Isso aqui tem tudo para mudar a história do YouTube, ok? Um antes e o depois. E não é só por causa algorítmo, né?
Mudou muita coisa por trás do YouTube. Coisa que você fez a vida inteira, tipo agora para derrubar teu vídeo, para derrubar teu canal, cortar tua monetização, né? simplesmente pagar ano de trabalho, imagina isso.
E quem não tá entendendo isso, tá achando que é só, ah, o YouTube que não quer entregar, não, não é isso, não. É a plataforma deixando claro quem pode ficar e quem vai sair. Nesse vídeo vou te mostrar então o que que mudou, onde a maioria vai errar em 2026, porque vão e principalmente como sair por cima dessa situação sem depender do YouTube, nem pra monetização.
Fala galera, Trunks Peter aqui. Bom, galera, 2026 promete ser um ano muito intenso para quem tá no digital, né? Para quem pensa em ganhar alguma grana.
Esse ano 2026, [ __ ] vem com tudo ou até para quem já ganha e acha que tá tudo certo. Vai, vai ter. 2026 vai ser um ano para essa galera.
Tudo começa pela mudança de algoritmo por conta das viagens. Isso vai impactar o mercado de produção de conteúdo todo. Mas essa história toda eu deixei para contar lá no canal da Hotmart.
Então depois daqui vai para lá que eu contei tudo lá no canal, OK? Mas não é só o algoritmo que promete mudar. As diretrizes do YouTube também mudaram e ninguém sabe o que que tá acontecendo com o YouTube, né?
Mas, Pedro, o que que são diretrizes? Bom, para quem não sabe, as diretrizes são regras, né? São o que diz se o teu canal vai ficar de pé ou vai de ralo, se vai ser monetizado ou não vai ser monetizado ou se vai ser divulgado ou não vai ser divulgado.
Entende? Não é uma simples questão de ah, o algoritmo não vai entregar. Você pode perder todo o seu trabalho de anos por alguns discut que eu vou listar aqui nesse vídeo.
E tem muitas pessoas agora tendo seus canais de pessoas com milhões de inscritos, canais gigantes, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Olha, são de sem brincadeira, são milhões de canais já foram apagados, excluídos. Então isso tá virando uma onda, tá?
O YouTube tá passando tá vindo uma onda, um tsunami, entende? Mas Pedro, o YouTube tá fazendo isso, as pessoas estão olhando dentro do YouTube e apagando os canais. Cara, não é nem pessoas, né?
é a própria do YouTube, o Jamy, que tá olhando o que tá acontecendo nos canais e tá sendo, ah, juiz, juecutor. Vai tirar o teu canal do ar se não seguir as diretrizes. Mas é óbvio que eu não vou só te mostrar o que que pode afetar diretamente o seu canal, mas também como que você vai contornar tudo isso e sair por cima sem depender do YouTube pra audiência, pra monetização.
Bom, e pra gente entender logo o que mudou, eu tenho uma resumida básica em todas as diretrizes que o YouTube mandou mudando, OK? Então, eu não vou me aprofundar em cada uma delas, mas só vou agora passar o básico, porque se você quiser se aprofundar, você vai direto ler as diretrizes, OK? Então, com isso aqui que eu vou passar, se você seguir, já vai tá bem, já vai tá legal.
Bom, vamos lá, vamos começar. Dinheiro fácil é golpe. Títulos ou capas prometendo ganhos rápidos ou milagrosos.
Por exemplo, ganhe R$ 50. 000 amanhã. Agora são tratados como golpe e derrubam vídeo e reincidência derrubam o canal.
Ok? E olha só, não é a partir de agora, não. É o que você já tem no histórico.
Lembra sempre disso. Tudo que eu falar a partir de agora, olha pro teu histórico. Eu tinha vídeo assim também, não vou negar.
Eu tinha vídeo assim também, mudei tudo, cara. Mudei tudo. Tem que se adaptar ao algoritmo, OK?
Ou seja, um descuito que você pode ter um vídeo potencial, não só desmonetizado, como excluído também, o que pode gerar ainda mais atrito com o YouTube e levar a terra a exclusão do seu canal, ok? Obrigação de marcar e bom, se usou inteligência artificial realista, tem que marcar na postagem. Conteúdo repetivo por IA perde a monetização com toda certeza.
