O pessoal ele já tá e ganhando consciência de que o governo ele tem todos os dados lá com ele então os aplicativos mandam a declaração informando quanto foi o seu repasse as maquininhas de cartão a mesma coisa o pix foi inventado pelo governo então é é claro que ele tem todas as informações ali o que sobra o dinheiro que tá cada vez mais escasso né a cédula s [Música] Fala galera começando agora mais um episódio da oitava temporada do nosso podcast falando de delivery e você que tá acompanhando essa temporada como eu sempre venho falando
ela tá fora da curva eu gosto de todas quando me perguntam Qual o episódio que você mais gosta luiss não tem não consigo definir né É quase que aquele negócio você perguntar qual o filho você mais gosta mas de fato eu tô sendo muito desafiado nessa temporada com temas com alguns Assuntos on a gente tá aprofundando um pouco além do que é acostumado e no episódio de hoje não vai ser muito diferente eu tenho um convidado aqui que ele já é figurinha repetida quem acompanha o fando de delivery não só no podcast mas nas redes
sociais e nos eventos já viu bastante ele um cara que acabou se tornando muito mais um amigo do que um patrocinador do nosso canal e uma coisa bem Interessante foi que quando a gente se tornou parceiro de Negócio através fal de delivery a gente falou Pô então vamos gravar um episódio junto a gente tava iniciando uma parceria uma relação eu achei interessante trazer ele pra gente gravar só que ao longo do tempo as pessoas foram falando que cara era foi naquele episódio que foi gravado junto com os meninos do Sampa Burger com Jan e com
Júlio que elas conseguiram abrir o olho para algumas coisas importantes que normalmente a gente negligencia seja Para a gente não gostar seja por a gente não entender achar que aquilo não é o principal mas é um tema que se você minimamente não olhar não souber o que que você tá fazendo Você pode quebrar o seu negócio pode fazer você deixar dinheiro na mesa a gente vai falar disso também mas eu acho que é importante você saber que feito da forma errado você vai quebrar o seu negócio no futuro então vocês já sabem mais ou menos
de quem que eu tô falando o contador dos Restaurantes vamos se dizer assim Daniel segura dos contadores dos restaurantes tudo bom Dani tudo bem Prazer est aqui mais uma vez e bora destrinchar conteúdo que é um tema eh difícil né de de ser entendido Então vou trazer aqui também da forma mais simples possível né tentar trazer de uma forma leve também porque o pessoal costuma fugir do contador né e eu vejo que a gente tá fazendo um negócio legal no mercado que a gente tá se aproximando Eles do contador que é muito legal eu vi
eu vi pela pela nossa palestra né que a gente fez num evento evento E o pessoal tá cada vez mais se aproximando para saber porque de fato assim os números eles ditam a regra do jogo e o pessoal tá entendendo isso porque as margens de lucro estão ficando pequenas né exato Então acho que a gente tem bastante coisa aqui para falar de contabilidade não boa tem uma listinha legal aqui e eu acho importante a galera entender você Falou que a gente tava junto lá no evento do Edu eu acompanhei sua palestra de ponto a ponta
você também participou de um painel do nosso evento de outubro e uma coisa que eu acho que vai acontecer aqui no podcast então a gente no nosso papo a ideia não é que você saia daqui especialista em contabilidade ou com entenda 100% tudo mas que você veja os assuntos que a gente vai passar então não saia desse Episódio você consiga ter noção se você tá fazendo Certo ou errado se você Tá boiando naquele assunto e qual que é a importância desse assunto Qual a consequência que isso pode trazer igual o Daniel falou de situações que
podem fazer você tá perdendo dinheiro e aí você reclama de Margem achando que as situação da margem você tem que vender mais na verdade você precisa otimizar os seus custos e o imposto entrar nisso ou situações que você tá colocando sua empresa em risco por causa de alguma Multa que você pode estar correndo o risco de levar por algo que você não tá fazendo então vai ser muito importante no evento vejo isso quando fala assim ai vamos falar de contabilidade e a galera no evento já fala putz tem gente que já pega o celular ao
longo do Daniel ir falando as pessoas vão Opa isso aqui eu não faço Opa se eu não fizer isso o que que pode acontecer quando chega na hora das dúv dúvidas todo mundo tem dúvida E aí esse episódio é para ser isso se você Tiver alguma dúvida depois do episódio você procura eles vai passar o que rec code aqui em cima agora chama o time do contador dos restaurantes eles tem um time de fato capacitado hoje mas pra gente começar com o nosso podcast com o nosso Episódio dá uma introdução de como que é a
situação do contador do restaurante Hoje quantos clientes vocês TM média qual é a área de atuação de vocês legal hoje nós somos um grupo né chamado grupo segura onde a gente tem Duas segmentações né restaurantes e cartórios né totalmente aleatório né diferente mas é porque eles são muito específicos tem muitas coisas tem muitas particularidades tributárias em cada um desses segmentos tá onde eh é uma contabilidade mais minuciosa mais difícil de se fazer e as contabilidades elas tendem a não não dar foco nesses dois segmentos né E até por conta de unidade a gente traz esses
dois segmentos pra gente eh trazer o cliente Até a gente se eu for pegar hoje e existem mais ou menos 82.000 empresas de contabilidades no país conheço no máximo no máxximo seis contabilidades que são especialistas em restaurantes Então tem um grande mercado aí sim e e o mercado de restaurante tem muita especificidade né Tem coisas que são cara só daquele mercado e que se o restaurante não entender ele deixa o dinheiro na mesa né tudo tudo na verdade Na parte tributária tem particularidades na parte de pessoal tem particularidades na parte de parceiros né que são
os prestadores serviços mais conhecido como freelances também tem particularidades e a gente traz também outras Vertentes não só da parte tradicional da contabilidade Mas também da parte de números né que é precificação A gente ajuda o os restaurantes que a gente vê que é uma dor no mercado então a gente também começa a trabalhar particularidades do Mercado que ele não vai encontrar em nenhuma outra contabilidade legal E hoje assim eh a gente tá com mais de 500 clientes n e a gente cresceu muito rápido quando a gente começou a segmentar porque a gente entendeu e
viu que o mercado estava em dor né Principalmente eh até na chamada da da minha palestra 70% dos restaurantes que vemm até a gente a gente identifica que tava pagando mais imposto por conta das particularidades é Muita coisa na parte tributária que tem que ser muito minucioso para pagar o imposto correto né não é menos imposto né a gente leva isso como Market não é que eu vou reduzir o seu Imposto só que você não vai pagar o que você não você não vai pagar mais né Você vai pagar o certo e às ve e
mais de 70% que chega até a gente tava pagando errado tava pagando a mais e os 30% Ah eu costumo dizer que os outros 30% só não pagava porque S Negal aí não tem como pagar mais nem Men não tem como pagar mais né mas os que eh faturam de Fato né fazem o faturamento para para fazer os impostos muitos eh pagam a mais tem um um ponto muito importante muitos que chegam até a gente não emitem cupom fiscal e o não emitir o cupom fiscal pode ser uma facilidade pro pro delivery pro restaurante mas
ali você vai ter que pagar alíquota cheia no no faturamento cheio e se você vende bebidas por Exemplo a lí quota é menor Então você tá deixando dinheiro na mesa que é quase a metade do Imposto o a bebida Então você começa a deixar dinheiro na mesa eh por praticidade você acaba perdendo aí 2% de que hoje em dia né na margem como ela tá cada vez mais apertada por conta de vários fatores mas principalmente a tecnologia 2% não já paga a contab já fica de graça ainda a gente te dar um troquinho é eu
ia ia falar 2% na margem do mercado de restaurante hoje Eh não quero entrar a fundo em precificação e principalmente quando a gente fala de média Nacional mas cara principalmente falando de delivery falam que no delivery se você tem uma média de 5% de lucro lucro que sobra no final cara você tá bem com 15% com 10% você não tá bem mas tá aceitável Então olha qual o impacto dos 2% lá na ponta de que sobra infelizmente E aí eu sei que não é por por ego Mas é por falta às vezes de conhecimento profundo
tem gente que acha Que ganha 50% com seu delivery que ganha 100% É mas não você não ganha e você vai ficar na briga de é 2% que economizo aqui é 4% que economizo ali e para falar do início que você puxou que foi a questão do cupom fiscal eu acho legal a gente vai trazer pontos meio que de certa forma polêmicos aqui um pouco assustadores mais importantes você falou a pessoa não declarar não tirar o cupom fiscal hoje o governo ele sabe tudo que acontece né você acha que por você não Fazer o processo
de emitir o cupom fiscal Você não tá dando esse dado pro governo mas no final do dia ele tem né sim Mas qual que é o problema Hoje o pessoal ele já tá eh ganhando consciência de que o governo ele tem todos os dados lá com ele então os aplicativos mandam a declaração informando quanto foi o seu repasse as maquininhas de cartão a mesma coisa o pix foi inventado pelo governo então é é claro que ele tem todas as informações Ali o que sobra o dinheiro que tá cada vez mais escasso né a cédula cara
Não lembro quando foi a última vez que Andi carteira eu também não é só aproximação com o celular exato exatamente ou o pessoal hoje em dia faz muito pics né que substituiu o dinheiro a cédula que foi também uma estratégia muito boa do governo né para ter o controle sobre o Dino não tem taxa por isso que não tem taxa né não não existe almoço grátis uhum né então Eh foi criado justamente Para diminuir a quantidade de cédula para ter menos custo Óbvio mas também para ter um maior controle sobre Onde tá o dinheiro do
