Salve salve galera e aí tudo beleza com vocês Manu com mais um vídeo tô aí com Paulo como é que é Tudo ótimo tudo certo tudo ótimo pro o eu e o pessoal que assiste aí o canal né É isso aí vamos conversar pessoal mais uma vez mais uma entrevista aí dessa vez com o Paulo que também trabalha lá no CTT e inclusive foi através dele que o pastor entrou né lá no C foi eu que indiquei ele lá e ele conseguiu agregar lá o carro dele lá já tinha tempo que ele tava querendo entrar
e já el par que ele tava na Correios E aí veio a demanda de fim de ano né Uhum aonde grande parte da das cargas que o carteiro entregava que a gente chama de CDP passou pro CTT Expresso e aumentou o volume E aí solicitaram mais um carro lá e eu indiquei ele e deu certo ele tá lá com a gente muito bom então pessoal vamos fazer no mesmo formato aí do que eu fiz com o passou vou fazer algumas perguntas pro Paul ele vai respondendo e vocês do outro lado aí vão vão absorvendo aí
as informações vão aprendendo aí também beleza lembrando escreva-se aí no canal deixa o like e estamos aqui no no parque Beleza então se vocês ouvirem algum barulho algum grito aí de bola menino porque a gente tá aqui meu filho tá ali e aí releva aí beleza então Paulo De onde você é cara lá no Brasil sou de Uberlândia Minas Gerais capital de Minas só uma mistura de mineiro com goiano com Goiano eu sou nascido em Goiás morei em Goiás aí até aos 10 11 anos minha família mudou para Uberlândia e grande parte da minha vida
foi em Uberlândia eu sou acho que eu sou mais Mineiro do que goian ó terra boa né bem conhecida L cidade conhecida cidade boa acho que na minha opinião a capital da logística no Brasil é Uberlândia porque para você cruzar ali o Brasil em certas regiões do norte pro sul Região Sudeste é é inevitável quase passar al na nossa região de Uberlândia ou ali nas mediações Ah interessante e aí você veio para Portugal em que ano aí cara eu tenho um ano nós estamos 2025 foi setembro de 2023 eu cheguei aqui vai fazer um ano
e meio que eu tô aqui em Portugal legal Eu cheguei em junho de 2023 a gente chegou quase junto pouquinho antes aí com você né isso E aí que que te motivou virmar para Portugal o que que foi que aconteceu eu tenho costume de falar que eu nunca nem nos meus maiores devane Eu nunca imaginei sair do Brasil até falava com a minha esposa que eu só iria buscar um outro lugar ou até mesmo para passear depois que eu conhecesse todos os lugares bacanas que o Brasil tem sim e até porque minas também é muito
bom de de viver né cara Minas é um lugar bom de viver né comida boa pessoal tranquilo e nós nós somos cristãos n acreditamos na palavra de Deus e sempre Deus ele já usava as pessoas para falar que um dia nos levaria para uma terra que a gente então anos atrás sempre a gente ouvia essas palavras que a gente um dia iria iria para para lugar para outro lugar para outra terra e e já falavam que era Portugal não ninguém nunca falava Portugal um dia uma num culto na igreja uma senhora disse pra minha esposa
que olhou para ela e disse que via ela num lugar numas casas antigas eh umas janelas antigas de madeira a gente nunca imaginou E como sempre a gente gostou muito de ser voluntário na na igrejas a gente pensava que a gente viria né fazer alguma missão alguma coisa e voltaria pra nossa terra e passado o tempo isso tem muitos anos a gente sinceramente a gente esqueceu dessas palavras né Uhum E e aí em meados aí de 2021 22 Um ex-funcionário meu veio para cá e a gente sempre nunca perdeu o contato conversava ele dizia que
era bom e a gente começou a meditar nessa possibilidade de vi para Portugal porque ele tava aqui com a esposa Ah tá então foi através dele que você começou a enxergar né fo aí a gente começou a a a a explorar Portugal através dele e foi quando a gente resolveu vender Praticamente tudo que tinha lá e vim aqui para Portugal lá a gente trabalhava não não diretamente no ramo de logística uhum gente tinha uma empresa lá de instalação de rastreador prestava serviço para locadoras e transportadoras então lá você já empreendia né no Brasil eu nunca
