polêmica pouca meu amigo é [Música] bobagem atendendo a muitos pedidos no YouTube nós vamos falar hoje sobre o Palmeiras tem Mundial 1951 um ano depois da Copa do Mundo no Brasil e qual a ideia da cbd A então Confederação Brasileira de desporto hoje mais conhecida como CBF eles tinham a ideia de organizar um campeonato Interclubes com as melhores equipes do mundo para fazer uma espécie de copa do mundo de clubes E aproveitando que o Brasil um ano antes tinha sido sede do mundial a cbd tinha o aval da FIFA tanto que pra organização daquela competição
denominada de copa Rio Internacional vinha gente ou teve participação de gente muito importante dentro da FIFA o torneio ocorreu entre junho e julho de 1951 e o otorino barazi um italiano que era secretário geral da FIFA e vice-presidente da entidade ajudou na organização do evento Vale lembrar que a Copa Rio Internacional tinha um nome oficial torneio internacional de Clubes campeões Esse era o nome oficial da competição que acabou chamada de copa Rio porque era patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro mas é bom lembrar que a imprensa brasileira e a Imprensa internacional as duas acabaram
chamando o torneio de maneiras diferentes né no Brasil por exemplo muita gente tratava o torneio como torneio Mundial de Clubes e tinha gente na Europa que chamava torneio Mundial dos campeões a ideia original como a gente já disse era fazer uma réplica da copa do mundo só que com clubes Ou seja a competição deveria ter 16 participantes mas percebeu-se que a logística ia ser complicada demais e acabou limitando a oito participantes e qual era o critério dos participantes duas equipes brasileiras dos dois principais estados na época do futebol ou seja Rio e São Paulo Portugal
pelos l enfim coloniais que o Brasil já teve com Portugal e aí você tinha o restante dos participantes de acordo com a classificação na Copa do Mundo de 50 e esses participantes seriam Uruguai Espanha Inglaterra Itália Suécia os possíveis representantes desses países na sondagem acabaram declinando do convite e aí passou-se pro plano b que era pegar os outros participantes bem colocados na Copa do Mundo de 50 E aí os países ficaram os seguintes Áustria França e yugoslávia e a assim fechou-se as duas chaves da copa rio o grupo um ficou estrela vermelha Nice Palmeiras e
Juventus todos sediados em São Paulo jogando no Pacaembu e todos campeões nacionais ou campeões de copas nacionais o detalhe aí é que o convidado italiano deveria ser o Milan que acabou preferindo jogar um outro torneio internacional só com clubes europeus e aí a Juventos que era campeã da temporada anterior acabou vindo no lugar do Milan o outro grupo ficou austra Viena Nacional do Uruguai Sporting de Portugal e o Vasco todo mundo jogando no rio no Maracanã vou lembrar para alguns que a época em 1951 não existia a Liga dos Campeões ou seja não existia a
Copa da Europa também não existia a Libertadores o Palmeiras fez essa campanha aqui e aí você tá vendo na primeira fase tem a semifinal e tem a final contra a Juventus e o Palmeiras foi o campeão do torneio a época tratado como mundial o campeonato nasceu com esse objetivo mas muita coisa pelo caminho acabou tirando um pouquinho o tamanho daquela conquista a FIFA sempre chancelou os seus próprios eventos e sempre quis valorizar tudo o que era seu você quer ver um exemplo Você sabia que o Uruguai joga no seu escudo com quatro estrelas aí você
se pergunta mas poxa Uruguai não só tem duas copas até 1930 você não tinha Copa do Mundo certo o que você tinha eram os jogos olímpicos e os jogos olímpicos é que reuniam as melhores seleções é que era o então grande torne meio de futebol do planeta e o Uruguai venceu por duas vezes só que depois vem a FIFA E cria o seu próprio produto e acaba rompendo com o comitê Olímpico internacional dizendo que a partir de agora o torneio mais importante era o dela por uma questão comercial e de marca a FIFA ignorou os
