Oi pessoal tudo bem todos me ouvem Fala aí no chat se vocês me escutam tá dando para ouvir a gente direitinho Auto e Claro sim sim ótimo pessoal vamos nos representar rapidinho para quem não conhece a gente eu sou a Sofia e essa Lete isso sou mais tímida hoje inclusive e a gente vai fazer uma sessão de perguntas e respostas da aula que a gente deu na quarta-feira Dessa semana que é uma das aulas das seis profissões em alta do marketing digital e a gente falou sobre a profissão de editor de vídeo para lançamento então
espero que esteja falando eu esteja falando com pessoas que assistiram a aula porque disse que a gente vai tirar dúvidas hoje como é que vai funcionar eu vou pedir para vocês levantarem a mão no Zoom Então vão levantando a mão e a Gente vai selecionando pessoas a equipe vai falar aqui no meu ponto e a gente vai podem colocar também as perguntas de vocês no chat enfim como vocês acharem melhor e a gente vai passando um por um o pedido é que faça sua pergunta o mais sucinto possível para que a gente possa ter tempo
de responder o máximo de perguntas possíveis possíveis tá bom é a pergunta Só lembrando as perguntas serão só sobre o que foi passado na aula de quarta-feira sobre a profissão de Editor de vídeo para lançamento então é isso e só para dar um aviso aqui a nossa aula que foi feita na quarta-feira já está disponível para vocês assistirem de novo está lá no portal de bônus da FL e é isso podem assistir quantas vezes vocês quiserem tá bom Então a gente vai começar com a Flávia Portugal então eles vão te desmutar e eu preciso Flávia
que você que você aceite ser desmutado tá se você preferir pode escrever a sua pergunta no Chat que a gente lê e responde tá bom tá bom pode ser ai ai Tá bom então enquanto a Flávia digita pergunta dela nos comentários a gente vai responder a pergunta do Josias E aí Josias você precisa aceitar para ser disputado tá bom Enquanto isso a gente vai responder uma pergunta que tá aqui da Heloísa Santana no chat que é Ah não apareceu Josias depois a gente respondeu da Heloísa tudo bem Josias Eu tenho eu tenho uma ferramenta na
aula passada ninguém sabia dizer que eu queria saber como é que tal ela é e tal Porque ela vem junto com o meu 365 da Office da Microsoft que é a clipchamp não sei se alguém conhece já ouviu falar eu já ouvi falar realmente ela ela tem muito menos recurso do que as outras mas eu acho que para quem tá fazendo quem tá começando para começar a mexer não sei vocês são profissionais vocês Devem estar falando que coisas só realmente muito muito Poderosas né Mas você acha que tem assim alguma Qual é o principal problema
é a qualidade ou são os recursos ou só as duas coisas responder posso responder eu nunca usei também mas eu acredito que ela seja uma ferramenta de entrada né Eu já ouvi falar também mas nunca abri nunca mexi Mas o que eu posso dizer que essas ferramentas de entradas assim não tem problema nenhum com elas elas fazem o Básico elas entregam que elas se propõem né tipo a Edite seu vídeo aqui tá tudo bem usar elas mas por que que a gente não usa Porque que a gente não indica elas porque quando a gente trabalha
com isso ou a gente tem que produzir uma quantidade grande a gente precisa usar as melhores ferramentas para a gente ter uma grande produtividade então na minha opinião Quando você vai para uma ferramenta mais profissional tudo Nela é pensado para você ter agilidade Então as coisas vão mexer de lugar porque se você for E aí você prefere que as coisas estejam de um lado e não do outro tudo isso você consegue ajustar da forma que você precisa e te dá Muito mais agilidade porque é um programa pensado para sua profissão Então tudo ali vai economizar
o seu tempo isso eu sei de usar outras ferramentas mais básicas né Não exatamente essa que você falou e eu Sinto que é sempre a realmente dá para entregar dá para fazer um corte ali Dá para colocar uma Redline uma legenda dá para adicionar no outro vídeo uma foto uma logo dá para fazer essas coisas mas são poucos recursos não é uma ferramenta profissional então você não vai ter essa agilidade toda mas não tem problema nenhum usar mas ao longo prazo eu sou muito a favor de você procurar uma ferramenta dessas que a gente falou
mesmo principalmente essas mais novas Tipo caput se você quiser usar uma ferramenta simples e gratuita que é pensada para ser usada por pessoas comuns né que não normalmente não necessariamente usam isso para trabalhar e só complementando que a NET está falando isso tudo bem É só complementar [Música] o clipe chat é tipo o caput o que que eu ia te falar sobre isso né só complementando que ela te falou Basicamente a minha sugestão é se você usa o clipe chat eu não sei o nome eu não sei se tá falando corretamente clip Gente E você
já está familiarizado com ele eu sugeriria que você começasse a editar por ele mesmo que é por onde você tem facilidade e digo que naturalmente você vai começar a buscar novos recursos à medida que você vai se aperfeiçoando a medida que você vai exercitando a criatividade que foi o que a gente falou Muito na quarta-feira né você vai começar tipo ah mas agora eu quero fazer isso quero fazer isso E aí eventualmente o clipe Shape não vai te entregar mais do que você precisa e naturalmente você vai ter que buscar uma ferramenta nova então eu
não expressaria eu acho que o importante é começar importante é começar a editar começar a exercitar tudo aquilo que a gente falou que é fora do programa né exercitar a criatividade a escutativa para saber Como cortar o que cortar o que fazer né Tipo eu tenho um vídeo aqui o que que eu faço com esse vídeo para chegar no resultado final isso realmente independe de ferramenta e eu acho que é ferramenta não pode ser uma um empecilho para você começar ah eu não vou começar porque eu só tenho o clipe Shape e elas falaram do
Premiere e eu não tenho como ter o primeiro agora começa com que você tem começa com que dá e depois você melhora aos poucos você vai melhorar o seu o seu A sua o seu processo de edição e naturalmente você vai buscar por uma ferramenta mais profissional também isso E aí uma dica que é o que eu uso também na minha vida é se eu vou usar uma ferramenta eu sempre dou uma olhadinha primeiro no YouTube em alguém falando sobre ela então vamos supor que eu vou eu Letícia eu vou começar a usar o caput
hoje e eu nunca mexi na caput então eu vou lá no YouTube e digito lá coisas que eu preciso saber Melhores ferramentas para usar o caput melhor forma de usar o caput Como usar o caput de uma forma mais inteligente tipo isso porque aí você vai aprendendo aonde é os botões escondidos Qual é a melhor forma de usar se o seu computador vai travar muito você não vai porque aí às vezes você acha que tá fazendo alguma coisa errada e no final é só o seu computador que não é muito bom para aquele programa Então
é só dar uma olhadinha primeiro no YouTube sobre Aquele programa e pronto e meter bala ajudamos Josias o computador que você usa paz hoje a gente tá usando o Predator 300 ele é um modelinho até um pouco antigo porque acho que a gente comprou eles Provavelmente em 2020 Então já tem uns três anos que eles estão no rojão Mas eles aguentam e o importante é ter eu não sei falar muito bem sobre configurações de computadores Mas a gente pode mandar um modelo dele por Pelo chat aí depois a gente tem os cpu's né os gabinetes
