[Aplausos] [Música] Estamos diante de uma geração de homens jovens inviáveis econômica e emocionalmente. Frase forte, frase pesada, mas é o tema que a gente vai discutir agora e que, mano, se segurem no seu nos seus banquinhos aí, que é só pedrada, tá? Se liga, >> estamos diante de uma geração de jovens inviáveis economicamente e emocionalmente.
É o que afirma a reportagem da BBCO de 30. Estamos diante de aqui o professor Scott Gallowy, professor da Universidade de Nova York, que também é um ativista sobre o tema. Ele vai falar sobre como homens e mulheres estão lidando com o relacionamento, né?
As mulheres, na falta de um relacionamento, costumam canalizar parte dessa energia amorosa para suas atividades ou carreira profissional, mas os homens jovens tendem a canalizá-la para videogames ou conteúdo de filmes, por exemplo, né? Ou começam a se distanciar da sociedade. Por isso, temos simplesmente um grupo de homens jovens que estão deixando de ser relevante pra sociedade, né?
O número de conquistas acadêmicas e nível de renda, solidão e até mesmo a falta de ir pra cama indicam que os meninos eles não estão bem. Em relação às mulheres jovens, os homens estão ficando para trás, né? Os homens eles não acompanharam as mulheres em relação a assumir as tarefas delas.
E como estão colaborando menos economicamente falando, eh eles também não estão assumindo as tarefas e emocionais, logísticas ou domésticas da casa. A realidade é que a contribuição dos homens para o relacionamento de forma geral não acompanhou a ascensão e o aumento da contribuição das mulheres. Ou seja, basicamente as mulheres estão meio que fazendo as contas e dizendo: "Eu não estou ganhando muito com isso aqui, por isso que eu tô saindo desse lugar".
>> Ó, vou só dar um dado aqui que o Robora muito forte que ele tá falando, tá? Eh, existem dados já que mostram que existe uma queda do número de homens nas universidades brasileiras muito grande. Então aqui, ó, dado recente, tá?
Mulheres são maioria no ensino superior, representam 59% das matrículas. Então, as mulheres não só entraram no ensino superior, como hoje elas já superaram os homens no ensino superior e a gente vai ver cada vez mais mulheres entrando e crescendo, né? Isso vai crescer cada vez mais e se especializando para vagas, para empregos e etc, né?
Então isso é um é um dado que a gente já via crescendo. Da última vez que eu vi tava muito perto para passar, agora já passou faz tempo, né? E a tendência é que aumente cada vez mais, né?
Apesar dessa de não ter ainda 100% no mercado de trabalho equivalente, mas a tendência é que nas próximas gerações as mulheres vão cada vez mais dominando vagas eh de trabalhos mais intelectuais, assim, por assim dizer, né, que exigem um ensino superior, etc, etc. Então, já está sendo ocupado esse gap, né? Então, 2/3 das mulheres com menos de 30 anos de idade tem namorado e apenas 1/3 dos homens têm relacionamento.
As mulheres estão namorando pessoas mais velhas porque elas querem homens mais viáveis emocional e economicamente. Esse daqui é o ponto da reportagem. Ou seja, para nós, para a nossa sociedade, as mulheres estão ascendendo economicamente e os homens não estão acompanhando nas tarefas que eram antes denominadas para as mulheres.
Então, o homem não tá comparecendo nas tarefas domésticas. Ah, emocionalmente também não. Se alguém da sua família passa mal, quem é que vai tomar conta?
É um homem? É uma mulher, geralmente é a mãe, é é a esposa, é a irmã. Os caras não se envolvem emocionalmente com isso, né?
Criação dos filhos, não. Isso daí não tem. mulher que é denominada para isso.
Então os caras eles são meio à parte, só que agora economicamente os caras não estão justificando entregar toda essa tarefa para as mulheres, porque elas estão ganhando tanto ou mais até que os homens. E aí a partir disso, qual é a vantagem pra mulher est dentro de um relacionamento de alguém que ganharia assim a mesma coisa que ela ou um pouco menos, só que não faz todo o resto dentro desse relacionamento? Então, por conta disso, elas estariam buscando homens mais velhos, o que estaria tudo bem se não fosse o fato de que estar sem um relacionamento prejudica o homem.
