Sim sim tá começando mais um episódio de market makers mas antes do papo começar deixa eu te falar sobre um presente especial que preparamos para você ao clicar no botão ou no link que está aqui em algum lugar em volta dessa tela ou então na descrição do episódio de hoje você vai ter acesso premiado para fazer parte da comunidade marketing makers pro de graça de graça entrar de graça no 0800 É isso mesmo Renato você ficou Louco eu fiquei louco cara sim sim o gerente enlouqueceu É isso mesmo pessoal além da comunidade pró do Market
makers Eu também consegui um bônus exclusivo da empirit reset pra que você consiga bater o mercado nesse e nos próximos anos são mais de r$ 4.000 em bônus que vocês vão ter de graça mas olha não marca bobeira porque essa condição especial e ficará disponível por tempo limitado clica aí no botão ou no link e veja tudo que queremos entregar para você Todos os caras antigos de mercado que eu conheço são tudo pessimista mas por que isso os otimistas morreram né quando é que quando é que você ficar vendido no mercado como é que você
pode ter certeza que é para vender como é que você se diferencia né fazendo as lições do Warren Buff todo mundo igualzinho né não vai ter cara tem que ter alguém faz diferente do Brasil Sabe eles não fazem as coisas básicas por exemplo conhecer a pessoa eu acho que o Banco Central do Brasil foi é possível pensar num cara que foi pior do que esse mercado não tiver uma recorrência de Carga Tributária que mantenha o número do Haddad ainda não é actível o número da de fecha facilmente sem inflação ficar entre 6 e 10 [Música]
sim sim tá começando mais um episódio do Market makers o podcast da família investidora brasileira sejam muito Bem-vindo se acomodem que hoje vai ter aula de mercado a gente vai falar com dois irmãos do mercado financeiro que já fizeram muita coisa no mercado vão falar de cenário falar também do que eles estão fazendo é figurinhas bem conhecidas então hoje vai ser um papo um papo sem censura né Renato exatamente Sem crise eu diria cerise Sem Crise bom títulos exatamente como nunca tudo bem com você Tudo bem e você Ah mais ou menos né Água Santa
deu Uma azedada aí no meu mas fim de semana acontece com muita gente mas Vocês não perderam né a gente perdeu exatamente bom antes de apresentar ele só que ele secadinho de sempre se você tá vendo no YouTube dá aquele joinha que aí o YouTube vai entender que esse conteúdo é para mais pessoas que nem você que vão querer ver esse conteúdo se inscreve no canal se tá ouvindo pelo podcast também segue a gente vamos lá e dá para comentar agora no Spotify deve Ter algum enquete ali também para você responder faça isso Tipo o
que ajuda esse episódio é o conteúdo chega para mais gente bom e o que mais tem mais recado Renatão até o momento não podemos começar então podemos começar são os convidados essa semana até preparamos uma pauta aqui seu irmãos que já empreenderam em várias frentes do mercado financeiro ao longo da carreira já fundaram compraram ou se associaram a gestora de recursos caso de análise Streaming de investimentos site de notícias e até uma corretora eles eram de São Sebastião do Paraíso interior de Minas Gerais e são daqueles irmãos que não são tão parecidos entre si enquanto
já fez muito barulho e teve até algumas tretas no Twitter e fora dela também o outro é mais reservado e tem um perfil mais conciliador é o que ele disse tá Pedro não sei enquanto um deles sempre se dedicou investimentos o outro é advogado de Formação queria ser delegada Da Polícia Federal mas ingressou no mercado financeiro como analista por influência do irmão Pedro cereis um muito famoso Twitter embora nesse momento ele não está no Twitter enquanto a gente grava nesta semana do dia 4 de abril ele está com a conta desativada vamos ver se a
gente convence ele ia voltar né e ele começou no mercado como Trader no fator foi Red de accus da mesa do BBA saiu de lá e fundou os copos investimentos e atualmente ele é seio da Envie uma empresa que mistura streaming de investimentos com análise já o Marcelo se formou em Direito mais ingressou na scorpos por influencia do irmão hoje é CEO da corretora recém fundada leve focada em atender investidores institucionais bom esses são os nossos convidados vamos aquele momento para eles guardarem a voz de vocês né para quem estiver ouvindo pelo podcast então eu
vou pedir primeiro para Pedro depois para Marcelo se Apresentarem bem-vindos ao Market makers Pedro quem que é você no mercado em uns 30 segundos Ah eu sou recursos boa parte de terceiros nos últimos anos próprio e mais recentemente de terceiro novamente e Mas eu sou conhecido realmente pela minhas brigas no Twitter ah não só por isso Pedro aliás é um cara que o pessoal do Twitter todo conhece ele mas quando a gente conversa com os institucionais também muita gente ouve Bem inclusive um tal de Luiz que é uma vez por ano né Ele fala em
algum momento ele fala não porque eu falei que o Pedro sobre Suzano eu falei com Pedro sobre não sei o quê então é um cara que tem esse tráfego fácil né Tipo a gente só que a gente ouve ele é ouvido exatamente Marcelo e você quem é você no mercado em 30 segundos bom meu nome é Marcelo é eu vim parar no mercado financeiro obviamente por influência do meu irmão Pedro Eu me considero um cara de sorte por ter o Pedro como professor Eu acho que eu sempre fui ali na relação entre nós dois o
que carregava o piano então eu sempre admirei o Pedro pela capacidade de pensar e e eu tinha que Executar tudo aquilo é sempre me vi nessa função Qual a diferença de idade de vocês oito anos 8 anos e você é 8 anos mais novo né claro coisa meio de admiração o irmão mais velho coisa que eu não tenho do meu Irmão porque ele é só dois anos mais velho só tinha raiva dele ele escolher ele escondeu da da do currículo dele que ele é um radiarista famoso lá em São Sebastião do Paraíso Ah é apresentador
de rádio é foi o primeira vez que eu aprendi foi montar uma rádio mas era uma rádio do que fazia rádio comunitária era assim na verdade ela tocava tudo e uma vez chegou me deu me chamou para mim ir para São Paulo eu lembro da de ter a rádio Rock aqui que era 89.1 E aí eu Voltei com a mesma ideia para lá e montei a antena 10 que era mais sertanejo só tocava sertanejo obviamente a gente estava no interior de Minas e foi um queijo de sucesso em dois anos a gente já era rádio
mais ouvida da cidade caramba não sei se você já ouviram rádio FM no interior de repente toca Metallica depois toca Jorge e Mateus Jorge e Mateus O cara liga lá eu quero ouvir Pink Floyd beleza eu quero ouvir Milionário e José Rico o cara vai tocando entendeu então é meio negócio ninguém inventa nada eu achei que era interessante quando chegou quando chegou e colocou só escolhe uma coloca um aí ele falou voltou para o interior era sertaneja Então quem eu via rádio eu queria tocar queria ouvir música sertaneja então virou a rádio mais ouvida na
cidade ô Marcelo dá uma palinha aí faz aí Alguma como é que era quando era radialista aí só pra gente saber como Se realmente tem habilidade agora são 10 horas mais 35 minutos estamos aqui no Market makers com essas figuras maravilhosas Thiago Salomão Pedro cerise Santiago enfim para mim é um prazer estar aqui olha só que maravilha hein sensacional já vamos fazer um contrato fila de patrocinadores aqui para para fazer esportes a gente chama para gravar ofereceu Adorei eu falei Patrocínio o Renatão vamos presentear os nossos Convidados ou guardar para o final porque no último
programa a gente deu o presente no meio da entrevista gente temos um presente especial adesivos valem mais do que que comprova que é uma camisa e é uma camiseta do Market makers para você usar nas suas pedaladas você já visitar a música da bolsa sei lá tem uma uma ação né uma ação parecida com uma cautela de uma ação da Mogiana aí super legal isso aqui em mi Também porque isso aqui os cupons pegar o dividendo né a empresa te pagava dividendo e maravilhoso bom camiseta que está na marketing também.br/loja você pode adquirir camisetas como
essa com mais que o Salomão estamos usando aqui lindonas que inclusive manda um adesivo e uma cautela de nada da sua própria camiseta Se você usar M makers 15 você tem 15% Exatamente porque não existe almoço Grátis sem camiseta com desconto a gente tem Bom vamos lá Renatão como é que a gente começa esse papo bom acho que a gente podia perguntar para o Pedro como é que começou já que ele que puxou o Marcelo né como é que foi esse começo dele no mercado financeiro Principalmente as copos né a gente tava falando antes o
Marcelo até contou pra gente que na época tinha muito pouca gestor independente né quando vocês começaram Ali em 2000 você tava ali na fator né Depois do BBA e resolveu fazer a sua própria mas foi na sua Copa eu trabalhei na sua Copa há um tempo e depois dessa copa foi para fator e da fator eu fui contratado dentro da sua Copa eu saí da posição de seria hoje eu sei o trade né porque fazia os pit mas era um pit mais fundamentado naquela época foi muito bom para mim eu consegui clientes como Dina um
investidor profissional Matrix os cara e aprendi muito com esses caras na época né por ele assim me deram olha separar ler as pessoas falaram Você já leu gente eu li 94 Então eu tenho até vergonha de você não dá para ficar citando o [ __ ] quanto é 30 anos falando mesmo cara Não dá entendeu E aí eu fui para para fator como como ser strade a Patrícia que era gestora dos Fundos saiu eu virei o gestor dos Fundos fiquei um tempo foi um período muito bom Que eu peguei a história do Banespa nos fundos
e aí como os Fundos foram muito bem eu fui contratado para história do BBA que para mim na época era o sonho ou seja o auge de uma carreira Quando você vai para uma tesoura de um banco na época não tinha ser gestor né era Red de bolsa dos bancos né tinha obviamente os garantia atual gozar nos rima assim esses caras tudo tinham bebia que tava ainda não era tão grande mas já era bem e fiquei terminou dois mil Muito conturbada 97 98 99 e 2000 Então eu peguei todas as bolhas Crash tudo que você