O YouTube que não é bobo nem nada já tá percebendo o que tá acontecendo com a IA, né? E o seu avanço também e já quer tirar o corpo fora. Não adianta.
Você acha que o YouTube não tá percebendo esse essa avalanche de novos canais Dark estão surgindo? E não tem problema. Canal Dark é legal.
Eu mesmo tenho um treinamento para canal Dark e acho que super a pena. Vale super a pena. Eu tenho vários canais dark, mas eu sigo a diretriz, OK?
Ou seja, marca que tem a a avisa que tem a, né? Não deixa o vídeo todo com imagem estática do início ao fim, que isso vai dar ruim pro teu vídeo também, entende? Não bota aquelas vozes que não são realistas, isso vai dar ruim pro seu canal também.
Bota voz realista, enfim. Inclusive, quem continuar usando sem informar que é i vai ter ainda mais punição, porque não é só vídeo, não é só vídeo tirar do A, não. Apostas e rifas já se esperar agora.
Tá no YouTube também. É, demorou, né? Bom, é proibido divulgar rifas, sorteios pagos ou site apostas skins que não sejam certificados pelo Google.
Então, se for certificado pelo Google, uma casa de apostas pode ser divulgado, OK? É exatamente vocês estão ouvindo. Até se for relacionado a jogo online com sorteio, rifas, indução de compra de algo mais estético, tipo skins, né?
Aí pode gerar punição, mas não só essa punição, também tem punição pra galera dos games violentos, jogos, né, gameps com gráficos realistas, vão sofrer restrições, se mostrar em violência contra civis ou tortura. Ou seja, por exemplo, um GTA 6 vindo aí até 171, né, o GTA brasileiro, poderia ser uma explosão de visualizações, pode vir ser uma dor de cabeça pra galera. Tem que tomar cuidado.
Eu, por exemplo, adoro serrar velhinha, né, com a motoserra no GTA. Não vou poder mais, né? Mas a questão é, não pode mais nada no YouTube, né?
E agora? Primeiro que não é bem assim, OK? Pode sim no YouTube, é só você seguir essas regras que não é lá essas coisas também.
É só você fazer o que é certo que o YouTube tá pedindo, OK? Que tem muita gente vai continuar, a maioria vai continuar, é só saber agir corretamente. E muita gente esquece, cara, de uma verdade que é meio amarga, né?
Mas precisa ser dito, o YouTube ele é um terreno alugado. O site não é seu. O YouTube não é seu.
Nada aqui no YouTube é realmente seu. A casa aqui não é sua, não é nossa, o terreno não é nosso, entende? O algoritmo não é nosso, não é seu.
Quem manda é o YouTube, a plataforma. Ponto. A gente tem que lidar com isso.
Se amanhã, cara, o YouTube acordar, sei lá, decidir, mudar regra, mudar algoritmo, derrubar canal, derrubar o teu canal, desmonetizar vídeo ou simplesmente apagar conteúdo, acabou, cara. Não tem muito o que fazer. Ah, eu vou processar.
Dificilmente você vai ganhar. OK. Você aceitou os temas, você joga o jogo deles, você foi lá e deu o chequezinho, aceita os temas, provavelmente você nem leu, né?
Isso não vale só pro YouTube, vale para Instagram, para TikTok, qualquer plataforma grande. Eu vejo muita gente desesperada agora porque canal novo tá caindo, vídeo suindo, conta sendo deletada de conta inteira. Quando eu falo conta, não é um canal, não, é uma é uma conta com vários canais, ok?
Porque se um canal é deletado, a conta também é. E a galera age como se fosse injusto ou inesperado, mas não é. Sempre foi assim.
plataforma impõe as regras, você se adapta ou sai do jogo. Mas peita, me pegaram de prevenido, cara, porque você não tá acompanhando as diretrizes. Eu tô sempre lendo na frente.
OK, diretriz. Eu não é quando mudou, você tem que ficar de olho, não. Você fica de olho, eles avisam o que que vai acontecer, vai lá ou eles dão um tempo para você se adaptar, entende?
Por exemplo, mudou agora, não tá dizendo que promessa de dinheiro fácil é contra a diretriz. E não é o que você vai postar a partir de agora, é o que você já postou. Cara, eu fui na mesma hora que mudou, na mesma hora que o algoritmo mudou, eu fui lá e troquei.
A gente fez um multirão no canal. A gente mudou alguns títulos, entende? Graças a Deus não eram muito, mas tinha título.
