[Música] neste Episódio vamos falar de hipercarros de 10 em 10 anos a história repete-se Ingleses italianos e alemães lutam pela supremacia nos hipercarros maclar ania Ferrari já dera o primeiro tiro de partida e agora fica-nos apenas a faltar a resposta da Porche sejam muito bem-vindos a mais um episódio do autorádio um podcast a razão automóvel que tem o apoio do pisc Onde vocês podem encontrar mais de 50.000 automóveis eu tenho certeza absoluta que encontram lá o vosso próximo carro meus senhores vamos começar por falar já do elefante na sala o Ferrari f80 porque a Ferrari
demora cerca de 10 anos a lançar um um novo hipercarro e este f80 tem a difícil missão de substituir o La Ferrari mesmo assim e apesar de ter sido anunciado como o Ferrari de estrada mais Rápido sempre como Ferrari de estrada mais potente da história mesmo assim parece que isso não é suficiente porque as caixas de comentários todas as notícias e todos os vídeos deste deste Ferrari estão repletas de comentários negativos Guilherme final Qual é que é o problema deste novo hipercarro da Ferrari Que por sinal já está completamente escutado Ah bem falar de problemas
no hipercarro da Ferrari não é fácil porque supostamente é o eh é o Nível máximo de te tecnologia de performance etc e não tenho dúvidas nenhumas que este f80 é uma delas mas antes de irmos ao f80 queria só fazer aqui um pequeno um pequena parte de facto a tua introdução parecia que ias contar uma anota era uma vez um um inglês um um alemão e e um italiano mas Brincadeiras à parte nós tivemos o privilégio em 2013 e tínhamos iniciado a razão móvel há pouco tempo de assistir ao lançamento não sei se estás Recordado
Diogo estás de certeza do do Ferrari lá Ferrari no salão de Genebra nós inclusivamente Eh pá Foi um momento memorável para nós porque nunca pensamos estar diante destes carros e a ver a revolução mundial do do dos carros e se a verdade é que H 12 anos esta parte eh seria pouco verosímil nós um dia conduzirmos um Ferrari lá Ferrari aliás naquele salão de Genebra Nós nem tivemos acesso ao Carro ficamos atrás das das das baias hoje e passou este tempo e não não parece algo fora de da das nossas possibilidades conduzir o novo f80
e ver se ele merece ou não todo todo o ódio nós inclusivamente temos alguns artigos na na razão automóvel não sei se a nossa Regi consegue H mostrar ou não onde recuperamos algumas dessas imagens da apresentação de maclaren p1 e eu lembro-me de de estar lá no cio e pensar isto está tudo a acontecer temos aqui a Ferrari e mostrar o seu melhor carro temos a McLaren alguns metros ao lado a mostrar também o seu o seu melhor o seu melhor carro e e e sobre volvido este tempo todo se o carro merece todo este
steit a minha opinião é que não mas gostava também de ouvir a vossa Diogo bem eu acho que temos que começar pela última frase do Miguel que é o eit tá todo nos comentários mas a Ferrari nem está nem para aí penso virada para oit porque a Ferrari chega à conta Bancária e tá com não sei quantos mil milhões de Furação e não vendeu mais porque o carro está limitado a 799 unidades porque se houvesse mais o carro é tão mal tão mau que escutou e no dia em que foi apresentado já estava escutado Sim
já estava isso porum que já já antes muito antes da Revelação pública já tinha sido já já os clientes todos tinham sido informados Isto é o que nós temos para vocês por Favor querem comprar ou não querem comprar Claro que sim quer comprar Aliás a Ferrari tem por tem por por hábito neste tipo de modelos mais mais especiais foi assim por exemplo com com os SPS Monza de selecionar alguns dos seus clientes mais especiais e basicamente enviar para a casa das pessoas um um uma caixa já com a chave do carro e e no fundo
com com um papel que diz apenas foi escolhido para poder comprar O o novo Ferrari pá Muito obrigado aqui está não sei quantos milhões mas acho que portanto é um privilégio estar estar nos nos 799 clientes que podem que t a possibilidade de comprar este carro porque certamente havia não são todas as marcas que podem escolher os clientes que vão comprar os seus carros Por isso acho que ISO diz muito do Poder da marca em si é sem dúvida que a Ferrari ISO quer que o Fernando diz é que a Ferrari continua a ter um
Hype gigante e que continua a ser uma marca super desejada apesar de dizerem Eu também Lio muitos comentários que morreu a Ferrari agora com isto um V6 no no num carro que vai substituir o lá Ferrari diziam a mesma coisa quando foi apresentado o por sangue portanto quer dizer agora agora vamos tudo bem Ferrari vendeu os o carro está executado não tarde vão começar a aparecer os carros que foram comprados a serem Vendidos se calhar para um valor já já estão a aparecer Eu já eu já vi um Eu já vi uma notícia H portanto
com com o F8 que já está a ser a ser vendido por mais de 3 milhões do que que aquilo que custava a slot Inicial O carro custa ou custava 3.5 milhões de euros antes de impostos e já há pessoas a vendê-lo por por mais de 3 milhões não sei como é que a Ferrari também reage a ISO se fosse escolhido e não compras não recebes a próxima Caixa em casa mas é péssimo Já Pensaram bem O carro é tão mau que esgotou e quem o comprou esses burros que compraram o f80 há um chat
a ganhar 3 milhões on é que já se viu eu prefiro orgulhosa amente conduzir um carro com motor V12 mesmo que não tenha ninguém a quem o vender mas H é um fact parte e agora isso eu queria inserir essa discussão que é É verdade que a Ferrari e o motor de 12 cilindros andam de mandade de estar na génese da da marca e provavelmente en Ferrari estará a dar Voltas no seu túmulo porque não quendo ser aqui agora agora vamos voltar agora vamos falar de automóveis Não agora já falamos do negócio correu muito bem
há pessoas a ganhar muito dinheiro mas falando de automóveis Faz Sentido um há pouco comentava com o Fernando um SUV ter um motor V12 um SUV da Ferrari e o su suum de todos os Ferraris o Ferrari dos Ferraris não o lá Ferrari porque esse nome já o esgotaram não podiam chamar lá Ferrari 2 faz sentido esse carro ter um motor 3 L V6 e é assim eu também gostaria de ver e um 12 cilindros ou outra coisa ou se calhar até mais mas pronto não não faz sentido ter mais do que 12 cilindros ou
não faz muito sentido mas mas acho que há aqui uma razão muito muito a Bugatti discorda a Bugatti sim mas a Bugatti pronto a Bugatti também não é um supercarro é uma coisa diferente ainda ainda tá num patamar acima do f80 Não direi se calhar Em performance ou em pista em nada mas pronto é outro tipo de de público ha mas aqui o vs acho que tem uma uma uma razão de ser parece lógica pelo menos primeiro é os motores que são que são estão a ser usados na Fórmula 1 e segundo foi o motor
que também é o mesmo motor ou é a base do mesmo motor que ganhou as 24 horas de alemã e e é por isso que e a ferrar sempre teve esta ligação muito Próxima à competição e e tenta que os seus carros expressem essa há uma ligação Clara entre os carros de estrada e os carros de competição e e acho que essa a razão pela qual eles optaram pel por um V6 mesmo tendo em consideração que ia ser alvo obviamente de muitas críticas e para mais pono falaste no Bugatti é um bom exemplo mas nós
acho que nunca vimos tantos novos motores V12 e outras configurações assim imag exóticas como a do Bugatti serem Lançadas em tão pouco tempo e como como temos visto agora se fosse no e na aon Martin com o valkir que fosse o o o gma t50 e pronto Houve aqui vários Várias Vários pequeno hipercarros que apostaram e ou seja Houve aqui uma glorificação da mecânica Nobre daquela mecânica mais nobre eh sem turbos sem nada rotações estratosféricas ó ó ó Fernando deixa-me perguntar-te uma coisa quem quem é que define que um V2 naturalmente aspirado v2t cilindr faltaram
