, dando um monte de lucro, vendendo um monte de petróleo pra gente ter mais renda aqui no Brasil. Importante pra gente. >> E não só crescimento do mercado de carro Elétrico, mas imagino
que a infraestrutura e não deveria ter muito investimento também pela mesma lógica. Eu lembro que a gente no outro podcast teve aqui, você falou muito sobre a estrutura, você falou que alguém não chega de vitória em BH porque não tem um ponto de recarga. >> Todas as reportagens sobre carro elétrico, eles falam: "Agora tem uma bateria que carrega em 3 minutos, agora tem uma bateria, sei lá o quê". Gente, o Problema da bateria, do carro elétrico, é que você tem que carregar ele. E para você carregar um carro elétrico rapidamente, que que é rapidamente? Para
você encher um tanque de um carro num posto da gasolina, eu cronometro é entre colocar 60 L, dependendo do posto, é 1 minuto e meio a 2 minutos e 10. Cronometro um dia quando coloca teu é o cronômetro. Então em 2 minutos eu encho o tanque. Não dá nem tempo da minha mulher ir pro Banheiro fazer e voltar. Mas em dois minutos, quanta gente acha razoável você abastecer um carro elétrico para não ser algo que seja chato? 10 minutos, >> eu diria uns 10 minutinhos. >> É, acima de 10, 15, 20, você começa a ser
chato, >> começa a ter uma coisa planejar, tem que me planejar, >> porque 10 minutos você vai no banheiro, toma um cafezinho, acabou, tudo bem. Agora meia hora é chato, ainda mais você Tem que fazer várias vezes. Então é 10 minutos. Um carro elétrico médio tem bateria de 60. Para você carregar em 10 minutos esses 50, porque você para com 20, você precisa de uma capacidade instalada de 300 kwhh. Uma mamadeira. Geralmente o carregador tem duas, dá 600. E você não tem um carregador porque pifa. E no Brasil eles roubam aquele aquele tubo de cobre,
eles roubam. Porque vale muito dinheiro. Bom, eles eles roubam cabo de energia elétrica em tudo quanto é lugar. Roubam até do metrô energia, cabo de rede energia elétrica. pessoal do CT tava comentando comigo que uma das razões que prejudica a comunicação eh visual da CT nas cidades, ele fala: "Sérgio, a gente coloca eh eh coisas nas ruas que brilham, a gente consegue colocar azul ou ou branco, dependendo". Gente, você passa duas semanas depois, não sobrou Mais nada. Os caras levam tudo embora. Que que eles fazem com isso na casa deles? Mas eles levam tudo embora.
Meu Deus do céu. >> Então ele fala, a gente tem que colocar, a gente coloca a coisa chumbada no asfalto, o cara leva embora em uma semana. Eles te citam: "Num saída da 23 de maio, gente colocou aquelas luzinhas azuis, tal, tal, tal". Gente, eu passei duas semanas depois, não tinha mais uma, Levaram tudo embora. Então, no o o posto de gasunha tem que ter dois ou três carregadores. Quer dizer o seguinte, ele tem que ter 1 me de capacidade de entrada. Gente, na cidade de São Paulo, para você instalar 1 me numa garagem de
ônibus, leva um ano a 1 ano e meio. >> Nossa, >> quando é que nós vamos ter 1 mega no meio do mato entre Bauru e Presidente Prudente? Nunca. Nunca. Nós não vamos ter. Então não adianta você ter uma bateria que você consegue carregar em 10 minutos se você não tem energia elétrica suficiente que chega para carregar nessa velocidade. Que que acontece na Europa hoje? Eles colocam um carregador rápido, esse que assim consegue carregar em 20 minutos os carros mais modernos de 2080, que é só 60%. Quando tem muita gente carregando, em Vez de 20,
leva 40, >> divide a capacidade entre os que tão usar. Divide a capacidade de carregamento. Então você faz uma bateria que aguenta carregar em 20, você carrega em 40. >> É você botar uma internet boa em casa e conectar todo mundo ao mesmo tempo a visão, ela assistir os vizinhos usando. >> Você entendeu? >> Então o problema nosso não é: "Ah, minha bateria carrega em 5 minutos". Meu Problema é a energia que eu tenho que pôr no meio do nada, no meio da serra, por exemplo, para você poder carregar teu carro eventualmente, se for necessário.
Como é que eu vou colocar essa esse potencial de energia lá? Eu não vou colocar, não tem payback. Então, em países como o Brasil, continentais, onde não tem trade de alta velocidade, todo mundo viaja de carro e a gente exporta petróleo, a gente tem proálcool, Carro elétrico, pode chegar a 5% de share, mas dificilmente sobe muito acima disso. E aí é assim, ah, mas eu não viajo, eu tenho um carro elétrico, eu não viajo. As pessoas da pessoa, eu na minha idade, 95% do tempo eu tô ou sozinho ou com minha esposa no carro. Um
ou duas pessoas. Quando é que tem três pessoas no carro? Quase nunca. Mas eu não compro carro de dois lugares. Porque se um dia Eu tenho que buscar minha neta na escola, como é que eu faço? Então, da mesma razão, ah, quando eu for viajar, eu alugo um carro. Ah, gente, não é todo mundo que pensa assim. Então, carro elétrico em países onde não tem subsídio, Brasil. País continental, Brasil. País que exporta petróleo, Brasil. País tem o Proálcool. Para que que eu vou ter um IS zero para carro elétrico? Eu vou pôr Zero para motor
1.0, que é minha jabuticaba aqui, tecnologia brasileira feita aqui no Brasil, motor feito aqui no Brasil, etc. Eu queria só aproveitar para dar um recado pra galera aqui. Vocês têm a oportunidade de mandar uma pergunta pro Sérgio responder aqui através do super chat. Aproveitem aqui a presença ilustre aqui. Tem muito conhecimento para compartilhar que aí a gente separa um momentinho aqui para bater um papo. E também temos aquele Recadinho de sempre, Rick. >> Exato, né? a gente tá num ano com desafios e oportunidades e justamente por isso a gente abriu uma condição mega especial para
quem quiser assinar a Finclass. Dentro da Finclass você tem acesso, né, a carteiras recomendadas paraa geração de patrimônio ah de forma correta, né, de forma ã ordeira, né, não é para sair comprando CDB do Banco Master, entendeu? A gente não recomenda nada disso, tá? ou geração De renda passiva, né, que todo mundo gosta do dividendo pingando na conta. A turma adora o pingou, né? A turma também tem a carteira para geração de renda passiva. >> E essas duas carteiras estão disponíveis na Finclass. Fora isso, né? Mais de 70 aulas do básico avançado para você aprender
tudo no investimento. Live com a Riz, live com MIG e com os outros analistas para você tirar dúvida. Dois anos pelo preço de um, só que esta Condição é exclusiva se você usar o o cupom Os economistas, tá? >> Economistas, perdão, o cupom economistas. O link tá fixado aí nos comentários, não esqueça. Então, o cupom economistas, você leva dois anos, paga somente um. Sérgio, eu quero trazer agora uma discussão em relação a carro elétrico, porque a turma até estranhou aqui, que eu fui abduzido pelo mundo dos elétricos, né? E a turma estranhou dobrado, porque além
de tudo eu era Toyote >> e >> vovorola, a gente falavaola, >> Vovorola. E a turma falou: "Não acredito, Ricardo, que você largou o Corolla e foi para um para um elétrico". Falei: "Pois é, é verdade, né? Um ponto que eu acho importante, concordo com tudo o que você disse, acho que tem um ponto adicional ainda, né? O carro elétrico, talvez ele funcione numa casa que tenha dois veículos. Aí você tem uma Segunda opção ou híbrido ou a combustão. Mas num país de renda média de 10.000, 11.000, 12.000, não dá, não dá pra gente pensar
que toda casa vai ter dois veículos, né? Eu eu tenho essa oportunidade. Ufa. Mas aí a pergunta que eu quero te trazer como um cara que conhece demais esse mundo dos elétricos e sempre que você tá aqui é aula pensando pro proprietário do elétrico em uso urbano, né? A conta fecha, fica eficiente, é economicamente interessante Pra pessoa ter este veículo elétrico do momento que ela compra até o momento que um dia ela fos se desfazer. Inclusive, que janela seria essa? Eu não acredito que seja uma janela de um ou dois anos para ele efetivamente se
pagar. E faz sentido porque se for no ciclo urbano, você fica menos dependente dessa infraestrutura, né? Por exemplo, eu estou há 4 meses, acabei de fazer 4 meses com veículo elétrico. >> São 9000, são 9.000 1 rodados em 4 meses. Inclusive tô rodando um pouquinho mais do que rodava com Corolla >> justamente por ser muito econômico. Eu falo pra minha esposa, tudo que tem que fazer em casa, eu falo: "Eu vou, é mais barato, deixa o seu aí, porque o dela é de suquinho de dinossauro, entendeu?" É a >> por isso que já rodou tanto
que o que rodou, né? Até na padaria de carro agora. >> Rod. Mas é simples, ciclo urbano. Às vezes eu faço viagens pro interior, mas o interior mais próximo, então consigo ir voltar tranquilo. >> Essa conta fecha economicamente é interessante. >> É o o o eu trabalho com o meu filho, né, e a gente vende muito para Uber e meu filho costuma falar que o carro elétrico para quem roda muito sem fazer grandes distâncias é Sensacional. Então, por exemplo, o Uber dirige 200, 250 km por dia na cidade. Sensacional. Seu caso. Então, primeira pergunta que
a gente tem que fazer quando a gente vai comprar um carro elétrico. Eu tenho onde carregar? Porque tem prédio que não deixa colocar prédio? >> Meu não pode. Meu prédio antigo não tem estrutura, né? o prédio da minha filha, proibido colocar carregador. Teve Reunião de sindicato, proibiram. Então, se você não tem onde carregar o carro elétrico, não compre um carro elétrico. A não ser que você seja Uber, porque toda semana você vai ter um problema. Onde é que eu carrego. Então, primeira coisa, se eu for, se eu não tenho onde carregar, não compro carro elétrico.
