Fala galera você que tá chegando em mais um vídeo aqui no YouTube da TNT esports estamos em plena data FIFA né e a gente sabe que os torcedores ficam com saudade ali sentindo falta de assistir ao seu time Imagino que especialmente o torcedor do Flamengo que ficou muito empolgado com o que o Felipe Luiz fez no início de trabalho e querendo ver mais desse Flamengo do Felipe Luiz só vai poder assistir a partir do clássico contra o Fluminense mas estou aqui ao lado do VSR pra gente analisar esse início de trabalho foram apenas duas partidas
contra o Corinthians na Copa do Brasil e contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro duas vitórias e acho que a gente tem alguns pontos para abordar aqui né vcr É pelo menos um início que causa certa empolgação no torcedor é o torcedor É isso aí Monique um abraço para você todo mundo que tá aqui no YouTube da TNT Sports eh de fato o torcedor eh o torcedor de futebol ele tem a capacidade de se empolgar por por pouca coisa e por se preocupar também por pouca coisa né por isso que ele é um torcedor então assim
Acho que as duas vitórias e jogando bem na maior parte das duas do do tempo nas duas vitórias acho que empolgam o torcedor especialmente se ele comparar com a reta final do trabalho do tit que foi uma coisa bem bem ruim e uma coisa bem nada empolgante mas eu acho que é muito cedo pra gente fazer qualquer tipo de análise né para começar acho que o torcedor pode se empolgar o nosso trabalho pelo menos o que a gente faz aqui na TNT esports né tem outros tipos de aqui no YouTube tem outros tipos de abordagens
do do do dos clubes do próprio Flamengo mas o trabalho que a gente faz aqui acho que é nosso dever dizer que é muito cedo pra gente ter qualquer certeza de de qualquer coisa porque são dois jogos foram sei lá no máximo quatro ou cinco treinos acho que tem ali geralmente tem o impacto de você trocar de treinador né de um trabalho que já tava muito desgastado na reta final a gente falou sobre isso nos programas da TNT Sports sobre o desgaste que ficou Evidente com a questão do Léo Ortiz por exemplo né no no
pós jogo lá contra o Corinthians o Léo Ortiz finalmente Falou contemporiza então né acho que foi muito polido foi muito educado mas des mandou o recado de que não tava legal a situação Então acho que tudo isso contribui para uma melhora e essa melhora aconteceu então assim Da Da Da minha parte aqui você não vai ver eu cravar nada porque acho que dois jogos não permite gravar nada tem um ponto que me chamou muito atenção e que eu acho que esse ponto explica muito a mudança de postura que foi uma palavra você tava lá na
na apresentação do Felipe Luiz uma palavra que ele falou muito e que eu acho que é vital pra gente entender o que o que o Flamengo vai fazer até o fim do ano e o que vai fazer até o ano que vem né considerando que o Felipe fique até o ano que vem eh que é a palavra risco o Felipe Luís falou isso algumas vezes o meu time vai correr risco Eu não tenho medo de correr risco jogar no Flamengo tem que correr risco e tudo e eu acho que isso foi percebido pelos jogadores como
uma senha para mudar como uma senha para arriscar como uma senha para tentar Eu acho que o trabalho do tit que talvez se a gente fosse falar uma palavra seria o equilíbrio e o equilíbrio não combina muito com o risco né quando você busca o equilíbrio você busca menos risco né Eh então acho que o trabalho do tit era muito pautado pelo equilíbrio o trabalho do Felipe Luiz pelo menos a forma como ele se apresentou para os jogadores eh se apresentou dizendo a gente aqui no Flamengo tem que assumir riscos e eu acho que isso
mudou levou muito a postura e diferente do time nos dois jogos e o fato do Flamengo tá subindo marcação o tempo todo o fato da da Zaga dos dois zagueiros estarem marcando lá no meio-campo eh o fato dos jogadores arriscarem mais subidas ao ataque arriscarem mais flutuações fora entre aspas da do lugar onde eles Teoricamente começam o jogo então sem guardar tanta casinha né casinha sem guardar tanta posição então assim eu acho que isso essa postura essa comunicação de que aqui no na no no Flamengo do Felipe Luiz vocês têm que correr risco Eu acho