10 cilindros 10 Cilindros mas a minha pergunta é ótima vão ver esperem só um bocadinho quem é que define que o motor V12 naturalmente aspirado é um motor Nobre e um motor v6 com com três motores elétricos e é é é é uma mecânica que que que não [Música] serve porque se aquilo que nós procuramos num num hipercarro é é performance é é rendimento que é que é no fundo aquilo que este é foi Tenta reclama para si H nós sabemos Perfeitamente neste momento uma solução rápida e acima de tudo muito eficaz para chegar até
até esses patamares é precisamente pegar no motor no motor v6 e acrescentar-lhe a ajudas elétricas só só o que é que essa solução não serve para uma proposta como esta deixa serve perfeitamente e e a justificação da facar é precisamente essa performance o carro ia ser ia ter mais potência seria mais fácil de ter mais potência com o V6 biturbo do que com o V12 naturalmente Aspirado eh e para mais temos um sistema algo complexo híbrido e pronto o motor é muito mais compacto obviamente é muito mais fácil de arrumar na dentro do carro eh
E além disso apesar de ser um V6 e não ser um V12 e estamos a falar de um motor que faz 300 cavalos por litro e isso é efetivamente notável tendo em consideração mesmo sendo um hipercar que tem de cumprir todas as normas antipoluição e pronto trita por uma linha Eh Ou seja o feito que este motor É um feito é um feito tecnológico Sem dúvida agora só a questão da nobrea do V12 há aqui razões históricas mas pronto e porque o o motor V2 é é o motor em termos de de Equilíbrio Ou seja
é o mais equilibrado que há em termos de de arquitetura também depois em termos de suavidade em termos de nobreza isto já vem desde os anos 20 se calhar do do do século passado ou se isto Foi estabelecido desde muito cedo por isso o V6 é é é o V6 é um motor desequilibrado Por natureza e também só foi criado no nos anos 50 pela Lancia ou seja há há aqui há aqui também um argumento histórico elétricos isto isto é e mas pronto temos aqui também a questão da física das massas no interior do seu
equilíbrio Mas esta é a resposta que poderá dar um engenheiro a resposta que poderá dar um aficionado é outra o que é que define se o motor é nobre ou não é o nosso ouvido e nesse aspeto o o f80 não tem a mesma nobreza que tem um La Ferrari e ainda bem que não continuaram com esta história destes nomes La Ferrari era o nome Bimbo nunca mais Acaba nome péssimo f80 tem ido recorda-nos os f40 os F50 aliás formos ao f40 também não era era um motor V8 e não era não era aspirado e
é biturbo e turbo leg ou seja Turbo à moda antiga não biturbo mas mas repara falamos disso e as pessoas e Pois é que Turbo leg ali à moda antiga só quem tinha a barba mais Riga conseguia dominar dominar o o carro Eu acho que está há um certo exagero no weit que existe relativamente ao f80 o carro é Soberbo é um é é um toda uma declaração de tecnologia por parte da Ferrari podíamos falar podíamos e vamos seguramente falar das Suspensões dos motores elétricos do do próprio prprio motor de combustão como o Fernando dizia
tem 300 cavalos por litro tudo aquilo é uma obra de arte de de engenharia mas depois o que é que conta no final do dia é performance ou exaltação daquilo que Deve ser um hipercarro e nesta matemática nem sempre complexa eu acho que a Ferrari fez bem em ir atrás da performance ir buscar algum algum algum não todo o seu Noal da da da competição e colocar neste carro depois leva uma cacetada gigantesca da as normas de emissões e normas antirruído e o carro pá parece um gatinho a passar nós às vamos pedir à Nossa
regico que que coloque o som do carro a passar e vou deixar aqui ao Diogo um uma análise do Som do som do car Aliás foi foi este vídeo que acabou por gerar mais ondas de críticas ao carro o Car wau não sei se estão recordados quando lançaram o primeiro vídeo do f80 teu um emoji de um cocó ao lado do carro Isto é um exagero caramba é completamente não é um são vários eentão nós estamos a estamos aqui a a ver várias realidades estamos a falar muito da questão do motor que é sem dúvida
a alma de um carro destes é uma questão central at no seu Posicionamento centr ex é uma questão central Vamos só ouvir este Central traseira Vamos ouvir um ok é este Exatamente é esse primeiro vídeo P é muito abafado Para quem para quem não está a seguir no no YouTube acabamos de ver o ferraria foi tentar passar numa numa de meta e ouvimos mais ruído aerodinâmica e dos pneus do que propriamente o ruído do do motor v6 analisando a teu pedido Guilherme analisando isto eu vou volar Novamente é grave é grave porque a tua cara
neste momento diog das do não não então que seja elétrico eh eu vou ser super polémico Agora se a questão é a performance que é a velocidade que acelera eh quão rápido chega aos 200 km/h e e pronto se calhar não consegu aguentar tanto tempo emou quase nenum e a Performance em curva e sim poris o peso seja o peso da bateria Será que a Ferrari está nos está a preparar para aquilo que vai apresentar no próximo ano Que é se o primeiro 100% elétrico do géo Ah o barulho esqueço ISO não é não nada
vamos a fazer aqui um carro comas linhas do mas ele não vai fazer barulho nenhum mas vai andar muito mas ISO depois acaba por ser uma mensagem contraditória que eles há bem pouco tempo estiveram a defender o motor V12 mas a ferrar vai apar o elétrico no próximo ano vai Acer com um carro que que o Diogo foi conhecer ao vivo Já sim aliás H falando do carro em si eu acho Que isto também é o Guilherme falou de uma coisa importante o nome f80 é um grande nome é um nome Espetacular e as linhas
do carro o o Manzoni o diretor de design da Ferrari conhecia o Flávio Manzoni quando fui à apresentação do dosi lindri que tem este nome assim diz lá novamente do CH cilindri muito bem que eu vi vários várias vezes o ouvi várias vezes o en Ferrari a dizer Esta palavra até que conseguisse dizer como como um italiano ou quase como quase Como um italiano porque nunca serei verdadeiramente um italiano a dizer isto sou português efetivamente e o ênfase que é dado um do cilindros pelo próprio Ferrari que está na génese da Ferrari é gigante e
isso porque por tudo que o o Fernando disse do ponto de vista técnico mas também caramba é um Ferrari pessoa liga um Ferrari compram comprou um carro p é um carro que tem um Som Nobre tem uma presença não só visual mas também e acústica mas espera lá quando tu Compras um Ferrari destes o que é que tu queres queres a experiência ou queres ter o oira máxima de perform o pacote completo é o Car que é a expressão máxima de performance e também a expressão máxima de sensações no campo das sensações de um ferrário
não agora não podemos parece durante muito tempo o f40 tem um motor V8 biturbo mas nós não mas é um carro que tem um som pá Fantástico f o F50 foram muito criticados naturalmente não Há há imensas restrições M forma mas deixa só contextualizar da mesma forma que a agora usou um v se porque H esta ligação toda à Fórmula 1 e a e à e resistência a resistência ao eec eh também o V8 f40 tinha uma ligação ao grupo B eh porque o motor do f40 é o mesmo do 288 GTO outro dos especiais
o Aliás o primeiro capítulo desta Saga também tinha o mesmo motor V8 o mesmo V8 biturbo e isso tinha a ver com o grupo B e até se formos buscar o por 659 tinham Seis cilindros com a mesma cilindrada do do ferrar porque estava dentro dos regulamentos do grupo B só po ou seja se vão usar um motor turbo só só pode ter esta cilindrada e pronto sim o próprio 959 era um especial de amolação portanto na verdade também o 288 GTO também era e depois o o f40 evolui a partir do 288 GTO e