país e onde Tá circulando a a rastreabilidade a rastreabilidade tá cada vez mais difícil esconder do governo mas o pessoal ele já tá tendo essa consciência né O que que eh acontece é que muitas das vezes por falta de organização o cara não emite o cupom fiscal só por falta de organização de hábito de Hábito então aí chega no Final do mês manda o faturamento pro pra contabilidade ó faturei 150.000 faturei 100.000 Tá mas cadê os cupons fiscais pra gente fazer aqui né o o detalhamento cada item ah não emitiu o cupom fiscal pô perdeu
dinheiro tá pagando o imposto a mais não é que tá sonegando né não tá pagando imposto tá tá pagando mas tá pagando imposto a mais ah dá para recuperar isso também não como é que você vai recuperar se você não tá colocando o o cupom Fiscal e os itens a ncm que a gente acha que vai entrar né sobre isso as ncm corretamente não tem como Ou seja é um dinheiro perdido vai fazer sobre o faturamento muitos casos que chegam até a gente ele fala ah mas o meu contador antigo me passa me pediu o
faturamento do iFood das maquininhas eu passava para ele tá pagando mais imposto não é assim é a receita federal não vai reclamar tá gente não vai reclamar não vai fazer um reembolso na sua conta exatamente Ou Seja é um dinheiro perdido Então essa consciência ela tá acontecendo só que que você tá deixando o dinheiro na mesa tá perdendo dinheiro porque essa consciência tá válida só que você por falta de organização muitos né Por falta de organização não emite o cupom fiscal e consequentemente não dá pra gente diminuir a carga tributária que é principalmente das bebidas
tá animal acho que deu deu um ótimo contexto eh e aí você falou de alguns pontos que a Gente vai entrar aqui um desses foi das bebidas é algo que é é maluco porque como eu já tô acostumado a discut sempre que você fala eu eu já sei na verdade quando alguém pergunta de vocês eu já falo ó primeira coisa isso isso isso mas todo lugar que você vai tem gente fala Putz eu não faço isso mas segura um pouco vamos vamos tentar seguir uma linha aqui e sobre o imposto acho que tem uma coisa
que você falou no no palco do evento que É muito importante para todo mundo e você quer saber sobre entregador a gente vai chegar lá é que é sobre você ter multic culinárias por exemplo como que isso fica dentro do do Imposto e mais do que isso porque às vezes a pessoa tem empresas fora do segmento de restaurante tem gente que acha que por separar o enquadramento agora vai começando a ficar complexo presta atenção por separar os enquadramentos Então ela tem 10 empresas dentro do simples ou sei lá Dentro do do mei qual enquadramento que
seja o faturamento da pessoa física é separado na receita só que no final do dia se você tem empresas no simples e juntas elas estão estourando o que você pode essa receita inteira ela vem somada pra sua carga de pessoa física e as pessoas acham que não que isso não é somado no final do dia a receita ela soma Não importa se uma empresa chama a outra B outra C ela junta tudo e fala é tudo do Daniel é isso né sim é o o limite do faturamento do Simples Nacional ele é pela empresa e
pelo sócio né então o sócio e juntando todos os CNPJ se tiver passando do limite ele desenquadro para presumido o lucro real se eu tenho duas empresas e uma dessas empresas estour respinga na outra exatamente E aí a outra também é obrigada a desenquadrar mesmo que o faturamento da outra seja baixo e eu vou pagar o imposto Como se eu tivesse desenquadrado por todas é Nesses casos aí o que que acontece né a gente tira o sócio de uma empresa né E aí fica só em uma ainda no Simples Nacional que é comum no mercado
trocar o sócio mas o que que acontece acontece hoje no no mercado de de restaurantes de delivery que é muito comum tá E até por conta disso que é bom ter né especialistas para saber o que que tá acontecendo no mercado tem duas coisas né Essa multicul que é as pessoas elas elas falaram bom a Minha cozinha ela pode ser uma Dark it também uma Dark kitting minha né então eu vou vender aqui para tudo que é que é que é lado vou vender pizza vou vender hambúrguer vou vender açaí vou vender eu vou otimizar
o espaço e o tempo exatamente a produção né e usar a mesma produção Então você acaba diminuindo também o custo de de pessoal e tal isso tá acontecendo no mercado e aí eu vou explicar como que funciona a parte de regularização disso e outra coisa que tá Acontecendo no mercado é por conta dos aplicativos posso falar do iFood né é patrocinador aqui por conta do iFood CL o pessoal entendeu que o iFood é uma rede social então quanto mais contas mais visibilidade né E aí abre um monte de de loja lá porque pro iFood abrir
um restaurante um restaurante Novo ele precisa ter um novo CNPJ antes o iFood liberava três lojas por CNPJ hoje não mais quem surfou essa onda surfou agora não surfa mais então é uma loja por CNPJ E o e o endereço tem que ser diferente né acho que esses são os dois requisitos do iFood PR PR abertura de loja ex nem que você coloque loja um e loja dois mas tem que ser diferente então tem dois casos um para segregar ali os alimentos né e outro para ser uma estratégia de vendas né isso tá acontecendo muito
no mercado para segregar os alimentos que também não deixa de ser uma estratégia de venda porque aí o cara faz várias marcas dentro da cozinha dele e também Faz várias lojas né para você ter CN PJ diferentes diversos né e aqui eu não tô falando de matriz e filial eu vou tentar né falar o mais simples possível quando ele segrega para poder segregar o imposto Porque quanto maior o faturamento maior a alíquota do Simples Nacional quando ele faz isso para segregar o imposto ele tem que ter um argumento muito forte para fazer isso né então
por exemplo dentro da minha cozinha eu tenho Uma Hamburgueria que se chama eh eh Jack bus e uma pizzaria que se chama Rebeca E aí eu tenho dois CNPJ diferentes duas lojas diferentes dá para se fazer dá para segregar pode ser outros sócios e tudo mais aí você também segrega o seu Imposto Ou seja você vai pagar menos impostos no nos dois nas duas atividades certo Deu para entender né porque aí diminui o faturamento né dos dois não vai ser alíquota do do faturamento junto tá tá ficou Claro tem Que ter argumentos para convencer que
isso não é para sonegação Uhum mas aí tá nítido que não é né uma pizzaria uma Hamburgueria uma uma chama Jack bus outra chama Rebeca Só compartilha a mesma a mesma cozinha tá tá o sócio pode ser o mesmo só que aí ele vai o ele não conta paraa alíquota Mas conta para sair do Simples Nacional então se você tem o mesmo sócio na Hamburgueria e na pizzaria ele só vai contar pro limite mas a o imposto vai ficar segregado tá Tá então não pode ultrapassar o limite do Simples Nacional aí se for outros sócios
aí pode continuar que não conta pro limite do Simples Nacional e fica segregado o imposto de novo Tem que ter argumentos muito bem claros para isso tá um ponto com o que eu vou Tero dúvida eu vou te cortando porque provavelmente é o que a audiência tá tendo de dúvida e talvez é isso que o cara vai às vezes parar de assistir ou pular porque ele se perdeu o Raciocínio racional eu tô entendendo só uma coisa que eu acho interessante deixar claro não achem que esse negócio do limite a gente falou mas acho importante repetir
o iFood mesmo tem obrigação de repassar pra frente a informação né Certeza então ah eu não declaro Mas você tá vendendo na food é o cara é é não é Obrigatoriamente é automaticamente você está repassando e Obrigatoriamente também que é obrigação né É sim e outro ponto você falou do da Alíquota do limite e do quanto você paga uma das coisas mais agressivas no simples é quando você desenquadro do simples hoje é o quanto você paga por exemplo por funcionário né que vai acho PR prod tor Lu presumido e lucro real é 20% a mais
de NSS patronal 20% a mais aquele INSS que às vezes você às vezes não né Vocês recebem o INSS que é o GPS né que é 88% que você acha que tá pagando mas tá descontando do colaborador quem paga é o colaborador Aquilo você não paga quando você vira lucro presumido e lucro real você começa a pagar 20% né então tem os 88% que é descontado do colaborador mais 20% seu da empresa totaliza 28% de de NS caramba Beleza já doeu aqui eu acho que é aí em vocês também aí a pessoa ela tem duas
empresas né normal ela estourou o limite do simples e as duas empresas des enquadram na empresa um que foi a que de fato gerou o faturamento que estourou o limite do simples ela vai pagar lá os 28% os 20% a mais por funcionário na empresa dois que não estourou Mas como é o mesmo sócio ela também vai pagar Sim ela desenquadro junto né esses custos vão juntos o que acontece na maioria dos casos é que quando vê que tá chegando no limite troca de sócio né quando existe a segregação E aí você coloca os funcionários
na empresa aqui é é bom é bom salientar que a segregação ela tem que ter Argumentos é plausíveis para ter a segregação se for só uma estratégia para pagar menos imposto né na verdade não é uma estratégia tá gente é uma manobra né E aí vai da visão do fiscal o entendimento que aí até o que eu ia falar a gente deu o exemplo da pizzaria e da Hamburgueria se é só uma Hamburgueria e vende só uma Hamburgueria e tá segregando vai dar merda dá problema e Acontece muito quando começa a faturar Muito Opa vamos
segregar porque eu tô pagando muito imposto né Tá então aí não não tem argumentos plausíveis E aí ficam fica um pouquinho mais difícil de de defend defer defender a causa né tá Ah mas aí eu tinha só o balcão salão e eu resolvi pro delivery só que é uma sobrecarga porque aumentou muito a demanda tal eu tive que trazer um sócio e aí por isso que eu segregue porque eu não queria liberar o salão só tô dando um exemplo tá gente eh não queria Liberar o não queria ele na sociedade do salão Mas só na
sociedade do deliver é um argumento aí faz sentido mas tipo eu quero vou trazer um sócio operador pro delivery sim aí beleza aquele cara ele não tem que ser responsável pelo faturamento do Delivery e do salão exato document agora se é se são né mes os mesmos sócios casal por exemplo o marido tá na sociedade delivery e a esposa do salão O cara vai falar cara você tá sendo Esperto é isso Exatamente Exatamente se se são as mesmas pessoas ou casal como você disse ou irmãos enfim familiares mãe filho mesma linha de produção O ou