dois títulos da Celeste Olímpica e Zerou tudo e a FIFA que só permite as estrelas de conquistas acaba fazendo Vista grossa e deixando o Uruguai jogar com as quatro estrelas ou seja nem sempre o que a FIFA diz se inscreve porque muitas vezes o interesse é político e Comercial não meramente esportivo o Interclubes era chancelado tanto pela UEFA quanto pela comen Ball e quando os campeões começaram a a surgir eles eram tratados como campeões mundiais Eis que alguns jornais começaram a questionar mas como assim é um Mundial Se não tem representante de outros continentes a
não ser América do Sul e Europa essa polêmica acabou chegando na Fifa e a FIFA falou espa lá isso aí não é um mundial não sou eu que organizo e não tem o caráter de ter todos os continentes juntos então a FIFA por isso também é por uma questão política para não ficar mal com as outras Confederações e outras federações preferiu tirar o pé e passou a dizer que o Interclubes não era mais um título mundial e nem um título oficial todos os clubes brasileiros consideram o interclubes mundial e vários clubes europeus também só para
lembrar que durante esse processo várias vezes a FIFA tentou fazer acordos com a UEFA e com a comenbol para oficializar o mundial para tentar colocar clubes de outros continentes mas aí nem a UEFA nem a comen Ball cediam o resumo dessa ópera é muitas vezes importa mais a sensação e o que a maioria considera do que necessariamente o que a FIFA chancela mas aí entra um outro ponto a questão do título do Palmeiras que muito tempo depois correu se atrás da chancela da FIFA quase veio quando eu digo quase é porque chegou a ser oficializado
depois voltou depois foi de novo mas o fato é que hoje o título do Palmeiras tá meio que num Limbo mas ele tá no mesmo lugar por exemplo dos títulos intercontinentais se você considera São Paulo Grêmio Flamengo campeão Intercontinental você tem a obrigação de achar o Palmeiras também campeão Intercontinental e se você considera o Intercontinental um título mundial o Palmeiras também é por causa de uns documentos que eu vou mostrar aqui um processo que começou lá atrás em 2002 com o Palmeiras buscando provar primeiro pra CBF e depois pra FIFA que o que ele tinha
ganho lá atrás Foi sim um título mundial documento um assinado pelo urs linse então secretário geral da FIFA esse documento é datado de março de 2007 e olha o que que o documento diz após minuciosa pesquisa temos o prazer de anunciar que a FIFA concorda com a sua proposta e aceita a Copa Rio como a primeira Copa do Mundo de Clubes documento dois é um documento assinado pelo Ricardo Teixeira enviado 20 dias depois pro então Presidente Afonso Dea Mônica Um cumprimento a sociedade esportiva Palmeiras na pessoa do ilustre Presidente pela conquista da importante competição que
intitula o Palmeiras como primeiro campeão da copa do mundo de clubes e que consequentemente engrandece o futebol brasileiro até aqui tava Claro a FIFA reconhecia o Palmeiras como campeão mundial o documento três é um documento assinado pelo Jerome Walk que depois assumiu no lugar do os linze cargo de então secretário geral da FIFA ele envia esse documento ao então ministro do Esporte o Aldo Rebelo e o documento é datado de abril de 2013 e diz o seguinte por meio deste gostaríamos de confirmar oficialmente campeonato mencionado a Copa Rio como a primeira Copa do Mundo de
clubes já realizada tá muito claro né documento quatro é a ata de reunião do comitê executivo da FIFA datada de junho de 2014 ou seja ali no período da Copa do Mundo entre as decisões tomadas pelo comitê está Um item que tá aqui o item concordância com o pedido da CBF para reconhecer o torneio entre clubes europeus e sul-americanos vencido pelo Palmeiras em 1951 a Copa Rio como o primeiro campeonato mundial de clubes isso tudo está documentado não sou eu que estou dizendo mas detalhe a FIFA não chegou a entregar nenhum certificado e não chegou
