pare de depender do dinheiro dos outros Eu sempre tive isso eu quero isso então eu vou batalhar para eu ganhar dinheiro para comprar isso em vez de pedir pra minha avó pro agiota pro banco para empresto para cartão quem quer que seja salário baixo meu salário variou ali o primeiro lá atrás foi R 385 quando era office boy né e o máximo Ali vai até eu começar a ter o sucesso aqui faz uns R 3. 000 Eu sabia que com R 3. 000 não dava para fazer muita coisa dava para viver dava para pagar as contas só que como eu sempre fui uma pessoa muito Sonhadora que tem metas na vida logo eu já parei para pensar cara eu vou ter que fazer dar meus pulo aqui Eu vou aprender o máximo de coisas possível para que eu nunca passe fome na vida se uma coisa dar errada eu sei fazer essa outra se essa outra D errada eu sei fazer essa outra então ao longo dessa minha jornada Como funcionário no setor administrativo de escola Eu sempre tive várias outras fontes de renda na minha vida no nosso país que o salário mínimo é r$ 12 galera a ideia do salário mínimo é tipo assim é o mínimo que você precisa não não é o mínimo que você precisa tipo assim já tem várias pesquisas que mostram que o salário mínimo adequado no nosso país seria 6.
000 e pouco 6 pau e meio e não 10000 como é que a pessoa vive com salário assim então eu nunca me acostumei eu nunca me acomodei at ter um salário Meia Boca você falar não quero isso para mim sim e e não adianta eu terceirizar e esperar que o presidente o governo o sistema minha avó não eu que vou ter que fazer acontecer não é gostoso não mas não tem outra opção a outra opção é passar pobreza e lascado o resto da vida endividado então eu preferi trabalhar bastante aí comecei aí tive outras ideias de fonte de renda eu eu ia no buffet por exemplo e você vê como tudo é uma oportunidade da gente pensar será que dá para eu fazer dinheiro com isso tava no casamento aí eu reparava que todo o salão de buffet que eu ia o bifet metia faca no noivo para eles poderem usar caixa de som microfone né Ah se você quiser CR usar aqui o microfone a caixa de som é mais dois pau e meio pau e meio o preço da caixa é 2 pau e me aí que eu fiz comprei a caixa e eu comecei a alugar por 1000 menos da metade do preço que o bifê cobrava e eu ganhava mais R 1. 000 sem trabalho nenhum aí eu já aumentava para 2 pau e meio num casamento entende e fui otimizando né foi aprendendo pond a mão na massa e vou exato E aí você vê meu salário era três só que a minha renda era otimizada muito com esse monte de renda extra a pessoa pobre independente do salário dela a pessoa pobre pessoa que tá toda endividada que não tem R 1 no banco e que vive e que trabalha o mês inteiro só para pagar boleto é aquele tipo de pessoa que fala Duda eu trabalhei o mês inteiro no sexto dia último Meu salário já foi inteiro eu não sei para onde foi todo santo dia eu recebo mensagem de gente fazendo depoimento que tá saindo da pobreza e o salário não mudou é a cabeça que tá mudando a mentalidade a mentalidade aí entra papo de cor mindset que mindset caramba né é mentalidade eu falo em português aqui né é mudar a mentalidade isso é real por quê Porque a gente erra muito com o nosso dinheiro a gente não tem educação financeira na escola a gente nunca aprendeu é nunca teve relação nenhuma com isso E aí surge um problema como a gente não tem educação financeira na escola a gente acha que educação financeira não é algo a ser estudado e é a gente acha que educação financeira se estuda se a gente quiser ser um jogador de basquete a gente tem que treinar o basquete se a gente quer ser arquiteto a gente tem que estudar arquitetura agora se eu quero ser bom com dinheiro eu não ten que estudar nada tem tem que estudar sobre Como ser inteligente com seu dinheiro Isso é educação financeira isso é inteligência financeira mas ele mostra como todo o sistema é feito para que a gente seja burro para que a gente seja burro não só as escolas mas tudo todo mundo por quê Porque quanto mais gente burra tiver mais os inteligentes vão ganhar Nossa geração não aprendeu nada de educação financeira nós nunca aprendemos isso que você tá ensinando hoje e eu te pergunto você conhece alguém que talvez sim né Mas você conhece alguém que ficou pobre