Porque o homem, enquanto a mulher tá lá sem relacionamento, ela tá se dedicando mais à sua carreira, a seus amigos, a sua vida pessoal, o homem tá simplesmente se permitindo ser um lixo, já que ninguém tá olhando, então eu vou me permitir ser um lixo, eu vou me permitir me cuidar menos, eu vou me permitir só jogar videogame, só me entregar bebida, só me entregar a a as coisas que me dão prazer imediato, porque não tem ninguém aqui para olhar, né? Existe um dado, esse é um dado que há anos atrás balizou a minha iniciativa de começar a fazer vídeos sobre cuidados domésticos. Is tem dados, fatos, números, tá?
Que provam que homens aprendem muito menos tarefas domésticas do que as mulheres. Ou seja, e aí sempre vai ter um aqui, ah, mas eu não sou assim. Ah, mas eu não sou assim.
Mas eu não sou. Gente, isso é um dado, tá? Isso é um dado.
Vou até tentar achar aqui. É tanto que uma grande marca de sabão em pó, eles entraram em contato comigo uns anos atrás, justamente por causa disso, porque eles tinham estavam fazendo uma iniciativa de tentar convencer homens a se tornarem autossuficientes, cuidarem das tarefas da casa. Então existem uma série de números, né, [ __ ] muito simples que explicam isso.
Assim, deixa eu ver aqui, ó. Aqui, ó, para você ter uma ideia, em casas que tem um casal, mulheres gastam 11 horas com atividades domésticas. Homens gastam 11 horas com atividade doméstica, mulher gasta 21 horas, quase o dobro.
Quase o dobro. E aí a gente tá falando de uma rapaziada que trabalha, né? Os homens só são maioria em atividade de manutenção doméstica e pequenos reparos na casa.
Ah, mas eu arrumo a casa, tal. Pô, beleza. Tu tu arruma o chuveiro uma vez a cada seis meses.
Agora e a parada que precisa fazer todo dia, limpeza, lixo, né? cuidar do filho. E essa é uma parada que é comum e é muito disso que ele tá falando.
Então a gente tá falando de pesquisas e dados que corroboram com o fato de que muitos homens não são autossuficientes. Então o cara ele não consegue, mesmo que ele vá morar sozinho, ele não consegue cuidar da própria casa, da própria alimentação, das próprias coisas por conta própria, porque ele não tem a capacidade de fazer isso, porque ou ele não foi eh ensinado ou ele acha que isso não é uma coisa masculina, né? Ah, isso é coisa de mulher, tal, só que eu estou sem mulher, eu me fodo, né?
Eu fico sem. E é isso que é uma maluquice, né? Agora pensa, você é uma mulher, você vai se casar com um cara, né?
Pensa numa mulher solteira, né? Mora sozinha, tem a casa dela, tem a carreira dela, cuida das coisas, tal, a vida tá ótimo, pá, começa a namorar com o cara, mora com o cara. Aí ela se liga que ela vai ter que varrer a sujeira do cara, limpar a sujeira do cara, lidar com as coisas do cara e o cara não vai limpar as coisas dele porque ele acaba terceirizando a função de mãe pra mulher.
E a mulher fala assim: "Pera aí, [ __ ] eu tô cuidando da minha carreira, eu tô trabalhando, trazendo dinheiro para essa casa e ainda eu preciso limpar e cuidar da casa desse cara daqui". Ela fica louca, ela fica louca, né? Ela fica louca.
E não é à toa que para muitos caras, né? E é um papo que o Luigi teve visto no canal e até depois vocês puderem mandar esse vídeo aqui pro Luigi é, ele até perguntou minha opinião sobre isso. Tá tendo uma migração agora da Redpill para um modelo diferente de redill.
Se a Redpill antes era você ter um tonto de jaqueta de couro fazendo cara de mal, fingindo que era o poderos doos chefão, falando mal de mulher, etc, etc. A gente tá num outro momento agora onde a gente tem uma Red Pill agora que ela é uma Red Pill mais conservadora, né? mais branda, por assim dizer, né, politicamente diferente, que é uma redill prega o modelo de família nuclear, né, família nuclear, como diria Roman de Simpson, né, nuclear, que é a família nuclear, que é o pai trabalha, a mãe fica em casa cuidando da casa e o homem fica metendo o boneco na mulher.