que isso explica um pouco da mudança de postura do time tá lógico vai ter gente que vai dizer Ah eles estavam querendo derrubar o tit Ah eles tudo bem isso aí cada um pode ter a percepção mas eu acho isso muito pobre porque assim os jogadores estavam correndo mas estavam correndo errado jogadores estavam tentando mas estavam tentando errado então assim eu acho que isso é a principal coisa que me chamou atenção foi quando ele passa a mensagem para todo mundo que aqui vai ter que correr risco eu acho que ele ele meio que desata um
desbloqueia né é desbloqueia acho que é isso ele desbloqueia a galera de dizer ó beleza vamos fazer isso então você vê os laterais passando você vê um montão de gente próximo da bola por dentro você vê o indo para cima então assim acho que isso tem acho que é o principal coisa acho que isso a gente pode cravar que é uma diferença porque a não ser que o Felipe Luiz mude de ideia ou a não ser que ele estivesse mentindo Isso vai ser vai nortear o trabalho dele pro bem ou pro mal pode ser que
esse risco dê tudo errado lá na na neoquímica arena e o Flamengo seja eliminado Pode ser mas eu acho que isso é é é uma coisa muito diferente e acho que essa mensagem faz muita diferença pro comportamento dos jogadores a nossa missão aqui é a gente tentar elencar né O que que a gente viu de diferente nesses dois primeiros jogos em relação ao trabalho anterior ou o que que o Felipe eh mudou e ou tentou mudar e que a gente viu que surtiu algum efeito ou que pode ter alguma consequência adiante na sequência do trabalho
a gente sabe que o Felipe agora vai ter eh esse período essa janela de data FIFA para trabalhar Embora tenha desfalques importantes em termos de time principal para trabalhar o time principal porque arrascaeta dela Cruz pulgar Varela Fabrício que agora vem sendo reserva e a gente vai falar sobre isso e o Gerson que eu acho que é o principal jogador do Flamengo nesse momento esses jogadores estarão com as suas seleções e não estarão trabalhando e é claro que tem também na VSR aquela questão de quebrar um pouco o embalo que eu acho que é o
que o torcedor não gostaria de uma parada agora embora pro Felipe seja muito importante porque os jogadores falaram que basicamente antes do Corinthians eles só viram eles não fizeram nada no campo então até dentro disso né por isso V fala que é cedo para analisar porque o Felipe ainda não teve a possibilidade de colocar o trabalho dele em prática e você acha que essa data Fifa vai ajudar o Felipe a conseguir e ajustar né e trazer essas ideias novas de uma forma mais prática no campo ou então essa data FIFA agora nesse momento seria melhor
ir nesse embalo para deixar o time aproveitar dessa coisa anímica que o Felipe ele acabou mudando é eu acho que numa situação ideal eu acho que se não houvesse a data FIFA inclusive sem a data FIFA não haveria inversão dos jogos entre campeonato brasileiro e e coisa então amanhã est gravando esse vídeo na terça-feira então na quarta já teria o jogo da volta com o Corinthians estaria completamente embalado Então eu acho que no sentido de momento eu acho que a data FIFA atrapalha né porque você vinha com um um time com uma Maré positiva de
duas boas apresentações então do ponto de vista de de quebrar essa sequência data FIFA acho que que ela atrapalha no sentido de trabalhar com grupo ela meio que ajuda né porque se você considerar pulgar parece que será titular com o Felipe Luiz arrascaeta titular dela Cruz titular Gerson titular então seriam quatro titulares se você quiser trabalhar e quatro titulares os quatro de uma região de meio-campo né Tudo bem que o arrascaeta jogou quase como um segundo atacante mas seriam Praticamente todo meio-campo né todo meio-campo praticamente né ainda tem o Varela que acho que hoje até