Não, eu tenho onde carregar, eu viajo pouco, compro um carro elétrico. É uma delícia. O carro tem aceleração instantânea, não tem manutenção, Responde rápido. >> Quanto tempo leva para carregar? 5 minutos. >> O tempo você leva, coloca na tomada e o dia seguinte você tira da tomada porque o resto você tá dormindo. >> Exatamente isso. O meu ficou essa noite carregando. Foi exatamente isso. >> Outra filha minha, ela tem um um BMW elétrico e ela fala: "Quanto tempo será para carregar?" Ela fala: "5 minutos. Eu chego em casa, coloco para carregar. De Manhã eu tiro
para carregar 5 minutos. Porque o resto eu tô dormindo. Então, se você tem onde carregar e você não viaja, o carro elétrico é sensacional, mas ele é um carro que tem suas imitações. Se você quer viajar pro Rio de Janeiro, se você quer viajar para Florianópolis, se você quer ir para para Montevidel, se você quer ir para Porto Alegre, é muito, Se você quer ir para Foz do Iguaçu, esquece, vai ser uma experiência Péssima. Não, eu fiz e funcionou, meu filho, você tem que planejar. Aí você vai lá, tem filo, o carregador não funciona. Na
Europa é uma experiência ruim, no Brasil horrível, mas se você não viaja muito, uso urbano, sensacional. Tem que tomar cuidado com uma coisa com o carro elétrico, que é o seguinte, o carro elétrico caro, 400, 500, 600, 700, ele desvaloriza muito, porque como ele tem limitação, o público que compra ele usado às vezes não tem Onde carregar. E às vezes é um cara que já começa a viajar mais. Então, por exemplo, você pega um porche tacan novo, 1.200, usado 500.000. Você pega um Volvo novo, 450.000, um XC40 usado, 250.000 blindado com 10.000 km. Você pega
um mini que tem autonomia baixa, novo, 200.000, usado, 110.000, blindado. Então, o carro elétrico premium, caro, ele desvaloriza muito. Então, tem que Tomar cuidado com isso. Agora, o carro elétrico de 100 a R$ 200.000 não vai desvalorizar muito, não tem problema de manutenção e vai durar 30, 40. Esse negócio que bateria, a bateria do carro elétrico ela dura, gente. Eventualmente ela perde autonomia, por exemplo, daqui 10 anos, se tu autonomia 400 km, você vai fazer 320, 300, OK? Mas você não gastou nada de combustível durante 10 anos e nada de manutenção. Então o carro elétrico
para quem faz uso Urbano é sensacional. Até aproveitando aqui, >> se você tem onde carregar. >> É, esse esse é um ponto, né, que eu não fiz o disclaimer, como eu moro em casa, >> eu tenho geração solar >> que é over ainda. Então eu não, eu tenho a geração, a sobra, né, antes de eu comprar o carro elétrico, eu já tinha sobra na geração solar, então eu sequer senti na conta o fato de agora tá carregando o carro em casa. Eu ia falar Que o Sérgio acabou respondendo a pergunta do nosso primeiro super chat
de hoje que o Jox Limitado aqui mandou >> perguntando qual que era o perfil que você recomenda uma pessoa investir ali num carro 100% elétrico. Seria então essa pessoa que tem uso urbano, uma pessoa que tenha carregador dentro de casa, >> tem tem que ter onde carregar. O mais importante não é nem uso urbano, tem que ter onde carregar. >> Essa é a primeira coisa. Eu tava falando com um diretor de banco e ele tinha dois carros elétrico e ele mudou de um prédio pro outro e o novo prédio não aceitava carregador. Foi o Sérgio,
minha vida é um pesadelo. Toda segunda-feira eu acordo pensando onde é que eu vou deixar o meu carro para carregar e o da minha mulher elétrico também. Então aqui no banco tem 16 carregadores, só que o que acontece é o seguinte, tá tudo cheio, eu tenho que chegar 7, 7:30 da manhã >> para colocar meu carro para carregar, ou eu tenho que ficar descendo no elevador três vezes por dia para ver se sobrou uma vaga para carregar. >> Você já fez isso uma vez já? Não foi isso, >> não. Teve, teve uma situação específica que
eu eu até tinha olhei para a autonomia, dava para chegar em casa, mas sabe quando por segurança você fala: "Não, deixa eu colocar aqui um tempinho só para >> eh, mas aqui no prédio a gente tem dois pontos, >> imagina >> aí ou você madruga ou esquece ou esqueceão. >> Vamos chegar em casa tranquilo. Então, >> conclusão, compra o carro gasolina e pronto. >> Se você não tem onde carregar, não compra o carro elétrico. E você, a não ser que você seja Uber, porque Uber é o seguinte, você vai economizar 2000 por Mês de gasolina.
Uber não tem que hesitar, tudo elétrico, porque eu rodo 250 a 300 km e eu vou gastar, em vez de gastar 300 km, 30 L de gasolina, R$ 200, eu vou gastar 30 de energia elétrica. Então, Uber não tem nem queitar, tudo elétrico. Se eu tenho onde carregar e meu uso é basicamente urbano, eu compro o carro elétrico, vou ser feliz a vida inteira. Mas é um uso num país como o Brasil restrito, porque, por exemplo, Eu compro um HB20 ou um Fiat Argo, se eu quero ir passar um final de semana em Parati, eu
vou. E se você compra um carro elétrico de 120.000, >> não vai. >> Você B agora já, mas você não vai nem nem para Ilhabela você vai com carro elétrico, nem para São Sebastião você vai com carro elétrico de R$ 120.000, ele não chega. Então depende se você tem onde carregar e se você não viaja, que Tem muita gente que não viaja. >> É por isso que o share é limitado. >> É por isso que o share >> precisa atender tantas especificidades. >> Exatamente. E por isso que não vai crescer muito no Brasil, >> cara.
E na China você falou é o contrário, tem os interesses diferentes, a menor dependência do petróleo é um objetivo, mas é um país também de eh dimensões continentais, assim, >> mas lá eles têm trem de grande Velocidade. Que que eles dizem lá? Eh, quando você frequenta chineses, e eu frequento chineses faz 15, 20 anos e eu vou lá 5, se vezes por ano, vou semana que vem. O chinês quando precisa viajar 200, 300, 400 km, ele vai de trem. >> A gente, por exemplo, a gente vende picup diesel. A fábrica de picup diesel é 3
horas de carro. A gente vem de trem. Em três a gente leva 40 minutos. O trem vai a 300 e pouco por hora. Não vamos de carro, pega um Uber ou ou a empresa leva o a gente até a estação de trem, alguém da fábrica vem buscar a gente lá na no treino, vamos de trem 40, 50 minutos em vez de 3 horas. Então na China mesmo se você vai, por exemplo, São Paulo, Rio, todo mundo vai de trem. Para você ter ideia, onde é a fábrica da Jaque? É numa cidade que chama Refei, 8
milhões de habitantes, 500 km de Shangai. Antigamente, quando eu comecei na China, Tinha uns 20 voos por dia de Shangai para refi. Hoje tem três. Tem um voo de manhã, tem um voo na hora do almoço e tem um voo às 10 da noite. Acabou. Porque ninguém faz de avião, ninguém. Beijim refei 1000 km 4:30 de trem. Beijim ref. Essa linha existe faz 3 anos. Até 3 anos atrás tinha 20, 25 voos por dia que faz beijinho refi. Hoje tem três voo de manhã, meio-dia e às 10 da noite. Acabou 10 da noite é para
todo quem, todo mundo que chegou de avião da 1 da tarde até às 9 da noite fica esperando no aeroporto para pegar esse voo da que recolhe todo mundo para ir para ir até até refém. Por quê? O que acontece é o seguinte, de avião leva 2 horas e pouco, tem que ir até aeroporto, tem que fazer chequing. De trem leva 4:30, vai todo mundo de trem. Trem, é confortável, tem comida, você chega 10 minutos antes, 350, 380 por hora o tempo todo. Então, a China é outra realidade, tem Outra coisa cultural e culturalmente a
gente tem que entender a China. Se você tem 40 anos na China, você nasceu na década de 80. O mercado chinês em 2000 era 2 milhões de carros, hoje é 27, mas no ano 2000 era 2 milhões de carro. Quem tinha carro? Ninguém. 2 milhões um para uma população de 1 B400, ninguém tinha carro lá. Então, se você nasceu na década de 80, você nunca foi de carro com teus pais para nenhum lugar, porque na hora De visitar teus pais, o sogro, o avô que mora 500, 600 km de distância, seia de trem. Não era
trem bala, mas seia de trem. O brasileiro não. O brasileiro tá acostumado a viajar de carro com papai e mamãe para ir pro para várias cidades lá. Não, todo mundo vem de trem. Então, quando você vende um carro elétrico na China e você fala: "Olha, para viajar é complicado". Fal tudo bem, sempre viajei de trem. Ele não tem essa cultura de pegar o Carro e viajar. Eu vejo meus amigos lá que t 40, 50 anos, eles vão todos de trem visitar os as famílias, todos. E ele fala: "Eu sempre fui de trem, nunca fui de
carro". Eles têm carro agora, mas nunca foram de carro. Índia, a Índia tem o mesmo problema que a China. A Índia ela consome 5 milhões de barris, ela produz 500.000, 700.000. A Índia não produz nada, não tem petróleo. Lá tem carvão, mas petróleo não tem. Então eles são um grande Importador de petróleo. E em relação ao PIB deles, pesa na balança comercial deles na Índia. Então lá eles estão colocando incentivo fiscal e tudo, mas todo mundo fala enquanto não tiver trem de alta velocidade na Índia, porque na Índia todo mundo viaja de carro, carro elétrico
lá vai ser super limitado. Então na Índia eles estão pondo um baita incentivo fiscal, carro gasolina é mais barato que car lá por Exemplo um HB20 é 110 o carro elétrico 80. Quanto tem de che de carro elétrico? 5%. Por quê? Porque lá não tem carregador. A Índia tem 5 mil, é quase o tamanho do Brasil, é, é menor, mas é grande. E não tem estrutura de carregador. E para ter vai demorar muito. E mesmo assim tem todas as limitações. Você tem que parar para E esse carro que custa mais barato, a autonomia dele na
estrada é 150 km. É, eh, tem 200 e pouco, mas na estrada é Menos. E você tem que parar com 20%, senão você fica com medo de ficar sem bateria. Conclusão, você roda um hora e pouco, para carregar. Roda um hora e pouco, para para carregar. Então, a Índia, eles dizem, enquanto a Índia não tiver estrutura de trem bala e não tá longe disso, vai ser muito difícil eles esquecerem o share de carro elétrico significativamente. Na China, o ano passado, Carro elétrico puro foi 37% do mercado que dá os os os 10 milhões de carro
elétricos foram vendidos lá. H, o mercado foi 27, eh, e carro híbrido do plugin foi 17, deu 52, mas a China agora cortou subsídio para carro elétrico agora, esse ano. E eles estão falando que o cheir de carro elétrico lá esse ano vai crescer menos, vai continuar crescendo, mas menos. >> Caramba. Então, dá pra gente assumir então que o na China o uso é Principalmente urbano, já que para viajar você usa o trem e que mesmo assim cresce. Você falou os números mais de 2/3 do crescimento e carro elétrico veio da China mais um pouquinho
de Europa ali. >> Exato. Fora isso, cresce muito pouco, >> caramba. Vou te mandar mais uma perguntinha que chegou aqui no chat de novo. O nosso Jox Limitada, ele complementa aquela primeira pergunta que você já tinha respondido anteriormente Para o perfil urbano. Vale a pena, mesmo com a desvalorização, a pessoa precisaria usar o carro quantos anos para compensar essa desvalorização? Eu vou dar até a minha humilde e ignorante opinião. Acho que não é nem a questão dos anos que você vai segurar o carro. é muito mais a quilometragem acumulada que você vai ter para efetivamente
essa conta fechar. Eh, vamos supor que você pegue um carro primeiro, o carro elétrico Quando você tá na faixa de preço que Uber compra, que é de 100 a 150.000, >> fator importante, >> eles valoriza muito pouco, porque você tem uma massa de comprador de carro usado elétrico gigantesca. Então nós, por exemplo, nosso carro elétrico vale R$ 110, R 112, R$ 115.000. A gente vende carro com 2 anos, por 95 tem fila. Então o carro elétrico barato eles valoriza muito pouco, porque ele tem um Mercado, a Uber tem 1.600.000 motoristas cadastrados no Brasil. 1.600. Isso
não quer dizer que os caras dirigem 10, 12 horas por dia, mas se você tá num no carro elétrico até 150.000, ele desvaloriza menos que o carro a gasolina porque você tem essa demanda de Uber. Aí você pega um carro elétrico na faixa de 200 a 220, 230, ainda não é mercado premium. Esse, na minha opinião, também não vai Desvalorizar muito, porque você pode usar ele 3 4 anos, você ainda vai vender por 140, 150 e você vai economizar uma fortuna em gasolina e você vai ter um carro extremamente gostoso para você andar na cidade.
