Sabe aquele barulhinho de inicialização do Windows que te acompanhou por décadas? Enquanto a gente ainda discutia se o Windows 11 era bom ou era ruim, o El Musk decidiu que a resposta era simplesmente deixar ele morrer. Ele não lançou só um programa, ele lançou o que ele tá chamando de macro hard.
E se você acha que esse nome é só uma piadinha de quinta série com Bill Gates, você acertou, mas é uma piada com fundo de verdade letal. O que tá acontecendo aqui é o nascimento de uma coisa que o Musk tá chamando de Digital Optimus. E ele prometeu que isso não vai só rodar no seu computador, ele vai ser o seu computador.
Para entender o tamanho do soco que a Microsoft acabou de levar, a gente precisa olhar para o que tá acontecendo nos bastidores da XAI. Esse projeto não é um assistentezinho do Copilot que fica te ajudando a escrever e-mail chato. O Macrooh é uma infraestrutura de inteligência pura que foi desenhada para substituir a camada de interação humana com a máquina.
A arquitetura aqui é fascinante e também um pouquinho assustadora. O Musk dividiu o cérebro desse sistema em dois. De um lado, a gente tem o Grock, que funciona como maestro, né?
Ele é o que os cientistas chamam de sistema dois, que é a parte racional, lenta, que planeja e que entende o contexto profundo do mundo. Do outro lado, a gente tem o Digital Optimus, que é o sistema número um, que é puro extinto. Imagina uma IA que não precisa de código para falar com seus aplicativos.
O Digital Optimus, ele olha paraa sua tela, ele analisa os últimos 5 segundos de tudo que aconteceu ali em tempo real e decide o que ele vai fazer com o teclado e o mouse. Ele não pede permissão pro Windows, ele age sobre ele, ou melhor, ele age apesar dele. Aqui entre o pulo do gato que ninguém viu vindo o hardware, a Microsoft tá desesperada tentando comprar todas as GPUs da Nvidia que existem na face da Terra.
Já o Musk, ele tá usando o hardware AI4 da Tesla, que é um hardware de baixo custo, desenhado pros carros autônomos, mas que agora vai rodar a inferência da SAA de uma forma extremamente barata. O plano é o seguinte, a inteligência pesada, o planejamento complexo acontece nos supercomputadores da XAI, como Colossos, mas a execução imediata, aquela que clica, arrasta e resolve as tarefas no seu desktop, roda localmente no hardware eficiente da Tesla. Isso é uma pinça perfeita, porque é hardware barato na ponta e poder bruto na nuvem.
Mas a parte que realmente deve est fazendo o satiana dela da Microsoft perder o sono é a ambição declarada do MacrooHard. O Musk disse que no princípio esse sistema é capaz de emular o funcionamento de empresas inteiras. Pensa nisso, gente.
A gente não tá falando de uma tecnologia que ajuda o estagiário a fazer uma planilha. É sobre uma IA, entender o fluxo de trabalho de um departamento financeiro inteiro e executar isso de forma autônoma. E o nome MacrooHard é a provocação final, né?
A declaração de que a Microsoft ficou mole, lenta e dependente de interfaces que ainda parecem as mesmas desde 1995. O Musk tá apostando que a gente tá cansado de sistemas operacionais que parecem mais obstáculos entre nós e o que a gente quer fazer. O Windows Recall foi um desastre de relações públicas para Microsoft, porque ninguém queria Windows tirando prints da tela o tempo todo.
Agora o Musk vem e diz que o sistema dele vai fazer exatamente isso, mas com a promessa de soberania digital e integração com a Tesla. É uma aposta arriscada, né? Mas é a aposta que ele sempre faz.
Ou tudo ou nada. Se o macro hard funcionar como ele tá prometendo aqui o Musk, o seu próximo computador pode não ter um botão de iniciar, tá? Ele pode nem ter um desktop visível.
Ele vai ser só um portal pro Grock e pro Digital Optimus gerenciar sua vida digital enquanto você foca no que realmente importa. Agora eu quero saber de você, você confiaria a gestão total do seu computador para mi monitora cada movimento seu para aprender a trabalhar por você? Ou seu medo da Microsoft foi substituído por um medo ainda maior do ecossistema do Musk?
Se você acha que a Microsoft já deu o que tinha que dar, comenta aqui embaixo: "O Windows morreu? Quero ver quantos de vocês já estão prontos para essa transição ou se você ainda acha que isso é só mais uma promessa do Musk que vai atrasar ainda 5 anos. Clica no botão curtir para eu saber que você é do time dos céticos.
se inscreve no canal que a gente vai acompanhando isso e vamos ver se você tá certo ou não. Acho que a questão que fica nesse caso não é se o macro hard é real, se vai acontecer, quanto tempo vai levar ou não. A questão é quando ele assumiu o controle do seu teclado, o que que sobra para você fazer?
Pensa nisso e a gente se vê aí no próximo capítulo dessa guerra. Até o próximo salto.