Olá gente Peregrina Olá gente membrosina acabei de responder a dezenas e dezenas e dezenas de comentários todos os comentários dos membros do canal muitos comentários dos peregrinos mais dos peregrinos tem coisa atrasada para eu por um dia não conseguir ainda desde já covid e é impressionante como os comentários são elogiosos as pessoas dizendo que gostam de me ouvir eu acho isso muito muito curioso eu honestamente eu gravo os vídeos depois eu preciso editar e eu consigo ouvir depois de novo Eu acho tudo muito amador tudo muito estranho que vocês digam que gostem de ouvir ficou
muito grato acredito no que vocês estão dizendo os números relativamente demonstram isso mas é para mim é uma sensação muito muito estranha ouvir vocês dizer em que gostam aí eu fico tentando imaginar eu falando e as pessoas gostando de me ouvir o vídeo desta ocasião é sobre agnosticismo de Gibi agnosticismo de anime agnosticismo de manga talvez aqui uma outra pessoa fique um pouco contrariado um pouco chateado mas eu vou dizer o que eu quero dizer circula um conceito de agnosticismo que para mim muito particularmente para mim para mim não estou dizendo que é assim é
como eu enxergo a impressão que eu tenho é uma tentativa de ficar bem com todos os lados o sujeito não quer ficar mal com os ateus não quer ficar mal com os religiosos Aí usa lá um conceito diagnosticismo que não é razão para ninguém ficar aborrecido o crente olha para ele e diz assim você não acredita em Deus olha só é não tem como a gente saber se Deus existe mas você não é teu não porque não tem como saber se não existe Ah tá percebeu o agnosticismo clássico que circula pela internet é assim eu
não sei se Deus existe ou não sei se Deus não existe então eu vou ficar na minha eu não advogo uma tese assim mas nem sob tortura quando eu lancei o canal eu me anunciei como agnóstico mas nunca pensando nesse tipo diagnosticismo não eu não sei se Deus não existe Como assim não sabe vamos usar esse argumento o Cebolinha o Cebolinha existe hora porque você está duvidando de que o Cebolinha existe eventualmente o Cebolinha existe você não pode dizer que não existe prove para mim que não existe quanto tempo você precisa para provar para mim
que o Cebolinha não existe eu duvido que você prove que o Cebolinha não existe duvido vamos lá Vamos pensar o Tarzan o Tarzan não existe bem pelo argumento do agnosticismo de que eu não sei se Deus não existe então eu não sei se Tarzan não existe eventualmente existe e ainda podemos coroar esse argumento com a ideia dos diversos infinitos e o agnóstico de Gibi vira um testa de Gibi com pitadas de pós-modernidade astrofísica porque dada a quantidade infinita de multi versos a um universo em que o Cebolinha existe o Cebolinha não não alguém chamado Cebolinha
não alguém com apelido de Cebolinha o Cebolinha você duvida a física prova que os multiversos infinitos permitem infinitas possibilidades e há um multiverso em que o Cebolinha leva coelhadas da Mônica na vida real prove que não prove que o saci-pererê não existe Prove que a mula sem cabeça não existe que o Boitatá o Caipora prove eu quero ver eu duvido faço pouco E dou gargalhadas deixando de ser sarcástico estou sendo sarcástico de propósito não é um tipo de argumento que me pareça sério esse argumento de provar de que eu não posso isso é coisa de
laboratório e ciências humanas não usam essas coisas não são argumentos próprios das ciências humanas e não é preciso você provar alguma coisa para você saber que aquela coisa não faz sentido você tem inúmeros outros recursos para você constatar que você está diante de uma mistificação de uma abstração de uma invenção não vou aqui elencar os argumentos para isso se está na literatura um dia se me der vontade eu não tiver outra coisa para fazer eu faço um vídeo apresentando os argumentos da filosofia para a não crença mas não é o caso aqui o que eu
estou querendo deixar claro é que esta declaração eu não sei se Deus não existe é uma declaração de conveniência porque ela poderia ser aplicada a um monte de coisa que a gente não sabe se não existe e a gente sabe que não existe não tem unicórnio prove que não tem unicórnio não tem Papai Noel prove que não tem Papai Noel não tem coelho da páscoa prove que não tem cura da Páscoa Então porque no caso de Deus a gente vai usar eu não sei se Deus é porque é um argumento de conveniência com isso eu
não morfendo as suscetibilidades Não o meu conceito diagnosticismo não tem absolutamente nada a ver com esse Mauro de Andrade do posicionamento social aí porque são posicionamento social o meu conceito diagnosticismo é ele é igualzinho ao ateísmo os deuses não existem ponto os espíritos não existem ponto tudo que a religião fala sobre alma ressurreição espírito não existe ponto então agnosticismo é igual a ateísmo Mas então qual é a diferença a diferença como eu já expliquei aqui é uma pequena sutileza nós sabemos que os conteúdos das religiões Deus Jesus Maria Espírito Santo José Santa Clara Santa Ana