Ó, antes de continuar esse vídeo daqui, quero dar um recadinho que estamos chegando nas últimas unidades do nosso boné. Estou cansado, chefe. Se você ainda não adquiriu o seu, dá uma olhada no link, vai tá na descrição e no primeiro comentário fixado, que comprando o nosso boné, você também ajuda a gente a continuar produzindo conteúdo por aqui.
E não esquece também de curtir, compartilhar e se inscrever aqui nesse canal. Volta pro corte e você vai ver cada vez mais Café com Deus Pai, né? café com teu pai, essa galera que faz conteúdo mais redpill de de TikTok, Instagram, tão cada vez mais indo embora daquele papo de lobo solitário, morando no porão, fazendo um vídeo fingindo que era o poderoso chefão e tudo mais.
E os caras estão pregando esse rolê do, pô, você tem que se casar, ser o provedor, manter a mulher em casa, etc, etc, etc, etc. a gente tá tentando fazer um resgate, né? Tô vários movimentos eles tentam pegar algo que mudou, né?
De pra conta não tá fechando pros caras e fazer isso daí e tudo mais, né? Então tá tendo uma mudança real. Quem acompanha Instagram, então é só você olhar o que que era o Redpill de YouTube para você ver o que é o Redpill de de Instagram, TikTok, você vê que o cara agora, se antes ele é não case com ninguém, fica sozinho, não sei o que, não sei o que lá, o papo é case e seja provedor da sua mulher, faça sua mulher ser esposa troféu, né?
Pague as contas dela, né? faça quatro, cinco filhos e tudo mais. Então isso daí é uma loucura, assim, o quanto que mudou esse discurso, né, que é o que a gente chama do modelo clássico da nuclear family.
Então, tanto até, né, que você buscar aqui, ó, família nuclear, é um, é esse conceito daqui, ó, um modelo da família nuclear, né, papai trabalhando, mamãe dona de casa, filhinho e filhinha e a vida que segue, né? E é o caso com uma mulher de alto valor, é a esposa troféu, é esse papo que a gente viu, né, sendo repetido e repetido e repetido e tá rolando cada vez mais, né? Então, mas o assim, não é burrice para que os dois tenham renda.
É, é, mas é que isso daí não é sobre a renda, é sobre controle. Mas talvez vocês não estejam prontos prontos sobre isso, né? Porque se sua mulher, que é o papo que a gente tá falando aqui, se sua mulher ela trabalha, ela tem a as contas dela, ela é autosustentável, por que que ela vai ficar com o marido que não é autosustentável?
Então, se o cara não consegue se regular emocionalmente, ter autossuficiência, cuidar da casa para est no nível da mulher, essa mulher largar ele, entendeu? Ela não tem por ficar com ele, sacou? Ah, por que que eu vou ficar com esse cara?
Não, ela ela pula fora. Ela pula fora que o cara fica sozinho. Agora, se a mina não tem como pagar as contas, se a mina não tem como cuidar das casas, se a mina não tem, aí eu conheço muita mulher de 30 anos, gatona, diretora, gerente, mora só, tem o sonho de formar família, não tá conseguindo achar um cara legal.
Pô, eu conheço várias no mesmo rolê, tipo que assim, [ __ ] fica tipo assim, namora 1 ano, 2 anos, fala: "Pô, é inviável ficar com essa pessoa porque o cara não sabe cuidar da casa". Eu fui morar junto, o cara me terceirizou o papel de mãe dele. E esse é um modelo que muito cara tenta resgatar, né?
Não é sobre renda. Renda é besteira. A gente tá falando aqui sobre controle.
É, >> e esse é o ponto. A gente precisa de melhorar pela gente mesmo, porque senão a gente vai ficar para trás, os homens vão ficar para trás. E aí quando vocês tiverem mais de 30 anos, vocês vão tentar procurar alguma mulher mais nova, porque vai tentar buscar isso.