porque não sabia cadeia do carbono 14 Você conhece alguém que ficou pobre porque não decorou a tabela periódica você conhe não por que que você dedica 3 anos de química três de física mano anos de literatura portuguesa mano mas que vontade de dar um tapa na orelha de quem criou esse currículo por que que a educação financeira é menos importante que Os Lusíadas velho eu tô cagando PR Os Lusíadas entende tipo assim mano sei lá eu nem lembro o que que é luz camon essas pestes aí mano Ok mano o cara é um gênio Mas isso não vai mudar em nada a minha vida agora eu ser burro com o meu dinheiro vai ferrar comigo só que você entende que o sistema tá nem aí não dane-se não bota educação financeira não deixa burro aí mesmo que quanto mais burro mais os bancos vão ganhar dinheiro mais os políticos vão ganhar dinheiro mais os Sei lá sabe entende é feito para que a gente seja burro é feito Se você usar o cartão de crédito e parcelar depois você vai lá antecipa e ganha desconto é inteligente é inteligente realmente se você for lá no nubank parcelar depois você antecipar e pagar você vai ter desconto faz todo sentido financeiramente falando só que eu não vejo sabedoria nenhuma em falar isso para uma se eu tivesse na Noruega na Finlândia sim mas estando No Brasil onde ninguém tem educação financeira eu não vejo sentindo você dar esse tipo de conselho não é processo para outras pessoas isso pode fazer sentido para alguns não uma das coisas que faz o brasileiro errar muito sinceramente é justamente a ansiedade a impulsividade O querer e comprar na hora errada tanto que eu falo sempre no canal sonho realizado antes da hora se torna pesadelo Ah nem falo é então tem que tomar muito cuidado e essa essa pergunta dele é importantíssima né você tem que respeitar a hora certa das coisas por isso que o cartão de crédito é um problema ele tem benefícios Ok mas ele é um problema por quê Porque com um cartão de crédito no bolso você compra o que você quiser a hora que você quiser normalmente na hora errada e aonde você gasta né sim gasta muito né Então esse é um ponto muito importante só que aí também tem aquele ponto né cara eu tô trabalhando tô investindo aqui quando é que eu vou poder subir meu nível de vida quando é que eu vou poder luxar né ter mais luxo um pouco mais primeira coisa regra obrigatória isso não é a minha opinião é regra que devia est o 11º mandamento lá na Bíblia devia est uma parte do teu salário Obrigatoriamente é para ser investido assim como uma parte dele é para você comprar a comida pagar água à luz Obrigatoriamente uma parte é para você investir por quê Porque ninguém sai da pobreza se não investir uma parte do que ganha e o que a gente mais tem é o quê gente que gasta tudo que ganha eu vi uma pesquisa de até numa palestra né eu botei lá no no slide lá né mais de 70% dos brasileiros gastam mais do que ganham Aí complica aí lembra que eu falei Tem coisa que a culpa é do sistema do Governo da da da minha avó mas tem coisa que a culpa a minha eu tô gastando muito né então a gente tem dois cenários o da pessoa que gasta mais do que deveria e da pessoa que não tem condição porque realmente o salário dela é muito baixo Duda eu fiz um vídeo ontem sobre isso lá no canal como é que eu vou investir se eu ganho um salário mínimo cara o melhor investimento para quem ganha um salário mínimo é estudar e procurar out emprego o melhor investimento para você é gastar R 1 para imprimir 10 currículo ali e imprimir na e levar nas lojas porque não tem como um salário mínimo né Então temos esse cenário aí entra mudar de emprego ou fazer renda extra Mas qual que é a minha regra de ouro e essa é uma é uma coisa que eu gosto muito de falar qual que é a regra para eu subir de nível Poxa Duda eu tô trabalhando tô investindo não posso subir de nível Ok pode que presta atenção nessa frase galera de casa ah que o seu nível de vida suba à medida em que os seus investimentos aumentam e não o seu salário por quê Porque o brasileiro quando ganha aumento salarial aumenta o nível de vida então aquele negócio o cara ganha 3. 