por uma questão de agressividade de ser mais intenso acho que o titular do do felip correr mais risco né correr mais risco acho que o titular do Felipe Luiz faz sentido que seja o Wesley Então mas você teria esse esses quatro ausentes então para você trabalhar questão tática questão de maturidade amadurecer o esquema sem os quatro jogadores do meio-campo eu acho muito M ruim talvez você consiga organizar a defesa né a defesa vai est todo mundo lá à disposição então talvez ele possa costurar coisas na defesa né Rossi Wesley Léo Ortiz Léo Pereira e e
Alexandro e talvez o entrosamento ali de Bruno Henrique com com com gabigol que já existe lá de trás mas que precisa ser reavivado então assim do ponto de vista de de data FIFA eu acho que a data FIFA ela atrapalha mais o que ajuda ao trabalho do Felipe Luiz ela atrapalha na perda de momento e ela ajuda que ele vai ter tempo de trabalhar mas sem com o coração de um time que é o coração do que é o meio-campo né bom já já a gente vai falar da situação do gabigol e também de outras
mudanças que ele fez de peças no time Então se vocês estão com a gente estão gostando desse vídeo já deixa o like aí no vídeo D essa moral pra gente compartilha PR os amigos que também estão aí empolgados com esse início de Felipe Luiz querem saber mais o que que esse Flamengo do Felipe Luís Pode entregar para ser bem eh para resumir bem para quem tá em casa vcr taticamente falando o Flamengo do Felipe na tua visão é muito diferente do Flamengo do tit Mudou alguma coisa taticamente ou o Felipe aproveita o que ele tem
de herança ali do tit eh de uma base ali de quase um ano de trabalho para tentar amadurecer esse trabalho dizia diria mais ou menos assim é o o Felipe foi muito educado e foi muito polido também com o tit em relação a dizer que ele recebeu um time com um trabalho tendo legado né e acho que de certa forma tem ali alguma coisa mas eh do ponto de vista de ideia eu acho que são bem diferentes né Eu acho que o o Felipe vai trabalhar um time com uma capacidade maior de correr riscos como
a gente falou na no no primeiro comentário com a capacidade maior de ser intenso por mais tempo com uma capacidade maior de de de de mexer de trocar de posição de flutuar então do ponto de vista de de de legado eu acho que fica o legado do time titular que praticamente é o mesmo né considerando que eh Varela e e Wesley sempre ficaram flutuando ali uma hora um Outra hora a outro então na na prática Ele mexeu em três posições né ele tira barrou o o Fabrício Bruno e botou o Léo Ortiz na zaga quer
dizer duas na verdade porque o o pulgar foi titular com o tit durante a maior parte do tempo né então na prática duas ele barrou o Fabrício Bruno trouxe o Léo Ortiz pra Zaga aí no na no meio voltou com pulgar mas que não dá para dizer que é uma coisa nova uma coisa que fez parte do 2024 do Flamengo e na outra ele resolveu apostar no gabigol acho que seriam essas essas duas coisas O Legado que o tit deixou foi eh ter um uma base de um time titular o que você pede do time
titular pelo menos nos dois primeiros jogos eu acho que a execução é bem diferente Então nesse sentido não tem tanta coisa que o que o Felipe que o tit deixou por quê Porque como o Felipe luí falou também muito na na entrevista de apresentação ele falou eu tenho e somatório de vários treinadores vários mas eu quero o Flamengo no modo Felipe Luiz Então como até aqui a gente pode supor que o FIPE Lu futebol diferente do tit eu acho que em termos de legado não vai ter muita coisa não é basicamente o legado do da
espinha dorsal do time que é a mesma né com Ross o Léo Ortiz Alexandro aí pulgar dela Cruz Gerson e arrascaeta e o Bruno Henrique que nas lesões aí virou titular de novo né tem que ver também como é que faz para voltar né quem volta não sei acho que o o luí arjo é o Michael voltou o luí Araújo Acho que mais pro fim do ano né porque Luiz deve est lá se o Flamengo passar pra final da Copa do Brasil Talvez o Luiz Araújo estivesse disponível pra final que é no comecinho de Novembro