pensar e aí no final de 2000 eu já tinha lá o dinheiro e aí eu percebi o bônus que o melhor bônus tirei e vou montar vou montar a Copa e a ideia é assim porque toda vez que eu vinha eu ia lá fora e via pares meus trabalhando nos Bancos né Depois de um tempo esses caras saiam trabalhar no banco ia trabalhar em algum headphone né então basicamente era dos próprios Fundos que ia ver porque que tá acontecendo isso porque os bancos não podiam mais tomar tanto risco enquanto que no Brasil naquela época os
bancos tomavam muito risco né teve vários bancos que quebraram na tesouraria o grande dia quebrou na tesouraria né Então essas coisas hoje em dia nem pensava você pensar um banco no Brasil quebrar na tesouraria como antigamente né E aí eu montei a escopos Botei todo meu dinheiro tive uma ajuda muito grande do campeonato que colocaram também dinheiro logo no começo que deu uma né e eu fui falar com algumas pessoas ajuda de quem desculpa Doutor Fernando aqui nesse que eram os donos do BBB e que quando eu saí Eles colocaram investiram dinheiro e era um
Cid money é além do meu Eles colocaram uns deles e do meu sogro o nosso Cotton e o Ivan Chrysler E aí eu fui montar gestora época era bem mais fácil que hoje eu já tinha eu era gestor Na época eu tinha montado gestor né fator Então tinha essa parte mais fácil era muito mais fácil montar e tinha Algumas propostas de como montar tal e aí eu fui falar com isto brega incrível uma conversa muito boa e eu montei os Fundos todos na red em livro né A ideia era montar os fundos mas depois eu
vi Que as coisas não funcionavam como como não beber água né pegar o telefone comprava vendia na época era assim que fazia o telefone comprava vendia e olhava lá fazia lá tem que explicar um monte de Botão na mesa tal você apertava o botão falava corretora colocava o telefone acaba no dia seguinte chegava lá aparecia um papel na mesa com quanto você ganhou quando você perdeu o seu risco tudo aquilo né Aí Quando eu fui fazer essas coisas eu falei assim agora como é que faz essas coisas todas né E aí quando veio montando vamos
ter que montar uma empresa né aí Montamos mais copos e aí logo nesse eu preciso de ajuda né Eu preciso de alguém de confiança aqui preciso de um radialista não não não é esse alguém de confiança de alguém de confiança é que tá aqui tá Certo aqui tá certo pagou recebeu pagou aí Marcelo veio aí ele aprendeu na marra basicamente tudo né de como você de como ser um gestor talvez mais do que eu e qual era o estágio de vida seu Marcelo tinha acabado de sair da faculdade né Na época era policial civil a
minha mãe a minha mãe minha mãe queria minha mãe queria que não queria morrer de medo com que ele fazia dava tapa na cara de bandido talvez é muito perigoso Já passou já passou né E aí falou Bom vamos mudar de vida aí você quer ser conta para gente que você queria ser policial federal também né ele terminou ele ele terminou e aí ia fazer terminou se formou pra poder fazer direito tava estudando para fazer o concurso para delegado federal nesse meio tempo ainda tinha rádio então eu ficava basicamente ali um período da minha vida
em três cidades eu morava eu dormia em Ribeirão Preto porque a academia polícia era 7 da manhã acabava Academia eu ia pegava um ônibus e ia para São Sebastião do Paraíso que fica 100 Km de lá fazia os programas programa de rádio tocava rádio à tarde né com já tinha ali uns quatro cinco funcionários e à noite é para faculdade estudar direito em Franca então eram três cidades eu ficava rodando saia de Franca ia para Ribeirão dia todos os dias isso aí foi durante oito meses da Academia de polícia e depois eu eu Verei polícia
lá em Uma cidadezinha chamada de Irapuã que é perto de Franca em São Sebastião do Paraíso e ficava na rádio na Polícia e na faculdade E aí O Pedro me chamou acho uma boa ideia tá mais fácil só que eu tava enganado não era mais fácil fizeram três cidades dois estados nesse meio dois estados né na casa de 70 km bom aí chegou o Marcelo e a scopus nasceu Os copos Estagiários acho que a gente teve os dois melhores Estagiários do mundo Estagiários Exatamente é o segundo colocado é o Natali o Natália grande Natália ele
falou que não passou ele foi reprovado brincadeira não tinha como decidir né infelizmente ele sofreu um acidente e ainda jovem de carro e faleceu mas era mas ele era o cara Acima da Média ele Saiu das copos depois acho que ele foi para [Música] Constellation trabalhar com o Rodrigo Campos mas ele passou por algum lugar antes dividir o escritório né E ela ela era originária de Israel mesmo e lá em Israel tem ele chamam de mãos copos mas tem um nome local que chama haratsufim e harate Sofia significa ver Além era um ponto onde eles
usavam para poder vigiar em caso de invasão guerra Então os copos é Montes copos Aquele monte e o nome em hebraico chama-se ver além é uma visão legal a história é boa boa é o seu jeito você falou sou mais famoso pelas brigas no Twitter longe disso mas você é conhecido também pelo um temperamento um pouco é diferente do Consenso do mercado né É nessa época de sua Copa fator BBA ou Seja era uma pessoa mais vamos dizer explosivo com temperamento mais forte ou isso você foi desenvolvendo conforme teve a sua própria empresa sua própria
gestão eu melhorei muito recentemente assim eu acho que até esse papo que a gente tá tendo hoje talvez alguns anos atrás né não não melhorei muito em relação a pior fase no Twitter é pior então alguns caras conhecem a fase mas ele sabia a parte boa Então então eu vou falar citar os nomes assim né quem é o cara que me protegeu dentro do BBB é o Luiz Fernando Figueiredo Figueiredo é o único cara que falava assim tipo né ele me chamava numa sala me faz isso tá errado é me dava todos os povo e
protegia da instituição porque se eu fizesse as coisas que eu faço em qualquer lugar desse eu seria eliminado então ele conseguia fazer essa proteção né E aí depois ele saiu para ir Para o banco central ali já no final aí foi o Léo Calu era da GAP também que virou meu chefe então durante um tempo aquilo deu certo mas para mim tava muito claro entendeu é muito claro que eu sabia que a minha vida nunca ia ser incorporação essa minha habilidade política é muito ruim né se você se faz um suicídio por ser sincero isso
mas assim eu sei que uma é um ponto fraco mas eu sei que eu tenho esse ponto Fraco então eu sei administrar esse ponto fraco limitando as minhas interações pessoais a não ser no Twitter porque as interações crescem aí essa coisa né Mas é bom que dá um então empreender para você foi uma necessidade por causa desse temperamento e nesse caso é tipo os resultados vão falar vão ser legal né A diferença entre o cara é gênio ou idiota é um resultado que vai dizer né é um é um gênero exótico é um idiota arrogante
Depende qual o negócio então eu sei muito disso então sabia dessa dificuldade ainda tem essa dificuldade até hoje e tal mas e Pedro porque gestão de ações sim o que que te levou para esse mundo o que que te fez querer se dedicar ser um analista investidor de ações não era sério Eu queria ganhar dinheiro né Eu vi uma família que a gente a grana pobre assim pobre no sentido de não ter grana né nunca foi nunca me senti pobre eu nunca me senti uma coisa mas não tinha essa conversa né a gente era pobre
em casa nunca teve muito dinheiro só Mas a gente nunca sentia falta de grana na pobreza diferente é diferente a gente falava ah a gente vai fazer isso vai contar ele sempre tinha alguma né mas não sabia não tá passando uma fase difícil E aí E a prioridade lá sempre foi escola então ele faz isso estudar então sete filhos e 7 fizeram faculdade sem dinheiro você imagina como que é né eu vim para São Paulo eu fui fazer Polly e GV eu só consegui fazer GV quando eu tive 90% de bolsa e aí os outros
10% eu tive que trabalhar para poder pagar Então mas eu nunca nunca teve esse negócio mas porque bolsa porque tinha um cara na minha cidade que chamava Vaguinho Vaguinho era o operador do nagi narras então Waguinho ia na década de 80 de Porsche em Paraíso falei meu é isso que eu quero trabalhar a gente veio para Socorro uma propaganda boa né como é poderoso realmente essa influência desses caras no Instagram quando os caras de pirâmide quando ficava parece um carro tudo é isso que eu quero ser esses caras eles são funcionam essas Coisas né aí
com o tempo cara eu vi na sua Copa a decadência do Waguinho aí eu vi que eu eu na época Imagina eu era um cara de uma época que não tinha balança as pessoas não iam balanço porque tinha inflação entendeu ninguém sabia usar computador então eu sabia eu vou acabar com esses caras todos então é meu objetivo né então eu sempre sabia que um dia alguém ia acabar comigo isso não me adaptasse então eu sempre tenho essa visão assim e Aí por acaso eu comecei em ações E aí depois eu insisti com ações que eu
sempre falei assim bom esse juro não pode ficar tão alto tanto tempo no Brasil um dia esse juro vai cair Então faz quanto 30 anos né eu tô nessa da esperando Mas uma hora esse jogo a cair né só que tá até brincando assim nos Bastidores e umas últimas entrevistas e tipo a gente não pode viver com isso né Porque a gente desejou tanto quando veio só apareceu uma tragédias que vieram agora as consequências que a gente tá vendo obviamente brincadeira né a gente Adoraria ter juro baixo mas não conseguiu viver por muito tempo eu
fui dar um Google aqui só quantas habitantes tem em São Sebastião do Paraíso vocês sabia estimado 71 fiquei curioso o operador na ginásio não não os operadores ele tinha Várias Pontas imagina na verdade ele era casado com a prima da minha mãe né por acaso é a joia Bergamo conhecida decoradora aquele joguinho do 7 pessoas seguidas continua operando operando operando E aí cara operava opções as coisas mas de uma forma de outra teve uma vida boa ele ele além de ser influência ajudou o Pedro a caminhou ali nos primeiros passos então a gratidão é sempre
né Que eu fazia black and Shoulders Imagina eu fazer black show assim 92 93 no Lotus um dois três e aí pegava assim [Música] tá bom vocês meninas aí vocês não sabem nada como é que era isso né naquela época né tanto fazer Black shoulder em 93 ter uma haste em 2001 que Imagino que deveriam ser poucas hastes Independentes enfim dá para fazer um paralelo de como é que é hoje né Vocês continuam entendendo né Fazendo tanta coisa nova e como é que era naquela época esse essa esse tipo de visão foi o que fez