Não vibra, não faz barulho, aceleração rápida é uma delícia. Carro elétrico premmium 400, 500, 600, 700. Esse vai desvalorizar. Esse a conta não vai fechar. Você pode ter pelo prazer de ter, mas a conta não vai Fechar. Melhor compra car gasolina. Deixa eu fazer uma coisa interessante para híbrido plugin, porque essas marcas chinesas estão todas chegando. >> Esse era o ponto que eu queria trazer. >> Um híbrido plugin. Vale a pena eu comprar um híbrido plugin? Sim ou não? De novo, a primeira pergunta é: você tem onde carregar? Se você tem onde carregar, o Iuplogin
é um carro sensacional para você ter em casa se você tem onde carregar, porque Você vai carregar teu carro mais frequentemente, três vezes, quatro vezes por semana, mas você vai fazer 30, 40 km por litro de gasolina na cidade. Sensacional. Não, não tem onde carregar. Não compro duplain. Pega por exemplo um tigo 8, a versão a gasolina 180 190 e duplo agin 230 é normal. Você tem 400 kg a mais de produto, você tem bateria para finela de carro elétrico, etc, etc. Você vai pagar Teu carro mais caro que um carro a gasolina. E se
você não tem onde carregar o motor a gasolina, vai carregar a bateria. Mas você tem um carro 400 kg mais pesado, você vai gastar mais gasolina, mais quilômetro por litro, você vai fazer menos quilômetro por litro com o teu carro, melhor comprar. Para que você compra do plugin você não tem onde carregar? Então a primeira pergunta, vale a pena eu comprar um do plugin? Pergunta: você tem onde carregar? Tenho. Compra. Não, não tenho. Para que que você vai comprar um carro? Você vai pagar 40, 50.000 1000 a mais e o motor a gasolina vai ficar
carregando 400 kg a mais todos os dias e você vai se teu carro híbrido do plugin não é carregado, vamos supor, ele faz oito na cidade. O carro só a gasolina igual o 8 ele faz 9,5 que ele pesa 500 kg a menos, 400 kg a menos e ele custa 40.000 a menos. A Que que você vai comprar o dupla aqui se eu não tenho onde carregar? Essa a primeira pergunta. A segunda, eu viajo muito, sim ou não? Se eu viajo muito, a primeira pergunta que eu tenho que fazer quando vou numa concessionária e na
internet essa informação é super escondida pelas marcas, você procura lá potência do motor, a gasolina do song, você não vai achar. Pode procurar, tá super escondido. A potência combinada é 250 cavalos. OK. Qual é a potência do motor? A gasolina. Porque o híbrido do plugin, você tem dois tipos de híbrido do plugin. Você tem o híbrio do plugin caro, 35, 50, 400, 500, 600, 700, 800, onde você tem um motor a gasolina que tem ainda 250, 300, 350 cavalos. Então quando acaba a bateria você ainda tem um carro rápido e você tem um proguin mais
barato, basicamente os chineses, que tem Motor a gasolina de 120, 130 cavalos. Tem um carro da Dil híbrido pro Guin. Motor a gasolina tem 120 cavalos. O carro pesa 2 toneladas que nem o song. Quando acaba a bateria >> o carro can. >> Você tem um carro de 2 toneladas com motor de 120 cavalos. Relação pesopência pior que o no mil. Fusquinha. E você pagou o carro 200 pau e o carro numa serra não passa um Ônibus, não passa um camião, você fica atrás do camião, aí você liga pra concessionária para reclamar. Aí essa é
a característica do carro. Então quando você faz o test drive, o carro tá com a bateria carregada. >> Com a bateria carregada. Perfeito. >> E é sensacional. Então >> se você tem onde carregar, primeiro você tem onde carregar, não. Não compra e Bid do plugin. Você vai pagar teu carro 40, 50.000 a mais e você eh vai gastar mais Combustível que você tiver um carro gasolina normal. Não, eu tenho onde carregar. Segunda pergunta, você viaja muito? Você vai para lugar onde tem serra e tudo? Porque quando acaba a bateria você tem um carro pesado com
motor a gasolina limitado. Então você tem um carro lento. Mas, por exemplo, se você não viaja tanto, eh, por exemplo, você vai para Maresias, se você carrega teu do Plugin em Maresias, na tua volta você tem um Baita carro. Se você não carrega teu iruplaguin no litarol norte e eu tenho um amigo que tem que com diretor de banco também, ele não carregou lá, ele falou: "Sérgio, foi um pesadeiro subir emigrantes. Nunca mais peguei o meu BID Song para viajar porque na imigrantes eu tava na faixa da direita a 90 por hora os caminões passavam
a gente e o dele ainda é blindado." Então, híbrido plogin, você vai pra praia com ele, vai para Elabela, Perfeito, vai para Ubatuba, perfeito, mas carrega lá, porque senão na volta você tem um carro lento. Você entendeu? >> Deu para entender? >> Agora dá para viajar, você não para para carregar, etc. Mas você tem um carro um pouco lento quando acaba. Mas a primeira pergunta, se você não tem onde carregar, não compra o IB dupla. E tem um monte de gente que mora em prédio e que não é permitido carregar carro. Não é permitido. Então,
para que Que você vai comprar um carro híbrido? Hoje todas as marcas chinesas vendem o que eles estão desenvolvendo tecnologicamente lá, que é carro elétrico e híbrido plugin. O duplaguin hoje é 7% do mercado brasileiro e o carro elétrico é quatro. Então, as marcas chinesas estão em 11% do mercado brasileiro. Desses 11, eles têm 80%, que dá oito e pouco. Por que que eles têm quase 10? Porque a Cherry vende Muito carro só a gasolina. A Cherry, só a Cherry. Então assim, a gente tava, como é que tá o mercado brasileiro com esses chineses chegando
e tudo? Tem duas marcas que estão surfando no mercado brasileiro, não tão nem aí com o com a presença da da dos carros chineses chegando. Fiat continua com 21% de share. Volkswagen foi de 15 para 17% de share. cresceu. Então, duas montadoras Nem vendo carro chinês, não incomoda eles nada. A Volkswagen lançou um Terra, excelente produto, ao redor de R$ 100.000. Você pode viajar, o carro é bonito, é confor que nem o Fiat Argo, etc. São carros sensacionais, são carros bons, totalmente adaptados ao que o brasileiro pode pagar. Quem tá sofrendo? Jeep, GM, Hyundai não
sofre nada porque a Hyundai no Brasil 95% da velha é motor 1.0 e 1.0 turbo e a Hyundai tem uma fábrica super Eficiente. Então assim, a Hyundai não sofreu nada com chineses. Nem a Hyundai, 7 8% no mercado brasileiro, nem a nem a Volkswagen e nem a Fiat. Por quê? Porque eles vendem carro brasileiro a no Brasil abaixo de R$ 150.000. E nessa faixa o chinêses não tem oferta. Tem um pouquinho de carro elétrico da BYD, mas é 2 3% do mercado da Bid da Dil, mas é nada. Então tem marca brasileira, tem marca que
não tá nem sentindo. E aí vem o comentário: "Mas será que marca chinesa vai dominar o mundo?" É, a resposta que eu falo é o seguinte: quando você tem uma televisão na sua casa, ninguém sabe a marca da televisão que você tem. Aliás, se você reparar isso, você não reparou, a tua televisão não tem nem a marca na frente. A marca tá no controle remoto. Você tem uma Samsung ou uma qualquer Uma, não tá escrito na televisão o nome, tá no controle remoto. Ou seja, basicamente televisão é commodity. Ninguém sabe a marca que você tem,
nem eles colocam a marca que eles vendem. Quando então num mercado desse você pode chegar a ter 70, 80% no mercado mundial, [risadas] três, quatro marcas. O carro, todo mundo sabe o carro que você tem. Carro não é commodity. Quando você anda num carro elétrico chinês, você tá fazendo um statement. Eu gosto de tecnologia nova, eu gosto de novidade, eu gosto de Quando você anda num BMW, você manda outra mensagem. Quando você anda num Volks, você manda outra mensagem. Quando você anda num Fiat, você manda outra mensagem. Então, o carro, todo mundo sabe o carro
que você tem. É completa. Carro não é commodity. Carro tem marca que tá escrito em todo lugar dela. Na roda, na frente, atrás, tá escrito em todo lugar. >> Então, quando você tá falando algo que não é commodity, você no começo cresce muito, mas depois começa a ficar mais difícil. Estatística de novo. Bill ID. A BID vendeu 500.000 carros em 2020. Vendeu 1.1 em 2021. Ela valia 100 B de dólar. Ela vendeu R 4.600 o ano passado. Ela vale 100 B. Valização em bolsa zero. Quer dizer o quê? Quer dizer que um monte de gente
acha que o potencial de forte crescimento da Bwed acabou. Então a Bed, ela foi de 500 para 1,200, de 1,200 para 2, de 2 para tr de tr para 4 e qu de tr para 4 e 200. Eles falaram o ano passado, final de 23, final de 24. Eles estavam com 4200, final de 24. Nós vamos fazer 6 milhões e em 25 fizeram 4600. As árvores não sobem ao céu. Tem um momento que a árvore sobe, sobe, mas não consegue subir. Tem gravidade, né? Acima de 100 m é difícil um eucalípto continuar crescendo. Então foi
para 4600. Objetivo deles esse ano 5200. A tá bom. Então crescimento explosivo acabou. Vai continuar crescendo, sim ou não? Pode ser que ele faça os 5200, pode ser que ele faça os 4600. Toyota. A Toyota foi de 11 para 11300. A Toyota continua a maior montuadora do mundo com 11300. A Volks caiu de 9300 para 9 porque ela perdeu o volume na China. Então é assim, Hyundai 7300, de 72 para 7300. Então, quando você chega em 4 milhões, que é o volume da a Dil com todas as marcas, fez quatro e a Bid fez 4600,
quando você chega nesse tipo de volume, você precisa começar a crescer em todos os países do mundo para poder crescer. E quando você pega uma marca como a Hyundai, que vende 7300, a Hyundai vende quase 2 milhões nos Estados Unidos, quase dois. Vende 1,700, 1,600 na Coreia. Hunda Kia, né? E ela tá Implantada no planeta Terra. Para você ter ideia, Toyota, a gente no Brasil é 1,4% das vendas da Toyota no mundo. Nada. >> Nada. [risadas] E a Toyota no Brasil é uma bela marca, mas a gente é 1,4% da Toyota no mundo. Então assim,
para essas montadoras chinesas que cresceram muito rápido até 4600, até até 4 milhões, a o crescimento agora, Por exemplo, na China a Bied parou de crescer. Por quê? A China tem 30% do mercado de carro elétrico na China. 30%. que é enorme como carro elétrico lá E50 elétrico e híbrido duplo agim, ela tem 15 do mercado chinês, mas o resto é carro térmico e a Bigadin não tem carro térmico. Os motores da gas B são péssimos, antigos, ela não investe em carro térmico e ela tem razão pro pr para o que ela faz lá na
China. Então quando você tem 30% de um mercado, [ __ ] passar para 40 é duro, hein? Porque tem gente que não compra Biadi de jeito nenhum. A Badin andou baixando o preço que nem louca lá na China. Todo mundo que comprou Bedin fala: "Nunca mais eu compro. Paguei meu carro, >> paguei meu carro 150.000 remibro hoje vale 95. Nunca mais eu compro. Então quando você chega 30% num mercado, gente, você não vai para 40. Você pode ir para 31, 32. Aí você tem que começar a crescer em outros lugares, Outros lugares. Aí você começa
a olhar o mercado. No Japão, esquece que car chinês não vai vender no Japão. Japonês, 90% do mercado japonês é a marca japonesa. Então caro chinês vai vender no Japão. Nos Estados Unidos é proibido por lei. Então é 100% de ali. >> É, eu tive lá recentemente, só vi carro japonês, Mazda, só os carros próprios deles ali. >> Então os Estados Unidos não vai vender, Que é o segundo maior mercado do mundo. Aí você tem Índia. A Índia e a China se entendem super mal. São duas potências. De vez em quando tem guerrinha lá nas
fronteiras e tudo. Carro chinês lá não é bem-vindo. É um mercado. Então você pega mercado japonês 4 milhões, não tem carro chinês. Mercado japonês 4 milhões. Mercado indiano 4,5 e vai crescer. Não tem. Estados Unidos que 16 também não vai crescer. Então você já tem aí 25 milhões Onde eles não vão participar. Aí depois você tem um monte de países, pega América Latina inteira e África inteira, onde carra gasolina, carro elétrico duro, porque não vai ter infraestrutura nesses países. Aí você pega o Sudeste asiático. O sudeste asiático é Tailândia, vamos pôr Turquia, vamos pôr Malásia,
Filipinas, etc. Nesses países a Toyota tem 40% de chá. Todos esses países, Gente, para pegar um cliente de Toyota, que nem você era, e senta ele numa marca chinesa chegando, porque o cliente Toyota, por definição, ele é conservador. Valor de revenda, eh, eu não quero um carro que dá problema, etc. Não, teve um uma fala sua no último podcast que é o cara do Corolla não gosta de carro. Eu falo: "É verdade, eu não gosto de carro. >> É muito polêmico." >> Eu não quero ter problema com o carro. Eu não quero. O carro é
para me levar do ponto A pro ponto B. Pronto. >> Todo mundo para quem eu pergunto, que eu pergunto, por que que você tem um que que você gosta no seu carro? O cara pensa e fala, não dá problema. É >> isso. >> O cara pensa e fala: "Tem bom valor de revenda". Aí eu falo: "Eu gosto de carro". É que nem quando você fala qual a Qualidade da sua mulher, ah, ela é fácil de passar pra frente, ela gasta pouco. Bom, então você não gosta de mulher, você entendeu o que eu quero dizer? Então
é meio forte falar isso. >> E o e e a Toyota é a marca mais vendida no mundo. Então tem um monte de gente que realmente para eles o carro é algo simples que tem que levar do ponto A ponto B sem ter problema. E ela é de longe a maior montadora do mundo, a que vale mais em bolsa. etc. Conservadora, Muda. Por que que a Toyota vale muito? Não tem nada mais parecido que um Toyota da nova geração que o Toyota da geração antiga. Eles mudam pouco. >> Percebe, não percebe a evolução moderna. >>
Mas por que que eles mudam pouco? Porque eles vendem carro. Por exemplo, o cara que quer um carro um pouco mais ousado compra o Honda se você quer ficar japonês. Você entendeu? O Civic é um carro muito mais ousado do que o Corolla. Então, e funciona. Ela vale 250. ela vale mais do que as cinco montadoras seguintes. Então é assim, tem muita gente assim. Então você pegar um país onde a Corona tem 40% de share e achar que você vai crescer muito naquele mercado, gente, você vai crescer, mas você não vai crescer. Eh, você entendeu?