nunca trabalhei de no Brasil carteira assinada né Eu sempre trabalhei com meu pai meu pai tinha comércio depois com 17 anos tive o meu primeiro comércio que foi uma loja de de som de carro acessório sim parte de acessório de carro eu sei instalar tudo Acho que ainda sei então tá na veia né empreendimento Ve aí fiquei Acho que uns 8 anos com essa loja depois vendi essa loja fui pra instalação de rastreador e prestação de serviço para Bradesco Seguros Ah e depois fui PR para uma empresa que prestava serviço de instalação PR Frota pesada
e quando a gente resolveu vir para Portugal a gente já já começou a explorar essa área de distribuição porque o meu meu amigo aqui o Dudu já tava nessa área e a gente de lá mesmo a gente estudando explorando e já veio decidido a trabalhar nessa área essa área de transporte e aí quanto tempo você tá aqui em Portugal já Car um ano e se meses que que você tá achando aí do do país a cada dia que passo eu me apaixono mais por essa terra por esse povo por essa nação para nós tem tem
tá tudo certo tem sido uma experiência magnífica a minha esposa gosta muito também a minha esposa trabalha com extensão de de pestanas né isso ela já tem uma sala dela aqui também na nossa zona que é no carregado tem as clientes dela então a gente gosta muito muito legal foi fácil assim de se acostumar com eles o jeito deles a cultura Teve alguma dificuldade para mim foi mais fácil pela dinâmica de trabalho que eu que eu trabalhava no Brasil a nossa empresa trabalhava a nível Nacional então sempre eu tava no Nordeste eu tava no Mato
Grosso eu tava em Santa Catarina né Uma opinião pessoal que para mim Eh foi muito mais fácil se adaptar com o pessoal de Portugal do que com o pessoal da região Sula do Brasil eu acho que o pessoal eu acho o pessoal da região sul minha opinião né pelo menos a minha a minha experiência foi essa o pessoal da região sul do Brasil é bem mais fechado do que o pessoal daqui essa é a minha opinião né posso Eu já ouvi dizer mesmo a minha a minha percepção é essa essa é a minha percepção eu
ia te perguntar se você trabalhou com outras coisas antes mas você já passou aí que teve sua loja de som já já no Brasil sim isso aqui quando eu cheguei eu fiquei aí uns 10 12 dias lá com o Dudu meu amigo na época ele morava na região de abrigada e eu ajudei ele numa outra transportadora que é da Espanha mas também tem operação aqui que é a pac ajudei el lá uns dias na pac também na pac é ajudei lá uns dias e até a minha os meus documentos ficar pronto aqui logo com poucos
dias que eu cheguei já comprei aqui a minha primeira carrinha que a gente veio para isso né Uhum E nesse nesse prazo que eu tava lá auxiliando ele na pack de vez em quando eu tava à espera também nos documentos eu vim no no OLX uma vaga para transporte como eu tava com a carrinha Eu mandei uma mensagem aleatória e sem saber de nada um senhor me chamou e eu fui lá e ele disse que era pro CTT e eu achei até assim achei até que foi uma provisão de Deus porque na época era raríssimo
uma vaga pro CTT ainda mais anunciada no OLX é se realmente hoje em dia isso é praticamente impossível né é há um ano atrás era porque a gente é um mercado que ainda tá em ascensão aqui essa parte de transporte distribuição né mas a cada dia aumenta é tanto que quando eu comecei lá um ano e meio atrás o volume era metade do volume que era no no Natal black friday do ano passado a gente entregou entregou que eu já tava lá entregou a metade do que a gente entregou esse ano o nosso time do
ano passado era a metade do time que tá lá já esse ano inclusive essa é uma pergunta que o pessoal faz se o mercado de entregas de estafeta a tendência é aumentar Qual a perspectiva pros próximos anos olha de experiência Olha a gente Eu já entreguei coca-cola para cliente então é é corriqueiro você por exemplo ir e fazer uma entrega em frente ao mercado Pingo Doce de de uma bolinha para cachorro de uma ração é coisa que o cliente às vezes ele pode atravessar a rua ir lá comprar ele prefere ficar na casa dele comprar