seja só hambúrguer ou só pizzaria ou só açaí e dois CNPJ tem gente que faz mei pra família inteira para colocar no se a justiça for em cima ela vai bater sim tem um caso um exemplo porque eu gosto de trazer os exemplos bem drásticos né teve um um empresário lá em Fortaleza não é Do do ramo de de alimentação ele tinha barracas de camelô né aqueles shoppings que tem as barracas de camelon E se eu não me engano ele tinha 1000 mes dentro de uma barraca 1000 para segregar o faturamento 1000 1000 aí a
secretaria da fazenda foi lá e aí o que que eles fizeram pegaram o faturamento dos últimos 12 meses meu irmão se esse cara fecha ou ele morre cai 10% da quantidade de meio que tem no Brasil vé foi foi uma coisa muito drástica assim que virou Noticiário e inclusive ele foi preso por su negação um tempo provavelmente já tá solto mas foi né Eh foi drástico o negócio e aí o que que a fiscalização entende ele fez isso só para não pagar imposto então vamos fazer o seguinte pega o faturamento dos últimos 12 meses tudo
junto provavelmente estava desenquadrado desenquadrado do Simples Nacional joga tudo no lucro presumido ou lucro real e vai pagar retroativo vai pagar tudo Retroativo com juros e multa e Muita multa e muito juro Nossa aonde ele arrumou 1000 cpfs velho cara não faço ideia eu só Dev ter comprado uma lista enfim não vou nem falar vai que cara assiste podcast aí o episódio Pois é isso não é legal se você tá construindo uma marca né Tá certo ali que ele não Provavelmente ele não tinha um Brand uma marca mas eu já vi muito cliente eh chegando
até a gente falando não eu sou pequeno a Receita Federal nunca vai me Ver não eh não tô quer quo construir a marca não só tô querendo só tô querendo ganhar o o meu ganh pão né só que as coisas tomam cada dia mais novas proporções aí quando vai ver o cara Ele criou uma marca né criou uma clientela criou um nome que pode ser jogado tudo na lata do lixo por uma reportagem dessa né ou por por chegar uma cartinha da Receita Federal te cobrando milhões né E você não tem como Pag e você
não tem como Pagar e aí não é melhor né fazer tudo certinho desde o início colocar o imposto né devidamente na sua precificação e uma coisa que eu acho importante você você falou no no certinho e aí o que eu falo que as pessoas não podem não devem jamais confundir tá foca foca aqui fazer certo não tem relação com o que você acha que é justo muitas vezes a pessoa se perde falando assim eu não acho justo eu trabalhar tanto eu gerar Tanto emprego eu crescer eu vi do nada e eu ter que pagar 20%
a mais por exemplo em cima de um imposto pro governo Você não acha certo isso você não acha justo isso mas a gente não tem muito o que fazer a gente tem que seguir o que tá lá no papel na lei e eu entendo você e não tô falando que é fácil mas é o que o Daniel trouxe aqui se você não fizer infelizmente você não vai poder ir na frente de um juiz e falar eu não acho certo eu não acho justo ele vai falar o Justo vem de justiça e o que tá certo
é o que tá no papel Então você precisa seguir isso tá porque é o que ele falou a gente nunca acha que vai vir com a gente a gente vê tanta empresa na rua principalmente quem tem delivery numa Dark kitting fala cara tem tanta empresa Pro fiscal ir atrás pro governo ir atrás Prof oficial de justiça e atrás e a gente acha que isso não vai acontecer com a gente até hora que acontece então prestem atenção eh eu sei que é um Assunto um pouco complexo tira a gente da nossa zona de conforto porque não
é algo que a gente é acostumado a estudar muitas vezes a gente acha até que o contador tá enrolando a gente ou que ele não é competente o suficiente e aí você tiver com esse problema de competência é só chamar os contadores mas A grande questão é a gente não falar assim ah eu não vou ir atrás saber o que acontece com a tributação do Governo dos meus impostos porque eu não concordo você não Tá resolvendo o problema Você tá jogando ele para debaixo do tapete e alguma hora alguém vai levantar esse tapete eu acho
importante trazer Daniel porque as pessoas confundem Eu também me frustro com com o imposto Sim todo mundo se frustra né mas o que que é interessante também até de conscientizar as pessoas né todas as regras tributárias e e e a elaboração dos impostos elas são feitas por aqueles que a gente elege na votação Tá então não é justo não não sou Eu que tô lá você tem uma parcela de culpa pelas pessoas que estão lá não quero entrar nesse mérito né de de política mas são pessoas eleitas pela população e democracia que estão lá eh
construindo né a nossa tributação do país o que a gente vai pagar lá na ponta o que a gente vai pagar então a tributação ela influencia não só no que você tá vendendo e o que você tem que pagar mas também em todas as responsabilidades do governo contigo Então porque por mais que você pague o Simples Nacional dentro do Simples Nacional tem várias nomenclaturas vários impostos que cada imposto é destinado paraa saúde paraa educação deveria né ah não tá indo mas deveria né o INSS para aposentadoria paraa previdência né então tudo aquilo ali tem um
um um viés tem um caminho a se seguir que foram criados por aqueles que a gente elege ou Nossos Pais elegeram no passado nossos Avós sim aí a gente né paga também pelos nossos antepassados boa Legal e acho que já deu pra gente dar um bom contexto acho que PR você ter noção a gente já tá gravando faz meia hora parece Nossa parece quas Gente meia hora caramba mas eu acho que foi uma linha aqui muito boa que a gente veio de explicar de que o governo ele sabe de tudo da tributação da importância da
mul Ária que é algo que você vem falando bastante ultimamente sim eu só só para Concluir essa parte da multicul inária para também trazer o que tá acontecendo paraa estratégia de vendas no aplicativo no iFood né então a pessoa Às vezes ela tem uma Hamburgueria ela não quer fazer uma multic culinária dentro da cozinha mas ele precisa de mais CNPJ para ter mais lojas no iFood para ter uma estratégia de vendas tá né E aí eu gosto até de trazer um exemplo de um cliente que veio até a gente que ele tinha 18 lojas na
cidade pequena dele né 18 Pizzarias que eu achei uma estratégia de guerrilha genial né que provavelmente devem ter poucas pizzarias na cidade dele né que é uma cidade bem pequena aqui do interior de São Paulo não vou dar muitos detalhes senão as pessoas às vezes conhecem n Sa mas é uma pizzaria eh numa cidade bem pequena aqui de São Paulo e ele tem 18 na cidade provavelmente ele tem mais três concorrentes então no aplicativo no iFood vão aparecer as 18 dele eh contra Três né então é tipo aquele filme né 500 tá entendi a estratégia
dele era tudo com o mesmo nome não aí é que tá ele fez uma estratégia de ter 18 porque ali ele não quer Brand ele quer só dominância do território tá Tá legal lembrei de um de um caso inclusive não tenho problema de falar que é o Roger do Califórnia que é um um já foi convidado nosso é cliente pela PDV é um embaixador do F delivery que ele a cidade deve tinha 10 restaurantes no food sendo que dois era Dele esse cara foi 18 então 18 mais do que ele mesma cozinha mesmo produto mesmo
dono só que quando a pessoa abre lá o o aplicativo tem igual você falou 18 tem 20 18 é dele até quando a pessoa não quer comprar dele ela compra dele é isso sim é isso E aí existe uma régua né para isso né do do certo ao errado tá o certo é ele abrir uma matriz e filiais onde o CNPJ 1000 contra 2000 contra 2 exatamente que é diferente de segregar né porque como ele tem só uma linha de Produção no restaurante é uma pizzaria então ele não pode segregar porque el não tem argumentação
de segregar que eu falei aqui anteriormente então ele tem que fazer a matriz e filiais que aí você pode ter mais de um CNPJ sendo matriz e filiais por quê porque tanto a matriz quanto as filiais ela junta o faturamento para pagar um imposto só então você não segrega o imposto e os nomes podem ser diferente pode ser Diferente então funcionaria na estratégia Sim funciona na estratégia né o nome fantasia aí o que que acontece eh ele abriu uma matriz e várias filiais o correto na régua é o faturamento da matriz e o faturamento de
cada filial emiti o cupom fiscal mas olha a loucura que seria na loja dele se ele tivesse que fazer isso ele teria que ter 18 maquininhas de cupom fiscal provavelmente 18 sistemas né Eh mas aí a sapos né que também patrocina Aqui eles têm já Já pensaram nisso e eles conseguem colocar mais de um de um restaurante dentro da mesma dentro do do sistema então eles já sanaram esse problema mas fica muito difícil de organizar principalmente se você for delegar para colaborador né aí vai virar uma bagunça se o cara não tiver noção do porquê
ele vai fazer de qualquer jeito Ah não tem diferença sim mas o correto o correto é desse jeito o que dá para ser feito que é meio certo que é que eu Indico pro pro pros meus clientes a clívia que é Minha sócia né e e CEO da da empresa ela fala ó toma cuidado quando você fala isso porque as pessoas que as pessoas podem tomar isso como verdade então por isso que eu sempre trago a régua lembra da régua totalmente certo é assim o meio certo você pode faturar tudo na matriz e deixar as
filiais sem movimento não tá 100% certo mas não há no sonegação Eu acredito muito né só há Erro administrativo mas não há sonegação e eu acredito muito que pro governo pouco importa o importante é receber o imposto né o devido então se você tá recolhendo tudo na matriz né das filiais você tá pagando a alíquota cheia de toda a movimentação dessas 18 né desses dessas 18 pizzarias você não tá fazendo nenhuma suação agora tome cuidado porque se você começar a não declarar dessas 18 aí pode dar um Problema bem sério eu tô aprendendo para caramba
aqui você tá percebendo né sim e uma coisa que eu acho importante você falar porque eh igual a clívia ela comentou né Cuidado paraas pessoas não não tomarem saindo tomarem como Verdade Absoluta saírem fazendo isso de forma desestruturada tem um ponto que você precisa avaliar muito bem principalmente quem gosta de construir marca e eu não conheço então não estou falando para o restaurante e sim para alguém que vai Fazer isso de uma forma com renda só avisando imposto primeiro se você vai fazer 18 com várias marcas vai ser muito difícil você construir uma marca sim