a visão que a gente montar leve entendeu e a visão que eu vejo sobre o mercado de corretora mas não só eu sou um consumidor de corretagem a vida inteira [Música] a gente nem lembra essa história né durante muitos anos as corretoras tinham carta patente as cartas patentes eram Como se fosse um título de um clube em que você era sócio da bolsa um clube que a bolsa e tem um valor patrimonial desse clube que era basicamente a coisa e a bolsa sempre comprava essas cartas patentes com desconto de 20 30% sobre o valor patrimonial
comprava aquele cancelava e o patrimônio de todo mundo aumentava um pouco né E era um clube que era para se zerar não era para dar lucro não era para dar nada E aí eu vi um movimento da Desmoralização da bolsa de Hong Kong E aí eu falei não esquece vai chegar aqui aí teve a bolsa de abertura de capital do darks E aí depois eu sabia que valia era a cblc e não uma bolsa com a morte E aí eu falei meu eles vão fazer alguma coisa no Brasil e aí teve um dia teve um
leilão eu esqueci uma daquelas instituições financeiras o banco Santos foi depois o maior são duas cartas só foi uma menor uma Corretora pequena que já quebrado e aí o leilão aí edital de leilão de tal aí negociava na bolsa não leilão aí a gente comprou essa a gente tava lá mais copos né aí tinham Duas cartas que tava saindo 80% 80% do valor de face a gente pegou e falou assim ó paga 81 aí a bolsa 82 aí 83 aí Mas de repente 90 a gente pagou 91 aí a bolsa deixou eu passar a gente
comprou Duas cartas patentes a 91 valor de fácil a gente pegou as duas Cartas patentes e obviamente colocar no fundo né porque lá atrás esse fundo o fundo que é que hoje para colocar no fundo porque é títulos e valores Imobiliários certo um fundo pode comprar um não tinha uma pretensão empreendedora naquela época patente era só entender aí a gente comprou isso por volta de 900 um milhão de reais né A primeira Saiu 950 mil 2006/2007 Antes de abertura de 2017 a gente comprou essas duas cartas e colocamos no fundo aí vamos depois você não
pode comprar Como assim já comprei você não pode comprar vai ter que botar na física não tinha esse dinheiro para comprar o CDI aí dois meses a gente pagou polar Roubando dinheiro compramos assim em 14 meses esses 950 mil cada um virou 35 milhões a gente pegou dividiu aquilo entre a sociedade né todo todos os sócios da escola cada um ficou com lá com o teu professorzinho lá tal então É isso aí foi um negócio que a gente sabia que ia ter a abertura de capital das bolsas é E no caso da leve o que
eu acho que aconteceu no Brasil foi que tinha eu a Gente começou o seguinte tinha cinco gestoras e sem corretoras a gente chegou no extremo que a gente tem agora tá surgindo mais uma janelas e cinco corretoras Então hoje o pêndulo do bom negócio ficou do lado da corretora e a gente sentiu uma carência muito grande muito grande como usuário de corretora juro eu tenho coisas no Brasil que são péssima essa empresa essa empresa mas eu acho que A gente começou primeiro a gente nunca fez um negócio para ser como é que chama Não não
é feito para vender né é feito para ter Então ela ela espera que ela em breve já esteja dando lucro a gente fez todo o processo de abrir uma corretora no banco central raríssimas casos o último caso que abriu foi a ideal né ideal que é um outro exemplo muito bom sucesso mas as outras corretoras o processo de abertura é sempre muito Complicado demorado e as pessoas acabam comprando né as corretoras antigas as licenças ali é porque assim teve um no ali em o segundo governo de uma né tiveram muitas corretoras que elas continuam existindo
mas sem ter uma operacional uma função operacional né então muita gente meio que aproveitou dessas cascas ali as cartas patentes ficaram ricos aí depois eles venderam as bases de Clientes para XPS btgs daria isso né XP é para base de cliente aí o cara ficou operar aqui basicamente eles ficaram uma tiveram aquela coisa operando porque você não pode desativar né e mantiveram aquilo e depois foram vendendo essas corretoras para quem queria operar uma corretora mas a gente olhou mas a gente olhou a gente chegou a comprar uma corretora fizemos um é molhou Ok deu aconteceu
alguma coisa aqui assim a gente tinha Fechado e aí passei um negócio interessante foi quando o BTG comprou nécton né E quem tinha apresentado essa corretora pra gente foi um sonetone Spinelli né E que eram amigos aí o cara falou Pô olha você me pagou x e o sonelson Vendeu por 20 x cara aí o cara quis abrir o negócio inflacionou em outras palavras BTG estragou o nosso negócio imagina pelo sobrenome era da spinellis né que era antes obviamente a gente Conhecia o Nelson Pinheiro que a gente operava com ele e ele era o vice-presidente
da bolsa só para lembrar eu eu a minha corretora quando o governo BBA era Magliano e e quando operava operava com Spinelli e daí obviamente depois de ter comprado as cartas patentes eu fui falar assim olha deixa eu pensar em fazer isso a gente levou a ideia pior a gente levou-nos para ouvir a palavra da Cartagena muito rápido e aí um ano e Pouco depois estava feito é por isso Então você é uma patrono do ipeu não não coincidência aquele papo lá atrás ele era CEI o trading entendeu mas eu acho que para falar uma
coisa Gente alguém ia levar o pit para ele sim é lógico Era um negócio tenho certeza que veio de banco veio todo mundo que a gente tinha várias cara você precisa ter sete para abrir uma Corretora três para ter um terminal mega bom Mega bolsa sete para ter uma corretora completa você precisava uma para ser corretora Regional essas corretoras que tinham essa corretora jornal corretora do Mato Grosso Cuiabá isso aqui então você tinha com uma carta patente da bolsa brasileira você tinha acesso a um terminal em Cuiabá para operar aqui era Regional é porque praça
ainda né Cada Praça podia ter uma corretora aí eles Acabaram se fosse uma cooperativa parece não é se cadastrado era um clube é um clube um clube de corretoras Tá mas só para situar o audiência né que vocês usarem alguns momentos a palavra institucional para falar da leve né a gente falou também na apresentação e eu imagino que era o gancho que você ia dar né Pedro de no passado tinha uns cinco gestoras para sem corretoras hoje tem umas 800 gestores e pouquíssimas Corretoras E por que que a leve nasceu para atender o institucional não
é mais uma corretora focada o que que muda enquanto institucional a gente nasceu não para ser Startup a gente nasceu para se pagar e tem algum negócio e a princípio o jeito mais fácil de se pagar É atendendo um institucional que é um público que a gente já conhece tem uma certa proximidade por ter há anos aí no na fazendo gestão e exige um investimento muito mais baixo Para para se pagar eu acho que tá mais ligado a relacionamento e entrega de um bom de um bom e a gente é um institucional a gente sempre
sempre foi um institucional a gente sabe o questionar não precisa então ele é muito diferente do de uma corretora de varejo é basicamente assim um institucional é sabe que tem que pagar a pessoa física não quer pagar né então É basicamente é isso aí é obviamente o Todo mundo quer é isso não quer ele quer execução rápida segura ele quer ter sistema resiliente não cai não para não pode parar durante para dar problema durante o dia ele quer sigilo sigilo de ordens ele nunca que a ordem dele não seja usada por ninguém como é que
uma ordem pode ser usada assim quando era a mesa quando era mesmo assim eu tô com fluxo aqui é um sei lá a gente é o seguinte olha Imagina você Era um scalper certo aí tem um operador no pregão que ganhava cinco conto por mês certo aí o cara da mesa ligava lá aí entra o garantia Mega ordem comprando a ele entra comprando Telebras Bem antigo né Aí ele liga aqui Aí o cara da mesa fala Sarampo Sarampo o cara o cara entrou o cara o sarampo já sabe quem é o cara o sarampo já
pisca para o varíola o varíola que é o scalper o scalper já Compra pode comprar que é garantido o cara o cara o cara quer comprar Telebras quem falou isso o sarampo já comprou um pouco de Telebras para ele e aí o variola vai Executar a ordem e no finalzinho na ordem ele vai comprar uma parte do outro certo esse essa esse custo é o custo da informação que a gente tá fazendo ai mas agora que o eletrônico acabou não agora o eletrônico vende Essa ordem para Alguém essa é a grande fonte duas coisas né
isso a Globo não mostra isso a Globo não mostra Mas vende para quem o sarampo por varíola e o varíola e o sarampo são os maiores pagadores de emolumento na B3 eles são super bem tratados até o Corona paga por isso entendi entendi muito sobre a opinião do sobre eles é isso que eles fizeram não então se você tenha cara que batia no peito e fala o Seguinte faz 823 pregões que eu não perco no Day trade que não tinha mais avisar não tinha mais Sarampo bom se você é um cara grande operando você sente
alguma coisa aconteceu para para minimizar isso a gente investiu bastante em tecnologias Então a gente tem um primeiro assim a gente começou com uma como você não faz o não tem um legado de coisa antiga que desenvolveu tudo novo e com equipamento de ponta dentro do Coloquei enchendo a bolsa então basicamente eu consigo ofereceu ela pensa de raio frio com isso para o cara que nem a gente sabe qual é a ordem dele sabe quem é ele e Quem só sabe que ele tem um limite que ele seja do jeito que só ele sabe é
a única garantia que ninguém vai contar é que só você sabe então basicamente isso que a gente é uma das atributos e outras coisas que que é possível se você fazer Quando vários clientes estão operando junto que se fazer antigamente acabou né Eu acho que agora a gente vai conseguir é isso E aí você não Essa ordem passa pela corretora não vai para fora garante uma boa execução você falou da latência o que que ela tem isso qualquer coisa técnica pensa que uma ordem na bolsa em um segundo você possa você consegue passar mil negócios
tá porque ela é um negocinho milissegundos A gente tá falando aqui os equipamentos que a gente tem E aí tem outros maiores que é de nano segundo você já lá fora 10 mil vezes mais rápido então pensa que o tempo é quando você divide ele inflação ele também é quase ele é infinito certo essa é a diferença Então você fala de um segundo e mil segundos vai cara para quem tá negociando a mil segundos que é a gente e o cara negocia em um ele tá mil vezes mais rápido que vocês ele Consegue fazer na