Elas não vão querer vocês também, porque vocês vão continuar economicamente inviáveis para ela, porque não vai, você não vai ficar rico com 30 anos se você não fizer nada para mudar isso. Então você precisa de mudar agora por você mesmo, porque senão lá pra frente você vai só engrossar as estatísticas que vão falar que homens cometem quatro vezes mais atentados contra a própria vida, né? com com >> não.
Ó, tem uns dados até que ele não falou, tá? Vamos tentar ler esses dados aqui, ó. Homens apresentam três vezes mais possibilidades de aprender dependência e 12 vezes mais de serem presos.
Meu, o número de conquistas acadêmicas de baixa renda, de solidão e falta de sexo explicam que os homens não estão bem. Tá, tá, realmente. E não é à toa que o Redpill cresce e tudo mais, porque os caras brigando de tudo quanto é jeito, mano.
Então, aí ó, o podcast dele Lost Boys, triou em maio. Uns do Cadê os dados? Quatro vezes mais possibilidade de tirar a própria vida.
Três vezes mais possibilidade de contrair dependência. 12 vezes mais probabilidade de serem presos. Níveis recordes de depressão.
É a geração mais obesa, ansiosa e e deprimida da história. Meu Deus. Pela primeira vez, pessoas de 30 anos estão saindo pior do que os pais com a propória idade.
Isso é normal. A gente já tava vendo, né? Agora, mulheres com menos de 30 anos estão ganhando mais nos centros urbanos do que homens.
Então assim, as minas já estão ganhando mais dinheiro que os caras. Então, a, os homens eles sentem falta de um relacionamento romântico, isso é negativo, isso a gente vê muito forte. Agora, as mulheres elas sentem falta de um relacionamento romântico e elas canalizam isso em energia para amizades e carreira profissional, mas os homens tendem a canalizá-la para videogames e pornografia ou começam a se distanciar da da sociedade.
Olha isso aí, que bizarro. Por isso temos um grupo de jovens econômica e emocionalmente instáveis. Ó, 1/3 das mulheres americanas agora ganham mais que seus parceiros e é um número que vai crescer mais, tá?
E aqui, ó, a realidade é que a contribuição dos homens para o relacionamento de forma geral não acompanha a ascensão e o aumento da contribuição das mulheres. Ou seja, basicamente as mulheres estão meio que fazendo as contas e dizendo: "Não estou ganhando muito com isso, por isso estou saindo". É aquele papo que eu falei, né?
Você ter o cara que ele não ganha tanto quanto a mulher ou ganha a mesma coisa que a mulher, porém ele joga jornada dupla para cima da mulher. A mulher tem que trabalhar, tem que pagar as contas, tem que fazer tudo. Esse cara, ele deixa de ser um homem de valor para aquela mina.
E aí o cara fica na casa dele, ele vai fazer ou ele vai entrar numa comunidade de red pill, de black pill, essas [ __ ] fica gerando ódio, se deprime, ou ele vai pro videogame, pro anime, né, rapaziada aqui do do chat vai se identificar, né? eh ou ele simplesmente vai se deprimir. E aí as meninas, por terem uma condição mais eh de de emocionais mais estáveis do que os homens, muitas vezes, elas canalizam energia em carreira, em sair com as amigas, em cuidar, em se cuidar, em fazer outras coisas.
Então você vê uma energia sendo canalizada de outro jeito, né? Enquanto o cara ele se revolta, né? E não é à toa que as minas elas vão às vezes atrás de caras mais velhos.
Isso é um padrão claro >> justamente porque elas querem uma estabilidade emocional e sabe que com um cara jovem ela não vai contrair isso. Que ela não vai contrair isso. Isso é bizarro.
Mas vamos seguir aqui do que as mulheres. Então, se você não quiser engrossar essa expectativa, essa essa essa taxa, né, você precisa de mudar agora por você mesmo, estando ou não estando dentro de um relacionamento, porque lá pra frente a vida vai cobrar. E homens continuam estando no topo da lista ali nosotérios de atentado contra a própria vida.
Homens continuam estando no topo da da cadeia criminal, né? somos 12 vezes mais presentes ali na nos presídios do que as mulheres. Então, a gente continua com uma visão completamente tóxica do que que é ser homem, só que a gente não está contribuindo socialmente para estar dentro de um relacionamento interessante pra mulher.