de computador lá nas nossas salas aqui na GD né aqui logo atrás da gente temos as salas de edição mas a gente também com o nosso processo nosso dia a dia com Érico a gente acaba viajando muito com ele para fazer evento fora Enfim então a gente precisa ter uma opção poderosa e como é que fala prática para transitar né de cidade para Cidade enfim Aí é por isso que a gente Acaba optando por esse Predator que ele nos atende muito bem é um computador que a gente recomenda Obrigada Josias Vamos para o próximo eu
vou para Flávia que ela escreveu aqui no chat ninguém está mais desesperado do que Flávia ela falou como faço para tirar o delay do meu vídeo pelo amor de Deus vamos lá eu vou compartilhar minha tela aqui tá tchau ninguém melhor nesse time para mostrar Isso do que a Sofia Coelho eu sou boa mesmo eu sou boa Nesse quesito vamos lá eu vou compartilhar com som eu vou dar play aqui vocês me digam se vocês escutam ou não Google e sim tem um nicho eu escuto vocês escutaram coisa boa feliz então vamos lá é Flávia
para você tirar um delay de um vídeo eu vou exemplificar num vídeo que não está com delay mas o processo é o mesmo porque basicamente o que você precisa Exercitar é aquilo que a gente fala da escutativa de perceber de é um processo mesmo de escutar até ficar sem entender ler até ficar de um jeito que você ache que ficou melhor do que antes então o que que eu faço geralmente quando eu vou começar a editar por exemplo um Raiz A primeira coisa que eu faço é checar o áudio né a gente explicou isso um
pouquinho também na quarta-feira que o primeiro passo é você dar um tapinha no Áudio dá uma ajustada no áudio e isso é muito importante porque se você tiver um áudio com delay O melhor é que você Resolva o áudio com delay antes de você começar a editar Então porque senão quando você picotar o vídeo todo você vai em cada partezinha que você cortou e resolveu esse delay então quanto antes você conseguir acionar esse problema e resolver melhor para você então eu vou exemplificar aqui todo mundo vai comigo usar a imaginação de Imaginar que esse vídeo
do Érico está com delay tá bom e aí o que que eu faço eu clico no meu vídeo que tá aqui na minha sequência vou clicar com o botão direito e vou desvincular no caso do Premiere né Tô ensinando o que como é chamado no Premiere mas nas Ferramentas São Tenho certeza absoluta que tem essa ferramenta também desvincular nada mais é do que significa você parar a imagem do vídeo eu vou desvincular uma coisa da outra é Simplesmente isso E aí quando eu clico Dá para ver que agora eu clico e eu pego só a
faixa de vídeo e aqui embaixo só a faixa de áudio E aí galera Não tem segredo eu vou dar o máximo de zoom possível E aí se eu tivesse um computador maior Ou melhor ainda se eu tivesse duas telas né dois monitores eu usaria esses dois monitores para me servir de apoio eu colocaria a cara do Érico né que é o caso do que eu tô editando bem grandão na outra porque Você vai ter que fazer um trabalho de ler os lábios né e fazer o processo de ouvir e ver se tá sincronizado ou não
ou se tá com delay então o máximo de zoom possível e dou play como digitar aí nos comentários quem quer ir longe vai acompanhar eu vou fazer da seguinte forma tá para mim aqui que tô ouvindo eu não sei para vocês em casa mas para mim porque a gente tá com setup aqui tá com um pouco de delay então eu vou tentar resolver esse delay Para mim mesmo sabendo que o vídeo tá perfeito eu vou tentar resolver esse delay tá primeira coisa que eu faço é prestar atenção do que que eu tô ouvindo primeiro se
eu escuto a voz do Érico primeiro ou se eu vejo a boca do Érico mexer com a palavra que eu tô ouvindo E aí isso vai significar o que que eu preciso puxar para frente ou para trás Então vou dar play e a gente vai tentar descobrir juntos tá eu quero que vocês digam no chat se tiver aí para vocês eu Não tenho certeza mas eu quero que vocês digam no chat se o que que vocês acham que tá chegando primeiro tá acompanhado e é muito melhor acompanhado de alguém que sabe de alguém que está
trilhando de alguém que tá aprendendo a fazer tudo isso né então é importante que você esteja que que vocês acham que que tá chegando primeiro o áudio ou a boca do Érico que mexe primeiro não sei se tá com delay para vocês vou Tocar primeiro tá Ah tá dando para ouvir meu Slack desculpe essas pessoas aqui com você e que você convive o tema da próxima Live hoje o tema é aquecimento já eu tô com Ah tá parece para você está sem o tanto de deletar que tá para mim então eu vou vou seguir o
meu baile aqui tá pessoal eu vou tentar descobrir para mim eu ainda não descobri Tá eu vou tocar aqui vou Tentar decifrar na próxima Capítulo É sobre o lançamento semente que esse primeiro lançamento primeiro lançamento primeiro lançamento eu acho que a voz do Érico tá chegando depois eu vejo o Érico respirar e aí depois eu escuto o respiro do Érico então eu já entendi De acordo com o meu entendimento que a voz do Érico precisa ser jogada para trás para ela acompanhar O movimento da Boca Do Érico então que que eu vou fazer isso aqui
é só para teste tá pessoal eu vou cortar um pouquinho o áudio só para eu ter eu só fiz isso para eu ter para onde arrastar para o lado Tá bom depois eu vou voltar com isso que eu cortei Então vamos lá é um trabalho de formiguinha é um trabalho difícil mas quanto antes você fizer você só vai precisar fazer uma vez porque uma vez que você sincroniza o Vídeo inteiro você Já tá pronto para editar não precisa mais se preocupar com delay que é uma coisa que realmente atrapalha a vida né mas resolve isso
logo no início e até bom que você no início está com a cabeça mais descansada para lidar com esse tipo de coisa aí você você faz tá então vou tentar aqui é uma questão de tentativa e erro até eu acertar tá esse primeiro lançamento primeiro Lançamento que eu expliquei na Live passada aqui ó quase para mim tá quase lá tá o meu áudio aqui no fone que tá um pouco estourado se for só para mim tudo bem mas não sei se tá para todo mundo sabe aqui ó oi aqui eu acho que eu passei demais
mas bora lá não tem mistério tá é Flávia é dar play mudar confere da Play muda confere nos conceitos fundamentais eu expliquei E aí eu vou eu vou percebendo assim mexi tô mais perto tá melhor tia obrigada mexi tô mais perto do que eu acho que tá certo eu tô mais longe Então dependendo se eu tô mais perto eu continuo fazendo o que eu estava fazendo senão eu volto atrás basicamente é isso galera é filha é bom senso e é olhômetro mesmo x fazer isso no ao vivo viu tomei nervosa e lembrando que nessa Live
Deixa eu dar entrada aqui entrar no meu material de apoio de apoio eu acho que eu tenho que chegar um pouquinho mais para cá Lembrando que essa Live ela é se você tem direito de um material de apoio do PDF eu não sei se tá igual para vocês quanto para mim mas eu acho que eu sincronizei tá para mim aí eu não sei se tá pior para você mas vocês vão ter que acreditar no meu julgamento que para mim Tá sincronizado a senha e saiba a senha e faço download dela até meia-noite aí você tem
uma acho que dá para melhorar ainda meia-noite aí você tem um material de apoio tá joia tá joia Então é isso aí então vamos lá preparados mais um Zinho então construção de audiência primeira coisa que eu queria falar aqui Olha falar aqui vou até colocar aqui um pouco na TV tá péssimo tá muito diferente pessoal mas vocês vão ter que acreditar em mim que está ótimo eu tava olhando e estava pensando E aí beleza Vocês vão ter que acreditar em mim eu digo que eu sincronizei no meu computador mas basicamente o processo é esse ajustando