tua frente essa é assim fazendo tem um filme do Acho que sei lá do x-men que tem um cara que explode tudo ele é rápido ele sai passando e tirando as pessoas da casa aquilo lá esse é o refri se ele consegue pegar essa ordem daqui olhar que quando vai fazer aí ele compra esse cara pega aqui entrega pega os dois pega e ele vai ganhar sempre não tem como perder imagina só tá operando a mil vezes mais rápido do mundo ele tá vindo uma ordem Vendendo ele tá vendo uma ordem comprando enquanto que a
senhora tá dizendo para ele ele fez isso ele sabe que você vai voltar ele pega o cara que tá vendendo compra do cara que tá vendendo a hora que ele viu que você vai fazer aqui você vai vir para o próximo ele vai lá e vende para você aqui e nesses que basicamente assim a lógica e você consegue ver na tela eu não consigo não acho que é verdade a bolsa transmite 5 flashes de preço por segundo eu não acho que os provedores de informação que a gente recebe estão transmitindo todas as informações então Teoricamente
o preço mudaria 5 segundos cinco vezes por segundo só que cinco vezes por segundo é um e a cada 200 tem 199 coisas que acontece momentos que não apareceram então para o computador os caras que fazem frequência Isso aqui é uma vantagem não tem como você acabar com isso O que o que eu sou contra é você dar Privilégio para esse cara que faz isso ele tem privilégio não sabe o que assim o maior privilégio que eu acho assim que se criou E aí eu acho que nem foi a bolsa que a bolsa foi contra
que é cvm criou foi o rlp porque o rlp ele não faz nenhum pessoa física perder dinheiro se for uma discussão que a gente teve um tempo atrás no Twitter cara a pessoa física que pede no RP ela perde porque ela tá perdendo mesmo não é Porque se dá para situar todo mundo sobre o rlp Eu também não saberia explicar muito eu lembro da Polêmica nas corretoras eles oferecem para mim é o rlps basicamente é o seguinte é a corretora assume como contraparte as ordens do cliente oferecendo para ele o melhor preço de mercado tá
então toda hora e aí tem um critério a ordem tem que ser ela tem que agredir o boca ela não pode ser uma linha com preço limitado né e tem um Percentual de olhos que você pode executar ali dentro Mas tirando essas regras básicas o RP ele ele dá para corretora a vantagem de saber quando um cliente está comprando há 10 e um cliente tá vendendo a 5 que que ele faz ele compra cinco e vende a 10 imaginação mesmo a pessoa é de novo um segundo tem mil o negócio acontecendo isso é o rlph
é muito fácil Se você Pegar por exemplo isso é ruim é isso acontecia eh qual que é qual que é a desvantagem para o mercado né É que as pessoas treinavam contra o mercado e agora ela existe a vantagem da corretora lê o fluxo dos clientes Então quando você coloca um participante em vantagem né você tirou a vantagem de todo o mercado mas isso não faz o cliente perder dinheiro ou ganhar ele ia perder ele ia perder pro mercado só que agora ele Perde só por uma corretora ou duas ou três ou quatro então acaba
representando esses ganhos aí porque ele tem uma vantagem entendeu ele estava no mercado nunca perdeu o dinheiro vocês devem conhecer a corretora opera contra o cliente exato o tempo todo o tempo todo não é contra e não é ela de todos os três mas é um exemplo muito simples Se você olhar a corretora que tem mais pessoa física no Brasil XP você pega uma correto pega Uma uma ação que nem a Oi custa 20 centavos dá uma olhada quantas ações foram negociadas de Oi por dia há 15 dias você vai olhar lá XP fez tudo
imagina aqui cada cliente que mandou vender Oi a XP comprou ela vendeu Então você pega 15 milhões de ações um centavo é isso que o lucro dela 150 um centavo sobre 20 dá quanto meio por cento não 10%. não centavos Então você vai fazer o seguinte Por que que por que que as corretoras que fazem RP adoram pênis tóxico Ico porque se você opera é uma ação que tá r$ 100 e 40 centavos com 41 ela só consegue ganhar um centavo em cima e o cliente opera muito pouco mas se você comprar um milhão de
com essas ações que tem um pênis tóxicos um real americana enjoei enjoei mas é um Tanto de dinheiro que as corretoras estão ganhando e é da Natureza Humana porque as pessoas são atraídas por situações de um real então é o switzpot do negócio mas tá regulamentado pode fazer o dia que eu puder fazer eu vou fazer na corretora Mas quem que é o prejudicado nessa história quem é prejudicado no mercado nessa história é o cara que quer operar de verdade e ele coloca ele coloca a Ordem comprando certo se ele fizesse isso se eu fosse
um participante de mercado e tivesse comprando né A Fila ia andar muito mais rápido para mim quando as pessoas físicas fossem vender eles vão vender para mim né Agora não agora Toda vez a corretora na frente da fila para mim a corretora na frente para mim ela faz um como se fosse um ela pega todas as ordens do cliente e faz uma ordem no atacado não ela pula na frente o direto Pulou na frente né ela pula na frente porque ele é ele cruza olha dentro da corretora então ele não precisa entrar na fila ele
não entra 19 centavos com 20 centavos você quer comprar como é que você faz você paga 19 você paga 19 você fica esperando na fila aí tem uma pessoa física que quer vender ele vai lá e vende para fila do 19 centavos as pessoas físicas não faz mais fila As pessoas físicas correto o tempo todo por isso que a corretagem grátis na verdade ela tá ganhando por isso que chama rlp que é de wittale Liquid que ele provelhas para o pessoa física ele dá a melhor liquidez para o cara isso é a verdade ou o
cara que tá no rlp ele tem mais liquidez né ele não precisa colocar no book agora agora tem uma coisa isso e o seu questionando na bolsa tem 1 milhão de ações de Oi comprando a 20 centavos tem 1 milhão de ações de oito vendendo a 21 centavos eu sou um fundo Tenta comprar um milhão de ações a 21 centavos [Música] porque alguém plantou a frente alguém no caso a correto e a corretor a hora que ele vê que tem alguém tomando por alguma coisa ele pula na frente isso é uma coisa da minha época
cara é o Seguinte o cara tá vendendo 100 o cara tá fechado cara tá fechado hoje em dia é o seguinte tá na pedra você vai lá clica inteiro toma você não toma isso é uma coisa que isso a Globo não mostra é isso na arte perguntar aconteceu ela vai mostrar tipo um monte de cara que entrou a ordem em um segundo como é que na hora depois ter ficado para trás de um clique todas essas coisas cara entendeu isso aí Isso não entra na minha cabeça isso vamos esperar quando enviar um concorrente aí que
que vai acontecer né Eu acho que o concorrente vai vai só reduzir o irmão momento eu acho que vai ser sair uma coisa que os cara não conseguiram acabar no mundo inteiro cara assim a briga da bolsa antiga né com o novo eu acho que era até a TG né eles queriam olhar no Brasil lá fora eles chamam de Dark pull né lá fora Você não passa nem na bolsa né o cara faz dentro de casa e a regra que você não paga nem um Monumento aqui ser obrigado a passar na bolsa Lá Fora o
cliente nem paga em monumento Você pode passar num túnel de preço diferente que não é o da tela Mas estreitinho eles estão regulamentando no Brasil não eu só queria perguntar se a gente entrar em mercado os outros empreendimentos já tiveram né E tem Vocês também são empreendedores de conteúdo né Eu queria que esses contassem para a gente como é que foi essa chegada do conteúdo com a inversa e protagonista né que que vocês têm ligação hoje acho que só o Pedro tem ligação com a conversa né vou falar um pouco da inversa que eu peguei
essa aí deixa o Pedro antagonista da realidade quando a gente comprou inversa a gente comprou até da aqui da empíricos da inversa da empíricos e A gente na ideia Inicial era quando eu estava montando a corretora já tem um feed de um líder ali né para cliente de varejo quando a gente fosse entrar e tal mas descobriu ali que o buraco de vender esse negócio é mais embaixo a gente não aprendeu muito bem como é que faz mas eu acho que a gente criou aí o streaming né na sequência para tentar mudar um pouco o
mercado como a empíricos a gente achava acha ainda que esse modelo é difícil ele ele tem uma uma Curva ali e no final o streaming acabou virando ali o modelo meio já viste o empíricos que é trazer o Lead para o fundo para esses copos né E aí eu acho que isso ele tá fazendo um bom trabalho né porque o cliente tem no imediato ali o a carteira do fundo posicionamento do gestor isso traz uma confiança que mantém ele mais preso Não fiel mais fiel a gestora e a gestão por entender o que está sendo
feito né porque se ele não concordar ele pode sacar antes de dar errado certo então acho que é meio que isso mas só para dar uma questão temporal né esse novo formato é coisa de meses feito a migração lenta para chegar nele né primeiro a gente criou o streaming a gente testou o streaming Eu acho que o primeiro que tinha feito isso era o Primo Rico mas era um mais de curso há mais de primo depois a IV lançou Eu lembro até o dia que ele lançou fiquei muito que a gente já tava no projetinho
para lançar ele lançou primeiro que a gente vai sentir mais quatro semanas fechou fechou fechou não você acha que não Ah nunca vi eu acho que foi uma produção eu acho que ele muito bom só que o negócio que é proposta diferente Você sempre teve essa coisa de conteúdo porque tudo começou ali com a carta né que você era um dos sócio da inverso né daí depois ela se tornou só sua e mais você sempre gostou de falar e depois você foi parar no twitter também Ali era só convenceu ele cara ele falou tem que
fazer você tem que colocar não mas é assim tipo eu quero eu quero que você escreve quatro cartas para mim Entendeu E aí acho que foi a primeira vez que o Pedro começou a escrever e aí essa história daqui então quando lançou o negócio da quinta onda porque ele tava te o fim do Brasil aí na hora de comprar não compra que vai dar vai subir aí começou aqui então [Música] Por que que todo todo todos os caras antigos de mercado que eu conheço são Tudo pessimista mas por que isso os otimistas morreram né os
