criar conteúdo é acima de tudo um jogo mental quando eu era criança meus pais jogavam tênis e eles tinham um livro que eu achava sensacional que se chamava o jogo interior do tênis mas se eu fosse Traduzir eu teria traduzido como o jogo mental do tênis porque o livro é sobre como que o jogador de tênis tem que aprender a controlar propriamente as próprias emoções para ganhar partidas para ganhar campeonatos a tese principal do livro é que para você ter sucess como um jogador de tênis você tem que aprender a controlar prpria m né a
dominar sua mente para atingir um estado que ele chama de concentração relaxada mas na moral aquele livro não era sobre tênis ele é sobre Por que que você perde Performance em tudo que você faz quando a sua mente tá tensa tá ocupada tá te distraindo com um monte de coisas inúteis ele é sobre falta de confiança ele é sobre atingir um estado de Flow ele é sobre como lidar com aquela vozinha da sua mente que te sabota e eu resolvi gravar esse vídeo aqui com a mesma premissa só que para criadores de conteúdo empreender na
internet muitas vezes mas nem sempre envolve criação de conteúdo envolve colocar a sua cara e falar o que você pensa ou criar algo novo algum vídeo alguma coisa assim e todo criador de conteúdo que eu conheço passa por seis fases emocionais que sabotam eles se você já produz conteúdo esse vídeo aqui vai te ajudar a não ser sabotado pelas sua própria mente e se você pensa em produzir conteúdo ainda não começou esse vídeo vai te dar um mapa das frustrações das tensões das dificuldades emocionais que você vai ter nessa jornada e que você vai ter
que superar para ter sucesso nessa jornada Então bora lá o primeiro jogo mental de todo criador de conteúdo é o jogo da insegurança é o jogo da Vergonha por que que você acha que alguém leva meses para postar o primeiro vídeo isso é mais comum do que parece Por que que você acha que as pessoas sentem que tem que consumir tantos cursos e assistir tantos vídeos antes de começar a gravar Antes de ligar a câmera as luzes ter o microfone começar a gravar ou gravar sem microfone mesmo E por que que você você mesmo aí
que tá começando agora tá mais preocupado com o que que seu colega de faculdade ou seu colega de trabalho vão pensar se eles acharem o seu vídeo em vez de estar preocupado com que tipo de valor Você pode adicionar pra sua audiência ou pra sua futura audiência isso tudo é porque você tem insegurança você tem vergonha eu não sei da onde veio isso talvez veio do colégio talvez veio da genética Talvez seja uma coisa natural do ser humano talvez é instintivo é da época que a gente morava nas tribos e cara quem se expunha demais
só tinha o que se ferrar não tinha nada a ganhar com isso mas uma coisa é fato a vergonha a insegurança é a primeira barreira que você vai ter que superar caso você queira fazer como eu e gravar um vídeo para postar na internet então como essa é a primeira e honestamente é a mais simples eu vou te dar alguns antídotos pra insegurança pra vergonha de criar conteúdo primeiro antídoto começa uma conta nova produz e não conta para ninguém se for no YouTube é melhor ainda porque ele não vai entregar pros seus amigos o Instagram
e o tiktok tem acesso a sua lista de contatos do celular então eles tendem a mostrar mais pros seus amigos porque seus amigos vão assistir mais o seu conteúdo no começo mas cria uma conta nova não vinculada com as suas contas no YouTube e poste ninguém vai ver nada segundo antídoto começa despretencioso não quera começar com uma aula sobre o melhor aula sobre o tema cara é éu primeiro vídeo pega uma ideia um ponto de vista põe um título ali faz um vídeo de 5 minutos e posta não precisa ser o melhor vídeo da história
e não precisa nem querer ser o melhor vídeo da história terceiro antídoto esse é mais difícil pra maioria das pessoas começa já com o plano de cara eu vou postar 100 vídeos e pronto Coloca essa meta acima da sua vergonha tem gente que é muito dedicada que essa dica vai funcionar e se você não é uma dessas pessoas o quarto antídoto é você começar um canal Dark você começa um canal que tem ali no máximo a sua voz mas não o seu rosto e aí as pessoas não vão saber que é você você pode dar
uma distorcida na sua voz e depois que você postar alguns vídeos no seu canal Dark você pode eventual mente mostrar sua cara você vai est mais habituado a falar com a internet você já vai ter uma audiência que gosta de você e eles vão gostar de ver a sua cara uma coisa importante se você tá nesse estágio inicial da insegurança da vergonha eu nunca vi um criador de conteúdo uma pessoa que começou a criar conteúdo e depois se arrependeu por causa disso pode ser assim que alguém faça uma zoeira ou outra te chame de blogueiro
alguma coisa assim mas honestamente cara hoje dia uma profissão um trabalho tão normal tem tanta gente fazendo que eu não acho que vai acontecer isso e se acontecer Pelo menos você vai saber quais que são os bons amigos que estão ali Para te apoiar e quais que são aqueles amigos que talvez você queira se afastar um pouco né porque vai tomar no cu né E digo mais Geralmente quem fala mal quem fica zoando é porque gostaria de estar fazendo mas não tem coragem Mas agora eu tenho que ser honesto com você se você não conseguir
de jeito nenhum passar desse estágio da ver talvez criar conteúdo não é para você e tá tudo bem Não é para todo mundo mesmo tem outros trabalhos tem outras carreiras no mundo mas se você tem dificuldade não consegue arrancar esse bandi de postar o primeiro vídeo de postar com alguma frequência por vergonha por insegurança cara vai fazer outra coisa e pelo amor de Deus para de sofrer postergando esse objetivo de começar um canal de começar um Instagram um tiktok que seja Porque pô você não consegue talvez não seja para você mesmo então minha minha sugestão