Tão falando que na Europa eh as marcas ch as marcas chinesas na Europa hoje estão com 7% de share. Vai crescer? Vai para quanto? 15. OK. 20. Áá. Esquece. A as marcas premium no mercado europeu tem sete por BMW. Tem sete, Mercedes tem sete, Aud tem sete. Ó, você pegar um europeu que compra uma marca premium, fazer ele comprar uma marca chinesa, difícil. >> É, eu lembro, a gente até conversou um pouco sobre Lexus outra vez que você veio, né, que o europeu ele compra marca ainda, né? >> O N também, >> brasileiro também. >>
Brasileiro é é grife. Grife. Lexus é um produto sensacional. No Brasil não vende. Mercado premium no Brasil é 40, vende 15.000. vendeu 15.500 BMW, 8000 Mercedes, vendeu 900 Lexus. E o Lexus é tão bom quanto o Mercedes. >> Mas o brasileiro >> para ele a marca é importante quando ele compra um carro. É o que que eu tô falando para vocês chegam com um Lexus na frente de um restaurante, o Manobrista leva embora. Você chega com BMW bacana, ele fica no restaurante [risadas] para frente. >> Você entendeu? Então o europeu é a mesma coisa. o
europeu, para ele a marca, o americano é mais pragmático. >> Se é bom, compra. >> Se é bom, eu compro e acabou. é bom, é mais barato, eu compro, mas europeu não. Então assim, claro que as marcas chinesas vão crescer, mas ó, a a a Audi tem 7% do mercado europeu, a Volkswagen Marca tem 14% do mercado europeu. Gente, para se tirar um cara de um Volkswagen e sentar ele num carro chinês, não tô falando que é impossível, mas vai demorar e vai ser lento. E o o europeu é muito conservador nos seus usos e
costumes. Aí você tem a SCO, porque a a Volkswagen como um todo, tem 27% do mercado europeu. A Skoda é a marca mais barata da Renault, da da Volkswagen, como por exemplo a Dácia, é a marca mais barata da Renault. Ah, se eles vão pôr Carro para brigar empresa com carro chinês, vai ser. Mas é do grupo Volkswagen. Então é assim, eles vão crescer, mas não vão não vão não vão dominar o mercado, o mercado europeu, porque carro não é um painel solar. Teu painel solar é chinês, eles têm 90% do mercado, mas ninguém sabe
a marca do teu painel solar. carro é diferente. >> Pensando nessa questão do do dos fabricantes chineses, olhando pro nosso Mercado, acho que já ficou claro, o share é limitado. É isso daqui. >> Até eles fazerem uma jabuticaba, >> isso. >> Até as marcas chinesas terem um carro com motor 1.0 e 1 pon flex e 1.0 turbo flex. Você vai gastar 500 milhões de dólares investimento e você vai vender esse motor só no Brasil, porque na China não compra. Então você tem que ter o motor 1.0 e Você tem que ter o carro onde vai
esse esse motor. Porque, por exemplo, quando a Bill Ed fala que ela vai fazer um dolfing e ela vai colocar o motor 1.0, gente, é mentira, não cabe. Um carro que foi feito para ser elétrico, ele tem um entreixos grande. A bateria faz parte da rigidez do carro. Se você tira a bateria, o carro, o carro faz assim, >> fica bambo. >> É. E não cabe num carro que foi Projetado para ser elétrico o motor, o radiador, a caixa de câmbio, catalisador. Não cabe. Então se a Bied quiser ter um carro 1.0 no Brasil, ela
vai ter que fazer o que a Hyundai fez, que é desenvolver um carro específico pro mercado brasileiro, que não vende na China e desenvolver um motor 1.0 turbo flex, que também não vende na China. E aí ela vai ter os custos brasileiros, aço brasileiro, mão de obra brasileira, Fábrica brasileira, porque os Bed que a gente compra, que você compra hoje da fábrica de camaçari, o ar do pneu é chinês. É tudo chinês, nem pintado ele é por enquanto. >> Ela vai ter que fazer o boto, não vai poder ser o dolf >> não. [risadas] Boto
cor-osa >> vai ter que ser o boto. Vai ter que ser totalmente Nacional. Vai ter que fazer o boto >> que só tem na Amazônia. [risadas] Eles vão ter que fazer um boto. Enquanto eles não fizeram um boto cor-de-osa, o potencial deles é limitado. Isso é verdade para todas as marcas chinesas. E por isso que eu costumo falar a marca chinesa que tem o maior potencial de crescimento no Brasil é a Dil. Porque a Dil comprou uma parte da fábrica da Renault. >> Sim. >> E a Renault aconteceu o seguinte com a Renault. Em 2011,
2012, a Renault tinha 10% do mercado brasileiro e o mercado brasileiro era 35 milhões e meio de carro. Então, aquela fábrica que eles têm conjunto com a fábrica de motor, ela tem potencial de fazer 350.000 carros por ano. Quanto ela faz hoje? 5% de um mercado de 2,5. Então, ela faz 140, 150.000 carros, 130.000 carros. Conclusão, tem capacidade ociosa, dá para crescer. Então a Dil tem capacidade aqui. Segunda coisa, a Dil vai usar motor da Renault 1.0 e 1.0 turbo. >> Não tem que desenvolver, >> não precisa desenvolver nada. >> A Renault pode vender o
carro para outros, pode, mas custa mais caro porque alguém tem que pagar o desenvolvimento. O sócio não paga. Então a Dil ela consegue fazer uma Jobbuticaba, um boto rosa muito mais facilmente, com muito menos investimento do que a Hyundai, por exemplo. Aí você pensa o seguinte, eh, eu admiro muito a Yondaikia, porque eles eram nada 30 anos atrás e hoje fazem 7 milhões de carros. Mas primeiro eles têm 90% do mercado interno deles, onde eles ganham um monte de dinheiro. Segundo, eles conseguiram ter vender quase 2 milhões de carro nos Estados Unidos e eles estão
hoje em vários Países do mundo. Como é que a Hyundai, terceiro maior fabricante do mundo, 7.hões300 300 carros ano passado. No Brasil não faz mais coisas porque eles poderiam tranquilamente. A Hyundai no Brasil tem uma fábrica que trabalha em três turnos super eficiente, 3.000 funcionários só, trabalha três turnos no topo da capacidade. E por que que a Hyundai não cresce no Brasil? Porque ela não ganha muito dinheiro. Por exemplo, por que que não fizeram uma fábrica da Kia? A, dos 7.300.000 carros que a Hyundai vendeu, quatro foi Hyundai. 3700, 3300 foi Kia. Kia vende quase
a mesma coisa que Hyundai. Por que que a Kia não fez uma fábrica no Brasil? Ou por que a Hyundai não lança outra outro boto? Porque eles não ganham muito dinheiro. Então eles estão aqui, eles fazem 8, 9% No mercado brasileiro. Se eles ganhassem dinheiro, eles teriam muito mais fome para crescer. Você entendeu? Então o mercado brasileiro, quando você tira a carga tributária, que vai ser no futuro, o IVA e o IS, o preço do carro no Brasil é muito barato. As montadoras não ganham dinheiro no Brasil. Você pega a Honda, ela disse assim: "O
Civic e o Corolla lançaram em 98. Montadora trabalha por, como é que chama? Por onda. Teve a primeira onda de montadora, que são as montadoras que chegaram a China, as japonesas que chegaram na década de 90, 96, 97, 98. Chegou Honda, Toyota, depois você teve as francesas, você teve a Renault, a Pejuaco, porque uma olha o que a outra faz, você entendeu? Agora você tá tendo os chineses, porque é a mesma coisa. Um, ele tá indo, eu também vou. Deve ser bom. >> Sim. >> E aí, eventualmente o cara chega e percebe que não é
tão bom assim. Por que que a Renault deixou de vender o D e o Sandeiro no Brasil? Ela tinha 10% de xer, caiu para cinco. Ele falou, o Luca de Mel, que é o CEO da Renault, era o CEO da Renault, ele veio no Brasil, ele falou em 2001, 2002, 2021, 22, ainda vendi o carro. Ele falou: "Nós não vamos renovar o Sandeiro e a e o Logan do Brasil com Motor 1.0. O Janis fala: "Mas isso é o market share?" Falei: "O marketcher não é importante. Eu não ganho dinheiro com esses carros. Para que
que eu vou fazer um carro para não ganhar dinheiro? Eles não renovaram. Eles queram de 10 para 5% de share. Você pega a Honda. A Honda fez no Brasil a primeira geração do Civic, a segunda geração do Civic, a terceira geração do Civic. Na quarta geração em 2018 não fizeram carro no Brasil, deixaram de Vender o Civic. Eles tinham de share 6,5 7, caíram para quatro. Por que que uma Honda decidiu não fazer a quarta geração do Civic no Brasil? Porque eles não gavam dinheiro, não tá escrito. Mas alguém foi lá apresentar no board, ó,
vamos investir, vou gastar 500 milhões de dólares ou 300 milhões de para lançar o novo Civic no Brasil, nós vamos fazer isso, aquilo? O cara falou: "Escuta, na primeira geração você não ganhou dinheiro, na segunda Geração você não ganhou dinheiro, >> mas na quarta vai, >> na terceira geração você ganhou dinheiro, você tá me fazendo gastar que retorno vai ter isso daí?" >> É, veja bem >> qual que é a ti desse projeto? Eu preciso brigar com a Toyota, tal. Esquece, nós não vamos fazer. A Toyota vai fazer. A Toyota o custo dela, eu tenho
o meu. >> E não fizeram. Se eles tivessem ganhando dinheiro, eles teriam feito. Você entendeu? Então, quem ganha dinheiro no Brasil, com certeza, Fiat, a Fiat tem algumas coisas que fazem ela ganhar dinheiro. Primeiro, o volume. A Fiat o ano passado vendeu 1.250.000 carros no planeta, 540 no Brasil. Uau! 620 Brasil e Argentina 48% da venda da Fiat no mundo é Brasil e Argentina. Argentina não conta Brasil. A Fiat virou uma marca brasileira, não é Italiana. A Fiat na Itália vendeu 160.000 carros. No Brasil 540. 30.000 na França, 80.000 na Alemanha, 540 no Brasil. diretor
mundial da Fiat, que é um italiano agora, numa declaração paraa imprensa na Europa, ele falou: "O problema nosso é que toda a nossa verba de ord vai pro Brasil, >> que aí faz sentido. >> Eu não tenho produto na na na Itália para vender." E é verdade, porque você Tem um limite de R&, a Fiat lá não ganha dinheiro, aqui ela ganha dinheiro, gasta tudo aqui. Então aqui nós temos produtos modernos e adaptados ao carro que ao que o Brasil pode pagar, que é um Fiat Argo. Segunda coisa, eles fazem 540.000 motor 1.0 no Brasil.