do telefone dele sem falar que hoje nós temos duas grandes demandas né além da Amazon a gente tem as empresas chinesas chegando muito forte e a mercadoria low mercad baixo custo que vende muito vende muito sai muito é aen é a temo é aquela aquela blusinha que a que o cliente paga ali 5 10€ o tênis de 8 10€ Aliexpress a verdade na ali a gente até não entrega entrega muito Shen no CTT sh temu isso e e a cada dia esse pessoal aí da China eles são potência e as demanda só aumenta então na
atualidade é uma demanda muito grande e a gente já vê você vê aí o o Wi food a Bolt você vê os os mercados lançando né quando a gente fala entrega Não fala só de de de de de CTT por exemplo de encomenda eh de eletrônico de roupa você vê que os grandes mercados aqui de Portugal eles têm lançado as as plataformas e e você pode entregar para grande parte dos mercados hoje com o seu veículo próprio você faz o cadastro vai lá verade eh e você faz toda sua compra da internet tem a pessoa
lá que ela faz a compra para você inclusive com compr até fruta e verdura e bota no carro dela e Entrega na sua casa entrega é então diante disso eu também acho que a tendência é só aumentar e falta mão de obra né cara Realmente isso pessoas assim comprometidas que tá na pegada ali né iso é isso a faltar até que não falta mas todo o empreendimento a gente vê os três níveis né tem o tem o cidadão que é comum tem um cidadão que é desinteressado e tem aquele que é fora da curva é
isso is a então o camarada que ele é fora da curva Nunca vai faltar oportunidade para ele o comum ele vai ficar naquela e o camarada que que só pensa em fazer o dele e pronto pode ser que o mercado seja mais fechado para ele você acha que existe algum tipo de perfil específico para trabalhar com entregas nessa área aí existe a porque algumas pessoas chegam lá e e a gente ela vai lá uma duas vezes ela não consegue se adaptar isso é normal is saem toda função pode ser que não é algo para ela
porque parece ser fácil mas você tem que estar atento a uma série de fatores desde a hora que você chega na empresa com com seus epis que você tem que usar lá dentro eh organização dos pacotes trânsito GPS são muitas variáveis né Car é o a abordagem ao cliente né você precisa abordar bem o cliente né porque ninguém ninguém tá em casa com raiva nervoso estressado e vai vai fazer uma compra então a pessoa que vai fazer uma compra ali ela tá geralmente tranquila tá relax né e eh tiro tiro por Bas Por mim você
tá deitado na cama no sofá e vai ali olhar isso e você e e ninguém compra um produto esperando que alguém vá atender ela mal humorada ela que é sempre um bom atendimento e é onde o pessoal do Brasil tem se destacado muito né para essa questão de de de de de ser ser simpa simpático simpático e e o pessoal gosta o pessoal gosta disso e a gente tem feito diferença e tudo isso é um conjunto de fatores que também faz com que esse ramo de atividade sempre cresça porque você compra você tem um preço
bom você tem uma encomenda que chega ali num tempo hábil 24 a 48 horas e de de quebra você ainda quando você abre a sua porta você ainda é atendido com sorriso com bom dia com simpatia isso aí faz o mercado crescer mais então do fator do crescimento e oportunidade também Depende muito da da gente isso meso nó porta a porta isso se a gente prestar mai atendimento o mercado diminui verdade o que que você acha aí da das mulheres na área cara tem espaço tem nós temos lá inclusive há uns qu C meses atrás
teve uma uma funcionária minha que trabalhou numa das minhas carrinhas que é a Gabriela o o o esposo dela trabalha lá com a gente a Gabriela trabalhou comigo lá um tempo trabalhava muito bem entregava bem e a maioria das nossas demandas são o CTT por exemplo são pacotes leves né elas elas conseguem fazer o trabalho e na empresa que a gente trabalha o que é de carga mais pesada a gente tem lá uma uma carrinha maior que é para fazer remessa Inclusive eu tô com uma agora tô tô nas remessas agora a gente faz caixa