Você tem que fazer a mesma coisa. Eu eu tive, por exemplo, feedback de outros youtubers desse nicho de empreendedorismo que eu tô que falam: "Peta, que tá acontecendo? " Então, meu, meus vídeos estão caindo fal cara, tá acontecendo isso porque o algoritmo mudou, entende?
Então, a pessoa tem que se adaptar e se não se adaptar não adianta reclamar. Agora, o ponto mais importante é o seguinte: eu nunca tratei o YouTube como fim, entende? Eu sempre tratei o YouTube como meio.
Esse é o meu meu jeito de olhar essa plataforma. Eu usei o YouTube para construir nome. Eu usei o YouTube para construir marca e para construir autoridade.
Isso mudou o jogo completamente para mim. Quando você faz isso direito, você não depende da plataforma, entende? Quando você faz essa trajetória direito aos poucos, OK?
ganhando autoridade, construindo marca, construindo nome, você tá construindo algo tão sólido que vai você vai colher tantos frutos lá pra frente. Eu acho que é muito aquele aquele dilema do cara da caverna, né? Se você consegue ver um pouquinho do cara do que tá dentro da caverna, talvez um pouquinho da luz tá ali fora, mas eu já saí da caverna há muito tempo.
Eu sei o que que tem lá dentro, mas eu não sabia antigamente. Que que eu quero dizer com isso? Você quando começa o teu canal no YouTube, você vai conseguir ver os primeiros passos.
Você vai conseguir pensar na nas metas de monetização, né? Mas você vai conseguir pensar no AdSense entrando para você, você vivendo da renda do AdSense. Mas eu já passei dessa fase hoje.
Para mim, a autoridade que eu tenho, ou seja, a marca construir, o nome que eu construí, essa confiança que eu construí com vocês, OK? Você que pode estar embaixo, Pedro, eu não confio em você, tudo bem, mas no geral sim, tem essa confiança, né? Por isso que as pessoas ah compram comigo alguma coisa que eu indico, entende?
Por isso que eu sou influenciador no nicho que eu tô. Então isso eu tô colhendo hoje, mas eu não me eu não visualizei lá atrás que eu ia colher isso hoje, entende? Então, por exemplo, se amanhã o YouTube acabar, mudar completamente, né?
Ou simplesmente não me quiser mais ali, a marca continua viva. Percebe? Asor, o YouTube vai deleta o Enerd.
Mas o Enerd não é só mais YouTube. O Energe é evento, é é licenciamento. O Energe é infoproduto, o Energe não é só Ener, é o Peter também.
Tem muita coisa fora do YouTube. Eu posso estar em outras plataformas, entende? Então isso já existe.
As pessoas continuam me seguindo, me procurando, confiando no que eu falo em qualquer lugar. qualquer lugar. Meu nome hoje funciona fora do YouTube.
Funciona em site, funciona em produto, ah, funciona em evento, funciona em outras redes. Isso muda tudo, porque plataforma nenhuma consegue tirar isso de você. O YouTube vai fazer o quê?
Vai ficar: "Não, eu não quero que ninguém vai lá, meu Pedro, não tem como fazer. Você, o YouTube pode falar que não quer que ninguém me veja aqui. Graças a Deus, o YouTube não vai fazer isso porque a gente tem uma parceria boa e não tem problema.
A gente se, eu sei, eu sei exatamente lidar com as diretrizes, com as regras do YouTube", entende? Quem depende só de monetização, só de adicence, só de alcance, tá sempre refém. No início não tem como, você vai depender disso, mas a tua trajetória vai te tirar disso, garantido, ok?
Mesmo que você faça errado, com o tempo vai te tirar disso, sabe? Quem? Mas quem vive só dependendo disso, cara, não tem jeito.
É refém. Vive com medo de update, né? Vive com correndo atrás de regra nova, vive se sentindo justiçado.
Ah, o algoritmo tá me desfavorecendo, né? O algoritmo favorece X, mas prejudica mim. Não, cara.
Quem constrói marca joga outro jogo. Quem constrói marca joga outro jogo. Memoriza isso.
OK. Plataformas elas vêm e vão. Somem.
Algoritmos mudam o tempo todo, mas marca forte atravessa qualquer mudança. E foi exatamente assim que eu sempre enxerguei o YouTube, entende? Aliás, tudo que eu faço, eu sempre enxerguei dessa forma.