000 gasta TR o cara aumenta para quatro gasta quatro aumenta para seis gasta seis e tá sempre ferrado Qual que é a regra o teu nível de vida o começar a gastar mais ou começar a ter roupa melhor ou começar a usar leite condensado mais caro o ter Nutella em vez de ter geleia do ceninha isso deve acontecer à medida em que os seus investimentos estão aumentando e não o seu salário porque quando o seu investim aumenta você pode gastar quanto você quiser aqui você vai est sempre deixando a pobreza e sendo ficando rico cada vez mais o problema é quando o cara ganha uma grana investe um pouco ele gasta mais daqui a pouco ele tá pobre de novo por qu porque ele tá aumentando o luxo ele tá aumentando o nível de vida dele com base no salário não no quanto ele tá investindo para nunca voltar pra pobreza então assim não precisa ser uma conta exata mas faz conta que a pessoa consegue investir 200 por mês então se deu o luxo de gastar 200 ai Duda mas eu queria gastar 400 então começa a investir 400 aí você vai poder gastar 400 começa a fazer renda eu quero gastar mais renda exa trabalha faz tá investindo 1000 pode gastar 1000 na balada restaurante oou que você quiser mas desz que guardou ali aquele esse que é o importante você tá subindo o teu nível mas ao mesmo tempo você tá evitando que o seu dinheiro diminua porque você tá investindo cada vez mais e assim seu nível de vida vai ser cada vez melhor mas você vai ficar cada vez mais rico ao mesmo tempo que você tá curtindo mais e você nunca vai voltar pra pobreza por quê Porque por mais que você gaste Você tá ficando cada vez mais rico com investimento só que a pessoa ela quer gastar mais conforme o salário aumenta e o investimento continua nada a minha regra é Invista o máximo que você puder sem deixar de pagar suas contas e sem deixar de curtir a vida um pouco começa a pagar vista as coisas não que jeito que eu vou pagar vista uhum como é que você vai conseguir pagar vista se metade do teu salário é para pagar fatura de cartão de crédito por exemplo livre-se do cartão de crédito gente é é pelo menos agora livre depois que você tiver bem faz o você quiser mas agora o a a tua prioridade é sair da pobreza e deixar de ter dívida e não continuar fazendo dívida para ter cashback senão você nunca vai deixar de ser um endividado né então é etapas momentos da vida né então por que que a pessoa não consegue comprar nada à vista porque ou em 2019 a média de 5 anos atrás a média da fatura mensal dos brasileiros era de R 1000 a média da fatura do brasileiro era praticamente o valor que o salário mínimo era ou seja um salário mínimo inteiro é a média da fatura Aí eu te pergunto como é que o cara vai conseguir pagar alguma coisa à vista se quando o dinheiro cai no quinto dia útil Metade já vai paraa fatura do cartão Agora imagina se essa pessoa não tivesse o cartão de crédito e todo mês ela tivesse R 1.
000 para gastar como quisesse aí a vida dela é outra só que vai exigir um desafio de quê quitar as dívidas do cartão de crédito e par de ficar parcelando coisa você quer usar o cartão use Eu uso o cartão tudo que eu compro eu uso no cartão de crédito mas eu não parcelo nada essa é a diferença eu ganho milha eu ganho ponto eu ganho cashback Eu participo de programa eu consigo dobrar para trocar por viagem caramb o dinheiro ali Exato eu não uso o cartão porque eu não tenho dinheiro eu uso o cartão porque eu vou ganhar ponto e assim que eu pago eu vou lá e Quito usar cartão de crédito não gera dívida o que gera dívida é parcelar no cartão de crédito eu não tenho dúvida André não tenho dúvida nenhuma eu tenho dúvida de muita coisa nessa vida disso que eu vou falar não tenho dúvida nenhuma 90% dos seguidores do meu canal que estão saindo da pobreza é porque tá quebrando o cartão de crédito e porque tá parando de comprar coisa para impressionar os outros que é a ostentação que você falou eu não tenho dúvida nenhuma se você me perguntar um monte de coisa eu vou falar não sei mas se você falar assim Duda baseado nos depoimentos que você recebe e pessoal eu não sou pago para ninguém eu poderia não falar isso e ganhar dinheiro divulgando o cartão da Rico divulgando cartão da XP divulgando cartão do sofisa todos eles querem que eu faça isso eu não faço não tem porque o que eu tô falando me impede de ganhar dinheiro eu não tenho dúvida todo mundo que tá mudando de vida é depoimento que eu recebo Duda quebrei