é arranca o bandage e faz e se não sair de jeito nenhum esquece vai fazer outra coisa e não sofre porque você não fez tem várias outras coisas que você pode fazer na vida várias outras coisas que você pode fazer na internet porque honestamente das seis coisas que fazem parte do jogo mental do conteúdo Essa é a mais simples de resolver e para alguns demora semanas para outros demora meses mas eu tô aqui para te falar que poderia demorar dias ou horas e tudo bem se demorar semanas mas cara decide logo decide se você quer
ou se você não quer e se você quiser posta logo que você vai sofrer menos entendeu o segundo aspecto do jogo mental do conteúdo é a paciência você postou lá seu primeiro vídeo cinco visualizações aí você foi lá postou o segundo terceiro talvez você tenha cinco 10 visualizações Com certeza nenhum deles Explodiu e você sabe todo mundo te fala que você deveria postar 50 100 vídeos antes de começar se cobrar cara até o Mr Beast ficou anos postando conteúdo com resultados fraquíssimos mas é porque você também viu aquele outro canal que explodiu no terceiro vídeo
né talvez na primeira semana de canal E aí você começa a se perguntar pô será que eu sou ruim Será que eu deveria tá fazendo tiktok porque a galera viraliza mais lá será que é o meu nicho Será que o meu nicho é uma porcaria e é assim que milhões de coisas passam na sua cabeça simplesmente porque você não consegue ter paciência a internet é um suposto lugar de resultados rápidos e sim eles existem Mas eles são a exceção quase todos os resultados rápidos que você já viu na internet são a pontinha do iceberg de
um monte de coisa um monte de trabalho duro que aconteceu no passado Então esse meu canal aqui por exemplo talvez você me acompanhe você viu que eu consegui 10.000 inscritos em 4 meses eu não sei se você acha is um bom resultado eu acho um ótimo resultado mas talvez o que você não tenha visto é que eu tenho um outro negócio aqui na internet em inglês há 8 anos eu faço conteúdo lá sei lá 6 anos desses 8 anos talvez você viu o Casimiro na pandemia e ele tava fazendo as lives ele Rapid almente conseguiu
milhões de pessoas que adoram ele porque ele é carismático mas talvez o que você não viu é que ele já trabalhava com mídia antes ele era comentarista do Esporte Interativo ele sabia como a coisa funcionava e obviamente ele é muito caris ático também ele de certa forma nasceu para isso mas ficou meses fazendo lives a noite inteira depois de ter uma experiência com mídia e cara talvez tem gente que tem um Carisma natural mesmo sei lá o luva de pedreiro talvez tem gente que deu sorte igual a moça da janela do avião lá que conseguiu
2 milhões de seguidores porque sei lá não quis dar o lugar dela na janela do avião e o Brasil se comoveu com isso mas a grande maioria das pessoas que tem sucesso com conteúdo na internet tiveram muita paciência e muito trabalho por trás duvida de mim vai ver o primeiro vídeo do primo rico no canal dele vai no canal do primo rico depois de ver esse vídeo obviamente Aí você coloca lá mais antigos e vê o primeiro cara era uma porcaria eu acho que ele concordaria comigo mas o importante é que ele foi lá e
fez e continua fazendo com paciência e melhorando obviamente até ter os resultados que ele tem hoje e se você tem falta de paciência eu tenho alguns an anos para você aqui também o primeiro antídoto é você ter microm metas de aprendizado então seu foco no começo não é resultados é aprendizado que que são essas microm metas por exemplo primeiros 10 vídeos eu vou postar qualquer coisa do vídeo 10 ao vídeo 30 eu vou me esforçar meia hora por vídeo para ter bons títulos e boas thumbnails para esses vídeos do vídeo 30 a 50 eu vou
me preocupar um pouco mais com o áudio com a luz com o áudi visual e com os com o gancho né os primeiros 30 segundos do vídeo e aí você vai se colocando essas microm metas de aprendizado em que você aprende e executa aprende executa aprende e executa e o resultado para de ser tão importante nesses primeiros vídeos porque você tá usando eles como aprendizado e ao longo do tempo você vai aprender e você vai ter o resultado Então você encarar como aprendizado e ter essas micromet te ajuda a não se sentir perdido em um
milhão de coisas você tem que prestar aten atenção você vai prestar atenção em uma de cada vez e também te ajuda a você não se preocupar tanto com o resultado de cada vídeo Porque pô os próximos 30 vídeos eu tô aprendendo a fazer título e foto de capa do vídeo beleza não importa se deu resultado ou não porque eu tô treinando ali segundo antídoto para falta de paciência pega os seus canais favoritos seus criadores favoritos faz uma lista deles e vai no site socialblade.com e olha nas estatísticas detalhadas lá quanto tempo eles demoraram para conseguir
1000 inscritos 10.000 inscritos 20.000 inscritos e pra maioria deles você vai ver que demorou para caramba depois que eles estão grandes eles crescem mais rápido mas você vai ver que os criadores que você mais gosta demoraram um monte no começo porque isso é o normal talvez você ache uma exceção ou outra lá mas isso vai te dar um pouco mais de realidade um pouco mais de pé no chão pras suas expectativas pros seus próprios resultados terceiro antídoto para falta de paciência Olha a sua audiência Inicial ali talvez sejam 200 seguidores 200 inscritos no seu canal