grande caixa mais pesada remessa de empresa e para PR pr para o os pacotes pequenos D sim para uma mulher trabalhar nesse r m então isso aí mulherada vocês que tem interesse aí vai para cima e tenta pelo menos iso é tenta uma vez ou outra às vezes dá certo para vocês também isso é muito bom e o que que você acha aí das vantagens e desvantagens cara dessa área na sua experiência aí desvantagem eu não vejo nenhuma porque quem vem aqui para Portugal né ou mora aqui vai ter que trabalhar De toda forma Então
eu vi para mim particularmente só benefícios né porque é um trabalho bacana tem a oportunidade de você conhecer muita gente fazer muito Network conhecer lugares né conhecer lugares né lá lá no CTT por exemplo a gente geralmente tem uma volta fixa né ou então uma zona fixa ou um código postal fixo algumas empresas não trabalham com esse formato mas é muito bom trabalhar você vai ter que trabalhar né mas é um negócio bem dinâmico bem versátil trabalha sozinho ali na carrinha né isso isso é essa acho que é a melhor coisa que tem né Tem
gente que eu particularmente gosto trabalhar eu acostumei eu gosto não tem ninguém ali para te perturbar isso os horários são bons geralmente é no horário comercial né o meu horário por exemplo chego na empresa 7:45 8 horas 5:30 eu já tô lá novamente 6 6 me eu tô em casa né algumas pessoas tem algumas dinâmicas diferentes Pode ser que chega na empresa mais tarde volta mais tarde mais 95% do trabalho é dentro do horário comercial grande parte é segunda a sexta mas devido ser um comércio de 24 horas o CTT ser uma empresa de 24
24/7 oarada produzir dentro do sbado do Domingo també entãoo isso como vantagem você poder ter sempre um ganho Extra mais produzindo cara valor máximo e mínimo que você já fez Ness comp gente posso a minha situação seu canal é um pouco diferente porque eu hoje eu já tenho Car sim para para um dono de carrinha uma carrinha ali no se um funcionário lá né no caso é é é com com funcionário é assim é pro pro dono de carrinha né uma carrinha vai dar aí vai vai produzir bruto de dois a 2500 por mês depende
do quanto ela trabalhar na volta né também isso depende um pouco da volta quantidade de pacote tudo isso é relativo né e a pessoa que que que trabalha de funcionário às vezes para alguém a média salarial lá do pessoal que eu conheço varia de um salário mínimo até 1.000€ para quem trabalha de segunda a sexta o meu time o valor que eu pago É São 1000€ fixo né fixo para trabalhar de segunda a sexta e no sábado e no domingo se quiser trabalhar a estrutura tá toda lá para trabalhar é 50€ extra sábado e domingo
geralmente até duas no máximo 3 horas da tarde já conseguiu matar tudo e já volta para casa ou seja ganha 50 EUR mas não não trabalha o mesmo horário que trabalha num dia normal de semana certo é entrega menos um pouquinho porque não leva empresa não leva escritório leva mais o a pessoa que tá em casa na residência e cara como é que faz para empreender nessa área você tem o seu exemplo aqui você conseguiu colocar duas ou três carrinhas hoje né eu cheguei eu cheguei com uma como é que faz a pessoa se oferece
eles perguntam funciona lá dentro para você investir sabe olha até onde eu consigo enxergar hoje no CTT ainda continua sendo por uma indicação pelo seu Network uhum pelo pelo padrão que é o CTT é difícil eles anunciar uma vaga Uhum é um pouco difícil tem que ter networ até porque também tá bem concorrido hoje lá né É é pessoal do Brasil chegou aí chegou com fome e com sede é meu amigo é então vai mais do trabalho no dia a dia ali do contato né Network isso mesmo por exemplo tem uns quatro cinco parceiros aí