processos seleção natural Quem era otimista com bolsa no Brasil cara tirando a maioria tá foi existiu né então acho que tem que mas é possível você assim eu sou um cara que sempre sempre tive ações sempre sempre sempre né sabendo que é diferente de você ser você precisa de missa para ter ações isso não é uma coisa que faz muito Sentido Não faz muito sentido isso aí a própria indústria de fundos também como tem muito gestor eu acho hoje em dia tem muita muito fundo né não tinha Antigamente como é que você se diferencia né
fazendo as lições do arbuff todo mundo igualzinho né não vai ter cara tem que ter alguém diferente do Brasil Sabe eles não fazem as coisas básicas por exemplo Quem é o cara que tá comprando é uma coisa número um nego pega o resumo e não leva a frase né tem que ser pragmático não sei mais e tal pô mas esse cara aí é meio treta não mas não tem que ser pragmático aí casar Por Dinheiro Nunca é uma boa ideia mas Especialmente quando você é rico então aí que você não precisa então tem coisas cara
que simplesmente eu não vou fazer negócio em algumas empresas em Nenhuma hipótese não importa o preço não importa nada não vou fazer negócio que não dá não vou fazer negócio com o cara já tem que ser sócio dele não eu gosto mas tá falando que você vai ser só você conhece o cara quer ser só dele tem aqui um monte de empresa famosa aqui na bolsa brasileira agora nesse momento aqui quente não sabe o que é o dono agora Não não agora não vai dar certo bom vou aproveitar puxar o tema mercado porque eu tô
com medo do mercado é muito mais pergunta para fazer vamos lá vamos embora mas já deixo aqui o vai ter que ter um ser incrível parte 2 depois é Pedro trazer já duas perguntas em uma primeiro porque o Yuri que é um dos nossos assinantes que tá aqui acompanhando já falou do Russell thousand ou Russell 2000 eu prefiro Caps Americano de small Caps que você está sorte é isso mas assim eu tô zerando agora daqui a pouco vou ficar chorar de novo mas deixa deixa eu trazer o contexto também porque um ano atrás mais ou
menos você não podcast era gravado aqui mas que com o Dan os caras e o Teco que tá com é de Medina que foi bloqueado bloqueado pelo Pedro cerise vou dar um abraço pro Teco o seriais ele tava explicando porque que o juro poderia chegar até 7% nos Estados Unidos na época se falava e o Caio no dia foi o dia da primeira alta de 25 e o Caio falou que você tá louco até o seres não vou reler completamente Mas ele falou ó o Fred vai fazer os juros e pra dois dois e meio
não vai dar certo aí vai ter uma recessão aí a zumbi Company eles vão mandar pessoas embora na hora que mandaram embora o desemprego vai aumentar mas não vai mudar nada para as empresas boas Então imagina só as empresas de cinema mandando um Funcionário embora você vai fazer o quê vai entregar na Microsoft que falta a gente não falta então vai procurar um tempo de atrito Porque durante os anos de juros zero menos um menos dois menos três você provocou uma locação muito ruim de capital e Manteve negócios vivos que o capitalismo já teria eliminado
bom era todo aqui o contexto né de até falou de quiseram Reinventar um capitalismo onde nada nunca cai e Chegamos na situação de hoje bom o juro ainda não é Sete nos Estados Unidos mas tá mais perto de sete do que De zero e queria saber comentar sua cabeça aí para juro americano e também comentar já entrou nos Estados Unidos desse short em Rush thousand não só colocando Microsoft tava no dia o Russell Total subir Então vamos colocar E aí eu gosto muito da questão né de contador né porque que eu sempre fui tenho essa
parte analítica e eu faço rápido né E às vezes as Pessoas como é que você concluiu isso não já é isso aí acredita em mim esse número é difícil ficar explicando porque que é esse número mas é o seguinte o total da dívida nos Estados Unidos ninguém sabe direito né porque tem um tal do começaram a falar de shadowbank Mas vamos imaginar que é 250% do PIB entre indivíduos empresas e governo a gente trabalhou com juros zero nominal Negativo real durante 15 anos alguma coisa eu juro não ficou acima do juro acumulado em 12 meses
não ficou acima do corpo se ou do PSI mesmo que é o deflator do PIB é então basicamente você não precisa não tem problema você não tem problema de inadimplência quando o juro é zero porque a máfia já ensinou isso muito tempo você não precisa pagar o principal você só paga o Veiga todo sábado você vai lá e paga a máfia e Continua com o teu principal então tem três tipos devidamente quer você faz uma dívida aí você faz um fluxo que paga o juro e a dívida aí tem uma especulativo fainese as Finanças especulativas
que basicamente você dá uma quantidade de crédito e se todo ano o cara conseguir com folga só vale uma certa tolerância pagar o juros você rola O principal você vai rolando o principal não tem problema nenhum E aí tem o Pons e finança o pão de painéis é Quando você chega no estágio onde você não é capaz de pagar o cliente não é capaz de pagar o juros Se você não der um empréstimo novo para ele nesse estágio da economia aí você entra numa espiral que é tipo essas empresas de Startup né eu faço a
primeira rodada é totalmente né a segunda rodada se eu não tiver a terceira rodada a empresa morre vai a zero né então eu acho que boa parte das economias estão já no Especulativo em muitos casos em tons e painéis que que significa isso se você precisa pagar juros todo ano e você colocou o juro em 5% e a dívida total do PIB é 250% do PIB significa que você saiu de zero de serviço de dívida base mais o risco de crédito para 12 e meio por cento do PIB em serviço de juros 12,5 no período
de um ano quando você faz isso não tem como as empresas que eram especulativos finais Agora estão em tons de fainness elas não geram 12% de retorno desculpa elas não geram 5% de retorno sobre o ativo então a única maneira era sobreviverem é você dar mais dinheiro para ela e não vai rolar ninguém vai dar mais dinheiro para empresa que não tem que não consegue pagar o juro Então essa empresa vai quebrar quando essa empresa que não consegue pagar 5% de juro nominal quebra ela machuca o banco e Manda alguns Funcionários embora E aí você
você vai subindo subindo subindo e aí você começa a machucar algumas E aí a hora que você machucou algumas a economia volta aí você é obrigado a botar o juro para baixo essas pessoas rapidamente são absorvidas E aí a inflação sobe de novo e na próxima você tem que subir o juro para um outro patamar é o patamar que você vai quebrar a próxima que vai ver a pose e que vai Colocar cada uma vai fazer um negócio dessa vez isso aqui seria o caso gostoso eu caso que o fedego gostaria de fazer né eu
vou fazendo isso fazendo isso fazendo isso um pouquinho de defu um pouquinho de juro Real negativo porque eu juro Ainda não temos ainda uma taxa de juros maior do que maior que a inflação né você continua naquilo e você faz um pouquinho né com sorte ao longo do tempo o total dessa endividamento Vai caindo de 250% do PIB 200 e vai crescendo eu sou flem né cresce a inflação PIB nominal mais inflação você colocou em 100% do PIB bom agora eu coloco o jogo em 7% porque o juro em 7%. a inflação vai para dois
economia tá curada e você inicia um novo ciclo mas eu acho que quando você chega nesse nível E durante tanto tempo você não sabe onde estão os problemas e a gente chegou a um absurdo de um banco quebrar na Califórnia no Título público né e é uma solução Teoricamente muito fácil de resolver o banco do silicone lá recebeu tanto dinheiro da Califórnia a zero porque todo mundo era zero juro ele pagava 0 para os depositantes que ele para poder ganhar comprou títulos públicos a um e-mail quando esse títulos públicos ele comprou 130 bits públicos quando
esse título Público subiu ali no duration dele os títulos públicos caíram oito nove por cento só de valor de face e foi suficiente para zerar o patrimônio líquido desse desse banco e tem uma regra no fete só pode ajudar e líquido ele não pode alugar ele não pode ajudar insolvente quando é insolvente é obrigado a liquidar e quando você vai liquidar Você tem que chamar o outro O que que é o fedic que é totalmente diferente do feed aqui no Brasil lá é o é o seguro de crédito é o nosso FGC né FGC e
o fedique ele é uma seguradora em uma seguradora ela trabalha o seguinte eu tenho sinistro máximo e frequência e pelos cálculos do fedic americano ele precisa ter 128 130 Bilhões de Dólares para garantir os depósitos americanos né então tem todos os depositantes tem lá um histórico dele lá tipo como se Fosse como se fosse resseguradora né e isso é cobrado ali de alguma forma aqui no Brasil no CDB não sei como é que eles cobram lá fora um percentual dos depósitos que é para garantir o depósito quando o governo americano chegou lá e falou tem
que pagar todo mundo né criou 20 de Rômulo fedido agora quer cobrar os grandes bancos porque não tem como o fidique garantir não sei quanto quanto que tem de trilhões quantos Trilhões em depósito nos Estados Unidos muito o impossível Teoricamente o governo tem que botar muito dinheiro no fedido para ser não é fedic né Aí é garantido pelo governo e aí você vai ter outros problemas né vai ser outros problemas muito piores que isso então eles estão na dúvida aí perguntaram o pai e ela está tudo garantido ou não ela disse que talvez não não
tá garantido e você não dá Garantido eu vou sacar nos bancos e então não tem solução né então ou o sistema bancário americano tem hoje 600 bilhões de marketing tomar é também menos agora tá era em dezembro que agora por causa pelo problema do sistema bancário o juros caíram então o problema ele diminuiu né mas era de um capital próprio de banco de um ponto cinco tri imaginar que os bancos perderam quase 30% do patrimônio deles nesse período em título público né e o problema nem começou né porque o problema é que tem 5.5 tri
de crédito pessoal um ponto três tri de cartão de crédito a 25% ao ano cada um desses o dia que tiver que fazer provisão vai comer desse 1.5 Trio do Banco Central do patrimônio dos bancos eu não entendo como é possível né E como o mercado reagiu Recentemente os russos Ficaram para trás ela estavam 170 e pouco o Nasa que subiu por nada que subiu que as empresas nada que não tem problemas financeiro elas estavam caindo muito o ano passado porque tava aumentando a taxa de desconto e como elas têm o fluxo de caixa tá