e pensa que são 200 pessoas cara isso é meio Clichê já mas imagina uma sala com 200 pessoas e vai em cada comentário e Cara responde eles em detalhe porque eles são os early adopters ali eles são as pessoas que tão assistindo um canal que é novo que é pequeno que talvez nem você assistiria qual foi o último canal com 200 inscritos que você se inscreveu talvez faz muito tempo né mas essas pessoas estão te dando uma chance e elas gostam de você e você responde elas pergunta que vídeo você quer que elas e fazer
com elas manda elas pra DM do seu Instagram para bater um papo com você para trocar uma ideia pega ideia de vídeo cara cria ali alguma coisinha Porque essas pessoas vão te ajudar a crescer elas vão falar PR os amigos elas vão mostrar pro algoritmo do YouTube que elas assistem todos os vídeos e isso vai estimular o algoritmo a mostrar mais vídeos seus para outras pessoas Então cara foca nesses early adopters eles estão ali na na fase mais difícil da sua jornada e como como eu vi um um cara dizer por aí clichezão para caramba
mas Jesus Cristo tinha 12 seguidores e olha o que ele fez né e uma coisa aqui é cara você não precisa ter uma audiência enorme para ganhar dinheiro vamos dizer que você presta um serviço Ou você dá uma consultoria de alguma coisa Às vezes com 1 seguidores com 2.000 seguidores Você já consegue fazer um bom dinheiro na internet desde que você tenha um conhecimento legal para vender ou uma habilidade legal para vender como um serviço então talvez você nem precise de muitos seguidores no começo e você já consegue viver disso os grandes números são legais
mas não necessariamente é lá que tá o dinheiro Às vezes o dinheiro tá em fazer uma boa pequena audiência principalmente no começo né e por fim o quarto antídoto paraa falta de paciência é que se você pensar que se você você conseguir fazer bons vídeos no começo Enquanto sua audiência é pequena e você pega 50 views 100 views 200 views ali se você fizer bons vídeos principalmente aqui no YouTube Assim que um vídeo seu estourar você vai ter um acervo de bons vídeos PR as pessoas assistirem Então pensa assim ó pensa que você tem ali
30 bons vídeos que você fez e não deram muito resultado aí no vídeo 31 você pega 10.000 visualizações que já tá bem bom para quem é pequeno bele belza essas 10.000 pessoas o YouTube vai te recomendar outros vídeos para elas e se você tiver bons vídeos elas vão começar a maratonar o seu canal e isso vai fazer o YouTube mostrar todos os seus vídeos para novas pessoas e assim que você cresce foi o que aconteceu comigo eu levei 48 vídeos para furar a bolha e tem um vídeo que pegou ali dezenas de milhares de visualizações
só que quando esse vídeo teve esse resultado eu tinha 48 bons vídeos para as pessoas assistirem E aí Muitas delas começaram a comentar tô maratonando seu canal adoro seu conteúdo tal por quê Porque eu me preocupei em fazer bons vídeos quando eu não tinha uma audiência grande e beleza só que na hora que eu peguei um vídeo que estourou a bolha que ele por algum motivo ali deu mais certo do que os outros e e desproporcionalmente mais certo Em vez dele pegar 200 300 views como os outros pegavam ele pegou 30.000 50.000 70.000 visualizações eu
tinha outros bons vídeos com pouca visualizações mas eram bons vídeos para essa galera toda assistir E aí meu canal cresceu muito rápido por causa disso e cara uma mensagem final sobre paciência a internet não tem essa fama de dar resultados rápidos porque ela é rápida de conseguir resultados ela tem essa fama de dar resultados rápidos porque se você fizer um negócio direito os resultados são exponenciais e eu não sei se você já viu uma curva exponencial na sua vida mas antes dela começar a subir quase em linha reta aqui no final ela crce bem devagarinho
aqui no começo você quase não vê ela crescendo e é assim que é o crescimento no começo então diferente de uma curva linear que você vai crescer bastante no começo e a mesmo tanto no final uma curva exponencial você cresce muito pouco no começo e aí você cresce um monte as pessoas que você vê que tem resultados rápidos elas passaram um tempão nessa parte de baixo aqui e aí você só conheceu Elas quando elas fizeram assim entendeu então você viu elas crescendo rápido mas geralmente elas estavam fazendo coisas por um tempão antes às vezes no
mesmo nicho às vezes em outro nicho às vezes na mídia tradicional às vezes na própria internet não importa muito mas entre nessa curva exponencial porque você quer essa parte aqui da curva exponencial mas você não quer esse comecinho aqui que é o a parte da paciência então se você quiser entrar nessa curva você tem que ter ela inteira entendeu não tem outro jeito e digo mais aproveita esse comecinho para engajar com o seu público conversar com as pessoas achar a sua voz sua sua mensagem os temas que você gosta de falar porque eu tenho certeza
que você vai ter saudade dessa época daqui a pouco mas bora pro terceiro aspecto do jogo mental do conteúdo que é o vitimismo eu me sinto uma vítima e você vê vários criadores vitimistas que se sentem uma vítima e eventualmente você vai se sentir uma vítima aqui na internet a não ser que você seja um Deus búdico uma pessoa iluminada e geralmente quando você sentir se sentir uma vítima você vai ter um inimigo você vai ser a vítima de uma única coisa que é o algoritmo algumas pessoas se sentem uma vítima do algoritmo quando depois