que são donos de empresa que tem carrinha e sempre a gente indica alguém ah preciso de um trabalho sou amigo do do fulano do ciclano Ó eu vou vou procurar saber aqui quem que quem que que tá precisando aqui a gente tem um grupinho lá e ó precisar de alguém aí eu sei de alguém que quer trabalhar nessa área que já é da área ou que tem o perfil paraa área então ainda continua sendo Network ainda sendo sincero para você tá é porque assim tem muita gente aqui galera no no canal tem se interessado pelos
vídeos pelo conteúdo e muitas pessoas vão no comentário aí pergunta como é que faz para entrar e tal e é muita gente cara e não tem como indicar todo mundo né então eu sempre digo assim cara vai lá no armazém Pergunta pras equipes algué precisando ver alguém na rua né com uniforme Zinho do CTT Expresso e tenta fazer o Network tenta fazer o contato ali entendeu pessoal Dessa forma não é difícil ter um anúncio hoje sobre isso né É porque no mesmo uma hora que às vezes já já tem pouca vaga já tem muita é
um comércio como qualquer outro você já teve algum problema nessa área P com cliente ou lá dentro mesmo internamente algum problema grave assim não o que não problema não o que acontece igual época de fim de ano né A gente todo mundo trabalha muito né aumenta muito depois que depois que o que termina o verão que o período de férias aí dá aquela bombada grande porque tá voltando os escritórios voltando esas E aí tem escritório comprando transferindo mercadoria Tem a a mãe comprando ali os materiais escolares na internet comprando roupa pro filho comprando tênis tem
as empresas voltando grande parte é normal quem táa às vezes em teletrabalho ou férias tá voltando e logo que termina isso já vem o quê black friday que é as promoções e logo que termina a black já vem Natal já vem no época de presente então a gente o nosso fluxo praticamente dobra E aí claro que gera um ambiente mais de stress mas é coisa que a gente já fica bravo um com outro e logo também M já já se resolve é esse ano depois do verão a gente foi ter foi ter uma baixa logo
bem depois do dia 10 de janeiro forem uns do TR meses mas tudo normal coisa de estresse de de trabalho meso é quanto a cliente às vezes acontece essa semana mesmo eu eu cheguei num cliente agora Tô na tô na com uma uma Ducato grande de remessa cheguei fui na entrei na loja parei a carrinha lá fora entrei na loja tinha uma funcionária Eu disse para ela que tinha nove caixas para descer caixa média e grande e disse que era uma encomenda a cobrança teria que passar um cheque pro fornecedor a 60 dias ela chamou
o dono da loja o dono da loja veio foi lá na carrinha comigo olhou a mercadoria viu quem era o fornecedor anotou o valor no papel e entrou pro escritório para fazer o cheque mandou descer a mercadoria eu desci a mercadoria foram nove caixas na remessa tem um carrinho foram três viagens lá no carrinho coloquei na loja Quando ele voltou ele voltou com um cheque de 2.066 € eu disse per que tava errado aí ele disse não mas é que eu devo uma fatura lá pra empresa eu já vou pagar num cheque só falei senhor
não pode não tem como a gente tem que receber o valor que tá aqui tá lá no sistema né É E aí na hora eu fiquei fiquei tive um um misto de sensações ali fiquei bravo né ele liga pro seu chefe aí liguei pro chefe chefe não tem que ser o valor que tá aí que ele precisa pagar dessa fatura o que ele tem Independência para lá não não nos compete porque nós somos só transportadores só entregamos né É E aí ele quis justificar que a nossa empresa complicava e naquele momento que eu tava nervoso
eu disse Senhor nós somos uma empresa de transferência de mercadoria não de valores se o senhor Deva a empresa ten que pagar eles para lá e E aí já peguei a mercadoria já tive que voltar com ela deu deu até vontade de chorar na hora naquele misto de Emoções ali logo a gente já para almoça toma um café e ali a raiva passa entende que tem eu não deixo isso descer pro coração também não porque não ganho nada com isso a gente só se estressa eu acho que tem que ter um bom Jogo de Cintura