Manteve o motor nunca eu nunca pelo menos na na altura eu era tudo bem que era um miúdo não me lembro de ler nada ou votos contra um V8 e não um V12 Não sei o quê eu aa eu ainda não era nascido não estou a brincar já era gera sim mas mas pronto e Mas falando de crític idade é um pusto críticas a estes modelos da Ferrari e por exemplo quando a Ferrari lançou o F50 que foi um modelo muito criticado eh mas aquil tinha um motor v1 derivado um Fórmula 1 e o e
e se calhar o F50 em matéria de construção até era ainda mais radical que o f40 tinha o motor o motor era basicamente uma parte estrutural do carro ou seja Servia de parte estrutural a suspensão Estava ancorada à Caixa ou seja o carro cresceu À Volta do motor é basicamente e mas o carro foi amplamente criticado não pelo pela as suas características técnicas Mas pelo estilo mas repara aí era impossível o qualquer sucessor de um f40 ia ser criticado porque o carro nasceu perfeito e sim eu concordo mas o o isto agora que ent entra
aqui o Design na acho que important porque há bocado falei do do do Manzoni não foi por acaso Continuamos com esta máscara preta no f80 temos o o 12 cilindros ou do cilindri que também tem aquela máscara uma inspiração do deiton ETC que ele tem um grande eh ele quer quer que isto seja uma grande marca do percurso dele enquanto enquanto Líder Design da Ferrari quer esta viragem e buscar uma um detalhe histórico que poucos conhecem a verdade H nós que estamos muito dentro disto é que olhamos para as coisas e percebemos Logo Olha tá
ali uma uma referência ao deiton e havia pessoas dizer o quê não é não é este carro ah ok sim faz sentido e pá com ou não sem referências aos carros lindo eu acho o carro fantástico Eu percebo que não há não é um carro de linhas muito H limpas Hoje os carros são tem tem tudo muito funcional mas também muito carregado e e visível tipo muito mais próximo de carros propiamente protótipos de competição do que propiamente de Carros sim tá tá ali basicamente eles estão a evidenciar mais o a parte aerodinâmica do carro ou
seja tu Consegues ver a aerodinâmica e não tentaram por simá esse trabalho dando um outro exemplo e da Ferrari o 458 para mim é talvez a melhor fusão entre necessidades Estéticas e aerodinâmicas que há porque tu não vês não não há propriamente assim elementos extravagantes aerodinâmicos extravagantes mas também não há um Compromisso mas também não há um compromisso com a performance como tem este carro independentemente disso ou seja Podemos até ir buscar o La Ferrari então porque o La Ferrari era um carro com linhas muito mais românticas estilizadas que que este que este f80 por
exemplo mas temos que ver ok então 10 anos depois o que é que temos temos e este carro contra o seu antecessor o lá Ferrari ó taco aaco estamos a falar de carros diferem e do dia para a noite Praticamente do ponto de vista das prações da dos tempos por volta de sim mas este Car normalmente representam o pináculo da Ferrari e o que e o que podemos esperar no futuro da Ferrari isso quer dizer que o futuro da Ferrari e agora falando sobre isso o futuro da Ferrari é dizer adeus aos motores de 12
cilindros Será que o então então lá está então então agora volta volta questionar Então porque é que puseram este motão neste carro mais uma vez ligação à Competição eu acho que tem tudo a ver com a ligação à competição porque faz parte dos eu percebo eu percebo mas se o objetivo não é dizer a Deus aos motores 12 cilindros para já porque é que fizeram um Ferrari que é o Ferrari 12 cilindros parece que é a última vez que vai fazer um parece que é o último dos últimos não é Ou parece Depois tem um
suve que o pai pode levar os filhos ao futebol e leva um V12 mas mas depois o o vizinho comprou Isto É um bairro muito rico atenção o vizinho comprou um Ferrari não sei quantos milhões que é o pináculo da marca e os filhos perguntam é elétrico não não tem um tem um 3 L V6 Ah desculpa não não percebi cada caso é um caso o te ou sen não podem mandar aquela boca que é ele tá no sub que custa um uma percentagem ínfima do preço que custa um f80 então o teu carro está
desligado pá masis acelera e diz olha Adeus tá bem lá está depois acelera a Mas isso é o mesmo é o mesmo argumento dos elétricos que é OK então e pá neste semáforo eu vou ser muito mais rápido do que tu porque na verdade no dia a dia das ninguém leva esses carros Estrada di acho temos analar rápid n estos que analisar a coisa casa a casa ou seja Qual é o objetivo deste carro e o o que é que quem é que se destina e ou seja cada caso é um caso porque eles não
estão ser PR ou seja estratégia bastante diversificada né porque eles agora Lançam isto com o V6 para ono vão mostrar um carro elétrico que se deverá ser um um GT qualquer e pá parece um ionic 5 sem sem desprimor para para o ionic mas eu também não estava À Espera da ferreri lançar um um 100% elétrico e aquilo que nós já vimos dos prototipos que andam em circulação mas é pá tens formas de testes é é de um Maserati qualquer que sim mas demasiado alto se me pedires assim Guilherme fo aliás podíamos fazer este exercício
todos Dizer assim olha desenhem um Ferrari e elétrico 100% elétrico seguramente que o desenho iria sair algo eh Desportivo com linhas de cupê ou de rster a Ferrari aí a a Agora tenho que dizer a Ferrari Aí está a ser super inteligente porque costuma-se dizer quem vai à frente ilumina o caminho não é e olharam para o que aconteceu com a Rac e pensaram e pá é melhor não irmos com muita ceda a pote nos hiper desportivos nos elétricos porque pode ser que essas pessoas não Queam dúvidas que um hiper carro elétrico da Ferrari não
ia ser um sucesso de vendas não tenho não tenho muitas dúvidas mas também percebo que eles querem algum volume certo mas não mas não não é comparável com a Rac esse mas eu mas eu eu acho que eles devem provavelmente querem algum volume por is é que não vão atacar um segmento super alto não vai ser um carro que vai custar três ou quro milhões certo mas se eles querem mais volume porque é que por Exemplo não não colocam uma uma mecânica mais pequena no no por sang não podem isso era o que mais faltava
daqui a pouco temos um mas é um argumento válido porque não não então vamos seguir a lógica vamos seguir a lógica dos nomes um f40 podia ter um V8 80 pode ter um V6 um por sangue não pode ter tem que ser um V12 não mas aqui a Fer dig eu não F tambm mas é Teoricamente o carro podia ter aqui um maior incremento em termos de vendas aliás se lançassem partir do Pressuposto errado eles não querem vender mais eles estão a limitar todos os todos os modelos porque não não querem nem podem sang tem
tem tem encomendas para C anos para aí pr eles não se eles quisessem vender o muito do por sang punham lá um o V6 ou V tinam um 2 l híbrido plugin com 300 cavalos não diaria 300 mas muitos cavalos 400 quá um 3 L plugin com com 500 cavalos pá tipo um olha pedi um motor emprestado a amazer não é boa Ideia mas pedi um motor emprestado não bom eles eles eles não emprestam motores eles criam os motores e emprestam aos outros diferente atenção que diga que diga a as e diga a Toyota não
é é é para falar de Fórmula 1 não não não é não é não é para Não é para falar mas nós estamos nos a queixar do do f80 e vamos exato mas mas vamos vamos falar dos dos dos números o carro pesa 1 Tonelada e meia já em ordem de marcha Não é um peso seco seco seco ou se tens que acrescentar para aí uns 100 150 Kg pelo menos ent kio eu estou à procura eu estou à procura dessa cábula que tens aí não encontro 2,5 2,1 segundos do 0 aos 100 do z0
