Olá seja bem-vindo a mais um vídeo Desse Canal Eu me chamo Bruno Costa no vídeo de hoje eu quero falar com você a respeito de o melhor caminho para um bom resultado dentro do planejamento dentro de uma vivência de obra especialmente no planejamento da de uma obra existe sempre aquela aquela pequena divergência de que o planejamento não serve para nada o que serve é ação a ação sem planejamento não dá em nada o o que dá resultado é o planejamento sempre tem essas esse essa divisão ess esse conflito podemos dizer assim e eu queria falar
com você a respeito disso hoje nesse vídeo a ideia desse vídeo ela surgiu a partir de um de uma atividade despretenciosa que eu estava fazendo atividades pretenciosas é boa na verdade antes de vir para cá gravar esse vídeo eu estava passando a vassoura na casa e não sei se acontece com você mas às vezes acontece comigo de que surgem algumas ideias e às vezes quando surgem muitas ideias eu acabo perdendo algumas no meio do caminho então sempre Quando surge alguma ideia eu gosto de escrever ter um caderninho e anotar para depois Recordar e a ideia
desse vídeo surgiu dessa dessa atividade doméstica hoje são 4 de janeiro de 2025 no sábado e comumente aqui em casa no final de semana a gente faz uma faxina na casa a gente faz algumas atividades domésticas e a ideia também desse vídeo ele vem muito por conta de uma leitura que eu fiz ter ontem que é desse livro aqui o nome do livro é filosofia para todos de um autor italiano Jean Franco morra eu vou deixar o o link para caso você queira adquirir esse livro meu link de afiliado da Amazon você adquirindo esse livro
também você vai estar contribuindo no crescimento Desse Canal desde já se você não é inscrito convido a se inscrever Este é o meu primeiro vídeo do ano para esse ano eu tenho como meta gravar 200 vídeos então se você não quer perder nenhum não quer perder nenhuma parte desse processo eu Convido você a se inscrever nesse canal deixar o seu like pois bem e na leitura deste livro tem um capítulo que fala sobre filosofia e Ação o Capítulo oito nesse capítulo em especial o autor vai falar de algumas Vertentes da filosofia algumas Vertentes que tem
mais força voltada para uma questão intelectualista e uma vertente filosófica que tem mais força voltada para uma questão do fazer uma questão mais pragmática muitas vezes da nossa vida a gente acaba meio que degladiando com essas duas questões não só dentro do planejamento mas e inúmeras áreas da nossa vida em inúmeros aspectos da nossa vida a gente às vezes fica meio que degladiando entre o pensar e o fazer entre o fazer e o pensar o que é melhor pensar ou fazer fazer ou pensar e isso essa essa degradação dentro de nós ela já vem de
muito tempo muito muito tempo mesmo desde de a Grécia antiga e para entender melhor eu não ten essa estrutur zinha aqui para explicar para você no ser humano existe meio que uma dúplice estrutura e qual seria essa o conhecimento e Ação o ser humano ele tende tanto para o conhecimento e para a ação Às vezes a gente tem uma tendência maior só para conhecer conhecer para ter conhecimento ter conhecimento ter conhecimento e às vezes tem pessoas que têm uma premência só para ação ação ação ação mas não tem uma base do conhecimento e ess essas
duas estruturas elas não podem ser entendidas como ou não pode ser entendidas como contrárias podemos dizer assim elas devem meio que se unir mas durante o o decorrer dos séculos essa ideia nem sempre foi assim de União existe existe ou existiram duas vertentes filosóficas que até o autor desse livro vai falar aqui que é uma voltada para a intelectual dade e a outra para o pragmatismo a primeira vertente é a teórica uma vertente mais especulativa mais contemplativa essa é a vertente intelectualista e a outra é uma prática voltada mais para o fazer no sentido de
que aquilo deve me gerar um resultado se não me gerar um resultado não adianta nada eu tentar pensar naquilo essa é uma vertente mais pragmática a primeira vertente a vertente mais a vertente intelectualista elas surgem com as figuras de Platão e Aristóteles no período da Grécia antiga e eles consideram que a contemplação é o resultado mais elevado da vida humana o ato de contemplar de meditar de raciocinar eles consideram como o ato mais elevado da vida humana E durante os séculos com o passar dos tempos foram surgindo novas Vertentes e uma vertente que ganhou bastante