a entregar nenhum troféu pro Palmeiras mas o blatter chegou a abrir aspas e falar o seguinte aspas pro blatter aqui o Palmeiras naquela época foi o campeão do mundo dos clubes naquela época anos 50 Eles foram os campeões vamos dar um certificado para todos os campeões agora temos um campeão a cada ano só que o blatter não cumpriu essa promessa a FIFA acabou com com essa tentativa de oficializar o título do Palmeiras recebendo outros pedidos e aí formalmente Fluminense e Corinthians acabaram pleiteando conquistas mundiais o Fluminense porque ganhou a Copa Rio de 1952 e o
Corinthians que ganhou a chamada pequena taça do mundo que era um torneio disputado a época na Venezuela Opa Com licença importante falar sobre a Copa Rio de 1952 ao contrário de 51 a de 52 não contou com o suporte comprovado da FIFA E por quê que o regulamento da Copa Rio inicialmente dizia que a competição deveria ser de dois em dois anos só que por conta do aniversário de 50 anos do Fluminense o clube acabou convencendo a cbd a antecipar para 52 só que sem o apoio ou o suporte comprovado da FIFA vários convidados de
peso deixaram de vir então a competição perdeu um pouco de relevância e isso foi sentido pelos jornais pela imprensa então uma diferença entre o título de 52 e o título de 51 e detalhe está no regulamento da Copa Rio e a gente consegue ver aí fica muito claro em 51 Era sim um campeonato de caráter Mundial mas aí amigão a FIFA viu que abriu a porteira e que gerou um problema recuou da decisão o que parecia que ia ser oficializado acabou não sendo mais o que a FIFA fez foi reconhecer a Copa Rio no final
das contas como torneio em Intercontinental E aí criou-se essa frase né o Palmeiras não tem mundial o Santos ganhou o Corinthians ganhou o São Paulo ganhou Palmeiras virou alvo e é só você olhar os jornais a época as manchetes todas tratavam o o título do Palmeiras como um título mundial o Palmeiras não podia era ter deixado esse sentimento se perder e aí você se pergunta Poxa mas é justo considerar o Palmeiras campeão mundial porque o Palmeiras não ganhou a libertadores a época o Palmeiras não teve um uma questão classificatória para ir para lá ora bolas
a Copa do Mundo de 30 também não foram convites e aí você não considera O Uruguai campeão do mundo até hoje no Mundial oficial da FIFA sempre tem um convidado que é o representante do país sedd se esse time for campeão do mundo você por acaso vai deixar de considerá-lo campeão mundial Claro que não mas enfim o Palmeiras tem um Intercontinental e se você considera o Intercontinental mundial o Palmeiras é campeão mundial chegou a hora do opiniões que você não tem o direito de [Música] ter E aí eu já ouvi muita gente depreciar a conquista
do Corinthians em 2000 e o Corinthians Vale lembrar é o primeiro campeão mundial da FIFA É verdade que o Corinthians entrou como convidado mas eu já expliquei até hoje nos mundiais tem o tal convidado É verdade que pela lógica o convidado deveria ser o Palmeiras mas aí por um acordo político o Palmeiras pulou o mundial pro ano seguinte e o Corinthians que era o campeão brasileiro em 99 acabou sendo o convidado e acabou ganhando Você pode ter ali vários problemas na formação daquele Mundial mas você não pode negar que ele era um mundial porque foi
o primeiro primeiro assinado pela FIFA e a ter equipes de todos os continentes Outro ponto é ah mas os europeus não davam valor o Manchester veio pro rio para brincar o Real Madrid não tava nem aí é uma meia verdade é a história de que os europeus não dão valor isso era desculpa para muitos rivais durante muito tempo então isso é meio conversa fiada era mundial e o Corinthians ganhou ponto lembrando como sempre toda sexta-feira no YouTube 11 da manhã polêmicas vazias e a hora de pedir aquele like Maroto né você vai lá no joinha
ó pum dá aquele joinha se você tiver vendo pelo celular você vai no sininho que quer dizer o quê notificação ou seja Tem vídeo novo pinga no seu celular aproveita comenta me xinga eu já tinha desacostumar a ser xingado os últimos vídeos tenho até que agradecer foram muitos elogios sugestões estou aberto a xingamentos mas também a elogios né porque não faz mal a ninguém semana que vem vamos falar de um tema espinhoso muito pedido nos comentários no YouTube pontos corridos ou Mata Matata