Eu enxergo o YouTube como uma alavanca gigante para construir algo que é maior que o próprio YouTube. Se você ainda trata essa plataforma aqui como se fosse seu espaço, cara, você tá vulnerável. Você sabe disso.
Quando você entende que é terreno alugado, você para de ser refém e começa a usar o jogo a seu favor. E por esse e outros motivos, hoje as pessoas pagam pelo que eu sei, galera. Não vai pensando que só pagam para mim, não, OK?
O mercado de infoprutos tá cheio de oportunidade e tem tudo para crescer em 2026. Tá só em ascensão. E lá na Hotmat fala, você vai encontrar um ambiente perfeito para vender o teu conhecimento.
Galera, hoje em dia qualquer coisa é monetizável na internet. Pente, mas eu só sei jogar Minecraft. É monetizável.
Você pode fazer um treinamento disso, P. Mas eu só sei mirar e atirar no Free Fire. [ __ ] eu já tentei comprar treinamento disso, cara.
Pente, mas eu só sei passear com cachorro. Tem treinamento de passear com cachorro? Tem treinamento para ensinar velho a usar o celular?
E não, não comprei esse treinamento. Mas tem treinamento de tudo, cara. Por isso que eu sempre falo, cara, não deixa para depois.
Você pode fazer agora. Entra na Hotmart, faz seu cadastro de graça, né? Aí você vai lá na Hotmart e mesmo que você não tenha nada para vender, analisa os infoprodutos que tem lá dentro.
Vai navegando, vai anotando, pô, isso aqui eu consigo fazer. Opa! Você não tem noção como vai abrir sua mente.
Te até de repente algo que você pode pegar e fazer alguma coisa com a sua tia que tá ali do lado de você, a sua mãe, de repente ela sabe fazer uma receita culinária, sabe fazer um tricô, um cruchinho, um artesanato, sabe? É, cara, tem tanta coisa que você pode fazer que vai vender. É surreal isso.
É que você não tem noção. É só lembrar, meu primeiro treinamento que eu fiz, meu primeiro infruto foi de desenho. Eu não sou desenhista, apesar de desenhar um pouquinho, mas o que que eu fiz?
Eu contratei um desenhista, gravei as aulas e comecei a vender. Foi um bestseller. É o desenhando animes.
Por que você não pode fazer também? E outra coisa que muita gente ignora é o poder dos nichos. Nichos.
YouTube não é só sobre view, é sobre atenção qualificada. Você tem que entender isso, cara. É atenção qualificada.
A audiência geralmente é assim, [música] entende? E atenção qualificada quando bem trabalhado vira negócio, vira business. Quando você fala com todo mundo, tipo, você não vende nada, entende?
Você tá falando para todo mundo, tipo, você vai fazer um canal de meme, você tá falando com quem? Quem que vai comprar com você? Comprar o quê?
Você fazendo um canal de mem, entende? Quando você fala com nicho específico, você resolve um problema específico e aí sim as pessoas pagam. Percebe a diferença?
Eu sempre uso o YouTube para entregar informação de qualidade, de verdade, OK? Conteudo que ajuda, que ensina, quem curta caminho, isso abre um leque absurdo de possibilidades. Uma delas é vender produtos, né?
Como que eu vendo pela Hotmat. Você constrói a audiência, gera confiança e naturalmente a galera começa a querer ir além do vídeo grátis. Percebe?
Porque a galera já tá te acompanhando, já tá gostando. A galera vai querer algo mais organizado, mais profundo, mais direto ao ponto. É aí que entram cursos, treinamentos, métodos, mentorias.
Aí o YouTube vira só porta de entrada. O conteúdo grátis vira é prova de autoridade. É o que eu faço para vocês aqui.
Isso aqui é o conteúdo grátis. E aí sim o infruto vira escala. A pessoa sabe que se eu entrego algo grátis, qualidade, a pessoa vai querer saber o que que é pago, né?
Pô, se grátis, se é assim, imagina pago. Isso é com você também, com todo mundo. Não precisa de milhões de inscritos, não.
Precisa das pessoas certas. Um canal pequeno, pode pequeno para caramba, pode ser começando, mas bem nichado, pode faturar muito mais que um canal gigante que fala de tudo e não se conecta com ninguém. Eu vejo isso acontecer, ok?