né É seria mais ou menos isso então acho que acho que é basicamente isso agora fazendo um pingpong rapidinho VSR de mudanças pontuais começando pelo Gol não tem mais revezamento de goleiro o Ross é titular na Copa do Brasil você aprova essa mudança totalmente para mim goleiro eu sou não não gosto dessa dessa prática europeia de rodar goleiro para mim goleiro tem um titular enquanto ele tiver eh atendendo eu não mexo com goleiro nemem time reserva Eu acho que o goleiro tem que jogar a menos que esteja tenha algum exame muscular Eu acho que o
goleiro não deve não deve ficar trocando na lateral direita a gente até fazia a transmissão juntos né de penharol e Flamengo e a gente falava eh dessa de Wesley Varela melhor é sempre quem tá no banco o Felipe faz a aposta pelo Wesley como você já falou é o lateral que talvez tenha a característica de correr mais riscos é nesses dois primeiros jogos parece uma mudança que tem funcionado né Tem funcionado é uma decisão coerente com o que o Felipe quer fazer então entre os dois laterais acho que acho que o acho que no geral
o Varela daqui a o daqu o Wesley daqui nós estamos em 202 24 em 2030 eu ousaria dizer que o Varela que o Wesley será muito mais jogador do que o Varela sequer já foi um dia mas hoje eu acho que eles estavam mais ou menos no mesmo nível de entrega de performance mas pro pras ideias do Felipe Luiz o é é coerente que seja o o Wesley então ponto pra decisão dele também agora vamos falar das duas mudanças que mais causaram Impacto assim em termos de chamar atenção do torcedor quando o Felipe confirma a
escalação pro Corinthians barrando o Fabrício Bruno e colocando o Léo Ortiz na zaga chama muita atenção essa decisão o helicóptero está passando aqui sobrevoando os nossos estúdios nesse momento é o helicóptero da família danelo é exatamente vai descer aqui vai descer aqui em cima agora Papai Noel tá chegando já lev levar as meninas para passear tá certo exatamente eh ele faz essa mudança e assim eh não é um não é questionável pelo lado do Léo Ortiz porque todo mundo vinha eh questionando o tit pelo Léo Ortiz estar fora do time sendo que ele tava entregando
eh muito nas vezes em que era titular mas aí sai o Fabrício eh que é um jogador que vinha sendo titular absoluto nas últimas temporadas e era também um dos principais jogadores do Flamengo defensivamente falando convocado pra seleção mais uma vez e o Felipe faz essa mudança eu tava vendo algumas estatísticas aqui eh que o Leo X Ele é mais é quem mais acertou passes com o Felipe Luiz e que ele foi fundamental para dar uma refinada nessa saída de bola só que aí é justamente essa balança né do Léo Ortiz que é um cara
muito eh bem visto pelo torcedor e na em todas as análises como um cara que tem que est no time titular mas um contraponto da saída do Fabrício como é que você enxerga essa decisão que é uma decisão que não é fácil para quem tá chegando é colocar no banco um jogador como o Fabrício Bruno né não é fácil não é fácil e acho que ali pesou muito a situação da saída de bola né É curiosamente se a gente for ver a linha de Zaga do Felipe Luiz vai jogar muito alta né Eh eu não
quero remeter nada do que aconteceu num passado recente para não dizerem que eu estou fazendo ObaOba então não vou citar mas acho que o torcedor do Flamengo já sabe qual foi o último trabalho que tinha uma Zaga numa linha tão alta assim uma Zaga lá na linha do meio-campo eu não vou citar nominalmente mas o torcedor do Flamengo que tá acompanhando já sabe eh então assim Acho que essa é a ideia do do Felipe Luiz para essa ideia Talvez o Felipe o Fabrício Bruno fizesse até mais sentido porque ele é mais rápido ele tem capacidade
maior de recuperação ele tem capacidade maior de perseguir então assim nesse aspecto você olha e fala pô mas então por que que ele barrou né dos Três zagueiros em questão o Fabrício Bruno é o mais rápido é o que tem mais capacidade de de se recuperar Acho que ali prevaleceu 100% a capacidade do a o pensamento do Felipe luí de que os zagueiros vão estar apertados muito tempo pelo que o Flamengo pelo que o Flamengo do Felipe luí pelo que o Felipe Luís quer que o Flamengo faça ele pensou em vários momentos o meu zagueiro