imaginando as embalagens eu acho que não dá nem para ser uma embalagem não dá para colocar marca na embalagem tem que ser embalagem genérica porque senão aí entra no outro ponto é vários fontos muitas vezes o trabalho que você vai ter para tocar essa complexidade de qual que vai embalagem qual cupom que é por qual Loja que foi qual que foi ah teve uma problema com o cliente de qual loja que foi para eu moderar avaliação cara tipo são imagina 18 cardápios para você configurar abre loja pausa a loja às vezes o trabalho quando a
gente fala de custo tempo preocupação de obra às vezes no imposto você vai economizar mas precisa entender se você realmente tá ganhando lá na ponta é que no caso desse eu vejo que ele não tá focado só no imposto ele tá focado em aumentar a Venda pela dominação do mercado né É só venda né basicamente isso ele não tá preocupado em Market né ele não tá preocupado por exemplo a credibilidade dele no iFood segregando também as lojas diminui por quê Porque o food ele vai entender que aquelas lojas elas estão dividindo o faturamento entre as
lojas que estão lá dentro do iFood então ela não vai te deixar relevante pelo seu faturamento né e as e as avaliações também fica um pouquinho mais complexo De que você ia ter somado Porque hoje o iFood aí vamos falar de de venda de algoritmo e só alinhando com vocês tá toda vez que eu falar de venda do iFood aqui não tiver ninguém do iFood na mesa eu não tô com papel de representante do iFood eu tô falando de Rafael de falando de delivery tá hoje o iFood ele tem algumas métricas que impulsionam a venda
dos restaurantes uma por exemplo fala que não mas ajuda para [ __ ] você ter Muitas avaliações boas em um restaurante em 18 não vai contar outra coisa a sua capacidade de gerar recorrência o iFood no final ele tá preocupado com a experiência do usuário isso eles falam E como você sabe se o usuário tá é uma boa experiência ele entende isso quando o cliente ele compra com você a primeira vez e ele volta fazendo várias compras se você tem 18 você divide isso pelas 18 e não tem uma força de marca somada e a
e a outra é cara cidade de receita para Você virar uma conta estratégica hoje em dia o iFood tem algumas faixas de restaurantes Então tem um que ele chama de long Tail que a grande maioria são os restaurantes que não são grandes que não são estratégicos não tem uma marca forte faturamento não é alto então ISS são long Tails tem os k accounts né que são as contas estratégicas vamos se dizer dessa forma e aí é óbvio que esse cara ele vai ter um olhar diferente hoje o iFood ele tem mais de 300.000 Restaurantes dentro
da plataforma ele não nem se ele quisesse o iFood tem 6.000 funcionários falando de executivo de tecnologia programador jurídico que é uma área gigante ele não consegue atender com proximidade 320.000 restaurantes impossível óbvio que ele vai escolher quem os estratégicos as contas estratégicas você tendo 18 você não tem força para ter uma força uma conta estratégica lá dentro então precisa ser isso precisa ser entendido Né Daniel sim isso tem que ser entendido vai muito do do planejamento do seu negócio né você tem que entender o seu planejamento antes de ir fazendo as coisas né senão
quando você v na frente você deixou muito dinheiro na mesa Tem coisa que é reversível as avaliações que você perdeu concentradas e a recorrência que você perdeu concentrada sim não faça isso só para ter mais lojas no iFood mas se você vai ter mais lojas no iFood é porque você fez um um planejamento uma Estratégia para você conseguir faturar mais né Mas pense que você pode estar quebrando muitas outras coisas né o o empoderamento do iFood o o o empoderamento da marca do Brand mas o que é legal também que ele falou né Eh não
querendo induzir para isso né mas ele fala assim às vezes a pessoa pede pizza e acha que são pizzarias diferentes então às vezes ele ele fala que uma é melhor que a outra e sai do mesmo do mesmo lugar no mesmo lugar Entendeu então também causa uma confusão na na cabeça do Consumidor ou o cara ou o cara ele comprou em uma ficou puto aí vai lá detona no Instagram no grupo de WhatsApp fala nunca mais eu compro dessa pizzaria aí ele compra na segunda marca e ele tá postando essa aqui é boa lembra que
eu falei da outra lá compra nessa aqui no final do dia o dinheiro tá indo para mesmo bolso e o pior né tá indo pra mesma operação o mesmo Pizzaiolo que ele falou que era horrível Era pior pizza Que já comeu fez a melhor exatamente né por isso que é é muito louco isso mas resumidamente né o totalmente certo e faturamento e emissão de cupom fiscal na matriz e filiais o meio certo centraliza tudo na matriz você vai tá pagando o mesmo imposto né da das matrizes filiais só que Centralizado na matriz para não ter
a complexidade de né emitir cupom fiscal para cada CNPJ então deixa as filiais sem movimento e totalmente errado é o que eu falei se for para Fazer isso tribute todo o faturamento porque se você fizer um errinho já aí causa um um grande transor problema geral Dani boa acho que a gente passou por bastante coisa aqui legal e uma das minhas preocupações era que a gente conseguisse entregar um episódio diferente porque quando a gente a gente fala de contabilidade a gente fala de padrões coisas que já existem há anos então não tem muito que inventar
um novo hack eh Mas eu acho que até aqui a gente já entregou coisas 100% novas eu queria tocar em um ponto que a gente falou no anterior mas que foi o que eu Justamente que eu falei que as pessoas ainda se impressionam e eu acho que faz super sentido até pra galera parar de tomar um pouquinho de porrada e começar a ver até um pouquinho de lucro ali na ponta sim que é quando a gente fala de imposto sobre bebida né Eu sempre escuto você falando sempre ve vejo que a galera se Impressiona e
escutei você falando sobre bebidas que cara podem ser tributadas de acordo com o ncm diferente fala um pouco mais disso né Eu acho que você vai saber explicar com certeza muito melhor que eu legal a gente tem uma complexidade dentro do do mercado de restaurante de delivery principalmente nas bebidas né porque existem uma coisa que chama icmsst que é estadual e tributação monofásica não quero entrar aqui no contabilis né mas são reduções de Impostos não é não são benefícios são reduções por que existe essa redução de forma resumida esses impostos ICMS ICMS que é Estadual
PIS e cofis que são federais eles são tributados toda a cadeia na indústria não é redução que alguém já pagou é alguém já pagou por você né Por quê Porque o governo considera que aqueles produtos as bebidas tem alto índice de sonegação durante a cadeia até chegar no consumo idor final né e acho assim uma vertente Que eu trago mas é minha de achismo mesmo é por conta dos ambulantes que sempre tem bebida sendo vendida no ambulante então quebrou ali a tributação quando o ambulante vende pro consumidor final então para eles não ter esse problema
de ganhar menos imposto eles faturam tudo lá na na fábrica a fábrica da AMBEV E se eu não me engano tem um um reloginho para identificar a quantidade que sai do Da torneira de de bebida que a Receita Federal ela ela controla isso sabe caramba para não ter su negação dos impostos dele né E aí toda a cadeia deveria ser retirado esse imposto até chegar ao consumidor final só que a Receita Federal ela foca vou focar na indústria né e o estado também né vou focar na indústria e aí se vierem pagar mais durante a
cadeia é lucro e é o que acontece né e é o que acontece por quê Porque tem que tá ncm bem Eh o ncm certo do produto tem que zerar ali as alíquotas no sistema do cliente para facilitar a contabilidade mas como a gente é uma contabilidade especializada quando chega no fiscal a gente também faz esse ajuste que a gente vê que muitas das vezes a contabilidade não faz porque ela tem vários clientes ela pega só as notas do jeito que tá vai e faz o Dao deixa eu trazer um ponto então dá uma retrospectiva
você explica isso é uma coisa que você explica muito De forma fácil mas caso alguém não entendeu basicamente eh algumas bebidas bebidas frias por exemplo a gente tá aqui com a coca-cola com água Cristal essas bebidas são bebidas que elas já são Pag o imposto em cima dela já é pago na fonte na indústria legal a indústria já pagou porque perde-se o controle quando só só três impostos pisco fins e cms Mas mesmo estando no simples estando no Simples Nacional tem essas alíquotas lá dentro tá boa excelente acho que é Importante complementar por isso muit
às vezes é vendido por ambulante de rua e o governo sabe que esse cara por exemplo ele não vai conseguir tributar então já tributa na fonte entra na precificação e tá tudo certo porém e o O Pulo do Gato nisso a a acho que a mudada de jogo Vem quando você fala que muita gente continua pagando imposto e o governo ele não vai barrar o sistema tipo você vai pagar imposto B isso aqui você não tem que pagar ele vai deixar você pagar e eu Fiquei pensando aqui a gente fala de bitributação dependendo do caso
pode ser uma ISO tritri tributação porque eu fiquei pensando eh tem lá vamos vamos falar que a coca-cola pagou lá na fonte aí fez pagamento aí a coca-cola vendeu um um Atacadão ele cara na maioria ele já deve saber disso porque é muita grana mas vamos falar que ela vendeu pro mercadinho distribuidor local e às vezes o dono do mercadinho não sabe disso esse cara pagou de novo sim E aí esse cara Vendeu por um delivery aí o delivery vai lá e paga de novo Sim exatamente de B pode ser tenha virado trit tributado até
mais porque a cadeia da bebida pode ser longa né E aí se todo mundo pagar esses impostos em toda a cadeia tá bonito pro governo Como isso acontece com mais facilidade quando o cara não emite a nota fiscal mas ele paga o imposto sobre aquilo que ele vendeu e tem tributação tem retroativo de tributação pro cara R ver isso ou não Sim tem como tem como se Tiver ncm correto tá aí você pode falar pro governo Ó seu governo sim ó pagamos uma mais aqui nesse ncm E aí faz a recuperação tá você hoje Vocês