muito longo quando você aumenta as desconto você tem que Diminuir o valor presente mas não é isso é verdade é que tava todo mundo com medo do juro alto e aí sai caindo agora quando fede e o fedelho e Foi ridículo o fede porque na segunda-feira o Paulo fez um discurso Rocks na quinta-feira ele teve que dar um passo atrás e aumentou só 025 e agora se ele ele teria que aumentar zero o certo a fazer ele aumenta Zero Só que se Ele aumenta a zero ele vai criar outro problema que os ativos vão querer
subir de novo e aí ele não a inflação vai subir de novo então ele como é que fede vai poder não fazer o papel dele que ainda é tudo indica que ele teria que continuar teria que entrar no para poder porque para salvar os bancos para salvar o sistema então ou então deixar o sistema quebrar para ir sim ele poder fazer baixar o juro para zero fazer tudo que ele quiser De novo vai lá fede por favor salve a gente porque por enquanto ele só salvou uns bilionários lá no Vale do Silício ele não precisa
salvar ninguém e não precisava ter garantido porque pelas agora eram 150 bilhões não desculpa 170 bilhões e aparentemente as perdas vão ser 20 bi o haircut seria 12% para os não garantidos problema de 12%. não tem problema nenhum né para não quebra o sistema não quebra o sistema então menina nem os Fundos lá vai vai Funcionar normal não teria quebraram mas já piscou o que aconteceu na mesma hora o ouro subiu 10%. ouro tá ali no limite de colocar as ações dos bancos Então as próximas das mínimas e as pessoas correram para onde para as
10 maiores do nazdak Então dentro das maiores o nazdac o Nasa que sem subiu mais que o nazdak o nazda que subiu mais com essa pi o Russell 2000 tá caindo porque o crédito tá chegando lá apertando o crédito E dentro do nada daqui as 10 maiores estão dominando NVIDIA tá subiu 90% desse ano inibídia eu vi o resultado mas ela vai entrar em entrevista oficial está faltando Esse é o grande problema quando você faz a coisa panificada você não consegue dizer um pouquinho para cada um uns caras vão exagerar e outros não vão né
então e o que as pessoas não entendem e não entender né é uma coisa é que Nem sempre que cai é para comprar depois de anos e anos e anos depois de 15 anos o pai dedetto é essa essa coisa ficou né arraigada a gente viu aqui no Brasil gente a gente viu um ano de juruba baixo como é que são as pessoas falavam caiu Raspei o carro como é que é Raspei o Tacho hora de comprar quem não tem bolsa é louco é o de cento de 130 para 120 imagina um absurdo 115 Nossa
que tá louco se chegar a 110 eu tenho hora sogra agora cai confortável no CDB enquanto isso nos Estados Unidos alguém que tá não é para saber realmente 5% ao ano tá bom E aí entendeu colocar aqui umas coisas interessantes né quem é o Quem é que tá sobre ataque de quebrar lá fora Qual é o nome da empresa que a espécie baseou mesmo para montar Então tem um artigo aqui baseado nos balanços de dezembro e ele mostra né a quantidade das perdas em títulos marcas do marketing em relação ao patrimônio líquido Teoricamente Você pode
até 100% né E aí eles separaram entre bancos de 25 a 50 B quem tem a maior perda tem uma perda de 329% do patrimônio é o Charles schwab é um banco Acho que deve ser um tipo cliente vip e aí segundo tem 48% Prosperatt Bank de 50 100 bi de ativos nos Estados Unidos o que tem o maior prejuízo maior perda é o webster bem com 14 e o Santander com 13 nada relevante que abale a solvência né sem a 200 B tem o s Federal se tiver corrida o feed não pode ajudar vai
ter alguém vai ter que depositar dinheiro lá como os outros bancos fizeram para colocar aí de 200 a 500 B que é que a faixa quando Já começa a pegar acima de 250 já são os bancos garantidos pelo pelo pelo tesouro né Aí você tem 167% do Charles schwab e 100% que era o Silicon valem o Silicon foi e acharam Suave não foi ainda porque porque acharam suave eles criaram um banco que basicamente passa o caixa que capta na corretora e compra título público né então tem muito dinheiro de cliente na coisa e o que
é importante mas que ninguém precisa se preocupar porque é Garantido pelo tesouro acima de 500 B tem um banco tem 65% do patrimônio que já perdeu um título público banco ele perdeu 112 B em títulos públicos mas ele consegue captar nas contas lá varejo um dois não tem problema nenhum o efeito que tá acontecendo agora é por semana tá saindo dinheiro de conta corrente e no Café do fanti que aplica no feed a 5 isso é toda semana e com a tecnologia hoje vamos saber Espera aí para que que Você tá fazendo isso né e
se isso não fosse suficiente obviamente ainda tenha propaganda E aí tem uma propaganda acho que da Mary trade e ele manda Quanto que o seu broker está pagando para você né envia até em português acredita bom anúncio em português inteira teve Brokers quando a sua corretora estaria pagando de juros corretora inteira teve Brokers 4.33 ao ano show para deixar o dinheiro lá na conta você não tá com premiações e trade 2,44% schwab ponto 45%. a Mary trade ponto 35%. esses caras aqui ele vai ligar lá e falar porque eu não então isso vai aumentar o
custo de captação e as pessoas que estão vendo a saída de recursos dos bancos elas estão esquecendo de uma coisa tá assim controlado é sem bi sente poucos bi mas estão esquecendo de uma outra coisa você liga lá Quero resgatar é o seguinte não quer comprar um CD assim Compram CD A5 E aí o dinheiro fica no banco só que ao invés de 061 vai pagar 5%. então o resultado do banco vai piorar por isso que os padrões de crédito vão piorar pisca as empresas vão quebrar E aí qual é o efeito contrário volta no
balanço dos bancos que a hora que tiver inadimplência no banco do bancos não é uma queda do juros que vai resolver é inadimplência aí aí você vai ter uma filtrada boa Então essa é o meu grau de otimismo né E nesse dia é ouro é ouro entendeu por isso que o ouro sobe porque é um ativo sem passivo Quais são os ativos aí eu tenho um CDB no banco não você tem um ativo mas que é um passivo de alguém Quais são os ativos que não são passivos de ninguém eu acho que essa é umas
coisas que eu que eu acho que você tem que pensar quando você for fazer um investimento hoje o último episódio Aliás o Elmer Ferraz Da Verde falou deu um pau de ouro que também falou do Red geopolítico que existe no ouro né Nem para falar isso mas eu não gosto eu não gosto de falar muito sabe porque para não ficar esse sabe tipo esses caras de Ouro Só falam de ouro e aí como de Bitcoin só fala de Bitcoin entendeu Eu acho que o ouro ele não ganha dinheiro no longo prazo e ele só preserva
em alguns ele preserva no longo prazo dá zero menos a custódia Mas é você não vai ficar rico comprando ouro Mas você vai preservar em algum momento que se nesse processo todo poder for ou por inflação você pode adquirir mais ativos depois no futuro produtivo de novo aliás 20 e Poucos primeiro a segunda vez que eu vejo você falar de ouro exatamente o que que é pisco ele sinalizou quer fazer uma coisa e fez outra ou piscou de Medo de medo assim certo então é que não foi a piscada quando o Marcelo tava falando e
fez assim pro Pedro era tipo sinal pede vacilou viu que ele não poderia mais subir o juro entendeu ele vai mudar o discurso dele tudo agora vai tá então o juro não sobe as coisas vão piorar E aí ele vai ter que E aí eu ganho um negócio Né quando é que quando é que é vendido no mercado se olhar história não história todos os todos os Fundos foram feitos entre 7 meses e 18 meses depois do primeiro corte quando pede Já cortou já foi já foi queria saber a visão se der tempo ainda então
eu ia falar o seguinte a gente já tem horário estourando temos o ping pong eu não queria deixar Pedro ir embora Você fala de Brasil Exatamente é exatamente isso que eu ia fazer perguntar será que você consegue ser levemente sucinto só para a gente pegar o ping pong a gente já deixa um convite para vocês voltarem aqui daqui alguns meses quando pede começar a cortar o juros ah sobre o Brasil é agora essa é o teto de gastos com nome novo que hora acabou Eu acho assim se a base Inicial fosse melhor Eu acho que
a gente estaria melhor Então o que eu tô dizendo isso a gente está partindo de um déficit e as pessoas sempre as pessoas né Eu vi curioso comentários a pessoa comenta aqui o governo só vai poder gastar 70% da arrecadação não a variação 70% da variação positiva não negativa então o novo teto ele cresce antigamente o teto era 0% de crescimento o novo teto É no mínimo 0,60 e no máximo dois e meio com 0,70 ou seja o PIB Tem que ser no mínimo um por cento de crescimento e ele só vai fazer um super
aflito maior do que ele faria antes se crescer 3.2 alguma coisa do tipo mas como a base de arrecadação Nossa do ano passado era inflada por eventos não recorrentes como os dividendos do BNDES divide dentro da Petrobras venda da concessão da Eletrobras de 26 B para poder rolar lá o negócio da privatização da Eletrobras Então esse ano a gente já Tem uma queda de receita e não tiveram gastos extras que se rolaram para esse ano a gente tá saindo um primeiro dia que faz essa conta não bate você precisa arrumar recorrentemente sem Bi e agora
chegaram na conta que até o Haddad falou que é entre 100 e 150 B O governo precisa arrumar de receita para fazer isso ah não mas tudo bem não tem problema esse ano eu vou pegar 50 bi da Petrobras no Carfi Eu vou pegar isso do outro negócio Tal mas isso não resolve porque o que que você precisa fazer para o ano que vem né então enquanto o mercado não tiver uma recorrência é de Carga Tributária que mantenha o número do Haddad ainda não é possível Mas uma coisa factível né o número da dá de
fecha facilmente Se a inflação ficar entre 6 e 10 porque aí como as despesas estão Travadas com uma inflação e a inflação fica maior as receitas vem maior certo e aí no de fato o crescimento real fica sempre é menor do que o estimado se você falar assim olha eu vou crescer vou crescer no mínimo 06 Com inflação de 4 você tem um número que você vai poder gastar de execução do orçamento no seguinte Se a inflação for 7 certo você vai conseguir bater aquele número e aí Ah mano no seguinte você volta então você
precisa da inflação como o tributo Adicional para poder fechar a conta e aí isso não fecha com esse Banco Central Então acho que o acabou vai funcionar no modelo do PT se o congresso permitir realmente a esse momento generalizado se reduzir parte dos dizem dizem né que essas coisas assim eu não posso falar que é porque nem eu calculei eu acho que quem calculou também não tenho certeza mas o total dos regimes especiais que são Esses zona franca Sudene estudando isso estaduais são 500 por ano então se realmente acabasse com todas as invenções fiscais do