ajustando ajustando e a partir do momento que você decide que você fez O melhor que você podia ir que está mais sincronizado possível você volta com um áudio que você cortou e se você quiser você pode vincular de novo o que você tinha desvinculado então você tinha desvinculado agora você vai vir colar de novo basicamente ele vai aparecer esses dois íconezinhos aqui que ele basicamente te mostra que você disse sincronizou né basicamente é um é um é uma forma do Premiere te alertar de Alguma coisa que pode estar errada mas nesse caso não tá errada
eu optei por fazer isso eu vou ignorar esse mais cinco menos cinco aqui que estão aparecendo Flávia Te ajudei ótimo coisa boa Então vamos lá só vou responder antes do caso eu vou responder uma dúvida da Heloísa que ela tinha perguntado lá em cima que era o que é uma sequência eu não acho agora mas eu vou responder tá eu Vou compartilhar minha tela de novo vamos lá estamos aqui com minha tela compartilhada e o que que é a sequência basicamente a sequência é o lugar no seu na sua ferramenta de trabalho onde você faz
toda a edição então a sequência é esse grande bloco aqui onde fica o seu vídeo onde você faz os cortes onde você exclui esse é basicamente Quando eu falar Ah não eu tô falando certo tá mas só tem uma bem doente E na sequência a gente escolhe o formato também né então se é Wide que é retangular ou se é vertical que é em pé se é quadradinho Então antes de você colocar o arquivo dentro da sequência você escolhe lá Em que formato você quer o seu arquivo você quer trabalhar o vídeo para no final
você exportar ele desse jeito é e basicamente o a sequência ela é o que difere uma edição de outro então vocês viram aqui Na quarta-feira que a gente fez edição de raiz a gente fez a edição de nutelão de Nutella e de criativo e para cada lugar para eu editar cada um deles eu criei uma sequência para cada um deles então se vocês olharem aqui em cima eu tenho a minha sequência chamada raiz que foi onde eu editei o raiz aqui onde eu fiz a Ana Maria Braga e mostrei o raiz completamente editado e aqui
do lado eu tenho o meu no telão que foi onde eu coloquei o meu no telão foi o que eu Editei então basicamente a sequência é o lugar onde você edita nada mais nada mais além disso tá bom Heloísa espero que eu tenha te ajudado agora a gente vai responder a pergunta do Cássio Marcelo Cássio vão pedir para você se desmontar e aceitar aceitar a desmutação por favor fazendo favor Oi tudo bem Cássio tô te ouvindo tudo bem então eu ontem eu não consegui assistir A aula de vocês e a minha dúvida é porque assim
eu uso o editor deixa eu ver aqui eu uso o short curto como como o editor e eu queria usar o Premiere ele só é pago não é isso mas tem na versão dele grátis para baixar com limitação ou não não o Premiere ele é um programa pago ele é um programa profissional e ele faz parte do programa do pacote Adobe E aí a gente consegue comprar ele por fora Desse desse pacote Ele custa 135 se você pagar mensalmente mas se você fizer o plano anual e pagar a cada mês você pagar a parcela vai
ficar r$ 90 e ele não não tem uma versão gratuita na verdade se você quiser testar por sete dias ele ele te dá esse sete dias mas depois ele vai cobrar no seu cartão aí ou o plano anual ou plano mensal e uma coisa que a gente bateu muito na aula de quarta foi que tá tudo bem você usar outras ferramentas a gente não não Abomina ela não abominar elas a gente usou pre porque é igual tava falando também para o Josias que como aqui a produção é muito grande a gente tem que ter uma
alta produtividade para gente usar um programa profissional ajuda demais porque ele tem todas as ferramentas que eu vou precisar que eu nem sei que eu preciso Mas tá tudo lá então é para fazer o que a gente ensinou lá na aula que é produzir conteúdo para rede Social a gente acha que essas essas outras aplicativos eles funcionam muito bem também o short Cut o caput esse outro que o Josias estava falando também são isso são ferramentas que vão funcionar tranquilamente para você fazer essas edições Tá bom então não precisa se preocupar em trocar de ferramenta
não por agora só se você quiser mesmo O bom de trocar para o Premiere que qualquer dúvida que você tenha você pode recorrer ao YouTube assim porque o YouTube Tem milhões milhões milhões de tutoriais até porque o Adobe é o editor de vídeo mais usado no mundo de acordo com o chatiept isso e tem bastante tutorial por aí na internet dele mesmo de qualquer coisa que você pensar com certeza alguém já pensou e já fez um tutorial sobre isso até é problemas assim ah não tô conseguindo criar uma sequência você pode digitar lá no YouTube
você vai conseguir um tutorial para resolver isso que às vezes acho que Tá apertando no botão não tá então é uma facilidade Mas fique tranquilo que o seu short Cut consegue te entregar o que você precisa de produção de conteúdo para internet tá bom não tá bom É porque assim como eu tô nessa produção aí de eu sou lançador e tô com duas expert e tô na no meio da produção de e-mail edição de vídeo edição de raiz edição de Nutella então assim eu tô para ficar doido mas assim bem bem grato com isso graças
a Deus e Aí a minha dificuldade às vezes no short coacher são algumas coisinhas que eu acho que no premier tem mas tá me atendendo realmente tá me atendendo qualquer coisa é Cássio se por acaso você quiser testar a gente deu algumas opções de ferramentas de edição que são gratuitas não é o que a gente usa para editar a maioria a gente usou pouco bem pouco mas a gente tem o caput para sugerir que agora ele tem uma uma versão para Computador então Antigamente ele era só para aplicativo de celular né agora ele lançou uma
versão gratuita para o computador que talvez tenha o que o que te falta né esse short curto Eu nunca eu nunca tinha ouvido falar então talvez seja um editor mais com um pouco menos de recurso assim é o que é porque eu tinha legal porque além de modelos se você precisar fazer algum Rios assim alguma coisa um Stories mais elaborados você consegue mas o caput também tem legenda automática né isso ajuda muito muito isso é eu tô usando eu conheço ele inclusive eu já tenho até aqui no meu note aí eu uso ele uso o
short curto uso o da Microsoft também que ajuda então assim eu uso as três para fazer um mas ó minha dica é pega um e faz tudo dentro de um porque o que que acontece vai ficar melhor nele então você já vai ver onde fica as ferramentas Que você precisa você vai já vai se acostumar Onde ficam os botões isso não parece mas acelera muito o seu processo de edição então não me dá me dá uma mobilidade o outro já cobre por isso que eu faço essa jogada porque aí uma vai auxiliando o outro não
que o short curto ele não é tão bom mas o que ele não me oferece tem outra ferramenta que me oferece aí eu fico fazendo isso mas é tipo qual ferramenta que você Precisa de um outro tipo short code não dá para fazer mesmo as todas as funções que ot que tem mas tipo qual que você precisa e não tem lá tipo o tamanho do quadro porque o picante dá para você separar tipo o tamanho do dos quadros já no tamanho do 1080 por 1080 já no formato do dá para você fazer essa transformação né
e no short Cut e até agora eu não vi E o que que você precisa deixar do chat que não tem no chat às vezes seria isso porque às vezes isso é uma das coisas né porque às vezes você encontra tudo numa ferramenta só é porque às vezes até tem Talvez esteja em algum botão escondido lá porque esses aplicativos eles são muito parecidos né E aí ou coisas que eles não têm eles eles fazem atualização para meio que copiar um outro assim então acredito que pode ser que eles Tenham essas ferramentas que você acha que