conseguem ajudar nisso sim mas o que que acontece né no nosso mercado é bem pouco que a gente consegue recuperar porque vem fazendo errado entendeu Como eu disse no início né é muito comum a gente pegar clientes que mandava o faturamento pro pro montador sem o cupom Fiscal e sem o cupom fiscal não dá para tirar as bebidas né Não dá para e o governo ele vai querer todo o detalhamento desse processo é a não tem como recuperar tá então quem faz tudo certinho quase ninguém consegue mas quem não faz sofre é exatamente E aí
O o que é interessante né Eh a ncm a gente fala que ncm mas é como se fosse para um para tem um bom entendimento o nosso CPF só que o do Produto tá então a coca-cola eh ela tem o seu CPF que é o ncm a cerveja ele tem o seu CPF que é o o ncm E aí as coisas não são tão simples assim ainda mais aqui no Brasil né simples nem o simples aqueles que são industrializados refrigerante a água Cristal que a gente tá bebendo aqui o a cerveja cja elas são mais
fáceis de entender porque elas têm de fato uma industrialização e a gente não modifica o produto e vai até o consumidor final e O governo já sabe como que funciona tudo isso mas quando tem chá da casa slda italiana milkshake esses eh são muito comuns também estarem com ncm incorreto porque aí o próprio dono do restaurante vê o ncm mais próximo aquela bebida que às vezes eu d coca-cola e ele coloca no milkshake ou no chá da casa exatamente Nossa E aí acaba não conseguindo diminuir o imposto e tem uma outra coisa dentro disso tudo
porque aí vai Confundir muito a cabeça de vocês mas eu vou só dar uma pincelada é que a solda italiana ela até eu me confundo de vez em quando mas a solda italiana ela tem a isenção do PIS e Confins mas não tem do ICMS o chá da casa o o suco e E aí o suco né que vem industrializado ela tem a isenção do ICMS mas não tem o do PIS e confis porque são entendimentos de órgãos diferentes Receita Federal e Secretaria da Fazenda se você ficou com Dúvida já sabe e e é pu
não é pu Mas fala com os contadores dos restaurantes para eles entenderem o seu caso porque isso é muito específico A grande questão é que se você não tem preguiça de vender você não pode ter preguiça de olhar isso porque no final do dia você quer vender mais Para quê Para ganhar dinheiro né Daniel então se você quer ganhar mais dinheiro e você tá vendo que você não faz nada disso do jeito que a gente vem falando aqui que o Daniel vem explicando Olha porque é uma forma de você ganhar mais dinheiro na sua venda
e parar de dar mais dinheiro pro governo se você reclama de pagar imposto e você não vai atrás disso você não tá fazendo nada na minha na minha palestra até mostra uma tabelinha né de exemplo o chá da casa Quanto quanto tem de alíquota né e até chegar ao alíquota efetiva que é o do alimento que aí é cheio mesmo e com isso você consegue fazer estratégia de combo né e de combo sim é se você pegar eu Tenho até um conteúdo no nosso Instagram que tá lá fixado de um grande Player que que faz
estratégia disso né porque os combos pros grandes players ele não é só uma estratégia de venda e uma estratégia de marketing ele também é uma estratégia tributável tá Por quê Porque quando você pegar um um combo em um grande Player e comprem lá ninguém olha o cupom fiscal mas olhe só de curiosidade a bebida ela não tem desconto só tem desconto na batata e no Lanche tá Por que isso porque a alíquota Menor Ela vai se sobressair pela alíquota maior dos alimentos Então você deixa o preço Cheio da bebida e dá desconto para ali dá
o preço cheio na bebida que alíquota menor e aí você dá o desconto na batata e no lanche que tem alíquota maior vai diminuir então no agregado a margem maior é da bebida a margem maior é da bebida Então vai diminuir a média do combo tá entendeu E aí tem muita gente Faz isso da forma errada dá desconto em tudo né não e aí quem nunca comprou numa pizzaria e tá lá coca-cola 2 l grátis uhum matou a estratégia toda de pagar menos imposto porque você vai pagar sobre alíquota efetiva a pizza ou seja alíquota
cheia e a coca-cola tinha uma redução de pisco fiz e cms dá o desconto do valor da coca na pizza exato exatamente E pior que Mas é uma pergunta e aí é muito sobre o que a oferta o que acontece quando a gente fala de Coca-cola dá vou dar coca-cola grátis é mais atrativo pro cliente eu não sei se você já viu viu aquela aquele meme do Júlios produto 100 frete 20 aí o cliente cara fechada produto 120 frete grátis aí o cliente feliz quando a gente fala coca-cola grátis as pessoas elas Opa coca-cola grátis
se vamos falar que coca-cola tá 12 conto com dois vitros a r$ 1 Se eu colocar que a qualquer grátis a pessoa vai Opa ganho o refrigerante de brinde Se eu colocar eh pizza e Coca-cola e colocar r$ 1 de desconto na pizza a pessoa Talvez não vai ver tanto favor agregado sim eu posso comunicar coca-cola 12 mas no cupom fiscal a emissão c com valor de desconto da Pizza porque no final do dia o cliente ele vai pagar o mesmo preço é não por quê Porque quando você comunica aí entra em outra regra o
direito do consumor risco não o direito do consumidor aí sai da da dos impostos e se você pegar um cliente que sempre aparece um que fala Opa a Coca-cola não era grátis por que que que no cupom eles estão me cobrando esse cara vai acabar com sua vida se ele for atrás aí ele vai atrás de você e fala assim ó vocês estão me cobrando a coca-cola grátis aquele valor do cupom você vai ter que devolver pro cara direito do consumidor propaganda enganosa putz é muita coisa né porque assim daria para falar comunicar ah coca-cola
grátis mas ali no Combo você fazer o cupom fiscal para pagar Men menos imposto colocar o valor da coca-cola e só diminuir o da pizza só que o o consumidor ele pode se sentir lesado e ele vai atrás e enfim é o que você falou vai ter que devolver ou se é um cara que ele entende ele sabe que você vai pagar uma multin ele pode começar tá boa coca-cola grátis e se você comunicar isso coca-cola grátis tem que tá lá no cupom fiscal 0 VG é 01 que se eu não me engano que tem
que colocar Se você pegar ma Lanche Feliz o brinde tá nesse valor 0,01 Tá mesmo assim tem que lá no cupom fiscal É tem que constar a saída né então como grátis o brinde é grátis né É É brinde é grátis né então aquele aquele brinquedinho que vem no no Mac laun Feliz ele tem que ser grátis porque tá comunicando uma coisa que acho legal falar é que e eu falava isso antes nas minhas palestras o McDonald's eu não sei se ele ainda é mas ele foi por muito Tempo o maior vendedor de brinquedos S
do mundo isso é bizarro McDonald's foi por muito tempo o maior vendedor de brinquedos do mundo porque quando Daniel fala aqui que o cupom fiscal ele tem que ter a saída do brinquedo é porque ele teve uma entrada teve uma compra sim se o McDonald's compra e vende ele vende né se ele comprou e ele declarou que alguém que ele vendeu para alguém aquilo ali mesmo que foi um brinde ele vendeu tá dentro da estratégia de produto e com Isso com o tamanho do McDonald's com a Adesão que tem o McDonald's feliz ele supera era
grandes marcas não tô falando só nacionalmente mas mundialmente cara boa acho que consegui me entregar mais um pouco mas você que gostou não entendeu logo de cara A Estratégia do combo volto a falar tem que falar com os contadores dos restaurantes para você entender mais e agora eu deixei praticamente pro final Se eu te falar que a gente tá 10 minutos de ficar uma Hora aqui você acredita caramba não parece né não parece eu vou deixar um eu gosto desse assunto Se você me deixar eu vou falar o dia inteiro não tem conteúdo para caramba
o nosso desafio é tornar isso leve sim igual eu falei não vai serum podcast que vocês vão sair daqui especialistas e ligar pra contabilidade de vocês agora e falar cara muda tudo agora a nossa intenção aqui é despertar na cabeça de vocês coisas que podem estar acontecendo errado e a minha Orientação é que vocês procurem os contadores restaurantes falem com todo o time deles para entender mas a ideia aqui é pincelar na cabeça de vocês a importância de cada tema e a gente acabou falando de quase tudo cara falamos até de ncm né no meio
do do da conversa do storytelling aqui algo que eu acho super importante a gente falar é sobre entregadores que é outra coisa que sempre tem dúvida e antes eu quero dar um recado só para Vocês porque eu sei que vocês vão ficar no recado porque o tema é importante dia 25 e 26 de setembro 25 e 26 de Setembro vem aí food MOV o maior evento para restaurantes da América Latina vai vão ser mais de 10.000 pessoas 10.000 pessoas nos dois dias vão ter vários palcos simultâneos mais 60 horas de conteúdo vai foi um evento
muito legal que eu tenho certeza que se você quer saber mais sobre o mercado de restaurante você precisa tá eu vou est Lá com certeza a food mó tenho certeza que o Daniel de alguma forma vai est lá tem o que tá então vai ser muito bom tá mas voltando pro tópico até quando a gente faz de iFood a gente lembra de de entregador os entregadores cara e eu tive um episódio aqui com Diego Barreto VP do iFood e a gente tocou nesse ponto sensível e igual ele falou o o entregador ele vive um dilema
porque assim como profissões como manicure por exemplo não Existem regulamentações específicas ainda para ele isso torna solto Deixa solto no mercado então o cara ele pode ser CLT ele pode pode não né mas assim ele pode ser freelancer e ele pode ser PJ que é o mei que é o que as pessoas estão fazendo com mais frequência ultimamente E aí antes de você falar eu já vou falar o o que para mim é óbvio aqui qual tem menos risco qual não tem risco de tomar processo não tem risco não existe não tem risco não existe
CLT Mas então mas mesmo no CLT ele pode te processar por outras coisas sim danos morais e aí vai a lista né então tem gente que cara coloca o cara de CLT mas esquece de n coisas que não pode ser feito e o acúmulo de função a hora do trabalho Enfim então risco sempre vai existir em cada uma das situações Tem gente que fala assim eu vou colocar no meio porque o que eu vou economizar com n custos ao longo do tempo talvez eu consiga juntar grana que eu consigo Pagar se ele entrar mas agora