Brasil todas né arrecadação aumentaria 500 b não é verdade porque quando você faz isso o Peri cai aí muita coisa né o preço sobe as coisas não fecha mas a grosso modo o maior número possível seria 500 você falar de acabar com regime especiais que tira 150 é brutal para conseguir fazer isso Né E aí qualquer coisinha Ninguém deixa ninguém quer fazer nenhuma né Aí estão fazendo a doença tem agora o negócio dos varejo que eu acho que é uma causa boa para o governo que o cara inferir que o benefício do ICMS também deveria
ser um benefício de de de ir CSL e é tem que combinar com o governo né seu governo não quiser já passou então eu acho que ele ele vai fazer uma parte disso mas a conversa principal vai ser no banco central e no Banco Central Vou falar né Como sempre parece que é uma coisa institucional qualquer cara que critica o banco central no mercado financeiro ele é ele é do Lula ou ele é não sabe fazer conta né Eu acho que o Banco Central do Brasil foi impossível pensar num cara que foi pior do que
esse Banco Central e eu falei isso várias não não agora né Olha quando ele derrubou o juros Porque eles têm um modelo gente isso é um modelo de fração que ele se agarram aquilo para poder fazer só que isso também não é verdade eu acho que ele tem outros interesses essa contaminação muito grande entre banco central e mercado o cara sai daqui vai para cá aí daqui vem para cá aquele cascudo que lá essas cookie daquele cara esse esse cara ele queria botar o juro a zero zero saiu tá trabalhando no dia seguinte Agora fala
16 o estrago que esse cara fez é um absurdo tem outras coisas no mundo como é quais são os limites práticos do juro brasileiro Quanto que o médico paga real é não não juro aos 25 para os americanos de conect o juros do México do Norte tem que ser mais baixo que o juro do México do Sul se o juro do México do Sul também Conhecido como Brasil fica muito baixo os caras tomam real e vendem peso mexicano se ficar muito grande vende peso mexicano aplica real se você derrubar o juro para onde está a
curva do México agora os setes mexicanos talentos e meio 1170 tem mais altas ainda se o juro brasileiro vier abaixo do mexicano ou real desvaloriza Então esse modelo do Banco Central que diz que a inflação que o juro vai cair que ela mais eu consigo Eu corto pezinhos e fala uma história tudo mais constante tudo mais constante me fala uma coisa que é tudo mais constante nada nada então é o seguinte se você fizer tudo isso e você não souber o que que vai acontecer com o câmbio Porque quando eles botam juro ele só mexem
o juro no modelo e tudo certo eles páremos mas como é que você vai saber como que eu você tem que fazer o seguinte a hora que eu reduzir o juro onde vai o câmbio e aí Você faz uma nova interação e uma nova interação e uma nova interação o cara tentaram fazer reduzir o juro na marra Aqui no Brasil é um absurdo depois tentar subir na marra é outro absurdo Porque querer controlar o preço da gasolina da cenoura no negócio na SELIC não vai rolar não não adianta é jogar dinheiro fora que tem o
mesmo custo para dívida pública do que Bolsa Família ou a Diferença de pagar 1% de juro a mais real por ano ou 1% a mais de bolsa família na prática toda vez que tem um artigo na no bloomber ou na revista lá fora dizendo que o governo brasileiro vai fazer esperava de primário ele tem que explicar em maio pela forma ninguém sabe lá fora tem déficit qual a diferença para dívida pública eu não juro pago em despesa eu juro para juros Então mas eu acho que parece que se você falar isso você tá sendo revolucionário
Você manda uma coisa aí os caras chegam e puxam eu não sei da onde que eles falaram o número que o juro neutro de Equilíbrio no Brasil há 400 anos se isso é verdade vamos desistir pode desistir do Brasil vai quebrar não tem como uma sociedade dizer que se equilibra pagando 4% de um real para quem não trabalha é possível o jureal No Brasil se ele for 1% 2%. ele tá certo né desde que você corrige as Coisas que que provocam o aumento de juro no Brasil que são essas essas coisas que a gente vê
aqui então é isso então assim o Brasil é tão é tão bison é tão bisonho que o Haddad vai ter uma queda de arrecadação que quando quando ele colocar o projeto do Banco Central dos sonhos deles era de juros é muito ruim que 15% de tudo que o governo paga de juros é arrecadação de R né então governo A dívida é cinco tri pega 10 bi a gente paga quanto de juro por ano o tesouro 12 vezes 6 6 700 700 B de juros por ano 15 por cento sem Big juros que vai para os
Estados países desde ontem dos juros a hora que derrubar o SELIC carregar ainda aí então eu acho assim quando você quando caiu juro no Brasil Vai cair a revelação financeira Ah mas por volta da dívida é muito melhor né porque o governo que paga do outro lado mas lembre-se toda vez que você sobe eu juro Brasil é o único lugar onde você sobe os juros você é obrigado a investir mais em saúde e educação porque na Constituição diz que qualquer arredação tem tantos por cento vai passar útil tanto para educação então vamos então sobe esse
link Imediatamente tem que aumentados então você concorda que você caiu imagina não mas funciona é uma coisa essas coisas todas no Brasil é que tornam essa cultura que a gente vive né maluca em comparação a gente tem no legado das empresas o negócio super resistente é isso que eu gosto muito né como todos os negócios legados foram Construídos assumindo taxa de juro alta eles geram retornos mais altos todo mundo que entrou assumindo o juro baixo uma primeira alta de Júlio eles eles têm que voltar para a realidade então eu acho assim o Brasil continua aí
numa posição assim boa mas se faz escolhas erradas no mundo que continua fazendo as escolhas erradas outras coisas importantes continuam se desenrolando como se fosse uma coisa né marcada que são essas depois que Ter usado a confiscado as reservas russas a China foi o grande beneficiado desse processo todo a China claramente Está se preparando para uma guerra e o Brasil também tem que se preparar porque se os Estados Unidos tiveram problema com a China a gente não poder mais fechar a exportação com a China porque Swift Swift Como é que faz o Brasil também não
pode ficar merecido Você tem uma forma de fazer comércio com A China e esse é o cenário e que a gente tá colocando né e então eu diria que quando você tem esses grandes movimentos né que que pode justificar esses grandes movimentos que a gente precisa fazer e no final o que é mais legal de tudo é que as pessoas têm a sensação de que teve uma destruição de riqueza muito grande Já viram falar isso aqui várias vezes né olha a destruição de riqueza nos Estados Unidos o resto é tudo igual quando cai o valor
do título público ele destruiu o ativo de um instruiu o passivo do outro né destruição se você tá olhando de cima tudo que tem de dívida de um lado tem de crédito do outro né O problema é que você chegou num sistema onde para manter Isso parado você começa a fazer alocações erradas o dinheiro não vai para os melhores investimentos o dinheiro vai para qualquer investimento é isso gera o estado que a gente chegou aqui agora então passar um processo que acabou a dívida todo mundo voltou para todo mundo seguinte de 60% da vida todo
mundo tudo igual no dia seguinte Acabou inflação acabou Tudo entendeu as coisas vão voltar ao normal o juro pode subir quem é bom paga quem é ruim fecha as coisas funcionam e Em que situação isso pode acontecer pode acontecer lentamente né sobe quer mais sobe ou vem uma guerra e aí todo mundo justifica tudo e aí acabou a gente pode olhar Nossa mas acabou tudo 10 anos tá tudo legal funcionando tudo de novo zerado tudo bem dinâmica funcionando tudo desde que as pessoas tenham trabalhando produzindo e fazendo As coisas que tem que fazer e não
ventando esse monte de coisa com engenharia financeira isso não cria não cria riqueza nem nem bem-estar mas não sei se é para comprar Brasil ou não eu chutaria que é para comprar porque aí Se tiver guerra aí comprar o que no Brasil não eu acho que de maneira geral tem muito mais folga agora para comprar porque antes né mas eu ainda vejo coisas muito malucas no Brasil eu vejo extremos de Valorização assim de no Brasil de cenários que você Ah vou dar um exemplo não é muito simples a gente tem uma empresa no Brasil o
nubank ele vale [Música] o BTG a XP e o Inter juntos aí você tem coisas caras ainda né Petrobras Banco do Brasil não é para comprar é para treinar como sempre estatal Objetivo isso é uma coisa que eu gosto mas eu sempre eu sempre tinha uma conta simples como fazer o valor eixo do Banco do Brasil não da Petro a Petrobras ela é uma empresa que fura e produz petróleo aí ela pega uma parte maior parte desse dinheiro e faz mais buraco e porta petróleo e uma parte da distribuição dividendo é uma partezinha no passado
era o mínimo então a Petrobras vale o que ela recebe Dividendo porque no final vai acabar o petróleo enquanto estiver acabando o petróleo ela vai distribuir tudo não enquanto ela foi estatal né Aí a gente vê o que no ano que ela distribui dividendo aí aparece o valor dela mas já tá no teu bolso vai ficar comigo petróleo sobrou tudo aquilo nada né outras empresas não né outras empresas Estão construindo ativos eu os bancos num ambiente de Brasil tradicional Eles são muito bons eles ganham muito dinheiro mas em qualquer ambiente de tiver descontrole em fracionários
os bancos são muito ruins porque o laço do banco por natureza é o dinheiro então se você pegar um banco se pegar o retorno nect do banco e descontar o IPCA Aí você teria realmente o verdadeiro mas mas qual a diferença de uma empresa porque uma empresa ela não passa pelo balanço dela a valorização dos ativos pela inflação enquanto que no banco a valorização do ativo pela inflação passa no resultado com essa é financeira e tributa o que é pior você tá tributando uma coisa inflação Então você pegar o balanço da vamos pegar empresas que