não tem lá escondido mas é igual eu falei para o Josias é uma boa você dá uma olhada em tutoriais do aplicativo que você escolher se for o short Cut e lá no YouTube dá uma olhada tipo como editar Nutella no shortc com certeza vai ter do começo ao fim aí você vai até descobrindo coisas novas eu faço muito isso ainda com Premier já trabalho com Premiere a mais de seis anos e ainda assim vou lá no YouTube falou a melhores Atalhos para Premiere como renderizar mais rápido então ainda assim continuo procurando para conseguir editar
ainda mais rápido tá bom eu vi que a Heloísa tá fazendo algumas perguntas no chat mas eu sinceramente perdi o fio da meada Heloísa você quer abrir o microfone e perguntar para a gente se você quiser só levantar a mão que a gente Desmonta você para você perguntar enquanto isso eu vou vendo aqui o chat me atualizando se mais alguém tiver dúvida só levantar a mão que a gente tá aqui para responder tá deixa eu ver aqui tá bem ela só tá procurando ali Heloísa Heloísa achei quando você corta e fica um intervalo preto como
junto o vídeo de novo Boa pergunta vou compartilhar minha tela Avisa os Navegantes tá vamos lá a pergunta da Heloísa eu vou exemplificar aqui só para vocês terem uma ideia basicamente é quando eu corto esse trecho aqui cortei E aí ele fica esse buraco Preto aqui como é que eu sumo com esse buraco para minha sequência ficar literalmente em sequência né não tem um buraco no meio do meu vídeo Se eu der Play aqui no buraco para falar [Música] Até voltar mas como é que eu pera aí Heloísa você já tem um editor que você
usa você já usa algum editor de vídeo normalmente Premier show boa excelente quando você quando você tiver com esse buraco Preto você pode só clicar nele então vai aparecer essa barra branca aqui você aperta o delete no seu computador e aí ele some ele junta mas eu vou te ensinar Uma outra forma que a gente faz que é um atalho que eu acho interessante de ter porque é o atalho que eu mais amo assim no Premiere e ele não é ele não vem quando você compra ele já não vem no seu teclado você tem que
colocar ele tá então como vai acontecer ó não parece mas isso salva muito tempo do seu tempo Mas respondendo sua pergunta é assim que você some com o buraco tá literalmente apertando o delete só que isso pode te atrapalhar um Pouco porque toda hora você vai ter que ir lá pode é isso que ela te falou Pode parecer pouco mas ele ajuda bastante então você vai clicar em arquivo aqui é arquivo não desculpa Você vai clicar em editar aqui na barra aqui em cima e você vai descer até detalhes do teclado clicou em atalhos do
teclado você vai vai aparecer um teclado aqui basicamente isso aqui olha é um a gente abrir uma caixa de pandora e basicamente você pode fazer o que você quiser dentro do Premiere pode mudar tipo ah sei lá o Minha tecla teta não tá funcionando aí você pode você não precisa usar a tecla t para fazer sua edição você pode personalizar absolutamente tudo o Premiere é muito legal por conta disso aí eu vou eu vou mandar para Manu mandar no chat alguns vídeos de como personalizar o seu teclado isso os melhores atalhos né isso aí que
a sorte Tá ensinando salva muito tempo de edição é muito bom mas eu vou explicar o nosso Preferido você vai pesquisar aqui exclusão de ondulação Esse é o nome do melhor atalho do Premiere já feito na história tá inclusive tava aqui aos meus últimos pesquisados melhores atalhos para Premiere E aí você vai achar ele tá aqui basicamente exclusão de ondulação e você pode arrastar literalmente clicar e arrastar para qualquer botão que você quiser então eu quero que seja no c cedilha eu quero que seja não sei lá o Que pode ser no que você quiser
vou explicar como a gente usa a gente aqui na GD usa na no x tá o X a gente coloca como exclusão de ondulação porque ele fica bem perto da ferramenta de cortar e aí Isso facilita a vida quando a gente corta e a gente já exclui por exemplo né é isso a ondulação é esse intervalo eu vou já mostrar como ele funciona tá então vou só cancelar porque o meu já tava mas basicamente é isso aí você Escolhe onde você quer e você aperta Ok eu vou cancelar aqui tá então eu tô aqui editando
blá blá blá blá blá blá Decidi que quero Cortar esse trecho aqui e aí você pode só clicar o x e ele já faz o processo para você e você pode fazer isso em tudo que tiver com essa essa linha Branca em volta tá vendo aqui como é que é o nome disso moldura branca no significa que o seu trecho tá selecionado se você apertar x ele vai Embora e ele já junta com todo o restante então isso você pode fazer Olha a vida toda a gente usa isso para tudo quanto é coisa tá e
é isso aí no caso eu tava sem selecionar Ele apagou tudo mas não faz mal não um ctrl+z é sempre bem-vindo é isso Heloísa ajudou esse atalho é top hein mudou minha vida quem me mostrou esse atalho foi Alex e nunca mais fui a mesma desde então quem mais alguém ninguém levantou a mão Então eu vou para o chat viu De nada Heloísa Luiz Felipe Heloísa eu vi que você fez mais perguntas mas é só porque é do Luiz Felipe tá bem aqui na minha frente tá vou responder ele primeiro qual ferramenta utilizada para conseguir
músicas que não caem no copyright como vocês fazem pagam ou existe uma possibilidade gratuita a gente paga porque a quantidade de vídeos que a gente faz Hoje seria até um pouco limitante usar a ferramentas gratuitas até tem bancos de moscas gratuitos a gente passou no final da aula alguns que a gente indica vou falar primeiro sobre o que a gente usa depois eu vou falar sobre os pagos que os gratuitos que eu já usei tá a gente assina um banco de músicas que chama artiliche é bem legal tem muita muita música muita variedade a Gente
baixa sem dó lá a gente faz muito criativo faz muito vídeo de estudo de caso então a gente usa bastante eu não me lembro quanto que ele custa eu acho que é $200 é um pouquinho carinho porém se usa tanto que é de graça não pensa muito o tempo que a gente estaria procurando lá na internet coisas gratuitas Ah porque tem que dar os créditos é de graça mas tem que dar os créditos ao ator a gente ia demorar muito tempo então Vale muito a pena para gente que trabalha muito com isso mas se são
coisas se você trabalha com isso mas não precisa tanto assim de música não acho que precisa pagar para ter não tá tem algum site a gente passou lá no na nossa aula no finalzinho se você digitar também biblioteca de músicas do YouTube vai achar facilmente lá no Google e São músicas que realmente pode usar à vontade que tá tranquilo não vai dar ruim no lugar nenhum Mas tem que ter um pouco de cuidado porque tem alguns lugares que fala que a música é sem direitos autorais Mas você coloca lá no seu vídeo e depois eles
cobram os direitos autorais acontece que nesses sites tem muitas regrinhas assim ah você pode baixar mas tem que me marcar e aí as pessoas não marcam a você pode baixar Mas você pode usar só no na rede social não pode fazer um criativo por exemplo aí se você fizer um criativo aí eles vão cobrar o direito autoral ou A você pode usar no seu vídeo do YouTube sim Você só não pode monetizar aí a pessoa vai lá e monetiza o vídeo com a música eles vão bloquear o seu vídeo vão até excluir então tem que
ter muito cuidado tem que ler as regras e seguir as regras porque senão Pode dar ruim e a outra opção é realmente usar as ferramentas de por exemplo quero colocar uma música da Shakira e postar no rios então usar a ferramenta do Rios para procurar a música da Shakira e aí você pode usar tá bom porque tá na biblioteca da ferramenta não tá no seu vídeo E aí se você quiser ser vida louca e assim usar às vezes pode bloquear o seu vídeo e é ele não mostra o vídeo para ninguém às vezes pode acontecer