Uau! A Hyundai faz 100 e 150.000 e o 1.0 turbo vem da Coreia. Então eles fazem 100.000. Quem se acha que tem um motor mais barato, a Fiat ou a Hyundai? A Fiat ela faz 540.000. Aí a Hyundai vende no Brasil c e 8% de 200.000 carros. A Fiat vende 540. Quem paga para-choque mais barato, banco mais barato, vidro mais barato, aço mais barato, tudo mais barato. A Fiat ela chega pro fornecedor, ela tem três vezes o volume da Hyundai. Aí eles têm um incentivo fiscal super eficiente lá. Hyundai não tem, porque a Hyundai tem
no estado de São Paulo, eles lá tentivo fiscal, CMS. E e aí é organização da Fiat, a fábrica Deles em Betim é provavelmente a mais produtiva da Fiat no mundo. Eles têm um lugar onde eles fazem 500 500.000 por ano, ainda mais o que exporta para para Então eles são super eficientes. E se você é uma marca nova, D e você quer vender no Brasil, você vai ter que vendar preço de Fiat. Ninguém vai pagar teu carro mais caro. Aí você olha o teu curso, você fala: "Nossa, não vou ganhar dinheiro". Então você lança o
carro que, né? Renault lançou o logo em cedero, mas um dia você cansa. Chega agora eu quero ganhar dinheiro. Bom, então eu vou vender carro acima de 160.000 Porque brigar com a Fiatin no Brasil é muito complicado. E é o que a Renault fez. A Renault desistiu, falou: "Não consigo, eu não consigo com um carro projetado na Europa, com mesmo Dácia, brigar com os custos da Fiat e vender no preço da Fiat Ganhando dinheiro. Mesma coisa GM. A Volkswagen, ela já tem mais volume no Brasil, 17% contra 21 de Sher, ela já vende 400.000 carros.
Opa, já é diferente. Mas ela não tem a eficiência das fábricas da FI, da fábrica da Fiat. Não tem. E ela não tem o incentivo fiscal da Fiat. Então, a Volkswagen é menos lucrativa do que a Fiat no Brasil. E vira e mexe a Volkswagen perde dinheiro no Brasil. Agora, as marcas Chinesas podem decidir perder dinheiro do Brasil durante 10 anos. A Ford perdeu dinheiro do Brasil durante 20 anos até embora. Então assim, você é uma montadora, você vende 5 milhões e meio de carro no mundo, você vende lá 150. mil carros no Brasil, perde
dinheiro, bom, tudo bem. Um dia eventualmente o cara cansa. A Honda cansou, a Hyundai, minha leitura, tem um produto excelente, motor bom, exclusivo pro Brasil, boto cor- de rosa, mas não quer fazer um segundo com a Kia. Por que que ela não faz um segundo com a Kia? Podia, né? Faz uma nova fabriquinha, motor já tá aqui. Por que que não faz? Você entendeu? Poderia fazer ou poderia lançar outro carro semelhante. A Fiat tem vários carros compactos, Mob, Argo, etc. E a a Hyundai podia chamar de de Hyundai e vender >> e fazer uma segunda
fábrica. Por que que eles não querem? Então assim, o Brasil é Um mercado bem complicado. É como o mercado indiano. O mercado indiano tem uma taxa para carro acima de 4 m. Então os carros na Índia é assim, por que que a Suzuki Maruti segura 40% de xer faz 40 anos lá? Porque a Suzuki Maru tem um monte de carro, sedan, R, SUV de 3,97, 398, 399,5, >> mas não passa dos quatro. >> 399,1. Aí chega você, Toyota, pera aí, você tá falando que tenho que Mudar o meu projeto para vender carro na Índia. Não,
eu não mudo o meu projeto, mas teu carro mede 4:10. É, paciência. E aí não vende. Nossa, que louco. >> E se muda, muda todo o carro. Tem que gastar um dinheiro. >> Não dá. É outro carro. >> É outro carro. >> É outro carro. >> Essa lei de 4 m protege os fabricantes indianos, que nem o motor popular Protege os fabricantes brasileiros, o motor 1.0. >> E aí, nessa desses, porque assim, no começo dos chineses aqui, a gente tinha BID. Aí ano passado chega Dilly, finalzinho Lip Motors e já tá encomendado chegada de outros.
Tem outros pequenininhos, né, do próprio grupo D, tem outros que já se posicionaram. >> Mas este share tá meio que dado. É isso. Um mercado que não cresce, o share tá Dado. Como é que você vê essa competição entre eles? Vai ser rouba monte. Não é, não tem nem o rouba monte dos outros, porque Fiat nada de braçada ali na dela, a turma, cada um ali no seu fidelizado, entendeu? A o o cara de Corolla que tinha que trocar o Corolla por um chinês já fez isso. Fui eu e acabou. >> Era o [risadas] único.
>> Era o único. >> Mas você não tinha um Corolla Cross? O >> Ah, um cross porque o Corolla Cross já é Um carro que as pessoas gostam mais. Ele já é um carro mais >> Eu tinha um cross cross híbrido ainda. E mas decidi, mas decidi a troca. Como é que você vê essa questão deste deste cheé? >> É o fenômeno de onda. Assim, o pessoal a Bid fala na China que tá vendendo um monte no Brasil, vem todo mundo para cá. Agora a Bied perde dinheiro no Brasil e não perde pouco, perde muito.
As montadoras chinesas hoje que estão no Brasil todas estão perdendo dinheiro e vão perder durante muito tempo. Mas a Ford perdeu dinheiro durante 20 anos. A GM no Brasil vira e mexe fala que vai fechar. A GM é interessante. A GM lá para trás tinha 20 25% do de Sher no Brasil. Caiu para 15, caiu para 13. O ano passado foi 10 e pouco. Por quê? Porque o carro pequeno que é o Ônix, eles não falam. Garanto para você que eles perdem dinheiro. Então, se você Começa a fazer menos ônix, que é o coração do
mercado brasileiro, que é 60% do mercado brasileiro, abaixo de R$ 150.000, você vai perder muito dinheiro. Aí você vai brigar nos carros de R$ 150 para cima. Aí você pega toda a onda chinesa bem na cara e você quer tentar não perder dinheiro. A GM vira e mexe e fala que vai fechar a operação no Brasil. acaba não fechando, mas vir e-mail se ganhava dinheiro não fecharia não não Teria essas esses comunicados que são públicos. Se você digita na internet GM anuncia eh fechamento no Brasil, você vai achar várias reportagens onde o pessoal fala: "Nós
vamos fechar porque a gente pede dinheiro". Mas a GM vende 55 milhões de carro por ano, ela acha o Brasil importante para ela, ela continua a cooperação no Brasil, mas que não ganha dinheiro não ganha. Deixa eu só fazer uma pausa aqui para o nosso super chat que tá bombando aqui. Trazer aqui >> e aí depois eu vou para um tema bem diferente que inclusive a gente tava conversando aqui nos bastidores antes de de começarmos o podcast. Lores, não sei se é o ou a Lores, mas enfim, fez uma pergunta aqui sobre Ferrari, né? A
queda recente das ações da Ferrari se deve a mudança de guidance, algo estrutural ou alguma relação com eletrificação? >> Excelente pergunta e e eu vou te Responder exatamente o que aconteceu com a Ferrari. Primeira coisa que a gente tem que saber, a Ferrari fez o IPO a 10 bits de dólar, hoje ela vale 70. Então, uau. Segunda coisa, o ano passado ela ganhou 1 bi e meio e vale 70. Ela vale 60 vezes o lucro. É, é, é a Tesla quase assim, nenhuma montadora vale 60 vezes o lucro. Então, a montadora, a Ferrari, ela já
tá valorizada 60 vezes o lucro. OK, que era 70, ela valia 90, mas gente, 60 vezes. A Toyota é 12, a Ferrari é 70, 60. Ela ganhou um bi eh, o problema de carro elétrico para carro de performance é que você não tem autonomia. Porque quando você exige performance de um carro elétrico, de um carro, o consumo de energia sobe muito. Então, vamos falar de um carro a gasolina, pega o Lamborghini Urus. Baita carro, a 100 porh você faz 10 km/l. A 200 porh você faz 3 km/l. Três. Pô, você tem que ser sócio de
um poço. >> Então é assim, teu tanque tem 100 L, >> cada 300 km você para 2 minutos e meio, cola a gasolina e vai embora. No carro elétrico você pega um TAN. Eu aluguei um TAN na Alemanha e eu atravessei a Alemanha de Hanover para Munique de carro, 700 km. A 200 porh a autonomia do carro é 160 km. Eu aluguei um. Então eu andava a 130, Parava para carregar. Andava a 130, parava para carregar, andava a 130, parava para carregar. Aí a minha mulher falou: "Escuta, na volta eu não quero parar tudo isso.
Eu vou ter a 110. Cheguei mais rápido. >> Só de tirar essas paradas todas, >> porque cada vez eu parava meia hora para carregar. Ia lá, tomava um café, falei: "Tô no quinto café". Chega, parei seis vezes para carregar. Então o carro de performance, quando você exige Performance dele, ele gasta energia e é normal. O carro gasul também gasta. Então você compra um carro, um Porsche Tican, você vai viajar com ele para andar a 110 por hora, para que você compra um carro? Por isso que a Porsche também caiu de 75 bit de dólar para
40 de valorização, porque ninguém quer comprar porche elétrico, porque quem compra um porche anda rápido. E quando você anda rápido na estrada, você tem 150 km de autonomia, porque você gasta Mais energia. Só que o tanque você enche em 2 minutos e meio no na gasolina e você leva meia hora no no no carregador. E o aplicativo é diferente, você tem que ter vários aplicativos. Então é um saco. É um saco aquilo lá. Então eh razão da queda da Ferrari é o seguinte, minha leitura, ele já tem uma valorização em bolsa. Ele tem uma avaliação
em bolsa eh de marcas de luxo do Myermes. Então eles já valem para chuchu. >> Você lembra o ano que foi o IPO da Ferrari? >> Você falou que foi de 10.000 IPO para 70. >> É >> uma valorização bastante em >> Não, na realidade isso foram de 10 e 5 anos depois já tava em 80. >> Então foi até que rápido. Quem investiu no IPO foi um belo investimento ali nos primeiros 50. >> Família 10%. E a família não vendeu e famíl coisa que eles puderam, porque eles tinham um bi, agora tem sete biço,
eu tinha uma amiga minha que é italiana e que é amiga da família da da Ferrari. Eles são super felizes. Olha que interessante, falando de cara de luxo, a Lamborghini pertence ao grupo Volkswagen. O grupo Volkswagen vale cinquentinha. Cinquentinha. A Ferrari vale 70. Nossa, >> a Ferrari o ano passado vendeu 14.000 carros, ganhou um bi e meio, mais ou menos. A Lamborghini vendeu 10.000 carros, ganhou um BI. Então, a Volks lá dentro tem uma empresa que vale 50, 60, que é o que vale a empresa inteira. Que que vocês estão esperando para fazer uns Pinofos?