Isso tá fazendo com que a gente continue num fluxo de pioramento dos homens constante. Bem, as arelas, asoelas que são héteros, né, que gostam de homem porque assim, a qualidade tá caindo, tá caindo bastante, né? As as gerações passadas não eram assim.
A gente tá tendo um choque geracional onde, especificamente os homens estão piores do que as mulheres. >> E aí, isso é muito forte. que a gente tá falando de uma galera que é instável emocionalmente, insegura, economicamente completamente eh eh frágil, né?
Você tem o cara, esse papo de faculdade, por que que o cara não entra pra faculdade? Porque o cara entra muito no papo do ganhar um dinheiro agora e não depois, né? E a gente pode falar também da economia hoje que tá uma merda.
Então o cara meu, ele se ferra muito forte, muito forte. Então, quanto para muita mina ainda, fazer faculdade, se empoderar, arranjar um trampo, ter uma carreira, é uma parada muito de autoestima, o cara, ele às vezes precisa de um, ele quer ganhar um dinheiro imediato, né? E ele, bicho, ele vai atrás de qualquer merda e isso afeta ele muito forte, muito forte.
Eh, essa é uma parada bizarra e que a gente vai ver crescer também. é triste. E aí se eu tiver que dar um conselho muito simples para vocês, é, sejam autossuficiente.
Só isso. Só isso. Não dependam de ninguém para cuidar de vocês.
E façam terapia e entendam isso. Porque assim, irmão, é essa parada que ele falou, assim, a mulher ela tem muito forte uma rede de apoio, uma rede emocional, a mulher ela tem muito mais um suporte emocional muito grande e o homem ele simplesmente não tem isso com os amigos dele. Ele não sabe criar isso, ele não sabe fortalecer isso e ele é muito fragilizado.
Quando dá ruim para um homem, gente, dá muito ruim para fica na merda. Na merda. a gente sabe disso.
E eu já conversei com uma rapaziada que é exatamente assim. Ele é exatamente assim. O cara hoje ele tá totalmente, o cara fica deprimido, ansioso, ele entra num flow da internet e é difícil tirar assim.
Eu já falei com uma rapaziada que, mano, que, pô, é doideira assim, o cara tipo um pessoa normal, bonita, bem afeituada, bem bem apeçoada, tal. Ah, não, que eu sou, eu sou um merda, que ninguém me quer, eu mereço me matar. Fal, mano, o que que você tá falando, velho?
Que que você tá falando? O cara com 21, 22 anos assim, chega no limite de do buraco que ele entra. E as redes sociais alimentam muito isso.
Fórum de Incel, fórum de red pill, fórum de Blackpill. Cara, isso tudo alimenta uma parada de baixa autoestima do cara gigantesca e cria muito essa lógica do nós contra eles, né? Eu contra você, os homens contra as mulheres, o tal tan tã, né?
E aí você vai ver o estilo de vida do cara, pô, o quarto fedido, cheirando a chitos, o cara não toma banho, o cara não se arruma, o cara não faz uma academia, o cara não se cuida. Você vai ver o cara tá num num num fluxo completamente de merda, completamente de merda. E ele simplesmente não vai atrás de como mudar qualquer coisa disso, né?
Enfim, é é uma pena. É uma pena mesmo. Assim, a gente pensou que quando a gente fosse discutir questões de masculinidade, outras coisas, a gente ia pelo menos tornar os caras um pouco mais autossuficientes.
E bicho, a gente vê que é uma batalha do cara contra a autossuficiência, né? E de novo, isso vai fazendo com o cara vá agora para um certo eh uma tentativa de um resgate desse modelo de família que para ele, invés de tipo assim, não, eu preciso melhorar como sujeito, né? A ideia dele é o conto da Aia, né?
Então é melhor que a mulher não saia de casa. É a solução para muita gente, tá? Ah, por que que eu posso?
Sabe? Então, ao invés de eu me ferrar, é mais fácil que minha mulher não saia de casa, né? Esse que você acabou de assistir é um corte das lives que acontece no canal Edson Castro Oficial.
Não esquece de curtir, compartilhar e se inscrever por aqui também. E é nós.