de elas postarem 100 vídeos elas não tiveram nenhum resultado outras pessoas vão ter sucesso com o algoritmo Mas vai ser um sucesso passageiro elas vão ter ali dois ou três vídeos que foram muito bem só que depois o algoritmo parou de entregar a que dó e outros criadores talvez você conheça até alguns nomes vão ter resultados por anos vão ficar ricos com a internet vão ter centenas de milhares milhões de seguidores fazer grandes publicidades e aí eles vão continuar fazendo a mesma coisa e uma hora o YouTube vai ter parado de entregar para os meus
seguidores alguns casos recentes Aí talvez você você conheça tem uma coisa que você tem que entender sobre Esse aspecto do jogo mental do conteúdo que eu acho que ele é muito difícil para algumas pessoas o algoritmo tá sedento por criadores de conteúdo que entreguem vídeos que as pessoas querem ver o algoritmo não tem nada contra você mas ele também não deve nada para você se você tem 1 milhão de seguidores 1 milhão de inscritos mas eles não assistem seus vídeos eles não clicam e assistem até o final o algoritmo vai parar de entregar eu vi
um vídeo outro dia do professor Procópio que é um cara que ensina matemática acho que H 15 anos aqui na internet e ele tava reclamando que ele tem lá dois milhões e poucos de seguidores 2 milhões e meio de seguidores e o algoritmo não tá entregando mais e eu achei interessante cara porque ele abriu o YouTube Stúdio dele né a ferramenta aqui do YouTube para você ver suas estatísticas e ele tava ganhando 1000 inscritos por mês que para um canal de 25 milhões meio é muito pouco né E aí eu fiquei pensando cara é óbvio
que o YouTube não tá mais entregando esses 25 milhões e meio de seguidores que esse cara tem ele foi conquistando ao longo de 15 anos ou seja é um monte de gente que já passou no vestibular Já se formou na faculdade e não tem mais porque o cara vê vídeo de de matemática de cursinho entendeu então para quem que o YouTube vai entregar os vídeos dele pros 1000 inscritos por mês que ele tem vamos dizer 12.000 inscritos no ano né ele não tá trazendo mais os os jovens Talvez ele falava com pessoas da minha geração
e ele não consegue mais falar com as pessoas da nova geração é óbvio que o YouTube não vai entregar pros seguidores que assistiam os vídeos dele há 10 anos atrás e Isso é bom eu não queria que o YouTube ficasse me entregando vídeos de cursinho porque eu não tô mais no cursinho agora da mesma forma que se você tiver 1 milhão de inscritos de seguidores mas ninguém assiste seus vídeos o algoritmo não vai entregar se você é pequeno mas faz bons vídeos que pessoas que não te conhecem Querem assistir ou seja toda vez que o
YouTube mostra para uma pessoa que não te conhece nunca vi nunca te viu tão feio essa pessoa clica no vídeo e vai assistir até o final o seu vídeo vai pegar visualização não tem como não é isso que o algoritmo quer o algoritmo foi desenhado para fazer isso e talvez você não pegue milhões de visualizações mesmo que você tenha um vídeo excelente porque o algoritmo não conhece seu canal ainda não sabe se seu público reass seus conteúdos tem 1 milhão de variáveis Mas você vai pegar milhares dezenas centenas de milhares de visualizações e a sua
audiência vai crescer pouco a pouco e aí depois você solta outro bom vídeo e ela vai crescer mais ainda é exponencial só que essa parte do vitimismo do algoritmo que para mim é uma parte é uma das duas partes mais críticas do jogo mental do conteúdo ela é uma coisa que você tem que entender que você vai ter que se adaptar ao longo do tempo porque o jogo do conteúdo eu não tô mais falando do jogo mental tá tô falando da dinâmica do conteúdo na internet ela muda muito rápido já teve uma época que o
Instagram era só foto Depois virou Stories Depois virou RS ele vai mudando já teve uma época que não tinha tiktok teve uma é época que a galera Lia blogs entendeu as coisas vão mudando e dentro de cada plataforma os formatos vão mudando também se você postar um vídeo que teria sucesso no YouTube aqui em 2015 Mas você postar ele hoje ele não vai mais ter sucesso hoje porque o jogo mudou então você como criador de conteúdo se você escolher fazer isso com a sua vida você vai ter que se adaptar você vai ter que criar
coisa nova o tempo inteiro para entender o que que vai dar mais certo o que que sua audiência gosta mais como eu capturo novas audiências e principalmente se o seu conteúdo não tá entregando E você tá começando a falar eu vou xingar o algoritmo eu tenho três palavras para você é teste teste e teste teste novos formatos teste novos temas teste novos formatos de títulos novas inspirações de thumbnail veja que outros vídeos no YouTube Studio você consegue ver quais vídeos de outros canais a sua audiência tá assistindo veja quais vídeos eles estão assistindo e se
inspire nesses vídeos Vê se tem alguma coisa que você você pode fazer ali de diferente parecida com aqueles alguma coisa que a sua audiência vai gostar mais veja o que seus concorrentes estão fazendo veja o que os gringos estão fazendo veja o que pessoas em outros nichos estão fazendo e que estão dando certo nichos parecidos com o seu e nichos completamente diferentes do seu você tem que testar tudo e se nada disso funcionar você vai ter que se adaptar de outras formas ainda mais agressivas contar uma história pessoal aqui para vocês das minhas irmãs Minhas
irmãs em 2020 começaram um blog escrito de skinc de produtos para pele e não deu certo elas ficaram sei lá um ano fazendo esse blog escreveram uma porrada de texto ranquear em algumas palavras chave em outras não mas não deu muito certo porque blog tá em decadência cara se não funciona mas tão bem quanto antigamente apesar de ter gente que quer discordar disso E aí minhas irmãs vieram pro YouTube pegaram o conteúdo delas do blog transformar em vídeos e Elas acharam que não tinha dado certo depois o canal delas cresceu um monte porque elas fizeram