Não sei, não tenho a resposta. O que eu sei é que a Lamborghini vendeu 10.000 carros e ganhou um B. A Ferrari vendeu 14.000, ganhou um B 400, ela vale 70, a Volks vale cinquentinha. Para mim, a Lamborghini vale 50. >> Ou o preço da Ferrari tá totalmente errada. >> Não, o preço da Ferrari é o que é e é o que é faz tempo. O que eu acho é que uma marca de luxo e eles consideram uma marca de luxo, etc, etc. >> Tem um valor intangível, talvez até na marca. E eles têm lucro
todo ano, eh, Eles têm limita e e a Ferrari, o que eles estão fazendo na Europa e tudo, eles não você não compra um Ferrari, você basicamente aluga porque ele mantém o residual super alto. Então assim, você compra o carro 400.000 € mas anos depois você ainda vende o carro por 250. Então o custo do uso dele é baixo. O do Lamborghini também. Lamborghini urso tem um ano e meio de fila na Europa. Você quer comprar um, você entendeu? Eu só não entendo porque que a Volkswagen faz O spinoff da Lamborghini. >> É só olhar,
tem um monte de gente inteligente lá. Eu não entendo, >> mas é é interessante isso. >> Super interessante. >> Outra coisa que é interessante que é o seguinte, ó, que legal isso daí. O Trump aumentou a líquota de importação de 15%. Era zero, era 2, 3% ou ou zero 0 ou três nos Estados Unidos aumentou para 15 para todos os carros europeus, pros carros japoneses. Que marca aumentou preço com aenda líquida de 15%. Só uma. A Toyota não aumentou preço. A Europa não aumentou o preço, >> não teve impacto de margem, >> que é uma
das razões pela qual a ação da Volks caiu. Mas e a Toyota? Como é que faz? Então é assim, você aumenta o preço 15%. Eh, primeira coisa que você faz, como é que tá a moeda em relação ao dólar? O y Depreciou, ajuda. O resto ganha produtividade, porque se você aumentar o preço dos Estados Unidos, você parar de vender. Ninguém aumentou o preço. Sabe qual foi a única marca que aumentou o preço? Ferrari. 10%. Não, 15, 10. foi a única marca no Brasil que aumentou o preço. Aí assim, a Toyota aumentou 1,7, mas 1,7 é
inflação lá, as marcas americanas também aumentaram 1 2%, o carro tá mais pesado, tem mais coisa tecnológica, etc. Ninguém aumentou o Preço. E é aí que eu digo que quando a líquida de carro importado no Brasil elétrico vai de 25 para 35, dia primeiro de julho, eu duvido que a gente tem um aumento de preço aqui, porque quem manda no preço não é a líquida de importação, é o mercado. Se você não é premium, Ferrari é premium. Mas, por exemplo, BMW, Mercedes, Audi, não aumentaram o preço. Toyota não aumentou o preço. Ninguém Aumentou o preço,
só Ferrari aumentou. 10%. Então, difícil poder. Tem poder de marca, né? >> Difícil investir em ação de montador, hein? Difícil. Coragem. >> Difíimo. Dificílimo. >> Tirando a Esperamos inclusive o IPO da Lamborghini porque o prenúncio de Ferrari foi excelente. >> Pois é, mas eles não fazem, não sei porquê. Tem mais um super chat aqui. Eh, o JS mandou novamente. Eu acho que a pergunta, acho que a resposta já até foi dada, então dá pra gente ser até mais direto nessa. >> Diret >> eh híbrido plugin ou 100% elétrico. Melhor custo benefício pensando em Brasil. A,
lembrando, disclaimer, você não tem carregador em casa, nenhum dos dois Nenhum dos dois. >> Você tem carregador em casa, você não viaja muito, compra o elétrico. O plugin, o que vai acontecer no Brasil, onde um Corolla de 25 anos ainda vale em R$ 50.000, R$ 1.000. Oupangin é um carro extremamente sofisticado, porque você tem tudo que tem um carro elétrico com as eventuais manutenções do carro elétrico, tudo que tem a carra gasolina com as manutenções do carro gasolina e uma eletrônica super sofisticada pr os Dois conversarem suavemente. Quem tem o do plugin sabe quando entra
o motor térmico, às vezes você nem percebe, é super suave a transição. Então, um carro desse daqui 15 anos, quando pifar, você basicamente perder o carro, ninguém vai consertar. E para consertar vai custar o preço num carro zero. E isso o pessoal vai perceber. Tem uma coisa interessante, na Europa, Um híbrio do plugin vale de 7 a 10.000€ a mais do que a versão a gasolina idêntica em acabamento. Por exemplo, Tigo 8 180 a 190. Tigo 8 híbrido plugin 230 240. Lá também a mesma coisa. Um Golf, um dos carros mais vendidos na Europa. Gasolina
36.000€ com acabamento XPTO e duploguin 44. 3 anos depois os dois carros valem 21. Alguém perdeu 8.000. Alguém perdeu 8.000. Por que que o híbrido do plugin Desvaloriza mais? Porque o pessoal é um carro mais pesado e quem compra carro usado às vezes não tem onde carregar o carro. Então ele não vai carregar o híbrido do plugin. Ele não usa a vantagem. E daqui se e daqui e e híbrido do plugin depois de 6 anos. Não tem híbridin de 6 anos ainda na hora. >> Não tem amostragem ainda. >> Mas eu vou te falar um
Golf de 6 anos a gasolina vale 16. O duplain vai valer 12 13. Porque o pessoal vai perceber que quando o plugin pifou, você basicamente perdeu o carro. >> Beleza. >> Se você digita manutenção, Volvo híbrido plugin, quatro rodas, tem gente, tá na quatro rodas que fala: "Tive problema na no meu ID do plugin da Volvo, paguei 90.000 para consertar." >> Meu Deus do céu, >> vários. Então, você comprou um song ou você Comprou um carro chinês, basicamente híbrido plugin. Se der problema, esse ah, mas tem garantia, gente. A garantia é o seguinte. Quem é
que no Brasil leva o carro lá para fazer revisão a cada 10.000 km critérios, né? >> Ninguém não levou, você perdeu a garantia. Eu te garanto que eles olham. Conclusão, pifou ter o BR do plogin daqui 3 4 anos, basicamente você perdeu O carro. Porque para consertar aquilo lá, meu filho, ninguém vai consertar. Se você tá no Mato Grosso, então esquece, pode trazer o carro para São Paulo. E quando for para trazer para São Paulo, vai custar uma fortuna, porque aquilo é um carro extremamente complexo. Então, num carro como o Brasil, num país como o
Brasil, onde o usado mantém um valor anormalmente alto em relação a um novo, o Idup Plagin tem um risco grande de desvalorização. Vamos ver daqui 3 anos No mercado brasileiro quanto o pessoal vai pagar o do plugin. Mas, por exemplo, vamos olhar lá para trás. Ford Ecosport com câmbio semiautomático. A gente costumava falar no mercado que tinha dois tipos de Ford Ecospor com câmbio automático. O que ia quebrar é o que quebrou, [risadas] porque o carro quebrava o tempo todo. Aqui sabe quanto valia na usado? Meia FIP. Ah, eu tenho Ecosport, gasolina, quanto é? 70.000
usado. Ah, o meu tem Câmbio echip lá. tinha um nome aquele cama automato a 35 porque pifava o cama o tempo todo. Você comprava um carro desse usado, você é obrigado por ler a dar garantia de 6 meses e depois você tem que pagar 15 pó para para consertar. Então você não quer comprar o carro. Eu acho que o IB do plugin vai ter umas valorização brutal, mas brutal nos próximos 2 tr anos do Brasil, quando o pessoal perceber que o dia que pfi um híbrido plugin e vai começar a sair na Não, agora acabaram
de lançar, >> não deu nem tempo, né? Não deu tempo, mas na Europa e duplo agim vale a mesma coisa que sou o homógou a gasolina com o mesmo acabamento depois de 3 anos. Não tem ainda de seis vai ser mais barato. Você entendeu? >> Caramba, hein? >> Muito bom. Agora um papo que a gente tava tendo nos bastidores, vamos trazer agora pra galera que trazer a tua experiência sobre Tecnologias vindouras super novas. A gente tava brincando aqui que é o mundo dos jetsons, né? que é o carro voador, né? Como anda esse esse mundo
que parece ficção, parece que só está nos filmes, mas e a realidade? >> A realidade é o seguinte, que é o que o Elon Musk fala, o carro voador para você estacionar a rua nunca vai existir. Nunca. Não é pode nunca. Por uma razão muito simples, o carro voador tem que Jogar para para baixo um volume de ar equivalente ao peso dele. Então, um carro voador tem, por exemplo, 2000 kg de peso. Para você levantar 2000 kg para cima, você tem que jogar para a para baixo 2.000 kg. >> Sim. >> Em volume de ar.
Isso é uma ventania, que se tem uma mulher passando do lado, vou o óculos dela. Claro que o vestido já subiu. >> Se tem uma barraquinha vendendo o cachorro quente, a barraquinha cai. >> Então o problema do carro voador é físico. Você pode ter carro voador, mas ele vai ter que decolar de um eliporto separado, protegido, com muro e tudo e pousar. Você pousar com o carro voador na garagem, na na no jardim da sua casa, nunca vai acontecer, porque todas as folhas da árvore voaram. Acabou o paisagismo. >> Se você tem piscina, você molhou
toda a tua casa porque voa toda a água. Então o carro voador ele pode até tecnologicamente existir e tudo e tudo, mas o problema é o seguinte: ninguém vai deixar um bicho desse pousar na rua, porque não dá para pousar na rua. Como é que eu faço? E você pode ver, por exemplo, um helicóptero pesa mais pesado, helicóptero pesa 4 toneladas, etc. Você não consegue ficar perto de um Helicóptero decolando. >> É uma ventania desgraçada. Você fica longe. É a mesma coisa o carro voador. Então o problema do carro voador não é tecnologia, não é
preço, não é nada. O problema do carro voador é físico. Eu preciso jogar para baixo um volume de ar equivalente à minha massa, que é 2 toneladas. E 2 toneladas, gente, é muito ar, é uma baita ventania. Então, carro voador pode existir para ir de um ponto A a um ponto B. O ponto A Completamente cercado, protegido. O ponto B completamente cercado e protegido. Você pousar com carro voador e no jardim da sua casa ou na rua nunca vai acontecer, mas nunca, fisicamente. >> Ô, as pessoas já não têm ponto para carregar o elétrico em
casa, você imagina [risadas] para poder estacionar um carro voador, né? >> Não, não esquece, não dá, não dá. Voa tudo. >> Aí para essa alternativa onde você tem que ter um preparo para ele pousar decolar, já tem um helicóptero que cumpre essa função, né? Exatamente. O carro voador pode ser mais moderno, elétrico, vai ter pouca autonomia, etc. Mas não é carro voador. É um veículo voador que tem que ter um eli ponto para pousar, um eliponto para decolar, um local completamente protegido. Não, não, não, não, não dá para ter um negócio desse na rua. Não
dá para ter um negócio Desse na rua. >> Sérgio, vou fazer aqui uma uma sequência de perguntas para pegar teu feeling, tua opinião sobre carros elétricos. A turma tá oriçada aqui no chat. melhores opções pensando em faixas de preço. Você já até deu algumas dicas aqui, colocou alguns pontos, mas vamos tentar eh algo assim mais e específico por faixa de preço, né? Então, o carro elétrico até R$ 150.000 R$ 1000 no Brasil hoje, >> baita compra, desde que você não viaje e Que você tenha onde carregar, mas é uma baita compra, você não vai se
decepcionar, você vai ter um produto que vai manter valor, ter um baita mercado de usado, você tem todos os clientes de Uber e de Taxi 99, todos os motoristas que vão querer comprar teu carro usado. Ele vai ter um carro silencioso, ágil, não vibra, não faz barulho, acelera rápido. A experiência é deliciosa, desde que você não queira pegar teu carro elétrico de até 150.000 e ir para Ubatuba ou do Rio de Janeiro e para Angra dos Rei você não vai chegar, >> tá? Vamos pegar uma faixa agora, um degrau acima. Você pegou, sei lá, 200
até uns 250. É, eu diria 200 ainda dá para comprar, porque usado a 150, 140, depois de 3 anos, você ainda tem eventualmente motorista de táxi comprando. Agora, acima de 250 o carro vai desvalorizar. >> Ah, essa era a próxima faixa. Quer Dizer, acima de 300.000, >> não, acima de 300. Você tem um baita carro, você vai adorar teu carro, mas você vai perder um dinheirão nele. >> A aqui a opção é só se você tiver esquecendo essas questões financeiras, entendeu? Se isso não for um problema para você, >> você tem 300.000, compra um carro
gasolina, porque você vai perder muito dinheiro com carro, com carro elétrico, mas muito dinheiro. Tipo, você vai Perder 150.000 1 em 2 anos. Se for comprar um carro elétrico, desvaloriza e eu vou te falar, desvaloriza no planeta Terra, na Europa também desvaloriza. Por que que na Europa desvaloriza muito carro elétrico? Porque eles têm uma série de ajuda no novo. Então o mercado do carro novo na França, que o ano passado foi 20%, se não tivesse ajuda seria 10. Que que acontece no usado? Não tem demanda para 20%, tem demanda Para 10. Conclusão, tem muita oferta.