vai estar muito apertado com bola então ele privilegiou quem tem mais qualidade com a bola no pé e aí é sem São Sem dúvida O Léo Pereira e o Léo Ortiz né o David Luiz talvez tenha mais qualidade com a bola do que os dois mas já é um jogador num outro num outro estgio de carreira então de fato e né acho que eu tirei o Davi Luiz dessa conta dos três Ali quem tem mais quem tem menos qualidade com a bola ao ser pressionado é o Fabrício Bruno Então eu imagino que o Felipe Luiz
estivesse na na dúvida de deixar o Fabrício Bruno para trabalhar as recuperações trabalhar ou correr para trás trabalhar lidar com com os riscos dessa marcação alta e a outra era ter o o Léo Ortiz que tem um passe Espetacular e a gente viu quando o Léo Ortiz jogou de volante várias vezes ele dando passe de camisa 10 então nas duas das duas acho que na cabeça do Felipe Luís pesou mais ter alguém que seja uma segurança maior com a bola dentro desse sentido era uma decisão difícil mesmo tá era uma decisão complicada pro Felipe Luiz
ele optou por isso OK não vejo nenhum não vejo nenhum absurdo embora a gente esteja falando do um Fabrício Bruno que fez um ou outro fez um ou outro jogo ruim na reta final com tit por exemplo Fabrício Bruno jogou muito mal contra o penarol no Maracanã por exemplo mas num geral ele vinha jogando bem né não a toa sendo reconhecido agora de novo como seleção brasileira mas eu acho que faz sentido o que o Felipe Luiz colocou aí era mais Escolha entre privilegiar o cara que corria mais para um time que vai para uma
Zaga que vai correr riscos ou privilegiar alguém que poderia fugir de várias marcações pressão ali como o Léo Ortiz pra gente fechar VSR a mudança que é claro muito torcedor esperava e que mais causou ou gerou repercussão gabigol como titular o Felipe já disse que quer dar mais minutos pro Gabriel que quer ajudar o Gabriel a treinar e trabalhar pro que ele precisa fazer que contra o Bahia ele cumpriu tudo que o Felipe pediu para ele e há quem diga nos Bastidores dentro do Flamengo que isso muda um pouco a até o panorama em termos
de uma possibilidade de renovação do Gabriel tanto por parte do clube que tem uma proposta na mesa e pode começar a ver com outros olhos também tanto por parte do jogador por conta desse ambiente criado pelo Felipe O que que a gente pode esperar desse gabigol nesses últimos meses de contrato com o Felipe ves de antemão antes de falar sobre as questões do trabalho eu acho que as duas coisas não deveriam ser misturadas tá eu acho que eh a renovação do Gabriel é uma coisa que pode do gabigol uma coisa que pode eh ter reflexos
pro bem ou pro mal por vários anos já que a gente citou aqui que é cedo para avaliar o o trabalho do Felipe Luiz em dois jogos é cedo para querer mudar uma coisa que estava pré-estabelecida e uma coisa que pode impactar né ah não mas mudar não a proposta vai continuar sendo a de um ano com aumento de 50% seria só mudar no sentido de o Flamengo olhar com um pouco mais de positividade eh ter o por mais um ano né não sim mas então se a proposta tá mantida desde então quando você fala
mudar da parte do Flamengo Eu só consigo entender mudar termos Não não é mudar em termos assim porque foi até o que eu questionei o landin lá naquela entrevista ainda tá de pé essa proposta também porque a sensação é que assim a proposta Tá ali tá feita mas que ninguém mais tinha essa expectativa de que o Gabriel pudesse render né e agora Eles olham com outros olhos então é porque acho que nesse Considerando o cenário eu com todo com todo o respeito que eles talvez nem mereçam eu não acredito em nada que a direção do
Flamengo fala nem do landin nem do Marcos bar não acredito em nada eu desconfio de tudo que eles falam tudo então assim eh partindo do princípio que eles estão sendo verdadeiros que eu desconfio sempre eh que Manteve a mesma proposta então aí teria que mudar do lado do Gabriel né do lado do gabigol que que se eu fosse ele Talvez eu num cenário em que o Felipe Luiz fique Eu talvez mudasse falar tá bom vou vou fazer uma entre aspas Aposta que eu vou obrigar o Flamengo a renovar meu contrato por mais anos no ano