aos 200 5,7 segundos velocidade máxima 250 km/h Down Force mais de uma tonelada a 250 km/h a preço antes de impostos a 3 3 milhões de euros é eu olhando para a ficha técnica adoro o carro olhando para o carro adoro o carro quando ouço o Carro a trabalhar é que nem por isso mas este é o único detalhe mas ah depois seguramente vamos falar do do do W1 eu não consigo não gostar deste eu adoro f80 eu também eu tenho eu tenho muitas dúvidas o o design a questão do motor pronto e é é
o que é mas H sobre o design eu acho que não é o que é eu acho que é o que tem de ser e aqui que o Desc corte do do Diogo é o que tem de ser porque não tem de ser um vos tem de ser aquilo tem que ser aquilo porque porque A Ferrari disse que era aquilo e tem que ser por causa da performa assim pronto e 30 por uma linha mas H mas o desenho lamento tá não consigo sinceramente assim do ponto de vista técnico sem dúvida este ver ser híbrido
é inacreditável estes números Mortais entanto os cavalos por litro nesta era esteticamente O que é que achas o carro e e já agora AD carro e já agora convido-vos também a olhar para dentro do carro porque também No interior há ali uma uma solução um bocadinho distinta porque esta configuração de um mais que que a Ferrari adotou para este carro com o banco do Contorno numa cor numa cor específica H ou seja a mostrar que o interior está completamente orientado para a pessoa que está atrás do volante tamb é acaba por ser aqui um bocadinho
eles não podiam p o condutor ao centro que ISO seria copiar a não é portanto mudar-lhe a cor do banco Eu acho que Isso é exercíci não é só mudar a cor do banco e é o banco Aliás o passageiro e foi mesmo prejudicado em matéria de o passageiro está ali por acaso por acaso mas mas isto tem uma razão de ser isto tem uma razão de ser porque o carro durante o seu desenvolvimento era para ser um monolugar e eles só só adicionaram um banco já numa fase posterior do do desenvolvimento e também Há
uma razão por isso que é mais uma vez aerodinâmica porque ao ter só um eh um Lugar vocês podem reduzir a a largura do do habitáculo do volume do habitáculo logo menos área frontal logo menos resistência aerodinâmica Siga para Bim e pá ninguém quer ter um carro deste para andar sozinho desculpa lá tu tu queres entra entra entra para vez o que é que isto anda não vais dizer Olha toma a chave mas olha Recando Recando no tempo o ma Clara nasf um também nasceu como um monolugar foi foi só durante o desenvolvimento que disseram
e pá mas eu Quero levar os amigos mete mete mais aqui Alguém Então pronto então leva dois neste caso até levou dois mas mas a posição era para ser central a posição Central já estava definida desde o início mas depois levaram dois porque havia espaço mas a Ferrari que tentou seguir a mesma lógica não pôs o o o o o contor ao meio mas arranjou ali um um um espacinho para levar alguém para uma viagenzinha curta ou se uma voltz inha a um circuito qualquer e pronto tá tudo Bem uma uma uma dúvida que é
naquele bairro rico de gente rica que estávamos a falar há bocado que toda a gente tem um V2 ou um V6 na garagem ou um V8 que é o não eu que às vezes parecem desculpem quem não está a ouvir às vezes parece caixas Dos comentários que é velosa uma ve outra pois di gente pá toda a gente a mandar carros para o lixo todos os dias de uma maneira impressionante nesse bairro de gente rica Se quiserem poupar 700.000 € compram um W1 O que é que muda acho que já não vão comprar também já
esgotou esgotou mas mas antes de passar para o w deixa-me só dizer tu falavas há pouco de cópias já não sei a propósito de bem bem de quê mencionaste a palavra cópia eu e e eu e eu toume eu sim aliás quem estiver a ouvir-nos até pode fazer rebobinar e houve algum e quando mencionaste a palavra cópia e eu tenho tenho estado aqui a segurar para não dizer isto porque sei que vai ser altamente Polémico mas tenho dizer é um lugar Ninguém está ouvir Isto é um lugar seguro isto isto é um lugar Isto é
um lugar seguro h eu acho que o que a Ferrari fez foi copiar a onda ar basta basta recordarem com 10 anos de de delay pegaram na receita do Honda NSX de segunda geração que tem um motor V6 biturbo e tem em três motores elétricos e disseram assim agora vamos fazer isto não para custar 200.000 € mas para Custar 3 milhões de euros e vamos aqui adicionar camadas de tecnologia e de exclusividade e de performance e o que é que aconteceu a onde NSX de segunda geração que tinha um motor v6 que tinha três motores
elétricos foi um autêntico flop de vendas ninguém gostou ninguém saou esse carro porque ninguém conhece e por acaso também acho que foi apresentado no salão de Genebra de 2013 porque aquilo teve imensos prot não não estás muito andar muito para trás Aliás O one6 teve um problema chamado Ford GT porque quando o Ford GT foi lançado e Foi uma foi uma surpresa ninguém sabia que ia ser lançado um forte GT foi no salão de Detroit 2015 16 já não me lembro bem e realmente um dos últimos ches de Detroit com alguma relevância sim e a
Ford basicamente comou o espetáculo todo porque a onde ia queria fazer um grande aparato com o NSX chega lá forte com um GT que ninguém conhecia e o GT roubou Todo deixa-me deixa-me só dizer que eu Eu recordo recordo Não me recordo os anos já passou mais de 10 anos mas recordo-me perfeitamente de a onde Andar com o protótipo de salão em salão houve muitos protótipos sobre o sucessor do do NSX um um dos quais até tinha um motor V10 que com o motor dianteiro V10 que e acho que chegaram depois a correr com ele
estranho houve um protótipo do motor V10 sim houve Eu recordo por acaso Sam não fal até chegaram fazer depois um Car De competição que correu acho que no Japão mas posso estar pronto estou a esticar a memória agora mas pronto houve muitos protótipos até chegarem à configuração final deixa deixa-me só dizer isto o Ferrari f80 é uma cópia do on NSX e pá isso isso é só é só mesmo para Bota Fogo Bota Fogo Ok vamos falar do ponto de vista cadeia cinemática não vamos falar do ponto de vista nem do estilo que é mesma
cois hã cadeia Cinemática cadeia cinemática Vamos falar vamos falar do estilo fórmula fórmula a fórmula três motores elétricos a caixa dupla embraiagem motor v6 só falta uma co Central o o Ferrari tem mais dois motores elétricos adicionais nos turbocompressores que é a primeira vez é sim mas não estão ligados não estão ligados Como estava a dizer ao Diogo à cadeia cinemática portanto não conta é é só para acabar ali com o leg e para ter uma curva de Binário um bocadinho mais Optimizar a entrega agora h eu acho que isso isso isso isso é um
estou a esticar demasiado a corda estás a esticar eu acho sabes porquê Porque eu acho que há ressentimento na na Ferrari por tudo o que on fez em relação à onda porque na década de 90 a onda deu uma tareia de meia noite este podcast tem o apoio da onde desculpa não falar em apoio quem é que apoia este podcast pisca-pisca o portal de usado há Ondas no pisca-pisca Há muitos ondas no no pisca-pisca Há algum onda NSX de segunda geração Olha não sei mas acho que não se vendeu na Europa o carro podem ter
importado o carro e estar a vender em Portugal temos que procurar mas não sei mas quem nos está a ver pode mas há 50.000 passar pode passar no no site do pisca pisca onde encontram mais de 50.000 automóveis usad e muitos deles certificados e e um deles pode ser um Ann SX segunda geração na verdade é o Ferrari f80 mais barato que podem comp segundo o Guilherme pá mas por favor não façam aquilo que que nós tantas vezes encontramos pelos Facebooks e Twitter desta vida sobretudo vindo dos Estados Unidos que é para colocar um logo