do YouTube bloquear tudo exclui o seu vídeo Tem várias coisas eu não recomendo usar músicas com direitos autorais de forma alguma tá bom Beleza vou aqui procurar a próxima pergunta que eu prometi da Heloísa Heloísa achei Quando vocês configuram o tamanho da sequência vai variar se o vídeo for horizontal ou vertical Eu acho que eu entendi sua pergunta não sei se eu entendi se para você configurar a sequência por exemplo eu quero configurar uma sequência vertical eu preciso que o meu vídeo esteja na vertical para funcionar acho que foi isso que você perguntou vou responder
Qualquer coisa pergunta de novo é a resposta é não você não precisa Ter um vídeo no tamanho da sequência que você vai criar basicamente você pode usar as ferramentas que a gente usou na quarta-feira de transformar então usar a escala usar a movimentação para você ir lá mexendo no seu vídeo e transformando esse vídeo na escala na no formato da sequência que você precisa isso e tem algumas coisas sobre isso tem algumas coisas que não estão no nosso controle né é por exemplo nem sempre a gente que edita é a gente que grava Mas Se
for o caso se você que vai editar foi você que gravou ou Você conhece quem gravou É sempre bom conversar antes e falar algo do tipo Olha eu vou transformar esse arquivo que você tá me passando nesses outros formatos então deixa um espaço entre a cabeça e o teto ou abre mais o quadro para depois quando eu precisar colocar ele na vertical eu ter como fazer isso aqui ultimamente a gente tem pensado muito em rios então tudo que A gente grava é na horizontal né deitado depois tudo é transformado na vertical então a gente já
sabe a gente não pode deixar a câmera muito próxima do rosto porque quando a gente for transformar isso para vertical vai ficar meio ruim até para colocar legenda vai ficar muito na cara ou vai ficar muito apertado assim não vai ficar tão legal então pensar nisso antes Se você tiver como né agora como a gente tá falando da profissão de Editora Às vezes a gente já Recebe o arquivo a gente não faz a menor ideia quem gravou não tem como ter essa essa conversa então o jeito é fazer o melhor que a gente consegue lá
no programa então tentar ajustar da melhor forma que a gente consegue lá com essas ferramentas que a sua falou que a ferramenta de escala ferramenta de transformar e ajustar até usar o quadro inteiro tá bom entendi obrigada de nada Heloísa vamos lá Luiz Felipe perguntou dúvidas de Lettering como vocês fazem texto nos criativos Luiz Felipe eu acho que é mais fácil eu te Direcionar para aula de quarta-feira porque a gente passou bastante tempo falando de texto de ferramenta de texto como a gente faz como a gente faz para ficar bonito para dar leitura e acho
que a gente vai acabar tomando muito tempo se a gente falar disso aqui mas só para responder sua dúvida de forma rápida no Premiere a gente usa a ferramenta gráficos Essenciais tá então lá no gráficos essenciais você clica em ferramenta de texto e cria o seu texto lá no seu vídeo mas como a gente faz como a gente posiciona se a gente coloca sombra se a gente coloca plano de fundo isso tudo tá na aula de quarta-feira tá bom Pedro lançador Como inserir várias imagens na mesma cena é possível é possível basicamente Pedro Se você
quiser eu vou eu vou compartilhar minha tela aqui de novo porque eu acho mais fácil mostrar do que falar Pedro você não quer dar um exemplo para gente do tipo que você gostaria de fazer Com todas essas imagens lá porque a gente pode pensar exatamente como te ajudar de uma forma melhor né e enquanto o Pedro fala é só responder na dúvida aqui da Lilian e da Taís que falaram que a da aula se ele já tá disponível você não tá ela está Disponível já está disponível no [Música] Como é que chama portal no portal
de bônus da FL e também a nossa equipe está mandando no chat o link da aula tá então já está liberado no na central de bônus podem assistir à vontade tá E lembrando que nessa aula de quarta-feira a gente focou muito em passar para vocês como a gente Edita o que que a gente pensa antes de chegar na ferramenta então não importa a ferramenta que você vai usar o Importante é colocar em prática o conhecimento que a gente passou lá sobre o antes né quando você recebe o vídeo o que que eu tenho que fazer
com aquilo para onde que vai Qual que é a mensagem que eu tenho que passar a gente falou muito sobre clareza tem que usar a ferramenta seja ela qual for para trazer clareza seja no criativo seja num conteúdo seja na própria aula do expert seja onde for e eu até dei um exemplo de Quando eu cheguei aqui na igd o eco foi ver um vídeo meu que eu tinha feito E aí ele falou para mim assim você sabe o que a gente vende aqui e aí eu falei curso aí ele falou não a gente vem
de clareza Então essa é uma coisa que tá sempre na minha cabeça e é uma coisa acho que importante de vocês sempre lembrarem também esse aqui na jornada aí vocês estão passando por várias coisas né Igual o moço falou aí que tá fazendo copo vídeo Tá lançando tá fazendo várias coisas mas o importante no final das contas é fazer o negócio com um propósito de trazer de levar clareza né então sempre colocar isso em prática seja em qualquer ferramenta tá bom deixa eu ver o que mais então para gravar Rios é melhor gravar na vertical
não Na minha opinião não é quando a gente fala de produção de conteúdo a gente quer espalhar o conteúdo mais o mais longe Possível que a gente conseguir porque de acordo com com a base dos fundamentos da fórmula de lançamento conteúdo gera audiência que depois você vende para essa audiência e você ganha dinheiro com isso então ela é a base conteúdo é a base então quanto mais espalhado melhor tudo isso para falar o que que um vídeo que você grava a gente consegue mandar ela para várias plataformas e cada plataforma tem os seus requisitos Dá
para colocar um vídeo na vertical no YouTube Tá mas lá é uma plataforma que as pessoas prezam muito mais na horizontal porque elas vêm na televisão elas deixam um negócio ligado enquanto estão almoçando que é inclusive meu caso as pessoas procuram o YouTube para assistir então não é qualquer momento do dia que ela pega o celular e assiste elas procuram conteúdo lá para assistir então por isso que é vídeos mais longos e tudo mais E nisso prefere se o formato deitado então mais uma vez tudo isso para dizer que eu acho melhor gravar tudo na
deitado e depois transformar isso no vertical porque aí você vai ter as duas versões o YouTube prefere deitado Instagram em pé Então você vai usar a ferramenta de edição que você escolher para transformar nesses dois formatos Mas no fim do dia tá tudo bem se você quiser vou colocar só um formato nos dois locais mas é de bom Tom Não não é Tá bom respondendo Não não gravamos Rios na vertical Na verdade nem gravamos Rios extraímos rios dos nossos raios mas a gente já gravou Em algum momento a gente fez um teste no final do
ano passado a gente gravou com Eri com um montão de rios ele olhando para o celular ele gravou na vertical Mas acabou que não era um formato que nosso Expert Érico Rocha se dá bem ele tem muita dificuldade então ele prefere fazer de outros de Outras formas e é mais fácil para ele é mais fácil para gente e é isso se a gente tivesse que jogar esses rios que a gente gravou com ele no YouTube ficaria feio né a gente ia ter que ajustar mas não precisou tá bom vamos lá pessoal vai mandando as dúvidas