conteú too de seo que levava um ano para dar certo mas na época Elas acharam que não deu certo aí o que que elas fizeram foram pro tiktok E aí lá no tiktok elas conseguiram viralizar alguns conteúdos e aí o que que elas fizeram pegaram esses conteúdos e foram pro Instagram e aí no Instagram elas se adaptaram de novo porque elas tinham que achar uma estratégia de Stories e Cara elas foram se adaptando e se adaptando e se adaptando e se adaptando tinham começado em 2020 ou 2021 eu acho e em 2024 ano passado elas
conseguiram fazer uma conta no Instagram de skincare da qual elas vivem disso e Elas tiveram que se adaptar um monte ao longo do caminho mas olha que doido aqui que vem a parte interessante imagina que se em vez delas se adaptarem irem para novas plataformas testarem novos formatos de conteúdo elas tivessem cara reclamado do algoritmo do Google insistido em blog por 5 anos reclamado do seo so não funciona mais o algoritmo de busca do Google não dá chance para os blogs pequenos esse tipo de coisa aí que você ouve na internet que que teria acontecido
não ia ter dado certo e elas iam estar reclamando até agora e elas iam ter que procurar o emprego e voltar pra CLT que é uma coisa que elas não queriam fazer entendeu então assim eu não sei se os algoritmos são justos ou não mas eu sei que quem toma responsabilidade própria de trabalhar com como as coisas são e não com como eu acho que elas deveriam ser tende a ter mais sucesso então o jeito que eu gosto de pensar nisso é que você é um velejador em alto mar você tem seu Barquinho você tem
Sua Vela Você tem o mar e você tem o vento se o mar fica tumultuoso e o vento fica fraco Você não sai Reclamando com a natureza que a natureza é injusta você tenta ajustar Sua Vela você tenta mexer no seu Leme ali no seu barquinho e você vê o que que dá para fazer com isso se tiver muito ruim você vai para outro lugar você vai para outro canto ali pro do mar você tenta achar mais vento para lá e cara é isso que dá para fazer eu acho que quem tá nessa neura do
vitimismo do algoritmo deveria pensar mais como cara o algoritmo é uma força da natureza e eu não vou ficar reclamando dele eu vou para onde as coisas tendem a dar certo eu vou testar coisas diferentes até achar alguma que dá certo porque uma coisa eu te garanto sempre vai ter um jeito de dar certo porque o algoritmo serve para isso para achar conteúdos que muitas pessoas querem assistir só que uma vez que você achou esses conteúdos que as pessoas querem assistir surge o quarto aspecto do jogo mental do conteúdo que são os haters e eu
te afirmo uma coisa com certeza assim que você tiver sucesso você vai ter haters Inclusive tem gente que diz que se você não tem haters ainda porque você não chegou no sucesso a galera usa haters como métrica para sucesso no mundo aqui da criação de conteúdo na internet e eu não sei se eu concordo com isso ou não Mas o que eu sei é que se você persistir aqui na internet e começar a ter sucesso os haters vão aparecer e você vai se sentir mal com isso eu tô longe de ser o cara mais polêmico
da internet mas mesmo assim eu tenho haters cara já me chamaram de playboy porque eu falei uma vez num vídeo de pegar um airbnb e o cara falou que na favela ninguém pega airbnb já criticaram a minha lataria porque eu tenho 34 aninhos de idade mas já tô meio Calvo aqui nos cabelos brancos já falaram que meu é uma bosta no mesmo vídeo que tinha outro comentário falando que foi o melhor vídeo que a pessoa já viu no YouTube e aí eu não sei o que eu faço com isso vai entender né mas eu já
falei com diversos criadores de conteúdo do tiktok do Instagram do YouTube e todos 100% sofrem com hate alguns é mais leve alguns é mais pesado alguns desses criadores não leem os comentários e tem uma pessoa que vai lá e deleta os comentários de hate antes da pessoa ler tem gente que não liga tanto para isso já se acostumou já já criou casca e tem gente que sofre bastante com isso cara que dependendo do Hate a pessoa fica 3 horas mal até sem conseguir trabalhar direito e eu não julgo não porque é difícil mesmo a gente
não foi feito para ser criticado abertamente por centenas de pessoas é uma parada meio atordoante e tipo eu nem Sofro tanto hate assim mas eu conheço gente que sofre Mas a questão é que eles continuam mesmo assim porque que é o trabalho deles e se você quiser criar conteúdo na internet você vai ter que aprender a lidar com isso porque hate é parte do trabalho é parte do jogo mental do conteúdo Eu já vi várias formas de lidar com isso mas eu vou compartilhar a minha porque talvez te seja útil primeira coisa é reconhecer que
tudo vive dentro de um espectro dos seus espectadores a maioria vai achar seu conteúdo bom alguns poucos vão te dolat trar vão falar que você é a melhor pessoa do mundo e uns mesmos tantos de poucos aqui vão ser haters e é isso tudo vem num espectro não dá para agradar todo mundo e talvez isso ajude a a você a lidar melhor com isso segunda coisa perceber que hate na internet é igual briga de trânsito no trânsito as pessoas estão ali dentro do carro né tão ou de capacete na moto você não vê direito quem