de outra marca no no num carro vocês estão a par deste fenómeno tipo sim sim teslas Model 3 com o o log da onda e a dizer Civic a Engraçado eu acho que é pessoas B mas deixa deixa terminar ferrar com log ondas com logo da ferrar deixa-me Continuar a revisitar deixa-me continuar a visitar a a a história do automóvel e desta rivalidade que eu estou aqui a criar entre a Ferrari e a onda já vem nos tempos do cena Podemos até podemos andar para trás mas em carros de produção a onda e nós temos
um artigo Espetacular escrito na razão automóvel sobre isso na década de 90 deixa adinar foste tu que esc fui eu que escrevi fui eu que fui eu que escrevi a A ona deu uma Valente de areia Na Ferrari na Ferrari em todos os construtores praticamente quando lançou o Honda NSX porque fez um super carro acessível fiável com a posição de condução no sítio certo que se comportava bem que teve o toque eh de um Semideus que foi Air tan cena e tudo aquilo que eu possa dizer sobre o onda NSX não faz juz a todo
o desenvolvimento tecnológico que aquele carro teve desde a utilização do do Alumínio e na sua estrutura Hh a obra de arte que foi aquele motor o vtec o vtec o primeiro o primeiro vtec Aliás o primeiro carro representado pela Ona aquilo não andava sim não tinha V tinha vtec e depois eles puseram o vtec ele e já era totalmente diferente e eu acho que a Ferrari não se esqueceu e disse assim OK então agora vamos fazer o f80 vamos ver o que é que eles fizeram no ando NSX e vamos aplicar neste carro o que
que eles fizeram nos não nos anos na na segunda década dos anos 2000 Isto É um exercício Isto é um exercício praticamente eu vou ser cancelado eu vou ser cancelado Muito provavelmente vou ser cancelado eu espero que saia uma notícia sobre este podcast na razão automóvel naturalmente porque ninguém publica notícias sobre aquilo que nós dizemos aqui que nós o que tememos aqui ninguém não interessa a ninguém a dizer o seguinte eh e abre aspas Ferrari f80 é uma cópia do NSX eu eu vou eu vou mais longe eu posso fazer um artigo de Opinião sobre
isso não eu vou mais longe mais longe e surgir Até que esse seja o título deste deste podcast e e antes antes de começarem antes de começarem a dizer o Guilherme está louco Vejam o episódio completo caso isto seja transformado num reels porque eu justifiquei a minha posição Isto vai ser transformado no sim e era um TR e é um 3 L V6 que não 3.5 3.5 não não o 3 L V6 na na Ferrari ex o f80 que Vai até às 9000 rotações o também a copiaram vtec é não sei não sei qual é
que é o regime máximo deste motor realmente este da ferrar Isto vai então bocado o valor o é é noss antos cavalos já às é 8 o corte é às 9 corte corte é às 9 mas o p é um bocadinho antes é 8750 a potência é 8750 e ao contrário dos vtex tem binário porque ter lá os mos elétricos ninguém ninguém retira este F8 o o o título de muitas coisas desde ser uma cópia de NSX isso já aqui Neste podcast foi dito e não pode não podemos voltar atrás está dito acham que isto
vai chegar à Ferrari este Eles vão eles vão reunir atenção que eles ficaram com os meus dados a última vez que eu lá estive portanto podemos aqui estar perante uma situação complexa e os italianos não brincam em serviço por isso é que eles têm o por sangue o carro tem uma mala maior do que a dos outros para vocês sabem PR já viram os filmes da malf Alan H sem comentários mas o f80 é um carro que também ninguém lhe retira o facto de ser o Ferrari de estrada com e com mais com maior potência
e por litro portanto na verdade e é um carro que tem que preenche muitas eh eh como é das caixinhas não é eh ou seja c e também tá escutado como muitos outros super hiper mega carros que toda a gente acha que ninguém vai comprar porque custou milhões mas há um bairro qualquer onde vivem todas asas pessoas e estes carros Quando chegam são apresentados no final da apresentação ah é verdade está escutado posso posso só dar aqui um uma exceção à tua à tua regra que tá tudo escutado já fal já sei o que é
que vais dizer eh O que é que não tá escutado no mundo dos hipercarros o Gil os hipercarros elétricos o a Rac aa não consegu vender os os neveras todos era oav P dizer sobre a lotos que só T uma produção sem memória não falha de 150 evas ou como é que aquilo se chama ainda Não os conseguiu vender todos a Ferrari lança 799 carros a 3 milhões e não sei quantos mil euros de preço mais impostos mais impostos e tá tudo esgotado a McLaren nem sempre tem sucesso nestas nesta nesta demanda de encontrar clientes
para para os seus carros mais especiais também esgotou logo 400 carros a Bugatti também esgotou logo de o turbilhão Quanto é limitado São 350 caros 3 e o preço tendo em conta que o n metro bilhão deve ser uma loucura isto é Uma isto agora foi uma uma analogia com os relógios desculpem Eu gosto bastante relóg pre são 3.8 milhões antes de impostos é mais mais caro do que um f80 mais caro do uma clw mas naturalmente um bato e tem outro tipo de pretensões pergunta acham que a McLaren viu isto e pens Pou nós
vios tempo dentro do nosso carro a 3 milhões achas achas que é muito baratinho do 2.1 milhões Mas paraar uma coisa o W1 é limitado a 299 unidades a Ferrari faz 800 carros vende tudo na tipo ali olha vamos fazer um carro tá vendido PR é que há o dobro há o dobro de f80 de face à McLaren McLaren só faz 399 mas sabem mas sabem que isso é um tema porque eu eu estes dias estava a ouvir um um um podcast com o Zack Brown e pá que que é um tipo que eu apci
genuinamente acho que é uma personagem bem bem engraçada para tem um conhecimento sobre a história do automobilismo inacreditável tem uma Coleção de carros incrível h e ele falava precisamente isso ele estava a dizer pá eu não percebo como é que o macar np1 não não valorizou mais E desde que foi lançado olhamos para lá Ferrari e vemos um um fenómeno de valorização pá brutal o carro agora não se encontra nenhum carro usado por menos três 3 milhões e meio uma np1 usado custa 1 Milhão e 300 1 400 mas mas do ponto de vista mas
mas do ponto de vista técnico o P1 era tão Bom aou melhor mas mas falarmos de uma clara nf1 já é totalmente diferente ess está nos 20 milhões paraa N1 vamos vamos só reparar na diferença eu acho que nós já não nos apaixonamos pelos números como nos apaixonáveis o carro mais rápido do mundo hoje um carro e nós vivemos inados pelos números não consegue criar o mesmo efeito uau e e temos o agora o Gordon Murray também a lançar o seu sucessor do do uma clara F1 O problema é que agora Estamos inundados de números
completamente normalizou os números foram vulgarizado a partir do momento nós temos elétricos com or bem Pronto 100% elétricos claro que foi de género potência cavalos motor a partir do momento que temos uma marca que faz telemóveis aou lançar carros com mais de cavalos uma marca que faz que fazia telemóveis agora faz faz telemóveis carros e outras Coisas is sim mas Pronto foi para para se perceber logo que eu est agora introduzindo já acho que Devíamos falar mais do McLaren W M Agar agarra-te essa ideia do do F1 e do do passado porque eu acho que
é um é um eu acho que é um bom uma boa coisa para discutirmos por acaso e um bocado naquilo que o Fernando disse há pouco que não disseste mesmo quando eu falei do NS então deixa-me então deixa-me lançar uma quero dizer uma coisa já já Lanças agarra já segurei queria dizer só uma uma nota o F1 era um lá está um carro que tinha e uma performance fantástica um carro com uma leveza extraordinária feito por um Mago da dinâmica o gord Murray e da aerodinâmica e da condução e não tinha não tem esta panaceia