tem muito ativo no Brasil Vale quem Nossa senhora mas quem é muito grande não passa atualização dos ativos da Braskem no resultado da Braskem Se passasse ela tava lucro é aí tem as Suzano imagina o valor histórico das terras da Suzano é nada do que tem no ativo dela vale o Rio Doce as minas da depreciou A mina tá zero no ativo se aquilo tivesse aquele ativo tivesse Sendo valorizado pela inflação e passasse um resultado comparando com o banco você teria um número muito maior Então essas coisas isso essas distorções acontecem em países com mais
inflação e se um dia pensa assim Se a inflação virar amanhã um milhão por cento quanto vale o banco nada não vale porque aí ele vai valer 11 bilhão estabilizou numa moeda qualquer E aí O banco continua fazendo dinheiro aplicando fazendo o business de bancário Ainda vale mas o patrimônio foi tacado enquanto que as empresas têm um ativo lá na Argentina a gente não é um negócio muito grande e Argentina você tem um negócio que é absurdo absurdo as empresas lá estão mais caras porque o juro negativo Então os ativos estão mais caro porque o
juro negativo né então quando cair a inflação na Argentina a bolsa vai cair antes de encontrar o patamar porque ela serviu para estabilizar para com reserva De poupança de muita gente durante muito tempo assim como recebo fazenda e assim como você viu imóvel no Brasil eu fico com esse Brasil né é o Brasil que é blindado de problema de banco nos Estados Unidos problema de inflação no Brasil que tem muito benefício especial que esses benefícios acabava a vantagem competitiva desaparece nós que se tirando isso cara hoje tá tudo tem uma coisa muito barata para comprar
muito Barata e eu acho que aí é muito mais uma questão de estado de espírito né você comprar uma coisa e manter essa coisa na carteira se irritando todo dia quando você assiste televisão Isso é muito difícil porque algo pelo amor de Deus foi uma [ __ ] aula pensando no nosso horário aqui chegou no time perfeito a gente vai ter mais cinco minutinhos para o nosso Ping pong mas pô já deixa eu agradecer Marcelo e Pedro tá muito da hora o papo espero que vocês estejam gostando também e agora o pingue-pong é um momento
mais fácil porque a gente vai perguntar para vocês três livros né um de mercado de fora do mercado antes de recomendação de livro uma música e a pergunta final que a gente não mandou antes então vou guardar fazer é do convidado mas aí eles vão ter que responder ele bate pronto na hora Para ficar mais difícil Aquele momento espontâneo e Marcelo começando pelo Pedro depois do Marcelo um livro de mercado pedrocer isso um livro de mercado de mercado de mercado mês de Marcelo de mercado vou citar um Eu tenho um carinho especial pelo Ivan Santana
e esse é um livro que Ele publicou enquanto eu tava Lá na invia eu fui o primeiro a lei na ajudei a revisar que chama coração de Trader Ô louco tá lá tá vendo a Naim para quem quiser aliás um dos episódios mais legais que a gente fez aqui foi ele Ele conta um pouco ele mistura um pouco da biografia verdadeira com o que ele queria ser muito bom um livro de fora do mercado cem anos de solidão E você Marcelo de fora do mercado eu Acho que tem um livro que chama como ganhar uma
discussão sem ter razão e agora aquele momento legal anti recomendação de livro o livro para Morrer Antes de ler Pedro você primeiro que eu não recomendo é só não leia ou você ler um pouco não gostou e parou não é para todo mundo não é Vivo meio chato podia ser um Twitter podia ser um sei lá acho que qualquer um do Jorge Amado eu não gosto Dele o louco Nossa [Música] você não gosta porque você não lê né você começa mas tem um que eu vou lembrar um que eu li e que eu odiei esse
esse coisa nunca mais nem li o autor quando eu era jovem era muito pessimista tem um livro que eu gostava muito que era o lobo da step E aí eu li eu tenho ele era meu budista tal né mas e ele ganhou um Nobel de Literatura e ele ganhou de literatura um livro que chama o jogo das Contas de Vidro né então os poemas meio viajante meu louco e um livro é longo e chato e chato e longo e chato nenhum é como se fosse um é um Lost é um Lost da literatura Mundial que
ganhou Nobel então é esse é o livro que você Não deve ler que ganhou Nobel é o jogo das Contas de Vidro de 30 anos que eu li esse livro tão ruim que ele foi E terminei Marcelo não compre e não leia que é a Bíblia do treinamento no teatro um maxfrieu todo mundo quer fazer triatlo vai lá na Amazon recomenda a Bíblia do treinamento do teatro não compre esse livro é uma porcaria aliás eu uso esse livro até hoje porque quando eu vou pedalar no Rolo e aí a bicicleta fica meio baixo para frente
eu uso ele na frente para poder levantar a frente da bicicleta ele serve para apoio de bicicleta para alguma coisa Pedro atleta não sabe quais eram bem agora uma música e por quê Marcelo você primeiro tá eu tinha me preparado e eu ia falar My Way do Frank Sinatra mas hoje de manhã minha irmã que mora lá nos Estados Unidos me mandou uma música aqui falou ó toda vez que eu lembro dessa que Eu escuto a música eu lembro de você tô em homenagem a minha irmã Caçula a música é Quando a Gira Girou Achei
bem interessante é de Zeca Pagodinho confesso que eu gostei mais da Dica dela porque deixa a nossa lista ainda mais secreta e você Pedro [Música] é assim que é o Menino da Porteira quando eu morava na fazenda eu queria sempre fugir da fazenda é verdade ai como era boa a vida na Fazenda sorte que não foi atropelado por um boi tinha nascido eu mudei pra cidade com sete anos e ele tem nasceu no ano seguinte mas a gente morava lá no tédio não tinha televisão não tinha geladeira não tinha nada tal e aí eu ficava
lá e aí vinha de manhã e aí tocava o Zé Bettio e tocava a menina da Porteira tal todo dia tal e aí eu ficava aí de um viajando o cara do leite da Porteira é uma história triste é um Que morre né ele morre a música é muito boa eu fico pensando assim obviamente não não passei a infância com Pedro né mas essa inquietude toda num lugar tão distante assim deveria ser uma inquitude no lugar que é né Pedro tinha que ir para cá mesmo agora a pergunta que a gente não preparou é quem
vocês gostariam de ver aqui no Market makers contando a história compartilhando um pouco de conhecimento alguém que vocês Trabalharam juntos já ou simplesmente tem alguma admiração uma indicação de convidado na verdade essa eu peguei na surpresa mesmo para É eu sei tá muito fácil entrevista né é que não veio né pode até falar que veio não tem problema ai ai é que o problema que tem tantos caras que eu conheço são tão interessantes menos quando eles mandam podcast [Risadas] isso é muito louco porque para a ideia quando a gente criou os podcast era justamente interações
tão legais com as pessoas e quando fazem entrevista na época no InfoMoney era toda aquela formalidade né a roupa social bem vestida de trajado e tals traquejos e não ficava legal o papo o podcast trouxe um pouco dessa dinâmica Pô o palco aqui foi muito legal assim Imagino que vocês fora das câmeras são ainda mais Divertidos do que são aqui né mas é acho que essa dinâmica que traz uma certa naturalidade Mas de fato quem conhece a pessoa nos Bastidores sabe que nem tudo que foi dito ali poderia ser dito muito mais eu gostaria que
vocês convidassem um cara para contar histórias de mesa e de corretora é tipo se convidassem a dupla seria bom você chamassem o Fred nembergue E o Norberto ou Sarampo e variou Alberto o Rodrigo Caruso também Corsa se perdeu Coitado ele vai daqui a pouco ele volta para a luz [Risadas] então daqui a pouco mas o que acontece porque uma coisa que que é interessante é o seguinte né Vocês vão perguntar para os corretoras antigamente em quem você investe dinheiro entendeu pelos corretores cara eles viram os gestores Como eles são gestores agora não sei se eles
vão falar né do Fred entendeu é um pessoal que a gente às vezes almoça toma um café mais dificilmente é esse problema porque eu tô falando eu não sei se eles vão fazer um programa legal mas as histórias que eles têm então por isso quando eu vejo assim sei lá uma Confraria aqui do meio que aquela coisa mais quase que uma maçonaria ali o pessoal história e aí uma coisa assim eles eles Vinham as coisas sem ou então tem que esperar chegar numa idade tipo do Ivan que falou tudo né todo mundo entendeu já morreu
entendeu então ele vai reclamar então acho que tem que talvez seja uma entrevista né grandes corretoras tem sistemas levantava comigo eu queria escrever né todo mundo já falou sobre o Imaginário mas eu queria ouvir Dona ginásio que ele fala pô Ivan Santana foi lá e falou dois dias com a Ele voltou e falando bem Dona ginasta não [ __ ] não dá Mas pode falar uma coisa o Ivan o que Ivan fala sobre nós e ele tá certo é o seguinte o Nage ia ganhar entendeu se não mexer sem a regra do jogo e ia
ganhar e ia quebrar todo mundo que quebrou tava ganhando junto com ele para não virar um episódio a mais tem um vídeo explicando a história na ginásio do YouTube que aí vocês vão saber de Quem que a gente tá falando o que ele fez era absolutamente tudo bem e legal legal mas era regra todo mundo sabia que estava sendo feito e alguém quando viu que não tinha mais jeito foi lá e mostrar a regra a sua indicação de convidado é uma ginásio você tinha outro e-mail ele viesse Nossa eu indicaria Beleza vou tentar a gente
a gente o não já temos só falta humilhação só falta humilhação vai voltar para o Twitter não nunca mais Quer mandar um recado importante Se quiser falar comigo todo dia ou ver o que eu tô falando 28 hã hã a inflação né no winxtreaming no no no [Música] ig.com.br e todo dia de manhã eu falo lá uma hora e meia sobre tudo a gente só tirou os palavrões o resto a gente fala verdade até até as as coisas contábeis que estão Acontecendo no Brasil que um dia é possível que ninguém vai ver isso mas nisso
representações contábeis que a gente vê hoje nos preceitos bom acho que daria para ter um episódio por mês aqui foi bem legal mas é espero que vocês tenham gostado de participar tanto quanto a gente gostou de fazer então Obrigadão agradeço eu agradeço vocês gostaram do episódio Deixa aquele joinha e se vai ser levado para mais gente que gosta de conteúdo assim como Vocês se inscreve no canal que toda quinta-feira tem Episódio novo sempre eu e esse homem aqui Renato Santiago é nós é nós Tudo nosso nada deles e até semana que vem tchau [Música]