Você vai lá, cria um canal, por exemplo, só de criptomoeda. Pra, quem quem que fala de criptomoeda? O Ened, o Ened não fala nem aqui.
O Ned negócio fala fala tão bem de criptomoeda quando alguém focado só em criptomoeda. Percebe? Então você vai ter gente interessada só nisso.
Imagina você faz um treinamento de criptomoeda. Percebe o que eu tô falando? Quando você entende isso, o YouTube deixa de ser só uma plataforma de vídeo e vira uma máquina de audiência que você pode usar para vender conhecimento, [música] para vender experiências, soluções.
E aí você faz isso, lógico, de forma ética, estruturada, de forma previsível. Ou seja, você tá planejando, né, tudo que você tá fazendo. A audiência bem construída vale muito mais que qualquer algoritmo favorável.
Audiência bem construída vira comunidade. É o que eu falo para vocês aqui. Você vocês não são minha audiência, não são.
Vocês são uma comunidade aqui. Nós estamos juntos. Eu não tô acima de vocês para explicar algo.
Eu tô junto com vocês. A gente tá junto, você na minha frente, eu tô junto com você explicando. Às vezes, vejo comentário, aprendo com vocês também.
Isso é comunidade. E aqui entra uma parte que muita gente ignora, né? Ajustar COP e vendas o tempo todo.
O que vendeu ontem pode não vender hoje. Tem que estar sempre se atualizando. Então é o que que é?
É revisar a oferta, revisar a abordagem, ajustar a a linguagem e aí entender o que que o próprio YouTube tá pedindo, sabe? Naquele momento, às vezes não é o produto que tá errado, é a forma de apresentar o produto. Então você tem que testar ângulo diferente, testar promessas diferentes, testar narrativa, vender testes constantes.
Não pode parar. Quem não testa maior é seco lá achando que o problema é algoritmo. Tá sempre reclamando de algoritmo.
Vocês devem conhecer criador de conteúdo que tá sempre reclamando de algoritmo, né? Eu conheço outra coisa cada vez mais fácil é a humanização do criador. Inclusive, eu deixei muito claro isso no vídeo que eu gravei, né, que foi no ar no canal da Hotmat, falando justamente sobre a preferência das pessoas por conteúdo autêntico, inclusive acima de tudo, humano.
Humano compra humano, humano assiste humano, entende? Não adianta você tentar botar só com uma marca, botar uma iá só narrando. É, pode ter saída, mas comprar é é humano com humano.
A galera não quer mais robô perfeito, ela quer verdade, ela quer bastidor. A pessoa, as pessoas estão procurando opiniões sinceras, reais. A pessoa quer sentir que tem uma pessoa ali do outro lado, sabe?
Não só um avatar seguindo tendência. E por fim, acho que o ponto mais estratégico de todos, diversificação de ativos. Não dá para você focar só no YouTube.
Beleza? YouTube é poderoso para caramba. Eu gosto de focar no YouTube também, mas não só nele, né?
O YouTube é só uma das peças. É isso. O jogo é construir audiência fora também.
Lista, comunidade, produtos, marca. Quando você entende isso, o YouTube deixa de ser dependência e ele vira um alavancador, cara. Ele vira uma alavanca.
Quem constrói audiência de verdade não fica refém de plataforma nenhuma, né? Começa a construir tua jornada agora, entra na Hotmart. Deixei o link aqui embaixo no QR Code também.
Você pode mirar sua câmera e entrar na Hotmart, criar sua conta, é de graça. E aí você vai começar a navegar ali dentro. Pode navegar pelo teu celular, vê o mercado de infrutos, bota lá filiar um produto para você já pegar um link de afiliado lá, quem sabe você manda no teu WhatsApp, já faz sua primeira venda, só para você entender como funciona.
Isso acho sensacional. Muita gente tá entrando dessa forma, bem singelo, né? Bem tranquilo, quando vê já tá com canal, já tá com Instagram, já tá com TikTok vendendo os infrodutos da Hot.
Obrigado por esse vídeo, galera. Espero que vocês se inscrevam com o sininho. Sempre vou estar aqui, pelo menos até onde eu aguentar, dando dicas para vocês, para vocês ganharem dinheiro.
Eu sei que coloquei muita gente nessa estrada e eu pretendo um dia colocar você também. Estamos junto para cab espero você no próximo vídeo.