entrando na questão técnica é porque o é polêmico até pro CLT né E aí eu depois eu dou a régua também que é tudo régua né porque a gente não tem uma como você diz uma regulamentação específica pro motoboy então existem n entendimento e cada um defende o seu entendimento basicamente isso n é uma escolha de acordo com as regras do jogo a gente vê essa confusão de entendimentos até por conta agora do do governo do governo Querer regulamentar os aplicativos né os entregadores e os motoristas do aplicativo e tá ainda nesse impasse aceito não
aceito ou seja é uma coisa que a tecnologia traz né olia ela é criada para facilitar e para vender mais só que não existe regulamentação muitas vezes para isso é uma coisa nova Então vou pegar aqui o exemplo do Uber né para sair um pouco dos aplicativos de entrega o Uber ele entrega hoje também Né mas sair um pouco do aplicativo de entrega o Uber desde do seu início ele enfrenta muitos impasses tributários começou de que Como assim o taxista paga não sei o qu não sei o que não sei o que lá e o
Uber não vai pagar nada e e vai pegar o mesmo cliente e vai pegar o mesmo cliente aí começou até manifestações tinha de taxista no início e tal passou por essa fase tanto ó para você ter uma ideia o CEO do Uber aqui no Brasil ele já foi preso Nossa não sabia Disso foi ele já foi aí depois soltou porque né enfim não tem como fazer isso é porque não existi não é um crime do cara não tem uma regulamentação muitas profissões hoje cara tipo social Mia há 50 anos atrás alguém ia se preocupar Qual
queer o sindicato do Social mídia exatamente então Eh se o governo não acompanha as inovações o problema não tem que ser do do empresário e sendo e fica até difícil o governo regulamentar de forma rápida porque são coisas que Estão mutando ao longo do tempo o impacto disso na sociedade cada hora é de um tamanho sim é tá aí a o todo mundo começou a falar né do Uber e do iFood dos entregadores tal mas vai demorar ainda um pouquinho né para essa regulamentação E aí o impasse uns entendem que é prestador de serviço outros
entendem que é funcionário mas para ter funcionário na regularização tem subordinação isso aquilo o outro paraa prestação de serviço tem tem Algumas características então meio que esses prestadores op já falando prestadores mas eh essa categoria ela tem característica nos dois tanto no prestador quanto no no CLT tem que ter algo específico que não tem e uns defendem uma tese outros defendem outra eu já vi muitos restaurantes ganhando né causas por falar que o motoboy era prestador de serviço como também vi muitos perdendo por conta disso então Vai do entendimento do juiz print ajuda muito né
print ajuda muito porque se você por exemplo trazendo exemplo simples aqui e uma das coisas que caracteriza o vínculo empregatício é você ter o horário para cumprir o dia o prestador de serviço ele não pode de certa forma ser Ah mas eu combinei com ele tá mas pela lei não pode então se o entregador manda mensagem para você falando assim olha eu não vou conseguir amanhã ou eu Não vou conseguir chegar amanhã às 7 da noite e você esculacha o cara dá um feedback no cara e fala pô assim não vai dar eu vou ter
que te dispensar esse print acaba com a sua vida na frente do Juiz a aqui né sobre isso do Dom Rafaelo eu acho que a gente falou cara é que o dele foi um dos primeiros episódios do mesmo jeito que se você tem o o o entregador e ele manda mensagem para você falando amanhã não vou poder ir eu vou ver se eu arrumo alguém para ir no Meu lugar e você só fala tranquilo até a próxima você já tá mostrando que você não tem esse essa cobrança de CVT é isso né Mais ou menos
é isso e tem uma coisa também que eu vi que alguns advogados estão indo para essa vertente mesmo o cara sendo CLT tá quando o o cara é um CLT mais usa equipamento próprio ou seja moto capacete né que seria o iepi do do do colaborador tá errado também por quê Porque a empresa tem que Fornecer os equipamentos pros colaboradores executarem o trabalho sendo que a moto não é da empresa tem que pagar um aluguel então eu já vi alguns mesmo cara fazendo certinho no CLT alguns advogados indo pra Justiça pedindo o aluguel da moto
e do EPI Cara eu concordo mas eu vou dar um exemplo e é fogo cara ia falar é [ __ ] mas pode falar porque eu já falei palavrão aqui é difícil porque se a gente falar quando Você contrata um um um pedreiro para fazer um serviço ele é um prestador de serviço você tem que fornecer a furadeira pro cara mas aí um prestador de serviço não é CLT se você for registrar tem que oferecer Ah tá então para aí calma aí então se ele for prestador de serviço não tem problema ele for teve trabalhar
não porque eu não sou computador você não compra um computador para mim fazer o a sua contabilidade você prestando um serviço Para mim você tem equipamento se você fos LT você Tecnicamente não pode fazer com seu computador eu tenho que te fornecer como empresa o equipamento sim ou você me pagar um aluguel para eu usar o meu porque aí é outra coisa né é uma negociação com pi pior sabe qual o pior faz sentido pô faz sentido Total faz sentido eu tenho o Roger os entregadores deles são CBT Agora eu entendi porque que ele compra
moto zero ele compra moto pro Restaurante é por conta disso e aí é isso Ó você vai operar na minha moto exatamente cara faz sentido faz total sentido assim ah se eu não me engano também a a fenza né da coca-cola tem motos próprias porque eu vejo as motos com adesivo com o l é cara faz is certeza não mas faz sentido assim e aí voltando não tô entrando no mérito de quem se você acha justo ou não se você acha certo ou não mas faz sentido quando a Gente vai trabalhar em qualquer empresa a
gente não chega na empresa com o notebook debaixo do braço Sim a gente chega lá e fala quader o computador pra gente trabalhar e o entregador ele é um profissional da empresa se ele fosse evt a diferença é que muda a área e o equipamento dele não é um computador então mesmo você achando que tá 100% certo tem por isso que eu falei você tem que entender o que funciona melhor sim para você eh A grande questão é você Fvor de governo é algo muito polêmico e aqui no podcast eu fujo um pouco de polêmica
é porque às vezes vai para outro viés tem gente que enfim gosta de ganhar palco em cima disso e não é o caso mas nesse contexto é uma polêmica que precisa ser pensada as pessoas estão achando estão achando que o iFood por exemplo sairia do Brasil se os entregadores fossem regulamentados volta volta falar tá não tô com o chapéu do iFood não é uma informação iFood é uma Informação de quem vive no mercado de delivery conversa com muita gente de delivery cara eu acredito que não até porque o iFood é uma empresa brasileira tem gente
que acha que que é de fora sim e o Core do iFood na minha visão Rafael não é só entrega o iFood é conhecido pelo brasileiro não é por fazer entrega igual a Uber por exemplo a Uber a Uber não deu certo porque o iFood é um patrocinador e por que que a gente fala sempre de Uber aqui porque a Uber porque Ela tentou vender comida e ela até desistiu no Brasil saiu fora e mas ela dá como argumento a a nossa legislação para ter saído do país né é Enfim no final do jis não
conseguir Não é só isso mas ela dá não conseguiram né Eh Tem gente que fala ah o iFood fez um monopólio para mim monopólio chama-se hoje do do jeito que funciona chama-se incompetência de outras empresas porque falando do mercado de varejo todo mundo falava que o Mercado Livre eh era um Monopólio aí veio a shopee a shein e a Amazon e quebraram essa barreira por quê porque na verdade o que não tinha era outra empresa competente igual mercado livre Então o iFood hoje Ele é a única empresa que tem a competência de manter uma marca
forte e e que seja solucionável pras pontas E aí quando a gente fala da Uber por exemplo o core dela é entregar entregar pessoas é levar pessoas de um ponto a outro sim o iFood representa uma fatia muito Importante mas as pessoas conhecem a iFood por vender comida é um shopping né exato e pizza as hamburguerias Principalmente as pizzas a vida toda tiveram seus motoboys sim e elas anunciavam em panfleto anunciavam de n formas para mim se isso Vi acontecer e não é para agora tem gente que já tá preocupado com o mês que vem
não é um negócio rápido não o if ele tem Total Liberdade E aí mora um perigo muito grande não pro iFood em si mas para pra Cadeia toda dele simplesmente falar a partir de amanhã não existiria mais por exemplo fou logística parceira eu tô tentando falar pausada para ninguém pegar e tirar de contexto isso que eu tô falando mas assim a logística parceira então cada restaurante que tenha seu entregador quem que vai sofrer com isso eu acho que existem três pontas o iFood vai ser o que menos vai sofrer o cliente final talvez vai ser
o que menos mais sofrer também quem vai porque existem Hoje restaurantes com entrega própria e e tá tudo bem quem vai sofrer mais entregador e restaurante Sim então não vai ser o iFood nem o cliente final o entregador por quê Porque hoje o entregador ele não tem que bater na porta de ninguém para pedir emprego sim ele simplesmente liga o app dele e quando ele liga o app para quando ele bate na porta de uma pizzaria e fala assim hoje eu vou trabalhar para você ele só vai trabalhar para aquela Pizzaria quando ele liga o
app ele pode trabalhar para iFood ele pode para lal MOV ele pode trabalhar para outras empresas de logística mesmo que não estejam no setor de food e ele passa com esses aplicativos ligados por isso que o CLT também não é interessante pro entregador em muitos casos sim porque ele não pode trabalhar em duas três empresas ao mesmo tempo hoje a categoria não quer CLT são poucos são é eu é eu acompanho alguns Não não é local de fala Mas cara os que eu acompanham não querem CT eles querem uma regulamentação mas que eles entendem que