elas são as pessoas ficam mais irracionais ficam mais acaloradas se você encontrasse a mesma pessoa que te deu uma fechada na rua sei lá esbarrou na calçada talvez você ficaria menos puto com ela porque você tá vendo a cara dela ali e nos comentários as pessoas são meio que anônimas né talvez até Ten o nome dela ali mas você não tá vendo a cara da pessoa ela tá vendo a sua mas né e é isso cara é eu encaro um pouco como briga de trânsito mas o terceiro e isso aqui vai ser estranho é perceber
que pode ser doença mental então o team Feris o cara que escreveu aquele livro F hour work Week trabalhe 4 horas por semana é um dos grandes originais aqui da internet né quase todo mundo que se acompanha que começou cedo na internet começou lendo o livro dele ele criou um artigo muito interessante sobre os problemas de ser famoso na internet e ele é muito famoso né e o ponto que ele traz é o seguinte imagina que você tem uma audiência de 50.000 pessoas ele tem milhões né mas imagina você tem ali 50.000 pessoas nem é
uma audiência tão grande agora você imagina que essa audiência é equivalente a uma cidade de 50.000 pessoas eu não sei se você já foi para uma cidade de 50.000 pessoas mas a Evocação que ele faz é de você imaginar ou até calcular porque tem estatística para isso né Quantos por cento dessa cidade tem doença mental e quando eu digo doença mental eu tô falando de doenças mentais sérias uma esquizofrenia uma Psicose sei lá alguma parada assim cara vamos supor que é % da população não sei quanto é mas em 50.000 pessoas Isso daria 250 pessoas
é bastante gente se você não pensar numa cidade mas se você pensar na sua audiência de 50.000 pessoas essas 250 500 pessoas vão te dar hate e não é muito diferente você ir no centro de São Paulo ali e cara sai um cara gritando debaixo do viaduto achando que você é outra pessoa a você fala cara esse cara aí tá doidão ou é doidão Sei lá só que na internet ele escreve aí você não consegue ver que ele é doidão e Cara essa é uma forma de lidar com Hater então assim se você é Hater
meu eu o jeito que eu penso sobre você é que você é doidão Você tem algum problema de sa mental e você deveria se tratar eu não sei se isso é verdade sobre todos tá mas me ajuda a ter mais sanidade na internet e se você for criador de conteúdo Eu recomendo que você adote essa mentalidade porque ajuda ajuda a respirar o fundo olhar o comentário respirar fundo e falar um Último Ponto sobre haters Vê se os haters T razão que é o último ponto que eu vou falar nesse vídeo é sobre ego Esse é
um outro problema do jogo mental do conteúdo geralmente ele vem quando você é bem maior mas ele ele pode começar a vir quando você ainda não é tão grande se você tiver o ego grande Talvez o que você veja como hate Na verdade são feedbacks de pessoas sensatas pô se você viu uma coisa que você chamou de hate Vê se a pessoa elaborou ou se ela só foi escrota mesmo vê se ela é ou não do seu público alvo às vezes é só que você tá se comunicando com uma certa galera e apareceu um perdido
ali que não tem nada a ver com o que você tá querendo fazer na internet e ele entendeu mal sua mensagem porque a mensagem não é era para ele às vezes as pessoas pessoas que te assistem há muito tempo gostam do seu conteúdo falam alguma coisa nos comentários que você chama de hate Mas elas só estão querendo te dar um toque cara e assim você gosta de quando você recebe elogio né então tente ouvir ali de forma sensata comentários sensatos de pessoas sensatas e uma coisa aqui porque é difícil lidar com hate Geralmente quem faz
crítica sensatas não passou pela experiência de ser criador de conteúdo e saber o quão difícil é então se você escolher ignorar todas as críticas as que sejam rate de pessoas que têm problemas mentais ou Inclusive a sensatas Porque você não sabe diferenciar uma da outra tudo bem eu te dou permissão para fazer isso eu não acho que é errado mas aí você vai ter que abdicar dos elogios também se você não quer olhar Nenhuma crítica também não olhe os elogios adote uma postura búdica uma postura centrada porque as mesmas pessoas que te elogiam ou até
mesmo te idolatram às vezes elas também não são tão Racionais assim e principalmente os que te idolatram às vezes eles são tão irracionais e movidos pela idolatria que eles te idolatram mas o outro criador de conteúdo lá seu colega de trabalho ou competidor dependendo de como você gostar de chamar ele faz hate nele então é a mesma pessoa entendeu então assim Escolha um dos caminhos ou você não ouve ninguém ou você ouve os dois lados mas aprende aprenda a lidar com os haters senão você não tem como sobreviver criando conteúdo na internet e vamos agora
para o quinto aspecto do jogo mental do conteúdo e esse aqui é um pouco mais tricky esse aqui é para quando você começa a ganhar dinheiro que são as distrações ou como eu gosto de chamar o inferno tático do marketing Então você já venceu a insegurança você já entendeu e lidou com a sua paciência você já aprendeu que ser vítima não vai te levar lugar nenhum e você aprendeu a liar com os haters isso te fez chegar em algum nível de sucesso aqui na internet talvez você esteja pegando aí centenas de milhares de visualizações por
vídeo talvez você esteja faturando seus milhões por ano como os gurus te Prometeram talvez você esteja fechando publicidades incríveis com marcas de reconhecimento nacional que você nunca imaginou que ia conseguir trabalhar com elas mas agora um novo desafio se impõe que são as distrações ou como o pessoal gosta de chamar elas as oportunidades cara pensa comigo você chegou nesse ess ponto você meio que encontrou uma fórmula pro sucesso né Ou pelo menos pro seu sucesso e agora a única coisa que você tem que fazer para dar certo é executar mas é exatamente nesse momento que