que vem né pode ser mas aí também tem que ver se ele tem proposta de outro clube proposta melhor mas aí uma decisão de carreira não vou me meter do ponto de vista de de de jogo vamos lá o tit quando o Pedro se machuca acaba a única coisa que o trabalho do tit existia que era jogar a bola pro Pedro resolver perfeito era a única coisa tanto é que quando o Pedro não jogava o gabigol Nunca jogou nada por quê E era natural que ele não jogasse porque não existe qualquer pessoa que entende o
mínimo do futebol mínimo não existe você continuar mantendo o time do mesmo jeito que jogava pro Pedro tendo o gabigol na frente Isso daí era o básico saiu o Pedro Beleza tô nem botando ele machucado Pedro foi poupado aí que que faziam tiravam o Pedro botava o Gabi Gol né Pedro vídeo empate com o Palmeiras no Maracanã pelo Brasileirão perfeito que tomou o empate depois que faz essa mudança exatamente cara é lógico que vai dar errado é lógico porque você se você joga um tijolo no peito do Pedro ele arredonda te devolve uma bola e
gera ataque você joga um tijolo no peito do gabigol ele não vai fazer a mesma coisa que o Pedro faz então assim no mínimo ou era ingenuidade do tit ou era má vontade porque no momento que o gabigol jogava ele tinha que mudar a forma do time jogar perfeito Então nesse sentido muita gente falou pô foi absurdo quando o tit não tendo Pedro preferiu o Carlinhos é um absurdo do ponto de vista de e qualidade dos jogadores qualidade dos jogadores porque não há é um abismo o que o gabigol tem de qualidade e o que
o Carlinhos tem de qualidade mas não é um absurdo no sentido de que o tit pro que o tit queria do time o gabigol era certo que não ia dar certo e o Carlinhos talvez Desce a menos que ele falasse ó vamos botar o gabigol mas eu vou ter que mudar o time e parecia que o tit ou não tava querendo ou não tava conseguindo mudar o time Então esse é o primeiro ponto tá tirar o Pedro e botar o gabigol com o time continuando jogando do mesmo jeito não ia dar certo primeiro ponto partindo
do princípio que o time o Flamengo que tem é o Flamengo do Felipe Luís faz todo sentido trazer o gabigol de volta por pior que esteja o gabigol e ele está muito mal e aí entra não sei se um desânimo por por não tá conseguindo jogar por não não a proposta de renovação imagino não ser o que ele queria por eh falta de profissionalismo dele lá com o negócio de de de botar camisa do Corinthians e tudo Ele tava mal Tecnicamente ele ficou suspenso pela falta de profissionalismo com o negócio do dop Então tudo isso
atrapalhou independentemente mesmo com esse cenário já que o Flamengo do Felipe Luiz é um Flamengo com jogadores mais próximos é um Flamengo com jog com que busca um passe um pouco mais curto é um Flamengo que vai acionar o gabigol atacando eh forçando a profundidade então assim nesse cenário Lógico que faz sentido voltar o gabigol gabigol quase fez um gol de letra contra o Corinthians o gabigol teve oportunidade contra o Bahia então o gol vai sair mais dia menos dia Então nesse sentido já que é um time que joga diferente fazia todo sentio sentido voltar
o gabigol um porque o gabigol não não desaprendeu a jogar o gabigol o HD dele não se ficou apagado de uma hora paraa outra e porque o gabigol é muito mais jogador que o Carlinhos né então assim aí acho que faz todo sentido é mais um ponto coerente do do Felipe Luiz bom é isso nosso vídeo tá chegando ao fim se você gostou deixa o seu like compartilha com os amigos logo depois da data FIFA o Felipe luí tem ali a Prova de Fogo Um clássico contra o Fluminense e o jogo decisivo de volta contra
o Corinthians na Nel Kim carena Então vamos ver a gente vai em breve poder voltar aqui para trazer a continuação desse vídeo e mais análises né com mais tempo de trabalho do Felipe Luiz pra galera que acompanha o Flamengo e que segue a gente aqui na TNT esports valeu vse valeu e corre lá que o piloto do helicóptero Coba por hora