sejam mais justas para eles algumas adequações mas não CLT Então esse é um ponto quem vai sofrer também o restaurante porque tem muito restaurante pequeno que não entende que esse esse modelo de negócio do iFood de trazer entregador para dentro ele no final ele é uma fonte de receita Claro porém ele permite que um restaurante que não tem muitos pedidos a ponto de pagar Di área de entregador para est na porta dele e esse custo que teria que ser diluído entre cara tem restaurante que faz 10 pedidos numa noite aí ele ia pegar a di
área do entregador ia ter que dividir por 10 e não ia fechar a conta a entrega ia sair muito cara no final do dia e El ainda ia ter risco de Processo Jurídico risco de gestão risco não mas trabalho com gestão de motoboy a partir do momento que a entrega é sua se você se o seu entregador faltar você vai ter Que procurar outro se se entregador não tiver cumprindo alguma regra você vai ter que dar feedback e você ainda tem o risco jurídico hoje o iFood honera tudo isso se o iFood para de trabalhar
com entrega isso vira responsabilidade do restaurante e tem restaurante que quebra se não tiver uma logística parceira falei besteira não totalmente certo o legal da da logística parceira do iFood é que também toda essa carga né de Regulamentação e e legalização do motoboy é do food né você vai pagar mais pro food né para ter o o o motoboy mas toda essa carga sai das suas costas e o ia vai poder falar desculpa mas não é culpa minha é exatamente ele vai subir o a se ele quiser é eh é impossível a me ouv Hoje
ele segurar toda essa carga e ele não conseguir só que cara eu acredito que seja inviável até pro iFood sim pelo simples fator de como que ele vai fazer A gestão disso imagina o RH folha de pagamento né hoje só a emissão lá do do redimento e tudo ele consegue fazer por um sistema agora quando você fala de você ter de fato 300.000 pessoas trabalhando na sua empresa o ponto aí eh e muito muito entregador não vai querer assinar carteira no iFood é o ponto é que o e o iFood nem vai fazer isso porque
senão ele de fato ele ele tira né Essa opção que aí ele vai só Trabalhar com a com o comissionamento da venda ele vai fazer o que ele cresceu fazendo que é vender comida Pô na na minha concepção não é viável O que que a gente tem que pensar é que não tá sendo viável toda essa brincadeira pro governo também é eu ia falar disso agora por conta do insss que ele só tá fazendo isso não é porque ele tá preocupado com a categoria é até porque o motoboy hoje ele não ganha tão mal Né
Já Já ganhou muito mal mas não já ganhou muito mal e eu vejo que a busca deles do entregador do motoboy não é simplesmente pelo ganhar eles querem algumas regulamentações alguns Seguros eles entendem o risco que é o trabalho deles a dor maior Mas falando do governo eu cara e tem gente que fala assim ah no podcast Tem coisas que você não se posiciona e existe um motivo para is isso e em governo é algo que eu nunca me posicionei aqui de partido A B ou C Porque aqui eu entendo que primeiro eu não estou
falando a opinião do Rafael sempre que eu tô aqui eu falo do falando de delivery out quando falo de mim eu falo Ah o Rafael consumidor Outro ponto é que existe uma responsabilidade a gente é um canal hoje que é relevante no setor é um canal que tem influência no setor Então eu tenho que tomar muito cuidado com tudo que eu reverbero aqui então não dá para mim sair falando que partir do A B ou C A grande questão é Que eu acho que se isso acontece talvez o iFood arrume um problema o governo arrume
um problema até com os entregadores sim Total dessa massa essa massa Começar a se manifestar e falar cara vocês estão entrando numa briga que não é de vocês e vocês não estão olhando para nós vocês estão aproveitando o nosso movimento para entender como que vocês podem ganhar em cima disso é isso né que você estava falando do arrecadação quando você pegar o Uber Pergunta pro motorista do Uber Qual que é a preocupação dele nessa história da regulamentação do dos motoristas ele tá só preocupado de ganhar menos ou de Uber sair do Brasil e não ter
a fund de renda o combustível já tá caro não sei o que não sei o que lá aí vamos pegar agora e eu vou ter que pagar INSS sabe tipo isso então por mais que tem agora o valor mínimo por hora que eu nem sei como que eles vão fazer isso porque o motorista ele ganhava por deslocamento E aí com a Regulamentação ele ganha um mínimo por hora essa é uma loucura essa essa regulamentação mas o pessoal tá tramitando lá isso não é válido ainda tá então a gente tá aqui né No início de 2024
né é bom é é bom datar né o o dia da não só o dia vai que quando o episódio vai pro Ar esse episódio ele deve ir pro ar ou no final de Abril ou início de maio eh e o cara tá assistindo 2030 não como não tá regulamentado tá em 2024 não tá Regulamentado né É é importante falar Mas é uma coisa que assim é é bem complexa então se você tem tem dúvida do que que você faz com o seu entregador primeiro procure especialistas então fala com o seu contador procura um advogado
e entenda risco 100% de não tomar processo de funcionário nenhuma empresa vai ter É mas isso aí não é só pro motoboy não é para qualquer é cara é porque tem gente que fala como seim Ah vou pô CLT é o que você falou aí você Põe CLT você tem obrigação de dar o equipamento de trabalho então você tem que entender o que faz sentido para você ou pagar o aluguel do equipamento que o colaborador tá usando que é próprio agora existem boas práticas no mercado que aí eu acho super importante que vocês tenham a
primeira e eu acho que isso é é boas práticas não com o entregador é com qualquer pessoa que seja funcionário ou não é você tratar do jeito que tem que tratar eu vejo muito Restaurante que trata o entregador como se o entregador fosse a parte menos importante da coisa cara o entregador ele é simplesmente sinônimo do do delivery delivery significa entrega Então para de tratar o seu entregador como que ess se esse cara fosse menos do que o resto da sua equipe como se esse cara ele fosse facilmente substituível Porque sem o entregador você não
consegue operar Esse é o primeiro ponto então se você dá boa noite para todos os Seus funcionários não faça diferente com o entregador se você não tem problema em dar água pro seu funcionário não faça diferente com o seu entregador Não começa a culpar a classe por causa de atitude de um ou de outro porque eu tenho certeza que talvez você já tenha tido Pizzaiolo muito ruim se já tinha já tenha tido um chapeiro muito ruim mas eu não vejo as pessoas no grupo de WhatsApp falando que a classe de chapeiros ou de de pizzaiolos
é uma classe difícil de Trabalhar agora entregador as pessoas têm mania de generalizar como se eles fossem inferiores então Acho que qualquer princípio Começa por aí e depois você entender as boas práticas de acordo com o que você escolher vai ser mei aí você fala com os contadores o que que precisa dentro do Meio para eu estar dentro das leis e e tá tanto PR cavida do meu lado quanto fazer o certo para ele você falou algo que eu vou puxar aqui eu acho que vai ser um final bem Legal do episódio sobre a importância
do imposto de renda do entregador né sim é se ele é um mei e ele tá faturando ali mais de R 4.000 ele também tem Imposto de Renda pessoa física para fazer e isso não é difícil hoje isso não é difícil hoje então também eh o que que eu vejo muito no mercado também né Eh o restaurante ele se faz a de regulamentar regularizar e administrar o meio do motoboy né se o motoboy ele não faz deixa que eu faço para Você não tá errado desde que eh desde que esteja sendo feito corretamente né Tem
depois eu posso dar aqui você quer puxar responsabilidade para você beleza só que tenha tenha o os detalhes ali sendo feitos E aí se o cara tá emitindo uma nota fiscal de mais de r$ 4000 pro seu restaurante e tal também Oriente o seu motoboy que ele precisa fazer um Imposto de Renda pessoa física né E aí pode até conversar com a gente também que a gente faz esse Imposto de Renda mas um detalhe importante aqui né desse assunto é entender o que que é regular o que é não regulamentado porque não existe uma regularização
específica mas o que é legal né de de ser feito nisso se você tem o entendimento que ele é seu funcionário se você subordina ele se enfim né todas as características de um funcionário registra ele no CLT se você é aquele cara que fala assim eu não aguento eu não me aguento quando o Entregador fala eu vou faltar e você não dá um feedback nesse cara registra Exatamente porque se você tá com ele mei e você virá e e cara cobrar ele você tá passível a tomar um processo E se ele for muito bom também
é uma estratégia de retenção porque ele é obrigado a trabalhar para você todos os dias ele não vai te deixar de um dia pro outro para outro restaurante isso em termos né mas ele cara vai perder aviso prévio vai perder sim enfim ele vai ter mais Segurança Mas você também ele vai pensar duas vezes antes de de te trocar então se você tem o entendimento que ele é seu colaborador e e você vê a importância dele tá ali e não quer correr o risco dele te te trocar de uma hora para outra né Sem sem
ter prejuízos né no caso para ele CLT se você entende que ele é um prestador de serviço pelas coisas que a gente falou aqui dos equipamentos próprios né Do de ele não ter uma subordinação de ele poder trabalhar hoje E se ele quiser trabalhar no dia 30 não tem problema vamos Hoje é que dia nem sei é dia hoje [ __ ] agora sempr pegou dia 20 hoje dia de imposto dia de imposto então né se não tem um uma regra fixa né de todo dia aqui das 18 a às 24 a às 23 ou
à meia-noite se ele é um de fato um prestador de serviço e você entende que ele é um prestador de Serviço faça tudo certo exija a nota fiscal faça um contrato de prestação de serviço pague ele no uma conta pessoa jurídica eh tem mais alguma coisa aqui se não lembrar é bom que aí o pessoal vai pros contadores tem que tá tem que tá sendo feito o pagamento do das do mei por mais que é é uma obrigatoriedade dele pagar você pode ser coparticipante nesse nessa falta de de pagamento e pode ser eh prejudicial na
hora que ele tiver Fazendo uma prestação de serviço para você se ele se acidentar não tiver pagando o meio ele não tem o benefício do do INSS então é muito bom você monitorar isso e se você tiver documentado que você falou para ele cara pode deixar que eu cuido dessa parte tributária porque talvez você não vai ter quem cuidar para você tá muito fácil de falar ó você que não pagou o daito Agora você que vai pagar aqui todas as custas e o tempo que eu tá fora Exatamente você pode fazer uma prestação de serviço