força que veio eh de forma contrária a essa vertente intelectualista foi a vertente pragmática nas figuras de de Francis Bacon eh no período da revolução industrial e também com outra duas figuras a de James e de de Wayne na América Especialmente nos Estados Unidos eles consideraram consideravam a vertente teórica desnecessária no sentido de que não adianta nada eu viver tentando contemplar e raciocinar as coisas se isso não me trouxer uma utilidade PR não me Trouxeram um retorno meio que imediato eles prezavam pela questão da utilidade prática no sentido eu tenho que fazer isso porque isso
vai me me dar um retorno de algo eles precisavam mais pela questão eh Financeira no sentido de que tudo o que eu fizer tem que me dar um retorno financeiro e dentro desta do capítulo de este livro Tem uma parte que eu até anotei aqui que o autor vai falar o seguinte que é uma vertente que eu entendo que seja a melhor ele diz assim parece portanto que uma terceira solução seja a melhor a que aceita o primado da contemplação mas refuta o intelectualismo enquanto o pensamento se deve traduzir tamb na ação aqui reconhece a
necessidade não somente prática mas também e sobretudo moral de um empenho concreto orientado pelo pensamento o único que pode fornecer a ação e o valor e o fim Essa é o terceiro ponto que eu queria trazer aqui para você a melhor opção a melhor opção para um bom resultado dentro do planejamento é aquela que une o pensamento com a ação porque não adianta a gente também só pensar pensar pensar pensar e não agir e também não adianta a gente só agir agir agir agir agir e não pensar tem que existir esse equilíbrio ou como tem
uma frase de Aristóteles frase não né uma pensamento de Aristóteles de que a virtude está no meio então nós devemos equilibrar tanto o pensamento como a ação para se ter um bom resultado dentro do planejamento o planejamento ele não é constituído só da ação específica tem que se pensar como ou qual o a melhor forma de exercer determinada ação de exercer determinada atividade antes da ação em si a gente deve pensar um pouco refletir meditar contemplar para raciocinar Qual a melhor forma de se fazer aquilo mas isso aqui agora é uma uma opinião minha também
não só no sentido de buscar um um resultado imediato não Claro que o resultado é É desejado no sentido de que o Resultado positivo das coisas É desejado mas dentro do alcance do resultado existe um um processo necessário para que as coisas possam fluir e para que elas possam bem fluir é necessário que o pensamento o raciocínio a contemplação façam parte do processo para que a gente possa ir assimilando as coisas e maturando determinadas coisas para que assim eh eh a gente possa encontrar a melhor forma de fazer determinada ação determinada atividade então o melhor
caminho para um bom resultado dentro do planejamento é aquele que mescla o pensar o contemplar com o agir e temos também que ter a ideia de que o pensamento ele serve para amplificar a ação ou seja para melhorar a ação se a gente agir sem pensar as coisas não terão um resultado tão satisfatório assim então se você gostou desse vídeo deixe aí o seu comentário e me diga aí você atualmente é mais do time do que pensa ou do time do que age ou você busca sempre correlacionar as duas coisas juntar as duas coisas pensar
e agir e se você tem dificuldade de romper com a barreira do planejamento Eu tenho um playbook chamado como romper com a barreira do planejamento e o valor dele é mais barato que uma doa de banana vou deixar o link de acesso aqui na descrição desse vídeo e eu também tenho planejado criar um workshop chamado como montar um planejamento em 5 dias ainda não defini Quando será a data desse workshop mas de já eu compartilho isso com você que Estarei lançando esse workshop Então se prepare que qualquer dia desses pode chegar um aviso aí para
você um grande abraço e até mais