e pouca venda no usado, porque o elétrico se não tiver ajuda, ele o mercado vai ser 10. Como tem ajuda é 20. Como no usado é a lei de oferta e demanda, usa o elétrico desvaloriza mais. Você entendeu? >> Entendido. Entendido. Pensando agora nessas marcas mais premiums dos chineses, você vê uma capacidade maior de Competição com aquelas que já estão mais estabelecidas. Então você olha, por exemplo, pra BID, eles têm o Denza, né? Você olha pra na Dilly, tem a Zeker, né? Essa turma consegue competir de frente com o rival que já tá estabelecido neste
segmento que é um pouco mais premium? >> Eh, vamos falar de estatística. A Zer na faixa de preço que ela trabalha é a segunda marca mais vendida no Brasil, elétrica. Primeiro é Volvo, segundo é Zica e os dois são da Dile. >> E os dois são da Dil. [risadas] >> Então com certeza, com certeza o carro elétrico premium chinês tem algum mercado. Tanto assim que a Zicar é a segunda marca mais vendida, mas é a segunda marca mais vendida com 60 carros por mês, porque não tem volume. >> É grande mercado pequeno. >> O brasileiro
que compra carro de 500.000, 600.000, 700.000, Ele já sabe porque ele tem amigos que Quem comprou o carro neto perdeu metade. Então você tem um produto sensacional, que o produto da Zar é sensacional, mas você vai perder uma fortuna na hora que você revender. Então é um mercado que existe, mas é raro e efeito. E e você vê, por exemplo, a a BMW, a BMW vende 1300 carros por mês. Eu eu eu respeito muito o trabalho da BMW, os produtos deles são muito bons. Elétrico no Brasil que não tem ajuda, é De 40. Então, nos
40 ele pede para zíer. Tudo bem, a zíer vende 60, ele vende 40, mas ele vende 1300. Ebo, plugin ou leve, sem tomada, que é um baita produto, não precisa carregar, não tem rodízio, não desvaloriza muito, não é um carro tão complexo. >> Corolinha Cross não tinha nem PVA em São Paulo. >> É, então o que que acontece? Eh, vai ter Mercado para esses carros elétricos caros no Brasil? Vai ter, mas muito pequeno, porque o o público brasileiro que tá disposto a gastar R$ 500.000 R$ 1000 para comprar um carro 100% elétrico é muito pequeno.
Então tudo bem, a Zicar é segunda marca que mais vende, mas vende 60 por mês. Vamos falar de valor. A rede inteira da Zic não consegue ganhar dinheiro por enquanto. Tá todo mundo perdendo dinheiro, porque tem 10 lojas, cada 96 carros. Como é que faz Para ganhar dinheiro? Você entendeu? >> Eu lembro até uma questão que você falou uma outra vez da questão do carro de viagem. Muita gente comprou um carro elétrico desse muito caro e percebeu que não oferece o conforto pra família porque não tem infraestrutura para viajar. É essa pessoa. Putz, eu vou
ter que, quando eu for viajar com a minha família, eu ten que usar o segundo carro da casa, que é um carro muito menos confortável. Fico de saco cheio, vendo Isso aqui. >> E é o problema que tá tendo na Europa com os carros elétricos de alta performance. Ninguém quer comprar, porque quando você usa alta performance, você não tem autonomia. O porte taican não chegava em Campo do Jordão, de São Paulo. Ou você andava 200 lá com Waze para não tomar multa e na na subida você tinha que subir a 100 por hora. Porque se
você subisse mais rápido, então o Fiat Argo Passava você na serra. [risadas] >> Que do Ticão parou de vender. Não, mas mas na Europa foi a mesma coisa. Na Europa também parou de vender. Eles se enganaram, por isso que a ação deles caiu tanto também. Eles perderam venda na China. Então o que acontece? O o carro elétrico caro, mesmo se é um olha os carros elétricos chineses de alta performance. A, já que tem um na China que custa de 100 a a 200.000 na China, que tem menos imposto que Aqui, bem menos, que é um
carro que ela faz com a Huawei. Esse carro é o carro mais vendido acima de $.000 na China. Na China. E lá tem mercado. No Brasil um carro desse não tem mercado nenhum. Porque carro no Brasil de 1 milhão elétrico, todo mundo que comprou, primeiro não tem tanto comprador de carro de R$ 1 milhãoa. Todo mundo que comprou carro de R milhãoais perdeu R.000. Todo mundo. Então tá bom. O cara tem dinheiro, mano. Escuta, >> mas ninguém quer jogar 500.000 fora. >> Ninguém quer jogar 500.000 fora. Você entendeu? Você compra um carro e BMW uma
uma X5, você paga 800.000, mas daqui 3 anos você ainda vende por por 500, 450. O elétrico 1 ano e meio depois vale metade. Então aí não é só especificamente o carro chinês. É nessa faixa de preço, Você achar comprador que tá disposto a comprar carro elétrico nessa faixa de preço, não é uma tarefa. Eu eu pessoalmente acho muito difícil. A Z é a segunda maior marca, mas com 60 carros por mês. E olha os 60 porque tem carro de 280. Se você olha os carros mais caros, aí você pega o Bill é de Tan,
baita produto, acelera de zer a 100, do começou a 500.000, hoje por 300 você compra um zero. Um zero. Imagina usado Porque ninguém quer. Você entendeu? Então, carro elétrico caro no Brasil, eu não, aliás, no planeta Terra não tá vendendo mundo. No Brasil, então acho muito difícil. >> E nesse mundo com tantas marcas, tantas montadoras, mas um mercado que você trouxe aqui brilhantemente as estatísticas, um mercado que não cresce em algumas praças, inclusive principais, declinantes, Consolidação é um caminho inevitável ainda entre essas marcas. Problema é o seguinte, você pega as telantes, como é que você
faz para administrar? Primeiro, a gente tem que saber o seguinte, a Europa, que a gente considera uma região, não é uma região. A Europa são quatro, cinco países importantes, completamente diferentes, com leis diferentes, com usos e costumes diferentes, com línguas diferentes e com, vou te dar um exemplo, pedágio. Pedágio na França se avan tem mais de 2 m de altura. custa 80% mais caro. O pedágio lá é caro. Na Espanha não. Então se você tem uma van chinesa que tem 2,5 m, você vende na Espanha. Na França você não vende uma, porque ninguém quer pagar
80% a mais de pedágio. Ah, mas eu não pego muita estrada. Quando pegar para pagar 80% a mais. É considerado um camião. Não na Espanha. Picup. Picup na Espanha até 2018. Velocidade máxima e autoestrada 90 por hora. era considerado um camião, vendia 1000 por ano. Mudar a lei, agora vende 6.000 por ano. Mas na França picap pode andar a 130, mas na Espanha não. Então quando você é uma marca japonesa e você chega nesses países, você não entende nada. Você não entende nada. Você entendeu? Eh, outra coisa, por exemplo, estacionamento na França, acima de 2
m Você não entra em 80% dos estacionamentos. Na Espanha é 2,20. Então tua van espanhola chinesa que tem 2,10 na Espanha, na França você não vende uma porque ninguém consegue entrar no estacionamento com ela. Então assim, eu tô falando isso porque eu vendo o caminão elétrico na Espanha e vendo na França. Eu sei bem, conheço bem esses dois país da a Alemanha, a Europa inteira é assim. Então é assim, você pega umas telantes, as telantes, quando o Carlos Tavares estava lá, quem mandava eram os franceses. A gente falava de máfia francesa nas telantes. Chegou o
filóza, agora é a máfia italiana, só tem italiano lá. Ele trocou todo mundo. Não tem mais um francês em cargo alto nacante. Tudo italiano. Problema é o seguinte, Estados Unidos, como é que você faz? americano. Se você não bota americano lá Que manda a gente europeu não entende nada do mercado do mercado americano. Mercado americano é um planeta aquilo lá. 16 milhões de carros é um planeta. Então você bota um italiano que vai morar duas três semanas por ano nos Estados Unidos, ele nunca vai entender o mercado americano. Ele vai fazer um monte de besteira.