visual todas as gerada por isso é que é lindo nes carros mesmo pronto e lá está mas convenceu não é só fazer isto é mais um exemplo mas convenceu Elan musk que teve um foi que teve uma Clis vendeu para comprar para fazer elétricos não foi ele ele teve um ele teve um h um vídeo ele vendeu não foi para Ah cara não foi não foi para comprar o pay Ach foi para comprar um Foguetão uma coisa assim eu acho que ele comprou investir no Paypal comprou depois de receber o dinheiro da venda da venda
do PayPal exatamente como pode então até ela que é provavelmente a pessoa mais racional em tudo o que é Tipo não em relação à aquilo que ele usa vocês Qual é que é o carro que vocês conhecem que ele tem agora Model deve ter para aí um Model Y ou Model x ou uma coisa ou se calhar agora tá todo contento at invent um carro nem tem nem eu estou a dizer estou a dizer estes suvs porque ele tem tipo 11 filhos até o homem que quer acabar com a a mobilidade individual quer colocar toda
a gente em autocarros eh que andam sozinhos de um lado para o outro e ou em carros que nós Não podemos tocar nem volantes nem pedais porque eles não existem até esse homem no dia em que fez algum dinheiro o que é que ele fez comprou uma clara na F1 Eu também comprava Eu também comprava também estou a pensar estou assim o que é que vou Qual é que é o meu próximo carro mas depois a minha mulher lembrou-me que que nós queremos ter uma família de quatro o carro só tem três lugares não tem
Fix não bagageira o carro até até bastante até bastante Prático mas foi foram esses os únicos problemas o próximo próximo carro Va eu há pouco estava a pedir para vocês h o o o primeiro o primeiro carro do filho do Diogo é 100% elétrico o carro aqu ele é assustador o carro anda sozinho um carrinho daqueles de empurrar sabem que eu estou a falar o carro tem assistência elétrica eu gosto tanto de elétricos que o meu filho Nem um mês tem já tem um carro elétrico Pumba isola Pedro isola isto agora e Agora vamos cancelar
este senhor para o resto da vida não não chamar ser pcj ou uma coisa assim no podcast guilerme só quero dizer uma coisa muito pequena quero o os elétricos estão a correr mal no que diz respeito aos hipercarros terá sido por isso que a Porsche ainda não mostrou a versão de produção do Mission x porque nós estamos a falar H há 12 anos nós falamos da Santíssima Trindade McLaren Ferrari e Porche e agora estamos a falar de McLaren Ferrari e a Porsche é Uma dúvida será que vão lançar eu acho que sim eu se tivesse
de mandar aqui dinheiro para em cima da mesa eu acho que a que a pors tem algures lá qualquer coisa preparada para lançar e com motor de combustão e só não lançou o mission x porque versão de produção que vimos vários e já muito próximos daquilo que nós olhamos e pensamos isto está muito próximo de um carro de produção porque vi u e se calhar Isto é C demais não sei acho que vou mais por aí se calhar estão A repensar esses planos de já lançar o mission x e mas o carro o pró que
nós vimos estava para mim aqu aquilo já estava muito muito muito muito próximo da produção e agora especulando Hum E E eu acho que ia ser lindo de ver e do que é que nós íamos dizer aqui nesta nesta mesa e a Ferrari e Desculpem a Porsche não lançou o mission x e neste momento foi buscar à prateleira o motor v4 do seu lmp1 e vai lançar um hipercarro com motor de quatro Cilindros híbrido plugin então aí aí queas caixas de comentários uh vamos vamos pensar o carreira GT o carro era GT antes deste 918
o que é que ele tinha tinha um motor de competição que estava numa prateleira para um projeto alemã que entretanto foi cancelado e eles foram buscar o motor V10 agora não de um carro que foi cancelado mas sim um carro deixou de poder participar na nova categoria do do eec e já imaginaram bem ver um um carro com motor v4 hipercarro Não era Gir Diogo não estou a imaginar não estou a imaginar ou seja vamos ver estas marcas a lutarem quem é que consegue lançar carros mega com cilindros e depois depois e depois aparece sei
lá alguém com Olha eu tenho um motor de dois cilindros não temos alexos com os três cilindros do G um um um hipercar um hipercar rapais não um motor sem cilindro agora já estamos a a dizer a Deus a cilindros chega uma Altura em que dizemos Ok pare inevitável eu eu acho que eu estou uma questão a não acho que isto não é uma tendência de tirar cilindros é o que tem de ser não é tem ser Provavelmente o próximo até poderá ter novamente 12 ou oito dependendo do imagina o as pessoas que compraram o
f80 eh E daqui a poucos anos porque a Ferrari pensa e pá fogo Isto foi Mita fácil fazer estes 1 milhares de minhões todos vamos lançar já um carro daqui a Trê ou quatro dinhos Mas vamos fazer um v eu não sei isto agora acho que vai muito depender do eh não só não só sei lá da da da regulamentação da regulamentação de mas o mercado O que é que que que vai ditar não só na competição mas também na na indústria né porque pelo menos na Europa a coisa ainda está a ser um bocado
estranha h para variar exatamente mas não vamos entrar em temas de outros não não vamos entrar em em temas mas mas Temos que compreender que isso também afeta o que é que eles poderão estar a planear para o futuro não é sim mas temos que ter sempre em mente que estamos a falar de carros com com séries de produção eh baixas sim mas isso isso também tem que tem que ser levado tem que ser levado em conta isso só e vamos ser sinceros e e v eu tava a ser sincero quando disse que o NS
o f80 é uma cópia do NS para acabar com a com a conversa do do f80 se se a Ferrari quisesse ter Lançado este carro com motor V12 tinha eh tinha lançado é tão simples quant isso é sim o motor v22 que tá no cilindri cumpre regras emissões dia de hoje especificação não sei se para um carro desse com muito mais potência e mas mas estou estou estou certo que os os engenheiros de de de mar anel iam encontrar uma solução qualquer para fazer isso viável se a Ferrari quisesse tinha tinha avançado por esse caminho
não tenho tanta certeza assim Muito Sinceramente não não não para mim não é líquido que a Ferrari se tivesse optado por motor V12 conseguisse com este peso e com as normas de emissões conseguir o nível de potência e de performance que conseguiu atingir com este motor v6 biturbo com a ajuda de três motores elétricos para mim não parece que fosse exequível Face ao quadro regulamentar acho que aquilo que nós temos aqui foi uma decisão da Ferrari dizer Face às regras do jogo Qual é a maneira que nós temos de fazer o carro mais rápido da
atualidade Num circuito e a forma é esta e espetaram lá três motores elétricos estar-lhe um motor v6 expar dois turbos Ainda foram buscar mais dois motores elétricos para para os turbos ainda puseram mais um sistema elétrico para controlar a suspensão que não tá ligada por nenhuma barra de torção foram buscar tudo aquilo que tinham conseguiram lá meter dentro agora faz isto bonito espeta o logotipo Da Ferrari e mete a 3 milhões Puma 799 unidades vendidas portanto eu acho que isto quer queiramos quer não tenha um bom som ou não é o nível máximo a Apoteose
máxima de um hipercarro no ano de 2024 se eu gostava que tivesse um melhor som Sem Sem dúvida nenhuma se não gostarem tem o o McLaren w que tem mais dois cilindros e e que também é um é um carro na falta de melhor palavra do caraças em termos em termos Estéticos quem acham que ganhou ganhou esta esta guerra para começar maclaren ou Ferrari conta-me tu eu aqui eu aqui ia para a maa mas mas eu eu eu também ia para a McLaren mas mas deixa-me só dar aqui uma reserva eu acho que tanto o