aí por favor a gente tem uma dúvida da Flávia aqui a minha Expert mora no Brasil e eu em Portugal depois de gravar os vídeos Longos que ferramenta ela pode usar para mim enviar para ser editado Olha eu gosto muito do Google Drive porque não é tão caro tem tem várias opções gratuitas né Por exemplo você pode ir colocando lá e você baixa edita depois de um tempo você apaga então você pode usar o Google Drive gratuito só para ficar fazendo essa transferência de arquivos essa ponte é mas se você quiser deixar Guardadinho lá no
google drive para sempre aí tem os planos que são pagos que não é tão caro mas depende aí do que você quer e tem outras formas também dependendo do tamanho do arquivo dá para usar o e transfer dá para usar o telegram também mas assim depende muito de onde ela vai gravar isso porque geralmente arquivo de vídeo é muito pesado se eu for gravar um vídeo de 15 minutos no iPhone vai consumir uns 5 GB no mínimo é muita coisa então essas Ferramentas de transferência de arquivos geralmente elas elas deixam Dois gigas 3 gigas o
telegram acho que é 2 GB a gente usa muito telegram aqui para transferir arquivos e outros arquivos maiores a gente tá usando o Google Drive porém ele é meio chatinho de baixar ou de subir ele demora muito tem que ter paciência e prazo então se você precisar de uma coisa muito rápida tenta por outro local tipo o transfer Wycloud o Google Drive geralmente ele funciona muito bem porque todo A grande maioria das pessoas têm um acesso a uma conta do Google né para fazer essa transferência e o limite de tamanho que você pode armazenar lá
é bem grande mas o que acontece é que por todo mundo ter essa ferramenta desde que nasceu praticamente Tem muita gente que já tá com a ferramenta lotada o Google Drive lotado Então eu acho que vale porque eu vi Algumas pessoas falando na minha Expert também não consegue enviar pelo drive Enfim pode ser porque esteja com o espaço lotado uma dica que eu da é criada de repente um outro e-mail do Gmail para você ter uma conta nova desse Google Drive De novo igual alete falou para fazer essa ponte porque aí você tem um armazenamento
livre aí né para você transitar esses arquivos eu faço muito isso eu preciso Até salvar por exemplo ela já trabalhei muito com fotografia então na época eu criava um e-mail para cada evento que eu fotografava guardava tudo lá eu acho que são 15 gigas grátis dá para fazer bastante coisa então é uma boa mas é isso lembra de transferir com bastante antecedência porque demora para subir demora para baixar a Heloísa perguntou aonde vocês aceleram o vídeo para poupar tempo na hora de edição Heloísa são três botões mas eu vou te explicar como eles funcionam e
porque a gente só usa um desses três tá então no seu teclado você clicando na letra l você vai para frente e acelera o seu vídeo tá Então essa é a nossa queridinha a gente ama a gente acelera então se você clica nele uma vez você acelera o vídeo duas vezes clica de novo quatro vezes seis vezes assim por diante para sempre até você não conseguir mais entender nada Se você quer vamos supor que você acelerou demais e você quer voltar um acelerado que você deu então se você tá em 4X e você quer voltar
para 2x você pode apertar o J que é pertinho do L assim basicamente são os três botões que a gente usa são os três perto pertinhos um do outro que é o j o k e o l então o l você acelera o J você volta para trás Então volta no sentido de se tá acelerando ele diz acelera diz acelera e se você chega No zero por exemplo chega no vídeo tá normal e você clica no J ele volta o seu vídeo para trás e aí a mesma coisa do L ele volta em duas vezes
volta em quatro vezes e aí você fica vendo o vídeo ao contrário a gente não usa esse J porque nunca vi nenhuma utilidade de você ver um vídeo ao contrário mas basicamente é isso e o k que é a letra do Meio entre essas três é para você parar o vídeo não é isso Eu nunca usei o carro eu acho que é Deixa eu conferir aqui no meu primeiro que tá aberto é aí você acelera o carro você para e o J você vai para trás basicamente é isso tá bom mas a gente só usa
o l Lembrando que esse é o atalho do Premiere tá nos outros programas tem que dar uma olhadinha vamos lá Eduardo perguntou em qual ferramenta é no Premiere tá Gente zeramos as perguntas é isso mesmo que eu tô vendo o Premiere é só pelo Carla perguntou o Premiere é só pelo PC mesmo no celular não teria não resposta curta não não tem Premiere pelo celular e a grande a grande coisa do Premiere também que eu acho é que ele é um programa uma ferramenta inclusive cara né que te ajuda muito em produtividade e eu sei
que tem muita gente começando que não tem computador bom ou que precisa Fazer as coisas pelo celular ainda mas a grande coisa para mim é que usar ele no computador vai acelerar muito então editar pelo celular eu já tive que estar muita coisa pelo celular e Eu acho que eu gasto umas sete vezes mais tempo para editar um Rios ali no celular do que eu uso na ferramenta no computador então eu não gostaria se tivesse a opção né de usar um Premiere no celular eu não gastaria esse dinheiro porque não vale a Pena né porque
você tá pagando muito pela produtividade que a ferramenta te dá muito pela organização ali é igual eu falei no comecinho aqui ele te dá opção de você mexer a sua área de trabalho então você pode jogar um negócio para cima para baixo para onde você quiser usar duas telas então e usar os atalhos que isso é disruptivo assim tanto que ajuda na edição deixa muito mais rápido muito mais prático você nem perde o raciocínio Procurando alguma coisa você só aperta um botão e já funciona então é muito bom editar pelo computador por tudo isso então
se você precisar usar o celular eu realmente indico o caput e o enxote que foram os dois melhores programas muito parecidos com as ferramentas de celular porque isso é são ferramentas novas muito voltados para pessoas normais que não necessariamente trabalham com edição de vídeo é mais para quero fazer um Videozinho legal quero postar um vídeo da modinha Ah quero postar essas fotos aqui que é o caso da minha mãe então são ferramentas que estão muito novas e voltadas para isso então ela já ajudam os botões a facilidade Então é isso tá bom vamos lá deixa
eu ver se tem aqui mais alguma pergunta vocês usam algum Eduardo perguntou vocês usam algum banco para procurar templates e vocês recomendam usar Templates prontos não sei o que seria esses templates o que você quer dizer contemplate porque quando eu ouço a palavra template me vem muito uns modelos prontos de after e não usamos After muito assim algumas vezes sim mas na edição do dia a dia é bem Raro acho que ele não respondeu Tá mas sobre sobre bancos no final da aula de quarta-feira a gente passou algum sites onde eu indico você baixar coisas
para Aplicativos que a gente também indica né tipo Premier tipo o da Vinci resolve que é gratuito e o Final Cut que são inclusive os três editores de vídeos profissionais mais usados aí dos últimos tempos e lá tem algumas coisas que você pode usar na sua edição né tem banco de vídeos tem alguns efeitinhos para transição para letrem para fazer para deixar uma corzinha mais interessante no vídeo que a gente chama de lute Tudo isso gratuito para baixar tem os links lá na nossa aula não vou saber falar os links de cabeça mas tem tudo