os exus os alguns os ossos tudo é invenção das religiões Não importa quantas pessoas acreditam não importa a veracidade das experiências litúrgicas que são todas absolutamente todas sem exceção nenhuma psicológicas se produzam e reproduzam a partir da crença nesses construtos culturais são construtos culturais funcionam biologicamente psicologicamente a alteração na circulação sanguínea nas de cargas elétricas do cérebro no batimento do coração uma medida que a pessoa interage com esses mitos e essas ideias então nós sabemos que eles não existem e nós sabemos que religião nenhuma Nunca nem ontem nem hoje nem amanhã dá conta da realidade
muito menos de qualquer coisa para além da realidade mas nós podemos fazer a pergunta o universo é infinito se não é Existe alguma coisa para além do universo tem alguma coisa que não seja exclusivamente matéria essa pergunta a gente deve fazer não terá respostas para elas porque porque não são perguntas fatíveis de serem feitas dentro da ciência e não venha com a conversa afiada de que física quântica vai levar para Espírito quem junta física quântica espírito ou não sabe nada de física quântica não sabe nada de espírito ou não sabe nada dos dois só sabe
mas é o malandro não tem relação nenhuma nenhuma nenhuma entre física quântica É Espírito ponto então ainda que a gente aprofunde a noção de matéria para os meandros da física quântica isso nada tem a ver com religião nada e absolutamente nada e eu não estou falando de outro lado no sentido da física quântica física quântica não é o outro lado as partículas subatômicas não as partículas elementares não são o outro lado é esse mundo tá do lado de cá é matéria no seu estado eventualmente fundamental se é que não tem outra coisa mais fundamental para
baixo disso mas é tabela periódica então não me vê com conversa afiada vai usar conversa afiada e reuniões de Coaching espiritual para mim não cola essas conversas fiada mas cola dá dinheiro vai lá faz canal que você vai ganhar muito dinheiro porque as pessoas gostam disso mas aqui não vai colar agora para além da matéria haver alguma coisa não sei Não sei depois que a gente morre tem alguma realidade do outro lado não sei ah então vai ver não não me venha com vai ver o que o cristianismo diz o que o Budismo diz o
que o kardecismo diz que o Candomblé diz o cristianismo é tudo inventado é tudo chute O que as religiões chamam de inspiração é chute O que as inspirações chamam de Revelação é invenção é mito ponto e para mim a única maturidade a única honestidade possível é lidar com isso desse jeito A não ser que você seja um crente se você é um crente a honestidade é acreditar nisso se você não é um crente a honestidade ele dá isso como a gente sabe que isso é construto cultural não ser crente ficar ali cheio de dedo aí
eu me pergunto porque que é cheio de dedo e esse cheio de dedo em vez de avançar a compreensão da cultura no atoleiro porque aí o sujeito que é a teu já é visto com outro olho e o agnóstico de Gibi fica ali numa posição muito comportado não fulano de tal não disse que Deus não existe ele falou que não sabe não sabe porque no hospital se nasce de novo vai saber mas o outro lá não o outro lá disse que não existe Então esse agnosticismo de Gibi de Mangá agnosticínio de folclore eu não gosto
disso não mas é o que circula por aí né é um bom biombo para as pessoas se esconderem atrás dele mas não é o conceito diagnosticismo que eu adoto o conceito de agnosticismo é assuma o ateísmo Então você é agnóstico Então você é ateu Mas você faz uma pequena diferença que muitos ateus farão logo são agnósticos nesse sentido vamos deixar aí um pedaço em branco do Papel porque quem sabe tem alguma coisa do outro lado e a gente não sabe né não me venha nenhum guru de religião nenhuma com conversa fiada porque guru Só serve
para ovelha bé mas nada para conversa séria não dá para ter conversa séria com guru de religião não agora com alguma prudência nós Deixaremos a folha em branco Será se tem alguma coisa do outro lado bem nada do que dizem está do outro lado nada do que inventaram existe do outro lado nada nada do Deus mais poderoso do universo é o mais pequenininho caminho do xintoísmo inventado mas sabe-se lá o que que tá do outro lado então aqui na tenda nós não usamos agnosticismo de Gibi Porque para mim Cebolinha não existe coelho da páscoa Não
Existe Papai Noel não existe Tarzan não existe Gim das selvas não existe Deus não existe caminho não existe nenhum construto cultural existe a não ser na mente humana na mente humana existe a mente humana e faz a pessoa fazer coisas do arco da velha mas quando os seres humanos morrerem ninguém nunca mais no universo ouvirá falar de nada disso a não ser que a gente deixa um pedaço de coisas escrita e esse pedaço de coisas escrita seja achado por uma inteligência daqui a milênios e eles consigam traduzir os nossos rabiscos aí Eles olharam eles falam
toda hora de um tal de God E aí vamos tentar descobrir o que que é o tal do God fora isso esquece então agnosticismo de Gibi não deixa para outros cantos aqui é agnosticismo radical é primo irmão siamês colado no ateísmo e ponto final se você gostou clique no joinha deixe o seu comentário Compartilhe o vídeo torne-se membro do clube de membros da tenda do necromante tchau tchau até o próximo vídeo