f80 Como como o W1 eh eh estão abaixo dos seus antecessores eh tanto do P achas o W1 menos interessante estaticamente claramente e claramente mais uma vez a McLaren decidiu decidiu seguir a um Pouco a via da Ferrari ou pronto Ou seja a questão é é possí expressar pessoalmente melhor a capacidade aerodinâmica da Mas é possível seguir outro caminho e e e e garantir e claro que é sempre possível garantir o rendimento vantagem a vantagem da aerodinâmica e do e no design é que tens várias soluções para mesmo problema eles decidiram seguir esta que é
um carro com com aspecto mais mais funcional e do que se calhar estilizado como vimos no por Exemplo no p1 e o P1 também era um era um monstro aerodinâmica aquilo eu não se não agora não me recordo dos valores mas também era um monstro aerodinâmica só que tendo em conta até o o designer eh o só o senhor Frank stefanson que desenhou o o o o P1 que ele que ele que ele tem dá uma importância particular à estética e mas o segredo é conseguir casar essa estética ou o que ele pretende atingir do
ponto de vista estético com as Necessidades aerodinâmicas do carro e acho que ele conseguiu um excelente trabalho com o P1 enquanto este W1 parece que está a meio caminho entre um cena o mataran cena obviamente e e o P1 ou seja e não é tão H abrupto Como como o cena que aquilo o cena o cena não há cones Parece que foi desenhado só por Engenheiros basicamente ex e e e o enquanto o pu é muito mais especializado acho que o W1 tá ali mais ou menos a meio mas confesso Que não consigo não consigo
olhar nem para o W1 nem para o F8 e ver uma uma algo que seja tudo coeso e harmonioso e e e acho que também a nível de proporções ambos também falham um bocadinho mas pronto e É opinião é a tua opinião eu acho que o W1 tem soluções muito interessantes do ponto de vista aerodinâmico lá está mais uma vez nomeadamente aquela asa que pode estender até 300 MM que faz um trabalho eh completamente inesperado Na minha Opinião tava a espera ver aquilo e que e que é sem dúvida um ponto alto do ponto de
vista tecnológico mas lá está eu concordo com o Fernando estamos sempre a olhar para as coisas do ponto de vista dos números e estes carros são aparentemente desenhados mais por engenheiros do que propriamente por eh designers que só estão preocupados em formas fluídas limpas um bocadinho a como tínhamos no lá Ferrari a o P1 quer queramos quer não é muito mais fluido do Que este W1 e o que se vê passar 10 anos é que estes carros são agora praticamente um um exercício de olhem para mim eu sou um tenho um poder de Force brutal
é túnel de vento só exatamente e e sou esculpido literalmente não pelo vento mas porque se fosse esculpido pelo vento era era uma coisa assim limpinha mas sou eh esculpido pela vontade do dos Engenheiros e em mostrar o que é que sabem fazer sim o sim o nome do jogo é Down force é capacidade de curvar isso exatamente pronto e e que lá está pronto eh muda completamente eh Uma Geração de de Hiper carros quer queramos quer não e quem nos está a ouvir nós estamos a viver um novo momento de vir aag industria automóvel
sempre que eu acredito eu sou eu acredito nisto sempre que chegamos a este ponto entramos numa nova fase porque estas marcas relativamente ao automóvel em si não estamos a falar dos carros que lá Está Estamos a falar dos aqueles bairros onde vive pessoas dinheiro não é nos nós que nós para nós Isto é eu quero muito conhecer esse bairro para nós isto nós estamos num podcast a falar sobre isto eles estão a conduzir os carros H Imaginem isto deixamos uma nova fase alguém num num Ferrari f80 ou ouvir diste enquanto conduz um Ferrari é fo
e para o carro à porta de um stand da onda e diz o quer é aquele osado que ali está não ele tá-se a rir é do que nós estamos A dizer ele tá Ah isto tão mau ai deixa-me limpar as lágrimas pelo mal negócio que eu fiz terrível tem aqui uma pessoa a oferecer mais 3 milhões mas o acho que vou recusar o dinheiro não é tudo não nem trás felicidade eu eu ia eu ia pergun lá não disseste isso e não não eu ia lhe perguntar Consegues dizer isso em terri e ele mas
nem nem CONSEG Não claro que não coisa que que que é que que é impossível de ignorar são os números do Do que o que o W1 também traz para para cima da mesa porque são registros incríveis h5 cavalos e 00 cavalos por Tonelada para vocês aí em casa que nos estão a ouvir ou no carro ou onde quer que est tem mais cavalos do que o Ferrari tem mais cavalos que o Ferrari mas para para se perceber o que isto é em termos de relação peso potência era como se nós pegássemos no ma da
mx5 e lhe colocássemos nov C os cavalos É mais Ou menos diso que estamos a falar e e e pensar nestes números desta forma pá é inacreditável e nunca tinha pensado assim porque porque é absurdo porque nós agora por vezes caímos no ridículo de ler 1275 cavalos e deixar tudo isto muito normal mas mas quando Ah o meu pai tem um Tesla Model S pled que tem isso não sei quê e pap Ferrari ali no semáforo meu primo tem um um Ibiza com não não não não não vou não vou por aí mas quando colocamos
os números em Perspetiva e mas mais uma vez esses 900 cavalos por Tonelada eh temos que ter em conta que este PS é seco também ou seja tens que acrescentar para aqui uns 100 kg e pá ó Fernando já estamos naquela fase em que 100 mais 100 kg menos 100 kg isto pois mas que as marcas de supercarros têm est Mania o número real então será 800 caval mas mas então mas vejam vejam então olh vamos fazer uma coisa vamos olhar para o f80 e para o W1 Frente a Frente temos Especificações de um lado
temos um V6 híbrido 3 L que é o tal carro que copiou NSX de segunda geração uma clar nw1 que é um V8 híbrido com 4 L ganhamos mais 2 cilindros e mais 1 l de capacidade peso e aqui eu fico e pá PSE Então mas temos um motor maior temos e temos um carro mais leve porque o ferrar é F pesa 1525 kg e o W1 pesa 1399 kg são são são são 126 kg de diferença Eh Ou seja em em termos de peso a seco é a diferença entre um carro ou seja Isto
é o p o W1 Eh com líquidos com condutor etc fica com o peso do f80 sem tudo isso basicamente o que se o objetivo é estarmos a medir H eh forças em pista porque isso é que temos por isso é que por isso é que fizemos um B6 3 l não sei quê H isto nem sequer faz muito sentido faz faz faz faz faz um bocado sentido porque a McLaren tem sido tem sempre conseguido apresentar os carros mais leves neste neste nicho de de super carros mais Rápidos eh mais rápido não sei se é
esquecemos de um pormenor técnico no no ferrar tração o é o primeiro Ferrari destes especiais a ter atração às qu enquanto o Macara mantém a atração traseira é por isso que Ger a 100 há esta diferença exatamente E H essa discrepância grande Sim mas mas 2.15 contra 2. mas isto já aconteceu com o P1 e com o la ferrar o P1 era mais leve entre o Artur e 296 o Arturo é mais leve ou seja a Macara nesse aspecto acho que Tá um patamar à frente de todas as outras sabes porquê Porque a Ferrari tem
o peso da história eu desde que sou pai só faço piadas estúpidas ass tem o peso da história bonito isto está caminos tortuosos as pessoas já ninguém nos está a ouvir a esta altura já vamos com 40 e tal minutos de de Podcast ou quase mas olha para quem nos está a ouvir tenho que tenho que recordar que este autorádio conta com o apoio do pisc Pisca it o portal de usados onde vocês podem encontrar o vosso próximo carro mas H inclusivamente Ferraris que eu já tive lá à procura e e e McLaren McLaren também