para ele também né e né enfim eh é uma troca mútua também entre prestação de serviço mas tem que ter tudo certinho né né então é uma outra forma de deixar legalizado CLT prestador de serviço mei acontece que o o setor Ele trouxe um termo de freelance para esse para esse mercado isso a gente nem fala normalmente né porque é o é o que mais usam e o que menos deve ser feito é que É o freelancer Ah o meu motoboy é o freelancer eu na no evento que a gente participou eu perguntei assim eu
fiz a primeira pergunta quem aqui tem mot é prestador de serviço ninguém levantou a mão na verdade levantou uns três isso tin 60 pessoas lá que estranho pessoal aqui tudo CLT quem é Aqui é CLT ninguém levantou a mão falei tem alguma coisa errada ou é um ou é outro né Ah tá quem aqui é o motoboy freelance todo mundo mundo levantou a mão eu tava no evento Eu vi isso acontecer na prática Eu lembro que eu até brinquei eu tava lá no fundo eu falei assim pô quem tem motoboy era todo mundo era pass
ser dono de delivery quem tem moty é CLT quase ninguém quem tem motoboy PJ né mei quase ninguém Falei pô pergunta Quem não não tem delivery aí que eu acho que aí todo mundo levanta Na verdade era todo mundo freelancer todo mundo freelancer que foi um termo né criado pro setor para pagar sala de Ária ali E não verificar se ele é um prestador de serviço e não registrar ele uma forma totalmente errada freelancer é igual a um prestador de serviço você chamou o cara para prestar um serviço para você aquele dia exatamente tem que
tá regularizado como prestador de serviço então ele tem que ter um CNPJ né que no na maioria dos casos dá para se enquadrar no meio tem muito motoboy que ganha até mais do que o mei então ele tem que ir pro Simples Nacional são são Raros mas existem ele tem que ter um CNPJ ele tem que emitir uma nota fiscal para você por mesmo sendo mei o mei não precisa emitir nota fiscal para um consumidor final pessoa física pessoa jurídica precisa é obrigatório Então como ele tá prestando serviço para um restaurante ele é obrigatório ele
emitir a nota fiscal assim não é obrigatório mas seria muito bom você pagar ele numa conta pessoa Jurídica né Por quê para caracterizar que de fato é uma empresa que você tá pagando não é um uma pessoa física fíica tudo isso aqui e o contrato de prestação de serviço né que por mais que ah ele só vem uma vez por mês faz um contrato tem um contrato padrão lá entre você e e fala para ele ler ele concordar e ele assinar se não concordar refaz ali e se não se ele não quiser assinar não trabalha
aqui entendeu tem que ser assim exato tem empresa que você chega e fala Tem que abrir conta salário eu não quero conta salário então você não consegue trabalhar aqui exatamente né você tem que ter sua empresa suas regras é o que eu acho interessante achei que esse final ficou muito bom Inclusive eu acho que eu vou colocar o final como corte do começo pra galera chegar até aqui porque é difícil né sim mas eu acho que uma coisa que você que eu acho que é interessante de ter tá de tudo que a gente falou sobre
entregador aqui acho Que de imposto a gente falou bastante Eu puxei muito aqui a o ponto de atenção que você tem que ter a vertente de entregador virou quase um segundo tema pro pro Podcast aqui e eu acho que também Vocês precisam ter esse ponto de atenção porém o que eu quero deixar como mensagem final eh não entendam o entregador como alguém que vocês estão na guerra voltando uma estratégia contra ele sim quando a gente coloca isso na mesa aqui e falando o que que você tem Que tomar cuidado para você não tomar o processo
a gente tá entendendo como que é como são as maneiras legais que não foram criadas nem por vocês restaurantes e nem pelos entregadores então vocês não não o restaurante e o entregador eles não TM que viver em guerra eles têm que entender o que que é bom para ambos os lados eles estão brigando pelos direitos deles em vários aspectos E aí não vai ser o restaurante que vai decidir do jeito que o restaurante Também briga ali pelo Poxa mas isso eu concordo eu não concordo só que a vida só vai ser melhor pros dois lados
se chegar num denominador comum se ficar pesado só pro entregador se ficar favorável só pro restaurante meu amigo o entregador Ele não vai querer mais ser entregador sim e aí você vai ter mais escassez no mercado você não vai ter mão de obra do mesmo jeito se ficar pesado pro restaurante meu amigo entregador sinto te informar restaurantes vão parar De operar no delivery vai ter menos demanda para você então o O resultado é o denominador comum só que restaurante não pode olhar entregador como um inimigo entregador não pode olhar restaurante como um vilão senão não
faz nem sentido Dev estar trabalhando no setor eu acho que é o denominador comum é entender as regras do jogo que não foram criadas nem por um nem pro nem por outro foram criadas por um governo pelos antepassados E como que vocês se Enquadram nisso viv em harmonia e todo mundo ganhando o que é de merecimento o que é legal também que o motoboy ele A grande maioria não tem a informação dos benefícios de ter um CNPJ acha que ah não vou criar o mês só para pagar imposto Ninguém quer pagar imposto é e até
no CVT você paga né É você sente menos n exatamente Então tá Comodo o freelance para ele o freelan que eu digo né não tá regularizado e legalmente por Quê porque ele tem o vi de que se ele for registrado ou se ele for um ele vai pagar imposto e ninguém quer pagar imposto mas mostre os benefícios se ele tem um meio ou se ele é CLT se ele se acidentar ele vai ter o benefício do governo né nos dias que ele ficar em casa Se passar os 15 dias né então ele tem esse benefício
e tira a carga do do restaurante também porque se ele tava também prestando serviço para você e ele se acidentou acho justo também o Restaurante ter que arcar com os os dias dele em casa porque ele tem família para criar e tudo mais exato Ah mas ele que não quis o mei não quando você faz um uma prestação de serviço os dois são corresponsáveis por aquilo né você tá precisando do do serviço e ele tá prestando serviço para um ideal Então são coparticipantes não não é só tirar o da reta não tem que saber quais
são as responsabilidades ali quando você decide empreender e ser empregador sim Exatamente então Esse é um benefício o segundo benefício com o CNPJ né que é o o o meio certo e também no CLT na verdade então eu vou falar dos dois né tanto no com o CNPJ quanto ele for ele registrado ele tem rendimento declarado os informes de rendimento se ele que precisar de uma declaração de faturamento contador faz para ele né a gente tem um aplicativo lá que o motoboy ele consegue eh vê o o a declaração de Faturamento com a minha assinatura
pelas notas fiscais que ele emitiu pro restaurante e no CL tem a mesma coisa tem lá a folha de pagamento e tem a comprovação de Renda por quê hoje em dia o motoboy ele pode trocar de moto né ele pode comprar um carro ou e ele vai precisar dessa declaração financiar uma casa se ele for um freelancer ele não tem comprovação de renda nenhuma animal então é um benefício também mostre os benefícios o imposto deixa a parte mas Mostre os benefícios porque eh todo mundo precisa de de declaração de faturamento e todo mundo precisa tá
assegurado em caso de acidente né e é mais fácil também para ter um seguro de vida e e tem benefício de seguro outros Seguros né também quando é PJ então ensina como faz o abatimento de Imposto de Renda exatamente parece um um monstro sim Aí deu bom conseguimos explorar bastante coisa muita coisa vai dar bastante corte né o pessoal do marketing Que vai gostar gostei muita coisa é muito bom Dani obrigado pela presença de novo não só pela presença com contadores restaurante que é é um patrocinador antigo já do canal e ajuda muito esse conteúdo
tá no ar eu sempre falo enfatizo aqui que o nosso podcast ele é mantido pelos patrocinadores a audiência é é é um uma balança né a audiência ela ajuda assistindo engajando e também dando visibilidade mas os patrocinadores que fazem isso tudo acontecer eu sou só O Executor da parada então agradeço muito pela participação Mas também como convidado que cara já segunda vez que você veio aqui se já foi no evento você nunca veio e ao ao meu convite se posicionando como alguém que quis levar em primeiro a marca de ah compra e tal tanto que
no episódio durante o episódio a maioria das vezes foi eu que falei ó fala com eles tudo mais mas é é justamente conscientizando e educando o mercado e eu acho que por isso acho não Tenho certeza que por isso que o crescimento de vocês vem acontecendo de forma rápida e ao mesmo tempo consolidada porque vocês estão preocupando em melhorar o mercado né e melhorando o mercado automaticamente todo mundo vai crescer junto o ecossistema inteiro então te agradeço muito pela presença tenho certeza que quem acompanhou até aqui conseguiu ter vários pontos de alerta alguns bons alguns
ruins só que como eu falei desde O começo do episódio você precisa saber seja al que você gostou que você não gostou que você considera justo que você considera Injusto você precisa saber disso tá para acabar eu queria inclusive informar para vocês que agora sim entre em contato com eles porque os contadores restaurantes tem um app específico para entregadores são tantos benefícios que se eu ficar falando aqui vai dar outro Episódio mas tem muita coisa legal para você Conseguir fazer a gestão dos seus entregadores de forma correta então chama eles fala que você viu o
Daniel aqui no podcast que você quer conhecer mais sobre o app para entregador Ou se você quiser tirar dúvidas sobre a tributação de bebida sobre seu Imposto sua situação do seu enquadramento jurídico chama eles lá também tamos junto até o próximo episódio deixa seu like aí em algum lugar dos comentários não esquece dia 25 26 de setembro tem Aood MOV maior o maior evento para donos restaurantes da América Latina e bora vender valeu