um monte de coisa começa a acontecer suas DMS no Instagram começam a lotar de pessoas oferecendo oportunidades oferendo oferecendo parcerias talvez até sociedade e empresas aparecem novos projetos do dia pra noite dos quais você pode fazer parte aí você começa a se perguntar pô Será que eu deveria criar uma Startup Será que eu deveria criar minha própria marca de produtos físicos games suplementos roupas Será que eu deveria começar um podcast Será que eu deveria fazer um tiktok Será que eu deveria fazer um lançamento ou talvez até um funil com produtos digitais de tráfego pago o
Alex hermo que é um dos maiores caras de empreendedorismo da internet lá fora chama isso de a mulher do vestido vermelho porque tem aquela cena da Matrix em que o morfeus tá treinando o neo né E eles estão andando ali pelo Programa de Treinamento na cidade e aparece uma mulher bonita de vestido vermelho e o Neil se distrai e olha para ela e assim que ele olha para ela ela vira o agente smit porque o ponto do morfeus era cara você não pode se distrair o programa da Matrix tá querendo te distrair para atacar você
e exatamente nessa hora do jogo mental do conteúdo em que as oportunidades começam a se vestir de vestido vermelho e tentar roubar a sua atenção do que você demorou anos às vezes para descobrir que já funciona para você tem um outro cara que eu que eu sigo lá nos Estados Unidos que é o ramit 7 e ele chama isso de marketing tactical Hell o inferno tático do marketing porque na hora que você começa a ter algum sucesso Você tem uma audiência relevante começa a pipocar várias palavrinhas na sua cabeça seo growth hacking MVP Startup tiktok
podcast Inteligência Artificial DTC e-commerce várias e várias coisas começam a pipocar E aí tudo que você vê o que aparenta funcionar bem pros outros começa a ficar mais interessante para você porque agora você tem uma audiência pessoas que gostam de você que te dão a atenção Que Confiam em você e que provavelmente comprariam alguma coisa que você lançasse e o problema disso é que sim você pode fazer qualquer coisa mas você não pode fazer tudo pelo menos não tudo ao mesmo tempo talvez o El musk consiga tocar oito empresas ao mesmo tempo mas honestamente você
não é o El musk e nem eu sou tô muito longe disso e nesse estágio que você chegou agora é melhor você ter uma coisa sólida e bem feita que cara honestamente talvez Garanta a sua vida e talvez a da su a da próxima geração do que você fazer oito coisas de incrível potencial mas sem conseguir chegar ao fim com elas sem sem conseguir fazer elas ficarem num nível de qualidade bem feito então aqui nesse estágio eu acho tem duas palavras chave estratégia e intencionalidade é isso que vai te salvar estratégia porque você não pode
escolher tudo e estratégia é escolher o que você vai dizer sim para dizer não para todo o resto né você vai ter que escolher esse sim muito bem porque você não vai dizer não só paraas outras oportunidades que estão aqui agora você vai dizer não para todas as oportunidades que estão aqui no futuro as oportunidades que vão vir até você pelo menos até você concluir esse sim que você deu E intencionalidade é porque como você só vai poder escolher uma ou duas coisas e dizer não para todo o resto você tem que saber muito bem
o por que você escolheu essa uma ou duas coisas para que você não fique desviando o foco toda hora eu não sou imune a distrações pelo contrário sou bem distraído inclusive gosto de novas oportunidades e eu tenho que aprender a lidar com isso e o jeito que eu lido com isso é começo do ano eu faço uma lista de todos os projetos que eu poderia fazer e eu escolho três ou quatro para aquele ano e eu tento pôr até no calendário Tipo pô quanto tempo vai me levar quantos meses vai me levar quantas horas por
semana vai me levar e cara eu eu consigo fazer isso o dia inteiro se você tá começando agora e você tem um trabalho por exemplo CLT talvez tem que escolher uma coisa para fazer ao longo do ano e é isso e honestamente eu queria ter um antídoto para isso mas não tem um antídoto porque talvez você tem que passar pela experiência de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo tentar agarrar várias oportunidades e ver que nenhuma delas deu certo e se isso acontecer com você eu peço por favor que você não chegue à conclusão errada
de aqui porque você não é bom de que é foi por incompetência sua talvez foi só porque você tentou agarrar muita coisa de uma vez só colocar muita comida na boca como dizem os gringos né e não conseguir mastigar mas se você começar a escolher melhor e fazer menos coisas mais bem feitas vai dar certo uma coisa que eu acho que me ajuda com esse fomo né com esse Fear of Missing out de todas as oportunidades que eu poderia estar fazendo agora é pensar que cara agora que eu já tenho um certo nível de sucesso
já tenho uma audiência essas oportunidades estão chegando até mim o que que isso quer dizer isso quer dizer que eu posso pensar na minha carreira de criador de conteúdo de personalidade da internet seja lá como você queira chamar de uma forma mais de longo prazo então pô talvez no próximo ano nos próximos do anos eu não possa fazer todas essas coisas mas eu vou ter 10 20 anos se eu quiser para fazer tudo e eu posso escolher com mais tranquilidade e pegando uma oportunidade cada vez e sempre que eu tiver vontade de mudar de direção