Então quando você pega uma telantes, 10 marcas, Itália, França, Alemanha, Estados Unidos, não funciona. Como é que o cara faz? Todas as marcas da Celantes estão com venda caindo, todas. Então assim, como é que você faz para administrar? Aí você pega por marca chinesa, como é que uma marca chinesa vai se entender com uma marca japonesa? Gente, você tem que ver as histórias que tinha quando a Demler, a Mercedes comprou a Chrysler. Você não tem ideia das histórias que tinha, porque os Alemães queriam mandar, só que americano não é brasileiro. Chega o alebol lá querendo
mandar, não fala inglês direito, esquece, esquece. Você entendeu? Então é assim, eh, você pensar em consolidação é extremamente complicado, porque você tem problemas culturais gigantescos, como pensa o chinês, como pensa o francês, como pensa o italiano, como pensa o alemão, como pensa o americano, como pensa o japonês, como Pensa o coreano. Como é que você consolida isso daí? É muito difícil. as diferenças, você pode ter consolidação dentro do mesmo país, mas assim, eu te digo, um estrangeiro achar que vai entender o mercado americano, não vai, não vai. Aí você pega a Europa, a Peugeot agora
não mais, mas a Peugeot na época tinha 25% do mercado francês. Vender Peugeot na França era fácil. Vai vender Peugeot na Alemanha, 3% de Sher. Aí eu vou ver se sabe vender carro. Você entendeu? Mas um país tem fronteira com outro, é outro planeta. Vou te contar uma história interessante. Eu olhar com senor Volkswagen. Chegou um alemão de novo diretor comercial da Volkswagen. Ele veio da China, chegou aqui, ele foi para Interlagos e ele testou todos os carros. Ele ficou três dias em Interlagos. Ele testou todos os carros brasileiros vendidos na Época, 2006, 2008. Ele
chamou a rede, eu tava na reunião, ele falou: "Olha, eu testei todos os carros em inglês, com sotaque alemão. Eu agora sei tudo do mercado brasileiro. [ __ ] a gente saiu da reunião, >> já deu risada ali. >> A gente saiu da reunião, não da reunião, né? A gente saiu da reunião com os concessionários. A gente se olhou, falei: "Meu Deus do céu, quem é esse cara?" Cara, acha que fica três dias em Interlagos testando todos os carros brasileiros. >> Eu já entendi o mercado brasileiro. O cara não entendeu nada, ficou dois anos foi
embora, cara. não entendeu nada do mercado brasileiro. Eu me lembro, a gente saiu, a gente saiu, a gente tava falando: "Meu Deus, que que vai acontecer com essa marca?" Sher caiu. Então é assim, é complicado você, você pode fazer Consolidação no mesmo país, por exemplo, sei lá, Ford compra Chrysler, a Jeip, mas um bando de italiano contrat comprar a Jeip, por que que funcionou com o antigo CEO? O, ele era genial esse cara, porque ele passou toda a infância no Canadá em Toronto. Então, ele era italiano, falava italiano perfeitamente, mas ele viveu a vida inteira
no Esse cara era americano. ele que comprou a Fiat e a a Cras em 2008, esqueci o nome dele agora, um cara Super bom, mas ele morreu e nunca ninguém mais ele se aposentou, nunca ninguém mais entendeu e o Carlos Gono, que tem seus defeitos, ou o Carlos Tavares, ele ficava uma semana nos Estados Unidos, três semanas na Europa. Gente, Estados Unidos não dá para se tratar assim. Teve um presidente da Ford que chamava Jack Nasser, que era libanês. Quando teve escândalo dos pneus lá, que Os pneus da Fireston e causaram algumas mortes entre americanos,
ele foi chamado do Congresso para depor. Ele falava inglês com sotaque libanês. Seis mes depois ele foi demitido e todo, eu era constário Ford, todo mundo na Ford falava aquela entrevista que ele deu no Congresso americano falando inglês com sotaque, a Ford não engoliu, entendeu? >> Então é assim, A Demer Chry foi um fracasso, então consolidação de marca chinesa, comprar carro, marca europeia ou americana ou coreana. Não tem nenhuma chance de sucesso, não vai dar certo. Pode ser entre eles. Vamos ver. Mas entre, mas comprar outra marca, diferença cultural é gigantesca. Ah, essa esse esse
é um ponto que sempre me causou estranheza, porque quando você Olha pros pras grandes pros grandes conglomerados, parece uma miscelânia maior, né? Você pega a própria Dilly, por exemplo, tem Volvo, enfim. Mas o ponto >> a Volvo, a Volvo tá em crise, tá perdendo dinheiro na Europa. >> O ponto que você colocou é super relevante. >> É, mas a Dilly, primeira coisa que a gente tem que saber da Dilly, o dono da Diley, a mulher dele é irmã do Xinim. Ajuda. [risadas] >> Uma bela ajuda. >> Imagino que ajude. >> Uma bela ajuda. >> Ajuda.
Ô cunhado, [risadas] >> vamos bater um papinho aqui. >> Essa é a primeira coisa. A segunda coisa, quando quando a Dio comprou a Volvo, ela deixou sueco tocar tudo. Ela não foi Lá nunca, porque ele é um empresário, responsável, competente. Ele falou: "Eu não vou me meter lá porque ninguém vai me aceitar e ninguém aceitaria". Imagina só capitalista só, só para participar dos lutos. Imagina o sueco assim pro sueco o francês já é um A Renault Volvo nunca funcionou por causa disso. Os os caras da Volvo tinham desprezo pelos franceses. Você não tem Ideia. Eu
sou francês, eu sou brasileiro e francês. Tem passaporte francês também. E eles falavam pra gente, eles falam: "Não, você não tem ideia. A gente para eles é assim, é que nem aqui, pior que africano. O o sueco de respeito por outra cultura e tudo. O sueco é ele, mas ele nunca colocou um chinês lá. E a Voo vende 500, 600.000 carros. A Gil vende 4 milhões. Então é diferente você Pegar uma marca e começar a pôr gente chinês lá. Não vai funcionar. E mesmo assim, eh, a Volvo agora eles foram muito rápido no elétrico, que
nem várias marcas, e estão em crise perdendo dinheiro. Eu não tô nem olhando o balanço, hein, porque balanço é o que eu te falei, o cara deprecia tudo para depois falar ganha dinheiro com carro. Então, é fácil. Eu tô falando na operação do dia a dia. Carro premium elétrico. O problema é que o quem tem carro prêmio gosta de carro, gosta de viajar, sabe? Quem tem uma uma X5 na Europa, hum, quando ele vai esquiar 1000 km, ele vai de carro. Ele gosta de andar de carro e fazer isso num carro elétrico, >> não vai
rolar. >> Tem uma coisa interessante sobre o negócio de viajar com carro elétrico, é o seguinte, na prática, a bateria ela leva um tempo para carregar até 80 e ela Leva o mesmo tempo para carregar de 80 a 100. Então, se você carrega em meia hora de 20 a 80 ou de 10 a 80, você leva mais meia hora para de 80 a 100. Então, quando você tem uma autonomia de um carro de 600 km, na autoestrada é 400, mas 400 é 100% da bateria. Como você só usa 60 porque você vai de 20 80,
você tem 280 de autonomia. 280 é 2 horas. Então, se anda 2 horas, parar para carregar. Você anda 2 horas, parar para carregar. Você anda 2 horas para para Carregar, [ __ ] o cara não quer. Então esses carros prêmios na Europa agora são todo híbridos sem ser plugin ou híbrido plugin. Híbido plugin, uma comutora gasolina de 350 cavalos ou híbrido leve que economiza na cidade e não tem problema nenhuma na estrada. Você entendeu? >> Entendido. Muito claro. Ou aula, hein? >> Como sempre, né? Carro elétrico, >> aula de setor automotiva. A turma adorou aqui.
Você vê esse negócio de montadora Quando você assim você trabalhar numa Fiat e você trabalhar numa Renault, mas não, mas é dois planetas diferentes. E agora na França e eu tenho um monte de amigo meu que ainda trabalha na Peugeot Citroen, porque eu fui presidente da Citroen aqui no Brasil 8 anos, conheço um monte de gente, eles falam: "Agora aqui quem manda é italiano, é tudo máfia italiano." Eu falei: "Bom, mas antes era máfia francesa". Aí os italianos, eu tenho a amigo meu que tava na na Citroë, Mas ele vinha da Fiat e eu ainda
falo com ele e tudo. Falei: "E agora?" Falo: "Bom, agora italiano manda, agora que é gostoso, >> agora ficou bom. >> Porque quando a coisa esquenta vai todo mundo pro seu pra sua língua natal. Por exemplo, na Autolatina, que era Volks e Ford, eh, os diretores da Autolatina falavam, quando a coisa esquentava, todo mundo passava por alemão e os os americanos ficavam se olhando assim, Porque ninguém fala alemão, porque a Volks tinha tinha 51% da autolatina. E na Europa é a mesma coisa. Você tem, vamos dizer, a máfia italiana ou a máfia francesa. Quando a
coisa esquenta, tudo começa a ficar, meu filho, vai tudo pra língua, vai tudo pra língua original. Você imagina ainda em italiano, que beleza, esquentou e tá em italiano. Imagina a discussão [risadas] como que nem a Salma Haek, a Salma Haieek entrevista, ela fala que língua Você fala com o seu marido? Ela fala inglês ou francês? E quando você tá bravo? Não, bravo é espanhol, porque xingar em espanhol é uma maravilha, porque ele é mexicana. [risadas] Então quando a coisa fica quente, >> você vai pra tua língua natal, você entendeu? E e e assim eu vejo
bem porque antigamente na Estelantes todo mundo era francês, agora todo mundo é italiano. Bom, e o americano como é que fica? Chupa no dedo. Só que americano, maior economia do mundo. Americano não é o brasileiro. Ele não se deixa colonizar, não. Ele coloniza. E como é que faz? Não faz. A venda cai. Por exemplo, o concessionário americano, ele é super protegido pela lei. Você não briga com uma das razões que foi a queda do Carlos Tavares foi a briga com um concessionário americano. Na Europa você brigar com um concessionário, tudo bem, porque a as a
legislação da França é Feita para proteger a Peugeot, Citroen e Renault. nos Estados Unidos, o concessionário do Ohio, o irmão dele é senador ou o melhor amigo dele é congressman, ou alguém da família estudou com o governador. Então, os concessionários nos Estados Unidos, >> o lobby ali é mais forte, >> é que nem no Brasil, é a mesma coisa. A gente tem um baita lobby no Brasil que protege os concessionários. inclusive Com uma lei específica que chama Renato Ferrari, que é uma lei específica. E E por quê? Porque o os concessionários no Brasil, não em
São Paulo, mas pelo Brasil, ele é amigo do senador, ele é amigo do congressista, tem vários pessoas do Congresso que são concessionários nos Estados Unidos também. Então você brigar com concessionária nos Estados Unidos não dá certo. O cara começou a brigar com concessionário, eu me lembro, eu falei: "Uh, esse cara não vai durar". E não durou. Então, por isso que eu te digo, consolidação muito difícil, muito difícil. Hoje a gente teve um banho de cultura, um banho de carro elétrico. Não vou colocar o meu à venda. >> Eu fiquei com medo de, antes de começar
o podcast, falei: "Dependendo do que o Sérgio falar, quando eu sair daqui eu já Vou pôr o meu a venda, não vou colocar." >> Não, baita carro, baita carro. vai te dar muito prazer, vai gastar pouco se você não viaja muito e você não vai perder muito, porque ele usado a 140, 150, qual é o táxi que não quer ter um carro elétrico de 140.000 do tamanho do seu carro, que é o EX5, você coloca o lugar do táxi, você entendeu? para ele 130, 140, Que é o preço que ele paga um Corolla zero, mas
mas não vai gastar gasolina e cabe gasolina e cabe isso e cabe viagem e ele pode ir para Guarulhos, etc. Você entendeu? Então esse não tem problema. O problema é os mais caros. >> Tô tranquilo. Então aliviado hoje. >> Sai aliviado hoje. Sai aliviado. Sérgio, prazer te receber mais uma vez aqui no podcast. Prazer estar com vocês. >> Deixamos portas abertas para mais participações. Sempre, sempre uma aula, sempre e um papo gostoso quando você vem aqui. Por favor, deixa aí seus contatos, redes sociais pra turma te encontrar. >> É rede social Sérgio Abib oficial. Eu
tenho 220 5.000 seguidores, 224.000. E no YouTube você digita Sérgio Habibi, você acha um monte, inclusive de vocês, um monte com 1 milhão, 2 milhões, 3 milhões de views, os cortes que vocês Fazem depois. >> Foi sempre conteúdo muito bacana. Eu aprendo um monte o acompanhando o Sérgio nas redes sociais. Ah, essa turma quiser te achar nas redes sociais, >> @felipearrais no Instagram, mas me encontra também semanalmente no canal do YouTube da Finclass, assim como você, né, Henrique? Exato. Então, a gente tá lá semanalmente postando o vídeo. Quem quiser me acompanhar no Instagram, Ricardo. Fiz.
Sérgio, mais uma vez muito Obrigado pela presença. Você obrigado por acompanhar este episódio aqui. Você que está no Spotify, não se esqueça também de se inscrever, né? Porque tem uma audiência danada no Spotify, mas a turma não clica no se inscrever. Por favor, se inscreva. Contamos com vocês. Voltamos na próxima semana. Um abraço. Tchau. Ja.