meu cartão de crédito e a minha vida tá outra ontem eu tava comendo esfirra com amigo meu Brian numa padaria chegou um casal do nada e falou Duda a tua vida o teu canal mudou a nossa vida a ISO faz seis meses que a gente não parcela nada é é incrível a sua satisfação de ouvir is brasão tava comigo lá e pode ter que ele ouviu a mulher falando isso e eu não conhecia um casal que chegou do nada quebrei o cartão de crédito a nossa vida mudou totalmente a gente montou reserva de emergência e eu tô aqui para falar no mês que vem a gente termina de quitar o nosso apartamento porque a gente tá amortizando amortizando entende tipo assim ah mas tem cashback cara eu prefiro mil vezes mais euv um depoimento desse do que eu vi uma pessoa que falar ganhei R 1,50 de cashback grande lixo velho ganho um salário a mínimo quanto eu devo investir então assim se a pessoa não tem dinheiro nem para montar reserva de emergência D das duas umas eu sempre falo né tem três situações ou eu gasto menos ou eu ganho mais ou Jesus faz o milagre o milagre é só Jesus a nossa parte é aqui ou eu gasto menos ou eu ganho mais então se a pessoa tá no limite Como aquela pessoa que me perguntou Duda eu ganho r$ 1400 como é que eu invisto a mesma pergunta pode ser Duda eu ganho r$ 800 como é que eu vou montar reserva de emergência meu salário vai todo PR pras contas você já tentou cortar o máximo de gastos possível já tá no limite Então você tem que ganhar mais porque Só Jesus Faz Milagre né Então você vai ter que ou mudar de emprego e começar a trabalhar em algo melhor fazer um curso começar numa Área Nova ou fazer uma renda extra então por exemplo como que eu consegui investir E como eu falei eu nunca manjei nada de investimento até o começo do meu canal é poupança que eu tinha mas como que eu investia na poupança todo mês com que eu ganhava das minhas vendas ex minhas aulas particulares o casamento consegui Juntar uma grana mas você dormia quantas horas por noite mas não foi sempre assim né mas fases que eu ia dormir 3 horas da madrugada tinha que acordar 7 então é TR hor mas não era todo dia tipo assim eu tinha dois vídeos por semana então na terça e na quinta isso acontecia mas era um esforço que valeu a pena no meu livro tem um negócio aqui um capítulo que eu chamo de o ano do cão que que é o ano do Cão foi o ano mais tenso da minha vida foi o ano em que eu falei cara esse ano eu vou ralar que nem uma mula mas eu vou mudar de vida eu vou ter todos os tudo que eu quero porque eu já tinha vida ok mas só que eu tinha o financiamento do apartamento que eu queria quitar não queria ficar pagando por 30 anos isso aí né então 2021 aí eu falo sobre tudo que eu fazia né Aí eu te pergunto para você que tá em casa ai Duda eu quero sair da pobreza vamos vamos trazer um vamos traçar um plano aqui que tem a ver com isso aí da da reserva de emergência também mas vamos lá hoje segundo a Serasa a média de dívida dos brasileiros entre 3 e 4. 000 hoje a gente tem acordo certo que é uma empresa de renegociação de dívida a gente tem Serasa que é uma empresa de renegociação de dívida tem um monte de empresa que você consegue quitar suas dívidas com até 99% de desconto então se você pegar vamos solar não vamos exagerar aqui para não parecer que a gente tá puxando a sardinha Mas vamos pegar aqui que a pessoa tem 4. 000 de dívidas que é a média do brasileiro segundo o aceras entre 3 e 4 3,5 Vamos colocar se essa pessoa conseguir renegociar as dívidas lá no seras lá no cor cer Sei lá onde vamos dizer que caia para dois dois cara 3S meses fazendo Uber à noite fazendo 99 à noite você já consegue 2000 Claro que vai depender da cidade tem cidade tem menos movimento Mas onde eu moro que isso o que tem de segu do canal que quitou as dívidas em questão de 2 3 meses porque começou a fazer motorista de aplicativo à noite depois do trabalho trabalhou mais umas horas e conseguiu quitar em três meses você quita essa dívida aí você trabalha mais três montou sua reserva de emergência de 3.
000 aí você trabalha mais três começou a investir tem três pau você entende que em um ano só que trabalhando fazendo renda extra em um ano você quita todas suas dívidas monta uma reserva de emergência você começa a investir e tem pelo menos 3.