deve encontrar lá Há muitas Há Há muitas peças engraçadas Então olha vamos deixar um desafio que é encontrem um o Ferrari que mais que gostam mais e partilhem num comentário esse Ferrari e nós e nós vamos tentar conduzi-lo Hum Estou a elevar muito estou a atirar não não já já foi fo is é é o limite desde Se for um f80 se por acaso cheg Se por acaso um f80 for parar a ao ao pisca pisca porque não tarda tão a chegar ao mercado portanto certamente que a 5 milhões de euros ou a seis nós
vamos conduzi-lo porque tu estás na tua greve de de pronto contra a Ferrari por ter copiado NSX e tu vais NSX de segunda geração que no fundo é o mesmo carro só não até para C de primeira até posso ir de primeira geração acho que preferia a primeira mais F8 não percebi por que é que é mais fiável o NX segunda geração Ferrari f80 Ah não vou não não não vamos não vamos vamos avançar olha lá ainda podemos ainda podemos Meter aqui à mistura Ah e tal e 3 milhões 2.3 milhões e os carros que
têm motores elétricos que chatice digas que vais que vais falar do adamas e Pumba o português chega a esta mesa onde nós tínhamos um italiano um italiano inglês e um e um Agora sim agora é uma piada e Potencialmente um alemão que ainda não e um alemão e chega ao português e diz assim pá esqueçam isso ah A damastor Fúria e depois tem tem vamos falar mesmo sobre isso vamos vamos custa metade custa metade ponto número um é uma pinche ao pé deste é mais raro mais raro sim vai ser são 60 unidades sim vai
ser portanto muito mais raro do que um ferrar f80 e posso dizer uma coisa eu ia e sem grande peso na consciência com um a dam stor Fúria para Um track Day já com o Ferrari f80 devido aos valores que estão envolvidos talvez não fosse com o mesmo à vontade sempre que chegava por exemplo ali na reta do do estril à marca dos 300 m hum se calhar vou travar um bocadinho um bocadinho mais cedo do que estava à espera porque os valores são diferentes e depois tenho as Peas eu não se aquelas pessoas moram
Ali no bairro do coiso queir do coiso se estão preocupadas se o carro custa 3 milhões F desse bairro é um bairro tramado é um bairro tramado é um bairro tramado isto e depois é normalmente é o bairro que quando apresentam os preços é o mais impostos e eles mas qu quê Mas qual quê 3 milhões ponto final h o o Portanto o Fúria importa dizer Ok estamos aqui a brincar mas importa dizer que não é tá para brincadeira não é que não é uma uma pincha também são 1.5 mil milhões não é um hipercarro
é um super Carro a potência também 650 H proveniente de um proveniente de um de um V6 bituro da for for da forte H agora há uma coisa onde este sem motores elétricos sem motores elétricos e e também com sem nada porque aquilo é é essencialmente um track Car sim super leve e e em pista é capaz de pelo menos dar luta O que é que acha eh não sei repara o frr f80 eh pode ser mais pesado mas centração às quatro aqu aquilo fez menos 3 segundos em fiorano que o e e e Tem
o dobro da potência e os zer aos 100 fazem 2,15 contra os 3,5 do no super carro português z0 aos 200 não temos mas o foi tentado ter um modo o modo Eco em que só usas metade da potência mas aí Já estás a iniciar o jogo aí dá para equilibrar a coisa e já agora levas levas também a mala também toda cheia que acredito que ela deva ter algum sítio para meter alguma coisa com pedras também lá para dentro mas era Gir fazos um tir tiras e levas os pneus com metade Do performance o
Bob um saco de pedras ó meu Deus nós chegamos mas Guilherme quer Qual é que era a tua a tua sugestão diz queris fazer um comparativo um comparativo entre o ferrira e f80 e o Adamastor Fúria e no autódromo de Portimão era lindo nós conseguimos fazer isto po nós vamos sair deste auto rádio com uma série de desafios de promessas não eu não fiz a promessa disse que era só E assim se não cumprirmos nenhum aa Bem Já estamos no final porque P vão vão nos cobrar isso ainda bem que já estamos no final porque
se isto se adianta eh ou se isto aliás se isso continua tu começas a prometer sei lá daqui a bocado H eh não sei vamos conduzir um 33 Estrada alguma coisa assim vamos não sei pá compr compras uma mazar até mc20 que ou arranjas uma azar até mc20 que é mais barato é mais sucessível e conduzes no 3 é a mesma coisa conduzir no 33 estadal olha vamos meter qualqu coisa no no Nosso Instagram sobre sobre esse masati que eu tive agora com a versão GT3 do g do masati Olha isso sim do Mc falando
Falando em barulho e olha vês e e ninguém se está a caixar estou Netuno não sim mas estes carros de GT3 tem pá ao vivo são impossíveis mas era o GT3 mas competição ou como é que agora esqueci-me é o mc20 é stradal é que se chama esta versão mais Ah agora lançaram uma versão nova sim sim sim sim sim não me recordo do nome mas sim eu Sei o que que estás a falar que é que é inspirada no modelo de competição e pronto eu eu vi o carro ao vivo liguei-os e Vou partilhar
isso no nosso Instagram não Arranquei com o carro não me deixaram não se meteram-se à minha frente não percebo Porquê não devias ter dito isso guilher devias ter colocado no Instagram mas pode ser que nós vinhamos a conduzir o vinhamos a conduzir o o carro bem agora que já diria que podemos encerrar já já falamos na no regresso da Santíssima Trindade já falamos no português a da mastor Fúria e no dnsx Mas temos que chegar a uma conclusão Desc falamos no on NS é o f80 é ou não um Digno sucessor Já chegamos a do
on NSX eu eu não acredito que ia responder isto de forma séria e apanhaste e lamento imenso quem nos está a ouvir Porque neste facto este daqueles podcast não se aprendeu nada não aprendeu-se o f80 é uma cópia Ainda bem que se aqui o Fernando pelo menos deu alguma dignidade A isto e um contexto histórico eu posso responder à pergunta eu eu acho que eh tendo em conta o que a ferrar tem mostrado historicamente neste neste nesta linhagem acho que é um Digno sucessor se tem é consequente é consequente olha para para a fórmula 1
e espeta lá aquela agora se tem os ingredientes que eu que eu gostaria de ver não mas eu compreendo o que que eles quiseram fazer porque é isso que eles fazem a cada a cada a cada e nós não Somos clientes lá R nem nem clientes enz nem Client 50 Só não sou porque não me mandaram a caixa sen comprava Olha o só uma nota o mazara é GT2 stradal vês não falhei eu sabia que era é É sim porque eu estão a ver aqueles Miúdos quando ficam a olhar para os carros tipo embasbacados ainda
me acontece isso nas apresentações e eu espero não perder isto não começar a normalizar os os carros que às vezes na nas caixas documentárias parece que Normalizamos isto tudo e quando eles destapar o o carro eu era para ter gravado o facto de estarem a destapar o carro mas estava sim olha paraque e esqueci-me completamente mas registei nestes momentos que não que não posso partilhar ainda não há daqueles óculos com com as com as camaz tenho que comprar eu sei que há mas tenho que comprar mas não tenho falta de uma marca que começa por
r e e acaba em Ban em parceria com a Metamente bem não é dos leitões tanto tant é pá termina isto eu quh senhores já vamos a conversa já vai longa e acho que nós temos só de fazer o agradecimento a ao ao ao pisca-pisca Pois é faz po pode fazer até porque diogos estás autorizado a fazer Obrigado Miguel até porque o autorrádio está de volta para o seu para o seu segundo episódio depois de voltar que é este e que nós podemos agradecer ao pisc pisca.pisca.led Devem lá procurar o próximo carro que vocês estão
a pensar comparar e provavelmente vão lá encontrá-lo e é tudo eu encontrei e é tudo certo certíssimo esp tudo espeo eu ia te perguntar isso não eu posso despedir Muito obrigado até a próxima temos ir mercado na próxima semana fiquem bem e e pronto e adeus