lá tá bom tá bem no finalzinho se você quiser só clicar lá no final da aula vai ter mas templates templates não usamos tá até porque a maioria das edições que a gente faz aqui na lgd é basicamente duas coisas é conteúdo estudo de caso e às vezes a gente faz uma coisa em outra institucional que é para o Instagram da Egd ou o próprio curso né fórmula de lançamento Mas no geral é produção de conteúdo e não se usa muito templates modelos prontos assim para para isso tá bom a gente usa a edição mesmo
para espalhar a mensagem da maior da forma mais clara que a gente consegue e mais resumida também né Nem sempre o eco consegue dar uma ideia em um minuto e nosso trabalho aqui é bastante de Reduzir conteúdos longos densos em coisas menores para se espalhar com mais agilidade trazer mais pessoas aqui para dentro da nossa audiência a Isabela perguntou então o Premiere é uma ferramenta mais mais ágil e rápida para editar do que eu caput eu acredito que ela é mais completa não necessariamente ela mais ágil mais rápido porque ser mais ágil e mais rápido
depende número um do seu da sua ferramenta né do seu computador mesmo Porque às vezes você tem um Premiere mas você tem um computador muito devagar muito lento e o primeiro não faz mágica né então ele vai ser lento na máquina que você tá usando vai ficar travando e ser ágil eu acho que é um trabalho seu como como Editora né no seu caso assim então [Música] basicamente eu acho que a ferramenta mais ágil é a ferramenta que você mais sabe mexer então aqui você tem mais Familiaridade é que você mais se vira bem é
nessa que você vai ser mais ágil e sim o Premiere é muito rápido quando você tem uma uma máquina boa talvez eu sei que o da Vinci por exemplo é uma ferramenta mais é uma ferramenta mesmo programa mais pesado então talvez num computador muito bom o Davi se engasga um pouco mais do que o Premiere o premier roda liso liso quando você tem uma máquina boa Mas é um pouco um pouco difícil de afirmar se ele é o mais ágil e mais rápido porque tem outras variáveis que determinam se ele é o mais ágil ou
mais rápido né o seu computador tem um fator muito grande de culpa nisso né E a sua habilidade também quando eu comecei quando eu comecei a trabalhar aqui na igd foi a primeira vez que eu comecei a usar o Premiere Porque antes eu usava o Final Cut Porque eu trabalhava com com Ferramenta da Apple né então Macbook geralmente você usa o Final Cut E aí no meu no meu primeiro mês sei lá na igd o Premiere não foi a ferramenta mais ágil e rápida para mim porque eu não sabia mexer Mas a partir do momento
que eu tomei familiaridade comecei a aprender usar a ferramenta ela se tornou a mais ágil e rápida para mim e para o meu computador isso e só complementando também se você precisar usar o caput e você precisar também ser ágil A minha dica é dar uma pesquisadinha e personaliza os atalhos igual eu tava falando aqui que os atalhos eles mudam muito a rapidez que você vai editar um negócio então eu dei uma olhada no caput para PC e lá tem assim como Premiere tem como você personalizar personalizado do jeito que você quiser os seus atalhos
então você pode colocar inclusive igual do Premier que é se um dia você for passar para o né você já tá Acostumado Ah eu aperto C para cortar o vídeo aperta o X para deletar um buraco preto e aperta o control s para salvar então minha dica é essa tipo ah usa a melhor ferramenta que você consegue agora mas também já vai pensando no futuro personaliza ali para você primeiramente ser mais ágil segundo se você quiser e puder trocar para uma ferramenta mais profissional você já vai ter até uma habilidade Ali você vai ter uma
facilidade em trocar tá bom Em se adaptar vamos lá entrei agora Aderbal perguntou onde você estava tô brincando [Risadas] o premier pode ser utilizado no Mac pode Inclusive eu uso aqui na G Deus o PC super bom com Windows e o Premiere na minha casa eu uso o meu notebookzinho minúsculo é um MEC é M1 pro 13 polegadas o mais baratinho dessa linha que já é Uma fortuna e ele funciona bem tá você que tem alguns tem algumas pessoas que falam que é melhor usar o Final Cut no negócio da Apple e de fato deve
ser melhor né já que é feito para isso mas eu uso Premiere não tenho problema nenhum pelo menos até hoje não tive funciona bem sim é eu inclusive já usei o Final Cut no Mac e o Premiere no mec e apesar do Final Cut ser uma ferramenta pensada para o MEC né Não dá para assim acho que Não dá de forma legal legalizada você usar o Final Cut não Windows mas eu não vi diferença de performance assim do final de semana muito melhor no Mac do que o Premiere eu sou fã do Final Cut também
eu acho ele muito bom muito completo é uma ferramenta profissional também mas o Premiere também funciona muito bem no Mac não vi diferença não sabe tipo um por ser nativo do computador dar um banho em todos os outros eu não Senti o Final Cut é legal que ele é um pouco mais barato que o Premiere Premiere você tem que pagar para sempre e o Final Cut não né você compra uma licença 1500 até hoje pelo menos e você usa para o resto da vida paga só uma vez é só que o Premiere como é do
pacote Adobe você consegue integrar com outros programas que talvez mais para frente você possa usar por exemplo o After Effects o Illustrator Photoshop só que assim é coisas mais avançadas tá bom é isso vamos lá pessoal temos aí Estamos quase chegando nos últimos 10 minutos Vamos responder o máximo que der que agora vocês engataram de fazer pergunta sobre isso só lendo aqui porque tem algumas que são só mensagens de afeto muito obrigada povo dá para explicar Heloísa de novo Heloísa arrasando dá para explicar de novo Aquela parte do início da última aula onde vocês falaram
de efeitos de áudio não conseguia achar aqui Heloísa eu acho que você tá falando dos efeitos que eu uso para dar um tapinha no áudio quando eu falei dos raízes eu acho que a transição será final da última aula início da última Ah não então eu acho que é mas eu vou falar dos dois de todo modo é basicamente eu uso e eu vou falar eu uso Até porque eu não consegui explicar muito bem isso na aula de Quarta até boa essa pergunta que tanto no Premiere tanto em várias outras outras ferramentas de edição Existem
várias formas de você fazer a mesma coisa e Existem várias formas de você tratar áudios de formas diferentes e vai muito da de editor para editor Eu acho que eu fiz Eu tratei o meu áudio de uma forma que não é aquela é te trata E que provavelmente não é que o Tiago que tá ali é basicamente tem várias formas de fazer Aqui eu ensinei na quarta-feira e é a que eu vou é recomendar aqui eu uso dois efeitos que eu acho que são muito bons e que atendem um tratamento de áudio quando eu já
fiz o meu trabalho bem feito lá na frente ou eu ou quem captou de Capital um áudio bem feito na hora da gravação então eu não não lido com áudios muito sabe abafados muito sabe zoados até porque para o trabalho que a gente faz aqui que é criar conteúdo para as redes sociais Não é muito comum você sei lá pegar um áudio no metrô sabe que é dá mais difícil de testar enfim de tratar então eu uso duas ferramentas de efeitos para tratar o áudio anote limitador pesado e o eliminar ruído para que que serve
cada um desses dois o eliminar ruído Como o próprio nome fala ele elimina o ruído externo do seu áudio né então quando uma pessoa tá falando ele tira o chiadinho né que tá em volta enfim Barulho de avião barulho de várias coisas porém deixa um grande aqui nessa ferramenta de eliminar ruído que ela é ótima ela é muito boa porém o processo de você eliminar ruído Você também é um processo de você esconder um pouco a voz então você abafa um pouco a voz deixa ela um pouco robótica então eu sempre coloco ele na ruído