né para lidar com temp muito Jogo de Cintura né S igual ele falou é trânsito é muitas coisas ali envolvidas pacote lá atrás carrinha cheia você querendo despachar então acaba dando um stress né assim natural porque em época de muito volume tem dia que a gente às vezes o almoço seu ali é 15 20 minutos né porque a gente trabalhar com a parte de entrega não é igual quando você trabalha numa restauração ou numa numa fábrica determinada empresa a entrega todo mundo entrega e recebe por pacote então a gente precisa produzir não só pela questão
Ah eu vou produzir para ganhar o dinheiro mas você precisa produzir para no final do dia você ter ali a sua tarefa cumprida a sua missão comprida porque não adianta você carregar um carro com 130 140 e à tarde devolver 40 encomenda aí você tem que pegar aquela encomenda devolver e amanhã carrega ela de novo levar de novo porque ela tem o cliente comprou e precisa receber muito bom e para finalizar Paulo qual a melhor empresa nessa área aqui em Portugal na sua opinião Você já trabalhou na pac No início eu já prestei serviço pra
pac no início já tive uma carrinha lá na correi um periodo Zinho lá e agora no CTT E também o CTT sempre eu tive pelo CTT né a qual você Ach mais e eu conheço também né alguns amigos que tem voltas em outras empresas também tem um menino amigo que tá na na dpd conheço o pessoal também da DHL conheço o pessoal que faz distribuição particular de remédio quando a gente fala de distribuição pessoal não é só a compra da internet Portugal eu ten um amigo o Dudu ele fala Portugal é movido pela carrinha é
movido pelo transporte porque que a nossa geografia quem mora aqui sabe mas quem acompanha seu canal de outros lugares do Brasil a nossa geografia aqui a gente tem muita ruazinha Estreita né Tem muito bequinho então a carrinha movimenta não é igual no Brasil que você vê muita entrega feito por caminhão aqui tem tem muita tem muita audeia que a a Sagres por exemplo que é uma cervejaria ela entrega cerveja lá numa carrinha porque ela não consegue mandar um caminhão ou não consegue mandar nenhuma Ducato para entrar ali naquelas velinhas para entregar num café por exemplo
Então esse mercado de carrinho tem entrega e transferência de carga de tudo que você pensar tem tem remédio tem muita loja chinesa tem tem igual te disse Cervejaria tem muito café tudo tudo aqui é parte de essa esse ramo de entrega de encomenda se a pessoa tem disposição para trabalhar nele é um ramo muito bom qual mais estruturada você perguntou Sem dúvida é uma maior de Portugal que é o CTT né Sem dúvida é o CTT isso temos aí grandes empresas multinacionais aqui que que é a DHL que é a dpd são empresas grandes também
mas o CTT tem tem um bom serviço prestado e é o mais famoso dese porque o pessoal confia muito desde ali do do carteiro né faz serviço de carteiro faz serviço finança tem tem muita credibilidade e o nosso processo também ele é muito rigoroso então Eh Se você comprar uma mercadoria hoje e quiser que ela venha em menos tempo Com certeza quem vai te entregar ela com mais eficiência é o CTT tem temos boas transportadoras mas ainda fico com o CTT não porque eu trabalhar mas realmente é realmente a estrutura é excelente pessoal muito organizado
pessoal muito bacana empresa top 10 aqui de Portugal é isso aí pessoal estamo junto viro aí muita informação para vocês agradecer o Paulo aí valeu Paulo tamo junto você quer vir para Portugal Se tiver interesse nessa área vai lá no canal do willam Pergunta ele vai te responder que ele não souber responder eu tô aqui é só ele me mandar um Zap a gente compartilha a gente tá aí para ajudar você é um ramo muito bom se se preparar e tiver disposição para produzir é um negócio bacana É isso aí já deixou o recado ia
falar para ele deixar algum recado para vocês mas recado tá dado Então deixa o seu like o seu comentário aí também que a gente vai est lendo e fique ligado aí no canal que nos próximos vídeos tem uma surpresa aí pr vocês acho que vocês vão gostar bele jun um abraço valeu [Música] [Música]