eu vou ter essa opção porque agora eu tenho uma audiência de qualidade que gosta de mim que confia em mim porque é isso que o conteúdo te dá né mas você não pode entrar na na na pira errada meu parceiro e falar em pira errada tem o sexto aspecto do jogo mental do conteúdo que é o chefão final é o final Boss é o ego Essa é a maior armadilha de todas Então pensa aqui comigo vamos vamos pintar o cenário aqui você tem milhões de seguidores você ganha milhões ou até dezenas de milhões todo ano
com a internet talvez você até entrou na onda dos grandes milionários da internet e comprou o seu pacote Porsche patc Felipe e uma casa no Alfaville tudo que você faz fala repercute você não lida mais com haters você lida com grandes cancelamentos e talvez só talvez você esteja tão desconectado da realidade que você acha que dá para fazer uma compra do mês de mercado com R 300 isso aí uma semana depois de você ter postado uns Stories com seu churrasco em que cada bif ali do seu churrasco custava R 300 conteúdo gente é mídia e
mídia é meu parceiro assim como os grandes atores globais acham que Porque eles estão no foco das câmeras o dia inteiro e são reconhecidos nas ruas eles acham que eles entendem o suficiente de política e economia para dar Pitaco na política monetária do governo você também vai achar que sabe de tudo você vai achar que conseguiria ficar milionário em apenas se meses mesmo que tirassem todo o seu dinheiro e todo o seu contato apenas com os que você sabe sobre criar conteúdo na internet e talvez você faça até um vídeo sobre isso como eu ficaria
Milionário em se meses do zero alguma coisa assim você se acha tão importante que você vai lá entrar no circuito de podcasts contar sua jornada do Herói para 25 podcasts diferentes porque é óbvio que o Brasil inteiro Quer saber a linda história dessa pessoa incrível que você é Você vai ter dificuldade de sair na rua e não ter alguém querendo tirar uma foto com você e você vai reclamar um pouco disso falando é faz parte eu não gosto muito mas lá no fundo isso vai tá te dando um conforto no seu ego porque ele precisa
disso e mesmo que você não fique tão famoso assim porque seu nicho é menor por exemplo talvez você fale de uma coisa muito específica você fale de mercado financeiro alguma coisa que as pessoas na rua não vão te reconhecer ainda assim você vai se tornar uma grande autoridade naquele assunto as pessoas vão marcar o seu ar no Instagram para perguntar sua opinião e você vai conversar com grandes influenciadores e todo dia depois de você chegar em casa e postar a sua rotina pesada no Instagram você vai abrir as redes e secretamente você vai procurar pelo
seu nome para ver o que que tão falando de você porque é óbvio que tão falando de você né meu cara que é meu conselho aqui eu não sei eu tô longe desse nível ainda mas mas eu observo essas pessoas e o que eu percebo é que todas que deixam o ego inflar dessa maneira elas sofrem e ninguém vai ter empatia por elas sabe porque elas têm fama Elas têm dinheiro elas têm tudo não tô nem falando para ter empatia mas eu acho que é um profundo sofrimento espiritual que eu nunca passei por isso mas
cara você olha no olho dessas pessoas às vezes no próprio vídeo dá para ver e é sofrido não tô falando para você ter dó delas nem nada mas é ruim então eu recomendo que você não chegue nesse lugar caso você consiga crescer aí nos escalões da produção de conteúdo Talvez seja só um efeito colateral da fama Talvez as únicas pessoas que estão dispostas a pagar o preço de chegar lá sejam pessoas que T um vazio imenso dentro do coração e elas né precisam disso e e trabalham o que precisa fazer para chegar nisso e eu
não sei qual que é a solução cara sei se é terapia se é meditação se é se afastar de tudo e pegar o dinheiro pôr no banco e virar uma pessoa low profile se é todas as anteriores mas para mim essa armadilha final Cara essa é armadilha em que você se desconecta com a realidade você começa a pensar coisas ruins dos outros você começa a expor seus filhos sua família você começa a se envolver em cara tretas maiores do que você é tem mexer com coisa de política e aí daqui a pouco você tem que
tá andando com segurança eu não sei é uma loucura cara eu vi uma vez o Felipe Neto falando que ele não tem só equipe de segurança ele tem também cara todo um bagulho de inteligência cibernética para ver se tem algum risco de assassinarem ele sei lá o que eu sei é que lidar com o ego e eu não tô falando que o Felipe né neto tem um grande ego vocês interpretem aí como vocês quiserem mas lidar com o ego é uma coisa que Buda falava há 5000 anos atrás e eu não acho que é uma
coisa só de criação de conteúdo assim como o resto cara que eu falei aqui Eu falei de impaciência hoje todo mundo é impaciente só que a internet turbina isso todo mundo é envergonhado Tem certas inseguranças de falar em público mas a internet turbina isso muita gente é vitimista até certo ponto internet turbina isso e talvez a solução seja ir lidando com o seu ego ao longo da jornada para que quando você realmente precise lidar com ele e se você não fizer isso você vai sofrer muito você não tem que lidar com problema desse tamanho e
sim você começa a lidar com problema desse tamanho e se tudo isso não te desencorajou e você quer ver meu plano para explodir no YouTube em 2025 Eu recomendo que você veja este vídeo aqui eu compartilhei esse plano no começo de Janeiro e o plano está seguindo está estamos dentro do plano talvez até avançados no plano vamos ver então se você quer ver o meu plano que eu estou executando estou conseguindo seguir e se você quiser me copiar Venha ver esse vídeo aqui que é um dos melhores vídeos do meu canal te vejo ali