mas eu uso lá a ferramenta de editado Premier editar a própria ferramenta para eu diminuir um Pouco ele na ruído usar me escuta ativa para ver até que ponto é a voz da pessoa permanece Clara permanece bonita permanece invisível porque se você tá com ele na ruído e ainda aumenta a quantidade de potência que ele tem mas o seu áudio vai ficar enlatado mas o seu áudio vai ficar abafado vai parecer que você gravou dentro de sei lá uma latinha uma latinha um banheiro sei lá e um segundo disclamer sobre isso só antes de você
passar para o outro efeito É que é muito importante também estar muito consciente que não dá para salvar 100% áudio se ele veio ruim ele vai continuar ruim o máximo que dá para fazer mesmo com as melhores os melhores efeitos os melhores ferramentas não dá para salvar uma coisa que está horrorosa Então se chegou um áudio que tá sei lá horroroso horroroso horroroso não vai dar para salvar e deixar ele perfeito tá ainda não conseguimos fazer Isso e só explicar na minha segunda meu segundo efeito que é o limitador pesado ele basicamente eu uso só
as duas primeiras e tapinhas dele ali quando você coloca no vídeo ele abre um pop-up de edição desse efeito E aí você tô olhando para câmera errada e você eu uso basicamente ele tem quatro quatro opçõeszinhas Eu uso as duas primeiras a primeira eu coloco sempre o número em Dela em menos três que é para a gente sempre colocar aquele áudio para bater não ultrapassar a barreira de -3 lá naquela naquela barra de áudio que tem lá no Premiere tá porque porque se passar muito desse menos três você corre o risco de ter um áudio
estourado isso não é o que a gente quer e a partir daí na segunda opção desse limitador pesado eu vou controlando o áudio até ele tá num áudio alto mesmo então eu fico de olho Para ele bater lá no menos três no menos três ali naquela área para ele ficar no volume legal beleza acho que é isso Vamos para o próximo como como se chama o aplicativo para Mac Final Cut pro Final Cut pro Carla perguntou meninas já ia esquecendo de perguntar queria saber se tem como colocar dois vídeos ou três vídeos para ele se
tornar um só teria como teria como compartilhar minha tela aqui Rapidinho para a gente ver como faz inclusive teve um moço que perguntou das fotos ele nunca mais voltou acho que era Pedro nas fotos como colocar várias fotos pessoal aqui eu vou só jogar algum vídeo qualquer tá vou soltar esse vídeo aqui que é basicamente o vídeo do meu raiz mas de uma outra forma para eu só exemplificar tá basicamente eu tô jogando no meu projeto a gente explicou Um pouquinho como fazer isso na quarta-feira e lembrando também a todos que a gente tem um
mão na massa na fórmula de lançamento que explica mais detalhadamente botão como a gente faz para editar tá então basicamente eu tenho aqui esse meu arquivo que eu já editei beleza aí aqui eu tô eu coloquei dois dois arquivos né Eu tenho esse aqui E esse aqui esse aqui que é o cinco passos para construir uma audiência já está na Minha sequência na minha timeline eu vou arrastar esse PGM para cá ai esse problema sempre irá no Premiere ele é meio chatinho mas eu vou selecionar os dois porque ele puxou só a ferramenta de vídeo
Tá mas basicamente você arrasta os dois para sequência e aqui eu tenho os dois Vou apagar aqui porque um já tava E aí o trabalho é o mesmo você só vai editar os dois juntos então aqui por exemplo o Érico tá um pouquinho Menorzinho eu vou aumentar ele aqui no meu controle de efeitos até 150 beleza aí eu já tenho os dois vídeos na minha timeline E se eu colocar um seguido do outro ele se torna um depois de um tempo nada é complicado [Música] é isso pouco esquisito mas dá sim e assim que faz
Maurício Ribas perguntou esse Final Cut funciona para o Windows Não funciona tá ele é um programa só para o Mac produtos Mac então Macbook essas coisas produtos da Apple pessoal acho que é isso acabaram as perguntas vou dar dois minutinhos para vocês perguntarem mais qualquer coisa enquanto isso tem certeza que você não tem nenhuma dúvida é vamos lá fica à vontade fica à vontade mesmo Ixi a Heloísa falou uma coisa que mesmo Que que você tinha perguntado Luiz eu já não tinha me lembrado Ah eu respondi né que era um dos dois dos dois efeitos
de áudio mostrar como fazer tem como vou compartilhar aqui minha tela tá vou exemplificar com esse PGM aqui que eu acabei de colocar esse vídeo que chama PGM que eu acabei de colocar aqui ai deixa eu só fazer de novo que eu acho que eu compartilhei errado que eu tinha que compartilhar só o Premiere Então vamos lá aqui temos o meu vídeo que está limpinho sem nada aqui eu vou buscar no meu Premiere a caixa de efeitos tá bem aqui aí eu vou em efeitos e vou digitar os meus dois efeitos que eu quero usar
que é eliminar ruído eu vou literalmente eu clico e arrasto para o meu vídeo e o limitador pesado que é esse aqui arrasto para o vídeo também E aí depois que eu coloquei os efeitos no meu vídeo eu vou para o Controle de efeito porque eu quero controlar eles eu quero personalizá-los Então vamos lá aqui embaixo ai meu também não tô usando o mouse que eu pluguei aqui embaixo a gente tem os dois efeitos que a gente colocou eliminar ruído e ele limitador pesado o eliminar ruído eu quero tirar um pouquinho dele sempre porque ele
como é aquilo que eu falei né ele enlata o vídeo então eu vou dar play e vou Abrir aqui treinou mas assim eu pedi deixa eu passar um momento que o Érico tá falando com o que que ele estava só no ensaio seguidor presta atenção Às vezes sim às vezes não né não sei quantas pessoas você seguem eu entrei no perfil da minha esposa ela segue duas mil pessoas Bom eu não sei o quanto tá traduzindo aqui para vocês a diferença porque eu uso um acaba mudando um pouquinho o áudio né mas Diminuir um pouco
eliminar ruído até ficar bom para mim E aí aqui embaixo eu vou no limitador pesado e aí eu expliquei falando mas não expliquei mostrando ele abre e ele tem esses quatro tipos de forma de você mexer né Eu geralmente Só uso essas duas de cima que é amplitude máxima e o aumento de entrada amplitude máxima para mim é sempre padrão eu venho aqui no número e coloco -3 porque é o meu limite que Eu Determino para ela não não passar para quem não tava entendendo que eu tava falando de passar essa Barrinha aqui de volume
do Premiere quando eu dou Play ela vai sobe e desce de acordo com o áudio do Érico tá E aí Eu não eu quero que ela esteja perto desse -3 porque aí significa que o volume tá alto então eu quero subir um pouquinho o volume desse áudio Mas eu não quero que ela passe desse -3 Porque eu não quero que ela estoire o volume então que eu só quero que ela tenha um volume alto e claro então se eu não quero passar do -3 essa amplitude máxima ele determina o máximo que ele pode chegar e
eu botei menos três passou de -3 para mim está errado E aí Aqui nós aumenta de entrada eu vou aumentar basicamente para aumentar o volume do meu áudio mesmo e ele já aumenta automaticamente pensando nesse limite que eu coloquei aqui em cima então Ele chegar nesse limite que eu quero que geralmente eu foco em menos três por menos seis essa janela aqui e eu quero que a maior parte do meu áudio chega nesse nesse buraco aqui então a audiência criar uma coisa é isso sem mistério tá deu bom deixa eu ver quem mais é isso
pessoal acho que as perguntas todas foram Respondidas eu espero que vocês tenham gostado que tenha gerado valor para vocês Qualquer coisa vocês tenham a comunidade da Fórmula vocês podem perguntar por lá o suporte está lá para atender vocês também e é isso beijo galera obrigada tchau